infnet news #2

20

Upload: carlos-de-aguiar-ozny

Post on 09-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Informativo com materias sobre o Instituto e mercado de TI e Design.

TRANSCRIPT

Page 1: Infnet News #2
Page 2: Infnet News #2

2 | In fnetNEWS

Linguagem C Damas, Luís. - 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 410 p.

Apresenta mais de 7300 linhas de código C explicadas e comentadas, cobrindo desde os aspectos mais básicos até os mais avançados a partir de exemplos explicativos e variações. Os conhecimentos tornam-se acessíveis mesmo aos leitores sem experiência em programação.

Esculpindo líderes de equipes Chaves, Neuza Maria Dias - Nova Lima: INDG, 2004. 115 p.

Apresenta o papel de líderes de equipes e suas habilidades, mostrando como reconhecê-las. O livro é uma ferramenta talhada para esculpir predominantemente os líderes de equipe da base operacional. Sua função é ajudá-los atrávés de conheciementos mercadológicos a perceber oportunidades de melhoria em si mesmos e em suas equipes.

C Completo e TotalFreeman, Eric; Freeman, Elisabeth. California: O’Reilly, 2004. 638 p. Doação do Professor Fabio Binder.

Este livro traz informações preciosas não disponíveis em nenhuma outra fonte. Além de ser compatível com todos os compiladores C e C++, incluindo as mais recentes versões de Borland C++ e Visual C++, abrange o padrão C ANSI. Do começo ao fim, este é o livro sobre programação C que você consultará com mais freqüência.

Ilustrações com PhotoshopBengal [et al]. - São Paulo: Bookman, 2007. 79 p.

Através das ilustrações desenvolvidas por alguns artistas este livro mostra como você pode utilizar o Photoshop para a criação de desenhos e pinturas digitais.

DROPS DEPOIMENTOS

“A estrutura do Infnet é impecável. Os alunos têm suporte dos profes-sores a todo o tempo, sistemas preparados para apoiar e ajudar no estudo dentro e fora do Instituto, a qualquer hora do dia. Além disso, conta com professores altamente experientes e habilitados que mostram o que sabem. Sem dúvida, um investimento que vale a pena.”

Filipe cursa a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

“Não posso negar que o Infnet fez uma grande diferença em minha vida profissional. Através da graduação tive acesso também a outros cursos de aperfeiçoamento que enriqueceram o meu currículo e abriram a minha mente. Além disso, estou fazendo um networking ótimo e já tive várias indicações para empregos importantes.”

André cursa a graduação em Design Gráfico

”A cada novo trimestre na faculdade me sinto mais seguro e confiante nos trabalhos realizados por mim. O ensino do Infnet é superior às demais escolas pelas quais já passei. Tenho certeza que estou fazendo um bom investimento para o meu futuro, quando pretendo estar pre-parado para o mercado e no topo da minha carreira.”

Rafael cursa a graduação em Design Gráfico

FilipeLa Ruina

AndréThiago

RafaelDuarte

Page 3: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 3

OBrasil tem melho-rado suas condições na disputa pelo mercado interna-cional de prestação de serviços de

tecnologia da informação (TI). No entanto, esse avanço no mercado global ainda encontra obstáculos em virtude da falta de profissio-nais qualificados – o que gera um déficit de milhares de profissionais.

As principais empresas de serviços de TI do Brasil têm vagas perma-nentes em aberto e o desemprego é praticamente inexistente dentre os profissionais capacitados.

Nesse contexto, é importante prestar atenção às certificações profissionais. Por que elas fazem tanta diferença no mercado?

As certificações atestam o conheci-mento técnico ou o domínio de alguma habilidade. Para as empresas contratantes, é a melhor forma de reconhecer a capacidade do profis-sional em um determinado assunto, além de reduzirem os riscos do pro-cesso seletivo, contratando profis-sionais certificados nas tecnologias que vão utilizar. Além disso, se uma empresa estabelece uma certificação profissional como pré-requisito du-rante um processo seletivo, ela pode concentrar a análise dos candidatos em aspectos comportamentais, pois o conhecimento técnico já está garantido. Percebe-se, assim, que a

A importância das certificações em TI

PONTO DE VISTA

“A procura por profissionais

certificados tem crescido.”

“75% dos gerentes de TI confiam nas

certificações.”

procura por profissionais certificados tem crescido substancialmente.

A Microsoft, por exemplo, oferece a mais ampla variedade de exa-mes para que os profissionais de TI se tornem certificados em seus softwares. Uma pesquisa realizada pelo instituto IDC mostra que 75% dos gerentes de TI acreditam que a certificação é importante para o desempenho de seu time.

Para a Microsoft, um profissional pode, entre muitas outras opções, se tornar um MCTS (Microsoft Certified Technical Specialist), comprovando seu conhecimento em

uma tecnologia Microsoft específica (por exemplo, SQL Server 2005 ou Windows Server 2008).

Já um especialista em Linux pode obter a certificação LPIC (Linux Professional Institute Certifica-tion) ou a certificação RHCE (Red Hat Certified Engineer) e com-provar que conhece profundamente a versão Red Hat do Linux. São dezenas de certificações disponí-veis, oferecidas por empresas como Cisco, Oracle e Sun, entre muitas outras.

Também são muito valorizadas as certificações que garantem o conhe-cimento de melhores práticas e frameworks de sucesso comprovado. Por exemplo, o COBIT e o ITIL são modelos extremamente úteis para gerentes de TI. Quando aplicados corretamente, garantem o alinha-

mento entre as necessidades de negócios da empresa e as ações da área de TI. Profissionais certifica-dos em COBIT e ITIL são raros e valiosos no mercado.

Outra certificação cada vez mais valorizada é a de Gerência de Proje-tos. A certificação consagrada nessa área é a PMP (Project Manage-ment Professional), que ajuda no atendimento do prazo, escopo e qualidade dos projetos de TI.

Fica, então, o recado: “No Brasil há oportunidades significativas para profissionais qualificados na área de tecnologia da informação. E a cer-tificação tornou-se um instrumento bastante precioso, em um mundo cada vez mais conectado.”•

Autores: * Andre Kischinevsky é diretor do Instituto Infnet e professor da Fundação Getúlio Vargas

* Fernanda Couto trabalha na área de desenvolvimento de pessoas de uma multinacional de TI

Page 4: Infnet News #2

4 | In fnetNEWS

ACONTECE

OInfnet insiste em rodear seus alunos de conhecimento. A Biblioteca, por exemplo, é um dos espaços que mais

passa por evoluções e freqüente-mente oferece mais opções para atender melhor ao seu público.

Recentemente, seu acervo recebeu novos títulos sobre TI, Design, Em-preendedorismo e até outras áreas técnicas. São 465 novos exem-plares de livros nacionais e 152 estrangeiros. Segundo a assistente de Biblioteca do Instituto, Terezinha Puppim, a intenção é expandir o conhecimento dos alunos, o que permite que haja uma interelação entre várias áreas.

Alguns dos novos exemplares são: Administração de Processos (Djalma Pinheiro de Oliveira); PSP (Watts Humphrey); Linuagem C (Luis Damas); Cálculo (James Stewart); Design Retrô (Jonathan Rimes); El Diseño de Comunicatión (Jorge Frascara); Esculpindo líderes de equipes (Neuza Maria Chaves).

A Biblioteca do Infnet também detém alguns dos títulos mais raros e caros do mercado à disposição de seus alunos. Por exemplo, a coleção de livros de ITIL, que pode chegar

a custar US$ 1 mil e é constante-mente procurada. O livro Windows Server 2003, que tem mais de 10 exemplares disponíveis, é devolvido e retirado instantaneamente. Já os amantes do Design procuram bastante o The big book of illus-trations e o Illustration Now.

Outro destaque da Biblioteca são as revistas. O Infnet possui assinaturas de periódicos também de alto nível: Harvard Business Review (HBR); HSManagement; ACM Queue; Com-munication; Architetural Journal; e outras.

“A Biblioteca é uma das fontes mais importantes de pesquisa para os alunos. É fundamental proporcio-narmos a eles momentos prazerosos e com conteúdo significativo”, afirma Terezinha.•

OInfnet não pára de se destacar no mundo da tecnolo-gia. Recentemente, o Instituto foi reco- nhecido pela

parceira Prometric como um centro Platinum, por ter aplicado mais de 1.200 exames de certificação entre os meses de janeiro e maio deste ano. Segundo a Prometric, só há mais dois centros - dos 233 autorizados em toda a região da América Latina e no Caribe - que alcançaram o mesmo nível.

O Infnet foi homenageado no encontro Microsoft Worldwide Partner Conference, realizado em Houston, nos Estados Unidos, no início de julho. “Queremos parabenizar o Infnet pelos óti-mos resultados. Superaram as

expectativas no que diz respeito à quantidade de exames apli-cados”, declarou a LATAM Opera-tions Assistant da Prometric, Maria Henderson.

Para a assistente de biblioteca do Infnet, Terezinha Puppim, que é responsável pela aplicação dos exames, o resultado foi acima do esperado e superou a meta pré-es-tabelecida pelo Instituto. “O grande diferencial que apresentamos é o bom atendimento e a infra-estrutura oferecida. Nos esforçamos muito para resolver rapidamente eventuais imprevistos. O aluno que realiza os exames aqui se sente bem cuidado, em casa, exatamente como deve ser”, afirma Terezinha, explicando as razões pelas quais muitos profissio-nais escolhem o Infnet para realizar seus exames de certificação.•

Um centro de raridades

Infnet é destaque nas certificações

Os exames são realizado no Instituto com toda a infra-estrutura, conforto e suporte.

Revistas e livros raros podem ser encontrados na Biblioteca do Instituto.

Page 5: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 5

Sempre focado na qualidade das aulas oferecidas aos seus alunos, o Instituto Infnet não perdeu tempo para, mais uma vez, aprimorar

suas instalações com equipamentos de última geração. Desta vez, o upgrade foi no Laboratório 9, que recebeu 15 novos computadores da Dell, todos com uma configura-ção bem robusta, além de excelente desempenho.

Os computadores são modelos Dell Opti Plex 755, com processador Intel Core 2 Duo E6550, memória RAM de 4.0GB, placa de vídeo 256MB, ATI Radeon HD 2400 XT, monitor LCD Flat Panel Dell 1908FP de 19 polegadas, com disco rígido SATA 250GB.

Outra novidade é o fim dos moni-tores CRT. Eles foram substituídos

por um modelo LCD de 20” Wide-screen, que oferece resolução de 1680 x 1050. A iniciativa beneficia principal-mente os alunos dos cursos de Design Digital.

Cada vez mais pro-curados, os moni-tores LCD ganham o mercado e conquis-tam consumidores pela praticidade (são finos e ocupam menos espaço). Além disso, propor-cionam estabilidade da imagem, cansando menos a visão, além do baixo consumo de energia elétrica. Hoje, o Infnet possui em seus labo-ratórios 376 computadores, todos eles com monitores LCD.•

Uma das atividades que dá mais orgulho ao Infnet é o Ciclo de Palestras e Mini-Cursos Gratuitos. Todo mês, o Instituto

prepara um calendário novo, sempre com temas diferenciados e trazendo de volta os de maior sucesso. E as variações são muitas: mercado, carreira, ferramentas e softwares, mídias digitais e mais.

As palestras “Criatividade: dom ou estudo?” e “Quanto você cobra? É um site simples”, ambas do pro-fessor Sandro Reiller, tiveram grande público e foram muito elogiadas. Tanto que são programação certa dos próximos calendários. Nesta última, em especial, o professor Sandro apresentou aos alunos uma planilha com cada questão que deve ser pensada na hora de montar um orçamento. Outro ponto que o professor levantou foi a definição de “site simples”: quem não é um profissional da área pode não ter noção do trabalho que demanda a produção de um site, mesmo que esse não seja tão extenso.

O mês de junho foi marcado tam-bém pelas palestras que tiveram o

SharePoint como tema. Todas as possibilidades da plataforma voltada para aplicações na internet foram assunto: “Usando o SharePoint para ger-enciar e compartilhar documentos”; “Criando blogs, wikis e grupos de discussões no Share-Point”; “SharePoint para desenvolvedores .Net”; e outras.

Os profissionais de TI rece-beram dicas precisosas na palestra “Gestão de Car-reira em TI”, que também atraiu muitos participantes.

Segundo a profissional do Marketing do Infnet responsável pela organiza-ção das palestras, Tatiana Fonseca, a idéia é fazer com que aqueles que venha assistir às palestras conheçam os professores do Infnet. “O nosso objetivo é manter o padrão de quali-dade do Infnet em todas as suas atividades, independente de serem gratuitas ou não. É a imagem da instituição e o nosso compromisso com quem já é aluno e com os interessados em se tornar”, afirma Tatiana.

As palestras são ministradas por profissionais com grande experiên-cia, além de oferecerem um dife- rencial na atualização do currículo do participante e a possibilidade de networking. O calendário do Ciclo de Palestras é atualizado todo mês. Para visualizá-lo e se inscrever nos temas de sua preferência, acesse: www.infnet.edu.br/palestras.•

O fim do CRT

Ciclo de Palestras

Todos os computadores do Infnet têm monitor LCD.

Todo mês um calendário atualizado, com temas diver-

sificados.

Page 6: Infnet News #2

6 | In fnetNEWS

Segurança, configuração de redes, negócios... O Infnet pensa em tudo o que um profissional de TI precisa saber para achar seu espaço no mercado de trabalho. Conheça melhor algumas das formações recém-lançadas e/ou reformuladas do Infnet que podem dar todo o knowhow que falta na sua carreira:

Gestor de TI

Através desta formação os profissionais estarão habilitados a gerenciar projetos usando o software MS Project, além de modelos de referência consagrados pelo mercado: ITIL e COBIT.

Os gestores de TI são capazes de atender às necessidades da área de negócios da empresa, transformando o investimento em TI em valor para a organização.

Analista de Segurança da Informação

Monitorar tentativas de invasão, uso indevido dos recursos da rede, definir e manter regras de uso dos recursos computacionais da empresa não são tarefas fáceis e, por isso mesmo, o profissional precisa estar bem qualificado. Pensando nisso,

o Infnet montou a sua Formação em Analista de Segurança da Informação.

O programa passou recentemente por uma atualização e está ainda mais “afiado” para suprir as novas necessidades deste mercado. Esta formação é oferecida pela parceria do Instituto Infnet com a TI Safe, empresa especializada no desen-volvimento e implantação de projetos de segurança.

Os alunos saem preparados para a certificação CISSP e dominarão questões como o monitoramento de redes, gestão de logs, controle de acesso, biometria, segurança em telecomunicações, firewall, detecção de intrusos, segurança em wireless, criptografia, malware e muitas outras. Os laboratórios são pre-parados para demonstrar falhas de segurança de uma rede corporativa.

Cisco

O administrador Cisco formado no Instituto é um profissional capaz de enfrentar o dia-a-dia do suporte a redes, habilitado a instalar, configurar e operar roteadores e switches. Ele domina os protocolos e tecnologias necessárias para a correta configuração de redes LAN e WAN, além de possuir as habilidades necessárias para detectar ameaças, problemas de segurança e desempenho da rede. A formação inclui ainda o uso de protocolos de roteamento como EIGRP, Serial Line e RIPv2, além de VLANs, Ethernet e ACLs.

A ênfase da formação é na preparação para o teste oficial Cisco CCNA. Após as 280 horas de aula, sendo 64 online, o aluno estará apto a projetar e instalar redes eficientes, tanto locais quanto de longa distância; detectar e solucionar problemas de performance e segurança em redes; compreender e executar projetos de cabeamento estruturado com tecnologia Ethernet; e muito mais.

Para mais informações sobre estas e outras Formações do Infnet basta acessar http://www.infnet.edu.br/formacoes

Há alguns meses, o Infnet fechou mais uma bela parceria,

desta vez com a empresa Red Hat, principal distribuidora do sistema operacional Linux. Para fazer jus à nova conquista, o Instituto lançou a Nova Formação Linux. Seu corpo docente passou por um rigoroso pro-cesso de qualificação para ministrar o novo conteúdo. Para o diretor Pedagógico do Infnet, Eduardo Ra-mos, o mercado de tecnologia está bastante aquecido e a expectativa é que mais empresas adotem serviços de redes e servidores Linux, o que acarretará na procura por profissio-nais qualificados e certificados.

Com a Formação, os alunos sairão capacitados para realizar o exame de certificação RHCE, voltado para administradores de infra-estrutura, além da certificação RHCA, para profissionais que planejam a arquitetura de serviços de TI da empresa. A RHCT, exigida para os que operam o sistema implementado pelo RHCE, é para um nível mais técnico. Um outro curso que será aplicado é o RH300, que é voltado para alunos experientes em Unix e Linux, especialistas em networking e administradores de sistemas. O público-alvo desta nova formação é formado por profissionais que já sabem os fundamentos do Linux e buscam aperfeiçoamento.

Prepare-se para o mercado de TI

Parceria Red Hat: aulas de Linux no Infnet

RADAR INFNET

Formações do Infnet: foco nas reais necessidades do mercado.

Page 7: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 7

Écom planos de aulas 100% orientadas ao mercado e totalmente práticas que o Instituto Infnet busca

formar alunos que serão disputados no mercado de trabalho. Entre as várias atividades realizadas a fim de atingir esse objetivo, a instituição promoveu, no mês de junho, um concurso para escolher o folder oficial da II Semana de Design Digital do Instituto Infnet. Os participantes foram os alunos da turma da manhã da graduação em Design Digital, que apresentaram seus projetos como trabalho final do módulo de Ilustração Digital II, aplicado pela professora Bianca Martins.

Foram entregues 28 cartazes e três foram selecionados. E os vencedores deste disputado concurso foram: André Thiago Netto, Thiago Santos e Mariana Gibara.

“A experiência de desenvolver um trabalho como esse foi excelente, ainda mais quando o meu trabalho possivelmente se tornaria o cartaz oficial de um evento tão importante para o Infnet”, destacou André. Para a professora Bianca, este tipo de trabalho se relaciona com as exigências da carreira de um profissional de Design Gráfico, cujo cotidiano é permeado de projetos que se apóiam e recebem influências de estilos gráficos variados.

O trabalho integra as discussões do módulo de Ilustração Digital II, no qual os alunos aprendem a desenvolver ilustrações baseadas em critérios utilizados pelos diferentes movimentos e estéticas da arte moderna. Muito além de oferecer o domínio dos softwares de ilustração digital, o aluno passa a saber identificar e produzir peças

de Design Gráfico conforme as singularidades dos elementos visuais que compõem estas estéticas.

“O estilo do meu folder foi baseado no Pós-Moderno. Então, procurei trazer a idéia para a realidade do Infnet. O foco central do cartaz são os rolos de tinta com as quatro cores fundamentais da impressão CMYK - Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. A intenção desses rolos sendo passados no chão é reansmitir a idéia de que o Design estaria entrando nos corredores do Infnet durante a II Semana de Design Digital”, explica André.

Outra ganhadora do concurso, Mariana Gibara, conta que esse trabalho foi um dos mais difíceis que executou. “O estilo da pesquisa do meu grupo era bem antigo, o Art Decó. A maior dificuldade estava aí, em fazer com que um cartaz baseado no Art Decó fosse usado para a Semana de Design Digital. Pesquisei como eram os cartazes da época e procurei seguir o mesmo estilo de formas, cores e fontes”, explicou Gibara.

A professora Bianca, orgulhosa da sua turma, ficou muito satisfeita com o engajamento dos alunos e com os resultados. Nota 10, turma!•

A pós-graduação Master in Digital Design (MDD) em Mídias Intera-

tivas possui quatro blocos de apren-dizado e um deles trata do desen-volvimento de jogos para celulares. Como em todos os blocos, o tema corresponde ao trabalho que os alu-nos devem realizar considerando o que aprenderam. Como não há nada melhor do que aprender na prática, neste caso, os alunos tiveram que desenvolver literalmente entreteni-mento para celulares.

De acordo com o coordenador pedagógico da Escola Superior de Design Digital do Instituto, José Ricardo Cereja, foram avaliados criatividade, o design em si e também a funcionalidade. Esta última diretamente relacionada à correta programação, que faça com que o jogo rode sem problemas.

“Todos os trabalhos alcançaram ótimos resultados. Posso destacar aqui, por sua aplicação prática, um trabalho feito por um aluno que é funcionário da fábrica da Peugeot em Porto Real. Esta empresa possui um manual de boas-vindas para os funcionários, que passam a conhecer as informações necessárias ao contexto de suas atividades. O aluno transformou este manual em um jogo para celular. De forma prática, o sistema permite avaliar se o usuário conseguiu apreender as informações importantes”, afirma Cereja.•

Concurso para II Semana de Design Digital

Jogos para celulares pelos alunos do MDD

Jogos feitos pelos próprios alunos.

Um dos vencedores, André Thiago considerou a experiência excelente.

Dois dos cartazes campeões do Concurso.

Page 8: Infnet News #2

8 | In fnetNEWS

EXTRAS

Em seus 14 anos, o Instituto Infnet cons-truiu uma marca forte e desenvolveu formas de se tornar referência educacional em tecnolo-

gia. Certamente, isso se deve à alta qualidade de seus cursos e corpo docente. Mas há um setor que tem grande mérito neste reconhecimen-to: o Marketing. São seus profis-sionais que desenvolvem as idéias e as colocam em prática para que o público conheça o Instituto e tenha noção de tudo que tem a oferecer.

Atualmente, o Marketing do Infnet é composto por três funcionários e alguns muito importantes terceiri-zados: Andre Kischinevsky; Tatiana Fonseca, responsável pelos eventos e apoio em geral às ações de Marke-ting; Gustavo Loureiro, recém-che-gado ao departamento, que, além de professor, cuida do Marketing Digital da casa; Carlos Benigno, da Benigno Design Ltda, designer; e vários colaboradores da Idéia s/a. Tatiana já está há 6 anos no Infnet, e Benigno, prestando serviços através da Benigno Design Ltda, já contribui há 8 anos para o crescimento do Instituto! Juntos, Tatiana e Benigno organizaram um dos maiores tesou-

ros da casa: o Marketing Report. Este imenso livro conta a história de tudo o que o setor criou ao longo dos 14 anos e mostra de forma detalhista a evolução positiva do Instituto. Conheça um pouco do seu conteúdo:

Logomarca

O Infnet já teve seis logos diferentes. Com a entrada de Benigno no pro-cesso, a logomarca sofreu mudanças significativas, ganhando um aspecto muito mais clean, facilitando sua leitura e aplicação em impressos. A versão mais recente foi resultado de uma reformulação de cores, feita pelo escritório de Design Valéria London, sobre o logotipo criado pelo Benigno.

Eventos

O Infnet valoriza bastante o bom relacionamento com seus parceiros. Um entre tantos pontos positivos que suas parcerias apresentam é o espaço em eventos. A Microsoft e a Macromedia (mesmo antes de ser comprada pela Adobe) são as empresas que mais convidaram o Infnet para participar de suas iniciativas. Outra participação certa do Instituto é no Encontro de Web-

Marketing no Infnet: 1994-2008

Alguns dos adesivos à disposição dos

alunos nos corredores do Infnet.

Grande evolução: a primeira logo do Infnet e a atual.

Perfeita para carregar livros e até mesmo um notebook, a mochila é um dos brindes do Instituto.

Page 9: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 9

design, que acontece anualmente. Segundo Tatiana, esses eventos são uma excelente oportunidade para a divulgação do Infnet e seus serviços, pois permite o corpo-a-corpo com o público. Os interessados recebem materiais promocionais (brindes) e ainda podem passar por um pré-atendimento com os representantes comerciais presentes.

Brindes

O Infnet desenvolveu uma grande quantidade de brindes: camisas, mouse pads, canetas, pastas, mochilas, bolsas, marcadores de livros... Hoje, Tatiana afirma que os “queridinhos” dos alunos são os adesivos e os bottons, que precisam ser repostos diversas vezes durante a semana. “Dá um certo trabalho, mas o objetivo é esse: fazer com que as pessoas mostrem o Infnet por aí, ao mesmo tempo que seja últil para elas, ainda que apenas esteticamen-te”, afirma.

Ciclo de Palestras Gratuitas

A idéia central desta atividade é a atualização e o enriquecimento de currículo dos presentes. Porém, para o Marketing, ela tem um terceiro objetivo também muito importante: a manutenção da imagem do Infnet. Tatiana Fonseca é a responsável pela organização do Ciclo e cuida do processo como um “filho”. Pontu-alidade, qualidade do conteúdo e conforto são indispensáveis. Falando como profissional de Marketing, “o efeito das palestras é percebido a longo prazo. A pessoa vem ao Instituto, vê as instalações e aprende algo de verdade. Então pensa: ‘se sem pagar nada e em apenas duas horas tenho acesso a tudo isso, imagina se realmente me matricular em um curso’”, conta. Segundo ela, muitos solicitam infomações sobre os cursos assim que terminam as palestras.

Outro resultado positivo que o Ciclo traz é a arrecadação de alimentos. O Infnet promove esta iniciativa em to-das as suas atividades, mas a maior parte entra por meio do público da palestra. Tatiana afirma que há semanas em que recebem mais de 300kg de alimentos. O montante é doado para a instituição beneficen-te Casa do Papai Noel, que fica no Maracanã.

Divulgação

Antigamente, o Infnet investia bas-tante em anúncios em veículos de Comunicação. Segundo Benigno, o

Instituto anunciava com freqüência em jornais, revistas e na web. Por exemplo, toda segunda-feira, era publicado um anúncio no extinto caderno Informática & Etc do jornal O Globo. “Os anúncios tinham mui-to texto. Com o tempo, eles foram sendo adaptados para dar mais destaque à logo, reforçando a marca do Infnet”, conta o designer.

O Infnet também terceiriza para a Benigno Design Ltda a maior parte de seu material explicativo impresso e online, sendo os briefings feitos in-ternamente, pelo Andre e, às vezes, pelo Gustavo e pela Tatiana Fonseca. São manuais, lâminas, folhetos, galhardetes, e-mails marketing, ban-ners de internet e outros. Benigno é quem coloca a “mão-na-massa” e desenvolve estas artes. “Adorei fazer os catálogos das graduações. Gosto muito de trabalhar com impressos e achei o resultado final muito boni-to”, ressalta.

Os quatro representantes do setor afirmam que há espaço para crescimento e projetos em vista. O próprio ingresso de Gustavo Loureiro já está trazendo muitas mudanças. Ele está responsável por fazer os briefings dos e-mails e pensar nos filtros; fazer a interface com a Idéia s/a, a agência que presta serviços para o Instituto na área de Social Media Optimization (SMO), produção da versão online do Infnet-NEWS, vídeos; e mais.

É opinião geral também que precisa haver uma visão de Marketing em todos os setores da empresa, inclu-sive na sala de aula. Todos devem prezar pelo bom e, na medida do possível, rápido atendimento ao cliente. E, sem dúvida, esta idéia está se fincando mais a cada dia no Infnet.

Os mouse pads em vários formatos são

alguns dos brindes de sucesso.

Preferidos: os bottons estão fazendo o maior

sucesso entre os brindes.

Page 10: Infnet News #2

10 | In fnetNEWS

As Graduações do InfnetCom um programa pedagógico totalmente orientado ao mercado, as graduações do Infnet estão no seu segundo ano, já registrando excelentes resultados. Com três anos de duração cada, todas as aulas são 100% em laboratórios, com uma workstation por aluno, além de oferecerem um conteúdo ministrado por professores que, efetivamente, estão no mercado.

Gestão da Tecnologia da InformaçãoO aluno deste curso aprende as melhores práticas de governança, gestão de projetos, administração de bancos de dados, segurança, suporte a servidores e usuários e administração de redes Windows e Linux. O programa ainda prepara para sete certificações, todas incluídas na graduação.

Análise e Desenvolvimento de SistemasÚnico curso do gênero 100% prático do Rio de Janeiro, a graduação foi recém-lançada pelo Infnet e recebeu nota máxima pelo MEC. O curso formará profissionais capacitados para lidar com gerência de projetos, engenharia de software, arquitetura de soluções e desenvolvimento em Java e .NET.

Design GráficoO curso é prático e o aluno aprende a utilizar as principais ferramentas de Design. As aulas também preparam para cinco importantes certificações: Adobe Flash; Adobe Dreamweaver; Adobe Photoshop; Adobe InDesign; PMI CAPM.

Além disso, a grade curricular comporta módulos que oferecem ao aluno um necessário embasamento teórico para que a prática seja perfeita.

As Pós-Graduações do InfnetAs pós-graduações do Infnet foram desenvolvidas para quem já está no mercado de trabalho e busca uma ascensão profissional e o domínio das melhores práticas. Os alunos encontrarão nos cursos ensino e infra-estrutura de excelência, realizarão atividades de complexidades reais e trabalharão em equipe, orientados a projetos, exatamente como nas empresas.

MIT em Governança e Melhores Práticas da TIO aluno desta pós-graduação é capacitado em governança, gestão de processos e estratégias de TI dentro de uma organização. São transmitidos também conhecimentos sobre COBIT, COSO, SOX, ITIL, entre outros.

MIT em Gerência de RedesGovernança; Escalabilidade e Segurança; Projetos; e Convergência. Estes são os quatro pilares deste curso. O MIT em Gerência de Redes ainda prepara para três importantes certificações: ITIL Foundations, PMP e Cisco CCNP.

Master in Digital Design: Mídias InterativasVoltado para profissionais com formação prévia em Design, o programa está dividido da seguinte forma: Design de sites; Desenvolvimento de jogos para celulares; TV Digital; Gestão de Projetos; e Marketing Digital. O curso transmite aspectos ligados à convergência digital, o grande “boom” do momento.

Pós-Graduação em Design DigitalO curso é voltado para profissionais de áreas distintas, mas que querem utilizar o Design como ferramenta de trabalho. Com enfoque total nas demandas do mercado, o curso é dividido em três blocos de aprendizado: Fundamentos de Design Digital; WebDesign; e Animação.

As Formações do InfnetAs Formações são conjuntos de cursos, cuidadosamente selecionados, que preparam para uma carreira de sucesso. São escolhidos dentre os melhores programas oficiais da Microsoft, Red Hat, Autodesk, Cisco, Oracle, Corel e Adobe, além dos cursos exclusivos do Infnet.

Formações da Escola Superior de Design Digital

WebMaster (260 horas)

WebDesigner (148 horas)

Flash Designer (72 horas)

Marketing Digital (80 horas)

Produção Gráfica Digital (208 horas)

Imagem e Ilustração Digital (128 horas)

Formações da Escola Superior da Tecnologia da Informação

Microsoft Certified Systems Administrator - MCSA (192 horas)

Microsoft Certified Systems Engineer - MCSE (296 horas)

Linux Administrator (132 horas)

Linux RHCE (248 horas)

Linux DBA (216 horas)

Cisco CCNA (280 horas)

Analista de Segurança da Informação (80 horas)

Gestor de TI (144 horas)

Desenvolvedor Java (136 horas)

Desenvolvedor Java: Aplicações Distribuídas com J2EE (272 horas)

Desenvolvedor Microsoft .NET - MCPD (172 horas)

Oracle DBA (128 horas)

SQL Server 2000 Specialist - MCP (96 horas)

Page 11: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 11

CASOS DE SUCESSO

Em 2001, quando a internet acabava de se firmar no cotidiano

de pessoas e empresas brasileiras, Rafael Nascimento iniciava a sua carreira na área da tecnologia.

Como ele tinha bons conhecimentos de Visual Basic 6, resolveu seguir para o mercado de aplicativos comerciais. Mas não demorou muito para que ele se aproximasse de um mercado maior, o de soluções para empresas de previdência privada e seguros, além de sistemas para controle financeiro e contábil.

Ele tinha duas opções para seguir e se dedicar: Java, o que seria começar do zero; ou aprender .NET, que tinha dentro de si o Visual Basic, agora orientado a objetos.

E como no mercado de tecnolo-gia não se pode esperar, a melhor decisão seria evoluir em relação ao conhecimento que ele já carregava. Resolveu se aprofundar e aprender .NET. Foi assim que o Infnet entrou no caminho de Rafael. Ele escolheu o Instituto por ser um centro educa-cional certificado pela Microsoft. “O Infnet é conceituadíssimo e parceiro oficial da Microsoft, a criadora da plataforma .NET. Foi a melhor es-colha, não me arrependo”, declara Nascimento.

Rafael conta que admira a preocupa-ção do Infnet, que não está focado apenas em passar a informação, mas também em mostrar quais são as melhores formas de utilizar a tecnologia. Hoje, Rafael é o criador do site Favoritos Live (http://www.favoritoslive.com), voltado para organização e compartilhamento de sites favoritos na internet.•

Ele nasceu de uma família humil-de, estudou em escolas públicas

e, assim como muitos brasileiros, não tinha perspectiva de uma boa vida profissional. Michel Ribeiro serviu ao exército durante quatro anos, e depois que recebeu baixa, seguiu trabalhando como vigilante, taxista... Até que um amigo lhe apresentou o mercado de web. Foi aí que a sua vida mudou. Conheceu o Instituto Infnet através da Sema-na do Design Digital e começou a freqüentar o Ciclo de Palestras Gratuitas.

“Quando conheci o Infnet decidi que precisava fazer a formação WebMaster. A minha escolha foi decisiva para que eu pudesse ingres-

sar no mercado de trabalho. Hoje, a minha vida se divide em duas fases: Michel antes de entrar no Infnet e depois de ter concluído o curso. O Instituto foi um divisor de águas na minha vida”, conta o ex-aluno e atual professor de HTML e Tableless do Infnet.

“Agora, procuro fazer tudo aquilo que eu gostava que fizessem comigo quando era aprendiz. Passo para os alunos a minha paixão por estar nessa área e tento criar as melhores condições para que eles entendam tudo”, destaca Michel.

O professor concluiu o curso de Webmaster há um ano e, desde então, já realizou grandes projetos, como os sites da revista Época de São Paulo; do Fantástico; da revista Crescer da Editora Globo e o site de Marketing Digital do próprio Instituto Infnet.•

Felipe Alberto chegou ao Instituto Infnet deslumbrado

com a tamanha infra-estrutura da faculdade. Até por conta disso, ele esperava que logo na primeira se-

mana de aula conseguiria uma vaga no mercado de trabalho, como tanto almejava. Como isso não aconteceu, ele se tornou um dos alunos mais “críticos” da graduação em Design Gráfico. “Reclamava de tudo e de todos. Se caísse um alfinete no chão e estivesse por perto, era estopim para uma baita manifestação”, relembra.

“Quando cheguei ao Infnet, a qualidade dos equipamentos e a infra-estrutura me impressionaram bastante. Criei uma expectativa alta em relação ao mercado de trabalho. Acreditava que logo iria conseguir uma vaga. Enquanto isso não acon-tecia, criticava bastante a institui-ção”, reconhece Felipe, que hoje mudou sua visão em relação ao Insti-tuto. “Mais tarde, ao receber uma proposta para ingressar na Embratel, percebi que o grande diferencial na minha contratação foi estar matricu-lado no curso superior do Instituto”, acrescentou.

Hoje, Felipe acumula o cargo de analista de Sistemas na Embratel. “Percebi que as melhores chances de emprego aparecem na hora cer-ta, basta ter paciência e dedicação”, afirma Felipe, um dos “garotos-propaganda” do Infnet.•

Upgrade para o sucesso

A primeira impressão...

“A minha vida mudou”

Page 12: Infnet News #2

12 | In fnetNEWS

Uma das maiores dificuldades que um profissional tem hoje em dia é conseguir a primeira experiência no mercado de tra-

balho. Há alguns anos, na área de TI, isso nem era tão difícil, por conta da escassez de mão-de-obra que imperava. Bastava ter uma formação mínima, garra e persistência que a oportunidade aparecia. Hoje em dia, as principais empresas de serviços de TI do Brasil têm vagas permanentes em aberto e o desemprego é prati-

Radar Mercado

“É importante procurar as

oportunidades, estar preparado para elas e saber

criá-las.”

A primeira experiênciacamente inexistente, porém apenas dentre os profissionais capacitados.

No entanto, a situação hoje é um pouco diferente. A escassez de mão-de-obra é menor e os projetos de TI demandam profissionais com uma combinação de características que afasta os novatos. Pede-se mais experiência para diminuir os riscos e os custos de gerenciamento. As oportunidades sempre vão existir, até porque parte das empresas deseja renovar seu quadro funcional. A grande questão é que, atual-mente, a competição é muito maior, com uma oferta crescente de profis-sionais para atender à demanda.

Para conquistar sua primeira experiência no mercado, o jovem profissional precisa ter três compor-tamentos e atitudes fundamentais: saber procurar as oportunidades, estar preparado para elas (quando surgirem) e saber criá-las.

A primeira atitude significa ir um pouco além de simplesmente se inscrever em processos de recruta-mento e fazer visitas aos sites das empresas e de oportunidades na área. É preciso definir a área em que se deseja trabalhar e mapear deta-lhadamente as empresas e possíveis oportunidades, bem como procurar se relacionar com amigos e colegas que possam levá-lo a estar mais próximo delas.

Devemos ter em mente que as em-presas não querem mais contratar aquele estagiário de programação em ASP que mal entende do assun-to. Ele precisa dominar muito bem a linguagem, até porque em um bom processo de seleção ele será sub-metido a uma prova prática. Ou seja, quem quer ser um novo profissional da área de TI deve investir bastante na sua formação.

Por último, o profissional deve saber criar as oportunidades. Criar uma empresa, com sócios, é um caminho,

porém, não é nada fácil. Mas há for-mas mais simples de se adquirir ex-periências de trabalho muito valiosas para uma carreira iniciante: procure um amigo que tenha uma pequena loja ou escritório e se ofereça para criar um site ou um sistema para ele; descubra quais são os sistemas necessários em sua igreja ou clube e mostre sua vontade de fazê-los de graça.

Se você for bem sucedido nas estratégias que apresentei aqui, esteja certo de que os trabalhos não irão faltar, as oportunidades remuneradas vão continuar surgin-do, uma puxando a outra, e em pouco tempo você se verá atuando no mercado. Mas lembre-se que o sucesso vai depender de você estar aberto às oportunidades, preparado para aproveitá-las e trabalhar para aprender e crescer, com muita garra e disposição.•

Autor: * Eduardo Ramos é diretor Peda-gógico do Instituto Infnet e cursa doutorado em Administração na FGV, onde pesquisa questões rela-cionadas à gestão estratégica da TI e políticas públicas.

Page 13: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 13

No mês de janeiro, quatro alunos do renomado Massachussetts Institute of Technology (MIT) vieram ao

Infnet realizar um plano de negócios para a instituição. Eles passaram três semanas aqui estudando cada peculiaridade do Instituto, tendo como foco as reais necessidades dos alunos. Uma das tarefas que desenvolveram foi uma pesquisa com 730 ex-alunos para levantar o que acharam da sua passagem pelo Instituto para, desta forma, analisar e discutir como melhorar ainda mais a qualidade do ensino, das instalações e o atendimento do Infnet.

Na pesquisa, que aconteceu durante quatro dias, treze per-guntas avaliaram o perfil desses ex-alunos, seus objetivos e em qual posição se encontravam no mercado de trabalho. Para um dos representantes do MIT, Robin Lamb, os estudantes realmente esperam do Infnet uma educação técnica da mais alta qualidade. “Mesmo com a enorme exigência por parte dos alunos, o Instituto está no caminho certo. De acordo com a grande maioria dos entrevistados, a escola alcança e até supera as expectativas, tanto em termos de estrutura quanto de conteúdo”, afirma.

Quando questionados sobre o motivo de ter escolhido o Infnet como a sua instituição de ensino, aproximadamente 74% dos entrevistados responderam que optaram pela expectativa de qualidade do curso. Cerca de 70% dos estudantes afirmaram que o conteúdo aprendido no Infnet contribuiu de forma positiva para as suas carreiras. ”A marca Infnet tem uma forte reputação no que diz respeito aos programas de certificação e educacação gerais”, afirma o americano.

Robin e seus colegas concluiram ainda que muitos dos estudantes recomendam o Infnet para seus amigos. Outra descoberta feliz, que é um orgulho para o Instituto, é a de que muitos desses ex-alunos desejam que o Infnet se expanda pelo Brasil. Para os estudantes - e também para os rapazes do MIT - há uma demanda em outros estados e eles desejam ampliar o networking pelo País. •

PESQUISA 2008: Todos estudam para angariar bons conhecimen-

tos, normalmente com foco em aplicá-los no trabalho, ser bem-sucedido e reconhecido por isso. Para você saber se seu esforço está sendo devidamente reconhecido ou para fazer seu plano de carreira, é interessante saber quanto o seu mercado está pagando. Pensando nisso, o Infnet divulga para você uma pesquisa salarial feita com 52 empresas associadas ao Sindicato de Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro. Vale lembrar que, por relevância estatística, estão listados apenas os cargos com mais de 20 respostas. •

Pessoa Jurídica

CLT

Autora: Elizabeth Messias, T&D Consultoria Ltda

Média salárial no setor de TI

Buscando asatisfação de seus alunos

Page 14: Infnet News #2

14 | In fnetNEWS

Extras

Apartir de sua segunda edição, o InfnetNEWS Impresso traz em sua estrutura participa-ções mais do que especiais: os alunos

da famosa turma da graduação em Design Gráfico Leonardo da Vinci. Eles participaram de um concurso para desenvolver, nada mais, nada menos, que as capas de três edições do informativo.

A tarefa fez parte do módulo de Ilustração Digital II, ministrado pela professora Bianca Martins. Os alunos exploraram e identificaram as singularidades estéticas de diferen-tes movimentos da arte moderna: Art Nouveau, Art Déco, Construti- vismo Russo, Estética da Bauhaus, Futurismo, Estilo Suíço, Pop Art e Estética Pós-Moderna. Segundo a professora, foram analisadas a ca-pacidade de representação visual da estética estudada e a adequação ao ideário do cliente (Instituto Infnet). “Claro que a dedicação ao trabalho e o capricho sempre aparecem tam-bém e são valorizados nesta hora”, afirma Bianca.

Para a professora, os alunos têm a oportunidade de estar envolvidos e de assinar um trabalho profissional, e a disciplina como um todo se enriquece com as discussões propor-cionadas pela elevada motivação. Ao todo, foram 28 capas entregues e os grandes vencedores foram os alunos João Ricardo de Albuquer-que, Flávia Guttler e Samaya Fraga.

João Ricardo, au-tor da capa desta edição, conta que, além da criatividade, houve muito estudo para compor seu trabalho. Sua capa foi feita no estilo Pop Art. “Eu tinha que decidir seguir uma vertente e estudei

os principais artistas: Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Como não podía-mos usar fotos, preferi seguir a linha do Roy, que costumava desenhar tudo à mão, bem no estilo quadrin-hos”, conta.

O movimento Pop Art se caracteriza pelo uso de cores fortes e chapadas. Há fontes que dizem que as 7 cores do arco-íris devem ser usadas para representar o que for feito neste estilo. “Uma característica forte do Pop Art é o consumismo. Muitas ar-tes falam sobre isso, pois, na época, era uma forma de se protestar contra ele”, explica João, mostrando que já domina o tema.

Além dos três campeões, o Infnet fez questão de fazer men-ção honrosa para mais três alunos que se destacaram pelos trabalhos. São eles: Alexandre Sant’Anna (o “Sacha”), Michelle Duarte e Marcia dos Reis.

“O resultado foi surpreendente em relação à qualidade gráfica de muitos dos trabalhos. Acredito que, de certa maneira, os alunos se sen-tiram valorizados e parte importante e atuante da instituição. Estou muito orgulhosa”, declara a professora Bianca. Parabéns a todos os alunos que participaram!•

Pop Art no InfnetNEWS

João Ricardo, um dos campeões do con-curso e autor da capa desta edição.

“Além de criatividade, houve muito estudo para compor o trabalho.”

A professora Bianca promoveu o con-curso e ficou satisfeita com os resultados.

As capas que receberam menção honrosa.

Page 15: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 15

Tanto para cumprir sua missão de educação de alto nível, como para chegar na sua visão de ser a mais admirada insti-tuição de ensino em TI

e Design Digital, o Infnet tem como objetivo promover a meritocracia no corpo discente, docente e técnico-administrativo.

Meritocracia significa gerir com base no mérito. Isso quer dizer dar as maiores notas aos melhores alunos, promover e premiar os melhores professores, reconhecer e recompensar os membros do corpo técnico-administrativo com melhor desempenho nas suas funções.

Os melhores devem ser tratados como os melhores, e os piores devem sair da instituição. Os com desempenho mediano devem ser motivados e apoiados para que consigam melhorar.

Para isso ser possível, é necessário ter franqueza nas relações. Os alunos precisam saber com clareza qual será o critério de

avaliação adotado pelo professor de cada módulo em que estão matricu-lados. Os professores precisam en-tender de forma transparente o que significa ser um “bom professor” para a Coordenação Pedagógica do Infnet, e que é diferente das institu-ições de ensino pouco orientadas ao mercado. Os colaboradores do corpo técnico-administrativo precisam conhecer no detalhe suas metas a cada semestre e quais são os indicadores que medem tais metas, definindo, então, como será medido seu desempenho ao final de cada período, da forma mais objetiva possível.

Interessante é perceber como nas instituições a meritocracia é comum e normalmente aceita na relação com os alunos, mas inco-mum e menos aceita na relação com professores e corpo técnico-administrativo.

Entretanto, praticamente todos quando criança a praticaram em suas brincadeiras. Por exemplo, ao formar times de futebol ou voleibol os melhores jogadores sempre eram escolhidos primeiro, enquanto os apenas medíocres eram colocados em posições mais fáceis, enquanto os piores mesmo ficavam no banco de reservas. Todos conheciam seu lugar. Os melhores se esforçavam desesperadamente para continuar assim, recebendo as recompensas de respeito e sentindo a vibração da vitória.

As crianças que ficavam no meio davam o máximo para melhorar, e às vezes conseguiam, melhorando a qualidade do jogo para todos. E as crianças que não se sobressaíam geralmente descobriam outros inte-resses, esportes ou qualquer outra coisa de que gostassem e em que fossem capazes. Nem todos podem ser bons de bola, e nem todos que são bons de bola podem ser ótimos

professores, administradores, desen-volvedores, designers, assistentes financeiros ou músicos. Cada um de nós é bom em algo e acredito piamente em que somos mais felizes e mais realizados quando descobri-mos aquilo em que somos bons. Por que não funcionar exatamente assim também dentro do Infnet?•

Autor: *André Antunes é diretor do Instituto Infnet e lidera proje-tos e processos de ERP, CRM e Sistemas de Informação Cor-porativos há mais de 15 anos.

Meritocraciano Infnet

“O reconhecimento

de quem se empenha é

fundamental para a motivação no dia-a-dia no

trabalho”

“O Infnet promove a

meritocracia no corpo discente,

docente e administrativo.”

Page 16: Infnet News #2

16 | In fnetNEWS

INFNET WORKING

Samaya Fraga tem 28 anos, mora em Copacabana, Zona Sul do

Rio, é graduada em Design de Moda e hoje cursa a graduação em Design Gráfico do Instituto Infnet.

Tem alguma experiência?

Sou graduada em Design de Moda. Minha experiência profissional for-mal é relacionada à área de moda, já trabalhei em várias lojas, entre elas

a Checklist e Oh Boy!. Porém, no momento, com os conhecimen-tos de Design Gráfico e Digital adquiridos no Inf-net, estou desen-volvendo alguns trabalhos como freelancer na área de Design, criando convites, folders, impres-sos, identidade visual e artigos de papelaria em geral.

Quais são os cursos que você já concluiu?

Desenho Técnico no CorelDRAW; Tratamento de Imagem no Photoshop; WebDesign; e Desenho de Moda.

Possui experiências no exterior?

Participei do programa Hospitality Management & Tourism, assegurado pelo Governo Britânico, que consiste em oito semanas de curso intensivo de inglês e 24 semanas de trabalho remunerado.

Quais são os certificados que possui?

CAMBRIDGE Standard Certificate in Work Experience e NFCE Intermedi-ate Certificate in Employments Skills.

Para as empresas que desejarem entrar em contato, seguem os en-dereços de e-mail e de seu portfólio online:

E-mail: [email protected]

Portfólio online: samayafraga.carbonmade.com

Samaya Fraga

A carreira dos alunos começa já no Infnet

InfnetWorking é a mais nova seção do InfnetNEWS, que irá

acompanhar os passos do setor, de mesmo nome, que também foi criado no Instituto. A equipe irá cui-dar da empregabilidade dos alunos do Infnet e também prepará-los para o competitivo mercado de trabalho.

O InfnetWorking buscará convênios com empresas para facilitar o encaminhamento dos estudantes. Também promoverá um ciclo de palestras trimestrais, a fim de aper-feiçoá-los para processos seletivos, abordando temas como: entrevistas, postura profissional e questões com-portamentais.

Além disso, o setor também irá regulamentar e operar o estágio supervisionado dos cursos de gradu-ação.

No InfnetNEWS, tanto o online quanto o impresso, a cada nova edição, vamos dar destaque aos nos-sos bons alunos que estão a procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. E para estrear a nova seção foram escolhidos Samaya Fraga, Catarina Gonçalves, Rafael Duarte e Anthony Sousa. Todos contaram um pouquinho de suas experiências, e para as empresas interessadas deixaram e-mails para contato. Confira!•

“Ultimamente, venho criando

impressos, identidade visual

e artigos de papelaria em

geral.”

Page 17: Infnet News #2

www. in fnet .edu.br | 17

Rafael Duarte tem 24 anos, mora na Vila da Penha, Zona Norte

do Rio, é formado em Fisioterapia e hoje cursa a graduação em Design Gráfico do Instituto Infnet. Rafael domina duas línguas estrangeiras: inglês e espanhol.

Tem alguma experiência?

Eu já trabalhei na empresa Firme na Rocha Produções e Eventos. Lá, exercia o cargo de produtor de Arte e Design, criando material gráfico e virtual. Já na empresa Raláines Festas Produções e Eventos, atuei como designer, realizando edição de imagens e DVDs, além de produzir e finalizar vídeos.

Você gosta de trabalhar com o quê?

Eu me identifico mais com a área de Design, principalmente com criação e edição de imagens, editoração e autoração de DVDs, utilizando prin-cipalmente as ferramentas Photo-shop, CorelDRAW e Adobe Premiere.

Quais são as ferramentas que domina?

HTML, CSS, Javascript, Photoshop Cs2, CorelDRAW, Dreamweaver e InDesign.

Para as empresas que desejarem en-trar em contato com o aluno, segue o endereço de e-mail e ainda o site de uma empresa que foi construído por ele.

E-mail: [email protected]

Site: www.ralainefestas.com.br

Catarina Gonçalves tem 32 anos, mora no Flamengo, Zona Sul do

Rio, já cursou as graduações de Aná-lise de Sistemas e Criação e Gestão de Ambientes Internet, mas trancou as duas faculdades. Hoje, cursa a graduação em Design Gráfico do Instituto Infnet.

Tem alguma experiência?

Eu sou tradutora. Já fiz tradução de menus para companhias aéreas e de peças de teatro. Trabalho como freelancer na área de WebDesign, com colaborações em vários projetos e também restauração fotográfica digital.

Você gosta de trabalhar com o que?

Eu adoro trabalhar com restauração de imagens fotográficas.

Quais são as ferramentas que domina?

Eu já fiz a Formação WebDesigner do Instituto Infnet e aprendi HTML completo. Ainda no Infnet, cursei a Formação Flash Designer, apren-dendo Flash básico e Action Script básico. Domino Photoshop em nível avançado e os programas Fireworks, CorelDRAW, InDesign e o Pacote Office.

Para as empresas que desejarem en-trar em contato com a aluna, segue o endereço de e-mail e ainda o site com o seu portifólio online:

E-mail: [email protected]

Portfólio Oline: catarinapgoncalves.blogspot.com

Rafael Duarte Catarina Gonçalves

Anthony Sousa

Anthony Souza tem 19 anos, mora no Fonseca, na Zona Norte

de Niterói, e pretende trabalhar com Comunicação, atuando como designer, diretor de arte ou de criação. Ele cursa a graduação em Design Gráfico no Infnet e gosta de trabalhar com peças digitais e im-pressas. Tem interesse também por planejamento e produção visual.

Tem alguma experiência?

A minha última experiência foi como estagiário em uma organização de mídia-educação, onde participei da implementação de projetos. Tra-balhava diariamente com soluções de Design Gráfico, com edição de imagens e principalmente na área da web, customizando ferramentas online como Moodle, Wordpress, fóruns e o próprio site da organização.

Quais são os cursos que você já concluiu?

Curso extensivo em informática e inglês intermediário no CCAA.

Quais são as seus objetivos?

Pretendo estudar mais sobre Publici-dade e direção de arte. Hoje, estou criando um projeto coletivo com amigos com a proposta de gerar soluções em comunicação senso-rial, transmitindo mensagens, não apenas através da visão ou audição, mas usando todos os sentidos. Tam-bém estou envolvido em projetos de alguns blogs sobre web e Design que, em breve, também estarão no ar.

Para as empresas que desejarem en-trar em contato com o aluno, segue o endereço de e-mail:

E-mail: [email protected]

Page 18: Infnet News #2

18 | In fnetNEWS

PARCERIAS

Concepção, Design e ConteúdoIdéia s/a Comunicação

Diretor de ArteVitor Guerra

Diagramação eEdição de ImagensOzny (Carlos de Aguiar)Raphael Trocado

Direção de Conteúdo e RevisãoHélio Basso

Coordenação de Conteúdo e RedaçãoDaniela Habif

RedaçãoLarissa Lima

ApoioBenigno Design LTDA.

OrientaçãoAndre Kischinevsky

FotosFabricia SoaresAcervos pessoaisImagens de divulgação

Agradecimentos da edição:Tatiana Fonseca Bianca Martins Terezinha Puppim João Ricardo de Albuquerque

O Instituto é o maior parceiro educacional da Microsoft no Rio

de Janeiro, e um dos três maiores do Brasil. É a única instituição premiada duas vezes como uma das cinco melhores da América Latina.

O Infnet é o principal parceiro educacional da Adobe no es-

tado do Rio. São milhares de profis-sionais formados desde 1998, em tecnologias como Flash, Photoshop e Dreamweaver.

O Instituto é o principal parceiro educacional da Corel no Rio

de Janeiro, oferecendo cursos de CorelDRAW e outros importantes softwares para a editoração gráfica.

O Instituto Infnet é uma Academia Regional Cisco. Os alunos de

cursos intensivos, graduações e pós-graduações têm acesso a um parque de equipamentos sem igual no Rio de Janeiro.

O Infnet é parceiro da IT Service Management Forum, organiza-

ção internacional que dissemina as melhores práticas em gerencia-mento de serviços de TI.

Sendo um Authorized Testing Center VUE, o Infnet garante a

seus alunos a facilidade em fazer os testes para certificação no próprio Instituto, com todo o conforto.

O Instituto é o único parceiro educacional da Red Hat no Rio

de Janeiro, a empresa responsável pela principal distribuição Linux no mundo.

O parceiro reconheceu o Infnet como um centro Platinum pela

grande quantidade de exames de certificação aplicada. O Instituto é o segundo maior da América Latina.

O Infnet é parceiro educacional da Oracle, podendo, assim, ofe-

recer cursos para DBAs de alto nível para seus alunos.

O Infnet é parceiro educacional da Autodesk, oferecendo uma

gama de cursos de 3DS Studio Max (inclusive como parte de sua gradu-ação e pós-graduação).

Instituto InfnetEscola Superior da Tecnologia da InformaçãoEscola Superior de Design Digitalwww.infnet.edu.br - [email protected] de Atendimento: (21) 2122-8800

Expediente

Testing Center

Page 19: Infnet News #2

Infnet no lugar certoLocalizado no Centro do Rio de Janeiro, o Instituto Infnet tem em sua vizinhança boas opções de lazer, cultura e alimentação. São lanchonetes, restaurantes, bares e museus para todos os gostos e vontades. O Instituto fica ao lado do Metrô da Carioca, da estação das Barcas e do terminal de ônibus Menezes Côrtes, o

que facilita o acesso à Instituição.

Page 20: Infnet News #2