Índice -...

46

Upload: phunganh

Post on 01-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Índice

Carta da Presidência Introdução

Missão e VisãoValores

Temas e Objetivos do CódigoNormas de Conduta Externa

Responsabilidade SocialRelacionamento com Entidades Públicas e Reguladoras

AnticorrupçãoConcorrência

Cumprimento de LeisUso Indevido do Nome do Grupo Rotoplas

Relacionamento com Fornecedores e ParceirosQualidade e Precisão da Informação Pública

Normas de Conduta InternaColaboração

InovaçãoUtilização de Recursos para Benefício Pessoal

Honestidade e ConfiançaSaúde, Segurança e Ambiente Corporativo

Atividades Fora do TrabalhoRegistro Adequado das Transições e Conservação de Registros

Proteção e Uso Adequado dos Bens da Companhia

35771113

17

2

Normas Gerais de CondutaConflito de InteresseRelacionamentos Familiares ou ÍntimosContribuições e Atividades PolíticasLeis de Controle das Exportações e ImportaçõesInformação PrivilegiadaNão Discriminação e AssédioUso de Meios Digitais InternosNão ViolênciaPagamentos Injustos e SubornoFraudesTrabalho e Vida Balanceada

Compromisso da Rotoplas com osDireitos HumanosExemplos de Violações ao Código de Éticae CondutaSançõesMeios de Denúncia · Confía Rotoplas

21

35

37

3841

3

Carta da Presidência

Estimado conselheiro ou colaborador,

Seja bem-vindo ao Grupo Rotoplas! A partir de hoje você inicia em um novo caminho, que esperamos que seja cheio de satisfação ao contribuir e alcançar a nossa missão: que as pessoas tenham mais e melhor água.

Grupo Rotoplas é uma empresa que oferece soluções individuais e integrais para o armazenamento, utilização e melhoramento da água. Líder no México e América Latina, com mais de 35 anos de experiência em indústria, o Grupo está presente em 12 países e possui um portfólio que inclui 17 linhas de produtos e conta com 20 plantas em operação na América. Desde 10 de dezembro de 2014, está listada na bolsa de Valores Mexicana sob a palavra chave ÁGUA. Assim mesmo contamos com mais de 2.200 colaboradores, mais de 7 mil clientes diretos e mais de 23 mil pontos de venda.

Dedicamo-nos dia a dia à construir e fomentar um estilo único de trabalho que nos identifica como uma cultura de colaboração com pessoas comprometidas, inovadoras e alinhadas a processos, o qual definimos no Estilo Rotoplas.

Assim mesmo buscamos assegurar que todos recebam um tratamento digno e de respeito. Para isso, colocamos a sua disposição nossos meios de denúncia Confía Rotoplas, que servem para lhe proteger como colaborador. Procure-os com confiança quando alguém não respeitar o nosso Código de Ética.

Proteger a vivência de nosso Código é nos proteger.

A seguir, colocamos em suas mãos nosso Código de Ética e Conduta, o mesmo que nos ajudará a conhecer e viver nossa filosofia com nossos companheiros e com os nossos clientes, os quais representam a nossa razão de existir. O Código é para ser lido e vivido. É a ferramenta fundamental que te guiará no seu dia a dia.

Busque sempre ser uma pessoa melhor para você mesmo, para sua família e para a sociedade.

Seja bem vindo!

Carlos Rojas Mota VelascoPresidente Executivo e do Conselho de Administração

Grupo Rotoplas S.A.B. de C.V.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

4

5

Introdução

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

A adesão aos princípios éticos fala de um sentimento de respeito, honestidade e integridade; valores essenciais para o desempenho harmonioso do trabalho.

Esses princípios éticos representam uma parte essencial da cultura corporativa do Grupo Rotoplas, e são uma peça fundamental na vida e desenvolvimento de nossa empresa.

Os negócios do Grupo Rotoplas operam conforme as leis, normas e práticas sanas, cuja execução e cumprimento são indispensáveis e obrigatórios para que possam existir e funcionar com eficiência no ambiente social.

Ainda que todos esses princípios éticos sejam parte de nossa cultura organizacional e de trabalho diário do Grupo Rotoplas, é necessário formalizá-los e estabelecer um marco de referência comum, que unifique os critérios e oriente as ações de todos que trabalham na organização.

Em atenção às considerações anteriores, o Conselho de Administração e Comitê de Direção do Grupo Rotoplas, adotou e autorizou, na sua reunião em agosto 2015, o atual Código de Ética e Conduta, aplicável para os colaboradores, clientes e fornecedores, o mesmo que será apresentado a seguir.

O Código está estruturado em três sessões principais:

1. Normas de Conduta Externa2. Normas de Conduta Interna3. Normas Gerais de Conduta

A primeira consiste nas condutas esperadas fora do Grupo Rotoplas; a segunda consiste nas condutas que devemos esperar dentro de nossa organização; e a terceira é de observação permanente em qualquer âmbito.

6

7

Missão e Visão

Valores

MissãoQue as pessoas tenham mais e melhor água.

VisãoSer uma empresa global referência em soluções individuais e integradasrelacionadas à água, orientando seus avanços e vivendo sob o Estilo Rotoplas.

ColaboraçãoDemostramos uma atitude de compromisso e participação que permitem alinhar esforços e trabalhar com corresponsabilidade para o alcance de um objetivo em comum.

• Mostramos abertura para escutar (ouvir, perceber e atuar).

• Comprometemo-nos com os resultados da organização, fazendo deles o nosso objetivo comum.

• Confiamos abertamente nos demais.

Atitude de ServiçoIdentificamos as necessidades de nossos clientes internos e externos e focamos nossos esforços para cumprir e exceder o nível de serviço esperado.

• Estabelecemos e cumprimos os padrões de serviço.

• Comunicamos eficientemente os acordos que temos com nossos clientes internos e externos.

• Alinhamos os processos internos e as atividades diárias para garantir que o serviço seja realizado.

• Mantemos uma atitude cordial que transmita nossa disposição em apoiar aos nossos clientes.

Responsabilidade Social e AmbientalEstamos comprometidos em gerar ações que promovam o bem-estar, qualidade de vida e o cuidado com o meio ambiente em todas as comunidades onde estamos presentes.

• Participamos ativamente nas comunidades onde vivemos e trabalhamos.

• Temos consciência do impacto de nossas ações no desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades que chegamos.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

8

Os Nossos Valores

9• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

• Promovemos o desenvolvimento de tecnologias e soluções que contribuam com a melhoria do meio ambiente e promovam uma melhor qualidade de vida.

• Buscamos internamente o desenvolvimento de um ambiente cordial, seguro e que promova o bem-estar de nossos colaboradores.

HumildadeMostramos uma atitude que permita a adoção de outros pontos de vista, valorizando a entrada de outros e promovendo a retroalimentação construtiva.

• Mostramos uma atitude de abertura e de escuta ativa na retroalimentação.

• Reconhecemos erros ou equívocos e aprendemos com eles.

• Reconhecemos o valor de outros pontos de vista.

• Aceito as minhas limitações e solicito o apoio de um companheiro.

Paixão pelo Negócio Temos a convicção, o entusiasmo e o compromisso para dar o nosso melhor e fazer com que as coisas se sucedam bem.

• Mostramos entrega e dedicação no que fazemos.

• Contagiamos com emoção para gerar boas ações no próximo.

• Cumprimos e exercemos nossos compromissos, não somente nos envolvemos.

IntegridadeAtuamos com honestidade, justiça e ética, sendo coerentes com o que pensamos, dizemos e fazemos.

• Nos manifestamos e comunicamos com clareza e transparência.

• Cumprimos com os compromissos adquiridos gerando confiança.

• Demonstramos respeito pelos demais e também por nós mesmos.

10

11

O presente Código é dirigido a todos os colaboradores que trabalham em alguma das plantas do Grupo Rotoplas.

Assim mesmo, o presente Código é dirigido aos membros do Conselho de Administração e Comissão de cada uma das empresas que integram o Grupo Rotoplas.

O presente Código possui como propósito:

1. Dar conhecimento sobre os princípios éticos para os colaboradores, fornecedores, sócios, clientes, concorrentes e autoridades do Grupo Rotoplas.

2. Informar as penas para quem comete faltas contra o nosso Código.

3. Dar conhecimento a meios de comunicação, através dos quais se pode reportar de maneira anônima qualquer descumprimento das normas mencionadas neste Código.

Este Código é parte do princípio de que na maioria das vezes, a ação correta é inerente, independentemente do que esteja ou não descrito em algum tipo de código. Pela razão anterior, este documento não é, e nem pretende ser limitativo, incluindo todas as situações onde é possível ocorrer algum conflito de caráter ético.

Este Código descreve situações gerais relativas às relações com os nossos investidores, colaboradores, clientes, fornecedores, autoridades e com o meio ambiente, considerando aqueles nos quais existam maior risco de um conflito ético potencial.

O conteúdo do presente documento é dirigido a todos, sem importar e distinguir o nível, nem atividade que cada um faz ou que possui uma relação com a organização. É de responsabilidade de cada uma das pessoas mencionadas, observar e praticar para que todas as condutas descritas no presente documento do Código se apliquem adequadamente.

Poderão ser inclusos novos temas neste documento conforme forem observadas as necessidades, para fazer frente à dinâmica das situações da empresa e do ambiente em geral.

As situações não previstas neste Código devem ser resolvidas de acordo com um critério justo de administração. Em caso de dúvidas, é necessário consultar o Comitê de Ética e Conduta.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Temas e Objetivos do Código

12

・ Responsabilidade Social ・ Relacionamento com Entidades Públicas e Reguladoras ・・ Anticorrupção ・ Concorrência ・ Cumprimento de Leis ・ Uso Indevido do Nome do

Grupo Rotoplas ・ Relacionamento com Fornecedores e Parceiros ・ Qualidade e Precisão da Informação Pública ・

13

Responsabilidade SocialSer socialmente responsável com as comunidades ao redor das empresas do Grupo Rotoplas. Respeitamos o ambiente, os costumes e as comunidades onde estamos presentes. Em nossa operação observamos as leis e regras, e procuramos utilizar materiais e substâncias não tóxicas e / ou biodegradáveis que contribuem para o bem-estar da sociedade.

Relacionamento com Entidades Públicas e ReguladorasCumprir estritamente com todas as leis, regulamentos, circulares e demais normas aplicáveis a qualquer atividade da empresa.

Anticorrupção Trabalhar contra todas as formas de corrupção, inclusive a extorsão ou suborno. Não buscar obter uma vantagem mediante o uso de um método fora da norma. Não aceitar e informar qualquer prática imoral e ou diferente dos valores da empresa.

Rejeitamos qualquer tipo de ato de corrupção. Dar ou receber suborno é ilegal, altamente fora e contra a ética e pode ocasionar consequências severas para todas as pessoas envolvidas, incluindo a privação de liberdade e fortes multas para a empresa. Estamos comprometidos em concluir nossas operações de maneira transparente e integra, assim, todas as nossas transações devem cumprir com as leis anticorrupção, incluindo os requerimentos de manter os livros contábeis e registros completos e precisos.

ConcorrênciaRenunciar a toda prática competitiva que possa por algum modo causar danos para a reputação e imagem Grupo Rotoplas. Competir de forma honesta e leal de acordo com o que estipula a Lei de Mercado e de Valores ou a lei correspondente que aplique localmente.

Não se deve fazer nenhum tipo de acordo com os nossos concorrentes que possa restringir ilegalmente o livre comércio. Exemplos desses tipos de práticas ilegais incluem acordos sobre preços, boicotes de grupos e manipulação de oferta. Em praticamente todos os países esses tipos de acordos possuem sérias consequências legais, incluindo a prisão e multas elevadas.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Normas de Conduta Externa

Todos os deveres do presente Código devem ser certificados na compreensão do Código no momento de sua entrada em qualquer das empresas do Grupo Rotoplas e confirmar a certificação anualmente dentro dos 60 dias posteriores a data de assinatura da Direção Geral.

14

Todos os membros do Grupo Rotoplas devem negar a obter acesso as informações confidenciais de qualquer empresa, seja ela concorrente do Grupo Rotoplas ou não. Somente se considera apropriado obter informações de concorrentes e terceiros de fontes legítimas e públicas.

Cumprimento de Leis Os conselheiros, funcionários e demais colaboradores estão obrigados a cumprir com todas e cada uma das leis.

Uso Indevido do Nome do Grupo RotoplasNenhum conselheiro, funcionário ou qualquer um dos colaboradores de alguma das empresas do Grupo Rotoplas pode utilizar o nome da companhia ou de suas plantas, tanto do México como de outros países, assim como de seus recursos, em atividades para benefício pessoal.

Relacionamento com Fornecedores e ParceirosConsiste em basear os relacionamentos com fornecedores, contratos e parceiros estratégicos, na integridade, no comportamento ético e na confiança mútua.

Qualidade e Precisão da Informação PúblicaTodas as informações financeiras, registros contábeis, informações de investigação, informações de vendas, contas de gastos, folhas de assistências e outros documentos do Grupo Rotoplas, devem representar de forma clara e correta os feitos correspondentes ou a verdadeira natureza de transição. Documentos, informações financeiras ou registros contábeis, manipulados ou fraudados, são contrárias às políticas do Grupo Rotoplas e podem constituir violações das leis pertinentes.

Nós como colaboradores de Grupo Rotoplas, devemos garantir, em todos os âmbitos de nossa responsabilidade, que os registros financeiros reflitam a realidade, que os controles sejam efetivos, que os relatórios e documentos relacionados à revisão das autoridades de mercado de valores e qualquer comunicação sejam públicos e feitos de maneira oportuna e incluam informações reais, precisas e completas.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

15

16

・ Colaboração ・ Inovação ・ Utilização de Recursos para Benefício Pessoal ・・ Honestidade e Confiança ・ Saúde, Segurança e Ambiente Corporativo ・ Atividades Fora

do Trabalho ・ Registro Adequado das Transições e Conservação de Registros ・・ Proteção e Uso Adequado dos Bens da Companhia ・

17• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

ColaboraçãoTodos os colaboradores do Grupo Rotoplas deverão trabalhar sob uma cultura de colaboração e sob o Estilo Rotoplas, o qual busca resolver problemas de maneira conjunta, com pessoas comprometidas, inovadoras e alinhadas a processos.

Inovação No Grupo Rotoplas, desde nossa origem, somos caracterizados por ser uma empresa em constante crescimento, baseada na inovação e na confiança que o consumidor deposita em nossa marca. Todas as atividades que realizamos deverão ser alinhadas a alguma estratégia ou iniciativas que somem com a inovação de nossas soluções e de nossa própria empresa.

Utilização de Recursos para Benefício Pessoal As ferramentas de trabalho, máquinas, equipamentos, software, papelaria que o Grupo Rotoplas oferece aos colaboradores para o desempenho de suas funções, deverão ser utilizadas somente para as atividades designadas a cada pessoa. A má utilização desses elementos é uma falta ou violação ao Código.

Honestidade e Confiança Devemos desenvolver todas as nossas relações com integridade, ética e responsabilidade. Ser honestos em nossa forma de fazer negócio e no relacionamento com os companheiros de trabalho, clientes e fornecedores. Saúde, Segurança e Ambiente CorporativoNo Grupo Rotoplas estamos comprometidos a oferecer um ambiente corporativo seguro e saudável, controlando os perigos e os riscos para os nossos colaboradores, ao seu entorno e ao meio ambiente através de uma cultura de prevenção integrada em nossas decisões e operações, cumprindo com os requerimentos legais aplicáveis em cada uma de nossas unidades operativas.

O Corpo Diretivo lidera esse esforço que se gerenciam em todos os níveis da organização, onde cada um de nós somos integrantes e responsáveis tanto pela nossa segurança, como também pela segurança de nossos companheiros.

Em todas as nossas operações, a limpeza, a segurança e o ambiente são tão importantes quanto a qualidade, a produtividade e o custo; o que nos compromete a melhorarmos continuamente os padrões, a cultura e o desempenho nos temas relacionados a higiene, segurança e meio ambiente.

Normas de Conduta Interna

18

Atividades Fora do Trabalho As atividades que fazem parte de seus deveres com o Grupo Rotoplas (lotes, vendas por catálogo, outras contabilidades, etc.), não deverão realizar nos horários e lugar de trabalho, já que interferem na produtividade e são consideradas como uma falta a este Código.

Registro Adequado das Transições e Conservação de Registros Dada a importância de cumprir as suas obrigações financeiras e administrativas, os registros de negócios do Grupo Rotoplas devem ser preparados sempre de maneira exata e confiável.

Todos os relatórios, faturas, cartões de ponto, pagamentos, relatórios de serviços, avaliações e registros de desempenho, assim como os outros dados essenciais, devem ser preparados com cuidado e honestidade.

Registros que contenham dados de colaboradores, clientes ou fornecedores, são considerados confiáveis. Por isso, deverão ser resguardados com cuidado, e conservá-los atualizados e exatos.

Poderão ser consultados unicamente por razões legítimas e disseminada exclusivamente ao pessoal do Grupo Rotoplas que necessite deles para trabalho.

Devemos evitar exageros, as inferências ou suposições legais, conclusões, comentários ou caracterizações respectivas sobre pessoas ou companhias. Essa informação aplica na comunicação em todos os seus sentidos, incluindo e-mails e notas formais.

Todo trabalhador deve observar estritamente a norma de resguardar os arquivos. Isso inclui na conservação normal baseada em regulamentações ou exigências legais e de acordo com o estabelecimento no aviso de privacidade de dados da empresa.

Qualquer pessoa que tenha controle sobre fundos da empresa, assim como seus registros, é pessoalmente responsável pela sua custódia. Isso inclui dinheiro efetivo, cheques, ordens de pagamento, títulos de crédito e outros elementos relacionados como cartão de crédito, registros de pagamentos e tarifas.

Proteção e Uso Adequado dos Bens da CompanhiaNo Grupo Rotoplas utilizamos os recursos da empresa de tal forma que nos fazem ser mais produtivos. Protegemos seu patrimônio, fazemos nosso melhor esforço para incrementá-lo em términos reais e alcançar a liderança que definimos em nossa Visão.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA (CONFIANÇA) ROTOPLAS •

19

Pois isso é de suma importância:

• Utilizar responsavelmente todos os arquivos e recursos da Companhia do Grupo Rotoplas como se fossem seus próprios bens.

• Compreender a obrigação que temos de proteger os ativos da companhia do Grupo Rotoplas, para assegurar seu uso eficiente de modo que esses sejam utilizados para os fins legítimos da empresa correspondente.

• Gastar somente o que for necessário, em todas ações do nosso trabalho, sem sacrificar a qualidade e dar maior rentabilidade possível.

• Utilizar os sistemas de informação de forma eficiente e unicamente para assuntos relacionados do negócio.

Os bens da empresa do Grupo Rotoplas: móveis e imóveis, equipamentos, ferramentas, veículos, etc., não deverão ser usados para benefício pessoal ou com propósitos não autorizados. A venda, aluguel, doação ou disposição desses bens poderão ser realizados somente por pessoas autorizadas, e de acordo com os procedimentos estabelecidos.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

20

・ Conflito de Interesse ・ Relacionamentos Familiares ou Íntimos ・・ Contribuições e Atividades Políticas ・ Leis de Controle das Exportações e Importações ・

・ Informação Privilegiada ・ Não Discriminação e Assédio ・ ・ Uso de Meios Digitais Internos ・ Não Violência ・ Pagamentos Injustos e Suborno ・

・ Fraudes ・ Trabalho e Vida Balanceada ・

21

Conflito de InteresseUm conflito de interesse ocorre quando o interesse pessoal de um colaborador, de sua família ou de terceiros relacionados, interfere de algum modo nos interesses do Grupo Rotoplas.

É esperado de todos, dedicação de nosso talento e melhor esforço para a empresa e guardar para ela um sentimento de lealdade. Isso significa que não devemos:

• Participar de qualquer negócio ou atividade, que de maneira direta ou indireta esteja competindo ou interferindo no Grupo Rotoplas.

• Tomar proveito de nosso posto ou posição da companhia para obter benefícios pessoais, incluindo a membros de nossa família, ou terceiros.

• Receber benefícios de fornecedores, concorrentes ou clientes. Exceto para os casos de pessoas que desempenham um cargo no conselho de administração de alguma empresa, e foi autorizada pelo diretor da área ou unidade do negócio do Grupo Rotoplas a receber tal benefício. Também é considerado exceção os casos de pessoas que possuem cargo em associações civis sem fins lucrativos, tais como instituições educativas.

Todos os colaboradores de qualquer uma das empresas do Grupo Rotoplas evitarão toda atividade, interesse ou relação com empresas ou pessoas que possam criar conflito de interesse, embora desempenham seu trabalho. Os seguintes casos são exemplos de situações que devem ser evitadas:

• Um colaborador não pode aceitar diretamente ou indiretamente presentes, dinheiro ou qualquer coisa de valor de qualquer pessoa ou empresa que possui ou buscar fazer negócios com o Grupo Rotoplas, com exceção dos presentes não monetários usados geralmente com finalidade de promoção / marketing pelo doador.

• Nenhum colaborador buscará ou aceitará um empréstimo de qualquer pessoa ou entidade que possui ou buscar possuir negócios com o Grupo Rotoplas, com exceção para as instituições financeiras reconhecidas, com as condições em taxas de juros normais para pessoas físicas que prevalecem na hora de solicitar um empréstimo.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Normas Gerais de Conduta

22

• Todo colaborador evitará a implicação financeira ou outra implicação com qualquer fornecedor, caso essa tal ação possa influenciar ao colaborador em questão, no desempenho de seus deveres com o Grupo Rotoplas.

• Os colaboradores da empresa podem adquirir nossos produtos para consumo próprio, sempre que seja de acordo com a política estabelecida para isso. O Grupo Rotoplas se reserva ao direito de verificar o destino final do produto adquirido. De nenhuma maneira qualquer colaborador pode ter negócios dedicados na comercialização, distribuição, transportes ou transformação de nossos produtos ou serviços.

• Nenhum familiar direto ou parente político de um colaborador poderá ser fornecedor de mercadoria no Grupo Rotoplas. Se assim for o caso, para vender o produto, deverá ser aprovado pelo Comitê de Ética e / ou Conselho de Administração.

• O Grupo Rotoplas busca manter suas operações livres de conflitos provenientes de práticas desleais do seu pessoal. Os colaboradores do Grupo Rotoplas devem evitar situações que gerem conflitos de interesses entre os interesses pessoais e interesses do Grupo Rotoplas ou de suas empresas. Essas situações devem ser notificadas diretamente ao Comitê de Ética.

• É obrigação de toda pessoa que trabalha no Grupo Rotoplas notificar a seu chefe imediato se possui familiares ou proprietários de negócios que sejam ou pretendam ser fornecedores ou clientes de nossa empresa. O chefe imediato deverá notificar a área legal.

• As situações que envolvem um conflito de interesse não sempre são óbvias ou fáceis de serem resolvidos. Se espera que os colaboradores do Grupo Rotoplas, informem os conflitos de interesses reais e potenciais ao Comitê de Ética. Em circunstâncias similares, os vice-presidentes e os diretores do Grupo Rotoplas devem informar ao Comitê de Ética aquelas transações ou relações que possam propiciar essa classe de conflitos, e o Comitê de Ética informará por sua vez os feitos ao Comitê de Auditoria e / ou Conselho de Administração.

• Em caso de enfrentarmos um conflito de interesse real ou potencial, em nossas relações pessoais, profissionais ou atividades que desempenhamos na companhia, se espera que seja enfrentada a situação de maneira ética e de acordo com as previsões do presente Código.

• Qualquer conflito de interesse pré-existente, deve ser reportado ao Comitê de Ética que determinará os impactos e formalizará o tratamento do mesmo para minimizar e/ou anular os riscos.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

23

Relacionamentos Familiares ou Íntimos Como membros de uma família, se inclui esposos / esposas, pais, tios, filhos, sobrinhos, irmãos, primos entre outros. Se antecipa em que em uma organização tão grande como Grupo Rotoplas, os membros de família podem ser colaboradores pelas organizações concorrentes ou fornecedores, antes de que o Grupo Rotoplas contrate o familiar. Revisado essas circunstâncias será avaliado pelo Capital Humano os conflitos de interesses inerentes. Portanto, tais colaboradores devem ter especial cuidado em todas as decisões que tomam para melhorar os interesses do Grupo Rotoplas e não para seus próprios interesses ou de seus familiares.

Quando um colaborador tiver que realizar um trabalho de vigilância, supervisor, auditoria ou controle sobre uma área a cargo de uma família, esse deve informar a seu superior de tal situação, para ser substituído da responsabilidade.

Os colaboradores podem solicitar ou aceitar empréstimos ou garantias para pagamento de suas obrigações por parte do Grupo da Rotoplas. Porém, não podem solicitar ou aceitar empréstimos ou garantias de empresas fornecedores ou empresas do ramo para si mesmo ou para membros de sua família (exceto de bancos). Em todos os casos devem comunicar ao seu supervisor pontualmente todos os tipos de ofertas dessa natureza provenientes de concorrência e fornecedores incluindo quando esses sejam rejeitados.

As relações sanguíneas ou indiretas podem ocorrer na empresa, sempre e quando forem respeitadas as seguintes regras:

• Aqueles que sejam parentes diretos ou indiretos, terão que trabalhar em diferentes setores e plantas distintas, sem que exista dependência hierárquica direta, prévia autorização do Diretor da área correspondente e Diretor do Capital Humano.

• Para aqueles que decidirem levar uma relação sentimental formal, deverão fazer do conhecimento do superior imediato e assim sucessivamente, até chegar ao Diretor da área e ao Diretor de Capital Humano, com a finalidade de tomar decisões que não afetem ao ambiente de trabalho.

• Se a relação evoluir para um matrimônio ou união estável, os envolvidos procurarão o seu supervisor imediato e esse falará com o Diretor da área, para que em conjunto com o Diretor do Capital Humano tomem a decisão de transferir um deles para outra planta (se assim for possível), ou que o casal decida qual continua trabalhando na empresa.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

24

Contribuições e Atividades PolíticasO Grupo Rotoplas reconhece e respeita o direito de todos em participar de atividades externas à empresa, como por exemplo, atividades de caráter político. Nestes casos, se espera que tais atividades sejam legais e não interfiram com os deveres e responsabilidades com a empresa, bem como não a comprometam; nestes casos devem realizar qualquer destas atividades apenas de maneira pessoal. Durante o exercício de alguma atividade política, não deve envolver o Grupo Rotoplas, bem como não será permitido utilizar nomes, símbolos, logotipos ou qualquer imagem ou objeto que possa associar com a empresa.

Entende-se por contribuição política a entrega de dinheiro, bens, serviços, deveres ou qualquer recurso a partidos políticos, associações ou organizações de caráter político, assim como a candidatos a ocupar algum posto de eleição popular.

Assim, se entende por atividade política o exercício ou desenvolvimento de qualquer aticidade pessoal de caráter político. Da mesma forma, entende-se por exercício de desenvolvimento de política, o exercício de qualquer actividade política pessoal. Pode incluir não só a filiação ou a posição em umpartido, organização ou associação política, mas também a nomeação como candidato, a intervenção em uma campanha eleitoral, ou o desempenho de cargo público. Não é permitido que os colaboradores realizem atividades políticas nas instalações da empresa ou utilize recursos da mesma com esta finalidade.

A companhia não se responsabiliza com a atuação de seu pessoal no desempenho de atividades políticas. A eventual intervenção de nossos colaboradores com estas atividades, não implica, em hipótese alguma, uma tendência política do Grupo Rotoplas.

As pessoas das empresas do Grupo Rotoplas têm liberdade para realizar contribuições políticas de maneira direta, ou através de comitês ou outra entidade em que o Grupo Rotoplas participe, sempre e quandopuder fazê-las.

Leis de Controle das Exportações e ImportaçõesO Grupo Rotoplas deve cumprir com todas as leis nacionais e internacionais, tanto federais como estatais pertencentes a exportação. Deverá cumprir a lei do Comércio Exterior, a qual regulamenta e promove o comércio internacional, incrementa a competividade da economia nacional e propicia o uso eficiente dos recursos produtivos do país. Através do cumprimento dessas leis, o Grupo Rotoplas se integra adequadamente a economia mexicana e internacional para contribuir com a melhoria e o bem-estar da população.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

25

26

De igual forma, o Grupo Rotoplas deverá levar em conta as Normas Oficiais Mexicanas em matéria de comércio exterior ou em sua omissão das que são aplicadas localmente, já que necessita especificar as características e propriedades dos produtos que se vão exportar ou importar e que estão regidos pela Secretaria correspondente.

Informação PrivilegiadaO conhecimento de eventos relevantes que não foram revelados ao público por parte do Grupo Rotoplas através da Bolsa Mexicana de Valores, constituem em informações privilegiadas para efeitos da Lei de Mercado de Valores. Não é necessário que a pessoa conheça todas as características do evento relevante para que conte com informações privilegiadas, sempre que a parte tenha acesso e possa influenciar na cotação ou preços das ações do Grupo Rotoplas.

Se entende por evento relevante os atos, feitos ou acontecimentos de qualquer natureza que influenciam ou possam influenciar nos preços das ações, através das disposições gerais emitida pela Comissão Nacional Bancária e de Valores ou da autoridade regulamentadora correspondente.

Os colaboradores entendem que as informações geradas e coletadas em nossas empresas são valiosas.

Se um colaborador considera o acesso à informação confidencial por um terceiro, necessita de requerimento ou convênio legal, sob consulta do departamento jurídico ou da área Administrativa e Finanças para a determinação do acesso. A informação confidencial inclui entre outras coisas qualquer informação que não seja pública referente ao Grupo Rotoplas , como seus procedimentos de produção produtos, desenho, comercialização, distribuição e exportação, funcionamento financeiro, planos estratégicos, projetos, resultados ou perspectivas, e qualquer informação que não seja pública proporcionada por terceiros, com a expectativa de que as informações serão mantidas em sigilo e usadas exclusivamente para o propósito do negócio para o qual foi fornecida e que seja equivalente ao Grupo Rotoplas e para as suas empresas filiais, tanto no México como nas áreas internacionais, uma janela competitiva ou econômica frente a terceiros, na realização de atividades econômicas e que seja considerada pela Lei da Propriedade Industrial, como “secreto industrial”.

A obrigação de proteger a informação confidencial continua depois que o colaborador saia da empresa até por uma duração mínima de dois anos posteriores a data de saída.

Está proibido utilizar informações privilegiadas de qualquer uma das unidades do Grupo Rotoplas para benefício pessoal ou de terceiros, enquanto não é conhecido pelo público em geral.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

27

Fica proibido distorcer os registros e / ou a informação contábeis, ou bem falsificar as operações, seja para estipular o cumprimento de metas ou objetivos como também para obter algum benefício pessoal.

Toda a informação geral nos registros financeiros é confidencial e somente pode entregar aos usuários quando devidamente autorizados.

As pessoas que tenham acesso às informações privilegiadas conforme sinalizado na Lei de Mercado de Valores e disposições relativas ou as que sejam aplicadas localmente, devem tomar as medidas necessárias que evitem a divulgação ou filtração de tal informação para as pessoas autorizadas.

Qualquer pessoa que possuir informação privilegiada sobre qualquer tema, ou de compra e venda de ações e outros valores, deverá cumprir com requisitos e obrigações descritos nas políticas e alinhamentos do Grupo Rotoplas.

Os colaboradores deverão se abster de realizar ações que possam influenciar, coagir, manipular ou enganar a qualquer auditor interno ou externo, ou funcionário que se encontre em desempenho de suas responsabilidades.

Quando um colaborador não sente ter a capacidade de cumprir com as suas responsabilidades com objetividade, por receber pressão por parte de terceiros que estejam utilizando sua posição, autoridade ou influência na organização, deve informá-lo de imediato.

Os colaboradores devem se abster em satisfazer os requerimentos de superiores, subalternos, companheiros de trabalho, familiares ou amigos, se isso for prejudicar o Grupo Rotoplas.

Os colaboradores que realizam atividades como professores, expositores, ou alunos, deverão se abster de utilizar informações confidenciais do Grupo Rotoplas, permitindo somente o uso de informações públicas.

Não Discriminação e AssédioEstamos comprometidos a dar oportunidades iguais de emprego e a tratar sem preconceitos a todas as pessoas, nos baseando em suas evoluções corporativas e sem tomar em conta sua raça, cor, sexo, idade, nacionalidade, religião, crença, orientação sexual, estado civil ou incapacidade física.

Todo tratamento discriminatório aos colaboradores, fornecedores ou clientes que violem os valores éticos, será tratado com as medidas disciplinadoras apropriadas, incluindo a demissão.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

28

Uma das condutas nocivas que vão contra aos valores do Grupo Rotoplas é o caso do assédio sexual. Pretende-se eliminar essa conduta com medidas preventivas apropriadas e os meios de detenção para que não existam tais comportamentos.

O assédio ou perseguição sexual da conduta de uma pessoa investida de autoridade, que solicita favores do tipo sexual a outra pessoa em troca de algo, ou seja, é uma forma de discriminação. Envolve propostas sexuais ou outras condutas verbais ou físicas de natureza sexual, tais como:

• Quando se condiciona ao emprego.

• Quando a ação ou a rejeição dessa conduta é usada como base para as decisões de trabalho e afetam a pessoa, estando ou não por meio de uma relação de autoridade respeito a pessoa assediada.

• Quando tal conduta possui um propósito ou efeito de interferir, beneficiando ou prejudicando a condição corporativa do indivíduo, ou criar um ambiente de trabalho hostil, ofensivo ou intimidante.

• Nas situações onde há insinuações ou comportamentos sutis que incomodam as pessoas, como brincadeiras de tipo sexual e palavras com duplo sentido, abuso verbal de natureza sexual, comentários ou gestos obscenos, assim como mostrar no lugar de trabalho fotos ou objetos de conteúdo sexual e outras condutas físicas, verbais ou visuais.

Dependendo das circunstâncias, os comportamentos de assédio podem incluir de maneira expositiva, mas não limitada, o caso descrito anteriormente.

Assim mesmo, o assédio sexual pode ocorrer entre pessoas de distinto sexo, ou bem entre pessoas do mesmo sexo.

Esses atos violam a justiça com a vítima de assédio, afeta os interesses da empresa e de outros colaboradores que ficam privados de quererem as posições que teriam direito em caso da não preferência ao assediado.

Os colaboradores que suspeitem ou percebam qualquer atividade que pareça discriminação, assédio ou se interpretarem como perseguição, devem denunciar imediatamente através do meio de comunicação institucional Confia Rotoplas. Essa denúncia deve ser realizada antes que seja tomada qualquer ação com respeito ao indivíduo assediador. Tais sinalizações, efetivas, conduzirão a uma ação conforme a lei, ao Regulamento de Trabalho e / ou ao presente Código de Ética, segundo a gravidade do ocorrido.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

29

30

Uso de Meios Digitais Internos O correio eletrônico é uma ferramenta utilizada para agilizar a comunicação e facilitar a transferência de informações entre colaboradores e/ou fornecedores, colaboradores e/ou clientes do Grupo Rotoplas.

Devem ser levados em conta os seguintes critérios na hora de utilizar a comunicação interna:

• As contas, usuários e senhas de acesso designadas pela empresa para o uso do e-mail e software, são de uso pessoal e exclusivo. Não devem compartilhar, nem ser utilizado por pessoas diferentes.

• Não enviar, encaminhar, responder e distribuir informações difamatórias, obscenas, ofensivas, intimidantes ou que busquem discriminar ou caluniar outra pessoa ou grupo.

• Não interferir com a operação dos recursos de tecnologia da informação.

• Não enviar cartas, correntes, vírus ou outro software que não seja autorizado.

• Não acessar ou guardar / salvar algum tipo de material pornográfico ou ofensivo.

• Não guardar /salvar músicas na rede.

O fato de enviar esses tipos de mensagens é considerado uma violação ao Código, o que fará com que o Grupo Rotoplas tome uma medida disciplinar. Não ViolênciaJustiça, Respeito e Trabalho em equipe são alguns dos valores primordiais do Grupo Rotoplas, que nos ajudarão a trabalhar em harmonia e formar um ambiente agradável de trabalho.

A violência é um ato fora da natureza humana, a qual utiliza a força ou intensidade para intimidar a outras pessoas, por isso é um ato considerado que vai contra ao Código.

A violência no trabalho não é somente algo perigoso para o trabalhador afetado; há também consequências sobre a dignidade e a qualidade de vida das pessoas expostas a esse risco. Afeta a produtividade pelos seus efeitos negativos e de distração sobre o ambiente de trabalho. Em poucas palavras, a violência no trabalho é um fardo oneroso para o colaborador, a empresa e a comunidade.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

31

Se considera como violência, toda ação, incidente ou comportamento que afasta as pessoas, mediante o fato pelo qual a pessoa é agredida, ameaçada, humilhada ou lesionada por outra em exercício de sua atividade profissional ou como consequência direta da mesma dentro de um prazo de tempo razoável.

Os seguintes itens são possíveis indícios de tensão que possa desenvolver para uma violência no local de trabalho:

• O abuso

• A linguagem corporal

• O assédio

• A expressão com uma intenção de causar algum tipo de dano

• Qualquer agressão física, verbal e / ou escrita

Esses indícios vão normalmente acompanhados de ameaças, abusos verbais, escritos ou outros tipos de assédio, todo trabalhador objeto de violência no lugar de trabalho deve informá-lo de maneira imediata ao seu líder ou ao responsável da área de Capital Humano de sua localidade, ou utilizar também o Confía Rotoplas.

Pagamentos Injustos e Suborno De acordo com as leis internacionais de anticorrupção, não devemos prometer, oferecer, comprometer, pagar, emprestar, dar ou de alguma maneira transferir coisas de valor a um agente ou funcionário do governo, nos casos em que esta contribuição for ilegal. Isto inclui desde contribuições em dinheiro físico, até contribuições indiretas, como pode ser o caso de autorizar um funcionário a usar os recursos ou instalações da empresa. Contribuições legais necessitam a devida autorização do Comitê de Ética e deverão ser registradas contabilmente.

Não podemos fazer de maneira indireta o que estamos autorizados a fazer de maneira direta. Portanto, não devemos usar intermediários ou terceiros para que realizem pagamentos inapropriados. A falta de conhecimento não é desculpa suficiente para violar as leis anticorrupção. Antes de tratar com terceiros ou intermediários, é necessário assegurar a sua boa reputação e cumprir com as disposições de nosso código.

Em nenhuma circunstância é permitido suborno e/ou extorsão. Se uma pessoa que trabalha apara uma das empresas do Grupo Rotoplas, é objeto de qualquer tipo de pressão ilegal ou proposta indevida em suas relações de trabalho ou fora da organização, deverá informar imediatamente o Diretor de Capital Humano e/ou Comitê de Ética.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

32

Existe também a responsabilidade de informar tais situações quando conhece o caso de uma terceira pessoa da empresa que esteja sendo objeto de alguma classe de extorsão e / ou suborno.

Para isso devemos:

• Trabalhar contra todas as classes de corrupção, incluindo a extorsão e o suborno.

• Não buscar obter uma vantagem mediante o uso de um método indevido.

• Comportar nas plantas de outros países, conforme o comportamento estipulado em seu próprio país, assim como cumprir as normas de conduta do Grupo Rotoplas ao nível internacional.

• Assegurar que qualquer pagamento ou reembolso seja realizado em nome do Grupo Rotoplas.

FraudesÉ definido como fraude, os atos de alguém que aproveita de um erro de uma outra pessoa e subtrai ilicitamente algum bem ou adquire para si ou para terceiros um lucro indevido.

Os colaboradores que suspeitam ou percebem qualquer atividade fraudulenta ocorrida ou que possa ocorrer, devem comunicar imediatamente o seu supervisor ou ao Comitê de Ética.

Essa comunicação deve ser feita antes de que seja tomada qualquer ação ou atitude em relação aos indivíduos envolvidos.

Trabalho e Vida BalanceadaSe espera um comportamento ético baseado no respeito aos horários, aos períodos de férias, o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal de cada indivíduo.

Isso trará como consequência uma vida estável e balanceada aos colaboradores, a qual será refletida com um melhor aproveitamento dos recursos, uma alta produtividade e um melhor ambiente de trabalho com melhores resultados.

Se o Grupo Rotoplas alcança o objetivo de termos o balanço entre a vida pessoal e profissional de seus colaboradores, fará com que tenha mais harmonia no ambiente de trabalho; as pessoas cooperarão e trabalharão juntas com alegria para alcançar o sucesso individual e coletivo.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

33

34

35

São compromissos da Rotoplas proporcionar oportunidades de entretenimento e desenvolvimento profissional, conceder reconhecimento, proporcionar a comunicação aberta e os canais adequados para a retroalimentação efetiva, e basear as promoções nos méritos. Além disso, estamos em conformidade com as leis aplicáveis, incluindo o pagamento adequado de salários e honorários, e evitando a todo momento o trabalho forçado ou realizado por menores de idade.

Na Rotoplas acreditamos no poder de atuar com integridade, e é por isso que damos especial atenção ao respeito dos direitos humanos.

É assim que nossa companhia proporciona um exemplo global ao:

• Enfatizar o cumprimento dos direitos fundamentais e cumprir a todo momento com as proibições legais relativas a escravidão e trabalho infantil, assim como evitar qualquer tipo de ato de discriminação.

• Tomar decisões trabalhistas considerando somente o mérito individual e evitar discriminar alguém em decorrência de qualquer característica, fator, tais como a idade, raça, etinicidade, religião, deficiência física, estado civil ou orientação sexual, entre outros.

• Reconhecer o direito à liberdade de Associação.

• Dar prioridade em promover um ambiente de trabalho seguro, saudável, produtivo e digno.

• Melhorar nossos processos e procedimentos para minimizar o impacto ao meio ambiente e as comunidades em que operamos.

É fundamental para alcançar os objetivos e executar nossas operações, que todos os colaboradores da Rotoplas cumpram com os princípios dos direitos humanos fundamentais. Além disso, é nossa responsabilidade informar qualquer possível violação aos direitos, sobre isso, inclui qualquer ato de retaliação que alguém possa ter sofrido por defender seus direitos humanos ou os direitos de outra pessoa. Não deixe de contatar seu líder ou o responsável pelo Capital Humano de sua localidade, ou em outros casos, utilizar o Confia Rotoplas.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Compromisso da Rotoplas com os Direitos Humanos

36

37• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Com o propósito de exemplificar o que consideramos violações ao Código, destacam-se alguns casos:

• Não cumprir com as leis que geram sanções por parte das autoridades, dano patrimonial ou contingências futuras para a empresa.

• Não atender de forma negligente as políticas, normas e práticas para a boa administração das empresas, com sério prejuízo das mesmas.

• Cometer assédio sexual ou perseguição entre os colaboradores.

• Evidenciar intoxicação por droga ou álcool e / ou ter condutas imorais nas instalações da empresa.

• Discriminar, intimidar ou perseguir outra pessoa por causa da raça, cor, sexo, idade, origem, crenças, orientação sexual ou incapacidade física.

• Não cumprir com as normas de segurança que ponham em risco a própria vida, ou a vida das pessoas, ou os bens da empresa.

• Denunciar de forma infundada e de má fé a uma pessoa inocente.

• Consumir, distribuir, transportar, vender e ter em posse qualquer tipo de droga proibida.

• Comprometer legalmente a empresa sem ter autorização ou provas para tais fins.

• Omitir ou não informar com oportunidade, sobre a violação ao Código.

• Realizar operações em benefício pessoal, familiar, ou de terceiros em prejuízo da empresa.

• Realizar qualquer tipo de venda, coleta, rifa, etc., entre os colaboradores e dentro das instalações da companhia.

Exemplos de Violações ao Código de Ética e Conduta

38

• Influenciar, coagir, manipular ou enganar a qualquer auditor que realize investigações ou revisão dentro da empresa.

• Distorção de registros contábeis.

• Informar operações falsas, entre outras, sobre venda, compra, empréstimo, créditos e gastos.

• Emitir cheques falsificados.

• Falsificar ou alterar comprovantes.

• Fazer compras desnecessárias de bens ou serviços em prejuízo da companhia.

• Efetuar intencionalmente um registro contábil com erros (por exemplo: custo X capital) ou o fato de acelerar ou diferenciar indevidamente algum tipo de gasto, são exemplos de práticas totalmente inaceitáveis.

• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

As violações ao Código de Ética serão objetos de sanções e serão aplicadas a toda pessoa que autorize, dirija, aprove ou participe em inflações ao Código, ou aquele colaborador que intencionalmente não denunciou tais infrações.

A severidade das referidas sanções estará em função da gravidade das faltas cometidas.

Em caso de faltas ou delitos graves, as sanções poderão ir desde a chamada de atenção, ao término do contrato de trabalho, e inclusive a denúncia penal e civil perante as autoridades competentes.

Quando existir dúvidas sobre uma violação ao presente Código, ou uma possível violação ao realizar determinada atividade, o Comitê de Ética será o responsável por avaliar e determinar se existe uma infração, e em seu caso, dar a imposição da sanção correspondente ao possível infrator.

As sanções deverão ser impostas pelo nível superior de quem cometeu a falta.

Sanções

39• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Se tomarão medidas disciplinares contra:

• Todo colaborador que autorize, dirija, aprove ou participe em infrações ao Código.

• Todo colaborador que intencionalmente não denunciou as infrações ao Código, que ocultou tais infrações ou escondeu intencionalmente informações pertinentes sobre tais violações.

• Todo colaborador que faça represálias direta ou indiretamente, ou que tenha intenções de encorajar outras pessoas a fazer tais atos conta qualquer outro colaborador que deu aviso de uma possível infração ao Código.

• Todo diretor, gerente ou líder que em vista das circunstâncias, deveria dar conta de uma infração cometida por alguém de sua equipe e não tomou as medidas oportunas para denunciá-las e corrigi-las.

40

41• CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA • CONFÍA ROTOPLAS •

Meios de DenúnciaConfía Rotoplas

São os meios de comunicação através dos quais se reporta a Comissão de Ética e de Conuta, de maneira anônima, qualquer descumprimento das normas estabelecidas neste documento.

Vive nossos valores e nos ajuda a conservá-los. Denuncia qualquer ato de não cumprir com as normas de ética e de conduta através dos meios de denúncia institucionais.

Antes de fazer qualquer tipo de denúncia relativa ao Código, tome em conta as seguintes considerações.

1 . Pense muito bem antes de fazer:• Avalie as opções e consequências. • Analise as pessoas que possivelmente possam ser afetadas com a sua

decisão e de que sua percepção esteja correta.

2 . Consulte seu Código de Ética e de Conduta:• Identifique qual o fundamento, valor e / ou norma de conduta você

estará violando.

3 . Prossiga com Confiança:• Comunique suas decisões através dos meios de comunicação

institucionais Confia Rotoplas.• Forneça elementos de tempo, modo e lugar, assim como provas e

detalhes.

Lembre-se que sua denúncia / informação deve ser objetiva, fundamentada, fornecendo para isso os elementos suficientes para provar o caso apontado. Seja consciente de que ao envolver um conselheiro ou colaborador inocente, ou não informar com oportunidade algum tipo de violação ao Código, te faz também um responsável.

O Grupo Rotoplas coloca a sua disposição uma linha telêfonica e um site de um serviço chamado Confia Rotoplas para que possa denúnciar / informar qualquer assunto relacionado com o desvio de algum processo, falta ao Código de Ética e de Conduta Interna, assim como aos valores do Grupo, por exemplo: conflitos de interesse, discriminação ou assédio, falsificação de documentos, ocultamento e / ou alteração de informações dano patrimonial e / ou sabotagem, condições e / ou atos inseguros de trabalho, roubo, violências ou ameaças, condutas opostas aos valores da companhia.

42

43

www.rotoplas.comAQCUALIMP é o nome comercial sob a qual ROTOPLAS opera no Brasil.