independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

8
Independência das Colónias Portuguesas em África

Upload: daniel-quintas

Post on 30-Jun-2015

2.858 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A independência das colónias

TRANSCRIPT

Page 1: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

Independência das Colónias Portuguesas em África

Page 2: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

O processo de independência na região central do continente africano iniciado em finais dos anos 50 do século XX parou com a capitulação do Biafra (1967-70), tendo o processo de descolonização no Sul da África também ficado atrasado. Moçambique e Angola, duas colónias portuguesas, situadas respectivamente no Oceano Índico e no Oceano Atlântico, depois de um período de lutas de guerrilha tornaram-se independentes de Portugal (1975-1976).

Page 3: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

O processo de independência destas ex-colónias ocorreu numa altura em que Portugal vivia na "ressaca" política de um golpe de Estado, que depôs o regime ditatorial e o substituiu por uma nova República, inicialmente de tipo socialista.

A Revolução do 25 de Abril possibilitou a descolonização, que se fazia com grande atraso relativamente a outras ex-colónias europeias. Este atraso devia-se às dificuldades e entraves do Estado Novo e do processo de democratização do país antes de 1974.

Page 4: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

Neste processo foram libertadas todas as ex-colónias portuguesas, excepto Timor, e voltaram para Portugal, em circunstâncias dramáticas, cerca de um milhão de portugueses que se tinham fixado no ultramar.

Page 5: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

Angola conseguiu a independência em 1975, antes de Moçambique (1976), e logo de seguida estes dois países instauraram um regime político pró-soviético, enquanto que em Portugal, o modelo socialista pós-revolução era progressivamente abandonado, dando lugar a um regime democrático.

Page 6: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

O processo de independência em Angola rebentou, logo após uma guerra civil entre as diversas facções independentistas. De um lado estava o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), o partido no poder, pró-soviético, e do outro a UPA (União dos Povos de Angola) e a UNITA (Movimento Nacional para a Independência Total de Angola), para além da FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), estes três últimos mais próximos do Ocidente.

Page 7: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

Apesar do esforços de paz internacionais, a guerra ainda se mantém nos nossos dias em moçambicano.

Logo após a independência os grupos armados que haviam lutado contra os portugueses, a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e a RENAMO (Resistência Nacional Moçambique), entretanto transformados em partidos políticos, envolveram-se em confrontos que geraram uma guerra civil. Moçambique, também detentor de boas potencialidades, tornou-se mesmo no país mais pobre do Mundo.

Nos últimos anos, contudo, as negociações entre os partidos rivais levaram ao fim da guerra e à consciencialização da necessidade de um trabalho conjunto que retire a nação da delicada situação em que ainda hoje se encontra.

Apesar das dificuldades e dos insucessos, a descolonização abriu caminho a uma cooperação com os novos países de expressão portuguesa.

Page 8: Independência das colónias portuguesas em áfrica ricardo

O antigo império Português

Ricardo Mesquita Almiro Morais