inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

14
A sustentabilidade ambiental faz bem para o planeta e para a alma! Sugestão de pauta/Educação Alunos de inclusão da Escola Nane desenvolvem projeto de sustentabilidade 20/5/2014

Upload: cgc2014

Post on 08-Jul-2015

64 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

A Escola NANE, em SP, desenvolve projeto ecológico e sustentável junto aos alunos de inclusão. Matemática, artes, LP e desenvolvimento das habilidade sócio/cognitivas.

TRANSCRIPT

Page 1: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

A sustentabilidade ambiental faz bem para o planeta e para a alma!

Sugestão de pauta/Educação Alunos de inclusão da Escola Nane desenvolvem projeto de sustentabilidade

20/5/2014

Page 2: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

umaA preocupação com o meio ambiente permeia o cotidiano de todos os cidadãos preocupados com o futuro do planeta terra. Palavras de ordem como reaproveitar e reciclar são comuns e diárias em salas de aula de inúmeras disciplinas. Matemática, português e artes são apenas algumas.

A Escola Novo ângulo Novo Esquema (NANE) em São Paulo, que atende alunos de inclusão, desenvolve projetos ambientais junto aos alunos com vários objetivos propostos. Além de contribuir para a formação acadêmica e cidadã do aluno, os projetos sustentáveis trabalham aspectos cognitivos e psico/social.

Na última semana a Escola ganhou uma bela fonte em seu jardim, construída com materiais reaproveitados e reciclados. “Estamos trabalhando conceitos de ecologia com os alunos de fundamental I. E demos início ao trabalho questionando e refletindo sobre o lixo. O que fazer com o lixo? Para onde vai? Começamos um processo de pesquisa, que foi tomando corpo e culminou na ideia da construção da fonte”, conta a professora polivalente Ana Maria Pereira.

Depois de encontrarem na internet a receita para a construção de uma fonte sustentável, os alunos e professores envolvidos partiram para a coleta de materiais. Pneu velho, pedras de granito e pedrinhas foram encontradas em caçambas na rua. Garrafas Pet foram juntadas pelos alunos.

“Depois, com todo material em mãos, foram desenvolvidos vários conceitos matemáticos para a construção da fonte, sua medição e em qual espaço seria alocada”, conta a professora.

O projeto envolveu os alunos do ciclo básico e a turma de Módulo de Desenvolvimento, que é composta por jovens com comprometimento neurológico maior. “A construção foi feita no coletivo. Todos os alunos ajudaram e puseram de alguma forma, a mão na massa. A ideia foi valorizar as habilidades de cada um...então perguntávamos. Quem já plantou alguma vez? Quem tem a habilidade com a enxada? Os alunos do ensino fundamental foram os responsáveis pelas pesquisas na internet e desenvolvimento acadêmico do projeto”, conta Ana Maria. Os alunos mais comprometidos usaram suas habilidades manuais, artísticas e de interação com o grupo, explica.Segundo a professora Lane Procópio, a construção da fonte contribuiu bastante com o desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Eles se sentiram parte do processo e com a autoestima bem trabalhada”, conta. Para as professoras, o barulho da água que circula na fonte provoca nos alunos a sensação de calma, bem estar e dever cumprido.

Page 3: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Quebrei as pedrinhas...

Page 4: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Também quero quebrar pedrinhas.

Posso??

Claro que sim. Ainda tem muita pedra para

quebrar. Você é a próxima!

Page 5: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Olha! uma minhoca! Vamos

colocá-la no canteiro do replantio?

Page 6: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Isso mesmo! Vamos remover

mais terra para a fonte ficar bem

calçada.

Page 7: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Nós vamos aproveitar esta terra?

Sim, vamos replantar as

mudas retiradas. Você consegue

fazer isso?

Page 8: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

O que vocês acham? Aqui está um bom lugar para a

fonte?

Page 9: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Muito bem!!! Você está separando a terra

direitinho.

Page 10: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Vou levar esta terra com minhocas para o novo canteiro, ok?

Sim

Page 11: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Ufa!! agora sim o buraco ficou do tamanho certo!

Page 12: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca

Uau!!! Tá ficando pronta!!

Page 13: Inclusão e sustentabilidade em projeto de troca