inave - relatório benchmarking ao ecossistema empreendedor de barcelona

18
Relatório da viagem de Benchmarking ao Ecossistema Empreendedor de Barcelona 21 a 24 de Julho de 2014

Upload: alexandre-mendes

Post on 27-Nov-2014

106 views

Category:

Presentations & Public Speaking


4 download

DESCRIPTION

INAVE - Relatório benchmarking ao ecossistema empreendedor de Barcelona

TRANSCRIPT

Relatório da viagem de Benchmarking ao Ecossistema Empreendedor de Barcelona

21 a 24 de Julho de 2014

O presente relatório surge no âmbito da organização da viagem de benchmarking ao ecossistema empreendedor de Barcelona no âmbito da execução dos “Serviços de consultoria para o Desafio Empreendedor”, desenvolvidos no âmbito da Rede de Empreendedorismo do Ave, enquadrado na Operação NORTE-07-0927-FEDER-000-198 “CapacitAVE”. !A subsequente proposta apresentada pelo Factory Business Center & Cowork para a viagem foi desenhada de forma semi-estruturada de maneira a responder aos requisitos do pretendido pela CIM do Ave deixando também espaço à gestão espontânea da agenda mediante o contributo dos participantes na viagem. O roteiro organizou-se de forma a dar a oportunidade aos estudantes de experienciar e conhecer em primeira mão o contributo de alguns dos principais players do ecossistema empreendedor catalão e, em simultâneo, desfrutar da oportunidade de vivenciar uma nova cultura e do cosmopolitismo e oferta cultural e turística de uma cidade como Barcelona.

2

Conceptualmente, o roteiro tinha como principais objectivos expor os estudantes a conceitos centrais do paradigma dos novos ecossistemas empreendedores do mundo. Dentre estes destacamos a importância: !- da noção de ecossistema; - do impacto de comunidades ancoradas em espaços de coworking, incubadoras ou em interesses comuns; - do impacto da inovação social como diferenciador de alguns negócios (nomeadamente, para o PIJUNTEX); - do contributo que uma incubadora pode dar ao arranque de um projecto; - do impacto de iniciativas públicas e privadas no desenvolvimento e apoio a empreendedores; - da necessidade de desenvolver as competências relacionadas com o networking (internacional) para estender a rede de

contactos em prol do desenvolvimento profissional; - do espírito de colaboração, abertura e partilha comum a muitos destes novos empreendedores; - das dores e lições que se podem retirar de quem está a arrancar com um projecto em Barcelona; - do novo paradigma económico no qual estes ecossistemas empreenderes assentam; e, implicitamente, a partilha do que se faz em Portugal e, em particular, apresentando o INAve, o programa Escolas Empreendedoras e os planos da PIJUNTEX.

3

4

Coworking

ComunidadeColaboração

CriatividadeInovação

EMPREENDEDORISMO

Cosmopolitismo

IniciativaNetworking

Economia

Inovação Social

TecnologiaIncubadora Pitch

Investimento

StartupsAceleradoras

Do ponto de vista técnico, organizamos um roteiro de forma a desenhar uma experiência transversal no vasto mundo do empreendedorismo. Considerando a juventude dos promotores do projecto vencedor do Desafio Escolas Empreendedoras INAVE, grande parte do foco desta proposta se centrou na apresentação de conceitos e na exposição a pessoas que, de formas diferenciadas, estão a arrancar com projectos. Apostamos, portanto, na estimulação do pensamento divergente e na educação experiencial enquanto abordagem técnico-pedagógica para o benchmarking internacional.

Inspiração

O que pudemos assistir: !Numa única morada, pudemos conhecer dois promotores com entidades distintas: o MOB - Makers of Barcelona e o Fab Café. O colectivo Makers of Barcelona agrega um espaço de coworking particularmente orientado para makers. O Fab Café é um espaço de encontro e eventos equipado com alguns dos principais equipamentos de fabricação digital, nomeadamente, fresadoras a laser e impressoras 3d. Fomos acolhidos pela Eva que nos fez uma tour ao espaço e explicou que tipo de empresas e profissionais acolhiam.

Lições e Implicações: !Um dos objectivos para este lugar era dar a conhecer as novas tecnologias relacionadas com a impressão 3d e o seu impacto na manufactura de produtos, nomeadamente, para designers e criativos que concebem produtos e encontram, agora, nesta nova tecnologia, uma forma de materializar as suas ideias e de arrancar com os seus projectos. Makers é a designação dada a esta comunidade de fazedores que rentabilizam o seu talento e criatividade através destas novas tecnologias abraçando e liderando estas tendências.

5

O que pudemos assistir: !A Wayra é uma das mais importantes incubadoras do mundo tanto nos resultados das suas incubadas quer na captação de investimento. Julián é o responsável pela Wayra de Barcelona sediada no fantástico edifício da Telefónica, que patrocina esta incubadora. Julián apresentou a Wayra, o seu perfil de incubação, os critérios de entrada, o perfil de investidores que atraiam, o potencial da sua rede internacional e partilhou ainda algumas histórias de casos de sucesso.

Lições e Implicações !Visitar a Wayra é conhecer um projecto de incubação de topo a nível mundial. A expectativa era conseguirmos apresentar o conceito de incubação e o seu impacto nos projectos de empreendedores. A incubação é um conceito ainda relativamente recente em Portugal e muito frequentemente os promotores dos projectos desconhecem o impacto positivo que poderá ter no desenvolvimento dos seus negócios.

6

O que pudemos assistir: !Valkiria Hub Space é um projecto empresarial recém criado no coração do distrito onde estão concentradas universidades e iniciativas públicas de formação e requalificação de pessoas. Naturalmente, o Valkiria acolhe também uma série de projectos empresariais sendo que, neste caso específico, se focam particularmente no apoio a mulheres empreendedoras, enquanto segmento-específico e com necessidades especiais de apoio. Fomos acolhidos por Giada, uma veneziana a viver em Barcelona interessada pelo apoio a mulheres empreendedoras.

Lições e Implicações !Visitar um espaço com uma arquitectura marcante como o Valkiria é, desde logo, impactante. Assistir à partilha da Giada, na primeira pessoa, sobre as dificuldades de arrancar com um projecto como este numa cidade enorme é uma oportunidade única para um diálogo sobre as principais dificuldades dos empreendedores. Foi também possível aprender sobre as necessidades de apoios específicos que as mulheres empreendedoras revelam. Experienciamos inesperadamente uma das melhores características dos espaços de coworking: a partilha. Tivemos direito a uma degustação de café da Costa Rica por um dos melhores baristas de Espanha, coworker no Valkiria.

7

8

O que pudemos assistir: !Barcelona Activa é uma entidade pública que estuda e desenvolve respostas para a promoção da empregabilidade, qualificação e empreendedorismo em Barcelona. Contando com uma experiência de 30 anos, Barcelona Activa é um dos benchmarks europeus das respostas públicas para o estímulo e apoio ao empreendedorismo. Marc foi o nosso anfitrião e guiou-nos por uma visita que percorreu a história, os resultados, os principais apoios e medidas, o impacto e o futuro da estratégia pública de Barcelona para o apoio a empreendedores.

Lições e Implicações !Conhecer a vasta rede de apoio montada pela Barcelona Activa foi fantástico: genericamente, foi muito produtivo perceber a que tipo de apoios pode um empreendedor aceder em Barcelona. Por outro lado, os promotores da PIJUNTEX puderam conhecer, por exemplo, alternativas para prosseguirem os seus estudos em Barcelona e ou começarem o seu negócio naquela cidade. Aproveitando o facto de termos convidado um elemento da equipa do INAVE a participar na viagem de benchmarking, a nossa expectativa com esta visita, em particular, era também fomentar o networking internacional das instituições fomentando a partilha de experiências e conhecimentos.

9

O que pudemos assistir: !Tínhamos agendado com Jesus a visita ao Impact Hub de Barcelona. No dia, por sorte, o director executivo, Eric interessou-se pelo nosso grupo e ofereceu-nos uma masterclass imprevista sobre inovação social. A rede de Impact Hubs espalhada pelo mundo fora é um forte marco no empreendedorismo, nomeadamente, na promoção da inovação social e no desenvolvimento de negócios com impacto social. Assistir à apresentação de Eric sobre o seu percurso e experiência na área foi, sem dúvida, um dos momentos altos pela partilha de experiências e conhecimento sobre o tema.

Lições e Implicações !O projecto PIJUNTEX é um projecto com um impacto social potencialmente forte dado o target para o qual se posicionam pelo que a nossa expectativa será de que tendo conhecido conceitos como ‘retorno social’ possam ajudar os promotores do projecto a direccional o desenvolvimento desta ideia tendo em conta, por exemplo, de que há incubadoras especialmente vocacionadas para o apoio a este tipo de projectos (como a rede de Impact Hubs).

10

O que pudemos assistir: !Barcelona Loves Entrepreneurs é uma associação com objectivo de agir como entidade independente agregando toda a comunidade e todos os agentes promotores do empreendedorismo e da dinamização económica em Barcelona. Desde a primeira troca de emails houve uma grande empatia e interesse pela nossa viagem e pelas experiências que levávamos de Portugal, nomeadamente, pelos resultados e impacto do Desafio Empreendedor do INAVE. Conhecemos Josep e Toni numa entusiasmante troca de experiências sobre o que já foi feito em Barcelona e em Portugal e lançamos várias pistas para colaborações futuras e de possíveis caminhos a ser trilhados pelos promotores da PIJUNTEX.

Lições e Implicações !Barcelona Loves Entrepreneurs é, sobretudo, uma entusiasmada iniciativa da comunidade empreendedora de Barcelona. Aquilo a que pudemos assistir foi à partilha de como um grupo de pessoas pode ir propondo alterações a políticas públicas para que melhor sirvam os empreendedores, mas também conhecer inúmeros projectos que têm vindo a desenvolver em prol da comunidade. A nossa expectativa é que Josep e Toni tenham conseguido inspirar os estudantes demonstrando como um grupo de pessoas pode influenciar os decisores do seu meio e fazer parte da solução.

11

PROGRAMA TURÍSTICO-CULTURALAs imagens valem por mil palavras

12

13

Barcelona tem sido uma das cidades mais visitadas da Europa ficando na retina pelo seu vastíssimo património arquitectónico, pelos seus museus, pela herança artística e pela espontaneidade da vida nas Ramblas. !Considerando a oportunidade imperdível para estes estudantes de visitar uma cidade tão cosmopolita sinalizamos os principais pontos turísticos da cidade.

A vida nas ruas, a alimentação, as principais atracções turísticas como as Ramblas, La Boqueria, o Parque Güell, o Museu Picasso, ou La Pedrera.

14

A experiência de viver por uns dias numa cidade nova, de fazer compras, preparar refeições, de circular utilizando o metro.

15

O que pudemos assistir: !Ao visitarmos o Barcelona Activa demos conta da proximidade do Museu de Design de Barcelona. Este museu aborda o design nas suas múltiplas aplicações mas, felizmente, tinha neste dia em exibição uma mostra de design de projectos de designers de diversas nacionalidades.

Lições e Implicações !As fontes de aprendizagem e de estímulo visual e cultural em Barcelona são imensas e heterogéneas. Na visita a este museu pudemos percorrer o trabalho de vários designers provenientes de países diversos. A inspiração retirada desta visita pôde retirar-se de fontes tão diversas como a magnífica arquitectura do edifício até à riquíssima biblioteca com publicações de especialidade no final do museu.

16

Impacto e Feedback recolhido

17

Ao longo do período de estadia em Barcelona conseguimos executar a quase totalidade da proposta anunciada, quer no que se refere aos pontos turísticos quer relativamente ao principal justificativo da viagem, o roteiro de benchmarking empreendedor. A nossa expectativa passava por conseguir proporcionar uma experiência imersiva aos estudantes expondo-os a novos contextos, apresentando novos conceitos e indicando pistas para desenvolvimentos futuros. No que se refere ao PIJUNTEX enquanto projecto empreendedor, consideramos ter aportado valor ao organizar um roteiro que introduziu importantes contactos na área da incubação e captação de investimento o que poderá ajudar a concretizar o projecto num cenário internacional, exponenciando o impacto do INAVE enquanto rampa de lançamento. Não obstante, consideramos, porventura mais importante a análise do impacto desta viagem nos estudantes da CENATEX enquanto pessoas (e futuros profissionais). A este nível, pelo feedback recolhido dia a dia, durante a viagem e no seu final, no relatório elaborado, pensamos ter conseguido proporcionar uma experiência enriquecedora abrindo horizontes, inspirando e educando em relação a alternativas para o Futuro individual de cada um destes estudantes. A influência e destaque das pessoas que nos receberam em Barcelona constituem também importantes contactos que podem facilitar o acesso a informação ou a iniciativas, bem como o desenvolvimento de colaborações valiosas no futuro próximo. !Finalmente, pensamos também ter conseguido partilhar com sucesso a experiência do Desafio Empreendedor INAVE enquanto iniciativa promissora e de destaque no cenário nacional. Também a este nível há sólidas razões para crer que esta viagem foi sementeira de futuras colaborações e partilhas.

18

Relatório realizado pelo coordenador técnico da candidatura

!Alexandre Mendes [email protected] +351 93 617 10 33 linkedin.com/in/carlosalexandremendes twitter.com/senhoralfaiate

Factory | Business Center & Cowork

EN101, Avenida Barros e Soares, Nº 423

(Entre a Mercedes Carclasse e o Recheio)

4715-214 Braga – Nogueira

Portugal

!(+351) 253 680 320 | 91 291 77 35

[email protected]