inaugurada 1ª ediÇÃo do doutoramento · ficha técnica ... perda de espécies vegetais e animais...

7
Newsletter INVESTIGAÇÃO Número 15 |Março/Abril de 2016 ÍNDICE Aconteceu na Uni-CV .................... 2 Agenda Uni-CV .............................. 9 Agenda de eventos internacionais . ........................................................10 Docentes da Uni-CV em destaque . ........................................................10 Documentação e edições Uni-CV ...........................................11 Agenda de atividades internacionais dos docentes ................................ 12 Missões de Mobilidade na Uni-CV .......................................................w12 Artigos publicados....................... 13 Dissertações e defesas ................ 13 Ficha Técnica ................................. 13 INAUGURADA 1ª EDIÇÃO DO DOUTORAMENTO EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

Upload: phamcong

Post on 17-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NewsletterINVESTIGAÇÃO

Número 15 |Março/Abril de 2016

ÍNDICE

Aconteceu na Uni-CV .................... 2

Agenda Uni-CV .............................. 9

Agenda de eventos internacionais .

........................................................10

Docentes da Uni-CV em destaque .

........................................................10

Documentação e edições

Uni-CV ...........................................11

Agenda de atividades internacionais

dos docentes ................................ 12

Missões de Mobilidade na Uni-CV

.......................................................w12

Artigos publicados....................... 13

Dissertações e defesas ................ 13

Ficha Técnica ................................. 13

INAUGURADA 1ª EDIÇÃO DO DOUTORAMENTO

EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

2 3Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO Número 15 | Março/Abril de 2016

ACONTECEU NA UNICV

INAUGURADA 1ª EDIÇÃO DO DOUTORAMENTO EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

A Universidade de Cabo Verde inaugurou o Curso de Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, no dia 29 de Março, no auditório do Campus do Palmarejo. O projeto, que nasceu da parceria entre a Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) e a Uni-CV, foi inicialmente apresentado no XVIIº encontro da REALP, realizado de 7 a 12 de setembro de 2015, na Cidade Velha, foi lançado com um grupo de doutorandos e professores engajados na temática. O doutoramento surge numa altura em que se regista uma contínua perda de espécies vegetais e animais e com aumento das espécies em vias de extinção no arquipélago de Cabo Verde. Os principais problemas ambientais são resultantes de uma gestão inadequada de recursos naturais dissociada das atividades económicas. É neste sentido que é essencial implementar uma gestão do território que inclua estratégias de adaptação a esta variável de dimensão global. Para fazer face a estas questões, o doutoramento prevê formas de melhor educar, formar, informar e sensibilizar para o ambiente.

A Universidade de Cabo Verde, em parceria com as Universidades membros da REALP, pretende disponibilizar uma formação de excelência, em termos de qualidade, ao nível de Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais. Um curso de reconhecimento internacional, que se

vai realizar em parceria com Portugal e Brasil e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Para o efeito, o curso prevê a especialização de um corpo técnico nacional, capaz de intervir no planeamento e na gestão das políticas ambientais, de forma a garantir a sua eficiência, bem como na definição de políticas e proposição de um quadro institucional de gestão ambiental intersectorial.

SEMINÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UNICV

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita da docente da Universidade de Lisboa, Professora Doutora Maria Antónia Mota, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira, de 1 a 4 de março, na cidade da Praia. Durante a sua visita à Universidade de Cabo Verde, a professora da Universidade de Lisboa lecionou quatro seminários sobre o tema da Língua Portuguesa e Linguística além da apresentação de um livro das edições Uni-CV.

No dia 1 foi apresentado o tema: “Variação e mudança linguística. Conceitos de língua e de gramática. Gramáticas em concorrência e em coocorrência, na sociedade; no dia 2 “Investigação e ensino do português Língua Materna/Língua Segunda: contributos da sociolinguística; no dia 3 “Conferência: O português, língua pluricêntrica: das nossas variedades vê-se o mar” e “A importância da codificação e da estandardização do português, em variedades não europeias”. O último dia foi dedicado à apresentação do livro “As Línguas de Cabo Verde - Uma Radiografia Sociolinguística” da autora e também docente da Uni-CV, a Professora

Doutora Amália Melo Lopes. A visita foi possibilitada pela Fundação Calouste Gulbenkian e permitiu a participação de investigadores e docentes, convidados internacionais, que vitalizaram a formação, com a sua experiência e visão, em diálogo concertado e constante, e considerando, sempre, o contexto local de aprendizagem e ação.

DELEGAÇÃO DO GRUPO ISM VISITA UNICV

A Reitora, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, e o Vice-reitor para as áreas de Relações Internacionais e de Cooperação, Professor Doutor António Lobo de Pina, receberam no dia 3 de março, uma delegação do grupo privado Institut Supérieur de Management, constituída pelo presidente Amadou Diaw e pelo Diretor da zona sul, Georges Bernard Ndeye, juntamente com o Assessor de Relações Públicas e uma estudante cabo-verdiana da escola. A delegação apresentou a escola privada que está dividida em ensino superior e secundário direcionados para o setor de negócios. A Reitora apresentou a Universidade de Cabo Verde e as suas cinco unidades orgânicas. As duas instituições prometeram concertar a sua atuação no sentido de encontrarem projetos a nível de mobilidade de estudantes e professores, participação de programas de pós-graduação e na procura de financiamento para os projetos internacionais. A delegação teve depois a oportunidade de conhecer os institutos de línguas na Escola Grande numa visita guiada pelo Vice-reitor.

DELEGAÇÃO DE MINAS GERAIS VISITA UNICV

Uma delegação de 12 professores do Ensino Médio do Conselho de Contagem, em Minas Gerais, no Brasil, esteve de visita a Cabo Verde durante uma semana para conhecer melhor o sistema de ensino nacional. A delegação reuniu-se com a equipa reitoral para conhecer melhor o projeto da Uni-CV e estabelecer áreas de interesse comum no sentido de se criar parcerias entre os dois países. Depois da reunião, os professores tiveram a oportunidade de visitar o Campus da Uni-CV.

O encontro foi concluído com uma Tertúlia realizada pelo professor de História Lourenço Gomes sobre os pilares da História de Cabo Verde.

PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NA UNICV

Os Professores José Alfeu Sá Marquês e Helena Simão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em Portugal, reuniram-se com a Equipa Reitoral no dia 5 de março, na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau.

Os dois professores, que estiveram destacados em missão na Faculdade de Ciências e Tecnologia para dar aulas no curso de Engenharia Civil da Uni-CV, apresentaram os seus projetos um dia após a sua chegada a Cabo Verde.

DIRETOR DA UNESCO PARA A GESTÃO DA ÁGUA NA UNICV

A equipa reitoral da Uni-CV recebeu o Diretor do Programa das Nações Unidas para a Avaliação Mundial da Água – parte da UNESCO, o Professor Doutor Stefan Uhlenbrook, acompanhado da Dra. Angela Ortigara, também da UNESCO, e um representante da ANAS, o Engenheiro António Pina, no dia 5 de março, na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau.

A Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, apresentou todos os projetos em curso no âmbito dos domínios da água como os cursos de doutoramento e mestrado relacionados com as áreas dos recursos hídricos como ponto de partida para a identificação das diferentes áreas de cooperação, além dos programas internacionais em que a Uni-CV está a trabalhar.

Por seu turno, Professor Doutor Stefan Uhlenbrook apresentou o programa Gestão da Água Global, que se destina a gerir os recursos hídricos em todo o mundo em que as principais atividades destacam-se pelo relatório anual do setor, promoção e mentalização dos governos e populações sobre a aplicação dos projetos de investigação e revelou ainda, do ponto vista pessoal, o interesse no trabalho académico da Uni-CV relativo à gestão hídrica. As partes comprometeram-se a identificar atividades de cooperação conjunta no quadro de um programa que possa vir a ser desenhado para a área.

CONFERÊNCIA “AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO EXTERNA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR” REALIZA-SE NO CAMPUS DO PALMAREJO

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), promoveu uma conferência sobre “Autoavaliação e avaliação externa das instituições de Educação Superior”, no dia 6 de abril, no auditório do Campus do Palmarejo. A conferência foi proferida pela Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutora Gionara Tauchen. A docente pertence aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, é líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e é membro do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM), doutoramento em Educação (PUC/RS) e pós-doutoramento em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) e foi coordenadora de acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Eduardo Mondlane - UEM, de Moçambique, a Universidade Katyavala Bwila, da Angola e a Universidade de Play Ancha, do Chile. Publicou um conjunto de capítulos de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área. De

4 5Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO Número 15 | Março/Abril de 2016

entre os livros, destacam-se: “Docência e Políticas na Educação Superior”; “Educação Científica: pesquisas e experiências”, “Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas” e “Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional”.

BIÓLOGO CANÁRIO RAFAEL PAREDES VISITA UNICV

O Biólogo Canário, Dr. Rafael Paredes, reuniu-se com a Equipa Reitoral da Uni-CV, no dia 9 de março, num encontro que também contou com o Arquiteto Pedro Bettencourt.

O Biólogo fez uma apresentação dos trabalhos que tem estado a desenvolver sobre sistemas de tratamento de águas por depuração e reaproveitamento de águas residuais. Atualmente conta com vários livros publicados, além do seu envolvimento em vários sectores do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

UNICV DEBATEU VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

A Universidade de Cabo Verde, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação e o Programa de Pós-graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), organizou um debate público “Os organismos geneticamente modificados: riscos e oportunidades”, no dia 14 de Março, no auditório do Campus do Palmarejo. O evento, que mereceu uma sala cheia, contou com as boas-vindas da Reitora da Uni-

CV e teve como oradores o diretor da CIBIO, o Professor Doutor Nuno Ferrand, a investigadora do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Dra. Inês Gameiro e o professor da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, Mestre Arlindo Rodrigues. O debate foi moderado pela Diretora do PGCD, Doutora Joana Gonçalves Sá. A temática apresentada de utilização dos transgênicos, abordou diversas questões da atualidade que colocam em causa a legitimidade do desenvolvimento de organismos geneticamente modificados.

CONFERÊNCIA “DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA À ROTA DO ESCRAVO”

A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes realizou a conferência “Da Abolição da Escravatura à Rota do Escravo”, no dia 17 de Março, às 11h, no auditório do Campus do Palmarejo, cidade da Praia. A conferência foi proferida pelo catedrático da Universidade de Cabo Verde, o Professor Doutor João Lopes Filho, que abordou os tratados de abolição, as fases do processo abolicionista em Portugal e a sua repercussão em Cabo Verde.

A conferência contou com a presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva, também Presidente da Comissão Nacional da UNESCO e destacou: “Esta conferência tem uma grande importância, uma vez que nós demos posse há alguns meses ao Comité da Rota dos Escravos, onde corrigimos algo que era incompreensível para nós mesmos: Cabo Verde sendo a primeira sociedade escravocrata do Atlântico era um dos poucos países que não

tinha um comité nacional”. Na conferência, que visou assinalar o dia da Abolição da Escravatura no mundo (25 março de 1877), foram abordados os tratados de abolição.

CONFERÊNCIA “A QUEM PERTENCE O MAR? UMA CONCEÇÃO COSMOPOLITA DOS RECURSOS MARINHOS”

A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes realizou uma conferência intitulada “A Quem pertence o Mar? Uma Conceção Cosmopolita dos Recursos Marinhos”, no âmbito do Mestrado em Ética e Filosofia Política. O evento teve lugar no dia 17 de março, no auditório do Campus do Palmarejo. A conferência foi proferida pelo Professor Doutor David Alvarez, docente da Universidade do Minho, em Portugal.

ECAA MINISTRA CURSO MODULAR EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), no âmbito da Pós-Graduação e Mestrado em Gestão de Informação Agrícola e Agricultura de Precisão (AGIM) e em parceria com a Nova Information Management School, ofereceu, de 17 a 21 de março, o Curso de Agricultura de Precisão. O curso foi gratuito e contou com a participação de docentes e demais profissionais interessados.

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CIÊNCIA VIVA VISITA UNICV

A Presidente da Fundação Ciência Viva, Professora Doutora Rosália

Vargas, e o responsável da Casa da Ciência em Aveiro, Portugal, o Engenheiro Pedro Pombo, visitaram a Universidade de Cabo Verde, na Praia, a 22 de março.

A visita foi acompanhada pela Reitora da Uni-CV, a Secretária Executiva da Comissão Nacional da Unesco, o Pró-reitor para a Graduação e CESP, o Administrador-geral e os presidentes dos Departamentos de Ciências Sociais e Humanas e de Ciências e Tecnologia. No Campus do Palmarejo, a Presidente da Fundação Ciência Viva teve a oportunidade de conhecer os laboratórios de Química, Biologia e Enfermagem e entrar em contato com alguns estudantes de mobilidade e residentes que estão a desenvolver projetos de investigação.

A visita terminou na Escola Grande, no Plateau, com a passagem, entre outras, pela Biblioteca do Instituto de Língua Francesa, pelo Instituto Confúcio e pela sala de exposições. A comitiva visitou ainda a Casa da Ciência do Mindelo, no dia 23.

SESSÃO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE E-LEARNING

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, em parceria com o Núcleo de Apoio ao Ensino à Distância, realizou entre os dias 22 e 23 de março, uma ação de formação com os docentes da IIª Edição do Curso de Complemento de Licenciatura em Agronomia e Zootecnia, no âmbito do melhor desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na modalidade ensino à distância.

Da ação de formação constaram os seguintes pontos: i) apresentação

do modelo de funcionamento desta oferta formativa à distância; ii) reflecção e perspetivação de formas de funcionamento das unidades curriculares no modelo à distância e através dos mecanismos de desenvolvimento do processo comunicativo e pedagógico; iii) conhecimento e compreensão das formas de utilização das ferramentas de mediatização de todo o processo pedagógico como a Plataforma Moodle, Sistema de Videoconferência “Polycom”, Skype e SmartBoard.

UNICV ASSINOU PROTOCOLO COM MIREX

A Universidade de Cabo Verde assinou um protocolo de cooperação com o Ministério de Relações Externas no dia 23 de março no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau. O acordo foi assinado entre o Ministro, Dr. Jorge Tolentino Araújo, e a Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento. A Reitora indicou que a expetativa deste reforço de relações prevê que o MIREX possa também fazer a divulgação externa dos cursos da Uni-CV e que no trabalho conjunto se possam identificar domínios e quadros de interesse com o Ministério.

Uma das áreas em que este protocolo terá grande importância é na realização do curso de Mestrado de Intregração Regional Africana que vai ser iniciado no ano letivo de 2016/2017, mas também em cursos específicos que o ministério tenha interesse em participar.

O objetivo partilhado entre as duas instituições vai também no sentido de se criar sinergias, designadamente,

através da troca de informações relevantes para os seus programas de formação diplomática, da organização de colóquios, seminários em matérias de interesse comum e do acesso a documentação pertinente para o estudo da diplomacia. Seguidamente a comitiva visitou os espaços da Uni-CV no Plateau e no Campus do Palmarejo.

CONFERÊNCIA “MULHER & LITORAL, RISCOS E OPORTUNIDADES”: REITORA DA UNICV APRESENTA TEMA

A Reitora da Universidade de Cabo Verde apresentou o tema “O Papel da Mulher na Transformação rumo ao desenvolvimento” na conferência “Mulher & Litoral, Riscos e Oportunidades”, que se realizou no dia 29 de março, na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia. Na sua apresentação fez referência a diversas individualidades femininas como Indira Gandhi, Joana D’arq e Madre Teresa de Calcutá, que marcaram a realidade mundial. Apelou à necessidade de homens e mulheres trabalharem juntos para transformar a sociedade. Apontou o papel social do homem e o desequilíbrio que ainda apresenta relativamente à mulher no que toca à reprodução geracional na educação dos filhos. O evento foi promovido pela Ra-amao (Associação das mulheres da África Ocidental), em parceria com a ADAD (Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento), e o ICIEG (Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género), e contou com o financiamento do Programa Regional Costeiro e Marinho.

6 7Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO Número 15 | Março/Abril de 2016

QUERCUS-CABO VERDE REALIZA ENCONTRO DE TRABALHO COM A UNICV

O presidente da QUERCUS - Cabo Verde, Dr. Paulo Ferreira, organização não-governamental de carácter ambientalista recentemente criada, foi recebido em audiência pela Reitora da Uni-CV, no dia 30 de março. Do encontro de trabalho destacaram-se as perspetivas de parcerias com a Uni-CV em diversos domínios que vão desde projetos de pesquisa comum, realização de conferência e palestras conjuntas e receção de estudantes da Uni-CV. No encontro estiveram ainda presentes os docentes da ECAA, unidade orgânica com o qual a QUERCUS- Cabo Verde já está a preparar um primeiro projeto em conjunto com a QUERCUS-Portugal.

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), portuguesa, fundada a 31 de outubro de 1985. Como associação é independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.

LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E JORNALISMO É INAUGURADO NO CAMPUS

A Universidade de Cabo Verde inaugurou o novo Laboratório de

Comunicação e Multimédia, no Campus do Palmarejo, no dia 30 de março. O ato resultou da parceria entre a Uni-CV e a Direção Geral da Comunicação Social, concretizado na assinatura do protocolo de cooperação entre a duas instituições, no âmbito da formação de profissionais de Comunicação Social.

O acordo, assinado a 14 de agosto de 2015, previa a aquisição e montagem de equipamentos para um laboratório de comunicação social, concretizado com a sua inauguração. O espaço vai estar destinado ao apoio dos cursos de especialização de curta duração, com abordagens específicas em jornalismo de investigação, produção multimédia, entre outros. O evento foi presidido pelo Ministro do Conselho de Ministros, o Dr. Démis Lobo.

GRUPO DE INVESTIGADORES DEBATE RECOMENDAÇÕES DO VIII FÓRUM DO PRCM NA UNICV

A Universidade de Cabo Verde promoveu um encontro entre as organizações envolvidas no Programa Regional Costeiro Marítimo (PRCM) no sentido de debater as recomendações do VIII Fórum do projeto, no dia 5 de abril, no Campus do Palmarejo e em videoconferência com a delegação da Uni-CV em Mindelo. A Uni-CV esteve representada pela Pró-Reitora para a área de Investigação e Pós-graduação, Doutora Sónia Silva, e pelo Professor Doutor José Manuel Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Em São Vicente, estiveram em videoconferência, a Vice-Reitora para

a Extensão Universitária e o professor Evandro Lopes, da Escola do mar.

O encontro também contou com a presença da representante do PRCM em Cabo Verde e na Uni-CV, a Professora Doutora Celeste Benchimol, também docente da Uni-CV, e do representante do projeto pelo Senegal, o Dr. Barthelemy Batieno.

Estiveram ainda presentes as instituições Ra-amao - Associação das mulheres da África Ocidental, em parceria com a ADAD - Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento e o Ministério da Educação. O grupo debateu os seguintes pontos: i) “Pesquisa científica, observatórios e análises prospetivas do território”; ii) “Governação partilhada para aumentar a resiliência das sociedades e do meio ambiente às mudanças climáticas”; iii) “Turismo responsável; Pesca e Mudanças Climáticas”; iv) “Educação Ambiental”; v) “Áreas marinhas protegidas”; vi) “Conservação e biodiversidade”; e “Financiamento das ações de mitigação”.

SEMINÁRIO SOBRE “DIABETES E PREVENÇÃO” – IIª SEMANA DA SAÚDE

Os Serviços de Ação Social através do Gabinete de Orientação Psicopedagógica, em parceria com as Coordenações dos Cursos de Enfermagem e de Medicina, realizaram um seminário sobre “Diabetes e Prevenção”, no dia 7 de abril, no auditório do Campus do Palmarejo. A IIª Semana da Saúde foi organizada com o intuito de comemorar os Dias Mundial da Atividade Física e da Saúde

e sensibilizar a academia acerca da importância do cuidar da nossa saúde e melhorar a nossa qualidade de vida.

O evento, que foi moderado pelo professor Herlander Rodrigues, esteve dividido em três partes: “Exercício físico como terapia não farmacológica na prevenção/tratamento da diabetes tipo 2”, Comunicação proferida pelo Dr. Emanuel Passos, professor do curso de Educação Física e Desporto na Uni-CV; “As diabetes” pela Doutora Flávia Semedo, também docente no curso de Medicina da Uni-CV; e “Alimentação Saudável na Prevenção de Diabetes”, apresentado pela Doutora Edite Pereira. O último dia foi dedicado à sensibilização da academia sobre formas de prevenção de diabetes.

UNICV APRESENTA PROJETO “ATLAS DE CABO VERDE”

A Universidade de Cabo Verde, através do seu Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território (CIDLOT) fez a apresentação pública do projeto “Atlas de Cabo Verde”, no dia 7 de abril, no auditório do Campus do Palmarejo. O projeto “Altas de Cabo Verde” foi apresentado pelo diretor do CIDLOT, o mestre José Maria Semedo e ex-estudantes da Uni-CV.

O projeto foi inicialmente concebido como uma coleção de mapas que exprime o estado da arte cartográfica global num determinado momento da história ou ainda, uma base de mapas estratégicos num determinado país. Na atualidade o conceito é mais abrangente e inclui uma maior diversidade de conhecimentos da realidade geográfica, tanto global

como de uma determinada região da Terra ou de um país. O projeto do Atlas de Cabo Verde foi concebido para difusão de conhecimentos tanto em suporte digital online como para edição impressa. Na presente fase de elaboração apenas o suporte online será disponibilizado e constitui um projeto aberto a colaboração de potenciais utilizadores, estando sujeito a críticas e envio de materiais com vista ao seu enriquecimento. O Atlas de Cabo Verde fornece aos estudantes universitários e investigadores um documento pedagógico que acumula em poucas páginas muita informação do País tanto ao nível de imagens como de textos de rápida leitura; pretende ainda, ser um material de trabalho porque faz uma síntese gráfica de vários aspetos naturais e socioculturais do País orientando para pesquisas mais aprofundadas pelos interessados. Ainda, constitui uma base de dados do País, porque permite, num relance, apresentar em imagem toda a geografia de um território nas suas dimensões física, humana e económica.

II CONFERENCIA CABO-VERDIANA DE “FILOSOFIA, LITERATURA E EDUCAÇÃO”

A Universidade de Cabo Verde realizou a II conferência Cabo-Verdiana de “Filosofia, Literatura e Educação” em parceria com o Movimento Internacional Lusófono (MIL) sob o lema «Diálogos com Pensadores de Língua Portuguesa», no Campus do Palmarejo, no dia 8 de abril. A conferência contou com a presença da Reitora, Membros da Equipa Reitoral, da presidente do DCSH, do Presidente da Comissão Organizadora, membros da Associação MIL, assim como docentes, estudantes, investigadores e outros convidados.

UNICV ORGANIZOU CONFERÊNCIA SOBRE “MULHER E SAÚDE”

A Universidade de Cabo Verde realizou uma conferência sobre o tema “Mulher e Saúde” no dia 15 de abril, no auditório do Campus do Palmarejo. O evento foi comemorado no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que foi celebrado a 7 de abril. A Sessão Solene da Abertura contou com a presença da Reitora, do Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes. O evento foi organizado pelo Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) em conjunto com a Coordenação do Curso de Mestrado Integrado em Medicina e o Instituto de Língua Francesa.

A conferência pretendeu dar especial atenção à diabetes. A atividade enquadrou-se ainda nas comemorações do 10º Aniversário da Uni-CV.

O evento teve por objetivo sensibilizar a comunidade académica e outros parceiros para a consciencialização da diabetes que, de acordo com as informações disponibilizadas, tem tendência a expandir-se em vários países nos próximos anos sendo agora mais comum nos países em desenvolvimento.

A programação incluiu a projeção do filme “Ília di Mudjer”, seguida de um pequeno debate e contou com vários profissionais da saúde que lidam diretamente com as questões associadas à diabetes.

“A EXTRAORDINÁRIA DIVERSIDADE DOS CARACÓIS EM CABO VERDE” APRESENTADO NA ESCOLA DO MAR

A Escola do Mar, em São Vicente, apresentou o tema “A extraordinária

8 9Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO Número 15 | Março/Abril de 2016

UNICV RECEBE VISITA DO CLUSTER MARÍTIMO LUXEMBURGUÊS

A Uni-CV recebeu a visita da equipa do Cluster do Mar Luxemburguês, no dia 20 de abril. A equipa apresentou o seu projeto no sentido de perspetivar as parcerias que poderão ser estabelecidas com os projetos em curso da Uni-CV.

UNICV ASSINA PROTOCOLO COM O INSTITUTO PEDRO PIRES PARA A LIDERANÇA

A Universidade de Cabo Verde e o Instituto Pedro Pires para a Liderança assinaram um protocolo de cooperação no dia 21 de abril. O acordo foi assinado pelo Comandante Pedro Pires e pela Reitora e prevê o desenvolvimento da cooperação entre o Instituto Pedro Pires para a Liderança e a Escola de Negócios e Governação, no âmbito da formação, intercâmbio documental, divulgação e troca de informações, animação de palestras e conferências, e outras formas de colaboração institucional.

Concretamente, as duas instituições preveem realizar um curso de capacitação de jovens quadros; disponibilizar, de forma mútua, equipamentos para realização de atividades; intercâmbio de informações e/ou documentação técnica e acolhimento de estagiários.

diversidade dos caracóis em Cabo Verde” no ciclo de conferências organizado pelo grupo de Biologia, no dia 18 de abril, no Auditório do Campus da Ribeira de Julião. A palestra contou com os professores investigadores internacionais Prof. Dr. Rafael Zardoya e Prof. Dr. Manuel J. Tenorio.

UNICV ACOLHE WORKSHOP “TRANSFERÊNCIA E EMPREENDEDORISMO COM BASE NO CONHECIMENTO”

A Universidade de Cabo Verde acolheu o Workshop de Formação “Transferência e Empreendedorismo com base no Conhecimento” promovido pelo Campus do Mar, Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e a Uni-CV, nos dias 18 e 19 de abril.

A formação esteve a cargo dos técnicos do Campus do Mar, também docentes da Universidade de Vigo, em Espanha, e baseou-se nos seguintes temas: “Desenho de um sistema de inovação e transferência”; “Sistema de inovação na Uni-CV e no INDP”; “Quadro Regulamentar e Financeiro Existente”; “Quadro Teórico: Transferência Universitária e Empreendedorismo com base no conhecimento”; “Quadro Prático: Exemplos de um Sistema de Transferência”; “Implementação de um sistema de Transferência”; e “Identificação dos Serviços de Transferência da Uni-CV e INDP para o Setor Económico”. A formação teve continuidade na delegação da Uni-CV / São Vicente.

FAO E UNEP REÚNEM-SE COM EQUIPA REITORAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

Os consultores da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a United Nations Environment Programme (UNEP) reuniram-se, no dia 25 de Abril, com a equipa Reitoral, no âmbito da elaboração do projeto para utilização de águas residuais.

A produção anual de águas residuais em Cabo Verde é de aproximadamente 3xl0” m3, mas a maior parte dessa água, que contem alto teor de matéria orgânica e nutrientes, não é tratada e é descarregada diretamente no ambiente.

Os consultores da FAO e UNEP estão a realizar encontros com várias instituições sediadas na ilha de Santiago e em São Vicente para organizar um workshop para a validação do documento do projeto para utilização de águas residuais.

CONFERÊNCIA “PROPRIEDADE INTELECTUAL EM CABO VERDE” CELEBRA DIA INTERNACIONAL

A Universidade de Cabo Verde realizou uma palestra sobre o tema: “Propriedade Intelectual em Cabo Verde”, em colaboração com o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A palestra aconteceu no dia 26 de abril, no auditório do Campus do Palmarejo com o objetivo de despertar

de Paisagem, Ciência e Cultura. A abordagem deste workshop foi problematizar a dimensão da cultura integrada na dinâmica das indústrias criativas, no sentido da construção de uma economia criativa.

1ª EDIÇÃO DO GIRLS IN ICT ENCERRA COM AUDITÓRIO CHEIO

A Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), iniciou a celebração das Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação com uma conferência internacional sobre a temática “Empoderamento das Mulheres no Sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Cabo Verde - Oportunidades e Desafios”, no dia 28 e 29 de abril, no anfiteatro do Campus do Palmarejo.

A Presidente da Comissão Organizadora da conferência, Mestre Elcelina Varela foi a primeira a fazer o uso da palavra, momento em que afirmou que Cabo Verde é o primeiro país dos PALOP a comemorar este evento, apesar de, ao nível da CEDEAO, organização da qual Cabo Verde é membro, existe registo da celebração em países como Senegal, Costa de Marfim e Nigéria.

As Mulheres nas Tecnologias é uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações (UIT), organismo do Sistema das Nações Unidas responsável pela promoção das TIC, cujo objetivo é promover maior adesão das mulheres aos cursos de TIC.

Neste sentido a UIT, institucionalizou a última 5ª Feira do mês de abril como o dia internacional da mulher nas TICs. Paralelamente à conferência, contou-se com a presença de especialistas nacionais e internacionais

na área das TICs e realizou-se uma feira de mostra tecnológica com o fito de reunir, no mesmo espaço, universidades, docentes, alunos, profissionais e empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas nacionais do sector das TICs.

AGENDA UNICV

ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE CRIOULOS DE BASE LEXICAL PORTUGUESA E ESPANHOLA

CICLO DE DEBATE

a consciência dos presentes para os principais conceitos e a importância da Propriedade Intelectual, como estímulo à criatividade humana e ao desenvolvimento económico e social do País. A palestra abordou diversos temas, nomeadamente: “Introdução à Propriedade Intelectual” “Direitos do Autor e Direitos Conexos”, “Propriedade Industrial” e “Estratégia da Propriedade Intelectual nas Universidades”. O lema proposto pela Organização Mundial da propriedade intelectual (OMPI) para este ano é: “Criatividade Digital: Reinventar a Cultura”, bem como o papel das Universidades nos domínios da promoção da inovação, da criatividade e da produção de conhecimentos.

IVº WORKSHOP DE “ANTROPOLOGIA VISUAL E NOVOS MEDIA” ESTUDA “MEDIATIZAÇÃO DIGITAL E MERCADOLOGIA DA PAISAGEM, DA CIÊNCIA, DA CULTURA”

A Universidade de Cabo Verde realizou o IVº Workshop Internacional de “Antropologia Visual e Novos Media”, sobre a temática “Mediatização Digital e Mercadologia da Paisagem, da Ciência, da Cultura”, em parceria com o Instituto Universitário da Maia, em Portugal. O evento de abertura teve lugar no anfiteatro do Campus do Palmarejo, no dia 27 de abril. O workshop, que decorreu de 1 a 15 de maio, pretendeu dar às tecnologias digitais a dimensão de mediatização da Paisagem, da Ciência e da Cultura no sentido da sua valorização económica. Embora a linguagem computacional seja atualmente de uso comum, a utilização crescente destas tecnologias nos processos de mediação cultural poderá ser economicamente potencializada desde que seja feita uma abordagem expandida dos conceitos

10 11Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO Número 15 | Março/Abril de 2016

IV CICLO DE SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS REALIZADA DE ABRIL A JUNHO

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DA UNICV

Mais informações em http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/item-oferta/3651-calendario-das-atividades-de-comemoracao-do-10-aniversario-da-uni-cv

3.º CONGRESSO GEOLOGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA | SUBMISSÃO DE ABSTRACTS - CALL FOR PAPERS

A Comissão Cientifica do 3.º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa anuncia que o sistema de submissão de abstracts já se encontra aberto. Solicitam, a todos os que desejem submeter abstracts, a leitura cuidadosamente das directrizes que se encontram no menu Resumos

no site do congresso. O sistema fecha no dia 30 de Junho de 2016. Para o esclarecimento de qualquer dúvida, por favor, contacte o secretariado para o email: [email protected].

AGENDA DE EVENTOS INTERNACIONAIS

CURRÍCULO, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR (CIEE 2016)

Os grupos de pesquisa Observatório de Práticas Escolares – OPE/ UDESC, Observatório de Autoavaliação – UMinho, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão – INCLUDERE – UFPA convidam a todos para o I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar – Diálogos entre grupos de pesquisa que acontecerá na Universidade do Minho em Portugal, a 11 e 12 de julho.

O objetivo do evento é socializar um conjunto de pesquisas e produções de um grupo que há vários anos tem experienciado um trabalho de cooperação científica e académica.

Desse modo, os grupos envolvidos chamam outros grupos de pesquisas parceiros para o evento e pretendem com isso iniciar um evento que acontecerá anualmente, nas diferentes universidades envolvidas, para a discussão das questões que envolvem Currículo, Inclusão e Educação Básica, em Portugal e no Brasil. Mais informações em http://www.ciee2016.com.br/

DOCENTES DA UNICV EM DESTAQUE

DOCENTE DA UNICV RECEBE MENÇÃO HONROSA NO PRÉMIO NACIONAL DIREITOS HUMANOS

O docente da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor Carlos Bellino Sacadura, foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria Estudo Científico, no Prémio Nacional Direitos Humanos 2015. O júri destacou a elevada qualidade técnica e científica da obra “Estudos sobre Filosofia da Educação na Perspectiva da Ciência, da Arte e dos Valores”, das Edições Uni-CV.

A distinção refere-se especialmente ao 4º capítulo do livro que se debruça sobre a “Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”. O tema refere-se aos valores dos Direitos Humanos, nomeadamente à educação e à cultura, numa altura em que os valores sociais estão em crise. A categoria Estudo Científico avalia os trabalhos a nível nacional que merecem especial destaque pelo aprofundamento da reflexão em matéria de Direitos Humanos e Cidadania.

DOCENTE DA UNICV REPRESENTA CABO VERDE NO ICMI E EMELP

A Universidade de Cabo Verde tem um representante no International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) e no Espaço Matemático em Língua Portuguesa (EMeLP), o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Professor Doutor João Felisberto Semedo. O docente, que pertence ao Núcleo de Matemática e Aplicações da Universidade de Cabo Verde, foi

escolhido por comum acordo no último encontro da EMeLP em Coimbra, Portugal. A EMeLP inclui diferentes comunidades, inseridas em contextos sociais diversos, que têm como ligação fundamental a língua portuguesa.

Na carta de admissão de Cabo Verde ao Espaço, a instituição refere: “consideramos que a integração de Cabo Verde ao EMeLP abrirá portas para novas iniciativas de colaboração, que certamente enriquecerão projetos voltados para a comunicação da Matemática, em particular o ensino e a formação de professores, em todos os países participantes.”

Por outro lado, o ICMI apontou os benefícios da entrada de Cabo Verde na Comissão, na promoção da melhoria da educação escolar, na formação dos professores e na pesquisa nas áreas de Matemática e Educação Matemática no país. Assim sendo, o projeto vai permitir: a colaboração em educação e pesquisa em Matemática com outros núcleos do país; benefícios do programa de pós-graduação em Matemática oferecido no país; melhorias na educação dos professores de Matemática e pesquisadores e aumento do acesso das comunidades de professores e pesquisadores de Cabo Verde ao desenvolvimento de matemática internacional.

DOCENTE EURÍDICE MONTEIRO SELECIONADA PARA YOUNG AFRICAN LEADERS INITIATIVE (YALI)

A docente e Diretora da Cátedra Amílcar Cabral da Uni-CV, Professora Doutora Eurídice Monteiro, foi uma dos oito cabo-verdianos selecionados este ano para o Mandela Washington Fellowship for Young African Leaders.

A notícia foi anunciada nesta manhã de segunda-feira, dia 28 de março.

O programa do Presidente Barack Obama, Jovens Líderes Africanos designado como Mandela Washington Fellowship ou Young African Leaders Initiative (YALI) selecionou uma lista de 1,000 jovens africanos entre quase 50 mil concorrentes da África Submarina. Juntamente com Eurídice Monteiro, estarão Bernardino Gonçalves, Eder Semedo, Rui Soares, Evódia Graça, Hernídia Tavares, Alveno Soares e Ivanilda Reis. Os 1.000 finalistas participarão durante seis semanas em diversas formações na área de liderança e terão cursos académicos e de orientação nas principais instituições académicas dos E.U.A., em áreas como negócios e empreendedorismo, liderança cívica e gestão pública, de acordo com as próprias escolhas dos participantes. No final do programa participarão numa cimeira com o Presidente Obama em Washington.

“Também fui seleccionada como uma das 100 melhores candidatas de África deste ano, o que me permitirá beneficiar de mais 6 semanas de estágio intensivo numa grande instituição americana e, para tal, escolhi uma agência americana de financiamento à ciência”, afirmou a docente à Uni-CV.

DOCUMENTAÇÃO E EDIÇÕES UNICV

EDIÇÕES UNICV LANÇAM “AS LÍNGUAS DE CABO VERDE: UMA RADIOGRAFIA SOCIOLINGUÍSTICA”

A Universidade de Cabo Verde deu à estampa mais uma publicação com o selo Edições Uni-CV “As Línguas

de Cabo Verde: uma radiografia sociolinguística”, uma obra da Professora Doutora Amália Melo Lopes, docente da Uni-CV. O evento realizou-se no dia 4 de março, no auditório da Biblioteca Nacional.

O livro é fruto da tese de doutoramento da autora e foi apresentado pela docente-investigadora da Universidade de Lisboa, a Professora Doutora Maria Antónia Coelho da Mota.

A obra apresenta um panorama das relações que os falantes estabelecem com cada uma das línguas faladas em Cabo Verde, a língua cabo-verdiano (LCV), o crioulo de Cabo Verde, e o português (LP), em termos de uso concreto e das suas atitudes, e as perspetivas de mudança da situação, a partir de um inquérito por questionário a jovens, alunos do ensino secundário das nove ilhas habitadas, e entrevistas a falantes adultos cuja ocupação profissional implica uma intensa atividade com as línguas.

A partir do confronto dos resultados obtidos para as duas gerações de informantes com as conclusões e recomendações de encontros académicos sobre a LCV e de grupos de trabalho, propostas de individualidades e documentação oficial de carácter linguístico, a autora deduz as decisões de política linguística prioritária, tendo em vista a construção de um bilinguismo individual e social efetivo, no país.

O livro contou com o patrocínio do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação e o apoio da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.

12 13Uni-CV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO Número 15 | Março/Abril de 2016

FICHA TÉCNICA

NEWSLETTER – INVESTIGAÇÃO Bimestral – nº 14, março/abril de 2016

COORDENAÇÃOEquipa ReitoralServiços de Edições e Documentação

COLABORADORESSecretariado da Investigação, DSDE, Assessoria de Comunicação e Imagem e RP Gabinete de Comunicação e Imagem

E-MAIL:[email protected]ó[email protected]

UNIVERSIDADE DE CABO VERDEPraça António Lereno, CP 379C - Praia, Santiago - Cabo Verde

Tel. (00238) 3340 202

Visite a nossa página de Investigação em: www.unicv.edu.cv

AGENDA DE ATIVIDADES INTERNACIONAIS DOS DOCENTES

PROFESSORA EURÍDICE MONTEIRO EM MISSÃO DE ESTUDOS NA UNISINOS E UFMG

A Prof.ª Doutora Eurídice Monteiro participou numa missão de estudos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Brasil, no período de 14 de Fevereiro a 14 de Março, no âmbito do projecto “Dinâmicas de Género em Cabo Verde” (Capes/Mec/Brasil), sob a coordenação da Prof.ª Miriam Vieira (Unisinos) e da Prof.ª Eufémia Rocha (Uni-CV).

A missão de estudos contemplou: (1) reuniões com docentes no PPG em Ciências Sociais da Unisinos, em temáticas relacionadas ao projecto, nomeadamente, Estudos Pós-coloniais e feministas; (2) elaboração de um artigo para publicação no âmbito deste projecto; (3) realização de um curso de extensão, durante uma semana, com a duração de 15h lectivas, contando com perto de uma centena de inscritos; (4) seminários.

Para além da participação nos eventos académicos na Unisinos, a Prof.ª Eurídice Monteiro participou num seminário na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), intitulado “Cabo-verdianidade: Língua, Literatura e Cultura”, no âmbito do projecto “Ensinar qual Língua, Ler qual Literatura? Interculturalidade e

relações étnico-raciais no Brasil e em Cabo Verde”, sob a coordenação da Prof.ª Aracy Martins (UFMG) e da Prof.ª Fátima Fernandes (Uni-CV).

CRIAÇÃO DA “REDE NUTRI SSAN” EM MANAUS

O docente Vladmir Silves Ferreira, da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, participou no encontro de formação da Rede Global de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição e Segurança Alimentar – NUTRISSAN, na Cidade Brasileira de Manaus, nos dias 12 e 13 de abril.

O encontro foi também uma importante oportunidade de encontros informais com diversos colegas representantes de Escolas de Ciências Agrárias e Ambientais de outros países presentes com destaque para os representantes da Unizambeze, da Unilab, da Universidade Federal Recôncavo da Bahia, da Universidade Federal do Amapá e da Universidade Federal do Sergipe.

A iniciativa inseriu-se no âmbito do projeto “Nutrição para o Crescimento”, lançada em 2013, no Reino Unido.

Trata-se de uma rede que tem como objetivo promover e intensificar o compromisso político global pela nutrição, aumentando os recursos investidos e congregando Governos e sociedade civil, para acelerar o cumprimento das metas e compromissos globais de nutrição assumidos.

MISSÕES DE MOBILIDADE NA UNICV

INSTITUTO TÉCNICO AGRÁRIO DE BOZEN-BOLZANO – ITÁLIA: VISITA DE ESTUDANTES E DOCENTES

A Universidade de Cabo Verde, através da Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais recebeu, de 3 a 16 de Abril, uma comitiva composta por sete estudantes e dois docentes do Instituto Técnico Agrário de Bozen-Bolzano, Itália. Durante duas semanas os alunos realizaram estágios e trabalhos de terreno com diversas instituições e produtores agrícolas em três Concelhos da Ilha de Santiago (São Miguel, São Domingos e São Lourenço dos Órgãos). Das atividades previstas destacam-se a participação no cultivo da banana, manga e papaia; testes de seleção de variedades de hortaliças e a colaboração na produção de aguardente e queijo.

MOBILIDADE DE DOCENTE DA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO

O Professor de Medicina Veterinária João Serôdio de Almeida, da Universidade Agostinho Neto, de Angola, esteve em missão de mobilidade na Universidade de Cabo Verde, de 18 a 23 de abril. O docente jubilado esteve a ministrar aulas no âmbito da disciplina de Agricultura e Biodiversidade no Semiárido, no curso de Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais realizado em parceria com as universidades associadas da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP). Os estudantes e o docente Prof. Doutor João Manuel Serôdio, acompanhados pelo Prof. Doutor Vladmir Silves Ferreira,

realizaram uma aula de campo numa propriedade agrícola no Município de São Domingos. O objetivo da aula de campo foi conhecer no terreno um agroecossistema e as suas características no semiárido. De realçar ainda que o doutoramento visa melhorar e qualificar as competências dos pós-graduados e mestres cabo-verdianos recrutados num largo espetro de valências académicas, sendo concebido de forma a conferir capacidades que se revelem úteis ao país nos domínios do Ambiente e da Sustentabilidade. É, em consequência, um projeto de caráter interdisciplinar que transversalmente, no âmbito dos diferentes programas de docência e de investigação propostos, cobre as áreas de “Recursos Naturais” e de “Gestão Ambiental”.

ARTIGOS PUBLICADOS

Fortes, C. (2015) “Casa sem homem é um navio à deriva”: Cabo Verde, monoparentalidade e o sonho de uma família nuclear patriarcal. Anuário Antropológico, 2014, Brasília, UnB, 2015, v. 40, n. 2: 151-172. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202014_II%20Dez_2015/Casa_sem_homem.pdf

Fortes, C. (2015) Autoridade etnográfica revisitada: migração e etnografia multi-situada entre mulheres cabo-verdianas em Portugal e Cabo Verde. In Furtado, C., Laurent, P-J e Évora, I. (Orgs) As Ciências Sociais em Cabo Verde: Temáticas, Abordagens e Perspectivas Teóricas. Praia, Edições da UNICV, pp. 127-142.

Fortes, C. e Lima, R. W. (2015) Emigrantes e deportados em Cabo Verde. In Furtado, C., Laurent, P-J e Évora, I. (Orgs) As Ciências Sociais em

Cabo Verde: Temáticas, Abordagens e Perspectivas Teóricas. Praia, Edições da UNICV, pp. 253-272.

Fortes, C. (2015) As vendedeiras de Cabo Verde: circulação de produtos, informalidade e mulheres no espaço público de Cabo Verde. In José Rogério Lopes (Org). Visagens de Cabo Verde: Ensaios de Antropologia Visual e outros ensaios. Brasil. Editora Cirkula, pp.101-121.

Veiga, M. (2016) Cabo Verde: da Diglossia à Construção do Bilinguismo. In PAPIA - Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares. http://revistas.fflch.usp.br/papia/issue/view/184

Furtado, J. & Cabrera, A. (2015) Emprender en economías emergentes: el entorno institucional y su desarrollo. In INNOVAR: Revista De Ciencias Administrativas Y Sociales: Emprendimiento y Gestión Empresarial; pp. 133-156

Furtado, J. (2015) Hypercluster do Turismo e Megacluster do mar: Incentivos Institucionais e Oportunidades de Negócio em Cabo Verde. In Vozes dos Vales, Publicações Acadêmicas UFVJM

Furtado, J. (2015) Emprender En Economías Emergentes: El Entorno Institucional Y Su Desarrollo. In Revista Innovar, Journal of Administrative and Social Sciences, Faculdad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional de Colombia. pp. 83-104.

Furtado, J. (2016) Ética nos negócios: ecoauditoria e gestão ecocêntrica de empresas — uma revisão de literatura. In RPE Volume 3, numero. 1, Marzo de 2016. pp. 15-32

Furtado, J. , García-Cabrera, A. , García-Soto, M. (2016) Modelos institucionais para a convergência interregional nos territórios insulares. In IV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI).

DISSERTAÇÕES E DEFESAS

Edna Suzete Mendes Pereira, do mestrado em TIC Educação, defendeu no dia 9 de março a sua dissertação intitulada “As TIC no apoio a Gestão escolar – Estudo de Caso da Utilização do SIG na Escola Secundária Abílio Duarte”

Patrícia Celeste Moreira Lopes e Silva, mestranda do curso em Ciências Sociais, defendeu a sua dissertação com o título “A construção das trajetórias dos fazedores de teatro sanvicentinos (estudo sócio-antropológico dos bastidores do teatro sanvicentino)”, no dia 13 de Abril.