inativaÇÃo

3
Farmácia Ramos INATIVAÇÃO DE UTENSÍLIOS E RECIPIENTES UTILIZADOS NA HOMEOPATIA LCQ LCQ POP 066 Nº FLS 1/2 A - OBJETIVO Padronizar procedimentos de lavagem de materiais e esterilização de vidrarias e utensílios em geral, tomando os devidos cuidados de forma que os utensílios possam ser usados em qualquer área técnica do laboratório, já que a utilização de materiais limpos é fundamental para a qualidade dos resultados. B - ALCANÇE Todos os setores técnicos do laboratório. C - DEFINIÇÃO Inativação: processo pelo qual se elimina, por meio de calor, a energia medicamentosa impregnada nos utensílios e embalagem primária para sua utilização. D – RESPONSABILIDADE Do operador do serviço. Do Farmacêutico responsável pelo controle de qualidade. E – CUIDADOS ESPECIAIS 1. Deve existir área ou local para limpeza e higienização dos utensílios, acessórios e recipientes utilizados nas preparações homeopáticas, dotados de sistema de lavagem e inativação. 2. No caso da existência de uma área específica de lavagem, esta pode ser compartilhada em momentos distintos para lavagem de outros recipientes, utensílios e acessórios utilizados na manipulação de preparações não homeopáticas, obedecendo a procedimentos escritos 3. A área ou local de lavagem e inativação deve ser dotada de estufa para secagem e inativação de materiais, com termômetro, mantendo-se os respectivos registros de temperatura e tempo do processo de inativação. F - MATERIAIS UTILIZADOS - Escovas - Esponjas sintéticas - Detergente neutro

Upload: fabio-araujo

Post on 02-Jan-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: INATIVAÇÃO

Farmácia Ramos

INATIVAÇÃO DE UTENSÍLIOS E RECIPIENTES UTILIZADOS

NA HOMEOPATIA

LCQ LCQ

POP Nº 066

Nº FLS 1/2

A - OBJETIVOPadronizar procedimentos de lavagem de materiais e esterilização de vidrarias e utensílios em geral, tomando os devidos cuidados de forma que os utensílios possam ser usados em qualquer área técnica do laboratório, já que a utilização de materiais limpos é fundamental para a qualidade dos resultados.

B - ALCANÇETodos os setores técnicos do laboratório.

C - DEFINIÇÃOInativação: processo pelo qual se elimina, por meio de calor, a energia medicamentosa impregnada nos utensílios e embalagem primária para sua utilização.

D – RESPONSABILIDADEDo operador do serviço.Do Farmacêutico responsável pelo controle de qualidade.

E – CUIDADOS ESPECIAIS1. Deve existir área ou local para limpeza e higienização dos utensílios, acessórios e recipientes utilizados nas preparações homeopáticas, dotados de sistema de lavagem e inativação.

2. No caso da existência de uma área específica de lavagem, esta pode ser compartilhada em momentos distintos para lavagem de outros recipientes, utensílios e acessórios utilizados na manipulação de preparações não homeopáticas, obedecendo a procedimentos escritos3. A área ou local de lavagem e inativação deve ser dotada de estufa para secagem e inativação de materiais, com termômetro, mantendo-se os respectivos registros de temperatura e tempo do processo de inativação.

F - MATERIAIS UTILIZADOS- Escovas- Esponjas sintéticas- Detergente neutro- Álcool 70%

G – EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:- Estufa- Recipientes de plástico com capacidade adequada.

H – PROCEDIMENTO:1 – LAVAGEM E INATIVAÇÃO DOS UTENSÍLIOS E RECIPIENTES:1.1 – VIDROS E CÂNULAS DE VIDROS:1.1.1 – Enxágüe o material utilizado com água corrente, como operação preliminar.1.1.2 – Lave os utensílios com detergente neutro com auxílio de escovas e esponjas sintéticas.

Page 2: INATIVAÇÃO

Farmácia Ramos INATIVAÇÃO DE UTENSÍLIOS E

RECIPIENTES UTILIZADOS NA HOMEOPATIA

LCQ

POP Nº 066

Nº FLS 2/2

1.1.3 – Enxágüe novamente com água corrente e deixe escorrer o excesso de água.1.1.4 – Ligar a estufa, quando atingir 140º colocar os vidros lavados e deixar por 1 hora.1.1.5 – Após 1 hora desligar a estufa e deixar esfriar.1.1.6 – Armazenar os vidros limpos em gaveteiros higienizados e identificados.

1.2- PLÁSTICOS (TAMPAS E BATOQUES)1.2.1 – Enxágüe o material utilizado com água corrente, como operação preliminar.1.2.2 – Lave os utensílios com detergente neutro com auxílio de escovas e esponjas sintéticas1.2.3 – Enxágüe novamente com água corrente e deixe escorrer o excesso de água.1.2.4 – Coloque na imersão em álcool 70%, em recipiente com capacidade adequada e tampa, e deixe por 2 horas.1.2.5 – Levar para estufa com uma temperatura aproximadamente de 45º e deixar secar por 30 minutos.1.2.6 – Armazenar em gaveteiros higienizados e identificados.

I – REFERÊNCIAS:1- Desenvolvimento local.2 – Manual de Normas Técnicas para Farmácia Homeopática – 2ª edição – ABFH

J- HISTÓRICO1ª Emissão

CONFERÊNCIA DESTE ORIGINAL APROVAÇÃO E EMISSAO DESTE ORIGINAL

________________________ Em ___/___/___ ________________________ Em ___/___/___ RESPONSÁVEL TÉCNICO RESPONSÁVEL TÉCNICO