ime: a força do bem parabéns aos mais novos engenheiros ... · novos mestres e doutores o ime...

6
O FUTURO É O O FUTURO É O NOSSO NOSSO PRESENTE PRESENTE Noticiário do Instituto Militar de Engenharia – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII – nº 67 Parabéns aos mais novos Parabéns aos mais novos Engenheiros Militares Engenheiros Militares IME: a Força do BEM IME: a Força do BEM No dia 11 de outubro, foi realizada a solenidade de “Titulação de Mestres e Doutores do IME”. Foram titulados 69 Mestres e 09 Doutores, num total de 78 profissionais, que passarão a contribuir no fortalecimento do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico, nos âmbitos civil e militar. Entrega dos Diplomas Os cursos de Pós-Graduação do IME tiveram início em 1957, com a criação da especialização em Engenharia Nuclear. Hoje, são oferecidos vários cursos de Pós-Graduação, sendo que o IME já titulou mais de 2.175 Mestres e 128 Doutores, com destacada atuação nos mais variados segmentos da sociedade. Parabéns aos mais novos Mestres e Doutores do Brasil!... Novos Mestres e Doutores Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de "Centenário do Frei Orlando", e é constituída por 51 Engenheiros Militares, sendo 37 homens e 14 mulheres. A 1º Tenente Andressa Cristine Hamilko, do Curso de Engenharia de Fortificação e Construção, foi a primeira colocada geral da Turma. Ana Carolina Garcia Guimarães (Engenharia de Computação) foi a primeira colocada do Curso de Formação e Graduação (CFG) da reserva e o 1º Tenente Rômullo Girardi Moreira (Engenharia de Computação) foi o primeiro colocado do Curso de Graduação (CG). Formando novas gerações de Engenheiros Militares, o Instituto cumpre sua finalidade institucional, em benefício do Exército e do Brasil. "IME: o futuro é o nosso presente". O Binômio Engenharia Militar (BEM) tem feito a diferença nas áreas em que atua. A história comprova que, tanto no tempo de paz, quanto no tempo de guerra, a Engenharia Militar tem cumprido sua missão de forma exemplar. O Capitão Bandeira, Professor do IME, ratifica essa tradição. Veja a matéria na página 4. Nomes eternizados nas paredes do IME A história e a tradição transformaram o IME na Força do BEM Inauguração da Placa da Turma Entrega de Prêmios

Upload: hoangcong

Post on 20-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IME: a Força do BEM Parabéns aos mais novos Engenheiros ... · Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de

O FUTURO É O O FUTURO É O NOSSO NOSSO

PRESENTEPRESENTE

Noticiário do Instituto Militar de Engenharia – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII – nº 67

Parabéns aos mais novos Parabéns aos mais novos Engenheiros MilitaresEngenheiros Militares

IME: a Força do BEMIME: a Força do BEM

No dia 11 de outubro, foi realizada a solenidade de “Titulação de Mestres e Doutores do IME”.

Foram titulados 69 Mestres e 09 Doutores, num total de 78 profissionais, que passarão a contribuir no fortalecimento do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico, nos âmbitos civil e militar.

Entrega dos Diplomas

Os cursos de Pós-Graduação do IME tiveram início em 1957, com a criação da especialização em Engenharia Nuclear.

Hoje, são oferecidos vários cursos de Pós-Graduação, sendo que o IME já titulou mais de 2.175 Mestres e 128 Doutores, com destacada atuação nos mais variados segmentos da sociedade.

Parabéns aos mais novos Mestres e Doutores do Brasil!...

Novos Mestres e DoutoresNovos Mestres e Doutores

O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de "Centenário do Frei Orlando", e é constituída por 51 Engenheiros Militares, sendo 37 homens e 14 mulheres.

A 1º Tenente Andressa Cristine Hamilko, do Curso de Engenharia de Fortificação e Construção, foi a primeira colocada geral da Turma.

Ana Carolina Garcia Guimarães (Engenharia de Computação) foi a primeira colocada do Curso de Formação e Graduação (CFG) da reserva e o1º Tenente Rômullo Girardi Moreira (Engenharia de Computação) foi o primeiro colocado do Curso de Graduação (CG).

Formando novas gerações de Engenheiros Militares, o Instituto cumpre sua finalidade institucional, em benefício do Exército e do Brasil. "IME: o futuro é o nosso presente".

O Binômio Engenharia Militar (BEM) tem feito a diferença nas áreas em que atua. A história comprova que, tanto no tempo de paz, quanto no tempo de guerra, a Engenharia Militar tem cumprido sua missão de forma exemplar. O Capitão Bandeira, Professor do IME, ratifica essa tradição. Veja a matéria na página 4.

Nomes eternizados nasparedes do IME

A história e a tradição transformaramo IME na Força do BEM

Inauguração da Placa da Turma

Entrega dePrêmios

Page 2: IME: a Força do BEM Parabéns aos mais novos Engenheiros ... · Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de

2

Intercâmbio acadêmicoIntercâmbio acadêmico

NOTIME nº 67 – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII

O Futuro é o nosso Presente

O IME tem realizado vários intercâmbios acadêmicos.No 2º semestre de 2013, 29 Alunos realizaram estágio no exterior, nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Irlanda e França.

Essa experiência é de grande importância para os Alunos e para a Instituição, uma vez que possibilita novas parcerias.

Kizzy Fernanda Terra Ferreira dos Reis é uma das Alunas do IME em estágio na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Além do aprendizado acadêmico, esses intercâmbios permitem conhecer outros sistemas de ensino, comprovadamente eficientes.

A Seção de Engenharia Nuclear do IME realizou o "Estágio Avançado de Proteção Radiológica" para Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (dentistas, médicos, farmacêuticos e enfermeiros), com duração total de seis semanas.

O Estágio amplia os conhecimentos relacionados às atividades com radiações ionizantes, entre elas: Medicina Nuclear (diagnóstico e tratamento de neoplasias), pesquisa médica, atendimento de radioacidentados e emergências radiológicas e nucleares.

Servidor-Padrão IME 2013Servidor-Padrão IME 2013

Todos os anos, para celebrar o “Dia do Servidor Público”, é realizada uma votação para a escolha do Servidor-Padrão do IME.

Neste ano, o Servidor Civil Agnaldo Ramute Barboza, da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção (SE-2), foi eleito o Servidor-Padrão do IME.

O General Ratton, Comandante do IME, fez a entrega de um Diploma e de uma Placa ao Servidor homenageado.

Além disso, houve a inauguração do retrato na Galeria dos Servidores-Padrão do IME e uma homenagem a Servidores já aposentados.

Estágio de Proteção Estágio de Proteção RadiológicaRadiológica

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Associação dos Servidores Civis em Ciência e Tecnologia do Exército (ASCCTEx), com o apoio do IME, organizou a “VI Caminhada da Saúde”. Foi um momento de confraternização e de convivência salutar.

Caminhada da SaúdeCaminhada da Saúde

Page 3: IME: a Força do BEM Parabéns aos mais novos Engenheiros ... · Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de

3NOTIME nº 67 – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII

O Futuro é o nosso Presente

As atividades ocorreram no período de 05 a 07 de novembro e mobilizou Alunos e Professores do IME, em parceria com vários Colégios Militares, Fundação Osório e Escolas da rede pública de ensino.

Filhos dos Oficiais-Alunos da ECEME

Por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o IME organizou várias atividades, entre elas, a “Feira de Ciências”, o “Projeto Eureka” e o “Encontro de Iniciação Científica”. Nesse período, várias Escolas visitaram as instalações do IME e participaram dos eventos programados.

Centro Educacional Cozzolino - Magé (RJ)

Escola Minas Gerais

Sala de Exposição Ricardo Franco

IME: Portas AbertasIME: Portas AbertasSemana de Ciência & TecnologiaSemana de Ciência & Tecnologia

No “Encontro de Iniciação Científica”,

os Alunos do IME apresentam trabalhos de

interesse acadêmico...

Os Alunos receberam prêmios pela participação na “Feira de Ciências”.

O Futuro é o nosso Presente.

A “Feira de Ciências” é um espaço destinado aos Alunos do ensino médio e fundamental, que apresentam trabalhos de cunho científico, estimulando a curiosidade e a solução de problemas propostos pelos participantes.

No “Projeto Eureka”, os Alunos do IME orientam Alunos do ensino médio na elaboração de experiências científicas.

Page 4: IME: a Força do BEM Parabéns aos mais novos Engenheiros ... · Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de

4

BEM: presença integral e diferencialBEM: presença integral e diferencial

NOTIME nº 67 – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII

O Futuro é o nosso Presente

O IME recebeu a visita de

Integrantes das Turmas de

1965, 1973, 1988 e 1993.

Esse momento de confra-

ternização tem por objetivo

estreitar os laços de amizade,

trocar experiências de vida e

relembrar os bons tempos.

O Comandante do IME, que é

da Turma de 1988, recebeu

os ex-Alunos e proferiu uma

palestra sobre os projetos e

as realizações institucionais.

O IME tem orgulho de todos

os seus Filhos e nunca

deixará de ser a Casa dos

Engenheiros Militares de hoje

e de sempre.

Aspirantes do IMEAspirantes do IMEEngenheiros Militares do amanhãEngenheiros Militares do amanhã

Cap Bandeira: apoio a projetos sociais (construção de escolas)

MINUSTAH - “Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti” (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti) - é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2004. O Brasil foi escolhido para comandar essa missão.

O Binômio Engenharia Militar (BEM) é uma presença integral e diferencial, em todos os cenários em que atua.

Um dos exemplos é a sua atuação no Haiti, integrada à MINUSTAH. Naquele ambiente, a Engenharia Militar tem trabalhado arduamente na implantação da infraestrutura básica, construindo escolas, estradas e melhorando as condições de vida daquela sociedade.

O Capitão Bandeira, que é Professor do IME, teve a oportunidade de auxiliar nessa importante missão. Durante alguns meses, acompanhou e fiscalizou as obras em curso.

A recompensa é imediata, na medida em que a população local, diante dos investimentos realizados, demonstra esperança no futuro e determinação para superar suas dificuldades crônicas.

Visita de ex-Alunos do IMEVisita de ex-Alunos do IMEEngenheiros Militares de hoje e de sempreEngenheiros Militares de hoje e de sempre

Juramento à Bandeira Nacional

Desobstrução de vias e de córregos

Os Alunos do 1º ano do IME, que optaram pela carreira da reserva, foram declarados Aspirante-a-Oficial e incluídos na reserva do Exército.

A partir de agora, esses Alunos inauguram um novo momento rumo à graduação em Engenharia, cônscios de seus deveres com o Exército e com o Brasil.

Page 5: IME: a Força do BEM Parabéns aos mais novos Engenheiros ... · Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de

5

Visita de ComitivasVisita de Comitivas Nacionais e estrangeirasNacionais e estrangeiras

O IME também está nas redes sociaisVisite a nova página eletrônica do IME

www.ime.eb.br

1º de novembro – os Oficiais-Alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército do Paraguai tiveram a oportunidade de estreitar os laços de amizade que unem Brasil e Paraguai.

Momento de orgulho e de emoção

NOTIME nº 67 – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII

O Futuro é o nosso Presente

Exército do ParaguaiExército do Paraguai

Exército do EquadorExército do Equador

ADESG - MGADESG - MG

29 de outubro – Integrantes da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG),

representação de Governador Valadares (MG)

O IME recebe visita de comitivas nacionais e estrangeiras, civis e militares. Em tais ocasiões, o Comandante do IME ministra uma palestra, com o objetivo de enfatizar a importância estratégica do trabalho realizado pelo Instituto.

Além disso, os visitantes conhecem a história e a missão institucional, bem como os projetos em andamento e a infraestrutura acadêmica.Dessa forma, o IME promove uma integração com importantes segmentos da sociedade.

Oficiais-Alunos da ECEMEOficiais-Alunos da ECEME

05 de novembro – Comitiva de Oficiais do Exército do Equador, no gabinete do

Comandante do IME

29 de outubro - os Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), conheceram as instalações e as atividades desenvolvidas pelo IME.

Page 6: IME: a Força do BEM Parabéns aos mais novos Engenheiros ... · Novos Mestres e Doutores O IME está em festa. É grande a emoção em formar mais uma Turma, que recebeu o nome de

6

Formação MilitarFormação Militar Superar dificuldades para cumprir a missãoSuperar dificuldades para cumprir a missão

Acesse as outras edições do NOTIME: www.ime.eb.br

ExpedienteConselho EditorialGen Div Rodrigo Balloussier Ratton – Cmt IME;Ten Cel R/1 Munir Mohi; Maj JomaneDistribuição: Seção de Comunicação SocialImagens: Sgt Vanderlei e Sgt Rogério Luiz

Realização: Instituto Militar de Engenharia – Praça General Tibúrcio, 80Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-270 – Tel. (21) 2546.7267Contato: [email protected] NOTIME foi criado em 1997, pelo então Cap Art MunirPublicado apenas na versão eletrônica.

NOTIME nº 67 – 4º trimestre de 2013 – Ano XVIII

O Futuro é o nosso Presente

Ícones da CiênciaÍcones da Ciência

2º ano em ação...2º ano em ação...ELD 1º ano ELD 1º ano

No período de 07 a 11 de outubro, os Alunos do2º Ano do IME realizaram o Exercício de Longa Duração (ELD) de Patrulhas, no Campo de Instrução de Gericinó (RJ).

Esse exercício faz parte da formação do futuro Engenheiro Militar, e permite o domínio do planejamento e do emprego de patrulhas, bem como das técnicas de progressão no terreno e do trabalho em equipe, fortalecendo o espírito de corpo e os atributos da área afetiva.

No período de 21 a 24 de outubro, os Alunos do1º ano do IME realizaram o Exercício de Longa Duração (ELD), juntamente com os Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

As atividades ocorreram na região de Campinas (SP), destacando-se: marcha para o combate (12 km), transposição de curso d'água, progressão no terreno, orientação e oficinas de instrução individual básica.

Os Alunos do IME demonstraram muita garra e determinação e desenvolveram uma convivência salutar e profícua com seus irmãos da EsPCEx, que também serão futuros Oficiais do Exército.

O explorador, pacificador e geógrafo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon ficou conhecido pelo lema “Matar nunca, morrer se preciso for”, que dá a dimensão do seu caráter pacificador.

Bacharel em Ciências Físicas e Naturais, foi Engenheiro Militar e professor de Astronomia, Mecânica e Matemática. Abandonou o magistério para se dedicar à construção de linhas telegráficas pelo interior do Brasil, atendendo à solicitação do governo federal. Pacificador dos índios Bororo, Botocudo, Kaingang, Xokleng, Nambikuára, Xavante e Umotina, implementou a ligação telegráfica entre Brasil, Paraguai e Bolívia.

Foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio e guiou o ex-Presidente americano Theodore Roosevelt em sua expedição pelo Amazonas.

Marechal RondonMarechal Rondon

Recebeu o Prêmio Livingstone, concedido pela Sociedade de Geografia de Nova Iorque. Levantou a Carta Geográfica do Estado do Mato Grosso por meio de sucessivas expedições e foi Diretor de Engenharia do Exército.

De 1927 a 1930, inspecionou toda a fronteira brasileira, desde as Guianas até a Argentina. Em 1938, Rondon promoveu a paz entre Colômbia e Peru.

Propôs a fundação do Parque Indígena do Xingu e inaugurou o Museu Nacional do Índio. Para eternizar a memória desse nobre brasileiro, em 1955, o Congresso Nacional brasileiro, além de promovê-lo ao posto de Marechal, deu o nome de Rondônia ao então território do Guaporé.