ilusÕes de Ótica · literais: é o caso do pintor italiano giuseppe arcimboldo 1527-1593). a...

2
ILUSÕES DE ÓTICA Uma ilusão de ó8ca é um es;mulo visual que é processado pelo cérebro de uma maneira diferente da realidade. Há inúmeras ilusões de ó8ca, mas de uma maneira geral podem ser classificadas em literais (Msicas), fisiológicas ou cogni8vas. Nas ilusões literais é criada uma imagem diferente dos objetos reais que a formam. É o que acontece quando olhamos para uma floresta e nos parece ver uma figura desenhada pelos ramos das árvores. Muitos ar@stas adoram criar ilusões de ó@ca literais: é o caso do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo 1527-1593). A forma dos ramos da árvore cria a imagem de um bebé. Consegue vê-lo? A imagem de um homem aparece a par@r de pinturas de animais terrestres (Earth, G. Arcimboldo, 1570).

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ILUSÕES DE ÓTICA · literais: é o caso do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo 1527-1593). A forma dos ramos da árvore cria a imagem de um bebé. Consegue vê-lo? A imagem de um

ILUSÕESDEÓTICA

Uma ilusão de ó8ca é um es;mulo visual que é processado pelocérebrodeumamaneiradiferentedarealidade.Háinúmerasilusõesde ó8ca, mas de uma maneira geral podem ser classificadas emliterais(Msicas),fisiológicasoucogni8vas.

Nasilusõesliteraisécriadaumaimagemdiferentedosobjetosreaisqueaformam.Éo que acontece quando olhamos para uma floresta e nos parece ver uma figuradesenhada pelos ramos das árvores.Muitos ar@stas adoram criar ilusões de ó@caliterais:éocasodopintoritalianoGiuseppeArcimboldo1527-1593).

Aformadosramosdaárvorecriaaimagemdeumbebé.Conseguevê-lo?

Aimagemdeumhomemapareceapar@rdepinturasdeanimaisterrestres(Earth,G.

Arcimboldo,1570).

Page 2: ILUSÕES DE ÓTICA · literais: é o caso do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo 1527-1593). A forma dos ramos da árvore cria a imagem de um bebé. Consegue vê-lo? A imagem de um

Nas ilusões cogni@vas o cérebro compreende um objeto com base emconhecimentosousuposiçõesanteriores.Éasuatenta@vadesesperadadeencontraralgofamiliarnoque‘vê’.Tambémaquiosar@stasgostamdenospregarpar@das,eM.C.Escher(1898-1972)ésemdúvidaomaisfamoso!

Nas ilusõesfisiológicassãoosnossosolhosqueenganamocérebro,aoreceberemum excesso de es\mulos (de luz ou cor, por exemplo). É o que acontece quandoolhamosmuitofixamenteparaumobjetoe,aofecharosolhos,con@nuamosavê-lo.

GrelhadeHermann.Quadradosnegrosemfundobrancocriamailusãodeexis@rempontosnasinterseçõesdaslinhas.

CaféWall.Aslinhasretasparalelasqueseparamos‘@jolos’pretosebrancospareceminclinadas.

EscadadePenrose.Consegueiden@ficarodegraumaisaltodaescada?Eomaisbaixo?

Ilusãopato-coelho.Oquevênestaimagem?Temacerteza?

VasodeRubin.Estaimagempermiteduasinterpretações.Oquevêprimeiro?Umavasoouduasfaceshumanas?