ideias & projetos -...

4
Atividades O Dia Internacional dos Direitos da Criança celebra-se a 1 de junho. Este dia recorda que todas as crianças têm direito a ser felizes e, segundo a Convenção dos Direitos da Criança, um dos direitos fundamentais é, preci- samente, brincar. Brincar é uma atividade divertida e essencial para enfrentar a vida. Ideias & Projetos Pieter Bruegel, “Jogos de criança”, 1560, Museu da História da Arte, Viena. Existem tantas brincadeiras, e tão variadas, que por vezes torna-se difícil escolher a melhor ou a mais adequa- da. Mas o que importa mesmo é que os outros brinquem connosco. 1 2 3

Upload: phungkiet

Post on 19-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ideias & Projetos - nlstore.leya.comnlstore.leya.com/asa/2017/novos_projetos/images/proposta_dia... · caca (no norte), ou ainda jogo-do-homem ou pé-coxinho. O jogo consiste em pular

Ati

vid

ades

O Dia Internacional dos Direitos da Criança celebra-se a 1 de junho. Este dia recorda que todas as crianças têm direito a ser felizes e, segundo a Convenção dos Direitos da Criança, um dos direitos fundamentais é, preci-samente, brincar. Brincar é uma atividade divertida e essencial para enfrentar a vida.

Ideias & Projetos

Pieter Bruegel, “Jogos de criança”, 1560, Museu da História da Arte, Viena.

Existem tantas brincadeiras, e tão variadas, que por vezes torna-se difícil escolher a melhor ou a mais adequa-da. Mas o que importa mesmo é que os outros brinquem connosco.

1

2

3

Page 2: Ideias & Projetos - nlstore.leya.comnlstore.leya.com/asa/2017/novos_projetos/images/proposta_dia... · caca (no norte), ou ainda jogo-do-homem ou pé-coxinho. O jogo consiste em pular

Vamos brincar!

A partir da observação da obra de Pieter Bruegel, propomos que desenhes vários tipos de jogos e realizes as peças necessárias para brincares com os teus colegas.

Para tal, começa por observar o painel e desenha, à tua maneira, alguns jogos que identifiques.

De entre as brincadeiras e jogos que podemos identificar no painel, destacamos:

1. Brincar com “andas”

Andas ou varais são pernas altas de ma-deira, usadas para andar a uma certa altura do solo. Os jogadores podem realizar corri-das, aumentando o grau de dificuldade com a subida das cunhas de apoio dos pés.

2. Brincar com “arco e gancheta”

Com o arco e a gancheta percorremos um percurso previamente estabelecido no me-nor tempo possível, procurando controlar o arco com a gancheta. Se o jogador perder o controlo do arco recomeça a prova no local onde isso aconteceu.

3. Brincar ao “jogo da malha”

No jogo da malha, chinquilho ou jogo do fito, lançam-se discos, normalmente de me-tal (ou pedras chatas, no caso do jogo do fito) em direção a um pino, com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha (ou o fito) o mais próximo possível desse pino.

Material necessário:• Arame zincado de 5 mm

de diâmetro.• União do arco: tubo oco com 5 mm de

diâmetro interior, ou solda de estanho.

Técnicas de transformação de metais:Dobrar, unir ou soldar.

Material necessário: Podemos realizar os pinos e os discos em madeira.

Técnicas de transformação de madeiras:Serrar, recortar, limar, lixar.

Material necessário:• Dois sarrafões

quadrangulares de madeira• Duas cunhas de madeira• Quatro parafusos com porcas

de orelhas e anilhas

Técnicas de transformação de madeiras:Serrar, limar, lixar, furar.

Page 3: Ideias & Projetos - nlstore.leya.comnlstore.leya.com/asa/2017/novos_projetos/images/proposta_dia... · caca (no norte), ou ainda jogo-do-homem ou pé-coxinho. O jogo consiste em pular

Vamos brincar!

Podemos, também, pintar jogos de chão no pátio da escola ou na sala polivalente. De entre muitos jogos, propomos dois, mais populares:

Jogo da macaca, também conhecido por “amarelinha”, saltar à ma-caca (no norte), ou ainda jogo-do-homem ou pé-coxinho.

O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado ou pintado no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o dese-nho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e, no topo, o céu, em formato oval.

Cada jogador joga uma pedrinha ou tampinha, inicialmente na casa número 1, devendo acertar dentro dos seus limites. Em seguida, pula, em um pé só, nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o joga-dor precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2, repetindo todo processo, até à última casa.

Perde a vez quem: pisar nas linhas do jogo; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair; não con-seguir (ou se esquecer) de recuperar a pedrinha. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.

4. Brincar ao “jogo da macaca” 5. Brincar ao “jogo da sirumba”

No jogo da sirumba, desenham-se seis ou oito quadrados grandes ladeados por corredores.

A brincadeira desenvolve-se com dois grupos, os ladrões e os polícias.

Os ladrões têm de saltar de quadra-do em quadrado sem serem tocados pelos polícias, que patrulham os cor-redores. Se algum ladrão for apanha-do tem de ficar parado no mesmo sítio, mas pode ser salvo por outro la-drão, se este lhe tocar.

Ganha quem atravessar primeiro o jogo todo para um lado e para o outro, gritando “Sirumba!” no final.

Esquema do jogo.

Page 4: Ideias & Projetos - nlstore.leya.comnlstore.leya.com/asa/2017/novos_projetos/images/proposta_dia... · caca (no norte), ou ainda jogo-do-homem ou pé-coxinho. O jogo consiste em pular

Investiga

Existem muitos outros jogos para podermos brincar.

Deixamos-te aqui mais exemplos.

Faz a tua própria investigação para saberes como os podes desenhar, pintar ou realizar as suas peças, e também para conhecer as regras de cada um.

• Jogo do prego

• Jogo da cabra-cega

• Jogo “Aqui vai o lenço, aqui fica o lenço”

• Jogo da tração à corda

• Jogo do eixo

• Jogo de saltar à corda

Com tanto jogo, sugerimos-te, por último, que rea-lizes, com os teus colegas, um evento na escola no Dia da Criança, a 1 de junho.

BOM TRABALHO!

Brincar ao jogo do pião.

Brincar ao jogo “Aqui vai alho”. Brincar com pedrinhas.