ibmalphaville comunidade no. 19

16
1 C OMUNIDAD E Distribuição Gratuita Edição 19 Avançar Tempo de 2015|SET/NOV ibmalphaville

Upload: ibmalphaville-igreja-batista-memorial-de-alphaville

Post on 23-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Famílias São Sistemas: artigo de Carlos Barcelos, por dentro do nosso DNA, conheça nosso aplicativo e muito mais.

TRANSCRIPT

Page 1: IBMAlphaville Comunidade No. 19

1

COMUNIDADED

istrib

uiçã

o G

ratu

itaEd

ição

19 Avançar

Tempo de

2015|set/nov

ibmalphaville

Page 2: IBMAlphaville Comunidade No. 19

2

#VEMCOMAGENTE

#FLOWINMOTION

TERÇA DAS 15H ÀS 18HSEXTA 17H ÀS 20H30GRATUITO TRAGA SEU SKATE

Pista de Skate na ibmalphaville

Page 3: IBMAlphaville Comunidade No. 19

3

Sumário

Conectividade IBMAlphavilleMuitos recursos na palma da sua mão

EditorialTempo de Avançar4 Centro de Aconselhamento

Conheça uma novidade da IBMAlphaville

12

Famílias são Sistemas Os oito princípios da teoria sistêmica para você entender um pouco mais sua família.

DNA IBMAlphavilleConheça os 20 pontos que norteiam nossa comunidade.

68

Nova série de meNsageNs

domiNgos de agosto a Novembro

às 9h, 11h15 e 19h

Encontrando JEsus no VElho tEstamEnto

MissõesOs princípios da nossa ação

5

14

Jesus a.C.

Page 4: IBMAlphaville Comunidade No. 19

4

COMUNIDADEibmalphaville

CONSELHO EDITORIALSidney Costa

Reinaldo RodriguesJonas Trunk

EDITORGuilherme Ribeiro

ARTE E DIAGRAMAÇÃOGuilherme Ribeiro

Rebeca FerreiraRicardo Neuber

Sidney Guerreiro

REVISÃO Marcos Toledo

FOTOSBancos de Imagens e acervo

IMPRESSÃOImprensa da Fé

TIRAGEM 5 mil exemplares

Distribuição Gratuita

Tempo de avançar

Av. Tamboré, 1511

Barueri - SP • CEP 06460-000

4195.4645 • 4195.4641

[email protected]

www.ibmalphaville.com.br

Temos visto um sinal verde do Senhor para avançarmos em dire-ção a uma IBMAlphaville que Ele ainda está construindo.

No mês de Junho inauguramos o novo Anexo Gerações, para aten-der crianças de 2 a 9 anos aos domingos.

Durante a semana, esse espaço já está abrigando adolescentes, com uma pista de skate no fundo, e uma celebração feita por eles e para eles às sextas-feiras.

Estamos planejando e em breve anunciaremos as aulas de idio-mas, artes marciais e cursos profissionalizantes para aquele espa-ço, também durante a semana. E muitos sonhos ainda se tornarão realidade para aquele lugar.

O que temos entendido na prática é o que a Palavra do Senhor já havia anunciado: “Não deixem que o mal vença vocês, mas ven-çam o mal com o bem.” (Romanos 12.21)

Convidamos você a se somar nessa jornada e vencer o mal com o bem, se engajando na missão do Senhor, para a qual, nunca há crise, porque todas as coisas cooperam para seu objetivo final.

Na última edição dessa revista, já falamos sobre como as crises são oportunidades. E estamos realmente convictos disso.

Os tempos têm sido difíceis para o nosso país, para nossa econo-mia e para quase todos os empresários e trabalhadores. Contudo, sabemos que não faltarão os recursos de Deus para a missão de Deus, feita do jeito de Deus, como dizia Hudson Taylor.

Nesta edição, queremos lançar nosso Centro de Aconselhamento, e aproveitar para compartilhar alguns princípios da Teoria Sistêmi-ca, que usamos em nossos aconselhamentos e que podem aben-çoar sua família.

Também queremos que você compreenda os 20 pontos do nosso DNA, para decidir se você realmente quer fazer parte da nossa comunidade e se engajar nela. Reiteramos que não somos um clube, nem um prestador de serviços, mas um grupo de amigos e irmãos que se engajaram em um projeto, focado em Jesus.

Por fim, veja as possibilidades de conectividade e fique ligado no que estamos fazendo acesse os nossos conteúdos e participe da vida da igreja onde quer que você esteja.

Conto com você e o seu engajamento para seguirmos avançando rumo a uma IBMAlphaville que ainda não conhecemos, mas que Deus certamente já conhece e quer fazer acontecer.

Sidney Costa

Pastor da Igreja Batista Memorial de Alphaville

EditorialExpediente

Page 5: IBMAlphaville Comunidade No. 19

5

Todos somos falhos e precisamos de recu-peração em alguma área de nossas vidas. O que realmente traz cura é a atuação da Graça de Cristo. E Deus utiliza de diversos caminhos e formas para encontrarmos a sua Graça. Uma das formas que temos para as pessoas encontrem a Graça de Cristo é o aconselhamento. Que, a partir de 20/09 pas-saremos a oferecer de forma estruturada na IBMAlphaville, sem custo algum.Buscamos, com isso, servir à comunidade, apoiando as pessoas em seus momentos de crise, dúvida e quando estiverem em busca de alguma resposta para sua vida.

Queremos apoiar você.

Centro deAconselhamento

A partir de 20/09 na IBMAlphavilleDas 8h às 21h (presencialmente)

Das 21h às 8h (telefone)

Agende seu horário!(11) 4195-4645

(11) 94537-1746

Mais informações, escreva para [email protected]

Page 6: IBMAlphaville Comunidade No. 19

6

Tenho experimentado, ao longo dos anos, o benefício e eficácia da teoria familiar sistêmica para aconselhar e tratar de famí-lias. Nossos conselheiros tem sido treinados nessa direção. Mas, creio que qualquer um se beneficie do conhecimento desse conteúdo. Por isso, compartilho com você.O fundamento básico da teoria sistêmica se apoia em 8 princípios, descritos por Murray Bowen, os quais eu sintetizo a seguir:

1 Níveis de Diferenciação do Self (eu)Famílias e grupos afetam as pessoas em diferentes níveis; afetam seu modo de pensar, sentir e agir. As pessoas variam em sua suscetibilidade de pensar como o grupo. Os grupos – como as famílias – também variam quanto ao grau de

pressão sobre o sujeito. Bowen desenvolveu uma escala de diferenciação do self (eu), em que quanto menos desenvolvido é o self (eu) do sujeito, mais impacto tem a opinião dos outros sobre o seu funcionamento e mais o sujeito tentará controlar o funcionamento dos outros. Ele é, nas palavras do Bowen, “fusionado” com os outros, e tem dificuldade em diferenciar o que é seu self (eu) e o que são os outros.

2 A Família NuclearEsse conceito descreve 4 padrões de relacionamentos que um sistema familiar pode desenvolver para dar vazão a uma ansiedade que não seja resolvida. Já descrevemos nessa revista e no encarte do Celebrando a Recuperação esse sistema

funcionando (leia o QR-Code ao lado para acessar esse conteúdo).

Os padrões são: 1) conflito conjugal; 2) disfunção emocional de um dos cônjuges; 3) situação-problema de um ou mais filhos; 4) distanciamento emocional.

Esses mecanismos são automaticamente ativados quando surge algum stress ou ansiedade na família. À medida que a ansiedade é resolvida, o mecanismo segue governando o comportamento da família no ponto em que a ansiedade pode reaparecer.

3 Processo de Projeção FamiliarEsse conceito descreve uma transmissão dos problemas emocionais dos pais para as crianças. Diferente do cuidado saudável, a projeção se caracteriza como uma preocupação ansiosa, excessiva, com um ou mais filhos. O pai ou a mãe

tem dificuldade de se separar do filho (que precisa se diferenciar para amadurecer) e passa a enxergar o filho como o imagina e não como ele realmente é. O filho escolhido costuma ser aquele mais próximo (e, portanto, menos diferenciado) do pai ou da mãe. Os maiores proble-mas enfrentados pelos filhos (de qualquer idade) serão uma dificuldade em lidar com expectativas, a tendência de se culpar ou culpar aos outros, sentimento de responsabilidade pela felicidade dos outros e baixa tolerância com ansiedade, responden-do impulsivamente a fim de aliviar a ansiedade momentânea.

FamíliasSistemassão

por Carlos Barcelos

Leia o QR-Code acima em seu smartphone ou tablet para acessar.

Page 7: IBMAlphaville Comunidade No. 19

7

4 Processo de Transmissão MultigeracionalEsse processo de projeção impacta gerações, podendo ser percebido em ramos diferentes da família, que acabam ten-do maior ou menor diferenciação. Quando vamos aconselhar ou tratar uma família, podemos dedicar alguma atenção

para traçar esses processos ao longo das gerações anteriores, que vieram a resultar no sistema familiar atual. Até mesmo a escolha do parceiro se dá, inconscientemente, levando em consideração seu nível de diferenciação. Tendemos a escolher parceiros com um nível de diferenciação similar ao nosso.

5 Posição dos IrmãosA família representa o contexto mais influente na vida de uma pessoa. Normalmente as pessoas reproduzem fora do contexto familiar a posição entre irmãos em que cresceram. Irmãos mais novos costumam seguir um líder, a não ser

que tenham sido feridos por seus pais ou irmãos mais velhos. Irmãos mais velhos tendem a alternar a liderança, e assim por diante.

6 TriângulosUm triângulo é um pequeno sistema com três pessoas – o que pode ser o bloco de um sistema emocional maior. É o menor sistema emocional estável, podendo suportar mais tensão que uma relação de duas pessoas. Os triângulos rea-

lizam seus ajustes comportamentais à medida que excluem ou incluem um dos três, de acordo com as variações de tensão. Triângulos são importantes, por exemplo, no aconselhamento de casal, em que um terceiro ajuda a aliviar a tensão e media o conflito.

7 Distanciamento As pessoas, por vezes, lidam com questões emocionais não resolvidas com seus pais, irmãos ou outros membros fami-liares por meio de um distanciamento emocional em relação a eles. Além de não resolver as questões pendentes, esse

Carlos Barcelos é pastor, psicólogo e escritor. Junto com sua esposa Elza, atende na Av. Andrômeda 885, cj. 2304, telefone 973279615.

Carlos tem três livros publicados: Quero Minha Vida de Volta, Quero Meu Filho de Volta e É Dolorido Ser Eu, to-dos pela AlphaConteúdos, disponíveis em nossa livraria.

movimento costuma supervalorizar novas relações que não deveriam ser tão importantes. Quando esse processo ocorre, as visitas familiares se tornam apenas uma obrigação e as relações meramente formais.

8 Processo Emocional na SociedadeA vida em sociedade reflete os mesmos conceitos, de forma que, se entendermos como funciona uma família como agrupamento huma-

no, podemos aplicá-los em qualquer outro agrupamento: empresas, escolas, organizações sociais como política, força armadas, países etc.

Como podemos perceber, a abordagem sistêmica demanda um constante treinamento para que compreendamos a dinâmica dos inter-relacionamen-tos humanos. Se nos empenharmos em conhecer e aplicar os elementos da abordagem familiar sistêmica, certamente seremos melhores conselheiros e mais capazes de ajudar famílias em conflito a aplicar a Graça de Deus onde realmente ela poderá transformar pessoas segundo a vontade de Deus para cada pessoa de uma família.

7

Page 8: IBMAlphaville Comunidade No. 19

8

alphavilledna

ibmConheça o nosso DNA. São 20 pontos, com aquilo que cremos, praticamos ou ainda estamos trabalhando para alcançar.

Page 9: IBMAlphaville Comunidade No. 19

9

alphavilleConheça o nosso DNA. São 20 pontos, com aquilo que cremos, praticamos ou ainda estamos trabalhando para alcançar.

1Uma comunidadeprofunda, leve e funcionalComeçamos por declarar que somos uma comunidade. Não somos um amontoado de indivíduos, mas irmãos, membros de um mesmo corpo, participantes de um mesmo espírito, recuperando a unidade que Deus plane-jou ao criar a humanidade. E isso só pode acontecer como resultado do nosso relacionamento com Deus, que deve ser profundo em conhecimento e intimidade, leve na caminhada diária, o que deve resultar em amor sendo espalhado pelo mundo. Cremos que essa é uma igreja de Cristo funcional.Isso afeta diretamente a maneira como nos relaciona-mos uns com os outros, de forma que a comunidade deve ser profunda no conhe cimento e relacionamento com Deus e também nos relacionamentos entre os irmãos. Deve ser leve em suas estruturas e processos, sem imposições religiosas, completamente ligada em Jesus. E funcional ao ser igreja, chorando com os que choram, celebrando com os que celebram, anunciando o Reino de Deus e manifestando Suas intenções no mundo.Em outras palavras, uma comunidade de fé, esperança e amor; de espiritualidade, recuperação e ação; que re-cebe, celebra e reparte o amor de Deus.

2 Uma comunidade que crê queJesus é tudo de que precisamos.Não é esforço, não é dedicação, não é mérito; é Jesus. Ele falou que sem Ele nós não poderíamos fazer nada. Nenhum esforço é suficiente para at-ender às justas exigências de Deus. Ele exige per-feição. Não é o conhecimento ou a experiência,nem mesmo o tempo de igreja que você possa ter. Jesus em nós é a esperança da glória.Também foi iniciativa dele nos resgatar e habitar em nosso coração. Ele que nos comprou e nos chamou. Ninguém pode ter mais ou menos de Jesus. Quemestá em Cristo tem uma nova identidade, novo endereço. Só pode decidir cooperar ou não com o que ele deseja fazer.

A IBMAlphaville é uma instituição, tem funcionários, contas a pagar e tem de cumprir uma legislação es-pecífica. Sempre que o ser humano quer que algo dure um certo tempo, ele institui, ou seja, cria institu-ições. No entanto, estabelecemos alguns limites para que a organização sempre esteja a serviço do orga-nismo, que é a igreja de Cristo, a comunidade viva que se reúne como IBMAlphaville. Está em nosso DNA que a organização sirva ao organismo, e não o con-trário. Leis e recursos financeiros não podem dirigir uma igreja. Uma igreja é dirigida por Jesus, segue seus princípios, que estão na Bíblia, são compreendidos pelo Espírito, e operam por meio das pessoas. Numa comunidade cristã, a organização é o meio, não o fim.3

Uma comunidade em que aorganização serve o organismo

4 Uma comunidade que se empenha em acolher e apoiar as novas geraçõesComo família da fé, esforçamo-nos para que todas as gerações tenham espaço para aprenderem de Deus a partir de suas diferentes inteligências e vivências, experimentarem a vida cristã em comunidade, desenvolverem seus talentos e abençoarem a comunidade por meio de seus dons. Cremos que as crianças, adolescentes e jovens não são a igreja de amanhã. Eles são a igreja de hoje. E, por isso, são valorizados e reconhecidos em tudo que fazemos, para serem sujeitos na nossa história.

5Uma comunidade que acolhe as pessoas como elas estão para que Deus as transforme em quem Ele planejou que elas fossem

Em nossa comunidade só é proibida a entrada de pessoas perfeitas. Todas as outras são bem-vindas do jeito que estão e serão acolhidas como estiverem, desde que estejam dispostas a ouvirem a voz de Jesus. “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes;

eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” Marcos 2:17

Page 10: IBMAlphaville Comunidade No. 19

10

Uma comunidade comprometida com a recuperação de pessoasCremos que o padrão de ser humano estabe-lecido por Deus é Jesus, mas por conta da rebel-dia do homem, todos nós nos corrompemos e precisamos de recuperação. Cremos que não existe nenhuma situação que o poder de Jesus não possa modificar.Cremos na recuperação que é fruto de uma mu-dança interior e que vai naturalmente afetando todos os âmbitos da vida de alguém. Cremos na recuperação dia-a-dia, um passo de cada vez, só por hoje.

Uma comunidade em que “SER” é o que importa; e não o “FAZER”.Não valorizamos uma pessoa pelo que ela faz mas por quem ela é. Cremos que nossa ação é sempre reflexo daquilo que somos e cremos. Assim, se al-guém não faz o que deve, não tentamos corrigir seu compor-tamento, mas verificar o que ocorre em sua essência, seu ser. Se Jesus for a sua fonte de inspiração e satisfação, seu comportamento irá refletir isso. Como um ramo que está ligado à videira dá fruto, quem tem Jesus frutifica. Nossa úni-ca preocupação é levar todos à pessoa de Jesus.

Uma comunidade que busca agir se-gundo os filtros do que é Moral, Legal e

Santo.Temos três filtros que servem como parâmetros para definir o que é lícito. Podemos e de-vemos fazer tudo aquilo que é legal (dentro da lei), moral (segundo os padrões bíbli-cos) e santo (não ofende a pessoa de Deus). A lei deve ser formulada de forma a es-timular o bem, punir o mal e honrar a Deus. Caso a lei seja diferente disso, vamos lutar para que a ela seja alterada e vamos continuar honrando a Deus independente dela. Ouvir Jesus, ou seja, fazer aquilo que é santo (que pres-supõe tudo o que é bom) é inegociável e superior a

qualquer outro princípio.

Uma comunidade que não despreza sua história, mas não

fica presa ao passado.Valorizamos nossa história pois podemos enxergar a mão de Deus conduzindo e cons-truindo seu povo. Somos herdeiros de uma caminhada linda, que remonta aos tempos bíblicos, passando pelos missionários, que

um dia nos alcançaram.No entanto, mantemos nossos olhos no que não se vê, com alvos ousados, caminhando para uma realidade celestial. Que está no fu-turo, mas invade o presente e nos motiva a

caminhar ainda mais. Esperar o futuro é sempre um exercício de fé. Trabalhar para construí-lo, ainda mais. Hon-ramos o Deus que conduziu nossos pais. E queremos obedecê-lo ao sermos uma comu-nidade contemporânea, como Jesus foi. Para anunciar o evangelho em uma linguagem compreensível, como alguns missionários,

um dia, anunciaram a nossos pais.

Uma comunidade comissionada para o mundo a partir de Alphaville, para repartir o amor de Deus e a boa noticia da salvação, ciente da urgência de al-cançar os que estão perecendo. Nosso campo é o Mundo. Cre-mos que existimos para a mis-são de Deus e decidimos não medir esforços para que pos-samos nos engajar nessa mis-são. Sabemos que o tempo é curto e que temos de ser ou-sados e prudentes. Queremos ir onde Deus nos levar. Somos uma igreja para o mundo a partir de Alphaville.

Uma comunidade em que não há celebridades e Jesus é a pessoa im-portanteUma comunidade em que não há celebridades e Jesus é a pessoa im-portante.É Jesus. Ele é a essência, o motivo de nossa vida, a inspiração, o Cor-deiro que nos trouxe paz, o primei-ro de uma nova humanidade. Não há nenhum outro que mereça ser louvado. Só Jesus. Ao qual, todos temos igual acesso, sem inter-mediários.Uma comunidade com agen-

da única e sem assuntos proibidos

Pregamos a verdade, falamos a verdade e vivemos a verdade. Exceto os assuntos pessoais, que serão tratados no ambiente restrito à pessoa, os temas comunitários são abertos a todos. Cremos no princí-pio de manter a transparência sem a ex-posição em todos os aspectos. Também não temos tabus, porque cremos que a Palavra de Deus nos dá suficiente orien-tação, e todo assunto deve ser tratado à

luz da Palavra.

Uma comunidade liderada por pessoas comprometidas com Jesus, que cultivam

um ambiente de Amor entre siNossa liderança é um grupo de amigos, que se respeitam, se amam e lideram o grupo através do serviço. Nossa lógica de lide-rança é a do Reino de Deus, em que quem pode mais, serve mais. A hierarquia em nossa comunidade é expressa por: “submetendo-vos uns aos outros no temor do Senhor”. Ou seja, nos submetemos a Jesus, que é sobre todos. E ao mesmo tem-

po, nos submetemos uns aos outros.

Uma comunidade que vê o meio ambiente como um presente de Deus a ser preservado e cultivado como um jardim

Deus criou o homem e o comissionou para cultivar o jardim onde o colocou. Nossa função para com a natureza é tratá-la como Deus a trataria – preservando a vida, favorecendo o equilíbrio, a diversidade das espécies a fim de que Deus seja glorificado. Por isso, nos engajamos na conscientização do nosso impacto ambiental e em ações que colaborem para a preservação de toda forma de vida.

6 7 8

910

14

131112

Page 11: IBMAlphaville Comunidade No. 19

11

Uma comunidade que age em favor da redenção da cultura em que vive, colocando-a a serviço do reino de Deus, transformando a arte e o esporte em estradas para o evangelho

O Evangelho não muda em sua essência mas deve ser interpretado e entendido no seu contexto. Assim, nosso esforço deve ser de manifestar o Reino e compartilhar a Palavra onde estamos com as melhores ferramentas que tivermos. Assim,

reconhecemos o esporte e as artes como os melhores caminhos de interação com o mundo pós-moderno.

Uma comunidade que valoriza tanto o ético quanto o estético, porque busca a excelencia, fa-zendo tudo como para o SenhorNão julgamos a aparência de ninguém, mas não desprezamos que Deus criou um mundo bom e bonito, e nos fez com um senso esté-tico que busca harmonia e beleza. Da mesma forma, a Bíblia está recheada de poesia e quali-dade artística. Por isso valorizamos a excelên-cia estética em tudo o que fazemos, porque o fazemos para o Senhor.

Uma comunidade que impacta a socie-dade através de seus membros, enquanto agem segundo a ética do reino em todos os âmbitos de suas vidasJesus estabeleceu novos parâmetros do que é ser gente, do que é ser cidadão e do que é ser sujeito na história. Nossa comunidade manifesta isso através da maneira com que nos-sos irmãos vivem e afetam a sociedade, espalhados por todo canto, como sal jogado na terra. Se, em algum momento, não agirmos de acordo com Jesus, perdoe-nos. Deus está nos reformando.

Uma comunidade que sabe que a obra de Deus realizada segundo a

vontade de Deus irá receber os recursos de Deus

Não nos preocupamos com dinheiro. Preocupamo-nos em fazer a vontade de Deus pois acreditamos que a obra de Deus, feita do jeito de Deus, receberá os recur-sos de Deus. Não temos experimentado sobra de recur-sos, mas temos visto o sustento tempestivo de Deus. E também não constrangemos ninguém a investir seus re-cursos em nossa comunidade. Queremos um ambiente

de amor e generosidade.

Uma comunidade que lida com os recursos financeiros com transpa-rência, mas sem exposição.Temos uma equipe que cuida da gestão financeira e essa equipe é responsável por utilizar os recursos com austeridade e otimização. A gestão é feita por uma equipe de voluntários, com experiência profis-sional na área, de modo que a equipe pastoral fica liberada para cuidar das pessoas e recebe o suporte da equipe administrativa para exercer sua função.

Uma comunidade normal. Comunidade de Jesus, Feita de gente para a glória do Deus ver-dadeiro.Somos apenas um grupo de discípulos de Cristo que ouviram um chamado para se reunirem como família a fim de anunciar ao mundo a nova humanidade, e entenderam que depen-dem completamente de Deus para isso dar certo. Isso é o normal para uma comunidade cristã. Qualquer coisa que fuja disso é anormal e precisa voltar a escutar Jesus. Queremos ser tão radicais quanto Jesus, cuidando de quem o Senhor trouxer.

20

19

18

17

816

15

14

Page 12: IBMAlphaville Comunidade No. 19

12

Conectividade IBMAO aplicativo para smartphone e tablet da IBMAlphaville está cheio de novidades e não queremos que você fique de fora. Por isso, vamos apresentar as principais funcionalidades e como você pode aproveitá-las durante sua semana e seu domingo.

Ainda assim, se tiver dúvidas para utilizá-lo, escreva ou ligue para nós durante a semana para lhe ajudarmos na utilização.

O que é? O aplicativo reúne diversas informações e ferramentas da vida da igreja em seu smartphone ou tablet. Ele é gratuito e ocupa pouco espaço da memória do seu aparelho.

Como baixá-lo? Acesse a GooglePlay (Android), a AppStore (iOs) ou a loja do WindowsPhone e busque: Igreja Batista M. Alphaville. Se você possui algum aplicativo que leia QR-Code, você pode ler o QR-Code na página ao lado. Ou acessar o link em nosso site.

ConteúdoNa aba Conteúdo, você encontra as mensagens pregadas aos domingos na IBMAlphaville, bem como em programações espe-ciais. Você pode assistir ou apenas ouvir as mensagens.Ali você também pode assistir as transmissões ao vivo e ouvir músicas de membros da nossa comunidade, gratuitamente. Se desejar, você pode baixar o conteúdo em seu aparelho para ouvir depois, quando estiver sem sinal ou sem internet.

NotíciasFique por dentro de tudo o que acontece em nossa comunidade. As notícias são atualizadas diariamente. Todo o conteúdo que é publicado na fanpage da IBMAlphaville no Facebook é também colocado ali e você pode sempre “passar” por lá para saber o que está acontecendo nas diferentes áreas da igreja.

Se você usa o Facebook, não deixe de curtir nossa fanpage.

Page 13: IBMAlphaville Comunidade No. 19

13

Eventos Na aba eventos, encontre os próximos eventos programados da nossa comunidade. Caso seja algum evento para o qual é necessária inscrição, ali também haverá o link para se inscrever.

Sobre Nós Nesta aba, acesse o link para ofertar online, links de nossas redes socias, mapa de nossa localização e outras informações sobre nós.

RecursosNesta aba você encontra diversas ferramentas:

- Esboço das Celebrações de Domingo;- Bíblia, com estudos e planos de leitura;- Bom dia! Nosso devocional diário;- Mapa de PGs, encontre um para você;- Missões - conheça os projetos e se engaje;- Novas Gerações - conteúdo direcionado; e muito mais

O sinal ao lado é um QR-Code, algo como um código de barras que pode ser lido por aplicativos específicos em celulares e tablets.Se seu aparelho já possui um desses leitores de QR-Code, basta ler o código ao lado para baixar nosso aplicativo com facilidade. Se ainda não possui, acesse sua loja de aplicativos e pesquise por “QR-Code”.Assim, além de ter acesso ao nosso aplicativo, você também aproveita o conteúdo online da nossa revista, sempre que vir um QR-Code.Se precisar de ajuda, conte conosco pelo telefone 11-4196.4645 em horário comercial, ou pelo e-mail [email protected].

EsboçoAgora você tem o esboço da men-sagem de domingo na sua mão.Nele, você pode fazer anotações, enviá-las para o seu e-mail e ainda aces-sar os textos bíbli-cos com facilidade. Na aba Recursos do nosso aplicativo.

ConteúdoVocê pode ouvir ou assistir as mensagens de domingo, além de músicas e conteúdos especiais, além de bai-xar para ouvir depois.Além disso, clicando no canto inferior, você facilmente compartilha o link com seus amigos em suas redes sociais.

Page 14: IBMAlphaville Comunidade No. 19

14

Pessoa

Projeto

Parceria

Os missionários ou representates de organizações sociais precisam ter afi-nidade conosco; afinidade de caráter, de valores e de visão.

O projeto apresentado precisa estar dentro do que Deus tem nos desa-fiado a fazer, ou, o que chamamos de AMAR (você entederá mais adiante).

Conheça a frente em que queremos atuar:

Somos uma igreja a partir de Alphaville para o mundo, engajada na missão de Deus de resgatar a humanidade, enquanto nós mesmo vamos sendo restaurados.Temos no DNA de nossa comunidade a dinâmica de Receber, Celebar e Repar-tir onde estivermos ou passarmos. Mas, enquanto comunidade, organizamos nosso Repartir segundo alguns princípios – os três pês e o AMAR. Veja a seguir:

A parceria firmada deverá ser por tempo limitado, podendo ser renovada, com clara definição de responsabilidades, garantias e contrapartidas.

A Assistir os vulneráveis - “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar.” (Mateus 25.45) A Bíblia sempre descreve os órfãos e as viúvas como exemplos dos mais vulneráveis dentro de uma sociedade. Hoje, nossos mais vulneráveis incluem uma longa lista de pessoas marginalizadas. Queremos assisti-los em suas necessidades para que tenham condições de perceber o amor de Deus.

Mobilizar as novas gerações - “A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.” (Mateus 18.4-5) As crianças marcaram o ministério de Jesus e foram descritas por ele como uma referência da saúde espiritual de uma sociedade. Como diz um provérbio chinês: “Se sua visão é pra um ano, plante trigo. Se sua visão é para uma década, plante árvore. Se sua visão é para a eternidade, plante pessoas.”

Apoiar comunidades do Reino - “Tornem fortes os braços cansados, dêem firmeza aos joe-lhos vacilantes.” (Isaías 35.3) Se cada comunidade que confessa o nome de Jesus se engajar em proclamar o Reino, com atos de misericórdia e restauração, o mundo será diferente. Por isso, nos esforçamos para apoiar e plantar igrejas dispostas a focar em Jesus.

Recuperar pessoas - “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.” (João 3.16-17) Jesus veio para resgatar e restaurar a humanidade. Condenados já estávamos, todos nós. A boa notícia do evan-gelho é a possibilidade de cura e liberdade para amar sem parar. Por isso, investimos em projetos de recuperação de pessoas.

R

MA

Contamos com seu envolvimento! Pergunte a Jesus como ele quer que você se envolva.Para saber mais informações sobre nossos projetos acesse www.ibmalphaville.com.br

Page 15: IBMAlphaville Comunidade No. 19

15

Igreja Batista Memorial de Alphaville CNPJ: 07.838.266/0001-57

Av. Tamboré, 1511, Barueri - SP • CEP 06460-0004195.4645 • www.ibmalphaville.com.br

Banco Bradesco 237 | Agência 1286-6 | C/C 2909-2

Banco Itaú 341 | Agência 1145 | C/C 33441-1

Todo Domingo: Celebrações às 9h, 11h15 e 19hEnglish Community às 9h30 Adolescentes e Pré-Adolescentes às 9h e 11h15 no Mackenzie Geração Alpha (0 a 9 anos) às 9h, 11h15 e 19h

Toda Terça-Feira: Celebrando a Recuperação às 20h

Toda Sexta-Feira: Flow: Adolescentes de 13 a 17 anos às 20h30

Você já participa de um pequeno Grupo?

Nossos domingos são ótimos, mas não é o melhor momento para comunhão com os irmãos. Nosso domingo é uma celebração de vários grupos que, reunidos, formam a comunidade IBMAlphaville. Esses grupos se reunem du-rante a semana nas mais diversas programações. Mas sempre começando por uma casa que se abriu para receber pessoas em busca de Jesus e de comunhão. Todo bom pequeno grupo começa bem simples, com uma casa, algumas poucas pessoas e a disposição de con-viver. Se você ainda não participa de um, entre em nosso site ou aplicativo.Na aba “Envolva-se” do nosso site ou “Recursos” do aplicativo, você vai encontrar o item Pequenos Grupos. Cli-cando lá você encontra um mapa ilustrando os locais onde temos grupos, e você também pode preencher um formulário para nos ajudar a buscar o Pequeno Grupo mais adequado para o seu perfil. Assim que tivermos uma indicação, você receberá o e-mail do líder de PG convidando você para uma das reuniões. A partir daí, é só con-hecer a dinâmica daquele grupo e fazer parceiros de caminhada.A maioria dos pequenos grupos tem um momento de estudo bíblico, oração e um batepapo, normalmente com algum petisco que cada um leva. Mas cada grupo pode encontrar seu melhor jeito de funcionar. Desde que leve pessoas a caminharem com Jesus e se apoiarem mutuamente.Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4195.4645 ou pelo email [email protected].

Page 16: IBMAlphaville Comunidade No. 19

16

ENGLISHCOMMUNITY

Av. Tamboré, 1511 • ibmalphaville.com

New Time !

Starting Sept 13 our

English Service will be held weekly at

9:30 am