i simpÓsio sobre a vocaÇÃo cristà leiga tema central “os leigos e leigas no documento de...

30
I SIMPÓSIO SOBRE A I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA LEIGA

Upload: ilda-ferreira-da-costa

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

I SIMPÓSIO SOBRE I SIMPÓSIO SOBRE A A

VOCAÇÃO CRISTÃ VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGALEIGA

Page 2: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

TEMA CENTRALTEMA CENTRAL

““OS LEIGOS E LEIGAS OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE NO DOCUMENTO DE

APARECIDA”APARECIDA”

Page 3: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

““A MISSÃO ECLESIAL DO A MISSÃO ECLESIAL DO CRISTÃO LEIGO RETRATADA CRISTÃO LEIGO RETRATADA

NO DOCUMENTO DE NO DOCUMENTO DE APARECIDA” APARECIDA”

Page 4: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

DEFINIÇÃO DE ECLESIOLOGIADEFINIÇÃO DE ECLESIOLOGIA “ “Eclesiologia (do Eclesiologia (do gregogrego  ekklesiaekklesia) é o ) é o

ramo da ramo da teologia cristãteologia cristã que trata da  que trata da doutrinadoutrina da  da IgrejaIgreja: seu papel na : seu papel na salvaçãosalvação, sua origem, sua disciplina, , sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o sua forma de se relacionar com o mundo, seu papel social, as mundo, seu papel social, as mudanças ocorridas, as crises mudanças ocorridas, as crises enfrentadas, suas doutrinas, a enfrentadas, suas doutrinas, a relação com outras denominações e relação com outras denominações e sua forma de sua forma de governogoverno”.”.

Page 5: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Inseridos na missão evangelizadora da Inseridos na missão evangelizadora da

Igreja, somos chamados a fazer com que Igreja, somos chamados a fazer com que todos os seus membros se tornem discípulos todos os seus membros se tornem discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida e Vida, para que nossos povos tenham vida nEle. nEle. (D.A 1)(D.A 1)

Certos de nosso papel na Igreja, devemos Certos de nosso papel na Igreja, devemos também reconhecer Jesus como único também reconhecer Jesus como único Libertador e Salvador que, com sua morte e Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana e destino da pessoa humana (D.A 6).(D.A 6).

Page 6: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

O Documento de Aparecida propõe O Documento de Aparecida propõe

como tarefa proteger e alimentar na fé como tarefa proteger e alimentar na fé do povo de Deus e recordar aos fiéis do povo de Deus e recordar aos fiéis deste Continente que, em virtude de deste Continente que, em virtude de seu batismo, são chamados a ser seu batismo, são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus discípulos e missionários de Jesus Cristo.Cristo.

Mas para que isto aconteça, faz-se Mas para que isto aconteça, faz-se necessário renovar e revitalizar a necessário renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em novidade do Evangelho arraigada em nossa História, a partir de um encontro nossa História, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Cristo pessoal e comunitário com Cristo despertando, desta forma, esta despertando, desta forma, esta dimensão do discipulados. dimensão do discipulados.

Page 7: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

O Senhor nos diz para não termos O Senhor nos diz para não termos

medo de nos lançarmos a missão do medo de nos lançarmos a missão do unúncio da “Boa Nova”, pois, o próprio unúncio da “Boa Nova”, pois, o próprio Cristo Ressuscitado nos estimula a Cristo Ressuscitado nos estimula a evangelizar amparados pelo Espírito evangelizar amparados pelo Espírito Santo Santo (D.A14).(D.A14).

Page 8: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

I- DIGNIDADE DOS LEIGOS ENQUANTO I- DIGNIDADE DOS LEIGOS ENQUANTO MEMBROS DO POVO DE DEUSMEMBROS DO POVO DE DEUS

Os leigos são congregados no Povo de Os leigos são congregados no Povo de Deus e constituídos num só Corpo de Deus e constituídos num só Corpo de Cristo sob uma só cabeça. Desta forma, Cristo sob uma só cabeça. Desta forma, todos são chamados a empregar todas todos são chamados a empregar todas as forças recebidas por bondade do as forças recebidas por bondade do Criador e graça do Redentor, como Criador e graça do Redentor, como membros vivos contribuindo assim para membros vivos contribuindo assim para a perene santificação da Igreja. a perene santificação da Igreja.

Em contra partida, o apostolado dos Em contra partida, o apostolado dos leigos é participação na própria missão leigos é participação na própria missão salvífica da Igreja. salvífica da Igreja.

Page 9: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

A este apostolado todos são A este apostolado todos são destinados pelo próprio Senhor destinados pelo próprio Senhor mediante o Batismo e a Confirmação. mediante o Batismo e a Confirmação. Neste contexto, os sacramentos, Neste contexto, os sacramentos, principalmente a Sagrada Eucaristia, principalmente a Sagrada Eucaristia, comunicam e alimentam a caridade comunicam e alimentam a caridade para com Deus e para com os homens. para com Deus e para com os homens. Cada leigo é chamado a se tornar uma Cada leigo é chamado a se tornar uma Igreja viva e atuante. Os dons Igreja viva e atuante. Os dons recebidos do Pai ajudam nesta bela recebidos do Pai ajudam nesta bela tarefa de evangelizar. tarefa de evangelizar.

Por fim, todo leigo deve trabalhar Por fim, todo leigo deve trabalhar para que o plano divino da salvação para que o plano divino da salvação atinja sempre mais a todos os homens atinja sempre mais a todos os homens de todos os tempos e lugares de todos os tempos e lugares (L.G 33). (L.G 33).

Page 10: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

II- A PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS NO SACERDÓCIO II- A PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS NO SACERDÓCIO COMUM E NO CULTOCOMUM E NO CULTO

Vale ressaltar ainda que o próprio Vale ressaltar ainda que o próprio Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, quer Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, quer continuar seu testemunho e seu serviço continuar seu testemunho e seu serviço mediante os leigos. Por isso, os mesmos mediante os leigos. Por isso, os mesmos são impelidos pelo Espírito Santo a são impelidos pelo Espírito Santo a praticarem boas obras no sentido de praticarem boas obras no sentido de evangelizar.evangelizar.

Todos aqueles que se unem à vida e a Todos aqueles que se unem à vida e a missão do Senhor acabam participando missão do Senhor acabam participando de seu múnus Sacerdotal no exercício do de seu múnus Sacerdotal no exercício do culto espiritual para que, desta forma, culto espiritual para que, desta forma, Deus seja glorificado e os homens sejam Deus seja glorificado e os homens sejam salvos. salvos.

Page 11: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Por isso, consagrados a Cristo e

ungidos pelo Espírito os leigos são chamados e munidos para que neles se produzam os mais diversos frutos. Assim, todas as obras, o apostolado, preces, vida conjugal e familiar, trabalho, descanso, se praticados no Espírito tornam-se hóstias espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (L.G 34).

Page 12: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

III_ RELAÇÃO DOS LEIGOS COM A III_ RELAÇÃO DOS LEIGOS COM A HIERARQUIAHIERARQUIA

Os leigos, como todos os cristãos, tem como direito receber de seus Pastores os bens espirituais da Igreja (Palavra e Sacramentos). Por outro lado, devem aceitar prontamente em obediência a Cristo o que os Pastores Sagrados, enquanto representantes de Cristo, determinam na Igreja.

É tarefa dos Pastores, reconhecer e promover a dignidade e responsabilidade dos leigos na Igreja entregando-lhes ofícios e serviços.

Desta convivência familiar entre leigos e pastores se espera muitos bens para a Igreja de Cristo.

Page 13: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

O capítulo IV da Lumem Gentium termina afirmando que cada leigo deve ser perante o mundo uma testemunha da Ressurreição e da vida do Senhor Jesus Cristo e sinal do Deus vivo. Todos juntos e cada um na medida de suas possibilidades devem alimentar o mundo com frutos espirituais.

Devem também, difundir no mundo aquele espírito pelo qual são animados os pobres, os mansos e os pacíficos que o Senhor no Evangelho proclamou bem aventurados.

Page 14: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

IV- OS FIÉIS LEIGOS (AS), DISCIPULOS E IV- OS FIÉIS LEIGOS (AS), DISCIPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS, LUZ DO MUNDOMISSIONÁRIOS DE JESUS, LUZ DO MUNDO

Como já foi mencionado antes, Como já foi mencionado antes,

os fiéis leigos mediante o seu os fiéis leigos mediante o seu batismo são incorporados a Cristo batismo são incorporados a Cristo e, ao mesmo tempo, participam do e, ao mesmo tempo, participam do tríplice múnus (Sacerdotal, tríplice múnus (Sacerdotal, Profético e Régio). Segundo a sua Profético e Régio). Segundo a sua condição primeira, que é condição primeira, que é evangelizar, tornam-se homens e evangelizar, tornam-se homens e mulheres da Igreja no coração do mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres no mundo e homens e mulheres no mundo no coração da Igreja (D.A mundo no coração da Igreja (D.A 209). 209).

Page 15: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Aprofundando a afirmação Aprofundando a afirmação

acima, vale a pena ressaltar acima, vale a pena ressaltar que também é tarefa que também é tarefa primordial do leigo por em primordial do leigo por em prática todas as possibilidades prática todas as possibilidades do anúncio do Evangelho nos do anúncio do Evangelho nos mais diversos campos que o mais diversos campos que o envolve, a saber, o mundo da envolve, a saber, o mundo da Política, Economia, das Política, Economia, das Ciências, das Artes. Ciências, das Artes.

Page 16: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Quanto mais os leigos Quanto mais os leigos encarnarem a Proposta do encarnarem a Proposta do Evangelho, mais possibilidade Evangelho, mais possibilidade terão de trabalharem a serviço terão de trabalharem a serviço de sua edificação e da de sua edificação e da edificação dos outros. Estarão edificação dos outros. Estarão mais próximos da salvação em mais próximos da salvação em Cristo Jesus. Cristo Jesus. (E. N. 70)(E. N. 70)

Page 17: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Não podemos esquecer que o Não podemos esquecer que o campo de evangelização do leigo campo de evangelização do leigo também é a família que o Vaticano também é a família que o Vaticano II chamou de II chamou de “Igreja Doméstica”.“Igreja Doméstica”. Isto realça a afirmação de que em Isto realça a afirmação de que em cada família deveria manifestar os cada família deveria manifestar os mais diversos aspectos da Igreja mais diversos aspectos da Igreja inteira. Em outras palavras, a inteira. Em outras palavras, a família como Igreja tem o dever de família como Igreja tem o dever de ser o espaço onde o Evangelho é ser o espaço onde o Evangelho é transmitido e vivido. transmitido e vivido.

Page 18: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Deve evangelizar outras famílias no Deve evangelizar outras famílias no espaço em que estão inseridas espaço em que estão inseridas (E. N. (E. N. 72).72).

Neste contexto Eclesial e de missão, Neste contexto Eclesial e de missão, os leigos são chamados a serem ainda os leigos são chamados a serem ainda colaboradores de seus Pastores no colaboradores de seus Pastores no serviço da comunidade visando o seu serviço da comunidade visando o seu crescimento atuando nos mais diversos crescimento atuando nos mais diversos ministérios presentes em nossa Igreja. ministérios presentes em nossa Igreja.

A Igreja, por sua vez, vai se A Igreja, por sua vez, vai se enriquecendo com esta diversidade de enriquecendo com esta diversidade de carismas onde os mesmos, desta forma, carismas onde os mesmos, desta forma, vão contribuindo para a implantação do vão contribuindo para a implantação do Reino de Deus. Reino de Deus.

Page 19: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Por outro lado, todos os Por outro lado, todos os leigos (as) são convidados a leigos (as) são convidados a estarem sempre se atualizando e se estarem sempre se atualizando e se preparando para o trabalho preparando para o trabalho missionário, pois, o mesmo é missionário, pois, o mesmo é exigente. Só assim, Jesus Cristo, de exigente. Só assim, Jesus Cristo, de fato, será conhecido e amado por fato, será conhecido e amado por todos nós filhos seus todos nós filhos seus (E. N. 73)(E. N. 73)

Page 20: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

V- INICIAÇÃO CRISTÃV- INICIAÇÃO CRISTÃ O Caminho de formação do cristão, na O Caminho de formação do cristão, na

Tradição mais antiga da Igreja, sempre aponta Tradição mais antiga da Igreja, sempre aponta para um encontro vivo e persuasivo com Cristo para um encontro vivo e persuasivo com Cristo que o leva a uma profunda e feliz vivência dos que o leva a uma profunda e feliz vivência dos sacramentos com toda a riqueza de seus sinais. sacramentos com toda a riqueza de seus sinais.

Trata-se de uma Trata-se de uma “Catequese Mistagógica”,“Catequese Mistagógica”, onde a vida vai se transformando onde a vida vai se transformando progressivamente pelos Santos Mistérios que se progressivamente pelos Santos Mistérios que se celebram capacitando o mesmo mudando assim celebram capacitando o mesmo mudando assim o mundo em que esta vivendo o mundo em que esta vivendo (D.A. 290)(D.A. 290)

Os leigos (as), na vida eclesial, devem ter as Os leigos (as), na vida eclesial, devem ter as seguintes características como discípulosseguintes características como discípulos::

Page 21: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

→→TER COMO CENTRO A PESSOA DE CRISTOTER COMO CENTRO A PESSOA DE CRISTO →→ ESPÍRITO DE ORAÇÃO ESPÍRITO DE ORAÇÃO → → AMANTE DA PALAVRA AMANTE DA PALAVRA →→ CONFISSÃO E EUCARISTIA REGULAR CONFISSÃO E EUCARISTIA REGULAR →→ SER SOLIDÁRIO E ABERTO À MISSÃO SER SOLIDÁRIO E ABERTO À MISSÃO Tais características, quando trabalhadas e Tais características, quando trabalhadas e

desenvolvidas, levam os leigos (as) a um desenvolvidas, levam os leigos (as) a um crescimento e amadurecimento da fé crescimento e amadurecimento da fé alargando, desta forma o seu campo de alargando, desta forma o seu campo de evangelização. evangelização. (D.A. 292) (D.A. 292)

Page 22: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

VI- PARECIDOS COM O MESTREVI- PARECIDOS COM O MESTRE Ainda nesta linha da dimensão Ainda nesta linha da dimensão

eclesial do leigo retratada no D. A., eclesial do leigo retratada no D. A., podemos afirmar que os leigos tendo esta podemos afirmar que os leigos tendo esta admiração pela pessoa de Cristo (chamado, admiração pela pessoa de Cristo (chamado, olhar, voz) deve despertar uma resposta olhar, voz) deve despertar uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo de consciente e livre desde o mais íntimo de vossos corações, pois, Cristo os chama pelo vossos corações, pois, Cristo os chama pelo nome e o “Sim” os comprometem a se nome e o “Sim” os comprometem a se entregarem sem reserva a Jesus que é entregarem sem reserva a Jesus que é “Caminho, Verdade e Vida” (Jo. 14,6). A “Caminho, Verdade e Vida” (Jo. 14,6). A resposta porém, vai amadurecendo nesta resposta porém, vai amadurecendo nesta grande amor de Jesus. “eu te seguirei por grande amor de Jesus. “eu te seguirei por onde quer que vás” (Lc. 9,57).onde quer que vás” (Lc. 9,57).

Page 23: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

VII-PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS VII-PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOSMISSIONÁRIOS

O Caminho de formação do seguidor de O Caminho de formação do seguidor de Jesus lança suas raízes na própria natureza Jesus lança suas raízes na própria natureza da pessoa de Cristo que chama aqueles que da pessoa de Cristo que chama aqueles que o seguem pelo nome, pois, conhecem sua o seguem pelo nome, pois, conhecem sua voz. O seguimento, por sua vez, é fruto de voz. O seguimento, por sua vez, é fruto de uma fascinação que responde ao desejo da uma fascinação que responde ao desejo da realização humana, ao desejo da vida plena. realização humana, ao desejo da vida plena. O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como o mestre que o a quem reconhece como o mestre que o conduz e acompanha conduz e acompanha (D.A 277).(D.A 277).

Page 24: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Portanto, identificar-se com Jesus Portanto, identificar-se com Jesus é também compartilhar de seu destino: é também compartilhar de seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também o “Onde eu estiver, aí estará também o meu servo” (Jo 12,26). Os leigos (as) meu servo” (Jo 12,26). Os leigos (as) vivem o mesmo destino do Senhor, vivem o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: “Se alguém quer inclusive até a cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga” (Mc carregue a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). Que cada um de nós siga com 8,34). Que cada um de nós siga com coragem o mestre Jesus até a cruz coragem o mestre Jesus até a cruz (D.A (D.A 140).140).

Page 25: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

VIII- CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO

O Senhor, no início de seu ministério, escolhe os doze para viver em comunhão com eles. Também hoje, o encontro dos discípulos de Jesus na intimidade é indispensável para alimentar a vida comunitária e a atividade missionária. Portanto, o discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão como Pai, como o Filho morto e ressuscitado e com o Espírito Santo. Assim, a vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão (D.A 154-156).

Page 26: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Neste sentido ainda, ao receber a fé o e Neste sentido ainda, ao receber a fé o e batismo, os cristãos acolhem a ação do batismo, os cristãos acolhem a ação do Espírito Santo que os leva a confessar Jesus Espírito Santo que os leva a confessar Jesus como o Filho de Deus e chamar Deus de como o Filho de Deus e chamar Deus de “ABBA” Pai. A partir desta realidade somos “ABBA” Pai. A partir desta realidade somos convidados, mediante o sacerdócio comum convidados, mediante o sacerdócio comum do povo de Deus, a viver e a transmitir a do povo de Deus, a viver e a transmitir a comunhão na Trindade, pois, a comunhão na Trindade, pois, a evangelização é um chamado à participação evangelização é um chamado à participação da comunhão trinitária da comunhão trinitária (D.A 157).(D.A 157).

A Eucaristia, como sabemos, é o ponto A Eucaristia, como sabemos, é o ponto mais alto da vida cristã, pois, por meio dela mais alto da vida cristã, pois, por meio dela nutrimos as novas relações evangélicas nutrimos as novas relações evangélicas vivendo em comunhão com Deus, Igreja e vivendo em comunhão com Deus, Igreja e com os irmãos. com os irmãos.

Page 27: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

A Igreja que a celebra a Eucaristia é A Igreja que a celebra a Eucaristia é “Casa e escola de comunhão”, onde os “Casa e escola de comunhão”, onde os discípulos compartilham a mesma fé, discípulos compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão esperança e amor a serviço da missão evangelizadora. evangelizadora.

Cabe, portanto, a todos os leigos e Cabe, portanto, a todos os leigos e leigas, buscar viver esta comunhão a fim leigas, buscar viver esta comunhão a fim de que o Evangelho da Vida, a novidade de que o Evangelho da Vida, a novidade trazida pelo Cristo, chegue bem forte e trazida pelo Cristo, chegue bem forte e atraente a todos os irmão principalmente atraente a todos os irmão principalmente aqueles que se perderam e estão se aqueles que se perderam e estão se pendendo pelos caminhos da vida. pendendo pelos caminhos da vida.

Page 28: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

CONCLUSÃO

Por tudo o que foi abordado, Por tudo o que foi abordado, percebemospercebemos que a missão do leigo (a) que a missão do leigo (a) na vida Eclesial é muito grande, pois, o na vida Eclesial é muito grande, pois, o próprio Jesus convida a todos para próprio Jesus convida a todos para segui-lo mais de perto cujo objetivo é segui-lo mais de perto cujo objetivo é anunciar com coragem e determinação anunciar com coragem e determinação a “Boa Notícia” a todos os povos.a “Boa Notícia” a todos os povos.

Mesmo em meio a tantos desafios Mesmo em meio a tantos desafios cada um precisa configurar-se ao cada um precisa configurar-se ao Mestre para aprender Dele o que Mestre para aprender Dele o que significa ser “Discípulo e Missionário”. significa ser “Discípulo e Missionário”.

Page 29: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Que a discípula mais perfeita do Que a discípula mais perfeita do Senhor,Senhor, “ “Nossa Senhora”, seja um Nossa Senhora”, seja um modelo para todos nós despertando em modelo para todos nós despertando em nossos corações a paixão por Cristo e nossos corações a paixão por Cristo e seu Reino de amor. seu Reino de amor.

Que cada leigo (a), faça de sua vida Que cada leigo (a), faça de sua vida uma entrega total, sem reservas, na uma entrega total, sem reservas, na certeza de que o próprio Deus caminha, certeza de que o próprio Deus caminha, fortalece e intercede por cada um nesta fortalece e intercede por cada um nesta linda missão de evangelizar. linda missão de evangelizar.

Page 30: I SIMPÓSIO SOBRE A VOCAÇÃO CRISTÃ LEIGA TEMA CENTRAL “OS LEIGOS E LEIGAS NO DOCUMENTO DE APARECIDA”

Pe. Antonio Marcos GaribaldiPe. Antonio Marcos GaribaldiAssessor Eclesiástico doAssessor Eclesiástico do

Conselho Diocesano de LeigosConselho Diocesano de LeigosDiocese de Paranavaí/PRDiocese de Paranavaí/PR