i caderno de apoio pedagÓgico 2010 música – professor (a

16
Coordenadoria de Educação I CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO 2010 Música – Professor (a) África do Sul 1º. ao 3º. ano

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Coordenadoria de Educação

I CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO

2010Música – Professor (a)

África do Sul1º. ao 3º. ano

Eduardo PaesPrefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Profª Claudia CostinSecretária Municipal de Educação

Profª Regina Helena Diniz BomenySubsecretária de Ensino

Profª Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos

Coordenadora de Educação

Profª Maria Socorro Ramos de SouzaProfª Maria de Fátima Cunha

Coordenação

Prof. Luciano Cintra SilveiraEquipe

Prof. Edivaldo Menezes NascimentoProf. Eduardo Prestes Massena

Profª Virgínia Rosa FerreiraColaboradores

Prof.ª Simone Cardozo Vital da SilvaRevisão

Prof. Luciano Cintra SilveiraDiagramação

Coordenadoria de Educação

I Caderno de Música

1º ao 3º ano - Junho 2010

Carta de Apresentação I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Prezado Professor(a),A partir das Orientações Curriculares em Educação Musical, de 2010, e de uma mudança no atual cenário da

Educação Musical nas escolas, sobretudo a partir da lei 11.769, de agosto de 2008, que prevê a obrigatoriedade de ensino da música em todas as escolas, esse(s) caderno(s) de atividades contém agora uma série de atividades desenvolvidas a partir das habilidades e conteúdos previstos para as séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos em Educação Musical foram confrontados com os objetivos em Língua Portuguesa e Matemática, de modo que as atividades propostas estejam relacionadas aos diversos objetivos, estabelecendo a interdisciplinaridade a cada atividade proposta. As atividades musicais propostas são simples e não prescindem de qualquer formação específica: são atividades lúdicas, brincadeiras de roda e demais jogos que o Professor(a) de turma já conhece bem e com as quais já tem intimidade. Essas atividades podem – e devem – ser adaptadas, repensadas de acordo com as possibilidades e as necessidades do coletivo escolar, quer sejam professores, alunos e mesmo disponibilidades materiais. O importante é manter o fio condutor entre o estímulo inicial e o resultado interdisciplinar, de forma que a música possa - mais do que ilustrar uma atividade de Língua Portuguesa ou de Matemática – estabelecer um meio e um fim em si mesma.

Nesse caderno, o tema ‘África’ nos aponta para a herança cultural africana, toda a tradição musical de origem –ainda que distante – africana. A palavra ‘África’ não indica aqui, portanto, um país ou mesmo um continente, mas sintetiza o longo e complexo processo de hibridismo cultural, que se construiu historicamente, onde a cultura africana trazida para o Brasil – sobretudo nos séculos XVI,XVII e XVIII – se constituiu como um importantíssimo fator de identidade cultural brasileira.

Ao relacionarmos os temas, as músicas e a cultura, devemos objetivar o respeito à diversidade religiosa, através de uma abordagem sob a perspectiva da universalidade dos conhecimentos.

Se na sua escola há um(a) professor(a) de música, consulte-o(a). Ela pode ajudá-lo(a) com esclarecimentos adicionais e outras sugestões. A Equipe da Coordenadoria de Educação sempre se encontra disponível para receber suas sugestões e opiniões. Afinal, é a primeira vez que a Educação Musical se integra a um Caderno de Atividades e suas observações serão muito importantes e bem vindas para que possamos sempre aperfeiçoar o nosso trabalho.

Equipe da Coordenadoria de EducaçãoJunho 2010

1º ao 3º ano - Junho 2010

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Muito já foi falado que a formação cultural no Brasil se construiu historicamente a partir do encontro das três raças. A herança de nossa raiz africana está presente a todo instante, e falando especificamente de música, em toda canção, às vezes mais explícita, às vezes de forma velada. Se de um lado identificamos claramente essa influência em gêneros como o samba, o maracatu, o jongo, entre outros, demais gêneros também apresentam a marca da cultura negra ainda que de forma sutil, tênue ou velada: a música clássica de concerto, a música popular ( a chamada MPB) etc.

É preciso ter em mente que, no processo de influência mútua entre culturas diversas, as forças atuantes não são equivalentes e logicamente as classes dominantes tendem a impor seus padrões estéticos. Isso marca a cultura negra no Brasil com o rótulo da exclusão: o que se fala e pensa sobre o funk hoje, não é muito diferente do que um dia já se pensou sobre o samba, por exemplo.

Ou seja, nós professores podemos e devemos nos reportar à nossa história, nossa cultura, nossas músicas, mas indo além de uma simples apropriação para uso pedagógico: épreciso transmitir aos nossos alunos o respeito, o amor e a admiração por nossa cultura, seja ela branca ou negra, perpetuando a memória daqueles que a escreveram, em um contínuo exercício de cidadania.

Nesse caderno escolhemos uma cantiga infantil, conhecida por todos, que pode ser trabalhada de forma muito prazerosa, lúdica e que traz em si diversos elementos da influência africana. Observe, por exemplo, a rítmica da melodia, e você terá um exemplo de uma célula de ritmo muito característica das músicas de origem africana.

Você poderá, Professor(a), adaptar as propostas de acordo com a sua familiaridade com as propostas e também de acordo com a turma: Sambalelê nos oferece uma enorme quantidade de possibilidades em sala de aula.

http://www.anovademocracia.com.br/12/f25b.jpg, 18/3/10

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

Objetivo: Desenvolver o espírito de curiosidade em relação à prática e experimentação das sonoridades, produzindo práticas musicais coletivas.

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Habilidades: Explorar / manusear as qualidades do material sonoro, usando toda e qualquer fonte sonora.

Proposta da Aula: Construir instrumentos relacionados à cultura afro-brasileira com materiais disponíveis na escola.

Descrição

Nessa aula, os alunos devem ser orientados a construir instrumentos musicais diversos, que serão usados em outras aulas. Procure contextualizar a prática de construção, falando sobre os instrumentos, seus nomes, origens e usos.

ChocalhoMateriais:Um tubo cilíndrico, que pode ser uma lata de refrigerante vazia.

- Pedrinhas, sementes ou fragmentos de conchas ou grãos (arroz, feijão ou milho)

- Materiais diversos para decoração do instrumento- Cola ou massa epoxi para vedação da lata- Coloque uma pequena porção de um único material ( sem

misturar os grãos) na lata, e tampe a abertura da lata com um papel mais resistente e cola. Use os materias disponíveis para decorar as latinhas livremente.

TamborMateriais:

- Uma lata vazia de vários e diversos tamanhos ( desde as latas de leite, até as latas de tinta)

- Plástico grosso- Materiais diversos para decoração do

instrumento- Cola, ou massa epoxi para vedação da

lata

- Estique o plástico sobre a abertura da lata, e cole na borda da lata

Atividade 1 – Construção de instrumentos

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Objetivo : Desenvolver o espírito de curiosidade em relação à prática e experimentação das sonoridades, produzindo práticas musicais coletivas.

Habilidades: Explorar / manusear as qualidades do material sonoro, usando toda e qualquer fonte sonora.

Proposta da Aula: Estabelecer relações entre diferentes timbres (sons) e os materiais usados, bem como as medidas dos materiais usados. Agrupar, contar e categorizar, estabelecendo interdisciplinaridade com a linguagem matemática.

Atividade 2 – Organizando os instrumentos na aula

Descrição

Peça aos alunos que toquem livremente seus instrumentos, para que eles explorem as possibilidades do material sonoro. Em seguida, procure junto com eles perceber sons semelhantes e contrastantes ( chocalhos construídos com areia têm um som mais suave do que os feitos com grãos maiores, por exemplo). Essa etapa deve ser feita a partir do estímulo auditivo, ou seja, identificar semelhanças ou diferenças a partir do som e não da informação sobre material usado. Nesse momento, os alunos com seus instrumentos podem ser agrupados por semelhança dos timbres de seus materiais. Trabalhe a noção de quantidades, através dos agrupamentos realizados, concluindo a atividade com a organização dessas informações em uma tabela ( quantidade de chocalhos na turma, quantidade de tambores etc).

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Objetivo: Desenvolver o espírito de curiosidade em relação à prática e experimentação das sonoridades, produzindo práticas musicais coletivas.

Habilidades : Explorar / manusear as qualidades do material sonoro, usando toda e qualquer fonte sonora.

Proposta de Aula: Manusear os instrumentos construídos, dentro de uma prática musical coletiva, na prática do Sambalelê.

Descrição

Escolha uma ou mais músicas para prática com esses instrumentos. No folclore brasileiro, encontramos diversas canções que representam nossa herança cultural africana, entre elas, nossa sugestão: a famosa Sambalelê.Cante livremente a canção com os alunos que devem se acompanhar com os instrumentos construídos. Estimule a todo momento a prática simultânea de voz e instrumento, que trabalha a independência motora e a coordenação. Você irá perceber que depois do momento inicial, aos poucos o grupo irá convergir para um ritmo homogêneo, como se estivessem batendo palmas. Você pode ir aumentando gradativamente os níveis de complexidade, mas sempre depois de um tempo suficiente para que o ritmo seja internalizado. Você pode usar fragmentos da música como sugestão de ritmo ( a palavra ‘sambalelê’, ou a frase ‘sambalelê está doente(*)).

Atividade 3 – Usando os instrumentos na aula

(*) Essa é uma técnica de musicalização conhecida como Método Kodály. Maiores informações, veja

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Kod%C3%A1ly , em 15/3/2010

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Atividade 3 – Usando os instrumentos na aula

(http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/984006/, em 15/3/2010)

Samba Lelê está doenteEstá com a cabeça quebrada

Samba Lelê precisavaDe umas dezoito lambadas

Samba , samba, Samba ô LelêPisa na barra da saia ô Lalá

(BIS)

Ó Morena bonita,Como é que se namora ?

Põe o lencinho no bolsoDeixa a pontinha de fora

Ó Morena bonitaComo é que se casaPõe o véu na cabeça

Depois dá o fora de casa

Ó Morena bonitaComo é que cozinha

Bota a panela no fogoVai conversar com a vizinha

Ó Morena bonitaOnde é que você mora

Moro na Praia FormosaDigo adeus e vou embora

(http://www.sambaleleconfec.com.br/images/logo1.jpg, em 12/5/2010)

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

Objetivo: Desenvolver a sensibilidade estética, a percepção musical e a experiência corporal do movimento musical através das práticas tradicionais lúdicas orais e coletivas da infância.

Habilidades: Perceber/ explorar possibilidades de produção de sons com o corpo.

Proposta de Aula: Vivenciar a brincadeira de roda e desenvolver gestos corporais sonoros na música Sambalelê, estabelecendo interdisciplinaridade com os objetivos em Língua Portuguesa.

Descrição

Com os alunos em roda, proponha uma brincadeira de imitação de gestos, ao estilo ‘Siga o mestre’. Os gestos propostos pelo(a) professor(a) devem produzir som e devem estar atrelados ao canto de Sambalelê ( Exemplo: uma palma, duas palmas, batida de pés no chão etc). Faça variações desses sons, amplie seu tamanho, e peça que os alunos criem seus próprios sons, e troque o mestre a cada rodada.Os alunos devem explorar todas as possibilidades corporais e vocais, e improvisar sobre a música, de forma ordenada. Peça que eles desenvolvam pequenos fragmentos orais, relacionados ao contexto da música, e usem essas novas proposições em espaços pré-definidos para jogos improvisatórios.

Atividade 4 – Vivenciando as brincadeiras de roda

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

http://cotidianosantanaemfoco.files.wordpress.com/2010/01/cropped-blog.jpg

Em uma homenagem especial àCopa do Mundo, temos no Apêndice a música Congo, de Miriam Makeba , em arranjo de Bett Just e Martinho Lutero, para 3 vozes femininas que pode ser adaptado para um coro infanto-juvenil.

1º ao 3º ano - Junho 2010Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)

I Caderno de Música

Coordenadoria de Educação

1º ao 3º ano - Junho 2010

Sugestões para o(a) Professor(a)