hoje macau 12 abr 2012 #2588

20
TEMPO POUCO NUBLADO MIN 22 MAX 28 HUMIDADE 65-95% • CÂMBIOS EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 12 DE ABRIL DE 2012 ANO XI Nº 2588 PUB Ter para ler SHELDON ADELSON INTRANSIGENTE Magnata não abre mão dos terrenos do Cotai para a concorrência CENTRAIS PLATAFORMA DE NEGÓCIOS Jovens macaenses estudam associação PÁGINA 4 ESTUDANTES ENCANTADOS Peixoto em Pequim a elogiar Macau PÁGINA 15 Do cinzentão Chui ao descontraído Au Não é o descalabro, mas também nada de muito recomendável. Entre eles e elas, falta alguém com um estilo marcante e distintivo. Mas há provincianismos, faltas de respeito e descuidos nos estampados... PÁGINAS 2 E 3 ESTILISTAS AVALIAM IMAGEM DOS POLÍTICOS GONÇALO LOBO PINHEIRO

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 15-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 12 de Abril de 2012 • Ano X • N.º 2588

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

TEMPO POUCO NUBLADO MIN 22 MAX 28 HUMIDADE 65-95% • CÂMBIOS EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 12 DE ABRIL DE 2012 • ANO XI • Nº 2588

PUB

Ter para ler

SHELDON ADELSON INTRANSIGENTE

Magnata não abre mão dos terrenos do Cotaipara a concorrência

CENTRAIS

PLATAFORMA DE NEGÓCIOS

Jovens macaenses estudam associação

PÁGINA 4

ESTUDANTES ENCANTADOS

Peixoto em Pequim a elogiar Macau

PÁGINA 15

Do cinzentão Chuiao descontraído Au

Não é o descalabro, mas também nada de muito recomendável. Entre eles e elas, falta alguém com um estilo marcante e distintivo. Mas há provincianismos, faltas de respeito e descuidos nos estampados...

PÁGINAS 2 E 3

ESTILISTAS AVALIAM IMAGEM DOS POLÍTICOS

GONÇALO LOBO PINHEIRO

Page 2: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

2 política quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

Do cinzento de Chui Sai On ao desportivo de Au Kam San

Os políticos não vestem Prada

• CHUI SAI ON

• BÁRBARA DIAZDesde que assumiu as funções de Chefe do Executivo, é visível a melhoria da sua maneira de vestir. Certamente incluiu mudança de alfaiate e camiseiro, bem como de quem lhe escolhe as gravatas. Mudanças? É tempo de deixar os vários tons escuros de cinzento que usa sempre e passe a escolher a cor das suas roupas de acordo com as situações.

• ANA CARDOSONa maioria dos eventos demonstra sobriedade, o fato preto é quase sempre utilizado com uma gravata de cor. Gosto dessa combinação, no entanto poderia variar no corte do blazer, experimentar algo mais cintado.

• BÁRBARA DIAZVeste bem para o cargo que ocupa e as muitas funções de representação que tem de exercer. Em lugar das cores escuras que usa com grande frequência, sugeria que misturasse a roupa com outras cores. Quanto ao corte, talvez fosse conveniente usar um cinto sempre que possível, porque alonga a figura e aumenta - ou varia um pouco - o corte dos decotes para compor o oval da face.

• ANA CARDOSONalguns enventos arrisca usar grandes estampados, noutros o preto e o cinza. Estas são duas tonalidades favoritas, mas é preciso ter cuidado com os estampados, pois tudo o que é em exagero não fica bem.

• BÁRBARA DIAZ Sendo deputado da Assembleia Legislativa devia, talvez, vestir--se de forma mais formal para não mostrar pouco respeito por esse órgão de soberania. Embora sem alterar o seu estilo descontraído, que parece fazer parte da sua forma de estar na política, sugeria que em vez dos pólos que sempre usa, passasse a usar camisa de manga comprida e um casaco, deixando a gravata de lado, de forma a manter a sua imagem.

• ANA CARDOSOQuase sempre de pólo e calças de fato, dá-nos um ar mais descontraído, mas em alguns eventos poderia experimentar usar um fato, que não ficava nada mal!

Joana [email protected]

COMO diz o ditado, as aparências enganam. E essa é precisamente uma das maiores armas

dos políticos à volta do mundo: criar um primeiro contacto com estilo, charme e medida. Que deixe marca.

Desde o cabelo armado de Margaret Thatcher ao estilo de John F. Kennedy no seu mítico debate televisivo com Nixon, muitas foram as opções de imagem que deixaram políticos

passa aos cidadãos. “Pode resultar numa referência de mais ou menos líder, atractivo, credível,ou de confiança.”

Miguel Vieira admite que um político não tem que ditar tendên-cias, mas deve mostrar cuidado e bom gosto. Porquê? “Se o político se importa com a imagem que passa, mostra que dá atenção aos pequenos pormenores e à opinião da audiência, aproximando-se dos eleitores. Um político deslei-xado passa a informação de que é descuidado e que poderá sê-lo também no poder.”

Da mesma forma que Bárbara

Diaz assume a necessidade de se ter, em Macau, um Chefe do Executivo com roupas mais co-loridas, também Miguel Vieira admite que a cor é importante, por diversos factores. “Nos fatos, para o homem político, sugere-se a cor azul porque transmite segurança e seriedade. Se optarem pelo tom negro ou cinzento, o fato deverá então ser mais estruturado e mo-derno para não ser demasiado rígido.” Ana Cardoso descarta a cor para Chui Sai On, mas aponta Pereira Coutinho como o político que mais deve colorir a sua roupa.

Já para as mulheres – aos

A aparência de líderes, deputados e secretários é o primeiro ponto de contacto com o cidadão que o julga. O Hoje Macau foi saber o que pensam estilistas locais e de fora sobre como se apresentam os políticos de Macau

associados à elegância, à eficácia ou à seriedade. Numa era onde a imagem vale cada vez mais do que a palavra – sendo até capaz de distrair o espectador do ver-dadeiro assunto -, que conselhos dão aos políticos os nomes do mundo da moda?

Bárbara Diaz e Ana Cardoso, de Macau, e Miguel Vieira, de Portugal, falaram com o Hoje Macau e deixaram sugestões.

O estilista português – que fala num tom mais geral -, considera que a boa ou má combinação na maneira de vestir de um político determina a imagem que este

• FLORINDA CHAN • AU KAM SAN

Page 3: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

3políticaquinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

• PEREIRA COUTINHO

• BÁRBARA DIAZNão está mal, mas sempre que tenta fazer inovações desliza facilmente para o provinciano. O melhor é continuar como tem aparecido ultimamente, designadamente quanto à largura das gravatas e das bandas dos casacos que veste, que sempre dá um tom rejuvenescedor a quem os usa.

• ANA CARDOSOTonalidades sóbrias, quase sempre blazer cinzento ou preto, gravata escura e camisa branca. Não está mal, mas aconselho umas cores.

• BÁRBARA DIAZDe uma maneira geral, veste bem para a posição que ocupa e para as suas funções de deputada. No entanto, poderia ser mais “aventureira” no jogo das cores e variar os cortes e tecidos. Preferindo um estilo mais moderno e menos simples, sem exagerar, pode perfeitamente seguir as tendências e as variações da moda, nunca fugindo à sua elegância e feminilidade.

• ANA CARDOSOSempre de conjunto saia e blazer, algumas vezes coloridos, outras vezes mais sóbrios. Deveria arriscar um conjunto calça e blazer, por vezes.

• BÁRBARA DIAZVeste-se muito correctamente. Mostra que tem um bom alfaiate e escolhe bons tecidos. Sugeria apenas que da mesma maneira que varia na escolha das cores das gravatas, fizesse o mesmo com as cores dos seus fatos e camisas.

• ANA CARDOSO Demonstra sobriedade e é visto quase sempre com fato e gravata de cor. Gosto dessa combinação, no entanto poderia variar no corte do blazer, experimentar algo mais cintado ou uma camisa de cor mais clara, sem ser o branco, amarelo ou azul bebé.

estilistas que falaram foram enviadas fotografias de Melinda Chan, deputada, e Florinda Chan, secretária para a Administração e Justiça -, Miguel Vieira aconselha peças universais. Calças, saia, blazer e camisa são peças básicas e fundamentais, diz, que podem ser ajustadas com peças adicionais consoante a formalidade do acto oficial. “Se optar pelo fato, deve usá-lo de maneira a não parecer austero, pois já é considerado quase como um uniforme, e deve conjugá-lo com elementos mais femininos.”

Bárbara Diaz deixa um exem-plo dessa mistura a Florinda Chan: a utilização de cintos. Ana Cardo-so também concorda com Miguel Vieira, no que aos exageros diz respeito, e deixa à secretária da Administração e Justiça um aler-ta: cuidado com os estampados. (ver caixas).

“Um cinto sempre que possível, porque alonga a figura e aumenta - ou varia um pouco - o corte dos decotes para compor o oval da face”BÁRBARA DIAZ

“Se o político se importa com a imagem que passa, mostra que dá atenção aos pequenos pormenores e à opinião da audiência, aproximando-se dos eleitores”MIGUEL VIEIRA

“É preciso ter cuidado com os estampados, pois tudo o que é em exagero não fica bem”ANA CARDOSO

• MELINDA CHAN • FRANCIS TAM

Page 4: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

PUB

4 sociedade quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

O II Encontro da Comunidade Ju-venil Macaense iniciou ontem

o dia de actividades com uma reunião com Rita Santos, secretária-geral

GIT recebeu 16 candidaturasO Gabinete para as Infra-estruturas de Transportes (GIT) recebeu ontem 16 candidaturas de empresas para a empreitada da construção da super-estrutura do parque de materiais e oficinas da primeira fase do Metro Ligeiro. Segundo a TDM, o organismo espera que as empresas locais possam beneficiar com o projecto.

Ponte em obrasForam ontem apresentadas sete candidaturas para a obra de substituição das guardas metálicas na ponte General Nobre de Carvalho. De acordo com a TDM, a estrutura encontra-se afectada pela corrosão e os trabalhos deverão começar em meados deste ano, prolongando-se por nove meses. O projecto deverá dar emprego a 20 ou 30 locais.

Os jovens com raízes em Macau e que estão espalhados pelo mundo falam em unir-se numa nova associação. Duarte Alves garante que o projecto pode servir de plataforma para negócios

Associação pode ser realidade nos próximos meses

Uma ajuda nos negócios macaenses

adjunta do Fórum Macau, algo que indicia a entrada numa nova era de ligações entre a segunda geração de macaenses espalhados pelo

mundo, nomeadamente ao nível dos negócios.

Duarte Alves, da comis-são organizadora, garantiu que a nova associação dos

jovens macaenses deverá avançar nos próximos me-ses, apesar da ideia já não ser de agora. A iniciativa pretende tornar-se numa plataforma que permita aos jovens regressarem e faze-rem diversas actividades. “Podemos ainda ajudar ao nível dos negócios, a quem queira estabelecer empresas cá. É uma iniciativa nossa que está em fase de de-senvolvimento. Não posso avançar datas, mas espero que surja nos próximos meses.”

Uma das vozes que

mais clama pela presença de jovens macaenses para o associativismo é Miguel de Senna Fernandes, que vê com bons olhos o projecto. “O importante é que tenha continuidade. Começar e dar os primeiros passos é fácil, mas depois torna-se difícil porque as pessoas estão longe. Há que solidificar as ideias.”

O presidente da As-sociação dos Macaenses (ADM) assume ainda que ambos os grupos podem vir a trabalhar em parceria. “Uma estrutura jovem,

com ligações à comuni-dade local e à diáspora, pode ser um complemento a outras associações.”

MAIS ACTIVOSPara Duarte Alves, o novo grupo vai mostrar “uma geração nova que tem ou-tras maneiras de trabalhar, que tem acesso a outros meios de comunicação.” O responsável referiu ainda que há trabalho a fazer para aumentar o activismo dos jovens macaenses. “A co-munidade jovem pode ser mais activa, mas é preciso ter atenção ao facto de que muitos saem para fora, para prosseguirem com as suas carreiras, e não podemos dar 100% de atenção a estas actividades.”

Depois do encontro com Rita Santos, a comitiva este-ve reunida com o Gabinete de Ligação do Governo Cen-tral na RAEM, onde ficou garantida a continuação do apoio dado até ao momento por Pequim aos jovens, para que possam conhecer as no-vas realidades do território e da China.

Antes da partida para o continente, a comitiva discutiu ontem o futuro da comunidade, onde a necessidade de maiores actividades e ligações foi um ponto forte.

Page 5: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

5sociedadequinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

A “disponibilidade perma-nente” é um dos deveres de todos os trabalhado-res da função pública,

afirmou ontem por comunicado José Chu. O director dos Serviços de Administração e Função Pública (SAFP) garante que todos têm de ser compensados, desde que pres-tem serviço extraordinário.

A comunicação chega alguns meses depois de José Pereira Coutinho, deputado e presidente de Associação dos Trabalhadores da Função Pública (ATFPM), ter acu-sado o Gabinete de Comunicação Social (GCS) de estar a explorar os funcionários.

Em Dezembro do ano passa-do, Pereira Coutinho disse ter

O Executivo deveria agir menos como “uma

empresa” e mais como um Governo, lançando políticas a longo prazo em benefício da população e não apenas do sector do jogo, defendeu o académico Larry So.

Mais um mega-empre-endimento turístico abriu ontem portas em Macau através de investimento norte-americano, elevando para 35 o número de casinos na capital mundial do jogo, mas o professor da área de assistência social do Insti-tuto Politécnico de Macau (IPM) lamenta que as con-dições de vida da população não estejam a acompanhar o crescimento económico. “As classes mais desfavo-

Executivo tem de lançar políticas a longo prazo, diz académico

Governo preguiçosorecidas não estão contentes, apesar de haver muito di-nheiro a entrar [em Macau], porque este dinheiro não está a ser investido em benefício destas pessoas. O desenvol-vimento da economia não está a beneficiar de todo a população.”

Ao constatar que “exis-te um grande fosso entre ricos e pobres”, o aca-démico salientou que as “condições de vida, espe-cialmente das classes mais desfavorecidas, não estão a acompanhar o desen-

volvimento económico”, apontando como princi-pais problemas a inflação elevada e o salário médio, que está abaixo da média mundial tendo em conta a paridade do poder de compra.

“Até mesmo a classe média está a ter dificuldade em conseguir comprar uma casa e nos últimos dez anos não foi construída habitação pública, só este ano vão surgir algumas unidades”, observou.

Para Larry So, o “Gover-

no não tem estado a fazer muito por uma distribuição equitativa da riqueza”, en-quanto as “receitas de jogo têm aumentado fortemente nos últimos anos e o Gover-no tem reservas fortes, tem muito dinheiro, limitando-se a distribuir cheques pela população”.

“Só um Governo pre-guiçoso lança uma política destas, que funciona como um bónus, mas falamos de um Governo e não de uma empresa”, disse, realçando que “uma empresa partilha

o lucro com os funcionários, mas o Governo não faz negó-cio com e para a população”.

COMO INVESTIRPor isso, o académico con-sidera que esse dinheiro deveria antes “ser investido, por exemplo, em habitação pública e na saúde”, lamen-tando que só recentemente o Executivo tenha “apresen-tado um plano a dez anos para a saúde e que este passe apenas pela construção, não se falando da melhoria da qualidade dos serviços”.

“O Governo não tem um plano de desenvolvimento a longo prazo, não tem uma visão a longo prazo que um Governo deveria ter. É muito bom a fazer negócio, mas fazê-lo sem qualquer visão é ser apenas um homem de negócios e não é o que se espera de um Governo.”

Esta situação é atribuída pelo académico ao “lobby exercido pela indústria do jogo, e também pelos chamados ‘empresários tradicionais’, para que não seja investido tanto dinhei-ro em aumentos salariais, saúde e bem-estar e para que sejam construídas mais infra-estruturas, mas em seu benefício e não em benefício da população”. - LUSA

Funcionários Públicos têm de estar sempre disponíveis, diz José Chu

Prontos e contactáveisrecebido queixas dos funcioná-rios do organismo dirigido por Vitor Chan. “Eles alegam que a entidade tem estado durante anos a não pagar horas extraordiná-rias e a desrespeitar os feriados obrigatórios.”

O GCS ainda chegou a emitir um comunicado onde justificava horas de trabalho extraordinário, dando como motivo a necessi-dade de divulgar informação do

Governo a qualquer hora. Ontem, e depois de consultar a opinião do organismo, José Chu respondeu à interpelação de Pereira Coutinho alegando as mesmas justificações dadas anteriormente: “tendo em consideração a natureza imprevisí-vel dos trabalhos de comunicação social, o GCS informa previamente o pessoal que assegura as diferentes tarefas sobre os trabalhos previstos fora do horário normal, nos fins-

-de-semana e nos dias festivos ou feriados”.

COMPENSAÇÕESNão está estipulado na lei qualquer tipo de obrigação a fazer horas extras, mas José Chu é peremptório: “o dever de disponibilidade permanente dos trabalhadores da função pública está implícito na dependência hierár-quico-funcional e justificado com a obrigação de prestação de trabalho

extraordinário e de informação de contacto quando em gozo de férias, dentro ou fora do território”.

O director dos SAFP diz que os serviços públicos podem exigir a prestação de serviço extraordinário aos funcionários devido a acumu-lação anormal de trabalho ou ur-gência na realização de trabalhos, mas assegura que todos os que trabalhem de forma extraordinária têm de ser compensados. - J.F.

Page 6: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

6 nacional quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

A imprensa oficial chi-nesa saudou ontem o afastamento do popular político Bo Xilai do

Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC) como “uma firme demonstração do primado da lei socialista” e exortou o país a concentrar-se no “progresso das reformas”.

“Em circunstância nenhuma os membros do Partido Comunista podem colocar-se acima da lei”, disse o Diário do Povo, órgão central do PCC, num comunicado difundido pelos principais jornais chineses, onde acusa Bo Xilai de “grave violação da disciplina” partidária.

Bo Xilai, 62 anos, antigo mi-nistro do Comércio, era um dos políticos mais populares da China e até ao passado dia 15 de Março dirigiu a organização do PCC em Chongqing, o maior município chinês, com cerca de 30 milhões de habitantes.

Mas, segundo anunciou na terça-feira à noite a Comissão Central de Disciplina do PCC, Bo Xilai “manchou a imagem do Partido e do Estado”.

A mulher de Bo Xilai, Bo Gu Kai Lai, e “um empregado da casa de Bo” são “altamente suspeitos” de envolvimento na morte de um cidadão britânico em Chongqing, em Novembro passado, disse a Comissão.

MORTE SUSPEITAA China reabriu as investigações à morte do britânico, após encontrar provas de um possível envolvi-mento da mulher de Bo Xilai. Este e Zhang Xiaojun, um seu adjunto,

A China exigiu ontem à Síria para que estabeleça o plano

de cessar-fogo no país e admi-tiu estar “muito preocupada” com a situação no terreno. “A China apelou ao Governo sírio para que responda ao plano de seis pontos”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Liu Wei-min, referindo-se ao plano do enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan. “A violência e o conflito ainda persistem na Síria. A China está

profundamente preocupada com isso.”

A China apoiou o plano Annan depois do enviado da ONU e da liga Árabe se ter encontrado com a liderança po-lítica chinesa, no mês passado.

O plano de Kofi Annan pre-via o dia 10 de Abril como limite para a retirada do exército das zonas povoadas, para permitir o fim da violência no prazo de 48 horas, ou seja, até 12 de Abril às 06:00 locais.

No entanto, o Presidente sírio,

Bashar al-Assad, não cumpriu o prazo de terça-feira para retirar as forças governamentais.

O porta-voz diplomático chinês considerou que a reso-lução da questão atingiu “um ponto crítico” e apelou também às forças da oposição para que baixem as armas.

Kofi Annan disse ontem esperar uma melhoria significa-tiva da situação na Síria a partir desta quinta-feira, data fixada pelo Conselho de Segurança da ONU para o cessar-fogo.

Hu Jintao quer reforçar confiança com TurquiaO presidente chinês, Hu Jintao, encontrou-se esta terça-feira em Pequim com o primeiro-ministro turco, que está de visita à China. No encontro, Hu Jintao elogiou a posição turca na política de uma só China e os esforços voltados para promoção das relações amistosas com o país. A China está disposta a reforçar a confiança mútua política com a Turquia, e a respeitar as principais preocupações dos dois territórios, desenvolvendo o apoio recíproco nas questões relacionadas à soberania e integridade territorial, afirmou Hu Jintao. O presidente chinês referiu ainda que, devido à complexa situação internacional, à lenta recuperação da economia mundial e à tumultuosa situação na região da Ásia Ocidental e Norte da África, os dois países devem fortalecer as coordenações nos assuntos multilaterais, e manter contactos estreitos nas questões internacionais. Erdogan sublinhou que as relações de cooperação estratégica sino-turca têm um grande potencial de desenvolvimento. A Turquia insiste na política de uma só China, destacando a importância do papel chinês nas grandes questões mundiais e regionais.

Promoção de vinhos portuguesesA associação “Douro Boys”, que inclui cinco quintas daquela região portuguesa, vai promover os seus vinhos na China entre 15 e 19 de Abril, com paragens em Pequim, Xangai, Macau e Hong Kong. De acordo com Tomás Pimenta, que junta a sua empresa de importação ‘Vino Veritas’ às promoções dos “Douro Boys”, depois de uma passagem em Pequim a 15 de Abril e em Xangai no dia 17, os vinhos do Douro chegam a Macau a 18 de Abril e seguem para uma promoção em Hong Kong no dia 19. “Esta visita está integrada numa promoção regional deste grupo formado em 2003 que vai contactar especialmente com operadores que apostam em vinhos de grande qualidade”, disse Tomás Pimenta à agência Lusa.

Apelo para Damasco aplicar plano de Kofi Annan

“Ponto crítico”

Imprensa chinesa saúda afastamento de Bo Xilai. Mulher investigada por envolvimento em morte

Tolerância zero

“foram transferidos para as autori-dades judiciais suspeitos do crime de homicídio intencional” de Neil Heywood, noticiou ontem a agência noticiosa oficial chinesa Nova Chi-na, três minutos depois de noticiar o afastamento de Bo dos cargos máximos da política chinesa.

“As autoridades policiais deram muita atenção ao caso e criaram uma equipa para reabrir a investigação, de acordo com a

lei e com uma atitude de procu-rar a verdade dos factos”, refere a Nova China. “De acordo com os resultados da investigação, a mulher de Bo Xilai e o seu filho eram próximos de Heywood. Tinham, no entanto, um conflito de interesses económicos, que se tinha intensificado.”

A Nova China diz ainda que as provas da investigação apontam para que a morte de Heywood

tenha sido um homicídio, do qual Bo Kailai e Zhang Xiaojun são “altamente suspeitos”.

“Quem quer que tenha violado a lei será tratado de acordo com a lei e não será tolerado, não importa quem seja o envolvido”, conclui a notícia da Nova China.

INTERESSES SUPERIORES“Os factos mostram que o Partido representa os interesses do povo e é supervisionado pelo povo”, afirma ainda o Diário do Povo. “O Partido tem a tolerância zero face à corrupção e investigará todas as violações da lei e disciplina. Só assim o público poderá testemu-nhar a determinação do Partido para salvaguardar a disciplina e o primado da lei.”

Há um mês, Bo Xilai foi subs-tituído na liderança do PCC em Chongqing por um dos vice-pri-meiros-ministros, Zhang Dejiang, mas manteve o lugar no Politburo e até terça-feira à noite não tinham sido adiantadas as razões do seu afastamento.

O silêncio das autoridades gerou uma onda de boatos sem precedentes no país, incluindo rumores acerca de uma tentativa de golpe de Estado envolvendo alegadamente Bo Xilai e um dos nove membros do Comité Perma-nente do Politburo.

Bo Xilai era também conside-rado a bandeira da “linha esquer-dista” do PCC, oposta à “linha reformista”, aparentemente en-cabeçada pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao, e pelo actual Presi-dente, Hu Jintao.

O desfecho desta luta interna deverá ficar esclarecido no XVIII Congresso do PCC, convocado para o Outono, e que irá escolher a liderança do país para a próxima década.

“O país deve concentrar-se no desenvolvimento e esforçar-se por manter o actual progresso das reformas e a estabilidade para sau-dar o XVIII Congresso do PCC”, proclamou o Diário do Povo.

Page 7: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

7nacionalquinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

AS economias desen-volvidas deverão ter um forte crescimento nos próximos meses

e a economia da China também deverá continuar a expandir-se, segundo indicadores compilados pela Organização para Coopera-ção e Desenvolvimento Econó-mico (OCDE).

A OCDE informou que o indi-cador antecedente da actividade económica dos seus 34 países integrantes subiu para 100,5 em Fevereiro, ultrapassando os 100,3 em Janeiro, o que repre-senta o quarto aumento mensal consecutivo.

Segundo este órgão, os EUA e o Japão deverão liderar a recu-peração. O indicador antecedente para a economia americana aponta para um aumento para 101,3 em Fevereiro, quando em Janeiro estava nos 101,0 mar-cando o quinto mês consecutivo de crescimento. O índice da economia japonesa subiu para 101,1, subindo dos 100,8.

A OCDE afirmou que as duas economias “voltaram a ganhar impulso”, e os indicadores para a Alemanha e o Reino Unido si-nalizam “uma eventual mudança da dinâmica”. Os indicadores antecedentes para a França e Itália

apontam para uma “actividade lenta contínua”, disse a OCDE.

“Os indicadores antecedentes compostos continuam a apontar para uma mudança positiva na di-nâmica na OCDE como um todo, mas com alguma divergência entre as principais economias”, declarou a organização.

SINAIS POSITIVOSOs indicadores de Fevereiro para as economias que formam o grupo dos países do BRICS mostraram sinais positivos mais fortes que os anunciados pela organização anteriormente.

Segundo a OCDE, o indicador

antecedente composto do Brasil subiu para 98,8 em Fevereiro, de 98,4 em Janeiro. Apesar da melhoria, o valor ficou abaixo da média de longo prazo da OCDE, representada por 100, que indica desaceleração.

A organização disse num comunicado que o indicador antecedente da China registou o melhor resultado, avançando para 101,0 em Fevereiro, vindo de 100,4 em Janeiro.

O indicador da Índia avançou para 98,6 em Fevereiro, 98,4 em Janeiro. Para a Rússia, o índice aumentou para 101,4 em Fevereiro, mais do que os 101,3 de Janeiro.

O segundo parceiro comercial de CubaO comércio entre Cuba e a China registou um aumento de 5,26% em 2011, quando comparado com o ano anterior, fazendo com que Pequim se consolidasse como o segundo maior parceiro comercial da ilha. O número foi apresentado pela representante da Câmara de Comércio de Cuba (CCC), Odalys Seijo, durante um fórum bilateral realizado esta semana em Havana. Seijo destacou a intenção do governo cubano de incrementar a cooperação económica através de projectos de energia renovável, petróleo, biotecnologia e turismo. Durante a conferência, foram firmados acordos que permitem a produção e a comercialização de produtos biotecnológicos, de acordo com a agência Prensa Latina. O principal parceiro comercial da ilha continua a ser a Venezuela, fornecedora de petróleo àquele país.

Encomendas de maquinaria no Japão sobem 4,8%As encomendas de maquinaria no Japão subiram 4,8% em Fevereiro, face ao mês anterior, até cerca de MOP 73 mil milhões, informou ontem o governo nipónico. Esta subida marca o segundo mês consecutivo de aumento neste indicador que supera as previsões de analistas que previam um ligeiro recuo na ordem dos 0,5%. O número exclui as aquisições de máquinas para a construção naval e equipamentos do sector energético por serem consideradas voláteis. O aumento das encomendas em Fevereiro segue-se à subida de 3,4% no mês anterior e a uma contracção de cerca de 7% em Dezembro. O governo realçou que a subida de Fevereiro representa um sinal de melhoria do curso da terceira economia mundial, enquanto reviu em alta a sua previsão relativamente a este indicador, agora na rota de um crescimento moderado. Os pedidos de maquinaria são considerados como um indicador da despesa de capital das empresas nipónicas nos seis meses seguintes.

Confiança dos empresários chineses a subirSegundo a Administração Estatal de Estatísticas da China, o índice de confiança de empresários chineses registou 123 pontos no 1º trimestre deste ano, uma subida de 2,1 pontos em comparação com os últimos três meses do ano passado. Para os analistas, a subida do índice de confiança e optimismo por parte dos empresários chineses em relação ao futuro, é atribuída às medidas de reajustamento económico.

A importação de com-modities pela China

desacelerou em Março, em comparação com Feverei-ro, à medida que a fraqueza dos sectores de manufactu-ra e construção reduziram a procura. No entanto, o volume importado conti-nuou acima dos níveis de Março do ano passado, de acordo com dados da alfândega chinesa.

O total de cobre, liga de cobre e produtos semi-aca-bados de cobre importado foi de 462.182 toneladas em Março, uma queda de 4,8% em relação a Feve-reiro, mas um aumento de 51,9% sobre Março de 2011. No primeiro trimes-tre do ano as importações destes materiais cresceram 50,5% face ao mesmo período de 2011, para 1,36 milhão de toneladas.

A China importou

OCDE divulga dados das principais economias mundiais

Crescimento para quase todos

China reduz importações de matérias-primas em Março

Descida com optimismo62,87 milhões de tone-ladas de minério de ferro em Março, um declínio de 3,2% em relação a Feve-reiro mas uma subida de

5,7% em comparação com Março do ano passado. O total no primeiro trimestre foi de 187,62 milhões de toneladas, o que represen-

ta um crescimento de 6% sobre o mesmo período do ano passado.

MUITO PETRÓLEOAs importações de petró-leo bruto somaram 23,55 milhões de toneladas em Março, o equivalente a 5,57 milhões de barris por dia. O volume é 8,7% maior do que as 21,67 milhões de toneladas importadas no mesmo mês de 2011 e levemente menor do que as 23,64 milhões de Fevereiro.

Foram importadas 3,92 milhões de tonela-das de produtos refinados e exportadas 2,06 milhões.

A China exportou 210 mil toneladas de petróleo bruto em Março. Quanto ao carvão, as exportações chinesas totalizaram 970 mil toneladas em Março, uma queda de 62,5% sobre Março de 2011. Entre Janeiro e Março, o total foi de 3,2 milhões de toneladas, 44,6% a menos do que no mesmo período do ano passado.

O apetite da China por commodities é um sinal da saúde dos sectores indus-trial e imobiliário do país e é um importante indicador de consumo global. O país é o maior comprador de metais do mundo.

Page 8: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

8 nacional quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

A vice-directora do departamento internacional do Instituto de

Pesquisa de Turismo da China, Jiang Yiyi, afirmou ontem em Pequim que o turismo para o exterior da China se encontra numa fase de rápido cresci-mento. Jiang Yiyi prevê que a China será o maior mercado deste género num futuro próximo.

Segundo a responsável, 75 mi-lhões de pessoas viajaram para o exterior no ano passado. O número registado na China é 1,2 e 3,5 vezes superior às estatísticas norte-ame-

ricana e japonesa. Em 2012, este número chegará aos 78 milhões e o consumo no exterior pode registar um novo recorde de cerca de MOP 630 mil milhões.

No entanto, apesar de ter o maior número de turistas para o exterior, o consumo dos turistas chineses em destinos de viagem ainda é menor do que o dos norte-americanos. Contudo, se esta tendência de desenvolvimento se confirmar, a China irá tornar-se em breve no maior mercado de turismo para o exterior do mundo.

A Amnistia Internacional, asso-ciação de defesa dos Direitos

Humanos, criticou ontem a China pela detenção de Ni Yulan, ex--advogada e activista dos direitos de propriedade e de residência e acusa Pequim de governar pelo medo. “Este comportamento dos responsáveis chineses leva a Am-nistia Internacional a questionar se as afirmações dos dirigentes chineses de que a China está a evoluir para um estado de direito são sérias ou se, pelo contrário, se está a tornar cada vez mais um país governado pela intimidação e pelo medo” diz a AI, em comunicado, acusando Pequim de “persistente perseguição” a Ni Yulan e ao marido, Dong Jiqin.

Na terça-feira, a justiça chine-sa condenou Ni Yulan – que está confinada a uma cadeira de rodas desde que a polícia a espancou em 2002 – a dois anos e oito meses de prisão por “provocar distúrbios”.

A AI acusa as autoridades

O maior mercado de turistas está para breve

75 milhões viajaram em 2011

Amnistia Internacional critica prisão de dissidente Ni Yulan

“Libertação imediata e incondicional”

chinesas de “persistente perse-guição” a Ni Yulan e ao marido, Dong Jiqin, por apoiarem quem pretende defender os direitos legais quanto às questões do alojamento.

“Em tribunal, Ni Yulan passou a maior parte do tempo numa maca, com respiração as-sistida (…) e foram recusadas 10 das 11 testemunhas arroladas”, refere a AI.

DETENÇÃO CHOCANi Yulan e Dong Jiqin foram detidos em Abril de 2011, du-rante uma campanha de Pequim contra dissidentes.

“Ni Yulan tem lutado, na últi-ma década, com grande risco, para defender os Direitos Humanos na China. As autoridades devem libertá-la - e ao marido, Dong Ji-qin - imediatamente e incondicio-nalmente”, disse no comunicado Catherine Baber, responsável da AI para a Ásia-Pacífico.

De acordo com o disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 63/85/M, de 6 de Julho e, ainda, de acordo com o Despacho da Exma. Senhora Secretária para a Administração e Justiça, de 28 de Março de 2012, a Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública vem, em representação do adjudicante, proceder ao concurso público para o Projecto de Construção dos Componentes Operacionais Básicos da Plataforma de Aplicação do Governo Electrónico.1. Adjudicante: Secretária para a Administração e Justiça.2. Serviço responsável pela realização do processo de concurso: Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública (SAFP).3. Modalidade do concurso: concurso público.4. Objecto do concurso: fornecimento do Projecto de Construção dos Componentes Operacionais Básicos da Plataforma de Aplicação do Governo Electrónico, aos SAFP.5. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade da proposta não deve ser inferior a cento e cinquenta dias, a contar da data do acto público do concurso.6. Caução provisória: a caução provisória é de MOP 200 000,00 (duzentas mil patacas), e deve ser prestada por meio de depósito bancário ou por garantia bancária legal a entregar ao Governo da RAEM – SAFP.7. Cauçãodefinitiva:valorcorrespondentea4%(quatroporcento)dopreçoglobaldaadjudicação.8. Condições de admissão: podem candidatar-se ao presente concurso as empresas que tenham sede ou escritório na RAEM, tenham no âmbito das actividades,totalouparcial,ofornecimentodeequipamentosdeinformação,sistemaseserviçose,comprovemtercumpridoasobrigaçõesfiscais.9. Local, data e hora da sessão de esclarecimento do concurso público: Local: Sala Polivalente do 4.º andar de Vicky Plaza, sito na Rua do Campo, n.os 188-198, Macau.

Todas as dúvidas sobre o Programa do Concurso e o Caderno de Encargos deste concurso público podem ser apresentadas de acordo com as formas determinadas neste Programa do Concurso.Data e horas: às 15:00 horas do dia 20 de Abril de 2012.

10. Local, data e hora limite para entrega das propostas: Local: Balcão de atendimento dos SAFP, sito na Rua do Campo, edifício Administração Pública n.º 162, r/c, Macau. Data e hora limite: Até às 17:30 horas do dia 23 de Maio de 2012 (não sendo aceites propostas fora do prazo).11. Local, data e hora do acto público: Local: Sala Polivalente do 4.º andar de Vicky Plaza, sito na Rua do Campo, n.os 188-198, Macau. Data e hora: 11:00 horas do dia 24 de Maio de 2012.

(De acordo com o disposto no artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 63/85/M, de 6 de Julho, os concorrentes ou seus representantes legais devem estar presentes no acto público, para esclarecimento de eventuais dúvidas que venham a surgir nos documentos da proposta entregue).

12. Local, data e hora para consulta do processo e obtenção da cópia do processo: Local: Balcão de atendimento dos SAFP, sito na Rua do Campo, edifício Administração Pública n.º 162, r/c, Macau. Data: A partir da data de publicação do presente anúncio até à data limite para a entrega das propostas. Hora: Das 09:00 às 17:30 horas dos dias úteis. Preço da cópia do processo: MOP 300,00 (trezentas patacas).13. Critérios de apreciação das propostas e respectivos factores de ponderação: - Implementaçãodeserviços(15%) - Exigênciasfuncionais(40%) - Exigênciasnãofuncionais(15%) - Preço(30%)14. Junção de esclarecimentos:

A partir da data de publicação do presente anúncio até à data limite para a entrega das propostas, os concorrentes podem dirigir-se ao balcão dos SAFP, sito na Rua do Campo, n.º 162, edifício Administração Pública, r/c, Macau, para se informarem sobre eventuais esclarecimentos adicionais.

Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública, 2 de Abril de 2012.

O Director dos Serviços, José Chu

Anúncio

Concurso público n.º 1/2012

Projecto de Construção dos Componentes Operacionais Básicos da Plataformade Aplicação do Governo Electrónico

PUB

Page 9: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

9regiãoquinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

AS Filipinas in-dicaram ontem que um barco das forças ar-

madas se encontra em situ-ação de alerta, depois de ter sido bloqueado por navios de vigilância chineses nas águas disputadas do Mar do Sul da China, reavivando a tensão entre Manila e Pequim, informou a im-prensa local.

O governo filipino indi-cou que os barcos chineses, através do bloqueio, evita-ram que fossem intercep-tados pescadores chineses que, segundo a versão de Manila, pescavam ilegal-mente numa zona a 229 quilómetros da costa oeste da ilha filipina de Luzón.

Num comunicado, o ministro dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, Albert del Rosario, afir-mou que o barco do seu país permanece em alerta relativamente aos barcos chineses.

A zona de Scarborou-gh “é parte integrante do território filipino”, disse o ministro que declarou que convocou o embaixador chinês, Ma Keqing, para

Filipinas Dezmortos em explosão de autocarroPelo menos dez pessoas morreram e outras duas ficaram feridas quando um engenho explosivo deflagrou ontem num autocarro na região sul das Filipinas, revelaram fontes militares. A explosão ocorreu quando o autocarro estava num terminal na cidade de Cármen, na província rebelde de Mindanao que tem sido o palco de confrontos entre as autoridades e a maioria muçulmana da região.

Coreia do Norte Foguetão já está a ser abastecidoA Coreia do Norte anunciou ontem que o abastecimento de combustível do foguete de longo alcance que será lançado esta semana está em execução, apesar dos protestos internacionais. “Estamos a injectar combustível enquanto falamos. Já começou o abastecimento”, afirmou Paek Chang-Ho, director do centro de controlo de satélites nos arredores da cidade de Pyongyang a um grupo de jornalistas que visita o local. Pyongyang garante que o foguetão transporta um satélite, contudo, os Estados Unidos e os seus aliados dizem tratar-se de um ensaio de um míssil de longo alcance.

Timor-Leste Legislativas em JulhoO Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, marcou as eleições legislativas para 7 de Julho, segundo um comunicado à imprensa divulgado ontem pela Presidência timorense. “O Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, marcou terça-feira por decreto a data das eleições dos Deputados do Parlamento Nacional para a terceira legislatura, que se realizarão no próximo dia 07 de Julho”, refere o documento.

A antiga presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, e o

seu marido, declararam-se inocentes perante o Tribunal Anti-corrupção, que acusa o casal de subornos e tráfico de influências num acordo com uma companhia de telecomunicações chi-nesa durante o mandato de antiga chefe de Estado, revelou a imprensa local.

Gloria Macapagal Arroyo está a enfrentar um segundo processo judi-cial depois de ter sido detida em 2011 MAIS de 37 mil veículos

danificados pelo tsunami de 11 de Março de 2011 perma-necem ainda amontoados nas províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima, no noroeste do Japão, mais de um ano depois da tragédia, informou ontem a agência local Kyodo.

Em alguns municípios como o de Ishinomaki, um dos mais afectados pelo desastre, cerca de 13 mil veículos estão empi-lhados em dez zonas da costa à espera de serem reciclados, uma operação que demorará mais de um ano, segundo confirmou um porta-voz do município.

Nas restantes províncias

Incidente no Mar do Sul reaviva tensão entre Manila e Pequim

Impasse territorial

Gloria Arroyo e marido declaram-se inocentes

Corrupção e tráfico de influências

37 mil veículos amontoados no Japão

Toneladas de escombros

que fosse encontrada uma solução diplomática para o impasse. Endurecendo o discurso, o ministro filipino garantiu que defenderá a so-berania do seu país caso seja necessário. “Se as Filipinas forem desafiadas, estamos

China sobre o Mar do Sul da China, o que inclui a área disputada que, geografica-mente, fica muito mais perto de solo filipino. O comuni-cado “exorta as Filipinas a parar imediatamente com as suas actividades ilegais e a deixar a área”.

A crise começou no do-mingo quando um avião de vigilância filipino localizou os pescadores chineses em Scarborough e Manila enviou o navio militar “Gregorio del Pilar”.

Dois dias mais tarde, soldados filipinos inspec-cionaram os barcos chineses e encontram mercadorias ilegais, tais como moluscos gigantes, corais e tubarões vi-vos, segundo um comunicado das autoridades filipinas.

No entanto, dois navios de patrulha chineses – Zhon-ggou Haijian 75 e Zhonggou Haijian 84 – colocaram-se entre a embarcação filipina e os barcos de pesca para evitar a detenção dos pescadores.

Taiwan, China e Filipinas disputam a zona de Scarbo-rough, situado a cerca de 350 quilómetros das também disputadas ilhas Spratly, ricas em gás e petróleo.

e é também acusada de fraude eleitoral nas legislativas de 2007.

O governo filipino, com Gloria Macapagal Arroyo na presidência, acordou com a chinesa ZTE em 2007 a instalação de uma rede de alta ve-locidade de internet no país que, uma investigação posterior do Congresso, colocou a descoberto uma sobreva-lorização do projecto em cerca de MOP 1,5 mil milhões, além de outras irregularidades.

O Tribunal Anti-corrupção ordenou já este ano a prisão da antiga presidente, do seu marido ,José Miguel Arroyo, do ex-ministro dos Transportes, Leandro Mendoza, e do ex-presidente da Co-missão Eleitoral, Benjamin Abalos, por corrupção e tráfico de influências na assinatura do acordo.

Gloria Arroyo, que está detida num hospital militar, também é acusada de ordenar a alteração do resultado eleitoral de 2007 numa província do sul das Filipinas para favorecer os candidatos do seu partido, enquanto o seu marido é ainda investigado por uma alegada venda de helicópteros em segunda mão à polícia, cobrando um preço como se fossem novos.

espera-se que a remoção das viaturas leve um período de tempo considerável, dado que em muitos dos casos foi impos-sível localizar os proprietários na sequência do sismo seguido de tsunami, de Março de 2011, que causou mais de 19 mil mortos ou desaparecidos.

Ao abrigo da legislação japonesa de reciclagem de au-tomóveis, os municípios devem obter o consentimento por parte dos proprietários para poder pro-cessar os veículos danificados ou, em caso de não ser possível localizar os donos, esperar três meses a contar da publicação de uma notificação pública dando conta de que a viatura em causa vai ser eliminada.

O sismo seguido de tsuna-mi que atingiu o noroeste do Japão destruiu ou danificou gravemente mais de 383 mil casas e edifícios, deixando mais de 22 milhões de toneladas de escombros, das quais cerca de seis milhões continuam por processar.

preparados para garantir a nossa soberania.”

DIREITOS DE SOBERANIAA China já respondeu acu-sando o navio da Marinha das Filipinas de ter entrado ilegalmente em águas chi-

nesas, tendo ordenado que abandone imediatamente a área, agravando o clima de tensão.

A embaixada chinesa em Manila divulgou um comunicado reiterando os direitos de soberania da

Page 10: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

10 quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.moreportagem

NÚMEROS• Três novos hotéis: Conrad, Sheraton e Holiday Inn

• 1,2 milhões de metros quadrados de área de compras, entretenimento

• Mais de 300 mil metros quadrados de espaço de jogo

• Quase 100 mil metros quadrados de centro de convenções e reuniões

SANDS COTAI CENTRAL, COM A NOVA TORRE, COMPLETO EM 2013

• 1.3 milhões de metros quadrados de área de reuniões e exposições

• 920 mil metros quadrados de espaço de jogo

Rita Marques [email protected]

O Sands Cotai Central abriu ontem portas a um complexo que aposta na hotelaria - Conrad,

Holiday Inn e Sheraton, num total de 5800 quartos - e no jogo, mas acima de tudo no entretenimento e na indústria das convenções e negócios. Uma garantia da Sands China Ltd.

O projecto não fica já concluído. Até ao próximo ano, uma nova torre terá lugar junto das que ontem foram inauguradas (nas parcelas 5 e 6 do Cotai Strip), finalizando o projecto de MOP 35 mil milhões, com um total de 9 mil quartos e 400 mesas nas áreas de jogo.

Debaixo de olho estão as polémicas parcelas 7 e 8, cujos privilégios de investimento foram retirados à Sands China Ltd pelo Chefe do Executivo em 2010. Sheldon Adelson, presidente do Conselho de Administração do grupo, continua a desejá-las, de-fendendo com unhas e dentes o projecto. “Estamos em discussões com o Governo acerca das parcelas 7 e 8. Se concessionado à Sands,

Sheldon Adelson, visionário do Cotai Strip, não dá hipótese à concorrência

“Se ganhar a lotaria, partilho com quem não comprou bilhetes?”O magnata do jogo inaugurou ontem o Sands Cotai Central e avisou os outros casinos que não abre mão do jogo nas parcelas 7 e 8. Quanto ao resort, aposta no entretenimento e nas convenções, e custou mais de MOP 35 mil milhões

Page 11: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

GONÇALO LOBO PINHEIRO

11quinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo reportagem

Caso Steve JacobsAs alegações do antigo presidente do Sands China continuam a causar mossa ao magnata. Face ao processo que Steve Jacobs interpôs num Tribunal do Nevada, Adelson garante que “(Jacobs) pede agora mais dinheiro do que aquilo que lhe era devido”. As acusações - de tentativa de suborno ao Governo face a concessões nas novas parcelas, por exemplo -, lançadas na altura do seu despedimento, não têm fundamento e são falaciosas, diz Adelson. Adianta ainda que quer trazer o processo judicial para Macau porque “uma empresa multada não pode ser processada fora do local onde está sediada e ele está a processar a Sands China fora do seu país”. Quanto às acusações de Jacobs que o ligam a tríades, Adelson diz, mais uma vez, que “não existem” e que a denúncia é infundada. “Nós só lidamos com entidades legais em Macau.”

Sands não é o alvoQuando questionado pela imprensa de Macau sobre o sítio Casino Leaks, Adelson diz-se apenas ao corrente do que sai nos jornais, avançando que lhe parece um ataque sujo dos sindicatos que atacam aqueles que não conseguem sindicalizar. “Procuram as empresas que se internacionalizam fora dos Estados Unidos, onde os empregados são bem tratados, como na nossa empresa.” O Sindicato Internacional de Engenheiros Operacionais (IOUE, na sigla inglesa), patrocinador do endereço virtual, denunciou as operações do MGM em Macau, e pediu uma revisão completa junto das autoridades locais, e já tem trazido a lume outras acusações contra a SJM. Adelson diz que as acusações são infundadas e em nada se relacionam com a Sands, esclarecendo que obedece às regras da autoridade do jogo.

Investimentoem EspanhaUma “mini-Las Vegas” está também a ser projectada para Espanha. O investimento no empreendimento turístico atingirá MOP 247 mil milhões, avançou Sheldon Adelson, incluindo o empreendimento no lote de 12 futuros investimentos do grupo. “Estamos a olhar para 12 resorts integrados, no Vietname, na Coreia, em Taiwan, no Japão.” O projecto de Espanha é referido pela agência EFE como o macrocomplexo de lazer Eurovegas, cuja sede é disputada entre Madrid e Barcelona. O projecto incluirá 12 zonas com 3.000 quartos cada, estimando um prazo de construção entre cinco a dez anos. Na conferência de imprensa, Sheldon Adelson disse ainda que a Las Vegas Sands está a analisar propriedades “não necessariamente emblemáticas” na Europa, que representem investimentos até MOP 21 mil milhões, e que atraiam clientes europeus, incluindo países de leste e mercado russo.

Sheldon Adelson, visionário do Cotai Strip, não dá hipótese à concorrência

“Se ganhar a lotaria, partilho com quem não comprou bilhetes?”o projecto custará entre 14 e 15 mil milhões de dólares (cerca de MOP 100 mil milhões).”

Ontem, Francis Tam, secretário para a Economia e Finanças, disse que o Governo está a ouvir todas as operadoras do território e a “avaliar todas as propostas”.

As propostas das outras con-cessionárias de jogo - que cobiçam cada vez mais o seu sonho chamado Cotai Strip - não parecem assustá--lo, embora lhe desagradem. “Se ganhar a lotaria de 100 biliões de dólares, partilho com quem não comprou bilhetes?”, respondeu na conferência de imprensa. “Em 2002 acreditavam que o projecto iria levar-me à bancarrota e nin-guém quis associar-se. Hoje não deixa de ser reconfortante que todos queiram vir para cá.”

VISITANTES MAIS TEMPOAdelson reforçou, por diversas vezes, que o projecto Sands Cotai Central é pioneiro porque se trata de um resort integrado, que aposta “no entretenimento e nas indústrias MICE (convenções e negócios)”, abrindo horizontes no futuro de Ma-cau, enquanto “centro internacional de turismo e lazer”.

Actualmente, o total de receitas provém em 27% de outros aspectos de negócios - que não o jogo - mas o Sands Cotai Central quer chegar aos 35%. “Em Las Vegas acontece precisamente o oposto, 70% dos lucros provêm do entretenimento e MICE contra os 30% provenientes do jogo”, explica Michael Leven, chefe de operações da Las Vegas Sands.

Segundo Adelson o novo concei-to vai convencer os visitantes a ficar mais tempo em Macau, porque há muitas actividades para seduzi-los. “O tempo médio de estadia pode assim subir para um dia e meio, tal como em Las Vegas.” Mesmo

que demore mais de cinco anos a consegui-lo, concluiu.

MAIS UMA PARCELA No início deste ano, Adelson sub-meteu ao Governo de Macau um novo projecto, com mais de 3500 quartos, construído na parcela três, ao lado do hotel Four Seasons, que prevê estar pronto dentro 24 a 30 meses. O Sands pretende desenvol-ver um empreendimento destinado ao mercado de massas e uma torre com salas de grandes apostas.

Em 2007, o Governo concedeu à companhia esta parcela de terreno no Cotai, com mais de 60 mil metros quadrados, tendo a operadora pago um prémio de MOP 594 milhões e uma renda anual de mais de MOP 4 milhões. Apesar de o prazo de 48 meses para aproveitamento do terreno ter terminado em Julho de 2011, o Governo parece não levantar problemas à construção acelerada do novo empreendimento temático, segundo os novos desenvolvimentos adiantados pelo dono da operadora.

Page 12: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo12 vida

Andreia Sofia [email protected]

NA noite passada todos os males da natureza se abateram sobre

Macau. Pouco depois da hora do jantar, o território foi assolado por um tufão de nível 1, tendo-se aproximado da costa do Delta do Rio das Pérolas à medida que a noite se transformava em manhã. Às nove horas já o sinal 8 estava içado, com as consequências do desastre

ACTIVISTAS que trabalham com a protecção de animais

em extinção filmaram o nascimen-to de 18 filhotes de uma espécie de pato selvagem rara num centro de reprodução em cativeiro. A população mundial dos zarros de Madagáscar - do género Aythya innotata - é de apenas 60.

Os grupos Wildfowl and Wetlands Trust e Durrell Wil-dlife Conservation Trust, que coordenaram o projecto de reprodução, disseram que esse tipo de iniciativa pode salvar as espécies em extinção. Os filhotes a ser monitorados em um centro especial na cidade de Antsohihy, em Madagáscar.

No final dos anos 90, cientistas acreditavam que os zarros de Ma-dagáscar estavam extintos, mas

Forças de Segurança já realizaram 57 simulações de tufões

Depois da tempestade, a bonança

Nascimento dos patos selvagens mais raros

Os 60 zarros de Madagáscarbanheira de hotel, enquanto o centro de reprodução estava a ser construído.

Os filhotes que nasceram nestas condições inusitadas estão, agora, a dar à luz a sua primeira ninhada. “Estes patinhos repre-sentam um passo incrível na luta para salvar os zarros da extinção”, diz o biólogo Glyn Young, da Dur-rell Wildlife Conservation Trust.

A espécie ainda é extrema-mente frágil e susceptível a problemas como poluição e do-enças. Os cientistas monitoram com muita atenção a pequena população para tentar entender os motivos que levaram à sua quase extinção. Os investigadores também querem avaliar qual é o melhor momento para libertar as aves de volta ao seu habitat.

alguns espécimes foram redesco-bertos em 2006. Uma expedição ao Lago Matsaborimena - também conhecido como Lago Vermelho - revelou a existência de 22 zarros.

As duas entidades de conser-vação da natureza lançaram uma missão de emergência para ga-rantir a sobrevivência da espécie em 2009. O objectivo era colectar ovos para começar um programa de reprodução em cativeiro.

NINHOS DO LAGOInicialmente os ovos foram sendo chocados dentro de uma

e a Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT). Já no caso das inundações, co-municamos com a sociedade de tratamento de águas e o Instituto para os Assuntos Cí-vicos e Municipais (IACM).”

Na sala existem diversos mapas que explicam as tra-jectórias que o tufão pode tomar. “Temos os mapas nos computadores, mas caso haja uma avaria podemos consultá-los assim.” Ao lado, um painel mostra o relatório global do tufão, elaborado

pelos serviços, onde cada cor corresponde ao estado de resolução do incidente.

Embora não existam autoridades a trabalhar de forma permanente na sala, a protecção não falha na hora de calamidade. “Temos uma escala fornecida pela DSFS, feita semanalmente. Por norma temos mais de 20 pes-soas destacadas, e são todas militarizadas, como bom-beiros e polícias, ou ligadas aos serviços de alfândega”, afirma José Lam, garantindo que não existe falta de meios para resolver calamidades. Quanto aos nomes dos tufões, surgem numa extensa lista escolhida por 14 comissários, sendo que cada um apresenta cinco sugestões.

Concluída a simulação, menos de uma dezena de polícias permaneciam na sala onde se tentam resolver todos os problemas. Do tu-fão Ngong Sa já não restava qualquer sinal.

Para garantir que tudo corre bem na resposta a um tufão, a Direcção dos Serviços de Forças de Segurança faz simulações frequentes, com acidentes inventados. Ontem foi feito o teste com o tufão Ngong Sa

27 organismos sempre que ocorrem tufões, sem esque-cer os hospitais.

COMUNICAÇÃO PERMANENTECaso existam feridos, toda a estrutura é accionada através da linha 999, sendo feito um contacto posterior com os bombeiros. José Lam garante que os diversos organismos estão sempre em contacto através de rádio, telefone ou internet. “Com desabamento de terras ou prédios falamos com a polícia, os bombeiros

a sentirem-se rapidamente. Enquanto a zona do Porto Interior ficou inundada, um desmoronamento na Taipa provocou um acidente com um autocarro. Dos 30 turis-tas que nele viajavam, 20 ficaram feridos.

Teriam sido estas as consequências do tufão Ngong Sa, caso este tivesse acontecido. Mas tudo não passou de um exercício de simulação efectuado pela Direcção dos Serviços de Forças de Segurança (DSFS). Só este ano já foram realiza-

dos 57, para garantir que os meios humanos e técnicos funcionam na hora certa. “Todos os anos fazemos um exercício para testar a polícia civil e como devemos resol-ver os acidentes graves que acontecem com a passagem de um tufão”, disse ao Hoje Macau José Lam, chefe do Corpo de Polícia de Seguran-ça Pública (CPSP) e membro do Núcleo Operacional do Gabinete Coordenador de Segurança do Governo. O responsável garante que as autoridades trabalham com

HOJE MACAU

Page 13: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

quinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo 13vida

Macau Sã Assado

*NOTA DA REDACÇÃOO Hoje Macau substituiu a rubrica “Click Ecológico” por outra, intitulada “Macau sã assado”. O desafio serve para mostrar diversos aspectos do quotidiano caricato do território. Os nossos leitores ficam assim convidados a enviar fotos para o e-mail [email protected], em assunto “Macau sã assado” e uma breve legenda. As fotos devem retratar os momentos mais engraçados e insólitos do dia-a-dia de Macau e deverão ser identificadas com o nome do seu autor.

DEPOIS DE NECHADO, ESTÁ O CALDO ENTORNADO!

• Sabe qual é o antónimo de ‘abrir’? Apostamos que disse “fechar”. Pois. Não é, não. O oposto de abrir é “nechar”. Pelo menos por Macau.

Porque Macau sã assi, mas também sã assado.

Foto: Rita Ferreira

FINALMENTE poderá ser posto um travão ao reumatismo, doença que afecta cerca de 20% da

população acima dos 40 anos. A descoberta é feita por investigado-res da Universidade de Coimbra (UC), que descobriram que um composto natural extraído do zim-bro pode tratar a principal causa de incapacidades motora e laboral a partir dos 50 anos.

O afla-pineno está também presente no eucalipto e pinheiro, embora, para a investigação, inicia-da em 2007, tenha sido extraído do zimbro ou cedro-de-espanha.

O reumatismo, conhecido também por osteoartrose ou ar-trose, é uma doença que atinge fundamentalmente a cartilagem das articulações - que funciona como amortecedor e lubrificante para garantir os movimentos - e provoca dor, rigidez, limitação de movimentos e, em fases mais avançadas, deformações.

“Não existe um medicamento eficaz para o tratamento da artrose, que afecta milhões de pessoas e cada vez mais, porque a população está a envelhecer”, disse à Lusa Ale-xandrina Mendes, coordenadora da avaliação farmacológica do estudo, que visa desenvolver um medica-mento “capaz de travar a doença e promover a regeneração do tecido da cartilagem”.

SEM EFEITOS COLATERAISA investigadora sublinha que o composto identificado pela equipa demonstrou uma “forte selectivi-dade para a cartilagem, não actuou num leque de outras células do organismo”, o que é “um bom in-dicador de que não provoca efeitos colaterais”.

“São resultados bastante pro-missores, mas são ainda necessá-rios muitos passos até podermos chegar a um medicamento”, disse, sublinhando a “importância da realização de ensaios com animais, para comprovação da eficácia e de que não há efeitos tóxicos”.

Cientistas descobrem tratamento com zimbro

Reumatismo tem cura à vista

Para o avanço para os ensaios pré--clínicos, com animais, é necessário financiamento que ainda não está assegurado, afirmou Alexandrina Mendes, referindo que o projecto foi submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia e estão em curso contactos com a indústria farmacêutica.

PRIORIDADE DA OMSSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoartrose é “uma das 17 doenças prioritárias na área da prevenção e tratamento”, refere a nota hoje divulgada pela UC.

“A evolução da doença é um processo longo com custos directos (consultas, medicamentos, cirurgia) e indirectos (produtividade redu-zida e absentismo laboral) muito elevados, tanto para o doente como para o Serviço Nacional de Saúde”, conclui Alexandrina Mendes.

O estudo em curso tem a cola-boração do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra/Centro Hospitalar e Uni-versitário de Coimbra e envolve sete investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da UC, com a vertente da obtenção dos óle-os essenciais e sua caracterização química a ser liderada por Carlos Cavaleiro.

Page 14: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

14 publicidade quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

Page 15: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

15culturaquinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

Maria João Belchiorem Pequim

DO primeiro ao quarto ano, vá-rios estudantes da licenciatura

em Língua Portuguesa jun-taram-se na Universidade de Comunicações para ouvir ontem à tarde o escritor português José Luís Peixoto. De visita de alguns dias na capital chinesa, o escritor alentejano encantou um público de jovens, que teve nesta a primeira oportuni-dade de entender um pouco mais dos livros do autor e da cultura do país que estudam.

“Fiquei muito contente de ouvir o senhor Peixoto” dizia um dos jovens, estu-dante do segundo ano, no fim da palestra onde durante mais de hora e meia, o escri-tor criou emoções e sorrisos entre os jovens chineses.

“Entendi mais de 60 por cento de toda a conversa” dizia outro dos estudantes. Uma conversa pausada em português, com direito a perguntas e respostas e com liberdade total para quem colocava perguntas. “Perguntem à vontade”, disse o escritor aos mais de 70 estudantes que vieram de três universidades diferentes na capital onde se lecciona o curso de Língua Portuguesa.

VAI ESCREVERSOBRE NÓS?José Luís Peixoto apresenta--se como alentejano. “Sou do Alto Alentejo”, a parte norte de uma região a sul de Portugal, como descreveu. Nascido em 1974, o escritor português lançou desde o princípio da conversa várias perguntas ao jovem público. “Sabem o que aconteceu em 1974?”

Estudantes aplicados, os chineses tinham gosto em responder às perguntas do escritor mostrando tam-bém o interesse pelo país e pela cultura portuguesa. E durante os mais de 60 mi-nutos mostraram-se atentos, sedentos do significado de cada palavra nova que ou-viam. “Cal”, uma das obras de José Luís Peixoto dava a dica para mais um tópico no diálogo informal que se criou. “Como se diz cal em chinês?”

”Tenho um interesse especial na China, que é cativante pela sua cultura”, disse Peixoto, que admira também o quanto há de desconhecido num país que o interessa cada vez mais.

“Tive oportunidade a

José Luís Peixoto falou de livros a estudantes em Pequim

Uma plateia encantadanível académico de desen-volver um projecto que já começou, para tradução de alguns textos meus, que muito em breve irão ser disponibilizados inclusiva-mente através da internet.” Alguns textos do autor foram passados para mandarim por estudantes finalistas e ficarão acessíveis a todos os estudantes de língua portu-guesa na China.

Uma tarde em que se passeou pelo Alentejo e se deu uma volta pela vida do escritor que há muitos anos ensinou em Cabo Verde, ofereceu aos estudantes chi-

neses histórias e detalhes da cultura portuguesa e da obra do autor de “Morreste-me”.

A curiosidade dos estu-dantes levou um dos jovens a perguntar directamente: “um dia vai escrever sobre os estudantes de português na China?” Com um sorriso, o escritor não deixou promes-sas mas certezas de que tudo o que se vive acaba um dia por chegar de alguma forma às palavras escritas.

A MÃE QUE CHOVIAPor coincidência de datas, foi na capital chinesa que José Luís Peixoto falou da

sua obra mais recente, o livro ilustrado “A mãe que chovia”.

“Acabei por falar aqui pela primeira vez do meu primeiro livro infantil que vai chegar às livrarias em Portugal dentro de dias. Não deixa de ser curioso que a primeira vez que o apresento em público seja tão longe de casa.” Como outras das suas obras, ficou um exemplar em Pequim, e o escritor referiu que pode ser que esta obra que veio de tão longe ganhe novas asas. Editado pela Quetzal, a história infantil escrita por Peixoto é acom-

panhada pelas ilustrações de Daniel Silvestre da Silva, professor de Desenho da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho.

Mencionando Macau, onde esteve há pouco tem-po, Peixoto frisou ainda o interesse que há em novos projectos e disse esperar regressar em breve. Depois do festival literário de Ma-cau, iniciativa que o escritor elogiou, até ao final deste ano planeia um regresso a Macau.

Admitindo que a China não pára de o surpreender, levou boas memórias do

contacto com os jovens uni-versitários chineses. “Foi um encontro muito interessante e com muita generosidade da parte deles pelo esforço que fizeram em entender o que eu estava a tentar dizer.”

No final de uma tarde literária, uma surpresa dei-xou a alegria em alguns dos jovens através do sorteio de livros da obra de José Luís Peixoto. Um presente que veio com um autógrafo dado ao vivo pelo autor que se disponibilizou para deixar dedicatórias. Num misto de emoções entre a vergonha de uns e a curiosidade de outros, os jovens aproximaram-se e José Luís Peixoto terminou a tarde numa sessão de au-tógrafos, fotografado pelos smartphones dos estudantes chineses que, entre outros, levaram um “Livro” e um “Abraço” para casa.

Page 16: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

16 desporto quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

Marco [email protected]

É uma das principais com-petições mundiais de desportos de luta e pode-rá chegar ao território até

final do corrente ano. Inspirado no “vale tudo” brasileiro, o Ultimate Fighting Championship está à procura de novos mercados no continente asiático e Macau está bem colocado para suceder ao Japão como principal plataforma de divulgação da prova no Extre-mo Oriente.

A garantia foi esta semana dada por Mark Fischer, numa entrevista à Agência Reuters. O Director Executivo da empresa responsável pela organização do principal certame mundial de artes marciais mistas garantiu que as negociações para trazer à RAEM alguns dos principais lutadores da actualidade estão já bastante avançadas: “Já chegamos a um nível muito detalhado nas conversações e é possível que Macau possa receber o Ultimate Fighting Championship ainda este ano. Não estámos ainda num ponto em que podemos avançar para um anúncio formal, mas não deverá faltar muito”, adianta Fischer.

PARCEIROS SECRETOSAinda no segredo dos deuses estão o nome dos parceiros locais com quem a empresa liderada por Mark Fischer se encontra a negociar. Macau e Singapura são as primei-ras opções dos responsáveis pela organização do Ultimate Fighting

PORTUGAL ascen-deu dois lugares no

“ranking” da FIFA e ocu-pa a agora o quinto lugar da classificação mundial de selecções, segundo revelou o organismo que rege o futebol mundial.

A Selecção portugue-sa alcançou o feito de superar o Brasil e a In-

glaterra, num “ranking” onde a Espanha manteve o primeiro lugar.

De salientar igual-mente a subida do Uru-guai ao terceiro lugar, algo que acontece pela primeira vez na sua história. A Alemanha ascendeu ao segundo posto.

O presidente do Spor-ting, Godinho Lopes,

confirmou que está a ser realizada uma investiga-ção por suspeita de cor-rupção num jogo do clube leonino, escusando-se a revelar mais informações por o caso estar em segre-do de justiça.

“Está em averiguações,

em segredo de justiça. Não podemos fazer declara-ções adicionais às que já fizemos”, disse Godinho Lopes, quando instado pe-los jornalistas a comentar a noticia revelada na edição do Diário de Notícias.

De acordo com o diário, a Policia Judiciaria está a investigar uma suspeita

de corrupção a um árbitro, nomeadamente ao auxiliar José Cardinal, que recebeu na sua conta bancária 2.000 euros em notas a poucos dias do jogo dos quartos de final da Taça de Portugal entre “leões” e o Marítimo, em Dezembro ultimo. O dinheiro foi depositado num banco na Madeira.

Milan e Inter na corrida pelo “Cristiano Ronaldo colombiano”O avançado Luís Muriel, cedido pela Udinese ao Lecce, apelidado pela imprensa como o “Cristiano Ronaldo colombiano”, estará na agenda do Milan e do Inter. “O meu agente revelou que o Inter e o Milan já fizeram ofertas oficiais por mim. No entanto, a única coisa que sei é que no final da temporada vou regressar à Udinese”, revelou Luís Muriel, em declarações ao RCN Mundo. O avançado, de 20 anos, contabiliza sete golos em 23 jogos pelo Lecce.

Macau deverá receber Ultimate Fighting Championship

Aqui, vale (quase) tudo

Portugal sobe dois lugares no “ranking” da FIFA

Superar Brasil e InglaterraSporting confirma investigação da PJ

Ponto CardinalRANKING1. Espanha 1.442 pontos

2. Alemanha 1.345 pontos

3. Uruguai 1.309 pontos

4. Holanda 1.207 pontos

5. PORTUGAL 1.190 pontos

6. Brasil 1.165 pontos

7. Inglaterra 1.132 pontos

8. Croácia 1.114 pontos

9. Dinamarca 1.069 pontos

10. Argentina 1.066 pontos

empresa Zuffa Entertainment para o continente asiático.

EVENTO DE ALCANCE MUNDIALAs competições de artes marciais mistas reunem num mesmo cer-tame lutadores de modalidades tão distintas como o muay thai, o jiu jitsu brasileiro, o boxe, o sengoku ou a sanda. A amálgama criou uma das mais bem sucedidas competições mundiais de des-portos de contacto e para Daniel Charles, fundador do Clube de Jiu Jitsu Nova União – Macau,o estabelecimento do Ultimate Fi-ghting Championship em Macau tem tudo para ser bem sucedido. O mestre brasileiro, responsável pela introdução do jiu-jitsu na RAEM, espera que com a vinda da prova para o território cresça também o interesse pelas lides das artes marciais mistas: “É um evento de alcance mundial, que abrange todos os escalões etários e que é disputado por alguns dos melhores atletas do mundo. Uma prova desta magnitude só traz benefícios a Macau”, sustenta.

A China é um dos países onde o interesse pelas provas de artes marciais mistas mais tem crescido e o território acompanha a ten-dência. O clube de Jiu Jitsu Nova União introduziu recentemente a modalidade no leque de opções oferecidas a quem se quer aventu-rar nas andanças dos desportos de contacto e a resposta, diz Daniel Charles, não poderia ter sido mais satisfatória. Ao todo, a modalida-de tem já mais de meia centena de praticantes no território.

Championship antes da prova se aventurar em mercados mais significativos, como as Filipinas ou a Coreia do Sul.

Fischer explica a escolha da RAEM com o facto do território

atrair visitantes oriundos de toda a Ásia e com a prosperidade que os casinos trouxeram à antiga colónia portuguesa: “Lugares como Sin-gapura e como Macau são únicos porque conseguiram tornar-se

destinos de excelência ao longo dos últimos anos. Atraem milhões de vi-sitantes oriundos dos quatro cantos do mundo e são, por isso, uma boa montra para a modalidade”, mantém o responsável pelas estratégias da

Page 17: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

17futilidadesquinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1BATTLESHIP [C]Um filme de: Peter BergCom: Taylor Kitsch, Brooklyn Decker14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 2 TITANIC [3D] [B]Um filme de: James CameronCom: kate Winslet, Leonardo Di Caprio14.30, 20.30

[Tele]visão

Aqui há gato

Su doku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Excede-se, exagera. Abalavamos. 2-Magnate ingles. 3-Nome de mulher. Sigla latina que indica data anterior à era cristã. Içar, levantar. 4-Ligariam, uniriam. Neste lugar. 5-Era-Cristã (abrev.). Recordarei. 6-Inaugurei. Acrescentar. 7-Com forma de roca. Cidade da Babilónia 8-Cobalto (s.q.). Referente ao Gerês. 9-Renque de árvores. Antes do meio-dia (abrev.). Consagrar. 10-Rumor brando, o m. q. frolo. 11-O m. q. aloé. Terreiro descoberto em frente das igrejas (pl.).

VERTICAIS: 1-Nome de mulher. Termina. 2-O açúcar, considerado como excipiente (Farm.). 3-Algumas. Brasil (abrev.). Uma das peças essenciais do vestuário litúrgico dos sacerdotes de Israel. 4-Sim (Ant.). Num aeroporto, conjunto de edifícios reservados aos passageiros e às mercadorias. 5-Expressão de alarve. Osmio (s.q.). 6-Ociosidade. Lago da URSS. 7-Seguir na companhia de alguém. Nome de determinados estabelecimentos de ensino. 8-Enfeitados como dama. Consoante repetida. 9-Meiguice, doçura (Fig.). Chalaceia. Bolo de farinha e sal, usado pelos Romanos nos sacrifícios. 10-Género de peixes acantopterígios. 11-Curai. Parte aquosa que se separa do leite depois de coagulado (pl.).

HORIZONTAIS: 1-ABUSA. IAMOS. 2-L. MILORDE. A. 3-ISA. AC. ALAR. 4-CASARIAM. CA. 5-EC. EVOCAREI. 6-ABRI. ADIR. 7-ARROCADO. IS. 8-CO. GERESANO. 9-ALEA. AM. DAR. 10-B. FROLIDO. O. 11-ALOES. ADROS.VERTICAIS: 1-ALICE. ACABA. 2-B. SACAROL. L. 3-UMAS. BR. EFO. 4-SI. AEROGARE. 5-ALARVICE. OS. 6-OCIO. ARAL. 7-IR. ACADEMIA. 8-ADAMADOS. DD. 9-MEL. RI. ADOR. 10-O. ACERINA. O. 11-SARAI. SOROS.

SANDS ABRE EM FORÇAOntem foi uma festa pegada ali para os lados do Cotai. A mim não me enviaram convite algum, mas mesmo assim andei por lá a gatinhar e a ver a inauguração do Sands Cotai Central. Uma autêntica loucura de gente, posso afirmar, entre “colegas” da imprensa e pessoas que freneticamente aguardaram a abertura do novo empreendimento desde a madrugada. “Não nos deixaram entrar logo, já tive de ir gastar milhares de patacas ali para o Venetian”, dizia um senhora, que tinha sido abordada pela TDM. Outros aguardaram ansiosamente porque, com certeza, já lhes tinham aguçado a curiosidade quanto ao espectáculo que ali ia acontecer.De manhã, foi a vez dos grandes senhores de Las Vegas e da operadora de cá se esconderem na sala de imprensa, onde se desfrutou de um espectáculo interactivo, com tenores gondoleiros, e outros tantos que vestiam o papel de quem receberá os milhares de visitantes nos três novos hotéis e salas de jogo.Falando em óperas, muitos anseiam, se não lhes passou ao lado, a chegada da Orquestra Sinfónica de Macau que traz consigo os três maiores tenores da China.Mas o melhor foi deixado para depois do almoço. Graças a Deus pude não só cheirar como degustar as muitas iguarias internacionais servidas (porque fiz logo amigos, xiuuu), que fazia advinhar o belo pitéu fornecido pela noite.Mas o que mais me impressionou, ou, por outra, me deixou a roer de inveja, foram os “caminhantes do céu”, como lhe chamaram.Os americanos Jade Kindar-Martin e a mulher Karine Mauffrey atravessaram uma distância considerável entre o novo Cotai Central ao Venetian, para representar a ligação entre os dois empreendimentos da Sands. Mantendo-se em grande equilíbrio, os dois garantiram aplausos de “prova superada”, levando os milhares de entusiastas ao rubro.

Pu Yi

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO19:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle22:15 Passione23:00 TDM News23:35 Herman 201200:20 Reportagem Sic00:50 Telejornal (Repetição)01:30 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Gostos e Sabores15:00 Poplusa16:00 Bom Dia Portugal17:00 O Elo Mais Fraco18:00 Vingança18:45 Escape.tv - SIC19:00 Moda Portugal 2 – 2ª Edição19:20 Os Compadres20:00 Jornal Da Tarde 21:20 O Preço Certo22:00 Com Ciência22:45 Portugal no Coração

ESPN 3012:30 European Top 1215:30 Global Football 2011 16:00 MLB Regular Season 2012 New York Yankees vs. Baltimore Orioles19:00 (Delay) Baseball Tonight International 2012 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 ABL 2012 Weekly H/L 20:30 The Contenders Sweden vs. 21:00 Beach Soccer Worldwide Miami Cup 2011 Spain vs. USA22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 ABL 2012 Weekly H/L 23:00 Global Football 2011

23:30 Beach Soccer Worldwide Miami Cup 2011 Spain vs. USA

STAR SPORTS 3113:00 Mobil 1 The Grid 2012 13:30 Smash 2012 14:00 British Touring Car Championship 2012 15:00 Masters Tournament 2012 Day 3 18:30 Inside Grand Prix 2012 19:00 Auto GP World Series 21:00 Total Rugby 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Global Football 2011 22:30 2 Wheels 23:00 MotoGP World Championship 2012 - Highlights Grand Prix of Qatar

FOX MOVIES 4012:45 Ice Age14:10 The Replacement Killers15:40 The Last Song17:30 Post Grad19:05 The Chronicles Of Narnia21:00 Zookeeper22:45 Limitless00:30 Homeland

HBO 4112:00 Battle Los Angeles14:00 Now Pay Attention 00715:00 Luck16:05 Rock Star17:45 Godzilla20:00 Diamonds Are Forever22:00 Boardwalk Empire 00:00 Blow

CINEMAX 4212:55 Interzone14:30 Meteor Storm16:00 Funeral In Berlin17:40 Best Ever Bond19:00 Timecop: The Berlin Decision20:25 The King Of Fighters22:00 Paul23:45 Red Skies

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

UMA FAZENDA EM ÁFRICA • João Pedro MarquesUma Fazenda em África acompanha a vida e as histórias dos primeiros colonos numa terra brutal, trazendo à superfície os sucessos e desaires, os perigos e as surpresas da sua fixação num território inóspito e selvagem. Baseado numa investigação histórica meticulosa e tendo como pano de fundo a colonização de Moçâmedes, este novo romance de João Pedro Marques leva-nos por uma África simultaneamente enternecedora e inclemente, carregada de exotismo e em cujos trilhos a aventura e o amor caminham de mãos dadas.

MANUAL DA GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA • VáriosEnfrentar mudanças profundas e duradouras, por mais belas que elas sejam, pode ser assustador! Quaisquer que sejam as suas interrogações, medos ou ansiedades, não encontrará um guia mais útil do que este “Manual da Gravidez - semana a semana”. Escrito por uma equipa de especialistas, este livro inclui informações detalhadas sobre a evolução do seu bebé, conselhos sobre o parto e nascimento para além de inúmeras dicas úteis que a ajudarão a manter a boa forma física e o bem-estar emocional durante toda a sua gravidez.

THE GREY [C]Um filme de: Joe CarnahanCom: Liam Neeson, Frank Grillo, Dermont Mulroney18.30

SALA 3WRATH OF THE TITANS [3D] [C]Um filme de: Jonathan LiebesmanCom: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes14.15, 21.30

THE LORAX [3D] [A](Falado em cantonense)Um filme de: Chris Renaud16.15, 18.00, 19.45

Page 18: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

18 opinião quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

Joseph Nye *In Público

Á dois anos, um vírus informá-tico sabotou o programa nuclear iraniano e destruiu muitas das centrifugadoras utilizadas para enriquecer o urânio. Alguns observadores declararam esta

aparente sabotagem como sendo o prenúncio de uma nova forma de guerra e o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, alertou os norte-americanos para o perigo de um ataque “Pearl Harbor cibernético” contra os EUA. Mas o que é que nós realmente sabemos sobre conflito cibernético?

O domínio cibernético dos computa-dores, e das actividades relacionadas com a electrónica, é um ambiente complexo construído pelo homem e os adversários humanos são determinados e inteligentes. As montanhas e os oceanos são difíceis de mover, mas partes do ciberespaço podem ser ligadas e desligadas através do clique de um interruptor. É muito mais barato e muito mais rápido mover electrões, em todo o mundo, do que mover os grandes navios que percorrem longas distâncias.

Os custos para desenvolver estes navios – forças anfíbias com capacidades múltiplas e frotas de submarinos – criam enormes barreiras à entrada, permitindo o domínio naval norte-americano. Mas as barreiras para entrar no domínio cibernético são tão baixas que os intervenientes não-estatais e os pequenos estados podem desempenhar um papel significativo a baixo custo.

No meu livro The Future of Power [O Futuro da Energia], defendo que a difusão do poder longe dos governos é uma das grandes mudanças políticas deste século. O ciberes-paço é um exemplo perfeito. Grandes países

Guerra e paz cibernética

O mundo está apenas a começar a ver fragmentos da guerra cibernética - nos ataques de negação de serviços que acompanharam a guerra convencional na Geórgia em 2008, ou na sabotagem recente das centrifugadoras iranianas. Os estados têm maiores capacidades, mas os intervenientes não-estatais têm mais probabilidades de iniciarem um ataque catastrófico

como os EUA, a Rússia, a Grã-Bretanha, a França e a China, têm mais capacidade do que os outros estados e do que os intervenientes não-estatais, para controlar o mar, o ar ou o espaço, mas não faz muito sentido falar de uma posição dominante no ciberespaço. Se algo depender dos complexos sistemas ciber-néticos para apoiar as actividades militares e económicas, cria novas vulnerabilidades nos grandes estados que podem ser exploradas por intervenientes não-estatais.

Há quatro décadas, o Departamento de Defesa norte-americano criou a Internet; hoje, segundo a maioria dos relatos, os EUA continuam a ser o país líder, em termos de utilização militar e social. Mas uma grande

dependência dos computadores em rede e da comunicação deixa os EUA mais vulneráveis a ataques, do que muitos outros países, e o ciberespaço tornou-se numa importante fonte de insegurança, porque, nesta fase de desenvolvimento tecnológico, a ofensa prevalece sobre a defesa.

O termo “ataque cibernético” abrange uma ampla variedade de acções, que vão desde as sondas simples para desfigu-rar sites, negação de serviços, espionagem e destruição. Da mesma forma, o termo “guerra cibernética” é largamente utilizado de forma a abranger uma ampla gama de comportamentos, reflectindo as definições

de guerra do dicionário que vão desde con-flitos armados a qualquer concurso hostil (por exemplo, “guerra entre os sexos” ou “guerra às drogas”).

No outro extremo, alguns especialistas utilizam uma definição restrita de guerra cibernética: uma “guerra sem sangue” entre os estados, que consiste unicamente em conflito electrónico no ciberespaço. Mas isto evita as importantes interligações entre as camadas físicas e virtuais do ciberespaço. Tal como o vírus Stuxnet, que sabotou o programa nuclear iraniano, demonstrou, os ataques aos software podem ter muitos efeitos físicos reais.

Uma definição mais útil de guerra ciber-

nética é a acção hostil no ciberespaço, cujos efeitos amplificam ou são equivalentes à violência física grave. No mundo físico, os governos têm quase um monopólio na uti-lização em larga escala da força, o defensor tem um conhecimento profundo do terreno e os ataques terminam devido ao desgaste ou à exaustão. Tanto os recursos como a mobilidade são onerosos.

No mundo cibernético, por outro lado, os intervenientes são diversos (e às vezes anónimos), a distância física é irrelevante e algumas formas de ataque são baratas. Uma vez que a Internet foi projectada para facilitar a utilização em vez da segurança,

os atacantes, actualmente, têm vantagem sobre os defensores. A evolução tecnológi-ca, incluindo os esforços para “reconstruir” alguns sistemas para uma maior segurança, pode eventualmente mudar isso, mas, por enquanto, continua a ser assim. A maior parte tem capacidade limitada para desarmar ou destruir o inimigo, para ocupar o território ou para utilizar eficazmente estratégias de contraposição.A guerra cibernética, embora seja apenas incipiente, nesta fase, é a mais dramática das possíveis ameaças. Os maiores estados com elaborados recursos técnicos e humanos poderiam, em princípio, criar uma enorme perturbação e destruição física através de ataques cibernéticos contra alvos militares e civis. As respostas para a guerra cibernética incluem uma forma de dissuasão inter-estatal, através da negação e do enre-damento, das capacidades ofensivas e dos projectos para a rede rápida e a recuperação de infra-estruturas, se a dissuasão falhar. Em determinado momento, pode ser possível reforçar estes passos com certas normas rudimentares e controlo de armas, mas o mundo está numa fase inicial neste processo.

Se alguém tratar o chamado “hacktivis-mo” por grupos ideológicos, principalmente como sendo um incómodo perturbador, nesta fase, restam quatro categorias principais de ameaças cibernéticas à segurança nacional, cada uma com um horizonte temporal dife-rente: a guerra cibernética e a espionagem económica estão, em grande medida, asso-ciadas aos estados; o crime cibernético e o terrorismo cibernético estão na sua maioria associados aos intervenientes não-estatais. Para os EUA, os maiores custos actuais provêm da espionagem e do crime, mas durante a próxima década, aproximadamen-te, a guerra e o terrorismo podem tornar-se ameaças maiores das que são hoje.

Além disso, como as alianças e as tácticas evoluem, as categorias podem cada vez mais se sobrepor. Na opinião do almirante Mike McConnell, ex-director norte-americano da Inteligência Nacio-nal, “Mais cedo ou mais tarde, os grupos terroristas alcançarão a sofisticação ciber-nética. É como a proliferação nuclear, só que muito mais fácil”.

O mundo está apenas a começar a ver fragmentos da guerra cibernética - nos ataques de negação de serviços que acompanharam a guerra convencional na Geórgia em 2008, ou na sabotagem recente das centrifugadoras iranianas. Os estados têm maiores capacidades, mas os intervenientes não-estatais têm mais probabilidades de iniciarem um ataque catas-trófico. A “ciber 11/9” pode ser mais provável que a frequentemente mencionada “ciber Pearl Harbor”. Está na hora de os estados se sentarem e discutirem a forma de limitar esta ameaça à paz mundial.

* Antigo subsecretário da defesa dos EUAe professor em Harvard

H

Page 19: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

da estre laCarlos M. Cordeiro

19opiniãoquinta-feira 12.4.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Carlos Picassinos; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

UANDO era miúdo logo que aparecia com tosse obriga-vam-me a tomar uma colher de mel ao deitar. Era o suficiente para mais

uma história sobre a origem do mel, as abelhas, as colmeias, as picadas, a lama para tirar a dor das picadas, enfim, o mundo gigantesco e enig-mático da vida das abelhas. O que sabemos é que o mel tem qualidades ímpares para as mais variadas utilidades, incluindo para a medicina.

Esta semana fiquei cho-cado com as notícias que divulgavam, imaginem, o roubo, cada vez mais galo-pante, de colmeias. Tudo acontece sempre pela calada da noite, quando as abelhas estão dentro das colmeias. Por exemplo, ao longo de uma extensão de cerca de 80 quilómetros entre Bragança e Mirandela pelo menos 300 colmeias foram roubadas de apiários em várias aldeias. Os apicultores começaram a dar por falta das suas abelhas e o número de colmeias roubadas já atinge mais de 600. Só este ano, à Guarda Nacional Republicana, em Bragança, já chegaram cinco queixas, correspondentes ao desapa-recimento de 610 colmeias.

O presidente da Federa-ção Nacional dos Apicultores de Portugal, Manuel Gon-çalves, considera que este não é um caso normal. “O roubo de colmeias sempre existiu, há pessoas que levam uma ou duas colmeias de um apiário”, contou à imprensa. Mas agora é bem diferente. “Roubaram dez a 20 colmeias de cada apiário, num total de,

pelo menos, 300.” Os ladrões premeditam, concertam e preparam ao pormenor o roubo. E roubar colmeias não é nada fácil. Há que carregar cada uma com mais de 40 qui-los. Numa carrinha somente cabem 20 colmeias, o que significa que estão a trans-portar mais de 700 quilos. Segundo dados de 2010, existiam em Portugal cerca de 17 mil apicultores, respon-sáveis por 38 mil apiários e 562 mil colmeias. A apicul-tura tornou-se num negócio muito rentável e apetecido, especialmente, pelos amigos do alheio que na maioria das vezes respondem a enco-mendas. Nesta época do ano começa a produção do mel. Os apicultores esforçaram-se por manter as abelhas durante o Inverno. E agora, quando se preparavam para, finalmente, tirar o mel e algum proveito, as colmeias são roubadas.

Um caso que que nos levou a pensar na situação do país, onde as “abelhas” são retira-das do seu local de trabalho, ficam no desemprego, vêem as taxas moderadoras e os medicamentos a aumentar de preço, muitas vezes são obrigadas a mudar de local porque já não há dinheiro para a renda da casa nem fi-nanciamento que chegue para pagar as escolas dos filhos. Às “abelhas” deste Portugal tudo lhes acontece, até são roubadas pela calada da noite após uma reunião ministerial que decreta a anulação dos subsídios de Natal e de férias bem como a proibição das reformas antecipadas. O que acontece, e de mais triste, é que as “abelhas” de Portugal já nem picam...

As abelhasjá não picam

Às “abelhas” deste Portugal tudo lhes acontece, até são roubadas pela calada da noite após uma reunião ministerial que decreta a anulação dos subsídios de Natal e de férias bem como a proibição das reformas antecipadas. O que acontece, e de mais triste, é que as “abelhas” de Portugal já nem picam...

Q

Page 20: Hoje Macau 12 ABR 2012 #2588

quinta-feira 12.4.2012www.hojemacau.com.mo

car toon por Steff O GRITO TSUNAMI

CicloneQuem não gosta de cães, castra-os e mantém-nos em casa como reféns. POR FERNANDO

DEPOIS do sismo de intensidade 8,6 na escala de Ritcher que ocorreu ontem

na costa ocidental da ilha de Sumatra, na Indonésia, já não existe qualquer perigo de tsu-nami na zona do Oceano Índico, ao contrário do que tinha sido apontado pelos centros de moni-torização dos Estados Unidos e da Indonésia. “Os níveis do mar indicam que a ameaça diminuiu na maioria das regiões, e por esse motivo o aviso de tsunami

Peru Mineiros já foram resgatadosOs nove mineiros, que estavam presos desde quinta-feira passada numa mina artesanal de cobre no sul do Peru, foram hoje resgatados sãos e salvos, testemunharam jornalistas da agência noticiosa France Presse. Os homens começaram a sair a pé do túnel da mina, usando óculos escuros para proteger os olhos, e enrolados em cobertores. Os mineiros, com idades entre os 22 e os 59 anos, foram apanhados na quinta-feira passada por uma derrocada, ocorrida a 250 metros de profundidade no interior de uma galeria da mina de cobre de Cabeça de Negro.

Sudão Suspensas negociaçõesO parlamento do Sudão decidiu ontem suspender as negociações com o Sudão do Sul e chamar a delegação de Cartum que participa nas discussões em Addis Abeba. “O parlamento decidiu parar as negociações e retirar imediatamente a delegação de Addis Abeba”, divulgou a Rádio Omdurman, após um segundo dia de combates entre o Sudão e o Sudão do Sul numa disputada região petrolífera na fronteira comum. O parlamento anunciou igualmente uma “mobilização e estado de alerta” da população, segundo a rádio. O presidente Omar al-Bashir emitiu a 26 de março um decreto de criação de um comité de alto nível para a mobilização.

Uruguai Prémio para adaptação de Lobo AntunesO filme de Solveig Nordlund “A Morte de Carlos Gardel”, primeira adaptação ao cinema de uma obra de António Lobo Antunes, conquistou o prémio da crítica na 30ª edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, que encerrou domingo. De acordo com a produtora Fado Filmes, o filme foi considerado, entre 12 candidatos em competição nesta categoria, a melhor longa-metragem ibero-americana pelo júri da Federação Internacional de Imprensa de Cinema, uma distinção atribuída pela crítica especializada. O certame dedicado ao cinema decorreu em Montevideu, entre 29 de Março e 08 de Abril.

Ilha de Sumatra abalada por sismo de 8,6 de magnitude

Já não há risco de tsunami

Síria Portugal solidário com TurquiaO Governo português expressou hoje solidariedade com o executivo de Ancara na sequência do incidente ocorrido na fronteira turco-síria e urgiu Damasco a assumir os compromissos internacionais, indicou em comunicado. “O Governo português considera grave o incidente ocorrido na fronteira sírio-turca e, nesse contexto, apela ao rigoroso cumprimento do direito internacional humanitário, e expressa a sua plena solidariedade com a Turquia, país aliado”, afirmou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O incidente ocorreu na zona de fronteira perto da cidade turca de Kili, onde a Turquia instalou um campo prefabricado para os civis refugiados do conflito sírio.

Tecnologia Android ultrapassa AppleO sistema operacional Android, da Google, foi a plataforma de smartphones mais vendida na China no ano passado, aumentando a sua participação no maior mercado de rede móvel do mundo em cerca de 35%, indicou um relatório de uma empresa chinesa de investigação do sector de tecnologia No final de 2011, o Android tinha 68,4% do mercado de sistemas operacionais para smartphones em número de aparelhos vendidos, uma subida face aos 33,6% no fim do primeiro trimestre do ano passado. A Apple teve um crescimento modesto em 2011, com a fatia de mercado do seu sistema operacional iOS a passar de 4,1% no primeiro trimestre para 5,7% no fim do quarto trimestre.

emitido por este centro é agora cancelado”, referiu o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacifico, com sede no Havai.

Os peritos alertaram para a probabilidade de acontecer um tsunami em países como Indonésia, Sri Lanka, Austrá-lia, Tailândia e outras ilhas do Oceano Pacífico. Malásia e Singapura também constavam na lista, entre outros países. A agência France-Presse refere que o presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono

tentou deixar a população tran-quila momentos após o ocorrido. “No momento não há ameaça de tsunami”, disse na televisão.

SISMO E RÉPLICA O terramoto aconteceu às 15h38 horas de Macau, a 33 quilómetros de profundidade e 450 quilóme-tros de Banda Aceh, capital da província de Aceh. Relatos de um jornalista da France-Presse con-tam que o tremor demorou cinco minutos. “Tudo começou com um forte tremor que depois se foi intensificando. Algumas pessoas tentaram fugir do litoral, outras começaram a rezar e as crianças gritaram quando os seus profes-sores os mandaram ir para casa. Há um caos no trânsito porque as pessoas estão a fugir do litoral.”

Horas depois, ocorreu uma réplica com 8,2 de magnitude na escala de Ritcher.

A embaixada portuguesa na Tailândia garantiu estar “atenta” aos acontecimentos, que até ao momentos não provocaram víti-mas lusas. “Na costa da Tailândia não há qualquer reflexo do sismo da Indonésia”, disse o embaixa-dor Jorge Ryder Torres Pereira à agência Lusa. “Estamos atentos, mas até ao momento não temos informação do envolvimento de cidadãos da União Europeia, incluindo portugueses.”

Recorde-se que em 2004 um sismo de 9,1 de magnitude ocorri-do na ilha de Sumatra, também na Indonésia, causou um tsunami nas costas de cerca de dez países do sudoeste asiático, tendo resultado em mais de 220 mil mortos.