história revisão vestibular€¦ · (unicentro-2016). as divergências entre as nações...

45
História Revisão Vestibular

Upload: others

Post on 01-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

História

Revisão – Vestibular

1. (Unicentro-2016). Assinale a alternativa que apresenta,corretamente, uma das características da transição doFeudalismo para o Capitalismo.

a) A fragmentação do poder, que estabeleceu uma relaçãosocial baseada na suserania e na vassalagem.

b) O afluxo de proletários para as grandes cidades duranteo estabelecimento da Revolução Industrial.

c) O estabelecimento de um cultivo agrícola baseado nouso comum de terras pertencentes aos senhores feudais.

d) O fortalecimento do poder da Igreja Católica graçasao crescente apoio fornecido pela burguesia.

e) O surgimento de uma burguesia mercantil atrelada aoestabelecimento de um Estado forte e centralizado.

2. (Unicentro-2014). No mundo contemporâneo, a partir dasegunda metade do século XX, instala-se um sistemasocioeconômico denominado de neoliberalismo. Sobre aprincipal característica desse sistema, assinale a alternativacorreta.

a) Garantia de emprego da mão de obra com prioridadeassistencialista

b) Intervenção do Estado na economia e no fluxofinanceiro.

c) Liberdade irrestrita de migração de trabalhadores entrenações.

d) Mundialização da cultura com absoluta liberdade demercado.

e) Eliminação da miséria propiciada pelo livre fluxo decapitais.

3. (Unicentro-2014). Com base nos conhecimentoshistóricos sobre as revoluções e as resistências na Américacontemporânea, assinale a alternativa correta.

a) No Brasil, no início dos anos 1990, o movimento deresistência pelas eleições diretas determinou o fim dogoverno ditatorial exercido por Costa e Silva.

b) Em 1930, o general Stroessner realizou um golpe deestado no Paraguai e implantou uma ditadura comunistarapidamente deposta pelos latifundiários.

c) Nos anos 80 do século XX, o argentino Juan Perónrealizou um golpe de estado, ficando na presidência até serdeposto por causa da derrota na guerra das Malvinas.

d) O chileno Augusto Pinochet comandou o processorevolucionário que pôs fim à ditadura militar implantada emseu país na década de 1970.

e) O general boliviano Hugo Banzer realizou golpe deestado na Bolívia na década de 1970, apoiado pelos EstadosUnidos e pelo Chile.

4. (Unicentro-2016). Pablo Picasso pintou o painel Guernicacom o objetivo de denunciar os horrores do ataque a umapequena aldeia basca em 26 de abril de 1937 pela Luftwaffe,a força aérea alemã. Aliados do ditador Francisco Franco, osalemães testaram equipamentos e táticas de ataquefundamentais para seu avanço sobre a Europa. Essas açõesalemãs e essa pintura de Picasso estão associadas à

a) Batalha de Argel.

b) Guerra Civil Espanhola.

c) Guerra das Identidades.

d) Primeira Guerra Mundial.

e) Segunda Guerra Mundial.

5. (Unicentro-2016). As divergências entre as naçõesimperialistas europeias, associadas às lutas por autonomiasregionais, compuseram o cenário em que transcorreu aPrimeira Guerra Mundial. Ocorrida entre 1914 e 1918,essa guerra provocou milhões de mortos, e a história viu,com horror, os ataques com armamentos químicos.Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os fatosque estão associados a esse evento.

a) Guerra de Guerrilha, Tríplice Armada e Tratado de Verdun.

b) Guerra de Trincheiras, Tríplice Armada e Tratado de Paris.

c) Guerra de Trincheiras, Tríplice Entente e Tratado de Versalhes.

d) Guerra Relâmpago, Tríplice Aliança e Tratado de Santo Ildelfonso.

e) Guerra Relâmpago, Tríplice Entente e Tratado de Verdun.

6. (Unicentro-2018). A grande concentração de capital,ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial, resultouna passagem do capitalismo industrial ao capitalismofinanceiro. Nessa forma de capitalismo, a fusão de váriasempresas em apenas uma, que assume o comando com oobjetivo de concentrar e dominar todas as fases deprodução, distribuição e consumo é chamada de:

a) Cartel

b) Truste

c) Holding

d) Capitação

e) Privatização

7. (Unicentro-2018). Sobre o processo de imigração noBrasil a partir do século XIX, considere as afirmativasabaixo e assinale a alternativa CORRETA:

a) No início da República, ocorreu no Brasil a chamada“grande imigração”. Nesse período, milhões de brasileirosdeixaram o país para morar e trabalhar no exterior.

b) Desde a proibição do tráfico de escravos, em 1903,diversos grupos da elite brasileira concordaram que eranecessário trazer imigrantes para o Brasil a fim de substituira mão de obra escrava

c) O governo republicano deu pouco incentivo à imigração para oBrasil, não fornecendo subsídios à viagem das famílias deimigrantes.

d) Os principais grupos que vieram para o Brasil a partir do finaldo século XIX eram de origem belga, turca, norte-americana,sueca e eslava.

e) Muitos imigrantes que vieram para o Brasil durante a PrimeiraRepública foram trabalhar nos cafezais. O tipo de contratoestabelecido entre os imigrantes e os grandes proprietários era ocolonato. Esse contrato estabelecia que todos os integrantes dafamília deveriam trabalhar na lavoura de café.

8. (Unicentro-2012). Segundo o paradigma tradicional, aHistória é objetiva. A tarefa do historiador é apresentar aosleitores os fatos, ou, como apontou Ranke em uma frasemuito citada, dizer “como eles realmente aconteceram”.Hoje em dia, este ideal é, em geral, considerado irrealista.Por mais que lutemos arduamente para evitar ospreconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo, nãopodemos evitar olhar o passado de um ponto de vistaparticular. (BURKE, 1992, p. 15).

O texto e os conhecimentos sobre a produção doconhecimento histórico, na contemporaneidade, permitemafirmar que o historiador, ao estudar os fatos históricos,

a) elabora conclusões definitivas sobre os fatos passados,visto que estes só permitem um tipo de interpretação.

b) se utiliza apenas de documentos manuscritos, em vista deserem mais autênticos e confiáveis para a pesquisahistórica.

c) está envolvido com a visão de mundo de sua própriaépoca, enfatizando, na análise histórica, aquilo que maispreocupa sua época.

d) se isola de sua sociedade e das temáticas maisrelevantes do seu tempo, buscando contar a história dopassado, tal como efetivamente aconteceu.

e) encontra a verdade histórica inquestionável nasinformações contidas em documentos públicos oficiais,porque são produzidos por instituições governamentais.

9. (Unicentro-2012). A disputa das terras do Paraná entrecolonos portugueses e espanhóis ocorreu

a) desde o Tratado de Tordesilhas, quando aí foramdemarcadas as terras da Capitania de Santo Amaro,doada a Duarte da Costa.

b) com a fundação dos Sete Povos das Missões e daColônia do Sacramento, por jesuítas portugueses, nasterras do atual Paraná.

c) após a descoberta das minas de prata nas margens do rioParaná e o consequente povoamento por aventureirosportugueses.

d) a partir da introdução da cultura do chá e da expansão doseu consumo entre portugueses, espanhóis e indígenas daregião.

e) com o ataque de bandeirantes paulistas às reduçõesespanholas de Guairá, território posteriormente anexado aoBrasil pelo Tratado de Madrid.

10. (Unicentro-2012). A autonomia administrativa das terrasdo Paraná processou-se

a) com o desmembramento da Província de São Paulo e acriação da Província do Paraná, com populaçãopredominantemente europeia, formada por imigrantesalemães, suíços, poloneses, ingleses, entre outros.

b) no conjunto das reformas administrativas instaladas pelaConstituição de 1824, que transformou as capitaniasbrasileiras em províncias.

c) com a Proclamação da República, quando foi reconhecidoo direito de cidadania a indígenas, negros e imigrantes daregião.

d) após a Revolução Constitucionalista de 1932, quando oEstado foi recompensado por sua fidelidade ao GovernoFederal.

e) com a queda do Estado Novo, oportunidade em que foraminstalados os órgãos legislativos e judiciários do Estado.

11. (Unicentro-2012). A confirmação da economia cafeeiracomo elemento propulsor da prosperidade do Brasil, nasegunda metade do século XIX, é comprovada.

a) pela formação de um partido político defensor daMonarquia e da manutenção do trabalho servil.

b) pelos investimentos em programas de urbanização eembelezamento das capitais litorâneas do país.

c) pela expansão do tráfico negreiro, destinado a ampliar amão de obra aplicada no trabalho dos cafezais, no vale doParaíba e no Oeste paulista

d) pelo investimento de rendimentos originários dacomercialização do café em outras atividades, tais comofinanças, investimentos e financiamento de estradas deferro.

e) pela democratização dos lucros originários dasexportações, mediante a realização de programas deassistência social às classes desfavorecidas.

12. (Unicentro-2012). A Revolução Industrial estabeleceu adefinitiva supremacia burguesa na ordem econômica, aomesmo tempo que acelerou o êxodo rural, o crescimentourbano e a formação da classe operária. Inaugurava-se umanova época, na qual a política, a ideologia e a culturagravitariam entre dois polos: a burguesia industrial e oproletariado. Estavam fixadas as bases do progressotecnológico e científico, visando à invenção e aoaperfeiçoamento constantes de novos produtos e técnicas parao maior e melhor desempenho industrial (VICENTINO, 1997,p. 289).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a RevoluçãoIndustrial permitem afirmar que o Fordismo e o Taylorismoforam programas de produção industrial, adotados em fábricasnorte-americanas, com o objetivo de

a) garantir horas de descanso remunerado ao operariado.

b) estabelecer parcerias entre empresários e os sindicatosoperários.

c) eliminar as tensões ideológicas que confrontavampatrões e empregados.

d) expandir a produção industrial, como forma de ampliar omercado consumidor.

e) aumentar a produtividade, pelo controle dos movimentosdos homens e das máquinas.

13. (Unicentro-2012). A cidade de Lapa tem uma páginaépica de sua história, nas lutas que ali se desenrolaram porocasião da Revolução Federalista, no ano de 1894. No iníciodaquele ano, a parte sul do município foi invadida pelastropas revolucionárias riograndenses. Então, de um momentopara o outro, a pacífica e calma cidade campesina foitransformada em autêntica praça de guerra, onde, por váriosdias seguidos, se verificaram sangrentos acontecimentos. (OCERCO..., 2011).

A Revolução Federalista (1893-1895), iniciada no RioGrande do Sul, atingiu o interior do Paraná, produzindo ocerco da Lapa, que teve como fator motivante

a) o confronto republicanos x federalistas, resultante dasdivergências políticas entre os componentes daoligarquia de proprietários rurais do Rio Grande do Sul.

b) a resistência dos estados da Região Sul do Brasil contra aocupação das fronteiras do país por tropas uruguaias.

c) o projeto do Governo Federal de redistribuição doslatifúndios gaúchos entre camponeses destituídos de terras.

d) a luta da Marinha brasileira contra setores da populaçãoque apoiavam o então presidente Floriano Peixoto.

e) a política de expansão territorial do Paraná, em direção àsterras catarinenses e gaúchas.

14. (Unicentro-2012). A Guerra Fria, fenômeno político-militar-ideológico que marcou as relações internacionais dasdécadas de 50 a 80 do século passado, caracterizou-se, dentreoutras questões, por

a) dividir os países do mundo entre dois blocosconcorrentes: países não alinhados e paísessubdesenvolvidos.

b) promover a socialização das novas nações africanas,alinhando-as ao lado da União Soviética.

c) fazer eclodir, ao longo de sua permanência, conflitosarmados entre a América do Norte, pró-capitalista, e aAmérica do Sul, pró-socialista.

d)permitir a livre expansão de produção de armas atômicas,por todos os países interessados.

e) desencadear uma corrida armamentista nuclear e umacorrida tecnológica espacial entre as superpotências EstadosUnidos e União Soviética.

15. (Unicentro-2019). São fatores da expansão marítima portuguesa no século XV:

a) Fragmentação do poder político, fortalecimento da nobreza feudal e crescimento das atividades agrícolas.

b) Centralização monárquica, apoio da burguesia mercantil e ação do Estado.

c) Instabilidade política interna, absolutismo e burguesia industrial crescente.

d) Perseguição religiosa, necessidade de povoamento e mercantilismo.

e) Destino manifesto, estado mínimo e empreendedorismo

16. (Unicentro-2019). Para além dos aspectos estritamenteeconômicos, a Revolução Industrial representou uma mudançasocial fundamental em outros aspectos da vida dostrabalhadores. Assinale a alternativa que contém as novascaracterísticas do trabalho industrial.

a) Trabalho na agricultura de subsistência com técnicastradicionais.

b) Trabalho familiar e no espaço doméstico, o que permitiugrandes ganhos econômicos para a classe trabalhadora.

c) Trabalho comunitário através de mutirões e umamentalidade religiosa.

d) Expansão de uma moral hedonista e aristocrática.

e) Proletarização das classes trabalhadoras e submissão dotrabalho à disciplina fabril de produção

17. (Unicentro-2019). Sobre a Guerra do Contestado (1912-1916) é correto afirmar que

a) o Contestado é a denominação do conflito armado queocorreu no final do século XIX entre Paraná e SantaCatarina pela posse dos Campos de Palmas.

b) trata-se de uma contestação - por isso o nome Contestado –feita pelo governo da Argentina acerca da posse doterritório de Palmas no início do século XX.

c) a Brazil Railway Company obteve do governo brasileiro aconcessão de terras como remuneração pela construção daferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul,ocasionando a expulsão dos moradores da região, os quaisresistiram.

d) o conflito ocorreu quando da construção de uma rodoviaentre os estados de Santa Catarina e Paraná, seguindo asfronteiras estabelecidas pelo Caminho dos Tropeiros.

e) o Contestado foi um levante apenas de caráter religiosoliderado por Antônio Conselheiro

18. (Unicentro-2019). Sobre a II Guerra Mundial (1939-1945),é correto afirmar:

a) Ao final da II Guerra, todas as populações por eladeslocadas retornaram a seus países de origem.

b) Ao final da II Guerra Mundial, a Alemanha estava derrotadae as quatro potências vencedoras - União Soviética, EstadosUnidos, Reino Unido e França - assumiram o poder edividiram o território alemão em quatro zonas de ocupação.

c) No desenrolar da II Guerra Mundial, dois grupos definiramas posições dos países na guerra. De um lado, os países doEixo: Alemanha, Japão e URSS; do outro lado, os Aliados:Estados Unidos, Inglaterra, Itália e França.

d) A II Guerra Mundial iniciou quando a Alemanha teve suasfronteiras invadidas pela Polônia e pela Rússia.

e) A II Guerra Mundial ocorreu devido ao interesse doscomunistas soviéticos em dominar a Europa.

19. (Unicentro-2019). Decretado em 13 de dezembro de 1968e considerado como a expressão mais acabada do estado deexceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumentoinconstitucional autorizava ao presidente da Repúblicasuspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpusdos cidadãos, bem como decretar recesso do CongressoNacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios,tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficouconhecido como

a) Ato Institucional nº 5.

b) Ato Institucional nº 1.

c) Plano Quinquenal.

d) Reforma de Bases.

e) Reforma bolivariana

20. (Fuvest/Unicentro-2018-adaptada). A Guerra do Líbano, oconflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo sãoalguns dos conflitos que marcam ou marcaram o OrienteMédio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamenteexplica essa situação conflituosa é:

a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como asencontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.

b) os grandes lucros provenientes do petróleo que nãobeneficiam a maioria da população nos países árabes.

c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril depetróleo nos países membros da OPEP.

d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica,numa região de ricas reservas de petróleo.

e) o emaranhado de culturas, religiões e interessesestrangeiros numa área localizada a meio caminho entre aÁsia, Europa e África.