histórias do mar e da ria – concurso literário

2
Integrado nas Comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro Histórias do Mar e da Ria CONCURSO LITERÁRIO Integrado nas Comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro Histórias do Mar e da Ria CONCURSO LITERÁRIO

Upload: portodeaveiro

Post on 20-Jun-2015

1.117 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Tríptico do concurso literário “Histórias do Mar e da Ria”, promovido no âmbito das comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro. Organização da Rádio Terra Nova, com o apoio da Comissão das comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro. Design gráfico: AMPLO DESIGN Outubro de 2007 Visite-nos em www.portodeaveiro.pt, www.youtube.com/portodeaveiro , http://www.portodeaveiro.pt/portofolio/, http://www.portodeaveiro.pt/navegantes2005/ , e http://www.portodeaveiro.pt/natal/

TRANSCRIPT

Page 1: Histórias do Mar e da Ria – Concurso Literário

Integrado nas Comemoraçõesdo Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro

Histórias do Mar e da Ria

CONCURSOLITERÁRIO

Integrado nas Comemoraçõesdo Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro

Histórias do Mar e da Ria

CONCURSOLITERÁRIO

Page 2: Histórias do Mar e da Ria – Concurso Literário

CONCURSO LITERÁRIO - Histórias do Mar e da Ria

A 3 de Abril de 1808 foi reaberto o canal de ligação entre a Ria de Aveiro e oMar. Com esta acção, abriram-se novas perspectivas de desenvolvimento ecriação de riqueza para toda a região de Aveiro.Pela importância do evento e pelo seu impacto no desenvolvimento sócio--económico da região da Ria de Aveiro, a Rádio Terra Nova, em cooperaçãoestreita com a Comissão das Comemorações do Bicentenário da abertura daBarra de Aveiro, lança um pequeno desafio a toda a comunidade escolar da

região da Ria, através de um concurso literário que visa não só chamar a atençãopara o evento, como também criar uma oportunidade para recordar e reflectirsobre o passado para melhor preparar o nosso futuro. “Histórias do Mar e daRia” cria a oportunidade para reflectir sobre a nossa própria identidade, valorizandoo passado sempre com os olhos postos no futuro.Este concurso não tem propriamente prémios para os autores mas sim para osestabelecimentos de ensino e turmas a que os autores pertencem.

1. OBJECTIVOS

São objectivos do Concurso Literário “ Histórias do Mar e da Ria”:

a. Perpetuar em registo escrito o que, por vezes, só subsiste na tradição oraldas gentes que fizeram e ainda fazem do Mar e da Ria o centro de toda asua vivência

b. Valorizar as suas histórias de vida

c. Fortalecer os laços de partilha entre as diferentes gerações

d. Incentivar nos Jovens o interesse e amor pela Terra onde habitam e convivem.

2. ENTIDADE PROMOTORA

A entidade promotora deste Concurso é a Rádio Terra Nova, em estreitacooperação com a Comissão das Comemorações do Bicentenário da aberturada Barra de Aveiro.

3. MODALIDADE

A modalidade considerada é a de Prosa-texto narrativo (conto).

4. DESTINATÁRIOS

O Concurso destina-se a Jovens do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e EnsinoSecundário, podendo participar alunos de qualquer estabelecimento de ensino(público ou privado) dos concelhos integrados na Região da Ria de Aveiro(Ovar, Estarreja, Murtosa, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira).

5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS TRABALHOS

Os trabalhos, inéditos, deverão ser individuais ou de grupo, com o mínimo deuma página e o máximo de três, no formato A4.Deverão ser apresentados dactilografados, batidos a dois espaços, utilizandoo tipo de letra Times New Roman, no tamanho 12. Apresentação em formatopapel e electrónico (ficheiro Word ou outros, gravado em CD ou DVD).Os candidatos ficam obrigados a apresentar 4 exemplares do trabalho, subscritoscom um pseudónimo. Em envelope fechado apresentarão a verdadeira identidadee referência ao estabelecimento de ensino que frequentam e, no seu exterior,o mesmo pseudónimo, e o escalão em que concorrem.

ESCALÃO A - 1.º Ciclo do Ensino Básico

ESCALÃO B - 2.º Ciclo do Ensino Básico

ESCALÃO C - 3.º Ciclo do Ensino Básico

ESCALÃO D - Ensino Secundário

6. DATA DE ENTREGA DOS TRABALHOS

A data limite de entrega dos trabalhos será o dia 3 de Abril de 2008.

8. ATRIBUIÇÃO E ENTREGA DE PRÉMIOS

a. De acordo com a qualidade dos trabalhos, o júri poderá propor a não atribuição de algum prémio ou menção honrosa.

b. Os concorrentes premiados serão informados previamente por via postal.

c. A data, local e hora da entrega dos prémios será anunciada oportunamentepela organização.

9. DIVULGAÇÃO

Os trabalhos seleccionados pelo júri integrarão exposição em data e local adesignar, podendo também ser divulgados na web e noutros suportes.

10. DIREITOS DE REPRODUÇÃO

Todos os trabalhos recebidos ficarão a ser pertença da organização. Estareserva o direito de impressão, reprodução ou publicação sem que fique obrigadaa conceder, a que título for, qualquer compensação, obrigando-se a fazersempre referência ao(s) seu(s) autor(es).

11. CASOS OMIISSOS

A participação neste concurso implica a aceitação integral das presentes normasde participação. Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pelaorganização, única entidade competente para o efeito.

Para informações complementares devem os interessados contactar osecretariado do concurso através do 234 390 105, ou do [email protected]

7. PRÉMIOS

Os prémios, por escalão, são os seguintes (material escolar no valor de):

Para além dos prémios indicados, as turmas vencedoras (1.º prémio) sãocontempladas com uma visita, à escolha, a um dos seguintes locais:

a. Oceanáriob. Pavilhão do Conhecimentoc. Planetáriod. Jardim Zoológicoe. Museu das Comunicaçõesf. Centros Ciência Viva

Escalão

A - 1.º ciclo de ensino básicoB - 2.º ciclo de ensino básicoC - 3.º ciclo do ensino básicoD - ensino secundário

1.º prémio

450,00¤525,00¤750,00¤900,00¤

2.º prémio

300,00¤350,00¤500,00¤600,00¤

3.º prémio

150,00¤

175,00¤250,00¤300,00¤