história da religião

16
HISTÓRIA Agrupamento de escolas da Cidadela DA Por: José Martins 2013/2014 RELIGIÃO

Upload: zki3z

Post on 01-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Breve história da religião e algumas temáticas

TRANSCRIPT

Page 1: História da Religião

HISTÓRIA

Agrupamento de escolas da Cidadela

DA

Por:José Martins2013/2014

RELIGIÃO

Page 2: História da Religião

Os meus objetivos neste breve projeto sobre a religião são: dar a conhecer dois tipos de religião, monoteísta e politeísta, bem como a definição de religião, crença, mito e dogma.

Pretendo assim, adquirir maior conhecimento nesta área, referindo-me a algumas religiões como o Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Xintoísmo e Mitologia Grega. Procurei ainda assim não me prolongar muito na história destas referidas focando-me em dar ao leitor uma compreensão resumida e acessível do tema.

Introdução

Página 2

Page 3: História da Religião

Índice

Página 1

I. Introdução Pág.2----------------------------------------------------------------------------------------II. A Religião, o que é? Pág.3----------------------------------------------------------------------------------------III. Exemplos - Judaísmo Pág.4----------------------------------------------------------------------------------------IV. Exemplos - Cristianismo Pág.5----------------------------------------------------------------------------------------V. Exemplos - Judaísmo Pág.6-7----------------------------------------------------------------------------------------VI. Religiões Politeístas Pág.8----------------------------------------------------------------------------------------VII. Exemplos - Xintonísmo Pág.9-10----------------------------------------------------------------------------------------VIII. Exemplos - Mitologia Grega Pág.11----------------------------------------------------------------------------------------IX. Mito, Crença e Dogma Pág.12-13----------------------------------------------------------------------------------------X. Conclusão Pág.14----------------------------------------------------------------------------------------XI. Bibliografia Pág.15

Page 4: História da Religião

RELIGIÃO,

Tipos de Religiões:

Página 3

Monoteístas

Mitologia:

O que é?

Esta tem como função principal dar sentido à vida e à morte. O Homem criou-a para justificar tudo o que de incompreensível acontecia no mundo, e hoje, usa-a para acalmar o seu medo da morte interpretan-do-a de diferentes maneiras. A religião é portanto um conjunto de normas e man-damentos que tem como base de credibilidade um livro sagrado. Desta forma, podemos também con-cluir que todas as pessoas são religiosas, pois se não seguissem um conjunto de normas, seriam vistas como animais.Quanto à diferente maneira de interpretar estas normas e mandamentos, podemos partir para o tópico dos diferentes tipos de religião.

São mais recentes, e atualmente domina mais de metade da humanidade, surgindo a partir do último milénio a.C. e predominando da Idade Média até à atualidade. Possuem livros sagrados servindo como referência obrigatória e trazem as suas normas. São vistos como objetos que possuem verdades absolutas (dogmas).

Baseia-se na história de que um ser transcendente criou o mundo e o ser humano havendo uma relação paternal entre criador e criaturas. Na maioria destas histórias um semideus ou alguém próximo cria uma revolução/revolta-se contra o criador trazendo o mal sobre tudo. De seguida, os chamados messias são enviados à Terra para conduzir o povo, prevê-se também um acontecimento renovador e violento no final do tempo da humanidade, onde a ordem irá ser “consertada” pela divindade.

Pietà

Page 5: História da Religião

Exemplos

JudaísmoLivro Sagrado: Tora Profeta: MoisésTemplo Sagrado: SinagogaCidade Santa: JerusalémSímbolos: A estrela de David, símbolo do Judaísmo e do estado

de Israel.

O Muro das Lamentações – o único lugar sagrado de todo o Judaísmo.

O Rabino – mestre, um guia espiritual para os fiéis na interpretação da Bíblia.

O Sábado – é o dia semanal festivo dos judeus, dedica-do à oração e ao descanso.

Muro das Lamentações Um Rabino

O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista um povo, o povo eleito (hebraico), escolhido por Deus para iluminar a sociedade. É uma religião formada por cerca de 18 milhões de pessoas que continuam à espera da vinda do Salvador trará ao mundo o Reino de Deus.

A maior parte dos crentes encontra-se nos Estados Unidos e cerca de 8 milhões. Jesus e os seus familiares pertenciam ao povo judeu como também os seus Apóstolos.

Página 4

Page 6: História da Religião

Mitologia:

Exemplos

CristianismoLivro Sagrado: BíbliaProfeta: AbraãoTemplo Sagrado: IgrejaCidade Santa: RomaSímbolos: A cruz do Cristianismo, cruzamento entre o material e

o espiritual.

Ichthys (significa peixe em grego, de Iesus Christus Theou Yicus Soter, "Jesus Cristo filho de Deus Salva-dor").

Ichthys

Teodósio

O cristianismo é a religião dos que acreditam que Jesus Cristo é filho de Deus, morto e ressuscitado. Ele é filho de Deus e de Maria, nasceu em Belém num dos últimos anos de vida de Herodes, o Grande.Teve discípulos que espalharam a sua pregação por toda a parte, a partir de Jerusalém.Depois de muitas hostilidades, no século IV (313), encontra um período de paz, com o Édito de Milão de Constantino.Mais tarde, com Teodósio, o cristianismo é proclamado religião do Estado.Com a queda do Império romano e atravessadas as invasões bárbaras, os povos europeus foram abraçando, uns após outros, a religião cristã.Com os Descobrimentos, o cristianismo expandiu-se pela América, África e Extremo Oriente.

Página 5

Page 7: História da Religião

Meca TajMahalEsta religião foi criada na Arábia por Maomé. Maomé nasceu em Meca (Ará-bia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. era filho de pais pobres, ficou órfão e muito cedo teve de trabalhar como pastor. Mais tarde passou a trabalhar ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, esta casa com ele apesar da diferença de idades.

No entanto, a sua vida de comerciante rico deu uma volta de cento e oitenta graus ao ter alvo de visões numa caverna perto de Meca. O Anjo Gabriel, que surge numa nuvem de luz, anuncia-lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus).

Exemplos

IslamismoLivro Sagrado: Corão - AlcorãoProfeta: MaoméTemplo Sagrado: MesquitaCidade Santa: MecaSímbolos: Ramadão (jejum): abstinência da comida, bebida,

tabaco, entre outros. Dura 30 dias desde o nascer até ao pôr-do-sol. Estão dispensadas as crianças, os defi-cientes, os idosos e os fracos. Os doentes ou as mães que amamentam podem adiar o jejum. É feito no mês de Ramadão, mês em que Allah revelou o Alcorão.

Peregrinação a Meca: Deve ser feita uma vez na vida se a pessoa estiver em condições físicas, monetárias e materiais realizar a viagem. Em Meca, devem dar-se sete voltas à Caaba.

A Lua e Estrela Muçulmana, oriunda de um dos mais antigos estados a adotar o Islamismo.

Página 6

Page 8: História da Religião

Foram então iniciadas as suas pregações, as quais foram alvo de contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Maomé pregara contra o politeísmo e a idolatria. Perseguido, fugiu para Latrebe, cidade rival de Meca. Estávamos no ano 622 d.C., daqui se inicia a contagem cronológica islâmica.

Em Medina, Maomé tornou-se importante a nível político, social, e militar. Em 627, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação.

Exemplos

Islamismo

Página 7

Page 9: História da Religião

Tipos de Religiões:Politeístas

Predominante nas civilizações mais avançadas da América pré-colombiana. Possuem livros sobre seus mitos e tradições mais “desenvolvidas”.Quanto a rituais, são feitos em templos, embora também existam ao ar livre. Em muitos casos ocorrem os sacrifícios humanos, oráculos e as feitiçarias de controlo da natureza.

Segundo a mitologia deste tipo de religião, diversos deuses criaram, governam e destro-em o mundo. Estes “dão-se” com os seres humanos, por vezes de maneira hostil. As lendas destes deuses relacionam-se com os dramas humanos, existindo diversas histórias sobre os mesmos.

Símbolos: Existem ídolos animais ou em pinturas e esculturas de larga escala.

Com o passar do tempo as necessidades humanas passam a tornar-se mais complexas. Há mais formas de sobrevivência, o crescimento populacional gera uma série de ativi-dades competitivas nas sociedades, que se tornam cada vez mais estratificadas.

Assim, a mente humana tenta também decifrar as transcendentes verdades espirituais da natureza. Surge então o politeísmo, onde os elementos divinos são então personificados com qualidades humanas. O que era antes apenas a água, agora passa a ser representada por uma entidade a água.

Com o desenvolvimento da escrita muitas destas religiões passam a ter as narrativas dos seus mitos, mas estas tais não possuem o mesmo valor que uma revelação ou visão.

Página 8

Page 10: História da Religião

Surgiu no Japão do século VI e baseia-se, como outras religiões, na relação entre o homem e a natureza. Os deuses são forças ou espíritos sagrados presentes em todo o univer-so, como pedras, rios ou pássaros. Inari, por exemplo, é um deus repre-sentado pela estátua de uma raposa e associado à prosperidade e à fertili-dade.

A principal divindade, é Amaterasu, a deusa do Sol, que ensinou aos japone-ses a cultivarem arroz e grão, que é ainda hoje a base da alimentação no país.

O xintoísmo mistura crenças de vários povos, mas a maior influência vem do budismo. A religião não tem um fundador nem livros sagrados, teologia ou código moral. Os fiéis podem adorar os deuses em casa ou em templos, que possuem grandes portais na entrada e onde os rituais xintoístas normal-mente contam com a presença de um sacerdote. Estas cerimónias são divididas em quatro momentos: purificação (ao entrar no templo, onde os fiéis costumam lavar a boca e as mãos), oferendas (em forma de pinturas ou pequenos amuletos, por exemplo), preces e uma festa sagrada.

Exemplos

Xintoísmo

Alguns deuses

Susanoo é o irmão de Amaterasu, a deusa do sol e de Tsukuyomi, o deus da lua.

Susanoo no Mikoto

Amaterasu

Página 9

Page 11: História da Religião

Exemplos

Xintoísmo

Izanagi juntamente com sua irmã e esposa Izanami foi o deus responsável pela criação do mundo e de outras divindades na mitologia japonesa.

Izanagi

Página 10

Page 12: História da Religião

Exemplos

Mitologia GregaNa Grécia Antiga, os religiosos também acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuíam características e comportamen-tos semelhantes aos seres humanos tais como maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força e vingança.De acordo com o povo da altura, os deuses moravam habitavam no Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. Zeus era o mais importante, considerado o deus supremo. Acreditava-se também que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para se darem com as pessoas. Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor.Cada deus nesta religião representava forças da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era passada de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar desastres naturais ou trans-mitir conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grécia, os romanos modific-aram a religião apenas mudando os nomes dos deuses.

Nome do deus - O que representava

Zeus - rei de todos os deusesAtena - sabedoria, guerra, justiça e artes.Afrodite - amorAres - guerraHades - mundo dos mortos e do subterrâneoHera - protetora das mulheres, do casamento e do nascimentoPoseidon - mares e oceanosEros - amor, paixãoHéstia - larApolo - luz do Sol, poesia, música, artes, beleza masculinaÁrtemis - caça, castidade, animais selvagens e luzDeméter - colheita, agriculturaDionísio - festas, vinho e prazerHermes - mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes, dos viajantes e os diplomatas.Hefesto - metais, metalurgia, fogo e trabalho.Crono - tempoGaia - planeta Terra

Página 11

Page 13: História da Religião

Mito, Crença e DogmaO pensamento mítico nasceu na Grécia. Nasceu do desejo afugentar o medo e a inse-gurança. É uma verdade que não necessita de provas para ser aceite.

O mito tenta explicar as principais fases da vida, a origem do mundo. Como exemplo de mito, temos da Mitologia Grega, antes referi-da e apresentada:Primeiro só havia o Caos (o Universo), depois do caos surgem Géia ou Gaia (a Terra, a grande mãe), depois o Tártaro (submundo, que fica debaixo da Terra) e Eros (o Amor, capaz de inspirar criação).

Do Caos nasceram Hérebo (as trevas, o que fica debaixo da Terra) e Nix (a Noite). Da Noite nasceram Hemera (o dia) e Éter (o ar puro ou ar superior onde vivem os deuses). A Terra deu à luz primeiro Urano ou Coelos (céu estrelado para cobri-la), também deu a luz Óreas (às montanhas) e às ninfas que nelas habitam e Ponto (o mar não colhido).

Define-se por crença a convicção e a conformidade com algo. A crença é o que se considera verdadeiro e à qual se dá todo o crédito. Exemplo: “Nos momentos mais difíceis, vou buscar força às minhas crenças”.

Uma crença é um paradigma que se baseia na fé pois não existe justificação racional que o comprove. Por isso, a crença está associada à religião, à doutrina ou ao dogma: “Não posso apoiar uma iniciativa que seja contrária às minhas crenças cristãs

Uma crença nasce no interior de uma pessoa (desenvolve-se a partir das nossas convicções e dos valores morais) embora também seja influenciada por fatores externos no meio social (a pressão familiar, entre outros).

MitoGaia

Crença

Página 12

Page 14: História da Religião

Mito, Crença e DogmaUm dogma é uma afirmação que é considerada como certa e inegável. Trata-se do fundamento e dos princípios básicos de qualquer ciência, religião, doutrina ou sistema.

O dogma é defendido por uma autoridade e não admite réplicas. Os seus fundamentos podem ser científicos, mas também religiosos ou filosóficos (isto é, não podem ser submetidos a provas de veracidade). Dá-se o nome de doutrinamento ao ensino de dogmas.

Para a Igreja Católica, por exemplo, o dogma é uma doutrina de Deus que foi revelada por Cristo aos homens.

Todas as religiões têm os seus próprios dogmas. Para o judaísmo, o Israel é o povo escolhido por Deus. O Islão, por sua vez, defende que todos os muçulmanos devem peregrinar até à Meca pelo menos uma vez na vida, sempre que os seus meios assim o permitirem.

Dogma

Página 13

Page 15: História da Religião

No fim deste trabalho senti uma luz clarificante sobrevoando a minha sabedoria pois graças a esta pesquisa (deixando-me de referências bíblicas) adquiri conhecimentos que contribuem bastante para a minha cultura geral e que sinto que serão importantes referências para o futuro.

Comprometi-me a pesquisar os temas referidos na introdução e concluo, com uma opinião pessoal, que o propósito da religião é o facto de “con-seguir” justificar o que ainda não é possível através da ciência. No entanto, se esta é a causa de tantas mortes, a solução para isto seria investirmos na ciência para encontrar um ponto de equilibro e bem-estar entre todas.

Conclusão

Página 14

Page 16: História da Religião

http://www.motivo.me/wp-content/uploads/2012/05/cren%C3%A7a.jpghttp://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/mitohttp://www.suapesquisa.com/musicacultura/deuses_gregos.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Izanagihttp://en.wikipedia.org/wiki/Tsukuyomi-no-Mikotohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Amaterasuhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Amaterasu_cave.JPGhttp://www.dicio.com.br/erudicao/http://pt.wiktionary.org/wiki/aferirhttp://www.xr.pro.br/religiao.htmlhttp://www.infopedia.pt/$xintoismohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Xinto%C3%ADsmohttp://www.freepik.com/index.php?goto=74&idfoto=716064http://en.wikipedia.org/wiki/Dogmahttp://a1.mndcdn.com/image/upload/t_next_gen_arti-cle_large_480/il5gjf1ibljgokuijfxj.jpghttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cren%C3%A7ahttp://conceito.de/crencahttp://meuamapanahistoria.blogspot.pt/2013/06/mito-e-mitologia-conceitos.htmlhttp://www.josephinewall.co.uk/goddesses/presence_of_gaia.jpghttp://raquel-gomides.blogspot.pt/2012/05/o-que-e-mito-exemplo-de-um-mito.htmlhttp://www.significado-definicao.com/mitohttps://sites.google.com/site/filosofiapopular/os-mitos/o-que-e-mitohttp://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/mitohttp://museudasartes.com.br/media/catalog/product/cache/1/im-age/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/m/a/maneirismo2.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_uqRLzBLiAF0/TEsGwSdkeII/AAAAAAAAAk-c/ruXO7k1rwjc/s320/hermes1.jpghttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_japonesahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%ADncia_de_Izumohttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Kobayas-hi_Izanami_and_izanagi.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fe/Itsu-kushima_torii_angle.jpg/200px-Itsukushima_torii_angle.jpghttp://www.suapesquisa.com/musicacultura/deuses_gregos.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mecahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Teod%C3%B3sio_IIhttp://www.fuenterrebollo.com/Heraldica-Piedra/Segovia/Couca/teodosio.gifhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/com-mons/thumb/8/87/Christian_cross.svg/220px-Christian_cross.svg.pnghttp://creationsciencenews.files.wordpress.com/2011/11/desco-berta-de-moedas-antigas-deve-mudar-histc3b3ria-do-muro-das-lamentac3a7c3b5es-01.jpghttp://pintandoecolorindo.com.br/wp-content/uploads/2012/08/s-tar+david+-+estrela+de+david.png

Bibliografia

Página 15