história: "a escola que chorava"

8

Upload: pratesclaudio

Post on 30-Apr-2015

591 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: História: "A escola que chorava"
Page 2: História: "A escola que chorava"

Era uma vez uma escola muito triste, muito triste mesmo!Nela não se ouvia mais o riso alegre da meninada, suas salas estavam sujas, vazias, até os passarinhos fugiam dela.Suas paredes estavam rachadas e quem passava por ali sempre dizia:- Mas que escola feia!

Page 3: História: "A escola que chorava"

A menina não gostava de ir à escola, ninguém queria estudar nela.Sabem o que é que eles faziam? Jogavam pedras na escola, quebravam os vidros das janelas, rabiscavam as paredes e diziam:- Ah, ah, ah, nós vamos acabar com você, escola feia!E a escola chorava, chorava!

Page 4: História: "A escola que chorava"

Certo dia, Lúcia e Paulo estavam brincando debaixo de uma árvore que havia perto da escola triste. Aí, Lúcia comentou:-Coitada da nossa escola! Ela é tão feia, tão estragada, só vejo ela chorando.Paulo também disse´:-É mesmo Lúcia, a escola deve sofrer muito. Todos jogam pedras nela, escrevem os nomes feios em suas paredes, arrancam as plantam do jardim! É por isso que ela chora tanto.Então os dois meninos pensaram:- Será que nós podemos fazer alguma coisa para salvar a nossa escola?!

Page 5: História: "A escola que chorava"

Então Lúcia e Paulo reuniram seus colegas, os pais dos alunos e fizeram uma reunião para pensarem numa maneira de melhorar a escola.-Devemos conscientizar as crianças para não jogarem mais pedras na escola – Disse uma menina.-- Precisamos consertarem as paredes – disse um pai.-- Ah, é preciso fazer uma horta – disse uma mãe preocupada com a merenda.-- E o jardim?! Escola bonita tem que ter flores – falou um menino.-E assim resolveram fazer um mutirão para consertar a escola.

Page 6: História: "A escola que chorava"

A escola estava de olhos arregalados escutando tudo. Muito assustada ela pensou:

- Será que o que eu estou escutando é verdade? Será

que as crianças e os pais vão cuidar de mim? Ah, que bom,

vou ficar bonita e alegre e ninguém mais vai me chamar

de escola feia!

Page 7: História: "A escola que chorava"

Daí, no sábado seguinte, todo mundo foi pra escola. Seu Antônio que era pedreiro levou suas ferramentas para consertar as paredes e o telhado. As mães fizeram uma grande faxina nos armários, na cozinha e no pátio. Dona Rute, a merendeira fez um delicioso bolo de fubá para o pessoal merendar.Foi aquela festa! As crianças todas na maior animação, ajudando em tudo.O jardim e a horta iam ficando uma beleza porque Seu Joaquim, o jardineiro, sabia cuidar muito bem das plantas.E a escola sorria, sorria, de tanta felicidade.

Page 8: História: "A escola que chorava"

Finalmente, chegou o dia de iniciar as aulas. Foi aquela festa!Todos de uniforme limpinho, cabelos bem penteados, unhas limpas e cortadas, calçados bem limpos, lá se foram eles para a escola.-Dona Rosália, a professora, estava esperando os alunos com um grande sorriso.-E a escola, que agora não era feia e nem triste, ficou conhecida em toda a comunidade como escola bonita e alegre.-As crianças amavam e cuidavam da escola porque ali agora era um lugar onde todos eram felizes!