historia

4
01) A democracia foi estabelecida plenamente na Grécia Clássica (séc. V a.C.), na cidade de Atenas, depois de uma longa evolução política com muitos conflitos sociais e reformas. Redija um texto (com suas palavras) definindo essa forma histórica de democracia, comparando-a com as democracias ocidentais modernas como, por exemplo, o Brasil ou os Estados Unidos. Para isso, siga o roteiro abaixo: a) Indique o significado etimológico da palavra na Grécia antiga e o sentido que damos a ela hoje. R: Uma das primeiras definições de democracia foi dada por Aristóteles em seu livro Política, Ele chamou de demokratia (democracia) um governo injusto governado por muitos. Hoje a Democracia é interpretada como um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. b) b) – Mostre quais eram os critérios (condições) para que alguém pudesse ser cidadão em Atenas, quais os seus direitos e deveres, quais as suas funções, e compare com um cidadão de uma democracia contemporânea. R: Requisitos para ser Cidadão em Atenas * Não dever nada ao Tesouro Público * Ser legitimamente casado * Possuir bens em Atenas * Ter cumprido os deveres para com seu pai e mãe * Ter feito expedições militares sem “arremessar o escudo” * Ser filho de pais atenienses * Ser contra a Esparta * Trabalhar (ou na politica ou no comercio ou na construção) da Ágora 1

Upload: jose-carlos-campos

Post on 04-Aug-2015

490 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Historia

01) A democracia foi estabelecida plenamente na Grécia Clássica (séc. V a.C.), na cidade de Atenas, depois de uma longa evolução política com muitos conflitos sociais e reformas. Redija um texto (com suas palavras) definindo essa forma histórica de democracia, comparando-a com as democracias ocidentais modernas como, por exemplo, o Brasil ou os Estados Unidos. Para isso, siga o roteiro abaixo:a) Indique o significado etimológico da palavra na Grécia antiga e o sentido

que damos a ela hoje.R: Uma das primeiras definições de democracia foi dada por Aristóteles em seu livro Política, Ele chamou de demokratia (democracia) um governo injusto governado por muitos.

Hoje a Democracia é interpretada como um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.

b) b) – Mostre quais eram os critérios (condições) para que alguém pudesse ser cidadão em Atenas, quais os seus direitos e deveres, quais as suas funções, e compare com um cidadão de uma democracia contemporânea.R: Requisitos para ser Cidadão em Atenas

* Não dever nada ao Tesouro Público* Ser legitimamente casado* Possuir bens em Atenas* Ter cumprido os deveres para com seu pai e mãe* Ter feito expedições militares sem “arremessar o escudo” * Ser filho de pais atenienses* Ser contra a Esparta* Trabalhar (ou na politica ou no comercio ou na construção) da Ágora* Gostar, amar e honrar Atenas* Pagar impostos altos.* Nunca ter cometido crime contra a cidade.2) – Redija um texto com suas palavras, comparando o servo do modo de produção feudal com o trabalhador dos dias de hoje. Indique as principais diferenças quanto ao regime de exploração da força de trabalho.R: A sociedade feudal era composta por duas classes sociais básicas: senhores e servos. O clero compunha o meio termo.

A estrutura social praticamente não permitia mobilidade, com isso a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nasce servo será sempre servo.

Utilizando os conceitos predominantes hoje, podemos dizer que o trabalho, o esforço, a competência e etc, eram na época feudal características que não podiam alterar a condição social de um homem.

1

Page 2: Historia

Os senhores feudais era os proprietários dos meios de produção, enquanto os servos representavam a grande massa de camponeses que produziam a riqueza social.

O modelo de sociedade baseado no trabalho escravo declinou em função da inexistência de estímulo para que o trabalhador escravizado executasse as funções mais complexas que progressivamente lhe foram sendo exigidas.

O progresso das técnicas produtivas e a necessidade de maior produtividade impuseram uma revolução nas relações de produção: o trabalho livre, com retribuição de certa forma proporcional ao esforço despendido, que se implantou com o sistema feudal.

Com uma hierarquia rígida, o feudalismo fundava-se basicamente na existência de três classes: a nobreza e o clero, que formavam a classe dominante, no topo da pirâmide social; um segmento intermediário formado por artesãos e comerciantes; e, na base, os servos que eram, em sua maioria, descendentes dos antigos escravos ou camponeses arruinados.

A posição dentro da hierarquia social era determinada pelos costumes e leis, que davam à classe dominante enormes privilégios políticos, econômicos e sociais.

A sociedade burguesa surgiu com a decadência econômica da nobreza e do clero e a acumulação de riquezas pelos comerciantes, beneficiados, sobretudo pelas grandes descobertas marítimas e a ampliação extraordinária das atividades mercantis e industriais.

A partir da revolução industrial, desencadeou-se um processo que se traduziu em transformações radicais em todas as áreas da atuação humana. No novo modo de produção, o trabalho humano transformou-se em bem econômico e as associações de artesãos deram lugar às fábricas, onde trabalhavam operários assalariados.

A liberdade de comércio tornou-se a síntese de todas as liberdades e a produção e o consumo chegaram a regiões geográficas até então isoladas. As ciências e as artes universalizaram-se.

Surgiu a sociedade urbana, centralizada, a partir do crescimento físico e econômico dos burgos, e em seu interior formaram-se novas classes sociais.

2

Page 3: Historia

3)- Explique os motivos que, em um primeiro momento, levaram os Estados Unidos a permanecerem fora do conflito europeu e depois o que levou eles a participarem da guerra.

R: A intenção dos norteamericanos era ficar neutro naquele conflito. Assim permaneceram até a data de 17 de novembro de 1941, quando o Presidente Roosevelt assinou a lei de emenda ao Neutrality Act. Em 7 de dezembro de 1941, um inesperado ataque nipônico a base naval norteamericana de Pearl Harbor, fez com que Roosevelt declarasse guerra ao Japão. A entrada na guerra destes dois países deu contornos mundiais àquele conflito.

3