história ?

9
O primeiro reinado compreende o período entre 7 de setembro de 1822, data em que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, e 7 de abril de 18 31, quando abdicou do trono brasileiro. O primeiro reinado caracterizou-se por ser um período de transição. Foi marcado por uma grande crise econômica, financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil só ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro I. 1- Independê ncia brasileira 2- O estado nacional brasileiro 3-Assembléia constituinte 4-A carta ou torgada de 1824 5-A Confederação do Equador 6-O declínio do Primeiro Rei nado 7-A Guerra d e Cisplatina 8-A abdicaçã o de D. Pedro I

Upload: clarissaejulia

Post on 28-Nov-2014

2.009 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

yes *-*

TRANSCRIPT

Page 1: história ?

O primeiro reinado

compreende o período entre 7

de setembro de 1822, data em

que D. Pedro I proclamou a

independência do Brasil, e 7 de

abril de 1831, quando abdicou

do trono brasileiro.

O primeiro reinado

caracterizou-se por ser um

período de transição. Foi

marcado por uma grande crise

econômica, financeira, social e

política. A efetiva consolidação

da independência do Brasil só

ocorreria a partir de 1831, com

a abdicação de D. Pedro I.

1- Independência

brasileira

2- O estado nacional

brasileiro

3-Assembléia constituinte

4-A carta outorgada de

1824

5-A Confederação do

Equador

6-O declínio do Primeiro

Reinado

7-A Guerra de Cisplatina

8-A abdicação de D. Pedro

I

Page 2: história ?

Senhor, senhor! Portugal está

exigindo que volte imediatamente para

lá. Você terá que proclamar a

independência agora!

Então, se for assim, eu proclamo:

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

A metrópole de Portugal estava querendo recolonizar o Brasil. Por este motivo estava obrigando D. Pedro a voltar para lá. Mas ele se recusou a ir. E no dia 7 de setembro, ele proclamou a Independência brasileira. Em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi coroado imperador, com o título de D Pedro I.

Page 3: história ?

Com a declaração de independência. Começou a ser montada a organização política que comandaria o destino do novo país , dando início á construção do Estado nacional Brasileiro.

Mesmo com este novo governo, ainda foram excluídos os negros africanos e seus descendentes mantidos, os povos indígenas, os homens livre pobres, e a população feminina.

Esta nova ‘’nação’’ que surgia no ano de 1822, com a construção do novo estado, visava apenas garantir a manutenção da orem da ordem e os benefícios da elite fundiária.

Devido a todo o preconceito sofrido, os povos discriminados resolveram lutar para conseguir justiça. Lutavam e ofereciam resistências, exigindo um diferente regime político, ou seja, uma ordem social e novas formas de organização da economia.

Mudou o governo, mas ainda somos descriminado

s.É

verdade!

Page 4: história ?

Este novo estado nacional, propôs que promovessem um amplo conjunto de mudanças nas antigas instituições do período colonial. Por este motivo logo após a proclamação da independência, no dia 3 de março de 1823, se foi criado uma Assembléia Constituinte.

A maior parte dos integrantes eram, os grandes proprietários, membros da igreja, juristas e altos funcionários públicos. Um dos primeiro trabalhos apresentados , proposto pelo deputado Antonio Carlos de Andrada, foi um projeto de costiuição. Que prezava pela soberania do poder legislativo. E pela adoção do critério para as eleições. Ou seja, eles teriam de comprovar rendas elevadas.

Page 5: história ?

Depois da Assembléia Constituinte de D. Pedro, foi criado o conselho do estado, formado por 10 membros. Para ajudar a redigir a carta constitucional. Em 1824 foi outorgada a primeira constituição brasileira. Entre outras coisas, ela determinava o estabelecimento de uma monarquia hereditária, a oficialização da religião católica, a subordinação da igreja ao controle do estado e o estabelecimento de quatro poderes de estado: Executivo, Judiciário, Legislativo e o Moderador.

A carta outorgada mantia a escravidão existente no período colonial e o preconceito da maior parte da população. Concentrava os principais poderes na mãos do Imperador, Dom Pedro tinha muitos direitos e era o principal poder político brasileiro consagrando a forma centralizada de governo.

Page 6: história ?

A confederação do Equador foi um movimento revolucionário, de caráter emancipacionista e republicano. Os insurgentes proclamarão a república da religião que teve este como nome. Devido a proximidade da linha do Equador. As pessoas que eram contra a escravidão decidirão acabar o trafico negreiro, e estabelecer o recrutamento geral para enfrentar as tropas monarcas.

Para o Imperador acabar com estas revoltas enviou suas tropas e buscou reforços contratando navios ingleses. A revolta foi logo derrotada pela violenta repreção vinda por terra e mar, muitos revoltosos foram condenados ezecutados.

Chega de escravidão!

Page 7: história ?

Até 1826 Dom Pedro I governou o Brasil sem a participação da elite Brasileira. Com isto surgiram muitas criticas, e vários jornais passaram a combater este governo. As relações entre o imperador e as elites brasileiras, foram se tornando cada vez mais difícil. Dom Pedro I se afastou mais dos aristocratas e aproximou-se de elementos Portugueses ligados a administração e ao comércio.

Devido à esta aproximação, somada com as dificuldades econômicas do país atraio uma imagem para o Imperador, fazendo com que ele perdesse cada vez mais fieis seguidores. Fora

Dom Pedro.

Page 8: história ?

A guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e a Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil.

Foi o primeiro de quatro conflitos armados internacionais que o Brasil lutou pela supremacia sul-americana.

Troquem de

governo!

Page 9: história ?

Devido à todos os fatores anteriores a insatisfação do povo com Dom Pedro I chegou ao Maximo em 1830. Dom Pedro visitou Ouro Preto e lá foi recebido com faixas negras de luto. Retornou ao Rio de Janeiro e lá avia localizado uma recepção a titulo de desagrado pela hostilidade dos mineiros.

Esta atitude atraiu a oposição Nacionalista e começaram conflitos entre brasileiros e português. Estavam armados de paus e garrafas, esta ocasião foi conhecida como a noite das garrafadas.

Para acabar com a crise ele formou o ministério liberal, formado por apenas brasileiros. Porém dias depois, nomeou o novo gabinete formado por seus próprios amigos, o chamado ministério dos marqueses. No dia seguinte milhares de populares sairão exigiram a volta do ministério brasileiro. Este desejo foi consebido no dia 6 de abril. E logo depois na madrugada do dia 7 de abril 1831 Dom Pedro I abdicou do trono. Devido ao seu filho de 5 anos, Dom Pedro de Alcântara. E foi para Portugal.