heredograma novo

34
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA

Upload: paulogrillo

Post on 10-Jul-2015

26.272 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Heredograma novo

HEREDOGRAMAOU

GENEALOGIA

Page 2: Heredograma novo

Por meio do heredograma podemos representar os

indivíduos de uma família e suas relações de

parentesco.

Page 3: Heredograma novo

Também chamado de pedigree, árvore ou carta genealógica, o heredograma é uma forma de representar graficamente os indivíduos que compõem uma família e suas respectivas relações de parentesco

Page 4: Heredograma novo

O heredograma usa símbolos preestabelecidos que representam os indivíduos e suas relações, conforme a figura abaixo

Page 5: Heredograma novo

As gerações são representadas por algarismos romanos (I, II, III etc.) e, dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos (1, 2, 3, 4 etc.), da esquerda para a direita. Outra maneira é numerar todos os indivíduos em ordem crescente, a partir do primeiro acima e à esquerda.

Page 6: Heredograma novo
Page 7: Heredograma novo

A interpretação de um heredograma é efetuada em etapas:

a) Primeira etapa - Determinação da dominância e da recessividade. Para concluir se um fenótipo é condicionado por alelo dominante ou recessivo, deve-se pesquisar, no heredograma, casais em que ambos os indivíduos são fenotipicamente normais ou afetados e que têm descendente com fenótipo diferente do seu. Caso o fenótipo apresentado pelo descendente contrastante não se manifestar em seus pais, ele será determinado pelo alelo recessivo.

Page 8: Heredograma novo

b) Segunda etapa - Localização dos homozigotos recessivos. Uma vez determinados o alelo dominante e o recessivo, localizam-se os homozigotos recessivos: apenas eles (e todos eles!) manifestam o fenótipo recessivo.

c) Terceira etapa - Determinação dos demais genótipos. Podem-se determinar os genótipos dos demais indivíduos (se não de todos, pelo menos de uma parte deles), considerando que um homozigoto recessivo recebe um alelo recessivo de cada um dos pais e o transmite para todos os seus descendentes.

Eventualmente, os genótipos de alguns indivíduos com fenótipo dominante não são determinados, podendo ser homozigotos dominantes ou heterozigotos. Usa-se A_ para indicar um indivíduo que pode ter genótipo AA ou Aa.

Page 9: Heredograma novo

Exemplo

No heredograma, estão assinalados os membros de uma família afetados por uma doença hereditária. Com base nas informações obtidas no heredograma, responda:

a) A característica em questão é determinada por um alelo dominante ou recessivo? Justifique. b) Dê os genótipos das pessoas indicadas no heredograma. c) Qual é a probabilidade de que o casal 5-6 venha a ter, em outra gestação, uma criança afetada pela doença?

Page 10: Heredograma novo
Page 11: Heredograma novo

Resolução a) Observe o casal 5-6: ambos são normais, mas tiveram uma criança afetada pela doença. Portanto doença é determinada pelo alelo recessivo, pois permaneceu oculta nos indivíduos 5 e 6, manifestando-se em um de seus descendentes.

b) Usa-se a seguinte notação para indicar esse par alelos: A - determina o fenótipo normal a - determina a doença

Page 12: Heredograma novo

O próximo passo é a localização dos homozigotos recessivos. Todos os indivíduos de genótipo aa são doentes.

Page 13: Heredograma novo

A partir desses genótipos, podemos descobrir os demais. O indivíduo 1 é heterozigoto Aa, pois é normal, mas tem uma filha doente (a mulher 4). O homem 3 também é heterozigoto, porque é normal, mas recebeu de sua mãe o alelo a. O mesmo se pode dizer do homem 5. A mulher 6 tem genótipo Aa. Ela é normal e teve um filho afetado pela doença. A mulher 8 pode ser homozigota dominante AA ou heterozigota Aa. Deixa-se seu genótipo indicado por A_.

Page 14: Heredograma novo

C) Os indivíduos 5 e 6 são heterozigotos. Sua possível descendência é:

Page 15: Heredograma novo

Crianças afetadas correspondem a indivíduos de genótipo aa, cuja probabilidade de aparecimento é

de 1/4 ou 25%.

Page 16: Heredograma novo

O heredograma refere-se à distribuição da característica relacionada à capacidade de enrolar a língua entre os indivíduos de uma família. Os que não são capazes de enrolar a língua aparecem em destaque. Com base nesses dados, vamos determinar os possíveis genótipos de todos os indivíduos.

Page 17: Heredograma novo
Page 18: Heredograma novo

Resolução: O primeiro passo é marcar os genótipos dos indivíduos portadores do caráter recessivo. Assim, ao lado dos indivíduos 4 e 9, escrevemos aa (ou ii, se utilizarmos a letra inicial da característica recessiva).

Page 19: Heredograma novo

A seguir, ao lado de cada um dos outros indivíduos, escrevemos a letra A (ou I). Isso indica que pelo menos um dos gens para a característica é dominante. o indivíduo 9, que é filho do casal 5 X 6, herdou um de seus gens do pai e o outro da mãe. Diante disso, podemos concluir que o casal 5 X 6 é heterozigoto, isto é, Aa. O mesmo raciocínio pode ser feito para o casal 1 X 2, cujo filho é o indivíduo 4.

Page 20: Heredograma novo
Page 21: Heredograma novo

O indivíduo 7 só pode ter herdado o gen A de seu pai, já que sua mãe, o indivíduo 4, é aa. Assim, podemos concluir que o indivíduo 7 é heterozigoto (Aa). Quanto aos demais, sabemos que podem ser tanto AA quanto Aa, mas não há condições de estabelecer precisamente esses genótipos com os dados fornecidos.

Page 22: Heredograma novo

Nesses casos, como os indivíduos homozigotos dominantes e heterozigotos têm o mesmo fenótipo, costumamos usar a notação A_. Esse traço representa um gen alelo dominante ou recessivo.

Page 23: Heredograma novo

Herança ligada ao sexoHomem = XY Mulher = XX

Hemofilia = é uma doença caracterizada por extrema dificuldade de coagulação sangüínea. Assim o hemofílico é propenso a hemorragias, sempre difíceis de ser estancadas. O gen que determina a hemofilia é recessivo e se encontra no cromossomo X.

Homens hemofílicos = Xh Y (hemizigoze)

Mulheres hemofílicas = Xh Xh (homozigoze)

Mulheres portadoras (normais) = XH Xh (heterozigotas)

• Mulheres heterozigotas, são normais porém portadoras, desta forma existe 50% de probabilidade de que seja transmitido das mulheres portadoras para os descendentes, meninos ou meninas.

Page 24: Heredograma novo
Page 25: Heredograma novo
Page 26: Heredograma novo

Resultado

Somente os indivíduos 3, 4 e 5 são Aa (heterozigotos); sendo o 2 = AA

e o 7 é A_, podendo ser AA ou Aa

Page 27: Heredograma novo

1) A anomalia é causada por um gene dominante ou recessivo?2) Qual é a probabilidade de o casal no 4 ter um filho que apresente a anomalia?

Justifique 1 e 2

Page 28: Heredograma novo

Resultado

1) A anomalia é causada por gene dominante (o casal 1, portador de anomalia, teve um filho normal).

2) Ambos os cônjuges, no casal 4, são heterozigotos, pois descendem de pais normais. Logo, a probabilidade de filhos com anomalia é de 3/4 (75%)

aa AA

Aa AaAAaa

AaAa

?

Page 29: Heredograma novo

Na genealogia abaixo esta sendo analisado um carácter autossômico recessivo. Qual a probabilidade de que o casal 5 X 6 venha a ter descendente homozigoto recessivo?

?

21 3 4

5 6

Page 30: Heredograma novo

1 H = aa2 M = AA

5 H = Aa

RESULTADO:AA (25%); Aa (50%); aa (25%) ou 1/4

3 H = AA4 M = aa

6 M = Aa

RESULTADO

Page 31: Heredograma novo

Escreva o genótipo de cada indivíduo. Em caso de ser possível mais de um genótipo para um indivíduo, indique as duas possibilidades.

1 2 3 4

5 6 7 8 9

10

Page 32: Heredograma novo

Resultado

1 aa 2 AA 3 Aa 4 Aa

5 Aa 6 Aa 7Aa 8 AA

ou Aa

9 aa

10 aa

Page 33: Heredograma novo

(Fuvest-SP) Dois irmãos (Pedro e Paulo) casam-se com duas irmãs (Maria e Joana), todos normais. O primeiro casal, Pedro e Maria, tem uma criança afetada por uma doença muito rara de herança autossômica recessiva.

a) Desenhe o heredograma representando os dois casais e os respectivos pais.

b) Qual é a probabilidade de que uma futura criança menina de Pedro e Maria venha a ser afetada por essa mesma doença genética?

c) Se Paulo e Joana tiverem a primeira afetada pela mesma doença genética, qual será o risco de que uma segunda criança desse casal seja afetada pela mesma doença? Por quê?

Page 34: Heredograma novo

RESULTADO

Pedro Maria Paulo Joana

A)

B) A Probabilidade é igual a 1/2 x 1/4 = 1/8 (12,5%)

C) Nesse caso a Probabilidade será de 1/4 (25%), pois já terá certeza de que Paulo e Joana são heterozigotos.