hello!japan english ed · p.02 a família imperial, a bandeira e o hino p.03 natureza e geografia...

14
Publicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão Kasumigaseki 2-2-1, Chiyoda-ku, Tokyo 100-8919, Japão http://www.mofa.go.jp/ Site do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japãohttp://www.web-japan.org/ (Web Japan : site que fornece informações básicas sobre o Japão) OLÁ! JAPÃO

Upload: others

Post on 15-May-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Publicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do JapãoKasumigaseki 2-2-1, Chiyoda-ku, Tokyo 100-8919, Japão

http://www.mofa.go.jp/(Site do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão)

http://www.web-japan.org/(Web Japan : site que fornece informações básicas sobre o Japão)

OLÁ! JAPÃO

P.02 A Família Imperial, a bandeira e o Hino

P.03 Natureza e Geografia

P.05 A vida na cidade

P.07 Moradia, comida e roupas

P.09 Escola

P.11 Idioma

P.13 Dias festivos

P.15 Cultura

P.17 Esportes

P.19 História

P.21 Governo e RelaçõesInternacionais

P.23 Economia, Indústriae Tecnologia

P.25 Proteção ao meio ambiente

De acordo com a Constituição japonesa, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo. A bandeira japonesa é chamada Hinomaru, e o hino nacional chama-se Kimigayo.

A Família ImperialO Imperador Naruhito ascendeu ao trono como o

126º Imperador do Japão em maio de 2019. Os membros da Família Imperial mantém extenso

contato com cidadãos de todo o Japão, incluindo áreas atingidas por desastres. Eles também

promovem a amizade internacional, e são muito envolvidos em atividades acadêmicas e na

preservação das tradições culturais do país.

Bandeira NacionalO círculo vermelho na bandeira japonesa representa o sol, e a bandeira é chamada Hinomaru, o que significa “círculo do sol”.

Conteúdo

Hino NacionalA melodia do Hino Nacional do Japão foi composta no

final do século 19, mas a letra é inspirada em um waka(tipo muito antigo de poema). O hino transmite o desejo

de que o país continue a prosperar por muitos séculos, até que pequenos seixos cresçam e se tornem rochas cobertas

de musgo.

A Família Imperial, a Bandeira Nacional e o Hino Nacional

SAKURA(14 anos)

YUTA(11 anos)

Natureza e Geografia

O Japão é formado por uma cadeia de ilhas que se estende de norte a sul. Portanto, o país abrange muitos climas, do subártico no norte, passando pelo clima temperado, até o subtropical, no sul. O cenário muda bastante em cada uma das quatro estações.

Área: Cerca de 378.000 km2

População: Cerca de 128 milhõesExtensão (norte a sul): Cerca de 3 mil kmExtensão (leste a oeste): Cerca de 3 mil kmZona costeira: Cerca de 34 mil km

Quase 3 / 4 do Japão são formados demontanhas. A maioria das pessoas vivemnas planícies formadas na base dasmontanhas ou próximo aos rios, e ascidades são muito populosas. As mudançasde temperatura são suaves e graduais. Overão começa com um período de chuvasde seis semanas, e muitas áreas têminvernos com neve.

Rio ShinanoRio mais longo do Japão (367 km) A maioria dos rios japoneses têm corrente forte, e são usados para geração hidrelétrica, além de serem vias de transporte fluvial. O Rio Shimano corre por uma zona rural muito bonita, e é um destino bastante popular para atividades de lazer como passeios de barco e pesca.

Lago BiwaMaior lago do Japão (670 km2)O Japão tem um grande número de lagos, de todos os formatos e tamanhos. Além de ser o maior deles, o lago Biwa tem uma das paisagens mais bonitas, e é um ótimo lugar para fazer um passeio de barco ou de jet ski.

Monte FujiMontanha mais alta do Japão (3.776 m)O Japão tem muitos vulcões, e o MonteFuji é um deles. Sua última erupçãoocorreu há 300 anos. Muitas pessoasescalam o Monte Fuji até o seu cumepara ver o primeiro nascer do sol do ano-novo.

Hokkaido

Honshu

Shikoku

Kyushu

Okinawa

Minamitorishima

Tóquio

Oceano Pacífico

Mar do Japão

Mar da China Oriental

Pantanal de KushiroO maior pantanal do Japão (18.300 ha)As áreas pantanosas do Japão abrigammuitas espécies de plantas e animaisraras e protegidas. Kushiro é famosopelos rios cristalinos, que podem sernavegados com canoas.

A Vida na CidadeO Japão tem muitas cidades grandes, e 12 delas têm populações com mais de um milhão de pessoas. É muito conveniente viver em uma cidade – há ônibus e trens para o transporte, e muitas lojas e lugares interessantes para visitar.

Minha CidadeEla tem uma grande estação de trem, e também há metrôs e ônibus. É um lugar muito conveniente para se viver, já que o comércio próximo à estação tem tudo o que precisamos. Eu posso caminhar para qualquer lugar, exceto em viagens, quando vamos no carro da nossa família.

Arranha-céusEm cidades com grandes populações como Tóquio, há muitos arranha-céus. Eles geralmente têm escritórios, lojas de departamentos, hotéis, e, algumas vezes, apartamentos.

EscolasNas cidades, a maioria das crianças podem caminhar de casa até a escola da vizinhança. As escolas também servem como centros de evacuação,no caso de um desastrecomo um terremoto.

KobanO koban é o nome de um tipo

especial de mini estação de polícia do Japão. Se você se

perder em uma cidade, geralmente há um koban por perto, onde você pode pedir

informações.

Serviço de entregasO sistema de entregas nacional do Japão chama-se Takuhaibin. Há diversas empresas que transportam quase qualquer coisa e que podem entregar a encomenda até o dia seguinte.

Casa familiar

Castelo

Parque

Restaurante

Estação de Bombeiros

Conjuntos Habitacionais

Postos de Correios

As cidades modernas do Japão cresceram bastante no período de aceleradodesenvolvimento econômico após o fim da Segunda Guerra Mundial. Subúrbiosse formaram para abrigar o número crescente de pessoas se mudando paratrabalhar nas cidades. O fluxo de pessoas do campo para a cidade continua, masagora há uma tendência contrária: graças à conveniência dos automóveis,muitas pessoas aposentadas estão se movendo para o interior.

Perto da EstaçãoPróximo à maioria das estações de trem, você encontra prédios com lojas, restaurantes e espaços de lazer como salas decinema.

Hora do RushCidades grandes têm muitas linhas ferroviárias, e os trens ficam muito cheios na hora de alto movimento, quando todos estão indo para o trabalho ou para a escola.

Essas lojas abrem todos os dias, 24 horas por dia, vendendo comida e tudo o que é necessário no cotidiano. Pode-se até mesmo pagar suas contas aqui, ou usar o caixa eletrônico para sacar dinheiro do banco.

Estação de Trem

Prédio de Apartamentos

Fábrica

Lojas de Conveniência

Hospital

Moradia, Comida e roupas

QuimonoAntigamente, os japoneses usavam quimonos todos os dias. Atualmente,nós normalmente usamos roupas ocidentais, e reservamos os quimonospara eventos especiais e festivais. Nós também usamos quimonos paraparticipar de atividades culturais tradicionais como danças japonesas,produção de arranjos florais e cerimônias do chá.

Comida JaponesaUma refeição em família típica (foto inferior à direita) temtrês partes: uma tigela de arroz, sopa missô e algunscomplementos. O sushi (foto de cima) e o tempurá(inferior à esquerda) agradam pessoas de todas as idades.No lanche, normalmente comemos bolinhos de arrozonigiri (ilustração à direita).

Casa JaponesaEm uma casa japonesa tradicional, é permitido sentar no chão coberto de tatame. O mesmo cômodo pode se transformar em uma sala de jantar apenas com uma mesa, ou em um quarto, com alguns futons para dormir. Casas modernas podem ter quartos com tatame e quartos em estilo ocidental, mas todo mundo ainda tira os sapatos ao entrar pela porta.

Tire os sapatos antes de entrar

Estudo

Nós usamos hashis para comer em tigelas

A forma como vivemos hoje no Japão é uma mistura dos costumes tradicionais japoneses e dos hábitos ocidentais modernos. Você pode ver essas influências no que comemos, nas nossas casas e em como nos vestimos.

Roupas

Comida

Moradia

EscolaEu estudo em uma escola do Ensino Fundamental. No Japão, nós começamos a estudar com seis anos, e o Ensino Fundamental leva seis anos para ser concluído. Além das aulas, há muitas outras formas de aprendermos.

Refeições EscolaresO almoço é fornecido pelaescola, e todo mundocome junto. O menu mudatodos os dias, mas ésempre saudável ebalanceado. As crianças serevezam para servir asrefeições e recolher ospratos.

AulasCada turma tem entre 30 e 40 alunos. Além de LínguaJaponesa, Matemática, Educação Cívica e Ciência, as aulasincluem Música, Artes, Educação Física, Língua Inglesa eEconomia Doméstica. Lições de casa e testes periódicos sãodesenvolvidos para estimular as habilidades dos alunos.

Dia dos EsportesNo dia dos esportes,familiares vão à escolapara apoiar as crianças etorcer por elas emcompetições. Mas não éum dia só para esportes –os alunos também seapresentam em peçasteatrais e danças.

Visitas a fábricasVisitas a fábricas e outrasinstalações da região ajudam osalunos a compreender como asociedade trabalha. É sempreinteressante ver a fabricação deprodutos como doces eautomóveis. Nessas ocasiões, osalunos podem vivenciar coisas quenão seriam possíveis de seaprender em sala de aula.

ExcursõesNo outono e na primavera, quando o clima estáagradável, as crianças no Ensino Fundamentalparticipam de excursões para locais famosos eprédios históricos. Todos trazem um almoço feitoem casa, o obento.

O ano letivo no EnsinoFundamental tem início em abril etermina em março do anoseguinte. Há três períodos deférias escolares: no verão, noinverno e na primavera. Ascerimônias de início de ano sãorealizadas em abril, e asformaturas são em março.

Três tipos de alfabetos são usadas para escrever em Japonês: kanji, hiragana e katakana. Os caracteres kanji foram importados da China no século 5, e a partir deles os japoneses desenvolveram o hiragana e o katakana .

Idioma

東京(とうきょう/TOKYO)Estações de trem são escritas em kanji, hiragana e em Inglês, para facilitar a leitura para todos.

SakuraSakura significa “flor de cerejeira”, e é a flor mais adorada pelos japoneses. Em kanji, sakura escreve-se dessa forma:「桜」. Em hiragana, escreve-se 「さくら」, e em katakana,「サクラ」. O Japonês pode ser escrito da direita para a esquerda ou de cima para baixo.

KanjiOs primeiros kanjis foram criados como pequenas representações de cada palavra, mas hoje eles não são mais assim. A escrita cotidiana do Japonês moderno utiliza cerca de 2 mil kanjis.

こんにちは ありがとう

さようなら

Pessoas e lugares estrangeirosO Katakana é usado para escrever palavrasimportadas de outras línguas, e também para osnomes de pessoas e lugares de outros países.

ニューヨークNew York

シェークスピアShakespeare

クレオパトラCleopatra

チョコレートChocolate

タージ・マハルTaj Mahal

パスタPasta

Tabela do Hiragana e KatakanaOs sons usados na Língua Japonesa podem ser escritos com 46 caracteres, além de marcadores de mudança de pronúncia (por exemplo, de ka para ga). Cada caractere representa um som, geralmente formado pela combinação de uma consoante e uma vogal.

HiraganaKatakanaLeitura fonética no alfabeto romano

HiraganaKatakanaLeitura fonética

Olá Obrigada

Tchau

SOL

ÁRVORE

MONTANHA

PESSOA

PÁSSARO

LUA

Dias Festivos

O Japão tem quatro estações bem definidas, que são celebradas com muitas tradições. Toda a família participa e se diverte bastante.

Dia das CriançasNo dia 5 de maio, as famíliaspenduram nos seus jardins umconjunto de koinobori, como sãochamados grandes peixes de tecido.Eles representam a carpa, um peixeforte que luta para subir a corrente.Por isso, as bandeiras simbolizamcrianças fortes e saudáveis.

Hina Matsuri (Festival das Bonecas)Esse festival é realizado no dia 3 de março pararezar pela saúde de jovens meninas. Nesta época,as famílias decoram a casa com um conjunto debonecas vestidas em lindas roupas tradicionais.

Shogatsu (Ano-novo)A maioria das empresas e lojas ficam em recesso de ano-novo até o dia 3 de janeiro. As famílias japonesas celebram o início

do ano com refeições especiais e tradições para rezar pela saúde e pela felicidade.

Tanabata (Festival das Estrelas)No dia 7 de julho, as pessoas escrevem seus desejos em longas tiras de papel colorido, e depois amarram os pedidos em bambus, que decoram as ruas durante esse festival. Algumas regiões comemoram o Tanabata um mês depois, em agosto.

Fogos de artifícioO Japão é famoso pelos grandiososespetáculos de fogos de artifício de verão,muitos exibidos às margens de rios ou do mar.Os maiores eventos duram mais de uma hora,iluminando o céu noturno com mais de 5 milexplosões multicoloridas.

Tsukimi (Apreciação da Lua)A Lua cheia é mais bonita no outono, e aspessoas fazem festas para aproveitar essavista. Os locais de observação sãodecorados com longos ramos de susuki etodos comem bolinhos de arroz dango(redondos e brancos, eles lembram a Lua).

Festivais de OutonoOutono é época de colheita, e em todo o Japão há festivais dedicados à produção daquele ano. Cada comunidade oferece um desfile às entidades locais, carregando santuários mikoshi pela vizinhança.

Primavera Verão

OutonoInverno

Setsubun (Ritual de jogar soja)Esse é um costume antigo realizado no dia 3 defevereiro para afastar os maus espíritos no inícioda primavera. Um membro da família usa umamascara vermelha que representa um demônioou oni, e todos jogam grãos de soja nele, até queele seja expulso da casa.

CulturaA cultura japonesa é diferente de muitas formas: ela inclui a cultura tradicional, como o kabuki e a cerimônia do chá, mas também a cultura moderna, como videogames e anime.

KawaiiPode-se dizer que a expressão “kawaii” (quebonitinho!) resume a cultura pop japonesa. Jovensde todo o mundo seguem os adoráveis tipos demoda kawaii do Japão.

AnimeNão há nada mais empolgante e divertido do queanime. Você sabia que a maioria das histórias dosanimes que você vê em cinemas e na TV em todo omundo têm origem no mangá e nos jogos doJapão?

NôO Nô é um dos mais antigos tipos de teatro japonês.As histórias são contadas por atores vestidos emfigurinos coloridos e máscaras, acompanhados demúsica.

VideogameVideogames divertidos, feitos para jogar sozinhoou com amigos e familiares são frequentementecriados no Japão. Jogadores de todo o mundoacompanham as notícias dos últimos lançamentos.

PersonagensCrianças japonesas – e adultos também – sãograndes fãs dos animais e personagens fofos deanimes e mangás. Esses personagens estampamdesde camisetas a embalagens de doces.

KaraokêCom uma máquina de karaokê tocando a música,você pode se tornar um astro da música pop ecantar com sua família e seus amigos.

CosplayCosplay é incorporar um personagem, com fantasiae apresentações. Fãs de anime criam trajes incríveise se vestem como seus personagens favoritos emeventos e convenções.

SumôOs japoneses adoram todos os tipos de esportes,mas o antigo e tradicional sumô é especial para eles.Os lutadores famosos têm muitos adimiradores nopaís.

Arquitetura em MadeiraPrédios japoneses são tradicionalmente feitos de madeira, com técnicas especiais de carpintaria. Nossas estruturas mais antigas são bem preservadas. Um templo japonês é atualmente o prédio de madeira mais antigo do mundo.

LacaA laca japonesa era tão famosa que os ingleses antigamente chamavam esses objetos apenas de “Japão”. Utensílios de laca são frequentemente usados em casa, mas a técnica também é usada para fazer lindas e valiosas obras de arte.

Ukiyoe (xilogravura)Artistas japoneses desenvolveram essa técnica deImpressão em gravura no século 18. Depois queartistas ocidentais descobriram o ukiyoe, eleinfluenciou fortemente o Impressionismo Francêsdo século 19.

Ikebana (Arte Floral)Há mais de 400 anos, a arte do ikebana ainda traz lições importantes sobre a natureza, a vida e a beleza, conforme aprendemos a fazer arranjos com flores da estação segundo seus conceitos filosóficos.

©1976, 2013 SANRIO CO.,LTD.

Nós praticamos todos os tipos de esportes no Japão. Eu adoro futebol, e a minha irmã está aprendendo a andar de skate. O maior passatempo do meu avô é o budo, como são chamadas as artes marciais do Japão.

Esportes

SumôO sumô é um tipo de luta que tem mais de mil anos. Os lutadores usam apenas grandes cinturões de tecido e um penteado ao estilo antigo.

JudôO Judô é um esporte olímpico, e é o budo japonês mais conhecido. Como todo o budo tradicional, o judô te ensina a respeitar os outros, e treina o espírito do atleta.

KyudoO kyudo é um tipo antigo de arco e flecha, que usaarcos tradicionais. Ele é conhecido por desenvolver aconcentração e a força de vontade. Também hácompetições, nas quais os arqueiros montados emcavalos tentam acertar alvos.

CaratêO Caratê tem origem na antiga Okinawa, aprovíncia localizada mais ao sul do Japão. Oslutadores de Caratê treinam técnicas de socos echutes ao praticar sequências de movimentoschamadas kata.

Skate Pesca

Beisebol

Patinação Artística

Surfe

Vôlei

Futebol

Golfe

Maratona

KendôO kendo teve início como um sistema para quesamurais treinassem suas técnicas de luta comespada. Ele é praticado com espadas de bambuespeciais, e com roupas de proteção.

HistóriaA história do Japão pode ser dividida em seis períodos principais, cada um com uma cultura muito diferente.

Da caça para o cultivo de arrozAté o fim do século 6

Estado Centralizado: Aristocraciado século 7 ao 12

No início, o povo do arquipélago japonêsdependia da caça. Mais tarde, elesdesenvolveram métodos para cultivar o arroz epassaram a viver em assentamentos. Gruposdessas comunidades formaram estados muitopequenos. Eventualmente, eles se uniriam paraformar um único país.

Um sistema de governo foi formalmente definido,centrado no Imperador. Quioto, a nova capital, cresceue se tornou uma grande cidade, onde a culturaaristocrática floresceu na corte da nobreza.

A ascensão dos samurais:

Guerras civisDo século 13

ao final do século 16

A partir do século 12, o Japão feudal passou a sercomandado por um grupo de chefes guerreirosconhecidos como xoguns. No fim do século 15,os clãs começaram a lutar pelo domínio dasterras e a nação entrou em um longo período deguerras civis.

Fim do isolamento:O Japão se torna umanação modernaSegunda metadedo século 19 à primeirametade do século 20

Quando a paz finalmente foi restaurada, oshogun moveu o governo para Edo (antigonome de Tóquio) e quase 300 anos deestabilidade se seguiram, trazendoprosperidade para os comerciantes e para apopulação. Durante esses anos, o Japão seguiuuma política de isolamento do mundo.

Sob a pressão da Europa e dos EUA, o Japão encerrou o seu isolamento e abriu seu comércio para o mundo. O reinado do shogun havia terminado. O Japão passou a importar ideias e culturas ocidentais e construiu um Estado moderno. Esse período se encerrou com as duas Guerras Mundiais.

Pós-guerra até o presenteA partir da segunda metade do século 20

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japãoadotou uma constituição nova e democrática.Por meio do desenvolvimento de indústriasestratégicas, o Japão alcançou um crescimentoeconômico notável, tornando-se uma nação ricacom seu próprio programa de apoio eassistência internacional.

WAKAYAMA PREFECTURAL MUSEUM

YOKOHAMA ARCHIVES OF HISTORY

TOKYO METROPOLITAN ARCHAEOLOGICAL CENTER

Paz restaurada: prosperidade para a classe comerciante

Do século 17 à primeirametade do século 19

A Constituição do Japão é baseada no princípio da separação de poderes. Os três poderes independentes do governo – Legislativo, Judiciário e Executivo – se apoiam e asseguram os direitos e a liberdade do povo, protegendo-o contra abusos do poder político.

Governo e Relações Internacionais

Dieta NacionalOs membros da Dieta Nacional debatem e aprovam as leis da nação. A Dieta tem duas câmaras: a Câmara dos Representantes e a Câmara dos Conselheiros. Todos os membros são eleitos pelo povo nas eleições nacionais.

TribunaisO papel dos tribunais é proteger osdireitos dos cidadãos e preservar a pazna sociedade. Eles resolvem disputas deacordo com as leis e a Constituição, edeterminam culpa ou inocência emcasos criminais.

GabineteO Gabinete é a parte do governoque executa as decisões tomadaspela Dieta Nacional. Ele écomposto pelo primeiro-ministro epelos ministros de estado,encarregados dos diversosministérios do governo.

O Japão cumpre um papel ativo na Organização das Nações Unidas, empenhando-se para assegurar a paz e a estabilidade na comunidade

internacional. Além de manter relações bilaterais com nações individuais, o Japão contribui para a resolução de questões globais como membro do G8 e

do G20, e de várias estruturas regionais cooperativas.

Relações Internacionais

Meio ambiente e mudanças climáticasO Japão tem sido um influenciador ao ajudaroutras nações a aderir às medidas de reduçãode emissão de gases de efeito estufa quecausam o aquecimento global. O Protocolo deQuioto, adotado em 1997, foi um passoimportante nessa direção.

ODA e Auxílio de EmergênciaA ajuda do Japão para nações emdesenvolvimento é projetada de acordo coma situação de cada país, e inclui empréstimos,doações e transferência de tecnologia. Aexperiência do Japão em lidar com desastresnaturais é muito útil para o fornecimento deauxílio emergencial para outros paísesatingidos por desastres.

Cooperação Internacional pela Paz e Medidas AntiterroristasO Japão participa na manutenção da pazinternacional e na resolução de conflitos pormeio do envio de pessoal e de doações paraas missões de paz da ONU. O Japão tambémcoopera com outras nações em ações paraeliminar o terrorismo.

Intercâmbio CulturalProgramas de intercâmbio culturalapresentam a sociedade e a cultura doJapão a pessoas de todo o mundo,promovendo entendimento mútuo e aconstrução de boas relações com outrospaíses.

Cidadãos

Eleições

Opiniãodo júri

Executivo

Legislativo

Judiciário

Opiniãopública

O Japão é uma das nações industrializadas mais avançadas do mundo. Nesta seção, vamos mostrar algumas das várias tecnologias que destacam o Japão em relação ao resto do mundo.

Economia, Indústriae Tecnologia

SupercomputadorO supercomputador japonês “Kei” éum dos mais poderosos do mundo.Ele é capaz de fazer 10 quadrilhões(1016) de cálculos por segundo(“Kei” é a palavra em Japonês parao número 1016). Ele é usadoprincipalmente para cálculos dedados climáticos e de energia, parapesquisas médicas e para a previsãode desastres.

Shinkansen (trem-bala)Os trens da linha Shinkansen viajama mais de 200 km/h. O mais rápidoé o trem Hayabusa, que atinge 320km/h quando percorre a região deTohoku. Apesar dessasupervelocidade, esses trens sãomuito seguros, pontuais econfortáveis.

Cuidadores RobôsO Japão é pioneiro no desenvolvimento de robôs que logo poderão se mover como os humanos. Há uma grande demanda por esse tipo de robôs em fábricas e em canteiros de obra, e espera-se que os cuidadores robôs possam eventualmente assumir parte do difícil trabalho do cuidado de idosos.

Carros mais segurosOs automóveis japoneses são famosos em todo o mundo pela sua segurança, e eles continuarão ficando ainda mais seguros. Novas tecnologias continuam sendo desenvolvidas para equipar os veículos com sistemas de proteção que podem controlar o motor e os freios para evitar acidentes.

Câmeras DigitaisAs câmeras digitais japonesas estãoficando cada vez menores e maisleves. Mas, ao mesmo tempo, osavanços tecnológicos permitem queelas sejam mais inteligentes e fáceisde usar – atualmente, não é precisosaber nada sobre fotografia paratirar belas fotos.

O dinheiro japonês é chamado iene. Ele é uma das principais moedas do mundo, com uma grande influência na economia de outros países. Há notas de 1 mil, 2 mil, 5 mil e 10 mil ienes, além de moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 ienes. Tanto as notas quanto as moedas têm designs complexos que tornam a falsificação muito difícil.

Moeda

A principal cultura produzida no Japão éo arroz, mas também há muitosprodutores de legumes, frutas, carne elaticínios. A pesca no Japão inclui todosos tipos de peixe. Mas, como o Japãotem uma população grande para o seuterritório, grande parte dos alimentosconsumidos no país precisam serimportados.

Agriculturae Pesca

A força econômicado JapãoO Japão tem uma forte indústria, mas conta com poucos recursos naturais. Então, nós importamos matérias-primas e exportamos produtos industrializados. Algumas das principais indústrias são a de automóveis, a de máquinas de precisão, a de computadores e a de eletroeletrônicos. A economia do Japão é impulsionada pela inovação e pela habilidade técnica.

Todos nós queremos cuidar do meio ambiente, e sempre há novas formas de fazer isso. Os recursos são preciosos, e devemos fazer o nosso melhor para não desperdiçá-los.

Proteção aoMeio Ambiente

ReciclarEm vez de descartar as coisas

depois de usá-las, nós podemos recicla-las para obter o material que será

usado na fabricação de novos produtos. Garrafas, jornais e

roupas são algumas das coisas simples de reciclar.

ReduzirHá muitas formas de reduzir o

volume de lixo que a nossa casa produz e descarta. Por exemplo, podemos levar as

nossas próprias sacolas para o mercado, e evitar comprar

itens com muita embalagem.

ReutilizarUma forma de reutilizar coisas é não jogar fora uma garrafa vazia de detergente e enchê-la com o refil do produto. Se algo quebra, por que não consertar? E quando

as suas roupas ficam pequenas demais para você, alguém sempre

ficará feliz em usá-las.

“Mottainai”Essa é uma antiga expressão emJaponês que significa valorizar as coisase evitar o desperdício. A palavracombina tanto com os objetivos daconservação ambiental, que já existeum movimento para adotá-la como umslogan mundial.

ArborizaçãoHá projetos de arborização de todosos tipos e tamanhos. Eles promovemo replantio de árvores em florestasem montanhas, a criação de novosparques urbanos, o plantio deárvores ao longo de ruas, e atémesmo a criação de jardins emtelhados de prédios.

Casas InteligentesO desenvolvimento das casas

ecológicas do futuro tem avançado. Essas casas são criadas para gerar,

armazenar e gerenciar a sua própria energia.

Energia SolarOs japoneses adotaramrapidamente a energia solarcomo fonte limpa de energia.Muitas das casas têm seuspróprios painéis solares, e há,ainda, cidades que geram ecompartilham a sua própriaenergia solar.

Carros a energia solarO Japão é líder mundial na pesquisa e nodesenvolvimento de carros elétricos movidos a painéissolares. Quando esses carros se tornarem realidade,eles vão contribuir significativamente para a redução daemissão de CO2.

“Cool biz”Essa campanha promovida pelo governo encoraja os funcionários a deixar de lado os ternos e gravatas durante o verão. Se todos trabalharem com mangas curtas, o

ar condicionado pode ser usado em temperaturas mais altas, economizando

bastante energia.

Uso do calor dos resíduosOs resíduos são coletados e incinerados em usinas de tratamento de lixo. O calor gerado no processo é um recurso valioso, e usinas modernas disponibilizam essa energia para aplicações como o aquecimento de piscinas.

Lixo

Usina de tratamentode resíduos

Piscina aquecida