halita – naclrosa, vermelha, amarela, laranja, azul ou púrpura. cristais cúbicos, raramente...

3
HALITA– NaCl A halita é um haloide de distribuição restrita, mas mundial. É extremamente importante desde o Neolítico como minério de sal e, posteriormente, como base para obtenção de cloro. Quando se associa a sais de K e Mg constitui também minério destes elementos. Pode conter I, Br, Fe e O. Há uma variedade argentífera (Huantajayita). Pode apresentar fluorescência em vermelho sob luz ultravioleta de ondas curtas. A análise da halita sob Luz Transmitida é complicada pelo fato de ser solúvel em água (ver abaixo). As técnicas de Luz Refletida e Luz Oblíqua não se aplicam. 1. Características: Sistema Cristalino Cor Hábitos Clivagem Cúbico hexaoctaédrico Incolor, branca, pode ser rosa, vermelha, amarela, laranja, azul ou púrpura. Cristais cúbicos, raramente octaedros, podem ser esqueletais e cavernosos (“hopper”) Raramente granular, maciço, compacto.. {001} perfeita Tenacidade Quebradiça Maclas Fratura Dureza Mohs Partição Em {111} em cristais artificiais. Conchoidal 2,5 não Traço Brilho Diafaneidade Densidade (g/cm 3 ) Branco Vítreo Transparente 2,168 2. Geologia e depósitos: Halita é um mineral característico de evaporitos, que são rochas bioquímicas e químicas formadas tanto a partir da água de lagos salgados como a partir da água do mar. Uma vez depositados em camadas e soterrados a grandes profundidades, há condições para a formação de domos de sal, que constituem as principais jazidas de sal do planeta. Sal é um minério estratégico desde tempos Neolíticos. Domos de sal podem aflorar em superfície, formando fontes salgadas (como um caso na Alemanha) ou mesmo formar “geleiras” de sal descendo a montanha, quando em climas áridos (como duas ocorrências no Irã). Halita, na forma de cristais, inclusive cúbicos, ocorre em inclusões fluídas polifásicas de vários minerais diferentes. Pode estar incluso em outros minerais de grau metamórfico médio. Ocorre como sublimados vulcânicos, como eflorescência e em cavernas. 3. Associações Minerais: Em evaporitos associa-se a gipso, anidrita, silvita, carnallita, argilominerais, polyhalita, kieserita e kainita. Também ocorre com leonita - K2Mg(SO4)2.4H2O, nahcolita - NaHCO3, trona - Na3H(CO3)2.2H2O, picromerita - K2Mg(SO4)2.6H2O e burkeita - Na6(CO3)(SO4)2 .

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HALITA – NaClrosa, vermelha, amarela, laranja, azul ou púrpura. Cristais cúbicos, raramente octaedros, podem ser esqueletais e cavernosos (“hopper”) Raramente granular, maciço,

HALITA– NaCl A halita é um haloide de distribuição restrita, mas mundial. É extremamente importante desde o Neolítico como minério de sal e, posteriormente, como base para obtenção de cloro. Quando se associa a sais de K e Mg constitui também minério destes elementos.

Pode conter I, Br, Fe e O. Há uma variedade argentífera (Huantajayita). Pode apresentar fluorescência em vermelho sob luz ultravioleta de ondas curtas.

A análise da halita sob Luz Transmitida é complicada pelo fato de ser solúvel em água (ver abaixo). As técnicas de Luz Refletida e Luz Oblíqua não se aplicam.

1. Características: Sistema Cristalino Cor Hábitos Clivagem

Cúbico hexaoctaédrico

Incolor, branca, pode ser rosa, vermelha, amarela, laranja, azul ou púrpura.

Cristais cúbicos, raramente octaedros,

podem ser esqueletais e cavernosos (“hopper”) Raramente granular, maciço, compacto..

{001} perfeita

Tenacidade

Quebradiça

Maclas Fratura Dureza Mohs Partição

Em {111} em cristais artificiais.

Conchoidal 2,5 não

Traço Brilho Diafaneidade Densidade (g/cm3)

Branco Vítreo Transparente 2,168

2. Geologia e depósitos:

Halita é um mineral característico de evaporitos, que são rochas bioquímicas e químicas formadas tanto a partir da água de lagos salgados como a partir da água do mar. Uma vez depositados em camadas e soterrados a grandes profundidades, há condições para a formação de domos de sal, que constituem as principais jazidas de sal do planeta. Sal é um minério estratégico desde tempos Neolíticos.

Domos de sal podem aflorar em superfície, formando fontes salgadas (como um caso na Alemanha) ou mesmo formar “geleiras” de sal descendo a montanha, quando em climas áridos (como duas ocorrências no Irã).

Halita, na forma de cristais, inclusive cúbicos, ocorre em inclusões fluídas polifásicas de vários minerais diferentes. Pode estar incluso em outros minerais de grau metamórfico médio.

Ocorre como sublimados vulcânicos, como eflorescência e em cavernas. 3. Associações Minerais:

Em evaporitos associa-se a gipso, anidrita, silvita, carnallita, argilominerais, polyhalita, kieserita e kainita.

Também ocorre com leonita - K2Mg(SO4)2.4H2O, nahcolita - NaHCO3, trona - Na3H(CO3)2.2H2O, picromerita - K2Mg(SO4)2.6H2O e burkeita - Na6(CO3)(SO4)2 .

Page 2: HALITA – NaClrosa, vermelha, amarela, laranja, azul ou púrpura. Cristais cúbicos, raramente octaedros, podem ser esqueletais e cavernosos (“hopper”) Raramente granular, maciço,

4. MICROSCOPIA DE LUZ TRANSMITIDA: A confecção de lâminas delgadas de evaporitos, constituídos por minerais dos quais muitos são solúveis em água, precisa ser realizada com cuidados especiais, usando óleo mineral durante o desbaste, o que dificulta muito o processo. Uma vez pronta a lâmina, precisa ser lavada com álcool e coberta imediatamente com uma lamínula para evitar que a umidade do ar dissolva a halita. Mesmo assim, é possível que a umidade do ar dissolva a halita aos poucos, na escala de meses e anos, penetrando lateralmente na lâmina delgada, entre lâmina e lamínula, ao longo da camada de cristais de halita.

Índices de refração: n: 1,5443

ND Cor / pleocroísmo: incolor. Se o sal apresentar cor, pode apresentar pleocroísmo fraco devido a tensões sofridas.

Relevo: baixo

Clivagem: geralmente não é visível

Hábitos: Cubos, maciço,

NC Birrefringência e cores de interferência:

isótropo. Pode ser apresentar fracamente anisótropo devido a tensões.

Extinção, Sinal de Elongação, Maclas e Zonação: não.

LC Caráter: isótropo Ângulo 2V: isótropo

Alterações: sem informações.

Pode ser confundida com: como halita é o único mineral comum de sequencias evaporíticas que é cúbico, sua isotropia é altamente diagnóstica.

Halita em cristais cúbicos (centro das imagens) incolores a ND (esquerda) e isótropos a NC (direita), com gipso (NC: cinza) e anidrita (NC: colorida). Na imagem a NC, cores escuras no topo são de um material em posição de extinção.

Page 3: HALITA – NaClrosa, vermelha, amarela, laranja, azul ou púrpura. Cristais cúbicos, raramente octaedros, podem ser esqueletais e cavernosos (“hopper”) Raramente granular, maciço,

Versão de março de 2020

Halita a ND em um minério de sal. À esquerda um cristal cúbico grande. À direita, um agregado de grãos irregulares, alguns (direita em baixo) tendendo a cúbicos. Observa-se que o sal é muito impuro, com materiais pretos (carbonosos?). À NC a halita é completamente isótropa, apenas com alguns flocos luminosos que são de anidrita, que aqui ocorre associada.

Inclusões fluidas são muito comuns, abundantes, podem ocorrer isoladas ou formando alinhamentos (imagem da esquerda), ocorrem vários tamanhos. Muitas são redondas, outras tendem a formatos cúbicos e muitas podem ser bifásicas, preenchidas com um líquido e uma bolha redonda de gás (imagem da direita). Imagens a ND, a NC a halita é completamente isótropa (preta).