habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de habitação é o setor...

9
Habitação de interesse social, políticas públicas e desempenho municipal: o caso de Marau-RS Wagner Mazetto de Oliveira (1) Bianca Carolina Pedrolo Henicka (2) Nelita Pretto (3) Adriana Gelpi (4) Rosa Maria Locatelli Kalil (5) (1)Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected] (2) Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected] (3) Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected] (4) Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected] (5) Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected] Resumo: Este trabalho faz parte da pesquisa que aborda a habitação de interesse social como politica pública brasileira, observando a disponibilidade de recursos federais para as cidades de pequeno e médio porte. A pesquisa é realizada em cidades-pólo da Região da Produção do Rio Grande do Sul, quais sejam, Passo Fundo, Carazinho e Marau, e tem por objetivo pesquisar a forma com que os programas habitacionais são implementados nestas cidades. O enfoque dado no presente trabalho se consolida no município de Marau, a partir de levantamentos documentais, de campo e com informantes qualificados. Encontra-se como resultado o diagnóstico da inserção desses programas no município, analisando a tipologia habitacional, morfologia do local e a qualidade da infraestrutura urbana nos núcleos habitacionais dessa cidade. Percebe-se, ainda, o lento desenvolvimento da relação núcleo habitacional e infraestrutura urbana, dificultando a inserção social dos núcleos ao centro da cidade. Palavras-chave: Habitação social. Políticas habitacionais. Município de Marau. Abstract: This work is part of the research that approaches the social housing as Brazilian public policy, noting the availability of federal funds to small and medium-sized cities. The research is performed on Regional Production of Rio Grande do Sul hub-cities, namely, Passo Fundo, Carazinho and Marau, and aims to research the way that housing programs are implemented in these cities. The approach taken in this work is consolidated in the municipality of Marau, from surveys documentary field and qualified informants. It is diagnosed as a result of integration of these programs in the city, analyzing housing typology, morphology, location and quality of urban infrastructure in housing units of that city. It is clear, yet, the slow development of the nuclear housing and urban infrastructure, hindering social integration of core to the city center Keywords: Social housing. Housing policies. Marau municipality.

Upload: vuthuy

Post on 26-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

Habitação de interesse social, políticas públicas e desempenho municipal: o caso de Marau-RS

Wagner Mazetto de Oliveira (1) Bianca Carolina Pedrolo Henicka (2) Nelita Pretto (3) Adriana Gelpi (4) Rosa Maria Locatelli Kalil (5)

(1)Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected]

(2) Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected]

(3) Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected]

(4) Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected]

(5) Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. E-mail: [email protected]

Resumo: Este trabalho faz parte da pesquisa que aborda a habitação de interesse social como

politica pública brasileira, observando a disponibilidade de recursos federais para as cidades

de pequeno e médio porte. A pesquisa é realizada em cidades-pólo da Região da Produção do

Rio Grande do Sul, quais sejam, Passo Fundo, Carazinho e Marau, e tem por objetivo pesquisar

a forma com que os programas habitacionais são implementados nestas cidades. O enfoque

dado no presente trabalho se consolida no município de Marau, a partir de levantamentos

documentais, de campo e com informantes qualificados. Encontra-se como resultado o

diagnóstico da inserção desses programas no município, analisando a tipologia habitacional,

morfologia do local e a qualidade da infraestrutura urbana nos núcleos habitacionais dessa

cidade. Percebe-se, ainda, o lento desenvolvimento da relação núcleo habitacional e

infraestrutura urbana, dificultando a inserção social dos núcleos ao centro da cidade.

Palavras-chave: Habitação social. Políticas habitacionais. Município de Marau.

Abstract: This work is part of the research that approaches the social housing as Brazilian

public policy, noting the availability of federal funds to small and medium-sized cities. The

research is performed on Regional Production of Rio Grande do Sul hub-cities, namely, Passo

Fundo, Carazinho and Marau, and aims to research the way that housing programs are

implemented in these cities. The approach taken in this work is consolidated in the

municipality of Marau, from surveys documentary field and qualified informants. It is

diagnosed as a result of integration of these programs in the city, analyzing housing typology,

morphology, location and quality of urban infrastructure in housing units of that city. It is

clear, yet, the slow development of the nuclear housing and urban infrastructure, hindering

social integration of core to the city center

Keywords: Social housing. Housing policies. Marau municipality.

Page 2: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

1. INTRODUÇÃO

A Região do Conselho de Desenvolvimento da Produção – Corede Produção - é composta por 23 municípios com área territorial total de 6.780,9 km², localizados no norte do Rio Grande do Sul. Em decorrência da expulsão das populações da área rural pela mecanização agrícola e reestruturação fundiária, a região sofre reestruturação produtiva em nível regional, deslocando o foco da produção do setor agropecuário para os setores de comércio, indústria e da prestação de serviços (KALIL et al., 2012).

Um dos municípios com maior grau de urbanização e desenvolvimento é o município de Marau. O município concentra grande número de indústrias, a maioria do ramo de agroindústrias, alimentícias e metal-mecânica, atraindo população pela oferta de trabalho e renda. Segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), o município de Marau localiza-se na Região do Planalto médio do Estado do Rio Grande do Sul e pertence à microrregião de Passo Fundo, que é composta por 26 municípios. De acordo com o Censo de 2010, a população residente correspondia a 36.364 habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,774 e a taxa de urbanização a 85,1% (PNDU, 2013).

Com base nesse panorama, tem-se por objetivo diagnosticar os conjuntos habitacionais com aporte de recursos federais no município de Marau, no período de 1998 a 2012.

2. METODOLOGIA

A primeira etapa baseia-se na coleta de dados parciais através da realização de visitas técnicas em alguns núcleos habitacionais do município de Marau. Nessas visitas foram realizados levantamentos de dados preliminares, fotografias e anotações diversas.

Para a segunda etapa da pesquisa foram feitas entrevistas com representantes das Secretarias de Habitação e Serviço Social dos municípios de abrangência da pesquisa, de construtoras locais e do agente financeiro dos Programas Habitacionais do governo Federal: Caixa Econômica Federal – Superintendência Norte Gaúcho.

A continuidade desse trabalho se dará com a análise dos condicionantes presentes na inserção do núcleo habitacional no espaço urbano.

3. RESULTADOS SOBRE O MUNICÍPIO DE MARAU

3.1. Política habitacional

Conforme dados do PLHIS, “Marau é caracterizado por ser um município predominantemente urbano. Na década de 1990, esta taxa evoluiu 11,4 pontos percentuais, passando de 69,4% para 80,6%.No período de 2000 a 2007, sua taxa de urbanização evoluiu 4,5 pontos percentuais, apresentando assim uma diminuição no ritmo de crescimento da população urbana” (2010, p. 30).

Entre os anos de 1995 e 2001, o investimento em habitação e urbanismo no município de Marau ficou entre 9,25 e 16,98% do total da despesa realizada em cada ano. Os valores destinados oscilaram bastante durante esses anos, destacando-se os anos de 1996 e 2000, nas quais se verificam os níveis mais altos de investimento.

A gestão da política de habitação social de Marau é realizada na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que possui os departamentos de Assistência Social e de Habitação. O Departamento de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do Fundo Municipal da Habitação, (b) acompanhamento às sociedades e cooperativas habitacionais em busca de soluções aos problemas do município; (c) gerenciamento de programas habitacionais, coordenação de projetos habitacionais para pessoas de baixa renda junto aos órgãos da esfera estadual, federal e da iniciativa privada; (d) regularização de obras irregulares ou clandestinas para famílias de baixa renda. (PMM, 2005 apud SPANNENBERG, 2006).

Page 3: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

As ações do Departamento de Habitação estão centradas no cadastramento de famílias por meio do Cadastro Único, que estabelece o perfil das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza para todas as políticas e programas sociais governamentais, limitado em renda familiar em R$1.600, totalizando cerca de 2.994 famílias. Considerando que os programas habitacionais para baixa renda admitem famílias com até 3 salários mínimos de renda familiar (R$2.034,00 em 2013), a secretaria realiza também cadastro específico de habitação, constatando cerca de 2.400 famílias com precariedade habitacional buscando acesso às políticas públicas, para o qual está sendo realizado mapeamento das demandas (lote, habitação, melhorias e outras).

Atualmente, o setor habitacional de Marau está sendo reestruturado, pois muitos dados foram perdidos nas transições de Governos. Segundo entrevista com a secretária de desenvolvimento social, um dos maiores problemas de gestão no setor habitacional é a falta de continuidade dos investimentos/levantamentos quando há a troca de governos.

A alta valorização fundiária no município é outro fator que dificulta a implantação de programas habitacionais, principalmente a adesão ao Programa Crédito Solidário (FDS) e ao Fundo de Arrendamento Familiar (FAR). Não há áreas disponíveis para compra e implantação de programas para as faixas de mais baixa renda.

A principal adesão a programas habitacionais do município é feita junto ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A facilidade de adesão a esse programa decorre da parceria com as construtoras e incorporadoras existentes no município, que projetam os conjuntos habitacionais para que a Secretaria de Assistência Social indique famílias com renda per capita dentro dos padrões estabelecidos pelo Programa para serem contempladas nos projetos habitacionais da Caixa.

No ano de 2013, iniciaram-se estudos para a aquisição de novas áreas e implantação de infraestrutura e equipamentos comunitários nos conjuntos habitacionais já existentes.

Nesta etapa, onde foram feitos levantamentos gerais sobre os conjuntos habitacionais existentes no município, os quais totalizaram 285 unidades habitacionais (tabela 1). Após serão sistematizadas as informações sobre as características de cada conjunto. Analisam-se os condicionantes presentes na inserção do núcleo habitacional no espaço urbano, tais como a presença de equipamentos urbanos (escolas, creches, hospitais, áreas de lazer...), a tipologia habitacional (unidades isoladas, apartamentos, materiais e técnicas construtivas) a infraestrutura (vias, pavimentação, saneamento básico, transporte coletivo) e por último a análise da sustentabilidade em relação ao Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal.

3.1. Conjuntos habitacionais

Tabela 1. Conjuntos Habitacionais em Marau

Ano Núcleo hab./Programa Quantidade Valor Global(R$) 1998/ 2001

PSH-Loteamento Cohab- 3 18,916.80

2001 PSH Urbano 6 37,833.60 2000 PSH-Loteamento Casulo 14 88,278.40

2000 PSH Condo. Horizontal Santa Lúcia

14 88,278.40

2004/2005 Frei Adelar I - PMCMV 112 4.655.000,0 2010 Frei Adelar II - PMCMV 32 1.330.000,00 2009 Vida Nova - PMCMV 8 616.000,00 2010 Guadalupe - PMCMV 24 1.717.600,00 2008 Santo Expedito - PMCMV 48 3.752.000,00 2010 Libertá - PMCMV 12 960.000,00 2010 Portal Belo - PMCMV 12 960.000,00 Legenda: PMM: Prefeitura Municipal de Marau; PSH: Subsídio à habitação de interesse social; PMCMV: Programa Minha Casa Minha Vida.

Page 4: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

3.1.1 Loteamento Cohab

Localizado no Bairro Santo Expedito, o loteamento conta com 3 unidades habitacionais, sendo estas com uma área de 48,00 m². É integrante do Programa de subsídio a habitação de interesse social (PSH), a implantação do loteamento ocorreu no final do ano 2000.

FIGURA 1 – Planta baixa . Fonte: Prefeitura Municipal de Marau(2000).

FIGURA 2 – Unidade habitacional . Fonte: Prefeitura Municipal de Marau(2000).

Page 5: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

3.1.2 PSH urbano

Com unidades habitacionais no Bairro Fátima, Vila Angela Borella e no Bairro Santa Isabel, conta com 6 unidades no total, contendo uma área de 48 m² cada. A implantação dessas unidades ocorreu no ano de 2001, sendo estas com as mesmas diretrizes do Loteamento Cohab.

FIGURA 3 – Unidade habitacional . Fonte: Prefeitura Municipal (2001).

3.1.3 PSH Loteamento Casulo

Integrante do Programa de Subsídio a Habitação, o Loteamento Casulo é localizado no Bairro Fátima( um dos mais pobres da cidade de Marau), conta com 17 unidades habitacionais.

O atendimento a famílias que careciam de moradia própria ou em condições mais adequadas no município de Marau seguiu um processo que teve início com visitas a famílias que possuíam cadastro junto a Coordenadoria da Habitação, ou que foram indicadas pela Secretaria da Assistência Social do Município e pela EMATER-RS. Após, houve a seleção das mesmas com a aprovação do Conselho Municipal da Habitação, seguida da apresentação de documentos, etapa dificultada pela falta de carteira de identidade ou problemas no CPF. Posteriormente, na Prefeitura Municipal, preencheu-se uma ficha cadastral e de atribuição de renda da família, a fim de se firmar o contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$4.500,00 para cada uma.

O projeto popular padrão corresponde a uma área de 48,00 m². A obra iniciou com a limpeza e marcação do lote, seguido do nivelamento do terreno e marcação do esquadro da construção. As fundações utilizadas foram de concreto ciclópico, niveladas com tijolos maciços, e o embasamento foi arrematado com uma viga baldrame em concreto armado.

As paredes externas e do banheiro são em alvenaria de tijolos 6 furos, com argamassa de cimento, cal hidratada e areia no traço 1:2:8, arrematadas com uma cinta de concreto armado. Chumbados na concretagem da cinta, há esperas para amarração das tesouras da cobertura. As paredes internas são em madeira de pinus do tipo macho e fêmea. A cobertura foi executada com telhas de cimento amianto de 6,0 mm, com a inclinação indicada no projeto e madeiramento de pinus. Externa e internamente, as paredes em alvenaria receberão chapisco de cimento e areia no traço 1:3, emboço de cimento, cal e areia no traço 1:2:8 e reboco de cal e areia fina no traço 1:4 com adição de 100 kg de cimento para cada metro cúbico de argamassa. O forro e os beirais foram executados com lambris de encaixo macho e fêmea em madeira de pinus e espelhos em madeira de pinho. Sobre o contrapiso de concreto, o piso é de cimento alisado. As janelas são de correr, de ferro com grade, com vidros lisos de 3 mm de espessura, as portas externas são de ferro com basculante e as internas de madeira.

Page 6: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

Quanto às instalações hidrossanitárias, as instalações sanitárias foram executadas conforme a NB 7229 em tubos de PVC com junta soldável rígida e o sistema de tratamento é do tipo fossa/filtro e sumidouro, que será ligado à rede pública, quando esta existir. A água fria foi ligada à rede da CORSAN, já existente no local, também com tubos de PVC e junta soldável rígida. As instalações elétricas, alimentadas através da rede pública, foram executadas com as normas da RGE e ABNT. A pintura externa e interna consiste em uma demão de fundo preparador e duas demãos de tinta PVA. Já as esquadrias, forro e divisórias em madeira receberam uma demão de fundo e duas demãos de tinta a óleo.

FIGURA 4 – Unidades habitacionais do loteamento Casulo. Fonte: Prefeitura Municipal (2000).

3.1.4 PSH Condomínio horizontal Santa Lucia

Localizado no Bairro Santa Lúcia, o loteamento conta com 14 unidades habitacionais, sendo estas com uma área de 48,00 m². É integrante do Programa de subsídio a habitação de interesse social (PSH), que visou atender famílias que estavam em situação insalubre, com suas casas localizadas em áreas de risco ou em situação de desabamento. A implantação do loteamento ocorreu no final do ano 2000.

FIGURA 5 – Unidades habitacionais do condomínio. Fonte: Prefeitura Municipal (2000).

Page 7: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

3.1.5 Residencial Libertá

Localizado no Bairro COHAB, o residencial conta com 12 apartamentos, possuindo uma área de 52 m² cada. Integrante do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), o residencial foi implantado no ano de 2010. Os projetos foram elaborados de acordo com as normas da Prefeitura Municipal de Marau - RS, ficando a responsabilidade do projeto à ASJJ Incorporadora & Construtora Ltda, sendo seu responsável técnico o Engenheiro Civil Jandir Longo, CREA 53.956.

Edificação residencial em alvenaria, na qual as fundações são em estacas rotativas em concreto, as vigas de baldrame são contínuas e executadas em concreto armado com resistência de 20 Mpa. O prédio apresenta uma estrutura composta por pilares, vigas, escadas em concreto armado, e laje pré fabricadas de concreto. As formas foram de madeira de pinus ou pinheiro e o escoramento da estrutura foi feito com varas de eucaliptos. Os boxes dos banheiros e sacada foram impermeabilizados com manta impermeabilizante. As vigas de baldrame receberam impermeabilização superficial com hidroasfalto no mínimo com três demãos. As alvenarias dos blocos, tanto interna como externamente, foram executadas com tijolos de 06 furos, deitados, contrafiados e rejuntados com argamassa de cimento, cal e areia no traço 1:2:8, com espessuras estabelecidas no projeto arquitetônico. Toda a pavimentação das unidades residenciais tem revestimento de piso cerâmico, da marca Cristofoletti ou similar, com dimensões mínimas de 30x30 cm, assentes com argamassa industrializada (ASJJ, 2010).

Piso externo: na entrada do bloco de apartamento o piso é de concreto polido para acesso ao mesmo. Na parte dos boxes de estacionamento aberto foi colocada uma camada de brita n. 01. O restante da área do lote não utilizada, o terreno foi limpo e não recebeu nenhuma pavimentação. O passeio recebeu uma pavimentação de concreto desempenado (ASJJ, 2010).

FIGURA 6 – Planta baixa pavimento tipo. Fonte: ASJJ Construtora (2010).

Page 8: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

FIGURA 7 – Fachadas . Fonte: ASJJ Construtora (2010).

2. Conclusão e discussão preliminares

Os dados levantados nos municípios de Passo Fundo, Carazinho e Marau estão sendo organizados e analisados, sendo armazenados num banco de dados sobre empreendimentos habitacionais.

Neste trabalho com o enfoque principal de pesquisa no município de Marau, podemos tirar algumas conclusões preliminares do estudo, destacando os seguintes aspectos nas realizações habitacionais da década de 2000:

Os programas habitacionais passaram a ser realizados pelo governo municipal com aporte de recursos federais, entretanto falta de infraestrutura técnica e administrativa no setor habitacional do município impede o desenvolvimento e adesão aos programas habitacionais disponibilizados pelo Governo Federal.

A alta valorização fundiária no município dificulta a implantação de programas habitacionais, principalmente a adesão ao programa Programa Crédito Solidário (FDS) e Fundo de Arrendamento Familiar (FAR). A principal adesão a programas habitacionais do município é feita junto ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A facilidade de adesão a esse programa decorre da parceria com as construtoras e incorporadoras existentes no município.

Os núcleos habitacionais estão espalhados pela cidade, próximos a áreas já urbanizadas, aproveitando a infraestrutura urbana instalada. Nas tecnologias construtivas das unidades estão sendo utilizadas técnicas tradicionais, como o uso de sistema construtivo de paredes com alvenaria de blocos cerâmicos.

Existe uma grande preocupação com o entorno imediato do núcleo habitacional e com a estética do prédio, sendo que os conjuntos mais recentes estão recebendo urbanização mais completa, como sistema viário pavimento, iluminação pública e equipamentos comunitários.

Apesar do lento desenvolvimento de programas habitacionais no município, pode-se afirmar que com a criação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e com a futura criação da Secretaria Municipal de habitação, o município de Marau poderá ter um grande avanço no campo habitacional, atendendo as necessidades da população. Outros resultados somente serão possíveis após a conclusão dos trabalhos de pesquisa.

Page 9: Habitação de interesse social, políticas públicas e ...... · de Habitação é o setor encarregado e responsável por: (a) coordenação, ampliação e gerenciamento do ... Cadastro

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASJJ INCORPORADORA & CONSTRUTORA. Residencial Libertá: projeto arquitetônico e memoriais. Marau, 2010.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Programas habitacionais. Disponível em: http://www.caixa.gov.br/. Acesso em: 18 jun. 2013.

KALIL, R. M. L; et al. Habitação de interesse social, desenvolvimento municipal e sustentabilidade urbana no sul do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14. Anais... 2012, Juiz de Fora.

MARAU. Prefeitura Municipal. Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos. Plano Local de Habitação de Interesse Social de Marau. 2010.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. 2013.

SPANNENBERG, Mariane Gampert. Análise de desempenho térmico acústico e lumínico em habitação de interesse social: estudos de caso em Marau, RS. 2006.