guia rápido lloyd’s 2009/media/lloyds/reports/publications/... · dos maiores grupos de seguros...

13
Guia Rápido Lloyd’s 2009 Quem somos, o que fazemos e onde atuamos

Upload: phamhanh

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guia Rápido Lloyd’s 2009Quem somos, o que fazemos e onde atuamos

ConteúdoBem-vindo ao Guia Rápido Lloyd’s 2009

O Lloyd’s é o maior mercado especializado em seguros do mundo e está presente em mais de 200 países e territórios. Muitas vezes, o Lloyd’s é o primeiro a segurar riscos novos, incomuns ou complexos. Nós reunimos uma excepcional concentração de competência e talento em subscrição e temos excelentes ratings financeiros, que cobrem a totalidade do mercado Lloyd’s.

HISTÓRIA De grãos de café a riscos complexos 02

Em ação Como o Lloyd’s funciona 04

AGENTES GESTORES Um mercado dinâmico e diverso 08

Destaques financeiros de 2008 Nossa força e segurança 10

COBERTURA GEOGRÁFICA Onde atuamos no mundo 12

Hoje O que estamos fazendo hoje 14

Amanhã Como estamos nos preparando para o futuro 18

Contatos globais 20

01

Você está lendo oGuia Rápido Lloyd’s 2009 — quem somos, o que fazemos e onde atuamos.

Esta publicação é acompanhada doDestaques Lloyd’s 2009 – um resumo das nossas operações, desempenho, estratégia e segurança e do Lloyd’s Review 2009 – operações, desempenho, estratégia e segurança. Estas publicações e outras informações mais detalhadas sobre o nosso negócio estão disponíveis em www.lloyds.com/publications

Para receber cópias desta publicação, entre em contato através do endereço:[email protected]

Todos os valores mencionados neste prospecto são válidos para o dia 31 de dezembro de 2008.

Desde então, o Lloyd’s expandiu-se a partir da sua base de seguros marítimos e tornou-se o mercado líder mundial em seguros especializados contra danos patrimoniais e acidentes.

Hoje o Lloyd’s é um mercado dinâmico e inovador, onde as pessoas se encontram face a face e que, como qualquer mercado, permite a quem tem algo para vender (subscritores que oferecem cobertura) contatar quem quer comprar (corretores que representam clientes que desejam adquirir seguros). A origem da nossa força é a diversidade dos agentes gestores que operam conosco, apoiados por capital de diversas fontes do mundo inteiro.

HistóriaDe grãos de café a riscos complexos

O Lloyd’s começou há mais de 300 anos, na cafeteria de Edward Lloyd, onde os armadores se reuniam com pessoas que dispunham do capital para cobrir os seus riscos.

03

Para conhecer a história do Lloyd’s, acesse www.lloyds.com/history02

Em açãoComo o Lloyd’s funciona

Ao contrário da maioria das outras marcas de seguros, o Lloyd’s não é uma empresa, mas sim um mercado, cujos membros formam sindicatos para oferecer seguros e resseguros.

Os corretores trazem negócios ao mercado em nome de clientes, outros corretores ou intermediários. Como em qualquer mercado, os corretores vão aos sindicatos para saber quais cobrem o seu risco específico e sob quais condições.

Juntos, os 80 sindicatos1 que operam no Lloyd’s formam uma das maiores seguradoras comerciais do mundo e a quinta maior resseguradora2.

04 05Para saber mais sobre seguros, acesse www.lloyds.com/insuranceforbeginners

Fluxo de Negócios

Corporação do Lloyd’s

80 sindicatos3

51 Agentes gestores4

Provisão de Capital

MembrosSeguradosCorretores Empresas de serviços

Para saber mais sobre o mercado Lloyd’s, acesse www.lloyds.com/marketstructure

Em açãoComo o Lloyd’s funcionacontinuação

O mercado Lloyd’s reúne uma excepcional concentração de conhecimento especializado em subscrição e pools flexíveis de capital. É um ambiente dinâmico, com diversos participantes.

QUEM É QUEM?SeguradosSolicitam cobertura de seguroEmpresas, organizações, outras seguradoras e indivíduos do mundo inteiro que desejam se proteger contra riscos que podem afetá-los. O segurado procura um corretor e explica suas necessidades.

CorretoresColocam os riscosA maioria dos negócios do Lloyd’s é fechada com o auxílio de corretores, que, além de serem regulados pela agência competente do governo do país em que atuam, precisam atender aos critérios de seleção do Lloyd’s.

SindicatosSubscrevem os riscosOs subscritores decidem que riscos um sindicato irá subscrever e sob quais condições. Grande parte dos negócios do Lloyd’s são conduzidos na Sala de Subscrição (Underwriting Room), onde os corretores negociam face a face os riscos que pretendem colocar no Lloyd’s.

Agentes gestoresAdministram os sindicatosSão empresas criadas para gerir um ou mais sindicatos. O agente gestor emprega os subscritores e administra a infraestrutura e as operações do sindicato.

MembrosDisponibilizam capitalOs membros do Lloyd’s disponibilizam capital para suporte à subscrição de seguros pelos sindicatos. Entre os membros estão alguns dos maiores grupos de seguros do mundo, seguradoras cotadas na Bolsa de Londres, pessoas físicas e empresas limitadas.

Corporação do Lloyd’sDá apoio ao mercadoA Corporação supervisiona e dá apoio ao mercado, além de promover o Lloyd’s pelo mundo. Suas atribuições incluem decidir quanto capital os membros precisam fornecer para suportar as subscrições propostas, ajudar a administrar sindicatos com baixo desempenho para melhorar suas performances, elaborar relatórios financeiros e regulatórios sobre o mercado Lloyd’s, gerir e desenvolver a rede global de licenças do Lloyd’s e a marca Lloyd’s.

06 07

Em 31 de dezembro de 2008, o mercado Lloyd’s contava com 51 agentes gestores (listados aqui) e 80 sindicatos. Contudo, o tamanho não é tão importante quanto a abrangência e a profundidade das competências de corretagem e subscrição, que o Lloyd’s reúne em um só lugar.

Agentes gestoresUm mercado dinâmico e diverso

Para mais informações sobre nossos Agentes gestores, acesse www.lloyds.com/directories08 09

10 11

Destaques financeiros de 2008Nossa força e segurança

Fitch Ratings A+ (forte)6

Standard & Poor’s A+ (forte)7

A.M. Best A (excelente)8

Ratings do Lloyd’sOrigem de nosso capital 5

47% seguradoras do Reino Unido e outras empresas

38% indústria de seguros internacional

15% indivíduos

A segurança financeira é essencial, pois proporciona confiança aos fornecedores de capital e tranquilidade aos segurados. Os ratings do Lloyd’s refletem sua força e a robustez da sua capitalização.

Em 2008, as três principais agências de rating do mundo mantiveram os ratings do Lloyd’s, reforçando assim a robustez e a solidez financeira do nosso mercado.

Esses ratings financeiros valem para todas as apólices emitidas por todos os sindicatos do Lloyd’s desde 1993.

Nossos resultados financeiros estão disponíveis em www.lloyds.com/financialperformance

“ O Lloyd’s tem uma sólida posição competitiva no mercado de seguros global e se beneficia de sua reputação de subscrição inovadora e flexível. A sua força competitiva deve-se à sua estrutura de mercado, que promove o desenvolvimento de sólidas habilidades de subscrição especializada.”

A.M. Best julho de 2008

Atividade por região 9

44% EUA & Canadá

22% Reino Unido

16% Europa

8% Ásia Central & Ásia Pacífico

6% restante das Américas

4% resto do mundo

Atividade internacional por categoria 10

35% resseguro

22% propriedade

21% acidentes

8% marítimo

5% veículos

6% energia

3% aviação

12

Cobertura geográficaOnde atuamos no mundo

O Lloyd’s aceita negócios em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. As nossas 80 licenças, apoiadas por uma rede de escritórios locais, garantem acesso a mercados de seguros grandes e pequenos.

Os riscos não são limitados por oceanos ou fronteiras, mas o Lloyd’s também não é limitado. Nosso alcance global é complementado por conhecimento local.

13Para mais informações sobre o mercado Lloyd’s, acesse www.lloyds.com/marketstructure

O mercado Lloyd’s lida com riscos complexos e especializados, de plataformas de petróleo a partes do corpo de celebridades. Como nossos sindicatos estão sob um mesmo teto na Sala de Subscrição, os corretores conseguem encontrar cobertura individualizada e inovadora para todos os desafios.

14 15

HojeO que estamos fazendo hoje

Para ler as notícias mais recentes sobre o Lloyd’s, acesse www.lloyds.com/newscentre

EnergiaEste mercado vem evoluindo constantemente e inclui propriedades onshore e offshore, plataformas e refinarias de petróleo e novas empresas de energia renovável. A energia é responsável por 6% do volume de negócios do Lloyd’s.

MarítimoO Lloyd’s começou no ramo de seguros marítimos, há 300 anos. Hoje os seguros marítimos respondem por uma proporção menor – mas ainda significativa – da atividade do Lloyd’s. A maioria das coberturas nesta área abrange cascos, carga, transporte marítimo, responsabilidade civil e bens de alto valor (ex. obras de arte) em trânsito. O setor marítimo é responsável por 8% da atividade do Lloyd’s.

PatrimônioO setor de patrimônio é extremamente diversificado; inclui desde a construção do novo edifício do World Trade Center até à proteção de complexos turísticos contra danos causados por tempestades. Também é um setor altamente competitivo, onde a oferta continua aumentando porque muitas seguradoras vêm buscando diversificação para se afastar do mercado de seguros contra catástrofes. O setor de patrimônio é responsável por 22% da atividade do Lloyd’s.

AcidentesOs riscos de acidentes são particularmente especializados e complexos. Grande parte dessa atividade visa aos EUA. O mercado de acidentes inclui seguros de responsabilidade profissional, erro médico, seguros contra acidentes e de saúde, responsabilidade de diretores e executivos, responsabilidade civil geral e patronal. Os seguros de acidentes respondem por 21% da atividade do Lloyd’s.

ResseguroAs razões para ressegurar dividem-se, de modo geral, em quatro categorias: proteger a seguradora contra indenizações muito elevadas, reduzir a exposição a oscilações, distribuir o risco a nível internacional e aumentar a capacidade do segurador direto. Os resseguros respondem por 35% da atividade do Lloyd’s.

AviaçãoO Lloyd’s é líder no mercado global de aviação, que inclui companhias aéreas, aviação geral, produtos, guerra e terrorismo, aeroportos e satélites. Desde o 11 de setembro, este setor vem tendo perdas muito abaixo da média da indústria a longo prazo, graças a novos sistemas de segurança operacional, reforço da segurança e melhora da regulamentação. A aviação é responsável por 3% da atividade do Lloyd’s.

VeículosÉ um setor competitivo, no qual o Lloyd’s concentra-se nos seguros de frotas empresariais e em riscos não padronizados, tais como veículos de alto valor, antigos e de coleção, motoristas de alto risco e grupos de afinidade. O Lloyd’s cobriu diversas tentativas de quebra de recordes de velocidade em estrada. Sir Malcolm Campbell, o primeiro homem a superar os 480 quilômetros por hora em terra era corretor do Lloyd’s. O setor de veículos é responsável por 5% da atividade do Lloyd’s.

16 17Para saber mais sobre os riscos cobertos pelo Lloyd’s, acessewww.lloyds.com/newscentre

O Lloyd’s é pioneiro em áreas novas, complexas e pouco usuais. Apresentamos a seguir alguns exemplos de riscos novos e interessantes colocados no nosso mercado.

HojeO que estamos fazendo hojecontinuação

Ganhando a corridaEm 2008, o primeiro Grande Prêmio de Cingapura foi um evento de destaque do calendário de Formula 1. Não foi somente um novo circuito de rua, mas também o primeiro GP de F1 noturno. Circuitos de rua são riscos de seguro de alta complexidade, que exigem conhecimentos especializados. Os corretores e subscritores trabalharam juntos, em Londres e em Cingapura, para oferecer cobertura para o evento.

Abrindo as asasO lançamento do Airbus 380 anuncia o início de uma nova era nas viagens aéreas. Com 73 metros de comprimento, 24 metros de altura e 79,8 metros de envergadura, é uma aeronave muito maior que a maioria dos outros jatos comerciais. A Singapore Airlines fez o primeiro voo comercial em outubro de 2007. Como seguradores da empresa aérea, os subscritores do Lloyd’s reconhecem que a chegada dessa nova classe de superjumbos traz maiores limites de responsabilidade maiores desafios para desenvolver seus produtos de seguro.

Traçando horizontesComeçou a construção do novo World Trade Center, provavelmente a empreitada mais aguardada do mundo. A nova edificação terá três torres, projetadas pelos renomados arquitetos Norman Foster, Richard Rogers e Fumihiko Maki, ganhadores do prêmio Pritzker. O Lloyd’s vem apoiando o empreendimento com programas de seguro de acidentes de trabalho, responsabilidade civil geral, responsabilidade civil a segundo risco e outros seguros especializados.

Questão de gostoEm março de 2009, o Lloyd’s fez um seguro para a língua de Gennaro Pelliccia, mestre-provador da cadeia de cafés italiana Costa Coffee. Gennaro Pelliccia prova todos os lotes de grãos de café no centro de torrefação da empresa, antes de o café ser processado e enviado para os seus estabelecimentos. Não é a primeira vez que os subscritores do Lloyd’s seguraram uma língua: alguns provadores de vinho também já contrataram apólices. Em 2008 o viticultor holandês Ilja Gort contratou um seguro para o seu nariz.

AmanhãComo estamos nos preparando para o futuro

Os relatórios e análises mais recentes sobre riscos emergentes estão disponíveis em www.lloyds.com/360

De mudanças climáticas ao terrorismo e da segurança energética à responsabilidade civil, os executivos têm que prever e compreender os novos riscos para poder levar seus negócios ao futuro.

O Lloyd’s combina mais de 300 anos de experiência com conhecimentos especializados em risco global. Nosso programa 360 Risk Insight disponibiliza análises atualizadas e estudos profundos, emitindo relatórios abrangentes, opiniões de especialistas, vídeos e as últimas notícias.

Em nossos eventos, queremos promover o debate, reunir os pontos de vista de especialistas em seguros e em negócios e identificar riscos e oportunidades para as empresas.

Em 2009, o 360 Risk Insight irá explorar os seguintes tópicos:

Mudança climática e segurança – riscos e oportunidades de negócioDo fornecimento de água à cadeia alimentar, passando pela segurança energética e as alterações demográficas, as mudanças climáticas representam tanto uma ameaça à nossa segurança futura como oportunidades concretas de negócio.

A instabilidade global e a crise econômicaA crise econômica tornará o mundo mais perigoso para os negócios?

Prioridades e preparação para os riscos: como os presidentes de empresas globais veem o risco?Novo estudo que pretende avaliar como os presidentes de empresas em diferentes regiões encaram e se preparam para diferentes tipos de risco, desde riscos naturais até riscos regulatórios e de mercado.Na segunda metade de 2009, o 360 Risk Insight irá analisar tópicos como responsabilidade civil empresarial, segurança energética e mudanças climáticas.

Para saber mais sobre estes tópicos, consulte o nosso News Centre, relatórios, eventos e vídeos no site www.lloyds.com/360

Para receber atualizações periódicas sobre os nossos mais recentes relatórios, vídeos e eventos, envie um e-mail para [email protected]

O Lloyd’s é um dos líderes no mundo dos seguros e continua evoluindo para atender a um ambiente com riscos em constante mutação. Com o aparecimento de novas tecnologias e riscos, o mercado continua altamente competitivo.

18 19

Continuamos a criar novas formas de facilitar a realização de negócios no Lloyd’s, aumentando a eficiência e a qualidade de serviço.

Nossos processos podem mudar, mas a mutualidade de capital continuará a ser um elemento central para o Lloyd’s, pois isso aumenta nossa competitividade e está na base das nossas licenças e ratings.

Continuamos a nos expandir pelo mundo, visando a criar uma plataforma para o futuro. Nossa maior prioridade tem sido e continua sendo a gestão do desempenho ao longo de todo o ciclo do seguro. Em épocas favoráveis, quando há menos sinistros, os prêmios tendem a baixar; quando o desastre acontece e as indenizações aumentam, os prêmios também sobem. É assim o ciclo do seguro. Apesar de nossa resiliência ter sido colocada à prova nos últimos 12 meses, nossa abordagem disciplinada à subscrição e nosso mix de investimentos conservadores garantiram a manutenção da nossa posição competitiva.

Esta publicação foi impressa em papel reciclado.

Quando acabar de ler esta publicação, procure reciclá-la.

reciclávelWhen you have finished withthis publication please recycle it.

20

Contatos globais

Para mais informações ou para aprofundar qualquer um dos tópicos neste prospecto, consulte o Relatório Anual Lloyd’s 2008, disponível em www.lloyds.com/financialreports

Lloyd’s é uma marca registrada da Society of Lloyd’s. © Lloyd’s, maio de 2009.

1 Válido em 31 de dezembro de 20082 Standard & Poor’s Global Reinsurance

Highlights 2008 3-4 Válido em 31 de dezembro de 2008.5 Relatório Anual Lloyd’s 2008. 6 A Fitch Ratings manteve a nota de

solidez financeira do Lloyd’s, com perspectiva estável, em agosto de 2008.

7 A Standard & Poor’s manteve a nota de solidez financeira do Lloyd’s, com perspectiva estável, em julho de 2008.

8 A A.M. Best manteve a nota de solidez financeira do Lloyd’s, com perspectiva estável, em julho de 2008.

9-10 Relatório Anual Lloyd’s 2008.

África do Sul Amit Khilosia +27 11 884 0486Alemanha Burkard von Siegfried +49 (0)69 5970 253Argentina John Wilson +54 11 4798 8975 Austrália Keith Stern +61 2 9223 1433Áustria Dr. Harald Svoboda +43 (0)1 713 0713Bélgica Alexis Fontein +32 3470 2309Belize Derek Courtenay +501 223 5701Brasil Marco Castro +55 21 2220 8446 Canadá Deborah Moor +1 514 864 5484Chile Emilio Sahurie +56 2 676 9358China LRCC Ltd Eric Gao +86 21 6162 8200Dinamarca Jes Anker Mikkelsen +45 (0)7227 3586Espanha Juan Arsuaga +34 914 262 312EUA Ilhas Virgens Henry L Feuerzeig +1 340 715-4443EUA Illinois Maryanne Swaim +1 312 407 6200EUA Kentucky Pat Talley +1 502 875-5940EUA Los Angeles Anthony Joseph +1210 706 4100EUA Nova Iorque Joe Gunset +1 212 382-4060França (a confirmar) +33 1 4260 4343Grécia Marianna Papadakis +44 (0)20 7327 6802Holanda Alexis D Fontein +31 10 506 6600Hong Kong Alex Faris +852 2918 9911Irlanda Eamonn Egan +353 1 6 313 600 Israel Jonathan Gross +972 (0)3 612 2233Itália Enrico Bertagna +39 02 637 8881Japão Iain Ferguson +81 33 215 5297Malta Mark Gollcher +356 2569 1500Namíbia Peter Grüttemeyer +264 61 207 5111Noruega Espen Komnaes +47 2311 4560Nova Zelândia Scott Galloway +64 4 472 7582Polônia Witold Janusz +48 22 370 1618Reino Unido Lloyd’s International +44 (0)20 7327 6677 Trading Helpdesk Singapura Simon Wilson +65 6538 7088Suécia Erik Börjesson +46 8 545 255 40Suíça Graham West +41 44 266 6070Zimbábue Emilia Chisango +263 4 302 60

www.lloyds.com/worldwide

Desde que, há mais de 300 anos, os mercadores se reuniram pela primeira vez na cafeteria de Edward Lloyd para obter seguros para seus navios, nossa maneira de fazer negócios mudou quase completamente. No entanto, permanecem nossa confiança, proclamada em nosso lema, refletida no nosso apetite único pelo risco e na nossa reputação global no pagamento das indenizações devidas.

Lloyd’s Avenida Almirante Barroso nº52, Sala 2401CEP 20031-918, Rio de Janeiro, RJ-Brazil Telefone +55 (21) 2220-8446 Fax +55 (21) 2220-8446www.lloyds.com