guia prÁtico: saiba tudo sobre como funcionam os … · agora, vejamos para quais pacientes o...

24
GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Upload: vuongxuyen

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS

IMPLANTES DENTÁRIOS

Page 2: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

3 Introdução

5 Como são feitos os implantes dentários

12 Cuidados com o pós-operatório

16 Verdades e mitos sobre o implante dentário

20 A importância da prevenção em saúde bucal

22 Conclusão

24 Sobre a DF Prime Odontologia

Page 3: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

INTRODUÇÃO

Page 4: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

44

INTRODUÇÃO

A manutenção da saúde bucal tem impactos significativos sobre a qualidade de vida das pessoas, influenciando tanto nas habilidades da mastigação e da fala quanto na socialização, uma vez que o sorriso saudável é fundamental para a autoestima.

Sendo assim, a perda dos dentes — devido a doenças bucais, como cáries avançadas e periodontite — torna-se uma das mais sérias complicações tratadas no consultório odontológico.

Hoje, graças à evolução das técnicas, os implantes dentários são a solução mais segura para tratar os casos de perda dentária, sendo que o conhecimento sobre a cirurgia e os cuidados no pós-operatório são fundamentais para a recuperação do paciente.

Então, para que você possa saber tudo que precisa sobre implantes dentários, preparamos este e-book. Aqui, vamos explicar como é realizado o procedimento, apresentar os tipos de próteses dentárias e fornecer orientações importantes para a completa recuperação após a cirurgia.

Para começar, vamos apresentar os detalhes da cirurgia, as indicações do tratamento, os diferentes tipos de próteses dentárias e as vantagens do implante dentário. Confira!

Page 5: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Page 6: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

6

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

O implante dentário é um pino feito de titânio inserido cirurgicamente na estrutura óssea logo abaixo da gengiva, substituindo a raiz do dente ausente e servindo de apoio para a colocação da prótese dentária.

Esse procedimento para colocação do implante dentário tanto pode ser realizado para substituir apenas um dente quanto para substituir alguns ou todos eles. E a intervenção não provoca dor, uma vez que é feita com anestesia local.

Basicamente, a cirurgia consiste na inserção da peça de titânio, que servirá de pino para a colocação da prótese dentária, seguida da colocação de um extensor para o pino, no qual será fixada a coroa, que é a parte superior do dente.

Entretanto, quando a perda óssea — devido à doença periodontal ou à ausência dos dentes por longos períodos — é muito extensa, é necessário fazer uma cirurgia de enxerto ósseo, para que seja possível a colocação do implante dentário e, posteriormente, da prótese.

Então, com base em radiografias e tomografias, o cirurgião dentista avaliará a necessidade de realização do enxerto ósseo, com utilização de osso da mandíbula do próprio paciente, na maioria das vezes.

Page 7: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

7

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Praticamente todos os casos podem ser realizado no próprio consultório, com aplicação de anestesia local. Casos extremamente complexos podem ser realizados em hospitais, para que o paciente possa ser submetido à anestesia geral e acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia.

Page 8: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

8

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

INDICAÇÕES E PREPARAÇÃO PARA A CIRURGIA

A principal indicação para a realização dos implantes dentários é a perda de um ou mais dentes devido a doenças bucais ou acidentes. Para tal, além de boa estrutura óssea para sustentar o implante, os pacientes precisam ter gengivas saudáveis.

Além disso, os implantes dentários não podem ser feitos em pessoas com câncer, em tratamento de osteoporose com medicamentos da classe dos bifosfonatos, nem em pessoas com doenças cardíacas graves. O uso exagerado do cigarro também pode comprometer os resultados, mas não é um fator impeditivo. No caso dos pacientes diabéticos, é preciso reforçar o acompanhamento e os cuidados no pós-operatório.

Além do exame clínico e dos exames de imagem para avaliar a estrutura óssea, o cirurgião dentista investiga a história médica do paciente, checando a existência de alergia a medicamentos ou de doenças infecciosas.

Por fim, para que a cirurgia possa ocorrer da maneira mais tranquila possível, o paciente é orientado sobre a alimentação antes do procedimento, inclusive sobre a suspensão do uso de bebidas alcoólicas, bem quanto ao uso de antibióticos, para evitar infecções.

Page 9: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

9

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Então, agora que você já sabe os principais detalhes da cirurgia de implante dentário, veja como se dá a sequência do tratamento, conhecendo os tipos de próteses dentárias.

TIPOS DE PRÓTESES DENTÁRIAS

Em suma, a prótese dentária é a estrutura usada para substituir dentes inferiores e posteriores, ou a arcada dentária inteira. Existem dois tipos de próteses dentárias: as removíveis e as fixas.

Page 10: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

10

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

As próteses removíveis, também conhecidas como dentaduras, são uma estrutura móvel confeccionada para substituir todos ou grande parte dos dentes. Seu uso e instalação são simples, porém elas oferecem grande insegurança para os pacientes, pois, ainda que todos os cuidados sejam tomados, elas podem se deslocar durante a fala ou a mastigação.

Já as próteses fixas podem ser de dois tipos: sobre dentes ou implantes. As sobre dentes são construídas sobre as raízes de dentes com coroas destruídas. E as próteses fixas sobre implantes são confeccionadas sobre os implantes dentários. Na maioria das vezes, elas são feitas de cerâmica e podem ser confeccionadas para substituir um ou mais dentes.

Uma dúvida comum em relação às próteses dentárias sobre implantes é se elas podem ser colocadas na mesma cirurgia para fixação do implante dentário. Isso só é possível nos casos muito específicos que devem ser avaliadas pelo dentista especialista em implantes dentários.

De maneira geral, o mais importante é respeitar o tempo necessário para a colocação do implante dentário. A observação desse e de outros cuidados, relacionados ao pós-operatório, garante o sucesso da cirurgia — e suas vantagens.

Page 11: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

11

COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

VANTAGENS DA CIRURGIA

Como dissemos, os implantes dentários são estruturas fixas. Uma vez que são posicionados junto ao osso da mandíbula ou do maxilar, formam uma base estável para a prótese, que não mudará de posição na boca e não soltará durante a fala ou a alimentação — como pode ocorrer com as dentaduras.

Já que eles podem ser colocados para substituir cada dente isoladamente, os implantes dentários não comprometem os dentes saudáveis. Entretanto, talvez a principal vantagem dos implantes dentários seja a prevenção de perda óssea devido à ausência dos dentes.

Quando um dente é perdido, os ossos alveolares, localizados logo abaixo, começam a se atrofiar. Por causa disso, a gengiva diminui e os dentes remanescentes ficam com aspecto alongado, o que compromete ainda mais a estética da boca e pode causar alterações na estrutura de toda a face.

Por isso, é fundamental recorrer ao implante dentário para colocação das próteses tão logo o dente seja perdido. E, para garantir os bons resultados e prevenir complicações, os cuidados após a realização da cirurgia precisam ser seguidos corretamente.

Page 12: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

CUIDADOS COM O PÓS-OPERATÓRIO

Page 13: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

13

CUIDADOS COM O PÓS-OPERATÓRIO

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, os cuidados depois da realização do implante dentário são fundamentais para o sucesso do tratamento e para a recuperação do paciente.

As orientações incluem as posições adequadas para repousar e dormir, preservando a região operada e evitando sangramentos. Ainda assim, os principais cuidados no pós-operatório dizem respeito à alimentação.

Nos primeiros sete dias após a cirurgia, o paciente deve manter uma dieta composta prioritariamente de alimentos líquidos, cremosos e frios, como sucos, vitaminas, sorvetes e sopas. Com o passar do tempo, à medida que a cicatrização evoluir, é possível inserir alimentos mais consistentes ao cardápio diário — tendo o cuidado de não usar a região operada para mastigar.

Page 14: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

14

CUIDADOS COM O PÓS-OPERATÓRIO

Além disso, é preciso evitar o consumo de álcool e cigarro durante todo o período de recuperação. A prescrição medicamentosa feita pelo cirurgião dentista deve ser seguida corretamente.

A higiene deve ser feita sem movimentos vigorosos, limpando bem os dentes, a gengiva e a língua e utilizando o enxaguante bucal recomendado. Também, compressas de gelo podem diminuir o inchaço da região operada e aliviar a dor.

No entanto, se o inchaço e a dor permanecerem por três dias depois da aplicação de gelo, é possível usar compressas quentes para promover o aumento do fluxo sanguíneo e a remoção dos líquidos acumulados.

Todos esses cuidados favorecem o processo de recuperação, que depende também de outros fatores.

RECUPERAÇÃO

Além dos cuidados específicos relacionados ao pós-operatório da cirurgia de implante dentário, existem outras questões que podem influenciar a recuperação dos pacientes.

Primeiramente, é preciso entender que a completa recuperação se dará num período mínimo de três a seis meses, durante o qual os cuidados orientados pelo cirurgião devem ser mantidos. Além disso, cada organismo reage de uma certa maneira às intervenções cirúrgicas.

Page 15: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

15

CUIDADOS COM O PÓS-OPERATÓRIO

Em alguns casos — devido à existência de doenças prévias, como a diabetes, ou de condições que alteram a capacidade de cicatrização do organismo — o período de recuperação após a cirurgia pode ser maior.

É necessário lembrar que os cuidados prévios com a saúde bucal também influenciam a recuperação do paciente. Por isso, é sempre muito importante realizar a limpeza adequada dos dentes — sem esquecer o uso correto do fio dental — além de manter hábitos alimentares saudáveis.

Entendidos quais são os aspectos principais da recuperação após o implante dentário, faremos, agora, alguns esclarecimentos sobre dúvidas comuns em relação a essa cirurgia.

Page 16: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

VERDADES E MITOS SOBRE O IMPLANTE DENTÁRIO

Page 17: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

17

VERDADES E MITOS SOBRE O IMPLANTE DENTÁRIO

A primeira questão a ser esclarecida sobre os implantes dentários diz respeito à possibilidade de rejeição dos mesmos. Trata-se de uma informação falsa, uma vez que os implantes são feitos de titânio, substância que não causa reações por parte do organismo.

À medida que a cicatrização prossegue, o osso preenche o espaço ao redor do pino de titânio, consolidando o implante por meio de um processo chamado osseointegração. Quanto a isso, o que pode ocorrer são problemas relacionados à estrutura óssea ou à prótese utilizada, além de intercorrências na cirurgia ou no pós-operatório — mas nunca a rejeição do implante.

Outro mito sobre os implantes dentários diz que eles são mais indicados para pacientes idosos, o que não é verdade. Os implantes podem ser realizados em casos de perda dentária em qualquer idade, sendo que, nos pacientes mais jovens, é preciso esperar a completa maturação do tecido ósseo, que ocorre por volta dos dezoito anos nas meninas e dos dezenove anos nos meninos.

Algumas pessoas ainda acreditam, equivocadamente, que os implantes dentários causam problemas na gengiva. De fato, a gengivite (ou doença periodontal) tem múltiplas causas, tais como a má higienização da boca — mas nenhuma delas se relaciona aos implantes.

Page 18: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

18

VERDADES E MITOS SOBRE O IMPLANTE DENTÁRIO

Na verdade, as condições de saúde da gengiva são fundamentais para o sucesso do tratamento, sendo que as intercorrências prévias e posteriores precisam ser tratadas no consultório odontológico e prevenidas com os cuidados diários de saúde bucal.

Page 19: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

19

VERDADES E MITOS SOBRE O IMPLANTE DENTÁRIO

Por outro lado, conforme já explicamos, quanto antes o implante for realizado, após a perda do dente, melhor. E essa urgência se justifica pela necessidade de evitar que a perda óssea seja mais extensa, exigindo a realização da cirurgia de enxerto ósseo e tornando todo o tratamento mais agressivo e prolongado.

Também é verdade que fumar prejudica a realização do implante dentário, pois a nicotina e as outras substâncias nocivas presentes no cigarro e inclusive o calor, alteram a capacidade de cicatrização do organismo, além de comprometerem a circulação sanguínea. Segundo pesquisas, os fumantes têm risco 20% maior de terem problemas com a cirurgia de implante em comparação aos não fumantes.

Quanto a isso, ainda que o percentual de sucesso da cirurgia seja bem alto — cerca de 98% dos pacientes se recupera plenamente — vale a pena investir na prevenção dos problemas de saúde bucal, pois o implante dentário é um procedimento caro e bastante demorado.

Page 20: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Page 21: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

21

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Como dissemos, para evitar complicações de saúde da boca, tais como cáries, gengivite e outras doenças que podem acabar causando a perda dos dentes e levando à necessidade de realização de implantes dentários, a boa higienização bucal é essencial.

Além disso, muitas vezes os problemas de saúde não ficam restritos à boca. As bactérias presentes nas cáries não tratadas podem cair na corrente sanguínea e contaminar outras regiões do corpo, inclusive o coração, causando uma doença bastante grave chamada endocardite infecciosa.

Por isso, a limpeza diária dos dentes, da gengiva e da língua é um hábito muito importante, assim como as visitas periódicas ao consultório odontológico, para avaliação das condições gerais da boca e realização da limpeza profissional.

Page 22: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

CONCLUSÃO

Page 23: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

23

CONCLUSÃO

Enfim, com o conteúdo deste e-book você aprendeu como funcionam os implantes dentários, em que casos eles são indicados e quais são os cuidados mais importantes para que a recuperação da cirurgia ocorra de maneira rápida e tranquila.

Sabemos que a perda dos dentes pode trazer grandes prejuízos para a saúde e para a autoestima das pessoas, sendo que uma higiene bucal adequada é fundamental para prevenir essas e outras complicações, tais como as cáries, o tártaro e o mau hálito.

Então, se quiser saber mais sobre odontologia, não deixe de visitar nosso site e acompanhar nossas postagens diárias no Facebook! Você encontrará um conteúdo exclusivo, com dicas e orientações para cuidar da saúde dos dentes, além de todas as informações sobre nossos serviços.

Page 24: GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS … · Agora, vejamos para quais pacientes o implante dentário é indicado e como deve ser feita a preparação para a cirurgia

A DF Prime Odontologia é uma clinica especializada em tratamentos odontológicos de

alta qualidade. Há mais de 30 anos no mercado, a DF Prime, agora em novo endereço, alia

equipamentos de ponta a profissionais experientes para atender a seus pacientes. Um dos

focos da clínica é atender a todos com tratamentos modernos e eficazes, usando toda a

tecnologia disponível no mercado. O ambiente é acolhedor e agradável, proporcionando ao

paciente o bem estar e segurança que deve sentir ao procurar um tratamento odontológico.

Cada tratamento é feito de forma individualizada, sempre de acordo com as limitações e

necessidades de cada paciente, tornando o atendimento exclusivo.

A principal missão da DF Prime Odontologia é valorizar a prevenção e a estética no dia a dia

dos pacientes. A odontologia não deve ser associada a doenças, e sim a saúde.

SOBRE A DF PRIME ODONTOLOGIA