guia março 2012

32

Upload: sesc-rio-preto

Post on 29-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guia de programação do SESC Rio Preto no mês de março.

TRANSCRIPT

Legendas:l Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anosu Inteira

HorárIo de fUncIonamenTo:Terça a sexTa: 13H às 22H. sábados, domIngos e ferIados: 9H às 19H.• feriado 19/3: 9H às 19H.devido ao feriado do dia 19, o sesc rio preto atenderá parcialmente no dia 20/3.os cUrsos e programas permanenTes fUncIonarão normaLmenTe (cUrsos físIco-esporTIvos, cUrUmIm, esporTe crIança, odonToLogIa e LancHoneTe com cardápIo especIaL). parqUe aqUáTIco, saLa de InTerneT LIvre e Loja sesc esTarão fecHados.

imagens: divulgação/arquivo sesc. Imagens índice: martinho da vila, bnegão, espetáculo “o senhor dos sonhos”, mascote animerp 2012, espetáculo “palhaços”.

04 • ANIMERP 2012

08 • MÚSICA

13 • CINEMA E VÍDEO

14 • ARTES PLÁSTICAS

15 • LITERATURA

16 • ARTEMÍDIA

17 • TEATRO

18 • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

19 • TURISMO SOCIAL

20 • CRIANÇA

22 • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

23 • TERCEIRA IDADE

24 • ESPORTE

29 • SERVIÇOS

sushis, origamis, animês, mangás... quem nunca se deparou com estas palavras, tão familiares e ao mesmo tempo de uma cultura tão distante e distinta. essas são manifestações populares e artísticas ligadas às tradições que fazem parte da cultura japonesa. Que mostra ao mundo o quanto universal e contemporânea são as suas peculiaridades, que estão presentes na moda, nas artes, na língua, na culinária, na tecnologia, no entretenimento, nos produtos e nas ideias dos japoneses. o sesc rio preto traz uma pequena parte dessa cultura disseminada pelos jovens orientais e tão bem recebidas pelos ocidentais.23, 24 e 25 de março. em várIos espaços do sesc. gráTIs.

ofIcInas

mangá veTorIaLcriação de mangá vetorial com recurso do Inskape. 23. sexTa. 18H. saLa de InTerneT LIvre.

perspecTIva e sombracom pabLIo da sILva soUZa.

conceitos básicos de perspectiva e sombra utilizando pontos de fuga, linhas para trabalhar objetos, cenários e pessoas, dando a impressão de profundidade, altura e volume.24. sábado. 10H. espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

cUsTomIZação de cospLaycom feLIpe c. pacca.

construa acessórios para cosplay utilizando materiais reaproveitáveis. espaço ofIcIna 2. (gInásIo de esporTes). 24. sábado. 10H.

Hq dIgITaLcom KaTHarIne dInIZ.

criação de quadrinhos através de softwares livres. 24 e 25. sábado e domIngo. 10H30. saLa de InTerneT LIvre.

cHaveIro em Toy arT com danIeLa agUas mandrUssaTo esTeves.

crie chaveiros de tecido em diversos formatos. 24. sábado. 12H. espaço ofIcIna 2. (gInásIo de esporTes).

orIgamIcom marIa regIna cosTa scHULTZ.

técnica oriental que reproduz objetos e animais com dobraduras em folhas de papéis. 24. sábado. 12H30. espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

cUpcaKecom deIse e denIse goULarT.

entre na moda do cupcake e aprenda a criar saborosos bolinhos decorados com muita criatividade.24. sábado. 14H.espaço coZInHa (saLa de expressão arTísTIca).

básIco em mangácom pabLIo da sILva soUZa.

Técnicas para desenhar os populares desenhos japoneses, mangá. 24. sábado. 15H. espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

ZoombIe LooKcom marcos TaKeda.

técnicas de maquiagem para simular feridas e queimaduras. 24 e 25. sábado e domIngo. 16H. espaço ofIcIna 2. (gInásIo de esporTes).

arTe fInaLIZação com nanqUImcom pabLIo da sILva soUZa.

aprenda a arte de finalizar seus desenhos com canetas nanquin descartáveis. 25. domIngo. 10H. espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

papercrafTcom naTaLIa magrI TomaZ.

monte miniaturas de personagens a partir de dobraduras e colagem de papel.25. domIngo. 10H. espaço ofIcIna 2 (gInásIo de esporTes).

boneco em Toy arT com danIeLa agUas mandrUssaTo esTeves.

solte sua criatividade montando bonecos de tecido com as características que você quiser. 25. domIngo. 12H.espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

fUrosHIKIcom marIa regIna cosTa scHULTZ.

aprenda esta milenar técnica oriental de transformar tecidos em vários utensílios. 25. domIngo. 12H30. espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

cULInárIa japonesacom yogI sUZUKI basToso.

aprenda as técnicas básicas da culinária japonesa e como é feito a montagem de um bentô. 25. domIngo. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

eLaboração de roUpas para mangácom LeTícIa de macedo raymUndo.

processo de criação de roupas para desenhos ao estilo mangá.25. domIngo. 15H. espaço ofIcIna 1 (gInásIo de esporTes).

baTe-papos

fanZIne anImerpcom o grUpo de fanZIneIros do anImerp. lançamento do fanzine elaborado e confeccionado pelos participantes de oficinas que aconteceram ao longo de 2011. 24. sábado. 12H.no TeaTro.

anImaçãocom aLUnos e professores do cUrso de Imagem e som da Ufscar.

processo de criação de animações.24. sábado. 14H.no TeaTro.

vIvÊncIas

TorneIo de vídeo-games porTáTeIscom andrés baTIsTa.

utilize seus mascotes treinados para batalhar contra os mascotes de seu adversário.24. sábado. 10H e 14H. 25. domIngo. 10H. espaço ofIcIna 3 (gInásIo de esporTes).

espaço fanZInefanzine ou fanatic magazine é uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor).24 e 25. sábado e domIngo. 10H. espaço ofIcIna 4 (gInásIo de esporTes).

anImeKÊmuito popular nos eventos de animês, o animekê é uma versão do karaokê, mas as músicas são temas de animês.24 e 25. sábado e domIngo. 13H. espaço ofIcIna 4 (gInásIo de esporTes).

dare To fIgHTcom feLIpe c. pacca.

Inspirada na batalha campal, esta aventura traz as simulações de batalhas, mas, no lugar de lutas individuais, elas acontecem em grupos.24 e 25. sábado e domIngo. 13H. espaço ofIcIna 5 (gInásIo de esporTes).

vIvÊncIas

jogos de TabULeIrocom feLIpe c. pacca.

jogos de estratégia e de origem.24 e 25. sábado e domIngo. 10H.espaço de jogos.

games InTeraTIvoscom cHarLes mIcHeL araUjo andrade.

Games eletrônicos nos quais os jogadores interagem por meio de movimentos captados por sensores.24 e 25. sábado e domIngo. 12H. espaço ofIcIna 3 (gInásIo de esporTes).

espeTácULo

o caderno da morTecom cIa. Zero Zero.

o espetáculo é uma adaptação do conhecido mangá death note, que conta a história de um caderno que tem o poder de matar pessoas.23. sexTa. 20H.TeaTro.

apresenTações

anImÊexibição de animações no estilo mangá.24. sábado. 10H. TeaTro.

dUbLagem ao vIvovenha conferir a dublagem ao vivo de um episódio de um animê!24. sábado. 16H. TeaTro.

cospLayapresentação livre de cosplayers.24. sábado. 16H. paLco (gInásIo de esporTes).

TaIKôcom grUpo HaTsUmI TaIKo.

taikô significa tambor na língua japonesa. é um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados. paLco, no gInásIo de esporTes. 24. sábado. 17H.

TécnIcas samUraIcom InsTITUTo nITen.

demonstração de técnicas samurai do japão feudal com espadas como o iaijutsu, Kenjutsu e Kendô.paLco (gInásIo de esporTes). 24. sábado. 18H.

anImadnessformada em 2005, a animadness é uma banda de rock cuja sonoridade se apóia em elementos da cultura japonesa, principalmente na música, conhecida como j-music.25. domIngo. 17H.paLco (gInásIo de esporTes).

exposIção

fanZIne creepy pasTa exposição com esboços do trabalho e processo de construção do fanzine do Grupo de fanzineiros da animerp.24 e 25. sábado e domIngo.gInásIo de esporTes.

para para dancecom yogI sUZUKI basToso.

estilo de dança muito praticado pelos jovens japoneses no qual predominam os movimentos da parte superior do corpo.24. sábado. 13H. paLco (gInásIo de esporTes).

baTaLHa campaLcom feLIpe c. pacca.

muito comum nos eventos de animês, a batalha campal é uma simulação de uma batalha no estilo medieval utilizando espadas de espuma.24 e 25. sábado e domIngo. 14H. espaço ofIcIna 5 (gInásIo de esporTes).

mesas de rpgcom feLIpe c. pacca.

entre nesta aventura por mundos desconhecidos e imaginários, guiando seu herói nesta grande jornada.no espaço de jogos. 24 e 25. sábado e domIngo. 14H.

anImeqUIZcom yogI sUZUKI basToso.

divertido jogo de perguntas e respostas onde vence quem tem o maior conhecimento na área de animês e mangás.24. sábado. 15H. paLco (gInásIo de esporTes).

card gamecom caIo vInícIUs do nascImenTo.Traga o deck de seu card game preferido e venha se divertir com mesas reservadas especialmente para jogadores de card Games. 25. domIngo. 10H.espaço de jogos.

8

música

NO PALCO

apresentação de nomes consagrados do cenário musical, proporcionando a aproximação e intercâmbio entre platéia e artista.

nacionalmente conhecido como sambista, martinho da vila, que ganhou o sobrenome pelo envolvimento com a escola de samba Unidos da vila Isabel, é um legítimo representante da mpb, considerado por muitos críticos um dos melhores intérpretes do brasil.30. sexTa. 21H.gInásIo de esporTes.l7,50 nr$15,00 ur$30,00

9

música

SONORA

apresentações de estilos diversos, com o objetivo de aproximar

o público da cena musical independente. qUarTas.21H30.

LancHoneTe. gráTIs.

fLávIo gUImarães

banIUaInspirado no nome de uma tribo brasileira que sobrevive da arte, a banda é composta por músicos formados na UeL (Universidade estatual de Londrina) e prepara seu primeiro single para lançamento ainda esse semestre. além disso, dão uma nova roupagem para trabalhos já consagrados como de adele, Jimi Hendrix e stevie Wonder. a formação da banda é representada por fabricio fonseca, voz e sintetizador, luciano assumpção, guitarra, diogo burka, baixo e Leonardo cacione, bateria.dIa 7.

fLávIo gUImarãesLançamento do disco “Flávio Guimarães and Friends”conhecido também por seu trabalho no blues etílicos, o maior representante da gaita blues no país lança novo disco solo intitulado “flávio guimarães and friends” onde contou com alguns dos principais ícones do blues norte americano como steve guyger, charlie musselwhite, rick estrin, joe filisko, peter madcat e gary smith. nos shows de lançamento flávio guimarães (gaita e vocal) é acompanhado por músicos à guitarra, baixo e bateria.dIa 14.

srTa. ZIrmaa banda srta. Zirma é formada por drica Jaxs (contrabaixo e voz), Gabriela Hebling (percussão e voz), Juliana mangolin (violão e voz) e marina dagher (guitarra, gaita e voz). o repertório variado traz os grandes nomes da música nacional e internacional. em cada show as garotas srta. Zirma convidam um amigo ou amiga baterista para agitar o público apresentando novos arranjos de músicas que compõem o cenário musical, tocando o melhor da mpb, pop rock, groove, forró e samba. composições próprias também enriquecem o trabalho das garotas.dIa 21.

KeLLy boscHeTTIa cantora, compositora e violonista Kelly boschetti, acompanhada por um grupo de instrumentistas, traz ao público um repertório que reúne a nova safra de cantores e compositores da mpB como tulipa ruiz, lenine, paulo mosca, orquestra imperial e também canções clássicas de caetano veloso, novos baianos, entre outros.dIa 28.

SONORA +WorKsHop de cajón o grupo srta. Zirma introduz ao cajón, instrumento peruano de percussão. 21. qUarTa. 19H.LancHoneTe.

10

música

apresentações de intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero brasileiro.sábados. 17H. LancHoneTe. gráTIs.

boZó & cIaGrupo formado por Bozó, na voz e violão, eli Buchala, na voz, Joaquim e valdemir, no pandeiro, valter, no tamborim, josé augusto, na bateria, William, na percussão e frederico na cuíca e repilique, que traz em seu repertório clássicos do samba. dIa 3.

marI marão

samba de menInasformado há 3 anos, a partir de uma “brincadeira de fundo de quintal” entre 6 amigas, a banda samba de meninas derruba todos os tabus e preconceitos, e mostra que a mulher além de cantar, também sabe “tocar” samba. a banda possui um vasto repertório, abrangendo canções marcantes do samba antigo e samba moderno, mesclando e adaptando esse repertório a cada apresentação.dIa 17.

TrIo gaTo com fomeformado por cadu ribeiro, no pandeiro, Gregory andréas, no cavaquinho e renato enoki, no violão, o trio apresenta um show dançante, bem-humorado, repleto de clássicos do samba, como adoniran Barbosa e noel rosa, e das gafieiras de Geraldo pereira e Germano mathias, além de trazer músicas autorais. dIa 24.

marI marãocom sua potente voz, a sambista de sorriso fácil interpretará grandes clássicos e sucessos do mundo do samba, como: emílio santiago, alcione, beth carvalho, jorge aragão, milton nascimento, vinicius de moraes, Tom jobim e clara nunes.dIa 31.

SAMBADOSESC

11

dona fILóo acaso e o talento uniram os quatro músicos que apresentam neste projeto clássicos de grandes nomes da mpb como Lulu santos, maria Gadú, seu Jorge, djavan, entre outros. o nome da banda faz menção a vocalista letícia, revelação dos palcos regionais, que surpreende o público com sua potência vocal e, acompanhada de seus quatro cartolas, convida o público a viajar em seu repertório carregado de swing. dIa 4.

manIveLa os violonistas José rastelli e Joaquim pereira, considerados patrimônios musicais de são José do rio preto, se destacam pela ênfase dada à música instrumental e a voz. mpB, Bossa nova, valsa, Bolero, seresta e chorinho marcam a sonoridade desta apresentação que tem por meta levar a arte e a memória da música ao mais variado público. nos anos 1970 josé rastelli foi considerado um dos grandes violonistas clássicos do país, ao lado de Hermano reis.dIa 11.

marceLo araújo com mais de 15 anos de carreira, o cantor paulista marcelo araújo propõe nesta apresentação uma tarde voltada ao soul e ao blues, trazendo canções próprias e covers que vão de Janis Joplin à cantora inglesa adele.dIa 19.

eLeKTra TrIo derivado da banda elektra, o trio comandado pela cantora elis angelotti promete agitar o público com versões e arranjos diferenciados dos mais variados clássicos musicais, que vão do pop à mpb. dIa 18.

marceLo araújo

música

TARDES MUSICAIS

Intervenções musicais com músicos de rio preto e região que

interpretam clássicos e sucessos conhecidos do grande público e

mostram também seus trabalhos autorais.

domIngos. 17H. LancHoneTe. gráTIs.

12

oficina • teatro

projeçãocom feLIpe peçanHa.

Tem como foco desenvolver o uso de ferramentas para videomapping, projeções recortadas no espaço. 8 e 9. qUInTa e sexTa. 14H.

eXiBiÇÃo • teatro

boLLyWood dream três atrizes brasileiras decidem tentar a sorte em bollywood, indústria cinematográfica da índia, mas, uma vez inseridas no coração da cultura e mitologia indiana, seus sonhos se modificam no contraste entre o oriente e o ocidente. 8. qUInTa. 16H.

Bate-papos • teatro

prodUções em redecom feLIpe peçanHa e prof. HUnfrey borges.

debate sobre produção audiovisual em cooperação.9. sexTa. 16H.

prodUção IndependenTecom pabLo capILé, do cIrcUITo fora do eIxo.

circuito fora do eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais de diversas regiões do barsil. 10. sábado. 16H.

intervenÇÃo circense • Ginásio de esportes

Tropa TrUpedemonstrações de técnicas circenses. 10. sábado. 16H.

sHoWs • Ginásio de esportes

conTos de réIso grupo resgata as raízes do samba e suas vertentes por meio de interpretações carregadas de personalidade e composições autorais. 9. sexTa. 18H.

jardIm das Horaso grupo mescla em seu repertório a música brasileira, eletrônica, orgânica, experimental, rock, além de poesia, dança e artes plásticas.9. sexTa. 19H.

o sonso com participação especial de Los porongas.a banda apresenta canções que integram, na mesma sonoridade, o rock e a canção romântica brasileira. nesta apresentação a banda é acompanhada da banda acreana Los porongas. 9. sexTa. 20H.

do amorcom cinco anos de estrada, o grupo traz músicos e músicas de universos variados, que remetem a infinitos lugares, épocas e mundos, reunidos num trabalho absolutamente autoral.9. sexTa. 21H.

m.U.T.ea banda apresenta um show tributo ao raimundos e também Tihuana.10. sábado. 17H.

HUeyBanda formada por cinco músicos que trazem a música instrumental sem muitas regras, alternando distorções e climas calmos, para provocar diferentes sensações. 10. sábado. 18H.

sUb Loco e faTor acocHaTIvoreunião de coletivos em colaboração, que traz o hip hop em fusão com diferentes estilos, ao experimentar a fronteira de gêneros e catalizar a riqueza da diversidade do cenário musical da região.10. sábado.19H.

bnegão e os seLeTores de freqUÊncIao rapper bnegão e sua banda, os seletores de freqüência, fazem um som que mistura hip-hop, ragga, dub, jazz, samba, soul, funk carioca e rock. 10. sábado. 20H.

festival de música que acontece em 130 cidades da américa latina, estimulando a circulação de bandas que integram o circuito fora do eixo, uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais de diversas regiões do brasil, representada em rio preto pelo grupo Timbre coletivo, com a proposta de promover a circulação e a promoção de artistas. o evento também traz diferentes linguagens artísticas como teatro, cinema e artes visuais. realização: coletivo fora do eixo. apoio: sesc rio preto.8, 9 e 10. sexTa e sábado. 15H. gráTIs. em várIos espaços do sesc.

13

ciNEma E

VÍDEO

exibição de filmes de diferentes países e contextos sociais e de

importantes festivais com o intuito de aproximar o público destas

produções e propiciar a discussão em torno da arte cinematográfica.

qUInTas. 20H.TeaTro. gráTIs.

vÊnUs negra eXiBiÇÃo em dvd. direÇÃo: aBdellatif KecHicHe. BélGica/franÇa/itália, 159 min. drama Histórico.

paris, 1817, academia real de medicina. em frente a um molde do corpo de saartjie baartman, o anatomista georges cuvier é categórico: “nunca vi uma cabeça humana tão parecida como a dos macacos.” Uma platéia de eminentes colegas cientistas aplaude a demonstração. sete anos antes, saartjie deixara a áfrica do sul como escrava de caezar, sendo obrigada a exibir seu corpo ao público londrino nas feiras de aberrações.dIa 1.

IncÊndIos exIbIção em 35mm. dIreção: denIs vILLeneUve. canadá/franÇa: 2010, 130 min. drama.

antes de morrer uma mãe faz um último desejo ao casal de filhos, os irmãos gêmeos simon e jeanne: eles devem reencontrar o pai que há muito tempo imaginavam morto. para tanto eles seguem rumo ao oriente médio numa jornada que também lhes servirá como uma busca às próprias raízes sempre cercadas sob um véu de mistério. filme indicado ao oscar 2011 de melhor filme estrangeiro.dIa 8.

poesIa exIbIção em dvd. dIreção: Lee cHang-dong. coréIa do sUL: 2010, 139 mIn. drama.

mija (Yun Jeong-hie) vive com seu neto em uma cidade perto do rio Han. ela adora se vestir de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. seu novo desejo é aprender a fazer poesia, o que a leva a um curso especializado em um centro cultural perto de sua casa. o curso faz com que apure sua observação do cotidiano, de forma a ter inspiração para seus versos. paralelamente, ela precisa lidar com uma confusão causada por seu neto, que faz com que tenha que conseguir uma alta quantia em pouco tempo. dIa 15.

copacabanaexIbIção em 35mm. dIreção: marc fIToUssI.frança: 2010, 107 mIn. comédIa.

Uma mulher extravagante (Isabelle Hupert), não liga para empregos, romances ou responsabilidades. apaixonada por samba e bossa nova, o que ela mais quer é conhecer o rio de janeiro. porém, a necessidade de mudar vem quando ela descobre que a própria filha se envergonha dela e por isso não vai convidá-la para seu casamento. dIa 22.

a separaçãoexIbIção em 35mm. dIreção: asgHar farHadI. Irã: 2011, 123 mIn. drama.

após se divorciar da esposa simin (Leila Hatami), nader (peyman moaadi) é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de alzheimer em estágio avançado. porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso. vencedor do globo de ouro 2012 de melhor filme estrangeiro.dIa 29.

copacabana

SALASESC DE CINEMA

ofIcIna

vídeos do mInUTocom o cIneasTa aLexandre esTevanaTo. vagas LImITadas. InscrIções na cenTraL de aTendImenTo.

oficina em três encontros que tem como objetivo incentivar a produção local, e mostrar que é possível a produção de vídeos com equipamentos simples e softwares livres. 28, 29 e 30. qUarTa, qUInTa e sexTa. 19H30. saLa da InTerneT LIvre. gráTIs.

14

enTreLaçarvagas LImITadas. InscrIções e LIsTa de maTerIaIs na cenTraL de aTendImenTo. a parTIr de 16 anos.

produção artesanal de fios, tramas e tecelagem. este mês:

macramÊcom marIa emíLIa, arTesã.

Tecelagem manual de bolsa em fio de malha personalizada.TUrma 1: 6, 13 e 27. Terças. 19H30 às 21H30.TUrma 2: 16, 23 e 30 sexTa. 16H30 às 18H30.saLa de expressão arTísTIca.l3,00 nr$6,00 ur$12,00

expressõesvagas LImITadas. InscrIções e LIsTa de maTerIaIs na cenTraL de aTendImenTo. a parTIr de 16 anos.

proporcionar o conhecimento e a prática de diversas técnicas de produção das artes plásticas, visuais e artesanais. este mês:

exercícIo do oLHarvagas LImITadas. InscrIções e LIsTa de maTerIaIs na cenTraL de aTendImenTo. a parTIr de 16 anos.

atividades que proporcionam a ampliação do conhecimento técnico e artístico e a sensibilização dos participantes. este mês:

reTaLHos: gUarda-roUpa dIferenTecom Lorena dUTra amaraL, desIgner de moda.

aprenda a transformar resíduos em arte, além de transformar roupas e acessórios velhos em artigos da moda. você pode economizar e colaborar com o meio ambiente.17, 24 e 31. sábados. 16H30 às 18H30.saLa de expressão arTísTIca.l3,00 nr$6,00 ur$12,00

desenHo pasTe-Upcom vLadImIr mUnHoZ, arTIsTa pLásTIco. a parTIr de 16 anos.

recriação de uma imagem realista utilizando-se apenas tons de cores sem gradação de luz. o efeito final remete às imagens montadas em quebra-cabeças (puzzle), onde cada peça nesse caso, seria de uma única cor. baseado no pop art.8, 15, 22 e 29. qUInTas. 19H30 às 21H30.saLa de expressão arTísTIca. l3,00 nr$6,00 ur$12,00

aRTEs PLÁsTicas

atividades que buscam proporcionar sensações, estimular a construção do conhecimento e a capacidade das pessoas de realizar a apreciação artística e a leitura dos diversos tipos de artes plásticas.

esTamparIa:cUsTomIZação de vesTUárIo e acessórIoscom sandra de soUZa, arTIsTa pLásTIca.

a proposta deste mês é compartilhar materiais em desuso e personalizar tecidos com a aplicação de diferentes técnicas da estamparia.14, 21 e 28. qUarTas. 19H30 às 21H30.na saLa de expressão arTísTIca.l3,00 nr$6,00 ur$12,00

pasTe Up

OFICINAS / CURSOS

15

LiTERaTURa

atividades que tem como proposta aproximar o público da arte da

literatura com a preocupação de formar conhecimento,

com variedade de assuntos e abordagens, de forma lúdica e

interativa.gráTIs.

LançamenTo edITorIaL

faUna e fLora de fragmenTos fLoresTaIs remanescenTes da regIão noroesTe do esTado de são paULoedITor orLando neccHI júnIor

o projeto de pesquisa “fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes na região noroeste do estado de são paulo: base para estudos de conservação da biodiversidade” foi elaborado e desenvolvido visando preencher essa importante lacuna de conhecimento sobre a biodiversidade na região noroeste do estado de são paulo. os resultados apresentados neste livro foram gerados neste projeto, 16. sexTa. 19H30. no TeaTro.

narrações de HIsTórIas

roda de HIsTórIascom conceIção Lopes, KeLLy sImão e Isaac rUy.

venha ouvir contos folclóricos, fábulas e contos de fadas.3, 10 e 17. sábados. 16H. na área de convIvÊncIa.

baTe-papos

bem LIdo !análise e interpretação das obras selecionadas para os vestibulares de universidades públicas. este mês:

vIagens na mInHa Terrade aLmeIda garreTT. com orLando amorIm, professor doUTor de LITeraTUra porTUgUesa na Unesp.

almeida garret foi o iniciador do movimento romântico em portugal. nesta obra, que apareceu primeiramente na revista ‘Universal Lisboense’, o escritor atinge surpreendente profundidade psicológica para a sua época, numa narrativa cheia de mistérios, amores e desilusões que se entrelaçam com histórias de santos, mártires e revoluções que contam um pouco da história de portugal.13. Terça. 19H30. no TeaTro.

TILde josé de aLencar. com prof. WaLdemar rodrIgUes pereIra fILHo, doUTorando em LeTras, área de concenTração em teoria e História da literatura, do iel/unicamp.

a obra foi escrita em 1872 e pertence à fase regionalista do autor, junto a obras como “o Gaúcho”, “o sertanejo” e “tronco do ipê”. retrata os costumes, a linguagem e a vida rural da época, e segue os moldes românticos, abordando a inocência, o amor, a fragilidade, a idealização da natureza e a subjetividade. 28. qUarTa. 19H30. no TeaTro.

baTe-papo e exIbIções

LITeraTUra em movImenToexibições de filmes que marcaram épocas e são representativos de gêneros literários, seguidosde bate-papos com profissionais de diversas áreas. este mês:

esTômagorepresentativo do gênero realismo/ naturalismo. com prof. WaLdemar rodrIgUes pereIra fILHo, doUTorando em LeTras, área de concenTração em TeorIa e HIsTórIa da literatura, do iel/unicamp.

21. qUarTa. 19H30. TeaTro.

servIço

bIbLIoTecaos matriculados no sesc agora têm à disposição um acervo de livros, incluindo obras clássicas e novos autores, para consultar e levar para casa por até 1 semana.Terça a sexTa. 13H15 às 21H30. sábados, domIngos e ferIados, 10H15 às 18H30. saLa de InTerneT LIvre.

esTômago

OFICINAS /NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

16

aRTEmÍDia

espaço aberto ao público de todas idades, com 22 computadores ligados à rede mundial, e que oferece oficinas, cursos e intervenções desenvolvidas por instrutores com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital.Terça a sexTa, 13H15 às 21H45, sábados, domIngos e ferIados, 10H15 às 18H45.gráTIs.

mangá veTorIaL

INTERNET LIVRE

ofIcInas

escoLa na rede aberTo para as escoLas da rede púbLIca. vagas LImITadas. agendamenTo na cenTraL de aTendImenTo.

oficinas, navegação dirigida, experimentações por meio da rede de internet, com a proposta de apresentar aos estudantes o universo digital e as suas possibilidades de uso. 22 e 29. qUInTas. 16H. saLa de InTerneT LIvre.

mangá veTorIaL criação de mangá vetorial com recurso do Inskape. 23. sexTa. 18H. saLa da InTerneT LIvre.

modas na Web com consULTora de moda LeTícIa ray.

descubra as tendências da moda e aprenda dicas sobre maquiagens.23. sexTa. 16H.saLa de InTerneT LIvre.

qUebra-cabeça dIgITaLcrie seu quebra-cabeça personalizado pela internet. 16 e 30. sexTas. 14H30saLa de InTerneT LIvre.

Hq dIgITaLcom KaTHarIne dInIZ.

criação de quadrinhos através de softwares livres. 24 e 25. sábado e domIngo. 10H30.saLa de InTerneT LIvre.

TerceIra Idade

emaIL e msnpara maIores de 60 anos.

criação e utilização de e-mail e bate-papo. 30. sexTa. 15H30.saLa de InTerneT LIvre.

3ª na Webnavegação livre com orientações para dúvidas básicas sobre uso do computador. 6,13 e 27. Terças. 15H30. saLa da InTerneT LIvre.

abc da WebaTIvIdade em andamenTo. dUração de TrÊs meses.

orientações dirigidas voltadas para público iniciante.módULo I: 6,13 e 27. Terças. 14H30. gráTIsmódULo II: 7, 14, 21 e 28. qUarTas. 14H30. módULo III: 7, 14, 21 e 28. qUarTas. 15H30.saLa da InTerneT LIvre.

17

espaço reservado à apresentação e ao diálogo das artes cênicas produzidas em rio preto e região. apoio: associart.

as sobras de TUdo qUe cHamam Larcom a cIa. ToKaIa cIa TeaTraL.a montagem do espetáculo foi impulsionada pelo sentido de reencontro, de busca, de resolver problemas do passado, mostrando uma personagem que retorna a um universo de redescobertas familiares. a decadência física, psíquisa e a fragilidade emocional de uma mãe e seu filho são retratados neste espetáculo,que aborda um intenso conflito familiar. 3. sábado. 20H.no TeaTro.l2,50 nr$5,00 ur$10,00

RIO PRETO EM CENATEaTRO

programa de apresentações e encontros que privilegiam as

experimentações e pesquisas sobre o fazer teatral.

paLHaçosTexTo: TImocHenKo WebHI. dIreção: gabrIeL carmona. com: dagoberTo feLIZ e danILo grangHeIa. dUração: 75 mIn. recomendação eTárIa: 14 anos.

careta é o palhaço da meia-noite e treze, no circo de um homem só. um espectador, Benvindo, vai cumprimentá-lo no camarim após o espetáculo. o que era para ser um diálogo agradável vira um jogo cômico-surreal, no qual o palhaço vai desmontando os sonhos mais puros e os desejos mais imundos de seu fã. comédia mal intencionada de um palhaço intragável. 31. sábado. 20H. TeaTro.l2,50 nr$5,00 ur$10,00

copacabana

CENA ABERTA

18

saúDE E aLim

ENTaÇÃO

o programa mesa brasil é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. criado em 1994 pelo sesc são paulo, tem por objetivo contribuir para diminuir o desperdício de alimentos e a fome, bem como promover a melhoria da qualidade de vida de populações carentes institucionalizadas. é um programa pioneiro no combate à fome e ao desperdício de alimentos: retira onde sobra, entrega onde falta e educa quem recebe para melhor aproveitá-los.

anTIoxIdanTes presenTes nos aLImenTos: qUaIs são os seUs benefícIos e como aproveITá-Los ao máxImoorientações sobre a importância dos antioxidantes, presentes em diversos tipos de alimentos, na prevenção de diversas doenças e manutenção da saúde e bem estar. dicas e receitas.23. sexTa. 19H.na saLa de expressão arTísTIca.gráTIs.

aLImenTação naTUraL: conceITos e aLTernaTIvascomo se alimentar utilizando uma variedade de alimentos naturais e alternativos, ricos em nutrientes e acessíveis a todos. demonstração de alimentos e degustação de preparações.24. sábado. 10H.na saLa de expressão arTísTIca.gráTIs.

aproveITamenTo InTegraL dos aLImenTosorientações sobre o valor nutricional de todos os componentes dos alimentos e as técnicas de preparo para o seu aproveitamento integral. sugestão de cardápios e receitas e degustação de preparações.10. sábado. 10H.saLa de expressão arTísTIca.gráTIs.

como comprar, armaZenar e congeLar os aLImenTos evITando perdas e conservando os nUTrIenTesnutricionistas dão dicas sobre planejamento de cardápios, compras e armazenamento de alimentos e ensinam técnicas de congelamento, tendo em vista a conservação do valor nutricional, do sabor e da higiene.16. sexTa. 19H.saLa de expressão arTísTIca.gráTIs.

dIvULgação

MESA BRASIL

enconTro anUaL de doadores, enTIdades e parceIros do programa mesa brasILdIrIgIdo aos doadores, enTIdades e parceIros.

integração e confraternização dos envolvidos nesta ação de cidadania e solidariedade, que se consolida através de parcerias de sucesso.6. Terça. 19H.TeaTro.

exposIção mesa brasILatravés de fotos e elementos que evidenciam a rotina do programa mesa em rio preto, a comunidade poderá conhecer e refletir sobre a importância das ações de combate ao desperdício de alimentos, da educação para o consumo consciente e da sensibilização para o aproveitamento do alimento em sua integralidade.6/3 a 8/4. Terça a sexTa, 13H às 21H45, sábados, domIngos e ferIados, 10H às 18H45.área de convIvÊncIa.gráTIs.ofIcInas

arrecadação em janeiro de 2012: 19.652,85 kg de alimentosempresas doadoras: 10entidades beneficiadas: 36

19

MONTE VERDE (MG)De 13/4 a 15/4. Saída do SESC Rio Preto.Hospedagem no Hotel Áustria. Passeios inclusos aos principais pontos turísticos da cidade. Pensão completa.

CAMPOS DO JORDÃO (SP)De 24/5 a 27/5. Saída do SESC Rio Preto.Hospedagem na pousada Alto D’Ouro. Visita aos principais pontos turísticos da cidade, como o Palácio Boa Vista, Museu Felicia Leirner, Auditório Cláudio Santoro, etc. Meia pensão.

CALDAS NOVAS (GO)1 a 6 /6. Saída do SESC Rio Preto.

Hospedagem no SESC Caldas Novas. Pensão completa.

13/0

424

/05

13/0

6

MAIS INFORMAÇÕES PELO SITE sescsp.org.br ou pelo telefone (17) 3216-9300.

PROGRAMAÇÃOMARÇO A JULHO

R$ 587,00 à vista R$ 675,00 à vista R$ 881,00 à vistaInscrições no SESC Rio Preto.

R$ 710,00 à vista R$ 817,00 à vista R$ 1065,00 à vistaInscrições para sorteio: 22/2, das 14h às 15h, no SESC Rio Preto.

R$ 510,00 à vista R$ 587,00 à vista R$ 765,00 à vistaInscrições para sorteio: 22/2, das 14h às 15h, no SESC Rio Preto.

PANTANAL COM CHAPADA DOS GUIMARÃES7 a 16/07. Saída do SESC Rio Preto.

Hospedagem na Estância Ecológica SESC Pantanal (em Poconé). Passeios (inclusos) a Campo Grande (hospedagem no hotel Indaiá Park) e a Cuiabá (hospedagem no Cuiabá Taiamã Hotel). Pensão Completa.

7/07

Inscrições no SESC Rio Preto.

19

20

brIncadeIras de cIrcobrincadeiras, oficinas e vivências circenses.sábados. 10H30. gInásIo de esporTes.

qUebaIaprenda como fazer este tradicional sanduíche árabe utilizando folhas de pão sírio, folhas verdes, queijos e tomates.3. sábado. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

maLabares: dIaboLôoficina de malabares utilizando o diabolô, brinquedo tradicional chinês, manipulado com baquetas.4. domIngo. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

ofIcIna

Tem cUrUmIm na rede!para InscrITos no programa cUrUmIm. com acompanHamenTo de InsTrUTores.

atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. 8 e 9. qUInTa e sexTa. 14H15. saLa de InTerneT LIvre.

reUnIão de paIsencontro com os pais das crianças inscritas no programa curumim.14. qUarTa. 19H30. TeaTro.

ecobagcustomização de camisetas transformando-as em sacolas retornáveis.11. sábado. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

brInqUedos voadoresconfecção de brinquedos com papéis leves para realizar brincadeiras com manobras aéreas.12. domIngo. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

carTõesconfecção de cartões personalizados utilizando as técnicas dobradura e quilling. 17 e 18. sábado e domIngo. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

cRiaNÇa

para crianças de 7 a 12 anos. atividades recreativas direcionadas ao público infantil com o objetivo de incentivar o aprendizado e a criatividade.gráTIs.

personagens de evaconfeção de bonecos de personagens infantis.19. segUnda. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

barangandãoconfecção do brinquedo popular barangandão utilizando recortes de tecido e fitas coloridas.31. sábado. 14H. saLa de expressão arTísTIca.

maLabares: objeTos de LançamenTooficina de manipulação de objetos do malabarismo clássico como bolinhas, claves e argolas.1/4. dominGo. 14H. Ginásio de esportes.

cRia

NÇa

programa socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. as atividades do programa curumim visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento.gráTIs.

ofIcInas de crIaTIvIdade

OFICINAS DE CRIATIVIDADE

SESC CURUMIM

baTe-papo

cUrUmIm sorrIdenTeatividade que conscientiza as crianças do programa curumim para a importância da saúde bucal, por meio de oficinas, intervenções e bate-papos. as atividades são orientadas pela equipe de odontologia do sesc rio preto.16, 22 e 29/3 e 4/4. 14H30.

21

cRiaNÇa

a programação busca incentivar o contato do público infantil com a

linguagem cênica, de forma lúdica e prazerosa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. em março,

a companhia que apresenta seus espetáculos é a cia Truks, de são paulo

(sp), que desenvolve trabalhos baseados no Teatro de animação de bonecos.domIngos. 15H30. TeaTro. gráTIs.

reTIre seU Ingresso a parTIr das 14H30.

espeTácULos

cIdade aZULdUração: 50 mIn.

o espetáculo mostra um menino que acorda, a cada nova manhã, sobre os papelões ou sob os jornais da rua, para mais um dia solitário e de verdadeira aventura! mas eis que no amanhecer de um dia especial, cai-lhe sobre a cabeça uma enorme bola de brinquedo azul, trazendo atrás sua aflita dona. o espetáculo, assim, trata de contar como nasce, cresce e se fortalece uma comovente amizade entre as duas crianças de realidades tão diferentes. dIa 4.

TrUKs-a brUxInHadUração: 50 mIn.

o espetáculo é o próprio show da bruxinha, que se diverte inventando mágicas e conhecendo novos amigos, com quem partilha suas aventuras: um engraçado Leão, o dragão e seu secreto admirador gregório. o show, porém, é interrompido pela chegada de um monstro muito desajeitado, que deseja “testar” a varinha de condão da bruxinha. a partir daí, uma ágil sucessão de imagens narra o duelo do monstro com a bruxinha e seus amigos, como uma cena de desenho animado. dIa 11.

Zôo-ILógIcodUração: 50 mIn.

a história começa quando dois amigos resolvem fazer um piquenique no Zoológico. ao encontrarem as portas do parque fechadas, não se intimidarão em criar, com muita criatividade, o seu zoológico particular, em que bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. dIa 18.

o senHor dos sonHosdUração: 50 mIn.

o espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando fora um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. e, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. dIa 25.

o senHor dos sonHos

TEATRO PARA CRIANÇAS

22

EDUcaÇÃO PaRa a

sUsTENTaTi

LiDaDE

encontros, oficinas e atividades que visam promover o diálogo sobre questões ligadas ao meio ambiente e a educação para a sustentabilidade.

exIbIção

cIne ambIenTeo curta metragem irá abordar temáticas como consumo responsável e qualidade de vida, com o intuito de despertar cada cidadão/cidadã a se comprometer com práticas de consumo responsáveis em suas atividades cotidianas para minimizar os impactos ambientais.21 e 22. qUarTa e qUInTa. 14HTeaTro.

ofIcIna

refeIção sUsTenTáveLnessa oficina os participantes irão aprender a preparar uma refeição saborosa e sem desperdício, utilizando racionalmente os recursos naturais e os gêneros alimentícios, através de atitudes ecologicamente corretas. 21 e 22. qUarTa e qUInTa. 14H30espaço ofIcIna 1.

baTe-papo

círcULo de dIáLogoscom LUcIana aranda barroZo – especIaLIsTa em edUcação amBiental e recursos HÍdricos (usp/sÃo carlos, sp), coordenadora da sala verde peroBa rosa (dea/mma – promIc, LondrIna, pr).

momento para bater um papo e trocar ideias a respeito de assuntos abordados no filme e na oficina de culinária.21 e 22. qUarTa e qUInTa. 15H30espaço ofIcIna 1. gráTIs.

MEIO AMBIENTE:MEU AMBIENTE

23

TERcEiRa iDaDE

Trabalho social com Idosos é um programa do sesc de educação

informal que visa à promoção da cidadania, bem-estar e

desenvolvimento cultural por meio do conviver com arte, esporte,

práticas corporais, reflexões sociais, dentre outras atividades.

a programação é gratuita e destinada às pessoas acima de 60 anos.

enconTro

enconTro mensaLespaço aberto para o diálogo, troca de idéias, propostas de atividades e informações relacionadas ao Trabalho social com Idosos. 30. sexTa. 16H30.TeaTro.

aULa aberTa

3ª na Webnavegação livre com orientações para dúvidas básicas sobre uso do computador. 6,13 e 27. Terças. 15H30. saLa da InTerneT LIvre.

ofIcIna

emaIL e msnpara maIores de 60 anos.

criação e utilização de email e bate-papo. 30. sexTa. 15H30.saLa de InTerneT LIvre.

cUrsos

abc da WebaTIvIdade em andamenTo. dUração de TrÊs meses.

orientações dirigidas voltadas para público iniciante.módULo I: 6,13 e 27. Terças. 14H30. gráTIsmódULo II: 7, 14, 21 e 28. qUarTas. 14H30. módULo III: 7, 14, 21 e 28. qUarTas. 15H30.saLa da InTerneT LIvre.

passos e compassosatividades voltadas à expressão corporal por meio da linguagem da dança.

dança de saLão vagas LImITadas. InscrIções na cenTraL de aTendImenTo.com cIro HenrIqUe gonsaLes, professor.

a dança de salão é uma atividade física que estimula o convívio social. Terças e qUInTas. 14H às 15H30. saLa de expressão 2.

cores da vIdao fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões.

pInTUra: processos TécnIcos e crIaTIvoscom sandra de soUZa, arTIsTa pLásTIca. maTerIaL IncLUso. vagas LImITadas.

Inscrições na central de atendimento. a proposta dos encontros é desenvolver técnicas de pintura em tecido, elaborar padrões decorativos e confeccionar produtos artesanais.Quartas. 16H30 às 18H30. término: 28/3.saLa de expressão arTísTIca.

canTo coraL com rafaeL pagLIUso, regenTe.InscrIções na cenTraL de aTendImenTo.

a prática do canto coral proporciona a convivência dos participantes e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento. qUInTas. 15H30 às 17H30.TeaTro.

3ª na Web

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS

24

EsPORTE

CURSOS ESPORTIVOSCORPO ESPORTE

vôLeI13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte praticado em quadra.Terças e qUInTas. 17H30.gInásIo de esporTes.lnGrátis

fUTsaL13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte praticado em quadra.qUarTas e sexTas. 18H30. gInásIo de esporTes. lnGrátis

esporTe jovemde 10 a 12 anos. aprendizagem de diversificadas modalidades esportivas.qUarTas e sexTas. 16H30 às 18H30. Terças e qUInTa. 16H30 às 18H30.dIversos espaços do sesc.lnGrátis

TÊNIS13 a 15 anos.oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte.Terça e qUInTa. 17H30.qUadra exTernalnGrátis

badmInTon13 a 15 anos.oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte.Terça e qUInTa. 18H.gInásIo de esporTes.lnGrátis

basqUeTe13 a 15 anos.oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte.qUarTa e sexTa. 17H30.gInásIo de esporTes 2.lnGrátis

basqUeTe mIsTo a partir de 15 anos. Terças e qUInTas.19H. gInásIo de esporTes 2.lnGrátis

badmInTon mIsTo a partir de 15 anos. qUarTas e sexTas. 19H30.gInásIo de esporTes 1.lnGrátis

vôLeI mIsTo a partir de 15 anos. Terças e qUInTas. 20H30.no gInásIo de esporTes 2.lnGrátis

TÊnIs mIsTo a partir de 15 anos. Terças e qUInTas oU qUarTas e sexTas. 20H. qUadra exTerna.lnGrátis

cLUbe do fUTeboL socIeTya partir de 15 anos.Terça e qUInTa. 18H.campo socIeTy.lnGrátis

InIcIação à naTaçãoaTé o mÊs de abrIL.a partir de 13 anos. adaptação e iniciação ao aprendizado dos nados crawl e costas.qUarTas e sexTas. 19H. Terças e qUInTa. 19H.parqUe aqUáTIco.lr$15,00 nr$30,00

cLUbe do TÊnIsa partir de 15 anos.Terça e qUInTa. 15H30.qUarTa e sexTa. 18H.qUadra exTerna.lnGrátis

cLUbe da corrIdaa partir de 15 anosTerça e qUInTa. 19H.dIversos espaços do sesc.lnGrátis

arqUIvo sesc

25

EsPORTE

esporTes para Idosos esportes como vôlei, basquete, handebol, entre outros. no gInásIo de esporTes 2. qUarTas e sexTas. 14H30.Grátis.

dança de saLãoacima de 60 anos.aula em grupo que visa o incentivo à prática da atividade física por meio da dança e seus variados ritmos.Terça e qUInTa, 14H. saLa de expressão 2.Grátis

ESPORTE CRIANÇAInscrições na central de atendimento. experimentação de várias modalidades esportivas de maneira lúdica e descontraída. TUrma de 6 a 7 anos: Terça e qUInTa. 14H30 às 17H30. qUarTas e sexTas. 14H30 às 17H30. TUrma de 8 a 10 anos: Terça e qUInTa. 14H30 às 17H30. qUarTas e sexTas. 14H30 às 17H30. dIversos espaços do sesc.lnGrátis

dança de saLão

CURSOS ESPORTIVOSCORPO ESPORTE

26

EsPORTE

gInásTIca mULTIfUncIonaL a partir de 12 anos. prescrição individualizada de exercícios aeróbios, realizados com o apoio de aparelhos e de exercícios integrados de força, equilíbrio e agilidade.Terças e qUInTas oU qUarTas e sexTas. HorárIos: 7H / 9H / 15H30 / 17H30 / 19H30. sábados, domIngos e ferIados: 9H às 15H. saLa de gInásTIca mULTIfUncIonaL. lr$25,00 nr$50,00

gInásTIca com acessórIos a partir de 13 anos. aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e qUInTas. 9H e 19H.saLa de expressão 1. lr$25,00 nr$50,00

HIdrogInásTIcaaTé o mÊs de abrIL. a partir de 15 anos. exercícios que melhoram a capacidade aeróbia, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.qUarTa e sexTa. 16H30.parqUe aqUáTIco.lr$15,00 nr$30

aLongamenTo e reLaxamenToa partir de 13 anos. aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural.qUarTas e sexTas. 9H e 18H30saLa de expressão 1.lr$25,00 nr$50,00

gInásTIca posTUraLa partir de 13 anos.prática que enfatiza a boa postura corporal e a posição correta da coluna vertebral, utilizando alongamentos e exercícios de fortalecimento.Terças e qUInTas. 18H.saLa de expressão 2.lr$25,00 nr$50,00

cIrcUITo de aTIvIdades corporaIsa partir de 13 anos.aulas destinadas ao público matriculado nos cursos físico-esportivos, utilizando acessórios diversos.qUarTas e sexTas. 20H30saLa de expressão 1.lnGrátis

yoga a partir de 13 anos. enfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento. Terças e qUInTas. 15H30 e 19H. qUarTas e sexTas.18H30 e às 19H30. saLa de expressão 2.lr$25,00 nr$50,00

pILaTes de soLo em grUpoa partir de 13 anos. os exercícios, visam tonificar e alongar a muscu-latura corporal, fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável.Terças e qUInTas. 16H30 e 20H. qUarTas e sexTas. 19H30.saLa de expressão 1.lr$25,00 nr$50,00

dança de saLãoa partir de 13 anos. Terças oU qUInTas. 20H.saLa de expressão 2.lr$18,00 nr$36,00

aLongamenTo e reLaxamenToacima de 60 anos.aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural.qUarTas e sexTas. 16H30. saLa de expressão 1. Grátis

gInásTIca com acessórIosacima de 60 anos.aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e qUInTas.15H30.qUarTas e sexTas.15H30.saLa de expressão 1 e 2.Grátis

pILaTes de soLo em grUpoacima de 60 anos.o método, visa tonificar e alongar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável.qUarTas e sexTas.15H30. saLa de expressão 1. Grátis

pILaTes de soLo

CURSOS ESPORTIVOSCORPO E EXPRESSÃO

27

HIDROANIMAÇÃOatividade aquática realizada de forma lúdica com objetivo de interação do público participante.sábados. 16H. domIngos. 16H.parqUe aqUáTIco.

RECREAÇÃO AqUÁTICA INFANTILdestinada ao público a partir dos 6 anos.sábados e domIngos. 15H. parqUe aqUáTIco.

GINÁSTICA COM ACESSÓRIOSaula em grupo com o objetivo de proporcionar experimentações de acessórios como: prancha de equilíbrio, discos, elástico entre outros.sábados. 15H. saLa de expressão 2.

CAPOEIRAa partir de 6 anos. vivência que envolve aspectos da cultura afro-brasileira, especificamente a capoeira, mas também, abordando outras manifestações como o maculelê, o samba de roda, oficinas de ritmos, vivenciando-a de uma forma mais completa. sábados. 10H. gInásIo de esporTes 2.

ALONGAMENTO E RELAXAMENTOa partir dos 13 anos.aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal. domIngos. 15H. saLa de expressão 2.

PILaTes de soLo em grUpoa parTIr de 13 anos. vagas LImITadas.o método visa tonificar e alongar a musculatura por meio de um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram corpos fortes, harmoniosos e saudáveis. domIngos. 10H30. espaço ofIcIna 1.

RAIA LIVREespaço destinado à prática livre da natação, com acessórios (nadadeiras e flutuadores) fornecidos pelo sesc. Terça a sexTa. 17H30 às 21H. sábados, domIngos e ferIados. 9H às 12H. pIscIna semI-oLímpIca.

EsPORTE

participe e divirta-se na programação de aulas abertas de diversas

modalidades e experimente os benefícios da prática esportiva.

gráTIs.

AULAS ABERTAS

aLongamenTo e reLaxamenTo

EsPO

RTE

EXPOSIÇÃO

ação exTerna

arTe, esporTe e paIxãosão josé do rio preto foi fundada em março de 1852. com a chegada do trem, em 1912, o município passou a ser desenvolver economicamente e ganhar destaque no estado de são paulo. as primeiras manifestações esportivas na cidade ocorreram no final do século dezenove e foram trazidas pelos imigrantes italianos, espanhóis e portugueses. passados exatos 159 anos, a cidade se desenvolveu, modernizou-se e fez surgir personagens que dedicaram suas vidas ou parte dela ao desenvolvimento do esporte na cidade. a exposição “arte, esporte e paixão” resgata a história de cidadãos rio-pretenses que se entregaram com paixão às manifestações esportivas e transformaram sonhos em conquistas. no poUpaTempo são josé do rIo preTo.segUnda a sexTa, 8H às 17H. sábados, 8H às 13H.

28

Conheça o resultado da votação dos melhoresfilmes eleitos pela crítica e público.

DE 4 A 29DE ABRIL

SESSÕES DE CINEMA

BATE-PAPOS COM CINEASTAS

CURSOS E OFICINAS

Confira a programação completa:

sescsp.org.br/melhoresfilmes

EM 16 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULOE NO CINESESC

29

SERVIÇOS

assessorIa TécnIca para empresas do comércio de bens e serviços. Informações no setor de programação.Terça a sexta: 13h30 às 21h30. sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h30.

avaLIação cLínIcaexame realizado por um médico com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta ou não à prática de exercícios físicos.adquira seu tíquete na central de atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável.Terça a sexta: 14h às 18h. 20h30 às 21h. sábados: 17h às 18h30. na sala médica.r$ 20,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). r$ 40,00 (usuário matriculado no sesc e dependentes).

cenTraL de aTendImenToInformações, emissão de cartão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excursões e passeios do programa de Turismo social e venda de ingressos para shows e espetáculos.Terça a sexta: 13h15 às 21h30. sábados, domingos e feriados: 9h15 às 18h30.

emprésTImo de maTerIaLempréstimo de jogos, raquetes, bolas, etc. mediante apresentação do cartão de matrícula.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. na catraca da piscina.

exame dermaToLógIcoexame de pele realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do parque aquático. é obrigatório e deve ser renovado a cada 6 meses. você pode realizar o seu exame na Unidade do sesc rio preto (confira horários e valores abaixo) ou com qualquer outro médico habilitado perante ao conselho regional de medicina (crm). o atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no crm. adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou central de atendimento. dirija-se à sala médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável.Terça a sexta: 18h30 às 20h15. sábados, domingos e feriados: 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. r$ 18,00 (usuário matriculado no sesc e dependentes).r$ 9,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de exame dermatológico.

LancHoneTe oferece produtos variados com o objetivo de contribuir para uma alimentação saudável. opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos.Terça a sexta: 13h15 às 21h45. sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h45.

mesa brasILcriado em 1994, o programa mesa brasil sesc são paulo é exemplo de uma ação social revestida fortemente pelo compromisso educativo. seu principal objetivo é minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, principalmente por meio da ação educativa. segunda a sexta: 8h às 17h.

Locação gInásIo e campo socIeTypara práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. informações na secretaria da programação.Terça a sexta: 13h15 às 21h30. sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h30.

odonToLogIaclínica odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de raio-X panorâmico. serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança. atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos.Terça a sexta: 13h às 17h. 17h30 às 21h30. sábados: 9h às 13h e 14h às 18h. agendamentos na central de atendimento.

parqUe aqUáTIcotrajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no sesc. exame dermatológico obrigatório. é necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. a entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta: 13h15 às 21h. sábados, domingos e feriados: 9h15 às 18h30.

Conheça o resultado da votação dos melhoresfilmes eleitos pela crítica e público.

DE 4 A 29DE ABRIL

SESSÕES DE CINEMA

BATE-PAPOS COM CINEASTAS

CURSOS E OFICINAS

Confira a programação completa:

sescsp.org.br/melhoresfilmes

EM 16 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULOE NO CINESESC

CIRCO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DANÇA7 ROTEIROS

87 CIDADES

A ARTE EM TODAS

AS SUAS MANIFESTAÇÕES.

EM TODOS OS SEUS ENCONTROS.

PARA TODAS AS PESSOAS.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

sescsp.org.br/circuito

MÚSICA

PERFORMANCE

ARTEMÍDIA

VÍDEO

LITERATURA

TEATRO

ARTES VISUAIS

17 de abril 6 de maioa

2012

REALIZAÇÃO

APOIO

PREFEITURAS MUNICIPAIS