guia de residÊncia - psicologia psico_liÇÃo 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai...

13

Upload: others

Post on 22-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará
Page 2: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

2

GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO

Você já se perguntou se está ficando para trás no mercado de trabalho? Já pensou no que poderia fazer para dar uma guinada na sua carreira? E você que é recém-formado, já sabe qual o caminho que irá seguir na Psicologia? A profissão tem grande presença no mercado de trabalho e, para concursos e residências, têm grande quantidade de vagas nos editais!

Ter se formado em uma faculdade reconhecida e possuir boas experiências em diferentes estágios não é mais garantia para uma carreira de sucesso. Hoje, o mercado está muito concorrido em várias áreas da saúde. Isso acontece pela grande disponibilidade de profissionais com diplomas, porém com pouca experiência prática. 

As residências tem sido uma excelente alternativa para capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, disponibilizando uma remuneração mensal maior que a média do mercado, além de possibilitar um rico aprendizado através, sobretudo, da experiência prática!

Neste material vamos explicar com detalhes tudo o que você precisa saber sobre Residência Multiprofissional em Psicologia:

O QUE É RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL?

• Como ingressar em um programa de residência?

• Diferença entre a residência e as demais especializações.

• Principais especialidades e a rotina do residente em cada uma delas.

• Principais instituições.

• Quais regiões possui mais oportunidades de vagas?

 

Vamos nessa?!

Page 3: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

3

CARTA ABERTA PARA VOCÊ

Aqui vão algumas coisas importantes que vocês precisam saber sobre mim. Depois que criei o perfil @psicologoconcurseiro,1 recebi muitos relatos de vocês falando sobre a dificuldade de se preparar para a Residência.

Parece que tudo vai ficando mais difícil ao passo que a prova se aproxima. Muito conteúdo, muita coisa para gravar, muita informação espalhada pela internet, poucos materiais de qualidade e isso tudo resulta em...muita confusão.

É muito difícil ter um rendimento de alto nível em meio a toda essa bagunça.

Talvez, você esteja se perguntando: “como ele sabe disso?”

É simples: EU PASSEI POR ISSO.

Eu conheci o mundo dos concursos e residências no fim da minha faculdade, pois, até então, eu não fazia ideia que residência existia. Se você ainda está na graduação e já tem em mente seu objetivo, isso é um grande passo na frente da concorrência!

Digo isso porque você pode começar a estudar para a residência logo agora, em vez de esperar a graduação para dar o start nesse projeto.

Uma parcela dos psicólogos no Brasil ainda não tem algum tipo de especialização. Então, dar o primeiro passo e tomar essa decisão já te coloca em uma ótima posição.

Eu não sou nenhum guru das Residências e nem pretendo ser. Mas, nesse desafio, #RESIDENCIACHALLENGE, quero te ensinar algumas técnicas que eu desenvolvi durante os últimos anos e que garantiram minha aprovação na residência.

O objetivo dessa carta aberta é justamente parabenizar a todos pela iniciativa de buscar este conhecimento, isso já diferencia vocês da maioria! E falar que: se você conseguir absorver as ideias desse guia, o caminho vai ser muito mais tranquilo até a tão sonhada residência.

Eu acredito que, mais importante do que saber tudo, é saber bem aquilo que você realmente precisa saber. E é nisso que eu quero te ajudar durante os próximos dias.

Espero que vocês gostem do guia que eu preparei para vocês! 

Contem com o Psicólogo Concurseiro para isso!

Afinal, eu sempre estou lá no @psicologoconcurseiro!

Abraços,

1 O @psicologoconcurseiro é um personagem criado pela Sanar, baseado nas histórias de clientes e professores da Sanar. Se você quiser ver depoimentos reais, clique aqui.                                                                          

Page 4: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

4

AFINAL, O QUE É RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL?

Ótima pergunta! Bom, a Residência Multiprofissional em Saúde é uma pós-graduação lato sensu, destinada às categorias que integram a área da saúde. Este programa de cooperação intersetorial é voltado para a educação em serviço e visa a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

As residências multiprofissionais em saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e seguem os princípios e diretrizes do SUS que, inclusive, orientam as residências com base nas necessidades locais e regionais. Em geral, os programas de residência geralmente ficam à cargo de Hospitais Universitários, mas não se restringem a eles.

COMO INGRESSAR EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA?

O profissional deve ser aprovado na seleção pública que é realizada pela instituição que oferta o programa de residência. Geralmente, a seleção ocorre em duas etapas: prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório) e análise do currículo lattes (caráter classificatório). Algumas instituições incluem também provas dissertativas e entrevistas como partes do processo de seleção.

ESPECIALIZAÇÃO OU RESIDÊNCIA?

Essa dúvida pode estar pairando pela sua cabeça neste exato momento, então, para te ajudar na tomada de decisão, vou colocar as informações em um quadro:

ESPECIALIZAÇÃO RESIDÊNCIA

Carga horária mínima de 360 horas; Carga horária anual de 5.760 horas;

Não tem férias; 1 folga semanal e 30 dias de férias por ano;

Exigido TCC; Depende da instituição;

O estudante paga mensalidade. O estudante recebe mensalidade.

A residência vai ser uma experiência de imersão na profissão! Da carga horária total, 80% será dedicada a atividades práticas e apenas 20% a atividades

Page 5: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

5

teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento!

Você ainda contará com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente da instituição de ensino superior).

Por ser uma experiência de imersão, você deve ter dedicação exclusiva, para que isso seja possível, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação financiam uma bolsa mensal no valor de R$ 3.330,43 para o residente. E convenhamos, que uma bolsa neste valor para um recém-formado não é nada mal, né?!

DECIDI PELA RESIDÊNCIA, E AGORA?

Ótimo! Estou empolgado para te mostrar os próximos passos! Primeiro, você precisa escolher qual programa de residência você quer fazer.

“E por que tenho que fazer essa escolha?”

Para:

• poder saber o que realmente cai no edital;

• saber como as questões são cobradas;

• descobrir qual o estilo da banca daquela prova.

Page 6: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

6

LIÇÃO 1 – ESCOLHENDO A RESIDÊNCIA

Escolher a residência é o mesmo que definir a área que você quer ser especialista. As opções de programa são vastas e as instituições que ofertam os programas também, sendo assim, sabemos que pode bater aquela dúvida, afinal, serão dois anos se dedicando ao estudo e a prática na especialidade escolhida.

Eu entendo as suas dores e vou tentar lhe ajudar! Primeiro, vou falar um pouco sobre as especialidades, depois sobre as instituições e por último vou lhe mostrar as regiões que mais ofertam vagas!

ESPECIALIDADES

Existe uma série de possibilidades quando o assunto é residência, no entanto, algumas delas são mais procuradas que outras. Consultei a minha base de dados e notei que há três especialidades que parecem ser bastante cobiçadas, são elas: Saúde Mental, Saúde da Família e Oncologia.

Vamos conhecer um pouco cada uma delas?

1 – Saúde Mental:

Área de atuação: Rede de Atenção Psicossocial

O que faz um residente em Saúde Mental?

Ao longo dos dois anos, os residentes circularão  nos diversos componentes e pontos de atenção da RAPS, desenvolvendo práticas interventivas, no contexto do serviço e, sobretudo, do território, envolvendo-se em processos de Educação em Saúde e Educação Permanente; de gestão e organização da rede de referência, articulação intra e intersetorial, além do trabalho em equipe, de modo a se preparar para atuar de forma integral na RAPS.

2 – Saúde da Família:

Área de atuação: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

Page 7: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

7

O que faz um residente em Saúde da Família?

Os residentes em Saúde da Família irão desenvolver ações específicas da Psicologia, como atendimentos psicológicos individuais, com enfoque  breve-focal e visitas domiciliares para acompanhamento de usuários e família; orientações a familiares e a profissionais da saúde e da educação acerca de questões de saúde mental, acolhimentos em saúde, encaminhamentos para a rede de saúde e saúde mental do município; atuação com os demais profissionais da Estratégia de Saúde da Família para o desenvolvimento de ações ampliadas, realizadas de maneira interdisciplinar e intersetorial como, por exemplo, intervenções de promoção, prevenção e educação em saúde.

3 – Oncologia:

Área de atuação: Hospitais e clínicas.

O que faz um residente em Oncologia?

O residente irá prestar assistência ao paciente com câncer, a família e à equipe responsável pelo caso, com base na perspectiva da atenção integral, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Cabe ao residente prestar o apoio psicossocial e psicoterapêutico diante do impacto do diagnóstico e das consequências da enfermidade. Além disso, o profissional desenvolverá ações educativas nas abordagens individuais e coletivas.

Outras especialidades:

• Saúde Coletiva;

• Neurologia;

• Nutrição Clínica;

• Saúde da Criança e do Adolescente;

• Saúde do Adulto;

• Saúde do Idoso;

• Nefrologia;

• Atenção Básica;

• Cuidados Paliativos;

• Neonatologia;

Page 8: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

8

• Urgência e Emergência;

• Reabilitação Física;

• Cardiologia.

Perguntas para você refletir e que podem te ajudar na escolha:

O que te empolga/empolgava desde os primeiros semestres da faculdade?

Você quer para si a rotina desta especialidade?

PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES

Agora é hora de falarmos sobre as instituições, o lugar que você vai escolher para ser a sua casa durante dois anos! Você já percebeu que eu gosto de listas, né?! Então, vou listar para você as principais instituições, os programas ofertados por elas, o número de vagas e as etapas de seleção.2

Universidade de São Paulo (USP) – SP

Total de vagas em 2021: 15 vagas.

Etapas de seleção:

1ª etapa:

1.1 - prova objetiva (caráter eliminatório e classificatório);

1.2- prova dissertativa (caráter classificatório).

2ª etapa: análise curricular (caráter classificatório).

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGASSaúde Coletiva e Atenção Primária 2

Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos 3

Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química 2

Prevenção e Terapêutica Cardiovascular 1

Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante 2

Atenção Integral à Saúde 2

Saúde Auditiva 32 Informações coletadas com base no edital mais recente de cada instituição.

Page 9: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

9

Síndromes e Anomalias Craniofaciais 1

Casa de Saúde Santa Marcelina – SP

Total de vagas em 2020: 2 vagas.

Etapas da seleção:

1ª etapa: prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório).

2ª etapa: análise e arguição curricular e entrevista (caráter classificatório).

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGASUrgência e Emergência 1

Onco Hematogia 1

3. Hospital Sírio Libanês – sede em SP

Total de vagas em 2020: 3 vagas

Etapas de seleção:

1ª etapa: prova objetiva de múltipla escolha.

2ª etapa:

2.1 - prova prática (caráter eliminatório e classificatório);

2.2 – entrevista com análise e arguição de curriculum vitae (caráter classificatório).

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGASCuidado ao Paciente Oncológico 2

Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente 1

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - SP

Total de vagas de 2020: 20 vagas.

Etapas de seleção:

1ª etapa: prova objetiva (caráter eliminatório).

2ª etapa: prova teórico-prática (caráter classificatório).

3ª etapa: pontuação acadêmica (caráter classificatório).

Page 10: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

10

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGASCardiologia 2

Cuidados Intensivos de Adultos 2

Oncologia Pediátrica 4

Rede de Atenção Psicossocial 2

Saúde Mental 3

Transplante e Captação de Órgãos 4

Urgência e Emergência 3

5. Secretaria Estadual de Saúde/PE (SES-PE) – PE

Total de vagas em 2020: 48 vagas específicas + 30 vagas de ampla concorrência em saúde coletiva.

Etapas de seleção:

1ª etapa: prova escrita (caráter classificatório e eliminatório).

2ª etapa: análise de currículo (caráter classificatório).

PERFIL HOSPITALARPROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGASCuidados Paliativos - HUOC3 2

Saúde da Mulher 2

Saúde do Idoso 1

Nefrologia 2

Cuidados Paliativos – IMIP 1

Terapia Intensiva 2

Oncologia 1Reabilitação Física 1

Atenção Hospitalar com Ênfase na Gestão do Cuidado 2Urgência, Emergência e Trauma 2

3 Para melhor esclarecimento, indicamos as cidades/instituições dos programas de residência que possuem vagas em mais de um local.

Page 11: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

11

PERFIL ATENÇÃO BÁSICAPROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGAS

Interiorização de Atenção à Saúde 3Integrada em Saúde da Família 2

Saúde da Família – UFPE 1

Saúde da Família – IMIP 1

Saúde da Família – Secretaria de Saúde de Recife 1

Saúde Mental – IMIP 1

Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas 2Rede de Atenção Psicossocial 2

Saúde da Família – Jaboatão dos Guararapes 4Saúde Mental - Secretaria de Saúde Garanhuns 2

PERFIL SAÚDE DA FAMÍLIA – INTERIORIZAÇÃO EM SAÚDEPROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGAS

Ênfase na Saúde da População do Campo – Caruaru 1Ênfase na Saúde da População do Campo – Garanhuns 1

PERFIL SAÚDE COLETIVAPROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGAS

Saúde Coletiva – Secretaria de Saúde de Recife 1Saúde Coletiva – IMIP 1

PERFIL SAÚDE COLETIVA – REGIONALIZAÇÃO EM SAÚDE PROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGAS

Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde 94

PERFIL SAÚDE COLETIVA – AMPLA CONCORRÊNCIAPROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGAS

Saúde Coletiva – FCM 12Saúde Coletiva – Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães 18

4 As vagas estão distribuídas entre 9 municípios, a saber: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana.

Page 12: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

12

6. Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) – BA

Total de vagas em 2020: 23 vagas.

Etapas de seleção:

1ª etapa: prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório).

2ª etapa: análise do currículo lattes (caráter classificatório).

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA VAGASSaúde do Adulto (Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) 1Saúde da Criança (Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) 1

Saúde Mental (Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) 1Oncologia (Residência Multiprofissional em Saúde) 1

Saúde Mental (Residência Multiprofissional em Saúde) 2Nutrição Clínica (Residência Multiprofissional em Saúde) 1

Saúde da Família e Vigilância em Saúde 2Saúde da Criança e do Adolescente 1

Urgências 2

Clínica da Pessoa e da Família 2

Saúde Coletiva com Área de Concentração em Planejamento e Gestão em Saúde 2

Saúde da Pessoa Idosa 2

Neurologia 2

Saúde da Família – Ilhéus 1

Saúde da Família – Itabuna 2

Page 13: GUIA DE RESIDÊNCIA - PSICOLOGIA PSICO_LIÇÃO 01.pdf · 5 teóricas, ou seja, o que não vai faltar são oportunidades para você exercitar o seu conhecimento! Você ainda contará

13

1.3 – Distribuição de vagas por região

Figura 1 – Proporção de vagas por região

Fonte: autoria própria.

A região Sudeste é a que tem o maior número de programas de residência e de vagas ofertadas (38%), seguida da região Nordeste (28%) e Sul (21%). Por sua vez, a região Centro-Oeste corresponde a 6%, o Distrito Federal a 4% e a região Norte a 3% das ofertas de vagas.

Perguntas para você refletir e que podem te ajudar na escolha:

1. Você está disposto a mudar de cidade?

2. Qual o peso da instituição no mercado?

QUER SABER QUAIS INSTITUIÇÕES ESTÃO COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS?

CLIQUE AQUI