guia de preparação e planejamento do local · nenhum tipo de informaÇÃo contida nesta...

48
Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

Upload: others

Post on 21-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Isilon

    Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Copyright © 2015 Isilon Todos os direitos reservados.

    Publicado em Agosto 2017

    A Dell assegura que as informações apresentadas neste documento estão corretas na data da publicação. As informações estão sujeitas a

    alterações sem prévio aviso.

    AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PUBLICAÇÃO SÃO FORNECIDAS “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM”. A DELL NÃO GARANTE

    NENHUM TIPO DE INFORMAÇÃO CONTIDA NESTA PUBLICAÇÃO, ASSIM COMO SE ISENTA DE GARANTIAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU

    ADEQUAÇÃO DE UM PRODUTO A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO. O USO, A CÓPIA E A DISTRIBUIÇÃO DE QUALQUER SOFTWARE DA DELL

    DESCRITO NESTA PUBLICAÇÃO EXIGE UMA LICENÇA DE SOFTWARE.

    Dell, EMC e outras marcas comerciais são marcas comerciais da Dell Inc. ou de suas subsidiárias. Outras marcas comerciais aqui mencionadas

    pertencem a seus respectivos proprietários. Publicado no Brasil.

    EMC BrasilRua Verbo Divino, 1.488 – 4º andar São Paulo – SP – 04719-002 0800-553622Tel.: (11) 5185-8800 Fax: (11) 5185-8999www.DellEMC.com/pt-br/index.htm

    2 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • CAPÍTULO 1

    Introdução a este guia

    Esta seção contém os seguintes tópicos:

    l Sobre este guia.................................................................................................... 4l Visão geral do NAS scale-out do Isilon................................................................. 4l Arquitetura de armazenamento do OneFS........................................................... 4l Componentes do nó Isilon.................................................................................... 5l Onde obter suporte..............................................................................................5

    Introdução a este guia 3

  • Sobre este guiaEste guia descreve como preparar e planejar sua instalação de hardware do Isilon.

    Antes de implementar um cluster EMC Isilon em seu workflow de dados, é importanteidentificar o melhor equipamento e software Isilon para suas necessidades. Vocêtambém deve confirmar se a instalação está pronta para dar suporte ao cluster Isilon.

    As informações deste guia especificam um framework para a pesquisa que umadministrador de sistema ou um gerente de instalação deve fazer antes de ativar umnó Isilon.

    Para obter informações detalhadas sobre o sistema operacional OneFS, analise adocumentação do OneFS no site de suporte on-line da EMC (https://support.emc.com).

    Visão geral do NAS scale-out do IsilonA plataforma de armazenamento NAS scale-out do EMC Isilon combina hardwaremodular com software unificado para aproveitar os dados não estruturados. Habilitadopelo sistema operacional OneFS, um cluster EMC Isilon oferece um pool dearmazenamento dimensionável com um namespace global.

    O software unificado da plataforma oferece administração centralizada, baseada naWeb e de linha de comando para gerenciar os seguintes recursos:

    l Um cluster que executa um file system distribuído

    l Nós de scale-out que adicionam capacidade e desempenho

    l Opções de armazenamento que gerenciam arquivos e classificação por níveis

    l Proteção de dados e alta disponibilidade flexíveis

    l Módulos de software que controlam custos e otimizam recursos

    Arquitetura de armazenamento do OneFSO EMC Isilon tem uma abordagem de scale-out para o armazenamento criando umcluster de nós que executa um file system distribuído. O OneFS combina as trêscamadas de arquiteturas de armazenamento tradicionais — file system, gerenciadorde volumes e proteção de dados — em um cluster NAS scale-out.

    Cada nó adiciona recursos ao cluster. Como cada nó contém RAM globalmentecoerente, à medida que um cluster se torna maior, também aumenta sua velocidade.Enquanto isso, o file system se expande dinamicamente e redistribui o conteúdo, queelimina o trabalho de particionar discos e criar volumes.

    Os nós funcionam como pares para distribuir dados pelo cluster. O processo desegmentação e distribuição de dados — conhecido como particionamento — não sóprotege dados, mas também permite que um usuário que se conecta a qualquer nóaproveite o desempenho de todo o cluster.

    O OneFS usa software distribuído para dimensionar dados em hardware genérico.Cada nó ajuda a controlar solicitações de dados, melhora o desempenho e expande acapacidade do cluster. Nenhum dispositivo master controla o cluster; nenhum escravoinvoca dependências. Em vez disso, cada nó ajuda a controlar solicitações de dados,melhora o desempenho e expande a capacidade do cluster.

    Introdução a este guia

    4 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

    https://support.emc.comhttps://support.emc.com

  • Componentes do nó IsilonComo um dispositivo montável em rack, um nó de armazenamento inclui os seguintescomponentes em um chassi montável em rack de 2U ou 4U com um painel frontalLCD: CPUs, RAM, NVRAM, interfaces de rede, adaptadores InfiniBand, controladorasde disco e mídia de armazenamento. Um cluster Isilon compreende três ou mais nós,até 144.

    Ao adicionar um nó a um cluster, você aumenta a capacidade agregada de discos,cache, CPU, RAM e rede do cluster. O OneFS agrupa a RAM em um só cachecoerente de modo que uma solicitação de dados em um nó se beneficie dos dadosarmazenados em cache em qualquer lugar. A NVRAM é agrupada para gravar dadoscom alto throughput e proteger operações de gravação contra falta de energia. Àmedida que o cluster cresce, os eixos e a CPU se combinam para aumentar othroughput, a capacidade e as operações de IOPS (Input/Output per Second).

    O EMC Isilon oferece vários tipos de nós, que podem ser adicionados a um cluster paraequilibrar a capacidade e o desempenho com throughput ou IOPS:

    Nó Caso de uso

    Série S Aplicativos com grande número de IOPS

    Série X Workflows de alta simultaneidade e orientadospor throughput

    Série NL Fácil acesso quase primário com valorsemelhante à fita

    Série HD Capacidade máxima

    Os seguintes nós do EMC Isilon melhoram o desempenho:

    Nó Função

    Acelerador de desempenho da série A Dimensionamento independente para obtermáximo desempenho

    Acelerador de backup da série A Solução de backup e restauração de altavelocidade e dimensionável para drives de fitaem conexões Fibre Channel

    Onde obter suporteVocê pode entrar em contato com o Suporte técnico do EMC Isilon para esclarecertodas as dúvidas relativas aos produtos EMC Isilon.

    Suporte on-line Bate-papo on-line

    Criar um chamado

    Suporte telefônico Estados Unidos: 1-800-SVC-4EMC (800-782-4362)

    Canadá: 800-543-4782

    Outras localidades: +1-508-497-7901

    Para obter os números de telefone locais em seu país, consulteos EMC Customer Support Centers.

    Introdução a este guia

    Componentes do nó Isilon 5

    https://support.emc.com/servicecenter/liveChat/https://support.emc.com/servicecenter/createSR/http://Brazil.emc.com/collateral/contact-us/h4165-csc-phonelist-ho.pdf

  • Ajuda com osuporte on-line

    Se tiver dúvidas específicas sobre a inscrição, o acesso ao sitede suporte on-line da EMC, envie um e-mail para [email protected].

    Introdução a este guia

    6 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

    mailto:[email protected]

  • CAPÍTULO 2

    Selecionando o equipamento

    O Isilon oferece uma variedade de nós aceleradores e de armazenamento que vocêpode combinar para atender a suas necessidades de armazenamento.

    Se você deseja instalar mais de um tipo de nó no cluster Isilon, consulte os requisitospara clusters de vários nós no Guia de Capacidade de Suporte e Compatibilidade do Isilon.

    Converse com um gerente de contas de vendas Isilon para identificar o equipamentomais adequado para seu workflow.

    l Segurança e conformidade com regras sobre interferências eletromagnéticas.............................................................................................................................8

    l Especificações dos nós de armazenamento......................................................... 8l Nós aceleradores................................................................................................ 19l Racks e trilhos................................................................................................... 20l Switches e cabos................................................................................................31l Topologia de rede...............................................................................................33l Ajuda na instalação.............................................................................................33

    Selecionando o equipamento 7

  • Segurança e conformidade com regras sobre interferênciaseletromagnéticas

    Este equipamento de tecnologia da informação está em conformidade com acompatibilidade eletromagnética (EMC) e normas/padrões de segurança de produtoexigidos pelos países nos quais o produto é vendido. A conformidade com EMC temcomo base as normas FCC, parte 15, padrões CISPR22/CISPR24 e EN55022/EN55024, inclusive variações internacionais aplicáveis.

    Os produtos de classe A em conformidade com a EMC são comercializados para usoem ambientes empresariais, industriais e comerciais. A conformidade com a segurançado produto é baseada em padrões IEC 60950-1 e EN 60951-1, inclusive desviosnacionais aplicáveis.

    Este equipamento de tecnologia da informação está em conformidade com a diretivaRoHS, da União Europeia, 2011/65/EU.

    Os dispositivos individuais usados neste produto são aprovados sob um identificadorde modelo normativo exclusivo, que é afixado a cada rótulo individual de classificaçãode dispositivo, que pode diferir de qualquer nome de família de produto ou marketingnesta data sheet.

    Para obter mais informações, visite https://support.emc.com. Na área Product andSupport Tools, clique em Safety & EMI Compliance Information.

    Especificações dos nós de armazenamentoVocê pode revisar as especificações dos nós do EMC Isilon para saber o peso e asdimensões dos nós, os atributos, as opções e as certificações do setor.

    Especificações do nó S210O nó S210 do Isilon é uma opção de armazenamento de 2U da linha de produtos dasérie S do Isilon. Para instalar um nó Isilon S210, o cluster deve estar executando oOneFS 7.1.1 ou posterior.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    8,8 cm (3,48 pol.) 48 cm (18,87 pol.) 77,47 cm (30,5 pol.) 25 kg (55 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 300GB

    HDDs de 600GB

    HDDs de 900GB

    HDDs de 1,2TB

    Capacidade(HDD/SSD)

    6,6 a 7,2 TB/0 a1,6 TB

    13,2 a 14,4 TB/0a 1,6 TB

    16,2 a 21,6 TB/0a 4,8 TB

    21,6 a 28,8 TB/0a 4,8 TB

    Discos rígidos(2,5 pol. com10.000 RPM)

    22–24 22–24 18–24 18–24

    SSDs (SolidState Drives)(200 GB)

    0–2 0–2 0–6 0–6

    Selecionando o equipamento

    8 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

    https://support.emc.com/

  • Atributo HDDs de 300GB

    HDDs de 600GB

    HDDs de 900GB

    HDDs de 1,2TB

    Memória dosistema

    32, 64, 128 ou 256 GB

    Sistema de redede front-end

    2 portas 1000 Base-T (GE) de cobre e 2 portas 10GE (SFP+ ou twinaxial decobre)

    Controladora dedrive

    SAS-2, 6 Gb/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® dual e 6-core

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand que dão suporte a links DDR e QDR

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    2 GB

    Consumo deenergia típico@100v e @240v

    425 W

    Classificaçãotérmica típica

    1.500 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 16,2 TB a 4,15 PB 96 GB a 36,8 TB 6 a 288

    Especificações do nó X210O nó X210 do Isilon é uma opção de armazenamento de 2U da linha de produtos dasérie X do Isilon. Para instalar um nó X210 do Isilon, seu cluster deve estar executandoo OneFS 7.2.1 ou posterior.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    8,8 cm (3,48 pol.) 47,9 cm (18,87 pol.) 72,4 cm (28,5 pol.) 27,7 kg (61 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    Capacidade 6 a 12 TB 12 a 24 TB 18 a 36 TB 24 a 48 TB

    Discos rígidos(3,5 pol. com7.200 RPM)

    6–12 6–12 6–12 6–12

    Opção de HDDsSED (Self-EncryptingDrives)(7.200 RPM)

    Não Não Sim Sim

    Selecionando o equipamento

    Especificações do nó X210 9

  • Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    SSDs (SolidState Drives)(200, 400 ou800 GB)

    Até 6 Até 6 Até 6 Até 6

    Opção de SSDsSED (Self-EncryptingDrives)(800 GB)

    Não Não Sim (0, 2 ou 4) Sim (0, 2 ou 4)

    Memória do ECCdo sistema

    24 ou 48 GB

    Sistema de redede front-end

    2 portas GbE e 2 portas de 10 GbE (SFP+ ou twinaxial de cobre)

    Interfaces derede

    As interfaces de rede do Isilon dão suporte aos padrões IEEE 802.3 paraconectividade de rede de 10 Gbps, 1 Gbps e 100 MBps

    Controladora dedrive

    SATA-3, 6 Gb/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® E5-2407v2, 4 núcleos

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand que dão suporte a links QDR

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    2 GB

    Consumo deenergia típico a100 V

    400 watts

    Consumo deenergia típico a240 V

    400 watts

    Classificaçãotérmica típica

    1.370 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 18 TB a 6,9 PB De 72 GB a 6,9 TB 6 a 288

    Especificações do nó X410O nó X410 do Isilon é uma opção de armazenamento de 4U da linha de produtos dasérie X do Isilon. Para instalar um nó Isilon X410, o cluster deve estar executando oOneFS 7.1.1 ou posterior.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    17,7 cm (6,96 pol.) 48 cm (18,90 pol.) 72,4 cm (28,5 pol.) 54,5 kg (120 lb)

    Selecionando o equipamento

    10 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    Capacidade 32 a 36 TB 60 a 72 TB 97,6 a 108 TB 122,4 a 144 TB

    Discos rígidos(SATA de 3,5pol. com 7.200RPM)

    32 a 36 30 a 36 32 a 36 30 a 36

    SSDs (SolidState Drives)

    0–4 0–6 0–6 0–6

    Opção de SEDs(Self-EncryptingDrives, drivescom criptografiaautomática)(7.200 RPM)

    Não Não Sim (0, 2, 4 ou6)

    Sim (0, 2, 4 ou6)

    Memória dosistema

    32, 64, 128 ou 256 GB

    Sistema de redede front-end

    2 portas 1Gigabit Ethernet e 2 portas 10GE (SFP+ ou twinaxial de cobre)

    Controladora dedrive

    SATA-3, 6 GB/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® dual e 8-core

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand que dão suporte a links DDR e QDR

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    2 GB

    Consumo deenergia típico a100 V

    700 W

    Consumo deenergia típico a240 V

    700 W

    Classificaçãotérmica típica

    2.400 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 108 TB a 20,7 PB 96 GB a 36,8 TB 12 a 576

    Especificações do nó NL410O nó NL410 do Isilon é uma opção de armazenamento de 4U da linha de produtos dasérie NL do Isilon. Para instalar um nó NL410 do Isilon, seu cluster deve estarexecutando o OneFS 7.2.1 ou posterior.

    Selecionando o equipamento

    Especificações do nó NL410 11

  • Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    17,7 cm (6,96 pol.) 48 cm (18,9 pol.) 79,4 cm (31,25 pol.) 51,7 kg (114 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 1TB

    HDDs de 2TB

    HDDs de 3TB

    HDDs de 4TB

    HDDs de 6 TB

    Capacidade 35-36 TB 70-72 TB 105-108 TB 140-144 TB 210 TB

    Discos rígidos(SATA de 3,5pol. com7.200 RPM)

    35 ou 36 35 ou 36 35 ou 36 35 ou 36 35

    Opção deSEDs (Self-EncryptingDrives, drivescomcriptografiaautomática)(7.200 RPM)

    Não Não Sim Sim Não

    SEDs validados pelo FIPS140-2 nível 2

    SSDs (SolidState Drives)(200 GB ou800 GB)

    0 ou 1(opcional)

    0 ou 1(opcional)

    0 ou 1(opcional)

    0 ou 1(opcional)

    1(exigido)

    Opção deSSDs SED(Self-EncryptingDrives)(800 GB)

    Não Não Não Sim Não

    Memória doECC dosistema

    24 GB ou 48 GB

    Sistema derede defront-end

    2 portas GbE e 2 portas de 10 GbE (SFP+ ou twinaxial de cobre)

    Interfaces derede

    As interfaces de rede do Isilon dão suporte aos padrões IEEE 802.3 paraconectividade de rede de 10 Gbps, 1 Gbps e 100 MBps

    Controladorade drive

    SATA-3, 6 Gb/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® E5-2407v2

    Sistema derede deinfraestrutura

    2 conexões InfiniBand que dão suporte a links QDR

    Selecionando o equipamento

    12 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Atributo HDDs de 1TB

    HDDs de 2TB

    HDDs de 3TB

    HDDs de 4TB

    HDDs de 6 TB

    NVRAM(Non-volatileRAM)

    2 GB

    Consumo deenergia típicoa 100 V

    800 W

    Consumo deenergia típicoa 240 V

    720 W

    Classificaçãotérmica típica

    2.500 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 108 TB a 30,2 PB 36 GB a 6,9 TB 12 a 576

    Especificações do nó HD400O nó HD400 do Isilon é uma solução de armazenamento de arquivo morto e altadensidade de 4U.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    17,7 cm (6,96 pol.) 48 cm (18,90 pol.) 88,9 cm (35,00 pol.) 110 kg (220 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 6 TB

    Capacidade 354 TB

    Disco rígido(SATA de 3,5pol. e 7.200RPM)

    59

    Solid StateDrives (800 GB)

    1

    Opção de SEDs(Self-EncryptingDrives, drivescom criptografiaautomática)

    Não

    Versãonecessária doOneFS

    7.2 ou superior

    Memória dosistema

    24 ou 48 GB

    Selecionando o equipamento

    Especificações do nó HD400 13

  • Atributo HDDs de 6 TB

    Sistema de redede front-end

    2 portas 1Gigabit Ethernet e 2 portas 10GE (SFP+ ou twinaxial de cobre)

    Interfaces derede

    A interface de rede do Isilon aceita os padrões IEEE 802.3 paraconectividade de rede de 10 Gbps, 1 Gbps e 100 Mbps

    Controladora dedrive

    SATA-3, 6 Gb/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® E5-2407 v2 (Cache de 10 M, 2,40 GHz)

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand com links QDR (Quad Data Rate)

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    2 GB

    Consumo deenergia típico a100 V

    n/d

    Consumo deenergia típico a240 V

    1.100 watts

    Classificaçãotérmica típica

    2.900 a 3.750 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 De 1,06 PB a 50,9 PB De 72 GB a 6,9 TB 12 a 576

    Especificações do nó S200O nó S200 do Isilon é uma opção de armazenamento de 2U da linha de produtos dasérie S do Isilon.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    8,8 cm (3,48 pol.) 48 cm (18,87 pol.) 72,4 cm (28,5 pol.) 25 kg (55 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 300GB

    HDDs de 600GB

    HDDs de 900GB(Exige oOneFS 6.5.5ou posterior)

    HDDs de 1,2TB(Exige oOneFS 6.5.5ou posterior)

    Capacidade(HDD/SSD)

    5,4 a 7,2 TB/0 a4,8 TB

    10,8 a 14,4 TB/0a 4,8 TB

    16,2 a 21,6 TB/0a 4,8 TB

    21,6 a 28,8 TB/0a 4,8 TB

    Discos rígidos(2,5 pol. com10.000 RPM)

    18–24 18–24 18–24 18–24

    Selecionando o equipamento

    14 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Atributo HDDs de 300GB

    HDDs de 600GB

    HDDs de 900GB(Exige oOneFS 6.5.5ou posterior)

    HDDs de 1,2TB(Exige oOneFS 6.5.5ou posterior)

    SSDs (SolidState Drives)(200 GB, 400 GBou 800 GB)

    0–6 0–6 0–6 0–6

    Memória dosistema

    24, 48 ou 96 GB

    Sistema de redede front-end

    4 portas 1000Base-T (GigE) decobre ou4 portas 1GigE(cobre) ou

    2 portas 1GigE e2 portas 10GigE(SFP+ outwinaxial decobre)

    4 portas 1000Base-T (GigE) decobre ou4 portas 1GigE(cobre) ou

    2 portas 1GigE e2 portas 10GigE(SFP+ outwinaxial decobre)

    2 portas 1GigE e2 portas 10GigE(SFP+)

    2 portas 1GigE e2 portas 10GigE(SFP+)

    Controladora dedrive

    SAS-2, 6 Gb/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® dual e 4-core

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand que dão suporte a links DDR

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    512 MB

    Consumo deenergia típico@100v e @240v

    450 W

    Classificaçãotérmica típica

    1.550 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 16,2 TB a 4,15 PB 72 GB a13,8 TB 6 a 288

    Especificações do nó X200O nó X200 do Isilon é uma opção de armazenamento de 2U da linha de produtos dasérie X do Isilon.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    8,8 cm (3,48 pol.) 48 cm (18,87 pol.) 72,4 cm (28,5 pol.) 27,7 kg (61 lb)

    Selecionando o equipamento

    Especificações do nó X200 15

  • Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 1TB

    HDDs de 2TB

    HDDs de 3TB

    Capacidade 7,2 a 12 TB 13,2 a 24 TB 19,2 a 36 TB

    Discos rígidos(3,5 pol. com7.200 RPM)

    6–12 6–12 6–12

    SSDS (SolidState Drives)(200 GB ou800 GB)

    Até 6 Até 6 Até 6

    Opção deHDDs SED(Self-EncryptingDrives)(7.200 RPM)

    Não Não Sim

    Opção deSSDs SED(Self-EncryptingDrives)(800 GB)

    Não Não Sim (0, 2 ou4)

    Memória dosistema

    6, 12, 24 ou 48 GB

    Sistema derede de front-end

    4 portas 1GigE ou 2 portas 1GigE e 2 portas10GigE (SFP+ ou twinaxial de cobre)

    Controladorade drive

    SATA-3, 6 Gb/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon®

    Sistema derede deinfraestrutura

    2 conexões InfiniBand com links DDR (DoubleData Rate).

    NVRAM(Non-volatileRAM)

    512 MB

    Consumo deenergia típico@100v e@240v

    400 W

    Classificaçãotérmica típica

    1.370 BTU/h

    Selecionando o equipamento

    16 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 24 TB a 5,2 PB 18 GB a 6,9 TB 6 a 288

    Especificações do nó X400O nó X400 do Isilon é uma opção de armazenamento de 4U da linha de produtos dasérie X do Isilon.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    17,7 cm (6,96 pol.) 48 cm (18,90 pol.) 79,4 cm (31,25 pol.) 57,7 kg (127 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    Capacidade 33,6 a 36 TB 67,2 a 72 TB 97,6 a 108 TB 122,4 a 144 TB

    Discos rígidos(SATA de 3,5pol.)

    32 a 36 33 a 36 32 a 36 30 a 36

    SSDs (SolidState Drives)

    0, 2 ou 4 0 ou 3 0 ou 4 0 ou 6

    Opção de SEDs(Self-EncryptingDrives, drivescom criptografiaautomática)(7.200 RPM)

    Não Não SimSEDs validadospelo FIPS 140-2nível 2 comchaves de forçade bits únicasAES-256atribuídas a cadadrive.

    Não

    Memória dosistema

    24, 48, 96 ou 192 GB

    Sistema de redede front-end

    4 portas 1GigE ou 2 portas 1GigE e 2 portas 10GigE (SFP+ ou twinaxial decobre)HDDs de 4 TB: 4 portas 1GigE ou 2 portas 1GigE e 2 portas 10GigE (SFP+)

    Interface de rede A interface de rede do Isilon é compatível com os padrões IEEE 802.3 paraconectividade de rede de 10 Gps, 1 Gps e 100 Mbps

    Controladora dedrive

    SATA-3, 6 GB/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon® dual e 6-core

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand com links DDR (Double Data Rate).

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    512 MB

    Selecionando o equipamento

    Especificações do nó X400 17

  • Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    Consumo deenergia típico@100v e @240v

    725 W

    Classificaçãotérmica típica

    2.500 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 108 TB a 20,7 PB 72 GB a 27,6 TB 12 a 576

    Especificações do nó NL400O nó NL400 do Isilon é uma opção de armazenamento de 4U da linha de produtos dasérie NL do Isilon.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    17,7 cm (6,96 pol.) 48 cm (18,90 pol.) 79,4 cm (31,25 pol.) 57,7 kg (127 lb)

    Atributos e opções de nós

    Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    Capacidade 36 TB 72 TB 108 TB 144 TB

    Discos rígidos(SATA de 3,5pol.)

    36 36 36 36

    Opção de SEDs(Self-EncryptingDrives, drivescom criptografiaautomática)(7.200 RPM)

    Não Não SimSEDs validadospelo FIPS 140-2nível 2 comchaves de forçade bits únicasAES-256atribuídas a cadadrive.

    Não

    Memória dosistema

    12, 24 ou 48 GB

    Sistema de redede front-end

    4 portas 1GigE ou 2 portas 1GigE e 2 portas 10GigE (SFP+ ou twinaxial decobre)

    Interface de rede A interface de rede do Isilon é compatível com os padrões IEEE 802.3 paraconectividade de rede de 10 Gps, 1 Gps e 100 Mbps

    Controladora dedrive

    SATA-3, 6 GB/s

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon®

    Selecionando o equipamento

    18 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Atributo HDDs de 1 TB HDDs de 2 TB HDDs de 3 TB HDDs de 4 TB

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand com DDR (Double Data Rate).

    NVRAM (Non-volatile RAM)

    512 MB

    Consumo deenergia típico@100v e @240v

    725 W

    Classificaçãotérmica típica

    2.500 BTU/h

    Atributos do cluster

    Número de nós Capacidade Memória Unidades de rack

    3 a 144 108 TB a 20,7 PB 72 GB a 27,6 TB 12 a 576

    Nós aceleradoresCom os aceleradores do Isilon, você pode dimensionar o desempenho do cluster semaumentar a capacidade.

    Especificações do acelerador A100O acelerador de desempenho Isilon A100 reduz a latência e aumenta o throughput paraclusters que dão suporte a aplicativos e cargas de trabalho mais exigentes. Oacelerador de backup dimensiona o desempenho do backup em fita, recuperação dedesastres, conformidade e arquivamento.

    Dimensões e peso

    Altura Largura Profundidade Peso

    4,4 cm (1,72 pol.) 47,9 cm (18,87 pol.) 72,6 cm (28,6 pol.) 13,6 kg (30 pol.)

    Atributos dos nós

    Atributo Acelerador de backup A100 Acelerador de desempenhoA100

    Sistema de redede front-end

    4 portas Fibre Channel de 8 GB 2 portas 10GigE (fibra ou cobre)4 portas 1GigE (cobre)

    Memória 16 GB 256 GB

    Tipo de CPU Processador Intel® Xeon®

    2 processadores de 2 GHz

    Sistema de redede infraestrutura

    2 conexões InfiniBand QDR

    Fonte dealimentação CA

    100 a 240 (tensão CA), 60 a 50 Hz, variação automática

    Selecionando o equipamento

    Nós aceleradores 19

  • Atributo Acelerador de backup A100 Acelerador de desempenhoA100

    Consumo deenergia típico@100v e @240v

    300 W

    Classificaçãotérmica típica

    1.030 BTU/h

    Diretrizes do A100Siga estas diretrizes para obter um desempenho ideal de seu nó acelerador A100.

    O acelerador A100 oferece o máximo de benefícios aos workflows quando ele pode:

    l Ampliar o desempenho de leitura armazenado em cache.

    l Expandir as portas físicas de rede GigE.

    l Aumentar o alto throughput de single stream.

    l Melhorar a interface de rede de 10 GigE.

    l Reduzir a latência dos workflows armazenados em cache e com uso intenso deleitura.

    Para garantir que seu acelerador A100 esteja sendo executado em um ambiente ideal,discuta também a versão do OneFS que você está executando com sua Equipe decontas do EMC Isilon.

    O A100 não realizará melhorias significativas do desempenho em workflows queincluam:

    l Leituras simultâneas não armazenadas em cache.

    l Gravações simultâneas.

    l Alta IOPS.

    Nesses tipos de workflows, é melhor considerar nós de armazenamento adicionaispara melhorar o desempenho.

    Racks e trilhosVocê pode proteger seus nós Isilon em racks de armazenamento padrão com umsistema de trilhos deslizantes.

    Os kits de trilhos estão incluídos no pacote do nó e são compatíveis com racks com osseguintes tipos de orifícios:

    l Orifícios quadrados de 3/8 de polegada

    l Orifícios redondos de 9/32 de polegada

    l Orifícios pré-rosqueados 10 a 32, 12 a 24, M5X.8 ou M6X1

    As presilhas de montagem do kit de trilhos se ajustam de 24 a 36 polegadas nocomprimento para acomodar diferentes profundidades de rack. Ao selecionar um rackpara os nós Isilon, certifique-se de que ele seja compatível com os tamanhos mínimo emáximo do kit de trilhos.

    Você pode reunir todos os nós Isilon em sistemas de rack padrão ANSI/EIA RS310D de19 pol.

    Selecionando o equipamento

    20 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Rack EMC 40U-P TitanO rack EMC 40U-P Titan é compatível com todos os nós Isilon. Você pode solicitar orack Titan da Isilon.

    Certifique-se de que a instalação pode acomodar o rack e confira:

    l as dimensões do pacote de entrega

    l os requisitos de espaço para o equipamento instalado

    l Parâmetros da fonte de alimentação CA

    Você também pode proteger seu rack com suportes estabilizadores opcionais.

    Dimensões de entregaVocê deve garantir que as entradas e os elevadores possam acomodar o palete e ogabinete de envio.

    Use um conector de palete ou um elevador mecânico para posicionar o gabinete nolocal de destino.

    EMC2836

    1.21 m(48.00 in.)

    1.07 m(42.00 in.)

    2.06 m(81.00 in.)

    Deixe aproximadamente 2,43 metros (8 pés) de espaço livre na parte traseira dogabinete para liberar a unidade e rolá-la para fora do palete.

    EMC2840

    2.43 m(96.00 in.)

    Selecionando o equipamento

    Rack EMC 40U-P Titan 21

  • Espaço para o equipamento instaladoO gabinete de rack EMC 40U-P Titan ventila da parte frontal para a parte traseira.Você deve fornecer espaço adequado para manutenção e resfriamento do sistema.

    Dependendo das conexões específicas de componentes do gabinete, a extensão docabo de alimentação disponível pode ser um pouco menor que o padrão de 4,5 m (15pés).

    Selecionando o equipamento

    22 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • CL3561

    Altura 190 cm(75,00 pol.)

    Profundidade98,425 cm(39,37 pol.)

    Largura 60 cm(24 pol.)

    Acesso traseiro 91 cm(36 pol.)

    Acesso frontal 82 cm(32,8 pol.)

    Comprimento do cabo de alimentação 4,5 m

    (15 pés)

    Obs.: Os sistemas que apresentam uma porta frontal tem 5,5 cm (2,2 pol.) a mais de profundidade.

    Rodas dos rodíziosA parte inferior de gabinete do rack EMC 40U-P Titan inclui quatro rodas de rodízios.

    Das quatro rodas na parte inferior do rack 40U-P, as duas rodas frontais são fixas e osdois roletes traseiros giram em um diâmetro de 1,75 polegada (4,45 centímetros). A

    Selecionando o equipamento

    Rack EMC 40U-P Titan 23

  • posição de rotação das rodas dos rodízios determinará os pontos de suporte de cargano piso do local, mas não afetará o espaço ocupado pelo gabinete. Após posicionar,nivelar e estabilizar o gabinete, os quatro pés de nivelamento determinam os pontosfinais de suporte de carga no piso do local.

    CL3627

    Parte frontal

    Parte traseira

    Parte frontal

    Parte traseira

    Superfície externa da porta traseira

    Superfície externa da porta traseira

    18,830

    20,700

    28,240

    (com base na posição de rotação do rolete giratório)

    Mínimo de 17,102(com base na posição

    de rotação do rolete giratório)

    Máximo de 20,580

    Visão superior

    Visão traseira Visão traseira

    Obs.: foram removidos alguns itens das imagens para facilitar a visualização

    Visão lateral direita Dimensão 3,620 para o centro do rolete giratório a partir dessa superfície

    (veja o detalhe A)

    Dimensão 3,620 para o centro do rolete giratório a partir dessa superfície

    3,620

    Mínimo de 27,370

    (com base na posição de rotação do rolete giratório)

    Máximo de 29,120

    (com base na posição de rotação do rolete giratório)

    1,750Referência de diâmetro de rotação (veja o detalhe B)

    Detalhe A(canto frontal direito)

    1,750Diâmetro do rolete giratório

    Detalhe B

    20,650

    35,390

    Visão inferiorPés de nivelamento

    Pés de nivelamento

    Selecionando o equipamento

    24 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • ADVERTÊNCIA

    O piso do datacenter no qual você configurará o sistema da EMC deve conseguirsustentar esse sistema. É sua responsabilidade garantir que o piso do datacenterpossa sustentar o peso do sistema da EMC, esteja o sistema instaladodiretamente no piso do datacenter ou em um piso elevado sustentado pelo pisodo datacenter. O não cumprimento desses requisitos de piso pode resultar emdanos graves ao sistema da EMC, ao piso elevado, ao subpiso, ao piso do local e àinfraestrutura envolvida. Não obstante qualquer disposição em contrário nocontrato entre a EMC e o cliente, a EMC isenta-se de toda e qualquerresponsabilidade por qualquer dano ou lesão resultante da falha do cliente emgarantir que o piso elevado, o subpiso e/ou o piso do local consigam comportar opeso do sistema especificado neste guia. O cliente assume todos os riscos e asresponsabilidades associados à negligência.

    Suportes estabilizadoresOs suportes opcionais ajudam a impedir que o rack tombe durante a manutenção oupequenos eventos sísmicos.

    Se você pretende fixar os suportes estabilizadores opcionais no piso, prepare o localpara os parafusos de montagem.

    Suporte anti-tombamentoVocê pode instalar um suporte anti-tombamento como medida de segurança adicional.É possível usar um ou dois kits. Para gabinetes com componentes que deslizam, oIsilon recomenda que você instale dois kits.

    Selecionando o equipamento

    Rack EMC 40U-P Titan 25

  • EMC2853

    61,0042,56 7,00

    17,25

    21,25

    2,78

    3,39

    0,438

    7,00

    Todas as medições estão em pol.

    Parte

    fron

    tal

    Parte

    tras

    eira

    1,56

    Suporte anti-movimentaçãoVocê pode instalar um suporte anti-movimentação para fixar permanentemente aunidade no piso.

    Selecionando o equipamento

    26 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • 42,8840,88

    16,92

    21,258,46

    0,502

    3,55

    438

    EMC2854

    Parte

    fron

    tal

    Parte

    tras

    eira

    Todas as medições estão em pol.

    Suporte de restrição sísmicaVocê pode instalar um suporte de restrição sísmica para proporcionar a maior proteçãocontra movimentação ou tombamento.

    Selecionando o equipamento

    Rack EMC 40U-P Titan 27

  • 42,8840,88

    8,305,92

    28,03

    438

    3,55

    2

    216,60

    24,90 0,50

    8,46

    16,9221,25

    30,03

    EMC2856

    Parte

    fron

    tal

    Parte

    tras

    eira

    Todas as medições estão em pol.

    29,23

    Impacto e vibraçãoOs compartimentos de hardware da EMC foram testados para suportar impactos evibração aleatória.

    Selecionando o equipamento

    28 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Os níveis de medição de resposta aplicam-se a todos os três eixos. Avalie o impacto ea vibração com um acelerômetro no compartimento do equipamento no gabinete. Asmedidas não devem ultrapassar os níveis da tabela a seguir.

    Condição da plataforma Nível de medida de resposta

    Impacto não operacional Duração 10 Gs, 7 ms

    Impacto operacional Duração 3 Gs, 11 ms

    Vibração aleatória não operacional 0,40 Grms, 5 a 500 Hz, 30 minutos

    Vibração aleatória operacional 0,21 Grms, 5 a 500 Hz, 10 minutos

    Fonte de alimentação CADepois de posicionar e carregar o rack EMC 40U-P Titan, você poderá instalar oscabos de alimentação nos conectores P1 e P2 nas quatro PDU (Power DistributionUnits, unidades de distribuição de energia) no gabinete.

    Dependendo da configuração e dos componentes do gabinete, o rack 40U-P exigirádois, quatro ou seis ou fontes de alimentação independentes de 200 a 240 V. Os cabosde alimentação incluídos no envio são compatíveis com as configurações máximas.Pode haver cabos extras como parte do envio.

    CUIDADO

    As PDUs (Power Distribution Units, unidades de distribuição de energia) dogabinete 40U-P não contêm um interruptor de alimentação. Verifique se osquatro switches do disjuntor em cada PDU estão voltados para cima, na posiçãode desligado, até que você esteja pronto para fornecer alimentação CA à unidade.

    Além disso, certifique-se de que a alimentação esteja desligada antes de desconectar ojumper ou os cabos de alimentação da PDU.

    Conecte os cabos de alimentação às unidades de distribuição de alimentação em cadalado do rack. A figura a seguir mostra onde conectar duas conexões de fonte CA.

    Selecionando o equipamento

    Rack EMC 40U-P Titan 29

  • A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    CL4875

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A figura a seguir mostra onde instalar quatro conexões de fonte CA.

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    CL4876

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A figura a seguir mostra onde instalar seis conexões de fonte CA.

    Selecionando o equipamento

    30 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    CL4877

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    A

    Switches e cabosSelecione switches de rede e cabos que sejam compatíveis com seus nós Isilon e deemsuporte à topologia de sua rede.

    Os nós Isilon usam switches GigE (Gigabit Ethernet) de cobre padrão para o tráfegode front-end (externo) e InfiniBand para o tráfego de back-end (interno).

    Somente os cabos e os switches InfiniBand fornecidos pelo EMC Isilon sãocompatíveis.

    Para obter uma lista completa de switches e cabos qualificados, consulte o Guia deCapacidade de Suporte e Compatibilidade do Isilon.

    Se você optar por não usar um switch específico recomendado, use um switch queatenda às seguintes especificações mínimas:

    l Suporte a GigEl Fabric switch sem bloqueiosl Mínimo de 1 MB por porta de memória de buffer de pacotesl Suporte a jumbo-frames (se você pretende usar esse recurso)

    CUIDADO

    O Isilon exige que sejam usados switches separados para as interfaces externa einterna. Usar um switch que não seja qualificado pelo Isilon pode resultar emcomportamento imprevisível do cluster.

    Gerenciamento de cabosOrganize os cabos para proteger a integridade das conexões, providencie o fluxo de aradequado ao cluster e garanta a manutenção sem erros dos nós Isilon.

    Proteger os cabosDanos nos cabos InfiniBand ou Ethernet podem afetar o desempenho do cluster Isilon.

    Selecionando o equipamento

    Switches e cabos 31

  • l Nunca dobre os cabos além do raio de inclinação recomendado. A tabela a seguirfornece diretrizes gerais do raio de inclinação máximo, mas você deve consultar arecomendação do fabricante do cabo.

    Tipo de cabo Raio de inclinação

    InfiniBand 127 mm (5 pol.)

    Cat 5 Quatro vezes o diâmetro do cabo.

    l Mantenha os cabos longe de bordas e cantos de metal cortantes.

    l Ao agrupar cabos, não os compacte nem os contraia.

    l Evite usar abraçadeiras para agrupar os cabos. Use tiras de velcro que não tenhambordas duras que precisem ser cortadas para removê-las.

    l Nunca agrupe cabos de rede com cabos de alimentação. Se os cabos de rede ealimentação não forem agrupados separadamente, interferências eletromagnéticaspoderão afetar o fluxo de dados.

    l Se você estiver usando suportes de cabos suspensos:

    n Garanta que os suportes sejam ancorados adequadamente para sustentar opeso significativo dos cabos agrupados.

    n Não deixe que os cabos caiam pelas aberturas dos suportes. A gravidade podesobrecarregar e danificar os cabos ao longo do tempo.

    n Coloque pontos de gota nos suportes para que os cabos alcancem os racks sema necessidade de dobrá-los nem puxá-los.

    l Se um cabo sair dos suportes suspensos ou debaixo de um piso elevado,certifique-se de incluir as distâncias verticais no cálculo das extensões necessáriasdos cabos.

    Garanta o fluxo de arOs cabos agrupados podem bloquear a movimentação de ar condicionado ao redor docluster.

    l Fixe os cabos longe de ventiladores.

    l Use lacres de piso ou ilhós para impedir que o ar condicionado escape pelosorifícios dos cabos.

    Preparar para manutençãoProjete sua infraestrutura de cabo para acomodar trabalho futuro no cluster.Considere as futuras tarefas que serão executadas no cluster, como localizarcaminhos ou conexões específicas, isolar uma falha de rede ou adicionar e remover nóse switches.

    l Codifique com cor os cabos para identificar rapidamente seus tipos ou funções nocluster. Você pode adquirir cabos coloridos ou aplicar marcas coloridas.

    l Coloque etiquetas nas duas extremidades dos cabos para indicar o nó ou o switchaos quais eles devem ser conectados.

    l Deixe um laço de serviço do cabo atrás dos nós. Os técnicos de manutençãodevem poder deslizar um nó para fora do rack puxando as conexões dealimentação ou rede.

    l Permita a expansão futura sem a necessidade de remover partes do cluster.

    Selecionando o equipamento

    32 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Topologia de redeAs redes externas conectam o cluster ao mundo exterior.

    Você pode usar sub-redes em redes externas para gerenciar as conexões com maiseficiência. Como você especifica as sub-redes de redes externas depende da topologiada rede.

    Em uma topologia de rede básica em que cada nó se comunica com os clients namesma sub-rede, apenas uma sub-rede externa é obrigatória.

    Uma topologia mais complexa requer várias sub-redes de redes externas diferentes.Por exemplo, suponha que você tenha uma topologia de rede na qual alguns nós seconectam a uma sub-rede de IP externa, alguns nós se conectam a uma segunda sub-rede de IP e alguns nós não se conectam externamente. Sua rede exigiria várias sub-redes diferentes.

    Obs.

    Você deve configurar inicialmente a sub-rede de IP externa padrão com IPv4.

    As redes externas fornecem comunicação fora do cluster. O OneFS dá suporte a sub-redes de rede, pools de endereços IP e regras de provisionamento de rede parafacilitar a configuração de redes externas.

    A rede interna dá suporte à comunicação entre os nós que formam um cluster e éseparada intencionalmente da rede de front-end externa. A rede interna se baseia emInfiniBand.

    Para configurar o cluster, é necessário configurar uma rede inicial. Você também podeconfigurar uma interface alternativa como uma rede de failover. A porta A interna (int-a) é a rede inicial. A configuração da A interna é necessária para a operação correta docluster. A porta B interna (int-b) é a interface alternativa para comunicação interna etambém pode ser usada para failover.

    A porta A interna

    Ao configurar o cluster, você deve conectar a porta A interna de cada nó aoswitch que dá suporte ao segmento A interno da rede interna.

    Porta de failover B interna

    Você tem a opção de configurar uma rede B interna/de failover para fornecer aocluster comunicação interna contínua no caso de um switch com defeito ou outrafalha na infraestrutura do sistema de rede.

    Ajuda na instalaçãoO EMC Isilon Professional Services pode ajudá-lo a planejar um cluster maiscompatível com seu workflow. Entre em contato com o Representante de vendas doIsilon para obter mais informações.

    Detalhes de instalação e implementaçãoTrês a quatro semanas antes da data de instalação, a equipe do EMC IsilonProfessional Services ajudará a reunir as informações necessárias para configurar ocluster Isilon.

    Selecionando o equipamento

    Topologia de rede 33

  • A equipe de projetos do EMC Isilon ajudará a completar a planilha do Guia deConfiguração, que documenta os detalhes técnicos que serão necessários para ainstalação e a implementação do cluster Isilon.

    Esteja preparado para discutir as seguintes informações com a equipe de projetos doEMC Isilon:

    l Workflow dos dados, inclusive a função do cluster nesse workflow: produção,teste ou recuperação de desastres.

    l Versão do OneFS a ser instalada no cluster.

    l Detalhes da conectividade de rede, inclusive intervalos de IP, para suas redes declient e InfiniBand.

    l Detalhes de configuração do DNS, inclusive os servidores de nomes e listas depesquisa.

    l Serviços de diretórios como o Active Directory, LDAP, NIS ou grupos de usuárioslocais.

    l Protocolos de compartilhamento de arquivos como o SMB e NFS, e opções decompartilhamento de arquivos avançadas como FTP e HTTP.

    l Níveis de proteção de dados, soluções antivírus e backup NDMP.

    l Soluções de alerta do cluster como SupportIQ e monitoramento SNMP.

    Selecionando o equipamento

    34 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • CAPÍTULO 3

    Adicionando recursos ao cluster

    Você pode acessar recursos avançados de cluster por meio de módulos de software doOneFS.

    Para habilitar um módulo do OneFS depois que o cluster é instalado, você deve ativaruma licença digitando uma chave de licença no OneFS. Cada módulo de softwareopcional do OneFS exige a ativação de uma licença separada.

    Para obter mais informações sobre os recursos oferecidos pelos módulos de softwareopcionais, consulte o Guia de Administração Web do OneFS ou o Guia de Administraçãoda CLI do OneFS, ou entre em contato com um representante de vendas do EMC Isilon.

    l Módulos de gerenciamento de dados................................................................. 36l Módulos de proteção de dados...........................................................................38

    Adicionando recursos ao cluster 35

  • Módulos de gerenciamento de dadosO Isilon oferece módulos de software que adicionam recursos avançados degerenciamento de dados ao cluster.

    Você pode instalar módulos avançados de gerenciamento de dados para otimizar odesempenho do armazenamento.

    SmartPoolsO módulo SmartPools agrupa os nós e os arquivos em pools.

    Por padrão, o OneFS provisiona os pools de nós e cria um pool de arquivos. Ao ativaruma licença do SmartPools, você recebe mais recursos. Você pode, por exemplo, criarvários pools de arquivos e controlá-los com políticas. As políticas movem arquivos,diretórios, bem como pools de arquivos entre pools de nós ou níveis. Você tambémpode definir como o OneFS lida com operações de gravação quando um pool de nós ouum nível está cheio.

    A tabela a seguir compara os recursos de pool de armazenamento com base no statusde uma licença do SmartPools.

    Recurso Inativo Ativo

    Provisionamento de pool dearmazenamento automático

    Sim Sim

    Transbordamento direcionado Não Sim

    Movimento de dados baseadoem políticas

    Não Sim

    Hot spare virtual Sim Sim

    SmartQuotasO módulo SmartQuotas é uma ferramenta de gerenciamento de cotas que monitora eimpõe limites de armazenamento definidos pelo administrador.

    Com o uso de limites de cota de contabilidade e imposição, recursos de geração derelatórios e notificações automáticas, é possível gerenciar e monitorar a utilização doarmazenamento, monitorar o armazenamento em disco e emitir alertas quando oslimites de armazenamento são ultrapassados.

    Uma cota de armazenamento define os limites de capacidade de armazenamento quesão permitidos para um grupo, um usuário ou um diretório em um cluster Isilon. Omódulo SmartQuotas pode provisionar, monitorar e relatar o uso de armazenamentoem disco e enviar notificações automáticas quando se está próximo desses limites oueles são excedidos. O SmartQuotas também fornece opções de geração de relatóriosflexíveis que podem ajudar a analisar o uso dos dados.

    SmartDedupeO módulo de software SmartDedupe permite economizar o espaço de armazenamentono cluster reduzindo os dados redundantes. A desduplicação aumenta a eficiência docluster reduzindo o volume de armazenamento necessário para armazenar váriosarquivos com blocos semelhantes.

    Adicionando recursos ao cluster

    36 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • O SmartDeduple desduplica os dados verificando a existência de blocos de dadosidênticos em um cluster Isilon. Cada block tem 8 KB. Ao encontrar blocos duplicados, oSmartDedupe transfere uma cópia única dos blocos para um arquivo oculto chamadoarmazenamento de sombra. Em seguida, o SmartDedupe exclui os blocos duplicadosdos arquivos originais e substitui os blocos por indicadores para o armazenamento desombra.

    A desduplicação é aplicada no nível do diretório, direcionando-se para todos osarquivos e diretórios abaixo de um ou mais diretórios raiz. Primeiro, você pode avaliarum diretório para desduplicação e determinar a quantidade de espaço calculada quevocê espera economizar. Em seguida, poderá decidir ser desduplicará ou não odiretório. Depois de iniciar a desduplicação de um diretório, você pode monitorar emtempo real a quantidade de espaço economizada pela desduplicação.

    Você só poderá desduplicar dados se ativar uma licença do SmartDedupe em umcluster. No entanto, é possível avaliar a economia proporcionada pela desduplicaçãosem ativar uma licença do SmartDedupe.

    InsightIQO módulo do InsightIQ fornece ferramentas avançadas de monitoramento e geraçãode relatórios para ajudá-lo a simplificar e prever as operações de cluster.

    Ele ajuda a criar relatórios personalizados com indicadores de desempenho do clustercomo:

    l Tráfego de rede por interface, por nó, por client e por protocolo.

    l Taxas de operação de protocolos e latências que são registradas por protocolo, porclient e por classe de operação.

    l Estatísticas de utilização de CPU por nó e throughput de disco.

    Para executar o appliance virtual do Isilon InsightIQ, o ambiente deve atender aosrequisitos mínimos do sistema a seguir.

    Cluster Isilon

    O cluster monitorado deve estar executando a versão 5.5.3 ou posterior dosistema operacional Isilon OneFS. A funcionalidade File System Analytics doInsightIQ exige o OneFS 6.0 ou posterior. Os recursos disponíveis do InsightIQdependem da versão do OneFS que o sistema monitorado está executando.

    Para os clusters monitorados que executam o OneFS 7.0 e posterior, você devehabilitar a porta HTTPS 8080. Para os clusters monitorados que executam umaversão anterior do OneFS, é necessário habilitar a porta HTTPS 9443. Se vocêusar o recurso File System Analytics, também deverá habilitar o serviço NFS e asportas HTTPS 111 e 2049 em todos os clusters monitorados.

    Licença do produto InsightIQ

    Antes de instalar o appliance virtual InsightIQ, você deve obter uma chave delicença do InsightIQ para cada cluster a ser monitorado. Para obter maisinformações, entre em contato com um representante de vendas do EMC Isilon.Após obter as chaves de licença, você deve ativar as licenças em cada cluster quedeseja monitorar.

    Navegador da Web

    Você pode acessar o aplicativo Isilon InsightIQ em qualquer navegador da Webque dê suporte a gráficos sofisticados. Exemplos de navegadores da Webcompatíveis incluem Microsoft Internet Explorer 9, Mozilla Firefox, Apple Safari 5e o Google Chrome.

    Adicionando recursos ao cluster

    InsightIQ 37

  • Para acessar o aplicativo InsightIQ com o Internet Explorer, é necessário primeiroinstalar o plug-in do Google Chrome Frame. Se o InsightIQ não conseguir detectaro plug-in, um prompt de instalação será exibido na primeira vez que você tentaracessar o InsightIQ pelo Internet Explorer.

    A interface do aplicativo da Web do InsightIQ é otimizada para telas com 1.280pixels.

    Espaço de armazenamento para datastores do InsightIQ

    O InsightIQ pode armazenar dados do cluster monitorado localmente ou em umservidor montado em NFS. Se o InsightIQ estiver instalado como um appliancevirtual, por padrão, ele armazenará os dados do cluster monitorado localmente emum disco rígido virtual incluído com o appliance virtual InsightIQ. Se você quiserusar esse disco rígido virtual local como o datastore do InsightIQ, certifique-se deque o host de virtualização contenha, pelo menos, 70 GB de espaço livre emdisco. Se o InsightIQ estiver instalado como um RPM, ele armazenará dados namáquina local por padrão. Se você armazenar dados do InsightIQ na máquinalocal, certifique-se de que a máquina contenha, pelo menos, 64 GB de espaço livreem disco.

    Como alternativa ao armazenamento local de dados do InsightIQ, você podeconfigurar o InsightIQ para armazenar dados do cluster monitorado em um clusterIsilon — no próprio cluster monitorado ou em outro — ou em qualquer servidormontado em NFS. Se você deseja armazenar dados do cluster monitoradoInsightIQ em um cluster Isilon ou outro servidor baseado em NFS, deveráprovidenciar espaço adequado para armazená-los. É preciso verificar também seuma regra de exportação NFS está configurada corretamente no cluster ou noservidor baseado em NFS. Para obter informações sobre os requisitos dodatastore NFS, consulte o Guia de Instalação do InsightIQ.

    Módulos de proteção de dadosO Isilon oferece módulos de software que adicionam recursos avançados de proteçãode dados ao cluster.

    Você pode instalar módulos avançados de proteção de dados para obter umareplicação aprimorada, balanceamento dinâmico de carga do cluster e suporte técnico.

    SnapshotIQO módulo SnapshotIQ permite que você crie e gerencie snapshots no cluster Isilon.

    Um snapshot contém um diretório em um cluster e inclui todos os dados armazenadosnesse diretório de dados e em seus subdiretórios. Se os dados contidos no snapshotforem alterados, o snapshot armazenará uma cópia física dos dados originais ereferenciará os dados copiados. Os snapshots são criados de acordo com asespecificações do usuário, ou são gerados automaticamente pelo OneFS para facilitaras operações do sistema.

    Para criar e gerenciar snapshots, você deve ativar uma licença do SnapshotIQ nocluster. Alguns aplicativos precisam gerar snapshots para funcionarem, mas nãoexigem a ativação de uma licença do SnapshotIQ; por padrão, os snapshots sãoexcluídos automaticamente quando não são mais necessários ao sistema. Entretanto,alguns aplicativos permitirão que você mantenha esses snapshots se uma licença doSnapshotIQ estiver ativa no cluster. Você pode visualizar snapshots geradosautomaticamente, estando ou não ativa uma licença do SnapshotIQ.

    Adicionando recursos ao cluster

    38 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • A tabela a seguir lista os recursos de snapshot disponíveis dependendo do status dalicença do SnapshotIQ.

    Recurso Inativo Ativo

    Criar snapshots eagendamentos desnapshot

    Não Sim

    Definir configurações doSnapshotIQ

    Não Sim

    Exibir agendamentos desnapshot

    Sim Sim

    Excluir snapshots Sim Sim

    Acessar dados desnapshot

    Sim Sim

    Exibir snapshots Sim Sim

    SyncIQO módulo SyncIQ permite que você replique dados de um cluster Isilon para outro.

    Com o SyncIQ, é possível replicar dados no nível do diretório, excluindo opcionalmentearquivos e subdiretórios específicos da replicação. O SyncIQ cria snapshots e fazreferência a eles para replicar uma imagem point-in-time consistente de um diretórioraiz. Os metadados como ACLs (Access Control Lists, listas de controle de acesso) eADS (Alternate Data Streams, fluxos de dados alternativos) são replicados juntamentecom os dados.

    O SyncIQ permite que você retenha uma cópia consistente de backup de seus dadosem outro cluster Isilon. O SyncIQ oferece os recursos automatizados de failover efailback que permitem a você continuar as operações em outro cluster Isilon se umcluster principal se tornar indisponível.

    SmartLockO módulo SmartLock permite que você impeça que os usuários modifiquem e excluamarquivos em diretórios protegidos.

    Use a ferramenta SmartLock para criar diretórios do SmartLock e confirmar osarquivos nesses diretórios para um estado WORM (Write Once Read Many times).Não é possível eliminar nem regravar um arquivo que esteja confirmado para umestado WORM (Write Once Read Many times). Você pode excluir um arquivo que foiremovido de um estado WORM (Write Once Read Many times), mas não podemodificar um arquivo que, algum dia, foi confirmado para esse estado.

    Observe as seguintes considerações sobre SmartLock:

    l Crie arquivos fora dos diretórios do SmartLock e faça download deles em umdiretório do SmartLock somente depois de terminar de trabalhar com eles.Carregue arquivos em um cluster em duas etapas.

    1. Faça o upload dos arquivos em um diretório não SmartLock.

    2. Transfira os arquivos para um diretório do SmartLock.

    Adicionando recursos ao cluster

    SyncIQ 39

  • Obs.

    Os arquivos confirmados para um estado WORM (Write Once Read Many times)ao serem carregados ficarão presos em um estado inconsistente.

    É possível confirmar os arquivos um estado WORM (Write Once Read Manytimes) enquanto ainda estão abertos. Se você especificar um período deconfirmação automática para um diretório, esse período será calculado de acordocom o tempo transcorrido desde a última modificação do arquivo, não desde seufechamento. Se houver um atraso ao gravar em um arquivo aberto em relação aoperíodo de confirmação automática, o arquivo será confirmado para um estadoWORM (Write Once Read Many times) da próxima vez que você tentar gravá-lo.

    l Em um ambiente Microsoft Windows, se você confirmar um arquivo para umestado WORM (Write Once Read Many times), não será mais possível modificar osatributos ocultos ou de arquivamento do arquivo. A tentativa de modificar osatributos ocultos ou de arquivamento de um arquivo confirmado para o estadoWORM (Write Once Read Many times) gerará um erro. Isso pode impedir que osaplicativos de terceiros modifiquem os atributos ocultos ou de arquivamento.

    Modo de conformidade do SmartLockO modo de conformidade do SmartLock permite proteger seus dados emconformidade com as normas definidas pela Regra 17a-4 da comissão de valoresmobiliários e câmbio dos EUA.

    Você pode fazer upgrade de um cluster para o modo de conformidade do SmartLockdurante o processo de configuração inicial em cluster, antes de ativar uma licença doSmartLock. Para fazer upgrade de um cluster para o modo de conformidade doSmartLock após o processo de configuração inicial em cluster, entre em contato como Suporte técnico da Isilon.

    Se você definir o modo de conformidade em um cluster, não poderá fazer log-in nessecluster com a conta de usuário root. Em vez disso, você poderá fazer log-in no clustercom a conta de administrador de conformidade. Você deve configurar a conta deadministrador de conformidade durante o processo de configuração inicial em cluster.Se você fizer log-in com a conta de administrador de conformidade, poderá executartarefas administrativas por meio do comando sudo.

    Obs.

    O modo de conformidade não é compatível com o Isilon for vCenter, o VMware VASA(vSphere APIs for Storage Awareness) nem com o VAAI (vSphere API for ArrayIntegration) NAS Plug-In for Isilon.

    SmartConnect AdvancedO módulo SmartConnect Advanced adiciona políticas de balanceamento aprimoradaspara distribuir, de maneira uniforme, o uso da CPU, conexões de client ou throughput.

    Se você ativar uma licença do SmartConnect Advanced, também poderá:

    l Habilitar a alocação de IP dinâmica e failover de IP no cluster.

    l Definir pools de endereços IP para dar suporte a várias zonas de DNS em uma sub-rede.

    l Estabelecer vários pools em uma sub-rede única.

    Adicionando recursos ao cluster

    40 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • SupportIQO módulo SupportIQ permite que o Suporte técnico da Isilon, com sua permissão, façaupload e analise, com segurança, seus registros do OneFS para solucionar problemasde cluster.

    Quando o SupportIQ é habilitado, a equipe de suporte técnico da Isilon pode solicitarregistros por meio de scripts que coletam dados do cluster EMC Isilon e, em seguida,fazer upload dos dados em um local seguro. Você deve habilitar e configurar o móduloSupportIQ para que ele execute scripts e colete dados.

    Você também pode habilitar o acesso remoto, que permite à equipe de suporte técnicoda Isilon solucionar problemas de seu cluster remotamente e executar scriptsadicionais de coleta de dados. O acesso remoto é desabilitado por padrão. Parahabilitar o acesso SSH remoto ao cluster, você deve informar a senha do cluster a umengenheiro de suporte técnico.

    Planejamento antivírusÉ possível verificar a existência de vírus de computador e outras ameaças à segurançano file system OneFS pela integração com serviços terceirizados de verificação pormeio do ICAP. Esse recurso não exige a ativação de uma licença.

    Ao detectar uma ameaça, o servidor ICAP notifica o OneFS. O OneFS cria um eventopara informar os administradores de sistema, exibe informações resumidas em temporeal e documenta a ameaça em um relatório de análise de antivírus. Você podeconfigurar o OneFS para solicitar que os servidores ICAP tentem reparar os arquivosinfectados. Também é possível configurar o OneFS para proteger os usuários contraarquivos potencialmente perigosos truncando ou colocando os arquivos infectados emquarentena.

    Servidores ICAPO número de servidores ICAP necessários para dar suporte a um cluster Isilon dependede como a verificação de vírus é configurada, do volume de dados processos de umcluster e da capacidade de processamento dos servidores ICAP.

    Se você quiser examinar os arquivos exclusivamente com políticas de verificaçãoantivírus, é recomendável ter, no mínimo, dois servidores ICAP por cluster. Se vocêpretende verificar os arquivos no acesso, é recomendável ter, pelo menos, um servidorICAP para cada nó do cluster.

    Se você configurar mais de um servidor ICAP para um cluster, é importante garantirque a capacidade de processamento de cada servidor ICAP seja relativamente igual. OOneFS distribui arquivos para os servidores ICAP de modo rotativo,independentemente da capacidade de processamento dos servidores ICAP. Se umservidor for muito mais avançado do que os outros, o OneFS não enviará mais arquivosao servidor mais avançado.

    Servidores ICAP compatíveis

    O OneFS dá suporte a servidores ICAP que executam o seguinte software deverificação antivírus:

    l Symantec Scan Engine 5.2 e posterior.

    l Trend Micro Interscan Web Security Suite 3.1 e posterior.

    l Kaspersky Anti-Virus for Proxy Server 5.5 e posterior.

    Adicionando recursos ao cluster

    SupportIQ 41

  • l McAfee VirusScan Enterprise 8.7 e posterior com VirusScan Enterprise forStorage 1.0 e posterior.

    Adicionando recursos ao cluster

    42 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • CAPÍTULO 4

    Preparando a instalação

    Preparar e manter um ambiente de datacenter ideal são tarefas essenciais paragarantir a integridade de longo prazo do equipamento Isilon.

    l Requisitos ambientais.........................................................................................44l Requisitos de alimentação..................................................................................46l Isenção de prevenção contra incêndio................................................................47

    Preparando a instalação 43

  • Requisitos ambientaisPrepare o local para dar suporte aos parâmetros de operação recomendados doequipamento do Isilon.

    Temperatura do local de +15 °C a +32 °C(59 °F 89,6 °F). Um gabinete totalmenteconfigurado pode gerar até 16.400 BTUs porhora.

    40% a 55% de umidade relativa*

    Um gabinete totalmente configurado abrange,pelo menos, duas placas de piso, e pode pesaraproximadamente 1.182 kg (2.600 lb).

    0 a 2.439 metros (0 a 8.000 pés) acima daaltitude operacional no nível do mar

    Conexões de telefone e LAN para serviçosremotos e a operação do sistema

    O cluster Isilon pode ser qualificado para operar fora desses limites. Consulte adocumentação específica do produto para saber as especificações de seu sistema.

    Requisitos de qualidade do arOs produtos EMC são projetados para serem consistentes com os requisitos dequalidade do ar e as diretrizes térmicas de engenheiros da ASHRAE (American Societyof Heating, Refrigeration and Air Conditioning).

    Para obter detalhes, consulte o Environmental Standard Handbook da ASHRAE e aversão mais recente do Thermal Guidelines for Data Processing Environments, SecondEdition, ASHRAE 2009b.

    A maioria dos produtos é ideal para ambientes Datacom Classe 1, que consistem emparâmetros ambientais rigorosamente controlados, inclusive temperatura, ponto deorvalho, umidade relativa e qualidade do ar. Essas instalações alojam equipamentos demissão crítica e são geralmente tolerantes a falhas, inclusive os aparelhos de arcondicionado.

    O datacenter deve manter um nível de limpeza conforme identificado na ISO 14664-1,classe 8, para controle de poluição e partículas de poeira. O ar que entra no datacenterdeve ser filtrado com um filtro MERV 11 ou superior. O ar que permanece nodatacenter deve ser continuamente filtrado com um filtro MERV 8 ou um sistema defiltragem superior. Faça medidas para impedir o ingresso de partículas condutorascomo limalha de zinco nas instalações.

    O nível permitido de umidade relativa é de 20% a 80% sem condensação. Entretanto,a faixa recomendada do ambiente operacional é de 40% a 55%. Temperatura eumidade mais baixas minimizam o risco de corrosão e degradação do hardware,especialmente em datacenters com contaminação gasosa como alto índice de enxofre.Minimize as flutuações de umidade no datacenter. Impeça que contaminadores de arexternos e umidade entrem na instalação pressurizando o datacenter e instalandocortinas em entradas.

    Preparando a instalação

    44 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

  • Para instalações que tenham menos de 40% de umidade relativa, use pulseiras deaterramento ao mexer no equipamento, evitando risco de descarga eletrostática), quepode danificar o equipamento eletrônico.

    Como parte do processo de monitoramento contínuo da corrosão do ambiente,coloque placas de cobre e prata (conforme o ISA 71.04-1985, Seção 6.1 Reatividade)nas áreas de corrente de ar relevantes no datacenter. O índice de reatividade mensaldas placas deve ser menor do que 300 Angstroms. Se o índice de reatividademonitorada exceder 300 Angstroms, analise a placa quanto às espécies de materiais eestabeleça um processo de redução corretivo.

    Requisitos de RFI (Radio Frequency Interference)Campos eletromagnéticos que apresentem radiofrequências podem interferir naoperação de equipamentos eletrônicos.

    Os produtos da EMC foram certificados para suportar RFI (Radio FrequencyInterference, interferência de radiofrequência) de acordo com o padrão EN61000-4-3.Em datacenters que empregam radiadores intencionais, como repetidores de celular, apotência máxima da radiofrequência ambiente não deve exceder 3 volts por metro.

    Faça medições de campo em vários pontos próximos do equipamento da EMC.Consulte um especialista antes de instalar qualquer dispositivo emissor no datacenter.Se você suspeita de altos níveis de RFI (Radio Frequency Interference, interferênciade radiofrequência), entre em contrato um consultor ambiental para avaliar a força docampo de RFI (Radio Frequency Interference, interferência de radiofrequência) eefetuar esforços de redução.

    A força do campo de interferência de RFI (Radio Frequency Interference, interferênciade radiofrequência) ambiente é inversamente proporcional à distância e ao nível depotência do dispositivo emissor. Use a tabela a seguir como guia para verificar se orepetidor de celular ou outro dispositivo radiador intencional está a uma distânciasegura do equipamento da EMC.

    Tabela 1 Distância mínima recomendada do dispositivo emissor de radiofrequência

    Nível da potência do repetidor* Distância mínima recomendada

    1 watt 3 metros

    2 watts 4 metros

    5 watts 6 metros

    7 watts 7 metros

    10 watts 8 metros

    12 watts 9 metros

    15 watts 10 metros

    *Potência radiada efetiva, ERP

    Requisitos de suporte de carga do piso do localInstale os racks de nós em ambientes de piso elevado ou não elevado que consigamsuportar, no mínimo, 1.180 kg (2.600 lb) por rack.

    Embora a configuração de seu sistema possa pesar menos, o suporte a pisoclassificado ao valor mínimo de 1.180 kg (2.600 lbs) por rack é necessário paraacomodar todos os upgrades ou reconfigurações de equipamentos.

    Preparando a instalação

    Requisitos de RFI (Radio Frequency Interference) 45

  • Requisitos gerais para pisos:

    l Posicione o gabinete a fim de evitar mover um rodízio em reentrâncias das placasde piso.

    l Verifique se o peso combinado de outros objetos do datacenter não compromete aintegridade estrutural do piso elevado ou do subpiso (piso não elevado).

    l Certifique-se de que o piso possa suportar o sistema e o peso adjacentesolicitando que um consultor certificado de projeto de datacenter inspecione seulocal. O peso geral de seu equipamento depende do tipo e da quantidade de nós,switches e racks. Você pode calcular o peso total com as ferramentas disponíveisem http://powercalculator.emc.com.

    Requisitos para pisos elevados

    l A EMC recomenda o uso de placas de piso de aço revestidas de concreto com 60 x60 cm (24 x 24 pol.) para carga pesada.

    l Use somente placas de piso e vigas avaliadas para suportar:

    n cargas concentradas de dois rodízios ou pés de nivelamento, pesando, cadauma, 1.000 kg (454 lb).

    n carga estática final mínima de 1.361 kg (3.000 kg).

    n cargas rolantes de 454 kg (1.000 lb). Em placas de piso que não atendam àclassificação de carga rolante 454 kg (1.000 lb), use revestimentos de madeiracompensada para proteger os pisos durante a movimentação do sistema.

    l Posicione gabinetes adjacentes com até dois rodízios ou pés de nivelamento emuma só placa de piso.

    l As reentrâncias das placas de 60 x 60 cm (24 x 24 pol.) devem ter, no máximo,20,3 cm (8 pol.) de largura por 15,3 cm (6 pol.) de profundidade, e sercentralizadas nas placas, a 22,9 cm (9 pol.) das partes frontal e traseira e a 20,3cm (8 pol.) das laterais. As reentrâncias enfraquecem a placa, mas você podeminimizar a deflexão adicionando montagens de suporte adjacentes à reentrância.A quantidade e a colocação de montagens de pedestal adicionais relativas àreentrância deverão estar de acordo com as recomendações do fabricante daplaca.

    Requisitos de alimentaçãoPrepare o local para dar suporte a parâmetros recomendados de energia doequipamento do Isilon.

    Planeje estabelecer a alimentação redundante para todos os racks que contenham nósIsilon. Forneça alimentação com, pelo menos, dois circuitos separados no sistemaelétrico do edifício. Se ocorrer uma falha em um dos circuitos, os circuitos restantesdeverão lidar com a carga total do rack.

    l Cada PDP no rack deve ser alimentado por um circuito de alimentação separado.

    l Os nós do EMC Isilon têm dois conectores de fonte de alimentação IEC 60320 C14e devem ser alimentados por PDPs separados no rack.

    Ao calcular os requisitos de energia para os circuitos que alimentam o rack, considereos requisitos de energia para switches de rede e para os nós.

    Cada circuito deve ser avaliado adequadamente para os tipos de nós e tensão deentrada. Consulte nas especificações do produto os requisitos de energia específicos acada tipo de nó.

    Preparando a instalação

    46 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

    http://powercalculator.emc.com/

  • CUIDADO

    Se um nó S200, X200, X400 ou NL400 ficar sem alimentação, a bateria NVRAMmanterá o registro do cluster por cinco dias na placa NVRAM. Se você nãorestaurar a alimentação para o nó após cinco dias, talvez ocorra a perda de dados.

    Cabos de alimentação e conectoresOs cabos de alimentação e conectores dependem do tipo solicitado com seu sistema edevem corresponder às tomadas de seu local.

    Conector do cabode alimentação

    Tensão efrequência deoperação

    Tipo de serviço Local

    200 a 240 (tensãoCA)50/60 Hz

    30 A de serviço,monofásico

    América do Norte,Japão

    200 a 240 (tensãoCA)50/60 Hz

    32 A de serviço,monofásico

    Internacional

    240 (tensão CA)50/60 Hz

    32 A de serviço,monofásico

    Austrália

    Cada circuito de CA requer uma conexão de origem que consiga suportar um mínimode 4.800 VA de energia de entrada monofásica de 200 a 240 (tensão CA). Para altadisponibilidade, os lados direito e esquerdo do gabinete ou do rack devem receberenergia de circuitos de alimentação de unidades separadas.

    Obs.

    Cada par de PDPs (Power Distribution Panels, paineis de distribuição de energia) nogabinete 40U-C pode dar suporte a um máximo de 24 A de corrente alternada dosdispositivos conectados às PDU (Power Distribution Unit, unidade de distribuição deenergia). A maioria das configurações de gabinete usa menos de 24 A de energia CA erequer apenas duas fontes de alimentação CA de 240 V distintas. Se o consumo dealimentação de corrente alternada total de todos os dispositivos de um só gabineteexceder 24 A, o gabinete exigirá duas fontes de alimentação de 240 V adicionais parasustentar um segundo par de PDPs. Use as especificações técnicas publicadas e asetiquetas de classificação do dispositivo para determinar o consumo de energia decada dispositivo no gabinete e calcular o total.

    Isenção de prevenção contra incêndioSempre instale equipamentos de prevenção contra incêndio na sala de computadorcomo uma medida adicional de segurança. Um sistema de combate a incêndio é deresponsabilidade do cliente. Ao selecionar equipamentos adequados de combate aincêndio e agentes para seu datacenter, faça isso com cuidado. Seu corretor deseguro, o responsável local de prevenção contra incêndios e o responsável pelainspeção do estabelecimento devem ser consultados antes da escolha de um sistemade combate a incêndio que ofereça o nível ideal de cobertura e proteção.

    Preparando a instalação

    Cabos de alimentação e conectores 47

  • A EMC projeta e fabrica equipamento para padrões internos e externos que requeremdeterminados ambientes para propiciar uma operação confiável. A EMC não reivindicacompatibilidade de qualquer tipo nem faz recomendações sobre sistemas de combatea incêndio. A EMC recomenda que você não posicione o equipamento dearmazenamento diretamente na passagem de correntes de descarga de gás de altapressão nem de sirenes de alarme contra incêndio, a fim de minimizar a força e avibração prejudiciais à integridade do sistema.

    Obs.

    As informações anteriores são fornecidas “como tal” e não fornecem representações,garantias nem obrigações por parte da EMC Corporation. Essas informações nãomodificam o escopo de nenhuma garantia estabelecida nos termos e condições doacordo básico de compra entre o cliente e a EMC Corporation.

    Preparando a instalação

    48 Isilon Guia de Preparação e Planejamento do Local

    Introdução a este guiaSobre este guiaVisão geral do NAS scale-out do IsilonArquitetura de armazenamento do OneFSComponentes do nó Isilonifs_r_where_to_go_for_support

    Selecionando o equipamentoSegurança e conformidade com regras sobre interferências eletromagnéticasEspecificações dos nós de armazenamentoEspecificações do nó S210Especificações do nó X210Especificações do nó X410Especificações do nó NL410Especificações do nó HD400Especificações do nó S200Especificações do nó X200Especificações do nó X400Especificações do nó NL400

    Nós aceleradoresEspecificações do acelerador A100

    Racks e trilhosRack EMC 40U-P Titan

    Switches e cabosGerenciamento de cabos

    Topologia de redeAjuda na instalaçãoDetalhes de instalação e implementação

    Adicionando recursos ao clusterMódulos de gerenciamento de dadosSmartPoolsSmartQuotasisi_c_smartdedupe_planningInsightIQ

    Módulos de proteção de dadosSnapshotIQSyncIQSmartLockSmartConnect AdvancedSupportIQPlanejamento antivírus

    Preparando a instalaçãoRequisitos ambientaisRequisitos de qualidade do arRequisitos de RFI (Radio Frequency Interference)Requisitos de suporte de carga do piso do local

    Requisitos de alimentaçãoCabos de alimentação e conectores

    Isenção de prevenção contra incêndio