guia de lançamentos - bamboo editorial

45
O Brasil que a gente quer ler. Guia de Lançamentos

Upload: bamboo-editorial

Post on 06-Apr-2016

290 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

O B

rasi

l qu

e a

gen

te q

uer

ler.

Guia de Lançamentos

Page 2: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

PREZADO(A) COORDENADOR(A)/PROFESSOR(A),

A Bamboo Editorial nasce da nossa longa tradição editorial na publi-cação de livros escolares. Mas quer ir além, buscando na intersecção entre a informação e a literatura a sua vocação.

A leitura de um livro informativo é única. Somente ela nos propor-ciona aquele maravilhoso momento de “AH-HÁ!”, quando senti-mos o prazer de aprender algo que antes não sabíamos.

Os autores, designers, ilustradores, fotógrafos e editores que con-tribuem para o desenvolvimento dos títulos da Bamboo Editorial

se esforçam para produzir livros cheios de “AH-HÁs!”.

Nós queremos que tanto o leitor aficionado como o casual; tanto o pesquisador como o jovem estudante; tanto o adulto como a criança pequena... Todos eles encontrem algo de valor em nossas publicações.

Temos o prazer de apresentar para sua apreciação os lançamentos de 2014 da Bamboozinho, selo infantojuvenil da Bamboo Editorial, cujos títulos proporcionam ao jovem leitor obras ricamente ilustra-das, com texto ágil e divertido e repleto de informações para a crian-ça, seus pais e professores.

Vale destacar que cada uma de nossas obras vem acompanhada de um aplicativo eletrônico feito especialmente para promover a leitura e a interação entre o livro impresso e os recursos digitais.

Boa leitura! Cordialmente,

Sócia-diretora e Curadora Editorial

Page 3: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

2

Curupira, brinca comigo?Lô Carvalho

RESENHA E se, no meio da mata, desse uma vontade de

brincar? Quem você convidaria? Quais seriam as brincadeiras? De forma lúdica, o livro Curupira, brinca comigo? apresenta os personagens mais importantes do folclore brasileiro para a criança pequena. Tem o Curupira, a Cuca, o Saci-pererê, o Boitatá, o Boto, a Pisadeira e muito mais. E no final, uma surpresa: todos vão brincar juntos!

SOBRE A OBRAO livro Curupira, brinca comigo? foi especial-

mente elaborado para desenvolver o prazer pela leitura. Seu formato, tamanho, ilustrações, texto e temática resultam de um esforço conjunto de dife-rentes profissionais para criar uma obra inteligente e divertida. Seu público-alvo são as crianças de 2 a 8 anos. Mas leitores de todas as idades também irão se encantar com os seres fantásticos do folclo-re brasileiro nele apresentados.

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 2 a 8 anosautor: Lô Carvalhoilustração: Susana Rodrigueseditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-11-1 papel: Miolo (couchê 170 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: colalombada: quadradaformato: 22 x 25 cmpáginas: 40

A definição da faixa etária a que se destina este livro se justifica pelas importantes aprendizagens que a sua leitura pode promover em relação à al-fabetização e à iniciação da criança no mundo da leitura.

A estrutura e a poética do texto, composto por frases curtas e simples que se repetem ao longo da narrativa, favorecem a memorização de seu conte-údo. Ao dominar o texto, a criança naturalmente se sentirá estimulada a arriscar a ler, mesmo quan-do ainda não sabe ler formalmente.

O projeto gráfico da obra apresenta elementos visuais que, para a criança, servem como verda-deiras “pistas” para interagir com o texto escrito – como o diálogo entre os personagens que se dis-tribui de forma regular entre as páginas pares e ím-pares do livro e o uso da letra maiúscula no corpo principal do texto, o que facilita o reconhecimento das letras do alfabeto.

Page 4: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

3

A obra colabora ainda para a difusão da cultura popular brasileira fornecendo informações e ima-gens sobre o nosso folclore. A formação do cidadão começa pela apropriação de sua cultura. Assim, não vai ter criança que não conheça, de Norte a Sul do Brasil, os 14 mais incríveis seres fantásticos brasi-leiros: o Curupira, o Caipora, a Mula sem Cabeça, o Saci-pererê, a Cuca, o Boitatá, a Pisadeira, a Matinta Pereira, a Cobra-grande, o Cabelobo, o Lobisomen, o Mapinguari, o Boto e a Iara.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESInicialmente, foram desenvolvidos diversos es-

tudos acerca da representação de cada um dos 14 seres fantásticos que aparecem no livro Curupira, brinca comigo?. A ideia era compor representações originais que ajudassem o leitor a aumentar o seu repertório de imagens sobre o tema. Esses esboços foram feitos a lápis e, depois, digitalizados. Durante o tratamento digital, foram empregadas cores fortes que remetem ao interior de uma mata ao mesmo tempo em que destacam o caráter lúdico do livro.

A cada página, o leitor encontrará uma ilustração que complementa a parte textual da obra, na qual se destacam as reações de cada personagem ao de-senvolvimento da narrativa.

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAAs crianças brasileiras têm dificuldade para ima-

ginar os seres fantásticos do folclore brasileiro. Isso acontece em parte por que eles são pouco explora-dos visualmente, ou melhor, há décadas explorados por algumas poucas editoras e canais de televisão que os imaginaram sempre da mesma forma. O produto digital desenvolvido especialmente para o livro Curupira, brinca comigo? apresenta os perso-nagens apresentados na obra, um a um, ao som de uma trilha sonora super animada – composta espe-cialmente para caracterizar o “colorido” sonoro da obra. A graça está em justamente em poder visua-lizar o “retrato” de cada um deles e, assim, ampliar as experiências visuais e estéticas do jovem leitor.

SOBRE A AUTORALô Carvalho é pedagoga e professora de Educa-

ção Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamen-tal. Já atuou em projetos desenvolvidos pelo MEC e pela UNESCO voltados para formação do professor e

para a elaboração do currículo escolar nas áreas de Alfabetização, Ciências, História e Geografia. Há mais de quinze anos escreve livros escolares e aproveitou o conhecimento adquirido nesta experiência para fazer livros infantojuvenis que ajudem a criança a gostar de ler e, ao mesmo tempo, aprender. É editora e curadora edito-rial da Bamboo Editorial.

Page 5: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

4

Coleção Um Som... Animal!Lô Carvalho

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 2 a 8 anosautor: Lô Carvalhoilustração: Ana Alzueta Sigaudeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS Um Som... Animal! Animais da Áfricaisbn: 978-85-66587-05-0Um Som... Animal! Animais brasileiros isbn: 978-85-66587-04-3Um Som... Animal! Animais domésticosisbn: 978-85-66587-03-6Um Som... Animal! Animais do nosso entornoisbn: 978-85-66587-02-9papel: Miolo (couchê 170 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: grampolombada: canoaformato: 25 x 21 cmpáginas: 32

RESENHA A galinha cacareja, o gato mia, o cachorro late. E

a ovelha, o porco e o pato, que som eles fazem? Tem gente que não sabe que o sapo coaxa, o grilo cricri-la, a coruja pia e que o pernilongo canta! A maioria nunca imaginou que o crocodilo ruge, o camelo bla-tera, a arara grita, o tucano berra e a onça urra... No meio de tanta gritaria, ainda bem que o papagaio fala e a ema suspira. O tatu? Coitadinho, ele chora-minga! QUE, QUE, QUE... é a cotia gargalhando!

A Coleção Um Som... Animal! é composta por 4 livros que ensinam à criança que os animais emi-tem os mais variados sons. Além de ensinar, con-vida todo mundo para virar bicho também. Vai ser uma algazarra!

SOBRE A OBRAOs livros da Coleção Um Som... Animal! foram

elaborados com o objetivo de auxiliar no desenvolvi-mento do prazer pela leitura junto ao público infantil, especialmente as crianças entre 2 e 8 anos de idade.

Os animais selecionados e as ilustrações que os acompanham contribuem para que a criança se sinta estimulada a descobrir qual bicho é apresentado em cada página e qual é o som que ele emite. Essa curio-sidade fica ainda mais aguçada na medida em que ela, naturalmente, procurará imitar o som do animal, transpondo o texto escrito para o universo falado.

O projeto gráfico dos livros da Coleção Um Som... Animal! favorece ainda o processo da alfabetização inicial. A tipologia escolhida facilita o reconheci-mento das letras do alfabeto por parte da criança.

Page 6: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

5

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAOs livros da Coleção Um Som... Animal! trazem

o registro escrito da onomatopeia do som de cada um dos 48 animais. Alguns são bem fáceis de imi-tar, como o galo cocoricando ou o cachorro uivan-do. Mas, como é mesmo o choramingo do tatu? E o som do camelo quando blatera? O produto digital desenvolvido para essa Coleção traz o som de cada um dos animais que serviu de base para a compo-sição do texto. Assim, a leitura dos livros fica ainda mais divertida, pois é possível ler e ouvir ao mes-mo tempo!

As frases curtas, mas altamente informativas, incen-tivam a leitura autônoma, ou seja, a leitura de forma independente do leitor mais experiente. Trata-se de uma estratégia didática na qual a criança que ainda não sabe ler pode valer-se da memorização do texto para, então, relacionar cada palavra que o compõe àquilo que está escrito no livro.

A ampliação do vocabulário é outra importante aprendizagem que os livros desta Coleção possibili-tam à criança. Conhecer os nomes de mais animais e os nomes dos sons que cada um deles emite, sem dúvida, contribuirá para a formação geral dos jovens leitores. Com esse objetivo, a Coleção convida a criança a refletir sobre os contextos de comunicação que os animais enfrentam em seu dia a dia, que os levam a emitir não uma única vocalização, mas di-versas – tal como os seres humanos que falam, gri-tam, sussurram, cantam ou reclamam, por exemplo.

Finalmente, o caráter lúdico da obra reforça a ideia de que o livro é uma fonte agradável de co-nhecimento e entretenimento.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESAs ilustrações dos livros da Coleção Um Som...

Animal! foram desenvolvidas a partir de formas ge-ométricas simples para facilitar o reconhecimento de cada animal pela criança. Suas cores foram espe-cialmente selecionadas para atrair o jovem leitor e expandir as suas experiências visuais. Além da ilus-tração do animal em si, são apresentados elemen-tos secundários como filhotes, ambientes e hábitos, ampliando o conhecimento do leitor e estimulando suas habilidades de interpretação e comunicação.

SOBRE A AUTORALô Carvalho é pedagoga e professora de Edu-

cação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Funda-mental. Já atuou em projetos desenvolvidos pelo MEC e pela UNESCO voltados para formação do professor e para a elaboração do currículo escolar nas áreas de Alfabetização, Ciências, História e Geografia. Há mais de quinze anos escreve livros escolares e aproveitou o conhecimento adquirido nesta experiência para fazer livros infantojuvenis que ajudem a criança a gostar de ler e, ao mesmo tempo, aprender. É editora e curadora editorial da Bamboo Editorial.

Page 7: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

6

Coleção Tem Bicho Que...Toni & Laíse

RESENHA A girafa tem pescoço comprido; o tucano, um bi-

cão. E você, o que você tem?A preguiça é sossegada; o pavão é exibido. E

você, o que você é?O pinguim gosta de andar em bando; a hiena, de

dar risada. E você, gosta de quê?O camaleão sabe mudar de cor; a abelha sabe

fazer mel. E você, o que você sabe?Tem bicho que tem, tem bicho que é, tem bicho

que gosta, tem bicho que sabe... Os quatro livros que compõem a Coleção Tem Bicho Que... mostram à garotada um pouco do jeito e das manias de uma porção de bichos. Tem coruja, gorila, tamanduá, leão, polvo, tubarão, abelha, tigre, zebra, camaleão, boto, anta, formiga, panda, foca e muito mais. Todos eles ilustrados de forma alegre e muito colorida.

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 4 a 10 anostexto e ilustração: Toni & Laíseeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS Tem bicho que sabe... isbn: 978-85-66587-10-4Tem bicho que tem... isbn: 978-85-66587-09-8Tem bicho que é... isbn: 978-85-66587-08-1Tem bicho que gosta... isbn: 978-85-66587-07-4papel: Miolo (couchê 170 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: grampolombada: canoaformato: 30 x 30 cmpáginas: 32

Page 8: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

7

SOBRE A OBRAAndar em bando, ficar sozinho, falar bastante, pu-

lar sem parar... Ao ler os livros da Coleção Tem Bicho Que... a criança conhecerá diversos animais e desco-brirá quais são as suas características e preferências. Ela poderá também conhecer um pouquinho mais sobre si mesma, afinal, toda criança é..., toda criança tem..., toda criança gosta..., toda criança sabe...

Leitores de todas as idades terão prazer em ex-plorar detalhadamente os livros da Coleção Tem Bi-cho Que...: as informações sutis, a riqueza das ilus-trações e a poética do texto. Mas as crianças entre 2 e 8 anos de idade são os nossos principais interlocu-tores. O formato do livro, a tipologia, as cores e até mesmo a estrutura do texto foram especialmente desenvolvidos para esse público. Assim, nossos jo-vens leitores poderão aprender desde cedo que a leitura é uma fonte de entretenimento e que apren-der a ler é uma grande aventura.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESOs livros da Coleção Tem Bicho Que... trazem

bichos de vários lugares do mundo. Mas os bichos brasileiros foram cuidadosamente selecionados para mostrar o quão diversa é a nossa fauna. Para dar gra-ça e força a cada um dos animais, foi usada uma téc-nica bem simples, mas muito original: tinta guache, pincel e papel. O mais interessante nessa técnica é o papel, que é preto. As linhas e traços pretos das ilus-trações são, na realidade, o fundo escuro do papel preto que se destaca das cores de cada desenho.

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAO produto digital especialmente desenvolvi-

do para cada um dos livros da Coleção Tem Bicho Que... é uma brincadeira de adivinhação. A cada cena do aplicativo, um bicho aparece embalado ao som de uma alegre composição para piano feita ex-clusivamente para animar os livros desta coleção. O desafio é adivinhar qual é o bicho! No total, são 56 animais, o que sem dúvida resulta em muita diver-são para a garotada!

SOBRE OS AUTORESLaíse Rodrigues sempre gostou de desenhar

desde que era pequena. Gostava tanto que se for-mou em Artes Plásticas pela USP e logo começou a desenhar profissionalmente.

Como ilustradora, trabalhou para algumas das principais revistas do Brasil, como Cláudia, Capri-cho, Marie Claire, Querida e Veja São Paulo. Tam-bém já ilustrou alguns livros infantis como A risada de Biriba, O bolo de Belinha, Alegria pura e Sadako e os 1000 pássaros de papel.

Toni Rodrigues também se formou em Artes Plásticas e, ainda na escola, começou a trabalhar escrevendo e desenhando histórias em quadri-nhos. Um dia foi chamado por um professor para trabalhar numa agência de propaganda e acabou se tornando publicitário. Ele já trabalhou em algumas das maiores e mais criativas agências do mercado e já foi premiado em alguns dos maiores festivais de publicidade do mundo, como o Festival de Cannes e o Clio Awards. Mas, como sempre gostou de livros, mesmo trabalhando em propaganda fez projetos gráficos e a capas de várias obras ao longo dos anos.

Toni & Laíse se conheceram ainda na faculda-de, apaixonaram-se e casaram-se, têm dois filhos já adultos e seis cachorros vira-latas que vivem com eles numa grande casa cheia de livros, uma paixão que a família toda compartilha. Os livros da Cole-ção Tem Bicho Que... e o livro Um Monstro no Meu Quarto são os primeiros nos quais eles, além de ilustradores, também são autores do texto.

Page 9: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

8

Cléo e o MapinguariSaulo Ribas e Xavier Bartaburu

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 4 a 10 anosautores: Saulo Ribas e Xavier Bartaburuilustração: Fernanda Ribeiroeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-06-7papel: Miolo (couchê 150 g) e Capa (cartão 250 g) acabamento: colalombada: quadradaformato: 30 x 22,5 cmpáginas: 48

RESENHA E se um dia, você acordasse e descobrisse um

rabo saindo das suas costas? Um rabo bem cascu-do... O que você faria? Guardaria segredo?

Esse foi o desafio que Cléo teve que enfrentar no dia em que descobriu que, na realidade, não era uma menina, mas, sim, uma cuca!

SOBRE A OBRAA cuca, o mapinguari, o saci-pererê e o curupi-

ra agora estão mais próximos da garotada. É que as aventuras da Cléo, uma pré-adolescente típica, abor-dam temáticas que têm tudo a ver com os jovens de hoje. Escola, amizade, solidão, preconceito e até as transformações do corpo são alguns dos assuntos tratados. Tudo isso, é claro, permeado pelos seres fantásticos do folclore brasileiro. Mais do que sim-ples monstros ou assombrações, eles agora fazem parte da nossa vida cotidiana e vivenciam desafios similares aos nossos. Cultura e meio ambiente ficam, assim, mais próximos do público jovem. Há mais de 50 anos os nossos seres fantásticos vêm sendo ex-plorados em obras literárias e informativas destina-das às crianças e aos jovens. As aventuras da Cléo e sua turma representam uma pequena, mas impor-tante contribuição à divulgação da cultura brasileira.

De forma divertida, o livro Cléo e o Mapinguari narra as aventuras dos seres fantásticos do folclore brasileiro em busca da sua identidade e do seu lu-gar no mundo. Não mais na floresta, mas entre nós. Uma aventura que atualiza o tema e aproxima a criança de hoje em dia das nossas tradições. Afinal, Cléo e seus amigos – meio gente, meio fantásticos – frequentam a escola, têm uma família e estão cres-cendo como todas as crianças.

Page 10: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

9

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESColoridas, mas suaves; fortes, mas

delicadas. Assim são as ilustrações do livro Cléo e o Mapinguari, sinalizando ao jovem leitor que existem diversas possibilidades de se representar os se-res encantados do folclore brasileiro.

Nas ilustrações, predominam três co-res: verde, laranja e marrom. Essa compo-sição ajuda a enfatizar detalhes ao mesmo tempo sutis e importantes para a caracteri-zação do ambiente e das personagens da his-tória. Nas roupas de Cléo, na vegetação e até no céu há um tom verde, delicado como a menina. No cabelo de fogo de Tom e no entardecer, um laranja forte, quase vermelho.

E Pingo, a criança grande e afetuosa, tem os pe-los marrons como as árvores de que gosta tanto. Além disso, as ilustrações foram elaboradas para expressar as emoções das personagens e a tensão da trama. A floresta é escura e fechada quando as crianças entram nela pela primeira vez. Mais adian-te, quando Pingo encontra seu pai, ela brilha em tons de laranja e amarelo...

As ilustrações das aventuras da Cléo foram feitas para sensibilizar, emocionar e expandir nossas refe-rências e nossa imaginação, pois criam um universo onde o elemento fantástico da narrativa se torna possível.

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAO produto digital desenvolvido para o livro Cléo

e o Mapinguari é um convite à leitura. É como se a professora, o pai, a mãe ou a avó falassem assim para a criança: “Olha só quem aparece nesta his-tória, a cuca, o saci, o mapinguari e até o caipora! Vamos ler?!”. Ao som de um ritmo pra lá de anima-do, especialmente feito para a animação da obra, os personagens desfilam na frente do leitor convidan-do-o a entrar páginas adentro do livro.

Page 11: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

10

SOBRE OS AUTORESSaulo Ribas gosta de inventar histórias desde

pequeno. Hoje ele conta suas histórias para o amor da sua vida, sua filha Maria Luiza.

Ele já trabalhou com design de revistas, mas des-cobriu do que gostava pra valer ao produzir jogos, histórias e ilustrações para crianças. Dirigiu por dois anos o site Mundo do Sítio, um mundo virtual infan-til com jogos e atividades. Recentemente, ele e seu amigo Marco Rossi criaram a Farofa Studios – onde juntaram uma turma muito especial e estão criando desenhos animados, jogos e até livros como esse! Saulo já está com vontade de contar mais aventuras da Cléo, essa menina com rabo de cuca e um enor-me coração.

Xavier Bartaburu sempre gostou de escrever. Quando criança, ele enchia folhas e mais folhas de histórias e poemas, que depois juntava e grampeava como se fossem livros. Hoje escreve livros de ver-dade para crianças e adultos, quase sempre falando de coisas do Brasil, como nossos bichos, nosso povo e, é claro, nossos encantados. Não contente em fa-zer livros, Xavier resolveu ainda fazer discos, que também falam de tudo isso. Tem um só para crian-ças: chama Bichos de Cá e foi gravado com o grupo Nhambuzim. Xavier nasceu em São Paulo e vive na cidade até hoje. Mas adora viajar pelo interior, que é onde as coisas do Brasil estão mais vivas. Gosta muito de entrar na floresta também, mas sempre com muito respeito. Afinal, Xavier acredita nos en-cantados até hoje.

Page 12: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

11

Um monstro no meu quartoToni & Laíse

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 4 a 10 anostexto e ilustração: Toni & Laíseeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-12-8papel: Miolo (couchê 170 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: grampolombada: canoaformato: 21 x 27,5 cmpáginas: 32

RESENHA Alguma vez, você se pegou olhando embaixo

da cama para ver se tem alguém ali? Já acordou no meio da noite com a sensação de que tem alguém no quarto?

Um monstro no meu quarto narra as aventuras de um menino que um dia descobriu um monstro morando embaixo da sua cama! E, para surpresa dele, percebeu que ele não estava sozinho no mun-do. Muitas outras pessoas têm monstros morando em casa! Aqui, medo e solidão são tratados de for-ma divertida para que a criança possa aprender a superá-los e, por que não, rir um pouco disso tudo.

SOBRE A OBRAAs histórias ajudam as crianças a expandir a sua

imaginação e a compreender as suas vivências e os seus sentimentos.

O livro Um monstro no meu quarto convida o leitor a refletir sobre aquele “medinho” que todo mundo um dia já sentiu durante a noite, sozinho, no escuro do quarto. Um medinho que muitas vezes se esvai conforme o sono chega, mas que às vezes dá um trabalhão para superar... Nossos sentidos se aguçam e transformam o mais leve som em um imenso ruído, a sombra mais passa-geira em um ser assustador. O que fazer? No que acreditar? Como convencer os adultos de que não é só imaginação? Será que os amigos vão rir se souberem?

Narrado em primeira pessoa, Um monstro no meu quarto conta como um menino pra lá de es-perto resolveu essa situação. Mostra também que medo não é coisa só de criança. Adulto também sente!

Page 13: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

12

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESA cada dupla de páginas, Um monstro no meu

quarto traz um monstro diferente no tamanho, na cor e na forma. Alguns são bem assustadores; ou-tros até parecem bem simpáticos. Mas o texto es-conde parte da ilustração e o leitor é convidado a imaginar esses monstros como em um jogo de es-conde-esconde no qual apenas uma parte do corpo fica para fora do esconderijo. Feitas a partir de re-cursos da computação gráfica, as ilustrações deste livro convidam o leitor a soltar a sua imaginação e fazer da leitura um grande prazer.

SOBRE OS AUTORESLaíse Rodrigues sempre gostou de desenhar

desde que era pequena. Gostava tanto que se for-mou em Artes Plásticas pela USP e logo começou a desenhar profissionalmente.

Como ilustradora, trabalhou para algumas das principais revistas do Brasil, como Cláudia, Capri-cho, Marie-Claire, Querida e Veja São Paulo. Tam-bém já ilustrou alguns livros infantis como A risada de Biriba, O bolo de Belinha, Alegria pura e Sadako e os 1000 pássaros de papel.

Toni Rodrigues também se formou em Artes Plásticas, e ainda na escola começou a trabalhar escrevendo e desenhando histórias em quadri-nhos. Um dia foi chamado por um professor para trabalhar numa agência de propaganda e acabou se tornando publicitário. Ele já trabalhou em algumas das maiores e mais criativas agências do mercado e já foi premiado em alguns dos maiores festivais de publicidade do mundo como o Festival de Cannes e o Clio Awards. Mas, como sempre gostou de livros, mesmo trabalhando em propaganda fez projetos gráficos e capas de várias obras ao longo dos anos.

Toni & Laíse se conheceram ainda na faculda-de, apaixonaram-se e casaram-se, têm dois filhos já adultos e seis cachorros vira-latas que vivem com eles numa grande casa cheia de livros, uma paixão que a família toda compartilha. O livro Um mons-tro no meu quarto e os livros da Coleção Tem Bi-cho Que... são os primeiros nos quais eles, além de ilustradores, também são autores do texto.

SOBRE O PRODUTO DIGITALNo projeto gráfico do livro Um monstro no meu

quarto, texto e imagem se mesclam. Os monstros fi-cam “escondidos” pelo texto e o leitor é convidado a imaginar a forma e o tamanho de cada monstro. Mas será que eles são mesmo assim? No produto digital desenvolvido para a obra, uma surpresa: o “retrato” de cada monstro aparece por inteiro. Assim, é possí-vel descobrir que tem monstro bicudo e com bocar-ra, com presas que escapam para fora da boca... Tem até monstro que parece enorme, mas na realidade é bem miúdo. A “Galeria dos Monstros” torna-se, assim, uma diversão à parte! Detalhe: a música bem humorada e cheia de suspense que acompanha a ani-mação foi especialmente composta para a obra.

Page 14: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

13

Nota a Nota, uma história para ler música e tocar flauta doceMargarete Kishi Diniz

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil / educação musical – 8 a 12 anosautor: Margarete Kishi Dinizilustração: Cecilia Estevesarranjos musicais: Maria Lídia Fernandeseditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-14-2papel: Miolo (couchê 115 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: colalombada: quadradaformato: 22 x 26,5 cmpáginas: 112

RESENHA Em meio às montanhas, existe o reino encan-

tado do rei Donaldo. Lá, a Clave de Sol mostra às crianças que aprender música pode ser uma gran-de aventura. A Fada, a gata Mili e muitos outros personagens apresentam as notas musicais e ensi-nam a decodificá-las na pauta musical.

O livro Nota a Nota, uma história para ler mú-sica e tocar flauta doce é um apoio à alfabetização musical e um convite para a apreciação sonora. As músicas propostas foram especialmente elabora-das para que a criança possa sentir-se integrada a uma beleza estética: os arranjos, a melodia, a har-monia, o ritmo e a execução musical permitem que a criança desenvolva suas capacidades técnicas e de expressão.

Page 15: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

14

SOBRE A OBRAO livro Nota a Nota apresenta uma narrativa

ficcional para dar significado e ludicidade na deco-dificação das notas musicais, iniciando a criança na alfabetização musical e na aplicação desse conheci-mento no aprendizado de um instrumento melódi-co, no caso, a flauta doce soprano.

Como o código musical é universal, a proposta de ensino de leitura musical deste livro também poderá ser aplicada nos estudos de outros instrumentos.

As notas são apresentadas de forma gradativa em sua respectiva posição no pentagrama (ou pau-ta) e na flauta, por meio de exercícios preparatórios e de melodias construídas com as notas aprendidas e apreendidas pela criança.

As músicas propostas são composições relacio-nadas ao universo da cultura popular e da cultu-ra erudita. O livro vem acompanhado de CD com

arranjos musicais feitos para que a criança possa sentir-se integrada à beleza estética que todo o conjunto traz: o arranjo, a melodia, a harmonia, o ritmo, seu sopro e sua execução instrumental. A experiência e a exploração das possibilidades do instrumento acontecem de forma natural, permi-tindo à criança desenvolver suas capacidades téc-nicas e de expressão.

Importante destacar que o CD apresenta os ar-ranjos de todas as músicas em duas faixas: uma com a melodia de referência e a outra com seu playback. Isso amplia as referências da criança na hora de ler as pautas e tocar o instrumento.

O livro Nota a Nota é um apoio aos professores de música, mas também pode ser usado pelas crianças em casa, junto aos seus familiares. Ele foi planejado para que o leitor tenha autonomia para avançar no desenvolvimento das propostas.

Page 16: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

15

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESAs ilustrações do livro Nota a Nota foram es-

pecialmente desenvolvidas para favorecer a alfa-betização inicial da criança na leitura musical. Elas apresentam elementos visuais que representam, de forma lúdica, os assuntos estudados. Por exem-plo, os sons graves e agudos estão representados nos movimentos ascendentes e descendentes dos morros e das montanhas; as várias tonalidades de verde da paisagem simbolizam a pauta sonora; per-sonagens e objetos têm relação direta com as notas musicais.

Além disso, as ilustrações acrescentam à narrati-va ficcional do livro elementos divertidos, conferin-do humor ao processo de aprendizagem. A criança se divertirá com as confusões da gatinha Mili, com as expressões de surpresa do rei Donaldo e com os mimos da Fada. Outros elementos também apare-cem ilustrados no livro com o intuito de estimular a criança a refletir sobre os sons presentes em luga-res, emitidos pelas pessoas e pelos animais e tam-bém por objetos variados. Trata-se de um estímulo a mais para o aprendiz imaginar a sonoridade dos ambientes e refletir musicalmente.

Finalmente, vale destacar que as ilustrações fa-zem referência direta ao universo dos castelos, reis e fadas dos contos tradicionais. Um universo que muitas crianças já conhecem e sabem interpretar e

que, nesta proposição de ensino da música, refor-ça a ludicidade do processo de aprendizagem. Essa referência remete ao imaginário medieval que, em suas origens, tem forte vínculo com o instrumento melódico em foco, a flauta doce soprano.

SOBRE O PRODUTO DIGITALCada livro tem o seu CD. Mas o produto digital de-

senvolvido para o livro Nota a Nota dá ao leitor uma “palhinha” do seu repertório musical apresentando uma animação do Lundu da Marquesa, uma músi-ca com ritmo bem brasileiro que encerra o trabalho de iniciação musical proposto na obra. Alegria, festa e diversão são a marca deste lundu composto pela própria autora.

SOBRE A AUTORAMargarete Kishi Diniz é graduada em Música

pela Faculdade de Música Santa Marcelina (São Pau-lo/SP) e pós-graduada em Musicoterapia pela Facul-dade Paulista de Artes. Participou de vários cursos de Educação Musical, entre eles o de Metodologia Orff em Salzburg, na Áustria. Com mais de 30 anos de atuação como educadora musical em grandes e renomadas escolas paulistas, reforça a cada dia a sua crença no poder incontestável da música para o desenvolvimento global de qualquer pessoa, seja criança, jovem ou adulto.

Page 17: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

16

Coleção BichinhosLô Carvalho

RESENHA Enquanto o seu bebê “lê” o texto, o tablet ou o

smartphone faz o som do bichinho aparecer. Nesta coleção, as pessoas, os livros e a tecnolo-

gia digital se unem para ensinar o “bebê leitor” o prazer da leitura!

Em cada livro, o nome de um bichinho aparece seguido por uma linda ilustração. No aplicativo a rea lidade aumentada permite que o bebê ouça o som verdadeiro do bichinho.

SOBRE A OBRAOs livros da Coleção Bichinhos foram especial-

mente elaborados para formar o “bebê leitor”. Um livro bem brasileiro para os nossos brasileirinhos.

O formato, as ilustrações e o conteúdo partem da nossa realidade para compor uma obra que esti-

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – até 3 anostexto: Lô Carvalhoeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS Bichinhos 1 isbn: 978-85-66587-40-1Bichinhos 2 isbn: 978-85-66587-41-8Bichinhos 3 isbn: 978-85-66587-42-5papel: couchê 150 gcapa: duraacabamento: costuralombada: quadradaformato: 19 x 19 cmpáginas: 28

mula o bebê a se desenvolver de forma inteligente e alegre.

A novidade dos livros da Coleção Bichinhos está na integração do livro impresso com a tecnologia.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESA leitura se inicia com um fato concreto: há um

barulhinho e parece que é um bichinho. O desafio para o “bebê leitor” é descobrir qual é o bichinho.

Na página à esquerda, aparece o nome do ani-mal. Mas como ele é?

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 18: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

17

Na página à direita, uma ilustração bem colorida mostra como é esse animal.

O barulho que ele faz também está registrado no aplicativo de Realidade Aumentada. Com o celular ou o tablet, é possível ouvir esse som.

Na companhia de um leitor experiente, o “bebê leitor”:

● aprende a relacionar nomes a imagens;

● amplia o seu vocabulário, conhecendo um maior nú mero de animais;

● aprende a segurar o livro e a virar as suas pá-ginas;

● descobre a leitura em voz alta;● observa que existem desenhos e letras;● aprende que ler é uma atividade social que

traz prazer e informação.

SOBRE O PRODUTO DIGITALUm dispositivo tecnológico impresso em cada

uma das ilustrações permite ao leitor, a partir do ce-lular ou do tablet, acessar o aplicativo “Som dos Bi-chinhos” que reproduz o som verdadeiro de cada animal ilustrado por meio da tecnologia da Rea-lidade Aumentada. Este aplicativo é gratuito e está disponível para download na App Sto re e Google Play. O aplicativo “Som dos Bichi-nhos” foi desenvolvido pelo “Studio ZYX”.

O “bebê leitor” se surpreenderá com a possibi-lidade de ver a imagem, ler o texto e ouvir o som do animal enquanto se diverte ao folhear, e “ler”, as páginas do livro.

SOBRE A AUTORALô Carvalho é pedagoga e professora de Educa-

ção Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamen-tal. Já atuou em projetos desenvolvidos pelo MEC e pela UNESCO voltados para formação do professor e para a elaboração do currículo escolar nas áreas de Alfabetização, Ciências, História e Geografia. Há mais de quinze anos escreve livros escolares e aproveitou o conhecimento adquirido nesta experiência para fa-zer livros infantojuvenis que ajudem a criança a gos-tar de ler e, ao mesmo tempo, aprender. É editora e curadora da Bamboo Editorial.

Page 19: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

18

Coleção 100 Primeiras PalavrasLô Carvalho

RESENHA Este é um livro feito para as pessoas que cuidam

e se preocupam com o desenvolvimento da criança pequena, especialmente o bebê.

É para quem reconhece a importância de se ter um vocabulário amplo.

É para quem valoriza a leitura como fonte de in-formação e entretenimento.

É para quem quer um livro feito no Brasil consi-derando a realidade da criança brasileira.

Se esse é o seu caso e se você tem um bebê por perto, então aproveite as páginas coloridas e ale-gres deste livro para divertir e ensinar o seu “bebê leitor”.

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – até 3 anostexto: Lô Carvalhoeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS 100 Primeiras Palavras - Animais isbn: 978-85-66587-22-7100 Primeiras Palavras - Alimentos isbn: 978-85-66587-43-2papel: couchê 150 gcapa: duraacabamento: costuralombada: quadradaformato: 21 x 21 cmpáginas: 52

SOBRE A OBRACriado a partir da nossa realidade, os livros da

Coleção 100 Primeiras Palavras que Toda Criança Brasileira deve Conhecer foram elaborados para incentivar a leitura desde a mais tenra idade, com foco na criança pequena, ainda bebê.

As cores do livro, a tipologia do texto, as foto-grafias e as ilustrações foram especialmente criadas para permitir uma perfeita interação entre o “bebê leitor” e o livro. Acompanhada por um leitor adulto e de forma divertida, a criança poderá relacionar as fotografias com o texto e conhecer um pouco mais

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 20: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

19

sobre o mundo e a natureza que a cercam. As fotografias favorecem o contato da criança com ele-mentos bem brasileiros. Um pouquinho do Brasil é apresentado ao “bebê leitor”. A opção pela impres-são do livro em papel couchê, com gramatura eleva-da é intencional. Ao contrário dos livros acartonados ou feitos de plástico, os livros da Coleção 100 Primei-ras Palavras mantêm as suas características tradicio-nais e permitem o contato do “bebê leitor” com um objeto social real, tal como ele existe concretamente em nosso dia a dia. Com isso, a criança aprenderá a manipulá-lo com segurança, reconhecendo desde o início os cuidados necessários para a sua conserva-ção.

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAEste é um LIVRO MULTIMÍDIA. Além do texto

impresso e das fotografias, o livro é acompanhado por um aplicativo digital que, a partir do smartpho-ne ou do tablet, traz desafios para o “bebê leitor” interagir ainda mais com o texto por meio de uma narração divertida construída com base na Realida-

de Aumentada. Para tanto, basta:1. Fazer o download do aplicativo “100 Primeiras

Palavras Alimentos” na App Store® ou na Google Store®. O aplicativo é gratuito e foi desenvolvido pelo Studio ZYX.

2. Seguir as instruções do aplicativo, direcionan-do o aparelho (smartphone ou tablet) para as pági-nas do livro.

Além disso, na 4ª capa do livro, com um clique no QRCODE você assiste ao vídeo do nosso “bebê leitor” se divertindo com os livros da Bamboozinho.

SOBRE A AUTORALô Carvalho é pedagoga e professora de Edu-

cação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Funda-mental. Já atuou em projetos desenvolvidos pelo MEC e pela UNESCO voltados para formação do professor e para a elaboração do currículo esco-lar nas áreas de Alfabetização, Ciências, História e Geografia. Há mais de quinze anos escreve livros escolares e aproveitou o conhecimento adquirido nesta experiência para fazer livros infantojuvenis que ajudem a criança a gostar de ler e, ao mesmo tempo, aprender. É editora e curadora da Bamboo Editorial.

Page 21: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

20

Bichos de CáEdson Penha e Xavier Bartaburu

RESENHA Um pouquinho do Brasil em livro, CD e aplica-

tivo, especialmente desenvolvidos para os nossos jovens leitores!

No livro, tem poesias e textos informativos. No CD, canções que trazem ritmos bem brasileiros.

E, na internet, uma novidade: um aplicativo digi-tal desenvolvido por meio da tecnologia da Realida-de Aumentada permite que o leitor, pelo tablet ou pelo smartphone, ouça as canções e veja as ilustra-ções ainda mais de perto.

SOBRE A OBRANo Brasil vivem mais de 100 mil espécies di-

ferentes de animais. O nosso país tem uma das maiores biodiversidades do mundo. Só este fato justifica a leitura de um livro que traz como tema central a fauna brasileira. Mas a obra vai além: Bichos de Cá homenageia os animais por meio de poesias e músicas que encantam os leitores de to-das as idades. Trata-se de um livro para ler e recitar

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 2 a 10 anosautores: Edson Penha e Xavier Bartaburuilustração: Tatiana Clauzeteditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-33-3 papel: couchê 150 gcapa: duraacabamento: costuralombada: quadradaformato: 28 x 28 cmpáginas: 52

ou ler e cantar. O leitor decide. E ao final da leitura muita coisa pode acontecer:

• cantar e dançar junto com o Nhambuzim;• compartilhar com os amigos e a família infor-

mações sobre os animais aqui apresentados;• fazer ilustrações grandes e bem coloridas sobre

esses e outros animais;• pesquisar sobre os ritmos brasileiros e apren-

der ainda mais sobre o assunto;• fazer um livro com o mesmo tema sobre os ani-

mais daqui e de outras partes do mundo.Conhecer é apreciar. Apreciar é respeitar!

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAEste é um LIVRO MULTIMÍDIA. Além do texto

impresso e das ilustrações, há um CD com as mú-sicas, que pode ser ouvido de forma independente do livro.

O livro traz ainda uma novidade: um aplicativo digital de Realidade Aumentada que acompanha a obra e permite que o leitor, com um smartphone ou

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 22: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

21

um tablet, veja as ilustrações dos animais bem de perto e ouça as canções. Para tanto, basta:

1. Fazer o download do aplicativo Bichos de Cá na App Store® ou na Google Play®. O aplicativo é gratuito e foi desenvolvido pelo Studio ZYX.

2. Seguir as instruções do aplicativo, direcionan-do o aparelho (smartphone ou tablet) para as pági-nas que trazem o título de cada canção.

Além disso, na 4ª capa do livro, com um clique no QRCODE você assiste a um vídeo do grupo Nhambu-zim tocando músicas deste livro.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESTatiana Clauzet é artista plástica. Sua arte é cria-

da em meio à Mata Atlântica, local onde mora e tra-balha. Seus vizinhos são macacos-prego, tucanos, on-ças pardas, quatis, esquilos e queixadas que vivem na mata ao redor da sua casa. Até o muriqui vive por lá!

Uma das características do trabalho desta artista é a sua profunda ligação com a natureza, expressa em pinturas que refletem o amor, o respeito e a re-verência que sente pelas plantas e pelos animais.

Nas ilustrações deste livro, a artista usou linhas retas e gráficas, uma marca de seu trabalho, para de-

senhar os bichos do jeitinho que eles são, já que cada um deles tem formas, tamanhos e cores diferentes.

Depois, complementou a ilustração dos animais com a vegetação típica do ambiente no qual cada bicho vive: a floresta para a onça, o Cerrado para o tamanduá, o Pantanal para o jacaré e assim por diante.

Os ritmos de cada canção foram representados por padrões geométricos repetidos. Visualmente pulsantes, essas estampas geométricas remetem ao som do batuque, da pisada dos pés, dos guizos nos calcanhares, das batidas de palmas, da voz melódica ou do som da viola dos músicos que entoam esses ritmos Brasil afora.

Para unir todas essas representações, Tatiana utilizou o círculo como um fio que costura todas as páginas, além de muita cor. A mistura de cores e tons criaram a “poção mágica” para que você, leitor, pudesse conhecer esses incríveis animais que mo-ram conosco aqui no nosso país de forma bonita, alegre e divertida.

Tudo foi feito com muito carinho. A ilustração do livro Bichos de Cá é essencialmente uma celebração da natureza em cores e formas.

Page 23: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

22

SOBRE OS AUTORESEdson Penha é professor de Geografia para

crianças e adolescentes há mais de vinte anos. É um daqueles caipiras que escolheu a cidade grande para viver, mas que ainda guarda no coração o cheiro da terra, o barulhinho do rio e o canto dos pássaros. Também faz letra de música, é cantador e até toca um trem feito de chifre de boi chamado berrante. Falar das coisas de sua terra e das lembranças de sua infância são seus temas prediletos na hora de fazer canções. Bichos de Cá é seu primeiro traba-lho musical voltado para crianças e está carregado desta infância e das lembranças do tempo em que o menino Edson corria entre os cafezais e pastos de Dracena, uma cidadezinha tranquila do interior do estado de São Paulo.

Xavier Bartaburu sempre gostou de escrever. Quando criança, enchia folhas e mais folhas de his-tórias e poemas que depois juntava e grampeava

como se fossem livros. Hoje escreve livros de verda-de para crianças e adultos, quase sempre falando de coisas do Brasil, como nossos bichos e nosso povo. Não contente em fazer livros, Xavier resolveu ain-da fazer discos e músicas, que também falam sobre tudo isso. Bichos de Cá é o seu primeiro trabalho musical para crianças, todo dedicado aos bichos da fauna brasileira.

SOBRE OS GRUPO NHAMBUZIMÉ o Nhambuzim, um grupo musical que tem a

cara do Brasil. A começar pelo nome: “nhambuzim” é uma forma carinhosa de chamar o nhambu, uma ave típica brasileira. Diz uma lenda indígena que o nham-bu foi criado para cantar à tardinha, avisando o povo do interior que a noite estava chegando. E noite com-bina com festa! É por isso que as músicas do Nham-buzim têm o sabor das festas populares brasileiras, animadas por ritmos que dão vontade de dançar. Há mais de 10 anos, o grupo pesquisa e explora em seu trabalho o repertório sonoro e poético do Brasil. Em 2008, lançou o disco “Rosário”, inspirado nos livros do escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Page 24: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

23

Animal Sounds SeriesLô Carvalho

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 2 a 8 anosautor: Lô Carvalhoilustração: Ana Alzueta Sigaudeditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS Animal Sounds Series – African Animalsisbn: 978-85-66587-54-8Animal Sounds Series – Brazilian Animalsisbn: 978-85-66587-53-1Animal Sounds Series – Domesticated Animalsisbn: 978-85-66587-55-5Animal Sounds Series – The Animals Around Usisbn: 978-85-66587-56-2papel: Miolo (couchê 170 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: grampolombada: canoaformato: 25 x 21 cmpáginas: 32

RESENHA O sucesso da Coleção Som Animal agora em

inglês. Além de aprender o nome dos animais, a criança descobre como se fala, em inglês, o verbo associado à vocalização de cada um deles. Também aprende o vocabulário relacionado aos seus movi-mentos: saltar, voar, rastejar, pular e muito mais.

Os animais presentes no dia a dia da criança, da fauna brasileira e de outras partes do mundo se transformam num lugar mágico no qual a aprendi-zagem do inglês vira pura diversão!

E mais: Animals Sounds Series traz um aplicati-vo especial desenvolvido com base na tecnologia da Realidade Aumentada. A partir do celular ou do ta-blet ouve-se a narração do texto em inglês e o som do animal. Basta posicionar o aparelho sobre cada uma das páginas dos livros da coleção!

SOBRE A OBRAOs livros da Animal Sounds Series foram elabo-

rados com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do prazer pela leitura junto ao público infantil, espe-cialmente as crianças entre 2 e 8 anos de idade.

Os animais selecionados e as ilustrações que os acompanham contribuem para que a criança se sinta estimulada a descobrir qual bicho é apresentado em cada página e qual é o som que ele emite. Essa curio-sidade fica ainda mais aguçada na medida em que ela, naturalmente, procurará imitar o som do animal, transpondo o texto escrito para o universo falado.

O projeto gráfico dos livros da Animal Sounds Series favorece ainda o processo da alfabetização inicial. A tipologia escolhida facilita o reconheci-mento das letras do alfabeto por parte da criança.

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 25: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

24

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAOs livros da Animal Sounds Series trazem o re-

gistro escrito da onomatopeia do som de cada um dos 48 animais. Alguns são bem fáceis de imitar, como o galo cocoricando ou o cachorro uivando. Mas, como é mesmo o choramingo do tatu? E o som do camelo quando blatera? O produto digital desenvolvido para essa Coleção traz o som de cada um dos animais que serviu de base para a compo-sição do texto. Assim, a leitura dos livros fica ainda mais divertida, pois é possível ler e ouvir ao mesmo tempo! E tem mais, na versão em inglês é possível ouvir o texto por meio da narração em voz alta.

As frases curtas, mas altamente informativas, incentivam a leitura autônoma, ou seja, a leitura de forma independente do leitor mais experiente. Trata-se de uma estratégia didática na qual a criança que ainda não sabe ler pode valer-se da memori-zação do texto para, então, relacionar cada palavra que o compõe àquilo que está escrito no livro.

A ampliação do vocabulário é outra importante aprendizagem que os livros desta Coleção possibili-tam à criança. Conhecer os nomes de mais animais e os nomes dos sons que cada um deles emite, sem dúvida, contribuirá para a formação geral dos jovens leitores. Com esse objetivo, a Coleção convida a criança a refletir sobre os contextos de comunicação que os animais enfrentam em seu dia a dia, que os levam a emitir não uma única vocalização, mas di-versas – tal como os seres humanos que falam, gri-tam, sussurram, cantam ou reclamam, por exemplo.

Finalmente, o caráter lúdico da obra reforça a ideia de que o livro é uma fonte agradável de co-nhecimento e entretenimento.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESAs ilustrações dos livros da Animal Sounds Series

foram desenvolvidas a partir de formas geométricas simples para facilitar o reconhecimento de cada ani-mal pela criança. Suas cores foram especialmente selecionadas para atrair o jovem leitor e expandir as suas experiências visuais. Além da ilustração do animal em si, são apresentados elementos secundá-rios como filhotes, ambientes e hábitos, ampliando o conhecimento do leitor e estimulando suas habili-dades de interpretação e comunicação.

SOBRE A AUTORALô Carvalho é pedagoga e professora de Edu-

cação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Funda-mental. Já atuou em projetos desenvolvidos pelo MEC e pela UNESCO voltados para formação do professor e para a elaboração do currículo escolar nas áreas de Alfabetização, Ciências, História e Geografia. Há mais de quinze anos escreve livros escolares e aproveitou o conhecimento adquirido nesta experiência para fazer livros infantojuvenis que ajudem a criança a gostar de ler e, ao mesmo tempo, aprender. É editora e curadora editorial da Bamboo Editorial.

Page 26: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

25

Curupira, will you play with me?Lô Carvalho

RESENHA As crianças adoram os personagens do folclore

brasileiro e vão apreciar ainda mais as aulas de in-glês se o conteúdo da aprendizagem estiver relacio-nado a esse universo encantado da nossa cultura.

Além dos nomes dos personagens, o vocabulá-rio do livro envolve um repertório de brincadeiras e curiosidades de um jeitinho bem brasileiro.

E tem mais: o livro traz um aplicativo especial de-senvolvido especialmente para estimular os jovens leitores.

SOBRE A OBRAO livro Curupira, will you play with me? foi es-

pecialmente elaborado para desenvolver o prazer pela leitura. Seu formato, tamanho, ilustrações, texto e temática resultam de um esforço conjunto de diferentes profissionais para criar uma obra in-teligente e divertida. Seu público-alvo são as crian-ças de 2 a 8 anos. Mas leitores de todas as idades também irão se encantar com os seres fantásticos do folclore brasileiro nele apresentados.

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantil – 2 a 8 anosautor: Lô Carvalhoilustração: Susana Rodrigueseditora: Bamboozinhoano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-48-7 papel: Miolo (couchê 170 g) e Capa (cartão 250 g)acabamento: colalombada: quadradaformato: 22 x 25 cmpáginas: 40

A definição da faixa etária a que se destina este livro se justifica pelas importantes aprendizagens que a sua leitura pode promover em relação à alfabetiza-ção e à iniciação da criança no mundo da leitura.

A estrutura e a poética do texto, composto por frases curtas e simples que se repetem ao longo da narrativa, favorecem a memorização de seu conte-údo. Ao dominar o texto, a criança naturalmente se sentirá estimulada a arriscar a ler, mesmo quan-do ainda não sabe ler formalmente.

O projeto gráfico da obra apresenta elementos visuais que, para a criança, servem como verda-deiras “pistas” para interagir com o texto escrito – como o diálogo entre os personagens que se dis-tribui de forma regular entre as páginas pares e ím-pares do livro e o uso da letra maiúscula no corpo principal do texto, o que facilita o reconhecimento das letras do alfabeto.

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 27: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

26

A obra colabora ainda para a difusão da cultura popular brasileira fornecendo informações e ima-gens sobre o nosso folclore. A formação do cidadão começa pela apropriação de sua cultura. Assim, não vai ter criança que não conheça, de Norte a Sul do Brasil, os 14 mais incríveis seres fantásticos brasi-leiros: o Curupira, o Caipora, a Mula sem Cabeça, o Saci-pererê, a Cuca, o Boitatá, a Pisadeira, a Matinta Pereira, a Cobra-grande, o Cabelobo, o Lobisomen, o Mapinguari, o Boto e a Iara.

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESInicialmente, foram desenvolvidos diversos estu-

dos acerca da representação de cada um dos 14 seres fantásticos que aparecem no livro Curupira, will you play with me? A ideia era compor representações originais que ajudassem o leitor a aumentar o seu repertório de imagens sobre o tema. Esses esboços foram feitos a lápis e, depois, digitalizados. Durante o tratamento digital, foram empregadas cores fortes que remetem ao interior de uma mata ao mesmo tempo em que destacam o caráter lúdico do livro.

A cada página, o leitor encontrará uma ilustração que complementa a parte textual da obra, na qual se destacam as reações de cada personagem ao de-senvolvimento da narrativa.

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAA obra traz dois produtos digitais. Pelo QR CODE,

o leitor tem acesso a uma animação e conhece os personagens, um a um, ao som de uma trilha sono-ra super animada – composta especialmente para caracterizar sonoramente o “colorido” da obra. A graça está em justamente em poder visualizar o “re-trato” de cada um deles e, assim, ampliar as experi-ências visuais e estéticas do jovem leitor.

A obra traz também um aplicativo desenvolvido com base na tecnologia da Realidade Aumentada com a narração do texto em inglês! Uma oportunida-de para a garotada manter contato frequente com o idioma de forma divertida e prazerosa.

SOBRE A AUTORALô Carvalho é pedagoga e professora de Educa-

ção Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamen-tal. Já atuou em projetos desenvolvidos pelo MEC e pela UNESCO voltados para formação do professor e para a elaboração do currículo escolar nas áreas

de Alfabetização, Ciências, História e Geografia. Há mais de quinze anos escreve livros escolares e aproveitou o conhecimento adquirido nesta experiência para fazer livros infantojuvenis que ajudem a criança a gostar de ler e, ao mesmo tempo, aprender. É editora e curadora da Bamboo Editorial.

Page 28: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

27

Amazônia Fantástica: os mais extraordinários mitos, lendas e mistérios da grande florestaJairo Costa

RESENHA Amazônia Fantástica: os mais extraordinários

mitos, lendas e mistérios da grande floresta reúne relatos de índios, ribeirinhos, pescadores e até mes-mo da população urbana para apresentar ao leitor o insólito e maravilhoso mundo dos mitos, das lendas e dos mistérios da nossa grande floresta tropical.

O livro Amazônia Fantástica resgata as antigas narrativas orais nascidas no coração da floresta, pas-sadas de geração em geração. Desvenda também os mistérios mais recentes que culminaram em inúme-ras expedições floresta adentro. Juntos, passado e presente formam o atual inconsciente coletivo ama-zônico e navegam pelas estradas fluviais da Amazô-nia, transpondo nossas fronteiras adiante e além.

SOBRE A OBRAComo surge uma lenda? O que leva uma pessoa

a acreditar em uma lenda? Lenda é coisa do passa-do? O que as lendas têm a nos dizer, atualmente?

O livro Amazônia Fantástica apresenta ao leitor um inventário das principais lendas amazônicas no qual o urbano e o rural se encontram para revelar o quão presente elas estão no imaginário do nortis-ta, não apenas do indígena ou do ribeirinho – povos da floresta que sobrevivem à globalização –, mas também da população urbana, que vive nos gran-des centros e não se mantém isolada. Nas cidades, as lendas e os seres fantásticos estão impressos nas ruas, nas construções, nas narrativas de sua funda-ção, nas festas e nos hábitos locais. Histórias sobre os encantados circulam pelas estradas fluviais da grande floresta e ganham novos contornos confor-me a região da Amazônia em que são narradas. Nun-ca são exatamente iguais. E se, no passado, lendas e mitos estavam relacionados aos sentimentos de es-tranhamento que a mata nos desperta, no presente podemos crer que eles estão vinculados aos desejos mais profundos do ser humano: a vida eterna e a compreensão do imenso universo que nos rodeia.

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura adulta – romance/ficçãoautor: Jairo Costaeditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2013

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-00-5 papel: Miolo (off-set90g) e Capa (cartão 250g) acabamento: colalombada: quadradaformato: 17x 24 cm páginas: 216

27

Page 29: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

28

SOBRE AS ILUSTRAÇÕESAs imagens que ilustram o livro Amazônia Fan-

tástica foram especialmente elaboradas a partir de fotografias com o intuito de representar o clima de suspense e mistério por meio do qual o autor narra a sua ficção. Muitas delas retratam o elemento real narrado na lenda; outras agregam imagem ao fato ficcional. O resultado é uma obra para adultos que agrada a todos os públicos, principalmente o públi-co estrangeiro e os jovens.

SOBRE O PRODUTO DIGITAL DA OBRAO produto digital do livro Amazônia Fantástica

apresenta algumas das imagens que aparecem no livro. São fotografias que mostram a diversidade das paisagens naturais e culturais da Amazônia, acom-panhadas por uma bela trilha sonora especialmen-te criada para o aplicativo da obra. Trata-se de um convite discreto e elegante para o leitor adentrar no livro e desvendar os mistérios da grande floresta.

SOBRE O AUTORJairo Costa nasceu na Amazônia, mais precisa-

mente em Belém, no Pará. As narrativas familiares somadas às viagens pela região com seu pai – o es-critor e jornalista Ferreira da Costa – proporciona-ram ao autor um rico contato com causos, lendas e mitos relatados por indígenas, ribeirinhos, pesca-dores e comandantes de barco. Desde criança, ele conhece e admira as diversas facetas do folclore amazônico.

Atualmente, Jairo Costa está radicado em Santo André, São Paulo. É autor e editor de publicações sobre política e cultura underground. Desenvolve trabalhos de ilustração e fotografia. Seu principal in-teresse, porém, prossegue sendo a grande floresta e suas histórias. O livro Amazônia Fantástica é fruto de uma ampla pesquisa que levou mais de seis anos para ser concluída.

lendas adulto.indb 58 06/02/2013 17:37:04

lendas adulto.indb 44 06/02/2013 17:36:43

lendas adulto.indb 74 06/02/2013 17:37:35

amazônia fastástica

122

lendas adulto.indb 122 06/02/2013 17:38:32

Page 30: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

29

A Guerra do FogoJ.H. Rosny AînéTradução: Heloisa Prieto

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura juvenil; literatura adultoautor: J.H Rosny Aînétradutora: Heloisa Prietoeditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2014

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-59-3formato: 16x 21 cmpáginas: 288

RESENHA Um clássico da ficção científica, A Guerra do

Fogo conduz o leitor à aurora do mundo, tempo em que a humanidade começava a despertar. Numa época em que a humanidade e a natureza eram compreendidas como uma única coisa, o romance nos conta a jornada do jovem guerreiro Naoh que, desafiado pelo chefe da sua horda, parte em busca do Fogo. Com a belíssima tradução de Heloisa Prie-to, a obra traz um aplicativo gratuito que mostra pinturas rupestres de diferentes partes do mundo embaladas por uma trilha sonora retumbante.

SOBRE A OBRA“A ciência é para mim uma paixão poética”, assim

afirmava Joseph Henri Honoré Boex (1856 – 1940), escritor de origem belga considerado um dos pre-cursores da ficção científica e fantástica. Autor de extensa obra, J.H. Rosny Aîné usava a imaginação e seu enorme talento para atuar como um verdadeiro

viajante no tempo, criador de jornadas para Marte, aventuras pré-históricas e fantásticos vampiros. A Guerra do Fogo, obra clássica, conduz o leitor à auro-ra do mundo, tempo em que os seres humanos não interagiam com os elementos naturais por meio de suas invenções. O Fogo, capturado e tratado como um animal devorador, criado em gaiolas, é disputado entre grupos diferentes. A aliança com os sábios ma-mutes auxiliará o herói em sua jornada mítica. Como nasce uma lenda? Essa talvez seja a pergunta norte-adora de uma aventura espetacular. Água, ar, fogo, luminosidade... A escrita de Rosny lança o leitor em percepções da beleza vegetal e do comportamento animal, desafiando-o a decifrar pegadas, caminhos de ventos e todo tipo de cheiro. Há outra riqueza nes-se modo de ser humano, tão diferente do jeito de ser contemporâneo: uma espécie de nudez esquecida e atualmente abandonada. Como seria viver ao relen-to? Passar o dia caminhando, colhendo alimentos ou caçando? De onde viria a sobrevivência? A solidarie-

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APPM

U

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 31: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

30

dade das hordas, a capacidade de improvisar e deslo-car-se, bem como a rivalidade e a guerra estampadas em cenas de ação radical. Permita que esse narrador excepcional o conduza a uma caverna rupestre. Com-partilhe de suas descrições minuciosas, do ritmo ca-denciado de sua fala, erga então os olhos da mente e veja as imagens da jornada do herói sendo pintadas em paredes primordiais. Sinta-se acolhido pelos com-panheiros. Cante a saga do herói para que ela seja narrada infinitamente. Finalmente, lembre-se de que estar no mundo é permitir a passagem dos tempos, as transformações, a vida em meio ao desapego. Tal-vez este seja o eco dos ensinamentos eternos a ser capturado ao longo da busca pelo Fogo: mantenha sempre acesa a chama dentro de si.

SOBRE A TRADUTORAHeloisa Prieto é licenciada em Letras (USP),

mestra em comunicação e Semiótica (PUC) e douto-ra em Literatura Francesa (USP). Autora de 60 livros, teve várias obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Detentora de diversos prêmios literários, ministra oficinas de criação literária em várias insti-tuições, além de traduzir, adaptar e coordenar obras literárias para crianças e jovens.

SOBRE A COLEÇÃO SUPERTEXTOA obra A Guerra do Fogo, de J.H. Rosny Aîné,

inaugura a coleção SuperTexto desenvolvida pela Bamboo Editorial sob a coordenação de Heloisa Prieto e Victor Scatolin. Desafio e diversidade são os lemas da SuperTexto, que convida o leitor a ler duas vezes a mesma obra clássica. O desafio está na exploração da narrativa original em contraste com a sua versão em quadrinhos. A diversidade está nos títulos da coleção: clássicos da literatura universal esquecidos pelo mercado editorial.

A coleção SuperTexto é um convite ao exercício da intertextualidade e da extrapolação, uma opor-tunidade para estabelecer vínculos intelectuais e afetivos com outros tempos e espaços através das histórias contadas ao longo dos séculos.

A Guerra do Fogo, publicada no auge da ficção científica do final do século XIX e início do século XX, é um clássico que se destaca por inverter a lógica desse gênero literário e propor uma narrativa am-bientada em um universo pré-existente ao atual, no passado longínquo da nossa pré-história. Sua origi-nalidade também está no cruzamento entre a ciên-cia e a literatura, o que permite a satisfação de uma curiosidade mais informativa do que contemplativa. Mas sua importância está na grande capacidade narrativa do autor, que conduz o leitor a paisagens distantes, convidando-o a acompanhar o herói em sua saga de autoconhecimento e afirmação. Essa versão integral é uma tradução fiel ao original, sem simplificações estilísticas na descrição de cenários e personagens ou na evolução da trama. Dessa ma-neira o leitor pode apreciar o estilo narrativo do au-tor e as características da literatura de seu período: longos trechos descritivos repletos de detalhes, uso intenso de substantivos e de adjetivos. Uma oportu-nidade ímpar para o leitor adentrar mundos desco-nhecidos e ampliar sua imaginação.

ARTE E TECNOLOGIAAs mãos impressas nas paredes; os mamutes

talhados nas pedras; a cabeça de enormes tigres pintadas em um paredão... Registros marcantes de uma época que chega até nós de forma difusa e dispersa e que poucos conhecem. Por isso, a icono-grafia dessa obra foi elaborada a partir de pinturas rupestres de diversas partes do mundo. A obra é acompanhada por um aplicativo que mostra essas pinturas rupestres e outras mais ao som intimista de tambores suaves. O aplicativo Guerra do Fogo foi desenvolvido a partir da tecnologia da realida-de aumentada. Com um clique do celular ou do tablet nas páginas de abertura das partes do livro, o leitor pode apreciar um pouco da arte rupestre que faz parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil e do mundo. O aplicativo Guerra do Fogo é gratuito e pode ser acessado nas lojas App Store® e Google Play®.

Page 32: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

31

Bob KurtRicardo Estevão

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura infantojuvenilautor: Ricardo Estevãoeditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2014

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-61-6formato: 15x 21 cmpáginas: 192

RESENHA Uma cabana na montanha, um penhasco, um

corpo que cai. Quem seria capaz de empurrar Lisa Sky lá de cima? Principal suspeito do crime, Bob Kurt agora precisa relembrar tudo o que aconteceu naquela semana para provar sua inocência e des-cobrir quem foi capaz de cometer tamanha mal-dade com a garota que ele tanto amava! Mesmo inocente, o jovem adolescente terá que confessar a todos: nos momentos de fúria, tem o estranho poder de realizar tudo o que deseja. É como se existissem dois seres dentro dele (Bob quando está em paz, Kurt quando se altera). Será que o detetive que investiga o crime, os colegas da escola e seus familiares vão compreender o seu drama? Em uma intensa aventura, Bob viverá uma jornada para descobrir mais sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca. Tudo isso no ritmo de muita poesia, rock e manobras de skate!

SOBRE A OBRABob Kurt surgiu da paixão pela música. Uma pai-

xão eclética, pois envolve vários estilos musicais. Do rock à MPB. É natural, portanto, que antes, durante ou depois de ler Bob Kurt, o leitor se depare diante da inevitável questão: quais são as minhas referên-cias musicais? Qual é o som que eu mais curto?

Ricardo Estevão, o autor de Bob Kurt, ama litera-tura. A decisão de criar uma narrativa sobre jovens e para jovens com referências da literatura foi uma decorrência natural do seu jeito de ser. Muita gente acha que a literatura – os grandes autores nacionais e mundiais – é coisa de escola. Mas não é bem assim. Você já leu algo de que gostou muito? Era literatura? Ou era outra coisa? O bom da literatura é que ela não se esgota, mas abre infinitas portas que nos trans-portam para outros mundos. Toda essa leitura nos permite estar sempre melhorando como leitores. Ler sozinho, ler junto, falar sobre o que lê (ou o que não lê, ou não gosta de ler), compartilhar a minha leitu-

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 33: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

32

ra com os outros... Não tem jeito, depois da internet todo mundo lê o tempo todo sem parar... e também escreve! Pode notar.

Bob Kurt fala de amizade e de amor, do primeiro amor. Bob Kurt fala sobre emoção, explosão, senti-mentos fortes que parecem nos controlar. Bob Kurt fala sobre desigualdade, solidão, abandono, ser dei-xado de lado, não ter espaço, não ter lugar.

Pode ser você, mas podem ser os outros. Daí é bullying.

Tem gente que não gosta de livro porque prefere computador, tablet e até celular. Não tem problema, gosto não se discute. Dá para ler do mesmo jeito. Muita gente pensa que livro é só isso, um monte de letrinha no papel. Mas essas letrinhas nos levam lon-ge. É só se deixar levar. Mas este livro vai além... Um livro que fala de música tem que ser ouvido. Literal-mente. Realmente. Verdadeiramente. Bob Kurt é a antiga e centenária tecnologia do livro impresso e é também tecnologia digital. Nas páginas de abertura de cada uma das partes do livro, o leitor encontra um aplicativo digital.

Não é magia, é realidade aumentada aplicada na imagem impressa. Com um clique do celular ou do tablet, surpresa: o som de uma guitarra afinada traz um pouco de rock, jazz, blues, MPB e muito mais. Quem toca é o Cadu Sampaio, um super guitarrista.

Quem desenvolveu a tecnologia foi o Studio ZYX. Para acessar o conteúdo sonoro da obra, é preciso baixar o aplicativo no Google Play® ou na App Store®. É grátis. Baixe o app Bob Kurt. Instale no seu aparelho. Siga as instruções: aponte o apa-relho para as páginas de abertura e pronto! A gui-tarra rasga o som. Pois, é. Isso é Bob Kurt.

SOBRE O AUTORRicardo Estevão nasceu em 27 de março, assim

como o roqueiro Renato Russo e o cineasta Quentin Tarantino, artistas a quem ele admira muito. Apai-xonado por livros desde pequeno, sempre adorou escrever textos na escola - e também nas férias! Por amar as palavras e atrapalhar-se com os números, optou por fazer Jornalismo, profissão que exerce só em ocasiões especiais. Com cinco romances publica-dos, Ricardo atualmente ministra aulas de Redação a alunos de Ensino Fundamental II, trabalho que ins-pirou Bob Kurt, seu primeiro romance juvenil. Para o autor, “escrever é olhar o mundo (as pessoas, as coisas, os fatos), filtrar com a razão e a emoção tudo o que se vê e transformar o que se obteve em pala-vras”. Bob Kurt é fruto de seu olhar sobre o divertido e emocionante universo de um grupo de estudantes e os desafios e descobertas dessa fase tão especial da nossa vida!

Page 34: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

33

Hélio Mattos e Patricia Taquece

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Esoterismoautores: Hélio Mattos e Patricia TaqueceIlustradora: Tatiana Clauzeteditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2012

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-60137-36-7formato: 14x 21 cmpáginas: 117

Cartas do Cruzeiro do Sul – Conexão Secreta com os Animais Brasileiros

RESENHA As cartas estão na mesa. De um lado, a deca-

dência de um mundo em que os valores morais, éticos e espirituais estão em declínio e o tempo acelerado aprisiona cada vez mais as pessoas em uma rotina diária sufocante. De outro lado, uma realidade maior: a possibilidade de conexão com a consciência planetária e as forças que movem o universo, através de um mergulho no mundo es-piritual. No encanto, magia e força deste baralho original, você encontra a passagem para esta nova realidade. São 22 representações inéditas do reino animal criadas e pintadas à mão pelo artista plásti-ca Tatiana Clauzet, que trazem a diversidade, a be-leza e a extraordinária energia da fauna brasileira.

De maneira simples e clara, sem exigir muito tempo ou dedicação do leitor, As Cartas do Cruzei-ro do Sul além de muitas outras facetas, trazem as sementes que vão levar o praticante a uma viagem fantástica para a profundeza de si mesmo e à con-

sequente descoberta de um campo luminoso no seu processo de autoconhecimento e evolução.

Olhe, pense, medite, converse, projete sua vida e viaje com as cartas. Voe com o Urubu-rei, grite com o macaco bugio, cante com o uirapuru, ouça o papa-gaio, suba vagarosamente numa árvore com a pregui-ça, nade com o boto vermelho, durma com a coruja, corra com o cervo do pantanal. Quase sem perceber, você vai interagir e absorver pouco a pouco a pode-rosa energia que impregna e move o mundo animal. Inspirados em antigas traduções, principalmente a do xamanismo, os autores nos apresentam, de forma direta e singela, uma ferramenta que vai abrir e ilumi-nar um novo e belo caminho para você.

SOBRE A OBRAEste livro é uma oportunidade de relembrar-

mos a ligação ancestral, profunda e sagrada que sempre existiu entre animais e homens, apesar de muitos de nós ainda estarmos adormecidos para

Page 35: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

34

esta conexão. As Cartas do Cruzeiro do Sul agem como instrumento auxiliar no caminho do auto-conhecimento. Os animais da fauna brasileira, al-guns ameaçados de extinção pelas mãos humanas, são uma linguagem simbólica profunda que revela mensagens (medicina curativa) da escuridão do in-consciente para a luz da consciência.

O trabalho desenvolvido pelos autores com os animais, somados às praticas arcanas da cabala e do tarô, nos traz a convicção de que nós e os ani-mais somos iguais, pertencentes ao mesmo reino. Enquanto vivemos procurando escapar da realida-de cotidiana, os animais vivem um “presente eter-no”. Ao nos depararmos com as análises presentes neste livro, chegamos à conclusão que é na anima-lidade do ser humano que reside a sua verdadeira natureza humana.

SOBRE A ILUSTRADORATatiana Clauzet é artista plástica. Suas obras

são essencialmente inspiradas na Natureza. Reali-zou diversas exposições no Brasil e no exterior, das quais se destacam as do Espaço Cultural Citigroup, Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, ambas em São Paulo, a do Jardim Botânico no Rio de Ja-neiro e Doxa Gallery na República Tcheca.

SOBRE OS AUTORESHélio Mattos mora em Itatiaia, vizinho do Par-

que Nacional, onde desenvolve trabalhos de pes-quisa sobre as antigas tradições e promove cursos e palestras sobre assuntos metafísicos.

Patrícia Taquece, formada em matemática pela UFRJ, trabalhou na área de informática por 18 anos. Seu interesse por Mitologia e Simbolismo foi despertado ainda na adolescência. No ano 2000 iniciou realmente sua trajetória como professora de Eneagrama, Astrologia, Tarô e Mitologia.

Page 36: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

35

O Doente ImaginadoMarco Bobbio

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Ensaio crítico; Medicinaautor: Marco Carlo Bobbioeditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2014

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-37-1formato: 17x 24 cmpáginas: 248

RESENHA Todo indivíduo tem direito ao melhor tratamen-

to de saúde possível. Mas qual é o melhor trata-mento? Aquele que prolonga a vida do paciente por alguns anos, por alguns meses ou somente por alguns dias? Aquele que o faz melhorar? O mais caro? Aquele que o paciente considera aceitável, lógico, suportável e que está de acordo com seus princípios? Aquele que o médico considera mais eficaz, mais acessível? Ou o mais documentado do ponto de vista científico?

O que foi considerado “o melhor tratamento” há dez anos, hoje não é mais, tendo sido supera-do por tratamentos mais novos e eficazes. O que é considerado “o melhor tratamento” em um cen-tro assistencial da África subsaariana, não o é em um hospital altamente especializado de um país de primeiro mundo. Neste livro, o termo “melhor” não assume um valor absoluto. Tudo depende do momento histórico, social, econômico e sanitário.

SOBRE A OBRAO exercício da medicina nos dias atuais está se

transformando em um desafio cada vez mais com-plexo. Nas últimas décadas ocorreu uma progres-siva e devastadora fragmentação da profissão em inúmeras especialidades, fato que, se por um lado parece simplificar o exercício dos profissionais e sua atualização, por outro lado pode resultar em sérias repercussões negativas na atenção ao doente. Ao mesmo tempo, os extraordinários avanços tecno-lógicos resultaram em uma profunda e irreversível mudança da cultura, modificaram critérios de valor arraigados durante séculos e, ainda que tenham trazido inquestionáveis aprimoramentos, causa-ram um verdadeiro tsunami de novas perspectivas nem sempre adequadas para o homo sapiens e compreensíveis para o profissional de saúde. Um dos subprodutos da globalização é a divulgação ir-restrita de informações nem sempre corretas, que resultam na criação de novas “doenças”, a assim

Page 37: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

36

denominada disease mongering, iniciativa obvia-mente motivada por uma série de razões altamen-te questionáveis. O exercício da medicina nos dias atuais está se transformando em um desafio cada vez mais complexo. Nas últimas décadas ocorreu uma progressiva e devastadora fragmentação da profissão em inúmeras especialidades, fato que, se por um lado parece simplificar o exercício dos profissionais e sua atualização, por outro lado pode resultar em sérias repercussões negativas na atenção ao doente. Ao mesmo tempo, os extraor-dinários avanços tecnológicos resultaram em uma profunda e irreversível mudança da cultura, mo-dificaram critérios de valor arraigados durante sé-culos e, ainda que tenham trazido inquestionáveis aprimoramentos, causaram um verdadeiro tsuna-mi de novas perspectivas nem sempre adequadas para o homo sapiens e compreensíveis para o pro-fissional de saúde. Um dos subprodutos da globali-zação é a divulgação irrestrita de informações nem sempre corretas, que resultam na criação de novas “doenças”, a assim denominada disease monge-ring, iniciativa obviamente motivada por uma série de razões altamente questionáveis.

Antigamente, refiro-me há meio século, o mé-dico era considerado um verdadeiro “semideus” e suas decisões raramente eram contestadas. Nos dias atuais, com a progressiva expansão da assim chamada “medicina defensiva”, que eu denomino “medicina ofensiva”, ele passou a desempenhar um papel pífio. Sente-se obrigado a proteger- se de eventuais questionamentos, quando não de acusa-ções, levantados pelos pacientes, não raramente orientados por advogados. Por estas razões, nos dias atuais, é comum que o médico deixe de tratar o doente e passe a tratar tão somente achados de exames. Além disso, influenciado por uma avalan-che de informações intencionalmente falsas que lhe são oferecidas através da literatura, passa a

adotar condutas ditadas por modismos e por inte-resses de natureza econômica. Tornando-se vítima de guidelines, de protocolos que, ainda que aceitá-veis como normas de âmbito geral, não levam em conta as peculiaridades dos doentes. Em outras palavras, esquece-se que cada ser humano é um ser humano único, com um perfil físico, intelectual, social, econômico, cultural e religioso próprio. Para complicar mais um pouco este já complexo e con-fuso panorama, cabe lembrar que como subpro-dutos deste conjunto de fatores, nos últimos anos, surgiram novas espécies de homo sapiens. É o caso do homo intensivensis, do homo medicamentum victima, do homo senex, entre muitas outras, cuja fisiologia nem sempre acompanha os padrões tra-dicionais. Em parte estas distorções resultam das exigências dos próprios doentes, que, influencia-dos pelo “doutor Google” e por notícias divulgadas em jornais e revistas, claramente motivadas por in-teresses econômicos ou pessoais, deixaram de ser “pacientes” e passaram a ser “impacientes”. Exi-gem ser submetidos a exames, ter um diagnóstico inquestionável e receber medicamentos da moda para tratar suas queixas. Não entendem e não aceitam que, não raramente, seus sintomas decor-rem de maus hábitos de vida e não de doenças, e exigem a prescrição de medicamentos que os enganam e os transformam em vítimas de efeitos colaterais e de interações medicamentosas. Entre-tanto, o resultado mais funesto deste contexto é a quebra do eixo essencial do exercício da medicina: a relação médico-paciente. Nos dias atuais, quan-do um paciente/impaciente tem algum sintoma, procura o pronto-socorro mais próximo de casa, da mesma forma que, para encher a geladeira, dirige--se ao supermercado mais próximo. Esquece que a assistência médica não pode ser encarada como a venda de uma mercadoria. Por todas essas razões, quando li o livro Il Malato Immaginato, que me foi

Page 38: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

37

dado de presente por um de meus pacientes, fi-quei absolutamente encantado com as considera-ções do Prof. Marco Bobbio. Estou convencido de que este livro deveria ser lido tanto pelo público leigo como pelos médicos, pois sua leitura contri-buiria de forma inquestionável para aprimorar tan-to a assistência à saúde como as condições de vida de todos nós.

Prof. Dr. Dario BiroliniProfessor Emérito da Faculdade de Medicina da

Universidade de São Paulo

SOBRE O AUTORMarco Carlo Bobbio nasceu na Itália no ano

de 1951. É medico cirurgião especializado em doen-ças cardiovasculares e estatística médica.

Atuou como pesquisador no Cedars Sinai Medi-cal Center e VA Long Beach Medical Center. Foi pro-fessor da Escola de Especialização em Cardiologia da Universidade de Turim, ministrou cursos de car-diologia e estatística médica, atuou como professor adjunto da Universidade de Ferrara.

Atualmente é o diretor UOC de cardiologia do Hospital Santa Croce e Carle, em Cuneo. Autor de vários livros que refletem sobre os aspectos sociais da saúde e prevenção de doenças, entre eles: Ris-chiare di guarire - Farmaci, sperimentazione, diritti del malato, Giuro di esercitare la medicina in liberà e indipendenza e Leggenda e realtà del colesterolo - Le labili certezze della medicina. A presente obra é a primeira a ser traduzida para a língua portugue-sa no Brasil.

Page 39: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

38

Quer ouvir uma história?Heloisa Prieto

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Ensino de leitura; Teoria e crítica literáriaautor: Heloisa Prietoeditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2014

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-60-9formato: 16 x 21 cmpáginas: 240

RESENHA Sherazade e suas histórias encantadas, dinos-

sauros, gladiadores, heróis, bruxos e naves inter-galácticas transitam livremente pelos caminhos imaginários da criança e do jovem do século 21. Contando casos e lendas, relendo os clássicos de aventuras — como Dom Quixote, Rei Arthur e os Três Mosqueteiros —, Heloisa Prieto convida-nos a instigar a imaginação e a descobrir que vivemos cercados de narrativas, dos antigos mitos às gran-des estreias mundiais do cinema. E reflete: “quan-do o pai, o professor, o escritor ou até mesmo um diretor de cinema narra uma história, eles ocupam o lugar do xamã, do bardo celta, do cigano, do mestre zen, do sábio e do mago. Nesse momento, exercem a arte da memória”. Escrito para profis-sionais da área de literatura, educadores em geral, pais e todos os interessados nas histórias dos livros e dos filmes destinados à juventude de hoje, Quer ouvir uma história? trata do processo de criação,

discutindo a importância de estimular o contato das crianças e dos jovens com as lendas e as nar-rativas nas suas três formas de expressão: oral, es-crita e visual.

SOBRE A OBRAA arte de contar histórias: o tecer da espiral do

tempo com o fio da palavra. Nessa tessitura, He-loisa Prieto surpreende: “Por que ainda usamos o formato ‘aula’ na era da informática? E por que nos emocionamos durante um espetáculo musical ou teatral?” Ela mesma responde: “Porque há todo um encanto na presença do artista, na troca en-tre ele e a plateia, no contato direto do professor com os alunos”. Aí está a nota básica da orquestra-ção de narrativas composta por Heloisa: propon-do reconhecer narrativas em textos, vozes, entre o olhar e o ouvir, sentidos plenos em interação de texto a texto, de pessoa a pessoa, ela se coloca no centro da roda, em performance crítico-criativa,

Page 40: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

39

provocando adesão e fascínio por meio da voz te-cida pela linha da memória. A autora mostra que para isso é preciso saber narrar. Não ler simples-mente, mas compartilhar histórias milenares e atuais, histórias orais, escritas, filmadas, imagina-das, vividas... Histórias que nos possuem: “relacio-nar uma pessoa a uma determinada história pode significar aprisioná-la”. Porém, a função das narra-tivas é justamente encontrar a liberdade. Enfim, “é preciso coragem para trafegar por mundos ima-ginários”. As histórias tramam ao nosso redor um tecido diáfano, imperceptível ao olhar desatento, mas extremamente poderoso: um fio condutor no labirinto da vida de todos nós.

SOBRE A AUTORAHeloisa Prieto é licenciada em Letras (USP),

mestra em comunicação e Semiótica (PUC) e dou-tora em Literatura Francesa (USP). Autora de 60 livros, teve várias obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Detentora de diversos prêmios literários, ministra oficinas de criação literária em várias instituições, além de traduzir, adaptar e coordenar obras literárias para crianças e jovens.

Page 41: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

40

Isto É... Escola!Pedro Borges (org.)

CARACTERÍSTICASpúblico alvo: Literatura juvenilorganizador: Pedro Borgeseditora: Bamboo Editorialano de publicação: 2014

DADOS TÉCNICOS isbn: 978-85-66587-78-4formato: 15 x 21 cmpáginas: 176

RESENHA Esta coletânea conta com textos de alguns dos

autores mais interessantes da atualidade. São poe-mas, contos e crônicas que recriam e revisitam al-gumas das importantes experiências que somente a escola pode nos proporcionar.

Um tempo de descobertas, desafios e autoco-nhecimento. Tempo em que damos os primeiros passos nas letras e nos números, nas ciências e nas artes! Mas acima de tudo, o tempo em que come-çamos a descobrir a nós mesmo e o outro.

SOBRE A OBRAAs primeiras letras. Os primeiros números. A

primeira paixão. As primeiras grandes amizades. Os primeiros dilemas éticos. As primeiras traições. As primeiras fantasias sobre o beijo. O primeiro beijo. As primeiras grandes frustrações. Os primeiros atos de covardia. Os primeiros encantos. Se nada dis-so aconteceu com você na escola, o mais provável

é que você nunca tenha colocado os pés em uma. Se fôssemos à escola apenas para aprender a ler, escrever e contar, ela já seria um dos lugares mais especiais de nossas vidas. Mas essas são apenas al-gumas das coisas importantes que fazemos por lá. Na escola, aprendemos a ser o que somos: seres humanos destinados a conviver, a sonhar, a criar, a lutar, a superar. Na escola, aprendemos que a vida crua não basta e mergulhamos nas possibilidades da arte. É lá também que aprendemos que nós e o mundo ao nosso redor somos frutos de uma série de fenômenos da natureza; descobrimos que hou-ve um percurso histórico que nos trouxe até aqui e que esse fenômeno também é parte do que somos. Experimentamos diariamente, seja pelos livros, seja pela vibração do contato com nossos colegas de classe, de pátio, de quadra, de fila da merenda, que existem infinitas possibilidades de interagir, de ler, de experimentar e de construir o mundo, de criar mundos. A escola é o mais rico laboratório, é nossa

Page 42: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

41

primeira grande viagem, é nosso “espelho anima-do”, onde nos vemos em ação com o próximo, com o tempo, com o universo. Isto é… escola! é um livro especial, pois contou com a colaboração de alguns dos mais interessantes escritores da atualidade, entre autores ainda iniciantes e já consagrados. Ele nos oferece algumas histórias e poemas que brin-cam com esse espaço privilegiado de convivência e conhecimento que é a escola. Repletos de beleza, luta, crítica, humor, sofrimento e superação, como qualquer sala de aula, qualquer pátio, qualquer fila de refeitório ou quadra de esportes. Os textos que compõem esta obra são sinceros, intensos, nostál-gicos, apaixonantes. Vai ser muito difícil passar por este livro sem se identificar em vários momentos com algum verso, algum parágrafo, algum senti-mento. Prepare-se, leitor, para mais uma vez des-frutar do mundo que é a escola.

SOBRE OS AUTORESEstrela Ruiz Leminski nasceu em Curitiba,

onde se formou em música. É poeta, professora, cantora, compositora, pesquisadora e baterista. Publicou em diversos jornais e revistas. Lançou três discos de composições: Tudo tem recheio, Música de Ruiz e São Sons, e dois livros de poemas: Cupido: Cuspido, Escarrado e Poesia É Não.

Marcelino Freire nasceu em 1967 em Sertânia, Pernambuco. Viveu no Recife e desde 1991 reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros Angu de Sangue e Contos Negreiros (Prêmio Jabuti − 2006). Em 2004, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Criou a Balada Literária, evento que desde 2006 acontece no bairro paulistano da Vila Madalena. É um dos integrantes do Coletivo Edith, pelo qual publicou, em 2011, o li-vro de contos Amar É Crime. Vários de seus contos foram adaptados para o teatro. Em 2013, lançou seu primeiro romance, intitulado Nossos Ossos.

Luiz Ruffato é escritor e autor de Eles Eram Muitos Cavalos, De Mim já nem se Lembra, Estive em Lisboa e Lembrei de Você e da pentalogia Inferno Provisório. Seus livros receberam os prêmios APCA, Machado de Assis, Jabuti e Casa de las Américas, e foram publicados na Itália, França, Alemanha, Por-tugal, México, Argentina, Colômbia e Cuba.

Pedro Borges é professor de português das redes públicas de São Paulo. Publicou os livros de contos Canto Periférico e Calçadas, e os livros de poemas infantis Papagaio Pepetrela e Vó Marola. Também atua na área de produção de material di-dático e como revisor de textos. Além disso, desen-volve uma pesquisa sobre ensino de literatura em escolas públicas e ambientes de educação popular e sobre literatura marginal periférica.

Felipe Valério é cria do coletivo artístico-lite-rário Edith. Além dos projetos Sem Casca, Filé em Tiras e Fórceps, escreveu a novela Hotel Trombose, adaptada para o teatro pelo grupo Cia. do Mofo. Tem textos nas antologias Maus Escritores, Mamãe Vim só Fazer uma Visita Rápida e no livro Convite. É um dos autores dos experimentos Encosto não se Discute e Três Meia Cinco.

Maria José Silveira é escritora, autora, entre outros, dos romances A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas prêmio revelação da APCA de 2002 e de Pauliceia de Mil Dentes, além de uma série de livros destinados ao público infantojuvenil. Formada em Comunicação e em Antropologia, atuou como tra-dutora, editora e redatora publicitária, além de de-senvolver trabalhos acadêmicos nas áreas de comu-nicação, história, antropologia e ciências políticas.

Ivana Arruda Leite é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos: Histórias da Mulher do Fim do Século, Falo de Mulher e Ao Homem que não me Quis (fina-lista do prêmio Jabuti); uma novela Eu te Darei o Céu – e Outras Promessas dos Anos 60 e dois romances:

Page 43: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

42

Hotel Novo Mundo (finalista do prêmio São Paulo) e Alameda Santos. Participou de inúmeras antologias. Também escreve livros infanto-juvenis.

Zaqueu Machado nasceu na cidade de São Pau-lo, no dia 27 de outubro de 1975. É professor, poeta, dramaturgo, ator e diretor teatral. Mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano--Americana) pela Universidade de São Paulo, há quin-ze anos leciona língua e literatura, do ensino funda-mental ao ensino superior. Publicou Tempo Dissoluto, seu primeiro livro de poemas, e Poesia Restaurada.

Menalton Braff foi professor de literatura, romancista e contista. Vencedor do prêmio Jabuti no ano de 2000 pelo livro de contos À Sombra do Cipreste, possui vasta e respeitável obra, entre ro-mances, como O Casarão da Rua do Rosário; contos, como A Coleira no Pescoço, crônicas e livros infanto-juvenis, entre estes Gambito, Como Peixe no Aquá-

rio e Mirinda. É colunista da revista Carta Capital. Atualmente aposentado do magistério, dedica-se exclusivamente à literatura.

Maria Vilani é professora de filosofia e poeta. Organizadora de saraus e cafés filosóficos na região do Grajaú, periferia de São Paulo. Também é res-ponsável pelo lançamento de diversos artistas da região. É autora, entre outros, do livro de poemas Varal.

Bruno Zeni é jornalista, professor, mestre e doutor em Letras pela USP. Trabalha como editor e dá aulas de Criação Literária. É professor da pós-gra-duação em Formação de Escritores do Instituto Su-perior de Educação Vera Cruz (ISE-Vera Cruz). Como escritor, publicou os livros Você É Minha Notícia Secreta, Corpo a Corpo com o Concreto, O Fluxo Si-lencioso das Máquinas e Sobrevivente André du Rap em parceria com José André de Araújo.

Page 44: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

NOSSOS IMPRESSOS JÁ TRAZEM O DIGITAL!

Para a Bamboo Editorial, livros impressos e produtos digitais são como almas gêmeas a serviço do nosso maior objetivo: a leitura.

Por isso, nossos livros são sempre associados a produtos digitais. Não se trata de “OU”, mas sim de “E”: impresso E eletrônico; livro E

game; tablete E androide... Todos eles só nos ajudam a cumprir a nossa meta: LER, LER e LER.

Os nossos produtos digitais são como um convite para o leitor. Um convite digital. É como se nós, editores, estivéssemos em

cada uma das nossas obras convidando o leitor para explorá-la:

“Você gosta de animais? Então ouça o som que eles fazem!”

“Este livro está cheio de bichos. Vamos descobrir quais são eles an-tes de ler?”

“Essa história está cheia de personagens do nosso folclore. Que tal conhecê-los melhor?”

Em cada obra, uma surpresa, uma novidade.

Com um clique no QRCode da 4ª capa ou com um clique na página do livro, o leitor se depara com um conteúdo digital inédito.

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

LIVRO + APPLIVRO + APP

MU

ITO MAIS DIVERSÃO

!

Page 45: Guia de lançamentos - Bamboo Editorial

COMPRE CONOSCO!

NOSSA MISSÃO

Produzir livros de qualidade que permaneçam na

mente de nossos leitores como fonte preciosa de

conhecimento e entretenimento.

Tel. (11) 3097 ‑9922

[email protected]

www.bambooeditorial.com.br

www.bambooeditorial.lojaintegrada.com.br