guia de instalação do software mesa virtual 2.0 impacta...1 instalação do icti (central impacta...

11
Guia de Instalação do Software Mesa Virtual 2.0 Impacta Este documento descreve os passos necessários para a correta instalação e configuração inicial do software Mesa Virtual 2.0 funcionando com uma central PABX Impacta. Este tutorial está baseado na versão 2.03.12 da Mesa Virtual e contempla: Instalação do ICTI Ativação do CSTA no PABX Instalação do software Mesa Virtual Conexão da chave de hardware USB Execução do aplicativo Configuração do ICTI quando instalado em outro computador Configuração do ramal associado à Mesa Virtual Árvore de falhas da Mesa Virtual Última revisão: 20 de julho de 2012 Versão: 1.01

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Guia de Instalação do Software

    Mesa Virtual 2.0 Impacta

    Este documento descreve os passos necessários para a correta instalação e configuração inicial do software Mesa Virtual 2.0 funcionando com uma central PABX Impacta. Este tutorial está baseado na versão 2.03.12 da Mesa Virtual e contempla:

    • Instalação do ICTI • Ativação do CSTA no PABX • Instalação do software Mesa Virtual • Conexão da chave de hardware USB • Execução do aplicativo • Configuração do ICTI quando instalado em outro computador • Configuração do ramal associado à Mesa Virtual • Árvore de falhas da Mesa Virtual

    Última revisão: 20 de julho de 2012 Versão: 1.01

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • 1 Instalação do ICTI (Central Impacta sem placa ICIP)

    Instale o ICTI Manager no computador que vai se comunicar com o PABX. A última versão do ICTI pode ser obtida gratuitamente no site da Intelbras: www.intelbras.com.br.

    A instalação do ICTI pode ser feita no computador local (mesmo computador que será instalado a Mesa Virtual) ou em outro computador da rede. Lembre-se de conferir a versão do ICTI, que deve ser a 3.02.14 ou superior para funcionamento de todas as funções da Mesa Virtual.

    O ICTI se conecta com a central telefônica através de cabo serial, USB ou via Ethernet. A opção serial está presente em todas as centrais Impacta e necessita de um cabo que deve ser confeccionado de acordo com o Guia do Usuário que acompanha a central.

    A opção USB está presente nas centrais Impacta 68, 94, 140 e 220 e o manual do usuário também contém os detalhes do cabo compatível a ser utilizado. A opção Ethernet necessita de uma placa acessório que é vendida separadamente e esta disponível para todas as centrais da linha Impacta.

    http://www.intelbras.com.br/http://www.lojatotalseg.com.br/

  • Após a instalação, execute o ICTI e verifique se ele está se comunicando com a central telefônica. Caso utilize o ICTI instalado em outro computador anote o endereço IP ou no nome da máquina.

    2 Ativação do CSTA no PABX

    Utilizando o Programador Web versão 1.02.00 ou superior habilite a opção CSTA/Mesa Virtual presente no menu Sistema no lado esquerdo da interface.

    Lembrando que para o correto funcionamento de todas as funções da Mesa Virtual é necessário que o PABX esteja com a versão de firmware 3.16.20 ou superior.

    Após a alteração será necessário reiniciar o PABX para que elas surtam efeito.

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • 3 Instalação da Mesa Virtual

    Existem dois instaladores, um que inclui o pacote Java Runtime Environment (JRE) que deverá ser utilizado caso o computador não tenha instalado o Java e outra com apenas a aplicação da Mesa Virtual para computadores que já possuam o Java instalado.

    Escolha o instalador da Mesa Virtual 2.0 de acordo com sua necessidade e execute-o.

    Siga os passos apresentados nas telas do instalador.

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • 4 Conexão da chave de hardware USB

    A chave de hardware USB executa o registro de software. Ela é necessária para o correto funcionamento da Mesa Virtual. A chave deve ser conectada no computador que irá executar a Mesa Virtual e aguarde alguns segundos que o sistema operacional detectará a chave automaticamente sem a necessidade de instalação de drivers adicionais.

    5 Execução da Mesa Virtual

    Após conectar a chave de hardware, executar a Mesa Virtual. Será apresentada uma tela de login, solicitando o usuário e senha. A Mesa Virtual já vem de fábrica com um usuário padrão administrador cadastrado. Para utilizá-lo, digite:

    Usuário: admin Senha: admin

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • Após o login será apresentada a janela principal da Mesa Virtual. Essa janela pode demorar

    alguns segundos para aparecer.

    6 Configuração do ICTI quando instalado em outro computador

    Se o ICTI estiver desligado ou instalado em outra máquina que não seja a maquina onde esta instalada a Mesa Virtual, aparecerá uma caixa de informação apresentando um erro de comunicação com o PABX. Clique em OK.

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • Em seguida será apresentada uma tela de configurações. A primeira parte da janela apresenta as configurações para comunicação com a central (via ICTI). No campo Nome do Host coloque o nome ou endereço IP do computador onde o ICTI está rodando. Se o ICTI estiver rodando no computador local use: localhost ou 127.0.0.1.

    Por padrão o ICTI aguarda as conexões da Mesa Virtual na porta 7000, no caso de se utilizar uma placa ICIP, a porta deve ser 7001, então use esse número no campo Porta. A segunda parte da janela apresenta as configurações de comunicação com o banco de dados.

    Quando as alterações forem concluídas aparecerá um diálogo indicando que as alterações

    feitas somente terão efeito na próxima vez que o aplicativo for reiniciado. Após isso outra caixa de informação avisará que o aplicativo será finalizado.

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • 7 Configuração do ramal associado à Mesa Virtual

    A mesa está programada para operar com o ramal 200. Se esse ramal não existir uma caixa de atenção será apresentada indicando a necessidade de se alterar o número do ramal para um válido.

    Após, apresenta-se uma tela para alteração do número do ramal. No campo Senha Atual

    preencha com a senha do usuário apresentado no campo Usuário. A senha padrão para o usuário admin é admin. Caso deseje uma nova senha poderá ser cadastrada para esse usuário no campo Nova senha, sendo necessária a sua confirmação no campo Confirme a senha. O número do ramal é obrigatório e deve ser alterado para um número de ramal válido e que o usuário irá operar. A versão atual do software somente funciona com ramais analógicos. O campo Senha CSTA do ramal é fixo e deve ser preenchido com 1234.

    Ao finalizar a alteração será apresentada uma caixa de diálogo indicando que as alterações

    somente terão efeito após a aplicação ser reiniciada.

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • 8 Arvore de falhas da Mesa Virtual

    A Mesa Virtual é um software desenvolvido para controlar remotamente uma central telefônica da Intelbras.

    1. Existe algum termo de garantia? Onde encontrá-lo?

    Sim. Existe um termo de garantia que faz referências à chave de hardware USB; O termo de garantia vem empacotado dentro do instalador da Mesa Virtual. Após a

    instalação uma cópia dele fica disponível no computador que pode ser acessada através do menu: o Iniciar > Programas > Intelbras > Impacta > Mesa Virtual > Termo de Garantia

    O termo de garantia é um arquivo no formato PDF e necessita de um programa leitor, por exemplo, Adobe Reader, que pode ser obtido gratuitamente.

    2. Existe algum contrato de uso do software? Onde encontrá-lo?

    Sim. Durante o processo de instalação do software o contrato é apresentado e a instalação somente pode ser completada se o usuário aceitar as condições dele.

    Caso o usuário deseje consultar o contrato ele pode fazê-lo através do menu: o Iniciar > Programas > Intelbras > Impacta > Mesa Virtual > Licença

    3. O que ocorrerá se o cliente perder a chave de hardware?

    Conforme prevê o contrato de uso de licença “Em caso de perda da Chave de Hardware USB, Vossa Senhoria deverá adquirir nova Licença de Uso”;

    Para adquirir esta licença o cliente deve procurar uma revenda. 4. Como proceder em caso da chave de hardware queime?

    A Chave de Hardware USB é garantida contra eventuais defeitos de fabricação que porventura venha a apresentar, pelo prazo de 90 (noventa) dias;

    Constatado o defeito, o Senhor Consumidor deverá imediatamente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que consta na relação oferecida pelo fabricante - somente estes estão autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isto não for respeitado esta garantia perderá sua validade, pois o produto terá sido violado.

    A assistência técnica irá executar o procedimento de testes desta chave de hardware e caso seja evidenciado defeito de fabricação, estes solicitarão nova chave de hardware para a Intelbras via Telecontrol;

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • O cliente deve aguardar a chegada da Chave de Hardware USB. 5. Qual o procedimento caso a chave de hardware queime após o período de garantia?

    O cliente deverá adquirir nova licença de uso da Mesa Mirtual Impacta; Para adquirir esta licença o cliente deve procurar uma revenda.

    6. O que a garantia da Chave de hardware não cobre?

    A garantia perderá totalmente sua validade se ocorrer qualquer das hipóteses a seguir: o se o defeito não for de fabricação, mas sim, tiver sido causado pelo Senhor

    Consumidor e/ou terceiros estranhos ao fabricante, como exemplo pela remoção incorreta da Chave de Hardware USB;

    o se os danos forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundações, desabamentos, etc.), umidade, tensão na rede elétrica (sobretensão provocada por acidentes ou flutuações excessivas na rede), instalação/uso em desacordo com o Manual do Usuário;

    o se o produto tiver sofrido influência de natureza química, eletromagnética, elétrica ou animal (insetos, etc.);

    o se o produto tiver sido violado. 7. Como saber se a chave de hardware foi violada?

    Existe um lacre que garante a integridade do produto, caso este lacre tenha sido violado, perderá totalmente sua validade.

    A imagem abaixo na esquerda apresenta uma chave de hardware com o lacre intacto. Caso o lacre tenha sido removido ou alterado, parte do adesivo do lacre ficou retido no corpo da chave e a etiqueta apresenta a palavra “VOIP”. A imagem abaixo a direita apresenta uma chave de hardware com o lacre violado.

    8. Onde encontro mais detalhes sobre a instalação da Mesa Virtual?

    O procedimento de instalação está descrito no arquivo “Leia-me” que acompanha o produto.

    Para acessar o arquivo clique em: o Iniciar > Programas > Intelbras > Impacta > Mesa Virtual > Leia-me

    Além disso, foi criado um tutorial passo-a-passo sobre a instalação que pode ser obtido com o pessoal de apoio do pós-venda.

    9. Onde encontro mais detalhes sobre o funcionamento do Mesa Virtual?

    Durante o processo de instalação são copiados os arquivos de ajuda da Mesa Virtual para o computador do usuário.

    Essa ajuda contém informações sobre a agenda, chamadas, grupos, lembretes e configurações.

    http://www.lojatotalseg.com.br/

  • Para acessa-los basta clicar em: o Iniciar > Programas > Intelbras > Impacta > Mesa Virtual > Ajuda

    10. Mesa virtual lenta

    Desabilitar a função DTMF; Deve-se reduzir o tempo de flash no ramal operadora de 300mseg para 40mseg, com isso,

    todo comando que aciona na central a função flash ficará bem mais rápido, principalmente o comando “Enter”, quando utilizado em um desligamento;

    Verificar a distância do cabo que conecta a central ao PC;

    11. Erro durante a instalação O procedimento de instalação está descrito no arquivo “Leia-me” que acompanha o

    produto. O processo de instalação Para acessar o arquivo clique em:

    o Iniciar > Programas > Intelbras > Impacta > Mesa Virtual > Leia-me

    http://www.lojatotalseg.com.br/