guia comer bem - ecast.com.br · sustentáveis, criando um programa de educação ... •...

17

Upload: vuongdan

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Desenvolver uma nova cultura, mais do que isso, uma política de bem-estar no âmbito da alimentação, com coerência e qualidade é o nosso grande desafio. A Escola Castanheiras, há mais de dois anos, tem desenvolvido diversas ações que envolvem a alimentação e seus impactos na vida dos alunos.

Este guia apresenta nossas justificativas, concepções e projetos desenvolvidos ao longo do últimos anos que têm impactado em melhor qualidade nutricional para toda nossa comunidade.

Nossa Missão: “Melhorar a alimentação na Escola, desenvolver a educação nutricional, apoiar e favorecer sistemas alimentares sustentáveis, criando um programa de educação focado na compreensão das relações entre comida, cultura, saúde e meio ambiente.”

GUIA COMER BEMCASTANHEIRAS

METAS: • Tornar-se uma Escola pioneira/

inovadora no desenvolvimento de uma nova cultura e política de bem-estar no âmbito da alimentação, com coerência e respeito a diversidade.

• Fornecer uma alimentação saudável, de qualidade e com boa apresentação para os alunos, funcionários e pais.

• Desenvolver um currículo integrado relacionando nutrição, saúde e a alimentação da Escola com as práticas pedagógicas.

• Capacitar os alunos a fazerem suas próprias escolhas e conexões entre alimento, cultura, saúde, questões sociais e meio ambiente.

HÁBITOS SAUDÁVEIS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Uma dieta bem equilibrada é necessária para que as crianças tenham um bom desempenho acadêmico na escola e levem uma vida saudável e produtiva. Comer bem é bom para a saúde, nos traz vitalidade e disposição. Muitos estudos fazem relação entre a alimentação saudável e regular e o bom rendimento escolar.

A seguir algumas dicas para bons hábitos saudáveis:

CAFÉ DA MANHÃO café da manhã é considerado a principal refeição do dia. Após ficar muitas horas sem comer, o corpo, e principalmente o cérebro, precisa de energia (glicose) para trabalhar e aprender. Se o aluno não se alimenta adequadamente pode apresentar cansaço, fraqueza, náuseas, alterações no humor e dificuldade para se concentrar. A glicose administrada pouco antes do aprendizado fortalece a consolidação de memórias em 30%. Difícil aprender com a barriga vazia!

Um bom café da manhã deve conter frutas, carboidrato, fibras, proteínas e vitaminas. Tente variá-los!

A IMPORTÂNCIA DEHÁBITOS SAUDÁVEIS

SONO O sono é fundamental para a consolidação e restruturação de memórias, para o funcionamento do sistema imunológico e tem Influência secundária no período diurno, para os mecanismos de controle de atenção e saciedade.

O instituto do sono recomenda de 9 a 11 horas de sono para a faixa etária de 9-14 anos de idade.

Sono e alimentação têm uma relação muito importante. Quando acordamos com muito sono, podemos não perceber a fome. Acordar 15 minutos mais cedo pode ajudar a abrir o apetite e desenvolver o hábito saudável de um bom café da manhã.

Educar as crianças para um número adequado de horas de sono é um hábito muito saudável!

HIDRATAÇÃO CORPORALA água representa mais de 70% do peso corporal e é um alimento importantíssimo na fase escolar. É fundamental para o bom funcionamento de todos os sistemas e órgãos, influenciando o bem-estar e a saúde das pessoas. Ajuda a maximizar a atenção, a concentração e a capacidade de memória.

Orientar e estimular o consumo de água é outro hábito importante!

ATIVIDADES FÍSICASA prática regular de exercícios físicos traz benefícios que impactam em todo o organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente escolar quanto no familiar.

Pequenas mudanças nos hábitos de vida são capazes de provocar grande melhora na saúde e na qualidade de vida do adulto e da criança.

VOCÊ SABIA?Mudanças de hábitos são desafiadoras para todos nós. Caso seu filho não tenha o costume de se alimentar pela manhã, é hora de mudar. Seu filho pode até dizer que não está com vontade de comer, mas dificilmente estará sem fome. Mude sua rotina e crie esse hábito, explicando porque ele é importante, e dê o exemplo sentando-se junto à mesa.

PREPARAÇÃO DALANCHEIRA EM CASA

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a fase escolar é um período de intensa atividade física, com um ritmo de crescimento constante e ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão do crescimento. Alertam que, dependendo do padrão dietético e da atividade física, as crianças neste período podem ficar obesas. Por isso é fundamental que a qualidade e a quantidade da alimentação sejam adequadas à necessidade diária e que hábitos saudáveis sejam estimulados.

FIQUE DE OLHO!As lancheiras devem ter o certificado de que são térmicas e os lanches embrulhados, de preferência, em papel-filme e depois colocados em potes de plástico.Quando a criança chegar da escola é hora de verificar a lancheira. Além de ver o quanto ela comeu, é preciso limpar os recipientes.

DICAS DE COMBOS SAUDÁVEIS E ARMAZENAMENTO DE SUCO NATURAL

1. Prepare sucos naturais e coloque no freezer. Bata a fruta com pouca água deixando em consistência de papinha e leve ao freezer em forminhas de gelo para congelar. Congelar faz perder um pouco dos nutrientes, mas ainda é melhor que uma versão pronta cheia de açúcar. Prefira frutas que demoram mais para oxidar, como manga, maracujá, acerola e goiaba entre outras.

2. Para descongelar. Coloque água na garrafa térmica e acrescente 2 cubos da polpa - quando chegar o recreio, estará pronto para beber.

3. Polpas congeladas prontas. também são uma opção mais nutritiva que os sucos prontos. E mais práticas que os naturais.

4. As crianças aceitam melhor frutas mais doces como manga, melancia ou uva. Para adoçar sucos mais ácidos, adicione mel, açúcar demerara.

5. A combinação de frutas é uma alternativa para misturar sabores e nutrientes, como manga e abacaxi, mamão e laranja, melão e laranja.

COMO PREPARAR UM SUCO NATURAL PARA A LANCHEIRA DAS CRIANÇAS?

LANCHEIRACASTANHEIRAS

O projeto Lancheira Castanheiras, se destina aos alunos do 1° ao 3º ano do Fundamental I e tem como objetivo auxiliar os pais na busca por uma alimentação mais saudável durante o período escolar, além de incentivar todos os alunos a terem hábitos saudáveis.

COMO FUNCIONA?Os lanches são preparados diariamente e entregues em sala de aula. São compostos por um líquido (suco natural, achocolatado caseiro, água de coco, iogurte), fruta da estação e um lanche (pães, salgados, bolos caseiros), além de algumas degustações para conhecer novos sabores e estimular o consumo.

A partir de março os alunos do 1º ano vivenciam uma vez na semana o dia da Cantina, que tem como objetivo incentivar as boas escolhas alimentares no âmbito escolar.

O valor do kit LANCHEIRA CASTANHEIRAS não será revertido em crédito na Cantina, por isso a partir de março os pais devem depositar um valor para crédito no crachá a ser utilizado nos dias de Cantina. Não há devolução por dias de faltas ou qualquer ausência da parte do aluno. O valor é calculado por uma média de custo e não por dias isolados.

EXEMPLO DE CARDÁPIO - LANCHEIRA CASTANHEIRAS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

Suco de maracujáPão de queijo

Maçã

Suco de LimãoPalitos de pão com queijo e

oréganoMelancia

Suco de MelanciaMilho na espiga

Mexerica

Chá de cidreira (opção:suco)

Bolo integral de cenoura

UvaDegustação: alga

Achocolatado caseiro (opção: suco)

Torrada de pão com mel (opção: manteiga)

Mamão

LANCHECASTANHEIRAS

Os alunos do 4º e 5º ano e Fundamental II também poderão contar com a opção do Lanche Castanheiras.

Os alunos que optarem pelo LANCHE CASTANHEIRAS e, também, pretenderem consumir outros alimentos na Cantina poderão fazê-lo com o consentimento dos pais e valores

EXEMPLO DE CARDÁPIO - LANCHE CASTANHEIRAS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

Suco de maracujáSuco de uva

Pão de queijoChips de batata

doceMaçã

Abacaxi

Suco de limãoIogurte natural

batido com morango

Palitos de pão com queijo e

oréganoTapioca na manteigaMelancia Banana

Suco de melanciaÁgua de coco

Milho na espigaMuffin de banana

com aveiaMexerica

Pera

Chá de cidreira Suco de laranjaBolo integral de

cenouraEnroladinho de

queijoUva

MelãoDegustação: alga

Achocolatado caseiro Suco de abacaxi

Torrada de pão com mel (opção: geleia caseira)Pão na chapa integral

MamãoManga

devidamente creditados em seus cartões. O valor do LANCHE CASTANHEIRAS não será revertido em crédito na Cantina. Não há devolução por dias de faltas ou qualquer ausência da parte do aluno. O valor é calculado por uma média de custo e não por dias isolados.

RESTAURANTEDA CASTANHEIRAS

ALMOÇOSUma das ações do Projeto Comer Bem Castanheiras é a realização de treinamentos e formação com a equipe do Restaurante. Os funcionários da cozinha são capacitados e preparados para utilizar os critérios de qualidade necessários para uma boa alimentação na Escola.

A escolha dos produtos servidos no Restaurante e na Cantina segue o mesmo princípio e exigência da qualidade, com a opção por alimentos naturais e orgânicos.

O Restaurante da Escola conta com a estrutura de um forno combinado digital, nele os alimentos são preparados utilizando ar quente e vapor,

dispensando o uso do óleo, o que torna o preparo do alimento ainda mais saudável.

Degustações:

Eventualmente, a nutricionista e a equipe da cozinha preparam, algumas degustações de alimentos para que nossos alunos se sintam mais estimulados a experimentarem novos sabores.

Dias especiais no Refeitório:

Uma vez por mês, acontece o almoço temático. A escolha do tema é baseada nos países, datas comemorativas e integração com projetos pedagógicos.

• Molho de tomate pronto – molho de tomate fresco• Margarina – Manteiga• Açúcar refinado – açúcar demerara• Caldos industrializados – caldos caseiros• Diminuição da quantidade de sal nos pratos

• Diminuição da quantidade de óleo na elaboração dos pratos

• Diminuição na quantidade de açúcar dos sucos

• Retirada de frituras em imersão

ALGUMAS ALTERAÇÕES REALIZADAS:

CANTINADA CASTANHEIRAS

Nosso objetivo inicial com as mudanças ocorridas na Cantina tinha por princípio fazer escolhas por alimentos mais frescos, menos processados e mais nutritivos. No entanto nosso desafio, desde o início foi o de tornar estas mudanças financeiramente viáveis, uma vez que sabemos que alimentos mais frescos têm um custo mais alto.Novos produtos foram introduzidos e continuamos sempre em busca de alimentos mais saudáveis, com novos sabores que agradem ao paladar dos alunos.

Salgados• Mini pão de queijo, porção com 5

unidades• Sanduíche natural no pão integral• Beirute• Pão na chapa• Pão na chapa integral• Croissant integral de peito de peru e

queijo branco • Empada frango ou palmito• Pão de batata• Mini pizza de muçarela• Esfihas• Esfiha integral• Tostex• EmpanadasLíquidos• Sucos naturais (200 ml e 330 ml)• Água de coco natural (200 ml e 330 ml)

• Achocolatado caseiro (200ml e 330 ml)

• Chá gelado• Cha verde• Café• Yakult• Iogurte natural• Água Frutas e outros• Frutas individuais• Fruta no pote• Milho na espiga• Bolo caseiro• Bolo caseiro integral• Cookies • Picolé Selecto Ice• Barra de cereal• Castanha de caju• Sachê de alga

• Amendoim torrado• Açaí com granola• Chocolate orgânico• Pipoca

Na hora do almoço:*• Salada do dia • Quiche do dia com salada• Omelete com salada• Tapioca com salada• Wrap´s • Sanduíche natural• Combo de comida japonesa• Sopas* As opções de almoço podem variar conforme a época do ano e a disponibilidade dos ingredientes.Lembramos que o almoço servido na Cantina é liberado apenas para o Fundamental II e Ensino Médio.

O QUE TEM DE BOM NA CANTINA:

SISTEMA DECOMANDA

ELETRÔNICA - GDS

O sistema de comanda eletrônica (GDS) implementado na Cantina pelo Restaurante Bedin, tem como propósito o cadastramento dos alunos para que todas as famílias tenham a facilidade de crédito disponibilizado na Cantina e Restaurante como alternativa ao uso de dinheiro em espécie pelos alunos, além do acompanhamento do extrato de consumo referente aos alimentos adquiridos na Cantina por categorias.

Gostaríamos de informar algumas funcionalidades e destacar a atualizações do sistema:

• Opção de pagamento on line via cartão de crédito e TAMBÉM via débito bancário.

A opção de pagamento via BOLETO BANCÁRIO NÃO SERÁ MAIS PERMITIDA devido à inviabilidade do sistema.

• Acompanhamento do extrato de consumo referente aos alimentos adquiridos na Cantina por categorias.

• Acompanhamento do extrato de gastos por período na Cantina.

• Opção de limite máximo de consumo diário na Cantina.

• Lista dos alimentos fornecidos na Cantina com preços atualizados.

• Controle diário de produtos (restrição de quantidade de um determinado produto por dia).

• Recebimento de notificações de saldo baixo.

Os alunos do Lanche Castanheiras terão um alerta no sistema eletrônico da Cantina e o consumo nesse local não será permitido no período em que o Lanche for servido. Às famílias que optarem pela restrição da Cantina nesses períodos solicitamos que nos informem pessoalmente ou via contato telefônico.

Lembramos ainda que o cadastramento é fundamental para melhor acompanhamento dos gastos do aluno e para que possamos melhorar o tempo gasto nas filas nos horários de intervalo e almoço.

AÇÕESPEDAGÓGICAS

Sabemos o quanto a alimentação é um tema interdisciplinar, e, por conseguinte melhor trabalhado e apresentado através de uma abordagem interdisciplinar. Com a alimentação como eixo temático, temas de ciência, saúde, matemática e história podem se unir de uma forma integrada com valor e significado que vão além da sala de aula. Aprender sobre valores nutricionais dos alimentos, a leitura de um rótulo no produto, o nome e categoria dos alimentos também faz parte do projeto e estaremos ampliando cada vez mais essas ações para todos os ciclos, a fim de que todos participem de uma educação nutricional integrada ao projeto pedagógico.

As ações pedagógicas têm como objetivo principal aprofundar o conhecimento dos alunos, suas habilidades e atitudes relacionadas com temas como :

• De onde vem a nossa comida?

• Como é produzida?

• Quais as relações entre a nossa comida, a nossa saúde, e o ambiente?

Os projetos se desenvolvem ao longo do ano e envolvem todas as disciplinas incluindo artes, educação física, inglês e espanhol.

Vejam alguns projetos que aconteceram em 2016:

PROJETOHORTA

CASTANHEIRAS

Com o objetivo de dar continuidade e estender as ações envolvendo a educação nutricional de nossa comunidade e todas as conexões que se estabelecem com o tema, iniciamos em 2016 o projeto da Horta Castanheiras com a construção de uma horta no corredor externo do Fundamental I e ao lado do ginásio de esportes.

O projeto Horta Castanheiras se integra às ações do Projeto Comer Bem Castanheiras e se relaciona com as ações sociais e sustentáveis da Escola.

Tem como objetivos gerais:

• Construção de uma horta, composteira e sementeira

• Viabilizar a sustentabilidade escolar

• Integração de projetos pedagógicos transdisciplinares

• Prática de atividades coletivas

• Educação ambiental, alimentar e nutricional

• Estimular o consumo de alimentos frescos e saudáveis.

• Integração com CAS

• Coleta de dados e documentação

• Criação de material conceitual

Nossso desejo é transformar o projeto da Horta Castanheiras em mais um espaço na Escola de conexão entre a natureza, os alimentos, a saúde, o convívio, a educação e o coletivo.

PARCERIASCOM O PROJETO

A cooperação e colaboração entre diferentes instituições e projetos agrega valor e proporciona benefícios mútuos.Na parceria saudável, estabelece-se compromisso, motivação e crescimento para todos e para um bem comum.Estamos felizes com nossas boas parcerias e com as que estão por vir!

• Baruc Mercado Orgânico: produz e vende alimentos orgânicos de qualidade superior e sempre fresquinhos, direto da horta para a sua mesa.

A feira orgânica do Baruc Mercado Orgânico acontece todas as terças feiras das 7h às 13h na praça de entrada da Escola.

• We Did: empresa social de redesign que valoriza o consumo consciente, inclusivo e solidário. Busca dar novos significados para matérias-primas descartadas (upcycling), utilizando desde retalhos e sobras de tecido até produtos sem uso, na produção de novas peças com design.

Aventais dos funcionários da Cantina e dos professores de artes, ecobags e colchas foram criados pela empresa a partir da utilização de uniformes usados e que não são mais passíveis de aproveitamento.

• Casa San Raphael: empório truck de venda de alimentos naturais livres de conservantes e produtos químicos. Frutas secas, chás, nuts, granolas, grãos, temperos, etc.

Todas as quintas feiras na entrada da escola das 7h às 14h na praça de entrada da Escola

• Caçarola na Escola: a Caçarola é o primeiro Núcleo Móvel de Culinária Infantil e Teen do Brasil, voltado para a orientação da alimentação saudável.

Desenvolve na Escola aulas de culinária para os alunos do Fundamental I e II nas atividades complementares.

CAFÉCASTANHEIRAS

O Café Castanheiras se situa na entrada da escola, perto da recepção. Destinamos a este espaço alguns produtos e servidos em horários específicos para boas conversas e convívio entre todos da comunidade Castanheiras.

O horário de funcionamento é das 6h40 às 19h .

São servidos diariamente frutas, sucos naturais, água de coco, água natural com gás, água natural sem gás, café, bolos caseiros, salgados assados.

1. MEU FILHO NÃO ACEITA PROVAR NOVOS ALIMENTOS, SERÁ QUE ELE VAI COMER NA ESCOLA?O ambiente escolar pode ser um estímulo para a criança se alimentar melhor. Se uma criança não aceita muitos legumes, por exemplo, e durante o almoço há crianças ao seu lado que comem, isso tem grandes chances de gerar um impacto positivo. As atividades com a horta, culinária e ações lúdicas envolvendo os alimentos, tendem a criar mais estímulos para que as crianças tenham maior interesse em provar alimentos e reduzir a neofobia alimentar (medo de experimentar alimentos novos).

2. MEU FILHO VAI APRENDER A SE ALIMENTAR MELHOR NA ESCOLA?A escola tem um papel importante na alimentação da criança, especialmente nos casos em que as crianças estudam em período integral. A família é o primeiro referencial, por isso, um dos fatores que contribui para que a criança tenha uma alimentação variada é o que a família consome nas refeições e oferece a ela. A criança pode ter estímulos positivos na escola, no entanto, a formação dos hábitos alimentares é da família. O papel dos pais não deve ser substituído pela escola, cada qual com sua responsabilidade e contribuição.

3. O QUE TAMBÉM POSSO FAZER PARA MEU FILHO COMER BEM?A alimentação é um ato complexo e envolve muitos fatores como comportamentos, aprendizados, sensações e experiências. O que podemos fazer é gerar condições favoráveis para que as crianças tenham a possibilidade de fazer suas escolhas, acima de tudo, de forma consciente.

DÚVIDAS DOS PAIS

FONTES CONSULTADAS:Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. O que é vida saudável?: álbum seriado / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 1ª reimpressão.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABWgQAG/guia-bolso-alimentacao-saudavel

Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2012. Para saber mais acesse: http://www.sbp.com.br/pdfs/Manual_Lanche_saudavel_04_08_2012.pdf

Rethinking School Lunch. A Visual Guide Linking Food, Culture, Health, and the Environment

Center for Ecoliteracy. https://www.ecoliteracy.org/resources

“O hábito alimentar se instala na infância, e as preferências alimentares (saudáveis) das crianças e adolescentes farão deles adultos que terão certamente uma melhor qualidade de vida”.

Eduardo da Silva Vaz Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Compartilhem conosco suas ideias, queremos ouvir vocês! [email protected]