guia 2016 – ensino médio

16
Manual do Aluno 2016 Ensino Médio Visão Ser um marco de excelência na educação da criança e do adolescente visando sua formação integral como ser humano. Missão Desenvolver continuamente o nosso processo educacional com base no amor e respeito à individualidade do aluno, buscando seu desenvolvimento, sua formação, sua capacidade de refletir e de se autodesenvolver, preparando cidadãos do mundo. Objetivos gerais do Ensino Médio 1. Possibilitar aos jovens a aquisição de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes de que necessitam para enfrentar os desafios da sociedade brasileira e mundial; conscientizá-los de sua herança cultural comum; 2. Sensibilizar os jovens para suas responsabilidades e deveres como cidadãos; 3. Transmitir os valores comuns de respeito aos direitos humanos, de cidadania, de solidariedade, de tolerância, de pluralismo, de luta contra o racismo e de respeito mútuo entre as pessoas e os sexos, os grupos sociais e os povos; 4. Preparar os jovens para a formação superior e para a educação para a vida; Princípios norteadores: 1. Todo jovem é capaz de aprender (educabilidade); 2. O papel da educação é estimular o potencial de cada um; 3. A missão do Ensino Médio centra-se no desenvolvimento das várias formas de inteligência e na educação para o viver junto e para a cidadania. DIFERENCIAIS Orientação Vocacional: Atividade Opcional específica que utiliza dinâmicas de grupo, inventários de interesse, exercícios de autoconhecimento, de visão de mundo, levantamentos de habilidades, informação específica de profissões e orientação psicológica especializada. Informação Profissional: Atividades e consultas a material específico, murais, palestras, entrevistas, estágios de observação, visitas a universidades e instituições, supervisionados por profissionais especializados. Encontro das diversas profissões Happy Hour com profissionais das diversas áreas de interesse do aluno. Orientação Sexual: Com profissionais especializados em Medicina e Psicologia. Projeto Cidadania/Solidariedade: Atividade de envolvimento com a comunidade. (Opcional). Trabalho de campo: Atividade que tem por objetivo a complementação dos estudos, a integração e o lazer.

Upload: lydieu

Post on 08-Jan-2017

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

Visão Ser um marco de excelência na educação da criança e do adolescente visando sua formação integral como ser humano.

Missão

Desenvolver continuamente o nosso processo educacional com base no amor e respeito à individualidade do aluno, buscando seu desenvolvimento, sua formação, sua capacidade de refletir e de se autodesenvolver, preparando cidadãos do mundo.

Objetivos gerais do Ensino Médio

1. Possibilitar aos jovens a aquisição de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes de que necessitam para enfrentar os desafios da sociedade brasileira e mundial; conscientizá-los de sua herança cultural comum;

2. Sensibilizar os jovens para suas responsabilidades e deveres como cidadãos;

3. Transmitir os valores comuns de respeito aos direitos humanos, de cidadania, de solidariedade, de tolerância, de pluralismo, de luta contra o racismo e de respeito mútuo entre as pessoas e os sexos, os grupos sociais e os povos;

4. Preparar os jovens para a formação superior e para a educação para a vida;

Princípios norteadores:

1. Todo jovem é capaz de aprender (educabilidade); 2. O papel da educação é estimular o potencial de cada um;

3. A missão do Ensino Médio centra-se no desenvolvimento das várias formas de inteligência e na educação para o viver junto e para a cidadania.

DIFERENCIAIS Orientação Vocacional: Atividade Opcional específica que utiliza dinâmicas de grupo, inventários

de interesse, exercícios de autoconhecimento, de visão de mundo, levantamentos de habilidades, informação específica de profissões e orientação psicológica especializada.

Informação Profissional: Atividades e consultas a material específico, murais, palestras, entrevistas, estágios de observação, visitas a universidades e instituições, supervisionados por profissionais especializados. Encontro das diversas profissões – Happy Hour com profissionais das diversas áreas de interesse do aluno.

Orientação Sexual: Com profissionais especializados em Medicina e Psicologia.

Projeto Cidadania/Solidariedade: Atividade de envolvimento com a comunidade. (Opcional).

Trabalho de campo: Atividade que tem por objetivo a complementação dos estudos, a integração

e o lazer.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

Prevenção ao uso indevido de drogas

Coordenação de Vestibulares: Mantém atualizadas as informações sobre as Faculdades/Universidades e seus cursos; número de vagas; relação candidato/vaga; datas de inscrição e de provas; taxa de inscrição; local para fazer as provas. Informações e preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Portal Educacional:

Ao vincular o site www.monteirolobato-sjc.com.br ao Portal, a Escola abriu um mundo de opções para todos. O Portal traz um diferencial de qualidade à Monteiro Lobato para alunos, professores

e pais. Poderão ser realizadas atividades on-line, dentre elas pesquisas, avaliações, projetos, atualidades, simulados ENEM, calendários de vestibular, orientações de estudos, gerenciamento da rotina pedagógica, vídeo-aula, entre outros, sempre num ambiente seguro e preocupado com a formação integral do aluno.

Avaliação on-line:

Ferramenta que permite a criação de listas de questões (exercícios e avaliações) com recursos interativos, possibilitando ao aluno maior compreensão do conteúdo. Alguns recursos utilizados por essa ferramenta seriam impossíveis em avaliação no papel. Como por exemplo: músicas, vídeos, simuladores, qualidade das imagens (que podem ser ampliadas), mapas atualizados, entre outros. O professor consegue ainda determinar o período de aplicação (data e hora) e recebe após a atividade do aluno um relatório com os resultados e uma auditoria do tempo de realização das atividades.

O uso do iPad em sala de aula pelos professores

O iPad é mais uma ferramenta de trabalho que tem por objetivo trazer para o aluno uma apresentação atualizada dos conteúdos, às vezes muito distantes de sua realidade. É um meio atual e de pleno domínio do jovem.

Disponibilidade do material didático em formato digital;

Prática pedagógica apoiada na teoria TPACK (sigla em inglês para Conhecimento de Conteúdos, de Pedagogia e de Tecnologia), que relaciona os conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e conteúdos que cada professor precisa dominar para realizar bem o seu trabalho.

Dentre as muitas possibilidades do uso da tecnologia digital como ferramenta de ensino,

destacamos:

A conexão imediata, por meio de ferramentas de pesquisa, da informação que se encontra no

material didático (livro integrado) com outras informações, mais atualizadas, disponíveis na internet, multiplicando as fontes de conhecimento.

A facilidade de divulgação e distribuição de informações relativas à vida acadêmica, tarefas, trabalhos, notas, para os alunos, pela escola, tornando efetivo o uso do Portal Educacional.

A disponibilidade de variados aplicativos educacionais (tabelas periódicas dinâmicas, dicionários, simuladores, aulas em power point preparadas pelos professores, etc.) que promovem a autonomia da aprendizagem dos alunos e objetos de aprendizagem planejados para a

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

apresentação de conteúdos curriculares, dificilmente transmissíveis com os recursos didáticos convencionais.

A significativa e ampla participação dos alunos, muitas vezes de forma lúdica, na construção de seu conhecimento.

A atualização instantânea dos conteúdos do livro integrado digital.

A correlação da informação escrita com informações sonoras, visuais, estáticas ou em movimento.

No 3o ano: O trabalho é mais especificamente direcionado aos vestibulares tradicionais e ao ENEM. É feito um levantamento das Universidades que os alunos desejam cursar, e eles terão acesso, pelo menos, aos cinco últimos vestibulares realizados por essas Universidades.

Simulados: Por meio dos simulados, o aluno vivencia uma situação semelhante à do vestibular,

com controle de tempo e preenchimento de gabarito. Os resultados permitem a identificação das dificuldades ou dos conteúdos que ainda não foram assimilados. (Controle do aprendizado e preparação para o vestibular). Ao longo do ano, o Simulado quebra o primeiro impacto que o vestibular pode gerar.

Plantões de dúvidas: Os alunos têm, regularmente, plantões de dúvidas com professores das

próprias disciplinas. Os plantões visam atender àqueles que, ao estudar o conteúdo, apresentem alguma dúvida que pode ser dirimida.

,

Projeto da UNESCO 2016 - ANO INTERNACIONAL DO ENTENDIMENTO GLOBAL. Consultas sobre o tema podem ser feitas no site: www.peaunesco.com.br

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

LAPEC – Laboratório de Aplicação, Pesquisa e Estudos Científicos. Objetivos: Promover, através de projetos orientados, a integração entre a teoria vista em sala de aula e a prática desenvolvida no laboratório para que o aluno fixe melhor o conteúdo e compreenda a aplicação da ciência em seu cotidiano. Disciplinas envolvidas: Biologia, Física e Química.

MATERIAL DIDÁTICO

LIVRO INTEGRADO (disponibilizado também em dispositivos móveis e no computador pessoal)

Apostila

Teoria

Exercícios

de sala de aula : atividades para sala

para casa : atividades propostas

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

Exercícios

Os exercícios são divididos em dois grupos:

1. Série de aplicação (Atividades para sala): feitos pelo professor em sala de aula, concluindo a aula dada.

2. Série de fixação (Atividades propostas).

Os exercícios têm níveis gradativos de dificuldades: modelos visando os vestibulares, tradicionais ou não, e o próprio ENEM.

IMPORTANTE:

Obrigatoriamente, o aluno terá todos os dias tarefas para fazer (ele deve fazer um levantamento das dúvidas e dificuldades, para que o assunto possa ser retomado imediatamente na aula seguinte ou no plantão de dúvidas).

O professor poderá solucionar essas dúvidas ou dar sugestões de resolução.

PROCEDIMENTOS E NORMAS DISCIPLINARES GERAIS

I - Horário

Manhã: 7h às 12h30min Tarde: 13h50min às 18h20min (terças-feiras) Laboratório: 4ª feira das 14h às 17h20min Ed.Física: 5ª feira das 17h30 às 18h20min Recuperações – 5ª feira 14h às 17h.

O aluno que chegar atrasado para a primeira aula deverá aguardar o início da segunda aula.

3. Início da 2ª aula manhã – 7h50min

4. Início da 2ª aula (3ª feira) tarde – 14h40min

Após o início da 2°aula a entrada se fará pela secretaria, com justificativa do responsável.

II - Atendimento aos Pais

A Escola oferece a possibilidade de atendimento individualizado com todos os seus profissionais. O serviço de Orientação Educacional (SOE), o Serviço de Psicologia (SOP), a Coordenação

Pedagógica, os Professores e a Direção os atenderão, sempre que necessário, mediante um agendamento prévio na Secretaria.

A Escola, quando necessário, procederá da mesma forma, agendando com os pais ou responsáveis.

III - Comunicação Escola/Casa e Casa/Escola

A comunicação da Escola com a família é feita através de:

a) Circulares

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

Recomendamos que sejam lidas com atenção.

b) Boletim Informativo

Via site da escola: www.monteirolobato-sjc.com.br

c) Equipe de Coordenação do Ensino Médio

Caso haja um assunto mais específico, estão à disposição também os seguintes e-mails:

Coordenação: [email protected]; Direção: [email protected]; Serviço de Nutrição: [email protected]; Secretaria: [email protected]; SOE: [email protected]; SOP: [email protected].

Os pais poderão enviar sugestões e/ou dúvidas, através de nosso endereço eletrônico:

[email protected].

IV - Medicação

O aluno que manifestar qualquer doença infectocontagiosa não poderá permanecer na escola até que o médico permita o seu retorno justificado por um atestado médico.

Quando o aluno apresentar algum mal-estar na Escola, buscar-se-á contato via telefone com os pais ou responsáveis.

Em situação de tratamento, apenas ministraremos medicamentos (antitérmico, antibiótico,

homeopatia, etc.), se houver uma cópia da receita médica elaborada pelo especialista (atualizada). O nome do remédio, a dosagem e horário devem estar anotados com muita clareza na agenda.

Em caso de febre alta, favor indicar, através da agenda, que atitude deve ser tomada até que os responsáveis sejam localizados.

Para que isso se torne possível, solicitamos que mantenham o número de telefone (casa, trabalho e celulares) sempre atualizado na Secretaria da Escola.

V - Uso do uniforme

1. O aluno deve apresentar-se sempre e devidamente uniformizado. Caso contrário, não poderá permanecer na Escola.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

Obs.: Ver modelos detalhados na livraria da escola.

Calça e bermuda jeans são permitidas desde que seja azul escuro, sem rasgos, cortes.

O calçado deve ser confortável, observando os dias de Educação Física, pois há a

obrigatoriedade do uso de tênis. Chinelos ou similares não são permitidos.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

2. Também estar uniformizado ao participar dos eventos da Escola (excursões, recuperações, plantões de dúvidas, aulas extras, provas).

3. Camisetas por baixo da blusa do uniforme são permitidas somente nas cores: branca, azul

marinho e vermelho. Não serão aceitas justificativas para a ausência do uniforme.

4. Solicitamos que identifiquem, principalmente, os agasalhos com o nome completo do aluno. Isso facilitará muito a devolução no caso de serem encontrados nas dependências da Escola.

VI – Deveres do aluno

O aluno deve:

1. Comparecer pontualmente às aulas, trabalhos escolares, provas, eventos e demais atividades. O aluno que chegar atrasado perderá o direito de assistir à aula em curso. Só entrará na aula seguinte, com autorização do SOE.

2. Apresentar ao Serviço de Orientação Educacional (SOE) justificativa por escrito (atestado médico) em situações de ausência em provas, trabalhos e eventos. No caso de ausência nas avaliações do trimestre, o aluno deverá pagar uma taxa, na tesouraria (exceto na apresentação de atestado médico) e verificar a data da avaliação substitutiva que consta neste manual.

3. Trazer o material escolar completo diariamente. Não é permitida a permanência do

aluno em sala sem o mesmo. O aluno que se apresentar sem material será encaminhado ao SOE que orientará o

aluno e seus pais sobre os seus prejuízos.

4. Sair da sala de aula, somente com a autorização do professor e individualmente, (banheiro, bebedouro).

5. Solicitar a autorização do SOE para ausentar-se da Escola. Saída antecipada prevista pode ser feita com autorização escrita e assinada pelos pais na agenda.

VII – Orientações para o bom uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e as redes sociais

Desde 2007, a Escola Monteiro Lobato se preocupa com a utilização das TICs (Internet, Televisão, Videogames e Celulares) e das redes sociais, quando realizou uma reunião de pais sobre o assunto, utilizando como base textos publicados na Revista Veja (18/07/2007) e Revista Época (10/09/2007), alertando a todos sobre o perigo da má utilização da Internet.

Em 2008, a Escola começou a participar do projeto Gerações Interativas, promovido pela Fundação Telefônica (hoje VIVO), a Educarede e da Universidade de Navarra, na Espanha.

Nesta época, foi feita uma pesquisa com os alunos sobre o assunto e, em 2009, após treinamento num encontro de coordenadores, passamos todas as orientações para os professores.

Em 2010 foram feitas, no inicio do ano, reuniões com os pais de todos os segmentos, quando foi distribuída para todos da Escola uma "cartilha" produzida pela Fundação Telefônica com o uso seguro das TICs.

Desde então, bimestralmente, os alunos recebem orientações, realizam debates e trabalhos visando ao bom uso das TICs.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

A Escola Monteiro Lobato sempre teve essa preocupação e realiza trabalhos constantes sobre o tema.

Lembramos que as redes sociais têm, por contrato, o uso exclusivo de adultos. É proibido o uso por menores de 13 anos de idade.

Telefones Celulares e Internet

A Escola entende que a Internet é uma ferramenta valiosa para os estudos. Entretanto, o mau uso desse recurso pode ter impacto negativo sobre a produtividade do aluno e até colocar em risco sua reputação.

Apesar de todas as orientações dadas, sabemos que elas podem não ser seguidas por todos os alunos. Por isso a Escola mantém algumas regras sobre o assunto.

Conforme a doutora Patrícia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital: "A Escola é responsável por orientar, mas a vigilância sobre os aspectos da vida digital do aluno é responsabilidade dos pais, pois já alcança o âmbito de família, do domicílio, da intimidade e dos dispositivos tecnológicos pessoais."

E acrescenta: "logo tendo havido orientação da Escola, ficando clara a regra do que será aceito ou não no ambiente escolar e qual a medida disciplinar cabível, havendo incidente, a responsabilidade é totalmente dos pais e a Escola tem condições legais de agir, advertir, suspender e até mesmo expulsar."

É importante lembrar que cyberbullying é crime contra honra conforme artigos 138, 139, 140 e 147 do código penal brasileiro.

Materiais “extras” serão recolhidos pelos professores, encaminhados ao SOE e entregues

posteriormente aos pais e/ou responsáveis. É proibido usar iPod ou similares, gravador, máquina digital e celulares durante a aula, bem como comer, tomar sorvete etc., em sala de aula.

A Escola não se responsabiliza por objetos como máquinas fotográficas, celulares, aparelhos eletrônicos e outros.

VIII – Sistema de Advertências

Os alunos que não cumprirem as normas estabelecidas estarão sujeitos às “sanções” previstas no regimento escolar.

Desrespeito às normas da Escola e às regras de convivência são passíveis de advertências, fundamentadas no Regimento Escolar.

Quando se tornar necessária a retirada do aluno de sala de aula, o mesmo será encaminhado ao SOE.

No início do ano letivo os alunos ficam cientes das atitudes que resultam em advertências.

Elas são aplicadas:

a) Pelo SOE: - 1 escrita

b) Pela Direção: 2 escritas; 1 suspensão por 3 dias;

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

1 suspensão por 5 dias;

Transferência compulsória (de acordo com o artigo 98 do Regimento Escolar).

artigo 98 – Este artigo (número) precisa ser verificado no regimento escolar

O aluno que tiver assinado advertência com o SOE ou a Direção não poderá participar das excursões e atividades recreativas no período de 30 dias, a partir da data de advertência. Em caso de atividade que envolva conteúdo, deverá realizar um trabalho indicado pelo professor.

As advertências para comportamentos inadequados ocorridos do final de junho/ novembro, serão computadas como a primeira advertência de agosto/ou do ano seguinte.

Segundo o Regimento Escolar, não é permitida a prática de jogos de azar no recinto

escolar.

IX - Convivência em sala de aula O relacionamento entre alunos, colegas e professores será agradável e harmonioso se houver

respeito.

É impossível construirmos um relacionamento de respeito, se as duas partes estão esperando que a outra respeite primeiro.

Viver é saber relacionar-se com os outros. São os relacionamentos que provocam grandes alegrias e grandes tristezas.

Precisamos conhecer os efeitos causados por nossos pensamentos, palavras e ações nos outros, e como eles nos afetam. É preciso discernir quais pensamentos e ações trazem benefícios para ambas as partes e quais causam danos e degradam o relacionamento.

O caminho ideal para nossa convivência é aquele no qual as qualidades positivas dos dois lados convivem harmoniosamente, e as negativas são tratadas com maturidade e muito respeito.

As aulas devem transcorrer num clima de cordialidade e trabalho, sem que haja perturbações. Os problemas disciplinares serão encaminhados ao SOE para que o restante da classe não se prejudique.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÕES E TRABALHOS

AVALIAÇÕES OFICIAIS

Manter sempre uma postura adequada. Em dia de avaliação oficial, ler com atenção as instruções. Evitar perguntas sobre o conteúdo e permanecer, no mínimo, duas horas, após o início da avaliação. Caso haja postura inadequada, o professor tomará as devidas providências. A realização da avaliação oficial é de quatro horas.

É proibido empréstimo de material durante as avaliações.

A cantina não funcionará em dia de avaliação oficial; o aluno deve trazer lanche e água. Assim

como nos vestibulares, o aluno poderá lanchar durante a prova. Após a prova oficial, os alunos não poderão ficar no espaço das salas de aula e pátio. Deverão ir

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

para o estacionamento da escola.

No caso das avaliações não-oficiais, ao terminá-las, o aluno aguardará, na área da Cantina, o início da próxima aula.

Orientações:

1. A avaliação de cada matéria será composta de quatro questões objetivas (múltipla escolha) e seis questões dissertativas (abertas). 2. A discussão e correção das questões com os alunos deverão ocorrer na semana, imediatamente, após a avaliação. 3. As notas das avaliações são entregues ao Serviço de Orientação Educacional (SOE), que anota em seu controle e as publica em local adequado. 4. Os alunos que não conseguirem nota (tirarem menos que 7,0) farão a recuperação paralela.

5. Estejam atentos com relação ao calendário das avaliações, que consta neste manual.

6. No intervalo entre uma avaliação oficial e outra, o aluno poderá fazer outra(s) avaliação(ões) – provas, trabalho ou exercícios, a critério dos professores. Obs.: A avaliação oficial não é o único instrumento de avaliação do aluno.

AVALIAÇÕES NÃO OFICIAIS

Observar os seguintes procedimentos para os dias de avaliação não oficial:

Ler com atenção as instruções. Sair após o término e não retornar à sala enquanto a prova estiver sendo feita. Manter-se em sala de aula por, no mínimo, 30 minutos, após o início. Não são permitidas perguntas sobre o conteúdo da avaliação. Caso haja postura inadequada, o professor tomará as atitudes necessárias e, numa segunda chamada de atenção, o aluno perderá o direito de continuar a avaliação. Não é permitido o empréstimo de materiais. Ao terminar, o aluno deve aguardar, na área da cantina, o início da próxima aula.

TRABALHOS

Cumprir os prazos de entrega dos trabalhos e exercícios.

A entrega do trabalho e/ou exercício deverá ser feita na data estabelecida pelo Professor e só ele deverá recebê-lo.

Não serão aceitos os trabalhos e/ou exercícios entregues fora do prazo estabelecido. Somente casos especiais como doença, falecimento, viagens pela Escola...deverão ser autorizados pelo SOE. Em caso de doença, justificar com atestado médico encaminhado ao SOE. Nestes casos o aluno deverá apresentar o trabalho imediatamente no seu retorno à escola.

Orientações para apresentação dos trabalhos/exercícios

- Evitar rasuras nos exercícios. Em caso de erro, apenas passe um traço sobre ele; por exemplo:

sesaata - Corretivo em avaliações, trabalhos e exercícios é expressamente proibido. - Entregar os exercícios em folha de papel monobloco ou fichário. Exercícios entregues em folhas

de caderno espiral não serão aceitos. A apresentação do exercício, limpeza e organização serão consideradas.

- Trabalhos e exercícios sem identificação: nome, turma e data, não serão considerados.

- Desenvolva o bom hábito de colocar bibliografia nos trabalhos.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

COMO SE PREPARAR PARA AS AVALIAÇÕES:

A escola, tem por missão contribuir para que o aluno desenvolva habilidades e competências que lhe permitam trabalhar os conteúdos: selecionar, criticar, comparar, elaborar novos conceitos a partir dos que se tem.

É preciso ampliar a sintonia com o mundo, procurando:

Aproveitar a vida. Cinema, teatro, exposições, música, tudo traz novas informações e aprimora a

crítica.

Ser curioso. Ouvir atentamente os telejornais, as entrevistas, os programas informativos; ter opiniões, próprias sobre os diversos assuntos.

Ser crítico. Acompanhar a evolução dos acontecimentos e comparar as diversas versões que os meios de comunicação apresentam; construir interpretações próprias.

“Estar ligado.” Ler os editoriais dos jornais e ficar atento às grandes reportagens das revistas semanais, tirar dos fatos do dia a dia conclusões para os estudos.

Ajudar a memória. Fazer anotações e resumos.

Aproveitar bem o tempo e organizar-se. Definir um horário rigoroso de estudo e concentrar-se nas disciplinas em que tiver dificuldade.

Identificar as dificuldades. Algumas vezes é preciso revisar assuntos básicos para avançar. Não desperdiçar ajuda. Aproveitar ao máximo as aulas e a orientação dos professores, os plantões

de dúvidas, o apoio dos colegas, irmãos e pais; estudar junto com outros colegas pode ser bem produtivo.

Ampliar o universo existencial. Mergulhar nos livros de literatura, principalmente aqueles que são indicados pelos professores, para experiência de vida, não como uma obrigação; comentar com os amigos.

Aperfeiçoar a linguagem: Ouvir com atenção, ler com atenção; “namorar” as palavras (grafia e significado); escrever todos os dias, resumos, sínteses, ideias, diários, anotações de aula, cartas.

MÉDIA DO TRIMESTRE

O sistema de avaliação é trimestral. O ano letivo é, portanto, assim dividido:

1. 1o Trimestre – fevereiro, março e abril;

2. 2o Trimestre – maio, junho e agosto;

3. 3o Trimestre – setembro, outubro e novembro.

Ponderação das Notas:

A média do trimestre será composta das seguintes notas:

Provas (oficiais e mensais)

Trabalhos e exercícios Simulado – Avaliação com todas as disciplinas – duração: 5 horas.0 até 1 ponto (conforme o número de questões certas).

MT = Média de provas e trabalhos + pontuação do simulado.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

NOTA FINAL E RECUPERAÇÃO:

No final do ano letivo, a Secretaria calculará a nota final que será obtida pela média ponderada

das notas atribuídas a cada trimestre, com os seguintes pesos:

4. 1º Trimestre – peso 1; 5. 2º Trimestre – peso 2;

6. 3º Trimestre – peso 2.

Será considerado promovido o aluno que obtiver em cada componente curricular média ponderada igual ou superior a 7,0.

No final do ano letivo, o aluno que não obtiver 35 pontos participa da recuperação final.

Após os estudos de recuperação final será promovido o aluno que obtiver no mínimo 40 pontos

ou média superior ou igual a 5,0, assim calculados: 7. total de pontos = média anual x 5 + rec x 3; 8. média final = total de pontos ÷ 8.

Resultados: O resultado alcançado é mérito para o aluno que é assíduo, pontual, que faz os exercícios, discute ideias, que tem uma participação efetiva no seu aprendizado e que busca novas

fontes de informações (leituras em jornais, revistas, sites educativos, guias de estudantes, arquivos de provas para poder avaliar seu próprio e atualizado desempenho).

A Escola Monteiro Lobato, considerando sua proposta educacional, acredita no desenvolvimento de todo o potencial físico, emocional e intelectual do aluno. Esse desenvolvimento só acontecerá se realmente houver disciplina, dedicação, empenho, boa administração do tempo, estabelecimento de prioridades.

A família tem um papel muito importante durante o processo, apoiando seu filho na conquista de uma nova etapa.

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

CALENDÁRIO DE PROVAS DO ENSINO MÉDIO

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO

PRIMEIRO TRIMESTRE

DISCIPLINA PROVA OFICIAL PROVAS

SUBSTITUTIVAS PROVA DE

RECUPERAÇÃO

Física – História - Inglês

20/02 (sábado)

22/02 (segunda-feira)

03/03 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

27/02 (sábado)

29/02 (segunda-feira)

10/03 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

12/03 (sábado)

14/03 (segunda-feira)

23/03 (quarta-feira)

Física – História - Inglês

18/03 (sexta-feira)

21/03 (segunda-feira)

31/03 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

01/04 (sexta-feira)

04/04 (segunda-feira)

14/04 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

12/04 (terça-feira)

13/04 (quarta-feira)

28/04 (quinta-feira)

SEGUNDO TRIMESTRE

DISCIPLINA PROVA OFICIAL PROVAS

SUBSTITUTIVAS PROVA DE

RECUPERAÇÃO

Física – História - Inglês

07/05 (sábado)

09/05 (segunda-feira)

19/05 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

14/05 (sábado)

16/05 (segunda-feira)

25/05 (quarta-feira)

Primeira Avaliação Acadêmica Sistemática

04/06 (sábado)

Capítulos: 1 até o 10

Química – Geografia – Literatura

11/06 (terça-feira)

13/06 (quarta-feira)

23/06 (quinta-feira)

Física – História - Inglês

25/06 (sábado)

27/06 (segunda-feira)

04/08 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

06/08 (sábado)

08/08 (segunda-feira)

18/08 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

20/08 (sábado)

22/08 (segunda-feira)

01/09 (quinta-feira)

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

TERCEIRO TRIMESTRE

DISCIPLINA PROVA OFICIAL PROVAS

SUBSTITUTIVAS PROVA DE

RECUPERAÇÃO

Física – História - Inglês

03/09 (sábado)

05/09 (segunda-feira)

15/09 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

24/09 (sábado)

26/09 (segunda-feira)

06/10 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

01/10 (sábado)

10/10 (segunda-feira)

20/10 (quinta-feira)

Física – História - Inglês

15/10 (sábado)

17/10 (segunda-feira)

03/11 (quinta-feira)

Segunda Avaliação Acadêmica Sistemática

22/10 (sábado)

Capítulos: 11 até o 19

Biologia – Matemática – Português

05/11 (sábado)

07/11 (segunda-feira)

17/11 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

19/11 (sábado)

21/11 (segunda-feira)

01/12 (quinta-feira)

TERCEIRO ANO

PRIMEIRO TRIMESTRE

DISCIPLINA PROVA OFICIAL PROVAS

SUBSTITUTIVAS PROVA DE

RECUPERAÇÃO

Física – História - Inglês 20/02

(sábado) 22/02

(segunda-feira) 03/03

(quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

27/02 (sábado)

29/02 (segunda-feira)

10/03 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

12/03 (sábado)

14/03 (segunda-feira)

23/03 (quarta-feira)

Física – História - Inglês 18/03

(sexta-feira) 21/03

(segunda-feira) 31/03

(quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

01/04 (sexta-feira)

04/04 (segunda-feira)

14/04 (quinta-feira)

1° simulado ENEM 02/04 e 03/04

(sábado e domingo) Sábado e Domingo

Química – Geografia – Literatura

12/04 (terça-feira)

13/04 (quarta-feira)

28/04 (quinta-feira)

1º simulado FUVEST 16/04

(sábado) Sábado

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

SEGUNDO TRIMESTRE

DISCIPLINA PROVA OFICIAL PROVAS

SUBSTITUTIVAS PROVA DE

RECUPERAÇÃO

Física – História - Inglês

07/05 (sábado)

09/05 (segunda-feira)

19/05 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

14/05 (sábado)

16/05 (segunda-feira)

25/05 (quarta-feira)

Simulado UERJ

14/05 (sábado)

Sábado

2° simulado ENEM

21/05 e 22/05 (sábado e domingo)

Sábado e Domingo

Química – Geografia – Literatura

11/06 (terça-feira)

13/06 (quarta-feira)

23/06 (quinta-feira)

Física – História - Inglês

25/06 (sábado)

27/06 (segunda-feira)

04/08 (quinta-feira)

Biologia – Matemática – Português

06/08 (sábado)

08/08 (segunda-feira)

18/08 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

20/08 (sábado)

22/08 (segunda-feira)

01/09 (quinta-feira)

Simulado SAS UNICAMP

27/08 (sábado)

Sábado

TERCEIRO TRIMESTRE

DISCIPLINA PROVA OFICIAL PROVAS

SUBSTITUTIVAS PROVA DE

RECUPERAÇÃO

Física – História - Inglês

03/09 (sábado)

05/09 (segunda-feira)

15/09 (quinta-feira)

3° simulado ENEM

17/09 e 18/09 (sábado e domingo)

Sábado e Domingo

Biologia – Matemática – Português

24/09 (sábado)

26/09 (segunda-feira)

06/10 (quinta-feira)

2º simulado FUVEST

24/09 (sábado)

Sábado

Química – Geografia – Literatura

08/10 (sábado)

10/10 (segunda-feira)

20/10 (quinta-feira)

Física – História - Inglês

15/10 (sábado)

17/10 (segunda-feira)

03/10 (quinta-feira)

Manual do Aluno 2016 Ensino Médio

Biologia – Matemática – Português

05/11 (sábado)

07/11 (segunda-feira)

17/11 (quinta-feira)

Química – Geografia – Literatura

19/11 (sábado)

21/11 (segunda-feira)

01/12 (quinta-feira)

Avaliação Substitutiva

O aluno deverá procurar a secretaria até às 10h30min do dia da substitutiva para requerê-la, pagar a taxa ou apresentar atestado médico.

Serviço de Psicologia

O Ensino Médio conta com profissionais na área de Psicologia para dar suporte emocional aos alunos, pais e professores em atendimentos e orientações individuais, grupos de estudo e debates. (Agendar horários diretamente na Secretaria).

Serviço de Orientação Educacional (SOE)

É função do Serviço de Orientação Educacional estimular o aluno para desenvolver atitudes reflexivas que enriqueçam sua interação com o universo escolar, de forma que esta se traduza no desempenho acadêmico, na conduta disciplinar e no estabelecimento de vínculos afetivos positivos. Dessa forma, mantém contato com a família para uma atuação conjunta que vise o bem estar do aluno.