guerra ppe é aprovado na volksfem.org.br/files/pdf/tribuna_18_09_15-pdf630.pdf · mais difíceis...

4
As melhores opções para seu fim de semana estão no DSR Sem Patrão Página 3 Sexta-feira 18 de setembro de 2015 Edição nº 3781 www.Smabc.oRg.bR companheiros votaram a regulamentação do Programa de Proteção ao Emprego. Página 2 Página 4 FOTOS: ADONIS GUERRA gREvE continua na foRD PPE é aPRovaDo na volkS ontem a paralisação foi dos trabalhadores na pintura e no administrativo. assemblei a hoje dará os encaminhamentos da luta.

Upload: others

Post on 08-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: guerra PPE é aPRovaDo na volkSfem.org.br/files/pdf/tribuna_18_09_15-pdf630.pdf · mais difíceis negociações coletivas, pois o momento em que vivemos é duro e contraditório

As melhores opções para seu fim de semana estão

no DSR Sem Patrão

Página 3

Sexta-feira18 de setembro de 2015

Edição nº 3781

www.Smabc.oRg.bR

companheiros votaram a

regulamentaçãodo Programa

de Proteção ao Emprego.

Página 2

Página 4

fotos: adonis guerra

gREvE continua na foRD

PPE é aPRovaDo na volkS

ontem a paralisação foi dos trabalhadores

na pintura e no administrativo.

assembleia hoje dará os

encaminhamentos da luta.

Page 2: guerra PPE é aPRovaDo na volkSfem.org.br/files/pdf/tribuna_18_09_15-pdf630.pdf · mais difíceis negociações coletivas, pois o momento em que vivemos é duro e contraditório

fotos: adonis guerra

gREvE na foRD EntRa no 9º Dia comPaRaDa na PintuRa E aDminiStRativo

A greve dos trabalhadores na Ford completa hoje nove dias de mobilizações contra as 203 demissões anunciadas pela empresa. Ontem foi rea-lizada nova reunião da repre-sentação com a montadora.

“Tivemos alguns avanços na negociação com a fábri-ca. Todos os trabalhadores devem estar mobilizados porque a luta e os encami-nhamentos serão diferentes a cada dia”, afirmou o coor-denador do CSE, Cláudio Teixeira, o Zuza.

Em assembleia na manhã de ontem, foi definido que apenas os companheiros na pintura e no administrativo não entrariam para trabalhar.

“Na quarta, foi o pessoal na logística e os mensalis-tas que não entraram e, na segunda, a ferramentaria e a manutenção. A fábrica dis-pensou todos ao ver que não tinha condições de rodar”, explicou Zuza.

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

InconstItucIonal

Por oito votos a três, o Supremo Tribunal Federal julgou ontem inconstitucionais as doações de empresas a partidos políticos e entendeu que as doações dese-quilibram a disputa eleitoral.

RetRato do PReconceIto – 1O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado, em primeira instância, a indenizar em R$ 10 mil a deputada Maria do Rosário (PT-RJ) por danos morais.

RetRato do PReconceIto – 2O deputado disse que só não a estupraria porque ela não merecia. “Ela é muito ruim, ela é muito feia. Não faz meu gênero”, afirmou Bolsonaro na época.

MaIs MoRadIa

Dilma entregou 2,3 mil uni-dades do Minha Casa, Minha Vida no interior paulista. Du-rante a cerimônia, ela reforçou que “não há hipótese” de o governo não levar adiante a fase 3 do programa.

tReMoR de 8,3 gRaus

Forte terremoto no Chile cau-sou a morte de, pelo menos, dez pessoas e tirou 1 milhão de casa. Abalo foi sentido, também, em cidades do Brasil.

fotos: divulgação

Notas e Recados

HoJE, ÀS 20H

canal 44.1 HD

Saiba mais

A realidade brasileira e a negociação coletiva

O Brasil vive um momento com-plexo de radicalidade dos setores conservadores e de crise econômica e política. Momentos assim não são novidades, a democracia brasileira é relativamente nova e já foi interrom-pida diversas vezes. Sempre que as organizações populares se fortalecem e a sociedade civil se organiza, forças conservadoras tentam impedir este avanço.

Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador brasileiro, diz em uma de suas obras que só vamos conseguir finalmente democratizar o Brasil e cortar as raízes coloniais que nos impossibilitam o desenvolvi-mento, quando a classe trabalhadora conduzir a política no País.

Estamos em plena Campanha Sa-larial e estamos enfrentando uma das mais difíceis negociações coletivas,

pois o momento em que vivemos é duro e contraditório. É preciso com-preender que, como pano de fundo da negociação, está a defesa da democra-cia, dos direitos sociais e do emprego. Portanto, é um momento que o Sindi-cato precisa estar fortalecido, e cada trabalhador, de cada fábrica do ABC, precisa se envolver, refletir e somar-se à luta, que é pelo salário, mas é tam-bém pelo futuro do País.

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Formação

A estratégia lembra a Gre-ve dos Golas Vermelhas, que foi marcada por paralisações em pontos vitais na empresa.

A bancada de vereadores do PT de São Bernardo pres-

tou solidariedade aos traba-lhadores em greve e aprovou requerimento de apoio à luta na sessão da Câmara Muni-cipal.

“Vamos todos firmes na

luta para reverter as demis-sões”, concluiu Zuza.

Os informes e encaminha-mentos da greve serão feitos em assembleia hoje de manhã na porta da fábrica.

“Falta pouco para me aposentar e é a primeira vez que vejo a Ford quebrar um acordo. Acredito muito que vamos reverter as demissões”. Márcio Lopes, o

Gulão, há 21 anos em Caminhões

“É uma vida de trabalho nesta fábrica e agora a empresa faz isso de maneira irres-ponsável. Vou seguir as decisões e vamos em frente até conseguir o cancelamento das demissões”. Fernando Braga, há 24

anos em Chassis

“Tenho restrição médica e não respeita-ram nem os direitos que temos. Foi uma decisão arbitrária e uma grande surpresa essa quebra de acordo. Não era para ter demissões neste momento”. Jaime Sal-vador de Paiva, há 25 anos na Montagem

“Sofri acidente aqui dentro da fábrica, fiz a cirurgia na coluna e fiquei 45 dias interna-do. Voltei a trabalhar na terça passada e no dia seguinte me mandaram embora. O jeito que a empresa tratou os traba-lhadores é inaceitável”. João Francisco Ferreira, há 27 anos em Caminhões

Page 3: guerra PPE é aPRovaDo na volkSfem.org.br/files/pdf/tribuna_18_09_15-pdf630.pdf · mais difíceis negociações coletivas, pois o momento em que vivemos é duro e contraditório

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

tRabalHaDoRES na volkS aPRovam a REgulamEntação Do PPE

fotos: adonis guerra

Em assembleia na tarde de ontem, os trabalhadores na Volks aprovaram a regulamentação do Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, na fábrica. É a sexta

empresa e a segunda montadora na base dos Metalúrgicos do ABC a aprovar a adesão ao PPE.

“A regulamentação é mais um item do acordo aprovado em janeiro de utilização de todos os mecanismos para manter o excedente na fábrica neste período de crise”, explicou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão. Já foram utilizados férias coletivas, PDV, layoff e banco de horas.

O PPE terá duração de seis meses a partir de 1º de outubro, prorrogáveis por mais seis meses. A redução na jornada de trabalho e salário será de 20%, sendo que a metade dessa redução será complementada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT.

O acordo estabelece ainda o retorno de 850 trabalhadores em layoff no dia 1º de novembro. “Todos os que encerram o layoff em 6 de dezembro também retornarão para a fábrica”, afirmou.

A PLR está garantida na sua integralidade e o PPE não terá impacto sobre as férias e o 13º salário. “Esta aprovação ratifica o acordo de estabilidade de emprego até 2019. É a garantia de que todos nós podemos caminhar juntos”, disse Wagnão.

O Programa foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 6 de julho após quatro anos de luta dos trabalhadores. “O passo agora é conseguir que o projeto seja aprovado no Congresso mantendo o texto original e evitando que as 175 emendas descaracterizem o PPE”, explicou.

O objetivo é preservar os empregos durante períodos de retração da atividade econômica e, com isso, contribuir para a recuperação da economia ao manter o vínculo em-pregatício.

Já aprovaram o PPE na base os companheiros na Rassini, Trefilação União e Mercedes, em São Bernardo; Pricol, antiga Melling, e Prensas Schuler, em Diadema.

“Acho que foi a decisão certa dos tra-balhadores para atravessar o momento atual. O pessoal entendeu que manter os empregos é o mais importante. Agora podemos trabalhar com mais tranquili-dade até 2019”, João Walmir Macedo, há 7 anos na Montagem Final

“Os acordos do Sindicato sempre foram o diferencial e este traz mais tranquilidade. Estou em layoff até dezembro e o acordo garante o retorno e os empregos de todos”, Wander José de Souza, há 26 anos na Ferramentaria

“A gente está junto nessa pegada com o Sindicato para voltar todo mundo. É graças ao Sindicato, que briga pela gente e dá total apoio, que dá para ficar mais tranquilo. Estou em layoff até dezembro e, com a aprovação do acordo, saímos por cima das dificuldades”, Jeferson Silva Ferreira, há 9 anos na Pintura

Page 4: guerra PPE é aPRovaDo na volkSfem.org.br/files/pdf/tribuna_18_09_15-pdf630.pdf · mais difíceis negociações coletivas, pois o momento em que vivemos é duro e contraditório

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Redação: Rua João Basso, 231 - Centro - São Bernardo - CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected] – Regional Diadema: Av. Encarnação, 290,

Piraporinha – Fone: 4061-1040 - CEP 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149, Centro – Fone: 4823-6898 - CEP 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana.

Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora - Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de

responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

A primeira convocação de Dunga para as Eliminatórias da Copa teve duas novidades corintianas. O zagueiro Gil e o meia Renato Augusto (foto) apareceram entre os selecio-nados.

Entre os goleiros: Jefferson/Botafogo, Marcelo Grohe/Grê-mio, Alisson/Inter. Zagueiros: David Luiz/PSG (foto), Miran-da/Inter de Milão, Marquinhos /PSG.

Laterais: Fabinho/Monaco, Rafinha/Bayern, Filipe Luis/Atlético de Madri, Marcelo/Real Madrid (foto). Volantes: Luiz Gustavo/Wolfsburg, Fer-nandinho/Manchester City, Elias/Corinthians.

Meias: Douglas Costa/Bayern de Munique, Lucas Lima/Santos, Willian/Chelsea, Cou-tinho/Liverpool, Oscar/Chel-sea. Atacantes: Lucas/PSG (foto), Hulk/Zenit, Firmino/Liverpool.

BRASILEIRãO

Amanhã – 18h30Palmeiras x Grêmio

Pacaembu

Domingo – 11hCorinthians x Santos

Arena Corinthians

Domingo – 16hAvaí x São PauloSanta CatarinaGlobo e Band

EnviE Email para [email protected] com tElEfonE para

contatodivulguE nEstE Espaço

SEM paTRãosugestão da tRIbuna PaRa seu fInal de seMana

exceto quando aleRtado, todos os eventos RegIstRados nesta PágIna têM entRada gRatuIta.DSR

São caetano

São bernardo Santo andré

Pastor RottweilerBanda andreense leva seu blues/rock frenético ao show com bandas independentes. Amanhã, às 19h, no 74 Club. Rua Itobi, 325, Vila Alpina. Ingressos a R$ 10. Informações pelo site pastorrottweiler.bandcamp.com.

sua banda ou sEu grupo

irão sE aprEsEntar no abc?

Para combater uma doença rara no sangue, o menino Felipe Martins da Silva, de 3 anos, filho do companheiro Luciano Antonio da Silva, o Barney, trabalhador no setor de material de fricção na ZF, em São Bernardo, precisa de doadores de medula óssea.

As doações devem ser feitas no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia. R. Marquês de Itu, 759, Vila Buarque, em São Paulo. Fone 2176-7000. De segunda a sex-ta, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 16h; e feriados, das 9h às 14h. Com Luciano no fone 95740-6265.

filho de companheiro na Zf precisa de doador de medula óssea

4º Mega Encontro Derrubado’sCompanheiro na Volks, Tiago Ramos, convida categoria para evento automotivo e stand de grandes fábricas de rodas e suspensões. Domingo, às 9h, na Estância Alto da Serra. En-dereço acima. Ingresso a R$ 25 (por carro). Informações pelo Facebook Derrubado’s.

3ª Festa de Cultura NordestinaOs cantores Elba Ramalho, Alceu Valença

e o grupo Trio Nordestino são algumas das atrações. Amanhã e domingo,

a partir das 13h, no Parque Chico Mendes. Av. Fernando

Simonsen, 566, São José. Fone 4232-1237.

Galinhada BeneficenteA ONG Superamigos, dos trabalhadores na Scania, realiza ação com os sertanejos universitários Hugo & Gustavo, o pagode do grupo Time Certo e o pop/rock de Jef Dascanio. Próximo domingo, dia 27, a partir das 11h, na Estância Alto da Serra. Estrada Nevio Carlone, 3, KM 33, Riacho Grande. Convite a R$ 40. Fones 4344-9474 e 99471-2914, falar com Ribal.

princesaFM

fmprincesa.com | fone 4930-293587,5MHz