grupo concurso pÚblico magistÉrio - portal...

14
GRUPO MAGISTÉRIO CONCURSO PÚBLICO Reservado ao CEFET-RN BIOLOGIA 14/MAIO/2006 Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome e o número do seu CPF no espaço indicado nesta folha. Confira, com máxima atenção, a prova, observando se há defeito(s) de encadernação e/ou impressão que venha(m) dificultar a sua leitura. Em havendo falhas dirija-se ao fiscal responsável dentro do prazo destinado previamente. Assine esta folha e seu cartão de respostas. A prova terá duração máxima de quatro horas. Boa sorte! GRUPO MAGISTÉRIO CONCURSO PÚBLICO Reservado ao CEFET-RN BIOLOGIA _ _ _._ _ _._ _ _-_ _ CPF Nome Assinatura

Upload: vandieu

Post on 03-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GRUPOMAGISTÉRIOCONCURSO PÚBLICO

Reservado ao CEFET-RN

BIOLOGIA

14/MAIO/2006

Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome e o número do seu CPF no espaço indicado nesta folha. Confira, com máxima atenção, a prova, observando se há defeito(s) de encadernação e/ou impressão que

venha(m) dificultar a sua leitura. Em havendo falhas dirija-se ao fiscal responsável dentro do prazo destinado previamente. Assine esta folha e seu cartão de respostas. A prova terá duração máxima de quatro horas.

Boa sorte!

GRUPOMAGISTÉRIOCONCURSO PÚBLICO

Reservado ao CEFET-RN

BIOLOGIA

_ _ _._ _ _._ _ _-_ _

CPF

Nome

Assinatura

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 1

1. A aranha-da-banana e o celular providencial

“Picado por uma armadeira - uma aranha ‘venenosa’ nativa do Brasil- um chef de cozinha britânico teve sua vida salva ao fotografá-la com seu telefone celular e mostrar a foto aos médicos no hospital. A vítima não corre risco de vida e está se recuperando dos ferimentos. O episódio

ocorreu em Bridgewater, 200 quilômetros a oeste de Londres, quando Matthew Stevens limpava o freezer de seu pub. A armadeira - conhecida também como aranha-da-banana - aparentemente havia saído de uma caixa dessas frutas.

Para a surpresa de Stevens, a aranha era uma Phoneutria fera, ou aranha da banana, típica do Brasil, sendo considerada uma das mais ‘venenosas’ do mundo segundo o Livro dos Recordes. Certamente ele não sobreviveria se não descobrisse a espécie da aranha. ‘Achei que não ia sobreviver. Meu peito estava tão apertado que eu mal conseguia respirar. Minha pressão estava chegando ao teto’, afirmou o chef. A Phoneutria fera está no Livro Guinness de Recordes como a aranha mais venenosa do mundo, segundo o Times. Diríamos que é a mais agressiva e responsável pelo maior número de acidentes”.

(ZeroHora, 29/04/2005). Em virtude do acontecimento descrito acima, indique qual foi o método mais eficaz para o tratamento deste chef de cozinha, logo após a inoculação do veneno em seu corpo.

a) A aplicação de soro porque apresenta antígenos que conseguem produzir anticorpos de que necessita para combater contra o veneno inoculado pela aranha.

b) A aplicação de soro porque já contém os anticorpos necessários para a inativação dos antígenos.

c) A aplicação de vacina porque é constituída por microorganismos mortos ou atenuados que, uma vez injetada, no corpo induzem a produção de anticorpos.

d) A aplicação de vacina, pois algumas células passam a atuar como células de memórias, capazes de se tornar imediatamente ativas na produção de antígenos.

2. Quanto à solubilidade, as vitaminas podem ser

classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis. A importância dessa classificação está relacionada ao modo de como as vitaminas devem ser ingeridas e o seu armazenamento no organismo. Assinale a alternativa que julga corretamente a vitamina e o seu principal uso no corpo.

a) A Tiamina é uma vitamina que atua no metabolismo do cálcio e do fósforo, mantendo os ossos e dentes em bom estado e prevenindo o raquitismo.

b) O Tocoferol é uma vitamina que atua na coagulação do sangue, prevenindo hemorragias.

c) O Retinol é uma vitamina necessária para o crescimento normal e para o bom funcionamento dos olhos, do nariz, da boca, dos ouvidos, dos pulmões e para o tratamento de várias infecções, como também, evita a cegueira noturna.

d) O Ácido ascórbico é uma vitamina que atua como coenzima em processos energéticos celulares, síntese de ácidos graxos e das bases nitrogenadas púricas.

3. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos,

principalmente pelo fato de estar associado ao infarto do coração e a outras doenças do sistema cardiovascular. Sabe-se que a ingestão exagerada de colesterol, na forma de gorduras, animais pode trazer diversos distúrbios à saúde. Entretanto, o organismo humano necessita de colesterol, pois ele participa da composição da membrana plasmática das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno), dos sais biliares e da vitamina D. O colesterol pode ser transportado no sangue humano associado a lipoproteínas (proteínas ligadas a lipídios), que são conhecidas pelas siglas LDL (do inglês Low Density Lipoprotein, lipoproteína de baixa densidade) e HDL (do inglês High Density Lipoprotein, lipoproteína de alta densidade). Talvez você já tenha ouvido falar do “colesterol bom” e do “colesterol ruim”. Essas expressões não se referem à molécula de colesterol em si, mas às proteínas sangüíneas encarregadas do transporte. De acordo com as alternativas abaixo, qual é a explicação para as expressões do “colesterol bom” e “colesterol ruim”, usadas pelos médicos para se referir aos efeitos do colesterol sobre a saúde humana. a) As LDL são as principais transportadoras de

colesterol aos tecidos e, também, são utilizadas na síntese das membranas celulares, sendo por isso chamada de “colesterol bom”, enquanto as HDL captam parte do excesso de colesterol do sangue, transportando-o até a vesícula biliar, que o excreta na bile, sendo por isso chamada de “colesterol ruim”.

b) As LDL são as principais fornecedoras de colesterol aos tecidos, sendo por isso chamada de “colesterol ruim”, enquanto as HDL captam parte do excesso de colesterol do sangue, transportando-o até o fígado, que o excreta na bile, sendo por isso chamada de “colesterol bom”.

c) As LDL são as principais transportadoras de glicerídeos e de colesterol, sendo por isso chamada de “colesterol ruim”, enquanto as HDL captam parte do excesso de colesterol do sangue, transportando-o até a vesícula biliar, que o excreta

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 2

na bile, sendo por isso chamada de “colesterol bom”.

d) As HDL são as principais fornecedoras de colesterol aos tecidos, sendo assim chamada de “colesterol ruim”, enquanto as LDL são as principais transportadoras de fosfolipídios, sendo por isso chamada de “colesterol bom”, que por sua vez, são utilizadas na síntese das membranas celulares.

4. Quando se analisa a matéria que constitue os seres

vivos, encontram-se principalmente os seguintes elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Apenas esses seis constituem cerca de 98% da massa corporal da maioria dos seres vivos, o que dá a idéia de sua abundância na matéria viva. A matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Basta dizer que cerca de 70% a 85% da massa de qualquer ser vivo é constituída por essa substância. O restante distribui-se entre proteínas (10% a 15%), lipídios (2% a 3%), glicídios (1%), ácidos nucléicos (1%) e sais minerais diversos (1%).

“Quem está crescendo não pode esquecer da gente! Somos os alimentos construtores”.

Com base na frase acima, qual alternativa correta que explicaria o papel biológico das proteínas.

a) As enzimas são proteínas que catalisam ou aceleram uma reação biológica, independente da temperatura ou do pH do meio.

b) A queratina é uma proteína com função de defesa, sendo impermeabilizante, encontrada na pele, no cabelo e nas unhas, evitando a dessecação e que contribui para a adaptação do animal à vida terrestre.

c) O vitelo é uma proteína com função estrutural, sendo encontrado no embrião das aves.

d) A albumina é uma proteína estrutural e abundante no plasma sangüíneo, relacionada com a regulação osmótica e com a viscosidade do plasma.

5. A figura abaixo representa diversos tipos de transporte de substâncias que são utilizados pela membrana celular. O símbolo • representa as substâncias a serem transportadas pela membrana celular.

Identifique cada um dos processos indicados na figura pelos os seguintes números: 1, 2 e 3, respectivamente: a) Osmose, difusão simples e difusão facilitada. b) Osmose, difusão simples e transporte ativo. c) Difusão simples, difusão facilitada e transporte

ativo. d) Difusão facilitada, difusão simples e transporte

ativo. 6. Um atleta está participando de aulas de aeróbica com

um novo Personal Trainner que o incita a continuar o exercício até que sinta seus músculos “queimarem”, levando a uma sensação de fadiga muscular. Sabendo que as células musculares podem obter energia através da respiração aeróbica ou da fermentação, qual seria a explicação do atleta por estar sentindo essa sensação de fadiga muscular? a) Nos músculos estriados esqueléticos do atleta, em

situações de intensa atividade, pode não haver uma disponibilidade adequada de oxigênio para promover a oxidação de glicose, ocorrendo então a fermentação láctica, em que o ácido pirúvico originado da glicólise é transformado em ácido láctico acarretando a fadiga muscular.

b) Nos músculos do atleta, em grande atividade muscular, haverá uma intensa respiração celular aeróbica, em que o ácido pirúvico juntamente com o acúmulo de oxigênio, promoverá a oxidação de glicose, com isso, acarretando uma sensação de fadiga muscular.

c) Na atividade intensa dos músculos do atleta, a glicose é totalmente “desmontada” e a maior parte da energia química é transformado em álcool etílico, em que o ácido pirúvico originado da glicólise é convertida em etanol, levando os músculos a uma sensação de fadiga muscular.

d) Nos músculos do atleta, haverá uma intensa respiração anaeróbica que consiste no processo de extração de energia de compostos orgânicos com a participação de oxigênio, conseqüentemente, causando uma sensação de fadiga muscular.

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 3

7. A figura acima demonstra, de forma esquemática, o

experimento clássico de Thomas Engelmann (1883), que iluminou uma alga filamentosa com o objetivo de investigar a relação entre os diferentes comprimentos de onda e a fotossíntese. Na experiência, cujos valores são apresentados na figura, um espectro de luz atuava sobre o filamento de alga verde Cladophora, colocada em um meio que continha bactérias aeróbicas. A partir da análise dessa figura, pode-se concluir que: a) Os aglomerados de bactérias nos comprimentos

de onda, 400nm e 650nm, representam, respectivamente, as cores azul e vermelha, indicando maior capacidade fotossintética, com liberação de oxigênio.

b) O comprimento de onda verde, que representa 500nm, é o mais importante para o processo fotossintético, pois são os mais absorvidos pela alga.

c) A presença de bactérias aeróbicas encontradas no comprimento de onda de 500nm indica que a fotossíntese é realizada, mesmo com ausência de luminosidade.

d) Uma maior quantidade de bactérias aeróbicas nos comprimentos de onda entre 500nm e 700nm, representada, respectivamente, pelas cores verde, amarelo e laranja, indica uma maior capacidade de absorção de luz.

8. “A palavra biotecnologia é formada por três termos de origem grega: bio, que quer dizer vida; logos, conhecimento e tecnos, que designa a utilização prática da ciência. Com o conhecimento da estrutura do material genético - a molécula do DNA (ácido desoxirribonucléico) - e o correspondente código genético, teve início, a partir dos anos 70, a biotecnologia dita moderna, através de uma de suas vertentes, a Engenharia Genética, ou seja, a técnica de empregar genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente. Os métodos modernos permitem que os cientistas transfiram genes de interesse originados de diferentes organismos de maneiras antes impossíveis e com grande segurança”.

(www.monsanto.com.br/ biotecnologia)

A ilustração abaixo mostra a diferença entre o melhoramento tradicional de plantas e a biotecnologia de plantas.

MELHORAMENTO TRADICIONAL DE PLANTAS

BIOTECNOLOGIA DE PLANTAS

Com base nas ilustrações acima, assinale, de forma correta, a alternativa que diferencia o melhoramento tradicional de plantas e a biotecnologia de plantas.

a) O melhoramento tradicional é uma ferramenta da biotecnologia agrícola que oferece maior precisão dos cruzamentos, permitindo a inserção de genes cujas características são conhecidas com antecedência. Já a transgenia é um melhoramento genético clássico em que se cruzam espécies sexualmente compatíveis ocorrendo a mistura de metade da carga genética de cada variedade parental.

b) O melhoramento tradicional de plantas é uma ferramenta de pesquisa agrícola caracterizada pela transferência de genes de interesse

Planta doadora Variedade Comercial Nova Variedade

Característica desejada

X

Característica desejada

Muitas características podem ser transferidas

doador Variedade Comercial Nova Variedade

Característica desejada

+

Apenas a característica desejada é transferida

Viol

eta

Azu

l

Verd

e

Am

arel

o

Lara

nja

Verm

elho

450 550 650

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 4

agronômico (e, conseqüentemente, de características desejadas) entre um organismo doador (que pode ser uma planta, uma bactéria, um fungo etc.) e plantas, com segurança. Já a transgenia é a evolução deste processo em que há uma mistura de genes de diferentes espécies, ocorrendo uma combinação simultânea de vários outros genes.

c) O melhoramento genético clássico de plantas permite um melhoramento pontual por meio da inserção de um ou mais genes, com o objetivo de ampliar a variedade de genes que podem ser introduzidos em plantas. Já a transgenia é uma ferramenta da biotecnologia agrícola que permite cruzar espécies, com o objetivo de combinar vários genes e conseqüente expressão de características desejáveis.

d) No melhoramento tradicional de plantas, cruzam-se as espécies sexualmente compatíveis e ocorre a combinação simultânea de vários genes. Já a transgenia é uma evolução deste processo, com o objetivo de acelerá-lo e de ampliar a variedade de genes que podem ser introduzidos nas plantas, permitindo um melhoramento "pontual" através da inserção de um ou poucos genes e da conseqüente expressão de uma ou poucas características desejáveis.

9. Os citologistas dividem o ciclo celular em duas etapas:

divisão celular e interfase. A divisão celular é o processo pelo qual uma célula se transforma em duas novas células-filhas. Nesse caso, dividir significa duplicar, pois as novas células são capazes de crescer e de se transformar em células idênticas à original. Em geral, a divisão celular dura menos de 1 hora, o que

corresponde a cerca de 5% da duração do ciclo celular. Nos 95% do tempo restante a célula permanece em interfase, definida como o período entre duas divisões.

Acima, temos a representação esquemática do ciclo celular. Indique, respectivamente, as etapas 1, 2, 3, 4 e 5, os quais contemplam as duas fases do ciclo celular.

a) 1 – fase G1; 2 – fase G2; 3 – fase S;

4 – mitose; 5 – fase G1. b) 1 – fase G1; 2 – fase S; 3 – fase G2;

4 – mitose; 5 – fase G1.

c) 1 – fase S; 2 – fase G1; 3 – fase G2; 4 – mitose; 5 – fase G1.

d) 1 – fase G2; 2 – fase S; 3 – fase G1; 4 – mitose; 5 – fase G1.

10. A bioética, que etimologicamente significa a ética da

vida, é o novo campo das ciências biológicas e áreas afins que foi assumida pela ética. A palavra é formada por dois vocábulos de origem grega: bios (vida) e ética (costumes; valores relativos a determinado agrupamento social, em algum momento de sua história). Os temas mais apresentados atualmente pela bioética são chamados de direitos reprodutivos (esterilização, aborto, eutanásia, doenças terminais, engenharias genéticas e entre outros). Hoje, a bioética é uma disciplina norteadora de teorias do biodireito e para a legislação, com a finalidade de assegurar mais humanismo no cotidiano das práticas médicas e nas experimentações científicas que utilizam seres humanos. Os avanços da engenharia genética têm permitido o conhecimento mais amplo dos cromossomos, facilitando a identificação genética - DNA fingerprint ou impressão digital de DNA - de um indivíduo pela análise de DNA, a partir de sangue, de sêmen ou de fios de cabelos e outros tipos de materiais existentes no corpo de uma pessoa. Uma das técnicas utilizadas para a identificação de parentesco é a comparação entre os DNAs mitocondriais. A escolha desse teste está relacionada ao fato de: a) o DNA mitocondrial será herdado das duas avós,

por meio de uma mistura dos genes do pai e da mãe, garantindo uma confiabilidade à identificação do grau de parentesco.

b) o DNA mitocondrial que, por sua vez, é herdado da avó paterna, por meio das mitocôndrias existentes no citoplasma, permite traçar árvores familiares confiáveis.

c) o DNA mitocondrial que, por sua vez, é herdado do avô paterno, por meio das mitocôndrias existentes no citoplasma do espermatozóide do pai, permite identificar o grau de parentesco com maior segurança.

d) o DNA mitocondrial que, por sua vez, é herdado da avó materna, por meio das mitocôndrias existentes no citoplasma do ovócito da mãe, permite traçar árvores genealógicas confiáveis.

11. As conquistas da biotecnologia só foram possíveis

graças à descoberta de novas técnicas de cultura de microorganismos e de tecidos vegetais e animais, além de outras técnicas laboratoriais e do isolamento de inúmeras enzimas. As principais enzimas que atuam nestes processos são: de restrição, ligases, DNA polimerase e transcriptase reversa. Assinale a alternativa que representa as funções de cada enzima descrita acima.

a) As enzimas de restrição podem cortar o DNA em

pontos determinados, funcionando como

1 2 3 4 5

2X

X

Quantidade de DNA

Quantidade de DNA em relação às diferentes fases do ciclo celular

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 5

verdadeiras tesouras químicas de precisão; as ligases funcionam como cola, unindo fragmentos de DNA, produzindo moléculas de DNA recombinadas; a DNA polimerase produz fita complementar de DNA; a transcriptase reversa faz a transcrição reversa de RNA para DNA.

b) As enzimas de restrição podem cortar fragmentos de RNA em pontos específicos; as ligases atuam como colas de precisão, unindo os nucleotídeos de RNA; a DNA polimerase sintetiza uma fita complementar de RNA; a transcriptase reversa faz a tradução de RNA para DNA.

c) As enzimas de restrição cortam pequenos pedaços de DNA em pontos variados; as ligases unem fragmentos de RNA, funcionando como uma cola. A DNA polimerase atua na produção de um filamento de DNA complementar; a transcriptase reversa faz a tradução de RNA para DNA.

d) As enzimas de restrição podem cortar o RNA em pontos específicos, funcionando como tesouras biológicas; as ligases unem filamentos complementares de RNA; a DNA polimerase sintetiza uma nova fita complementar de DNA; a transcriptase reversa faz a produção de proteínas.

12. O desenvolvimento embrionário tem início com a

primeira divisão mitótica do zigoto e pode ser dividido em três etapas: segmentação, gastrulação e organogênese. Durante a fase de gastrulação, as células embrionárias continuam a se multiplicar e se organizam, formando a gástrula.

Na representação da figura acima, temos o processo de transição de gástrula para a nêurula de um anfíbio. Identifique os processos indicados da etapa I, representados pelos os seguintes números: 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente: a) Ectoderma, blastocela, endoderma, blastóporo e

arquêntero. b) Ectoderma, blastocela, celoma e bastóporo. c) Ectoderma, mesoderma, endoderma, blastóporo e

arquêntero. d) Ectoderma, celoma, mesoderma, blastóporo e

intestino primitivo. 13. “As enzimas são moléculas polipeptídicas grandes,

enroladas sobre si mesmas, de modo a formar um glóbulo como uma espécie de encaixe”. Assinale a alternativa a seguir que indica o caminho de uma

enzima que irá atuar fora da célula, desde o local de sua produção até o local de atuação. a) Retículo endoplasmático não-granuloso ⇒

lisossomos ⇒ meio extracelular. b) Complexo golgiense ⇒ retículo endoplasmático

não -granuloso ⇒ meio extracelular c) Retículo endoplasmático granuloso ⇒

complexo golgiense ⇒ meio extracelular. d) Retículo endoplasmático granuloso ⇒ lisossomos

⇒ complexo golgiense ⇒ meio extracelular. 14. Os leucócitos são células esféricas e nucleadas, em

geral bem maiores que as hemácias. Eles se originam a partir da mesma linhagem de células - tronco da medula óssea vermelha que produz as hemácias. Em condições normais, há entre 5 e 10 mil leucócitos em cada mm3 de sangue humano. Sua função mais importante é defender o organismo contra microorganismos ou substâncias estranhas que penetram nos tecidos. Os leucócitos são classificados em dois tipos básicos: granulócitos e agranulócitos. Dentre os agranulócitos, temos os linfócitos B e T, que em geral, são os principais responsáveis pela imunidade. Assinale a alternativa que julga corretamente o tipo de linfócito e a sua principal função: a) Os linfócitos B são especializados na produção de

proteínas da classe das imunoglobolinas denominadas anticorpos, estes por sua vez, reconhecem os microorganismos e as substâncias estranhas que penetram no corpo e as combatem. Já os linfócitos T podem ser de dois tipos principais: auxiliadores ou linfócitos CD4 e citotóxicos ou linfócitos CD8. Os linfócitos T auxiliadores estimulam os linfócitos B a produzir anticorpos e os linfócitos T citotóxicos a atacar e destruir células anormais, como as cancerosas ou as infectadas por vírus.

b) Os linfócitos T citotóxicos são especializados na atividade fagocitária e produzem interleucinas que são capazes de reconhecer os invasores e de combatê-los. Já os linfócitos T auxiliadores produzem proteínas denominadas anticorpos e reconhecem os microorganismos e as substâncias estranhas que penetram no corpo e as combatem. Os linfócitos B são células responsáveis pela produção de antígenos que reconhecem os microorganismos e os destroem.

c) Os linfócitos T auxiliadores são responsáveis pela resposta inflamatória na região de um ferimento, que, por sua vez, liberam bradicinas (pequenas cadeias de aminoácidos), que estimulam células nervosas próximas a levar a informação da lesão ao cérebro, que interpreta como dor. Os linfócitos citotóxicos produzem uma proteína chamada de histamina que desempenha um papel importante nas inflamações e respostas alérgicas. Os linfócitos B são responsáveis pela síntese das

1 2 3

4 5

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 6

proteínas denominadas anticorpos que atuam no reconhecimento de substâncias estranhas.

d) Os linfócitos T auxiliadores se deslocam continuamente pelo corpo, reconhecendo as substâncias estranhas e coordenando a ação dos macrófagos. Os linfócitos T citotóxicos estimulam os linfócitos B a produzirem interleucinas durante uma resposta inflamatória.

15. O BRASIL NÃO CUMPRE META DA OMS SOBRE A

CURA DA TUBERCULOSE O Brasil não cumpriu a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de curar 85% dos casos de tuberculose em 2005. A doença tem tratamento barato e seu primeiro sinal é fácil de detectar: tosse por mais de três semanas. O país ficou no patamar de 75% de cura, mas, segundo o Ministério da Saúde, deverá alcançar a meta ainda neste ano. Ontem foi o dia internacional de combate à doença. Anualmente são detectados cerca de 85 mil casos novos da doença no país. O Brasil é o 16ª país do mundo com maior incidência em números absolutos de tuberculose.

Diário de Natal, 25/03/06 (Folhapress)

São muitas as doenças que afligem a humanidade. Para algumas existem vacinas, para outras não há cura ou tratamento. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse assunto. a) A Sífilis é causado pela bactéria Treponema

pallidum, que se transmite por via sexual ou da mãe ou do feto, durante a gestação.

b) A bactéria Bacillus anthracis, conhecida como antraz, causa o carbúnculo, levando a produzir uma infecção purulenta localizada quando penetra no ferimento, havendo perigo de septicemia e pode ser usada como uma arma biológica.

c) O inseto Aedes aegypti, um tipo de mosquito de hábitos diurnos, é o responsável pela transmissão do dengue. Em face dessa condição, o vírus do dengue se classifica entre os arbovírus.

d) Difteria, Disenteria Bacilar, Coqueluche e Tuberculose são viroses e por isso não podem ser tratados com antibióticos.

16. A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos

perpetuam a sua espécie. Em particular, os vírus enquanto não encontram uma célula em que possa penetrar, não manifestam nenhuma atividade viral. Quando encontra a célula hospedeira apropriada, o vírus introduz nela o seu programa genético e este entra em ação, usando para isso a “maquinaria” bioquímica celular. O ciclo reprodutivo do bacteriófago T4 apresenta uma seqüência de acontecimentos. Assinale a seqüência correta dos acontecimentos do ciclo reprodutivo do vírus bacteriófago T4.

a) Adsorção ⇒ Biossíntese ⇒ Penetração no material genético da célula hospedeira ⇒ Montagem ⇒ Liberação (lisogênico).

b) Adesão⇒ Biossíntese ⇒ Maturação ⇒ Penetração no material genético da célula hospedeira ⇒ Liberação (lise).

c) Adesão ⇒ Penetração ⇒ Biossíntese ⇒ Maturação ⇒ Liberação (lise).

d) Adsorção⇒ Eclipse ⇒Penetração ⇒ Montagem⇒ Liberação (lisogênico).

17. O termo “protozoário” é empregado pelos biólogos

para designar um grupo de organismos unicelulares heterotróficos, cujo comprimento pode variar entre 2 e 1000µm. Algumas espécies são parasitas, habitando o interior do corpo de animais invertebrados e vertebrados, em muitos casos provocando doenças. Assinale a alternativa que julga corretamente a doença, o agente causativo, o modo de transmissão e os principais sintomas causados por protozoários. a) A Doença do sono é causada pelo Trypanosoma

gambiensis através da picada da mosca tse-tsé (Glossina palpalis), levando no primeiro estágio, febre, cansaço e anemia e no segundo estágio crônico, perturbações do sistema nervoso central, com sonolência profunda.

b) A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, através da picada do mosquito Triatoma infestans, levando no primerio estágio, dores, febres e cansaço e no segundo estágio crônico, lesões no coração e insuficiência cardíaca.

c) A malária é uma doença causada pelo Plasmodium, através da picada do mosquito-palha (Lutyzomia), levando geralmente a febre em intervalos regulares, dependendo da espécie de plasmódio.

d) A leishmaniose visceral é causada pela Leishmania brasiliensis, através da picada do mosquito Anopheles, levando à febre, a cansaço e afetando seriamente órgãos do sistema hematopoiético (baço, fígado e medula óssea).

18. SUSHI: QUANDO O JAPÃO CONQUISTA O BRASIL “Bolinhos de arroz especialmente temperados com sal, açúcar, vinagre de arroz, envoltos de algas, com o toque final de peixes crus e molho de soja (shoyu). Eis alguns dos ingredientes mais usados no prato, que enche os olhinhos puxados dos japoneses e, claro, os olhos gulosos dos brasileiros que não dispensam uma boa qualidade nipônica”.

Revista Saúde & Beleza, nº. 3 abril/2006.

Diversas espécies de algas são comestíveis, dentre elas temos a alga vermelha do gênero Porphyra, que depois de seca e prensada, transforma-se em folhas usadas na preparação de sushis e de outros pratos da culinária japonesa. Além de serem comestíveis, quais

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 7

seriam outros produtos que podem ser extraídos das algas vermelhas? a) O gellidium e a laminarina. O gellidium é um

dissacarídeo de alto poder nutritivo e também pode ser usado na pesquisa científica, como por exemplo, na cultura microbiana. A laminaria, semelhante ao gellidium, é utilizada na indústria da produção de medicamentos.

b) O ágar e a carragenina. O ágar é um polissacarídeo coloidal com diversas aplicações na indústria e na pesquisa científica. A carragenina, semelhante ao agar, também é utilizada na indústria, principalmente para manter a estabilidade de emulsões.

c) A nitella e o ágar. A nitella é uma proteína de alto poder nutritivo que pode ser utilizada na indústria de medicamentos. O ágar é um lipídio coloidal que pode ser usado na indústria de cosmético.

d) A carragenina e o gellidium. São produtos que apresentam a mesma composição química – um polissacarídeo coloidal, que tem um alto valor na indústria de cosméticos e na produção de medicamentos.

19. O esquema abaixo apresenta um corte transversal da

região jovem de uma raiz do grupo das angiospermas. Algumas estruturas estão identificadas por um número e pelo nome, enquanto outros estão indicados apenas por números.

Com base nesses esquemas, indique os números 1, 2 e 3, correspondentes à região jovem da raiz: a) 1 – indica o lenho ou xilema, constituído de vasos

lenhosos; 2 – indica o líber ou floema, constituído pelos vasos liberianos ou tubos crivados; 3 – indica o súber, constituído de células responsáveis pelo revestimento das raízes.

b) 1 – indica o líber ou floema, constituído pelos vasos liberianos ou tubos crivados; 2 – indica o lenho ou xilema, constituído de vasos lenhosos; 3 – indica o córtex, constituído por várias camadas celulares que surgem a partir do meristema fundamental.

c) 1 – indica o lenho ou xilema, constituído de vasos lenhosos; 2 – indica o líber ou floema, constituído pelos vasos liberianos ou tubos crivados; 3 – indica o câmbio vascular, constituído de células responsáveis pelo crescimento da raiz.

d) 1 – indica o líber ou floema, constituído pelos vasos liberianos ou tubos crivados; 2 – indica o lenho ou xilema, constituído de vasos lenhosos; 3 – indica o parênquima cortical, constituído por várias camadas celulares, sendo responsável pelo revestimento externo da raiz.

20. Analise atentamente o gráfico abaixo:

O gráfico revela que os níveis de AIA são capazes de promover o adequado crescimento de uma planta que varia nas diferentes partes do vegetal. Com base no gráfico acima, qual é alternativa correta que tem como base os efeitos do AIA. a) A raiz cresce entre I e III – a partir do ponto I,

qualquer elevação na concentração de AIA eleva a taxa de crescimento da raiz até o ponto II, concentração denominada ótima para esse órgão. A partir do ponto II, o AIA começa a inibir o crescimento da raiz, até que esse crescimento cessa ao atingir o ponto III.

b) A raiz cresce entre I e II – a partir do ponto I, qualquer elevação na concentração de AIA eleva a taxa de crescimento da raiz até o ponto II, concentração denominada parcial para esse órgão. A partir do ponto III, o AIA começa a inibir o crescimento da raiz e da gema apical, até que esse crescimento cessa ao atingir o ponto IV.

c) O caule cresce entre o II e V, o AIA atua como estimulador do crescimento do caule. A partir do ponto IV, o AIA cessa o crescimento.

d) O II é o ponto de concentração ótima para o crescimento do caule e o IV é o ponto inibitório da raiz.

21. As angiospermas surgiram há 100 milhões de anos a

partir da gimnosperma e diversificaram-se pelo planeta graças a seu eficiente sistema de vasos condutores e

100

50

0

–50

–100

raizgema

caule

Est

imul

oIn

ibiç

ão I II III IV V

3

1 2

6-Endoderme

7-Periciclo

5-Epiderme

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 8

à presença de flores e de frutos (estrutura exclusiva desses vegetais), que ajudam na dispersão da planta. Os representantes deste grupo independem da água para a fecundação e se reproduzem por alternância de gerações. No processo reprodutivo, podemos dividir em três etapas: polinização, germinação do pólen e fertilização. Na fertilização, o núcleo da célula geradora divide-se e origina duas células espermáticas chegando ao ovário e promovendo uma dupla fecundação. De acordo com o processo da fertilização, assinale a alternativa correta. a) Na fecundação das angispospermas, um dos

núcleos espermáticos funde-se com a micrópila e o outro com as antípodas, formando, respectivamente, o zigoto e um núcleo diplóide.

b) Na fecundação das angiospermas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se com a oosfera e o outro com os núcleos polares, formando, respectivamente, o zigoto e um núcleo triplóide.

c) Na fecundação das angiospermas, um dos núcleos espermáticos funde-se com a micrópila e o outro com as sinérgides, formando, respectivamente, o zigoto e um núcleo diplóide.

d) Na fecundação das angiospermas, um dos núcleos espermáticos degenera na entrada do ovário e o outro fecunda a micrópila, formando o zigoto.

22. Um homem foi levado ao hospital e ficou internado

com convulsões e problemas neurológicos. A partir de vários exames, foi constatado que ele apresentava cisticercose cerebral. A família desse homem iniciou um processo na justiça contra o açougue do qual comprava carne diariamente, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o agente causador da cisticercose. A acusação contra o açougue tem fundamento? a) Sim, pois se adquire a cisticercose pela ingestão

de carne malcozida contendo cisticercos. Estes são bolsas ovóides e esbranquiçadas e semitransparentes, conhecidas popularmente por “canjiquinhas”, devido ao seu aspecto.

b) Sim, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne malcozida e contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.

c) Não, pois a cisticercose não é transmitida pela ingestão de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.

d) Não, pois se uma pessoa ingerir ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros, ela servirá de hospedeira intermediária do verme. As oncosferas libertam-se dos ovos e podem atingir musculatura ou cérebro da pessoa, transformando-se em cisticercos,

23. Alguns representantes de peixes que habitam

profundezas oceânicas explodem quando trazidos rapidamente para a região da superfície. Utilizando os conhecimentos sobre a anatomia e a fisiologia dos

peixes, qual a alternativa que explica corretamente esse processo? a) Os rins são órgãos excretores que, além de retirar

os excretas nitrogenadas do sangue, também participam da regulação do peixe em diferentes profundidades. Se um peixe de profundidade é trazido rapidamente para a superfície, os rins dilatam-se, levando o peixe a explodir.

b) A bexiga natatória encontrada nos peixes condrictes regula a densidade do peixe em diversas profundidades. Se um peixe cartilaginoso é trazido rapidamente para a superfície, a pressão interna aumenta e os gases dentro da bexiga natatória dilatam-se, levando o peixe a explodir.

c) A bexiga natatória regula a densidade do peixe em diferentes profundidades. Se um peixe de profundidade é trazido rapidamente para a superfície, a pressão diminui e os gases dentro da bexiga natatória dilatam-se, levando o peixe a estourar.

d) A bexiga natatória ou bexiga de gás controla a flutuação dos peixes condríctes, sendo localizada na porção dorsal da cavidade corporal desses peixes, permitindo-lhe manter-se em grandes profundidades. Se um peixe cartilaginoso é trazido rapidamente para a superfície, a água exerce uma pressão cada vez menor sobre ele, comprimindo o gás na bexiga natatória que, por sua vez, dilata-se, levando o peixe a estourar.

24. Os néfrons são unidades responsáveis pela formação

da urina, localizados no córtex renal. Um néfron é uma estrutura tubular que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, a cápsula renal, no interior da qual situa-se o glomérulo renal. O conjunto formado pela cápsula renal e pelo glomérulo em seu interior é chamado de corpúsculo renal. A cápsula renal comunica-se com um longo tubo, o glomérulo néfrico, que apresenta três regiões distintas, denominadas: túbulo contorcido proximal, alça néfrica, túbulo contorcido distal e os ductos coletores. Assinale a alternativa que corresponde às regiões do glomérulo néfrico e o seu principal uso na formação da urina. a) No túbulo contorcido proximal, ocorre a difusão e

o transporte ativo executado pelas células dos túbulos que devolvem substâncias do filtrado para os capilares sanguíneos. Na alça néfrica ocorre osmose e a reabsorção de água do filtrado para os capilares sanguíneos. No túbulo contorcido distal ocorre o transporte ativo executado pelas células dos túbulos que removem excretas dos capilares sangüíneos, lançando-os na urina e os ductos coletores recebem a urina e a conduz ao ureter.

b) No túbulo contorcido proximal ocorre o transporte ativo, executado pelas células dos túbulos que devolvem substâncias do filtrado para as arteríolas aferentes. Na alça néfrica ocorre difusão e a reabsorção de sais do filtrado para as arteríolas

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 9

eferentes. No túbulo contorcido distal ocorre o transporte ativo executado pelas células dos túbulos que removem excretas dos capilares sangüíneos, lançando-os na urina e os ductos coletores recebem a uréia e a conduzem ao ureter.

c) No túbulo contorcido proximal ocorre a difusão executada pelas células dos túbulos que devolvem substâncias do filtrado para as arteríolas eferentes. Na alça néfrica ocorre osmose e a reabsorção de água do filtrado para os arteríolas aferentes. No túbulo contorcido distal ocorre a difusão executada pelas células dos túbulos que removem excretas dos capilares sanguíneos, lançando-os na urina e os ductos coletores recebem a uréia e a conduzem à uretra.

d) No túbulo contorcido proximal ocorre a osmose executada pelas células dos túbulos que devolvem substâncias do filtrado para os capilares sangüíneos. Na alça néfrica ocorre a difusão e a reabsorção de água do filtrado para os capilares sangüíneos. No túbulo contorcido distal ocorre o transporte passivo executado pelas células dos túbulos que removem excretas dos capilares sanguíneos, lançando-os na urina e os ductos coletores recebem a urina e a conduzem à uretra.

25. HIPERTENSÃO ARTERIAL

“A Hipertensão Arterial é a subida anormal e constante da pressão arterial (“pressão alta”), que causa lesões nos vasos sangüíneos e favorece a ocorrência de aterosclerose, derrame e insuficiência cardíaca, podendo acometer também outros órgãos (rins, olhos etc.). É necessário que o indivíduo tenha um acompanhamento médico, faça atividades físicas, sua dieta alimentar seja controlada e que diminua a ingestão de sal.”

Doenças cardiovasculares, Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder, 2003.

A quantidade de sódio no sangue é controlada pelo hormônio aldosterona, secretado pelo córtex da glândula renal. Assinale a alternativa que descreve o que acontece quando a quantidade de sódio baixa no sangue? a) Diminui a secreção do hormônio aldosterona, que

atua sobre os túbulos contorcidos proximais e distais, estimulando a reabsorção de sódio.

b) Aumenta a secreção do hormônio aldosterona, que atua sobre os túbulos contorcidos distais e sobre os ductos coletores, estimulando a reabsorção de sódio e do filtrado glomerular.

c) Aumenta a secreção do hormônio aldosterona, que atua sobre o glomérulo renal, estimulando a reabsorção de sódio e de um outro hormônio, a renina.

d) Diminui a secreção do hormônio aldosterona e aumenta a secreção do hormônio ADH (Antidiurético), levando a reabsorção de água e do filtrado glomerular.

26. A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio. As principais glândulas endócrinas humanas são: a hipófise, a glândula tireóidea, as glândulas paratireóideas, o pâncreas, as supra-renais e as gônadas. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à glândula, o hormônio e o seu principal efeito na espécie humana. a) A glândula tireóidea produz a calcitonina, que é

responsável pelo aumento do nível de cálcio no sangue.

b) A glândula adenoipófise produz a prolactina, que é responsável em estimular o corpo amarelo e a ovulação, nas mulheres, e as células intersticiais, nos homens.

c) As glândulas paratireóideas produzem o paratormônio, que é responsável pelo aumento do nível de cálcio no sangue.

d) A glândula tireóidea produz os glicocorticóides, que são responsáveis em estimular a quebra de glicogênio no fígado.

27. Além da identificação genética - DNA fingerprint ou

impressão digital de DNA - de um indivíduo pela análise de DNA, há exames mais simples que podem esclarecer qualquer dúvida sobre a paternidade. Temos por exemplo, o teste de tipagem sangüínea do sistema ABO, que permite determinar quem não pode ser o pai de uma criança. Assinale a alternativa que apresenta uma situação que possa assegurar a exclusão da paternidade. a) A criança é do tipo O, a mãe do tipo O e o suposto

pai do tipo A. b) A criança é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto

pai do tipo B. c) A criança é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto

pai do tipo O. d) A criança é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o

suposto pai do tipo O.

28. Na década de 1940, Landsteiner e sua equipe descobriram um novo sistema de grupos sangüíneos chamando-o de sistema Rh, a partir do sangue do macaco Rhesus (Macaca mulatta). O sangue desse macaco, uma vez injetado em cobaias ou coelhos, provocava nesses animais a síntese de anticorpos que podiam promover a aglutinação do sangue doado. O fator Rh foi classificado em dois tipos: Rh positivo e Rh negativo. O DHRN ou Doença Hemolítica do Recém-nascido refere-se ao fato de ocorrer destruição de hemácias pelos anticorpos anti-Rh. Para evitar que um filho apresente essa doença é necessário que: a) uma mulher Rh negativo que vai dar luz a uma

criança Rh positivo, no momento do parto, receba uma injeção intravenosa contendo aglutinina anti-Rh. Estes destroem rapidamente as hemácias fetais Rh positivo que penetram na circulação materna durante o parto, evitando que elas causem sensibilização na mulher.

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 10

b) uma mulher Rh positivo que vai dar luz a uma criança Rh negativo, até o terceiro dias após o parto, receba uma dose de vacina contendo aglutinogênios anti-Rh. Estes destroem as hemácias do feto Rh negativo que penetram na circulação materna, evitando que causem sensibilização na mulher.

c) uma mulher Rh positivo que vai dar luz a uma criança Rh negativo, no momento do parto, receba uma injeção intravenosa contendo aglutinina anti-Rh. Estes destroem os glóbulos vermelhos do feto Rh positivo que penetram na sua circulação, evitando que elas causem sensibilização no feto.

d) aplicando-se uma dose de vacina contendo aglutinogênio anti-Rh até o terceiro dia após o parto em uma mulher Rh negativo que vai dar a luz a uma criança Rh positivo. Estes destroem os eritrócitos maternos, evitando que causem a sensibilização do feto.

29. A pleiotropia é o fenômeno de um gene condicionar ou

influenciar mais de uma característica no indivíduo. Um exemplo de pleiotropia, na espécie humana, é a doença denominada fenilcetonúria. Assinale a alternativa correta que explica como se apresenta uma criança fenilcetonúrica. a) Uma criança fenilcetonúrica é portadora de um par

heterozigoto de genes autossômicos, que condiciona uma alteração na enzima hidroxilase, responsável pela conversão do aminoácido fenilalanina em leucina. O aminoácido leucina também participa da produção de melanina e, por sua vez, a criança fenilcetonúrica exibe também o albinismo.

b) Uma criança é portadora de um gene epistático que condiciona um defeito na enzima hidroxilase fenilalanina, responsável pela conversão do aminoácido fenilalanina em metionina. O aminoácido metionina também participa na variabilidade fenotípica da pele humana, podendo apresentar diferentes intensidades e, por sua vez, a criança fenilcetonúrica exibe pele mais escura.

c) Uma criança fenilcetonúrica é portadora de um par de alelos recessivos, que condiciona um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, responsável pela conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina. Em conseqüência, a fenilalanina acumula-se no sangue, provocando lesões no sistema nervoso central e ocasionando deficiência mental. O aminoácido tirosina também participa da produção de melanina e, por sua vez, a criança fenilcetonúrica exibe também pele mais clara do que deveria ter.

d) Uma criança é portadora de um par homozigoto dominante de genes autossômicos, que condiciona uma alteração na proteína fenilalanina oxidase, responsável pela conversão do aminoácido fenilalanina em leucina. O aminoácido leucina também auxilia na produção da queratina

e, por sua vez, a criança fenilcetonúrica apresenta um grande ressecamento na pele.

30. DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

A região mais afetada pela destruição da camada

de ozônio é a Antártida. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados afetada, maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta. Nas demais áreas do planeta, a diminuição da camada de ozônio também é sensível; de 3 a 7% do ozônio que a compunha já foi destruído pelo homem. Mesmo menores que na Antártida, esses números representam um grande alerta ao que nos poderá acontecer, se continuarmos a fechar os olhos para esse problema.

www.geocities.com A camada de ozônio da atmosfera é importante para o meio ambiente porque: a) em camadas mais altas da atmosfera o ozônio

fornecerá oxigênio, reduzindo a respiração vegetal.

b) facilita a passagem da radiação infravermelha, diminuindo a ocorrência de mutações genéticas.

c) dificulta a reação do ácido sulfúrico com o oxigênio, impedindo que ocorra a formação da chuva ácida.

d) em camadas mais altas da atmosfera forma-se um escudo protetor contra a penetração de um tipo de radiação ultravioleta do sol muito prejudicial aos seres vivos.

31. Os itens enumerados a seguir são exemplos de

diferentes relações entre os seres vivos. I- Os corais constroem um esqueleto calcário

compartilhado por centenas, milhares ou milhões de indivíduos de uma mesma espécie que vivem fisicamente juntos.

II- A Obelia é um cnidário que vive flutuando nas águas do mar e apresenta indivíduos alimentadores, chamados de gastrozóides, e indivíduos reprodutores, chamados de gonozóides.

III- Os cupins ou térmitas são insetos pertencentes à ordem Isoptera, que vivem em túneis no interior do solo ou de madeira. Os cupins apresentam pelo menos três castas, uma delas é constituída por rainhas e reis; outra casta é a dos operários; e a outra dos soldados.

IV- Algumas clorofíceas vivem no interior de células de animais, principalmente os cnidários de água doce como a Hydra, sendo chamadas de zooclorelas.

V- O cipó-chumbo é uma planta que tem raízes especializadas, denominadas haustórios, capazes de penetrar na planta hospedeira até os vasos liberianos, de onde extrai seiva elaborada.

VI- As plantas epífitas crescem sobre árvores de grande porte para obter maior suprimento de luz para a

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 11

fotossíntese, principalmente no ambiente pouco iluminado do interior das florestas.

As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:

a) Colônias heteromorfas/ Colônias isomorfas/

Sociedades/ parasitismo/ inquilinismo/ Parasitismo.

b) Colônias isomorfas/ Colônias heteromorfas/ Sociedades/ Endossimbiose/ Parasitismo/ Inquilinismo.

c) Colônias isomorfas/ Colônias heteromorfas/ Sociedades/ parasitismo/ inquilinismo/ Parasitismo.

d) Colônias isomorfas/ sociedades/ colônias heteromorfas/ simbiose/ Parasitismo/ Inquilinismo.

32. Sobre os principais biomas brasileiros, indique se é

verdadeiro (V) ou Falso (F) cada uma das afirmativas a seguir. ( ) O bioma denominado floresta pluvial costeira, ou

floresta atlântica, situa-se nas montanhas e planícies costeiras, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A região sul do Espírito Santo e de Cabo Rio, no Rio de Janeiro, são as únicas áreas onde esse bioma não se desenvolveu originalmente. A floresta Atlântica tem árvores com folhas largas (latifoliadas) e perenes, como as da floresta amazônica. A altura média do andar superior oscila entre 30 m e 35 m, mas a maior densidade da vegetação é a do andar arbustivo. Há grande diversidade de bromélias e orquídeas.

( ) A floresta de araucárias situa-se nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em regiões com índices pluviométricos em torno de 1400 mm anuais e temperaturas moderadas, com baixas significativas no inverno. A floresta de araucárias apresenta três andares vegetais bem definidos. O andar arbóreo é constituído, principalmente, pelas copas do pinheiro-do-paraná, chegando a atingir 25m de altura. O andar arbustivo é muito denso, com diversos tipos de arbusto e samambaias arborescentes. O andar herbáceo há gramíneas formando a vegetação rasteira.

( ) A caatinga é um bioma que ocupa cerca de 10% do território brasileiro, estendendo-se pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de Minas Gerais. A caatinga tem índices pluviométricos baixos, em torno de 500 mm a 700 mm anuais. As condições climáticas são rigorosas da caatinga e são submetidas a ventos fortes e secos, que contribuem para a aridez da paisagem nos meses de seca. A vegetação da caatinga é formada por plantas com marcantes adaptações ao clima seco, como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis e caules que armazenam água. Essas adaptações

compõem o aspecto característico das plantas da caatinga, denominadas xeromórficas.

( ) Os manguezais ou mangues são biomas litorâneos com vegetação arbustiva característica, onde o solo é lodoso e salgado. Podemos distinguir três tipos de vegetação do mangue: o mangue-vermelho (Rhizophora mangle), o mangue-branco (Laguncularia racemosa) e o mangue-seriba (Avicennia). Esses três tipos de mangue estão presentes, juntos ou separados, nas diversas regiões do Brasil. Não há vegetação rasteira nos manguezais, e são poucas as plantas epífitas presentes. A planta Rhizophora mangle é um arbusto facilmente identificado por seus rizóforos, ramos caulinares com formação arqueada que penetram no solo, onde eventualmente formam as raízes adventícias.Os rizóforos são adaptações ao solo pouco firme do manguezal, conferindo maior área de sustentação às plantas. As plantas do gênero Avicennia têm raízes especiais denominadas pneumatóforos, que crescem eretas e emergem do solo alagado, garantindo a obtenção de gás oxigênio necessário à respiração das raízes.

A seqüência correta é: a) F – F – V – V b) F – V – F – V c) V – F – V – F d) V – V – V – V

33. O lançamento de poluentes por veículos automotivos e

por indústrias é mais ou menos constante ao longo de um período anual, entretanto, nas grandes metrópoles brasileiras que apresentam centros industriais, têm-se verificado níveis alarmantes de poluentes atmosféricos junto ao solo, principalmente nos meses mais frios. Assinale a alternativa correta que explica a razão deste processo. a) A poluição aumenta nos meses mais frios devido

ao processo do efeito estufa, pois a energia absorvida pela superfície é reirradiada na forma de calor (radiação infravermelha) para a atmosfera, mantendo a superfície terrestre aquecida.

b) A poluição aumenta nos meses mais frios porque o poluente atmosférico, o dióxido de enxofre, um gás tóxico proveniente da queima industrial de combustíveis, juntamente com o dióxido de nitrogênio, também liberado pela indústria, podem manter a temperatura terrestre mais aquecida.

c) A poluição aumenta nos meses de inverno devido ao fenômeno de inversão térmica, que impede a dispersão dos poluentes.

d) A poluição aumenta nos meses mais frios devido ao poluente monóxido de carbono, um gás incolor, inodoro, um pouco mais leve que o ar e muito tóxico. Esse gás é lançado pelos motores de automóveis, ônibus e caminhões e mantém a superfície terrestre mais aquecida.

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 12

34. Os itens abaixo são exemplos de adaptações que

alguns organismos apresentam em relação ao ambiente em que vivem.

I- A falsa-coral é uma serpente pouco peçonhenta,

mas que mantém afastados possíveis predadores por se parecer com a coral-verdadeira.

II- As flores da orquídea Ophrys apifera assemelham-se a uma fêmea de abelha, produzindo um odor que atrai os zangões. Ao tentarem copular com as flores, os zangões transportam o pólen promovendo a reprodução da orquídea.

III- As raposas-do-ártico têm pelagem totalmente branca durante o inverno, e pelagem acinzentada nas outras épocas do ano, quando não há neve.

Assinale a seqüência correta que corresponde, respectivamente, a cada item acima. a) Camuflagem, mimetismo e camuflagem b) Mimetismo, mimetismo e camuflagem c) Mimetismo, camuflagem e mimetismo d) Camuflagem, camuflagem e mimetismo

35. A forma hidrodinâmica do corpo de um pingüim, de um

acará, de um ictiossauro e de um golfinho desenvolveu-se independentemente nesses animais como adaptação ao meio aquático. Podemos observar neste caso, um exemplo de: a) divergência adaptativa. b) convergência adaptativa. c) mimetismo. d) seleção natural.

36. Qualquer alteração que afete o número ou a estrutura

dos cromossomos de uma célula é denominada mutação cromossômica. As mutações cromossômicas numéricas são classificadas em aneuploidias e euploidias. De acordo com as alternativas abaixo, marque a opção verdadeira. a) As aneuploidias são alterações em que há perda

ou acréscimo de um ou mais cromossomos. Já euploidias são alterações em que há perda ou acréscimo de lotes cromossômicos (genomas) completos.

b) As aneuploidias surgem quando os cromossomos se duplicam e a célula não se divide. Algumas espécies vegetais cultivadas apresentam aneuploidias, como o trigo (gênero Triticum), em que há variedades diplóides (2n=14), tetraplóides (4n=28) e hexaplóides (6n=42). Já euploidias surgem devido a erros na distribuição dos cromossomos durante as divisões celulares. As células resultantes da divisão anormal ficam com excesso ou falta de cromossomos.

c) As aneuploidias são aquelas em que há alteração na forma ou no tamanho de um ou mais cromossomos da célula. Já euploidias são aquelas

em que há alteração no número de cromossomos da célula.

d) As aneuploidias surgem quando os cromossomos se duplicam e a célula não se divide. Já as euploidias surgem devido a erros na disjunção dos cromossomos durante as sucessivas divisões celulares.

37. Os cientistas acreditam que, na história evolutiva da

vida, as espécies surgem normalmente por cladogênese, isto é, por diversificação de uma espécie ancestral. Ao fenômeno de formação de novas espécies dá-se o nome de especiação. Seguindo essa linha, os biólogos distinguem dois tipos de processos de especiação: especiação alopátrica e especiação simpátrica. Assinale a seqüência correta dos acontecimentos da especiação alopátrica, a) Isolamento geográfico ⇒ formação de raças ou

subespécies diferentes ⇒ mutações, recombinações gênicas e seleções naturais diferenciais ⇒ Isolamento reprodutivo.

b) Isolamento reprodutivo ⇒ formação de raças ou subespécies diferentes ⇒ mutações, recombinações gênicas e seleções naturais diferenciais ⇒ Isolamento geográfico.

c) Isolamento geográfico ⇒ mutações, recombinações gênicas e seleções naturais diferenciais ⇒ formação de raças ou subespécies diferentes ⇒ Isolamento reprodutivo.

d) Isolamento reprodutivo ⇒ mutações, recombinações gênicas e seleções naturais diferenciais ⇒ formação de raças ou subespécies diferentes⇒ Isolamento geográfico.

38. A fecundação compreende o processo de fusão dos

núcleos masculino e feminino dos gametas (haplóides), formando a célula-ovo ou zigoto (diplóide). Assinale a alternativa que apresenta o quadro hormonal da situação em que o óvulo não fosse fecundado. a) Após a ovulação, o nível de FSH no sangue

diminui, já que a síntese desse hormônio é inibida pelos estrógenos. Em conseqüência, ocorre redução na produção de estrógenos, uma vez que é o FSH que estimula a secreção desses hormônios. A redução no nível de estrógenos acarreta redução na síntese de LH. A carência de LH determina o atrofiamento do corpo lúteo do ovário e a diminuição do nível de progesterona no sangue. Com isso, parte do endométrio desliga-se do útero e é eliminado através do canal vaginal, juntamente com o sangue dos vasos rompidos na mucosa uterina. Inicia-se, portanto, o fluxo menstrual, fato que indica a não ocorrência de fecundação.

b) Após a ovulação, o nível de LH no sangue aumenta. Em conseqüência, ocorre o aumento na produção de estrógenos, uma vez que é o LH que

CONCURSO PÚBLICO – BIOLOGIA CEFET/RN – 2006

BIOLOGIA - 13

estimula a secreção desses hormônios. O aumento do nível de estrógenos acarreta redução na síntese do FSH. A carência de FSH determina o atrofiamento do corpo lúteo do ovário e a elevação do nível de progesterona no sangue. Com isso, parte do corpo do útero desliga-se e é eliminado através do canal vaginal. Inicia-se, portanto, o ciclo menstrual, fato que indica a não ocorrência de fecundação.

c) Após a ovulação, os níveis de FSH e estrógenos no sangue estão muito baixos, e o nível de LH começa a se reduzir. A carência de FSH e de estrógenos determina o atrofiamento do corpo lúteo do ovário e a elevação do nível de progesterona no sangue. Com isso, parte do endométrio desliga-se do útero e é eliminado através do canal vaginal. Inicia-se, portanto, o ciclo menstrual.

d) Após a ovulação, os níveis de FSH e estrógenos no sangue estão muito altos, e o nível de LH começa a se reduzir. O aumento de FSH e de estrógenos determina o atrofiamento do corpo lúteo do ovário e a diminuição do nível de progesterona no sangue. Com isso, parte do endométrio desliga-se do útero e é eliminado através do canal vaginal. Inicia-se, portanto, o ciclo menstrual.

39. Na espécie humana, a polidactilia é um caráter dominante e a miopia, um caráter recessivo. Os genes responsáveis por esses caracteres localizam-se em autossomos e apresentam segregação independente. Uma mulher míope com polidactilia, cuja mãe era normal para as duas características, é casada com um homem normal, cujo pai era míope. Qual é a probabilidade do casal em ter uma criança míope e com polidactilia? a) 50% b) 75% c) 25% d) 35,5%

40. A fotossíntese é um processo celular pelo qual a

maioria dos seres autotróficos produz substâncias orgânicas. Esse processo é de fundamental importância para a reciclagem do carbono, oxigênio e água na biosfera. Com base na fotossíntese, Assinale a alternativa que apresenta substâncias produzidas em reações que acontecem nos grana e que são consumidas em reações que acontecem no estroma dos cloroplastos. a) CO2 e H2O b) H2O e NADPH2 c) ATP e NADPH2 d) CO2 e ATP