grandes primatas brasileiros

2
Foto: Cristhian Chaves Macaco-barrigudo Lagothrix lagotricha Bruna Pereira Fernandes Gustavo Toledo Bacchim Luiz Gustavo Almeida Infante Rafaela Paes Torres Pinto Stéfano Fais Demattê Gomes - O Brasil é o país com - O Brasil é o país com o maior número de primatas o maior número de primatas conhecidos. São cerca de conhecidos. São cerca de 134 espécies distribuídas 134 espécies distribuídas em 4 famílias e 19 gêneros. em 4 famílias e 19 gêneros. - Cerca de 1/3 das - Cerca de 1/3 das espécies brasileiras espécies brasileiras encontram-se em risco de encontram-se em risco de extinção. extinção. - A atividade humana é, - A atividade humana é, de fato, a principal causa de fato, a principal causa no declínio das populações no declínio das populações dos primatas dos primatas - Os principais fatores - Os principais fatores que contribuem para isso que contribuem para isso são: desmatamento são: desmatamento descontrolado, por conta da descontrolado, por conta da extração de madeira e extração de madeira e também a captura de animais também a captura de animais para tráfico com fins de para tráfico com fins de vendas ilegais para vendas ilegais para estimação. estimação. oto: Germano Woehl Junior - Eles são fundamentais - Eles são fundamentais para a saúde dos para a saúde dos ecossistemas onde vivem. ecossistemas onde vivem. Pois dispersam sementes de Pois dispersam sementes de frutas e outros alimentos frutas e outros alimentos por eles consumidos, por eles consumidos, ajudam também na ajudam também na reprodução de uma série de reprodução de uma série de plantas que compõe seu plantas que compõe seu habitat. habitat. Foto(Fundo): Cristhian Chaves

Upload: stefano-fais

Post on 12-Jan-2016

39 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho sobre os maiores primatas que ocorrem no brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Grandes Primatas Brasileiros

Foto: Cristhian Chaves

Macaco-barrigudoLagothrix lagotrichaBruna Pereira Fernandes

Gustavo Toledo BacchimLuiz Gustavo Almeida Infante Rafaela Paes Torres Pinto Stéfano Fais Demattê Gomes

- O Brasil é o país com o maior - O Brasil é o país com o maior número de primatas conhecidos. São número de primatas conhecidos. São cerca de 134 espécies distribuídas em 4 cerca de 134 espécies distribuídas em 4 famílias e 19 gêneros.famílias e 19 gêneros.- Cerca de 1/3 das espécies brasileiras - Cerca de 1/3 das espécies brasileiras encontram-se em risco de extinção.encontram-se em risco de extinção.- A atividade humana é, de fato, a - A atividade humana é, de fato, a principal causa no declínio das principal causa no declínio das populações dos primataspopulações dos primatas- Os principais fatores que - Os principais fatores que contribuem para isso são: contribuem para isso são: desmatamento descontrolado, por desmatamento descontrolado, por conta da extração de madeira e conta da extração de madeira e também a captura de animais para também a captura de animais para tráfico com fins de vendas ilegais para tráfico com fins de vendas ilegais para estimação.estimação.

Foto: Germano Woehl Junior

- Eles são fundamentais para a saúde - Eles são fundamentais para a saúde dos ecossistemas onde vivem. Pois dos ecossistemas onde vivem. Pois dispersam sementes de frutas e dispersam sementes de frutas e outros alimentos por eles outros alimentos por eles consumidos, ajudam também na consumidos, ajudam também na reprodução de uma série de plantas reprodução de uma série de plantas que compõe seu habitat.que compõe seu habitat.

Foto(Fundo): Cristhian Chaves

Page 2: Grandes Primatas Brasileiros

Nome científico:Nome científico: Lagothrix lagotrichaLagothrix lagotrichaDistribuição geográfica: Distribuição geográfica: Brasil Brasil (Amazônia), Peru e Venezuela.(Amazônia), Peru e Venezuela.Hábito alimentar: Hábito alimentar: Frutos e folhasFrutos e folhasPeríodo de gestação: Período de gestação: 90 a 95 dias90 a 95 diasLongevidade: Longevidade: 20 anos20 anosCuriosidades: Curiosidades: Um dos maiores macacos Um dos maiores macacos brasileiros, pesando entre 7 e 11 kg. brasileiros, pesando entre 7 e 11 kg. Possui um rabo longo com a Possui um rabo longo com a Extremidade especializada em agarrar, Extremidade especializada em agarrar, uma pelagem macia e muito uma pelagem macia e muito concentrada na barriga, que o faz concentrada na barriga, que o faz parecer ter um “barrigão”.parecer ter um “barrigão”.Seu estado de conservação é Seu estado de conservação é preocupante pois se encontra ameaçado preocupante pois se encontra ameaçado de extinção, e isso se dá pela caça, de extinção, e isso se dá pela caça, tráfico e as baixas taxas de crescimento tráfico e as baixas taxas de crescimento populacional, pois a reprodução é a cada populacional, pois a reprodução é a cada três anos.três anos.

EM EXTINÇÃOEM EXTINÇÃO

Nome científico: Nome científico: Alouatta fuscaAlouatta fuscaDistribuição geográfica: Distribuição geográfica: Brasil (Brasil (Rio de Rio de Janeiro ao Rio grande do Sul) e ArgentinaJaneiro ao Rio grande do Sul) e ArgentinaHábito alimentar: Hábito alimentar: Folhas e frutosFolhas e frutosPeríodo de gestação: Período de gestação: 185 a 195 dias185 a 195 diasLongevidade: Longevidade: 25 anos25 anosCuriosidades: Curiosidades: Uma de suas principais Uma de suas principais características é de que sua vocalização características é de que sua vocalização pode ser ouvida a 5km de distância !pode ser ouvida a 5km de distância !Também possui uma cauda muito forte Também possui uma cauda muito forte para se locomover nas árvores onde vive.para se locomover nas árvores onde vive.Têm pêlos mais compridos nos lados da Têm pêlos mais compridos nos lados da cara que faz parecer que ele tenha cara que faz parecer que ele tenha ““barba”. Vivem em bandos com cerca debarba”. Vivem em bandos com cerca de30 indivíduos, onde há um macho 30 indivíduos, onde há um macho dominante que é chamado de Capelão, dominante que é chamado de Capelão, se destaca por ser maior e mais dourado.se destaca por ser maior e mais dourado.

Foto: Wilson Uieda

Foto: Wilson Uieda

Nome científico: Nome científico: Ateles belzebuth marginatusAteles belzebuth marginatusDistribuição geográfica: Distribuição geográfica: Brasil (Pará)Brasil (Pará)Hábito alimentar: Hábito alimentar: Folhas e frutosFolhas e frutosPeríodo de gestação: Período de gestação: 210 a 232 dias210 a 232 diasLongevidade: Longevidade: 25 anos25 anosCuriosidades: Curiosidades: Só ocorre no Brasil, possui Só ocorre no Brasil, possui membros e cauda comprida, abdome membros e cauda comprida, abdome dilatado que faz com ele pareça umadilatado que faz com ele pareça umaaranha enorme ! aranha enorme ! Ele usa bastante a cauda, ela é muito Ele usa bastante a cauda, ela é muito forte e é utilizada como um “quinto forte e é utilizada como um “quinto membro”. O polegar deles é muito membro”. O polegar deles é muito reduzido, o que permite com que ele reduzido, o que permite com que ele pule facilmente de galho em galho. Nos pule facilmente de galho em galho. Nos indivíduos dessa espécie apenas os indivíduos dessa espécie apenas os machos possuem a testa branca.machos possuem a testa branca.

Foto: Júlio César Bioca Marques

Foto(Fundo): Júlio César Bioca Marques