glossÁrio - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o meio...

45
GL GL GL GL GL OSSÁRIO OSSÁRIO OSSÁRIO OSSÁRIO OSSÁRIO Produzido perto: Em colaboração com: Junho de 2005

Upload: lecong

Post on 14-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

GLGLGLGLGLOSSÁRIOOSSÁRIOOSSÁRIOOSSÁRIOOSSÁRIOProduzido perto:

Em colaboração com:

Junho de 2005

Page 2: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

2

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

A Abastecimento de água potável:Abastecimento de água potável:Abastecimento de água potável:Abastecimento de água potável:Abastecimento de água potável: um sistema básico deabastecimento de água potável inclui a infra-estruturanecessária para captar a água desde a fonte que reunacondições aceitáveis, realizar um tratamento prévio paraposteriormente conduzi-la, armazená-la e distribui-la àcomunidade de forma regular.

Absorção (biológica): Absorção (biológica): Absorção (biológica): Absorção (biológica): Absorção (biológica): processo de transporte ativo ou passivode uma substância até o interior do organismo ou corpo,geralmente por meio dos pulmões, trato gastrointestinal ouda pele.

Ação comunitária para a saúde:Ação comunitária para a saúde:Ação comunitária para a saúde:Ação comunitária para a saúde:Ação comunitária para a saúde: refere-se aos esforçoscoletivos das comunidades para incrementar seu controle sobreas determinantes da saúde e, como conseqüência, melhorá-la. Ação concreta e eficaz da comunidade no estabelecimentode prioridades em matéria de saúde, a adoção de decisões eo planejamento de estratégias e sua implantação com afinalidade de melhorar a saúde.

Aceitação do risco:Aceitação do risco:Aceitação do risco:Aceitação do risco:Aceitação do risco: decisão de que se pode tolerar o riscoassociado com uma exposição determinada a uma substância,ou a algum evento que conduza a esta exposição porconsiderá-lo baixo, com a finalidade de obter os benefíciosassociados à mencionada substância.

Acesso à água potável:Acesso à água potável:Acesso à água potável:Acesso à água potável:Acesso à água potável: mede-se pela porcentagem de umapopulação que conta com uma quantidade adequada deágua potável em uma residência ou encontra-se localizado auma distância conveniente dos habitantes das residências. Naszonas urbanas, ter acesso “aceitável” significa que há umafonte ou tomada de água pública localizada a menos de 200metros das residências. Nas zonas rurais, significa que osintegrantes da unidade familiar não se vêem obrigados adestinar a maior parte do dia ao transporte de água. Aquantidade de bactérias presentes na água determina se estaé potável ou não. A quantidade de água é suficiente quandoé bastante para satisfazer as necessidades metabólicas,higiênicas e domésticas.

Acesso à informação: Acesso à informação: Acesso à informação: Acesso à informação: Acesso à informação: possibilidade de ter acesso a informaçãorelevante que ajude na resolução e investigação de problemas,no momento em que se necessite.

Acesso a serviços de saneamento:Acesso a serviços de saneamento:Acesso a serviços de saneamento:Acesso a serviços de saneamento:Acesso a serviços de saneamento: refere-se à porcentagem dapopulação que pelo menos conta com instalações de eliminaçãode excretas, que permitem evitar o contato das pessoas, animaise insetos com tais dejetos. As instalações adequadas vão desdeas latrinas de poço simples, mas protegidas, até os vasos sanitárioscom descarga de água conectados a uma rede de esgoto. Paraque sejam eficazes, todas as instalações devem ser construídas emantidas devidamente.

Acesso a serviços de saúde:Acesso a serviços de saúde:Acesso a serviços de saúde:Acesso a serviços de saúde:Acesso a serviços de saúde: mede-se pela porcentagem dapopulação que pode ter acesso a serviços locais de saúde,por meio habitual de transporte, em menos de uma hora.Tem que ser levado em conta que os serviços tendem a estarconcentrados nas zonas urbanas. Em alguns casos, as zonasrurais podem ter um nível de acesso muito mais baixo.

Acetilcolinesterase:Acetilcolinesterase:Acetilcolinesterase:Acetilcolinesterase:Acetilcolinesterase: enzima que se encontra nos músculos,glóbulos vermelhos e matéria cinza do tecido nervoso.

Acidez de uma água residual: Acidez de uma água residual: Acidez de uma água residual: Acidez de uma água residual: Acidez de uma água residual: deve-se à presença de certosácidos minerais e/ou orgânicos, ou à hidrólise sofrida pelaexistência de sais de ácidos fortes e bases débeis. Pode causaração corrosiva nas instalações, pela ação do cátionhidrogênio.

Acumulação:Acumulação:Acumulação:Acumulação:Acumulação: doses repetidas de uma substância podemresultar em um incremento progressivo de sua concentraçãoem um organismo, órgão ou tecido; os efeitos tóxicos podemser marcados com doses sucessivas. Os fatores envolvidos naacumulação incluem o enlace seletivo da substância àsmoléculas do tecido, a concentração de substâncias solúveisem gordura no corpo humano, o metabolismo nulo ou lentoe a excreção lenta. A acumulação é um efeito de balanço damassa, no qual o que entra excede ao que se expele.

Adaptação:Adaptação:Adaptação:Adaptação:Adaptação:

i) Mudanças produzidas em um organismo comoresposta às variações nas condições do ambiente(particularmente, as químicas), sem nenhuma alteraçãoirreversível do sistema biológico e sem exceder ascapacidades normais (homeostáticas) de sua resposta.

ii) Processo mediante o qual um organismo estabilizasuas condições fisiológicas depois de uma mudançaambiental.

Adaptação biológica:Adaptação biológica:Adaptação biológica:Adaptação biológica:Adaptação biológica: conjunto de processos, incluídos aseleção e a adaptação, mediante os quais uma populaçãodesenvolve a capacidade para degradar uma substância oudesenvolver uma tolerância a ela. Em testes com animais,quando é permitido a um animal adaptar-se a seu ambienteantes da realização de um estudo.

Aditivos alimentares:Aditivos alimentares:Aditivos alimentares:Aditivos alimentares:Aditivos alimentares: substâncias não-utilizáveis comoalimento nem como ingredientes típicos dos alimentos, tenhamou não valor nutritivo, que são adicionados a aqueles compropósitos tecnológicos de preparação, processamento,tratamento, conservação, envase ou empacotamento,transporte ou manuseio. O termo não inclui os contaminantesou as substâncias que são adicionadas ao alimento paramelhorar as propriedades nutritivas.

A

Page 3: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

3

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Administração ambiental: Administração ambiental: Administração ambiental: Administração ambiental: Administração ambiental: a administração mediante a fixaçãode metas, planejamento, mecanismos jurídicos, etc., dasatividades humanas que influem sobre o meio. O propósito éassegurar uma tomada de decisão sustentada eambientalmente racional; colocá-la em prática, permitindo,assim, que o processo de desenvolvimento econômico e socialcontinue em benefício das gerações presentes e futuras.

Adsorção:Adsorção:Adsorção:Adsorção:Adsorção: processo por meio do qual um ou maiscomponentes de uma camada de interfase, entre duas fasesprincipais, é enriquecida ou reduzida.

Adsorvente: Adsorvente: Adsorvente: Adsorvente: Adsorvente: qualquer substância que pode reter a outra quese encontra presente em um substrato em especial; porexemplo, água ou ar. Emprega-se com fins de análise, mediçãoou controle.

Aeroalérgeno:Aeroalérgeno:Aeroalérgeno:Aeroalérgeno:Aeroalérgeno: qualquer substância aérea, como pólen ouesporas, que pode causar uma resposta alérgica.

Aeróbio: Aeróbio: Aeróbio: Aeróbio: Aeróbio: relativo à vida ou a processos que podem ocorrerunicamente na presença de oxigênio.

Aerobiologia: Aerobiologia: Aerobiologia: Aerobiologia: Aerobiologia: ramo da ciência concernente à contaminaçãobiológica do ar. Por exemplo, a contaminação do ar compólen e esporas e seus efeitos sobre os seres humanos.

Aerossol:Aerossol:Aerossol:Aerossol:Aerossol: termo muito amplo, aplicado a qualquer suspensãode partículas sólidas ou líquidas em um gás. Os diâmetrosdas partículas podem variar de 0.001 micrômetros a cercade 100 micrômetros.

Aferição de uma corrente: Aferição de uma corrente: Aferição de uma corrente: Aferição de uma corrente: Aferição de uma corrente: processo através do qual se efetuaa medição do nível e do gasto das correntes de água em umaseção determinada.

Afluente:Afluente:Afluente:Afluente:Afluente: água ou qualquer outro líquido parcial oucompletamente tratado que flui de um reservatório, bacia ouestação de tratamento.

Agenda 21: Agenda 21: Agenda 21: Agenda 21: Agenda 21: adotada na Cúpula da Terra do Rio de Janeiro(1992), este programa de ação tem como objetivo transformarum modelo de desenvolvimento que opera como se os recursosnaturais fossem ilimitados e gera profundas desigualdades,na direção do desenvolvimento sustentável. A Agenda 21aborda os problemas urgentes de hoje e também tentapreparar o mundo para os desafios do próximo século. Refleteum consenso mundial e um compromisso político no maisalto nível sobre o desenvolvimento e a cooperação na esferado meio ambiente. Sua execução com êxito cabe, antes detudo e sobretudo, aos governos. As estratégias geradasbaseiam-se em ampliar a participação, o conhecimentocidadão e a co-responsabilidade com respeito ao meioambiente. Em relação às áreas do programa que constituem

a Agenda 21, descrevem-se as bases para a ação, os objetivos,as atividades e os meios de execução. A Agenda 21 é umprograma dinâmico. Os diversos agentes o executarão emconsonância com as diferentes situações, capacidades eprioridades dos países e das regiões com plena observânciade todos os princípios que figuram na Declaração do Rio sobreo Meio Ambiente e o Desenvolvimento. A Agenda 21 poderiaevoluir com o tempo em função das mudanças dasnecessidades e das circunstâncias. Este processo marca ocomeço de uma nova associação mundial para odesenvolvimento sustentável. Sua finalidade é fomentar aquelasmedidas encaminhadas a conseguir um mundo próspero,justo, habitável, fértil, compartilhado e limpo para as pessoas.

Agente tóxico:Agente tóxico:Agente tóxico:Agente tóxico:Agente tóxico: agente químico ou físico (por exemplo, radiação,calor, frio, microondas) que sob certas condições de exposiçãopode causar efeitos prejudiciais a um organismo vivo.

Aglomeração urbana: Aglomeração urbana: Aglomeração urbana: Aglomeração urbana: Aglomeração urbana: sistema polivalente composto por umacidade e suas extensões, com os subúrbios, centros comerciais,estações, espaços verdes, etc.

Agricultura sustentável:Agricultura sustentável:Agricultura sustentável:Agricultura sustentável:Agricultura sustentável: é a atividade agropecuária que seapoia em um sistema de produção que tenha a aptidão demanter sua produtividade e de ser útil à sociedade a longoprazo, cumprindo os requisitos de abastecer adequadamentede alimentos a preços razoáveis e de ser suficientementerentável como para competir com a agricultura convencional;e, além disso, o ecológico de preservar o potencial dos recursosnaturais produtivos.

Agroecossistema:Agroecossistema:Agroecossistema:Agroecossistema:Agroecossistema: sistema agrícola e pecuário. Trata-se deum ecossistema sensivelmente modificado e cuja estabilidadedepende substancialmente de subsídios energéticos.

Agroquímicos:Agroquímicos:Agroquímicos:Agroquímicos:Agroquímicos: químicos sintéticos (pesticidas e fertilizantes)usados na agricultura.

Água cinza:Água cinza:Água cinza:Água cinza:Água cinza: água doméstica de resíduo composta de águada cozinha, banheiros e da lavagem de roupa.

Água da chuva: Água da chuva: Água da chuva: Água da chuva: Água da chuva: água atmosférica que cai no solo no estadolíquido ou sólido (chuva, neve ou granizo).

Água do subsolo:Água do subsolo:Água do subsolo:Água do subsolo:Água do subsolo: água fresca encontrada no subsolo,geralmente na forma de aqüíferos que enche os poços e osmananciais.

Água intersticial: Água intersticial: Água intersticial: Água intersticial: Água intersticial: água que enche os espaços livres entre aspartículas dos sedimentos (água porosa).

Água potável:Água potável:Água potável:Água potável:Água potável: água crua ou tratada que é considerada segurapara beber.

A

Page 4: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

4

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Água superficial:Água superficial:Água superficial:Água superficial:Água superficial: água que está naturalmente exposta àatmosfera (rios, lagos, reservatórios, lagoas, córregos, mares,estuários, etc.) e mananciais, poços ou outros coletoresdiretamente influenciados pela água superficial.

Águas residuais: Águas residuais: Águas residuais: Águas residuais: Águas residuais: líquido, sólido ou gás descarregado de umafonte no ambiente externo.

Águas salinas: Águas salinas: Águas salinas: Águas salinas: Águas salinas: mistura de sal e água doce.

Águas subterrâneas:Águas subterrâneas:Águas subterrâneas:Águas subterrâneas:Águas subterrâneas: água associada com o solo ou as rochasque estão debaixo da superfície terrestre; geralmente este termorefere-se à água na zona saturada.

Alcalinidade de uma água residual:Alcalinidade de uma água residual:Alcalinidade de uma água residual:Alcalinidade de uma água residual:Alcalinidade de uma água residual: são águas que contêmalguns dos seguintes íons dissolvidos nelas: carbonatos ácidos,carbonatos e hidróxidos. Quando a alcalinidade é em virtudeda presença de hidróxidos, fala-se de águas cáusticas.

Aleatoriedade dos processos climáticos: Aleatoriedade dos processos climáticos: Aleatoriedade dos processos climáticos: Aleatoriedade dos processos climáticos: Aleatoriedade dos processos climáticos: aleatoriedadesignifica, neste caso, que o funcionamento do clima não éinteiramente previsível. É impossível fazer uma previsãoclimática para mais de 10 dias, pois o sistema é tão complexoque qualquer variação inicial mínima termina repercutindoem uma mudança em todo o globo. A este efeito, enunciadopor Lorenz, costuma-se chamar efeito mariposa.

Alérgeno:Alérgeno:Alérgeno:Alérgeno:Alérgeno: esta descrição pode ser aplicada a qualquersubstância que produz uma alergia.

Alergia (hipersensibilidade):Alergia (hipersensibilidade):Alergia (hipersensibilidade):Alergia (hipersensibilidade):Alergia (hipersensibilidade): termo aplicado a sintomas dedoença após a exposição a uma substância (alérgeno) com aqual se teve contato anterior. Freqüentemente, esta é umasubstância que de outro modo seria classificada como não-prejudicial. Essencialmente, trata-se de uma disfunção dosistema imunológico.

Alerta:Alerta:Alerta:Alerta:Alerta: aviso relacionado com a proximidade de um perigo,mas que é menos iminente que o que implicaria umamensagem de advertência. É o segundo dos três possíveisestados de condução que se produzem na fase de emergência(pré-alerta, alerta, alarme).

Alerta hidrológico: Alerta hidrológico: Alerta hidrológico: Alerta hidrológico: Alerta hidrológico: informação de emergência sobre umfenômeno hidrológico esperado que se considera perigoso.

Alteração ambiental: Alteração ambiental: Alteração ambiental: Alteração ambiental: Alteração ambiental: modificação, favorável ou desfavorável,do estado ecológico e do meio ambiente.

Altura da camada de mistura:Altura da camada de mistura:Altura da camada de mistura:Altura da camada de mistura:Altura da camada de mistura: é a altura da camada daatmosfera dentro da qual é relativamente irrestrita a misturavertical por causa do aquecimento da superfície terrestre pelaradiação.

Altura de escoamento: Altura de escoamento: Altura de escoamento: Altura de escoamento: Altura de escoamento: volume de escoamento de uma baciadividido por sua área para um tempo dado.

Altura efetiva de emissão: Altura efetiva de emissão: Altura efetiva de emissão: Altura efetiva de emissão: Altura efetiva de emissão: é a altura da chaminé mais aelevação da pluma, em virtude do efeito combinado domomento cinético, do impulso mecânico que os gases têmpor serem expulsos com força na vertical e do impulso térmicocausado pela menor densidade do efluente em relação ao arcircundante, por causa do excesso de temperatura ou domenor peso molecular.

Altura eficaz da chaminé:Altura eficaz da chaminé:Altura eficaz da chaminé:Altura eficaz da chaminé:Altura eficaz da chaminé: altura utilizada com a finalidade decalcular a dispersão dos gases emitidos pela chaminé e quedifere da altura dessa chaminé em uma quantidade que dependede fatores tais como: a velocidade de saída, os efeitos de flutuaçãoe a velocidade do vento; pode ser afetada pela topografia.

Aluvião: Aluvião: Aluvião: Aluvião: Aluvião: material que é transportado pelas correntes de águae depositado em um corpo receptor, geralmente nas planíciespróximas à desembocadura dos rios, o qual dá origem àsterras de aluvião.

Ambiente:Ambiente:Ambiente:Ambiente:Ambiente: soma de todas as condições externas que afetama vida, o desenvolvimento e a sobrevivência de um organismo.

Ambiente humano: Ambiente humano: Ambiente humano: Ambiente humano: Ambiente humano: entorno natural que foi alteradoartificialmente pelo homem e sua cultura. Está constituído portrês fatores básicos: 1. O abiótico (terra, atmosfera, ar, som,clima, odores e sabores); 2. O biótico (animais domésticos,plantas, bactérias e vírus) e 3. Os fatores antropogênicos(higiene, estética, cultura, religião, esporte, política, etc.). Esteambiente é considerado como um ecossistema subordinadoà biosfera, que afeta a estabilidade dos sistemas naturaisvizinhos.

Ambiente natural:Ambiente natural:Ambiente natural:Ambiente natural:Ambiente natural: Conjunto de áreas naturais e seus elementosconstitutivos dedicados a usos não-urbanos e não-agropecuários do solo, que incluem como característicafisionômica dominante a presença de bosques, estepes,pastagens, banhados, várzeas, turfas, lagos e lagunas, rios,córregos, litorais e massas de água marinha e qualquer outrotipo de formação ecológica inexplorada ou escassamenteexplorada.

Ambiente ocupacional:Ambiente ocupacional:Ambiente ocupacional:Ambiente ocupacional:Ambiente ocupacional: o ambiente de um lugar de trabalho.

Ambiente urbano: Ambiente urbano: Ambiente urbano: Ambiente urbano: Ambiente urbano: o conjunto de áreas construídas ou semconstruir e seus elementos constitutivos, quando mostram umacerta unidade e continuidade fisionômica e possuem serviçospúblicos essenciais.

Amianto:Amianto:Amianto:Amianto:Amianto: fibra mineral que pode contaminar o ar ou a águae causar câncer ou asbestose quando inalada. A EPA

A

Page 5: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

5

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

(Environmental Protection Agency) proibiu seu uso namanufatura e na construção.

Amostra:Amostra:Amostra:Amostra:Amostra: um ou mais objetos colhidos de uma populaçãocom o propósito de obter informação sobre ela e,possivelmente, para servir como base para uma decisão sobrea mesma ou sobre o processo que foi produzido.

Anaerobiose: Anaerobiose: Anaerobiose: Anaerobiose: Anaerobiose: processos metabólicos que têm lugar naausência de oxigênio. Se é anaerobiose estrita, significa queo oxigênio impede o processo.

Análise ambiental: Análise ambiental: Análise ambiental: Análise ambiental: Análise ambiental: processo que conduz ao conhecimentode impactos ambientais e ecológicos e avaliam suasconseqüências antes da implementação das atividades.

Análise custoAnálise custoAnálise custoAnálise custoAnálise custo-benefício: -benefício: -benefício: -benefício: -benefício: uma forma de avaliação econômicana qual comparam-se os custos da atenção médica com seusbenefícios; e tanto os custos como os benefícios são expressosem unidade monetária. Os benefícios tipicamente incluem aredução nos custos futuros da atenção sanitária e maioresganhos em virtude de melhor saúde daqueles que recebem aatenção.

Análise custoAnálise custoAnálise custoAnálise custoAnálise custo-----efetividade: efetividade: efetividade: efetividade: efetividade: avaliação econômica na qualprogramas, serviços ou intervenções alternativas sãocomparadas entre si em termos de custo por unidade de efeitoclínico, por exemplo, custo por vida salva, por milímetro demercúrio, por redução da pressão arterial, etc.

Análise da conseqüência nos casos de emergência/crise:Análise da conseqüência nos casos de emergência/crise:Análise da conseqüência nos casos de emergência/crise:Análise da conseqüência nos casos de emergência/crise:Análise da conseqüência nos casos de emergência/crise:estudos ou previsões que se podem estabelecer com base nosdanos econômicos humanos, materiais ou morais causadospelo impacto de um desastre, o que permite o cálculo derecursos necessários para mitigar ou enfrentar seus efeitos e aadequação de programas preventivos, operativos e de apoio.

Análise da situação nos casos de emergência/crise: Análise da situação nos casos de emergência/crise: Análise da situação nos casos de emergência/crise: Análise da situação nos casos de emergência/crise: Análise da situação nos casos de emergência/crise: análisefeito por um comandante de socorro, frente a situações dedesastre e que o habilite a determinar as ações que devemser postas em prática com a finalidade de cumprir sua missão.O diagnóstico de um determinado lugar, entre outros dados,permite conhecer os riscos aos que está exposto pela eventualocorrência de uma calamidade.

Análise da vulnerabilidade em casos de desastres: Análise da vulnerabilidade em casos de desastres: Análise da vulnerabilidade em casos de desastres: Análise da vulnerabilidade em casos de desastres: Análise da vulnerabilidade em casos de desastres: técnicaque, com base no estudo da situação física e geográfica deum lugar, detecta a sensibilidade do mesmo ante o impactode um fenômeno destrutivo. Estudo e investigação de todosos riscos e ameaças que podem ocasionar um desastre. Emmudança climática relaciona-se com a vulnerabilidade daspopulações ou de ecossistemas a eventos extremos (ondas decalor, incêndios, deslizamento, chuvas torrenciais, etc.).

Análise do ciclo de vida:Análise do ciclo de vida:Análise do ciclo de vida:Análise do ciclo de vida:Análise do ciclo de vida: ferramenta metodológica necessáriapara identificar, quantificar e avaliar economicamente todosos custos internos e externos associados a um ciclo produtivo.

Análise do risco:Análise do risco:Análise do risco:Análise do risco:Análise do risco: avaliação qualitativa ou quantitativa do riscoambiental e/ou à saúde que resulta da exposição a um agentequímico ou físico (contaminante); combina resultados daavaliação à exposição com resultados à toxicidade para avaliaro risco.

Análise qualitativo:Análise qualitativo:Análise qualitativo:Análise qualitativo:Análise qualitativo: descrição das relações não numéricas entreo resultado e as possíveis exposições.

Análise quantitativo:Análise quantitativo:Análise quantitativo:Análise quantitativo:Análise quantitativo: modelo das relações numéricas entre oresultado e as possíveis exposições.

AnophelesAnophelesAnophelesAnophelesAnopheles gênero de mosquito ao qual pertencem espéciesque são vetores da malária/paludismo.

Anos de vida ajustados pela incapacidade (DAnos de vida ajustados pela incapacidade (DAnos de vida ajustados pela incapacidade (DAnos de vida ajustados pela incapacidade (DAnos de vida ajustados pela incapacidade (DALALALALALYYYYY, sigla em, sigla em, sigla em, sigla em, sigla eminglês):inglês):inglês):inglês):inglês): unidade usada para medir tanto a carga global demorbidade como a eficácia das intervenções de saúde, medidapela redução da carga de morbidade. Calcula-se como ovalor atual dos anos futuros de vida sem incapacidade que seperda como resultado das mortes prematuras, ou os casos deincapacidade que ocorrem em um ano dado.

Anos de vida ajustados pela qualidade (AAnos de vida ajustados pela qualidade (AAnos de vida ajustados pela qualidade (AAnos de vida ajustados pela qualidade (AAnos de vida ajustados pela qualidade (AVVVVVAAAAAQ):Q):Q):Q):Q): é uma medidapara quantificar resultados na saúde; consiste em umacombinação da mudança na qualidade de vida com amudança na esperança de vida em conseqüência de umaintervenção na atenção à saúde. Define-se como o produtoda qualidade de vida pela longevidade.

Anos de vida perdidos:Anos de vida perdidos:Anos de vida perdidos:Anos de vida perdidos:Anos de vida perdidos: os anos que a pessoa deixa de viverpela falta de uma medida sanitária adequada, ou a mediçãode uma perda como conseqüência de uma mortalidadeprematura. Calcula-se com base na diferença entre aesperança de vida da população e a idade real do pacienteao morrer.

Antídoto:Antídoto:Antídoto:Antídoto:Antídoto: um remédio para aliviar, prevenir os efeitos de umveneno.

Antropocentrismo:Antropocentrismo:Antropocentrismo:Antropocentrismo:Antropocentrismo: orientação cognitiva que toma o serhumano como referência fundamental para entender o mundo,apresentando-lhe (ao ser humano) como finalidade última douniverso e da vida.

Antropogênico:Antropogênico:Antropogênico:Antropogênico:Antropogênico: causado ou produzido pela atividade humana.Por exemplo, os aerossóis de sulfato, que estão presentes natroposfera, são chamados de emissões antropogênicas emvirtude das emissões industriais de bióxido de enxofre.

A

Page 6: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

6

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Aproveitamento sustentável:Aproveitamento sustentável:Aproveitamento sustentável:Aproveitamento sustentável:Aproveitamento sustentável: uso de um recurso natural de talmodo que não altere as possibilidades de sua utilização no futuro.

Aquecimento global: Aquecimento global: Aquecimento global: Aquecimento global: Aquecimento global: incrementos na temperatura observadose projetados.

Aqüífero:Aqüífero:Aqüífero:Aqüífero:Aqüífero: uma fonte de água subterrânea. A água pode estarcontida em uma camada de rocha, areia ou cascalho.

Aqüífero confinado:Aqüífero confinado:Aqüífero confinado:Aqüífero confinado:Aqüífero confinado: é um aqüífero limitado superior einferiormente por estratos de permeabilidade claramente maisreduzida que a do aqüífero.

Ar ambiental: Ar ambiental: Ar ambiental: Ar ambiental: Ar ambiental: qualquer porção contida de atmosfera. Constituio ar livre.

Ar de interiores:Ar de interiores:Ar de interiores:Ar de interiores:Ar de interiores: o ar respirável em uma estrutura habitável.

Armazenamento de materiais e resíduos perigosos: Armazenamento de materiais e resíduos perigosos: Armazenamento de materiais e resíduos perigosos: Armazenamento de materiais e resíduos perigosos: Armazenamento de materiais e resíduos perigosos: ação deconservar, guardar, depositar ou reunir em depósitos ou outrotipo de local, uma quantidade importante de produtos químicosinflamáveis, tóxicos, corrosivos, irritantes, comburente ouradioativos. Os depósitos ou armazéns de materiais perigososdevem cumprir com características de desenho que permitamreduzir os efeitos em caso de acidente e cumprir com anormativa internacional de segurança quanto à segregação eseparação por compatibilidade química dos materiais.

Arsênico:Arsênico:Arsênico:Arsênico:Arsênico: metal amplamente distribuído na natureza e que seencontra principalmente na água. A contaminação industrialé a principal fonte do arsênico atmosférico. A fabricação depesticidas e outros produtos agrícolas é a fonte principal daexposição ocupacional. Foi associado com o câncer de pele,de pulmões, com a doença vascular periférica e com o danoao fígado. Foram notados efeitos na reprodução de animais.

Asbestose:Asbestose:Asbestose:Asbestose:Asbestose: uma forma de doença dos pulmões causada pelainalação de fibras de amianto. Está caracterizada por fibroseintersticial do tecido pulmonar e vai desde modificações deáreas basais até cicatrizes massivas.

Aspecto de uma água residual: Aspecto de uma água residual: Aspecto de uma água residual: Aspecto de uma água residual: Aspecto de uma água residual: é uma característica físicaque se refere à descrição de sua particularidade maisapreciável à simples vista, por exemplo, água residual turva,presença de sólidos dissolvidos, presença de substânciasflutuantes, etc.

Asseguramento da qualidade: Asseguramento da qualidade: Asseguramento da qualidade: Asseguramento da qualidade: Asseguramento da qualidade: sistema integrado de atividadesadministrativas entre as quais se inclui o planejamento, aimplementação, a avaliação, a informação e o melhoramentoda qualidade para assegurar que o processo, produto ou serviçoseja do tipo e qualidade necessários e esperados pelo cliente.

Assentamentos humanos: Assentamentos humanos: Assentamentos humanos: Assentamentos humanos: Assentamentos humanos: estabelecimento provisório de umgrupo de pessoas, com o conjunto de seus sistemas desubsistência, em uma área fisicamente localizada.

Atenção de emergências: Atenção de emergências: Atenção de emergências: Atenção de emergências: Atenção de emergências: estado de mando (precaução,alarme, atenção) que se estabelece em resposta à informaçãoda iminente ocorrência de desastre.

Atenção inicial de emergências: Atenção inicial de emergências: Atenção inicial de emergências: Atenção inicial de emergências: Atenção inicial de emergências: é aquela que se oferece aosafiliados do Sistema Geral de Riscos Profissionais, que sãoobjetos de acidentes de trabalho, e que poderá ser prestadapor qualquer instituição prestadora de serviços de saúde.

Atenção primária de saúde: Atenção primária de saúde: Atenção primária de saúde: Atenção primária de saúde: Atenção primária de saúde: é a assistência sanitária essencial,acessível, a um custo que o país e a comunidade podemsuportar, realizada com métodos práticos, cientificamentefundados e socialmente aceitáveis.

Aterro:Aterro:Aterro:Aterro:Aterro: depósito de resíduos no solo para prevenir a contaminaçãoou dano ambiental e, por meio da restauração, conseguir umterreno que possa ser usado com outros propósitos.

i) Aterro controlado: é uma prática de disposiçãona qual os resíduos são depositados de maneira ordenadaem um lugar permitido.

ii) Aterro para resíduos específicos: lugar onde sedeposita um único tipo de resíduo.

iii) Aterro para resíduos múltiplos: depósito que podeaceitar diversos tipos de resíduos.

iv) Co-disposição: depósito de resíduos industriais edomésticos juntos, de maneira que o beneficio derive dosprocessos de biodegradação para gerar produtosrelativamente não-contaminantes.

v) Aterro direto: os resíduos domésticos ou outrossão depositados sem tratamento prévio.

vi) Compactação: os resíduos são depositados emum local e depois espalhados sobre a área de trabalhoem finas camadas por compactadores de rodas de aço,para que sejam fragmentados e compactados.

Aterro sanitário:Aterro sanitário:Aterro sanitário:Aterro sanitário:Aterro sanitário: área utilizada como depósito de lixo, comseu manejo técnico adequado. Na operação do aterrosanitário, o lixo e outros resíduos são estendidos em finascamadas sobre o solo ou colocados em fossas; em seguida écompactado com maquinário pesado até uma espessura de1 a 2 metros, é coberto com uma camada de terra de 20 cme assim sucessivamente. Esta operação deve realizar-sediariamente para prevenir o aparecimento de insetos eroedores. Requerem uma preparação especial, incluindodrenagens e plantas de tratamento de águas.

A

Page 7: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

7

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Atividade:Atividade:Atividade:Atividade:Atividade: é a ação consciente, básica e exclusiva do serhumano com a qual transforma-se a natureza, a cultura e/ou a sociedade.

Atores: Atores: Atores: Atores: Atores: pessoas que intervêm ativa ou passivamente nosprocessos de gestão para seu próprio desenvolvimento ouque assistem ao processo. Abrange os habitantes, os usuários(habitantes ou não de um âmbito), os representantes deorganismos públicos ou privados, os assessores ouinterventores no âmbito, os representantes dos grupos dopoder, os empresários, os sindicatos e, em geral, todas aspessoas que vejam afetada sua qualidade de vida e que influemou recebem os efeitos do uso e conservação dos recursos doâmbito em estudo, assim como os que têm como função apoiaro desenvolvimento do homem nestes âmbitos.

Auditoria ambiental: Auditoria ambiental: Auditoria ambiental: Auditoria ambiental: Auditoria ambiental: é o conjunto de ferramentas de manejosistemático, documentado e objetivo de uma avaliação daorganização ambiental; operação e equipamento, com afinalidade de contribuir para salvaguardar o ambiente com oobjetivo de facilitar o manejo do controle das práticasambientais e avaliar a articulação das políticas empresariaiscom os requisitos das regulações. É a revisão sistemática,documentada, periódica e objetiva efetuada por entidadespúblicas e privadas de operações e práticas enquadradas emrequerimentos ambientais. Aponta a:

a. Verificar o cumprimento das regulações ambientais;b. Avaliar a efetividade dos sistemas de manejo

ambiental;c. Avaliar os riscos de práticas e materiais regulados e

não-regulados.

Autodepuração de águas em depósito: Autodepuração de águas em depósito: Autodepuração de águas em depósito: Autodepuração de águas em depósito: Autodepuração de águas em depósito: purificação de águaspor processos biológicos e físico-químicos naturais que temcomo resultado a transformação de substâncias orgânicas eparcialmente não-orgânicas.

Avaliação ambiental: Avaliação ambiental: Avaliação ambiental: Avaliação ambiental: Avaliação ambiental: por uma parte, é o processo que consisteem obter o conhecimento mais completo possível sobre oestado e tendências do ambiente e, por outro, consiste narealização dos estudos gerais que permitam estabelecer oimpacto ambiental preliminar das diversas alternativas derealizar um projeto de investimento.

Avaliação comparativa de risco:Avaliação comparativa de risco:Avaliação comparativa de risco:Avaliação comparativa de risco:Avaliação comparativa de risco: um enforque sistemáticobaseado em comparações para avaliar diferenças na saúdeque podem ser atribuídas de forma causal a um fator de riscoou a um grupo de fatores de risco.

Avaliação da exposição:Avaliação da exposição:Avaliação da exposição:Avaliação da exposição:Avaliação da exposição: identificação das rotas pelas quaisos tóxicos chegam aos indivíduos e estimativa da provávelexposição de um indivíduo a um químico e a estimativa donúmero de indivíduos que se expuseram.

Avaliação da saúde e do impacto ambiental:Avaliação da saúde e do impacto ambiental:Avaliação da saúde e do impacto ambiental:Avaliação da saúde e do impacto ambiental:Avaliação da saúde e do impacto ambiental: estudo paraantecipar, avaliar e prevenir as maneiras nas que odesenvolvimento impacta adversamente o ambiente ou aqualidade da saúde humana.

Avaliação da toxicidade:Avaliação da toxicidade:Avaliação da toxicidade:Avaliação da toxicidade:Avaliação da toxicidade: processo de definir a natureza daslesões causadas em um organismo pela exposição a umasubstância dada, a concentração da exposição e a dependênciano tempo das lesões quimicamente induzidas. O objetivo daavaliação é estabelecer limites seguros de concentração daexposição em relação ao possível tempo de exposição.

Avaliação de impacto ambiental:Avaliação de impacto ambiental:Avaliação de impacto ambiental:Avaliação de impacto ambiental:Avaliação de impacto ambiental: é o procedimento destinadoa identificar e interpretar, assim como a prevenir, asconseqüências ou efeitos que ações ou projetos públicos ouprivados, possam causar ao equilíbrio ecológico, àmanutenção da qualidade de vida e à preservação dosrecursos naturais existentes.

Avaliação do perigo:Avaliação do perigo:Avaliação do perigo:Avaliação do perigo:Avaliação do perigo: componente de avaliação de riscos quecompreende a coleta e a avaliação de dados com base nostipos de feridas ou doenças que podem ser produzidas porum (agente/produto) químico e nas condições de exposiçãosob as quais se produziu a ferida ou a doença.

Avaliação do risco:Avaliação do risco:Avaliação do risco:Avaliação do risco:Avaliação do risco: inclui o estabelecimento de uma relaçãoqualitativa e quantitativa entre risco e benefícios do uso deuma substância; implica um processo complexo de determinaro significado dos perigos identificados e riscos estimados paracertos organismos ou pessoas, relacionados com ou afetadospor eles.

Avaliação do risco:Avaliação do risco:Avaliação do risco:Avaliação do risco:Avaliação do risco: identificação e quantificação do riscoresultante do uso ou da presença de uma substância,considerando os possíveis efeitos prejudiciais nos indivíduosou na sociedade por usá-la na quantidade e da maneiraproposta e levando em conta todas as rotas de exposiçãopossíveis. Idealmente, a quantificação requer o estabelecimentode relações de dose-efeito em indivíduos e populaçõesapropriados.

Avaliação do risco ecológico:Avaliação do risco ecológico:Avaliação do risco ecológico:Avaliação do risco ecológico:Avaliação do risco ecológico: aplicação de um marco formal,processo analítico ou modelo para estimar os efeitos das açõeshumanas sobre um recurso natural e interpretar o significadodesses efeitos em cada componente do processo de avaliação.Esta análise inclui identificação do perigo inicial, exposição,avaliações de resposta à dose e caracterização do risco.

Avaliação integrada:Avaliação integrada:Avaliação integrada:Avaliação integrada:Avaliação integrada: método de análise que combina resultadose modelos das ciências físicas, biológicas, econômicas e sociaise a interação entre estes componentes, dentro de um marcoconsistente, para avaliar o status e as conseqüências damudança ambiental e das políticas de resposta.

A

Page 8: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

8

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

B

Avaliação integrada:Avaliação integrada:Avaliação integrada:Avaliação integrada:Avaliação integrada: método de análise que combinaresultados e modelos das ciências físicas, biológicas,econômicas e sociais e as interações entre estes componentespara avaliar o status e as conseqüências da mudança climáticae as políticas de resposta.

Avaliação integrada à exposição:Avaliação integrada à exposição:Avaliação integrada à exposição:Avaliação integrada à exposição:Avaliação integrada à exposição: é uma soma no tempo e emtodos os meios da magnitude da exposição a um químico tóxico.

Avaliação integrada da exposição:Avaliação integrada da exposição:Avaliação integrada da exposição:Avaliação integrada da exposição:Avaliação integrada da exposição: soma no tempo, em todosos meios da magnitude da exposição aos químicos tóxicos.

Bhopal: Bhopal: Bhopal: Bhopal: Bhopal: Em 3 de dezembro de 1984, nesta cidade do estadohindu de Madhya Pradesh, um enorme escapamento de umtanque de metilisocianato, na fábrica da multinacional UnionCarbide (agora parte da Dow Chemical), criou uma nuvemtóxica que matou a milhares de pessoas (entre 3500 e 8000,segundo as fontes), e produziu afecções de diversos tipos(incluindo malformações) a muitas dezenas de milhares mais.A companhia, tentando cortar custos, não ouviu os avisossobre a falta de segurança de suas instalações.

Bifenilos policlorados:Bifenilos policlorados:Bifenilos policlorados:Bifenilos policlorados:Bifenilos policlorados: conjunto de químicos orgânicos quecontêm 209 compostos químicos clorados individuais. Sãolíquidos ou sólidos oleosos. Produtos que contêm bifenilospoliclorados constituem fixadores para lâmpadas fluorescentes,aparelhos elétricos, óleo para microscópios velhos e fluidoshidráulicos, tintas, corantes, adesivos, condensadores elétricos,baterias e lubrificantes. Sabe-se que produzem doenças depele e suspeita-se que causam defeitos de nascimento e câncer.

Bioacumulação:Bioacumulação:Bioacumulação:Bioacumulação:Bioacumulação: processo pelo qual a quantidade de umasubstância em um organismo vivo (ou em suas partes) aumentacom o tempo.

Bioacumulante:Bioacumulante:Bioacumulante:Bioacumulante:Bioacumulante: substância que se incrementa em concentraçãonos organismos vivos à medida que estes ingerem ar, água oucomida contaminada em virtude de que as substâncias sãometabolizadas ou excretadas muito lentamente.

Biocentrismo:Biocentrismo:Biocentrismo:Biocentrismo:Biocentrismo: orientação cognitiva que ressalta a base comumfundamental de todos os seres vivos e seus vínculos, suainterdependência. Esta orientação tenta ressaltar o fundobiológico e o contexto ecológico da espécie humana. Pode-se opor ao antropocentrismo.

Biocombustível:Biocombustível:Biocombustível:Biocombustível:Biocombustível: combustível formado por hidrocarbonetosrenováveis, geralmente alcoóis, por exemplo, metanol, etanole derivados do milho e de outros cereais.

Bioconcentração:Bioconcentração:Bioconcentração:Bioconcentração:Bioconcentração: processo pelo qual uma substância atingeem um organismo uma concentração mais alta do que a quetem no ambiente ao qual este organismo está exposto.

Biodegradável:Biodegradável:Biodegradável:Biodegradável:Biodegradável: a capacidade de uma substância paradescompor-se física ou quimicamente por meio demicroorganismos.

Biodisponibilidade:Biodisponibilidade:Biodisponibilidade:Biodisponibilidade:Biodisponibilidade: montante de uma substância à que seexpõe o organismo (por ingestão, inalação, injeção ou contatocom a pele) que atinge a circulação sistêmica e a taxa a qualisto ocorre.

Bioensaio:Bioensaio:Bioensaio:Bioensaio:Bioensaio: método utilizado para determinar a toxicidade deum contaminante químico específico. Um número de indivíduosde uma espécie sensível, durante um período, é colocado naágua que contém concentrações específicas do contaminante.

Biomagnificação:Biomagnificação:Biomagnificação:Biomagnificação:Biomagnificação: termo geral aplicado à seqüência deprocessos em um ecossistema mediante o qual se conseguemmaiores concentrações de algum agente químico emorganismos dos níveis tróficos superiores; isto é, dos níveismais altos da cadeia alimentar. Processo mediante o qual osxenobióticos incrementam sua concentração corporal emorganismos por meio de uma série de relações predadoras-depredadoras de produtores primários a predadores finais,freqüentemente seres humanos.

Biomarcador:Biomarcador:Biomarcador:Biomarcador:Biomarcador:

i) Parâmetro que se pode utilizar para identificar umefeito tóxico em um organismo e para a extrapolação entreespécies.

ii) Indicador que sinaliza um acontecimento ou umasituação em uma amostra ou sistema biológico eproporciona uma medida da exposição, do efeito ou dasuscetibilidade.

Biomassa:Biomassa:Biomassa:Biomassa:Biomassa: quantidade total de material biótico que se expressapor unidade de superfície ou volume em um meio; tal comona água.

Biorregião:Biorregião:Biorregião:Biorregião:Biorregião: território definido pela combinação de critériosbiológicos, sociais e geográficos, mais que por consideraçõesgeopolíticas; em geral, um sistema de ecossistemasrelacionados, interconectados.

Biorremediação: Biorremediação: Biorremediação: Biorremediação: Biorremediação: o uso de organismos vivos (por exemplo,bactérias) para limpar derramamentos de petróleo ou tiraroutros contaminantes do solo, água ou águas residuais; usode organismo como insetos não prejudiciais para removerpragas agrícolas ou combater doenças de árvores, plantas esolo de jardins.

AB

Page 9: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

9

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Biosfera:Biosfera:Biosfera:Biosfera:Biosfera: a parte do sistema terrestre que compreende todosos ecossistemas e organismos vivos na atmosfera, na Terra(biosfera terrestre) ou nos oceanos (biosfera marinha), incluídaa matéria orgânica morta derivada (por exemplo, lixo, matériaorgânica nos solos e detritos oceânicos).

Biota:Biota:Biota:Biota:Biota: organismos vivos.

Biotecnologia: Biotecnologia: Biotecnologia: Biotecnologia: Biotecnologia: toda tecnologia que se aplica a organismosvivos para fazê-los mais valiosos para o ser humano.

Biótico: Biótico: Biótico: Biótico: Biótico: relativo à vida e aos organismos. Os fatores bióticosconstituem a base das influências do meio ambiente queemanam das atividades dos seres.

Biótopo:Biótopo:Biótopo:Biótopo:Biótopo: costuma-se denominar assim o substrato não vivodo ecossistema, isto é, o conjunto de todos os elementosabióticos (não vivos).

Biotoxina:Biotoxina:Biotoxina:Biotoxina:Biotoxina: toxina produzida por um organismo vivo.

Biotransformação:Biotransformação:Biotransformação:Biotransformação:Biotransformação: processo mediante o qual um produtoquímico é modificado por um organismo vivo.

Bióxido de carbono:Bióxido de carbono:Bióxido de carbono:Bióxido de carbono:Bióxido de carbono: gás inodoro e incolor produzido pela queimade combustíveis fósseis; algumas vezes é denominado gás deefeito estufa porque contribui para o aquecimento da Terra.

Bióxido de nitrogênio:Bióxido de nitrogênio:Bióxido de nitrogênio:Bióxido de nitrogênio:Bióxido de nitrogênio: é o resultado da combinação de óxidonítrico com oxigênio na atmosfera. É o maior componentede contaminação fotoquímica.

Brundtland (Comissão/RBrundtland (Comissão/RBrundtland (Comissão/RBrundtland (Comissão/RBrundtland (Comissão/Relatório):elatório):elatório):elatório):elatório): a norueguesa Gro HarlemBrundtland presidiu, a partir de 1983, a Comissão das NaçõesUnidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento que, emseu relatório de 1987 (Nosso Futuro Comum), introduziu nodebate meio ambiental o conceito de desenvolvimentosustentável, que definia como “o desenvolvimento que satisfazas necessidades do presente sem comprometer a capacidadedas gerações futuras em satisfazer as suas próprias”. Esteconceito foi o ponto chave da Cúpula da Terra celebrada noRio de Janeiro em 1992 e foi incorporado a praticamentetodos os programas de ação meio ambiental desde então.

Buraco de ozônio:Buraco de ozônio:Buraco de ozônio:Buraco de ozônio:Buraco de ozônio: rompimento da camada de ozônioestratosférico. Realizam-se designações da quantidade deozônio destruído quando o buraco de ozônio excede a 50%da superfície. Foram observados buracos de ozônio estacionaisnas regiões Antártica e Ártica, parte do Canadá e do noroestedos Estados Unidos.

C

BC

Cadeia alimentar:Cadeia alimentar:Cadeia alimentar:Cadeia alimentar:Cadeia alimentar: seqüência de transferência de matéria eenergia em forma de alimento de um organismo a outro emníveis tróficos ascendentes ou descendentes.

Cadeia trófica:Cadeia trófica:Cadeia trófica:Cadeia trófica:Cadeia trófica: descreve as rotas que segue a energia solarem qualquer ecossistema. A cadeia trófica está formada pelosdiversos degraus ou níveis tróficos (ver nível trófico), aindaque, em realidade, é mais apropriado falar de rede trófica, jáque as inter-relações de organismos quando comem e sãocomidos não é linear (ou se associam para comer ou parasitamoutros), senão que constitui uma rede.

Camada de inversão:Camada de inversão:Camada de inversão:Camada de inversão:Camada de inversão: geralmente usada em meteorologia, éuma camada estável criada por diferenças na temperatura oudensidade, que limita a transferência de substâncias.

Camada de mistura: Camada de mistura: Camada de mistura: Camada de mistura: Camada de mistura: a maior parte dos resíduos voláteis nãochegam a subir mais de umas centenas de metros. O ar nestazona da atmosfera está em contato com a superfície terrestree seu movimento está afetado pela rugosidade desta. Isto fazcom que se produzam turbulências e, em conseqüência, quehaja uma mistura constante dos componentes atmosféricos. Épor esta razão que esta zona mais baixa da atmosfera terrestredenomina-se camada de mistura.

Camada de ozônio estratosférico:Camada de ozônio estratosférico:Camada de ozônio estratosférico:Camada de ozônio estratosférico:Camada de ozônio estratosférico: a atmosfera contém umacamada na qual a concentração de ozônio é maior e que sedenomina camada de ozônio. Esta camada protege a Terrada radiação ultravioleta, prejudicial para a vida. Situa-se entre12 e 40 km de altitude e está esgotando-se por causa dasemissões de compostos de cloro e bromo gerados poratividades humanas. A cada ano, durante a primavera dohemisfério sul, há uma redução muito importante da camadade ozônio sobre a região antártica, causada pelos compostosde cloro e bromo derivados da atividade humana emcombinação com as condições meteorológicas da zona. Estefenômeno é denominado buraco da camada de ozônio.

Campos eletromagnéticos:Campos eletromagnéticos:Campos eletromagnéticos:Campos eletromagnéticos:Campos eletromagnéticos: consistem de radiações de baixafreqüência que são geradas quando a corrente elétrica fluiatravés de um fio de alta tensão. Sabe-se que os camposeletromagnéticos aumentam a incidência de leucemia emcrianças e de câncer cerebral em adultos.

Câncer:Câncer:Câncer:Câncer:Câncer: doença caracterizada pelo rápido e incontroladocrescimento de células aberrantes em tumores malignos.

Capacidade de carga: Capacidade de carga: Capacidade de carga: Capacidade de carga: Capacidade de carga: possibilidade de um ecossistema desuportar os organismos e, ao mesmo tempo, manter suaprodutividade, adaptabilidade e capacidade de renovação. É

Page 10: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

10

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

C a faculdade que tem um meio (ar, água e solo) para absorvercertos elementos estranhos, sem que isto implique mudançasnas suas relações essenciais.

Capacidade de sustentação:Capacidade de sustentação:Capacidade de sustentação:Capacidade de sustentação:Capacidade de sustentação: número máximo de pessoas ouindivíduos de determinada espécie que certa porção do meioambiente pode manter indefinidamente.

Capacidade limite:Capacidade limite:Capacidade limite:Capacidade limite:Capacidade limite: este conceito faz a relação entre um meiodado com uma população determinada. A capacidade limitede um meio indica o nível além do qual não se produzirá umaumento significativo dessa população.

Capacidade vetorial:Capacidade vetorial:Capacidade vetorial:Capacidade vetorial:Capacidade vetorial: número potencial de inoculações napopulação humana por um vetor populacional produzido porum hóspede infectado por dia de infecção.

Capital natural:Capital natural:Capital natural:Capital natural:Capital natural: riqueza ecológica de um país. Um balançoda atividade humana e a natureza requer que as decisõeseconômicas levem em conta o consumo atual e o futuroambiental.

Características físicas de uma água residual:Características físicas de uma água residual:Características físicas de uma água residual:Características físicas de uma água residual:Características físicas de uma água residual: entre as maisimportantes estão: aspecto, cor, turbidez, odor, sólidos totais,temperatura.

Caracterização do risco:Caracterização do risco:Caracterização do risco:Caracterização do risco:Caracterização do risco: resultado da identificação do perigoe a estimativa do risco aplicado ao uso específico de umasubstância ou à presença de um perigo ambiental para asaúde. A avaliação requer dados quantitativos sobre aexposição de organismos ou pessoas em risco na situação daqual se trate. O produto final é um relatório quantitativo daproporção de organismos ou pessoas afetadas em umapopulação alvo.

Carbono orgânico total (COCarbono orgânico total (COCarbono orgânico total (COCarbono orgânico total (COCarbono orgânico total (COT) de uma água residual:T) de uma água residual:T) de uma água residual:T) de uma água residual:T) de uma água residual:especialmente indicado para pequenas concentrações dematéria orgânica, a que se mede pela quantidade de anidridocarbônico gerado ao oxidar, em condições especiais, a matériaorgânica. Este valor pode expressar quantidades menores dematéria orgânica, pois alguns compostos orgânicos podemnão se oxidar.

Carboxihemoglobina:Carboxihemoglobina:Carboxihemoglobina:Carboxihemoglobina:Carboxihemoglobina: hemoglobina na qual o ferro estáacoplado ao monóxido de carbono (CO) em vez de aooxigênio.

Carcinogênese:Carcinogênese:Carcinogênese:Carcinogênese:Carcinogênese: processo que conduz ao desenvolvimento docâncer. A carcinogênese pode ser o resultado de uma induçãode agentes químicos, físicos ou biológicos de neoplasmas quenão são observados normalmente e/ou de uma indução demais neoplasmas do que os que normalmente sãoencontrados.

Carcinogênico:Carcinogênico:Carcinogênico:Carcinogênico:Carcinogênico: adjetivo aplicado a qualquer agente que causecâncer.

Carcinógeno:Carcinógeno:Carcinógeno:Carcinógeno:Carcinógeno: qualquer agente — químico, físico ou biológico— que pode atuar sobre um tecido vivo e aumentar aincidência de neoplasias malignas. Em termos simples, umcarcinógeno é qualquer substância que causa câncer.

Carga atribuível:Carga atribuível:Carga atribuível:Carga atribuível:Carga atribuível: carga de uma determinada doença em umapopulação dada que se relaciona com uma exposiçãoespecífica.

Carga da doença:Carga da doença:Carga da doença:Carga da doença:Carga da doença: mortalidade, morbidade e incapacidadede uma população causada por uma doença.

Carga do corpo:Carga do corpo:Carga do corpo:Carga do corpo:Carga do corpo: quantidade total de um químico no corpo.Alguns químicos acumulam-se no corpo porque armazenam-se na gordura, ossos ou são eliminados lentamente.

Carga evitável:Carga evitável:Carga evitável:Carga evitável:Carga evitável: a proporção da carga de uma doençadeterminada que poderia ser reduzida se os níveis de exposiçãoa um fator de risco fossem reduzidos por meio de umadistribuição da exposição alternativa e alcançável.

Carga total de contaminação: Carga total de contaminação: Carga total de contaminação: Carga total de contaminação: Carga total de contaminação: massa de um contaminanteespecífico que foi descarregado no ambiente, em um períododeterminado. Este conceito é, sob determinadas circunstâncias,mais importante que a especificação da capacidade deconcentração do contaminante desse meio.

Catástrofe ecológica:Catástrofe ecológica:Catástrofe ecológica:Catástrofe ecológica:Catástrofe ecológica: fenômeno destrutivo que de formamassiva altera ecossistemas inteiros, chegando inclusive àextinção de espécies animais e vegetais. Pode ocorrer porcausas naturais ou pela intervenção do homem.

Cenário:Cenário:Cenário:Cenário:Cenário: é um instrumento de prognóstico que estima de formasistemática as probabilidades de diferentes acontecimentospossíveis no futuro. Emana de modelos analíticos quantitativose qualitativos que contêm elementos imaginados e consideraexplícitas as suposições e hipóteses que são criadas.

Ceratose:Ceratose:Ceratose:Ceratose:Ceratose: qualquer lesão da epiderme com presença decrescimentos excessivos circunscritos da camada córnea.

Certificado ambiental:Certificado ambiental:Certificado ambiental:Certificado ambiental:Certificado ambiental: instrumento administrativo que certifica,de forma exclusiva, a aprovação e a habilitação dos geradores,transportadores e operadores do sistema de manipulação,transporte, tratamento ou disposição final que os inscritosaplicam aos resíduos perigosos. Renova-se anualmente.

Chernobil: Chernobil: Chernobil: Chernobil: Chernobil: o nome desta localidade da Ucrânia ficou parasempre na história dos riscos meio ambientais pelo terrívelacidente sofrido pelo reator número 4 da central nuclear

Page 11: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

Projeto GEO Saúde

GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

11

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Csituada neste povoado, em 26 de abril de 1986. A explosãoe incêndio deste reator contaminou grande extensão daBielorússia, Ucrânia e da Federação Russa, e ainda levou otemor a toda a Europa setentrional pelo transporte atmosféricode contaminantes radioativos.

Chumbo:Chumbo:Chumbo:Chumbo:Chumbo: é um metal pesado perigoso à saúde se inalado ouingerido. Utiliza-se na gasolina, tintas e compostos deencanamento e foi restringido ou eliminado por leis federais.

Chuva ácida:Chuva ácida:Chuva ácida:Chuva ácida:Chuva ácida: chuva que tem um pH menor que 4.0.

Ciclo:Ciclo:Ciclo:Ciclo:Ciclo: série recorrente de fenômenos naturais, nos que amatéria transforma-se, mediante processos físicos ou químicos,degradando a energia.

Cidades saudáveis:Cidades saudáveis:Cidades saudáveis:Cidades saudáveis:Cidades saudáveis: são aquelas que criam e melhoramcontinuamente seus entornos físicos e sociais e ampliamaqueles recursos da comunidade que permitem o apoio mútuodas pessoas para realizar todas as funções vitais e conseguiro desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

Classe social:Classe social:Classe social:Classe social:Classe social: refere-se aos grupos sociais que se formam pelasrelações econômicas recíprocas estabelecidas entre as pessoas.

Clima:Clima:Clima:Clima:Clima: costuma-se definir como o “tempo médio” ou , maisrigorosamente, como a descrição estatística do tempo emtermos de valores médios e variabilidade das quantidades deinteresse durante períodos que podem ir desde meses amilhares ou milhões de anos. O período normal é de 30 anos,segundo a definição da Organização Meteorológica Mundial(OMM). Estas quantidades são quase sempre variáveis desuperfície, como a temperatura, a precipitação ou o vento.

Cloração: Cloração: Cloração: Cloração: Cloração: adicionar cloro à água ou às águas de resíduo,geralmente com o propósito de desinfetá-la. Porém,freqüentemente, para obter outros resultados biológicos ouquímicos. Utiliza-se o cloro, quase universalmente, em processosde manufatura, especialmente na indústria dos plásticos.

Clorofluorocarbonos (CFC):Clorofluorocarbonos (CFC):Clorofluorocarbonos (CFC):Clorofluorocarbonos (CFC):Clorofluorocarbonos (CFC): gases de efeito estufa utilizadospara refrigeração, ar condicionado, envase, isolamento,dissolventes ou propelentes de aerossóis. Todos estão incluídosno protocolo de Montreal. Não são destruídos nas camadasbaixas da atmosfera, por isto sobem até as superiores, nasque, nas condições adequadas, descompõem o ozônio. Estãosendo substituídos por outros compostos como oshidroclorofluorocarbonos, incluídos no Protocolo de Quioto.

Clube de RClube de RClube de RClube de RClube de Roma:oma:oma:oma:oma: Associação internacional fundada em Roma,em 1968, que é composta por aproximadamente 70 científicosde áreas muito diversas, que com a construção de um modelo“universal” tentam pôr de manifesto a estreita inter-relação

existente entre a população mundial, as reservas de matérias-primas, a contaminação, a industrialização, a agricultura, etc.,de frente a preparar um instrumental adequado às decisõespolíticas a respeito.

Colaboração Intersetorial: Colaboração Intersetorial: Colaboração Intersetorial: Colaboração Intersetorial: Colaboração Intersetorial: relação conhecida entre parte oupartes de distintos setores da sociedade que se estabeleceu paraempreender ações sobre um tema, com a finalidade de conseguirresultados de saúde ou resultados intermediários de saúde, demaneira mais eficaz, eficiente ou sustentável que aquela que osetor sanitário possa conseguir atuando em solitário.

Colinesterase:Colinesterase:Colinesterase:Colinesterase:Colinesterase: enzima encontrada em animais e que regula osimpulsos nervosos. A inibição da colinesterase está associadaa uma variedade de sintomas agudos como náusea, vômito,visão turva, dor de estômago e batidas rápidas do coração.

Combustível fóssil:Combustível fóssil:Combustível fóssil:Combustível fóssil:Combustível fóssil: substância que se encontra nas camadasda Terra e que pode queimar-se. Forma-se pelos restos deplantas e animais que viveram há milhões de anos. O petróleo,gás natural, carvão mineral e carvão são combustíveis fósseis.

Combustíveis limpos:Combustíveis limpos:Combustíveis limpos:Combustíveis limpos:Combustíveis limpos: substitutos da gasolina que incluem gásnatural comprimido, etanol, gás e outros.

Comissão Bruntland:Comissão Bruntland:Comissão Bruntland:Comissão Bruntland:Comissão Bruntland: Comissão Mundial sobre Meio Ambientee Desenvolvimento. Leva o nome da Sra. Gro HarlemBrundtland, Primeira Ministra da Noruega, que presidiu estaComissão. Os resultados de seus trabalhos foram publicadosem 1987 sob o título: “Nosso Futuro Comum”.

Comparação de riscos:Comparação de riscos:Comparação de riscos:Comparação de riscos:Comparação de riscos: a prática de comparar um risco comoutro para promover um melhor entendimento da naturezado perigo.

Competência do vetor:Competência do vetor:Competência do vetor:Competência do vetor:Competência do vetor: a capacidade inerente de uma espéciede vetor (geralmente aplicado a artrópodes que chupamsangue) para suportar o desenvolvimento e o transporte deum micróbio infeccioso.

Compostos orgânicos voláteis: Compostos orgânicos voláteis: Compostos orgânicos voláteis: Compostos orgânicos voláteis: Compostos orgânicos voláteis: compostos orgânicos que seevaporam rapidamente no ar. São liberados quandoautomóveis e máquinas queimam combustível. Contribuemsignificativamente com a produção da contaminaçãoatmosférica. Incluem químicos como benzeno, tolueno,clorometil e metil clorofórmio e podem causar sérios problemasde saúde. Alguns compostos como o formaldeído podemprejudicar as plantas.

Compostos químicos orgânicos:Compostos químicos orgânicos:Compostos químicos orgânicos:Compostos químicos orgânicos:Compostos químicos orgânicos: substancias que contêmcarbono e diferentes proporções de outros elementos comohidrogênio, oxigênio, flúor, cloro, bromo, enxofre ounitrogênio. Estas substancias facilmente convertem-se em

Page 12: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

12GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Cvapores ou gases. Um grande número destes compostos sãousados como solventes (dissolventes de tintas e lacas,desengordurantes e fluidos para lavagem a seco).

Comunicação de risco:Comunicação de risco:Comunicação de risco:Comunicação de risco:Comunicação de risco: processo de interação e intercâmbiode informação (dados, opiniões e percepções) entre indivíduos,grupos ou instituições sobre ameaças para a saúde, a segurançaou o ambiente, com o propósito de que a comunidade conheçaos riscos aos que está exposta e participe em sua mitigação.Idealmente este processo é interativo e permanente.

Comunicações de massa:Comunicações de massa:Comunicações de massa:Comunicações de massa:Comunicações de massa: comunicação dirigida que chegaa grandes massas da população por meio de métodos comoa imprensa escrita, televisão, rádio, Internet, publicidade,relações públicas, etc.

Comunidade:Comunidade:Comunidade:Comunidade:Comunidade: grupo específico de pessoas quefreqüentemente vivem em uma zona geográfica definida,compartilham a mesma cultura, valores e normas e estãoorganizadas em uma estrutura social conforme o tipo derelações que a comunidade desenvolveu ao longo do tempo.Os membros de uma comunidade adquirem sua identidadepessoal e social ao compartilhar crenças, valores e normascomuns que a comunidade desenvolveu no passado e quepodem modificar-se no futuro. Seus membros têm consciênciade sua identidade como grupo e compartilham necessidadescomuns e o compromisso de satisfazê-las.

Comunidade biótica: Comunidade biótica: Comunidade biótica: Comunidade biótica: Comunidade biótica: Diz-se do conjunto de organismos(biocenose) de um determinado espaço.

Comunidade de alto risco:Comunidade de alto risco:Comunidade de alto risco:Comunidade de alto risco:Comunidade de alto risco: uma comunidade localizada pertode fontes potenciais de perigo para o ambiente ou para asaúde, que pudessem resultar em altos níveis de exposição acontaminantes.

Concentração:Concentração:Concentração:Concentração:Concentração: termo de caráter geral que se refere àquantidade de um material ou substância contida na unidadede um meio dado. Quando o termo concentração é usadosem nenhuma outra qualificação, significa o grau deconcentração de uma substância.

Concentração ao nível do solo:Concentração ao nível do solo:Concentração ao nível do solo:Concentração ao nível do solo:Concentração ao nível do solo: quantidade de sólido, líquidoou matéria gasosa por unidade de volume de ar, geralmentemedida a uma altura especificada.

Concentração da emissão:Concentração da emissão:Concentração da emissão:Concentração da emissão:Concentração da emissão: concentração de contaminantesdo ar em uma emissão em seus pontos de descarga.

Concentração de perigo imediato para a vida ou à saúdeConcentração de perigo imediato para a vida ou à saúdeConcentração de perigo imediato para a vida ou à saúdeConcentração de perigo imediato para a vida ou à saúdeConcentração de perigo imediato para a vida ou à saúde(IDLH(IDLH(IDLH(IDLH(IDLH, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês): valor regulador definido como amáxima concentração na exposição da qual se poderiaescapar dentro de 30 minutos sem sintomas incapacitantes

ou outros efeitos irreversíveis para a saúde. Este valor deveser levado em conta na seleção de respiradores.

Concentração efetiva média (CE50): Concentração efetiva média (CE50): Concentração efetiva média (CE50): Concentração efetiva média (CE50): Concentração efetiva média (CE50): concentraçãoestatisticamente derivada de um tóxico que, segundo se podeprognosticar, causará um efeito não-letal, definido em 50% deuma população dada de organismos sob condições definidas.O efeito definido deve ser quântico ou de tudo ou nada.

Concentração letal:Concentração letal:Concentração letal:Concentração letal:Concentração letal: concentração de uma substânciapotencialmente tóxica em um meio ambiente. Causa a morteapós um certo período de exposição (indicada por CL).

Concentração letal absoluta:Concentração letal absoluta:Concentração letal absoluta:Concentração letal absoluta:Concentração letal absoluta: concentração mais baixa deuma substância potencialmente tóxica, em um meio ambienteque mata a 100% dos organismos ou espécies sob teste(indicada por CL100).

Concentração letal média (CL50): Concentração letal média (CL50): Concentração letal média (CL50): Concentração letal média (CL50): Concentração letal média (CL50): concentraçãoestatisticamente derivada de uma substância na que, segundopode ser prognosticada, causará a morte de 50% de umapopulação dada de organismos sob um conjunto definido decondições experimentais.

Concentração máxima permitida (CMP):Concentração máxima permitida (CMP):Concentração máxima permitida (CMP):Concentração máxima permitida (CMP):Concentração máxima permitida (CMP): concentração deexposição que não deve ser excedida sob nenhumacircunstância.

Concentração máxima tolerável (CMT):Concentração máxima tolerável (CMT):Concentração máxima tolerável (CMT):Concentração máxima tolerável (CMT):Concentração máxima tolerável (CMT): a concentração maisalta de uma substância em um meio ambiental que não causa amorte dos organismos ou espécies sob teste (indicada por Clo).

Concentração média ponderada pelo tempo (TWConcentração média ponderada pelo tempo (TWConcentração média ponderada pelo tempo (TWConcentração média ponderada pelo tempo (TWConcentração média ponderada pelo tempo (TWA, siglaA, siglaA, siglaA, siglaA, siglaem inglês): em inglês): em inglês): em inglês): em inglês): valor regulador que é a concentração de umasubstância a qual uma pessoa está exposta no ar ambiental,fazendo a média para um período geralmente de 8 horas.Por exemplo, se uma pessoa está exposta a 0.1 mg/m3 durante6 horas e 0.2 mg/m3 durante 2 horas, a TWA para 8 horasseria (0.1*6+0.2*2)/8, que equivale a 0.125 mg/m3.

Concentração total:Concentração total:Concentração total:Concentração total:Concentração total: nos estudos de impacto ambiental, acomparação com os valores padrão da qualidade do ar deveser feita considerando a concentração total, isto é, a somada concentração de fundo e da proveniente da fonte de estudo.

Conduta de risco:Conduta de risco:Conduta de risco:Conduta de risco:Conduta de risco: forma específica de conduta da qual seconhece sua relação com uma susceptibilidade aumentada parauma doença específica ou para um estado de saúde deficiente.

Condutividade de uma água residual:Condutividade de uma água residual:Condutividade de uma água residual:Condutividade de uma água residual:Condutividade de uma água residual: é a capacidade deuma solução para transportar uma corrente elétrica. Dependeda presença de íons e de sua concentração total, de suamobilidade, valência e da temperatura. As águas residuais

Page 13: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

13GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Ccom sais, bases e ácidos podem ter coeficientes decondutividade mais altos que as águas residuais comcompostos orgânicos que não se dissolvem, que é quase nulo.

Consciência ambiental:Consciência ambiental:Consciência ambiental:Consciência ambiental:Consciência ambiental: convicção de uma pessoa,organização, grupo ou uma sociedade inteira de que osrecursos naturais devem ser protegidos e usados racionalmenteem benefício do presente e do futuro da humanidade. Estáfundada em valores ecológicos que determinam uma condutaou um comportamento ecológico positivo.

Contaminação:Contaminação:Contaminação:Contaminação:Contaminação:

i) Introdução de contaminantes em um meio ambientesólido, líquido ou gasoso; presença de substânciascontaminantes da composição de um meio ambiente sólido,líquido ou gasoso. No contexto da contaminação do ar,uma modificação indesejável é a que tem efeitos prejudiciaisou nocivos;

ii) Adição ou resultado da adição ou presença deum material ou materiais em outra substância a tal grauque a faz imprópria para seu propósito original.

Contaminação agrícola: Contaminação agrícola: Contaminação agrícola: Contaminação agrícola: Contaminação agrícola: inclui resíduos agrícolas,escoamentos e lixiviados de pesticidas e fertilizantes; erosão epó; resíduos de adubo e de colheitas.

Contaminação com estufas que queimam lenha:Contaminação com estufas que queimam lenha:Contaminação com estufas que queimam lenha:Contaminação com estufas que queimam lenha:Contaminação com estufas que queimam lenha:contaminação do ar por emissões de partículas, monóxidode carbono, partículas totais suspensas ou matéria orgânicapolicíclica proveniente de estufas que queimam lenha.

Contaminação de lugares fechados:Contaminação de lugares fechados:Contaminação de lugares fechados:Contaminação de lugares fechados:Contaminação de lugares fechados: contaminantes químicos,físicos ou biológicos no ar de lugares fechados.

Contaminação do ar:Contaminação do ar:Contaminação do ar:Contaminação do ar:Contaminação do ar: presença de substâncias na atmosferaque resultam da atividade humana ou de processos naturaisem concentração suficiente, por um tempo suficiente e sobcircunstâncias tais que interfira com a comodidade, a saúdeou o bem-estar das pessoas ou do ambiente.

Contaminação do ar de interiores:Contaminação do ar de interiores:Contaminação do ar de interiores:Contaminação do ar de interiores:Contaminação do ar de interiores: presença de contaminantesquímicos, físicos ou biológicos no ar de interiores.

Contaminação doméstica:Contaminação doméstica:Contaminação doméstica:Contaminação doméstica:Contaminação doméstica: inclui resíduos sólidos compostosde lixo que normalmente se originam nas casas. Acontaminação doméstica pode conter uma quantidadesignificativa de resíduos perigosos ou tóxicos.

Contaminação fotoquímica: Contaminação fotoquímica: Contaminação fotoquímica: Contaminação fotoquímica: Contaminação fotoquímica: contaminação do ar causadapor reações químicas de vários contaminantes emitidos pordiferentes fontes.

Contaminante:Contaminante:Contaminante:Contaminante:Contaminante: qualquer material sólido, líquido ou gasosoindesejável presente em um meio líquido, sólido ou gasoso.O indesejável depende da concentração, se bem que emmuitos casos as baixas concentrações da maioria dassubstâncias são toleráveis ou inclusive essenciais. Umcontaminante primário é o emitido de uma fonte identificávelà atmosfera, à água, aos sedimentos ou à terra. Umcontaminante secundário é aquele formado por reaçõesquímicas na atmosfera, água, sedimentos ou no solo.

Contaminante atmosférico:Contaminante atmosférico:Contaminante atmosférico:Contaminante atmosférico:Contaminante atmosférico: qualquer substância no ar que aaltas concentrações causa dano ao homem, a outros animais,vegetação ou materiais. Os contaminantes podem incluirmatéria natural ou artificial que pode viajar com o vento. Podemser sólidos, líquidos, gases ou a combinação dos anteriores.

Contaminante atmosférico perigoso:Contaminante atmosférico perigoso:Contaminante atmosférico perigoso:Contaminante atmosférico perigoso:Contaminante atmosférico perigoso: contaminantesatmosféricos que não são cobertos por padrões de qualidadedo ar, mas como está definido na Ata do Ar Limpo, espera-seque causem ou contribuam para causar doenças ou até a morte.Alguns destes contaminantes incluem amiantos, berílio, mercúrio,benzeno, emissões de coca, radionuclídeos e vinil clorado.

Contaminante tóxico: Contaminante tóxico: Contaminante tóxico: Contaminante tóxico: Contaminante tóxico: material que contamina o ambiente eque causa a morte, doenças ou defeitos de nascimento emorganismos que o ingerem ou o absorvem. As quantidades eo período de exposição necessário para causar estes efeitosvariam amplamente.

Contaminantes primários do ar:Contaminantes primários do ar:Contaminantes primários do ar:Contaminantes primários do ar:Contaminantes primários do ar: contaminantes do arproduzidos como resultado da combustão de combustíveisfósseis e da biomassa. Incluem monóxido de carbono, óxidosde nitrogênio e bióxido de enxofre.

Contaminantes secundários do ar:Contaminantes secundários do ar:Contaminantes secundários do ar:Contaminantes secundários do ar:Contaminantes secundários do ar: contaminantes do arformados por reações químicas e fotoquímicas decontaminantes do ar primários e químicos atmosféricos.

Contaminantes transfronteiriços:Contaminantes transfronteiriços:Contaminantes transfronteiriços:Contaminantes transfronteiriços:Contaminantes transfronteiriços: contaminação do ar queviaja de uma jurisdição a outra, cruzando limites de estadoou limites internacionais.

Controle ambiental:Controle ambiental:Controle ambiental:Controle ambiental:Controle ambiental: medidas legais e técnicas empregadaspara diminuir ou evitar a alteração do ambiente ouconseqüência ambiental produzida pelas atividades do homem,ou por desastres naturais, e para reduzir os riscos à saúdehumana.

Controle da emissão ou controle da exposição:Controle da emissão ou controle da exposição:Controle da emissão ou controle da exposição:Controle da emissão ou controle da exposição:Controle da emissão ou controle da exposição: osprocedimentos técnicos e administrativos empregados para aredução ou eliminação de emissões da fonte ou da exposiçãodo branco.

Page 14: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

14GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

C Convenção Marco: Convenção Marco: Convenção Marco: Convenção Marco: Convenção Marco: tratado na diplomacia internacional sobo qual as nações participantes concordam trabalhar emconjunto e adotar ações, se necessário, em um acordo aberto.Enquanto que na maioria dos tratados as nações participantesse comprometem a cumprir um conjunto específico de regras.

Convenção Marco na Mudança Climática:Convenção Marco na Mudança Climática:Convenção Marco na Mudança Climática:Convenção Marco na Mudança Climática:Convenção Marco na Mudança Climática: tratado internacionalpara nações que trabalham conjuntamente para evitar dano aoambiente global causado pelo aquecimento global.

Corte:Corte:Corte:Corte:Corte: grupo de indivíduos identificados por uma característicacomum, examinados durante um período como parte de umestudo epidemiológico.

Cor de uma água residual:Cor de uma água residual:Cor de uma água residual:Cor de uma água residual:Cor de uma água residual: é uma característica física queindica, geralmente, a presença na água de substânciasdissolvidas e/ou coloidais e/ou suspensas (cor aparente).Quando se elimina a turbidez da água por centrifugação oufiltração, obtém-se a cor real. Dá, em geral, um aspectodesagradável à água residual.

Corpo receptor:Corpo receptor:Corpo receptor:Corpo receptor:Corpo receptor: é o ecossistema onde os resíduos perigosos,já tratados como resultado de operações de eliminação, têmou podem ter destino final. São corpos receptores: as águasdoces superficiais, a atmosfera, os solos, as estruturasgeológicas estáveis e confinadas.

Critério:Critério:Critério:Critério:Critério: juízo ou discernimento normativo geral de referência.

Critérios da qualidade da água:Critérios da qualidade da água:Critérios da qualidade da água:Critérios da qualidade da água:Critérios da qualidade da água: níveis de contaminação naágua e períodos de exposição acima dos quais pode ocorrerum efeito adverso à saúde.

Critérios da qualidade do ar:Critérios da qualidade do ar:Critérios da qualidade do ar:Critérios da qualidade do ar:Critérios da qualidade do ar: níveis de contaminação no are períodos de exposição acima dos quais podem ocorrerefeitos adversos à saúde.

Crônico:Crônico:Crônico:Crônico:Crônico: que ocorre por um longo período, seja contínua ouintermitentemente; usado para descrever exposições e efeitosque se desenvolvem depois de um longo período.

Cuidados ambientais primários: Cuidados ambientais primários: Cuidados ambientais primários: Cuidados ambientais primários: Cuidados ambientais primários: organização e aplicação dascapacidades de um indivíduo ou de uma comunidade paracuidar do ambiente.

Cultura:Cultura:Cultura:Cultura:Cultura: originalmente um substantivo de processo referidoao “cuidado de algo, basicamente colheitas ou animais”; naatualidade tem três significados distintos: i) substantivo abstratoe independente que descreve um processo geral dedesenvolvimento intelectual, espiritual e estético; ii) substantivo

independente que, usado no sentido geral ou específico, indicaum modo particular de vida, seja de um povo, um período,um grupo ou a humanidade em geral e iii) substantivo abstratoe independente que descreve o trabalho e as práticas daatividade intelectual, especialmente a artística.

Cunha salina: Cunha salina: Cunha salina: Cunha salina: Cunha salina: fenômeno de entrada de água marinha emum rio, aqüífero, etc. Em zonas de contato entre água doce eágua salgada, a água doce flui sobre a água marinha porcausa da diferença de densidades e separam-se por uma zonade contato difusa, a interface. Os perfis verticais de salinidade,por conseguinte, mostram salinidade zero na superfície esalinidade oceânica perto do fundo. Se há uma alteração dosistema, como por exemplo uma diminuição da vazão do rio,esta interface traslada-se ao interior, penetrando a águamarinha por debaixo da água doce.

Curie:Curie:Curie:Curie:Curie: medida da radioatividade. Um curie de radioatividadeé equivalente a 3.7 x 1010 ou 37,000,000,000 desintegraçõesnucleares por segundo.

Curva de concentraçãoCurva de concentraçãoCurva de concentraçãoCurva de concentraçãoCurva de concentração-----efeito:efeito:efeito:efeito:efeito: gráfico elaborado paramostrar a relação entre a concentração da exposição de ummedicamento ou xenobiótico e a magnitude do efeito gradualque produz.

Curva de concentraçãoCurva de concentraçãoCurva de concentraçãoCurva de concentraçãoCurva de concentração-resposta:-resposta:-resposta:-resposta:-resposta: gráfico elaborado paramostrar a relação entre a concentração da exposição de ummedicamento ou xenobiótico e o grau de resposta que produz,de acordo com a porcentagem da população exposta quemostra um efeito definido, freqüentemente quantificável. Se oefeito é a morte, a curva pode ser usada para determinar umvalor de CL50.

Curva de doseCurva de doseCurva de doseCurva de doseCurva de dose-----efeito:efeito:efeito:efeito:efeito: gráfico que mostra a relação existenteentre a dose de um medicamento ou xenobiótico e a magnitudedo efeito gradual que produz.

Curva de doseCurva de doseCurva de doseCurva de doseCurva de dose-resposta:-resposta:-resposta:-resposta:-resposta: gráfico que mostra a relaçãoexistente entre um medicamento ou xenobiótico e o grau deresposta que produz, medida pela porcentagem da populaçãoexposta que mostra um efeito definido, freqüentementequantificável. Se o efeito determinado é a morte, esta curvapode ser usada para estimar um valor DL50.

Custos ambientais:Custos ambientais:Custos ambientais:Custos ambientais:Custos ambientais: riscos econômicos intangíveis de umprojeto de certa envergadura. A economia tradicional ignoratanto estes custos quanto os sociais. Muitos projetosexecutados, sem levar em consideração estes custos, produzemimpactos ambientais.

Page 15: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

15GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

D

DDDT (dicloroDDT (dicloroDDT (dicloroDDT (dicloroDDT (dicloro-----difenil-tricloroetano):difenil-tricloroetano):difenil-tricloroetano):difenil-tricloroetano):difenil-tricloroetano): é o primeiro hidrocarbonetoinseticida clorado. O DDT tem uma vida média de 15 anos epode ser acumulado nos tecidos gordurosos de certos animais.A EPA (Environmental Protection Agency) proibiu a venda destasubstância em quase todos os usos nos Estados Unidos, àexceção de uma situação de emergência em 1972, por causaque persiste no ambiente e acumula-se na cadeia alimentar.

Declaração de impacto ambiental:Declaração de impacto ambiental:Declaração de impacto ambiental:Declaração de impacto ambiental:Declaração de impacto ambiental: relatório públicodesenvolvido a partir de estudos socioambientais que indicatodas as possíveis conseqüências ambientais que podeconduzir à execução de um determinado projeto sobre oambiente. Tem como finalidade pôr em evidência os riscos ecustos ambientais e alertar aos tomadores de decisões, àpopulação e ao governo.

Degradação:Degradação:Degradação:Degradação:Degradação: decomposição química e biológica de umcomposto complexo em compostos mais simples.

Degradável:Degradável:Degradável:Degradável:Degradável: que pode ser decomposto sob certas condiçõesambientais (por exemplo biodegradável: implica a ação demicroorganismos, fotodegradável: implica a ação da luz).

Demanda química de oxigênio (DQO) de uma água residual:Demanda química de oxigênio (DQO) de uma água residual:Demanda química de oxigênio (DQO) de uma água residual:Demanda química de oxigênio (DQO) de uma água residual:Demanda química de oxigênio (DQO) de uma água residual:expressa a quantidade de oxigênio necessário para a oxidaçãoquímica da matéria orgânica. Geralmente é maior que o valorda DBO5, porque costuma ser maior o número de compostosque se oxidam por via química do que os por via biológica,ante a presença de um oxidante forte como os dicromatos.

Dérmico:Dérmico:Dérmico:Dérmico:Dérmico: refere-se à pele. Por exemplo, absorção dérmicasignifica absorção pela pele.

Desastre:Desastre:Desastre:Desastre:Desastre: é todo fato inesperado que causa desgraças pessoaise/ou danos materiais. Para preveni-los, as empresas devemrealizar atividades de prevenção, alerta, preparação e mitigação.

Descarga (ou efluente de emissão) padrão ou liberação limite:Descarga (ou efluente de emissão) padrão ou liberação limite:Descarga (ou efluente de emissão) padrão ou liberação limite:Descarga (ou efluente de emissão) padrão ou liberação limite:Descarga (ou efluente de emissão) padrão ou liberação limite:liberação máxima aceitável de um contaminante por uma fontedada, a um meio determinado, sob circunstâncias específicas.

Descarga indireta:Descarga indireta:Descarga indireta:Descarga indireta:Descarga indireta: introdução de contaminantes de origemnão-doméstica a um sistema público de tratamento deresíduos. As descargas indiretas podem ser instalaçõescomerciais ou industriais cujos resíduos entram na rede deesgotos local.

Descontaminação:Descontaminação:Descontaminação:Descontaminação:Descontaminação: remoção de substâncias prejudiciais comoquímicos, bactérias e outros organismos ou material radioativode indivíduos expostos, habitações e móveis em edifícios ouno ambiente exterior.

Desenvolvimento humano: Desenvolvimento humano: Desenvolvimento humano: Desenvolvimento humano: Desenvolvimento humano: entende-se como “o processo deexpansão das capacidades das pessoas que ampliam suas

opções e oportunidades”. Este conceito implica assumir que“as pessoas são a verdadeira riqueza de uma nação”.

Desfolhante: Desfolhante: Desfolhante: Desfolhante: Desfolhante: herbicida que remove as folhas das árvores eplantas em crescimento.

Desigualdade ou iniqüidade social na saúde:Desigualdade ou iniqüidade social na saúde:Desigualdade ou iniqüidade social na saúde:Desigualdade ou iniqüidade social na saúde:Desigualdade ou iniqüidade social na saúde: refere-se àsdisparidades sanitárias de um determinado país e entre países,consideradas injustas, injustificadas, evitáveis oudesnecessárias (isto é, não são nem evitáveis nemirremediáveis) e que sistematicamente afligem às populaçõesque se tornaram vulneráveis por causa das estruturas sociaisfundamentais e das instituições políticas, econômicas ejurídicas que prevalecem.

Desinfetante:Desinfetante:Desinfetante:Desinfetante:Desinfetante: qualquer oxidante, incluindo o cloro, dióxido decloro, cloraminas e ozônio que se coloca na água em qualquerparte de seu tratamento ou processo de distribuição, com afinalidade de matar ou inativar microorganismos patógenos.

Desnitrificação:Desnitrificação:Desnitrificação:Desnitrificação:Desnitrificação: redução bacteriana de nitrito a nitrogêniogasoso em condições anaeróbicas.

Destino ambiental:Destino ambiental:Destino ambiental:Destino ambiental:Destino ambiental: destino de um contaminante químico oubiológico depois de que foi liberado no ambiente. O destinoambiental implica considerações temporais e espaciais detransporte, transferência, armazenamento e transformação.

Destruição da camada de ozônio:Destruição da camada de ozônio:Destruição da camada de ozônio:Destruição da camada de ozônio:Destruição da camada de ozônio: é causada peladescomposição de compostos que contêm cloro e bromo(clorofluorcarbonos ou halones) que se decompõem quandochegam à estratosfera e destroem cataliticamente às moléculasde ozônio.

Destruidores endócrinos:Destruidores endócrinos:Destruidores endócrinos:Destruidores endócrinos:Destruidores endócrinos: químicos sintéticos e compostosnaturais de plantas que afetam ao sistema endócrino (o sistemada comunicação das glândulas, hormônios e receptorescelulares que controlam as funções internas do corpo). Muitasdestas substâncias estão associadas com o desenvolvimento, areprodução e outros problemas de saúde da natureza e dosanimais de laboratório. Alguns especialistas sugerem que estescompostos podem afetar aos humanos de diferentes maneiras.

Determinantes da saúde:Determinantes da saúde:Determinantes da saúde:Determinantes da saúde:Determinantes da saúde: conjunto de fatores pessoais, sociais,econômicos e ambientais que determinam o estado de saúdedos indivíduos ou populações.

Diagnóstico das condições de saúde: Diagnóstico das condições de saúde: Diagnóstico das condições de saúde: Diagnóstico das condições de saúde: Diagnóstico das condições de saúde: este diagnóstico éobtido por meio de um processo de recompilação e análiseda informação sobre os perfis socio-demográficos e de morbi-mortalidade da população trabalhadora e a opinião diretados trabalhadores sobre suas condições (sinais e sintomas), apartir das experiências cotidianas em seu entorno de trabalho;como também sobre os hábitos que influem no seu bem-estar

Page 16: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

16GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

D e segurança, por meio de instrumentos como o auto-exame,pesquisa, entre outros.

Diagrama de fluxo:Diagrama de fluxo:Diagrama de fluxo:Diagrama de fluxo:Diagrama de fluxo: diagrama onde é mostrado um conjuntode operações e processos unitários, em instalações eoperações manuais para conseguir um objetivo.

Dibenzodioxinas e dibenzofuranos:Dibenzodioxinas e dibenzofuranos:Dibenzodioxinas e dibenzofuranos:Dibenzodioxinas e dibenzofuranos:Dibenzodioxinas e dibenzofuranos: as dibenzodioxinaspolicloradas (PCDD) e os dibenzofuranos policlorados (PCDF)são compostos química e tecnologicamente relacionados.Estas substâncias aparecem como subprodutos ou impurezasdurante o tratamento térmico de compostos fenólicos ouaromáticos na presença de cloro. Isto pode ocorrer em distintosprocessos tecnológicos, como a produção de PCB e pesticidasorganoclorados, na incineração de compostos clorados, comoocorre durante a queima de resíduos domiciliares, etc. Tambémpodem aparecer em eventos naturais como os incêndiosflorestais. Nem todos são igualmente tóxicos, mas entre osPCDDs, encontra-se a 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina ouTCDD, capaz de produzir dano dermatológico, hepático,cardiovascular, respiratório, endócrino, imunológico,neurológico e até psiquiátrico.

Dióxido de enxofre (SODióxido de enxofre (SODióxido de enxofre (SODióxido de enxofre (SODióxido de enxofre (SO22222):):):):): gás incolor e não-inflamável queconsiste em um átomo de enxofre e dois de oxigênio. É umdos contaminantes primários* majoritários na atmosfera. Naatmosfera, combina-se facilmente com a água dando lugarao ácido sulfúrico (chuva ácida). As erupções vulcânicasrepresentam uma fonte natural de SO2 na atmosfera,entretanto, o problema real associado com a produção deácido sulfúrico é a produção antropogênica originada nacombustão de combustíveis fósseis.

Dioxina:Dioxina:Dioxina:Dioxina:Dioxina: qualquer família de compostos conhecidosquimicamente como dibenzo-p-dioxinas. Existe a preocupaçãoacerca destas substâncias em razão do seu potencial tóxico eporque são contaminantes que fazem parte de produtoscomerciais. Testes em laboratório indicam que as dioxinassão um dos compostos mais tóxicos feitos pelo homem.

Dissolvente/Solvente:Dissolvente/Solvente:Dissolvente/Solvente:Dissolvente/Solvente:Dissolvente/Solvente: uma substância, geralmente um líquido,capaz de dissolver ou dispersar uma ou mais substâncias. Osdissolventes incluem alcoóis, aldeídos, tolueno, benzeno,éteres, tricloroetileno, percloroetileno, formaldeído etetracloreto de carbono. A água para beber é uma fonteimportante de exposição aos dissolventes. Os dissolventespassam rapidamente através da pele e produzem níveis altosno fluxo sangüíneo minutos após a exposição da pele. Quasetodos os dissolventes podem causar dano agudo ou crônicoao sistema nervoso central. Sabe-se que muitos dissolventescausam dano aos rins e doenças crônicas dos rins e outras,como também dano agudo tóxico ao fígado. O Sistema deSaúde Pública dos E.U.A., estabelece que o benzeno pode

causar leucemia, enquanto que outros dissolventes sãosuspeitos de serem carcinógenos.

Doença:Doença:Doença:Doença:Doença: qualquer transtorno anormal do corpo ou da menteque provoca mal-estar e alteração das funções normais. Asdoenças são entidades criadas pelo homem na que se agrupamuma série de componentes que a definem e devem distinguir-se das síndromes e dos sintomas. Em ocasiões, algumassíndromes ou sintomas denominam-se como doenças.

Doença dos pés negros:Doença dos pés negros:Doença dos pés negros:Doença dos pés negros:Doença dos pés negros: doença descrita na China que afetaaos vasos sangüíneos periféricos e que se deve à exposiçãocrônica ao arsênico. Consiste na constrição das artérias comdiminuição do fluxo sangüíneo e coloração negra dos pés.

Doença pulmonar parenquimatosa:Doença pulmonar parenquimatosa:Doença pulmonar parenquimatosa:Doença pulmonar parenquimatosa:Doença pulmonar parenquimatosa: doença do pulmão emrazão de sua alteração funcional.

Dose:Dose:Dose:Dose:Dose: quantidade de uma substância administrada a umorganismo.

Dose (para compostos nãoDose (para compostos nãoDose (para compostos nãoDose (para compostos nãoDose (para compostos não-radioativos):-radioativos):-radioativos):-radioativos):-radioativos): a quantidade deuma substância à qual se expõe uma pessoa durante umperíodo determinado. A dose é uma medida da exposição.Com freqüência é expressada em miligramas (quantidade)por quilograma (medida do peso corporal por dia (tempo)quando a pessoa come ou bebe água, alimento ou solocontaminado.

Dose (para compostos radioativos):Dose (para compostos radioativos):Dose (para compostos radioativos):Dose (para compostos radioativos):Dose (para compostos radioativos): a dose de radiação é aquantidade de energia de radiação absorvida pelo corpo.Não é a mesma medida da quantidade de radiação que háno ambiente.

Dose absorvida (em radiação):Dose absorvida (em radiação):Dose absorvida (em radiação):Dose absorvida (em radiação):Dose absorvida (em radiação): energia transmitida à matériapor radiação ionizante em um elemento apropriado, depequeno volume, dividida pela massa desse elemento devolume. A unidade SI para a dose absorvida é de joule porquilograma (Jkg-1) e seu nome especial é gray (Gy).

Dose absorvida (em toxicologia):Dose absorvida (em toxicologia):Dose absorvida (em toxicologia):Dose absorvida (em toxicologia):Dose absorvida (em toxicologia): quantidade de umasubstância absorvida pelo organismo ou pelos órgãos e tecidosde interesse.

Dose de imissão:Dose de imissão:Dose de imissão:Dose de imissão:Dose de imissão: integral da vazão de imissão no receptordurante um período de exposição.

Dose de referência: Dose de referência: Dose de referência: Dose de referência: Dose de referência: a concentração de um químico que sesabe que causa problemas de saúde. Também denominadacomo a ingestão diária aceitável.

Dose letal:Dose letal:Dose letal:Dose letal:Dose letal: dose de uma substância que causa a morte quandoentra no corpo mediante uma única absorção (indicada por DL).

Page 17: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

17GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

DDose permitida:Dose permitida:Dose permitida:Dose permitida:Dose permitida: dose de um químico que um indivíduo podereceber sem esperar um resultado significativamenteprejudicial.

Dureza de uma água residual:Dureza de uma água residual:Dureza de uma água residual:Dureza de uma água residual:Dureza de uma água residual: deve-se à presença de íonsCa++ e Mg++ , que podem estar combinados com os seguintesânions: carbonatos ácidos, cloretos, nitratos, sulfatos. O ferroe o alumínio também originam dureza, mas em geral é muitopequena em comparação com a dureza pelos carbonatos.Produz depósitos salinos.

E

Ecodesenvolvimento:Ecodesenvolvimento:Ecodesenvolvimento:Ecodesenvolvimento:Ecodesenvolvimento: estilo particular de desenvolvimento quepermite alcançar a plena satisfação das necessidades dohomem por meio de um desenvolvimento econômico e socialcontínuo, em harmonia com o manejo racional do ambiente.

Ecologia:Ecologia:Ecologia:Ecologia:Ecologia: estudo das relações entre todos os organismos vivose o ambiente, especialmente a totalidade dos padrões deinteração; é um ponto de vista que inclui a todas as espéciesde plantas e animais e suas contribuições únicas a um habitatem particular.

Ecologia humana:Ecologia humana:Ecologia humana:Ecologia humana:Ecologia humana: relação entre o homem e seu meio físico,biológico, socio-econômico e cultural; inclui as relações entreele e indivíduos ou grupos de outras espécies e a relaçãoentre o mesmo e seu ambiente total. Em virtude da extensãode sua definição, os estudos de ecologia humana são quasesempre multidisciplinares.

Ecossistema:Ecossistema:Ecossistema:Ecossistema:Ecossistema: interação de todos os organismos vivos em umambiente em particular; cada planta, inseto, animal aquático,ave ou espécie terrestre que forma uma rede complexa deinterdependência. Uma ação que repercute a qualquer nívelda cadeia alimentar, tem um potencial de efeito dominó emcada outro ocupante desse sistema.

Ecotoxicologia: Ecotoxicologia: Ecotoxicologia: Ecotoxicologia: Ecotoxicologia: parte da ciência que estuda os efeitos dosagentes químicos sobre o ambiente, incluindo além dos efeitossobre o homem, eventos adversos que ocorrem no ecossistemageral. Isto não está necessariamente relacionado, de maneirafundamental, com a saúde humana.

Educação ambiental:Educação ambiental:Educação ambiental:Educação ambiental:Educação ambiental: processo educativo mediante o qual oeducando adquire a percepção global e pormenorizada detodos os componentes do ambiente, tanto natural como social,da interdependência e funcionamento dos ecossistemas, danecessidade de sua preservação e de sua compatibilidadecom o desenvolvimento.

Educação para a saúde:Educação para a saúde:Educação para a saúde:Educação para a saúde:Educação para a saúde: compreende as oportunidades deaprendizagem criadas conscientemente, que supõem umaforma de comunicação destinada a melhorar a alfabetizaçãosanitária, incluída a melhora do conhecimento da populaçãoem relação à saúde e ao desenvolvimento de habilidadespessoais que conduzam à saúde individual e da comunidade.

Efeito:Efeito:Efeito:Efeito:Efeito: alteração biológica em um organismo, órgão ou tecido.

Efeito aditivo:Efeito aditivo:Efeito aditivo:Efeito aditivo:Efeito aditivo: conseqüência da exposição a dois ou maisagentes químicos que atuam simultaneamente e que é asimples soma dos efeitos das substâncias quando atuamindependentemente.

Efeito adverso:Efeito adverso:Efeito adverso:Efeito adverso:Efeito adverso: efeito anormal, indesejável ou prejudicial paraum organismo, indicado por algum resultado como amortalidade, a alteração do apetite, do peso corporal e dosórgãos, níveis enzimáticos alterados ou mudança patológicavisível. Uma mudança estatisticamente significativa do estadonormal de um organismo exposto a uma substância nãoconstitui necessariamente um efeito biologicamente adverso.Deve-se considerar o grau de diferença do que se consideranormal, a consistência da propriedade alterada e a relaçãodesta com o bem-estar fisiológico, bioquímico e total de umorganismo. Um efeito pode classificar-se como adverso secausa dano funcional ou anatômico, mudança irreversível nahomeostase do organismo ou aumenta a sensibilidade destea outros agentes químicos ou biológicos. Um efeito não-adverso geralmente será reversível quando cesse a exposiçãoà substância.

Efeito adverso para a saúde:Efeito adverso para a saúde:Efeito adverso para a saúde:Efeito adverso para a saúde:Efeito adverso para a saúde: mudança na função do corpoou estrutura celular que pode conduzir a uma doença ou aproblemas de saúde.

Efeito agudo:Efeito agudo:Efeito agudo:Efeito agudo:Efeito agudo: efeito de curta duração que ocorre rapidamente(em geral, durante as primeiras 24 horas ou até 14 dias) logoapós uma dose única ou uma exposição curta a umasubstância. Desenvolvem-se rapidamente sintomas severos,que geralmente cessam depois de que cessa a exposição.

Efeito antagônico:Efeito antagônico:Efeito antagônico:Efeito antagônico:Efeito antagônico: esta é a conseqüência de uma substância(ou grupo de substâncias) que neutraliza os efeitos de outra.Em outras palavras, é uma situação na qual a exposição aduas substâncias juntas tem um efeito menor que a simplessoma de seus efeitos independentes; diz-se que estassubstâncias mostram antagonismo.

Efeito crônico:Efeito crônico:Efeito crônico:Efeito crônico:Efeito crônico: efeito que se desenvolve lentamente e temlonga duração. Com freqüência é, ainda que não sempre,irreversível. Alguns efeitos irreversíveis podem aparecer depoisde longo tempo que a substância esteve presente no tecido

Page 18: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

18GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

E sensível. Por causa dos seus efeitos retardados ou que tardammuito tempo em aparecer, o período de latência ou o tempode ocorrência de um efeito observável pode ser muito longo,especialmente se o nível da exposição é baixo.

Efeito cumulativo:Efeito cumulativo:Efeito cumulativo:Efeito cumulativo:Efeito cumulativo: mudanças globais adversas que resultamde doses repetidas de substâncias nocivas, com crescentesconseqüências biológicas.

Efeito do primeiro passo:Efeito do primeiro passo:Efeito do primeiro passo:Efeito do primeiro passo:Efeito do primeiro passo: alteração química resultante dabiotransformação de um xenobiótico antes de que chegue aosistema circulatório. Esta biotransformação realizada pelo fígado,costuma-se denominar “efeito hepático de primeiro passo”.

Efeito estatisticamente significativo:Efeito estatisticamente significativo:Efeito estatisticamente significativo:Efeito estatisticamente significativo:Efeito estatisticamente significativo: efeito que se considerasignificativo de acordo com métodos matemáticos, estatísticose/ou descritivos definidos.

Efeito estufa:Efeito estufa:Efeito estufa:Efeito estufa:Efeito estufa: os gases de efeito estufa absorvem a radiaçãoinfravermelha emitida pela superfície da Terra, pela própriaatmosfera em virtude dos mesmos gases e pelas nuvens. Aradiação atmosférica é emitida em todas as direções, tambématé a superfície terrestre. Assim, os gases de efeito estufaprendem o calor dentro do sistema superfície terrestre-troposfera. Isto é o que se denomina “efeito estufa natural”. Aradiação atmosférica está estritamente ligada à temperaturado nível ao que se emite. Um aumento na concentração degases de efeito estufa incrementa a opacidade da atmosferaà radiação infravermelha e, portanto, a uma radiação efetivado espaço desde uma altitude maior à temperaturas maisbaixas. Isto causa um forçamento radioativo, desequilíbrioque só pode ser compensado com um aumento datemperatura do sistema superfície-troposfera. É o denominado“efeito estufa aumentado”.

Efeito gradual:Efeito gradual:Efeito gradual:Efeito gradual:Efeito gradual: efeito que geralmente pode ser medido emuma escala graduada de intensidade ou severidade e cujamagnitude está relacionada diretamente com a dose. É umefeito cuja severidade aumenta com uma maior dose ouconcentração na exposição.

Efeito irreversível:Efeito irreversível:Efeito irreversível:Efeito irreversível:Efeito irreversível: efeito caracterizado pela inabilidade de umaparte do corpo a reparar-se depois de que foi danificada porum agente tóxico.

Efeito quântico:Efeito quântico:Efeito quântico:Efeito quântico:Efeito quântico: é aquele que pode ocorrer ou não; porexemplo, a morte. Sinônimo: efeito do tudo ou nada.

Efeito retardado na saúde:Efeito retardado na saúde:Efeito retardado na saúde:Efeito retardado na saúde:Efeito retardado na saúde: doença ou lesão que se apresentacomo resultado de uma exposição ocorrida no passado.

Efeito sinérgico:Efeito sinérgico:Efeito sinérgico:Efeito sinérgico:Efeito sinérgico: qualquer efeito de dois produtos químicos queatuam juntos é maior que a simples soma de seus efeitos quandoatuam sozinhos; é o que poderia chamar-se de sinergia.

Efeito transgeracional:Efeito transgeracional:Efeito transgeracional:Efeito transgeracional:Efeito transgeracional: o efeito à saúde que ocorre em umacriança ou descendente de uma pessoa que foi exposta atoxinas ou tóxicos ambientais.

Efeitos na reprodução:Efeitos na reprodução:Efeitos na reprodução:Efeitos na reprodução:Efeitos na reprodução: efeitos adversos de uma substânciasobre algum aspecto na reprodução de um organismo.

Efluente:Efluente:Efluente:Efluente:Efluente: líquido, sólido ou gás descarregado de uma fontepara o ambiente externo.

Eliminação:Eliminação:Eliminação:Eliminação:Eliminação: processo mediante o qual uma substância ou outromaterial é excretado do organismo (ou uma parte definidadeste), geralmente por um processo de expulsão ou evacuação,porém às vezes por meio da transformação metabólica.Combinação da degradação química de um xenobiótico nocorpo e a excreção pelo intestino, rins, pulmões, pele, suor, arexpirado, leite, sêmen, fluxo menstrual e os fluxos secretados.

El Niño Oscilação Sul (ENOS):El Niño Oscilação Sul (ENOS):El Niño Oscilação Sul (ENOS):El Niño Oscilação Sul (ENOS):El Niño Oscilação Sul (ENOS): no seu sentido original, ElNiño é uma corrente de água quente que flui periodicamentepela costa do Equador e Peru. Este fenômeno associa-se auma flutuação dos padrões de pressão intertropical nasuperfície e da circulação denominada Oscilação Sul. Estefenômeno atmosférico e oceânico combinado é conhecidoem conjunto como El Niño-Oscilação Sul ou ENOS. Duranteum episódio do El Niño, os ventos alísios debilitam-se e acontracorrente do equador reforça-se, o que determina queas águas quentes da superfície da zona da Indonésia fluamaté o leste e sobreponham-se às águas frias das correntes doPeru. Este fenômeno afeta muito aos ventos, à temperaturada superfície marinha e aos padrões de precipitação doPacífico tropical. Tem efeitos climáticos em toda a região doPacífico e em muitas outras partes do mundo. O fenômenooposto ao El Niño chama-se La Niña.

Embriotoxicidade:Embriotoxicidade:Embriotoxicidade:Embriotoxicidade:Embriotoxicidade: potencial de uma substância para induzirefeitos adversos na progênie durante o primeiro período dagravidez, entre a concepção e o estado fetal.

Embriotóxico: Embriotóxico: Embriotóxico: Embriotóxico: Embriotóxico: Este adjetivo aplica-se a qualquer substânciaprejudicial para um embrião em qualquer sentido.

Emergência:Emergência:Emergência:Emergência:Emergência: é todo estado de perturbação de um sistemaque pode pôr em perigo a estabilidade do mesmo. Asemergências podem ser originadas por causas naturais ou deorigem técnica. As emergências têm quatro fases: 1. Prévia.Os efeitos podem ser controlados e minimizados, portanto,pode-se detectar e tomar as respectivas medidas. 2. Iniciaçãoda emergência. 3. Controle da emergência. 4. Análise pós-emergência. Qualificam-se segundo sua origem (tecnológicas,naturais ou sociais) e sua gravidade (conato, emergênciasparciais e gerais). As emergências tecnológicas produzem-sepor incêndios, explosões, derramamentos e fugas. Quandoocorrem por fenômenos naturais, diz-se que se desencadeiam

Page 19: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

19GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Ea níveis climático, ecológico e biológico. As emergênciasocasionadas por fatores sociais são por conflito sociais, açõesterroristas ou de vândalos.

Emissão:Emissão:Emissão:Emissão:Emissão: é a transferencia ou descarga de substânciascontaminantes do ar desde a fonte à atmosfera livre. O pontoou a superfície onde se efetua a descarga denomina-se “fonte”.Este termo utiliza-se para descrever a descarga e a sua vazão.Ato de depósito no ambiente de energia eletromagnética,partículas radioativas e, em geral, contaminantes.

Emissão padrão:Emissão padrão:Emissão padrão:Emissão padrão:Emissão padrão: a máxima quantidade de descarga de arcontaminado legalmente permitida de uma única fonte, sejamóvel ou estacionária.

Emissões antropogênicas:Emissões antropogênicas:Emissões antropogênicas:Emissões antropogênicas:Emissões antropogênicas: emissões de gases de efeito estufae aerossóis relacionados com as atividades humanas.Compreendem também a queima de combustíveis fósseis paraa obtenção de energia, o desflorestamento e as mudançasno uso do solo que causam um incremento neto das emissões.

Emissões de ar: Emissões de ar: Emissões de ar: Emissões de ar: Emissões de ar: gás emitido no ar proveniente de processosindustriais e químicos, como o ozônio, monóxido de carbono,óxido de nitrogênio, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofree outros.

Empoderamento:Empoderamento:Empoderamento:Empoderamento:Empoderamento: processo mediante o qual os indivíduosobtêm controle de suas decisões e ações relacionadas comsua saúde; expressam suas necessidades e mobilizam-se paraobter maior ação política, social e cultural para responder assuas necessidades, ao mesmo tempo que se envolvem natomada de decisões para o melhoramento de sua saúde e ada comunidade. Refere-se ao processo de autodeterminaçãopelo qual as pessoas ou comunidades ganham controle sobreseu próprio caminho de vida. Trata-se de um processo deconscientização (tomar consciência de todos os fatores queinfluem sobre a vida das pessoas) e liberação (ganhar poderde decisão sobre seu próprio destino).

Encapsulação:Encapsulação:Encapsulação:Encapsulação:Encapsulação: técnica para arejar uma massa de resíduos.Implica o completo revestimento ou instalação de umapartícula tóxica ou aglomerado de resíduos, mediante oemprego de substâncias distintas como o aditivo ou liganteutilizado na solidificação e estabilização.

Endêmico:Endêmico:Endêmico:Endêmico:Endêmico: algo peculiar a uma população particular oulocalidade, como uma doença que sempre está presente emuma população.

Endrina: Endrina: Endrina: Endrina: Endrina: pesticida tóxico para a água doce e para a vidaaquática marinha que produz efeitos adversos à saúde atravésda água doméstica.

Energia alternativa:Energia alternativa:Energia alternativa:Energia alternativa:Energia alternativa: a proveniente da incineração de resíduos,sem gases contaminantes.

Energia das marés:Energia das marés:Energia das marés:Energia das marés:Energia das marés: gera-se energia aproveitando a diferençade nível que se produz com as marés.

Energia de gás natural:Energia de gás natural:Energia de gás natural:Energia de gás natural:Energia de gás natural: não gera gases de enxofre e a emissãode dióxido de carbono é menor, assim como os óxidos denitrogênio, entretanto também gera gases estufa.

Energia eólica:Energia eólica:Energia eólica:Energia eólica:Energia eólica: produz eletricidade aproveitando o vento. Éuma energia renovável.

Energia geotérmica:Energia geotérmica:Energia geotérmica:Energia geotérmica:Energia geotérmica: resultado do calor natural, água quente evapor que se encontra nos cinco km exteriores da crosta terrestre.

Energia hidroelétrica:Energia hidroelétrica:Energia hidroelétrica:Energia hidroelétrica:Energia hidroelétrica: proveniente da transformação daenergia potencial de um curso d’água em energia elétricaútil, cujo destino é seu autoconsumo no mesmo lugar deprodução, ou sua venda à rede elétrica comercial com afinalidade de obter um benefício econômico.

Energia nãoEnergia nãoEnergia nãoEnergia nãoEnergia não-renovável:-renovável:-renovável:-renovável:-renovável: é a energia proveniente decombustíveis fósseis e nucleares. Contribui com maiorporcentagem para a produção de energia elétrica mundial,acelera o efeito estufa e a mudança climática global.

Energia proveniente de cultivos de biomassa:Energia proveniente de cultivos de biomassa:Energia proveniente de cultivos de biomassa:Energia proveniente de cultivos de biomassa:Energia proveniente de cultivos de biomassa: é a energiatérmica proveniente da combustão de cultivos ou plantaçõesrenováveis que não contribuem para o aumento de CO2 naatmosfera, dado que a liberação do mesmo pela combustãoprovém do CO2 absorvido pela planta na fotossíntese, quefoi extraído do ambiente ou dos produtos constitutivos dabiomassa. Esta biomassa pode regenerar-se.

Energia solar: Energia solar: Energia solar: Energia solar: Energia solar: é uma fonte de energia inesgotável.

Energias renováveis: Energias renováveis: Energias renováveis: Energias renováveis: Energias renováveis: energias que são produzidasnaturalmente na Terra por ação de fenômenos naturais comoo Sol (energia solar ou fotovoltaica), os rios (hidroelétrica), ovento (eólica), a biomassa, as ondas do mar e as marés ou ocalor interior da Terra (geotérmica). Por sua natureza, estestipos de energia são inesgotáveis.

ENOS/ENSOENOS/ENSOENOS/ENSOENOS/ENSOENOS/ENSO::::: acrônimos de El Niño Oscilação Sul (ENOS)ou El Niño Southern Oscillation (ENSO, sigla em inglês). Otermo ciclo ENOS é usado para descrever a faixa completade variabilidade observada no Índice de Oscilação Sul (IOS)que inclui eventos como El Niño o La Niña.

Page 20: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

20GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

E Entorno:Entorno:Entorno:Entorno:Entorno: ambientes do homem, naturais ou criados por ele,que constituem seu habitat imediato, próximo ou distante,que é parte integral de sua existência.

Epidemia:Epidemia:Epidemia:Epidemia:Epidemia: manifestação em uma comunidade ou região decasos de uma doença, de uma conduta específica relacionadacom a saúde ou de outros acontecimentos do tipo sanitárioque excede nitidamente a incidência normal prevista.

Epidemiologia:Epidemiologia:Epidemiologia:Epidemiologia:Epidemiologia: ciência dedicada ao estudo estatístico dascategorias de pessoas e dos padrões de doenças que estaspadecem com o objetivo de determinar os acontecimentosou circunstâncias que causam estes males.

Epidemiologia ambiental: Epidemiologia ambiental: Epidemiologia ambiental: Epidemiologia ambiental: Epidemiologia ambiental: ocupa-se dos efeitos adversos nasaúde provocados por exposições a fatores ambientais, osquais podem ser biológicos, químicos ou físicos e podemapresentar-se de forma natural ou podem ser gerados pormeio de atividades humanas tais como a agricultura, aindústria manufatureira, a produção de energia e o transporte.

Eqüidade:Eqüidade:Eqüidade:Eqüidade:Eqüidade: noção global que articula as estruturas social,institucional e normativa, jurídica, cultural e ideológica coma situação, condição, oportunidades e acesso dos sujeitosindividuais ou coletivos; articulação que determina o grau dedesenvolvimento de capacidades.

Eqüidade na saúde: Eqüidade na saúde: Eqüidade na saúde: Eqüidade na saúde: Eqüidade na saúde: eqüidade significa imparcialidade. Aeqüidade na saúde significa que as necessidades das pessoasguiam a distribuição das oportunidades para o bem-estar.

Erosão:Erosão:Erosão:Erosão:Erosão: diminuição da superfície do solo pelo ar ou águaque se intensifica por práticas de desflorestamentorelacionadas com a agricultura, desenvolvimento residencialou industrial, construção de estradas ou corte de madeira.

Escoamento da superfície:Escoamento da superfície:Escoamento da superfície:Escoamento da superfície:Escoamento da superfície: precipitação, neve derretida ouirrigação em excesso que se pode infiltrar na superfície dosolo e pode armazenar-se em pequenas depressões. Oescoamento é o transporte principal de alguns contaminantes.

Escoamento direto:Escoamento direto:Escoamento direto:Escoamento direto:Escoamento direto: água que flui sobre a superfície do soloou por meio do subsolo aos córregos, rios ou lagos.

Esgotamento do ozônio estratosférico:Esgotamento do ozônio estratosférico:Esgotamento do ozônio estratosférico:Esgotamento do ozônio estratosférico:Esgotamento do ozônio estratosférico: redução da quantidadede ozônio presente na estratosfera pela emissão de gases deefeito estufa, fruto das atividades humanas.

Espécie:Espécie:Espécie:Espécie:Espécie: grupo de organismos que podem reproduzir-selivremente entre si, mas não com membros de outras espécies.

Esperança de vida:Esperança de vida:Esperança de vida:Esperança de vida:Esperança de vida: número de anos que se espera que vivauma pessoa. Considera-se que o aumento na esperança de

vida é um indicador geral do aumento do bem-estar dosmembros da sociedade.

Esperança de vida ao nascer:Esperança de vida ao nascer:Esperança de vida ao nascer:Esperança de vida ao nascer:Esperança de vida ao nascer: número de anos que viveráum recém-nascido se as pautas de mortalidade imperantesno momento de seu nascimento continuarem sendo as mesmasao longo de toda a sua vida. O indicador é expressado comoo número de crianças por cada 1000 nascidos vivos, cujopeso ao nascer é de 2500 gramas ou más.

Estabilidade atmosférica:Estabilidade atmosférica:Estabilidade atmosférica:Estabilidade atmosférica:Estabilidade atmosférica: a turbulência da atmosferacaracteriza-se com base em um parâmetro denominado“classe de estabilidade”, que é função da turbulência térmicae da mecânica.

Estimativa do risco:Estimativa do risco:Estimativa do risco:Estimativa do risco:Estimativa do risco: avaliação com ou sem modelosmatemáticos da probabilidade e natureza dos efeitos deexposição a uma substância a partir da quantificação dasrelações de dose-efeito e dose-resposta para essa substância,a população e os componentes ambientais que podem estarexpostos e mediante a avaliação dos níveis de exposiçãopotencial das pessoas, organismos e ambiente em risco.

Estomatite: Estomatite: Estomatite: Estomatite: Estomatite: inflamação da membrana mucosa da boca.

Estratégias:Estratégias:Estratégias:Estratégias:Estratégias: conjunto de medidas que permitem evitar ousuperar os obstáculos (gargalos da garrafa) que impedem oudificultam a consecução dos objetivos de uma política, umplano ou um programa. A estratégia permite modificar oprognóstico em um sentido favorável aos objetivos fixados.

Estratosfera:Estratosfera:Estratosfera:Estratosfera:Estratosfera: camada atmosférica que cobre a Terra e encontra-se entre a troposfera e a mesosfera, onde a temperatura tendea aumentar com a altitude por causa de uma absorção daradiação ultravioleta pelo ozônio. A estratosfera estende-se aaltitudes de aproximadamente 7 a 15 km na tropopausa até55 km na estratopausa (parte superior da estratosfera onde astemperaturas alcançam um máximo local).

Estresse:Estresse:Estresse:Estresse:Estresse: termo usado amplamente nas ciências biológicas,físicas e sociais; corresponde a um conceito cujo significadona investigação sanitária é definido de diversas maneiras emrelação a “acontecimentos estressantes, respostas e avaliaçõesindividuais de situações”.

Estudo ambiental: Estudo ambiental: Estudo ambiental: Estudo ambiental: Estudo ambiental: estudo que tem por objetivo darrecomendações para prevenir e reduzir o impacto ambientalque pode ser causado pelas operações industriais. Elaboraçãode um relatório de impacto ambiental que permita identificar,prever, ponderar e comunicar efeitos, alterações ou mudançasque se produzam ou puderem ser produzidas sobre o meioambiente pela localização, construção, operação e clausuraou desmantelamento de um empreendimento.

Page 21: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

21GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

EEstudo analítico:Estudo analítico:Estudo analítico:Estudo analítico:Estudo analítico: são aqueles estudos cujos resultadospermitem uma análise mais sofisticada que a dos estudosdescritivos. Por definição, devem permitir a verificação dehipóteses de trabalho. Os três tipos de estudo analítico são:transversal (prevalência), coorte (prospectivo) e de casos econtroles (retrospectivo).

Estudo de casos e controles:Estudo de casos e controles:Estudo de casos e controles:Estudo de casos e controles:Estudo de casos e controles: (sinônimos: estudo decomparação de casos, estudo da história do caso, estudo dereferência do caso e estudo retrospectivo): um estudo quecomeça com a identificação de pessoas com a doença ououtro resultado variável que interessa e um grupo de pessoassem a doença, que constitua um controle comparação ereferência aceitável. A relação entre um atributo e a doença éexaminada comparando os doentes e os não-doentes emrelação a que tão freqüentemente encontra-se presente oatributo ou se são feitos os níveis do atributo quantitativamenteem cada grupo.

Este tipo de estudo pode também ser chamado deretrospectivo, em virtude de que começa depois do início dadoença e dirige-se para trás, aos fatores causais postulados.Tanto os casos como os controles podem ser acumuladosprospectivamente em um estudo de casos e controles, isto é,conforme diagnostica-se um novo caso, este entra no estudo.Entretanto, o estudo pode ser chamado ainda retrospectivo,em virtude de que parte do resultado até as causas. Os termoscasos e controles são usados algumas vezes para descreversujeitos em um teste controlado ao acaso, mas o termo estudode casos e controles não deveria ser usado para descreverum teste como o mencionado.

Estudo de coorte:Estudo de coorte:Estudo de coorte:Estudo de coorte:Estudo de coorte: (sinônimos: estudo simultâneo, deseguimento, de incidência, longitudinal, prospectivo); métodode estudo epidemiológico no qual podem ser identificadossubconjuntos de uma população definida. Estes segmentosforam ou poderão ser no futuro, expostos ou não-expostosou expostos em diferentes graus a um fator ou fatores quehipoteticamente influem sobre a probabilidade de ocorrênciade uma determinada doença ou qualquer outro resultado.Os termos alternativos para um estudo de coorte, isto é, deseguimento, longitudinal, e prospectivo, descrevem umacaracterística essencial do método, a qual é a observação dapopulação suficiente de anos-pessoa para gerar subconjuntosda população. Em geral isto implica o estudo de umapopulação grande ou o estudo durante um períodoprolongado (anos) ou ambos.

Estudo de exposição por meio de indicadores biológicos:Estudo de exposição por meio de indicadores biológicos:Estudo de exposição por meio de indicadores biológicos:Estudo de exposição por meio de indicadores biológicos:Estudo de exposição por meio de indicadores biológicos:estudo que utiliza testes biomédicos ou a medição de umasubstância, seu metabolito ou outro marcador de exposiçãoem fluidos ou tecidos corporais humanos para confirmar aexposição humana a uma substância perigosa.

Estudo da persistência:Estudo da persistência:Estudo da persistência:Estudo da persistência:Estudo da persistência: estudo epidemiológico que examinaas relações que existem entre doenças e exposições em umapopulação definida, em um tempo particular.

Estudo descritivo: Estudo descritivo: Estudo descritivo: Estudo descritivo: Estudo descritivo: os estudos descritivos são aqueles queestudam situações que ocorrem em condições naturais, maisque aqueles que se baseiam em situações experimentais. Pordefinição, os estudos descritivos concernem e são desenhadospara descrever a distribuição de variáveis, sem considerarhipóteses causais ou de outro tipo. Deles derivam,freqüentemente, eventuais hipóteses de trabalho suscetíveisde ser verificadas em uma fase posterior.

Estudo de seguimento (sinônimo de estudo de coorte):Estudo de seguimento (sinônimo de estudo de coorte):Estudo de seguimento (sinônimo de estudo de coorte):Estudo de seguimento (sinônimo de estudo de coorte):Estudo de seguimento (sinônimo de estudo de coorte): umestudo no qual os indivíduos ou populações, selecionadoscom base no fato de que tenham estado expostos a um risco,receberam algum tratamento preventivo, um processoterapêutico ou possuem certa característica; sãoacompanhados para avaliar o resultado da exposição, otratamento, o processo ou o efeito da característica no tocante,por exemplo, à ocorrência de alguma doença.

Estudo ecológico: Estudo ecológico: Estudo ecológico: Estudo ecológico: Estudo ecológico: estudo no qual a análise de uma relaçãobaseia-se em dados agrupados (como taxas, proporções emédias); não se coletam dados a nível individual.

Estudo retrospectivo:Estudo retrospectivo:Estudo retrospectivo:Estudo retrospectivo:Estudo retrospectivo: desenho de investigação que se usapara provar hipóteses etiológicas nas quais as inferências sobrea exposição ao(s) fator(es) causal(ais) julgado(s) derivam-sede dados relacionados com as características das pessoassob estudo, eventos ou experiência de seu passado. Acaracterística essencial é que algumas das pessoas sob estudotenham a doença ou apresentem outras condições de interessee que suas características e experiências passadas sejamcomparadas com as de outras pessoas que não estejamafetadas. As pessoas que difiram na gravidade da doençatambém podem ser comparadas.

Estudo transversal:Estudo transversal:Estudo transversal:Estudo transversal:Estudo transversal: (sinônimos: pesquisa de freqüência dadoença, estudo de prevalência): estudo que examina a relaçãoentre doenças, características relacionadas com a saúde eoutras variáveis de interesse, conforme estas existam em umapopulação definida, em um momento dado. A presença ouausência da doença e a presença ou ausência de outrasvariáveis ou seu nível, se são quantitativas, são determinadasem cada membro da população sob estudo ou em umaamostra representativa em um tempo dado. A relação entreuma variável e a doença pode ser examinada em: 1) termosde prevalência da doença em diferentes subgrupos dapopulação definidos de acordo com a presença, ausência ounível das variáveis; 2) termos de presença, ausência ou níveldas variáveis nos enfermos versus os não-enfermos. Note-seque a prevalência da doença, mais que sua incidência, é o

Page 22: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

22GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Eque se registra normalmente em um estudo transversal. Aseqüência temporal de causa e efeito pode não ser determinada,necessariamente, em um estudo seccional transversal.

Estudos com animais:Estudos com animais:Estudos com animais:Estudos com animais:Estudos com animais: investigações onde são usados animaiscom a esperança de que os resultados sejam aplicados emhumanos.

ET50 (sigla em inglês):ET50 (sigla em inglês):ET50 (sigla em inglês):ET50 (sigla em inglês):ET50 (sigla em inglês): esta abreviação significa o tempo deexposição requerido para produzir um efeito definido quandouma população sob teste é exposta a uma concentração fixaou a uma dose específica de um tóxico.

Etiologia:Etiologia:Etiologia:Etiologia:Etiologia: em medicina, a ciência que investiga a causa ou aorigem de uma doença.

Eutrófico:Eutrófico:Eutrófico:Eutrófico:Eutrófico: lago ou pântano com abundância de nutrientesque favorecem o crescimento das algas ou de outrosorganismos. O resultado é que quando morrem vão ao fundoe, em sua putrefação, consomem o oxigênio e produzem maucheiro e a água é degradada.

Eutrofização:Eutrofização:Eutrofização:Eutrofização:Eutrofização: palavra procedente do grego que significa “bemalimentado”. É o processo lento de envelhecimento de umlago, estuário ou baía que se converte em um pântano eeventualmente desaparece. Durante os últimos estados deeutrofização, o corpo d’água é invadido por abundantesplantas por causa dos níveis altos de compostos nutritivos,como o nitrogênio e o fósforo. As atividades humanas podemacelerar o processo.

Expectativa de vida escolar:Expectativa de vida escolar:Expectativa de vida escolar:Expectativa de vida escolar:Expectativa de vida escolar: média estimada do número deanos que um estudante permanece matriculado em umainstituição de ensino.

Explosivo:Explosivo:Explosivo:Explosivo:Explosivo: químico que causa uma liberação quaseinstantânea de pressão, gás e calor quando está exposto aum golpe, pressão ou alta temperatura.

Exposição:Exposição:Exposição:Exposição:Exposição: proximidade ou contato com a fonte de um agente(químico, físico, etc.), na qual podem ocorrer a transmissãoefetiva ou os efeitos adversos do mesmo. Refere-se tambémà quantidade do agente ao qual um grupo ou indivíduo esteveem contato.

Exposição aguda:Exposição aguda:Exposição aguda:Exposição aguda:Exposição aguda: exposição a uma substância tóxica queresulta em um dano biológico severo ou até na morte. Asexposições agudas caracterizam-se porque duram menos deum dia, comparadas com exposições longas, contínuas ecrônicas durante um período dado.

Exposição ambiental:Exposição ambiental:Exposição ambiental:Exposição ambiental:Exposição ambiental: exposição involuntária, fora do âmbitoocupacional, a agentes contaminantes do meio ambiente.

Exposição crônica:Exposição crônica:Exposição crônica:Exposição crônica:Exposição crônica: exposição contínua durante um longoperíodo ou uma fração significativa do tempo de vida(geralmente maior que 10%) das espécies sob teste, de umgrupo de indivíduos ou da população.

Exposição cumulativa:Exposição cumulativa:Exposição cumulativa:Exposição cumulativa:Exposição cumulativa: a soma das exposições a um químicoem um período de tempo.

Exposição da média ponderada pelo tempo (PPT):Exposição da média ponderada pelo tempo (PPT):Exposição da média ponderada pelo tempo (PPT):Exposição da média ponderada pelo tempo (PPT):Exposição da média ponderada pelo tempo (PPT):concentração no meio da exposição a cada intervalo de tempomedido, multiplicado por esse mesmo intervalo e dividido pelotempo total de observação. Para a exposição ocupacional écomumente usado como o tempo médio de um turno detrabalho de oito horas.

Exposição durante a vida:Exposição durante a vida:Exposição durante a vida:Exposição durante a vida:Exposição durante a vida: quantidade total de exposição auma substância que um humano pode receber durante a suavida.

Exposição indireta:Exposição indireta:Exposição indireta:Exposição indireta:Exposição indireta: exposição de uma população por meiodo ambiente, isto é, o ar, a água, a terra e os alimentos. Épossível avaliar a transferência de contaminantes doscompartimentos ambientais à biota vivente mediante fatoresde transferência que podem, por sua vez, serem calculados apartir de propriedades físico-químicas e/ou processosbiológicos.

Exposição ocupacional:Exposição ocupacional:Exposição ocupacional:Exposição ocupacional:Exposição ocupacional: exposição a substâncias no lugar detrabalho.

Exposto ou nãoExposto ou nãoExposto ou nãoExposto ou nãoExposto ou não-----exposto:exposto:exposto:exposto:exposto: termos qualitativos que definem aexistência de um perigo ou sua falta no ambiente dosindivíduos.

Externalidades: Externalidades: Externalidades: Externalidades: Externalidades: custos sociais gerados pelas atividades deuma indústria, que não estão refletidos no preço ao que sevende o produto dessa indústria. Inclui os custos dacontaminação por afetar o ambiente, os de descontaminaçãoe os das seqüelas da exploração irracional das matérias-primas. São aquelas ações que realiza algum agenteeconômico, que produzem benefícios (ou custos) para outrose pelas quais não compensa (ou não se paga).

Extrapolação:Extrapolação:Extrapolação:Extrapolação:Extrapolação: cálculo das relações previstas de doses-efeitoe de doses-resposta para uma substância em humanos e outrasbiotas ambientais, baseado em observações quantitativas emespécies de teste expostas.

Page 23: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

23GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

F

FFFFFFarmacocinética:armacocinética:armacocinética:armacocinética:armacocinética: ciência que descreve quantitativamente aentrada de medicamentos no organismo, suabiotransformação, distribuição, metabolismo e eliminação.Consideram-se tanto as quantidades como as concentraçõesnos tecidos e órgãos. Toxicocinética é essencialmente o mesmotermo aplicado aos xenobióticos, com a diferença dosmedicamentos.

FFFFFarmacodinâmica:armacodinâmica:armacodinâmica:armacodinâmica:armacodinâmica: em um sentido geral, é a ciênciarelacionada com o estudo da maneira como os xenobióticosexercem seus efeitos nos organismos vivos. Este estudo estáorientado a definir os processos físico-químicos fundamentaisque conduzem ao efeito biológico observado. Sinônimo:toxicodinâmica.

FFFFFator de diluição:ator de diluição:ator de diluição:ator de diluição:ator de diluição: quociente do volume (fluxo ou gasto) deágua de uma corrente ou corpo receptor, com o volume (fluxoou gasto) do resíduo vertido naquela. A capacidade de umacorrente para assimilar um resíduo é parcialmente dependenteda diluição ambiental.

FFFFFator de emissão:ator de emissão:ator de emissão:ator de emissão:ator de emissão: quantidade média de um contaminanteemitido por uma indústria, em relação à quantidade definidade material processado. Expressão da razão da vazão emque se emite um contaminante do ar como resultado de umaatividade, em relação à vazão dessa atividade. Por exemplo:os quilogramas de dióxido de enxofre emitidos por toneladade aço produzido.

FFFFFator de risco:ator de risco:ator de risco:ator de risco:ator de risco: é toda circunstância ou situação que aumentaas probabilidades de uma pessoa de contrair uma doença.

FFFFFatores de confusão:atores de confusão:atores de confusão:atores de confusão:atores de confusão: é uma variável que distorce a medidada associação entre outras duas variáveis. O resultado dapresença de uma variável de confusão pode ser a observaçãode um efeito onde em realidade não existe ou a exageraçãode uma associação real (confusão positiva) ou, pelo contrário,a atenuação de uma associação real e inclusive uma inversãodo sentido de uma associação real (confusão negativa).

FFFFFatores exógenos:atores exógenos:atores exógenos:atores exógenos:atores exógenos: são os aspectos externos que conformamo meio e o contexto no qual se movem os indivíduos e quefacilitam ou obstaculizam o desenvolvimento pessoal ou dogrupo. Estes podem ser do tipo socio-econômico, familiarese/ou culturais.

FFFFFatores humanos: atores humanos: atores humanos: atores humanos: atores humanos: são aquelas ações ou omissões humanasque explicam situações potenciais de risco e de perigo, quedão lugar à aparição de acidentes e de suas conseqüências.

Fluoretação:Fluoretação:Fluoretação:Fluoretação:Fluoretação: adição de químicos para incrementar aconcentração de íons de flúor na água para beber a um limiteótimo predeterminado para reduzir a incidência (número) decáries dentais em crianças. A desfluoretação é remover oexcesso de flúor na água para prevenir manchas nos dentes.

FFFFFluoretos:luoretos:luoretos:luoretos:luoretos: compostos gasosos, sólidos ou dissolvidos quecontêm flúor como resultado dos processos industriais. Umaquantidade excessiva de fluoretos nos alimentos pode levar àfluorose.

Fluorocarbonos:Fluorocarbonos:Fluorocarbonos:Fluorocarbonos:Fluorocarbonos: qualquer número de compostos orgânicosanálogos aos hidrocarbonetos onde um ou mais átomos dehidrogênio são substituídos pelo flúor. Utilizaram-se nopassado em aerossóis domésticos e hoje em dia sãoencontrados em refrigeradores e em alguns processosindustriais. Os fluorocarbonos que contêm cloro são chamadosde clorofluorocarbonos. Acredita-se que estão modificandoa camada de ozônio na estratosfera, permitindo a passagemde radiação solar prejudicial à superfície da Terra.

Fluorose:Fluorose:Fluorose:Fluorose:Fluorose: quadro causado pela ingestão excessiva de fluoretosque se caracterizam pela aparição de manchas, tingimentoou hipoplasia do esmalte dentário.

Fluxo de emissão:Fluxo de emissão:Fluxo de emissão:Fluxo de emissão:Fluxo de emissão: vazão de emissão por unidade de área dasuperfície apropriada de uma fonte emissora.

Fluxo de imissão:Fluxo de imissão:Fluxo de imissão:Fluxo de imissão:Fluxo de imissão: vazão de imissão por unidade de área dasuperfície do receptor.

FFFFFonte da mensagem: onte da mensagem: onte da mensagem: onte da mensagem: onte da mensagem: a organização ou o indivíduo que enviauma mensagem de risco ou que interage com outrosindivíduos, grupos ou organizações em um processo decomunicação de riscos. Pode ser também o administrador deriscos, o que prepara a mensagem de riscos, o analista derisco ou outro especialista.

FFFFFonte pontual:onte pontual:onte pontual:onte pontual:onte pontual: fonte individual, usualmente definida em umalocalização.

FFFFFormaldeído:ormaldeído:ormaldeído:ormaldeído:ormaldeído: gás incolor e irritante que se usa principalmentecomo um desinfetante e conservador na síntese de outroscompostos como as resinas.

FFFFFração atribuível:ração atribuível:ração atribuível:ração atribuível:ração atribuível: a porção da taxa de incidência de umaresultante dada em uma população específica em virtude deuma exposição particular.

Page 24: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

24GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

G

FFFFFumaça:umaça:umaça:umaça:umaça: partícula sólida condensada de diâmetro muitopequeno, comumente gerada de metal fundido como fumaça.

FFFFFumigação residual das residências:umigação residual das residências:umigação residual das residências:umigação residual das residências:umigação residual das residências: pulverização das paredesinteriores das residências com um inseticida com fórmulas edoses que garantem um efeito prolongado (residual).

FFFFFungicida: ungicida: ungicida: ungicida: ungicida: pesticidas que se usam para controlar ou destruirfungos.

FG

Gaia:Gaia:Gaia:Gaia:Gaia: Deusa grega da Terra. O nome foi utilizado, desde ofamoso livro de Lovelock e Margulis (1969) para denominaro próprio planeta Terra. (ver hipótese Gaia.)

Gases de efeito estufa (GEE):Gases de efeito estufa (GEE):Gases de efeito estufa (GEE):Gases de efeito estufa (GEE):Gases de efeito estufa (GEE): gases atmosféricos queabsorvem e emitem radiação em determinadas longitudes deonda do espectro de radiação infravermelha emitido pelasuperfície terrestre, atmosfera e nuvens. Os principais são ovapor de água, o dióxido de carbono, o óxido nitroso, ometano e o ozônio. Além disso existem na atmosfera diversosgases totalmente produzidos pelo homem, como oshalocarbonos e outros incluídos nos protocolos de Montreale Quioto.

Gasto público em saúde:Gasto público em saúde:Gasto público em saúde:Gasto público em saúde:Gasto público em saúde: abrange os gastos, tanto comunscomo essenciais, efetuados pelas repartições, departamentos,estabelecimentos e outros organismos governamentais, quesão instrumentos ou dependências da autoridade central deum país, em hospitais, maternidades, centros odontológicose clínicas que possuem um importante componente médico;em planos nacionais de saúde e seguro médico; e em serviçosde planejamento familiar e atenção preventiva. Os dados sobregastos em saúde não são comparáveis entre distintos países.Em muitas economias, a proporção de serviços privados desaúde é substancial; em outras, os serviços públicosrepresentam a maior proporção do gasto total, mas podemser financiadas por níveis inferiores do governo. Porconseguinte, é preciso adotar precauções ao utilizar os dadosentre distintos países.

Gasto público em serviços sociais:Gasto público em serviços sociais:Gasto público em serviços sociais:Gasto público em serviços sociais:Gasto público em serviços sociais: compreende gastos comsaúde, educação, moradia, prestações sociais, seguridadesocial e atividades recreativas comunitárias. Estas categoriascompreendem também compensações por perda de saláriospara doentes e incapacitados temporariamente; pensões paraidosos, incapacitados permanentes e desempregados;atribuições familiares, por maternidade e por filhos; e o custodos serviços de bem-estar, p. ex.: atenção a idosos,incapacitados e crianças. Muitos gastos relacionados com adefesa do meio ambiente, como por exemplo, diminuição da

contaminação, provisão de água, assuntos sanitários e coletade resíduos estão incluídos nesta categoria de forma nãodiscriminada.

Genotóxico:Genotóxico:Genotóxico:Genotóxico:Genotóxico: adjetivo aplicado a qualquer substância capazde causar danos ao DNA. Estas mudanças podem conduzir àtransformação de células até formar um tumor maligno.

Geotermal:Geotermal:Geotermal:Geotermal:Geotermal: calor no interior da Terra. O aumento datemperatura, à medida que se aprofunda, é especialmentealto junto às zonas vulcânicas.

Gestão:Gestão:Gestão:Gestão:Gestão: usada em conexão com três grandes tarefas:supervisão para e responsabilidade de acrescentar orendimento de outros, distribuição de recursos materiais ehumanos para produzir altos níveis de produtividade e tomadade decisões.

Gestão ambiental:Gestão ambiental:Gestão ambiental:Gestão ambiental:Gestão ambiental: conjunto de procedimentos mediante osquais uma entidade pública pode intervir para modificar, influirou orientar os usos do ambiente, assim como os impactosdas atividades humanas sobre o mesmo.

Gestão do risco:Gestão do risco:Gestão do risco:Gestão do risco:Gestão do risco: procedimentos de direção, de tomada dedecisões e de controle para tratar aqueles agentes ambientaisos quais a avaliação indicou que o risco é demasiado alto.

Grau de periculosidade: Grau de periculosidade: Grau de periculosidade: Grau de periculosidade: Grau de periculosidade: relação matemática obtida doproduto entre a probabilidade de ocorrência, a intensidadeda exposição e as conseqüências mais prováveis derivadasde uma condição de risco específica.

Grupo de controle:Grupo de controle:Grupo de controle:Grupo de controle:Grupo de controle: grupo de comparação identificado comouma regra antes de realizar um estudo que inclui sereshumanos, animais ou outras espécies que não sofrem adoença, intervenção, procedimento ou o que se estejaestudando, mas que em todos os outros aspectos é quaseidêntico ao grupo que está em teste.

Grupo de prevenção e controle de incêndios:Grupo de prevenção e controle de incêndios:Grupo de prevenção e controle de incêndios:Grupo de prevenção e controle de incêndios:Grupo de prevenção e controle de incêndios: faz parte dasbrigadas de emergência e, como seu nome indica, é oencarregado de identificar os riscos de incêndio, propor asmedidas corretivas para eliminá-los, ou ao menos minimizá-los, capacitar o pessoal e tomar as primeiras medidas decontrole quando ocorrer um incêndio.

Grupo exposto (em epidemiologia):Grupo exposto (em epidemiologia):Grupo exposto (em epidemiologia):Grupo exposto (em epidemiologia):Grupo exposto (em epidemiologia): grupos cujos membrosforam expostos a uma suposta doença ou estado de saúdede interesse ou possuem uma característica que é umadeterminante do resultado de interesse relacionado com asaúde. Algumas vezes é usado o termo abreviado “o exposto”.

Guias para a qualidade ambiental:Guias para a qualidade ambiental:Guias para a qualidade ambiental:Guias para a qualidade ambiental:Guias para a qualidade ambiental: séries de níveis e temposde exposição a níveis variáveis de fatores ambientais

Page 25: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

25GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

associados a efeitos específicos sobre o homem, os animais,a vegetação e o ambiente em geral.

H

Habitat:Habitat:Habitat:Habitat:Habitat: lugar onde uma população como por exemplo:humana, animal, vegetal ou de microorganismos, e seusvizinhos, tanto viventes como não-viventes, vivem.

Halocarbonos:Halocarbonos:Halocarbonos:Halocarbonos:Halocarbonos: termo genérico para descrever a um grupode substâncias, que contém carbono, geradas pelo homem emembros da família dos halógenos. Entre os halocarbonosencontram-se os clorofluorocarbonos e os halones, substânciasque provocam a redução da camada de ozônio estratosférico.

Hepatotóxico:Hepatotóxico:Hepatotóxico:Hepatotóxico:Hepatotóxico: adjetivo aplicado a qualquer substânciaprejudicial ao fígado.

Herbicida:Herbicida:Herbicida:Herbicida:Herbicida: pesticida desenhado para controlar ou matarplantas, ervas ou pastos. Quase 70% de todos os pesticidasutilizados são herbicidas. Estes químicos apresentam umaampla gama de efeitos, inclusive em outras espécies que nãose pensa matar ou controlar.

Hidrocarbonetos:Hidrocarbonetos:Hidrocarbonetos:Hidrocarbonetos:Hidrocarbonetos: qualquer composto ou mistura decompostos, sólidos, líquidos ou gasosos que contêm carbonoe hidrogênio (por exemplo: o carvão, o óleo cru ou o gásnatural). Podem estar formados por cadeias hidrocarbonadasabertas (hidrocarbonetos alifáticos, por exemplo, o propano)ou fechadas, formando ciclos ou anéis (hidrocarbonetoscíclicos, por exemplo, o ciclohexano). Os hidrocarbonetos,cujos anéis contêm duplos enlaces conjugados, são oshidrocarbonetos aromáticos, como o benzeno. Tanto entre oshidrocarbonetos como entre seus derivados, existemnumerosas substâncias de importância industrial, agrícola,médica e ambiental (combustíveis, pesticidas, tóxicos, etc.).

Hidrocarbonetos aromáticos:Hidrocarbonetos aromáticos:Hidrocarbonetos aromáticos:Hidrocarbonetos aromáticos:Hidrocarbonetos aromáticos: compostos químicos quecontêm carbono e hidrogênio e cuja estrutura possui ao menosum anel de benzeno.

Hidrocarbonetos clorados:Hidrocarbonetos clorados:Hidrocarbonetos clorados:Hidrocarbonetos clorados:Hidrocarbonetos clorados: incluem um amplo espectro deinseticidas que se encontram no ambiente e se acumulam nacadeia alimentar. Entre estes, encontram-se o DDT, aldrina,dieldrina, heptacloro, clordano, lindano, endrina, mirex,hexacloro e toxafeno. Outros exemplos incluem aotricloroetileno (TCE, sigla em inglês) que se utiliza comodissolvente industrial.

Hidrocarbonetos poliaromáticos:Hidrocarbonetos poliaromáticos:Hidrocarbonetos poliaromáticos:Hidrocarbonetos poliaromáticos:Hidrocarbonetos poliaromáticos: conjunto de mais de 100químicos diferentes que se formam pela queima incompleta

de carvão, petróleo, gás, lixo e outras substâncias orgânicascomo o tabaco ou a carne assada. Estes compostos sãoencontrados no betume, petróleo cru, creosote e betume paratelhado. Alguns destes hidrocarbonetos são utilizados emmedicamentos, tintas, plásticos e pesticidas.

Hipótese Gaia: Hipótese Gaia: Hipótese Gaia: Hipótese Gaia: Hipótese Gaia: Gaia é o conceito de planeta como ser vivoe significa Terra. Gaia é o ser vivo, produto da proposta dobioquímico inglês James Lovelock. Nesta hipótese,considera-se que o conjunto Terra-vida é, por si mesmo, umser vivo, sistema auto-regulado entre a atmosfera e abiosfera que, como os seres que o constituem, realizafunções impensáveis na matéria inerte. Este conjunto Terra-vida recebe o nome de Gaia, nome pelo qual os gregosreferiam-se à deusa da terra.

GHI

I

Identificação do perigo:Identificação do perigo:Identificação do perigo:Identificação do perigo:Identificação do perigo: refere-se a dispor da melhor descriçãopossível da periculosidade da substância. É a etapa em quese obtém e avalia o máximo de informação válida e dequalidade sobre as propriedades tóxicas inerentes àsubstância, o potencial para causar dano, doença ou morte;é a informação sobre toxicodinâmica. A pergunta básica nestaetapa é se causará o agente químico algum efeito prejudicialem humanos e que tipo de dano produzirá.

Ilha térmica ou ilha de calor:Ilha térmica ou ilha de calor:Ilha térmica ou ilha de calor:Ilha térmica ou ilha de calor:Ilha térmica ou ilha de calor: o balanço energético da cidadeencontra-se muito perturbado pela urbanização do solo. Osmateriais de construção absorvem a radiação solar,aumentando a temperatura do solo durante o dia. O menortempo de contato ar-água afeta a troca de calor associadaàs transições de fase, como por exemplo a evaporação. Esteefeito, produzido pelo fato de que os efluentes aquosos quecirculam pela cidade estão entubados, também contribui aoaquecimento das zonas urbanas. A mesma atividade industrial,o tráfego, os aquecedores domésticos, etc., tambémcontribuem a um acréscimo calorífico extra. A presença decontaminantes na atmosfera urbana, sobretudo o materialparticulado em suspensão, atuam absorvendo a radiaçãoinfravermelha emitida pelo solo ao esfriar-se. Todo esteconjunto de efeitos gera na cidade o que se denomina “ilhatérmica ou ilha de calor “. Foi demonstrado que a intensidadeda “ilha de calor” que se forma na cidade está relacionadacom o logaritmo da população.

Impacto ambiental:Impacto ambiental:Impacto ambiental:Impacto ambiental:Impacto ambiental: qualquer mudança nítida, positiva ounegativa, no ambiente como conseqüência indireta de açõesantrópicas, suscetíveis de produzir alterações que afetem asaúde, a capacidade produtiva dos recursos naturais e osprocessos ecológicos essenciais.

Page 26: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

26GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

I Impacto ecológico:Impacto ecológico:Impacto ecológico:Impacto ecológico:Impacto ecológico: o efeito que uma atividade do homemou natural tem em organismos vivos e seu ambiente não-vivo(abiótico).

Inalação:Inalação:Inalação:Inalação:Inalação: aspirar ar aos pulmões.

Incerteza:Incerteza:Incerteza:Incerteza:Incerteza: situação na qual o risco de um evento específico édesconhecido.

Incidência:Incidência:Incidência:Incidência:Incidência: número de casos de doença ou de pessoas que acontraem durante um determinado período em umapopulação concreta.

Incineração:Incineração:Incineração:Incineração:Incineração: a destruição de resíduos sólidos, líquidos ougasosos pela queima controlada a altas temperaturas. Oscompostos orgânicos perigosos convertem-se em cinzas,bióxido de carbono e água. A queima destrói substânciasorgânicas, reduz o volume do resíduo e vaporiza a água eoutros líquidos que os resíduos possam conter. As cinzasresultantes podem conter algum material perigoso, comometais pesados não combustíveis.

Indicador:Indicador:Indicador:Indicador:Indicador: é qualquer termo verbal ou numérico que resumee representa a um fenômeno social que desejamos medir. Osindicadores de saúde são habitualmente de caráter numérico,ainda que também possam ser incorporados conceitosqualitativos a esta categoria. Os indicadores numéricos decaráter estatístico não têm valores específicos, por isto o termonão pode ser confundido com o de norma técnica.

Indicador de saúde:Indicador de saúde:Indicador de saúde:Indicador de saúde:Indicador de saúde: é uma característica de um indivíduo,população ou ambiente suscetível de medição (direta ouindiretamente) e que pode utilizar-se para descrever um oumais aspectos da saúde de um indivíduo ou população(qualidade, quantidade e tempo).

Indicador ecológico:Indicador ecológico:Indicador ecológico:Indicador ecológico:Indicador ecológico: uma característica do ambiente quequando se mede, quantifica-se a magnitude do estresse,características do habitat, grau de exposição ou respostasecológicas à exposição. É um termo coletivo para indicadoresde resposta, exposição e habitat.

Índice de desenvolvimento humano:Índice de desenvolvimento humano:Índice de desenvolvimento humano:Índice de desenvolvimento humano:Índice de desenvolvimento humano: medição mista dodesenvolvimento humano mediante indicadores representativosde três dimensões igualmente ponderadas do desenvolvimentohumano: a longevidade (esperança de vida ao nascer), osconhecimentos (alfabetização de adultos - média de anos deescolaridade) e a entrada (paridades de poder aquisitivo emdólares per capita).

Influência radioativa:Influência radioativa:Influência radioativa:Influência radioativa:Influência radioativa: uma medida simples da importânciade um possível mecanismo de mudança climática. A magnitudeda perturbação do equilíbrio energético do sistema Terra-

atmosfera como conseqüência, por exemplo, de uma mudançanas concentrações de dióxido de carbono ou na exposiçãoao sol.

Ingestão:Ingestão:Ingestão:Ingestão:Ingestão: ingerir algo pela boca.

Ingestão diária aceitável (resíduos de pesticidas):Ingestão diária aceitável (resíduos de pesticidas):Ingestão diária aceitável (resíduos de pesticidas):Ingestão diária aceitável (resíduos de pesticidas):Ingestão diária aceitável (resíduos de pesticidas): a ingestãodiária aceitável de uma substância é a quantidade que,ingerida diariamente durante toda a vida, parece não ser umrisco apreciável para a saúde do consumidor, sobre a basede todos os fatos conhecidos na época que se realiza aavaliação toxicológica. Expressa-se em miligramas dasubstância por quilograma de peso corporal.

Ingestão diária admissível (IDIngestão diária admissível (IDIngestão diária admissível (IDIngestão diária admissível (IDIngestão diária admissível (IDA):A):A):A):A): estimativa da quantidadede uma substância nos alimentos que pode ser ingeridadiariamente durante toda a vida pelos seres humanos semrisco apreciável para a saúde. O conceito de IDA foidesenvolvido principalmente pela OMS e FAO e é relevantepara produtos químicos, tais como os aditivos alimentícios,os resíduos de pesticidas e os medicamentos veterináriospresentes nos alimentos. As IDA derivam-se de dados delaboratório sobre toxicidade e de experiências desenvolvidasem seres humanos com esses produtos químicos quando estãodisponíveis e incorporam um fator de segurança. Por isto aIDA é uma estimativa da quantidade de uma substância nosalimentos que pode ser ingerida durante um período de vidapelos seres humanos, sem um risco apreciável para a saúde(para os contaminantes nos alimentos e a água potável, utiliza-se a ingestão diária ou semanal tolerável). Veja ingestão diáriatolerável.

Ingestão diária tolerável (TDI, sigla em inglês):Ingestão diária tolerável (TDI, sigla em inglês):Ingestão diária tolerável (TDI, sigla em inglês):Ingestão diária tolerável (TDI, sigla em inglês):Ingestão diária tolerável (TDI, sigla em inglês): A TDI aplica-se a contaminantes químicos presentes nos alimentos e naágua potável. A presença de contaminantes é indesejável;não têm nenhuma função útil, diferente dos aditivos ouresíduos, onde há ou houve um uso deliberado que produziusua presença. As TDI calculam-se sobre a base de dados detoxicidade de laboratório com a aplicação de fatores deincerteza. Assim, uma TDI é uma estimativa da quantidadede uma substância (contaminante) presente em alimentos ouna água potável que poderia ingerir-se diariamente durantetoda a vida sem que exista um risco apreciável para a saúde.

Ingrediente ativo:Ingrediente ativo:Ingrediente ativo:Ingrediente ativo:Ingrediente ativo: em um pesticida é o componente que mataou controla a praga. Os pesticidas regulam-se principalmentecom base nos ingredientes ativos.

Ingresso:Ingresso:Ingresso:Ingresso:Ingresso: quantidade de uma substância ou material que seintroduz no organismo, sem levar em conta se é absorvida ounão. A dose diária pode expressar-se como a quantidadeintroduzida através de uma via de exposição particular, comopor exemplo: ingestão ou inalação. A dose diária a partir dos

Page 27: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

27GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Ialimentos é a quantidade de uma substância dada introduzidadurante um dia por meio do consumo de alimentos. A dosediária por inalação é calculada multiplicando a concentraçãoda substância ou agente no ar pela quantidade total de arinalado durante um dia. A dose total diária é a soma dadose diária em um indivíduo a partir de alimentos, água parabeber e ar inalado.

Ingresso biológico:Ingresso biológico:Ingresso biológico:Ingresso biológico:Ingresso biológico: a transferência de substâncias perigosasdo ambiente às plantas, animais e humanos. Isto se podeavaliar por meio de medições ambientais, como a quantidadede uma substância em um órgão que se sabe que es suscetívela essa substância. Mas comumente, medidas de dosesbiológicas que se usam para determinar se ocorreu umaexposição. A presença de um contaminante ou seu metabolitono sangue, pela urina de humanos, é usada para confirmar aexposição e pode ser uma variável independente para avaliara relação entre a exposição e os efeitos adversos na saúde.

Inibidores da corrosão:Inibidores da corrosão:Inibidores da corrosão:Inibidores da corrosão:Inibidores da corrosão: denominados também passivantes.São produtos químicos que se acrescentam na água de umcircuito, seja de refrigeração, de água para caldeiras, retornosde condensado, equipamentos Intercambiáveis de calor, etc.,para evitar que a água tome contato com o metal e eliminaro efeito corrosivo que se origina sobre ele mesmo, sua açãoconsiste em formar uma película protetora sobre o metal.

Imissão:Imissão:Imissão:Imissão:Imissão: é a transferência de contaminantes do ar desde aatmosfera livre a um receptor, tal como um ser humano, plantaou edifício. A soma das imissões em um intervalo de tempodá a dose de imissão, ou seja, a quantidade total decontaminantes do ar admitido, absorvido ou ingerido por partedo receptor. De acordo com esta definição, imissão é a taxa,medida ou proporção de massa, ou outra propriedadequantificável determinada por unidade de intervalo de tempo,a qual deve ser medida, se possível, no receptor. Isto mostraque se deve conhecer a imissão de um grande número dereceptores diferentes. Um estudo da contaminação do ar deveser desenhado para medir a imissão em receptores e os efeitospossíveis. Alguém pode introduzir um “receptor virtual” comsuperfície unidade e propriedades unidades e estudar, paracada receptor, a possível imissão como uma função de espaçoe tempo. Um receptor virtual pode ser simulado por um sistemade medição especial ou ter uma correlação definida com umaconcentração ao nível do solo. Não tem o mesmo significadoque concentração ao nível do solo, mas tem significado opostoà emissão. Entretanto, em muitas oportunidades emprega-seo termo imissão no mesmo sentido que o de concentração aonível do solo.

Inseticida:Inseticida:Inseticida:Inseticida:Inseticida: pesticida utilizado para eliminar ou prevenir ocrescimento de insetos.

In situ:In situ:In situ:In situ:In situ: no lugar original, no ambiente natural.

Interruptores endócrinos:Interruptores endócrinos:Interruptores endócrinos:Interruptores endócrinos:Interruptores endócrinos: químicos sintéticos e compostosnaturais de plantas que podem afetar o sistema endócrino (acomunicação do sistema de glândulas, hormônios e receptorescelulares que controlam as funções internas do corpo). Muitasdestas substâncias foram associadas a problemas dedesenvolvimento, reprodutivos e outros em animais silvestrese em animais de laboratório. Alguns especialistas sugeremque estes compostos podem afetar aos humanos de maneirasimilar.

Intervalo de confiança:Intervalo de confiança:Intervalo de confiança:Intervalo de confiança:Intervalo de confiança: categoria de valores estatísticos nosque um dado ou resultado é esperado com uma probabilidadeespecífica.

Intervenção ou tarefa:Intervenção ou tarefa:Intervenção ou tarefa:Intervenção ou tarefa:Intervenção ou tarefa: são as ações diretas que em diferentescombinações compõem uma atividade. Por exemplo, para aatividade “controle de criança sadia por enfermeira” asintervenções seriam: anamnese, exame físico, medição de pesoe de altura.

Intoxicação cianobacteriana:Intoxicação cianobacteriana:Intoxicação cianobacteriana:Intoxicação cianobacteriana:Intoxicação cianobacteriana: reação às toxinas produzidaspor uma cianobactéria.

Inversão térmica:Inversão térmica:Inversão térmica:Inversão térmica:Inversão térmica: estratificação da parte inferior da troposferaque tem um importante papel na contaminação atmosférica,pela imobilidade que confere a essa camada, com aconseqüente incapacidade de dispersão e diluição doscontaminantes. Nesta camada de ar, a temperatura aumentacom a altura, em vez de diminuir, como é natural na troposfera.Desta maneira, impede-se todo movimento e mistura vertical,pois qualquer massa de ar que ascenda, esfriará em relaçãoao seu ambiente, pelo que será más densa e se verá obrigadaa descender. O resultado é que se trata de uma camadaestagnada.

Investigação da saúde para as comunidades:Investigação da saúde para as comunidades:Investigação da saúde para as comunidades:Investigação da saúde para as comunidades:Investigação da saúde para as comunidades: avaliaçãomédica ou epidemiológica da saúde de pessoas ou de umapopulação de pessoas para avaliar e determinar a saúde epara avaliar a probabilidade de que estejam associada àexposição de substâncias perigosas.

In vitro:In vitro:In vitro:In vitro:In vitro: termo aplicado a qualquer estudo realizado medianteo isolamento do organismo vivo em um sistema experimental(aplicado a estudos de funções ou processos biológicos paraconfrontá-los com estudos in vivo).

In vivo:In vivo:In vivo:In vivo:In vivo: termo usado em contraste com in vitro, que descrevequalquer estudo realizado dentro de um organismo vivo.

Irritante:Irritante:Irritante:Irritante:Irritante: uma substância que pode causar irritação na pele,olhos ou aparelho respiratório. Os efeitos podem ser agudospor uma forte exposição única, ou crônicos, pelas exposiçõesrepetidas de baixo nível a componentes tais como: cloro,dióxido de nitrogênio e ácido nítrico.

Page 28: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

28GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

L

LLLLLLa Niña: a Niña: a Niña: a Niña: a Niña: uma mudança nas condições climáticas mundiaisassociado com o esfriamento da parte central e equatorial dooceano Pacífico.

LLLLLatência:atência:atência:atência:atência: espaço de tempo entre a primeira exposição a umquímico até a aparição do efeito tóxico.

LD50 (sigla em inglês):LD50 (sigla em inglês):LD50 (sigla em inglês):LD50 (sigla em inglês):LD50 (sigla em inglês): uma única dose de um material quese espera que mate a 50% de um grupo de animais delaboratório. Esta dose geralmente se expressa em miligramasou gramas por quilograma de peso corporal do animal (mg/kg o g/kg). O material pode ser administrado pela boca ouaplicado na pele.

Limite de detecção:Limite de detecção:Limite de detecção:Limite de detecção:Limite de detecção: quantidade de uma substância que umlaboratório pode medir numa amostra de ar, água, solo ououtro meio, como sangue ou urina.

i) Quantidade menor ou concentração mais baixada substância dada que um determinado procedimentodetectará;

ii) Para o resíduo de um pesticida é a concentraçãomais baixa que pode ser detectada qualitativamente emum produto específico.

Limite de exposição:Limite de exposição:Limite de exposição:Limite de exposição:Limite de exposição: termo geral que implica o nível deexposição que não deverá ser excedido.

Limite de exposição a curto prazo (STELLimite de exposição a curto prazo (STELLimite de exposição a curto prazo (STELLimite de exposição a curto prazo (STELLimite de exposição a curto prazo (STEL, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês): deacordo com a Conferência Americana de HigienistasGovernamentais, é a concentração média ponderada no arà qual os trabalhadores poderiam estar expostos duranteperíodos de até 15 minutos com não mais de 4 exposiçõesdiárias deste tipo, separadas por intervalos de 60 minutos.

Limite recomendado:Limite recomendado:Limite recomendado:Limite recomendado:Limite recomendado: concentração máxima de umasubstância potencialmente tóxica que se recomenda comosegura. Freqüentemente estes limites não têm respaldo legale neste caso poderia estabelecer um controle ou nível guiaestatutário que não deve exceder-se sob nenhumacircunstância.

Limite residual máximo (LRM):Limite residual máximo (LRM):Limite residual máximo (LRM):Limite residual máximo (LRM):Limite residual máximo (LRM): Os LRM são calculados parapesticidas individuais ou resíduos de medicamentos veterináriosem vários produtos alimentícios. Baseiam-se em boas práticas,tanto no agro (pesticidas) como no uso de medicamentosveterinários onde o produto foi usado de uma maneira eficaze seguiram-se períodos apropriados de remoção. Expressam-se como o composto mãe ou um metabolito que é — ourepresenta — o resíduo de interesse toxicológico no produto.

Limites do crescimento: Limites do crescimento: Limites do crescimento: Limites do crescimento: Limites do crescimento: com esta expressão faz-se alusão àidéia de que existe uma contradição básica e duradoura entre

o crescimento econômico e a conservação do meio ambientee dos recursos naturais. Contradição entre o crescimentoeconômico ilimitado e uns recursos e uma capacidade de cargado planeta ilimitada. A idéia é comum às diferentes versõesneomalthusianas e constitui um elemento central de todo ocredo ecologista e em um suposto amplamente compartilhadopela sociologia do meio ambiente. O termo popularizou-secom o relatório do mesmo nome do Clube de Roma.

Lindano:Lindano:Lindano:Lindano:Lindano: pesticida que causa efeitos adversos à saúde, à águadoméstica e é tóxico para os peixes de água doce e para avida aquática.

Lixão:Lixão:Lixão:Lixão:Lixão: lugar no qual se depositam resíduos de uma maneiradesordenada, sem proteger o ambiente. Os lixões sem controleconstituem lugares ilegais de depósito de resíduos. Os problemasassociados com os lixões incluem multiplicação de organismosportadores de doenças e pragas, fogo, contaminação do ar eda água, perda do habitat e dano a pessoas.

Lixão de resíduos perigosos:Lixão de resíduos perigosos:Lixão de resíduos perigosos:Lixão de resíduos perigosos:Lixão de resíduos perigosos: lugar escavado no qual osresíduos perigosos são depositados e cobertos.

Lixiviado:Lixiviado:Lixiviado:Lixiviado:Lixiviado: processo de eliminação dos compostos solúveis deuma rocha, sedimento, solo, etc., pelas águas de infiltração.Nome que se dá aos constituintes sólidos depois de haversofrido estes processos.

Lixo:Lixo:Lixo:Lixo:Lixo: resíduos, restos de comidas, papéis, trapos velhos,pedaços de coisas quebradas e outros desperdícios. Em geral,ao utilizar o conceito de lixo nos referimos a todos os materiaisque descartamos e jogamos na lixeira porque perdem valorde uso. Do lixo recuperamos materiais para reutilizar e reciclar.

Lixo:Lixo:Lixo:Lixo:Lixo: denominação genérica de qualquer tipo de produtosresiduais, restos, resíduos ou lixos procedentes da indústria,comércio, campo ou residências.

Lixo doméstico:Lixo doméstico:Lixo doméstico:Lixo doméstico:Lixo doméstico: resíduos sólidos compostos de lixo que seoriginam em uma casa; podem conter uma quantidadesignificativa de resíduos tóxicos ou perigosos.

Lixo industrial:Lixo industrial:Lixo industrial:Lixo industrial:Lixo industrial: materiais de eliminação de uma operaçãoindustrial; podem ser líquidos, sólidos ou resíduos perigosos.

Lixo perigoso:Lixo perigoso:Lixo perigoso:Lixo perigoso:Lixo perigoso: um subconjunto de resíduos sólidos queconstituem uma ameaça substancial ou potencial à saúdepública ou ao ambiente e que apresenta os seguintes critérios:EPA os considera como parte da lista de materiais perigosos;exibe uma ou mais das características de resíduos perigosos(ignição, capacidade de corrosão, reatividade e/outoxicidade); é gerado pelo tratamento de material perigosoou está contido em resíduo perigoso.

Page 29: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

29GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Lixo radioativo:Lixo radioativo:Lixo radioativo:Lixo radioativo:Lixo radioativo: qualquer resíduo que emite energia comoraios ou ondas de partículas energéticas. Os materiaisradioativos estão freqüentemente misturados com resíduosperigosos, geralmente de reatores nucleares, instituições deinvestigação ou hospitais.

Lixo radioativo de alto nível:Lixo radioativo de alto nível:Lixo radioativo de alto nível:Lixo radioativo de alto nível:Lixo radioativo de alto nível: os resíduos gerados no centrode um reator nuclear ou pelo reprocessamento por um reatornuclear. Constituem uma ameaça séria a qualquer indivíduoque se aproxime dos resíduos sem proteção.

Lixo sólido:Lixo sólido:Lixo sólido:Lixo sólido:Lixo sólido: qualquer material sólido, semi-sólido, líquido ougasoso que é/seja o resíduo de operações industriais,comerciais ou agrícolas e de atividades da comunidade. Osresíduos sólidos incluem lixo, resíduos de construção, restosde tratamentos de águas residuais ou de instalações decontrole de ar contaminado ou outros materiais de resíduo.

Lixo tóxico:Lixo tóxico:Lixo tóxico:Lixo tóxico:Lixo tóxico: um resíduo que pode produzir dano se for inalado,tragado ou absorvido pela pele.

LLLLLodo: odo: odo: odo: odo: qualquer resíduo sólido, semi-sólido ou líquido geradoem uma planta de tratamento de águas residuais, sejamunicipal, estadual, nacional ou industrial; planta depurificação de água para consumo ou instalação de controlede contaminação de afluentes gasosos.

M

LM

Magnificação biológica:Magnificação biológica:Magnificação biológica:Magnificação biológica:Magnificação biológica: seqüência de processos em umecossistema, pelos quais vão alcançando-se concentraçõesmais altas em organismos de nível trófico superior, isto é,níveis mais altos na cadeia alimentar.

Malation:Malation:Malation:Malation:Malation: número CAS 121-75-5. Líquido amarelo-café quepode incendiar-se facilmente. É utilizado amplamente comoinseticida por causa de sua baixa toxicidade em mamíferos.

Manejo de bacias:Manejo de bacias:Manejo de bacias:Manejo de bacias:Manejo de bacias: utilização, aproveitamento útil, regulação econtrole tecnológico dos recursos naturais de uma baciahidrográfica para garantir seu desenvolvimento e uso sustentável.

Manejo de resíduos:Manejo de resíduos:Manejo de resíduos:Manejo de resíduos:Manejo de resíduos: enfoque técnico, compreensivo,integrado e racional, com vistas a procurar o uso, reúso oureaproveitamento de qualquer resíduo originado pelasatividades humanas, para manter limpo o ambiente, ou comum nível aceitável de qualidade.

Manejo do risco: Manejo do risco: Manejo do risco: Manejo do risco: Manejo do risco: processo de tomada de decisões que implicaa consideração de fatores políticos, sociais, econômicos e de

engenharia com avaliação do risco relacionado com umperigo potencial a fim de desenvolver, analisar e compararopções de controle e selecionar a resposta ótima para asegurança ante esse perigo. Essencialmente, o manejo dorisco é a combinação de três etapas: avaliação do risco,controle de emissões e exposições e monitoramento do risco.

Matéria em suspensão:Matéria em suspensão:Matéria em suspensão:Matéria em suspensão:Matéria em suspensão: toda matéria particulada que fica naatmosfera ou em uma corrente de gás da chaminé durante longosperíodos em virtude de que o tamanho das partículas é demasiadopequeno para ter uma velocidade de queda apreciável.

Matéria inorgânica:Matéria inorgânica:Matéria inorgânica:Matéria inorgânica:Matéria inorgânica: substância sem processos metabólicosvitais, como são os minerais que não podem crescer, senãopor justaposição.

Matéria orgânica:Matéria orgânica:Matéria orgânica:Matéria orgânica:Matéria orgânica: substâncias produzidas por animais ouplantas que contêm principalmente carbono, hidrogênio,nitrogênio e oxigênio.

Matéria orgânica de uma água residual:Matéria orgânica de uma água residual:Matéria orgânica de uma água residual:Matéria orgânica de uma água residual:Matéria orgânica de uma água residual: podem ser sólidossedimentares, suspensos ou dissolvidos provenientes devegetais, animais ou compostos de síntese de produtosquímicos orgânicos, degradáveis pela ação demicroorganismos ou não-biodegradáveis. São principalmenteproteínas, compostos do carbono e nitrogênio, gorduras,óleos, hidrocarbonetos, hidratos de carbono, agentestensoativos, pesticidas, compostos orgânicos voláteis e não-voláteis e outras estruturas mais complexas.

Materiais flutuantes de uma água residual:Materiais flutuantes de uma água residual:Materiais flutuantes de uma água residual:Materiais flutuantes de uma água residual:Materiais flutuantes de uma água residual: são constituídospelas partículas de gorduras e/ou as películas de óleos oulíquidos (hidrocarbonetos com metais pesados e PCBs) quepodem dispersar-se sobre uma extensa superfície. Outorgamum aspecto estético desagradável e diminuem a passagemda luz até a fase aquosa.

Máximo nível permitido:Máximo nível permitido:Máximo nível permitido:Máximo nível permitido:Máximo nível permitido: norma imposta por instituiçõesnacionais, governamentais, Comitês Nacionais ouInternacionais, que indica a concentração ou dose de umcontaminante que não deve ser ultrapassada, para evitar pôrem perigo um organismo, com a finalidade de proteger aqualidade ambiental e a saúde humana. Estes níveis, quasesempre significam um balanço entre os interesses de purezaambiental e o desenvolvimento econômico.

Média:Média:Média:Média:Média: média matemática.

Média geométrica:Média geométrica:Média geométrica:Média geométrica:Média geométrica: A média geométrica de uma quantidadefinita de números (digamos nnnnn números) é a raiz n-ésima doproduto de todos os números. Em muitas ocasiões utiliza-sesua transformação no manejo estatístico de variáveis comdistribuição não normal.

Page 30: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

30GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

M Mediana:Mediana:Mediana:Mediana:Mediana: é um conjunto de números. É o valor que divide emdois a este conjunto que está ordenado em ordem ascendente.

Meio:Meio:Meio:Meio:Meio: ambientes específicos — ar, água, solo — que sãosujeitos de atividades.

Melanoma cutâneo:Melanoma cutâneo:Melanoma cutâneo:Melanoma cutâneo:Melanoma cutâneo: um tipo de câncer de pele. Um melanomaé uma neoplasia maligna derivada de células capazes deformar melanina.

Mensagem de risco:Mensagem de risco:Mensagem de risco:Mensagem de risco:Mensagem de risco: uma declaração escrita, verbal ou visualque contém informação relacionada a um risco. Pode ou nãoincluir recomendações sobre uma conduta que reduza o risco.Uma mensagem de risco formal é um pacote estruturado deforma escrita, auditiva ou visual desenvolvido com o propósitoexpresso de apresentar informação em relação ao risco.

Mercado de emissões:Mercado de emissões:Mercado de emissões:Mercado de emissões:Mercado de emissões: sistema proposto pela primeira vezpor Anil Agarwal e Sunita Narain, do Centro de Ciência eMeio Ambiente de Nova Delhi. Baseando-se no fato de queas emissões de CO2 por habitante são muito desiguais,segundo os países, argumentaram que a capacidade dooceano e da vegetação como sumidouros de CO2 deveriampertencer por igual à humanidade, de maneira que os paísescom emissões baixas não estivessem submetidos a nenhumaredução, e que além disso, os países ou regiões com emissõesinferiores à parte que lhes correspondesse, pudessem vendersua cota não utilizada a outros países, criando assim ummercado internacional de licenças comerciais de CO2.

Mercúrio:Mercúrio:Mercúrio:Mercúrio:Mercúrio: número CAS 7439-97-6. É um metal quenaturalmente ocorre em várias formas. O mercúrio metálicoes um líquido brilhante, de cor prateada e inodoro. Se éaquecido, forma um gás incolor e inodoro. É combinado comoutros elementos para formar compostos de mercúrio.

Mesotelioma:Mesotelioma:Mesotelioma:Mesotelioma:Mesotelioma: câncer dos tecidos mesoteliais, geralmente dorevestimento do pulmão.

Metal pesado:Metal pesado:Metal pesado:Metal pesado:Metal pesado: termo usado para os metais ferrosos e não-ferrosos que têm uma densidade maior que –4 e propriedadesque podem ser perigosas ao ambiente. Geralmente, o termoinclui metais como o cobre, o níquel, o zinco, o cromo, ocádmio, o mercúrio, o chumbo, o arsênico e pode aplicar-seao selênio e a outros.

Metano: Metano: Metano: Metano: Metano: gás incolor, não-venenoso e inflamável criado peladescomposição anaeróbica de compostos orgânicos.

Metilmercúrio:Metilmercúrio:Metilmercúrio:Metilmercúrio:Metilmercúrio: uma molécula sintetizada pelo homem parapropósitos comerciais e um composto que, naturalmente,ocorre sintetizado por certas bactérias. O metilmercúrio éutilizado amplamente como eliminador de fungos; penetra

no cérebro e é uma neurotoxina potente. Este compostoatravessa a placenta e, como resultado, um grande númerode mulheres grávidas que foram expostas a este compostotiveram crianças com dano cerebral.

Metilparation:Metilparation:Metilparation:Metilparation:Metilparation: número CAS 298-00-0. É um inseticidaencontrado em duas formas: cristais brancos ou líquido de corcafé. Cheira a ovos podres, é similar ao gás nervoso e é utilizadopara eliminar insetos, especialmente do algodão. Está restritoa pessoas especializadas em misturá-lo e dispersá-lo.

Minimização de resíduos:Minimização de resíduos:Minimização de resíduos:Minimização de resíduos:Minimização de resíduos: redução, até onde seja possível,dos resíduos perigosos que são produzidos ou posteriormentetratados, classificados ou descartados. Inclui qualqueratividade de redução na fonte de origem ou de reciclagem.

Mitigação:Mitigação:Mitigação:Mitigação:Mitigação: é o conjunto de medidas com tendência a reduziro risco e a eliminar a vulnerabilidade física, social e econômica.

Mitigação do risco:Mitigação do risco:Mitigação do risco:Mitigação do risco:Mitigação do risco: ações para reduzir a severidade ou oimpacto de um risco.

Modelo estatístico:Modelo estatístico:Modelo estatístico:Modelo estatístico:Modelo estatístico: uma aproximação matemática paradeterminar a relação entre fatores ambientais e um resultadode interesse utilizando procedimentos estatísticos como aregressão ou análise de discriminantes. Em contraste com osmodelos biológicos, esta aproximação requer registrosextensivos da distribuição no tempo e no espaço.

Modelos de circulação geral da atmosfera (GCM ou MCG):Modelos de circulação geral da atmosfera (GCM ou MCG):Modelos de circulação geral da atmosfera (GCM ou MCG):Modelos de circulação geral da atmosfera (GCM ou MCG):Modelos de circulação geral da atmosfera (GCM ou MCG):ferramenta para a investigação do clima e suas flutuações.Um MCG é uma representação espacial e temporalaproximada dos principais processos físicos que ocorrem naatmosfera e de suas interações com os demais componentesdo meio ambiente. De sua resolução obtém-se a evoluçãotemporal e espacial (tridimensional) do sistema climático, emfunção das condições iniciais e de contorno eleitas e dosvalores de certos parâmetros climáticos (por exemplo, aconcentração de CO2 atmosférico). Isto denomina-seexperimento numérico, simulação climática ou experimentoclimático e pode orientar-se tanto à descrição do climacontemporâneo (experimentos de controle), como àinvestigação do clima resultante de uma ou mais mudançasnos parâmetros climáticos.

Monitoramento:Monitoramento:Monitoramento:Monitoramento:Monitoramento: realização e análise de medições sistemáticaspara detectar mudanças no ambiente ou no estado de saúdedas populações. Não se deve confundir com vigilância, aindaque possam ser aplicadas técnicas desta.

Monitoramento ambiental:Monitoramento ambiental:Monitoramento ambiental:Monitoramento ambiental:Monitoramento ambiental: medição e avaliação dos agentesno ambiente e avaliação da exposição ambiental e do riscopara a saúde em comparação com uma referência apropriada.

Page 31: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

31GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Monitoramento biológico:Monitoramento biológico:Monitoramento biológico:Monitoramento biológico:Monitoramento biológico: consiste em analisar, por exemplo,químicos, níveis hormonais e outras substâncias em materiaisbiológicos (sangue, urina, etc.) como uma medida deexposição química, estado de saúde, etc., em humanos ouanimais. Uma análise de chumbo no sangue é um exemplode monitoramento biológico.

Monitoramento de riscos:Monitoramento de riscos:Monitoramento de riscos:Monitoramento de riscos:Monitoramento de riscos: processo de acompanhamento dasdecisões e ações do manejo de riscos a fim de verificar seconsegue ou não reduzir a exposição e o risco.

Monitoramento dos efeitos biológicos (BEM, sigla em inglês):Monitoramento dos efeitos biológicos (BEM, sigla em inglês):Monitoramento dos efeitos biológicos (BEM, sigla em inglês):Monitoramento dos efeitos biológicos (BEM, sigla em inglês):Monitoramento dos efeitos biológicos (BEM, sigla em inglês):avaliação dos primeiros efeitos biológicos derivados daexposição a um produto químico em comparação com umareferência apropriada.

Monocultivo:Monocultivo:Monocultivo:Monocultivo:Monocultivo: plantações de grande extensão com árvores ououtro tipo de plantas de uma única espécie.

Monóxido de carbono:Monóxido de carbono:Monóxido de carbono:Monóxido de carbono:Monóxido de carbono: gás inodoro, incolor e venenosoproduzido pela combustão incompleta de combustível fóssil.

Moradia de interesse social:Moradia de interesse social:Moradia de interesse social:Moradia de interesse social:Moradia de interesse social: aquela que se desenvolve paragarantir o direito à moradia às famílias menos favorecidas.

Morbidade: Morbidade: Morbidade: Morbidade: Morbidade: taxa de aparição de doenças ou outros transtornosde saúde em uma população, levando-se em conta as taxasde morbidade por idade. Os resultados sanitáriosconsiderados são a incidência e prevalência de doençascrônicas, as taxas, as consultas de atenção primária e os anosde vida ajustados em função da incapacidade.

Mortalidade:Mortalidade:Mortalidade:Mortalidade:Mortalidade: número proporcional de óbitos em umapopulação por cada mil habitantes, durante um período detempo determinado, geralmente um ano.

Mudança climática:Mudança climática:Mudança climática:Mudança climática:Mudança climática: entende-se por mudança climática umaimportante variação estatística no estado médio do clima ouem sua variabilidade que persiste durante longo tempo(normalmente décadas, ou inclusive mais). Pode ser em razãode processos naturais internos, forças externas, ou então acampos antropogênicos persistentes na composição daatmosfera. A Convenção Marco das Nações Unidas sobre aMudança Climática a define como “uma mudança do climaatribuída direta ou indiretamente à atividade humana quealtere a composição da atmosfera mundial e que se some àvariabilidade climática natural observada ao longo de períodoscomparáveis”.

Mutação:Mutação:Mutação:Mutação:Mutação: qualquer mudança hereditária no material genético.Pode tratar-se de uma transformação química de um genindividual (mutação de um gen ou pontual) que altera suafunção. Por outro lado, esta mudança pode incluir umareordenação ou benefício ou perda de parte de um

cromossoma que pode ser microscopicamente visível. Isso sedenomina “mutação cromossômica”. A maioria das mutaçõesé considerada prejudicial.

Mutagenicidade:Mutagenicidade:Mutagenicidade:Mutagenicidade:Mutagenicidade: propriedade de um agente físico, químicoou biológico para induzir mutações em tecido vivo.

Mutagênico:Mutagênico:Mutagênico:Mutagênico:Mutagênico: que causa mutações; as substâncias mutagênicaspodem ser também carcinogênicas.

Mutágeno:Mutágeno:Mutágeno:Mutágeno:Mutágeno: agente que induz a mutação.

MN

N

Neoplasma: Neoplasma: Neoplasma: Neoplasma: Neoplasma: um crescimento anormal ou tecido que seconverte em um tumor.

Neurotoxicidade:Neurotoxicidade:Neurotoxicidade:Neurotoxicidade:Neurotoxicidade: que exerce um efeito destrutivo ou venenosono tecido nervoso.

Neurotoxina:Neurotoxina:Neurotoxina:Neurotoxina:Neurotoxina: qualquer substância que é capaz de destruir ouafetar adversamente ao tecido nervoso.

Nível basal:Nível basal:Nível basal:Nível basal:Nível basal: um nível típico de um químico no ambiente. Basalrefere-se ao que ocorre de maneira natural ou em níveis semcontaminação. Os níveis basais em uma região de um estadopodem diferir dos de outras áreas.

Nível de efeito adverso mínimo observado:Nível de efeito adverso mínimo observado:Nível de efeito adverso mínimo observado:Nível de efeito adverso mínimo observado:Nível de efeito adverso mínimo observado: é a dose mínimaem um experimento que produz um efeito adverso observável.

Nível de efeito não adverso não observado:Nível de efeito não adverso não observado:Nível de efeito não adverso não observado:Nível de efeito não adverso não observado:Nível de efeito não adverso não observado: a maiorconcentração ou a quantidade de uma substância químicaencontrada por experimento ou observação que não causaalteração adversa detectável na morfologia, capacidadefuncional, crescimento, desenvolvimento ou tempo de vidado branco.

Nível de efeito não observado (NOELNível de efeito não observado (NOELNível de efeito não observado (NOELNível de efeito não observado (NOELNível de efeito não observado (NOEL, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês): amaior concentração ou quantidade de uma substância porexperimento ou observação que não causa uma alteraçãoadversa detectável da morfologia, capacidade funcional,crescimento, desenvolvimento ou ciclo de vida de umorganismo dado. A dose ou concentração ambiental máximaque um organismo pode tolerar durante um período específicosem mostrar nenhum efeito adverso detectável e sobre os quaisos efeitos adversos são aparentes.

Nível de exposição (química):Nível de exposição (química):Nível de exposição (química):Nível de exposição (química):Nível de exposição (química): quantidade (concentração) deum químico nas superfícies de absorção de um organismo.

Page 32: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

32GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

O

NO

Nível umbral:Nível umbral:Nível umbral:Nível umbral:Nível umbral: a dose mínima de um químico na qual seobserva um efeito mensurável e por debaixo do qual não sepode observar o efeito.

Norma de emissão:Norma de emissão:Norma de emissão:Norma de emissão:Norma de emissão: vazão de emissão especificado que temum estado legal. Define-se freqüentemente de formaestatística, fixando um limite à vazão de emissão. Especifica-se, no caso de concentração, o nível de diluição ou opacidadede referência.

Normas de qualidade do ar ambiente:Normas de qualidade do ar ambiente:Normas de qualidade do ar ambiente:Normas de qualidade do ar ambiente:Normas de qualidade do ar ambiente: qualidade do arambiente especificada, que possui um estado legal,freqüentemente definida de forma estatística pela fixação deum limite na concentração de um contaminante do ar emrelação a um período médio especificado.

Normas de segurança:Normas de segurança:Normas de segurança:Normas de segurança:Normas de segurança: referem-se ao conjunto de regras einstruções detalhadas a serem seguidas para a realização deum trabalho seguro, as precauções a serem tomadas e asdefesas a serem utilizadas, de modo que as operações sejamrealizadas sem risco, ou ao menos com o mínimo possível,para o trabalhador que a executa ou para a comunidadelaboral em geral. Estas devem ser promulgadas e difundidasdesde o momento da indução ou reindução do trabalhadorao posto de trabalho, com a finalidade de evitar danos quepossam derivar-se, como conseqüência da execução de umtrabalho. Portanto, devem ser feitos controles de engenhariaque servem para redesenhar os processos, para a boadistribuição dos postos de trabalho e para procurar instalaçõesadequadas.

Normas e critérios de emissão de contaminantes:Normas e critérios de emissão de contaminantes:Normas e critérios de emissão de contaminantes:Normas e critérios de emissão de contaminantes:Normas e critérios de emissão de contaminantes: corpotécnico no qual ficam especificados valores máximos que nãodevem ser ultrapassados, referente à totalidade ou parte dasvariáveis ou indicadores representativos da composição evolume dos efluentes em geral e cada contaminante emparticular, sejam estes de caráter natural ou antropogênico.

Número de CAS (sigla em inglês):Número de CAS (sigla em inglês):Número de CAS (sigla em inglês):Número de CAS (sigla em inglês):Número de CAS (sigla em inglês): número único atribuído aum composto pelo Serviço de Abstracts Químicos. Também éconhecido como número de registro CAS, CAS RN ou númeroCAS.

Nutriente:Nutriente:Nutriente:Nutriente:Nutriente: substância que contém alimento. Emprega-se,sobretudo, em relação aos elementos do solo e à águautilizada pelas as plantas e animais.

Nuvem tóxica:Nuvem tóxica:Nuvem tóxica:Nuvem tóxica:Nuvem tóxica: gases, vapores ou aerossóis que contêmmateriais tóxicos.

Odor da água residual: Odor da água residual: Odor da água residual: Odor da água residual: Odor da água residual: é uma característica física que sedeve geralmente à presença de substâncias inorgânicas e/ouorgânicas em suspensão ou dissolução, que possuem odorpróprio ou de substâncias que podem gerar emissões de gases.É causa de rejeição e de suspeita de contaminação.

Odor umbral ou Limite de percepção olfativa:Odor umbral ou Limite de percepção olfativa:Odor umbral ou Limite de percepção olfativa:Odor umbral ou Limite de percepção olfativa:Odor umbral ou Limite de percepção olfativa: mínimaconcentração do vapor de uma substância no ar que podeliberar odor.

Oncologia:Oncologia:Oncologia:Oncologia:Oncologia: estudo do câncer.

Oral: Oral: Oral: Oral: Oral: usado ou tomado através da boca.

Ordenamento territorial:Ordenamento territorial:Ordenamento territorial:Ordenamento territorial:Ordenamento territorial: planificação oficial, científica,ecológica de uma região ou zona terrestre, realizada paraconseguir uma distribuição ótima dos setores comerciais,industriais, urbanos, agrícolas e naturais, que tende a umdesenvolvimento adequado e eficiente de uma comarcahabitada.

Organismo:Organismo:Organismo:Organismo:Organismo: qualquer ser vivente, seja uma planta, mamífero,ave, inseto, réptil, peixe, crustáceo, animal de estuários ouaquático ou bactéria.

Organofosforados:Organofosforados:Organofosforados:Organofosforados:Organofosforados: pesticidas que contêm fósforo; são devida curta, ainda que alguns podem ser tóxicos quandoaplicados pela primeira vez.

Órgão objetivo:Órgão objetivo:Órgão objetivo:Órgão objetivo:Órgão objetivo: órgão no qual a toxicidade manifesta-se emtermos de um efeito adverso.

Oxidantes fotoquímicos:Oxidantes fotoquímicos:Oxidantes fotoquímicos:Oxidantes fotoquímicos:Oxidantes fotoquímicos: contaminantes do ar formados pelaação da luz solar em óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos.

Óxido nítrico:Óxido nítrico:Óxido nítrico:Óxido nítrico:Óxido nítrico: gás que se forma pela combustão a altastemperaturas e alta pressão em uma máquina de combustãointerna; muda a dióxido de nitrogênio no ar e faz parte dacontaminação fotoquímica.

Óxidos de nitrogênio (NOx):Óxidos de nitrogênio (NOx):Óxidos de nitrogênio (NOx):Óxidos de nitrogênio (NOx):Óxidos de nitrogênio (NOx): nome coletivo dos compostosde nitrogênio com oxigênio. São principalmente o monóxidode nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2). Os NOxconstituem importantes contaminantes atmosféricos que sãoproduzidos em todos os processos da combustão. Quantomaior é a temperatura nos processos de combustão, maior éa quantidade produzida de óxidos de nitrogênio.

Page 33: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

33GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

P

OP

Ozônio:Ozônio:Ozônio:Ozônio:Ozônio: forma triatômica do oxigênio, ao contrário dos doisátomos que caracterizam a molécula de oxigênio normal. Éum importante gás de efeito estufa. A estratosfera contém90% do ozônio presente na atmosfera, o qual absorve aradiação ultravioleta nociva. Em altas concentrações, o ozôniopode ser prejudicial para uma ampla gama de organismosvivos. O esgotamento do ozônio estratosférico, provocadopelas reações químicas que podem intensificar-se pelamudança climática, conduz a um aumento do fluxo deradiação ultravioleta B no nível do solo.

Ozônio estratosférico:Ozônio estratosférico:Ozônio estratosférico:Ozônio estratosférico:Ozônio estratosférico: ozônio da estratosfera. O ozônioestratosférico previne que a luz ultravioleta prejudicial chegueà Terra.

Ozônio no nível do solo:Ozônio no nível do solo:Ozônio no nível do solo:Ozônio no nível do solo:Ozônio no nível do solo: ozônio que está nas porçõesinferiores da atmosfera, perto da superfície da Terra.

Ozônio troposférico:Ozônio troposférico:Ozônio troposférico:Ozônio troposférico:Ozônio troposférico: ozônio da troposfera. Ozônio excessivotroposférico é prejudicial à saúde humana e ao ambiente.

PPPPPadrão de descargas (efluentes, emissões) ou limite deadrão de descargas (efluentes, emissões) ou limite deadrão de descargas (efluentes, emissões) ou limite deadrão de descargas (efluentes, emissões) ou limite deadrão de descargas (efluentes, emissões) ou limite dedescarga: descarga: descarga: descarga: descarga: quantidade máxima de um contaminante liberadode uma fonte a um meio que é aceitável sob circunstânciasespecíficas.

PPPPPadrão de emissão:adrão de emissão:adrão de emissão:adrão de emissão:adrão de emissão: este valor regulatório é um limitequantitativo da emissão ou descarga de uma substânciapotencialmente tóxica de uma fonte. A forma mais simplespara propósitos regulamentares é um padrão uniforme deemissão no qual se estabelece o mesmo limite para todas asemissões de um contaminante específico.

PPPPPadrões de qualidade do ar:adrões de qualidade do ar:adrões de qualidade do ar:adrões de qualidade do ar:adrões de qualidade do ar: nível de contaminantes prescritoque não deve exceder durante um certo tempo em uma áreadefinida.

PPPPPadrões de radiação:adrões de radiação:adrões de radiação:adrões de radiação:adrões de radiação: regulações que fixam os limites damáxima exposição para a proteção do público dos materiaisradioativos.

PPPPPandemia: andemia: andemia: andemia: andemia: epidemia que se apresenta em uma grande área,cruzando limites internacionais e afetando a um grandenúmero de pessoas.

PPPPPanorama de fatores de riscos:anorama de fatores de riscos:anorama de fatores de riscos:anorama de fatores de riscos:anorama de fatores de riscos: é uma forma sistemática deidentificar, localizar, avaliar e hierarquizar condições de riscolaboral a que estão expostos os trabalhadores, que permite odesenvolvimento das medidas de intervenção. É considerado

um instrumento de coleta, tratamento e análise de dados. Ospanoramas de fatores de riscos devem conter tanto a valoraçãodas áreas, como do pessoal exposto, determinando os efeitosque possam causar e, claro, a determinação de medidas decontrole. Para realizar os panoramas deve-se como primeiramedida priorizar os fatores de risco, mediante a mediação ouavaliação dos mesmos, identificando de uma maneiraseqüencial as prioridades segundo o grau de periculosidadedo risco; processo que se denomina hierarquização de fatoresde risco. Deve ser sistemático e atualizável.

PPPPParation:aration:aration:aration:aration: número CAS 56-38-2. Pesticida organofosforadoutilizado para controlar insetos e ácaros; entretanto, é muitotóxico para trabalhadores agrícolas e aves. Outros nomes doparation são AC3422, Alkron, Alleron, Afamita, Corotión, E-605, ENT 15108, Etil paration, Etilón, Fosferno 50, Niran,Ortofós, Paramar, Parafós, Parateno; Parawet, Foskil,Rhodiatox, Sopratión, Estarión e Tifos.

PPPPParticipação comunitária:articipação comunitária:articipação comunitária:articipação comunitária:articipação comunitária: processo no qual os habitantesassumem uma função ativa e discutem a busca de propostase soluções para os assuntos políticos, econômicos e sociaisque afetam a comunidade.

PPPPParticipação social:articipação social:articipação social:articipação social:articipação social: processo no qual os esforços dapopulação somam-se aos dos governos locais para melhoraras condições de saúde e bem-estar das comunidades. Estacaracterística permite somar os recursos de diferentes instânciasque compartilham propósitos, tarefas e resultados. Diferencia-se da participação comunitária, uma vez que esta não inclui,precisamente, a intervenção das instituições, mas apenas osesforços da própria comunidade.

PPPPPartículas: artículas: artículas: artículas: artículas: elementos pequenos de sólidos ou líquidos comopoeira, fumaça ou contaminação que se encontram no ar ounas emissões. Sólidos pequenos suspensos na água. Variamem tamanho, forma, densidade e carga elétrica; podem juntar-se por coagulação ou floculação.

PPPPPartículas do ar: artículas do ar: artículas do ar: artículas do ar: artículas do ar: partículas totais suspensas que se encontramna atmosfera como partículas sólidas ou gotas líquidas. Acomposição química varia amplamente, dependendo dalocalidade e temporada do ano. As partículas do ar incluempoeira, emissões de processos industriais, fumaça de madeiraou carvão queimado e emissões de veículos automotores.

PPPPPatógenos:atógenos:atógenos:atógenos:atógenos: microorganismos que podem causar uma doençaem organismos, humanos, animais e plantas (por exemplo,bactérias, vírus ou parasitas) que se encontram nas águasnegras, em escoamentos de áreas rurais habitadas comanimais silvestres e domesticados e em água para nadar. Ospescados e mariscos contaminados com patógenos podemcausar doenças graves.

Page 34: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

34GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

P PCB:PCB:PCB:PCB:PCB: refere-se aos compostos organo-halogenados. Sãoamplamente usados como solventes e como matéria-primapara a produção de polímeros.

PPPPPegada ecológica: egada ecológica: egada ecológica: egada ecológica: egada ecológica: a pegada ou “marca” ecológica individual,calcula a quantidade de território terrestre e marinhonecessário para sustentar o gasto associado ao modo de vidade uma pessoa. É um bom indicador não-monetário desustentabilidade e eqüidade meio ambiental.

PPPPPercepção de riscos:ercepção de riscos:ercepção de riscos:ercepção de riscos:ercepção de riscos: percepção subjetiva da gravidade ouimportância do risco baseado no conhecimento que umapessoa tem dos diferentes riscos e no parecer econômico epolítico de suas implicações.

PPPPPerfil toxicológico: erfil toxicológico: erfil toxicológico: erfil toxicológico: erfil toxicológico: análise, resumo e interpretação de umasubstância perigosa para determinar níveis de exposição eefeitos à saúde.

PPPPPerigo:erigo:erigo:erigo:erigo: termo geral para qualquer coisa que tenha acapacidade ou potencial de causar dano. O perigo associadocom uma substância potencialmente tóxica depende da suatoxicidade e do potencial de exposição à substância. Aprobabilidade de exposição à substância é um fator de risco.

PPPPPerigo à saúde:erigo à saúde:erigo à saúde:erigo à saúde:erigo à saúde: agente químico do qual se tem evidência,baseada em ao menos um estudo conduzido de acordo comprincípios científicos, que causa efeitos à saúde, sejam agudosou crônicos, em trabalhadores expostos. Este termo incluiagentes químicos que são carcinógenos, tóxicos ou altamentetóxicos, toxinas reprodutivas, irritantes, corrosivos,sensibilizadores, hepatotoxinas, nefrotoxinas, neurotoxinas,agentes que atuam no sistema hematopoiético e agentes queprejudicam pulmões, pele, olhos ou membranas mucosas.

PPPPPerigo à saúde pública:erigo à saúde pública:erigo à saúde pública:erigo à saúde pública:erigo à saúde pública: situação na qual podem apresentar-se efeitos prejudiciais à saúde de uma comunidade devido àexposição a longo prazo a níveis suficientemente altos desubstâncias perigosas.

PPPPPerigo devido ao estilo de vida:erigo devido ao estilo de vida:erigo devido ao estilo de vida:erigo devido ao estilo de vida:erigo devido ao estilo de vida: um perigo usualmenterelacionado com um tipo de vida selecionado ou certos hábitos,por exemplo, o tabagismo ou o excesso de alimentação.

PPPPPerigo físico:erigo físico:erigo físico:erigo físico:erigo físico: agente químico para o qual existe evidenciacientífica que é um combustível líquido, um gás comprimido,explosivo, inflamável, peróxido orgânico, oxidante, pirofórico,reagente instável ou reagente com água.

PPPPPeríodo crítico: eríodo crítico: eríodo crítico: eríodo crítico: eríodo crítico: período durante o desenvolvimento de umorganismo humano, animal ou vegetal que é de particularimportância durante todo o ciclo vital; deve-se alcançar o

desenvolvimento normal completo de algumas estruturasanatômicas, fisiológicas, metabólicas, psicológicas ou defunção.

PPPPPeríodo latente ou de latência:eríodo latente ou de latência:eríodo latente ou de latência:eríodo latente ou de latência:eríodo latente ou de latência: demora na exposição a umagente causal de uma doença e a aparição das manifestaçõesda doença. Depois da exposição a radiações ionizantes, porexemplo, há um período latente de cinco anos, em média,antes que se desenvolvam certas condições malignas. Usa-sefreqüentemente o termo período latente como sinônimo deperíodo de indução, isto é, o período entre a exposição a umagente causal de uma doença e a aparição das manifestaçõesdesta. Também definiu-se entre a iniciação e a detecção dadoença.

PPPPPersistência:ersistência:ersistência:ersistência:ersistência: refere-se ao espaço de tempo em que umcomposto encontra-se no ambiente, uma vez que foiintroduzido. Um composto pode persistir por menos de umsegundo ou permanecer indefinidamente.

PPPPPesticida:esticida:esticida:esticida:esticida: substância para prevenir, destruir, repelir ou mitigarqualquer praga. Também, qualquer substância que se usacomo um regulador de plantas, desfolhante ou secante.

PPPPPesticida carbamato:esticida carbamato:esticida carbamato:esticida carbamato:esticida carbamato: grupo de pesticida usado comoherbicida, inseticida e fungicida. Tem um nível relativamentebaixo de toxicidade em mamíferos e não permanece no solopor períodos longos.

PPPPPesticida de contato:esticida de contato:esticida de contato:esticida de contato:esticida de contato: agente químico que mata as pragasquando entra em contato com elas, e não por sua ingestão.Também, solo que contém esqueleto de certas algas queprejudicam e desidratam as camadas ceráceas dos insetos.

PPPPPesticida não resistente:esticida não resistente:esticida não resistente:esticida não resistente:esticida não resistente: pesticida que se decompõe emcompostos não tóxicos quase imediatamente depois de aplicá-lo ou dura somente uns poucos dias depois de decompor-se.

PPPPPesticida organofosforado:esticida organofosforado:esticida organofosforado:esticida organofosforado:esticida organofosforado: pesticida que contém fósforo.Geralmente é muito venenoso para animais e pessoas porqueprevine que enzimas essenciais do sistema nervoso trabalhemnormalmente. É quimicamente instável e não persistente; temuma vida muito longa e acumula-se nas cadeias alimentares.

PPPPPesticida persistente: esticida persistente: esticida persistente: esticida persistente: esticida persistente: pesticida que não se decompõequimicamente ou se decompõe muito lentamente e permaneceno ambiente depois da época de crescimento.

Planejamento ambiental:Planejamento ambiental:Planejamento ambiental:Planejamento ambiental:Planejamento ambiental: é a recopilação, organização eprocessamento da informação para facilitar a tomada dedecisão, que dá solução total ou parcial a problemas definidospor funções ou necessidades ambientais específicas;

Page 35: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

35GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Passegurando que os componentes ambientais que se estudemsejam os relacionados com o problema analisado e que osvínculos da função analisada com outras funções sejamconhecidos pela pessoa responsável pela tomada de decisão.

Planejamento regional:Planejamento regional:Planejamento regional:Planejamento regional:Planejamento regional: Estabelecimento de planos setoriaisconcretos e detalhados dos aspectos físicos, econômicos e sociaisde uma determinada região, entendidos como um processocontínuo em função da interação setorial destes aspectos.

Plano de emergência:Plano de emergência:Plano de emergência:Plano de emergência:Plano de emergência: é o conjunto de procedimentos e açõestendentes a que pessoas ameaçadas por um perigo protejamsua vida e integridade física. Inicia-se com uma boa análisedas condições existentes e dos possíveis riscos; organiza eaproveita convenientemente os diferentes elementos tendentesa minimizar os fatores de risco e as conseqüências que possamapresentar como resultado de uma emergência,simultaneamente, otimiza o aproveitamento tanto dos recursospróprios como da comunidade, para responder ante estaação. Esta análise de vulnerabilidade baseia-se em uminventário de recursos físicos, técnicos e humanos. Dentro desteplano devem estar contempladas a instalação de alarmes,sinalização, fluxo de comunicação, vias de evacuação e zonasde segurança. Para poder implementar o plano de emergênciaé necessário adestrar e capacitar as brigadas de emergência.O plano de emergência assegura uma resposta oportuna eefetiva, na qual se reduzam os danos.

Plutônio:Plutônio:Plutônio:Plutônio:Plutônio: elemento metálico radioativo, quimicamenteparecido ao urânio.

PPPPPobreza: obreza: obreza: obreza: obreza: a definição da pobreza usada na América Latinapelo CEPAL faz-se mediante o método da renda, baseado nocálculo das linhas de pobreza. Estas representam o montanteda renda que permite que cada família satisfaça asnecessidades básicas de todos os seus membros. A linha dapobreza baseia-se na estimativa do custo de uma cesta básicade alimentos que cobre as necessidades nutricionais dapopulação e que considera seus hábitos de consumo, assimcomo a disponibilidade efetiva de alimentos no país e seuspreços relativos. Ao valor desta cesta soma-se uma estimativados recursos requeridos pelas famílias para satisfazer oconjunto das necessidades básicas não alimentares. A partirda quantidade de famílias na pobreza e a quantidade totalde residências, realiza-se a estimativa da população napobreza. Em muitos casos, o que se apresenta na realidade éa porcentagem de famílias na pobreza e não da populaçãona pobreza. Apesar de que o objetivo final, estimativa dapobreza, é o mesmo, os valores correspondentes a paísesdistintos não são estritamente comparáveis, em virtude de quesão usadas definições operacionais distintas: conteúdo dacesta básica, ajuste por preços relativos de acordo com asáreas, hábitos de consumo, elementos componentes das

necessidades básicas não alimentares etc. Apesar da nãocomparação estrita, os valores quantitativos obtidos usadoscom a devida cautela e consideração sobre os métodos decálculo, podem ser usados para fiscalizar a situação de umpaís e efetuar comparações globais.

PPPPPolítica ambiental:olítica ambiental:olítica ambiental:olítica ambiental:olítica ambiental: são as metas e princípios de ação geraisde uma companhia com relação ao meio ambiente, dos quaisse podem derivar os objetivos ambientais.

PPPPPolít ica pública saudável:olít ica pública saudável:olít ica pública saudável:olít ica pública saudável:olít ica pública saudável: caracteriza-se por umapreocupação explícita pela saúde e a eqüidade em todas asáreas da política e por uma responsabilidade sobre seuimpacto na saúde. A finalidade principal de uma políticapública saudável consiste em criar um entorno de apoio quepermita às pessoas levar uma vida saudável. Esta políticapossibilita ou facilita aos cidadãos fazer escolhas saudáveis etransforma os ambientes sociais e físicos em potenciadoresda saúde.

PPPPPopulação com acesso a água potável:opulação com acesso a água potável:opulação com acesso a água potável:opulação com acesso a água potável:opulação com acesso a água potável: é a porcentagem dapopulação com razoável acesso a uma reserva de águapotável (compreende águas superficiais depuradas ou não-depuradas, porém contaminadas, como as procedentes demananciais, fossas sépticas e poços protegidos). Em uma zonaurbana pode ser uma fonte ou torneira pública situada amenos de 200 metros. Em zonas rurais implica que osintegrantes de uma residência não tenham que passar umaparte desproporcional do dia buscando água. A definição deágua potável mudou com o tempo.

PPPPPopulação em risco:opulação em risco:opulação em risco:opulação em risco:opulação em risco: um subgrupo de uma população que émais provável que esteja exposta a agentes químicos ou émais sensível a eles que a população geral.

PPPPPopulações de alto risco:opulações de alto risco:opulações de alto risco:opulações de alto risco:opulações de alto risco: grupos de pessoas que podem sermais sensíveis ou suscetíveis à exposição a substânciasperigosas devido a fatores tais como: a idade, ocupação,sexo ou certas condutas (por exemplo, tabagismo). As crianças,as mulheres grávidas e os idosos são considerados comopopulações de alto risco.

PPPPPorcentagem de pessoas com água potável disponível naorcentagem de pessoas com água potável disponível naorcentagem de pessoas com água potável disponível naorcentagem de pessoas com água potável disponível naorcentagem de pessoas com água potável disponível naresidência ou com acesso razoável:residência ou com acesso razoável:residência ou com acesso razoável:residência ou com acesso razoável:residência ou com acesso razoável: proporção da populaçãoque tem acesso a uma quantidade adequada de água potávelem uma residência ou localizada a uma distância convenienteda do usuário.

PPPPPosição socioosição socioosição socioosição socioosição socio-----econômica:econômica:econômica:econômica:econômica: é um conceito combinado queinclui medidas baseadas tanto nos recursos como no prestígio,vinculadas com a posição de classe social na infância e navida adulta.

Page 36: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

36GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

P PPPPPotencial de aquecimento global:otencial de aquecimento global:otencial de aquecimento global:otencial de aquecimento global:otencial de aquecimento global: medida de aquecimentopotencial de um gás de efeito estufa em um espaço de temporelativo ao mesmo peso do dióxido de carbono. Tipicamente,usa-se um período de 100 anos quando se dirige aostomadores de decisões.

PPPPPotencial hidrogênio:otencial hidrogênio:otencial hidrogênio:otencial hidrogênio:otencial hidrogênio: é uma medida da concentração do íonhidrogênio na água. Expressa-se a concentração deste íoncomo pH, e é definido como o logaritmo decimal do inversoda concentração de íon hidrogênio.

ppm:ppm:ppm:ppm:ppm: partes por milhão é a concentração de gás ou vapor no ar— partes (por volume) de um gás ou vapor em um milhão departes do ar. Também é a concentração de um líquido ou sólido.

PPPPPraga:raga:raga:raga:raga: inseto, roedor, nematodo, fungo, erva ou outra formade planta ou animal terrestre ou aquático que é prejudicial àsaúde ou ao ambiente.

PPPPPrevalência:revalência:revalência:revalência:revalência: proporção de pessoas de uma população queestão afetadas em um dado momento por uma doença ouum fator de risco determinado.

PPPPPrevenção da contaminação:revenção da contaminação:revenção da contaminação:revenção da contaminação:revenção da contaminação: ato de eliminar umcontaminante ou as fontes de risco, antes que se produzam.

PPPPPrevenção da doença:revenção da doença:revenção da doença:revenção da doença:revenção da doença: abrange as medidas destinadas nãosomente a prevenir o surgimento da doença, tais como aredução dos fatores de risco, senão também o de deter seuavanço e atenuar suas conseqüências uma vez estabelecida.

PPPPPrincípio de “rincípio de “rincípio de “rincípio de “rincípio de “quem contamina pagaquem contamina pagaquem contamina pagaquem contamina pagaquem contamina paga”:”:”:”:”: um sistema de impostosque afeta às pessoas ou empresas causadoras dacontaminação.

PPPPPrincípio precautório:rincípio precautório:rincípio precautório:rincípio precautório:rincípio precautório: princípio nas áreas da proteçãoambiental e da saúde humana que faz referência às situaçõesde risco, nas quais há uma insegurança científica significativae um perigo sério, irreversível e cumulativo potencial.

PPPPPrincípios da sustentabilidade:rincípios da sustentabilidade:rincípios da sustentabilidade:rincípios da sustentabilidade:rincípios da sustentabilidade: encontram-se desenvolvidosno documento “Cuidar a Terra” do UICN/PNUMA/WWF esão os seguintes: limitar o impacto humano sobre a biosfera,manter o patrimônio biológico, utilizar racionalmente osrecursos não-renováveis, distribuir eqüitativamente os custose benefícios do uso dos recursos, promover tecnologiasadequadas, formular políticas econômicas que mantenhamas riquezas naturais e tomar decisões sobre a base da previsãoe a transitoriedade.

PPPPProcesso industrial:rocesso industrial:rocesso industrial:rocesso industrial:rocesso industrial: uma operação que transforma ascontribuições de material, energia e informação em produtoscomo parte de um sistema de produção industrial.

PPPPProcessos biológicos: rocessos biológicos: rocessos biológicos: rocessos biológicos: rocessos biológicos: são os processos que se realizam naságuas residuais por oxidação e/ou redução da matériaorgânica por microorganismos aeróbicos ou anaeróbicos.

PPPPProdução limpa:rodução limpa:rodução limpa:rodução limpa:rodução limpa: geração de produtos de uma maneirasustentável, a partir da utilização de matérias-primasrenováveis, não-perigosas e de uma maneira energeticamenteeficiente, conservando, ao mesmo tempo, a biodiversidade.

PPPPProdução sustentável:rodução sustentável:rodução sustentável:rodução sustentável:rodução sustentável: situação ótima de rendimento produtivoem uma área ou zona determinada, que resulta de um bommanejo do ambiente e que permite um crescimento vegetalprevisível e, em geral, a regeneração dos recursos naturaisrenováveis por longos períodos.

PPPPProdutividade primária:rodutividade primária:rodutividade primária:rodutividade primária:rodutividade primária: transformação de energia químicaou solar em biomassa. A maior parte da produção primáriaproduz-se através da fotossíntese, pela qual as plantas verdestransformam a energia solar, o dióxido de carbono e a águaem glicose e, posteriormente, em tecidos vegetais. Além disso,algumas bactérias das profundezas do mar podem transformarenergia química em biomassa por meio da quimiossíntese.

PPPPProduto químico perigoso:roduto químico perigoso:roduto químico perigoso:roduto químico perigoso:roduto químico perigoso: 1. Qualquer material que impõeuma ameaça à saúde humana ou ao ambiente. As substânciastípicas perigosas são tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivasou quimicamente reagentes; 2. Qualquer substânciadesignada pela EPA que seja derramada nas águas ou liberadano ambiente.

PPPPProdutos de resíduos perigosos:rodutos de resíduos perigosos:rodutos de resíduos perigosos:rodutos de resíduos perigosos:rodutos de resíduos perigosos: qualquer material querepresenta uma ameaça para a saúde humana ou o ambiente.Eles podem ser tóxicos, corrosivos, inflamáveis, explosivos equimicamente reagentes.

PPPPPrograma de vigilância:rograma de vigilância:rograma de vigilância:rograma de vigilância:rograma de vigilância: plano de operação dotado deobjetivos, metas e cronograma, equipe e pessoal para adetecção, medição qualitativa ou quantitativa da presençade efeitos ou níveis de concentração de qualquer substânciacontaminante, de um processo de deterioração ourecuperação ambiental.

PPPPPromoção da saúde:romoção da saúde:romoção da saúde:romoção da saúde:romoção da saúde: é o processo que permite às pessoasincrementar o controle sobre a sua saúde para melhorá-la.

PPPPProteção ambiental:roteção ambiental:roteção ambiental:roteção ambiental:roteção ambiental: toda ação pessoal ou comunitária,pública ou privada, que tenda a defender, melhorar oupotencializar a qualidade dos recursos naturais, os termosdos usos benéficos diretos ou indiretos para a comunidadeatual e com justiça prospectiva.

Page 37: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

37GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Q

QR

R

Qualidade:Qualidade:Qualidade:Qualidade:Qualidade: a totalidade das características de uma entidade,à qual é concedida a aptidão para satisfazer as necessidadesestabelecidas ou implícitas.

Qualidade ambiental: Qualidade ambiental: Qualidade ambiental: Qualidade ambiental: Qualidade ambiental: os atributos mensuráveis de um produtoou processo que indicam sua contribuição à saúde eintegridade ecológica. Estado físico, biológico e ecológicode uma área ou zona determinada da biosfera, em termosrelativos a sua unidade e à saúde presente e futura do homeme as demais espécies animais e vegetais.

Qualidade de vida:Qualidade de vida:Qualidade de vida:Qualidade de vida:Qualidade de vida: define-se como a percepção do indivíduosobre sua posição na vida dentro do contexto cultural, o sistemade valores no qual vive e em relação as suas metas, expectativas,normas e preocupações. É um conceito extenso e complexoque engloba a saúde física, o estado psicológico, o nível deindependência, as relações sociais, as crenças pessoais e arelação com as características sobressalentes do ambiente.

Qualidade do ar ambiente:Qualidade do ar ambiente:Qualidade do ar ambiente:Qualidade do ar ambiente:Qualidade do ar ambiente: estado do ar ambiente, segundoindique o seu grau de contaminação.

Químico perigoso: Químico perigoso: Químico perigoso: Químico perigoso: Químico perigoso: qualquer químico cuja presença ou usoconstitui um perigo físico ou um perigo à saúde.

RRRRRadiação:adiação:adiação:adiação:adiação: emissão ou transferência de energia sob a formade ondas eletromagnéticas ou partículas.

RRRRRadiação:adiação:adiação:adiação:adiação: transmissão da energia através do espaço ouqualquer outro meio. Também conhecida como energiaradiante.

RRRRRadiação infravermelha:adiação infravermelha:adiação infravermelha:adiação infravermelha:adiação infravermelha: radiação emitida pela superfície daTerra, pela atmosfera e pelas nuvens. É também conhecidacomo radiação terrestre ou de onda longa. Este tipo deradiação tem uma faixa distintiva de faixas de ondas (espectro)mais longas que a longitude da onda de cor vermelha naparte visível do espectro.

RRRRRadiação ionizante:adiação ionizante:adiação ionizante:adiação ionizante:adiação ionizante: radiação eletromagnética ou porpartículas de energia suficiente para produzir ionização nascélulas biológicas.

RRRRRadiação solar:adiação solar:adiação solar:adiação solar:adiação solar: radiação emitida pelo sol. É tambémconhecida como radiação de onda curta.

RRRRRadiação ultravioleta (RUV):adiação ultravioleta (RUV):adiação ultravioleta (RUV):adiação ultravioleta (RUV):adiação ultravioleta (RUV): radiação solar com umadeterminada longitude de onda, segundo o tipo de radiação(A, B o C). O ozônio absorve intensamente a RUV-C (menor

que 280 nm), por isto a radiação solar destas longitudes deonda não chega à superfície terrestre. À medida que aumentaa longitude da onda na gama da RUV-B (280 a 315 nm) e daRUV-A (315 a 400 nm), a absorção pelo ozônio diminui, atéchegar a ser indetectável para a radiação de 340 nm. Asfrações de energia solar sobre a atmosfera, nas faixas do UV-B e UV-A, rondam a 1.5% e 7%, respectivamente.

RRRRRadical livre:adical livre:adical livre:adical livre:adical livre: molécula química muito reagente que tem pelomenos um elétron não compensado.

RRRRRadioisótopos:adioisótopos:adioisótopos:adioisótopos:adioisótopos: variantes químicas de um elemento compotencial oncogênico, teratogênico e mutagênico.

RRRRRadionuclídeo:adionuclídeo:adionuclídeo:adionuclídeo:adionuclídeo: nuclídeo de origem artificial ou natural queemite radioatividade.

RRRRRadônio:adônio:adônio:adônio:adônio: elemento radioativo procedente da desintegraçãodo rádio.

RRRRRazão de probabilidades:azão de probabilidades:azão de probabilidades:azão de probabilidades:azão de probabilidades: termo epidemiológico utilizadopara expressar o risco relativo de doença quando secomparam grupos. É a relação entre o risco de exposição,nos casos de doença, e o dos casos de controle.

RRRRReação alérgica:eação alérgica:eação alérgica:eação alérgica:eação alérgica: uma resposta imune produzida pelaexposição a um antígeno em particular.

RRRRReação fotoquímica da atmosfera:eação fotoquímica da atmosfera:eação fotoquímica da atmosfera:eação fotoquímica da atmosfera:eação fotoquímica da atmosfera: são originadas pelaabsorção de um fóton de radiação ultravioleta de longitudede onda maior que 300 nanômetros por parte de umamolécula.

RRRRReatividade:eatividade:eatividade:eatividade:eatividade: refere-se aos resíduos perigosos que geralmentesão instáveis e mudam quimicamente de maneira violenta,porém não explodem.

RRRRReciclagem:eciclagem:eciclagem:eciclagem:eciclagem: utilização de materiais, como matéria-prima, quede outra forma seriam considerados lixo. Separação,recuperação, processamento e reutilização de produtos emateriais obsoletos ou de subprodutos industriais. Retorno aum sistema de produção de materiais descartados, inúteis ourestantes de processos industriais, para sua utilização namanufatura de bens materiais, com vistas a obter benefícios,para a conservação de recursos naturais escassos, paraaproveitar materiais que requeiram muita energia para a suatransformação primária.

RRRRRecuperação:ecuperação:ecuperação:ecuperação:ecuperação: restauração para um estado melhor ou maisútil de uma substância, por exemplo, extração de materiaisúteis dos resíduos. Restituir um ecossistema ou população asua condição natural.

Page 38: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

38GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

R RRRRRede: ede: ede: ede: ede: agrupamento de indivíduos, organizações e agênciasorganizado de forma não hierárquica em torno de assuntosou preocupações comuns, que são abordados de maneira ativae sistemática sobre a base do compromisso e da confiança.

RRRRRedes sociais:edes sociais:edes sociais:edes sociais:edes sociais: relações e vínculos sociais entre as pessoas,que podem facilitar o acesso ou mobilização do suporte sociala favor da saúde.

RRRRRedução do risco: edução do risco: edução do risco: edução do risco: edução do risco: Ações que podem diminuir a probabilidadede que indivíduos, grupos ou comunidades experimentem umadoença ou alguma outra alteração em sua saúde.

RRRRRelação doseelação doseelação doseelação doseelação dose-----efeito:efeito:efeito:efeito:efeito: associação entre a dose e a magnitudede um efeito graduado continuamente, seja em um indivíduo,população ou em animais em experimento.

RRRRRelação doseelação doseelação doseelação doseelação dose-resposta:-resposta:-resposta:-resposta:-resposta: associação entre a dose e a incidênciade um efeito biológico definido em uma população exposta.

RRRRRemediação:emediação:emediação:emediação:emediação: 1. Limpar, remover ou conter um derramamentotóxico ou materiais perigosos de um lugar; 2. Para o programade resposta a emergências de amianto, métodos que incluemavaliação reparação, encapsulação ou remoção de mais detrês pés lineares de materiais que contêm amiantos em umedifício.

RRRRReservatório:eservatório:eservatório:eservatório:eservatório: qualquer área artificial que se utiliza paraarmazenar, regular ou controlar a água.

RRRRResidual:esidual:esidual:esidual:esidual: quantidade de um contaminante que permaneceno ambiente depois que um processo natural ou tecnológicofoi realizado. Por exemplo, o detrito que permanece na águade resíduo ou partículas que permanecem no ar depois depassar por algum processo.

RRRRResíduos:esíduos:esíduos:esíduos:esíduos:

i) Qualquer elemento que possa descartar-se oudispor-se deliberadamente sob a suposição de que nãoserá usado depois pelo usuário primário;

ii) Qualquer substância que constitui um materialresidual ou um efluente ou outra substância excedenteindesejável, como resultado da aplicação de qualquerprocesso e;

iii) Qualquer substância ou artigo que necessita serdescartado por estar quebrado, gasto, contaminado oudeteriorado.

RRRRResíduo doméstico: esíduo doméstico: esíduo doméstico: esíduo doméstico: esíduo doméstico: resíduo ou resto gerado por residênciasprivadas.

RRRRResíduo industrial:esíduo industrial:esíduo industrial:esíduo industrial:esíduo industrial: resíduo de qualquer empresa ou entidadeindustrial.

RRRRResíduo municipal:esíduo municipal:esíduo municipal:esíduo municipal:esíduo municipal: resíduos que são recolhidos ou dispostospor ou em nome de uma autoridade local. Consistem emresíduos domiciliares, alguns comerciais e os que levados aoslugares de coleta/disposição pelo público em geral. Podemincluir o resultado da varrição de ruas, esvaziamento doscanais e alguns resíduos da construção e demolição derivadosdas atividades realizadas pela autoridade local.

RRRRResíduo patogênico:esíduo patogênico:esíduo patogênico:esíduo patogênico:esíduo patogênico: substâncias que apresentamcaracterísticas de toxicidade e/ou atividade biológica suscetívela afetar direta ou indiretamente aos seres vivos e causarcontaminação do solo, da água ou da atmosfera; que sejamgerados por motivo de atendimento de pacientes, diagnósticoe tratamento de seres humanos ou animais, como tambémna pesquisa e/ou produção comercial de elementosbiológicos.

RRRRResíduo patológico:esíduo patológico:esíduo patológico:esíduo patológico:esíduo patológico: substância que contém restos de sangueou seus derivados, ou elementos orgânicos extraídos de sereshumanos ou animais e dos centros cirúrgicos.

RRRRResíduo perigoso:esíduo perigoso:esíduo perigoso:esíduo perigoso:esíduo perigoso: resíduo que implica risco de morte, lesãoou impedimento para a saúde dos seres humanos ou animais,contaminação das águas ou impacto ambiental inaceitávelse fosse manejado, tratado ou disposto inapropriadamente.

RRRRResíduos, lixo ou restos:esíduos, lixo ou restos:esíduos, lixo ou restos:esíduos, lixo ou restos:esíduos, lixo ou restos: remanescente do metabolismo dosorganismos vivos e da utilização ou decomposição dosmateriais vivos ou inertes e da transformação de energia.Considera-se um contaminante quando pela sua quantidade,composição ou natureza particular seja de difícil integraçãoaos ciclos, fluxos e processos ecológicos normais.

RRRRResistência:esistência:esistência:esistência:esistência: em plantas e animais, a habilidade para suportarcondições ambientais pobres ou ataques por químicos oudoença. Pode ser inata ou adquirida.

RRRRResposta à dose:esposta à dose:esposta à dose:esposta à dose:esposta à dose: como a resposta de um organismo modificaquantitativamente à medida que a exposição à substânciamuda (por exemplo, uma dose baixa de monóxido de carbonopode causar enjôo, porém uma alta pode ser fatal).

RRRRResposta de remediação:esposta de remediação:esposta de remediação:esposta de remediação:esposta de remediação: ação a longo prazo que detém oureduz substancialmente uma liberação de substânciasperigosas que é séria, porém não constitui uma ameaçaimediata à saúde pública.

Page 39: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

39GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

RS

SRisco:Risco:Risco:Risco:Risco: este termo não deve ser confundido com perigo. Aplica-se de maneira mais correta à freqüência prognosticada(probabilidade) ou real da ocorrência de um efeito adversode uma substância ou outro perigo.

Risco absoluto:Risco absoluto:Risco absoluto:Risco absoluto:Risco absoluto: o excesso de risco devido à exposição a umperigo.

Risco aceitável:Risco aceitável:Risco aceitável:Risco aceitável:Risco aceitável: relaciona-se com a probabilidade de contrairuma doença ou lesão que será tolerada por um indivíduo,grupo ou sociedade. A aceitabilidade do risco depende dedados científicos, sociais, econômicos, fatores políticos e dosbenefícios derivados do uso de uma substância ou processoquímico.

Risco admissível:Risco admissível:Risco admissível:Risco admissível:Risco admissível: probabilidade de sofrer doença ou lesãoque pode ser suportada por um indivíduo, grupo ou sociedadepara obter certos benefícios, se é assumido que o risco poderiaser minimizado por meio de procedimentos apropriados decontrole.

Risco atribuível:Risco atribuível:Risco atribuível:Risco atribuível:Risco atribuível: proporção de uma doença ou de outroresultado final nas pessoas expostas que pode ser atribuído àexposição em questão.

Risco atribuível a uma população:Risco atribuível a uma população:Risco atribuível a uma população:Risco atribuível a uma população:Risco atribuível a uma população: proporção de casos deuma doença atribuível a uma exposição específica de pessoasexpostas e não-expostas.

Risco individual:Risco individual:Risco individual:Risco individual:Risco individual: probabilidade de que um indivíduoexperimente um efeito adverso.

Risco ocupacional:Risco ocupacional:Risco ocupacional:Risco ocupacional:Risco ocupacional: é a possibilidade de ocorrência de umevento de características negativas no trabalho, que pode serproduzido por uma condição de trabalho capaz dedesencadear alguma perturbação na saúde ou integridadefísica do trabalhador, como dano nos materiais eequipamentos ou alterações do ambiente.

Risco relativo:Risco relativo:Risco relativo:Risco relativo:Risco relativo: é o quociente entre o risco no grupo com ofator de exposição ou de risco e o risco no grupo de referência(que não tem o fator de risco) como índice de associação.

RRRRRota de exposição:ota de exposição:ota de exposição:ota de exposição:ota de exposição: a maneira como uma pessoa entra emcontato com uma substância. Por exemplo, a ingestão ou obanho (contato com a pele) são duas rotas diferentes deexposição aos contaminantes que podem ser encontrados naágua.

RRRRRotas de entrada:otas de entrada:otas de entrada:otas de entrada:otas de entrada: meio pelo qual um material entra no corpo,por exemplo, inalação, ingestão ou contato com a pele.

Salinidade de uma água residual: Salinidade de uma água residual: Salinidade de uma água residual: Salinidade de uma água residual: Salinidade de uma água residual: representa a quantidadede sais dissolvidos em uma solução. Não tem unidade demedida e, para sua determinação, são utilizados métodosindiretos que incluem a medida de outra propriedade física,como por exemplo, a condutividade.

Saneamento básico:Saneamento básico:Saneamento básico:Saneamento básico:Saneamento básico: entende-se por saneamento básico emelhoramento ambiental a execução das obras de aquedutosurbanos e rurais, rede de esgotos, tratamento de água, manejoe disposição de resíduos líquidos e sólidos.

Saúde:Saúde:Saúde:Saúde:Saúde: a constituição da OMS de 1948 define a saúde como:um estado de completo bem-estar físico, mental e social enão somente a ausência de doença ou enfermidade.

Saúde ambiental (sinônimos: medicina ambiental, higieneSaúde ambiental (sinônimos: medicina ambiental, higieneSaúde ambiental (sinônimos: medicina ambiental, higieneSaúde ambiental (sinônimos: medicina ambiental, higieneSaúde ambiental (sinônimos: medicina ambiental, higieneambiental):ambiental):ambiental):ambiental):ambiental): aspectos da saúde do ambiente humano, incluindoas medidas técnicas e administrativas para melhorá-lo desdeo ponto de vista da saúde.

Saúde para todos:Saúde para todos:Saúde para todos:Saúde para todos:Saúde para todos: é a conquista de um nível de saúde quepermita levar a todas as pessoas uma vida social eeconomicamente produtiva.

Saúde pública:Saúde pública:Saúde pública:Saúde pública:Saúde pública: disciplina científica que estuda os problemasda saúde coletiva, as respostas que a sociedade organizafrente a eles e, especialmente, o resultado desta interação,expressado no estado da saúde da população. Mais que umadisciplina única, a saúde pública é uma interdisciplina queintegra o conhecimento da epidemiologia e da administraçãode serviços de saúde.

Segurança alimentar:Segurança alimentar:Segurança alimentar:Segurança alimentar:Segurança alimentar: situação na qual todos os membros dafamília têm acesso, tanto físico como econômico, a umaalimentação adequada e não existe risco de que percam esteacesso.

Segurança química: Segurança química: Segurança química: Segurança química: Segurança química: A certeza prática de que não haveráexposição de organismos a um agente tóxico. Isto significachegar a um baixo risco aceitável de exposição a substânciaspotencialmente tóxicas.

Seguro: Seguro: Seguro: Seguro: Seguro: condição à exposição sob a qual há uma certezaprática de que não haverá dano aos indivíduos expostos.

Sensibilidade:Sensibilidade:Sensibilidade:Sensibilidade:Sensibilidade: grau ao qual se vê afetado um sistema pormudanças relacionadas com o clima, seja adversa ou benéfica.O efeito pode ser direto (modificação na produção, emresposta a uma mudança de temperatura) ou indireto (danoscausados pelo incremento da freqüência de inundações nacosta).

Page 40: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

40GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

S Sensibilidade climática: Sensibilidade climática: Sensibilidade climática: Sensibilidade climática: Sensibilidade climática: grau de resposta do sistema climáticoa uma mudança definida em algum dos fatores que odeterminam. Por exemplo, o aumento da temperatura mediaglobal do ar e na superfície permite quantificar a sensibilidadeclimática referida a uma alteração na concentração de gasesde efeito estufa.

Sensibilizador: Sensibilizador: Sensibilizador: Sensibilizador: Sensibilizador: químico que causa que uma proporção depessoas ou animais desenvolvam uma reação alérgica notecido normal depois da exposição repetida neste.

Sensores remotos: Sensores remotos: Sensores remotos: Sensores remotos: Sensores remotos: captura de informação da Terra de umponto distante. Ao termo, freqüentemente, são associadasimagens de satélite, mas também utiliza-se a fotografia aérea,sensores digitais, detectores e outros.

Serviços públicos:Serviços públicos:Serviços públicos:Serviços públicos:Serviços públicos: instalações indispensáveis para odesenvolvimento e funcionamento normal da comunidade eque atende às necessidades coletivas de higiene, comunicação,comodidade, segurança, saneamento básico (água potável,rede de esgotos, coleta de lixo, telefones e energia elétrica)fornecido ou não pelo Estado.

Serviços urbanos básicos:Serviços urbanos básicos:Serviços urbanos básicos:Serviços urbanos básicos:Serviços urbanos básicos: agrupa os equipamentos destinadosà prestação de serviços e atenção aos cidadãos, relacionadoscom as atividades de caráter administrativo, de gestão dacidade e os destinados a sua manutenção. Classificam-se nosseguintes subgrupos: segurança pública, defesa e justiça,abastecimento de alimentos e consumo, feiras livres, serviçosde administração pública e serviços de telecomunicações.

Silvicultura: Silvicultura: Silvicultura: Silvicultura: Silvicultura: técnica do cultivo e trabalho dos bosques.Exploração florestal.

Sinérgico/sinergismo:Sinérgico/sinergismo:Sinérgico/sinergismo:Sinérgico/sinergismo:Sinérgico/sinergismo: interação farmacológica ou toxicológicana qual o efeito biológico combinado de uma ou mais substânciasé maior que a soma dos efeitos de cada elemento sozinho.

Sistema de informação geográfica (GISSistema de informação geográfica (GISSistema de informação geográfica (GISSistema de informação geográfica (GISSistema de informação geográfica (GIS, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):, sigla em inglês):sistema de computação desenhado para coletar, manipular,analisar e dar referência espacial a dados para resolverproblemas de recursos, ambientais e sociais.

Sistema integral de saneamento:Sistema integral de saneamento:Sistema integral de saneamento:Sistema integral de saneamento:Sistema integral de saneamento: conjunto de infra-estruturaspúblicas de saneamento que compreendam: rede de esgoto,coletores, emissários, instalações corretoras de contaminaçãoou estações depuradoras de águas residuais; qualquer queseja o tipo de tecnologia utilizada e cujo objetivo seja recolher,transportar e depurar as águas residuais para devolvê-las aoscanais públicos nas melhores condições, compatíveis com amanutenção do meio ambiente, particularmente no que serefere ao recurso hidráulico.

Sistema para a coleta, tratamento e disposição de resíduosSistema para a coleta, tratamento e disposição de resíduosSistema para a coleta, tratamento e disposição de resíduosSistema para a coleta, tratamento e disposição de resíduosSistema para a coleta, tratamento e disposição de resíduossólidos:sólidos:sólidos:sólidos:sólidos: conformado pela infra-estrutura e os métodos

específicos para a coleta, transporte, aproveitamento,tratamento e disposição temporária e final dos resíduos sólidosde origem doméstica, industrial e hospitalar; a coleta,separação, armazenamento e aproveitamento e disposiçãofinal de entulhos; a coleta, transporte e disposição final deresíduos perigosos, patógenos e lodos; a poda, coleta etransporte e disposição final de material vegetal provenienteda poda de parques, separadores e áreas públicas da cidade.

Sistema viário:Sistema viário:Sistema viário:Sistema viário:Sistema viário: constituído por uma estrutura primária básica,que atua como suporte funcional metropolitano e regional; euma estrutura secundária, que garante o funcionamento dacidade, escala zonal e vicinal.

Sistemas gerais:Sistemas gerais:Sistemas gerais:Sistemas gerais:Sistemas gerais: constituem as redes de suporte funcional dacidade, sua estrutura básica e o urbanismo principal e primárioda mesma. Seu desenvolvimento é condição prévia paraqualquer processo de construção de edificações. Classificam-se da seguinte maneira: sistema viário, sistema de transporte,sistema de aqueduto, sistema de saneamento básico, sistemade equipamentos urbanos, sistema de espaço públicoconstruído.

Sociedade: Sociedade: Sociedade: Sociedade: Sociedade: o termo sociedade, que originalmente significava“companhia ou fraternidade”, na atualidade é o termo maisgeral que temos para designar o corpo de instituições erelações em cujo seio vive um grupo relativamente grande depessoas; ademais, é o termo mais abstrato para referir-se àscondições em que são formadas estas instituições e relações.

Sólidos sedimentares em uma água residual:Sólidos sedimentares em uma água residual:Sólidos sedimentares em uma água residual:Sólidos sedimentares em uma água residual:Sólidos sedimentares em uma água residual: são aquelessólidos suspensos que sedimentam no fundo de um recipientede forma cônica (cono Imhoff) em um tempo fixado, porexemplo, em 10 minutos ou em 2 horas. Constituem umamedida aproximada da quantidade de lodo que se obterá noprocesso de decantação.

Sólidos totais em uma água residual:Sólidos totais em uma água residual:Sólidos totais em uma água residual:Sólidos totais em uma água residual:Sólidos totais em uma água residual: são os materiaissuspensos e dissolvidos na água. Obtém-se depois de submetera água a um processo de evaporação a temperaturascompreendidas entre 103 e 105ºC. A porção filtrávelrepresenta os sólidos coloidais totais dissolvidos e a não-filtrávelsão os sólidos totais em suspensão.

Solo de expansão urbana:Solo de expansão urbana:Solo de expansão urbana:Solo de expansão urbana:Solo de expansão urbana: constituído pela porção do territóriodistrital, que se habilitará para o uso urbano durante a vigênciado presente Plano de Ordenamento Territorial, segundodeterminem os programas de execução. Este território só poderáincorporar-se ao perímetro urbano mediante planos parciais.

Solo rural:Solo rural:Solo rural:Solo rural:Solo rural: constituído pelos terrenos não-aptos para o usourbano por razões de oportunidade ou por sua destinação ausos agrícolas, pecuários, florestais, de exploração de recursosnaturais e atividades análogas.

Page 41: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

41GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Solo urbano:Solo urbano:Solo urbano:Solo urbano:Solo urbano: constituído pelas áreas do território distritaldestinadas a usos urbanos no presente plano, que contamcom a infra-estrutura viária, redes primárias de energia,aqueduto e rede de esgoto; possibilitando sua urbanização eedificação, conforme seja o caso. Pertencem a esta categoriaaquelas zonas com processos de urbanização incompletos,compreendidas em áreas consolidadas com edificação, domesmo modo que as áreas do solo de expansão que sejamincorporadas.

Solos de proteção:Solos de proteção:Solos de proteção:Solos de proteção:Solos de proteção: zonas e áreas de terrenos que por suascaracterísticas geográficas, paisagísticas ou ambientais, oupor fazer parte das zonas de utilidade pública para alocalização de infra-estruturas de serviços públicosdomiciliares, ou das áreas de ameaças e riscos não mitigáveispara a localização de assentamentos humanos, têm restrita apossibilidade de ser urbanizada.

Solubilidade em lipídios:Solubilidade em lipídios:Solubilidade em lipídios:Solubilidade em lipídios:Solubilidade em lipídios: a máxima concentração de umagente químico que se dissolve em substâncias gordurosas.As substâncias solúveis em lipídios são insolúveis em água.Dispersar-se-ão seletivamente no ambiente por meio do seuarmazenamento em tecido vivo.

Substância perigosa:Substância perigosa:Substância perigosa:Substância perigosa:Substância perigosa: qualquer material que representa umaameaça para a saúde humana ou ao ambiente. As substânciasperigosas típicas são as tóxicas, corrosivas, inflamáveis,explosivas e quimicamente reagentes.

Substância tóxica:Substância tóxica:Substância tóxica:Substância tóxica:Substância tóxica: substância que causa lesão a organismosvivos como resultado de interações físico-químicas.

Surto: Surto: Surto: Surto: Surto: o aumento raro e estranho da incidência dedeterminada doença, geralmente em um curto período detempo, em uma única população ou grupo da população epor uma única cepa microbiana ou agente etiológico.

Sustentabilidade: Sustentabilidade: Sustentabilidade: Sustentabilidade: Sustentabilidade: Consiste em assegurar que as oportunidadesestejam disponíveis não somente para as gerações atuais, senãotambém para as gerações futuras, mediante a reposição detodas as formas de capital (físico, ambiental, humano e social).

T

TTTTTamanho da amostra: amanho da amostra: amanho da amostra: amanho da amostra: amanho da amostra: número de unidades (pessoas ouanimais) em uma população sujeita a estudo. Se um cientistaestuda 200 pessoas acerca do uso de um pesticida, o tamanhoda amostra é de 200.

TTTTTaxa:axa:axa:axa:axa: medida da freqüência de um fenômeno. Uma expressãoda freqüência com a qual ocorre um evento em umapopulação definida.

TTTTTaxa de dose (em proteção contra as radiações): axa de dose (em proteção contra as radiações): axa de dose (em proteção contra as radiações): axa de dose (em proteção contra as radiações): axa de dose (em proteção contra as radiações): quantidadede energia absorvida pela unidade de tempo.

TTTTTaxa de incidência:axa de incidência:axa de incidência:axa de incidência:axa de incidência: taxa à qual ocorrem novos eventos emuma população. O numerador é o número de novos eventosque ocorrem em um período definido; o denominador é apopulação com risco de experimentar o evento durante esteperíodo, expressado algumas vezes como pessoa-tempo. Ataxa de incidência que se usa com maior freqüência na práticada saúde pública se calcula pela fórmula:

Número de novos casos em um período específico * 10n

Número de pessoas expostas ao risco durante período

Em uma população dinâmica, o denominador é o tamanhomédio da população; com freqüência a população é estimadaà metade do período — se o período é um ano, é a taxaanual de incidência. Esta taxa é uma estimativa da incidênciapessoa-tempo; isto é, a taxa por 10n pessoas-anos. Se a taxaé baixa, como em muitas doenças crônicas, constitui tambémuma boa estimativa da taxa de incidência cumulativa. Emestudos de seguimento sem censura, a taxa de incidência écalculada dividindo o número de novos casos em um períodoespecífico pelo tamanho inicial da coorte de pessoas que estáseguindo, isto equivale à taxa de incidência cumulativa duranteo período. Se o número de novos casos durante um períodoespecífico é dividido pela soma de unidades pessoa-tempoem risco por todas as pessoas durante o período, o resultadoé a taxa de incidência pessoa-tempo.

TTTTTaxa de mortalidade infantil:axa de mortalidade infantil:axa de mortalidade infantil:axa de mortalidade infantil:axa de mortalidade infantil: é a razão, em um determinadoano, entre o número de mortes de crianças menores de umano e o número de nascidos vivos neste período de tempo.Calcula-se como o quociente entre o número de nascidosvivos que morrem antes de completar um ano de idade(numerador), no período dado de um ano, dividido pelonúmero total de nascidos vivos (denominador), durante omesmo período de tempo, multiplicado por mil.

TTTTTaxa (razão) de prevalência:axa (razão) de prevalência:axa (razão) de prevalência:axa (razão) de prevalência:axa (razão) de prevalência: número total de indivíduos quetêm um atributo ou doença em um tempo preciso, ou duranteum período particular, dividido pela população sob risco deter o atributo ou a doença nesse momento ou durante ametade do período. Pode apresentar-se um problema nocálculo das taxas do período de prevalência em virtude dadificuldade de definir o denominador mais apropriado.

TTTTTemperatura de uma água residual:emperatura de uma água residual:emperatura de uma água residual:emperatura de uma água residual:emperatura de uma água residual: um líquido quente quevolta a um curso receptor pode aumentar a temperatura doambiente e incidir na solubilidade do oxigênio nele dissolvido;uma maior temperatura diminui a solubilidade do oxigênio,influi também nas velocidades das reações químicas, na vidada flora e da fauna aquática e nos usos da água. Incide nosprocessos biológicos; a temperatura ótima para o

ST

Page 42: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

42GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

Tdesenvolvimento bacteriano está compreendida na faixa de25 a 35ºC, quando se chega aos 50ºC estes processos sãoinibidos .

TTTTTensão superficial:ensão superficial:ensão superficial:ensão superficial:ensão superficial: força que atua tangencialmente porunidade de longitude na borda de uma superfície livre de umlíquido em equilíbrio e que tende a contrair esta superfície.

TTTTTeorias da distribuição de doenças:eorias da distribuição de doenças:eorias da distribuição de doenças:eorias da distribuição de doenças:eorias da distribuição de doenças: estas teorias pretendemexplicar as modalidades atuais e em transição das doençasna população ao longo do tempo e do espaço e, no caso daepidemiologia social, entre grupos sociais em um paísdeterminado ou entre distintos países ao longo do tempo.

TTTTTeratogenecidade:eratogenecidade:eratogenecidade:eratogenecidade:eratogenecidade: propriedade ou potencial para produzirmalformações estruturais em um embrião ou um feto.

TTTTTeratogênese:eratogênese:eratogênese:eratogênese:eratogênese: processo que prejudica o crescimento do fetono útero.

TTTTTeratogênico:eratogênico:eratogênico:eratogênico:eratogênico: qualquer substância que produza defeitos denascimento não- hereditário.

TTTTTeratógeno:eratógeno:eratógeno:eratógeno:eratógeno: descritor aplicado a qualquer substância ouagente físico que pode causar defeitos de nascimento não-hereditários.

TTTTTeste de toxicidade aguda:este de toxicidade aguda:este de toxicidade aguda:este de toxicidade aguda:este de toxicidade aguda: um estudo experimental emanimais, nos quais os efeitos adversos ocorrem em um tempocurto, de 1 a 7 dias depois da administração de uma oumúltiplas doses de uma substância. O teste de toxicidadeaguda mais freqüentemente usado envolve a determinaçãoda dose letal média (DL50) do composto. A DL50 define-secomo uma expressão derivada estatisticamente de uma únicadose de um material administrado e que se espera que mate50% dos animais.

TTTTTeste de toxicidade crônica: este de toxicidade crônica: este de toxicidade crônica: este de toxicidade crônica: este de toxicidade crônica: estudo no qual os animais sãoobservados durante toda sua vida ou a maior parte dela e noqual a exposição ao material testado acontece durante todoo tempo de observação ou durante uma parte substancial domesmo. O termo estudo de toxicidade a longo prazo é usadoalgumas vezes como sinônimo de estudo de toxicidade crônicae outras para significar um estudo que se situa entre estudosde toxicidade subaguda (estudos de toxicidade a curto prazo)e estudos de toxicidade crônica.

TTTTTolerância: olerância: olerância: olerância: olerância: estado de adaptação que se caracteriza porrespostas insignificantes à mesma dose de uma substância.

TTTTTolerância aos pesticidas:olerância aos pesticidas:olerância aos pesticidas:olerância aos pesticidas:olerância aos pesticidas: quantidade de pesticida que épermitido por lei no plantio. A EPA (Environmental ProtectionAgency) busca estabelecer estes níveis a um ponto abaixo doqual os compostos podem ser prejudiciais aos consumidores.

TTTTToxicidade: oxicidade: oxicidade: oxicidade: oxicidade: este termo é usado em dois sentidos distintos.

i) Capacidade para causar dano a um organismo vivo;

ii) Qualquer efeito adverso de uma substância em um organismo vivo.

TTTTToxicidade aguda:oxicidade aguda:oxicidade aguda:oxicidade aguda:oxicidade aguda: efeitos adversos que ocorrem dentro deum breve período depois da administração de uma substânciaem dose única, imediatamente após uma exposição curta oucontínua ou de doses múltiplas durante 24 horas ou menos.

TTTTToxicidade crônica:oxicidade crônica:oxicidade crônica:oxicidade crônica:oxicidade crônica: efeitos adversos que ocorrem comoresultado de doses repetidas de uma substância sobre umabase diária ou exposição à substância durante a maior parteda vida de um organismo (geralmente mais de 50%). Comanimais experimentais, isto significa um período de exposiçãode mais de três meses. Os estudos com exposição crônicadurante dois anos são feitos com ratazana ou ratos para avaliaro potencial carcinogênico das substâncias.

TTTTToxicidade dérmica:oxicidade dérmica:oxicidade dérmica:oxicidade dérmica:oxicidade dérmica: a capacidade de um pesticida ou químicotóxico de envenenar animais ou humanos ao contato com apele.

TTTTToxicidade do desenvolvimento:oxicidade do desenvolvimento:oxicidade do desenvolvimento:oxicidade do desenvolvimento:oxicidade do desenvolvimento: efeitos adversos nodesenvolvimento dos organismos, incluídas anormalidadesestruturais, alteração do crescimento, deformidades funcionaisou morte, como conseqüência da exposição antes daconcepção (em qualquer dos pais) ou durante os períodospré-natal e pós-natal até o amadurecimento sexual.

TTTTToxicidade oral:oxicidade oral:oxicidade oral:oxicidade oral:oxicidade oral: efeitos adversos que resultam quando umasubstância é tomada por via oral. Geralmente se usa paraindicar efeitos em animais experimentais.

TTTTToxicidade subaguda (subcrônica):oxicidade subaguda (subcrônica):oxicidade subaguda (subcrônica):oxicidade subaguda (subcrônica):oxicidade subaguda (subcrônica): efeitos adversos queocorrem como resultado de uma dose diária repetida de umasubstância ou exposição a uma única substância durante partedo ciclo de vida de um organismo (geralmente não excede a10%). Com animais experimentais, o período de exposiçãopode variar de uns poucos dias a seis meses.

Tóxico:Tóxico:Tóxico:Tóxico:Tóxico: adjetivo aplicado a qualquer substância capaz decausar dano aos organismos vivos como resultado dainteração físico-química.

TTTTToxicocinética:oxicocinética:oxicocinética:oxicocinética:oxicocinética: termo com o mesmo significado que químico-biocinética para as substâncias que não são usadas comomedicamentos.

TTTTToxicologia:oxicologia:oxicologia:oxicologia:oxicologia: o estudo da natureza, efeitos e detecção devenenos em organismos vivos.

Page 43: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

43GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

TTTTToxicologia genética (genotoxicologia):oxicologia genética (genotoxicologia):oxicologia genética (genotoxicologia):oxicologia genética (genotoxicologia):oxicologia genética (genotoxicologia): estudo dassubstâncias que podem causar danos hereditários àinformação genética levada pelos organismos vivos em formade ácido desoxirribonucléico (DNA).

TTTTToxicologia industrial:oxicologia industrial:oxicologia industrial:oxicologia industrial:oxicologia industrial: por meio dela identificam-se assubstâncias tóxicas em potência para o ser humano,estabelecendo as características físico-químicas e seus efeitos.A informação agrupa-se em documentos específicos chamadosFichas Toxicológicas, nas quais se realiza uma descriçãopormenorizada de um elemento ou uma substância de acordocom a suas características (físicas, químicas e de manipulação).

TTTTToxicologia reprodutiva:oxicologia reprodutiva:oxicologia reprodutiva:oxicologia reprodutiva:oxicologia reprodutiva: estudo dos efeitos das substânciasnos sistemas reprodutivos e neuroendócrinos do adulto,embrião, feto, neonato e do mamífero pré-púbere.

Tóxicos atmosféricos: Tóxicos atmosféricos: Tóxicos atmosféricos: Tóxicos atmosféricos: Tóxicos atmosféricos: qualquer contaminante atmosférico parao qual não existe um padrão de qualidade nacional (excluindoo ozônio, monóxido de carbono, PM10, dióxido de enxofre,óxido de nitrogênio) que se antecipa que causem câncer,defeitos de desenvolvimento, disfunções reprodutivas,desordens neurológicas, mutações genéticas hereditárias eoutros efeitos sérios e irreversíveis ou efeitos agudos da saúde.

Tóxicos químicos:Tóxicos químicos:Tóxicos químicos:Tóxicos químicos:Tóxicos químicos: substâncias que podem causar doençasgraves, envenenamento, defeitos de nascimento ou mortequando são ingeridos, inalados ou absorvidos por organismosvivos. Nuvem tóxica: uma massa de gases, vapores ouaerossóis de materiais tóxicos.

TTTTToxina:oxina:oxina:oxina:oxina: substância orgânica bastante complexa e altamentetóxica produzida por um organismo vivo. Veja tóxico.

TTTTTrihalometano: rihalometano: rihalometano: rihalometano: rihalometano: subproduto da água clorada que contémsubstâncias orgânicas naturais. A EPA (Environmental ProtectionAgency) descobriu que os trihalomentanos estão presentesem quase toda a água clorada.

TTTTTroposfera:roposfera:roposfera:roposfera:roposfera: parte inferior da atmosfera na qual se produzemos fenômenos das nuvens e do clima. A troposfera é definidacomo a região que em geral as temperaturas diminuem àmedida que aumenta a altitude.

TTTTTurbidez de uma água residual:urbidez de uma água residual:urbidez de uma água residual:urbidez de uma água residual:urbidez de uma água residual: é uma característica físicaque indica a presença na água de substâncias em suspensãoe/ou material coloidal. Estes materiais dispersam ou absorvema luz impedindo sua transmissão.

UUmbral: Umbral: Umbral: Umbral: Umbral: dose mínima de um químico à qual um efeitoespecífico é observado e abaixo do qual não se observa.

Umbral de odor:Umbral de odor:Umbral de odor:Umbral de odor:Umbral de odor: concentração mais baixa de uma substânciano ar que pode ser detectada pelo odor.

Unidade de saúde sentinela:Unidade de saúde sentinela:Unidade de saúde sentinela:Unidade de saúde sentinela:Unidade de saúde sentinela: instalação específica para asaúde, que dedica-se a manter vigilância e reportar certoseventos específicos determinados como o caso de certasdoenças infecciosas.

Urbanização: Urbanização: Urbanização: Urbanização: Urbanização: resultado do processo mediante o qual umterreno bruto é dotado de serviços de infra-estrutura, divididoem áreas destinadas ao uso privado e público e aos demaisserviços básicos, inerentes à atividade que será desenvolvidae apto para construir em conformidade com os regulamentoslegais vigentes na matéria.

Uso agrícola: Uso agrícola: Uso agrícola: Uso agrícola: Uso agrícola: destinado ao estabelecimento e aproveitamentode cultivos transitórios ou permanentes, diferentes dosflorestais.

Uso agroflorestal:Uso agroflorestal:Uso agroflorestal:Uso agroflorestal:Uso agroflorestal: destinado ao estabelecimento eaproveitamento combinado de espécies florestais junto comcultivos ou atividades pecuárias.

Uso agroindustrial:Uso agroindustrial:Uso agroindustrial:Uso agroindustrial:Uso agroindustrial: atividade transformadora que incorporaprodutos agropecuários como principais matérias-primas.

Uso complementar:Uso complementar:Uso complementar:Uso complementar:Uso complementar: aquele que contribui ao adequadofuncionamento do uso principal e é permitido nos locaisindicados pela norma específica.

Uso florestal produtor:Uso florestal produtor:Uso florestal produtor:Uso florestal produtor:Uso florestal produtor: destinado ao estabelecimento deplantações florestais para o aproveitamento direto ou indiretode produtos madeireiros ou não- madeireiros da floresta.

Uso florestal protetor: Uso florestal protetor: Uso florestal protetor: Uso florestal protetor: Uso florestal protetor: destinado ao estabelecimento deplantações para a proteção ou recuperação dos recursosnaturais renováveis, das quais se pode fazer aproveitamentoindireto.

Uso florestal protetorUso florestal protetorUso florestal protetorUso florestal protetorUso florestal protetor-produtor:-produtor:-produtor:-produtor:-produtor: destinado ao estabelecimentode plantações florestais para o aproveitamento direto ouindireto de produtos madeireiros ou não- madeireiros dafloresta, condicionado à manutenção do efeito florestalprotetor.

TU

Page 44: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

44GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

V

UV

Uso restrito:Uso restrito:Uso restrito:Uso restrito:Uso restrito: uso que não é requerido para o funcionamentodo uso principal, mas que sob determinadas condiçõesnormativas indicadas na norma geral e na ficha do setornormativo pode ser permitido.

Uso urbano:Uso urbano:Uso urbano:Uso urbano:Uso urbano: uso que, para seu desenvolvimento, requer umainfra-estrutura urbana conseguida por meio de processosidôneos de urbanização e de construção que servem de suportefísico.

VVVVVale aluvial:ale aluvial:ale aluvial:ale aluvial:ale aluvial: faixa de largura variável determinada comcritérios geomorfológicos e hidrológicos, constituída pelo canale o conjunto de várzeas, depressões ou bacias, localizadasao longo do canal ou às margens de um açude, lagoa, lagoou pântano, os quais são ocupados pelas águas durante ascheias altas ou extraordinárias, constituindo a zona deamortização da cheia, na qual, ademais, desenvolvem-se osprocessos ecológicos ligados ao curso ou corpo d’água.Sempre que as condições de ocupação permitam, a zona demanejo e preservação ambiental deverá coincidir com o valealuvial.

VVVVValidação do risco:alidação do risco:alidação do risco:alidação do risco:alidação do risco: o uso de uma base para definir os efeitosda saúde à exposição de indivíduos ou populações a materiaise situações perigosas. A validação do risco apresenta aspectosqualitativos e quantitativos.

VVVVValor de saturação:alor de saturação:alor de saturação:alor de saturação:alor de saturação: quantidade de vapor d’água que podeter no ar em uma determinada temperatura.

VVVVVazão de emissão:azão de emissão:azão de emissão:azão de emissão:azão de emissão: massa de contaminante transferida àatmosfera por unidade de tempo.

VVVVVazão de imissão:azão de imissão:azão de imissão:azão de imissão:azão de imissão: massa de contaminante transferida aoreceptor por unidade de tempo.

VVVVVazão ecológica:azão ecológica:azão ecológica:azão ecológica:azão ecológica: vazão mínima que se deve manter em umcurso fluvial ao construir uma barragem, na captação ouderivação, de forma que não se alterem as condições naturaisdo biótopo e seja garantido o desenvolvimento de uma vidafluvial igual à que existia anteriormente. Foram desenvolvidosinumeráveis métodos e metodologias para determinar osrequerimentos da vazão dos ecossistemas. Os mais simplessão os métodos hidrológicos ou estatísticos, que determinama vazão mínima ecológica por meio do estudo dos dados devazões. Um exemplo de método estatístico é definir a vazãomínima ecológica como um 10% da vazão média histórica.

VVVVVetor:etor:etor:etor:etor: organismo, geralmente um invertebrado (insetos,carrapatos ou caracóis, por exemplo) que transportam etransmitem um patógeno a um hospedeiro, geralmente pormeio de uma picada, contaminação alimentícia ou ambiental.

Via: Via: Via: Via: Via: área do espaço público destinada ao trânsito de veículose pedestres.

Via arterial: Via arterial: Via arterial: Via arterial: Via arterial: via principal destinada ao tráfego de longa emédia distância.

Via intermediária:Via intermediária:Via intermediária:Via intermediária:Via intermediária: constituída por uma série de trechos viáriosque permeiam a rede que forma a malha pública principal,servindo como alternativa de circulação. Está formada porvias que enquadram setores de 25 hectares aproximadamente.

Via local: Via local: Via local: Via local: Via local: via cuja função primordial é a de oferecer acessolocal a prédios e suportar tráfegos de curta distância.

Via longitudinal:Via longitudinal:Via longitudinal:Via longitudinal:Via longitudinal: via cuja orientação predominante é norte-sul.

Via regional:Via regional:Via regional:Via regional:Via regional: via que suporta fluxos de transporte nacional eregional.

Via transversal: Via transversal: Via transversal: Via transversal: Via transversal: via cuja orientação predominante é leste-oeste.

Vibrio cholerae: espécie de bactéria que causa o cólera.espécie de bactéria que causa o cólera.espécie de bactéria que causa o cólera.espécie de bactéria que causa o cólera.espécie de bactéria que causa o cólera.

Viés: Viés: Viés: Viés: Viés: Desvio da verdade dos resultados ou inferências ou dosprocessos que conduzem a este desvio. Qualquer tendênciana coleta, análise, interpretação, publicação ou revisão dedados que possam conduzir a conclusões que sãosistematicamente diferentes da verdade.

Viés de disponibilidade:Viés de disponibilidade:Viés de disponibilidade:Viés de disponibilidade:Viés de disponibilidade: tendência a julgar a probabilidadede forma rápida por meio de exemplos.

Viés de indignação:Viés de indignação:Viés de indignação:Viés de indignação:Viés de indignação: tendência a acreditar que uma pessoaestá em maior risco do que a média da sociedade.

Viés heurístico:Viés heurístico:Viés heurístico:Viés heurístico:Viés heurístico: padrões de pensamento que podem conduzira um julgamento pessoal ou sem raciocínio.

Vigilância:Vigilância:Vigilância:Vigilância:Vigilância: processo contínuo de análise, interpretação eretroinformação de dados recopilados sistematicamente paradetectar tendências na aparição ou propagação de umadoença, baseado em métodos práticos e normalizados denotificação ou registro. As fontes de dados podem estarrelacionadas diretamente com as doenças ou com fatores queinfluem nelas.

Page 45: GLOSSÁRIO - bvsde.paho.org · componentes de uma camada de interfase, entre duas fases ... o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. ... manter sua produtividade e de ser útil à sociedade

45GLOSSÁRIO DE TERMOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL, PNUMA/OPS/FUMEC/FIOCRUZ

Projeto GEO Saúde

APRESENTAÇÃOPRELIMINAR

VER

SÃO

PR

ELIM

INA

R

X

Z VXZ

Vigilância da saúde pública:Vigilância da saúde pública:Vigilância da saúde pública:Vigilância da saúde pública:Vigilância da saúde pública: capacidade para executar ainvestigação e vigilância de surtos epidêmicos e os modelosde apresentação de doenças transmissíveis e não-transmissíveis, fatores de comportamento, acidentes eexposição a substâncias tóxicas ou agentes ambientaisprejudiciais á saúde.

Vigilância epidemiológica:Vigilância epidemiológica:Vigilância epidemiológica:Vigilância epidemiológica:Vigilância epidemiológica: conjunto de atividades quepermitem reunir a informação indispensável para conhecer atodo momento a conduta e história natural da doença, detectarou prever qualquer modificação que possa ocorrer poralteração dos fatores condicionantes, com a finalidade derecomendar as medidas indicadas e eficientes para aprevenção e controle da doença.

VVVVVulnerabilidade:ulnerabilidade:ulnerabilidade:ulnerabilidade:ulnerabilidade: refere-se às características de suscetibilidadeinerentes a um recurso, isto é, seu grau de fragilidade ou deexposição natural. Em termos quantitativos, a vulnerabilidadede um recurso é uma medida da maior ou menor dificuldadecom que este pode deteriorar-se quando se expõe a umaatividade humana potencialmente contaminante oudegenerativa.

VVVVVulnerabilidade à mudança climática:ulnerabilidade à mudança climática:ulnerabilidade à mudança climática:ulnerabilidade à mudança climática:ulnerabilidade à mudança climática: nível de suscetibilidadede um sistema ou da incapacidade para afrontar os efeitosadversos da mudança climática, incluídos a variabilidadeclimática e os fenômenos extremos. É uma função do caráter,da magnitude e da taxa de variação climática à que seencontra exposto um sistema, sua sensibilidade e suacapacidade de adaptação.

Xenobiótico: Xenobiótico: Xenobiótico: Xenobiótico: Xenobiótico: substância que não é um componente naturaldo organismo a qual está exposto. Sinônimos: medicamento,substância ou composto estranho, substância ou compostoexógeno.

Zona de amortização ou amortecimento:Zona de amortização ou amortecimento:Zona de amortização ou amortecimento:Zona de amortização ou amortecimento:Zona de amortização ou amortecimento: região próxima àborda de uma área protegida; zona de transição entre zonasadministradas para alcançar diferentes objetivos.

Zona de harmonização:Zona de harmonização:Zona de harmonização:Zona de harmonização:Zona de harmonização: faixa do solo rural ao redor de umaárea protegida que não faz parte da mesma, na qual sepromoverá e vigiará a prevenção, mitigação e compensaçãodos impactos das atividades em terrenos vizinhos que possamafetar aos objetivos e tratamentos de conservação dentro daárea protegida ou a extensão de seus serviços ambientais eprocessos ecológicos no âmbito local e regional.

Zona de manejo e preservação ambiental: Zona de manejo e preservação ambiental: Zona de manejo e preservação ambiental: Zona de manejo e preservação ambiental: Zona de manejo e preservação ambiental: faixa de terreno,de propriedade pública ou privada contígua à bacia, destinadaprincipalmente à manutenção, proteção, preservação ourestauração ecológica dos corpos e cursos d’água eecossistemas vizinhos.

Zoneamento:Zoneamento:Zoneamento:Zoneamento:Zoneamento: divisão territorial para regular de formaordenada os usos aos quais se destina o solo, sua intensidadee as características urbanísticas das edificações que assuportam.