glossário pronatec

24

Upload: gisele-o-freias

Post on 15-Mar-2016

288 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

PRONATEC SESI

TRANSCRIPT

Page 1: Glossário PRONATEC
Page 2: Glossário PRONATEC

FICHA TÉCNICA

Coordenação Pedagógica SESI - Elisangela Leão dos Santos

Gerente da Unidade SESI EJA – Denise Dib

Gerente Pedagógica da Unidade SESI EJA – Márcia Lago

Professora de Língua Portuguesa SESI - Sâmara Azevedo

Professor de Matemática SESI - Alan Santos

Coordenação Pedagógica SENAI (OAF) - Mary Bárbara Santos Machado

Coordenador Técnico Mecânica SENAI - Gilson de Assis Oliveira

Apoio Técnico: Professor Jorge Gualberto Lima (SENAI)

TURMA 39 967 MECÂNICA INDUSTRIAL 2013

Alan Bruno São Bernardo Alan Vieira

Antônio Santos de Souza Bruno Santos de Santana Claudio Alberto S. Freitas Diego dos Santos Araújo

Douglas Silva Erivandson Barbosa Oliveira

Gabriel da Conceição Heberte Silva

Jonatas Ferreira Brandão Leandro dos Santos Tourinho

Lucas dos Santos Luan Santana Santos Lucas Santana Santos Marcos Aurélio Dias

Paulo Henrique França Rafaela da Silva Magalhães Araújo

Rodrigo Pessoa Conceição Rodrigo Purificação

Ronaldo de Almeida Santos Ronaldo dos Santos Oliveira

Tiago Silva dos Santos Vanessa dos Anjos Sousa Vinicius Bispo Amorim

Wellington dos S. Ribeiro

Page 3: Glossário PRONATEC

Agradecemos a Coordenadora do SESI, Elisângela Leão, pelo carinho, confiança, atenção e apoio prestados a nossa turma. Agradecemos a Sâmara Azevedo, professora de Português do SESI, por ter nos ajudado a criar o glossário e a nos incentivar.

A Carini Estrela, professora de Redação Técnica e Humanidades do SENAI, por nos mostrar o certo e o errado, por nos mostrar que somos capazes de fazer aquilo que queremos, por nos ensinar a andar sempre de cabeça erguida.

A Alan Santos, professor de Matemática do SESI, pela sua paciência, pelo seu jeito de nos ensinar os números. Agradecemos ao professor do SENAI Jorge Gualberto, pela sua atenção, por ter sempre tempo para nós, por ter sempre as respostas para as nossas perguntas, por nos explicar tudo.

Turma de Mecânica Industrial 39 967

Page 4: Glossário PRONATEC

Dedicamos esse glossário a todos aqueles que com determinação lutam para que a mecânica seja reconhecida não só hoje, mas em todos os tempos. Dedicamos àqueles que nos ensinaram e nos instruíram, passando para cada um de nós tudo que vivenciaram e com isso nos deram a honra de aprendermos de modo eficaz, nos preparando para o futuro e tornando-nos competentes.

TURMA 39 967 MECÂNICA INDUSTRIAL 2013

Alan Bruno São Bernardo Alan Vieira

Antônio Santos de Souza Bruno Santos de Santana Claudio Alberto S. Freitas Diego dos Santos Araújo

Douglas Silva Erivandson Barbosa Oliveira

Gabriel da Conceição Heberte Silva

Jonatas Ferreira Brandão Leandro dos Santos Tourinho

Luan Santana Santos Lucas Santana Santos Marcos Aurélio Dias

Paulo Henrique França Rafaela da Silva Magalhães Araújo

Rodrigo Pessoa Conceição Rodrigo Purificação

Ronaldo de Almeida Santos Ronaldo dos Santos Oliveira

Tiago Silva dos Santos Vanessa dos Anjos Sousa Vinicius Bispo Amorim

Wellington dos S. Ribeiro

Page 5: Glossário PRONATEC

Mangaba pode ser muita coisa. Pode ser o delicioso fruto da mangabeira ou pode ser algo muito fácil de aprender. Na maioria das vezes em que eu escutei a expressão ‘É mangaba!’ foi sempre se referindo a isso, algo que naquele contexto, foi entendido com facilidade.

Essa é a nossa proposta: Fazer com que os termos de Mecânica tornem-se acessíveis aos mortais. Futuros técnicos em Mecânica Industrial da turma 39 967 (SENAI OAF) aproveitaram da melhor maneira as aulas de Língua Portuguesa do SESI em parceria com o SENAI.

Essas aulas servem de reforço e são de extrema importância para o bom andamento do curso técnico. Durante as nossas discussões, era inevitável que uma vez ou outra, os alunos mencionassem termos que soavam estranhos para mim.

Comumente eu lhes perguntava o significado de algum termo, por isso julguei interessante a elaboração de um glossário que sanasse não apenas a minha aflição, mas também a de todos aqueles que como eu desconhecem alguns termos.

Esta obra é fruto das aulas de reforço de Língua Portuguesa oferecidas pelo SESI, e foi pensada e executada para que futuramente possa servir de alicerce para outros alunos, que podem consultá-la e eliminar dúvidas do dia a dia. O conhecimento e o domínio da Língua podem ser considerados desnecessários quando se trata de cursos técnicos, porém cada vez mais se torna indispensável para a formação de profissionais competentes.

Com a intenção de dar aos leitores condições para que não se perca a essência dos significados de Mecânica, optamos por criar um glossário onde fosse possível apresentar o conteúdo de uma forma muito mais leve e suave, utilizando ilustrações e versos. Agora não há proposta melhor do que se deliciar com ‘É Mangaba’, e descobrir o quão doce e saborosa a Mecânica Industrial pode ser.

Professora Sâmara Azevedo

Page 6: Glossário PRONATEC

“Nós estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipresente.” [Trecho do ‘Manifesto Futurista’ de Filippo Tommaso Marinetti]

Page 7: Glossário PRONATEC

Amigo, preste atenção, Que agora eu vou te explicar, Sobre as coisas de mecânica,

Pra montar e desmontar, Eu te apresento os alicates, Que apertam as extremidades,

E também servem pra fixar.

É uma conexão ou interação entre dois sistemas, mediante o que se transfere energia de um para outro. Podem ser divididos em acoplamentos rígidos e complacentes.

É um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência).

Serve para cortar chapas, arames e fios.

Fig. 1 Alicate de corte

É utilizado para trabalhar com peças cilíndricas, sendo sua articulação móvel, para possibilitar maior abertura.

Funciona sob o princípio de catraca e destina-se exclusivamente para a fixação dos terminais e

emendas pré-isoladas. Possui matrizes que realizam simultaneamente as compressões do barril e da luva plástica dos terminais. O Alicate de Pressão trabalha por pressão e dá um aperto firme às peças, sendo sua pressão regulada por um parafuso existente na extremidade.

Fig. 2 Alicate de pressão

Tem a cabeça rotativa, permitindo a sua utilização em qualquer ângulo. Possui um avanço manual, além do avanço hidráulico, o que permite o ajuste rápido da abertura dos mordentes, e é isolado com NEOPRENE, exceto a cabeça. Utilizável com matrizes intercambiáveis, para vários diâmetros de terminais.

É usado para efetuar a fixação de peças com rebites. Serve para segurar por apertos, cortar, dobrar, colocar e retirar determinadas peças nas montagens.

Serve para efetuar operações como segurar, cortar e dobrar.

Controla a abertura e o fechamento de um amortecedor. Atuadores amortecedores estão disponíveis em configurações elétricas e pneumáticas.

Page 8: Glossário PRONATEC

É um tipo de barômetro que mede a altitude através da detecção de mudanças na pressão atmosférica. Um altímetro analógico mostra mudanças na elevação usando uma bússola do tipo com agulha, enquanto um altímetro digital exibe números eletrônicos em uma tela.

Fig. 3 Altímetro

Serra utilizada no corte manual de metais e de plásticos. Consiste em uma lâmina de serra montada em um respectivo “arco de serra”. Os dentes são dirigidos em uma só direção, que corresponde à direção do trabalho. Nenhum corte é realizado no curso de retorno. Fig. 4 Arco de serra

É um disco fino com um furo, geralmente no meio. Ela é utilizada normalmente para suportar a carga de um parafuso. Outras utilizações são como espaçadores, almofada de desgaste, e dispositivo de bloqueio.

São padrões de comprimento ou ângulo, corporificados através de duas faces específicas de um bloco, ditas “faces de medição”, sendo que estas faces apresentam uma planicidade que tem a propriedades de se aderir à outra superfície de mesma qualidade, por atração molecular.

São equipamentos utilizados nos serviços de testes hidrostáticos. Estas bombas são usadas para testar a vedação de sistema de água, ar, produtos químicos, refrigeração, óleo e outros que utilizam tubulações de menor diâmetro.

Fig. 5 Bombas teste

É uma liga de cobre, estanho e outros metais, como chumbo e zinco, sendo 60% a quantidade mínima de cobre. É usado na fabricação de válvulas de alta pressão, porcas dos parafusos das maquinas, rodas dentadas, parafusos sem-fim, buchas e outras peças.

Analise de perto, Evitando confusão,

Escolher do jeito certo, Quando usar blocos padrão, O importante é o manuseio,

Utilizando sem receio ou qualquer preocupação.

Muita coisa iremos ver, Sobre mecânica industrial,

Acoplamento e Arco de serra Para corte manual,

Tudo de primeira, com qualidade E serventia sem igual.

Page 9: Glossário PRONATEC

São ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim (furadeira, no Brasil), que faz com que a broca gire e corte o material, perfurando-o.

É o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.

Lâmina numerada para diversas espessuras.

São utilizados para verificar roscas, diâmetros, espessuras e comprimentos. São amplamente utilizados na produção em series de peças intercambiais.

Fig. 6 Calibrador passa- não passa

A função desse glossário, É deixar o povo ciente,

Pois mecânica não é mole, Confunde a cabeça da gente, Principalmente a chave Allen,

Ninguém quer que os outros falem, De uma chave corrente.

Page 10: Glossário PRONATEC

É o Enriquecimento com carbono do material para cargas elevadas.

Para se trabalhar com madeira e metais no setor de metalurgia, várias indústrias utilizam um corte de 90 graus para remover as bordas no material. Estes pequenos cortes, geralmente feitos a 45 graus, são chamados de chanfros. Outro termo muito utilizado é bisel. Existem vários usos para um chanfro, assim como vários métodos para alcançá-lo.

É utilizada em parafusos cuja cabeça tem uym sextavado interno. É encontrada em jogo de seis ou sete chaves.

Neste modelo combinam-se os dois tipos básicos existentes: de boca e de estrias. A de estrias é mais usada para "quebrar" o aperto e a de boca para extrair por completo a porca ou parafuso.

Fig. 7 Chave combinada

Usada para serviços em tubulações; sua concepção singular permite fácil utilização em locais de difícil acesso.

É encontrada em vários tipos e estilos. A chave de estrias se ajusta ao redor da porca ou parafuso, dando maior firmeza, proporcionando um aperto mais regular, maior segurança ao operador; geralmente se utiliza em locais de difícil acesso.

É aquela que permite abrir ou fechar a mandíbula móvel da chave, por meio de um parafuso regulador ou porca. Existem dois tipos: chave de grifo e chave inglesa.

É ferramenta usada para apertar ou desapertar um parafuso de pressão utilizando um martelo, o qual é convertido num movimento de torção no interior da ferramenta. Pode ser operada manualmente ou pode ser operada por energia elétrica ou ar comprimido. Um compressor de ar é também conhecido como uma chave pneumática.

É uma ferramenta de aperto constituída de uma haste cilíndrica de aço carbono, com uma de suas extremidades forjada em forma de cunha e a outra em forma de espiga prismática ou cilíndrica estriada, onde se acopla um cabo de madeira ou plástico. Fig. 8 Chave de parafuso de fenda

Pra qualquer necessidade, Uma chave é a solução,

Pois agiliza o trabalho mecânico, E ajuda a cementação,

Portanto fique ligado, E aprenda com cuidado, Pra não ter decepção.

Page 11: Glossário PRONATEC

É uma peça de um mecanismo que serve de trava de outras peças. Entre eixos e polias, ou entre eixos e engrenagem para que estes tenham rotação síncrona. É feita de material condizente as sistema que travará Também se chama cunha ou cavilha.

Com a finalidade de reduzir o tempo e para tornar mais viáveis as operações de corte e puncionamento de perfilados em geral, existem máquinas que reúnem duas ou

mais dessas tarefas. Particularmente, a cisalha universal esta em condições de executar até cinco operações: Cisalhamento, cinzelagem, puncionamento, cortador de ferros oblíquo, cortador de ferro horizontal.

Fig. 9 Cisalha Universal

Constitui de duas pernas com fuso regulável centrado no meio.

Ferramenta usada par fazer rosca externa.

É o acúmulo de sedimentos transportados por

água, vento ou gelo. A deposição ocorre na medida em que o

meio transportador vai perdendo sua energia. Os sedimentos

mais grosseiros (seixos e cascalhos) são as primeiras a se

depositarem, e os mais finos (argila) são os últimos.

Ferramenta usada para fixação de macho, alargadores e cossinetes.

Fig. 10 Desandador

É um filtro montado em unidades de

processamento de vapor. Conforme o vapor passa através do

desumidificador, as gotas aderem ao filtro, puxando gotas

grandes para fora do vapor.

Vejam só que interessante, A cisalha universal,

Nas operações de corte, De perfilados em geral,

Tem também chaveta e o compasso, Para circular o aço, E o ferro horizontal.

Quanto maior é o aprendizado, Muito melhor fica a noção,

Sobre mecânica, sobre a indústria, ferramentas e deposição,

Para Adquirir o conhecimento, Aproveitando o momento, E Entendendo a automação.

Page 12: Glossário PRONATEC

É bastante simples e se assemelha a um alicate. Regula-se a abertura das lâminas de acordo com o diâmetro do condutor a ser desencapado.

Fig. 11 Desencapador de fios

Estrutura reforçada para resistir à tração máxima, prensas simples ou dupla ação, cilindro de cursos curto ou longo, bombas com acionamento a ar ou eletricidade de baixo ruído, sistema “Hydar Lift” para ajuste de mesa.

É um dispositivo mecânico que conecta dois

objetos, permitindo a articulação entre eles.

As dobradiças costumam ser fabricadas

em metal, normalmente aço ou latão,

mas também plástico e alumínio,

geralmente contendo duas peças, cada

uma delas fixa a um objeto, ligadas por

um eixo, que vai permitir a articulação. Fig. 12 Dobradiça

Consiste na capacidade de um material, especialmente de certos metais tais como o cobre, sofrer deformação plástica sem rotura nem fissuração. Tal deformação tem o nome de plástica, em contraposição com a deformação elástica.

É um eixo que incorpora um conjunto de engrenagens de acionamento no eixo, da mesma forma como um veículo de tração das rodas traseiras utiliza um eixo de engrenagem para alimentar o veículo. Identificado pela seção central larga arredondada, geralmente chamada de abóbora, o eixo diferencial contém um anel e um pinhão fixado concebido para multiplicar a potência de entrada do motor e dar ao veículo uma maior potência.

É uma máquina usada principalmente para carregar e descarregar mercadorias em paletes.

Fig. 13 Empilhadeira

É um instrumento utilizado para verificar a exatidão da perpendicularidade entre superfícies.

Sempre cabe mais um, No meio de tanta ferramenta,

São muitos materiais, E a cabeça não aguenta,

Porém, fique ligado, Pois quem estuda um bocado,

O juízo não esquenta!

Page 13: Glossário PRONATEC

Em geral são gerados devido à imperfeição nos instrumentos de medição ou imperfeições no método de medição e ainda devido as influencias externas, como temperatura, umidade, vibração e outros.

É o nome de um processo industrial usado para aplicar um revestimento fino, mas uniforme, em diferentes tipos de metais. Geralmente, o revestimento é composto de estanho e tem como principal vantagem a prevenção de ferrugem. Embora possa ser usado com um certo número de metais diferentes, o método é mais frequentemente associado com a aplicação de uma fina camada de folhas de aço ou de ferro forjado.

É o grau de concordância entre o resultado de uma medição e o seu valor verdadeiro.

Usados para extrair polia e rolamento, podem ser manual ou hidráulico.

Fig. 14 Extrator da polia

É um processo de conformação mecânica (ou

conformação plástica) de materiais plásticos ou metálicos, assim como a trefilação, laminação ou estampagem. Podem ser extrudidas peças longas com a seção transversal no formato que se desejar e, posteriormente, secioná-las de modo a produzir diversas peças com a mesma seção transversal de uma só vez.

São chamados assim, pois possuem temperatura de fusão menor que a dos aços. Esta característica facilita a produção de produtos de ferro fundido a partir do processo de fabricação conhecido como Fundição. Podem ser classificados em quatro grupos principais: Ferro fundido cinzento; Ferro fundido branco; Ferro fundido nodular; Ferro fundido maleável.

São um dos tipos de

filtros mais simples, mas eficazes e têm sido usados por várias décadas. Estes filtros compreendem uma membrana esticada sobre um quadro em forma de disco. A membrana micro ou tela é o que ajuda no processo de filtração real. Estes dispositivos de filtragem são geralmente usados para a separação de matérias sólidas ou de partículas a partir de líquidos.

Fig. 15 Filtro de disco

Para ser um bom funcionário E para Mecânica ficar legal

Se ligue nesse glossário Para ter um desempenho real

Ajudar a se informar Isto irá te auxiliar

Melhorando seu astral

Page 14: Glossário PRONATEC

São normalmente utilizados como elementos de

ligação entre tubulações. Facilitam a montagem e desmontagem quando da limpeza, inspeção ou modificação a serem realizadas. Normalmente as flanges são fixadas por parafusos.

É uma ferramenta de corte lateral, que é operada por uma fresadora vertical ou horizontal. Possui arestas penetrantes, dispostas regularmente em torno de um eixo.

Possui uma coluna magnética com elevada aderência para trabalho mais seguro. Adequada para superfícies verticais, inclinadas e em tetos.

Fig. 16 Furadeira com base magnética

É similar a de bancada, porém apresenta capacidade de furação maior.

Destinada para furação em peças grandes em vários pontos.

Flanges é um elemento de várias utilidades Tanto em ligação de turbinas quanto em limpezas

Para melhor desenvolvimento das atividades Facilitando com grandezas

Para ficar tudo perfeito Tem que fazer tudo direito

Para que tenha muitas riquezas

Page 15: Glossário PRONATEC

Dessa vez eu vou usar, A grosa chata paralela, Que possui picado simples, Para usar com a manivela.

Basta apenas aprender, Não é difícil entender, Nem usar a arruela.

É próprio para medir ângulos, este sistema divide uma circunferência em 360 graus. O grau é dividido em minutos e segundos.

Fig. 17 Goniômetro

É uma ferramenta manual ou mecânica consistente de uma dura haste de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças.

São maquinas de corte, constituídas em diversos formatos e dimensões, sendo encontradas em duas versões: elétricas e hidráulica.As lâminas das guilhotinas apresentam um

comprimento que varia de 1 a 6m e podem cortar chapas de aço de até 25 mm de espessura.

Substancialmente, trata-

se de maquina idêntica à guilhotina simples, excetuando-se o pormenor de que a lâmina superior se move ao longo de uma trajetória levemente curva. Fig. 18 Guilhotina mecânica

A guilhotina está presente, Para fazer um corte perfeito,

Ajudando muita gente, A cortar daquele jeito!

Elas têm diversos formatos, Dimensões por todos os lados,

Aprendizado sem defeito.

Page 16: Glossário PRONATEC

As hastes da cerca elétrica industrial são também conhecidas como big haste. A estrutura dessa haste difere da haste usada na cerca elétrica comum. Essa haste é feita de alumínio em forma de tubo, fazendo com que resistência contra possíveis tentativas de entortar a haste se torne maior. A haste para a cerca elétrica industrial é oferecida em vários modelos, podendo ter 6, 8, 10 isoladores. A necessidade de isoladores pode variar conforme a instalação. As hastes podem ser do tipo: Haste com castanha ou Haste com isolador W. Fig. 16 Haste industrial

É o parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser atribuídos a um mensurado.

É a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos. É utilizada para mencionar a área de trabalho dos técnicos e Engenheiros que lidam com processos industriais.

Agora vamos explorar, A haste industrial,

O esquadro também usaremos, Pra medir de grau em grau.

Cálculo vamos fazer, Nossa cabeça irá doer, Na superfície vertical.

Com grupos de mecânica Fizemos uma fusão

Fornecemos os produtos Pra qualquer fabricação

O conhecimento da química Fundindo para uma mímica

Para uma medição

Page 17: Glossário PRONATEC

É um pedaço de material pré-formado que serve para se ajustar entre dois objetos e evitar fugas quando sob pressão. É localizada entre duas superfícies que são aparafusadas em conjunto. Preenche irregularidades entre as superfícies de acoplamento. Normalmente, este dispositivo também evita que os gases ou fluidos escapem através de pequenas lacunas ou aberturas onde as superfícies não são perfeitamente lisas e sem costura.

Fig. 17 Junta de compressão

É uma liga de cobre e zinco, com a quantidade mínima de 50% de cobre. A sua cor é amarelada e se aproxima da cor do cobre quando a quantidade de cobre aumenta. Aplicações: São usados em dobradiças, materiais elétricos, radiadores, parafusos, etc. Pode ser fabricado em diversas durezas, tais como, macio, semi-duro e duro.

Pode ser entendida como uma forma de produção em série, onde vários operários, com ajuda de máquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalhando de forma sequencial, chega-se a um produto semi-acabado ou acabado; ocorre quando um estabelecimento industrial com o auxílio de máquinas transformam as matérias-primas e produtos semi-acabados em produtos acabados destinados ao consumo.

Quem quiser aprender muito mais É necessário um trabalho complexo

Uma boa leitura nunca é demais Pra não falar de coisas sem nexo

É importante dominar o conteúdo, Para ser um técnico sortudo

E na sua vida ter muito sucesso.

Se você quer evoluir, Adquira o conhecimento

Abra o olho, preste atenção, Aproveite seu momento.

Vou te dar um conselho especial, Separe bem seu material,

E a máquina de curvamento.

Page 18: Glossário PRONATEC

Agora vamos conhecer, Outro aparelho de medição,

O micrômetro, que para o manuseio, Necessita de atenção.

Com a ferramenta tenha cuidado, Pois deve ser utilizado,

Sem pressa ou afobação.

É uma ferramenta elétrica utilizada em oficinas mecânicas para dar acabamento em superfícies planas, arredondar bordas e arestas afiadas bem como remover rebarbas. É indicada para fundos planos.

Fig. 17 Lixadeira de cinta

É comum na indústria a execução de curvamentos em perfis. Tal operação é executada manualmente a quente fazendo-se uso de um dispositivo ou por meio de máquinas.

Fig. 18 Máquina de curvamento

equipamento para corte de chapas e de perfilados que se distinguem por suas diversas categorias, de acordo com sua função, forma e dimensões materiais que podem cortar pela espessura das peças.

Ferramenta de impacto usada para fazer trabalhos na mecânica, elétrica e encanamentos.

É necessária uma lixadeira, Para o acabamento ficar perfeito, Ninguém fica lento na produção,

E o trabalho tem jeito. Uma máquina de curvamento,

É um bom equipamento, Fica tudo bem feito.

Page 19: Glossário PRONATEC

Equipamento com função de impacto e furação, tal sistema é muito mais forte quando comparado a uma furadeira comum.

Fig. 19 Martelete perfurador

É o objeto da medição. Grandeza especifica submetida à medição.

É a ciência que trata das medições, tratando de seus aspectos teóricos e práticos, incluindo a incerteza, em todos os campos da ciência ou da tecnologia.

: É um instrumento de medição que visa a aferir as dimensões de um objeto (espessura, altura, largura, profundidade), e tem grande uso na indústria mecânica, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas.

Fig. 19 Micrômetro

É o processo necessário quando se visa a redução de tamanho a dimensões abaixo de 5-20 mm. A moagem é um processo de conversão a pó ou pulverização, e ela pode se valer de três métodos: cascateamento por queda livre, agitação ou vibração.

É um tipo barato de dispositivo atuador linear, que é concebido para enviar um êmbolo, fazendo com que ele se mova. É também chamado de cápsula de cera e é utilizado em muitos aparelhos onde um intervalo curto de movimento é necessário. Motores de cera podem ser encontrados em aparelhos como máquinas de lavar louça e modelos mais antigos de máquinas de lavar.

Deu uma boa exatidão, Vou medir com o torquímetro,

Toda nossa medição Mas também uso o amperímetro.

A máquina quebrou, O mecânico consertou,

Mas eu preciso do voltímetro.

Page 20: Glossário PRONATEC

é um processo que deposita uma fina camada de níquel sobre um metal de base. Alguns dos benefícios do revestimento de níquel incluem aumento da resistência à corrosão ou oxidação, resistência melhorada ao desgaste e ductilidade melhorada. O método de niquelagem é muitas vezes visto em acessórios para uso doméstico, tais como torneiras, dobradiças e em aparelhos eletrodomésticos, como torradeiras. Usa-se a niquelagem militar e aeroespacial para proteger peças da corrosão.

É um dispositivo tecnológico que aumenta a sensibilidade de uma escala ao subdividir sua menor divisão. Ele nos permite efetuar a leitura das frações de unidade, ou seja, das frações da menor divisão de uma régua ou de um arco a que se adapte, e cuja invenção é atribuída a Pierre Vernier e Pedro Nunes.

O paquímetro determina o resultado com leituras de 0,1mm, 0,05mm ou 0,02mm no sistema métrico e. 001¨, ou 1/128¨, no sistema inglês polegada (¨).

Fig. 20 Paquímetro

São usadas em aplicação de força em ambos os sentidos dos cursos cilindros – no avanço e no retorno. Os modelos de simples ação têm cilindros de retorno por mola, sendo, portanto, mais lentos.

Mecânica é tudo de bom, Não há nada mais interessante, A niquelagem é sensacional,

Deixa tudo emocionante, Na Indústria quero viver, Sentir tudo acontecer,

E ser alguém muito importante.

Facilito na montagem, Ligo, soldo, ambas as partes, Eu sou curto, mas preciso,

Na aterragem vou com arte. Sigo à risca, em milímetros,

Não se assuste, sou o paquímetro, Com precisão e muita classe.

Page 21: Glossário PRONATEC

É o tratamento térmico realizado com o fim de

alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc.

É utilizado para medições em movimento, além de um grande numero de tarefas, assim como: Verificação de planicidade, batimentos e excentricidade.

Os relógios comparadores são muito utilizados para medir características geométricas das peças tais como: Cilindricidade, ovalização, conicidade e para alinhamentos diversos. Fig. 21 Relógio Comparador

Equipamento manual muito utilizado em serviços de tubulações.

É um tratamento térmico utilizado no aço para corrigir inconvenientes decorrentes da têmpera, sendo, portanto, e sempre aplicado posteriormente a ela.

Disco móvel em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, com um sulco chamado gola ou garganta no seu contorno periférico, e a cujo eixo se liga uma peça chamada alça, destinando-se, isolada ou associada a outras, a elevar objetos pesados.

Fig. 22 Roldana ou polia

Vale a pena ressaltar A importância que eles têm,

Os rolamentos são necessários, A polia é também.

Mas não podemos nos esquecer, Que uma válvula pode reter,

A roldana e mais além.

O Relógio comparador É um bom investimento.

É um ótimo calibrador, Para as indústrias do momento.

Fazer uma boa medição, Para gerar uma boa produção,

Depois de um grande recozimento.

Page 22: Glossário PRONATEC

Os rolamentos, também conhecidos como mancais, são dispositivos que permitem o movimento linear ou rotacional, reduzindo o atrito e o estresse provocados pela movimentação de partes móveis.

Fig. 23 Rolamento

São máquinas utilizadas nos serviços de abertura de roscas em tubos, conduites e vergalhões. São constituídas, basicamente, de uma estrutura de ferro fundido ou aço que sustentam o mecanismo que permitem o movimento vertical.

É uma máquina-ferramenta cuja fita de serra se movimenta continuamente, pela rotação do volante e polias acionadas por um motor elétrico.

é uma ferramenta de precisão de corte com uma lâmina longa e fina usada principalmente para o corte de curvas apertadas e pequenos orifícios de materiais de plástico, madeira ou gesso.

É uma válvula micro controlada eletronicamente ou pode controlar pequenas quantidades de fluido. Numa escala um pouco maior, válvulas de solenoide de pequeno porte podem ser concebidas para controlar quantidades extremamente pequenas de fluidos. Estas válvulas são úteis em medicina, em equipamentos de laboratório analíticos, exigindo micro-quantidades de medicamentos ou reagentes.

Fig. 24 Solenoide

Para na Mecânica você se focar, Algumas coisas no glossário tem que aprender,

Isto irá te ajudar, Pra sua dúvida se esclarecer.

O conhecimento certo adquirir, Este glossário eu vou te sugerir, E na sua profissão você crescer.

Com as palavras entenderemos O que nós lemos com atenção

Nunca iremos esquecer Que cada aparelho tem sua função Uns para medir, outros para cortar,

Mas é importante sempre lembrar Que o sucesso do trabalho é a dedicação.

Page 23: Glossário PRONATEC

ferramentas de corte e impacto (tipo ortogonal e chata). Também conhecido com o nome de balancim.

nas operações de corte executadas na área mecânica, são utilizadas tesouras manuais, tesouras de bancada. Tesourões de bancada, guilhotinas e tesouras portáteis, etc.

São máquinas de corte acionadas manualmente e destinam-se a cortar chapas de aço de até 6 mm de espessura. Nessa máquina, a inclinação das chapas a serem cortadas, é evitada mediante um fixador que é ajustado por meio de um parafuso em função da espessura do material a ser cortado. Nos tesourões, há dispositivos especiais que permitem o corte de barras redondas, quadradas e perfilados metálicos. Fig. 25 Tesourão de bancada

É um dispositivo concebido para desgastar, de modo gradual ou rapidamente, a

superfície de um material sólido a fim de determinar a vida do material ou a durabilidade dos revestimentos que ele tem. Um testador de abrasão é usado frequentemente em metais, cerâmicas, compósitos de plástico, e revestimentos de película fina sobre

ferramentas de corte e perfuração. Fig. 26 Testador de abrasão

É uma ferramenta especial destinada a medir o torque (ou aperto) dos parafusos conforme a especificação do fabricante do equipamento. Isso evita a formação de tensões e consequentemente deformação das peças quando em serviço.

Fig. 27 Torquímetro

É um instrumento que realiza o seu trabalho exclusivamente na vertical, sobre uma base de apoio horizontal. Esse instrumento segue o conceito do paquímetro, com escala e nônio.

Nossos operários atraem investimentos, Nossos investimentos atraem a fusão,

Que resulta na perfeição de acabamento, Onde se faz a medição.

Com produtos de qualidade, E com força de vontade, Cumpriremos nossa missão.

Page 24: Glossário PRONATEC

É o instrumento mais utilizado em medições de baixa exigência. É graduado em sistema inglês (¨) e no sistema métrico (mm).

Fig. 29 Trena

SITES CONSULTADOS: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfORkAB/mecanica-industrial-trabalho http://pt.wikipedia.org/wiki/ http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema092/Documentos/APOSTILA_PARTE_II_cap_2_Blocos_Padrao.pdf http://www.mecanicaindustrial.com.br/ http://www.lojadomecanico.com.br/produto/72704/2/562/arco-de-serra-fixo-12-pol http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Deposi%C3%A7%C3%A3o http://www.infoescola.com/engenharia/extrusao/ http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/7612-o-que-sao-chanfros/ http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_16.asp http://www.metalharte.com.br/recozimento.htm

É isso aí, meu caro leitor, Chega ao fim a nossa lição, Sobre as coisas de mecânica Só pra te dar uma noção.

Espero que tenha gostado, Pois tivemos todo o cuidado, De ensinar com o coração.