globalizacao 2008

29
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO Prof. Msc. Décio L. M. P. Faria Prof. Msc. Décio L. M. P. Faria

Upload: alfredo-garcia

Post on 23-Jun-2015

13.989 views

Category:

Technology


2 download

DESCRIPTION

Agradeço aos autores a partilha da apresentação sobre a globalização

TRANSCRIPT

Page 1: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Prof. Msc. Décio L. M. P. FariaProf. Msc. Décio L. M. P. Faria

Page 2: Globalizacao   2008

TEORIAS ECONÓMICAS TEORIAS ECONÓMICAS MODERNASMODERNAS

LIBERALISMO CLÁSSICOLIBERALISMO CLÁSSICO

KEYNESIANISMOKEYNESIANISMO

NEOLIBERALISMONEOLIBERALISMO

Page 3: Globalizacao   2008

LIBERALISMO CLÁSSICOLIBERALISMO CLÁSSICO

SURGIMENTOSURGIMENTO: :

Século XIX.Século XIX.

Criador: Economista Inglês Adam SMITHCriador: Economista Inglês Adam SMITHObra principal: “A riqueza das nações”, publicada Obra principal: “A riqueza das nações”, publicada em 1774.em 1774.

Teoria de Adam SMITH:Teoria de Adam SMITH:““As oscilações de preço dos produtos depende da As oscilações de preço dos produtos depende da Lei da Oferta e da Procura”.Lei da Oferta e da Procura”.

Page 4: Globalizacao   2008

LIBERALISMO CLÁSSICOLIBERALISMO CLÁSSICO

Princípios LiberaisPrincípios Liberais::

1.1. A maioria dos problemas económicos e A maioria dos problemas económicos e sociais decorre da intervenção do Estado sociais decorre da intervenção do Estado na economia ao pretender regular na economia ao pretender regular preços, salários e trocas comerciais.preços, salários e trocas comerciais.

2. O único papel reservado ao Estado seria o 2. O único papel reservado ao Estado seria o de proteger a Propriedade Privada e a de proteger a Propriedade Privada e a Liberdade dos Cidadãos. Liberdade dos Cidadãos.

Page 5: Globalizacao   2008

LIBERALISMO CLÁSSICOLIBERALISMO CLÁSSICO

Conclusão de Adam Smith:Conclusão de Adam Smith:

““Para equilibrar as disparidades entre Para equilibrar as disparidades entre a oferta e a procura de mercadorias, a oferta e a procura de mercadorias, existiria o que denominou existiria o que denominou ‘‘MãoMão Invisível de MercadoInvisível de Mercado’, sem a ’, sem a intervenção do Estado, que diga-se intervenção do Estado, que diga-se de passagem, apenas atrapalharia de passagem, apenas atrapalharia tal equilíbrio natural”.tal equilíbrio natural”.

Page 6: Globalizacao   2008

KEYNESIANISMOKEYNESIANISMO

Autoria:Autoria:

Economista Inglês John Mynard Economista Inglês John Mynard KEYNES.KEYNES.

Obra principal:Obra principal:

““Teoria geral do emprego, do Teoria geral do emprego, do lucro elucro e da moeda”da moeda”, em 1936., em 1936.

Page 7: Globalizacao   2008

KEYNESIANISMOKEYNESIANISMO Princípio do KeynesianismoPrincípio do Keynesianismo::

KEYNES, depois da Grande Depressão, de 1929, KEYNES, depois da Grande Depressão, de 1929, defende que:defende que:

“ “o Estado deveria assumir a intervenção na o Estado deveria assumir a intervenção na Economia, garantindo, por meio de investimentos Economia, garantindo, por meio de investimentos públicos, áreas como: Saúde, Transportes, Seguro públicos, áreas como: Saúde, Transportes, Seguro Social, Educação, Habitação, entre outras”.Social, Educação, Habitação, entre outras”.

O Keynesianismo é também chamado O Keynesianismo é também chamado ‘Estado ‘Estado dodo bem-estar Social’, ‘Estado-Previdência’ bem-estar Social’, ‘Estado-Previdência’ ou ‘ou ‘Walfare StateWalfare State’’

Page 8: Globalizacao   2008

NEOLIBERALISMONEOLIBERALISMO

Surgimento:Surgimento:Após a 2ª Guerra Mundial.Após a 2ª Guerra Mundial.

Representou forte reacção contra o Representou forte reacção contra o Estado Intervencionista (Keynesiano)Estado Intervencionista (Keynesiano)

Obra principal do Neoliberalismo:Obra principal do Neoliberalismo:““O caminho da servidãoO caminho da servidão”, do ”, do

austríaco Friedrich von HAYEK, austríaco Friedrich von HAYEK, escrito em 1944.escrito em 1944.

Page 9: Globalizacao   2008

NEOLIBERALISMONEOLIBERALISMO

Características do neoliberalismoCaracterísticas do neoliberalismo::

1.1. Corte de despesas públicas.Corte de despesas públicas.2.2. Corte de benefícios sociais.Corte de benefícios sociais.3.3. Liberalismo económico.Liberalismo económico.4.4. Venda de empresas estatais (privatização).Venda de empresas estatais (privatização).5.5. Suspensão do controle de Comércio Exterior.Suspensão do controle de Comércio Exterior.6.6. Prioridade absoluta no combate à inflação.Prioridade absoluta no combate à inflação.

Page 10: Globalizacao   2008

NEOLIBERALISMONEOLIBERALISMO Primeiros países a adotar o Primeiros países a adotar o

Neoliberalismo:Neoliberalismo:

1.1. Chile – nos anos 1970, sob o comando do Chile – nos anos 1970, sob o comando do Gal. Pinochet.Gal. Pinochet.

2.2. Inglaterra, em 1979.Inglaterra, em 1979.3.3. Estados Unidos, em 1980.Estados Unidos, em 1980.4.4. Alemanha, em 1982.Alemanha, em 1982.5.5. Dinamarca, em 1983.Dinamarca, em 1983.6.6. ..............., espalha-se pelo mundo................, espalha-se pelo mundo.

Page 11: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Idéia Idéia versusversus conceito: conceito:

A idéia de um mundo interligado é antiga, A idéia de um mundo interligado é antiga, remontando o séc. XV.remontando o séc. XV.

O termo “globalização” é novidade. O termo “globalização” é novidade.

Foi criado por Theodore Levitt em1983, Foi criado por Theodore Levitt em1983,

através do artigo através do artigo

““A globalização de mercados é iminente”.A globalização de mercados é iminente”.

Page 12: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Segundo BARBOSA, o conceito de Segundo BARBOSA, o conceito de globalização, em 1980, estava ligado globalização, em 1980, estava ligado às estratégias das empresas que às estratégias das empresas que procuravam procuravam expandir as suasexpandir as suas actividadesactividades, ultrapassando as , ultrapassando as fronteiras nacionais.fronteiras nacionais.

Page 13: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Nos anos 1990, a “globalização Nos anos 1990, a “globalização caracteriza-se pela caracteriza-se pela expansão do fluxo deexpansão do fluxo de informaçõesinformações – que atingem todos os – que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais – pela movimentos sociais – pela aceleração dasaceleração das transações econômicastransações econômicas – envolvendo – envolvendo mercadorias, capitais e aplicações mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais – pela crescente difusão de nacionais – pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala valores políticos e morais em escala universal” BARBOSA (2001, p.12-13)universal” BARBOSA (2001, p.12-13)

Page 14: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Características gerais da Globalização:Características gerais da Globalização:1.1. Expansão do fluxo de informações, Expansão do fluxo de informações,

atingindo todos os países, afectando atingindo todos os países, afectando empresas, indivíduos e movimentos empresas, indivíduos e movimentos sociais.sociais.

2.2. Aceleração do ritmo das transacções Aceleração do ritmo das transacções económicas, ultrapassando fronteiras económicas, ultrapassando fronteiras nacionais.nacionais.

3.3. Crescente difusão de valores políticos e Crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal.morais em escala universal.

Page 15: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Características da globalização, Características da globalização, segundo Octavio IANNI:segundo Octavio IANNI:

1.1. A energia nuclear tornou-se a mais A energia nuclear tornou-se a mais poderosa técnica de guerra.poderosa técnica de guerra.

2.2. A revolução informática está A revolução informática está baseada nas conquistas da baseada nas conquistas da eletrónica. eletrónica.

3.3. Organizou-se o Sistema Financeiro Organizou-se o Sistema Financeiro Internacional.Internacional.

Page 16: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

IV. As relações económicas mundiais IV. As relações económicas mundiais são amplamente influenciadas são amplamente influenciadas pelas empresas transnacionais.pelas empresas transnacionais.

V. O inglês transforma-se em idioma V. O inglês transforma-se em idioma universal.universal.

VI. O ideário Neoliberal adquire VI. O ideário Neoliberal adquire predomínio mundial.predomínio mundial.

Page 17: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

VII. A reprodução ampliada do Capital VII. A reprodução ampliada do Capital pressiona as nações socialistas, pressiona as nações socialistas, bloqueando ou rompendo os seus bloqueando ou rompendo os seus Sistema Económicos:Sistema Económicos:

[Fim da Guerra-Fria – de 1945 a [Fim da Guerra-Fria – de 1945 a 1989; Queda do Muro de Berlim – 1989; Queda do Muro de Berlim – 09/11/1989; Desmantelamento da 09/11/1989; Desmantelamento da URSS – 25/12/1991]. URSS – 25/12/1991].

Page 18: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

Esferas da globalização:Esferas da globalização:

1.1. Comercial.Comercial.

2.2. Produtiva.Produtiva.

3.3. Financeira.Financeira.

4.4. Política.Política.

5.5. Cultural.Cultural.

6.6. Tecnológica.Tecnológica.

Page 19: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

1.1. Globalização comercialGlobalização comercial

A globalização comercial é medida A globalização comercial é medida pelo pelo ‘coeficiente de abertura’‘coeficiente de abertura’ do do país.país.

Fórmula:Fórmula:

Exportação + ImportaçãoExportação + Importação

C.A.= ___________________ x 100C.A.= ___________________ x 100

Produto Interno Bruto Produto Interno Bruto

Page 20: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO 2. Globalização produtiva2. Globalização produtiva

AutomóveisAutomóveis Electro-electrónicosElectro-electrónicos Telefones CelularesTelefones Celulares AlimentosAlimentos TénisTénis Higiene e LimpezaHigiene e Limpeza Fast-foodFast-food VideolocadorasVideolocadoras Comércio RetalhistaComércio Retalhista

Toyota, GM, Ford.Toyota, GM, Ford.

Sony, Philips, LG.Sony, Philips, LG.

Nokia, Motorola.Nokia, Motorola.

Nestlé, Danone.Nestlé, Danone.

Nike, Adidas.Nike, Adidas.

Unilever, Colgate.Unilever, Colgate.

McDonald’s.McDonald’s.

Blockbuster.Blockbuster.

Wal Mart. Wal Mart.

Page 21: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO10 MAIORES EMPRESAS DO 10 MAIORES EMPRESAS DO

MUNDOMUNDO1.1. Wal Mart – Bens de Wal Mart – Bens de

consumoconsumo

2.2. Exxon/Mobil – Óleo Exxon/Mobil – Óleo &Gás.&Gás.

3.3. Royal Dutch Broup – Royal Dutch Broup – Óleo & Gás.Óleo & Gás.

4.4. BP – Óleo &GásBP – Óleo &Gás

5.5. General Motors – General Motors – Automóveis.Automóveis.

FONTE: Revista FONTE: Revista Fortune/2007Fortune/2007

6. Toyota Motors - 6. Toyota Motors - Automóveis.Automóveis.

7. Chevron - Óleo &Gás.7. Chevron - Óleo &Gás.

8. DaimlerChryster -8. DaimlerChryster -Automóveis.Automóveis.

9. CONOCOPhilips – Óleo 9. CONOCOPhilips – Óleo &Gás. &Gás.

10. TOTAL - Óleo &Gás10. TOTAL - Óleo &Gás

Page 22: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO10 MARCAS MAIS CARAS DO 10 MARCAS MAIS CARAS DO

MUNDOMUNDO1.1. Coca-cola – EUA (US$ Coca-cola – EUA (US$

65,3 bilhões).65,3 bilhões).2.2. Microsoft – EUA (58,7 Microsoft – EUA (58,7

bilhões).bilhões).3.3. IBM – EUA (US$ 57,5 IBM – EUA (US$ 57,5

bilhões).bilhões).4.4. GE – EUA (US$ 51,6 GE – EUA (US$ 51,6

bilhões).bilhões).5.5. Nokia – Finlândia Nokia – Finlândia

(US$ 33,7 bilhões). (US$ 33,7 bilhões).

FONTE: Revista FONTE: Revista Fortune/2007. Fortune/2007.

6. Toyota – Japão (US$ 6. Toyota – Japão (US$ 32,1 bilhões).32,1 bilhões).

7. Intel – EUA (US$ 30,1 7. Intel – EUA (US$ 30,1 bilhões).bilhões).

8. McDonald’s – EUA 8. McDonald’s – EUA (US$ 29,4 bilhões).(US$ 29,4 bilhões).

9. Disney – EUA (US$ 9. Disney – EUA (US$ 29,4 bilhões).29,4 bilhões).

10. Mercedes Benz – 10. Mercedes Benz – Alemanha (US$ 23,6 Alemanha (US$ 23,6 bilhões).bilhões).

Page 23: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

OS 10 HOMENS MAIS RICOS DO MUNDOOS 10 HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO1. Bill Gates (americano, Microsoft – US$ 56 1. Bill Gates (americano, Microsoft – US$ 56

bilhões).bilhões).

2. Warren Buffet (Americano, investidor - US$ 52 2. Warren Buffet (Americano, investidor - US$ 52 bilhões).bilhões).

3. Carlos Slin Helu (Mexicano, Telmex, America 3. Carlos Slin Helu (Mexicano, Telmex, America Movil, Televisa - US$ 49 bilhões).Movil, Televisa - US$ 49 bilhões).

4. Ingvar Kamprad (Sueco, Ikea - US$ 33 bilhões).4. Ingvar Kamprad (Sueco, Ikea - US$ 33 bilhões).

5. Lakshmi Mittal (Indiano, International Steel Group 5. Lakshmi Mittal (Indiano, International Steel Group – US$32 bilhões).– US$32 bilhões).

Page 24: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO

OS 10 HOMENS MAIS RICOS DO MUNDOOS 10 HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO6. Sheldon Adelson (Americano, cassinos e hotéis - 6. Sheldon Adelson (Americano, cassinos e hotéis -

US$ 26,5 bilhões)US$ 26,5 bilhões)7. Bernrd Arnault (Francês, LVMH – inclui Louis 7. Bernrd Arnault (Francês, LVMH – inclui Louis

Vuitton e Tag Heuer - US$ 26 bilhões)Vuitton e Tag Heuer - US$ 26 bilhões)8. Amancio Ortega (Espanhol, Inditex, ZARA - US$ 8. Amancio Ortega (Espanhol, Inditex, ZARA - US$

24 bilhões)24 bilhões)9.Li Ka – Shing (Chinês, Cheung Kong (Holding) - 9.Li Ka – Shing (Chinês, Cheung Kong (Holding) -

US$ 23 bilhões)US$ 23 bilhões)10. David Thomson (Canadense, Media, 10. David Thomson (Canadense, Media,

Entretenimento - US$ 22 bilhões)Entretenimento - US$ 22 bilhões)

FONTE: Revista Forbes/2007FONTE: Revista Forbes/2007

Page 25: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO3. Globalização Financeira3. Globalização Financeira

Principais crises internacionais:Principais crises internacionais:

1.1. México – dezembro de 1994.México – dezembro de 1994.2.2. Sudoeste Asiático – julho de 1997, com a Sudoeste Asiático – julho de 1997, com a

desvalorização do desvalorização do bathbath. A crise afectou a . A crise afectou a Indonésia, Malásia e Coréia do Sul.Indonésia, Malásia e Coréia do Sul.

3.3. Rússia – agosto de 1998. A crise do Rússia – agosto de 1998. A crise do rublorublo apressou a desvalorização do Real. apressou a desvalorização do Real.

4.4. Turquia – em 2000. Fuga de capitais na Turquia Turquia – em 2000. Fuga de capitais na Turquia e Argentina.e Argentina.

5.5. EUA – em 2006 – Crise no mercado imobiliário EUA – em 2006 – Crise no mercado imobiliário norte-americano. norte-americano.

Page 26: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO4. Globalização tecnológica4. Globalização tecnológica

FACTORES DECISIVOS DA ATRACÇÃO DE FACTORES DECISIVOS DA ATRACÇÃO DE EMPRESAS DE NOVAS TECNOLOGIASEMPRESAS DE NOVAS TECNOLOGIAS

CRITÉRIOS ESSENCIAISCRITÉRIOS ESSENCIAIS1.1. Acesso a mão de obra qualificada.Acesso a mão de obra qualificada.2.2. Proximidade de Instituições de pesquisa Proximidade de Instituições de pesquisa

de 1ª linha.de 1ª linha.3.3. Qualidade de vida atraente.Qualidade de vida atraente.4.4. Acesso a empréstimos e capitais de giro.Acesso a empréstimos e capitais de giro.

Page 27: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO4. Globalização tecnológica4. Globalização tecnológica

FACTORES DECISIVOS DA ATRACÇÃO DE FACTORES DECISIVOS DA ATRACÇÃO DE EMPRESAS DE NOVAS TECNOLOGIASEMPRESAS DE NOVAS TECNOLOGIAS

CRITÉRIOS IMPORTANTESCRITÉRIOS IMPORTANTES5. Custo razoável para fazer negócios.5. Custo razoável para fazer negócios.6. Presença tecnológica estabelecida.6. Presença tecnológica estabelecida.7. Ampla disponibilidade de infra-estrutura 7. Ampla disponibilidade de infra-estrutura

de telecomunicações.de telecomunicações.8. Ambiente de negócios e regulatório 8. Ambiente de negócios e regulatório

favoráveis.favoráveis.

Page 28: Globalizacao   2008

GLOBALIZAÇÃOGLOBALIZAÇÃO4. Globalização tecnológica4. Globalização tecnológica

FATORES DECISIVOS DA ATRACÇÃO DE FATORES DECISIVOS DA ATRACÇÃO DE EMPRESAS DE NOVAS TECNOLOGIASEMPRESAS DE NOVAS TECNOLOGIAS

CRITÉRIOS DESEJÁVEISCRITÉRIOS DESEJÁVEIS9. Presença de fornecedores e parceiros.9. Presença de fornecedores e parceiros.10. Disponibilidade de incentivos fiscais.10. Disponibilidade de incentivos fiscais.Fonte: Delloite & Touche Fantus.Fonte: Delloite & Touche Fantus.

Page 29: Globalizacao   2008

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA

1.1. BARBOSA, A.F. BARBOSA, A.F. O mundo globalizadoO mundo globalizado: política, : política, sociedade e economia. São Paulo, Contexto, sociedade e economia. São Paulo, Contexto, 2001.2001.

2.2. CARMO, P. S. do. CARMO, P. S. do. O trabalho na economiaO trabalho na economia globalglobal.São Paulo, Moderna, 1998..São Paulo, Moderna, 1998.

3.3. IANNI, O. A. IANNI, O. A. A sociedade globalA sociedade global. Rio de . Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.

4.4. MAGNOLI, D. MAGNOLI, D. GlobalizaçãoGlobalização: estado nacional e : estado nacional e espaço mundial. São Paulo, Moderna, 2003.espaço mundial. São Paulo, Moderna, 2003.

5.5. TOURAINE, A. TOURAINE, A. Como sair doComo sair do liberalismoliberalismo.Bauru, SP. EDUSC, 1999. .Bauru, SP. EDUSC, 1999.