gestão de políticas públicas no paraná

136
i Gestão de Políticas Públicas no Paraná Políticas Públicas no Estado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos Organizadores: Blênio César Severo Peixe, Cleise M. de A. Tupich Hilgemberg, Gerson Antonio Melatti, Geysler Rogis Flor Bertolini, Hilka Pelizza Vier Machado. 0. pretextuais.indd i 0. pretextuais.indd i 7/8/2008 09:07:49 7/8/2008 09:07:49

Upload: saberes-seap

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Resumos de Propostas e Projetos

TRANSCRIPT

Page 1: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

i

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Políticas Públicas noEstado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos

Organizadores:Blênio César Severo Peixe,Cleise M. de A. Tupich Hilgemberg,Gerson Antonio Melatti,Geysler Rogis Flor Bertolini,Hilka Pelizza Vier Machado.

0. pretextuais.indd i0. pretextuais.indd i 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 2: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

ii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

© 2008 - Todos os direitos reservados.

EXPEDIENTE:Governador – Roberto Requião de Mello e SilvaVice-Governador – Orlando PessutiSecretária de Estado de Administração e Previdência - SEAP – Maria Marta Renner Weber LunardonSecretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI – Lygia Lumina PupattoDiretora do Departamento de Recursos Humanos - SEAP – Sônia Maria Fedri SchoberGerente Executiva da Escola de Governo - SEAP – Marli Aparecida Jacober Pasqualini

Reitores das UniversidadesAlcibiades Luiz Orlando – UNIOESTE Décio Sperandio – UEMJoão Carlos Gomes – UEPGMárcia Helena Mendonça – UFPR Wilmar Sachetin Marçal – UEL

ASSESSORES TÉCNICOS

UniversidadesCoordenadores: Blênio César Severo Peixe – UFPR Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg – UEPG Gerson Antonio Melatti – UEL Geysler Rogis Flor Bertolini – UNIOESTEHilka Pelizza Vier Machado – UEM

Escola de GovernoClaudia Cristina MullerValéria de Cássia Arantes

Equipe Técnica das Coordenações de CursoAnthony Willian Brasil dos Santos – UFPRCarmen de Fátima Guimarães – UEPGClaudia Martins Luiz – UEM Claudinei Fermino – UELElisângela dos Santos – UNIOESTE

Capa – Alexandre Mendes dos ReisFoto da Capa – Cezar PilattiRevisor – Maurício TosiEditoração – Editora Progressiva Ltda.

0. pretextuais.indd ii0. pretextuais.indd ii 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 3: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

iii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Universidade Federal do Paraná Políticas Públicas no Estado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos / organizadores: Blênio César Severo Peixe, ... [et al] – 2008. Editora Progressiva, 2008 – V grafs., tabs. vol. 1

1. Políticas públicas – Paraná (PR). 2. Administração Pública – Paraná. I. Peixe, Blênio César Severo

CDD 353.98162

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou informação computadorizada, sem permissão por escrito da Universidade Federal do Paraná. A violação dos direitos dos autores (Lei n.o 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

FICHA CATALOGRÁFICA

0. pretextuais.indd iii0. pretextuais.indd iii 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 4: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

iv

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

“Todas as atividades humanas são condicionadas pelo fato de que os homens vivem juntos, mas a ação é a única que não pode seque ser imaginada fora da sociedade dos homens. A atividade do labor não requer a presença de outros, mas um ser que laborasse em completa solidão não seria humano e sim um animal laborans no sentido mais literal da expressão (...) Só a ação é prerrogativa exclusiva do homem: nem um animal, nem um deus é capaz de ação e só a ação depende inteiramente da constante presença dos outros.”

HANNAH ARENDT

“(...) a busca ativa e contínua pela excelência será um clima organizacional, no qual as pessoas possam crescer e se desenvolver, no qual a capacidade criativa possa ser expandida e no qual as necessidades pessoais dos indivíduos de ampliar e transformar em realidade seus próprios potenciais possam ser atingidos significativamente no próprio ambiente de trabalho.”

RICHARD BECKHARD

Pensamentos

0. pretextuais.indd iv0. pretextuais.indd iv 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 5: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

v

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Agradecimentos

Ao Governo do Estado do Paraná, pela realização deste projeto, incluindo-o como prioridade nas Políticas Públicas de qualifi cação do quadro de Servidores do Estado do Paraná.

Às Secretarias de Estado da Administração e da Previdência – SEAP e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, por terem viabilizado as condições e recursos para a concretização da proposta.

À Escola de Governo do Paraná, pelo pioneirismo, iniciativa e apoio na elaboração e implementação de cursos desta natureza.

Às Universidades Estaduais (UEPG, UEM, UEL, UNIOESTE) e à UFPR, pelas parcerias públicas realizadas.

Aos professores dos cursos e palestrantes convidados, por compartilharem seus conhecimentos, contribuindo para o aprimoramento dos alunos.

Aos servidores técnicos e administrativos das Universidades e da Escola de Governo, pelo comprometimento, dedicação e contribuições no desenvolvimento dos trabalhos.

Aos Órgãos do Governo do Estado, que contribuíram com a execução do Curso, liberando e incentivando seus servidores para a capacitação.

Às Instituições e Órgãos que permitiram a concretização das pesquisas e desenvolvimento dos trabalhos.

E, aos Coordenadores, pela concepção, organização, planejamento e execução das atividades.

0. pretextuais.indd v0. pretextuais.indd v 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 6: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

vi

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

0. pretextuais.indd vi0. pretextuais.indd vi 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 7: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

vii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

PrefácioTenho a imensa satisfação de prefaciar esta publicação, porque tenho em

mente fomentar efusivamente a este tipo de iniciativa. Ela guarda, como pano de fundo, o compromisso com a pesquisa e a elaboração própria, atividades que marcam de maneira inteligente para aprender bem. Sempre batalhei em favor desta idéia, porque imagino que está no centro das propostas adequadas de processos formativos. Entre nós, impera ainda a tendência instrucionista, focada na aula reprodutiva de conteúdos, como se conhecimento pudesse ser “transmitido”.

Todos sabemos que conhecimento se constrói, desconstrói e reconstrói ad infi nitum. Nossa mente não funciona como xérox da realidade. Ao contrário, fabrica dela uma imagem construída, interpretada, auto-referente, na condição de sujeito ativo. A realidade externa não depende da mente para existir, obviamente; mas, a realidade que temos na mente é reconstruída. Por isso, propostas movidas pela cópia, instrução, treinamento, se esvaem em trejeitos repetitivos que coíbem processos formativos mais profundos.

Pesquisa possui dois horizontes interligados e cruciais. De um lado, coloca o desafi o metodológico, que se resume em como fazer ciência com método adequado; tem-se em vista aí a qualidade formal de textos bem feitos e que possam merecer a atenção dos leitores. De outro, coloca o desafi o da qualidade política, expressão da cidadania que sabe pensar. Pesquisa, assim, não apenas sustenta procedimentos metodológicos adequados. Sobretudo, aparece na cena como proposta formativa.

Ressalta-se aí o lado pedagógico da pesquisa. De fato, quem pesquisa bem, aprende a ler autores mais criticamente, reconstrói conceitos e categorias com maior autonomia, prefere a autoridade do argumento ao argumento de autoridade, busca fundamentar o que diz sem pretender fundamento último, habitua-se a escutar os outros com atenção e a responder civilizadamente, ou seja, com contra-argumentos, acima de tudo aprende a autoquestionar-se.

Questionar é importante, mas autoquestionar-se é a razão maior de ser de tais processos formativos. Na prática, fomenta-se no estudante um tipo de autonomia que sabe conviver com outras autonomias. Ninguém é dono da verdade. Por defi nição, pesquisador não é dono da verdade. Pesquisa porque tem dúvidas, percebe lacunas em outras teorias, contesta idéias fi xas, abre novos caminhos. Principalmente, quem pesquisa aprende que toda pesquisa é apenas um passo a mais, jamais o último passo.

0. pretextuais.indd vii0. pretextuais.indd vii 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 8: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

viii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Neste contexto, este tipo de visão pretende formar técnicos que sejam capazes não só de brandir com desenvoltura o método científi co. Quer muito mais que isto, já que isto é meio. O objetivo maior é promover técnicos cidadãos, no sentido da habilidade de questionar e principalmente de se autoquestionar. Porquanto, que não sabe pensar, acredita no que pensa. Quem sabe pensar, questiona o que pensa. É fundamental hoje em dia combinar o experto com o cidadão, em nome de uma democracia mais qualitativa, composta de gente que sabe pensar.

Note-se ainda nos textos a preocupação com a atualização dos estudantes, tendo em vista os desafios do século XXI. Os textos comuns continuam importantes, mas vão entrando no cenário textos digitais, dominados pela imagem e animação, permitindo uma gama muito mais ampla de expressão humana e social. Por isso, novas tecnologias não são apenas meios para pesquisa, são, elas mesmas, alfabetização, no sentido de iniciação cada vez mais compulsória na vida de hoje. Esta perícia é exigência importante de toda proposta formativa que busque ser justa com as expectativas inovadoras do futuro.

O texto tradicional é linear, porque se prende a uma ordem prévia rígida: de cima para baixo, da esquerda para a direita, palavra por palavra, linha por linha, página por página. Já textos digitais, dominados pela imagem e animação, não possuem centro nem hierarquias, são fl uidos e fl exíveis, nada é predeterminado. São mais propriamente não lineares, mais próximos das habilidades mentais semânticas, para além da sintaxe (gramática).

Na prática, não buscamos inventar pesquisadores profi ssionais, mas profi ssionais pesquisadores, ou seja, profi ssionais que lancem mão da pesquisa como estratégia de renovação permanente de sua profi ssão. Os conteúdos desaparecem no tempo. Mais importante que guardá-los, armazená-los, memorizá-los, é saber renová-los. O resultado concreto seria o fomento a profi ssionais que todo dia, ininterruptamente, sabe questionar-se sobre sua própria profi ssão. Nada é, hoje, mais profi ssional que saber aprender.

Professor Doutor Pedro Demo - UnB, 2008.

0. pretextuais.indd viii0. pretextuais.indd viii 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 9: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

ix

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

ApresentaçãoO resultado da união de esforços e incentivo na busca dos conhecimentos

para o desenvolvimento de estudos, contando com as experiências dos coordenadores, orientadores, professores e alunos. Que se dedicaram com afi nco para preparar estes conteúdos trazendo contribuições relevantes para fortalecer as iniciativas e propostas de projetos as instituições públicas no Estado do Paraná.

Esta experiência pioneira que nasceu a partir da formação de parcerias PP(público-público) liderada pelo Governo de Estado, através das Secretarias de Estado da Administração e Previdência, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado, das Universidades Estaduais (UEM, UEL, UEPG, UNIOESTE) e da Universidade Federal do Paraná. A iniciativa e concepção deste livro, contendo os resumos de todos os trabalhos das turmas de 2006, apresentados ao fi nal da conclusão do Curso Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, no estado do Paraná vem de encontro à consolidação das propostas e estudos, que apresenta a temática da gestão pública.

Os representantes da Escola de Governo que coordenaram as reuniões, com a participação das IES e das Secretarias de Estados do Governo do Estado do Paraná, visando à formação do núcleo estratégico de formuladores e gestores de políticas públicas para atender as demandas do governo do estado, na defi nição, concepção, implementação, acompanhamento e avaliação.

O resultado da conjunção de esforços está refletido, nesta obra que abrange um leque de contribuições, em nove áreas da gestão pública, caracterizadas pelo envolvimento diuturno dos autores e co-autores, refl etido nas funções públicas e experiências do trabalho prestado a sociedade paranaense. Inicialmente, estão reunidos os resumos dos trabalhos na área da Educação, distribuídos em diversos temas com contribuições que vão desde os estudos sobre a leitura pública a valores no ambiente escolar. Na seqüência destacam-se contribuições ainda vinculadas ao tema Educação, porém voltadas ao Ensino Superior. Foram reunidos estudos relativos às áreas de Justiça e Cidadania e Segurança Pública. Contribuições nas áreas de: Saúde; Trabalho, Emprego e Promoção Social; Agricultura; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Administração e Previdência e, por derradeiro, Administração Financeira, Orçamentária e Patrimonial.

Ademais, apresentamos e enfatizamos aos interessados para que compartilhem das propostas e estudos relatados no decorrer desta obra.

Os Organizadores

0. pretextuais.indd ix0. pretextuais.indd ix 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 10: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

x

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

0. pretextuais.indd x0. pretextuais.indd x 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 11: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xi

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Capítulo 1 Educação

Capítulo 2 Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Capítulo 3 Justiça e Cidadania

Capítulo 4 Segurança Pública

Capítulo 5 Saúde

Capítulo 6 Trabalho, Emprego e Promoção Social

Capítulo 7 Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Capítulo 8 Administração e Previdência

Capítulo 9 Administração Financeira, Orçamentária e Patrimonial

Sumário

0. pretextuais.indd xi0. pretextuais.indd xi 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 12: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

0. pretextuais.indd xii0. pretextuais.indd xii 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 13: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xiii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Expediente / ii

Ficha Catalográfi ca / iii

Pensamentos / iv

Agradecimentos / v

Prefácio / vii

Apresentação / ix

Capítulo 1 Educação

Uma Nova Proposta Para Orientar a Politica Educacional no Combate à Evasão Escolar do Ensino Médio do Município de Curitiba / 3

Leitura Pública: Um Estudo de Caso na Biblioteca Pública do Paraná / 4

Capital Social e Educação Ambiental: Ferramentas de Tecnologia Social para Educadores do Ensino Fundamental e Médio no Paraná / 5

Uma Contribuição de Estudo para Criação de Modelo que Padronize e Oriente a Gestão de Custos no Ensino Fundamental do Estado do Paraná / 6

Proposta de Estudo para Desenvolver a Competência Lingüística-Textual dos Servidores Públicos: Um Desafi o para as Escolas de Governo / 7

Controle Administrativo na Educação: Apontamentos sobre Sistema de Controle Interno da Escola Pública do Paraná / 8

A Distância Entre a Formação Inicial de um Candidato a Gestor Escolar e o que se Exige Dele no Efetivo Exercício da Função - Uma Proposta de Formação para Gestores Escolares na Rede Pública Estadual no Paraná / 9

A Escola em Tempo Integral como Alternativa para a Melhoria da Qualidade do Ensino Público no Município de Londrina / 10

A Gestão Autônoma nas Escolas Públicas e o Papel do Diretor: Uma Refl exão / 11

Gestão Democrática da Escola Pública / 12

Gestão Democrática Escolar e a Participação do Conselho Escolar: Uma Refl exão / 13

Sumário Detalhado

0. pretextuais.indd xiii0. pretextuais.indd xiii 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 14: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xiv

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Gestão Democrática e a Participação dos Pais: Um Estudo de Caso / 14

Estudo de Proposta para o Sistema Educacional no Estado do Paraná: Destacando as Noções de Cidadania na Rede Pública de Ensino Fundamental sob a Ótica dos Direitos Humanos e da Transversalidade / 15

Estudo da Efi ciência das Salas de Apoio à Aprendizagem no Enfrentamento do Fracasso Escolar na 5.a Série em 2006 - Escolas Selecionadas do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Sul / 16

O Uso do Marco Lógico na Gestão do Conhecimento e do Capital Humano na Reitoria da Unioeste / 17

Estudo da Metodologia Adotada pela Pastoral da Criança nas Ações Voltadas à Comunidade: Uma Abordagem para a Comunidade Escolar de Curitiba / 17

Plano para Posicionar a Imagem do Valor da Unioeste Perante a Comunidade / 18

Políticas de Formação Continuada de Professores e as Práticas na Modalidade de Educação a Distância / 20

Professores e Escola Diante da Inclusão: Imposição ou Possibilidade? / 21

Tecnologia na Educação Pública: Uma Refl exão sobre as Políticas e os Elementos de sua Sustentação no Cotidiano Escolar / 22

Tecnologia da Informação: Um Estudo Exploratório Sobre o Conhecimento das Ferramentas da Tecnologia no Processo Ensino Aprendizagem - Estudo de Caso no Colégio Estadual do Paraná / 23

Um Olhar sobre o Emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão da Educação Pública - O Cenário da Migração para Políticas de Inovação / 24

Uma proposta para Implantação de um Sistema de Instrução à Distância na PMPR / 25

Valores no Ambiente Escolar: Um Estudo de Caso / 26

Capítulo 2 Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos: Gerenciando Difi culdades e Defi nindo Possibilidades em um Setor Estratégico para Instituições Universitárias / 29

Incubadora Tecnológica de Estado: Uma Contribuição ao Modelo de Escola de Governo no Paraná / 30

Planejamento e Controle na Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Maringá - UEM / 31

Política Multicampi da UEPG: Um Estudo de Caso / 32

Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade Estadual de Ponta Grossa sob a Perspectiva dos Servidores / 33

0. pretextuais.indd xiv0. pretextuais.indd xiv 7/8/2008 09:07:497/8/2008 09:07:49

Page 15: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xv

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Capítulo 3 Justiça e Cidadania

Avaliação da Política de Quotas da Universidade Estadual de Ponta Grossa: Uma Proposta Metodológica / 37

Estudo do Custo do Adolescente em Confl ito com a Lei sob Regime de Internação, no Estado do Paraná, com Base na Metodologia Proposta pela UNICEF - Ano de 2006 / 38

Formulação de Critérios para Verifi car a Acessibilidade de Candidatos à Reserva de Vagas para Afrodescendentes em Concursos Públicos no Estado do Paraná / 39

Políticas Públicas: Um Desafi o na Construção e Implementação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Estado do Paraná / 40A Responsabilidade Civil e os Crimes de Trânsito / 41Viabilidade da Adoção do Código de Ética para o Servidor Público do Estado do Paraná / 42

Capítulo 4 Segurança Pública

Ação Comunitária e Imagem Institucional: O Caso do Projeto POVO da PMPR na Cidade de Maringá / 45 Ação Institucional e Imagem Percebida: Uma Análise da Corporação do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão / 46Anatomia de um Confl ito: As Ações e Reações dos Agentes Penitenciários e do Governo do Estado do Paraná à Implantação da Nova Escala de Trabalho / 47 Uma Ferramenta para Análise dos Acidentes de Trânsito na Cidade de Toledo - PR / 48Estudo do Projeto POVO: Avaliação do Desempenho da Polícia Militar na Visão de Polícia Comunitária na Cidade de Curitiba / 49 Estudo de Política Pública para Prevenção contra Incêndio pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em Curitiba / 50Proposta de Metodologia para o Desenvolvimento de um Sistema de Gestão para Instituto de Medicina Legal / 51A Mídia e Seus Efeitos sobre o Medo Social / 52Projeto POVO: Uma Visão Crítica / 53O Relacionamento do Policial Militar com a Comunidade / 54Estudo da Auto-Estima do Policial Militar no Comando do Policiamento da Capital e Refl exos no Atendimento ao Público / 55O Serviço de Prevenção contra Incêndios na Cidade de Maringá à Luz do Direito Administrativo / 56Tratamento Digno e Observância dos Direitos Individuais. Os Dois Lados de Uma Só Realidade - As Possíveis Razões da Convivência Pacífi ca entre Presos e Agentes Penitenciários no Âmbito da Penitenciária Estadual de Maringá / 57

0. pretextuais.indd xv0. pretextuais.indd xv 7/8/2008 09:07:507/8/2008 09:07:50

Page 16: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xvi

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Capítulo 5 Saúde

Sistema Único de Saúde: Uma Contribuição de Estudo Para Análise do Ambiente Organizacional com Enfoque na Socialização do Conhecimento e Aprendizagem dos Profi ssionais de Saúde do Hospital Regional da Lapa – São Sebastião / 61

Análise da Necessidade de Implantação de Unidade Feminina de Dependência Química no Hospital Colônia Adauto Botelho / 62 Avaliação dos Pólos de Educação Permanente de Saúde do Paraná: Entre Políticas e Práticas / 63A Inclusão Social pelo Trabalho das Pessoas Portadoras de Transtorno Mental: Um Desafi o para as Políticas Públicas de Saúde Mental e do Trabalho, Emprego e Geração de Renda / 64Indicador de Satisfação como Critério de Qualidade no Atendimento Terciário do Sistema de Saúde da Polícia Militar do Paraná / 65Uma Discussão Sobre a Inserção do Centro Psiquiátrico Metropolitano na Reforma Psiquiátrica / 66 Estratégia de Ação de Vigilância Sanitária em Hospitais: O Caso da 12.a Regional de Saúde em Umuarama / 67Estratégias para Organização da Assistência Farmacêutica da Farmácia Especial / 67Informação como Instrumento de Planejamento e Controle Social no Consórcio Intermunicipal de Saúde - AMERIOS / 68

Proposta de Estudo para Implantar Programa de Saúde Ocupacional aos Servidores Públicos do Estado do Paraná - Dicotomia com o Serviço Privado e as Alternativas para Adequação / 70Práticas de Humanização: Acolhimento com Avaliação e Classifi cação de Risco no Pronto Socorro do Hospital Zona Sul de Londrina / 71 Estudo Exploratório da Gestão da Política para Produção de Hemocomponentes no Paraná - Dicotomia entre o Público e o Privado / 72Roteiro para Identifi cação de Variáveis de Gestão para Clínicas Odontológicas Universitárias / 723Proposta para Melhoria dos Instrumentos de Controle na Fiscalização de Indústrias de Alimentos nos Municípios de Área de Abrangência da 3.a Regional de Saúde / 74

Capítulo 6 Trabalho, Emprego e Promoção Social

Projeto de Melhoria na Qualidade de Vida dos Servidores do Hospital Regional da Lapa São Sebastião / 77

A Criança e o Adolescente em Situação de Trabalho Infantil na Região Metropolitana de Maringá: Perspectivas de Erradicação e a Efi ciência das Políticas Públicas / 78

0. pretextuais.indd xvi0. pretextuais.indd xvi 7/8/2008 09:07:507/8/2008 09:07:50

Page 17: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xvii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Fortalecimento da Função Avaliação de Políticas Públicas: Estudo de Caso do Processo de Avaliação da Política de Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná / 79

Estudo da Concepção da Política Pública de Assistência Social e o Papel do gestor: Duas Lógicas em Descompasso na Região de Guarapuava / 80

Políticas de Seguro-Desemprego: Uma Avaliação do Desempenho da Agência do Trabalhador em Ponta Grossa 2005-2006 / 81

Estudo de Proposta para a Pesquisa Mensal de Emprego: Contrato em Regime Especial para Entrevistadores de Campo / 82

Estudo de Proposta como Contribuição para Sistematização do Processo de Comunicação na Secretaria de Comunicação Social do Governo do Paraná / 83

Capítulo 7 Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Adaptação de Ferramentas de Avaliação para Programas Públicos do Setor Agropecuário Paranaense / 87 Uma Contribuição para o Estudo sobre o Cultivo de Tomate na Região Metropolitana de Curitiba - Proposta de Sustentabilidade / 88 Proposta de Política de Assistência Técnica Agrícola: Um Desafi o a Técnicos e Agricultores / 89 Estudo da Cadeia Produtiva do Mel no Contexto da Apicultura Paranaense - Uma Contribuição para a Identifi cação de Políticas Públicas Prioritárias / 90 Estudo para Implantação do Cadastro Técnico Rural para Conhecimento da Real Estrutura Fundiária dos Municípios da Região do Vale da Ribeira do Estado do Paraná / 91 Estudo para o Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Abordagem sobre Aspectos de Acondicionamentos, Coleta, Transporte e Destinação Final no Estado do Paraná / 92Proposta de um Estudo de Política Pública para Conservação e Uso da Floresta Ombrófi la Mista / 93

Capítulo 8 Administração e Previdência

Estresse, a Infl uência no Desempenho dos Profi ssionais Integrantes das Carreiras de Fiscalização, Polícia Militar e Civil no Estado do Paraná: Um Estudo de Caso / 97A Gestão de RH no Setor Saúde: Administração de Pessoal ou Desenvolvimento de RH? / 98O Impacto da Digitalização dos Documentos Fiscais sobre as Atividades do Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná / 99A Implantação da Qualidade Total: Estudo Protótipo em um Órgão Público e em uma Empresa Privada / 100Modalidades de Licitação, Pregão Eletrônico: Exigências, Vantagens e Inovações Decorrentes do Decreto n.o 5.450/2005 / 101

0. pretextuais.indd xvii0. pretextuais.indd xvii 7/8/2008 09:07:507/8/2008 09:07:50

Page 18: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

xviii

Gestão de Políticas Públicas no Paraná

Plano de Avaliação de Desempenho do Servidor Público do Instituto de Saúde do Paraná / 102O Princípio da Efi ciência na Administração Pública: Propostas para a Otimização da Cobrança Judicial da Dívida Ativa / 103Proposta para Reestruturação Organizacional e Funcional do Detran/PR: Um Estudo de Caso / 104Servidor na Administração Pública: Um Estudo de Caso na Universidade Estadual de Londrina / 105Utilização de Piscinas Públicas: Um Estudo da Situação no Estado do Paraná / 106Políticas Públicas Habitacionais: Um Estudo de Caso no Município de Campo Largo - Paraná / 107

Capítulo 9 Administração Financeira, Orçamentária e Patrimonial

Uma Contribuição para o Estudo da Legalidade das Taxas que Compõem o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná / 111

Criança, Adolescente e Políticas Públicas - Um Enfoque no Planejamento Orçamentário da Cidade de Maringá / 112

Gestão Democrática e Controle Social dos Recursos Financeiros Destinados às Escolas Estaduais do Paraná - Fundo Rotativo / 113

Custo-Benefício: A Efi ciência e a Efi cácia na Aplicação dos Recursos das Delegacias Regionais e Municipais Não-Sedes de Comarca do Estado do Paraná - 2005 / 114

A Operacionalização do Orçamento do Corpo de Bombeiros: O Estudo de Caso da Unidade do Município de Sarandi / 115

Gestão de Patrimônio - Sistema de Controle Físico e Funcional de Bens no Setor Público no Departamento de Estradas de Rodagem no Estado do Paraná / 116

Proposta de Modelo para o Sistema de Auditoria Orçamentária e Financeira na Polícia Militar do Paraná / 117

Gestão Orçamentária e Financeira na Polícia Militar do Paraná: Análise da Estrutura e Proposta de um Modelo / 118

0. pretextuais.indd xviii0. pretextuais.indd xviii 7/8/2008 09:07:507/8/2008 09:07:50

Page 19: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

1Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Educação

Capítulo 1

1. livroderesumos.indd 11. livroderesumos.indd 1 7/8/2008 09:08:277/8/2008 09:08:27

Page 20: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

2

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 21. livroderesumos.indd 2 7/8/2008 09:08:277/8/2008 09:08:27

Page 21: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

3Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

UMA NOVA PROPOSTA PARA ORIENTAR A POLITICA EDUCACIONAL NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Asteclinio da Silva Ramos Junior - [email protected]

Sandra Cristina Petermann - [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Este trabalho vem contribuir para o avanço na formulação de políticas públicas educacionais, no que diz respeito à valorização do ensino público para o aluno que cursa a etapa final da educação básica – “Ensino Médio”, buscando a eficácia no combate à evasão. Discute-se as relações entre as metodologias de ensino, a formação do profissional da educação e o comprometimento da família com a evasão escolar. Resgate-se um pouco da historia da educação, observando-se como as políticas educacionais têm sido desenvolvidas historicamente, os problemas e as reformas que têm sofrido. Acrescentam-se pensamentos dos teóricos comprometidos com a educação. Realiza-se um levantamento de informações a partir de dados recentes sobre o rendimento escolar dos alunos desta etapa de ensino, tomando como base os colégios do município de Curitiba. Esta analisa é realizada à luz das políticas que estão sendo desenvolvidas para o combate à evasão escolar no Estado do Paraná. Apresenta-se uma proposta para orientar a política educacional no combate à evasão escolar na melhoria da qualidade do ensino público.

Palavras-chave: política educacional; evasão escolar; ensino médio.

1. livroderesumos.indd 31. livroderesumos.indd 3 7/8/2008 09:08:277/8/2008 09:08:27

Page 22: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

4

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

LEITURA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Bernadette Trzeciak de Oliveira - BPP [email protected] Marta Sienna - BPP

[email protected]ênio César Severo Peixe - ufpr

[email protected]

RESUMO

O trabalho aqui apresentado procura situar primeiramente as políticas públicas no Brasil dentro do contexto da biblioteca pública. Faz isso passando pela história da leitura no país que, comprovadamente, se junta ao fato de o mesmo ser constituído, em sua grande maioria, por pessoas consideradas como maus leitores, analfabetos funcionais e, até mesmo, como analfabetos. Um dado nem tanto alarmante, visto que o Brasil é um país sem trajetória de leitura desde seu descobrimento, onde a oralidade é mais importante do que a escrita para o seu povo. O Brasil firmou-se como um país em que a informação gratuita disponibilizada ao povo demorou muito. A preservação do acervo existente e o surgimento das bibliotecas mais popularizadas fazem parte da história cultural recente, mais acentuadamente a partir da década de 60. É nesta década que a Biblioteca Pública do Paraná dá um salto ao futuro no desenvolvimento de seu acervo, depois que sua sede se solidificou, em 1958. No entanto pairam dúvidas sobre qual seria o real leitor da biblioteca pública, o que este leitor vem procurar mais precisamente e com que assiduidade. Neste trabalho, ora apresentado, pesquisou-se e estudou-se justamente sobre quem é o usuário da Biblioteca Pública do Paraná, que tipo de informação ele vem buscar, o que ele gosta de ler. Assim, com dados extremamente importantes e reais, a BPP poderá pautar, após a leitura deste estudo, suas atividades e ações direcionadas ao real público que lá se encontra todos os dias. E, aos interessados e estudiosos no assunto, este trabalho oferece subsídios para delinear com segurança as políticas públicas para a leitura pública e para as bibliotecas deste país.

Palavras-chave: leitura pública; políticas de leitura; leitura; práticas culturais.

1. livroderesumos.indd 41. livroderesumos.indd 4 7/8/2008 09:08:277/8/2008 09:08:27

Page 23: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

5Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL FERRAMENTA DE TECNOLOGIA SOCIAL PARA

EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO PARANÁ

Élio Nicolau Fritzen – SESA [email protected] Pietsch – SEED [email protected]

Terezinha Macena de Freitas – SEED [email protected]

Rosana Katia Nazzari – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

Colocar na pauta de discussões de entidades internacionais a perspectiva de construção de uma sensibilização para as questões relacionadas à preservação ambiental é de suma importância, perspectiva na qual uma das diretrizes seria a educação ambiental em todas as escolas. Neste sentido, o presente estudo abrange o Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, como projeto piloto para que se possa configurar um parâmetro de análise e, posteriormente, ampliar para as demais instituições de ensino da rede pública e particular da cidade de Cascavel, no estado do Paraná. Espera-se desencadear um processo de sensibilização dos educadores do colégio; posteriormente, iniciar este trabalho de conscientização entre os alunos, visando ao desenvolvimento humano e ambiental na cidade de Cascavel. Com o aperfeiçoamento deste instrumento pode ampliar sua aplicabilidade para outras escolas no Estado do Paraná.

Palavras-chave: capital social; educação ambiental; ensino fundamental.

1. livroderesumos.indd 51. livroderesumos.indd 5 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 24: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

6

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

UMA CONTRIBUIÇÃO DE ESTUDO PARA CRIAÇÃO DE MODELO QUE PADRONIZE E ORIENTE A GESTÃO DE CUSTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO

PARANÁ

Carlos Meireles dos Santos - [email protected]

Dino Osmar Ribas Pereira - [email protected]

Blênio César Severo [email protected]

RESUMO

Este trabalho é um experimento que versa sobre a possibilidade de se consolidar uma ferramenta para as Escolas Públicas, que seja um modelo a ser padronizado, de forma que se possa obter o Custo Aluno. Modelo de ajuste para o desenvolvimento de ferramenta auxiliar na gestão escolar. Informar as condições necessárias para os agentes públicos gerenciarem os recursos aplicados. Demonstrar as formas de alocação de custos para verificar a efetividade de ações contínuas no desenvolvimento do Ensino Público oferecido no Estado do Paraná. Consolidação de informações e dados coletados nas unidades escolares com apresentação de planilhas para sistema de custo apropriado. Os principais resultados obtidos com esta ferramenta são as demonstrações do custo médio por aluno nas unidades pesquisadas, a verificação da ociosidade e da exaustão interferindo no custo, a verificação de que é importante implementar algumas necessidades de forma experimental como a manutenção preventiva, considerar as transferências para o livro didático e transporte escolar e rediscutir a questão da depreciação e avaliação do patrimônio a fim de que se possa dar continuidade a este trabalho de pesquisa.

Palavras-chave: gestão de custos; escola pública; ensino.

1. livroderesumos.indd 61. livroderesumos.indd 6 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 25: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

7Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROPOSTA DE ESTUDO PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA LINGÜÍSTICA-TEXTUAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS: UM DESAFIO PARA AS

ESCOLAS DE GOVERNO

Claudia Cristina Muller - [email protected]

Denise Fukumi Tsunoda - [email protected]

RESUMO

Este trabalho aborda aspectos da Lingüística Textual a partir dos referenciais dialógicos e interacionistas da linguagem, apoiados em Bakhtin e em outros lingüistas contemporâneos como Austin, Peirce e Halliday, bem como numa concepção construtivista, sociointeracionista e libertária da educação, inspirada em Vygotsky e Paulo Freire. Estas teorias permitem conceber e concretizar a noção de interação e contextualização, em diferentes níveis intra e extratextos. O trabalho destaca o desafio das Escolas de Governo como formadoras e impulsoras do desenvolvimento integral dos servidores públicos, que têm como função, dentre outras, desenvolver a competência lingüística-textual dos servidores, transformandoos em leitores críticos e criativos. Nesse sentido, propõe trabalhar o texto numa concepção integradora, construcionista e crítica, compondo a leitura com outros textos (intertextualidade), comparando com os seus próprios textos e seus referenciais (conhecimento de mundo). Também busca observar as diferenças de tratamento do assunto nos textos (intencionalidade) e compreender as raízes dessas diferenças, repensar com espírito crítico e criatividade, reelaborar os conceitos e ter uma nova percepção de mundo (leitura crítica), e trabalhar certas propriedades dos textos, de maneira a perceber como suas partes se amarram (coesão), como suas idéias se articulam (coerência) e de que modo se dá a sua seqüência (progressão). Desta forma, os leitores serão capazes de fazer referências e ver implicações, julgar validade, qualidade, eficiência ou adequação dos textos, de forma que melhores padrões de pensamento e de atividades serão adquiridos. O presente trabalho mostra as possibilidades de desenvolver a competência lingüística-textual por meio de estratégias eficazes de leitura, num processo de atribuição de sentidos aos textos.

Palavras-chave: competência lingüística; leitura crítica; servidores públicos.

1. livroderesumos.indd 71. livroderesumos.indd 7 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 26: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

8

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

CONTROLE ADMINISTRATIVO NA EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO

PARANÁ

Wilson Rodrigues Martins - [email protected]

Paulo Moreira da Rosa - [email protected]

RESUMO

A escola constitui um instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania, pois, por meio dela, há condições de desenvolver um processo educacional, articulado com as forças vivas da sociedade, que assegure a democracia no interior das escolas. Assim, pais e alunos podem participar ativamente na gestão escolar, criando espaços para a emancipação política de uma parcela maior da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo sugerir o aprimoramento do sistema de controle interno da escola pública do Estado do Paraná dando ênfase nos resultados. Discute algumas questões externas que interferem na educação e busca fundamentar, através de um resgate histórico, a evolução dos sistemas de controle público. Chama a atenção para a necessidade de promover a desmistificação da gestão na escola pública, traduzindo-a numa linguagem acessível a todos os cidadãos. Mostra ser imperativo para o exercício da democracia que o cidadão adquira o interesse pelas contas públicas, que didaticamente pode ser construído pela abertura da gestão da unidade escolar aos educandos. Como o foco do problema analisado é a escola pública do Estado do Paraná, são sugeridos alguns controles que podem levar à resultados mais satisfatórios. Aponta-se também uma série de deficiências que o sistema educacional público possui e que está além do alcance das melhorias que um bom sistema de controle interno pode trazer. Constata-se ainda que o serviço público, além de atender a população, também produz resultados econômicos para o Estado.

Palavras-chave: controle; escola pública; eficiência e eficácia.

1. livroderesumos.indd 81. livroderesumos.indd 8 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 27: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

9Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

A DISTÂNCIA ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE UM CANDIDATO A GESTOR ESCOLAR E O QUE SE EXIGE DELE NO EFETIVO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA GESTORES

ESCOLARES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO PARANÁ

Elza Camargo Rocha - [email protected] Carnieletto - SEED

[email protected]ênio César Severo Peixe - UFPR

[email protected]

RESUMO

O estudo trata da formação inicial e da capacitação continuada do gestor escolar da escola pública do Paraná. No decorrer deste estudo, ao se tentar demonstrar quem são os gestores escolares; o que fazem; como se preparam para a função; como se tornam gestores; qual a formação inicial do gestor escolar, como se dá o processo de formação continuada em serviço do mesmo; a quem se deve as mudanças estruturais na escola pública, fica evidenciado que o diretor da escola pública estadual vem sofrendo as conseqüências da falta de uma formação específica, para dar conta da diversidade de atividades a que estão submetidos esses profissionais no exercício de suas funções. Foi proposto o estabelecimento em legislação específica a obrigatoriedade do Estado em ofertar cursos de capacitação para formação de gestores e, a obrigatoriedade dos gestores na participação desses cursos.

Palavras-chave: gestão escolar; formação de gestores; capacitação.

1. livroderesumos.indd 91. livroderesumos.indd 9 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 28: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

10

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO

ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA

Ataíde Gonçalves - SEED ataidegonç[email protected]

Cileide Teixeira da Silva - [email protected]

Clara Mary Inahara da Silva - SEED [email protected]

Jorge Akira Oyama - [email protected]

José Carlos Rodrigues Pereira - SEED [email protected]

Maria de Fátima Sales de Souza Campos - [email protected]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção da comunidade escolar sobre os fatores que têm influenciado o baixo desempenho escolar dos alunos da rede pública estadual. O intuito é elencar idéias concretas e passíveis de serem aplicadas na melhoria da qualidade de ensino e elevação dos indicadores de aprendizagem das escolas públicas da rede estadual do município de Londrina e no Estado do Paraná. A metodologia empírica está alicerçada na aplicação de questionários para a comunidade de pais, alunos e professores das escolas públicas do município de Londrina, selecionados a partir de um processo de amostragem estratificada proporcional. Ao término do estudo constatou-se que há uma sintonia no que se refere à qualidade da educação: existe necessidade urgente de melhorias. Parte significativa dos entrevistados concorda que a escola deveria ter aulas em tempo integral para melhor atender seus alunos e que a melhoria da aprendizagem passa pelo aumento do tempo escolar. Como recomendação, sugere-se a criação de grupos de trabalho para analisar a viabilidade de implantação de projetos de ampliação do tempo escolar nas escolas públicas do Município de Londrina e, de maneira geral, em todo o Estado do Paraná, especialmente das escolas em tempo integral.

Palavras-chave: escola pública; aprendizagem; tempo integral.

1. livroderesumos.indd 101. livroderesumos.indd 10 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 29: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

11Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

A GESTÃO AUTÔNOMA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E O PAPEL DO DIRETOR: UMA REFLEXÃO

Rosemeire Aparecida Garcia Betiati - [email protected]

José Santo Dal Bem Pires - [email protected]

RESUMO

Mudanças vivenciadas na sociedade, principalmente nas décadas de 80 e 90, resultaram na trans nacionalização da economia, no intercâmbio de conhecimentos, em novos padrões sociais e culturais, com novas tecnologias da comunicação. Na educação, um efeito deste processo é o movimento de descentralização da gestão escolar. O presente artigo, com base na literatura da área, discute o conceito de descentralização que vem sendo proposto para a educação, junto com uma onda de reformas da gestão educacional no Brasil e em outros países que visam ampliar a participação comunitária na administração da escola e conseqüente autonomia da escola pública. Para se entender o papel do diretor nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de base conceitual para entender e situar o diretor nesse panorama que se coloca para a educação. Utilizaram-se também encaminhamentos definidos nos documentos produzidos a partir da discussão internacional sobre os rumos para a educação, principalmente os elaborados sob a coordenação da UNESCO, bem como da legislação educacional nacional e estadual. Nesse sentido, busca-se desenhar um breve painel a partir do qual as questões suscitadas possam iluminar as possíveis relações entre as recentes diretrizes internacionais para as políticas educativas e conseqüente influencia no perfil do diretor escolar nesse contexto, sem a pretensão de avaliar a implementação dessas políticas, visando ainda, contribuir com a discussão sobre a democratização da gestão educacional a partir dos resultados da pesquisa, colocando o diretor de escola pública no centro da discussão.

Palavras-chave: descentralização; gestão escolar; diretor de escola.

1. livroderesumos.indd 111. livroderesumos.indd 11 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 30: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

12

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA

Maria Lucia de Campos Gasperin – SEED [email protected]

Maria Margareth Alves – PCPR [email protected]

Selma Aparecida Melo – SEED [email protected]

Cláudio Antonio Rojo – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as causas que impossibilitam a gestão democrática da escola pública em relação a sua autonomia, participação e autocontrole. É sabido que a prática democrática só é possível quando todos participam, discutem e decidem o que fazer com compromisso, com missão definida, com objetivos sobre sua existência, público alvo e ambiente no qual está inserido, com implementação, ampliação do desenvolvimento educacional e através de uma construção coletiva, da autoridade através de uma construção coletiva e da autoridade compartilhada. Para aprimoramento da eficiência e da qualidade da educação pública a institucionalização da democracia torna-se uma força poderosa na forma de gerir as escolas. Nossa proposta é pois, desenvolver um Roteiro de Planejamento Estratégico que viabilize a Gestão Democrática na Escola Pública.

Palavras-chave: gestão democrática, prática pedagógica, planejamento estratégico.

1. livroderesumos.indd 121. livroderesumos.indd 12 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 31: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

13Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO

Luzia Buzo - [email protected]

Hilka Pelizza Vier Machado - [email protected]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar questões relacionadas à democratização da gestão escolar, assim como os meios e os conflitos gerados nesse processo, demonstrando a preocupação da escola pública em se firmar nos objetivos e práticas que a constituam em um espaço de construção da cidadania. Com isso, foca a Gestão Democrática, contando como um dos instrumentos de sua efetivação, o Conselho Escolar, como produto da dinâmica que mostra as relações de poder que ocorrem no interior da unidade escolar. Na metodologia, o fenômeno observado sobre a participação do Conselho Escolar, no contexto da Gestão Democrática; seguiu a estrutura de um estudo qualitativo, sob a forma de um estudo de caso, de cunho exploratório, que foi realizado em uma escola pública do Estado do Paraná, no município de Maringá. Os dados foram obtidos por meio de questionário, composto com perguntas abertas acerca da investigação, da organização e do funcionamento do Conselho Escolar. Os resultados evidenciam que a gestão democrática é atualmente um valor ainda não totalmente compreendido e incorporado à prática social, no interior da escola pública, constituindo-se, porém, em um recurso de participação humana e de formação para a participação efetiva nos moldes praticados na atualidade no interior da escola pública, que se almeja de qualidade.

Palavras-chave: gestão escolar; relações democráticas; participação; conselho escolar.

1. livroderesumos.indd 131. livroderesumos.indd 13 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 32: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

14

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS: UM ESTUDO DE CASO

Silvana Soares Siqueira Rocha - [email protected]

Hilka Pelizza Vier Machado - [email protected]

RESUMO

Transformações no sistema de ensino brasileiro têm gerado significativas mudanças de ordem cultural, econômica, social e política. Nesse sentido, o processo de ensino-aprendizagem revela uma série de dificuldades para tornar a escola um espaço privilegiado de produção e socialização do saber por meio de ações democráticas, visando a formação integral do indivíduo para o pleno exercício de sua cidadania. Para um bom desempenho escolar, escola e família exercem um papel importante. Este artigo apresenta um breve histórico de fatos relevantes para a construção do ensino público no Brasil, bem como uma reflexão sobre democracia e a relação que existe entre a escola e a sociedade. O principal objetivo deste estudo foi identificar formas de participação dos pais de alunos na gestão escolar, especialmente em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo de caso tendo como objeto de estudos uma escola pública do interior do estado do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado a pais de alunos regularmente matriculados em 15 turmas, sendo 10 do ensino fundamental e 5 do ensino médio, bem como aos professores (25) de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e ensino médio; aos pais de alunos e ao gestor escolar. A partir da análise dos resultados, verificou-se que a participação dos pais geralmente acontece mediante o convite da escola e não foi encontrada participação em relação ao projeto pedagógico. Um quadro síntese sobre as formas de participação de cada segmento é apresentado ao final.

Palavras-chave: escola pública no Brasil; gestão democrática; participação dos pais.

1. livroderesumos.indd 141. livroderesumos.indd 14 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 33: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

15Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTUDO DE PROPOSTA PARA O SISTEMA EDUCACIONAL NO ESTADO DO PARANÁ:

DESTACANDO AS NOÇÕES DE CIDADANIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA

DOS DIREITOS HUMANOS E DA TRANSVERSALIDADE

João Dario de Oliveira - SEJC [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo geral de contribuir com estudos para implementar ações colaborativas na área de ensino fundamental, visando difundir conceitos de direitos e deveres para os estudantes de nível fundamental. No levantamento bibliográfico, verificou-se que o ensino no Brasil vem lutando de reforma em reforma desde a época do descobrimento até os dias de hoje. Neste contexto de relações estabelecidas entre os agentes do processo educativo público do governo federal, estadual e municipal, tenta achar saída para a educação. O grande é o mistério que envolve as possíveis aberturas para a educação libertadora e cidadã. Sugerir a inserção de ética e cidadania na escola, trazer de volta estes valores e promover a paz nos relacionamentos aluno-aluno e aluno-professor. Na pesquisa bibliográfica e na análise das legislações sobre a educação, ficou demonstrado que existem pontos de estrangulamento no caminho da boa escola, sendo que a lei 5692/71, privilegiava a formação técnica no grau médio. A transformação ocorrida após a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando Leis e Estatutos como o da Criança e Adolescente. O estudo retrata a falta de uma diretriz geral para o ensino, com a revogação dos velhos Regimentos Escolares e a edição de um novo. Foram elaboradas propostas para implantar o “ programa Cidadania em Rede nas Escolas Públicas do ensino fundamental”, que visa resgatar valores perdidos ou nunca ensinados para os alunos, que hoje freqüentam os bancos escolares, sob considerável ignorância de direitos e deveres.

Palavras-chave: cidadania em rede; Transversalidade; ética e valores.

1. livroderesumos.indd 151. livroderesumos.indd 15 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 34: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

16

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DAS SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM NO ENFRENTAMENTO DO

FRACASSO ESCOLAR NA 5ª SÉRIE EM 2006 – ESCOLAS SELECIONADAS DO NÚCLEO REGIONAL DE

EDUCAÇÃO ÁREA METROPOLITANA SUL

Leia Molon Pires - SEED [email protected] Jungbluth - SEED

[email protected]ênio César Severo Peixe - UFPR

[email protected]

RESUMO

O projeto das Salas de Apoio à Aprendizagem teve início em 2004 por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação com o intuito de enfrentar o fracasso escolar na 5ª série. Porém, a metodologia utilizada na implantação e a estrutura escolar, revelaram que as salas de apoio foram pouco eficientes. Daí a intenção do presente trabalho, que a partir de autores consagrados, estuda a evolução do processo de aprendizagem e contribuir na construção de alternativas que garantam o sucesso escolar, especialmente na 5ª série do ensino fundamental. Os objetivos específicos que foram investigados são: estudo do processo de ensino aprendizagem a partir de autores consagrados; mapeamento, dentro do ambiente escolar, das dificuldades apresentadas pelos alunos quanto à aprendizagem; observação das metodologias propostas para a sala de apoio à aprendizagem e sugestão de novas possibilidades de trabalho, que podem ser alternativas que venham a reduzir o índice de reprovação. O resultado das salas de apoio não foi significativo. Constatou-se que os índices de aprovação oscilaram muito pouco ou quase nada. Talvez o empenho da Secretaria de Estado da Educação devesse encontrar alternativas diferentes para o enfrentar o fracasso escolar com eficácia.

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; fracasso escolar; salas de apoio.

1. livroderesumos.indd 161. livroderesumos.indd 16 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 35: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

17Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

O USO DO MARCO LÓGICO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL HUMANO NA

REITORIA DA UNIOESTE

Jandira Turatto Mariga – UNIOESTE [email protected]

Roseli Aparecida Valera Paris – UNIOESTE [email protected]

Silvia Inês Idalgo – UNIOESTE [email protected]

Rosana Kátia Nazzari – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

O estudo pretende trazer à tona discussão em torno do atual modelo de gestão universitária, no caso da UNIOESTE. Os resultados obtidos mostraram que o modelo utilizado não privilegia o capital humano localizado no segmento técnicoadministrativo, pois, embora titulados e com vasta experiência administrativa universitária, os cargos de chefia são normalmente delegados aos docentes com nenhuma ou pouca experiência administrativa. O estudo mostrou, também, que os gestores desconhecem o capital humano da instituição e, além de subutilizá-lo “desviam”, da sua principal função e vocação os docentes qualificados. O estudo teve como objetivos buscar, por meio da metodologia da aplicação da Árvore de Problemas verificar as deficiências na gestão do capital humano e, por meio do Marco Lógico, buscar alternativas de solução para essas deficiências, aplicável como ferramenta de gestão nas demais Universidades do Estado do Paraná.

Palavras-chave: marco lógico; gestão do conhecimento; universidade.

1. livroderesumos.indd 171. livroderesumos.indd 17 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 36: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

18

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DA METODOLOGIA ADOTADA PELA PASTORAL DA CRIANÇA NAS AÇÕES VOLTADAS

À COMUNIDADE: UMA ABORDAGEM PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DE CURITIBA

Maria Regina Domingues de Andrade - SEED [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

O presente trabalho consiste em um estudo que teve como interesse conhecer, analisar e avaliar a metodologia das ações voltadas às famílias e comunidades pela Pastoral da Criança, uma organização que vem desempenhando um papel de grande relevância na sociedade brasileira. Utilizou-se como referencial teórico os conceitos dos setores que compõem a organização da sociedade, especificamente, o Terceiro Setor no que se refere a sua organização, responsabilidade social e participação da sociedade civil. Realizou-se um breve resgate da história da Pastoral da Criança, suas características, metodologia adotada na sensibilização do trabalho voluntário, difusão do conhecimento e formação de redes sociais. A partir da avaliação da dinâmica do conjunto de ações práticas de interação entre a organização e a comunidade, da capacitação de seu voluntariado, dos projetos sociais com atividades de baixo custo com criatividade e mensuração do resultado social. Propor a aplicação do modelo semelhante da metodologia das ações sócioeducativas da Pastoral da Criança, para as comunidades escolares de Curitiba para assegurar a participação efetiva da família no acompanhamento do desempenho escolar de seus filhos. Constatou-se neste estudo que o acompanhamento das famílias e crianças em cada comunidade é um exemplo do que a sociedade organizada é capaz de fazer na busca de solução para os problemas sociais e educacionais.

Palavras-chave: terceiro setor; pastoral da criança; comunidade e escolar.

1. livroderesumos.indd 181. livroderesumos.indd 18 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 37: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

19Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PLANO PARA POSICIONAR A IMAGEM DO VALOR DA UNIOESTE PERANTE A COMUNIDADE

Onildes Maria Taschetto– UNIOESTE [email protected]

Carlos Paulo Duda – UNIOESTE [email protected]

Cláudio Antonio Rojo – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

A atual conjuntura politico-social, aliada a velocidade de mudanças tecnológicas, obriga qualquer organização a avaliar e repensar no produto ou serviço que queira continuar ofertando com sucesso. O propósito deste projeto está em propor planejamento estratégico enquanto instrumento de ação na elaboração de diagnóstico dos pontos fortes e fracos para o reposicionamento de imagem da UNIOESTE, junto aos públicos externo e interno e agregar valor a partir da evolução do egresso. Faz-se necessário considerar que as instituições de ensino superior estão sendo afetadas pela competitividade. Para obtenção dos resultados, o método adotado neste trabalho será a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, como métodos de abordagem e trabalho de campo, coleta de dados primários e secundários como métodos de procedimento. Com os resultados obtidos espera-se ser possível identificar a evolução profissional dos egressos e elaborar um plano de construção de imagem da UNIOESTE.

Palavras-chave: imagem, universidade, planejamento estratégico.

1. livroderesumos.indd 191. livroderesumos.indd 19 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 38: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

20

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS NA MODALIDADE DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Telma Regina dos Santos - [email protected]

Álvaro José Periotto - [email protected]

RESUMO

A evolução tecnológica da informática e das telecomunicações, que resultou a Internet e a Web, leva a uma reflexão crítica sobre o panorama educacional que ora se apresenta. A questão da informação, a produção do saber e a construção do conhecimento são relevantes e afetam o papel do professor. A Secretaria de Educação Continuada do Ministério da Educação e Cultura (SEC-MEC), através de parcerias com governos estaduais, universidades e outras instituições educacionais, elabora programas de formação continuada de docentes para o uso integrado das mídias e contribui para a disseminação da Educação a Distância (EAD) em processos de ensino e aprendizagem. O presente artigo tem seu foco no professor que, utilizando a Internet como instrumento de apoio pedagógico, renova sua prática e cria situações para desenvolver um processo de formação continuada. O estudo posiciona os problemas enfrentados pelos professores, que geralmente apresentam uma formação que não oferece sustentação adequada para enfrentar a realidade presente da escola e da sala de aula. Foram abordados dois cursos oferecidos pela SEC-MEC, visando fornecer elementos para transformar as práticas de ensino, desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução pela escola. A expectativa é que o presente estudo, caracterizado por abordagens direcionadas, possa contribuir de alguma forma para que os professores reflitam sua prática pedagógica e ajudem a implantar as políticas públicas educacionais, comprometida com uma escola pública de qualidade, promovendo a melhoria, a consolidação e o fortalecimento da educação.

Palavras-chave: educação a distância; educação continuada; políticas públicas para a Educação.

1. livroderesumos.indd 201. livroderesumos.indd 20 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 39: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

21Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROFESSORES E ESCOLA DIANTE DA INCLUSÃO: IMPOSIÇÃO OU POSSIBILIDADE?

Janeti Garcia - [email protected]ão Marcelo Crubellate

[email protected]

RESUMO

A inclusão de portadores de necessidades especiais é uma possibilidade que se abre para o aperfeiçoamento da educação escolar e para o benefício de todos os alunos com e sem deficiência. Depende, contudo, de uma disponibilidade interna para enfrentar as inovações e essa condição não é comum aos sistemas educacionais e aos professores em geral.. Os resultados da pesquisa realizada no Colégio Estadual Vera Cruz – Ensino Fundamental e Médio, de Mandaguari, indicaram que os professores declaram não estarem preparados para lidar com esta realidade, pois o Colégio não tem um projeto específico de inclusão, o que vem acarretando dificuldades como rigidez curricular, metodológica, avaliativa e falta de motivação por parte dos profissionais da educação. A implementação da inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação. A conjuntura aponta para a necessidade de o Estado comprometer-se com a inclusão, pois cabe ao poder público oferecer as condições que permitam a instrumentalização das escolas e dos profissionais que nela atuam. A presença de alunos em situação de deficiência nas classes comuns do ensino regular cada vez mais tem se tornado uma realidade, embora trabalhar com as diferenças em sala de aula sempre tenha representado um desafio para o professor.

Palavras-chave: inclusão escolar; formação de professores; dificuldades de implementação.

1. livroderesumos.indd 211. livroderesumos.indd 21 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 40: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

22

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS E OS ELEMENTOS DE SUA SUSTENTAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

Verdi das Graças Silva Curti - [email protected]

Álvaro José Periotto - UEM [email protected]

RESUMO

Uma conjunção de tecnologias lideradas pela informática e telecomunicações concorreu para que, junto com o processo de globalização, se chegasse ao uso da Internet, com a promoção de mudanças sociais, econômicas e culturais. Embora a Tecnologia Educacional não se resuma ao uso dos recursos das mídias digitais, para uma aprendizagem mais efetiva, a convergência das tecnologias da informática e das telecomunicações incontestavelmente sustenta as mudanças sociais e serve como referencial para a Educação. No Brasil, o marco deste processo se estabeleceu em 1997 com o PROINFO, um programa do governo federal para estimular o uso de computadores, com o propósito de fomentar mudanças no sistema público de ensino. O Paraná acompanhou este processo e algumas iniciativas do governo estadual tiveram forte repercussão, especialmente após o ano de 2001. Respondendo à intensificação das tecnologias digitais em todas as instâncias da sociedade, o governo paranaense está implementando esforços no sentido de modernizar as 2.100 escolas da rede pública até o final de 2006. Entretanto, a realidade presente é desafiante, já que menos de 5% das escolas do Estado do Paraná têm laboratórios de informática em pleno funcionamento. Através do resgate histórico e das discussões que envolvem o tema, o presente artigo pretende discutir os elementos de sustentação das políticas e os obstáculos que se antepõe ao projeto pedagógico no dia-a-dia da escola.

Palavras-chave: educação pública; tecnologia educacional; políticas e programas para a informática na educação.

1. livroderesumos.indd 221. livroderesumos.indd 22 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 41: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

23Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O CONHECIMENTO DAS FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA NO PROCESSO

ENSINO APRENDIZAGEM – ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Antônio Carlos da Conceição Marques - SEED [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O presente trabalho busca demonstrar um estudo para compreender o conhecimento dos professores sobre as ferramentas das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. O estudo partiu da pesquisa de que não há efetiva inserção das tecnologias nas Escolas Publicas, devido ao fato de apesar dos esforços dos governos e da sociedade não há resultados efetivos na disseminação das ferramentas tecnológicas para instrumentalizar o ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Buscou-se utilizar em nossa pesquisa a metodologia da pesquisa-ação e participantes com questionários direcionados para os professores do colégio estadual do Paraná. A analise do Projeto-Político Pedagógico do Colégio Estadual do Paraná. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de uma reformulação das Políticas Publicas em relação à formação e a capacitação dos professores. Apesar da boa vontade e de ter um Projeto Político Pedagógico voltado para uma pedagogia progressista, esta ainda necessita de muita reflexão e aprofundamento em sua construção e implementação. Destaca-se como os resultados obtidos, pode-se propor uma reformulação nas políticas publicas voltada para a implementação das tecnologias da informação nos ambientes escolares para viabilizar a inserção das ferramentas no processo de ensino-aprendizado dos alunos.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem; colégio estadual do Paraná;tecnologias da informação.

1. livroderesumos.indd 231. livroderesumos.indd 23 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 42: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

24

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

UM OLHAR SOBRE O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA – O CENÁRIO DA MIGRAÇÃO

PARA POLÍTICAS DE INOVAÇÃO

Marlene Quarelli - [email protected]

Álvaro José Periotto - [email protected]

RESUMO

Mudanças têm exigido dos profissionais da educação e provocado no professor, em especial, uma necessidade crescente de aperfeiçoamento contínuo. A educação à distância, popularizada pelo emprego da tecnologia como educação on line consolida-se como alternativa para socialização dos conhecimentos. Atualmente, entre os desafios das políticas públicas, não se encontram apenas as questões relacionadas com a ampliação do acesso aos computadores ou a capilaridade das redes, mas, sobretudo, o desenvolvimento de estratégias que regulem a eficiência e a qualidade dos conteúdos que são processados e disponibilizados para os setores distribuidores da informação. Contudo, isto se projeta num cenário em que os profissionais da educação - professores, agentes e gestores - convivem dificuldades tais como o invariável número reduzido de máquinas, a obsolescência destas para as atuais demandas, a defasagem também presente no preparo de pessoal para a execução eficiente dos procedimentos e, de outro lado, os acenos do avanço tecnológico, traduzindo-se em novas formas de comunicação, de acesso e de produção de conhecimento. Assim se estabelece uma questão central, que seriam alternativas que se colocam para o emprego das tecnologias de informação e comunicação a serviço da educação pública. O presente artigo pretende estabelecer algumas referências a respeito, especialmente num momento em que se migra para políticas de inovação. O trabalho apresenta ainda alguns aspectos de experiências de comunicação e informação no setor educacional, demonstrando alguns sites e portais do governo e esboçando aspectos pedagógicos fundamentais na organização e administração pública tendo a Internet como mídia principal.

Palavras-chave: educação pública; gestão da tecnologia de informação e comunicação; políticas de inovação.

1. livroderesumos.indd 241. livroderesumos.indd 24 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 43: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

25Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

UMA PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INSTRUÇÃO À DISTÂNCIA NA PMPR

José O. Novach – PMPR [email protected]

Renato Marchetti – PMPR [email protected]

Valmir de Souza – PMPR tenvalmir@ pm.pr.gov.br

Selmo J. Bonatto – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

Este trabalho apresenta uma proposta de educação continuada a distância baseada em tecnologias on-line e métodos pedagógicos modernos na Polícia Militar do Paraná. O perfil distinto de trabalho da PMPR em relação aos outros órgãos públicos, tendo em vista o caráter contínuo do atendimento, exige um compromisso cada vez maior com a formação de seu quadro de pessoal e um melhor aproveitamento da aplicação de recursos que ocorre no dia-a-dia. A plataforma computacional e humana existente se mostra favoráveis para a implantação do Ensino à Distância. A constituição de uma equipe interdisciplinar e a adoção de aprendizagem híbrida é apontada como fundamentais para a movimentação do capital intelectual e conseqüente sucesso da atividade policial. O projeto se constitui um embrião para um maior avanço na estrutura educacional e de manutenção dos conhecimentos dos componentes da organização cujo principal objetivo é a melhoria do atendimento aos cidadãos, fornecendo efetiva contribuição para o fortalecimento da excelência dos serviços públicos como apoio à comunidade.

Palavras-chave: educação à distância; polícia militar do Paraná; capacitação.

1. livroderesumos.indd 251. livroderesumos.indd 25 7/8/2008 09:08:287/8/2008 09:08:28

Page 44: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

26

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Silvia Gisele Cabianchi Garcia Tomiello - [email protected]

Hilka Pelizza Vier Machado - [email protected]

RESUMO

Valores guiam ações e julgamentos das pessoas em situações específicas. Eles são também importantes para criar interação social. Valores, neste estudo, são compreendidos como realidades desejadas e ensinadas, um bem almejado, um comportamento incentivado. As pessoas usam os valores para criar e utilizar condições de moralidade e competência, criar interação social. O presente estudo emerge da necessidade de reflexão sobre as relações humanas no contexto escolar, instância que atua na formação de valores nos seres humanos. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma reflexão sobre os valores no contexto das relações profissionais entre docentes, administrativos, pedagogos e serviços gerais no ambiente escolar. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma escola pública estadual, no Estado do Paraná, junto a 30 integrantes da referida escola, pertencentes aos segmentos docentes, técnicos administrativos e pedagogos. As variáveis observadas foram: o sentimento de pertencer, relações calorosas, ser respeitado e estresse, seguindo o modelo utilizado por Mello, Leão e Souza (2003). Os dados foram obtidos por meio de um questionário previamente estruturado e para o tratamento e a análise de dados utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados indicaram que as variáveis relações calorosas, sentimento de pertencer e estresse estão presentes nas relações no trabalho.

Palavras-chave: valores; educação; escola.

1. livroderesumos.indd 261. livroderesumos.indd 26 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 45: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

27Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Capítulo 2

1. livroderesumos.indd 271. livroderesumos.indd 27 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 46: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

28

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 281. livroderesumos.indd 28 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 47: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

29Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: GERENCIANDO DIFICULDADES E DEFININDO POSSIBILIDADES EM UM SETOR

ESTRATÉGICO PARA INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS

Maria Ioshie Yamada - [email protected]

Francisco Giovanni David Vieira - [email protected]

RESUMO

Este trabalho expõe a importância da elaboração de projetos para captação de recursos na atual conjuntura de restrições orçamentárias por que passam as universidades públicas. Portanto, parte da necessidade de procurar viabilizar outros meios para complementação dos recursos necessários para a manutenção da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Apresenta as dificuldades enfrentadas pela Coordenadoria de Projetos e Convênios – CPC -, da Universidade Estadual de Maringá e pelos proponentes de projetos. Procurou-se, neste estudo, avaliar os serviços de assessoria prestados pela CPC na elaboração de projetos de captação de recursos, utilizando uma amostra composta de 100 pessoas, entre docentes e técnicos dos diversos departamentos e setores administrativos, por meio de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Este questionário explorou, também, em quais quesitos os proponentes de projetos apresentavam maiores dificuldades quando da elaboração de projetos e de que forma tomavam conhecimento dos editais para submissão de projetos. Conclui-se que a CPC oferece serviços de qualidade, e que as dificuldades apresentadas pelos proponentes de projetos não têm correlação com o nível e tipo de atendimento oferecido pela equipe da CPC, que elas são inerentes ao próprio processo de elaboração dos projetos, provavelmente intensificado pela falta de clareza dos editais. No entanto, têm como fator limitante para sua expansão e melhoria dos serviços a falta de infra-estrutura, tanto física e de equipamentos, como também de recursos humanos.

Palavras-chave: gestão universitária; captação de recursos; elaboração de projetos.

1. livroderesumos.indd 291. livroderesumos.indd 29 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 48: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

30

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE ESTADO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO MODELO DE ESCOLA DE

GOVERNO NO PARANÁ

Eduardo Alves da Silva - SEAB [email protected]

Marli de Lourdes Verni - [email protected]

RESUMO

A experiência com Escola de Governo no Paraná é recente, entretanto é incontestável a necessidade de formação de servidores com perfil e competência gerencial para promover o aprimoramento da máquina pública. A Escola de Governo do Paraná é a estrutura de governo forjada para executar esta finalidade. Porém, apesar de seu modelo propiciar por meio dos Cursos de Especialização e demais iniciativas, um espaço de discussão e prospecção de demandas, permanece o sentimento de que só o debate acadêmico não basta. Há necessidade de garantir o teste, a validação e a aplicação concreta de soluções. Desta forma, analisou-se o modelo de Escola de Governo praticado no Paraná, com ênfase na atual proposta pedagógica do Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, abrindo-se discussão sobre suas possibilidades de transformar a máquina pública no Estado. Como resultante deste processo, registrou-se a necessidade de complementações ao modelo de Escola de Governo original, sobretudo com respeito à atenção às ações pré e pós-curso de formação dos servidores, assegurando a continuidade dos trabalhos gerados. Por outro lado, um modelo de Incubadora Tecnológica de Estado foi proposto, como um elemento de estrutura a ser agregado ao modelo de Escola de Governo no Paraná, o que permitiria o encaminhamento das soluções propostas

Palavras-chave: escola de governo; administração pública; incubadora tecnológica.

1. livroderesumos.indd 301. livroderesumos.indd 30 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 49: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

31Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PLANEJAMENTO E CONTROLE NA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Rosângela Saporski Nunes - [email protected]

Paulo Moreira da Rosa [email protected]

RESUMO

Este artigo discute a necessidade de um Plano de Capacitação para os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Demonstra que a utilização dos recursos orçamentários para esse fim ocorre de forma não planejada e são insuficientes para atender a demanda de cada ano civil. Enfatiza que a capacitação dos servidores técnico-administrativos, seja ela por meio de cursos de curta ou longa duração, deve ocorrer planejadamente de acordo com os recursos disponíveis. Se insuficientes, deverão ser desenvolvidas estratégias para captar recursos, através de convênios, parcerias ou outras formas de financiamento. Mostra, a partir de análises documentais da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento (TDE), o quantitativo dos últimos 3 (três) anos e o quadro atual de servidores técnico-administrativos, com seus graus de escolaridade e as carências de capacitação. Sugere instrumentos que poderão contribuir para a eficácia das funções da TDE no cumprimento da Lei Estadual nº 15.050/06, no tocante às promoções por titulação e escolaridade dentro do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que envolve os servidores técnico-administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná, a partir de 12/04/2006. Enfatiza que a eficiência na administração pública pode determinar a melhora dos serviços públicos, e que isso só pode ocorrer com ações planejadas por parte dos gestores públicos.

Palavras-chave: ensino superior, capacitação de servidores, desenvolvimento de pessoal.

1. livroderesumos.indd 311. livroderesumos.indd 31 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 50: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

32

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

POLÍTICA MULTICAMPI DA UEPG: UM ESTUDO DE CASO

Célia Regina Cherobim Delfrate - SEEDSonia Aparecida Gomes dos Santos - UEPG

Silviane Buss Tupich - UEPGMary Ângela T Brandalise - UEPG

[email protected]

RESUMO

A pesquisa investiga a Política Institucional Multicampi da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Os estudos desencadearam-se a partir das seguintes hipóteses: há uma política institucional Multicampi criada e implantada na UEPG; existe responsabilidade social e cultural da UEPG no cumprimento de seu papel em relação á comunidade regional com criação dos Campi Avançados; os Campi Avançados da UEPG tem contribuído para a formação de profissionais de nível superior, atendendo a demanda de sua área de abrangência. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida com a utilização de análise documental e tratamento estatístico. O trabalho objetiva descrever a trajetória da Política Institucional de Campi Avançados da UEPG, ressaltando o papel social e cultural da Universidade e mostrando sua inserção na comunidade na região de abrangência. A diversidade de contextos dos Campi Avançados da UEPG revela que na singularidade de cada campus e dos cursos nele ofertados, a Universidade vem contribuindo para formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, democratizando o acesso ao Ensino Superior por meio da interiorização de suas ações.

Palavras-chave: Ensino Superior. Política Multicampi. Universidade.

1. livroderesumos.indd 321. livroderesumos.indd 32 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 51: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

33Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SOB A

PERSPECTIVA DOS SERVIDORES

Angela Maria de Oliveira – UEPGIrvana Chemin Branco – UEPG

Cleise M. A.Tupich Hilgemberg - [email protected]

RESUMO

Não se pode esquecer que trabalhadores satisfeitos têm melhor saúde, além de apresentarem maior produtividade e qualidade no seu trabalho. Os trabalhadores insatisfeitos faltam mais ao trabalho, além da diminuição da produtividade, por isso é fundamental a verificação contínua do nível de satisfação no trabalho dentro das instituições. Assim, o presente estudo visou diagnosticar o grau de satisfação dos agentes administrativos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com relação à qualidade de vida no trabalho, segundo o modelo teórico de Walton (1973). A amostra foi de 208 agentes administrativos e 48 professores. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. O estudo identificou pontos positivos e negativos em relação às categorias. Como categorias consideradas positivas aponta-se o uso e desenvolvimento de capacidades e o constitucionalismo. Dentre as consideradas negativas salienta-se que para todos os pesquisados (agentes administrativos e professores) é necessário que a UEPG priorize iniciativas relacionadas a: igualdade de tratamento e oportunidades; realização de encontros de lazer e reunião entre todos os servidores; orientações sobre doenças ocupacionais; atividades voltadas para a saúde ocupacional e a forma de gestão de recursos humanos adotada pela UEPG, além de melhorar as condições de trabalho (mobiliários ergonômicos, espaço físico e a comunicação e divulgação de informações).

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho; Agentes Administrativos; Professores; Universidade Estadual de Ponta Grossa.

1. livroderesumos.indd 331. livroderesumos.indd 33 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 52: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

34

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 341. livroderesumos.indd 34 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 53: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

35Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Justiça e Cidadania

Capítulo 3

1. livroderesumos.indd 351. livroderesumos.indd 35 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 54: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

36

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 361. livroderesumos.indd 36 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 55: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

37Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE QUOTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: UMA

PROPOSTA METODOLÓGICA

Dirlene de Andrade Hermann - UEPGKarin Gomes Margraf - UEPG

Célia de Andrade Pais Zyskowski - UEPGMary Ângela T. Brandalise - UEPG

[email protected]

RESUMO

A pesquisa apresenta uma proposta de avaliação para política de quotas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, para o ingresso de estudantes negros oriundos de escolas públicas e estudantes oriundos de escolas públicas. O estudo originou-se a partir das hipóteses: a UEPG não tem um projeto de avaliação para a política de quotas implantada; a ênfase na avaliação de políticas públicas é quantitativa; o desenvolvimento da avaliação do ciclo de vida da política implantada possibilitará a verificação da redução ou não das desigualdades sociais. Desenvolveu-se com a análise documental e leituras bibliográficas. Estudos direcionaram-se à efetivação do objetivo geral: elaborar uma proposta avaliativa para o acompanhamento da política de quotas. Na primeira parte discutem-se os desafios às teorias e práticas de Avaliação de Políticas Públicas. Na segunda se contextualiza questões relativas às ações afirmativas e a política de quotas para o ingresso nas universidades. Na terceira desenvolve-se uma proposta de avaliação para a política de quotas da UEPG. O trabalho descreve e analisa os caminhos trilhados na instituição para a criação da política, trazendo contribuições significativas tanto para aqueles que têm a tarefa de desencadear o processo de avaliação da política, como para outros contextos institucionais.

Palavras-chave: Avaliação de Política Pública. Ações afirmativas. Quotas.

1. livroderesumos.indd 371. livroderesumos.indd 37 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 56: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

38

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DO CUSTO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI SOB REGIME DE INTERNAÇÃO,

NO ESTADO DO PARANÁ, COM BASE NA METODOLOGIA PROPOSTA PELA UNICEF – ANO DE

2006

Fernando Sergio dos S. Caldeira - SEPL [email protected]

Sandra Mara Andraus Rocha - SEPL [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

A presente pesquisa destaca conceitos para definir criança e adolescente. Ressalta aspectos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente, abrangendo seus princípios gerais, e específicos, no tocante às medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei. Resume a metodologia da UNICEF para levantamento de custos e indicadores de qualidade das medidas socioeducativas. Demonstra a estratégia de custo, com conceitos que apontam as diferenças entre custos, despesas e gastos. Demonstra os parâmetros de qualidade considerados e indicadores testados. Apresenta o Instituto de Ação Social do Paraná, descrevendo o histórico das instituições de assistência ao menor no Estado do Paraná. Classifica e apropria os custos e apresenta os principais indicadores de qualidade das medidas socioeducativas. Apresenta o custo do adolescente em regime de internação, nos Centros de Socioeducação: de Piraquara (São Francisco); de Foz do Iguaçu; de Londrina; e de Fazenda Rio Grande.

Palavras-chave:custo do adolescente;regime de internação;metodologia da UNICEF.

1. livroderesumos.indd 381. livroderesumos.indd 38 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 57: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

39Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

FORMULAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA VERIFICAR A ACESSIBILIDADE DE CANDIDATOS À RESERVA DE

VAGAS PARA AFRODESCENDENTES EM CONCURSOS PÚBLICOS NO ESTADO DO PARANÁ

Ivone Mendes de Almeida de Andrade - SEAP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O Estado do Paraná através de políticas de ações afirmativas tem procurado promover a inserção de pessoas afro-descendentes no mercado de trabalho. Este trabalho apresenta revisão bibliográfica retroagindo ao povoamento do Brasil, sua raça, miscigenação e cultura, além do levantamento de algumas leis emancipacionistas do povo negro e a verificação da aplicabilidade das ações afirmativas recentemente adotadas em outras esferas de governo. No âmbito da Administração Pública Estadual foi editada Lei disciplinando reserva do percentual de 10% das vagas ofertadas nos Concursos Públicos para pessoas que se declarem pertencentes à raça/etnia negra, da cor preta ou parda. Propõem-se ato legislativo estabelecendo critérios para verificação da acessibilidade dos candidatos às cotas reservadas nos Concursos.

Palavras-chave: cargos públicos e cotas; concursos públicos; políticas de ações afirmativas.

1. livroderesumos.indd 391. livroderesumos.indd 39 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 58: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

40

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

POLÍTICAS PÚBLICAS: UM DESAFIO NA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE

PROTEÇÃO E DEFESA DA PESSOA IDOSA NO ESTADO DO PARANÁ

Maria das Dores Maciel Wrublevski - SETP [email protected]

Blênio César S. Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Este estudo contextualiza as dimensões do envelhecimento nacional e as políticas sociais brasileiras de acordo com o Estatuto do Idoso estabelecendo sua relação com a realidade social da pessoa idosa; refletir sobre a violência, em especial a direcionada à pessoa idosa; levantar os principais desafios para a construção da rede estadual de proteção e defesa da pessoa idosa e apresentar propostas para a construção e implementação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. No Brasil, como em vários outros países do mundo, os idosos não exercem sua cidadania, ao contrário, na etapa da velhice existe um processo de expropriação de autonomia. No Brasil, a cada ano que passa, 650 mil idosos são incorporados à população. Projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde, evidenciam que os idosos no Brasil, no período de 1950 a 2025 deverão ter aumentado em 15 vezes, enquanto o restante da população em cinco. A apresentação de propostas para a construção da Rede de Proteção à Pessoa Idosa, calcada na idéia da Rede Nacional de Defesa da Pessoa Idosa, a Rede Estadual propõe ações conjuntas da esfera pública e privada, visando à inclusão da pessoa idosa na sociedade e tendo por função estabelecer diretrizes e políticas, em conjunto com a política nacional. Criar uma rede de atendimento interdisciplinar e intersetorial (esfera pública e a esfera privada), tendo por objetivos: propor ações para a efetivação dos direitos da pessoa idosa quanto à promoção, proteção e defesa, criar ações de atenção à saúde da pessoa idosa, desenvolver mecanismos que promovam a assistência social à pessoa idosa, por meio do financiamento e do orçamento público, desenvolver os aspectos relacionados à educação, cultura, esporte e lazer para as pessoas idosas e solicitar da Sociedade civil auxílio na implementação das ações propostas.

Palavras-chave: envelhecimento; política pública; rede de proteção; pessoa idosa.

1. livroderesumos.indd 401. livroderesumos.indd 40 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 59: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

41Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

A RESPONSABILIDADE CIVIL E OS CRIMES DE TRÂNSITO

Nilson Rodrigues - [email protected]

Ivan Aparecido Ruiz - [email protected]

RESUMO

O número de acidentes envolvendo veículos automotores tem aumentado a cada ano que passa. Assim, é necessário examinar as conseqüências jurídicas advindas desses acidentes, mediante a determinação da responsabilidade do agente causador, centrado no campo da responsabilidade civil. Dentre as modalidades de responsabilidade civil, é importante observar a responsabilidade subjetiva e a objetiva, sendo esta, ainda, uma inovação, que tem sido muito discutida na Doutrina. As ações cabíveis quanto a responsabilidade civil representam uma forma de amenizar o conflito provocado pelo acidente, buscando-se, assim, uma responsabilidade com reparação, cumulada com uma indenização não simples de quantificar. O fim precípuo do Estado é não só proteger só direitos fundamentais das pessoas, como, também, a vida, a integridade física e o patrimônio, além de defender a sociedade como um todo, contra qualquer espécie de agressão. Os veículos automotores tornaram-se uma verdadeira arma na mão de incautos e despreparados motoristas, resultando em acidentes com incontáveis vítimas fatais, ou gravemente lesionadas. Esses acidentes são considerados verdadeiros crimes; portanto, nada mais justo que quem deu causa seja responsabilizado. Assim, a responsabilidade civil exerce um papel de grande importância. Há, assim, a aplicação da reparação e da indenização, por intermédio de um processo.

Palavras-chave: responsabilidade civil, crimes de trânsito; acidentes de trânsito.

1. livroderesumos.indd 411. livroderesumos.indd 41 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 60: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

42

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

VIABILIDADE DA ADOÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA PARA O SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Alexsander Cardoso – PMPR [email protected]

Fábio Luiz Rincoski - PMPR [email protected]

Laércio Sagati- PMPR [email protected]

Reinaldo Aranda [email protected]

Neusa Maria Orthmeyer Massarutti - [email protected]

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi analisar e propor a adoção de um Código de Ética para o Servidor Público do Estado do Paraná, pois são muitos os órgãos públicos que não dispõem de um código de conduta direcionado à postura do servidor. A ética é inerente a toda ação humana, relacionando-se às idéias de bem, virtude e valores que norteiam o homem no seu cotidiano, dentro do seu local de trabalho ou fora dele, tanto que a ética empresarial deve estar baseada na confiança que a sociedade lhe deposita. Dessa forma, essa proposta foi no sentido de difundir conceitos sobre os princípios e normas de postura ética na administração pública, visto que a prática da mesma deve ir ao encontro do bem comum. A metodologia caracterizou-se como pesquisa de campo para avaliar o tema junto ao público-alvo, cujo objeto de estudo envolveu oito municípios do Norte do Paraná e uma amostra com oitenta e seis entrevistados, pertencentes a seis Secretarias de Estado. A partir dos resultados obtidos, observou -se que a postura do servidor do Estado requer melhor orientação ética, tanto em questão de atendimento como em respeito aos colegas e superiores. Concluiu-se assim, a necessidade da adoção e implementação do Código de Ética para os servidores públicos do Paraná, com padrões que garantam a relação de confiança depositada nos serviços públicos que são prestados à sociedade e postura ética constante no que diz respeito aos colaboradores, superiores e público.

Palavras-chave: administração pública; ética empresarial; código de ética.

1. livroderesumos.indd 421. livroderesumos.indd 42 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 61: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

43Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Segurança Pública

Capítulo 4

1. livroderesumos.indd 431. livroderesumos.indd 43 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 62: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

44

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 441. livroderesumos.indd 44 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 63: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

45Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

AÇÃO COMUNITÁRIA E IMAGEM INSTITUCIONAL: O CASO DO PROJETO POVO DA PMPR NA CIDADE DE

MARINGÁ

Rogelho Aparecido Fernandes - SESP/[email protected]

Francisco Giovanni David Vieira - [email protected]

RESUMO

O sistema brasileiro de segurança pública engloba várias Instituições policiais com atribuições específicas, sendo elas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, guardas municipais (constituídas em alguns municípios) e a Polícia Militar. Esta última é uma Instituição voltada à segurança pública que tem estrutura militar e cuja missão é exercer as atividades de policiamento ostensivo fardado e a preservação da ordem pública, prevenindo o crime e agindo prontamente nos casos de flagrante delito. Este artigo discute o fortalecimento da imagem institucional da Polícia Militar através do desenvolvimento de políticas públicas de aproximação com a sociedade, com a avaliação do Projeto POVO (Policiamento Ostensivo Volante) na cidade de Maringá. Analisa ainda como a integração entre a polícia e a sociedade por meio da aplicação da filosofia do policiamento comunitário contribui para obtenção de resultados mais efetivos na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança. Aborda a visão de que os programas voltados para segurança pública devem ser tratados como políticas de Estado e não somente de governo. Ao final conclui que o desenvolvimento da filosofia do policiamento comunitário efetivamente corrobora com o fortalecimento da imagem Institucional da Polícia Militar, mas que sozinho não é a solução para todos os problemas do setor. É, contudo, um caminho para que a sociedade possa participar efetivamente na resolução dos problemas voltados à segurança pública.

Palavras-chave: policiamento militar, segurança pública, imagem da polícia militar.

1. livroderesumos.indd 451. livroderesumos.indd 45 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 64: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

46

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

AÇÃO INSTITUCIONAL E IMAGEM PERCEBIDA: UMA ANÁLISE DA CORPORAÇÃO DO CORPO DE

BOMBEIROS DE CAMPO MOURÃO

Leandro José Calegari - [email protected]

Francisco Giovanni David Vieira - [email protected]

RESUMO

A vivência social consolida-se pelos direitos e deveres, gerando a necessidade de adaptação a regras impostas pelo Estado. Este, por sua vez, garante os direitos básicos aos indivíduos de maneira a fortalecer e exigir o ideal de pacificação e convívio harmônico. Dentre tais garantias pode-se destacar, por exemplo: a saúde, a educação e a segurança, como alguns dos princípios norteadores de um Estado democrático, conhecidos por cláusulas pétreas, não podendo ser suprimidos e devidamente dispostos na Constituição Federativa do Brasil. O presente artigo aborda a atuação do Corpo de Bombeiros junto ao Município de Campo Mourão, onde desempenha ações de atendimento a ocorrências e ações preventivas. Ressalta a dificuldade em diversas situações na aceitação do trabalho preventivo, principalmente no que tange às vistorias, uma vez que há necessidade, em muitos dos casos, de adequações às normas de segurança de todos os locais, sejam eles públicos ou privados, assumindo a organização um papel diferente daquele em que a população está acostumada a presenciar. Isso, em algumas ocasiões pode gerar um descontentamento da sociedade perante o serviço desenvolvido. Fiscalizar a sociedade quanto às normas de segurança é uma tarefa árdua, ainda mais quando isso envolve a disponibilização de recursos. Nesse aspecto, os objetivos deste estudo visam identificar a ação da instituição e a imagem percebida, nas ações de atendimento, atividade de socorro e prevenção, dentro do corpo de bombeiros do município de Campo Mourão.

Palavras-chave: corpo de bombeiros, imagem do corpo de bombeiros, atuação do corpo de bombeiros.

1. livroderesumos.indd 461. livroderesumos.indd 46 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 65: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

47Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ANATOMIA DE UM CONFLITO: AS AÇÕES E REAÇÕES DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS E DO GOVERNO

DO ESTADO DO PARANÁ À IMPLANTAÇÃO DA NOVA ESCALA DE TRABALHO

Dagoberto Dias Ribeiro - [email protected]

João Marcelo Crubellate - [email protected]

RESUMO

Os Agentes Penitenciários pertencem à categoria de estatutários integrantes do Quadro Geral do Estado do Paraná, ocupando sessenta e oito por cento do quadro funcional do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN de 28/06/2006. Este estudo foi realizado na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), que conta com 109 agentes penitenciários efetivos na unidade e 23 que estão em treinamento para atuar em outras unidades do Estado, além de 11 técnicos e 25 administrativos os quais seguem um Regimento Interno. Inicialmente, no presente trabalho busca-se apresentar um breve histórico da evolução das prisões e das penas, salientando os modelos que serviram de base aos que são atualmente usados no Brasil. Traçou-se um sucinto comentário sobre o quadro de pessoal que compõe o Sistema Penitenciário do Estado do Paraná, como também sobre o perfil do servidor penitenciário. O foco do trabalho ficou restrito à categoria dos Agentes Penitenciários, delimitando o estudo à Penitenciária Estadual de Maringá onde, como uma amostra do sistema penitenciário paranaense, também desenvolveu conflitos com o Governo do Estado no que se refere à implantação da nova escala de trabalho para essa categoria. Tratou-se sobre as ações estratégicas de resistência a essa mudança, impetradas pelos Agentes Penitenciários através de seus sindicatos – SINDARSPEN e SINSSP – sobre as reações do Governo do Estado a estas ações e as conseqüências deste conflito na rotina desta unidade penal.

Palavras-chave: atuação de agentes penitenciários; escala de trabalho; sistema penitenciário.

1. livroderesumos.indd 471. livroderesumos.indd 47 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 66: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

48

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

UMA FERRAMENTA PARA ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NA CIDADE DE TOLEDO - PR

Alci J. Kerber – PMPR [email protected]

Amadeu T. Araújo – PMPR [email protected] V. Filho – UNIOESTE

[email protected] J. Bonatto – UNIOESTE

[email protected]

RESUMO

O trabalho teve por objetivos, analisar comparativamente, através de estudo de caso os acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Toledo – Estado do Paraná, referente ao primeiro semestre de 2005 comparando-o com o primeiro semestre de 2006. Foram utilizados para este trabalho dados estatísticos dos Boletins de Ocorrência da Polícia Militar. Procurou-se estudar o problema do trânsito como problema de saúde pública, cuja relevância permitiu ao menos três enfoques: a alta morbi-mortalidade conseqüente aos acidentes, sua predominância em população jovem e/ou economicamente ativa e o elevado custo ao sistema de saúde e previdência. A relação das variáveis no que se refere à ocorrência dos acidentes de trânsito e a legislação anterior ao novo código, embasa a pesquisa, estudo e análise de novas metodologias, ações e práticas na busca da autoridade de competência e ponto de equilíbrio de uma nova gestão voltado à segurança pessoal, profissional e pública no trânsito. Nossa percepção volta-se aos danos materiais e físicos sofridos pela população envolvida, pois não só Toledo, mas em nível de Brasil, pela relevância e suas conseqüências, analisando-os sob três enfoques: o número de vitimas fatais, em qual grau de formação há predominância, fundamental, médio ou superior, em função dos custos que causam ao Poder Público, devido ao impacto sócio-emocional, identificar os locais de maior ocorrência de acidentes de transito e por fim propor mudanças para a melhoria do trânsito na cidade.

Palavras-chave: trânsito; acidentes; saúde pública.

1. livroderesumos.indd 481. livroderesumos.indd 48 7/8/2008 09:08:297/8/2008 09:08:29

Page 67: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

49Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTUDO DO PROJETO POVO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA POLÍCIA MILITAR NA VISÃO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE CURITIBA

Flávio José Correia - PMPR [email protected]

Rui Rota da Purificação - PMPR [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

A Polícia Militar inserida na Constituição Federal em seu Artigo 144, inciso V, parágrafo 5º e na Constituição Estadual em seu Art. 46, inciso II e Art. 48, cabe dentro do contexto da Segurança Pública a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. O emprego operacional dos efetivos da Polícia Militar do Paraná, no tipo que a doutrina define como Policiamento Ostensivo Geral é a Polícia Comunitária. Dentro desta filosofia de trabalho de aproximação com a comunidade, a Polícia Militar nestes 152 anos de existência, várias foram às formas de trabalho desenvolvido pela corporação, entre eles o Projeto de Policiamento Ostensivo Volante, um trabalho iniciado em 1993, interrompido por 08 (oito) anos e a partir de 2003 foi retomado pelo atual governo, porém com novas realidades e novas tecnologias, procurando cada vez mais interagir a Polícia com a comunidade. Este trabalho tem a finalidade de avaliar o desempenho do Projeto de Policiamento Ostensivo Volante, na cidade de Curitiba, a partir de novembro de 2005. De forma específica procura-se justificar a continuidade do projeto; avaliar as parcerias no processo de integração; aplicação de recursos de toda natureza, para manter o projeto; participação da comunidade e conscientizar a comunidade para validar o projeto. Para obtenção de resultados deste trabalho foram utilizados pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa levantamento e estudo de caso. A sociedade organizada pelas ações sociais para atingir o bem estar da comunidade, com a participação da Polícia Militar. O Governo Estadual tem investido de forma maciça em recursos materiais, faltando ainda incrementar o investimento nos recursos humanos. Quanto aos Conselhos de Segurança, ainda não participam de forma efetiva. E finalmente falta uma política de Estado e não de Governo direcionada para este Projeto.

Palavras-chave: policiamento ostensivo volante; polícia comunitária; segurança.

1. livroderesumos.indd 491. livroderesumos.indd 49 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 68: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

50

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO PELO CORPO DE BOMBEIROS DO

PARANÁ EM CURITIBA

Hércules William Donadello - SESP/CB [email protected]

José Roberto Busnardo Mikosz - SEAP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Este trabalho procura mostrar que a atividade de vistoria do Corpo de Bombeiros apresenta características que se alinham aos conceitos de políticas públicas, de prevenção de incêndios, tendo forte embasamento constitucional e uma legislação própria que regula seus procedimentos administrativos e operacionais, que tem se reforçado com a criação do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, cuja finalidade é o de prover recursos para aplicação em despesas, pela criação de taxas próprias, mas por outro aspecto estabeleceu regras novas que atingiram sobremaneira a estrutura anteriormente montada, em especial para a cidade de Curitiba, cuja responsabilidade de vistorias a realizar mais do que triplicou as tarefas e a rotinas internas. A importância da abordagem do tema se estabelece com uma dinâmica de trabalho que merece adotar novas técnicas de atendimento na realização destas vistorias, tendo como objetivo conhecer uma rotina de trabalho capaz de consolidar uma proposta para o cumprimento das vistorias em Curitiba, através da análise das vistorias realizadas, da identificação de suas necessidades, da qualificação dos vistoriadores, facilitando o trabalho e aumentando o número de vistorias diárias. O resultado deste trabalho vai mostrar que há fatores que reduzem o montante de vistorias realizadas, mas medidas corretivas vêm sendo adotadas procurando trazer o sucesso desta tarefa e os setores de engenharia do Corpo de Bombeiros estão engajados na busca destes resultados.

Palavras-chave: prevenção contra incêndio; corpo de bombeiros; competências legais.

1. livroderesumos.indd 501. livroderesumos.indd 50 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 69: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

51Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO

PARA INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL

Júlio Cesar Reis – PCPR [email protected]

Henrique Plasse – PCPR [email protected]

Selmo J Bonatto – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

O trabalho teve por objetivos, oferecer meios para documentar, organizar e acelerar as ações de perícia médica e emissão de laudos, nos diversos setores do IML e em todos os municípios do Estado do Paraná, com o uso dos recursos de tecnologia da informação disponíveis. O IML está subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Os benefícios para os cidadãos serão à agilidade no cadastramento das informações; facilidade do cadastramento das informações; padronização do formulário em todas as unidades do IML; garantia da segurança das informações; possibilidade da visão de índices que envolvem os serviços prestados pelo IML e outras informações que auxiliarão na prevenção; integração dos dados das ocorrências em todas as unidades do Estado em tempo real; integração com outros órgãos de segurança pública para o compartilhamento de informações, auxiliar na investigação policial, além de fornecer uma grande variedade de dados estatísticos. Para o levantamento dos dados foram enviados questionários para sete unidades do interior e houve o aproveitamento de dados levantados pela Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR em relação à unidade do IML de Curitiba. Os resultados do trabalho apontaram os principais problemas dos órgãos e suas causas, importante na definição dos requisitos do sistema, o contexto no qual o sistema está inserido. A definição dos módulos que devem compor o sistema ainda não está completa, necessitando em estudos futuros, avaliar ainda as integrações com os outros sistemas que devem compartilhar dados entre eles. Em relação aos equipamentos de informática e infraestrutura necessária para implantação do sistema em todos os IML’s do Estado, dependerá de uma avaliação a ser feita pela CELEPAR e UNIOESTE, além da aprovação de projeto encaminhado ao Governo do Estado, buscando recursos financeiros visando garantir a sua execução nos próximos meses.

Palavras-chave: sistema de gestão, informatização, institutos de medicina legal.

1. livroderesumos.indd 511. livroderesumos.indd 51 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 70: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

52

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

A MÍDIA E SEUS EFEITOS SOBRE O MEDO SOCIAL

César Vinicius Kogut - SESP/[email protected]

Wânia Rezende Silva - [email protected]

RESUMO

O medo nos agride de variadas formas: ele gera tristeza, angústia, fantasmas, atinge-nos de forma paralisadora, despersonifica muitos de nossos desejos, afasta-nos da consciência de nossos direitos, reduz-nos à condição de crianças desprotegidas. O objetivo do presente trabalho é identificar se a mídia exerce alguma influência sobre o medo social, pois entre as diferentes instituições acusadas por criar e sustentar o medo, a mídia ocupa indiscutivelmente um dos primeiros lugares. O desenvolvimento de pesquisa de campo se concretizou com a aplicação de 164 (cento e sessenta e quatro) questionários com questões fechadas e abertas para região de Apucarana, Paraná. Neste contexto, verificou-se, através de pesquisa bibliográfica e questionários aplicados a essa comunidade da região de Apucarana, Paraná, que existe influência do que se publica na mídia, em relação à alteração de alguns tipos de comportamentos sociais. Além do resultado da análise, evidenciando a influência da mídia sobre o medo social, apresentamos sugestões de ações a serem desenvolvidas por operadores de segurança pública, notadamente policiais militares, com o objetivo de minimizar os efeitos do medo sobre a sociedade. Uma das sugestões é que o policial se capacite para poder compreender as mensagens transmitidas pela mídia e assim possa lidar com a questão.

Palavras-chave: mídia; medo; comportamento.

1. livroderesumos.indd 521. livroderesumos.indd 52 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 71: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

53Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROJETO POVO: UMA VISÃO CRÍTICA

Álvaro Francisco Talhetti - PMPR [email protected]

Juarez Saldanha Machado - PMPR [email protected]

Marcos Antonio Tordoro - [email protected]

Ricardo Fardim Eguedis - PMPR [email protected]

João Luiz Martins Esteves - [email protected]

RESUMO

Segurança é a palavra que deriva do latim secure cujo significado pode ser entendido por “sem medo”. O grau de medo do cidadão é mais decorrente da percepção da violência e do crime do que da existência real de crimes, fato corroborado pela capacidade imediata de transmissão das notícias via imprensa e pelo acesso rápido e ilimitado da comunicação. Tradicionalmente os problemas relacionados à segurança pública no Brasil têm sido enquadrados, ora como questão de “soberania nacional” e “segurança interna”, ora como um assunto de competência exclusiva das polícias. Este estudo analisa o programa POVO - Policiamento Ostensivo Volante, criado no Estado do Paraná em 1993, e através de pesquisa bibliográfica aponta experiências bem sucedidas de polícias comunitárias de alguns países e estados brasileiros. Levantou -se que no Estado do Paraná o Programa está sendo reavaliado, na busca de redução dos níveis de criminalidade, melhoria da qualidade de vida das pessoas, interação da polícia com a comunidade e redução da percepção da violência. Conclui-se que o no Estado do Paraná o Programa enfrenta obstáculos relacionados à indiferença da comunidade e à própria descrença do policial militar.

Palavras-chave: segurança; segurança pública; polícia comunitária.

1. livroderesumos.indd 531. livroderesumos.indd 53 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 72: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

54

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

O RELACIONAMENTO DO POLICIAL MILITAR COM A COMUNIDADE

Antonio Roberto dos Anjos Padilha - [email protected]

Wânia Rezende Silva - [email protected]

RESUMO

A Polícia Militar executa as atividades tradicionais de policiamento ostensivo de rádio patrulha, policiamento de trânsito urbano e rodoviário, e ainda, dentro da filosofia de polícia comunitária, desenvolve diversas modalidades de policiamento, visando à aproximação do policial militar com a sociedade, sendo que atualmente são desenvolvidos a Patrulha Escolar Comunitária, o Policiamento Ostensivo Volante (POVO), a Patrulha Rural, o Policiamento Ambiental e também desenvolve programas de caráter preventivo educacional, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Ainda o Projeto Formando Cidadão, que tem por objetivo a inserção social na comunidade de crianças e adolescentes carentes, contribuindo para a formação do caráter e inclusão destas no mercado de trabalho, através dos ensinamentos oferecidos. Este estudo tem por objetivo geral caracterizar a percepção de cidadãos, em relação ao desempenho do policial militar na execução da atividade de policiamento ostensivo, verificando também, a visão do profissional de segurança pública a respeito da prestação de serviço realizada pela polícia militar. Procurou-se analisar os principais fatores que levam a construção da imagem da instituição perante a sociedade, identificar os precedentes históricos que dificultam o relacionamento com a comunidade, verificando, ainda, se esta percebe a ação policial como repressiva ou preventiva. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas com 150 cidadãos, de maneira aleatória, nos municípios de Campo Mourão, Cianorte e Goioerê, área de atuação do 11º Batalhão de Polícia Militar, e também com 100 policiais militares que executam o policiamento ostensivo nestes municípios.

Palavras-chave: segurança pública; atuação do policial militar.

1. livroderesumos.indd 541. livroderesumos.indd 54 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 73: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

55Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTUDO DA AUTO-ESTIMA DO POLICIAL MILITAR NO COMANDO DO POLICIAMENTO DA CAPITAL E

REFLEXOS NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Ricardo da Costa - PMPR/SESP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de Curso do Policiamento da Capital. Inicialmente revela as quatro linhas predominantes da psicologia visando dar uma roupagem científica ao trabalho. A seguir ocorre aprofunda-se a questão na parte psicológica mostrando como funciona a auto-estima, como ela se apresenta quando saudável e como é prejudicial e perigoso ter auto-estima deficiente. Na continuidade ocorre a demonstração da estrutura da Polícia Militar do Paraná, seus Batalhões e distribuição, além de trazer o atendimento almejado à população e os desvios detectados. Demonstra a real necessidade de auto-estima que o Policial Militar deve ter para enfrentar sua árdua missão. Após todo o embasamento científico, chega-se ao âmago do trabalho que é o levantamento do atual nível em que se encontra a auto-estima dos militares estaduais através de pesquisa de campo com a tropa pesquisada e através deste resultado mostra-se como é importante valorizar o ser humano por trás da indumentária trazendo benefícios ao cidadão. O problema apontado foi à auto-estima deficiente e sua s conseqüências, o objetivo era mensurar o grau de satisfação e de auto-análise buscando um direcionamento, chegando-se às conclusões e finalmente às sugestões de melhoria do quadro.

Palavras-chave: auto-estima; policial militar; psicologia; atendimento.

1. livroderesumos.indd 551. livroderesumos.indd 55 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 74: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

56

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

O SERVIÇO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NA CIDADE DE MARINGÁ À LUZ DO DIREITO

ADMINISTRATIVO

Sandro Rodrigues Geraldo - [email protected]

Ivan Aparecido Ruiz - [email protected]

RESUMO

Para a atuação do Estado frente a sua competência, sem incorrer no abuso de autoridade, é imprescindível conhecer e observar os diversos princípios constitucionais vigentes, e à luz jurídica e técnica, ter clareza dos limites dos atos administrativos na esfera das suas responsabilidades. Este artigo abrange aspectos legais e doutrinários do poder de polícia do corpo de bombeiros nas vistorias técnicas de segurança contra de incêndio e pânico, bem como resultados e recomendações da prevenção na cidade de Maringá. Para sistematização dos dados foi realizada exposição e comparação do pensamento doutrinário, além de análise do Corpo de Bombeiros na prevenção de incêndios, e abordagem da situação atual no contexto do Direito Administrativo, incluindo exposição e análise da legislação vigente. Em complemento, acrescentou-se a análise da prevenção na cidade de Maringá, a fim de demonstrar qual a importância e necessidade do tema no cenário deste município. O artigo conclui que a atividade de vistoria técnica tem na sua configuração o exercício pleno do poder de polícia administrativa, conceituado pelos proeminentes estudiosos do Direito Administrativo, qualificada como atividade resultante do exercício do poder-dever do Estado, destinado a ajustar a liberdade e a propriedade aos interesses coletivos. Ex surge daí a importância de se ter uma normatização, que venha permitir a efetividade da prevenção e coibir, coercitivamente, as infrações e os abusos, estando ajustada aos princípios constitucionais, balizadores da justiça e da ordem social.

Palavras-chave: direito administrativo, prevenção contra incêndios.

1. livroderesumos.indd 561. livroderesumos.indd 56 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 75: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

57Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

TRATAMENTO DIGNO E OBSERVÂNCIA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS. OS DOIS LADOS DE

UMA SÓ REALIDADE – AS POSSÍVEIS RAZÕES DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE PRESOS E AGENTES PENITENCIÁRIOS NO ÂMBITO DA PENITENCIÁRIA

ESTADUAL DE MARINGÁ

Josiani Linjardi - [email protected]

Wânia Rezende Silva - [email protected]

RESUMO

As principais queixas de presos que fomentam movimentos de rebelião são maus tratos e violência por parte de Agentes Penitenciários, assim como, a má alimentação e a falta de atendimento jurídico. É necessário assim buscar causas desse problema, que levam algumas Unidades Penais a apresentarem sinais de que o tratamento penal pode ser realizado com observância do respeito entre os envolvidos, sejam eles condenados ou funcionários. Diante disso, realizou-se este estudo exploratório para entender o que é que impulsiona os funcionários a manter o respeito pelos Internos, comportamento este, que acarreta um convívio pacífico entre presos e Agentes Penitenciários, sendo esta uma das razões que justificam a manutenção da ordem numa Penitenciária. O presente estudo foi desenvolvido na Penitenciária Estadual de Maringá, com o objetivo de analisar a forma com que Internos e Agentes Penitenciários percebem a questão de respeito e garantia dos direitos individuais entre si e verificar o que poderia estar promovendo a manutenção do estado de normalidade no interior desta unidade. A técnica utilizada foi a do questionário com perguntas fechadas aplicada para os Agentes Penitenciários e detentos com a colaboração voluntária dos mesmos. Da análise das respostas às questões apresentadas, conclui-se que o alto índice de funcionários com nível superior e o tratamento digno que os presos recebem, aliado a possibilidade de estudo oferecida aos internos, é que vem propiciando a manutenção da ordem e disciplina e a implantação, ainda que informalmente, da cultura da humanização do cumprimento da pena naquela Unidade Penal.

Palavras-chave: sistema penitenciário; agentes penitenciários; direitos individuais de agentes penitenciários.

1. livroderesumos.indd 571. livroderesumos.indd 57 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 76: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

58

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 581. livroderesumos.indd 58 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 77: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

59Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Saúde

Capítulo 5

1. livroderesumos.indd 591. livroderesumos.indd 59 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 78: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

60

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 601. livroderesumos.indd 60 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 79: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

61Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA CONTRIBUIÇÃO DE ESTUDO PARA ANÁLISE DO AMBIENTE

ORGANIZACIONAL COM ENFOQUE NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E

APRENDIZAGEM DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL REGIONAL DA LAPA – SÃO SEBASTIÃO

Eliane Xavier da Silveira - [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Pesquisa descritiva que se refere à socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde da área hospitalar vinculado ao Sistema Único de Saúde. Baseia-se na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional de NONAKA E TAKEUCHI (1997) e na política nacional do ministério da saúde de Educação Permanente em Saúde como fatores propulsores para melhorias das ações de saúde pública, ressaltando a importância do conhecimento dos profissionais de saúde, como forma de buscar solução de problemas práticos do cotidiano. A metodologia consiste em revisão da literatura pertinente destacando o Sistema Único de Saúde e seus princípios doutrinários e organizativos, ambiente organizacional, a simbiose entre organização e as pessoas e estudo de caso realizado no Hospital Regional Lapa. Dentre os resultados obtidos se destaca que os profissionais têm compreensão que o trabalho em saúde trata-se de gestão de coletivos e que os atores envolvidos são gestores, usuários e profissionais de saúde, a complexidade do trabalho em saúde. Demonstra uma ferramenta importante para conseguir a participação das pessoas na construção e compromisso com as metas estipuladas podendo propiciar a inovação na organização do trabalho. Conclui-se que se houver uma gestão democrática com enfoque na gestão do conhecimento aliada a educação permanente em saúde, contribuirá significativamente para efetividade das ações de saúde. Como produto desta pesquisa, apresenta-se uma contribuição de estudo para o desenvolvimento do ambiente organizacional voltado para socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde, considerando as especificidades de cada instituição de saúde e pautado na capacidade de conhecimento do capital humano que compõe a organização.

Palavras-chave: sistema único de saúde; ambiente organizacional; socialização do conhecimento;

1. livroderesumos.indd 611. livroderesumos.indd 61 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 80: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

62

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ANÁLISE DA NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE FEMININA DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO

HOSPITAL COLÔNIA ADAUTO BOTELHO

Ângela Maria Levorato - [email protected]

Evalnete Rodrigues - [email protected]

Maria do Carmo Duarte Freitas - [email protected]

RESUMO

O Hospital Colônia Adauto Botelho é a referência em psiquiatria do serviço de saúde mental do Estado do Paraná, tem cadastrado 240 leitos psiquiátricos para Sistema Único de Saúde, inclusive uma unidade de tratamento para dependência química masculina. As mulheres dependentes químicas são internadas em unidades femininas destinadas a tratamento para pacientes com outros tipos de transtornos mentais. As ações terapêuticas destas unidades não são dirigidas para pacientes que fazem uso e abuso de substâncias psicoativas e sim para aquelas pacientes que apresentam transtornos psicóticos. Fato que conduz ao pressuposto de que o internamento das mulheres usuárias de substâncias psicoativas não atinge o seu objetivo. A pesquisa objetiva analisar a necessidade da implantação de uma unidade exclusivamente feminina para dependentes de substâncias psicoativas. Realizou-se de um estudo teórico acerca da dependência química feminina destacando as diferenças biológicas, sociais e emocionais do gênero feminino sob vários aspectos. Utilizou-se de pesquisa documental (prontuários médicos), extraindo informações referentes ao perfil bio-psico-social, dados indicadores da eficiência dos internamentos, tempo de internamento, internamentos anteriores, integração na unidade, conscientização da doença e adesão ao tratamento extra-hospitalar. Os resultados apontaram a fragilidade psico-social das pacientes e confirmaram as suposições norteadoras desta pesquisa. A análise dos dados possibilitou a proposta de modelo de tratamento apoiado pelos estudos teóricos e dados coletados. Este prevê desde o conhecimento técnico, programas internos e atendimentos, até a necessidade de treinar a equipe.

Palavras-chave: dependência química; substâncias psicoativas; psiquiátrico.

1. livroderesumos.indd 621. livroderesumos.indd 62 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 81: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

63Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

AVALIAÇÃO DOS PÓLOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE SAÚDE DO PARANÁ: ENTRE

POLÍTICAS E PRÁTICAS

Darlene Panzarini Taques Blum - [email protected]

Nilse Terezinha Brandalise Romel - SESAMary Ângela T. Brandalise - UEPG

[email protected]

RESUMO

O texto apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa sobre o processo de desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde no contexto da prática dos Pólos de Educação Permanente do Paraná. Avalia a percepção e o conhecimento de seus integrantes sobre a política, os principais impactos percebidos na prática dos serviços, bem como as dificuldades e facilidades na operacionalização deste novo dispositivo do Sistema Único de Saúde – SUS. No estudo exploratório foi utilizado para coleta de dados um questionário, com questões abertas e fechadas, e o QualiQuantSoft, para organizá-los e compor os discursos dos sujeitos coletivos. A primeira parte trata da Política de Educação Permanente em Saúde e da estratégia dos Pólos. A segunda aborda as concepções de avaliação de políticas e programas sociais com ênfase na avaliação do contexto da prática do ciclo de uma política pública. A parte final explicita a complexidade da implementação de uma política nas instâncias executoras, revelando as coerências e incoerências entre o discurso e a prática, ou seja, entre os pressupostos da política e as ações desenvolvidas pelos sujeitos, ressaltando a importância da incorporação da avaliação como parte do processo de trabalho na área de saúde pública.

Palavras-chave: Avaliação. Avaliação de Políticas Públicas. Educação Permanente em Saúde.

1. livroderesumos.indd 631. livroderesumos.indd 63 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 82: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

64

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

A INCLUSÃO SOCIAL PELO TRABALHO DAS PESSOAS PORTADORAS DE TRANSTORNO MENTAL: UM

DESAFIO PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL E DO TRABALHO, EMPREGO E GERAÇÃO DE

RENDA

Dagmar da Cunha Salomão - SESA [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

As transformações ocorridas no modelo de atenção em saúde mental nas últimas décadas, promovidas pelo movimento da Reforma Psiquiátrica, deslocou o foco de intervenção da doença como fenômeno unicamente biológico. A atual política de saúde mental do Brasil está sedimentada nos princípios da Reforma Psiquiátrica que tem por um dos principais objetivos a inclusão social das pessoas. A inclusão no mercado de trabalho, é uma das dimensões da “inclusão social” e se constitui num dos maiores desafios da Reforma Psiquiátrica e de todos os envolvidos com a reabilitação psicossocial dos usuários dos serviços de saúde mental. O trabalho é um direito de todo cidadão e como grande articulador da inclusão social, a elegeu-se este tema central do presente estudo, com o intuito de reunir subsídios para contribuir para a formulação de uma política pública estadual que possa oferecer respostas aos problemas de trabalho, emprego e geração de renda. Foram delineados como objetivos específicos: traçar o perfil profissional e ocupacional dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial e da Oficina de Trabalho do Centro Psiquiátrico Metropolitano e da Associação Arnaldo Gilberti; efetuar um levantamento de opiniões dos gestores de saúde mental das secretarias de Estado e Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná e pesquisar a legislação específica sobre a inserção no mercado de trabalho para portadores de transtorno mental. Pesquisa de natureza qualitativa com os usuários dos serviços mencionados, localizados em Curitiba e com os gestores da área de saúde mental, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a pesquisa documental. O referencial teórico foi o novo paradigma de atenção em saúde mental proposto pela Reforma esta fundamentando na proposta que apresenta entre outras recomendações, o encaminhamento de Projeto de Lei Estadual que possa atender às necessidades de trabalho e geração de renda dessa parcela excluída da população.

Palavras-chave: reforma psiquiátrica; inclusão no mercado de trabalho; legislação.

1. livroderesumos.indd 641. livroderesumos.indd 64 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 83: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

65Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

INDICADOR DE SATISFAÇÃO COMO CRITÉRIO DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO TERCIÁRIO

DO SISTEMA DE SAÚDE DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Daniel Domingos Alexandrino dos Santos - PMPR/[email protected]

Marcos Seefeld - PMPR/SESP [email protected]

Fabio Doria Scatolin - UFPR [email protected]

RESUMO

A gestão da saúde passou a ter grande importância com a prerrogativa constitucional de que a saúde é um bem gratuito e de responsabilidade do estado.Com esta premissa, a definição das políticas públicas direcionadas a este setor, pressupõe responsabilidade exacerbada ao gestor do sistema em aplicar os recursos com eficácia e eficiência, utilizando-se para isto de critérios de qualidade. O indicador de satisfação é um parâmetro individual, subjetivo, retrospectivo em que o usuário do sistema de saúde tem a possibilidade de julgar o atendimento a que foi submetido a partir de seus pressupostos vivenciais, tornando-se assim uma ferramenta de medição de critério de qualidade no sistema de saúde. O objetivo deste trabalho foi de medir o grau de satisfação do usuário do sistema de saúde da polícia militar do Paraná, caracterizado como de atendimento terciário. Foram avaliados cem pacientes quanto ao seu perfil etário, de sexo, bem como da facilidade ou não da marcação da consulta, atendimento pelo serviço de enfermagem, da avaliação médica, da avaliação complementar laboratorial, de imagem e de função, do resultado do tratamento médico instituído e por último da opinião quanto a este hospital ser de caráter de referência. Observou-se satisfação com o tratamento instituído, principalmente nas mulheres, confiança no atendimento médico, julgamento favorável do sistema e maior dificuldade da marcação da consulta ao paciente idoso.

Palavras-chave: indicador de satisfação; critério de qualidade; atendimento terciário.

1. livroderesumos.indd 651. livroderesumos.indd 65 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 84: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

66

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

UMA DISCUSSÃO SOBRE A INSERÇÃO DO CENTRO PSIQUIÁTRICO METROPOLITANO NA REFORMA

PSIQUIÁTRICA

Eneida Regina F. Holzmann - [email protected]

Maria Cristina H. Lacerda- [email protected]

Maria do Carmo Duarte Freitas - UFPR [email protected]

RESUMO

A implementação da Política Estadual de Expansão e Fortalecimento da Rede de Serviços Extra-hospitalares acontece num ritmo lento na região metropolitana de Curitiba, gerando uma demanda por atendimento que é suprida pelo Centro Psiquiátrico Metropolitano. A pesquisa vem de encontro à necessidade da instituição alinhar-se ao novo contexto proposto pela Política Estadual de Saúde Mental. Para tanto, o objetivo geral é discutir a inserção do Centro Psiquiátrico Metropolitano na Reforma Psiquiátrica que prevê modelo de atendimento extra-hospitalar e de base comunitária. Um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de loucura ao longo da História e sobre o desenvolvimento das políticas de saúde mental no país, inicia o trabalho. A metodologia adotada constou de resgate histórico da instituição através de documentos, relatórios, matérias jornalísticas entre outros e de entrevista com gestores estaduais e municipais, funcionários em funções diferentes e estratégicas da Instituição. Buscou-se saber as dificuldades atuais, a opinião sobre o alinhamento à Reforma Psiquiátrica e visão de futuro da instituição. Apresenta-se os resultados na linha do tempo da história do Centro Psiquiátrico Metropolitano. Além disso, as análises das entrevistas revelam que 80 % dos entrevistados apontam para problemas de gestão e falta de integração; quanto ao alinhamento à reforma psiquiátrica, 50% afirma que o Centro Psiquiátrico Metropolitano está alinhado à reforma, e na visão de futuro observa-se unanimidade em relação à continuidade da prestação de serviços à comunidade, dada a sua experiência na área de saúde mental. A pesquisa revela, ainda uma contradição no que se refere ao entendimento dos entrevistados sobre o que diz a Reforma Psiquiátrica.

Palavras-chave: reforma psiquiátrica; saúde mental; centro psiquiátrico metropolitano.

1. livroderesumos.indd 661. livroderesumos.indd 66 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 85: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

67Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTRATÉGIA DE AÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM HOSPITAIS: O CASO DA 12ª REGIONAL DE SAÚDE

EM UMUARAMA

Sérgio Toshihiko Eko - [email protected]

Francisco Giovanni David Vieira - [email protected]

RESUMO

Os hospitais apresentam características especiais, levando em consideração procedimentos de alto risco à saúde. A vigilância sanitária, por sua obrigação constitucional que foi organizada pela Lei Orgânica de Saúde (Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990), tem a atribuição de fiscalizar essas atividades, através dos instrumentos normativos que regulamentam o setor. Este trabalho teve como objetivo discutir a necessidade de mudanças nas ações estratégicas diante das irregularidades sanitárias dos nove hospitais da região de Umuarama, sob jurisdição da vigilância sanitária da 12ª Regional de Saúde. O estudo aborda o procedimento de risco nos pacientes dos hospitais, que exige atenção especial, e por isso, há um conjunto de normas reguladoras específicas que serve de base para as atividades da vigilância sanitária. O órgão público competente para exercer o cumprimento destas normas é a vigilância sanitária, mas, as ações desenvolvidas de caráter formalístico e de fiscalização pela vigilância sanitária da 12ª Regional de Saúde não surtiram os efeitos desejados. Este estudo foi baseado em informações obtidas de reunião da equipe da vigilância sanitária/12ª RS, dos documentos dos arquivos e da rotina de trabalho. A partir da constatação da situação problema de irregularidades nos nove hospitais, foram elencadas as dificuldades operacionais na execução das ações e por fim levantadas as sugestões de alternativas estratégicas.

Palavras-chave: vigilância sanitária, hospitais, gestão hospitalar.

1. livroderesumos.indd 671. livroderesumos.indd 67 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 86: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

68

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA FARMÁCIA ESPECIAL

Bernardete Cristina Motter de Carvalho – [email protected]

Cecília Tochimi Taguti Araki – SESA [email protected]

Fátima Zanatta Waz – SESA [email protected]

Cláudio Antonio Rojo – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

Um dos serviços públicos ofertado pelo governo relaciona-se com a distribuição gratuita de medicamentos de alto custo, denominados medicamentos excepcionais, através das farmácias especiais. No estado do Paraná, estas farmácias estão presentes em vinte e duas cidades, correspondendo aos vinte e dois centros administrativos regionais de saúde. O foco desta pesquisa está em captar o real panorama dos problemas e dificuldades enfrentados pelas farmácias especiais do Paraná, com a finalidade de propor novas estratégias para organização da assistência farmacêutica nas mesmas. Para atingir os objetivos traçados, os dados foram coletados através de um questionário com as vinte e duas farmácias especiais do Paraná. De acordo com os dados aferidos, a falta de pessoal qualificado, associado à infra-estrutura precária e problemas de ordem administrativa são os principais desafios a um melhor atendimento aos pacientes e a um melhor ambiente de trabalho. Espera-se que com a implantação do programa SESAFARM os problemas diminuam; tal programa, no entanto, não solucionará a falta de pessoal qualificado, o que será possível somente com políticas públicas que levem em consideração o crescimento do número de pacientes de cada farmácia especial.

Palavras-chave: assistência farmacêutica; farmácia especial; regionais de saúde.

1. livroderesumos.indd 681. livroderesumos.indd 68 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 87: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

69Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL NO

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE – AMERIOS

Wilson Roberto Simões - [email protected]

Paulo Moreira da Rosa - [email protected]

RESUMO

O controle social na área de saúde é exercido por meio das Conferências e Conselhos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), amparada na Constituição Federal de 1988 e pelas Leis Federais nº 8080/90 e nº 8142/90. Tratase de instrumento fundamental para a democratização da saúde e o aprimoramento da sua gestão. O presente texto objetiva analisar, através das atas das reuniões dos Conselhos municipais bem como dos relatórios das Conferências municipais de saúde, a existência de uma política de informação e como ocorre a participação dos conselheiros dos municípios que compõem o CISA, na interpretação destas informações sobre a realidade, os principais fatores de risco e seus determinantes, as características demográficas e informações sobre serviços, pois dominando estas informações poderão intervir no planejamento, organização, operação e na avaliação de ações e serviços. Constatou-se o descuido das autoridades de saúde, com o pleno exercício da participação e controle social. A idealização da participação social na gestão do SUS e a criação de fóruns legais, a exemplo dos conselhos de saúde, embora imprescindíveis para uma gestão democrática, se mostram insuficientes em si mesmos, para o processo de controle social, visto que, os conselheiros de saúde desprovidos de informações da realidade epidemiológica da população, ficam impossibilitados de decidir por políticas de saúde adequadas.

Palavras-chave: consórcio de saúde; planejamento e controle social; gestão da saúde.

1. livroderesumos.indd 691. livroderesumos.indd 69 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 88: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

70

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

PROPOSTA DE ESTUDO PARA IMPLANTAR PROGRAMA DE SAÚDE OCUPACIONAL AOS

SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARANÁ – DICOTOMIA COM O SERVIÇO PRIVADO E AS

ALTERNATIVAS PARA ADEQUAÇÃO

Jordalino Domingos Mazzon - SEAP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo geral de contribuir com estudos para implementar ações de prevenção na área de saúde ocupacional dos servidores públicos do estado do Paraná. Através de levantamento bibliográfico e legislação-lei nº lei 6514, de 22 de dezembro de 1977, verificou-se que os acidentes de trabalho e doenças profissionais ocorrem em determinadas condições, num contexto de relações estabelecidas entre os agentes no processo de produção. Tanto nas catástrofes de maior proporção como nos casos menores, a concepção que nos orienta é a de que os acidentes do trabalho são fenômenos complexos, socialmente determinados, previsíveis e previsíveis. Eles indicam o mau funcionamento do sistema em que ocorrem. Aceitar que os acidentes do trabalho são previsíveis, implica em abandonar a crença de que são obras do acaso, fatalidades. Ficou demonstrado que existe uma dicotomia sobre o serviço público e o privado, sendo que a, privilegia aqueles regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho. A exclusão dos servidores pertencentes ao regime estatutário, os quais representam uma quantidade expressiva dos funcionários mantidos pelo poder público. O estudo retrata a falta de um programa adequado de saúde ocupacional para os servidores do Estado do Paraná. Por final foram elaboradas propostas para implantar um programa de saúde ocupacional que atenda a todos os Servidores Públicos do Estado do Paraná, utilizando as diversas recomendações das legislações do servido privado com a finalidade de cumprir um programa básico de prevenção de riscos ambientais ao servidor publico.

Palavras-chave: acidente de trabalho; programa de prevenção; saúde ocupacional.

1. livroderesumos.indd 701. livroderesumos.indd 70 7/8/2008 09:08:307/8/2008 09:08:30

Page 89: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

71Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO: ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO PRONTO

SOCORRO DO HOSPITAL ZONA SUL DE LONDRINA

Juranda Maia de Miranda - ISEPR [email protected]

Maria Aparecida Freitas Assunção - ISEPR [email protected]

Rosa Yayoi Sato Nogueira - ISEPR [email protected]

Marli de Lourdes Verni - [email protected]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo propor ações e procedimentos para melhoria da qualidade de atendimento e humanização do Hospital Zona Sul de Londrina e a conseqüente implantação do pronto socorro referenciado e acolhimento com classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Humanização - Humaniza SUS. O Hospital Zona Sul é um hospital público estadual, localizado na região sul de Londrina. Atualmente esta em fase de ampliação de sua estrutura física e organizacional, com previsão de término para 2007. A metodologia utilizada foi através do diagnóstico organizacional de forma descritiva e analítica. Os dados foram coletados através de análise documental, de registros existentes e também pela observação dos fatos que ocorrem no processo de trabalho. Ao final da pesquisa observou-se a necessidade de adequação e ampliação do espaço físico do pronto socorro, ampliação de recursos humanos, capacitação e treinamento dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: pronto socorro; humanização; processo de trabalho.

1. livroderesumos.indd 711. livroderesumos.indd 71 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 90: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

72

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO EXPLORATÓRIO DA GESTÃO DA POLÍTICA PARA PRODUÇÃO DE HEMOCOMPONENTES NO PARANÁ – DICOTOMIA ENTRE O PÚBLICO E O

PRIVADO

Rosmeri Ferreira Baptista - SESA [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O trabalho discute a gestão da política pública da produção de hemocomponentes no Paraná, refletindo sobre a premissa básica da Política Estadual de Sangue, que preconiza 100% de fornecimento de hemocomponentes para os hospitais que atendem os pacientes de leitos do Sistema Único de Saúde. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná é composto de uma rede de 24 serviços de hemoterapia que prestam atendimento aos hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde. O “Plano Diretor de Sangue, Componentes e Hemoderivados”, da rede em 2005, propôs aumentar a cobertura de hemocomponentes para todos leitos. O estudo exploratório realizado levantou dados junto ao “Conselho Estadual de Saúde” e “Comissão Intergestores Bipartite”, de ações que possibilitassem atingir a meta proposta, avaliando a adequação de suas estratégias e se as ações executadas atingiram os objetivos propostos. Analisou-se na atuação da “Câmara Técnica de Sangue” as ações de execução do Plano, levantando principalmente as ações propostas para atingir o pressuposto básico já apontado. Resgate da história da “Política Nacional de Sangue”. No caso específico do Paraná demonstrou-se historicamente a gestão da “Política Pública de Sangue”, sua descentralização e o atendimento aos pacientes do Sistema. O principal método adotado para realização do trabalho foi à pesquisa de documentos, com coleta de dados e entrevistas, junto aos componentes da “Câmara Técnica do Sangue”, do “Conselho Estadual de Saúde” e da “Comissão Intergestores Bipartite” as ações de execução da “Política Estadual de Sangue”. Esta pesquisa, exigiu a realização de entrevistas com alguns profissionais que atuam nas instâncias que envolvem o objetivo do trabalho, a fim de suprir as pendências constatadas em seu desenvolvimento, como da “Câmara Técnica de Sangue”.

Palavras-chave: política nacional; público e privado;sistema único de saúde;

1. livroderesumos.indd 721. livroderesumos.indd 72 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 91: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

73Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ROTEIRO PARA IDENTIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS DE GESTÃO PARA CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

UNIVERSITÁRIAS

Fabiana Scarparo Naufel – UNIOESTE [email protected]

Mariângela Monteiro de Melo Baltazar – UNIOESTE [email protected]

Rosana Kátia Nazzari – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

O objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico das rotinas administrativas das clínicas odontológicas da Unioeste que subsidie e oriente a implantação de uma ferramenta de gestão para este tipo de atividade e que viabilize a informatização destas rotinas. Esta ferramenta deverá contribuir, principalmente, para a melhoria do atendimento oferecido pela clínica a pacientes com problemas buco-dentais, bem como possibilitar gerenciamento das informações com a finalidade de pesquisa e controle financeiro do Convênio UNIOESTE-SUS. O projeto se justifica, uma vez que as ferramentas que existem no mercado oferecem gerenciamento de clínicas odontológicas do setor privado, que não permitem trabalhar com o volume de profissionais atuantes nas clínicas da UNIOESTE e tampouco oferecem condições de gestão para o referido Convênio público. Atualmente, o principal problema do atendimento realizado pela clínica odontológica (CO) decorre do fato de que todos os procedimentos, seja os ordem administrativa, seja os relativos às especialidades de cada clínica, bom como o acompanhamento dos mesmos, atualmente, são feitos manualmente, em formulários específicos. Isso faz com que exista, além de redundância de informações, dificuldade em obtê-las, o que dificulta o intercâmbio entre os atendentes, o planejamento de atendimentos, podendo implicar, inclusive, em não atendimentos pelo fato de não dispor de informações rápidas e precisas. Informações básicas como definir datas e horários para atendimento, acompanhamento/atendimento de listas de espera, identificação de procedimentos vinculando-os a atendimentos financiados ou não pelo Sistema Único de Saúde ou Centro de Especialidade Odontológica, associação paciente-atendenteprocedimento, entre outros, hoje são dificultadas pelo controle manual. Assim, tendo em vista o papel da universidade de promover o conhecimento científico, o projeto é uma parceira com pesquisadores em tecnologias da saúde e envolve os alunos do Cur so de Odontologia e Informática da Unioeste, concentrados no NIT - Núcleo de Inovações Tecnológicas, além do acompanhamento da DRI – Diretoria de Informática da Unioeste.

Palavras-chave: gestão de clínicas, odontologia, universidade.

1. livroderesumos.indd 731. livroderesumos.indd 73 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 92: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

74

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

PROPOSTA PARA MELHORIA DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE NA FISCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS

DE ALIMENTOS NOS MUNICÍPIOS DE ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA 3.ª REGIONAL DE SAÚDE

Cássia Yoshie Shishido - 3.ªRS/SESAIvana Lúcia Belmonte - 3.ªRS/SESA

[email protected]é Avais Netto - 3.ªRS/HEMEPAR

Luiz Antonio Brandalise - [email protected]

RESUMO

Este trabalho traz uma proposta de implantação de um sistema de controle e avaliação das inspeções realizadas em indústrias de alimentos pelos técnicos da Vigilância Sanitária dos municípios que compõem a 3ª. Regional de Saúde, através da aplicação do Anexo II da RDC 275/2002 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que consiste na Lista de Verificação de Boas Práticas de Produção em Estabelecimentos Produtores/lndustrializadores de Alimentos. O Anexo II está formatado de forma a facilitar sua aplicação e fornecer automaticamente a classificação do estabelecimento após o seu preenchimento, para ser então remetido à 3ª.Regional de Saúde por meio eletrônico, o que permitirá um controle qualitativo da inspeção realizada, a responsabilização do técnico que realizou a ação através de sua identificação no final do anexo II, informação esta antes restrita ao município, e o conhecimento da realidade das empresas com relação as Boas Práticas de Produção, permitindo elaborar diagnóstico epidemiológico com vistas a subsidiar as ações do Pacto pela Saúde, que segundo a Portaria 399/GM de 23/02/2006, estabelece ao Estado desenvolver conforme a necessidade, um processo de planejamento, regulação, pactuação, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e controle. Como forma de aprimorar as ações da vigilância sanitária da terceira regional de saúde do Paraná propôs-se neste, um modelo de controle no qual ao utilizar-se dos recursos da informática e dos sistemas de informação resultar-se-ia em maior segurança com relação a efetiva aplicação da legislação.

Palavras-chave: controle; indústria de alimentos; vigilância sanitária.

1. livroderesumos.indd 741. livroderesumos.indd 74 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 93: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

75Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Trabalho, Emprego e Promoção Social

Capítulo 6

1. livroderesumos.indd 751. livroderesumos.indd 75 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 94: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

76

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 761. livroderesumos.indd 76 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 95: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

77Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROJETO DE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOSSERVIDORES DO HOSPITAL REGIONAL DA LAPA

SÃO SEBASTIÃO

Carlos Tadeu Correia Lara - SESA [email protected]

Gilberto Ribeiro Maia - [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Este trabalho visa levantar a percepção dos servidores com relação a sua saúde, hábitos de vida e trabalho. Apresentar propostas de Melhoria de Qualidade de Vida, onde o nível de absenteísmo atinge um índice de 10% de servidores da unidade, causando transtorno na escala de trabalho e elevando o custo pela manutenção pelo pagamento de horas extras. O instrumento básico para obtenção dos dados foi um questionário aplicado para 10% de um total de trezentos e cinqüenta e quatro servidores. Verificou-se nas respostas o sentimento de cansaço, stress, desmotivação, a maioria dos servidores estão acima do peso e alguns com obesidade, percebeu-se ainda problemas de saúde como, diabete, hipertensão e depressão. Sugere-se a implantação e implementação de programas para promover a melhoria da qualidade de vida dos servidores. Tais como: orientação nutricional, atividades físicas, programas de lazer, programas antitabagismo, gestão do estresse e correção de postura.

Palavras-chave: servidores públicos; desmotivação e obesidade; qualidade de vida.

1. livroderesumos.indd 771. livroderesumos.indd 77 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 96: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

78

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ: PERSPECTIVAS DE ERRADICAÇÃO E A

EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Rosalina Bergamo - [email protected]

João Marcelo Crubellate - [email protected]

RESUMO

Neste estudo apresentamos de forma sucinta o olhar do Estado e da Sociedade com relação à infância brasileira: a violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes vítimas da inserção precoce no mercado de trabalho informal de forma penosa, degradante e perigosa e as conseqüências provocadas em seu desenvolvimento bio psico social, e também uma análise que permita uma compreensão do processo histórico da formação da nossa sociedade, cujo conceito intrínseco de que a educação pelo trabalho presente na sociedade e nas políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente seria a solução para o enfrentamento da questão social. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo abordar o cenário do trabalho infantil no Brasil com dados estatísticos e a legislação que protege as crianças e adolescentes do trabalho precoce, e, por fim, uma análise do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil desenvolvido em cinco municípios da região metropolitana de Maringá compreendendo o município pólo e os municípios do entorno, que são Marialva, Paiçandu e Sarandi. Mesmo que o Brasil tenha uma legislação que garanta a prioridade absoluta para crianças e adolescentes, associado à participação da sociedade civil com apoio de organismos nacionais e internacionais inseridos no debate dos direitos humanos, ainda não está se conseguindo atingir seu objetivo principal, ou seja, CRIANÇA e ADOLESCENTES sujeitos de direitos com PRIORIDADE ABSOLUTA.

Palavras-chave: criança; adolescente; Políticas Públicas.

1. livroderesumos.indd 781. livroderesumos.indd 78 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 97: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

79Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

FORTALECIMENTO DA FUNÇÃO AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE

EMPREGO E RENDA DA SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL DO

PARANÁ

Doralice Lopes Bernardoni - SETU [email protected]

Marta Cristina de Souza Leite - SEEC [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O presente estudo visa incitar uma discussão acerca da necessidade do fortalecimento da função “avaliação de políticas públicas”, entre os formuladores e gestores de políticas públicas do governo do Estado do Paraná. Despertar para a importância de se praticar essa função, desenvolvendo uma cultura avaliativa nas organizações públicas. Preliminarmente, apresenta-se a multiplicidade de conceitos e fundamentos apontados pelos estudiosos da matéria na revisão de literatura, seguindo-se pelos diferentes tipos de avaliação e pela diversidade de critérios utilizados, cuja aplicação requer formas específicas de operacionalização. O arcabouço legal que norteia o assunto também é tratado neste estudo, haja vista o planejamento, a avaliação e o controle constituírem-se em obrigação legal na

administração pública. No que se refere ao ciclo de planejamento, gestão e avaliação são abordadas, entre outros itens, as principais restrições e oportunidades do modelo. As práticas de avaliação provenientes das experiências internacionais e nacionais são apresentadas, assim como as políticas de geração de emprego e renda no Brasil e no Paraná são comentadas brevemente. Na segunda etapa deste trabalho é apresentado um estudo de caso da política de geração de emprego e renda, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Mapeamento das informações existentes e verificando sua abrangência, analisando sua adequação às diretrizes do governo e ao atendimento dos impactos sociais. Por fim, a partir das conclusões, propõe-se, em linhas gerais, um modelo para monitoramento e avaliação, que pode ser aplicado não só na Secretaria, objeto de estudo, como também nos demais órgãos do Governo do Estado do Paraná.

Palavras-chave: avaliação de políticas públicas; emprego; renda.

1. livroderesumos.indd 791. livroderesumos.indd 79 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 98: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

80

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DA CONCEPÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O PAPEL DO GESTOR:

DUAS LÓGICAS EM DESCOMPASSO NA REGIÃO DE GUARAPUAVA

Ironi do Rocio Vieira de Camargo - SETP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

A Constituição Federal de 1988, adotou o conceito de seguridade social, reunindo, em um mesmo sistema, as políticas de saúde, previdência e assistência social e propondo o sistema de proteção social brasileiro. Verifica-se a conquista do status de política publica, inaugurando no país um novo padrão de proteção social, afirmativo de direitos sociais. O processo de juridificação com a Lei Orgânica da Assistência Social, destacado na Política Nacional 2004 e a Norma Operacional Básica 2005. Um desafio se impõe para o gestor desta política: responder às novas configurações da nova Política que vai gradativamente se tornando mais complexa, chegando a implantação de um regime geral próprio de gestão, o Sistema Único de Assistência Social. Pretendeu-se neste trabalho descrever a síntese histórica das transformações que a política de assistência social vem sofrendo nos documentos normatizadores; comparar os Planos Municipais de Assistência Social, elaborados pelos órgãos gestores da política de assistência social com a Política Nacional de Assistência Social vigente. Com base em entrevistas, para verificar se a prática dos gestores da política de assistência social está pautada em conhecimento da normativa que regulamenta a assistência social. Pode-se resumir que a organização da gestão nestes municípios está longe de ser aquela preconizada na legislação orientadora desta política; que os municípios estão reiterando práticas que mantêm as desigualdades e escondem as suas causas, reduzindo a sua ação a programas pontuais, numa perspectiva individualizante, sem observar o conteúdo da Política e Normas para construir a proteção social afiançada nestes documentos; falta unidade nas informações registradas nos instrumentos de gestão preenchidos pelos municípios; têm estruturas precárias, em termos de recursos humanos e financeiros, bem como de suporte teórico metodológico, para enfrentar as novas responsabilidades e as respostas às demandas impostas. De forma sucinta pode-se concluir que os gestores estão assumindo esta responsabilidade sem o necessário conhecimento que a política exige.

Palavras-chave: política de assistência social; gestão da assistência social.

1. livroderesumos.indd 801. livroderesumos.indd 80 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 99: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

81Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

POLÍTICAS DE SEGURO-DESEMPREGO: UMA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA AGÊNCIA DO TRABALHADOR EM PONTA GROSSA 2005-2006

Ângela Maria Padilha de Paula – SERTSilvana Mussi – SEFA

Cleise M. A. Tupich Hilgemberg – [email protected]

RESUMO

No Brasil, uma das formas de beneficiar o trabalhador desempregado foi a criação do Programa de Seguro-Desemprego. É neste contexto que este trabalho se insere, buscando de um lado investigar a causa da não aceitação das vagas de emprego no período em que o trabalhador encontra-se habilitado para receber o Seguro-Desemprego e, de outro o papel desempenhado pela Agência do Trabalhador. Para tanto, foi realizado um estudo de caso para o Município de Ponta Grossa no período de 2005/2006. As hipóteses e variáveis que permeiam o estudo estão relacionadas ao trabalhador que se encontra em fase de habilitação, solicita a demissão ao empregador para receber o Seguro-Desemprego, quando já se encontra segurado, não aceita a vaga de emprego temendo perder o Seguro-Desemprego, caso aceitem a vaga, pôr não saber ao certo qual o beneficio real e a forma de ser beneficiado se agir corretamente e/ ou em que o Seguro-Desemprego poderá auxiliálo ou prejudicá-lo. Desta forma, utilizou-se uma análise tabular como metodologia de estudo a partir do levantamento das informações por meio de questionário aplicado junto aos trabalhadores que freqüentaram a Agência do Trabalhador no período compreendido entre os meses de setembro a outubro de 2006. Pretendeu-se identificar por meio da metodologia utilizada os problemas encontrados na operacionalização e desenvolvimento do programa junto a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, DRT - Delegacia Regional do Trabalho e ao INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social. Mais especificamente, buscou-se verificar junto a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa o número de desempregados e o número destes que não aceitam serem recolocados no mercado de trabalho. Também, identificar junto a Delegacia Regional do Trabalho, o número de denúncias dos acordos entre trabalhadores e empresas no período de outubro de 2005 a outubro de 2006 e o procedimento adotado pela mesma para sanar os problemas. Este trabalho identificou que há uma grande reincidência de trabalhadores no programa Seguro-Desemprego no Município de Ponta Grossa. Foram também detectadas algumas irregularidades na sessão de benefícios uma vez que a pesquisa detectou que alguns trabalhadores que recebem seguro-desemprego estão exercendo atividade remunerada em empresas.

Palavras-chave: Agência do Trabalhador; Seguro Desemprego; Política de Emprego.

1. livroderesumos.indd 811. livroderesumos.indd 81 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 100: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

82

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DE PROPOSTA PARA A PESQUISA MENSAL DE EMPREGO: CONTRATO EM REGIME ESPECIAL PARA ENTREVISTADORES DE CAMPO

Vilma Regina Sieben - SEAP [email protected]

Maria do Carmo Duarte Freitas - [email protected]

RESUMO

Órgão gerenciador de pesquisas, responsável pela Pesquisa Mensal de Emprego, que apresentou na última contratação de entrevistadores de campo, feita através da Contratação em Regime Especial, por prazo determinado, um alto índice de

rotatividade de pessoal, não aceitável pelos órgãos de pesquisa. Este fato motivou a investigar em primeira instância se o problema do turnouver não começa na elaboração do Edital de Convocação. O estudo objetiva sugerir a inclusão de critérios mais específicos sobre o perfil profissiográfico do entrevistador de campo no Edital de Convocação do Instituto de Pesquisa do Paraná é demonstrar que os procedimentos utilizados, não são defensáveis para as interpretações sobre o perfil necessário para o desempenho da função, bem como para as ações de pontuação, aprovação e reprovação dos mesmos. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo levantamento documental baseado em Leis, Decretos, Constituição Federal e Estadual e palestras com apresentações de servidores públicos de outros órgãos sobre experiências, práticas e dificuldades com o Contrato em Regime Especial. Os resultados obtidos apontaram que os procedimentos utilizados no Edital de Convocação, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa do Paraná, utilizado na Pesquisa Mensal de Emprego, pelo ato administrativo, não estabeleceu critérios objetivos para o recrutamento e seleção de pessoal. Descumpre o princípio da moralidade, da impessoalidade, publicidade e da eficiência, no trato da gestão pública. A análise documental e bibliográfica possibilitou a proposta de modelo de perfil profissiográfico para entrevistadores de campo para o Edital de Convocação do Instituto e a necessidade de treinamento diferenciado ao pessoal contratado para atender as necessidades da pesquisa.

Palavras-chave: regime especial de contratação; perfil profissiográfico; pesquisa mensal.

1. livroderesumos.indd 821. livroderesumos.indd 82 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 101: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

83Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTUDO DE PROPOSTA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

NA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DO PARANÁ

Nilde A. Oliveira dos Anjos - SECS [email protected]

Vânia Machado Casado - [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

O estudo aborda a sistematização do processo de comunicação da Secretaria da Comunicação Social do Governo do Paraná, com enfoque para o trabalho da Agência Estadual de Notícias, órgão da secretaria responsável pela divulgação das informações do governo do Estado. Foi discutida a necessidade de um planejamento estratégico para a comunicação social. O estudo abre espaço para a discussão em delimitar os espaços para a comunicação política, governamental e pública. O trabalho enfoca a sistematização e reflexão crítica sobre o trabalho realizado pela Agência de Notícias, onde foi demonstrada a importância da Comunicação Social nos órgãos públicos. Foi aplicado um questionário com os veículos de comunicação do Paraná, com base na Região Metropolitana de Curitiba, que são líderes em audiência de programas jornalísticos e em circulação de exemplares. O objetivo foi saber como estão sendo aproveitadas as informações geradas pelos vários serviços disponibilizados na Internet pela Agência de Notícias como reportagens, pautas, fotografias, vídeos, rádio e newsletter. A pesquisa de campo demonstrou uma dificuldade de relacionamento entre governo do Estado e a mídia, o que prejudica em parte o aproveitamento das notícias geradas pela Agência de Notícias. Todos os veículos contatados demonstraram que consultam o site diariamente e utilizam parte das informações. O estudo demonstrou que diante do surgimento de novas tecnologias da informação. Uma política pública de comunicação que dê mais visibilidade e transparência às ações do governo.

Palavras-chave: comunicação social; comunicação pública; sistematização.

1. livroderesumos.indd 831. livroderesumos.indd 83 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 102: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

84

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 841. livroderesumos.indd 84 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 103: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

85Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Capítulo 7

1. livroderesumos.indd 851. livroderesumos.indd 85 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 104: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

86

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 861. livroderesumos.indd 86 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 105: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

87Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ADAPTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS PÚBLICOS DO SETOR AGROPECUÁRIO

PARANAENSE

Gilmar Jorge Vieira – SEAB [email protected]

Guilherme Oscar Richter – SEAB [email protected]

Rosana Kátia Nazzari – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a importância das avaliações de programas públicos, bem como verificar as metodologias ou ferramentas utilizadas para a avaliação das políticas direcionadas ao setor agropecuário e implementadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento - SEAB. O caso selecionado para estudo concentra-se na área de fomento da pecuária leiteira do estado, através da prática da inseminação artificial, denominado Programa de Inseminação Artificial - PIA, objetivando, através do melhoramento genético, o aumento da produção e produtividade dos rebanhos leiteiros paranaenses. Considerando-se a operacionalização do PIA, a metodologia utilizada foi a de IMPACTO, onde se avaliou o objetivo geral e específico do programa.

Palavras-chave: avaliação de políticas públicas; metodologias de avaliação; programas públicos do setor agropecuário.

1. livroderesumos.indd 871. livroderesumos.indd 87 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 106: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

88

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO SOBRE O CULTIVO DE TOMATE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE

Carlos Alberto Salvador - SEAB [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

Uma grande região do Estado do Paraná, com cerca de 15 mil Km², compreende a Região Metropolitana de Curitiba, e fazem parte 26 municípios, totalizando uma população de três milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Curitiba destaca-se na produção de hortaliças, e apresenta uma importância econômica significativa, a atividade é desenvolvida em vinte e um municípios da região, sendo que dos mais de dois milhões de toneladas produzidos no Estado, mais de um milhão é produzido na região. O tomate é cultivado em larga escala na região, e ocupa o segundo lugar em consumo de agrotóxicos por área, sendo uma cultura altamente impactante devido à aplicação indiscriminada de agrotóxicos, com um elevado custo de produção e contaminação ambiental. A partir de um estudo sistematizado, este trabalho tem como Objetivo Geral o de subsidiar políticas públicas para garantir um desenvolvimento sustentável da produção de tomate na Região Metropolitana de Curitiba. O cultivo sustentável de tomate na região poderá ser alcançado, a partir de políticas públicas direcionadas a mudança do modelo de produção agrícola, possibilitando a conversão da produção convencional à produção sustentável.

Palavras-chave: cultivo do tomate; região metropolitana; sustentabilidade.

1. livroderesumos.indd 881. livroderesumos.indd 88 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 107: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

89Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROPOSTA DE POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AGRÍCOLA: UM DESAFIO A TÉCNICOS E

AGRICULTORES

Christian Reichmann Sassi - SEABLuiz Antonio Brandalise - UEPG

[email protected]

RESUMO

Este trabalho consiste de uma análise sobre a assistência técnica agrícola, relacionada com a forma de atuação dos organismos envolvidos, frente às mudanças que são necessárias atualmente, visando propor uma alternativa de assistência. A assistência é fundamental para que os agricultores evoluam e, oficialmente não consegue atingir eficientemente a grande maioria dos agricultores. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância e algumas falhas da assistência técnica e propor uma forma capaz de atender as expectativas dos agricultores, pelo menos em parte, de forma auto-sustentável. Para isso, efetuou-se uma revisão bibliográfica abordando um breve histórico, a importância da assistência técnica pública e privada e sua necessidade. Sendo assim propôs-se a formação de um grupo de dez técnicos agrícolas coordenados por um Engenheiro Agrônomo em que cada técnico atenderia dez propriedades rurais de agricultores que aderissem voluntariamente ao programa, totalizando cem propriedades por grupo. Os profissionais seriam contratados pelo Governo do Estado pelo prazo de um ano, findo o qual os agricultores assumiriam os custos. O projeto aposta na capacidade de transformação por meio do conhecimento técnico e humano que os profissionais da área possuem. Conclui-se que a proposta é um desafio e depende do comprometimento dos profissionais e dos agricultores e merece ser posta em prática para validação.

Palavras-chave: Assistência técnica. Agricultores familiares. Melhoria de Renda.

1. livroderesumos.indd 891. livroderesumos.indd 89 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 108: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

90

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL NO CONTEXTO DA APICULTURA PARANAENSE – UMA

CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PRIORITÁRIAS

Roberto Carlos Prazeres de Andrade Silva - [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Tem como objetivo geral subsidiar a formulação de políticas públicas prioritárias, fundamentais para o desencadeamento do desenvolvimento do agronegócio apícola paranaense. No decorrer deste estudo, foram identificados e caracterizados os elos da cadeia produtiva do mel, relacionando os gargalos tecnológicos, caminho indispensável para o apontamento e eleição das políticas públicas, passíveis de serem implementadas pelo governo do Estado do Paraná. Discorre sobre a história da apicultura brasileira, aí incluída a paranaense por seu desempenho ímpar, analisa esta atividade econômica com seus vínculos e inter-relações no contexto do panorama mundial, resgata-se o papel dos órgãos estaduais voltados ao desenvolvimento de políticas para a agropecuária, indo de encontro às potencialidades, oportunidades e perspectivas de crescimento e desenvolvimento. Alinhava aspectos sobre a importância econômica, social e ecológica da apicultura, destacando sua contribuição para a conservação da natureza, a geração de renda para os agricultores e riqueza para o campo e cidades. A título de conclusão aponta que a apicultura no Estado do Paraná experimentou crescimento de 26% no período de 1991 a 2005. Participa com 13% na produção nacional, colocando o Estado na terceira posição no rol dos produtores nacionais. É o sexto maior exportador do país, contribuindo com 6% das exportações totais e ingressos anuais de 1,4 milhão de dólares.

Palavras-chave: cadeia produtiva do mel; apicultura paranaense; políticas públicas.

1. livroderesumos.indd 901. livroderesumos.indd 90 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 109: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

91Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO CADASTRO TÉCNICO RURAL PARA CONHECIMENTO DA REAL

ESTRUTURA FUNDIÁRIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA DO ESTADO DO

PARANÁ

Ronaldo da Silva Valente - [email protected]

Wallace de Senna Pereira - SEMABlênio César Severo Peixe - UFPR

[email protected]

RESUMO

O texto em tela versa a respeito da assinergia entre as instituições públicas operantes no meio rural, sobre um tema que, ao longo dos séculos, sua problemática só faz se agravar. A ausência de instrumentos disciplinadores que conduza ao confiável conhecimento da estrutura fundiária da região do Vale do Ribeira, como de qualquer outra região do país, evidenciado no trabalho, acarreta no desperdício dos parcos recursos públicos, à medida que, cada uma dessas mencionadas instituições criam um aparato próprio para a obtenção dos mesmos dados, porém, com diferentes metodologias, agravadas pelo fato de que são dados obtidos de forma imprecisa, e quando comparados mostram com clareza, a confusão que cria. A implantação do cadastro técnico rural determina o conhecimento da estrutura fundiária da região funcionando como uma ferramenta auxiliadora para os gestores, público e privado, no que tange o planejamento do ordenamento territorial e de obras públicas, implantação de um justo sistema tributário rural e possibilitador da checagem de dados entre o real medido e o verbalmente declarado e censitado.

Palavras-chave: cadastro técnico rural; vale do ribeira; estrutura fundiária.

1. livroderesumos.indd 911. livroderesumos.indd 91 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 110: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

92

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

ESTUDO PARA O GERENCIAMENTO INTEGRADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA ABORDAGEM

SOBRE ASPECTOS DE ACONDICIONAMENTOS, COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO FINAL NO

ESTADO DO PARANÁ

Jorge Sigueru Kuwabara - SEFA [email protected]

Walter Ostenack Júnior - SEMA [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

O tema de limpeza urbana está assumindo papel de destaque entre as crescentes demandas da sociedade brasileira e das comunidades locais, seja pelos aspectos ligados à saúde pública, pela contaminação ambiental, ou ainda pelas questões sociais. Optou-se por uma proposta de construção de um modelo de intervenção onde todos os projetos relacionados aos resíduos sólidos seguem um direcionamento único, de acordo com uma política típica para resíduos sólidos, a metodologia é embasada em pesquisa documental, identificando resumos das principais legislações ambientais e exemplos de práticas bem sucedidas do gerenciamento econômico e social, com parcerias público e privada. Este estudo de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, contém orientações para elaboração de Plano Local de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, incluindo os arranjos institucionais necessários ao gerenciamento adequado dos serviços e traçar uma linha de ação que não seja interrompida a cada nova administração municipal, tornando as soluções mais técnicas e utilizando-se de novas tecnologias ambientalmente adequadas para o tratamento e reciclagem do lixo.

Palavras-chave: gerenciamento integrado; resíduos sólidos urbanos; reciclagem.

1. livroderesumos.indd 921. livroderesumos.indd 92 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 111: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

93Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROPOSTA DE UM ESTUDO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA CONSERVAÇÃO E USO DA FLORESTA

OMBRÓFILA MISTA

Mariano Felix Duran - IAP/SEMA [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

O Estado do Paraná ao longo de quatro últimas décadas teve uma ação muito forte na exploração dos recursos naturais de uma forma inadequada do ponto de vista da aplicabilidade das legislações ambientais vigentes. O resultado deste processo foi o desequilíbrio na distribuição dos remanescentes florestais do nosso Estado onde se tem uma linha imaginária separando duas realidades, ao norte e noroeste com atividade muito forte na agricultura e pecuária e outra ao sul com atividade representada pela indústria de base florestal, onde fica constatado um desregramento das vocações naturais e características de uma determinada região pela falta de matéria prima. Dentro desta proposta foram abordados aspectos relacionados aos remanescentes florestais dentro da realidade no que se refere à cobertura vegetal atual. Também foi apresentada de uma forma bem descritiva a classificação das diversas tipologias florestais existentes e também uma proposta de conversão ou proteção destes remanescentes. O estabelecimento de um Zoneamento propicia a organização do processo produtivo de um Estado dentro das cadeias produtivas onde a indústria, a matéria prima e a mão de obra, ficam disponibilizadas dentro de um raio economicamente aceitável. E como objetivos específicos, a proposta abordou as diversas políticas públicas para conservação da Floresta Ombrófila Mista e sugerir uma proposta de política pública para uso e conservação. Este trabalho apresenta uma proposta viável e de suma importância ao desenvolvimento organizado do Estado do Paraná.

Palavras-chave: conservação e uso; floresta ombrófila mista; zoneamento ecológico.

1. livroderesumos.indd 931. livroderesumos.indd 93 7/8/2008 09:08:317/8/2008 09:08:31

Page 112: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

94

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 941. livroderesumos.indd 94 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 113: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

95Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Administração e Previdência

Capítulo 8

1. livroderesumos.indd 951. livroderesumos.indd 95 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 114: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

96

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 961. livroderesumos.indd 96 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 115: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

97Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

ESTRESSE, A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS INTEGRANTES DAS CARREIRAS

DE FISCALIZAÇÃO, POLICIA MILITAR E CIVIL NO ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO DE CASO

Marcos Lins Condôlo – SESP Flávio Gaya Zanin – PCPR

Gil Oliveira da Costa – SEABCleise M. A. T. Hilgemberg – UEPG

[email protected]

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é analisar através da sondagem da situação funcional dos agentes policiais e de fiscalização da Secretaria da Agricultura, os níveis de estresse vivenciados no exercício da função pública, bem como, os impactos ocasionados no cotidiano destes profissionais, tendo em vista a complexidade do serviço inerente à atividade policial e de fiscalização. Com base no levantamento bibliográfico e na pesquisa de campo realizada junto às instituições pertinentes aos três grupos em questão, foi utilizada uma amostra estratificada, representativa de cada quadro organizacional, que possibilitou observar que o tempo de serviço dos agentes é uma variável, com grau significativo de influência nos comportamentos individuais. Os resultados apontam ainda que, tanto no início da carreira, como nos anos posteriores, há uma tendência do profissional em sofrer expressivo desgaste emocional, trazendo, irremediavelmente, prejuízo a qualidade dos serviços prestados à população. Como sugestão de medidas profiláticas e corretivas, no âmbito das três instituições pesquisadas, constatou-se a premente necessidade de se investir qualitativamente no agente público.

Palavras-chave: estresse; servidor público; políticas públicas.

1. livroderesumos.indd 971. livroderesumos.indd 97 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 116: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

98

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

A GESTÃO DE RH NO SETOR SAÚDE: ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL OU

DESENVOLVIMENTO DE RH?

Isaias Cantoia Luiz – [email protected]

Paulina A. K. de Bastos – [email protected]

Eliane de Fátima Rauski – [email protected]

RESUMO

As transformações observadas a partir da implementação da reforma do Estado brasileiro destacam antigos problemas e introduzem outros novos para a área de recursos humanos em saúde. O presente artigol examina o desenvolvimento da área de recursos humanos (RH) nas políticas públicas, tendo como referencial as reformas da política nacional de saúde na década de 1990 no Brasil. Aponta para a necessidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre o trabalho desenvolvido na área de saúde que envolve a abordagem da administração geral, da sociologia do trabalho e das profissões e especialidades, do desenvolvimento tecnológico, das análises econômicas, dos processos de aprendizagem, entre outras. A partir de uma situação concreta, no caso da 3.a Regional de Saúde - Ponta Grossa - Paraná, identifica dimensões críticas para a abordagem da questão de recursos humanos, notadamente em relação a diferença entre Administração de Pessoal e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Palavras-chave: Recursos humanos em saúde; política de saúde; gestão do trabalho em saúde.

1. livroderesumos.indd 981. livroderesumos.indd 98 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 117: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

99Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

O IMPACTO DA DIGITALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS SOBRE AS ATIVIDADES DO AUDITOR FISCAL

DA RECEITA ESTADUAL DO PARANÁ

Maria da Graça Falleiros Schmidt – SEFA [email protected]

Marli de Lourdes Verni – UEL [email protected]

RESUMO

A era digital criou um ambiente que desconhece fronteiras e compreende uma nova forma de transação mercantil, por meio do comércio eletrônico. Dentro em breve, os setores de comércio e serviços passarão a utilizar-se também, de notas fiscais e livros contábeis eletrônicos. O objetivo deste trabalho foi verificar qual o impacto desse processo de digitalização dos documentos fiscais nas funções e nos procedimentos dos Auditores da Receita Estadual do Paraná e de que forma a administração dos recursos humanos pode facilitar essa transição. Para isso, foi aplicada uma pesquisa junto a alguns auditores, sobre cujas respostas foi realizada uma análise interpretativa, que possibilitou concluir sobre a necessidade de realizar, em médio prazo, cursos de treinamento específico na área de informática, a fim de preparar adequadamente o quadro de auditores para o trabalho com livros e notas fiscais eletrônicos.

Palavras-chave: nota fiscal eletrônica; auditores fiscais; capacitação profissional.

1. livroderesumos.indd 991. livroderesumos.indd 99 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 118: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

100

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

A IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL: ESTUDO PROTÓTIPO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO E EM UMA

EMPRESA PRIVADA

Áurea Coelho Graça – [email protected]

Ariston Azevedo Mendes – [email protected]

RESUMO

A tendência a maior competitividade no cenário econômico mundial faz com que organizações públicas e privadas recorram ao uso de técnicas da administração moderna, como a Qualidade Total. Diante desse quadro, este estudo tem por objetivo reunir alguns dos principais conceitos relacionados à implantação da Qualidade Total, tendo como referência a aplicação de projetos pilotos em um órgão público e em uma empresa privada, possibilitando comparar a viabilidade do uso de ferramentas administrativas. Com o intuito de fornecer uma metodologia que seja adequada às necessidades das organizações estudadas, procurou-se apresentar o método da qualidade desenvolvido por Juran e aplicá-lo como um estudo protótipo, observando os benefícios, dificuldades e necessidades de superação. Os dados primários foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas com os gestores, trabalhadores dos setores, bem como observação direta. Os dados secundários foram coletados mediante análise de documentos elaborados pelas empresas. Concluiu-se que a obtenção de níveis de desempenho ainda não alcançados, assim como a sustentação das organizações em um mercado cada vez mais exigente, ocorre por meio da ação de manutenção dos padrões, complementada pelas ações de melhoria, possíveis de serem implementadas e que para tanto se faz necessário um trabalho minucioso e o uso de ferramentas da Administração, onde ouvir os clientes internos e externos é fundamental para o resultado, assim como abertura por parte dos dirigentes das organizações. A maior restrição ao crescimento é a escassez de pessoas com perfil cultural adequado às funções.

Palavras-chave: órgão público x empresa privada; qualidade total; implementação de mudança.

1. livroderesumos.indd 1001. livroderesumos.indd 100 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 119: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

101Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

MODALIDADES DE LICITAÇÃO, PREGÃO ELETRÔNICO: EXIGÊNCIAS, VANTAGENS E INOVAÇÕES DECORRENTES DO DECRETO

N.º 5.450/2005

Shirley de Abreu – DERIvan Aparecido Ruiz – UEM

[email protected]

RESUMO

Empresas estatais, órgãos públicos e empresas de economia mista compram toda espécie de produtos, equipamentos e contratam serviços para ampliação e manutenção da sua administração por meio de licitações. A licitação é um procedimento que visa escolher a melhor proposta dentre as apresentadas por aqueles que desejam contratar com o poder público e está prevista nos artigos 22, inciso XXVII e 37, inciso XXI, ambos da Constituição Federal. O presente trabalho apresenta de forma sintética as várias modalidades de licitação enfocando no novo instrumento licitatório, o Pregão Eletrônico. Esta modalidade, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, possui como importantes características a celeridade e a maior transparência nos procedimentos licitatórios, diminuindo custos para a administração pública. No atual contexto de corrupção que assola nosso país, a instituição do Pregão Eletrônico é de grande importância, pois através deste tornou-se menor a chance de ocorrem negociatas ilícitas entre agentes públicos e licitantes inescrupulosos. Recentemente, o Decreto nº 5.450/2005 instituiu o Pregão Eletrônico como forma de realização preferencial para a aquisição de bens e serviços comuns. Um dos objetivos do presente trabalho é analisar as exigências, vantagens e inovações decorrentes do referido Decreto. Tudo indica que o Pregão Eletrônico se consolidará como modalidade de licitação padrão para a Administração Pública.

Palavras-chave: licitação, pregão eletrônico, decreto 5.450/2005.

1. livroderesumos.indd 1011. livroderesumos.indd 101 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 120: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

102

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SERVIDOR PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE DO

PARANÁ

Emira Maria Strapasson – SESA [email protected]

Gerti Schafer Berto – SESA [email protected]

Maria Amaro – SESA [email protected]

Cláudio Antonio Rojo – UNIOESTE [email protected]

RESUMO

A importância da avaliação e de um sistema de acompanhamento de desempenho das instituições públicas vem-se manifestando em diversos países e, em muitos casos, de forma vinculada à adoção de contratos de gestão ou formas assemelhadas de vincular ganhos de eficiência e eficácia dos aparelhos estatais. Este estudo objetivou propor uma sistemática de avaliação de desempenho, para o servidor público do ISEPr, propondo mecanismos de atuação, de forma a que possa melhor atender de maneira inovadora às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade do serviço público. Com relação ao método, optou-se pelo desenvolvimento do estudo documental e bibliográfico, de abordagem exploratória. Foram selecionados aleatoriamente três modelos de avaliação de desempenho e após, pesquisados, condensados em quadros e analisados, subsidiaram o modelo proposto. A proposta de um Plano de Avaliação de Desempenho aplicável, poderá ser, além de um mecanismo de seleção, um poderoso instrumento de motivação, aperfeiçoamento do servidor e, um eixo norteador para o planejamento futuro da organização e de desenvolvimento de pessoal, objetivando o atingimento das metas e a melhoria da qualidade da assistência à saúde.

Palavras-chave: avaliação de desempenho; servidor público; aperfeiçoamento.

1. livroderesumos.indd 1021. livroderesumos.indd 102 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 121: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

103Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PROPOSTAS PARA A OTIMIZAÇÃO DA

COBRANÇA JUDICIAL DA DÍVIDA ATIVA

Marcos André da Cunha – [email protected]

Ivan Aparecido Ruiz – [email protected]

RESUMO

A Emenda Constitucional nº 19/1998 inseriu o princípio da eficiência no caput do art. 37 da Constituição Federal. Muito embora haja alguma discussão doutrinária no sentido de que a eficiência já estava implícita na Carta Maior de 1988 como dever de todo agente público, a referida questão não se apresenta relevante para o presente trabalho, uma vez que o mencionado princípio é hoje parte integrante da Constituição Federal, devendo como tal ser tratado. Procura-se analisar o seu significado, sua extensão e o que pode ser feito para que seja aplicado pelos gestores públicos. Nesse sentido, este artigo visa analisar qual o significado do referido princípio para a Administração Pública, bem como o propósito de sua inclusão no texto constitucional. Além disso, sentiu-se a necessidade de se abrir um tópico para discorrer, ainda que brevemente, sobre sua relação com o modelo da administração pública gerencial, cujas idéias influenciaram a reforma administrativa objeto da Emenda supramencionada. Apresenta, outrossim, uma abordagem acerca da extensão de tal princípio, apontando-se para a necessidade premente de sua imediata colocação em prática pelos Agentes Públicos. Na seqüência, o tema é trazido para o âmbito da cobrança judicial da dívida ativa do Estado do Paraná, procurando-se utilizar a experiência adquirida em alguns anos de trabalho na aludida área, para propor sugestivamente estratégias de atuação e procedimentos, objetivando uma maior eficiência no desempenho da aludida obrigação institucional.

Palavras-chave: divída ativa, princípio da eficiência; administração pública.

1. livroderesumos.indd 1031. livroderesumos.indd 103 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 122: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

104

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL E FUNCIONAL DO DETRAN/PR:

UM ESTUDO DE CASO

Rosa Maria Brunetti Gutmann – SESP [email protected]

Blênio César Severo Peixe – [email protected]

RESUMO

Este estudo de caso descreve os temas abordados para o planejamento e execução de reestruturação, através de metodologia desenvolvida e aplicada objetivando definir o modelo institucional adequado ao cumprimento das competências estabelecidas para o Departamento de Trânsito do Estado do Paraná, considerando que seus processos de trabalho têm como característica principal a gestão de atividades de Estado (planejamento, execução, controle, fiscalização de atividades do trânsito), cumprindo e fazendo cumprir a legislação específica, reorientando o seu processo de tomada de decisão e permitindo a introdução de uma cultura gerencial voltada para resultados. Modelos de gestão foram identificados e avaliados que remetem à conclusão de que o modelo referencial deve ser o de Agência Executiva, que nada mais é do que uma Autarquia com maior mobilidade e que ora limitada a sua aplicabilidade, deve continuar com o regime jurídico atual, ocorrendo, porém, uma reestruturação em sua estrutura organizacional, devendo ser revistos primordialmente o Organograma, conseqüentemente o Regimento Interno, assim como a Tabela de Taxas e Tarifas e Quadro de Pessoal.

Palavras-chave: estrutura e modelos institucionais; agências executivas; autarquia.

1. livroderesumos.indd 1041. livroderesumos.indd 104 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 123: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

105Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

SERVIDOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

LONDRINA

Protógenes Afonso dos Santos – UEL [email protected]

Valdemir Aparecido Trevisani – UEL [email protected]

Gerson Antonio Melatti – [email protected]

RESUMO

Neste estudo busca-se averiguar a importância do servidor no órgão público, pois essa importância está absolutamente ligada à metodologia e ao acompanhamento do servidor quando do ingresso na Administração Pública. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, exploratória e estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário, aplicado a dezesseis servidores técnico-administrativos, participantes como indiciados em comissões disciplinares ou processos administrativos na Universidade Estadual de Londrina. O trabalho demonstrou zona de conforto negativo em algumas situações na evolução dos três primeiros anos do funcionário à frente do serviço público. A pesquisa constatou que a Instituição age com o rigor da lei, nos prazos legais para as avaliações do estágio probatório e de desempenho, mas demonstra fragilidade quando do ato punitivo após abertura e conclusão dos processos disciplinares. O estudo indica a necessidade urgente da realização de cursos de capacitação e treinamento para os funcionários, bem como a revisão do sistema de estágio probatório e avaliação de desempenho.

Palavras-chave: servidor público; estágio probatório; processo administrativo.

1. livroderesumos.indd 1051. livroderesumos.indd 105 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 124: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

106

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

UTILIZAÇÃO DE PISCINAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DA SITUAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ

Aparício Lopes Júnior – [email protected]

Dario Natan Bezerra – PMPR [email protected]

Ezequias de Paula Natal – PMPR [email protected]

Leila Regina da Silva – UEL [email protected]

Wilson Oliveira Paulino – PMPR [email protected]

Azenil Staviski – [email protected]

Aylton Paulus Junior – [email protected]

RESUMO

As piscinas apropriadas para a prática de natação que estão sob o controle de estabelecimentos de ensino e de segurança pública do Estado do Paraná têm sido utilizadas de acordo com as demandas internas dos respectivos órgãos e apresentam variadas características técnicas e de utilização, e divergentes graus de retorno operacional e social, questionando a exploração de sua capacidade de gerar benefícios para a comunidade. A pesquisa identificou elementos capazes de subsidiar a formulação de políticas públicas que busquem a otimização do uso dessas piscinas, levando-se em conta seu valor patrimonial, custos de operação, manutenção e conservação; fatores estes, determinantes para sua plena utilização a despeito de intempéries e fases climáticas, bem como as demandas sociais que possam estar relacionadas ao pleno aproveitamento de seu potencial. Verificou-se no estudo o suporte existente em Faculdades, Universidades Estaduais e quartéis do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, relacionando seus custos operacionais, carências estruturais, número de usuários, períodos de utilização e de ociosidade, aproveitamento em projetos sociais existentes e potencial a ser explorado. O trabalho foi construído com referências bibliográficas formais (literatura, manuais, normas técnicas, relatórios, arquivos e artigos corporativos) e informais (consulta a técnicos, treinadores de natação, professores de educação física e bombeiros militares). Utiliza questionários semi-abertos como instrumento de pesquisa em todas as organizações identificadas. Tabula e analisa os resultados obtidos com interpretação indutiva. Conclui que existem possibilidades de alavancar o grau de benefícios gerados pelo bem público através de investimentos na melhoria de sua capacidade de exploração.

Palavras-chave: utilização de piscinas públicas; capacidade de gerar benefícios; retorno operacional e social.

1. livroderesumos.indd 1061. livroderesumos.indd 106 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 125: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

107Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPO LARGO –

PARANÁ

Eliane Keiko Kobiraki Carvalho - [email protected] Gross - SEPL

[email protected] do Carmo Duarte Freitas - UFPR

[email protected]

RESUMO

O problema habitacional urbano é certamente um dos mais graves vivenciados no Brasil. O déficit habitacional está relacionado à impossibilidade do acesso das famílias de baixa renda à moradia, à terra urbana. Em pleno século XXI, observa-se que a população de baixa renda, continua sem ter acesso aos financiamentos, devido ao alto valor das prestações à falta de política de subsídios e às exigências legais e administrativas. O direito à moradia, consolidado como direito fundamental, em especial, e previsto expressamente como um direito social no artigo 6° da Constituição Brasileira, tem como núcleo básico o direito de viver com segurança, com paz e dignidade. A integração entre governos federal, estaduais e municipais são metas do Plano de Ação em Regiões Metropolitanas, elaborado pelo Ministério das Cidades do Governo Luiz Inácio da Silva. A pesquisa investigatória efetuada no município de Campo Largo (Paraná), com a Coordenação de Habitação, teve como objetivo analisar quais as políticas formuladas e dotadas para atender à demanda por moradia das famílias de baixa renda. A Prefeitura da cidade realiza levantamentos de dados das famílias a partir do cadastro do Sistema Único de Saúde e do mapeamento das áreas de risco, visando criar um cadastro único de todas as localidades e famílias residentes em Campo Largo. Priorizadas as emergências, busca captar recursos com governo federal e estabelecer parcerias com instituições religiosas, organizações nãogovernamentais, entre outras. Os principais programas habitacionais de Campo Largo precisam ser integrados e melhor sintonizados com o conjunto de políticas de desenvolvimento socioeconômico do município.

Palavras-chave: habitação; baixa-renda; políticas públicas.

1. livroderesumos.indd 1071. livroderesumos.indd 107 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 126: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

108

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 1081. livroderesumos.indd 108 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 127: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

109Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Administração Financeira, Orçamentária e Patrimonial

Capítulo 9

1. livroderesumos.indd 1091. livroderesumos.indd 109 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 128: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

110

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

1. livroderesumos.indd 1101. livroderesumos.indd 110 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 129: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

111Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA LEGALIDADE DAS TAXAS QUE COMPÕEM O FUNDO ESTADUAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO

PARANÁ

Cláudio Luiz Zanlucas - PMPR/[email protected]

Juceli Simiano Júnior - PMPR/CB [email protected]

Blênio César Severo Peixe - UFPR [email protected]

RESUMO

Ao longo de sua história o Corpo de Bombeiros do Paraná procurou meios para sua manutenção, expansão de suas atividades e melhoria da qualidade dos seus serviços. Esta busca culminou com a Criação da Lei do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Fundo este mantido através de taxas do exercício do poder de polícia estadual e de serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros. Desde a sua criação as taxas tiveram certa oposição por parte de contribuintes com forte poder econômico e político que imediatamente recorreram às vias judiciais na tentativa de impedir o lançamento destas taxas, alegando sua ilegalidade e inconstitucionalidade. Imediatamente, ouve grande apreensão por parte do Corpo de Bombeiros, pois o ganho de causa por parte das entidades representantes das classes destes contribuintes resultaria em incentivo de recursos de outros contribuintes sob a mesma condição e até de outros com base em outras teses contrárias ao interesses do Estado. A conseqüência maior seria com certeza um retrocesso do desenvolvimento das ações executadas pela Corporação, pois perderia aqueles créditos tributários, tendo de reiniciar o processo legislativo, que via-de-regra é moroso e complexo, adiando em anos as realizações previstas neste plano plurianual. Os processos judiciais costumam se estender por anos, o que manteria o impasse e discussão por muito tempo, surgindo assim a necessidade de se fazer um prognóstico, antecipando eventuais conseqüências. Focado neste aspecto, este trabalho objetiva contribuir com o fortalecimento legal do FUNCB e com a justiça tributária a partir da análise dos seus aspectos legais e constitucionais.

Palavras-chave: corpo de bombeiros; taxas de bombeiro; fundo.

1. livroderesumos.indd 1111. livroderesumos.indd 111 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 130: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

112

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

CRIANÇA, ADOLESCENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS - UM ENFOQUE NO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

DA CIDADE DE MARINGÁ

Mário Toshio Yatsugafu - [email protected]

José Santo Dal Bem Pires - [email protected]

RESUMO

Este estudo é o resultado de uma reflexão acerca de um conjunto de questões relacionadas às políticas públicas voltadas para os programas de atendimento à criança e ao adolescente na cidade de Maringá. Tem como objetivo contribuir para a conscientização quanto à importância da participação popular no processo da gestão e formulação de políticas públicas, legalmente asseguradas, destinadas à

promoção da criança e adolescente, sob enfoque de prioridade absoluta, e, em especial, da captação do recurso/fundo orçamentário. Inicialmente são identificados a base legal e órgãos responsáveis. Em seguida, descreve-se brevemente o sistema de planejamento integrado do município, objetivando a compreensão da estrutura tecnicista do orçamento, com vista a implementar a dotação orçamentária municipal com destinação privilegiada de recursos às áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Os resultados deste trabalho revelam: a) que os conselhos municipais não possuem mecanismos eficazes de cobrança da responsabilização do poder público municipal para que as coisas fluam como os conselheiros definiram em suas resoluções; b) é necessário viabilizar a adoção de metodologia democrática de avaliação constante do Plano de Atendimento Municipal; c) é preciso implementar o orçamento criança e adolescente no município; e, d) é necessário capacitar os conselheiros de direitos e tutelares sobre o orçamento e operacionalização do fundo.

Palavras-chave: criança; adolescente; políticas públicas; orçamento; sociedade.

1. livroderesumos.indd 1121. livroderesumos.indd 112 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 131: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

113Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS ÀS ESCOLAS

ESTADUAIS DO PARANÁ - FUNDO ROTATIVO

Vanderlei Amboni - [email protected]

Paulo Moreira da Rosa - [email protected]

RESUMO

A descentralização política e financeira, consolidada na Carta Magna de 1988, permitiu a democratização no interior das escolas, com eleições diretas para diretores e a criação de Conselhos Escolares, como parte do processo democrático, mas criou, também, a responsabilidade na aplicação e controle dos recursos financeiros descentralizados, como parte integrante do Estado. Deste modo, a gestão escolar tem no seu processo de tomada de decisões a articulação de interesses da sociedade. O presente trabalho tem por objetivo mostrar as práticas de gestões democráticas nas escolas, promovidas de acordo com a legislação, bem como a criação dos Conselhos Escolares e o desenvolvimento do controle interno no processo de gestão dos recursos financeiros nas escolas do Estado do Paraná, com a descentralização implantada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná - Fundepar, após a criação do fundo rotativo, ocorrido em 1992. Faz uma discussão sobre os aspectos que permeiam as relações sociais no interior das escolas, sua luta pela construção de colegiados com poder de deliberação e formas de participação popular para consolidar a democracia escolar, bem como a busca pela plena autonomia de gestão financeira. Outro aspecto demonstrado foi a forma de distribuição de recursos financeiros para as escolas, via Fundo Rotativo e o controle exercido pela Fundepar junto às instituições de ensino.

Palavras-chave: fundo rotativo; controle; gestão democrática; conselho escolar.

1. livroderesumos.indd 1131. livroderesumos.indd 113 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 132: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

114

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

CUSTO-BENEFÍCIO: A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DAS DELEGACIAS

REGIONAIS E MUNICIPAIS NÃO-SEDES DE COMARCA DO ESTADO DO PARANÁ – 2005

Mara Regina Leindorf de Almeida - SESP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

O desenvolvimento tecnológico e as mudanças aceleradas da sociedade aumentaram a complexidade para estabelecer políticas públicas. A administração pública vem acumulando esforços técnicos no sentido de maximizar os resultados advindos da alocação dos recursos públicos. Dentro dessa ótica, este estudo analisa o custo-benefício na forma da gestão que vem sendo aplicada nas delegacias municipais não-sedes de comarca, administradas por policiais militares. Foi pesquisada a aplicação dos princípios administrativos da eficiência e da eficácia, pois representam importante instrumento para se exigir a qualidade dos serviços e produtos advindos do Estado. O estudo apresenta a contabilidade de custos através dos métodos de custeio: custo por atividade e custo de oportunidade mostrando que, quando se contempla a visão de lucro e a concorrência de mercado tornam-se ótimas ferramentas de gestão. Quanto ao problema do custo e associar valor monetário aos produtos do serviço público até o presente momento não foram apresentados procedimentos confiáveis de avaliação. Enfim, este trabalho mostra a produtividade das delegacias municipais não-sedes de comarca, comparativamente com as delegacias regionais, e apresenta recomendações.

Palavras-chave: custo-benefício; custo por atividade e oportunidade; delegacias municipais.

1. livroderesumos.indd 1141. livroderesumos.indd 114 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 133: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

115Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

A OPERACIONALIZAÇÃO DO ORÇAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS: O ESTUDO DE CASO DA

UNIDADE DO MUNICÍPIO DE SARANDI

Henrique Sá - [email protected]

José Santo Dal Bem Pires - [email protected]

RESUMO

O poder público, como agente do bem comum, volta-se para a satisfação de necessidades coletivas, de maneira direta ou indireta. Para disseminar benefícios à população, dentre outros, se destacam os serviços das unidades do corpo de bombeiros, sendo que para a sua atuação torna-se indispensável a realização de despesas que implicam na utilização de receitas, arrecadadas pela população para que a ela voltem sob a forma de prestação de serviços sociais. Este trabalho se propõe a apresentar uma visão geral das questões de ordem orçamentária de um importante órgão de segurança pública: uma unidade do corpo de bombeiros, considerado como estudo de caso no município de Sarandi-PR. Tem como objetivo geral identificar, de um lado, as principais formas de obtenção de receitas e, de outro, de que maneira as despesas são executadas no atendimento aos serviços demandados pela sociedade. Inicialmente, é apresentada a compreensão dos fundamentos do orçamento público: as receitas e as despesas públicas, os princípios que norteiam o processo orçamentário, o sistema de classificação das contas públicas e a necessidade de controle da execução orçamentária. Em seguida, descreve o estudo de caso propriamente dito, evidenciando aspectos das receitas e das despesas da unidade do corpo de bombeiros escolhida como amostra intencional. Os resultados revelam duas medidas a serem providenciadas: primeira, implementar uma programação mais eficaz para execução das despesas e, segunda, implantar um banco de dados virtual, alimentado diariamente com todas as informações de ordem orçamentária.

Palavras-chave: orçamento público, corpo de bombeiros; elaboração orçamentária.

1. livroderesumos.indd 1151. livroderesumos.indd 115 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 134: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

116

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

GESTÃO DE PATRIMÔNIO – SISTEMA DE CONTROLE FÍSICO E FUNCIONAL DE BENS NO SETOR PÚBLICO

NO DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM NO ESTADO DO PARANÁ

Vanadir Maria Lúcia Rechi - [email protected]

Luiz Ernesto Rodrigues - DER [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

Administrar bens patrimoniais nos órgãos públicos é um trabalho bastante complexo, onde a diversidade de itens, a variação de valores, os empréstimos e as demais movimentações, dificultam o controle físico. A evolução da tecnologia e informação na velocidade em que vem se apresentando está exigindo um serviço público muito mais ágil, com gestores pensantes, atuantes e dispostos a correr riscos. O trabalho demonstra a evolução da gestão patrimonial na administração pública. Mostra também um breve relato da estrutura do DER e suas competências, principalmente as referentes à gerência de patrimônio. Apresentam-se os conceitos de vários autores com conhecimento em Gestão Pública, relacionados ao controle patrimonial. O estudo relata o funcionamento, estrutura e competências do DER. Propõe implantação de sistema com códigos de barras para localizar os bens pelos gestores do patrimônio. Destaca a importância do controle para evitar os desperdícios da coisa pública, no sentido de proteger e conservar de maneira mais eficaz. Para que esse trabalho fosse realizado se fez necessário a busca de alguns objetivos, através dos quais realizou-se uma coleta de dados dentro do DER, buscando informações de como funcionava sua estrutura e de como era feito o acompanhamento da movimentação dos bens patrimoniais móveis. Finalmente, apresenta uma proposta de modelo de sistema de controle físico e funcional de bens patrimoniais móveis no DER.

Palavras-chave: gestão de patrimônio; sistema de controle; controle físico e funcional.

1. livroderesumos.indd 1161. livroderesumos.indd 116 7/8/2008 09:08:327/8/2008 09:08:32

Page 135: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

117Resumos

Políticas Públicas no Estado do Paraná

PROPOSTA DE MODELO PARA O SISTEMA DE AUDITORIA ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA NA

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Antonio Carlos do Carmo - PMPR/SESP [email protected]

Everson Martins - PMPR/SESP [email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de propor um novo modelo de auditoria orçamentária e financeira na Polícia Militar do Paraná, haja vista que o setor que realiza a atividade, atualmente subordinado à Diretoria de Finanças, órgão de direção setorial, encontra-se com sua atuação limitada em virtude de sua posição na estrutura organizacional, deixando desta forma de exercer a finalidade precípua de prevenir, orientar ou formular diretrizes para o controle das Unidades que executam e aplicam os recursos oriundos do tesouro estadual, fundos e convênios. Verifica-se a necessidade de uma estrutura da moderna de auditoria interna, num primeiro ponto para que a Corporação cumpra o estabelecido na Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado, no qual se consignou que os órgãos da administração pública devam instituir sistema de controle interno e num segundo ponto, fortalecer a ação dos controles internos, tornando-os eficientes, eficazes e efetivos. Nesse trabalho buscou-se caracterizar o desenvolvimento da atividade de auditoria interna praticada atualmente, bem como conhecer o funcionamento das auditorias internas de outras Instituições. Assim foi realizada uma analise conceitual dos sistemas de auditorias internas para verificar qual deles melhor se enquadraria na estrutura da Corporação. E ao final apresentar a proposta de um modelo de auditoria interna na Polícia Militar.

Palavras-chave: auditoria; orçamentária e financeira; controle da execução.

1. livroderesumos.indd 1171. livroderesumos.indd 117 7/8/2008 09:08:337/8/2008 09:08:33

Page 136: Gestão de Políticas Públicas no Paraná

118

Políticas Públicas no Estado do Paraná

Resumos

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: ANÁLISE DA ESTRUTURA E

PROPOSTA DE UM MODELO

Jorge Luiz Mattke - PMPR/[email protected]

Blênio César Severo Peixe - [email protected]

RESUMO

Trabalho desenvolvido em decorrência da ausência de uma estrutura organizacional para a gestão orçamentária e financeira da PMPR, apesar da criação da Diretoria de Finanças, através da Lei nº 6.774/76, de 08 de janeiro de 1976, como órgão de direção setorial do Sistema de Administração Financeira, Contabilidade e Auditoria, que, no entanto, por muito tempo, ficou desviada de sua real função, somente sendo direcionada para esta atividade a partir de setembro de 2005, quando teve início a reestruturação desta Diretoria. A pesquisa foi realizada utilizando-se os métodos de pesquisa bibliográfica e documental, acompanhada de pesquisa qualitativa, com entrevistas junto a integrantes do público interno, do serviço ativo e da reserva, bem como profissionais de órgãos da administração pública, com real conhecimento da matéria tratada. Tais instrumentos foram direcionados a clarificar as dificuldades da Corporação pela falta de um órgão técnico devidamente estruturado para atuação nesta área; como obter profissionais qualificados; o modelo de gestão orçamentária e financeira mais adequada à PMPR; as formas de interferir na mudança da cultura organizacional; a indicação de fatores motivacionais aplicados aos Policiais Militares empregados nesta atividade; as ações para se obter uma melhor aplicação dos recursos; e a indicação da posição organizacional do controle interno na estrutura da PMPR. Finalmente, foram emitidas as conclusões e definidas as propostas do trabalho.

Palavras-chave: gestão orçamentária e financeira; planejamento; programação e execução.

1. livroderesumos.indd 1181. livroderesumos.indd 118 7/8/2008 09:08:337/8/2008 09:08:33