gestão atmosférica compromisso com a...

16
Gestão atmosférica Compromisso com a vida Cássia Rosa (Cassia grandis) Áreas Verdes da ArcelorMittal Tubarão

Upload: lecong

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

Gestão atmosférica

Compromissocom a vida

Cássia Rosa (Cassia grandis) Áreas Verdes da ArcelorMittal Tubarão

Page 2: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

Desde a elaboração do projeto de construção da ArcelorMittal Tubarão, ainda na década de 70, a gestão ambiental é uma prioridade. Nossa usina já nasceu com a proposta de ser uma referência em Gestão Ambiental.

Ao longo de nossa história, fomos pioneiros na implantação de novas tecnologias que nos ajudaram a melhorar os indicadores ambientais que medem nossos impactos na qualidade do ar, no uso da água, na gestão sustentável dos resíduos e no consumo e geração de energia.

Neste informativo especial você vai conhecer mais sobre a forma como realizamos os controles dos impactos ambientais atmosféricos. As informações apresentadas nas próximas páginas mostram a história e os destaques hoje de nossa busca, contínua e incansável, por soluções que garantam o bom desempenho ambiental.

InfoRMATIVo EspECIAl MEIo AMbIEnTEpublicado em Janeiro de 2010 Av. brigadeiro Eduardo Gomes, 930 Jardim limoeiro - serra - EsCep 29163-970www.arcelormittal.com/br/tubarao

Editado pela Comunicação e ImagemGerente: sidemberg RodriguesEditora: Irene Mariani [email protected](27) 3348-1217

Redação: sR Comunicaçãofotografia: banco de imagens da ArcelorMittal TubarãoEditoração Eletrônica: biosImpressão: Grafitusa Tiragem: 6.000 exemplares

2 | Dez 2009

Page 3: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

198319841984Já em sua inauguração, a usina é considerada como modelo ambiental, pelos diversos investimentos em equipamentos e sistemas de controle ambiental com foco na gestão da água, atmosférica e de resíduos.

Início da implantação do Cinturão Verde, com projeto que prevê o plantio de árvores com densidade e altura suficientes para reduzir a velocidade do vento.

CiNTurão verDe

Belo, robusto e eficiente

Uma história de inovação e qualidade

Com mais de 2,6 milhões de árvores e arbustos o Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão é bonito de se ver. Mas sua função principal não é embelezar: ele é uma barreira natural no entorno da usina. A altura média das árvores chega a 18 metros, pois isso garante a eficiência na redução da velocidade do vento. Dessa forma, evitamos que o material estocado nos nossos pátios seja arrastado para fora de nossas instalações.

A eficiência do Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão já foi comprovada em dois estudos realizados em 1997 e 2004, pelo Midwest Research Institute (MRI). Nas duas ocasiões, o relatório assinado pelo especialista

MIDwesT ReseARCh INsTITuTeInstituição norte-americana, independente e sem fins lucrativos, fundada em 1944 com a missão de desenvolver pesquisas voltadas para o uso da indústria. Atualmente, é considerada como referência em estudos ambientais em todo o mundo.

Dez 2009 | 3

Page 4: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

1985198819881994199419961996Criado o programa de Monitoramento das emissões, que deu origem ao sistema de Monitoramento de Chaminés 24 horas.

Assinatura de convênio com a ufes para, através do Instituto de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle dos impactos ambientais. este foi o primeiro de vários investimentos em parceria com instituições de ensino.

do MRI, Gregory e. Muleski, afirmou que o Cinturão Verde apresenta eficiência acima de 85% no controle do vento com velocidade acima de 16 metros por segundo e de 100% para velocidades menores. em 2010, o MRI fará um novo estudo para avaliar a eficiência do Cinturão como barreira natural dos ventos.

Além dessa função, o Cinturão Verde também proporciona

redução do nível de ruído;contenção da erosão do solo; e paisagismo dentro da usina. em 2009, em mais uma iniciativa sugerida pelos próprios empregados,

o Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão ganhou áreas elevadas, com taludes construídos no entorno da sol Coqueria e de alguns pátios de armazenagem.

Na foto ao lado, simony Vasconcelos barboza, especialista que atua na área de Infra-estrutura Interna, mostra um dos taludes construídos para reforçar a eficiência do Cinturão Verde. “Nosso objetivo foi aumentar a proteção contra os ventos, plantando espécies mais resistentes e, ao mesmo tempo, dando maior diversidade e densidade à área verde”. No caso do talude mostrado nesta foto, localizado no entorno do Pátio de escória 2, foram plantadas mais de 5 mil mudas de espécies como aroeira, acácia, flamboyant, entre outras.

Mesmo sendo um dispositivo de controle ambiental, o Cinturão Verde também é uma floresta viva, com uma rica diversidade de plantas e animais. em seus mais de 7 km² de extensão, abriga árvores frutíferas, espécies nativas da mata atlântica, flores e arbustos que formam o habitat ideal para pássaros, insetos, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

4 | Dez 2009

Page 5: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

1985198819881994199419961996Implantação do Plano Verão, iniciativa inédita para enfrentar a alta insolação e os ventos mais fortes da estação.

Início do Programa Interagir de educação Ambiental, com uma metodologia inovadora, voltado a sensibilizar e a comprometer todos os empregados na execução de suas atividades a fim de minimizar possíveis impactos ambientais nos postos de trabalho. Criação da Gerência de Manutenção de sistemas de Controle Ambiental, com foco exclusivo em manter a eficiência desses sistemas.

Dez 2009 | 5

Page 6: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

1999200020002001200120032003Divulgação da Política Ambiental, um dos passos fundamentais para a consolidação da cultura de responsabilidade e diretrizes para o meio ambiente.

Implantação da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória, considerada como o mais moderno sistema de monitoramento do ar instalado no Brasil.

Sistema Nota 10Desde o projeto, a usina da ArcelorMittal Tubarão incorpora ações e investimentos pioneiros que colocaram a empresa em posição de destaque no Brasil e no setor siderúrgico mundial. Iniciativas como o sistema de reaproveitamento dos gases para gerar energia e a implantação de um Cinturão Verde no entorno da planta industrial são investimentos que fizeram e fazem a diferença.

No entanto, o complexo sistema de Controle Ambiental dos Aspectos Atmosféricos da ArcelorMittal Tubarão conta com um fator ainda mais decisivo em sua eficiência: o comprometimento direto de todos os empregados. Muitos dos equipamentos e procedimentos que hoje são corriqueiros nasceram da

iniciativa das pessoas que, ao longo dos mais de 25 anos de atuação da empresa, incorporaram a cultura de “fazer melhor”, que significa produzir o melhor aço com sustentabilidade.

Da criação de uma área de manutenção exclusiva para os equipamentos de controle ambiental à implantação do sistema de lavagem de pneus de veículos, são centenas de projetos de melhoria desenvolvidos pelos empregados e implantados pela empresa. É assim que conseguimos ter indicadores ambientais superiores aos mais rígidos padrões mundiais. A qualidade do ar da Grande Vitória é nosso principal objetivo, mas sabemos que atuando dessa forma também contribuímos para a sustentabilidade do nosso planeta.

“É um sistema simples e muito eficiente”, diz Jorge Luís schvandt Neres, técnico de Gestão de serviço. “O lavador de pneus é acionado automaticamente pelo peso do veículo. Isso garante que os veículos não levem em seus pneus materiais de uma área para outra, reduzindo a possibilidade de emissão de poeira”, explica. A água utilizada é recirculada no sistema e o material retirado das rodas é reaproveitado na produção.

Atualmente, o sistema de Controle Ambiental dos Aspectos Atmosféricos da ArcelorMittal Tubarão é formado por:

CInTURão VERdE – 7 km² de área verde em torno da usina, que minimiza a ação dos ventos com eficiência de um wind-fence natural;

fIlTRos dE MAnGAs – são ao todo 76 equipamentos que captam a poeira gerada nos processos, garantindo a eficiência na retenção das emissões atmosféricas.

lAVAdoREs dE pnEUs – são cinco equipamentos que fazem a limpeza das rodas e dos pneus dos veículos e equipamentos nas saídas dos pátios não pavimentados.

pRECIpITAdoREs ElETRosTÁTICos – a usina possui atualmente sete desses equipamentos, usados

6 | Dez 2009

Page 7: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

1999200020002001200120032003O sistema de Gestão Ambiental conquista a primeira certificação de acordo com a Norma Internacional IsO 14.001.

Lançado o primeiro Relatório Ambiental, já com auditoria independente, atestando a veracidade dos indicadores ambientais da empresa.

A ArcelorMittal Tubarão registra índices de desempenho da Gestão Atmosférica que a colocam como referência na siderurgia mundial. historicamente, temos conseguido manter emissões em níveis abaixo dos permitidos pela legislação brasileira e européia. Mas não estamos satisfeitos e buscamos a melhoria contínua ano a ano, através de soluções para reduzir esses indicadores, o que é demonstrado no gráfico.

Principais indicadores ambientais atmosféricos

“Além de produzir sinter, temos a missão de seguir e manter as emissões atmosféricas dentro do nosso padrão de qualidade”, afirma Robson Rodrigues da Vitória, operador da sala de Controle da sinterização. Diante dele, as telas dos computadores mostram, em tempo real, as informações sobre as emissões das chaminés da sinterização. “estamos sempre em alerta para, frente a uma alteração, agir rapidamente e evitar uma ocorrência”, ressalta.

para reter poeira metálica. O precipitador funciona como um ímã que atrai as partículas energizadas presentes em diferentes gases.

lAVAdoREs dE GAsEs – a ArcelorMittal Tubarão tem sete desses equipamentos que fazem a limpeza dos gases do processo produtivo, que são usados para gerar energia elétrica.

sIsTEMAs dE AspERsão dE ÁGUA – servem para umedecer as matérias-primas, evitando o arraste eólico quando são movimentadas ou armazenadas em pátios de estocagem de carvão, minério e fundentes. um exemplo de sistema de aspersão de água é o instalado no Virador de Vagões, que é composto por 40 aspersores de microbolhas.

lAVAGEM dE VIAs – são oito caminhões dedicados a manter as vias limpas, o que garante a redução de emissões causadas pela movimentação de veículos dentro da usina.

CobERTURA dAs CoRREIAs TRAnspoRTAdoRAs – essa melhoria, implantada desde o início da operação, é fundamental para reduzir a ação de ventos nas correias transportadoras de materiais (carvão, minério, pelota e outros).

EnClAUsURAMEnTo E dEspoEIRAMEnTo dos ponTos dE TRAnsfERênCIA – os locais onde há transferência de material – como no carregamento do alto-forno – são fechados e têm um sistema de captação e filtragem da poeira.

kg/t aço

0,45 –

0,35–

0,25 –

0,15 –2002 2005 2008

0,41 0,37 0,35

Média anual de emissão por produção total de aço

Emissões de Material Particulado

Dez 2009 | 7

Page 8: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

Inauguração da Central de supervisão de Monitoramento Ambiental, voltada a gerenciar e tratar os dados do monitoramento ambiental, dando suporte em tempo real às equipes operacionais e de manutenção dos controles ambientais.

Com a aprovação pela ONu do projeto “Co-geração de energia elétrica a partir da recuperação do gás LDG”, a empresa passa a ser a primeira siderúrgica do mundo autorizada a comercializar Créditos Carbono, de acordo com o Tratado de Kyoto.

Fim de um dilema, início de um sucessoQual é a prioridade: Produção ou Controle Ambiental?em 1996, com a criação de uma equipe específica para a manutenção dos sistemas de despoeiramento, em um projeto piloto, a ArcelorMittal Tubarão resolveu de vez o dilema: a solução é dar prioridade às duas áreas, focando pessoas e esforços em separado, mas com trabalho integrado.

A iniciativa era inédita na indústria brasileira e, ainda hoje, é bastante incomum. O sucesso foi imediato, com melhor performance ambiental e redução de interferências na produção. Posteriormente, no final de 1996, a experiência fez nascer uma nova gerência com orçamento, gestão e missão: manter a qualidade dos equipamentos de controle ambiental atmosférico, buscando a melhoria contínua. em 1998 a equipe já colhia os primeiros frutos: o número de ocorrências ambientais caiu de 512, em 1997, para 120. e

2005200620062007200720092009

não parou mais de cair, alcançando apenas uma ocorrência em 2008.

“O pioneirismo nos fez encontrar soluções próprias. Não tínhamos a quem copiar”, conta Vânia Neiva, gerente da área (IuOA). “Ao longo dos anos criamos nossos próprios indicadores de eficiência, contribuímos no desenvolvimento de equipamentos e sistemas, geramos conhecimento. Por isso, atualmente, é comum recebermos visitas de empresas do grupo, de fornecedores e até mesmo de concorrentes, interessados em conhecer nosso modelo de gestão”, completa a gerente, que hoje comanda uma equipe de 37 pessoas.

A área participa também dos projetos de ampliação e expansão, como a construção do LTQ e da Fase 7,5 Mt, contribuindo para a aquisição de equipamentos de controle ambiental modernos e adequados ao padrão de eficiência. No período das obras de expansão, além de atuar colaborando na especificação dos novos equipamentos, a equipe da IuOA fez a revisão e a melhoria da condição dos equipamentos já existentes. “esse trabalho integrado possibilitou um salto de qualidade em toda a usina”, acrescenta João evangelista de souza Neto, especialista que atua nesta área desde 2002, quando ingressou na empresa como trainee.

Ocorrências ambientaisManutenção de Sistemas de Controle

600 –

500 –

400 –

300 –

200 –

100 –

0,0 –1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

REAl ACUM 512 120 99 72 28 9 3 4 3 5 3 1 1

META ACUM 383 266 105 95 57 27 7 3 3 3 3 3 3

8 | Dez 2009

Page 9: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

Desde 1984 a ArcelorMittal Tubarão investe em tecnologia para melhorar o monitoramento das emissões em todas as chaminés da usina. O processo teve uma evolução permanente, e hoje o sistema de Monitoramento Ambiental é uma das principais ferramentas de aprimoramento da gestão atmosférica.

Ao todo, esse sistema é composto por 67 monitores contínuos, instalados em 51 fontes de emissão, nas chaminés. esses equipamentos medem a concentração de gases e material particulado emitido em cada fonte, enviando as informações para um sistema online. Todos os dias, a qualquer hora, as equipes de Meio Ambiente, Manutenção dos equipamentos de Controle Ambiental e Operação consultam os resultados para verificar se há alguma alteração nos parâmetros de emissão. Dessa forma, podem detectar possíveis desvios e realizar os ajustes necessários.

“O sistema de Monitoramento Ambiental é uma das principais ferramentas do nosso trabalho”, ressalta Vânia Neiva, gerente da

A inauguração da Fase 7,5 milhões de toneladas é acompanhada por investimentos da ordem de us$ 200 milhões em equipamentos e sistemas de controle ambiental, aumentando a capacidade de produção com menor impacto ambiental.

Implantação de novo equipamento de controle das emissões na coqueria da usina, De origem alemã, o sistema conhecido como Claus, tem maior capacidade de retenção de dióxido de enxofre e permite que esse resíduo seja reutilizado pela indústria química.

Fim de um dilema, início de um sucesso

2005200620062007200720092009

Sistema de Monitoramento Ambiental

De olho nas chaminés 24 horas por dia

Todos os dias, depois de analisar as informações dos relatórios produzidos pelo sistema de Monitoramento Ambiental Andressa Ramos Cordeiro Ribeiro, técnica de Inspeção, vai até os equipamentos de despoeiramento para ver se estão funcionando de forma adequada. “Ver é modo de dizer”, ressalta. “No nosso dia a dia usamos todos os sentidos. O som, o calor ou a vibração também me ajudam a checar o funcionando dos equipamentos”.

Além disso, ajuda-nos a aprimorar os equipamentos, evitando que novas ocorrências aconteçam”, acrescenta.

As informações captadas pelo sistema de Monitoramento Ambiental também fazem parte do Relatório de Meio Ambiente, que é analisado, semanalmente, na Reunião de Diretoria, quando diretores e gerentes da empresa avaliam se existiram variações significativas, a causa dessas variações e o que foi feito para ajustá-las.

IuOA. “ele demonstra com exatidão qualquer variação, permitindo-nos agir rapidamente para manter o controle das emissões dentro dos nossos parâmetros de referência, que são inferiores aos limites legais de emissão.

Dez 2009 | 9

Page 10: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

A estação mais quente do ano traz, além do calor, maior insolação e ventos mais fortes, o que contribui para uma maior necessidade de controle dos aspectos ambientais. Além disso, a direção predominante dos ventos é no sentido Norte-Nordeste, provocando maior influência sobre a Grande Vitória. Pensando nisso, em 1994 a ArcelorMittal Tubarão criou o Plano Verão, que acontece todos os anos, nos três meses da estação. O objetivo é adotar ações diferenciadas neste período para garantir a eficiência dos sistemas de controle de emissões atmosféricas, mesmo diante da alta insolação e dos ventos mais fortes.

Após estudo das condições meteorológicas dos últimos anos, a ArcelorMittal Tubarão decidiu antecipar o início do Plano Verão para o mês de outubro. “Percebemos que está havendo uma maior frequência de frentes frias antes da chegada do verão, o que resulta em ventos fortes nos meses de outubro e novembro. Por isso, ampliamos o período de ação do Plano Verão”, ressalta Adilson Luiz Diesel, especialista de engenharia Ambiental.

Durante o período do Plano Verão, algumas ações são intensificadas, como: sistemas aspersão de água nas pilhas de matérias-

primas e nos viradores de vagão;

lavagens das vias de tráfego de caminhões e vias não pavimentadas, inclusive nos finais de semana;

inspeções e manutenção nos canhões e bicos de aspersão, assim como as ações de limpeza dos pontos de transferência.

A eficiência do Plano Verão já rendeu dois importantes reconhecimentos à nossa empresa: o Prêmio Consuma de Meio Ambiente, da Federação das Indústrias do espírito santo (Findes), em 1997, na categoria Qualidade do Ar, e o Troféu Lusteel de Meio Ambiente, em 2001, na categoria Inovação de Processos.

Plano verão mantém a qualidade do ar nos meses mais quentes do ano

“o sistema de aspersão está sempre melhorando”, diz lindolfo Coutinho Góes, que há 19 anos atua como operador no pátio de Minério. Além da implantação do plano Verão, ele destaca a troca das tubulações e o reaproveitamento de água, como investimentos importantes feitos na área em que trabalha. “Estamos sempre observando as pilhas para ver se há emissões de poeira. Além do acionamento automático que é intensificado durante o plano Verão, nós também podemos ligar a aspersão sempre que percebemos uma ação mais intensa dos ventos”, explica.

10 | Dez 2009

Page 11: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

A ArcelorMittal Tubarão é uma das parceiras na implantação do primeiro centro de pesquisa industrial do espírito santo, voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de ciência, tecnologia e meio ambiente. Com sede em Cariacica, o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) está sendo construído pelo Governo do estado e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da universidade Federal do espírito santo (ufes), secretaria de estado de Ciência e Tecnologia (seCT), Instituto estadual de Meio Ambiente (Iema) e pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos hídricos (seama).

O principal foco do CPID será o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e prestação de serviços tecnológicos, trabalhando junto com o setor produtivo. segundo o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, com o novo Centro, as empresas capixabas contarão com um

instituto local para realizar suas pesquisas reduzindo a necessidade de encaminhar as demandas tecnológicas para outros estados ou para o exterior. Além disso, o CPID destinará recursos para concessão de mais de cem bolsas de estudos de mestrado e doutorado a estudantes capixabas.

De acordo com o secretário, tudo isso está sendo possível pelo fortalecimento das relações entre o poder público e privado. “O espírito santo vive hoje um momento de pleno desenvolvimento econômico e é necessário que a iniciativa privada venha somar com o poder público, sobretudo na geração de conhecimento. As ações de investimento em ciência e tecnologia, como as realizadas pela ArcelorMittal Tubarão, são imprescindíveis para que possamos igualar o nível de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias ao de outros estados e aos países desenvolvidos”, arrematou Foletto.

investimento em Pesquisa: criação do 1º centro de pesquisa industrial do eS

em linha com o trabalho do CPiD, a ArcelorMittal Tubarão vai iniciar em 2010 um programa que terá como objetivo realizar, rotineiramente, a caracterização de material particulado. isso permitirá identificar as principais fontes de emissão na região da Grande vitória.

Dez 2009 | 11

Page 12: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

A ArcelorMittal Tubarão foi a primeira siderúrgica integrada do mundo a obter reduções de emissões certificadas junto ao united Nations Framework Convention for Climate Change (uNFCCC) órgão da ONu que analisa ações voltadas a enfrentar as mudanças climáticas.

Aprovado em 2005 e registrado em 2006, o projeto “Co-geração de energia elétrica a partir da recuperação do gás LDG” foi desenvolvido a partir do aumento da capacidade de gerar energia aproveitando os gases do processo de fabricação do aço. esse projeto evita a emissão de cerca de 45 mil toneladas por ano de CO2, principal gás de efeito estufa de acordo com os critérios estabelecidos no Tratado de Kyoto.

Com a finalização do processo de registro, a ArcelorMittal Tubarão passou a ser habilitada a comercializar créditos carbono, participando ativamente dos esforços mundiais para redução dos impactos da mudança do clima. em 2009, a empresa realizou a

ArcelorMittal Tubarão contribuindo para o Tratado de Kyoto

Créditos Carbono Projeto LDG Acumulado 2004/2009

500 –

400 –

300 –

200 –

100 –

0 –2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014

27 116 214 293 381 451

21 103 190 283 376 388 399 410 421 432 440

Total realizado

Total previsto

primeira comercialização de créditos carbono, negociando um total de 209 mil toneladas de emissões evitadas com o banco alemão KFw.

Outra boa notícia veio com a finalização da auditoria que verificou a quantidade de emissões de CO2 efetivamente evitadas

pelo projeto de 2004 até 2006. O resultado foi um total de 213.899 toneladas, o que supera em 12,3% o previsto de 190.445. A expectativa é de que, com a superação da taxa prevista em cada ano, o projeto chegue a 2014 acumulando um resultado em torno de 550 mil toneladas de CO2.

12 | Dez 2009

Page 13: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

A participação ativa e cotidiana de cada empregado é um dos pilares dos bons resultados do Sistema de Gestão Ambiental

Desde 2001, o sistema de Gestão Ambiental da ArcelorMittal Tubarão mantém a certificação ambiental IsO 14.001. Isso significa que esse sistema, criado para estabelecer, implementar, manter e aprimorar todas as ações de gestão ambiental de forma eficiente, vem alcançando a melhoria contínua do desempenho ambiental.

“A norma exige o cumprimento de ações preventivas e a apresentação de resultados. Isso é fundamental”, diz Paulo sgai, auditor do Lloyd’s Register Quality Assurance (LRQA), organismo independente que realiza as auditorias de certificação ambiental da empresa. “No caso de uma empresa de grande porte, como a ArcelorMittal Tubarão, o principal desafio é envolver todas as pessoas na gestão ambiental. e isso eles têm conseguido graças à estratégia de comprometimento e de conscientização”, complementa o auditor.

A última certificação foi obtida em 2007, com validade até 2010, quando ocorrerá uma nova auditoria. No documento de avaliação que recomendou a certificação em 2007, os auditores do LRQA destacaram os avanços nas melhorias e o cumprimento dos compromissos assumidos com a sociedade. Diz o texto:

“O sistema de Gestão Ambiental está operando satisfatoriamente e permitindo que a organização tenha amplo domínio sobre seus aspectos e consiga atingir as suas metas de desempenho ambiental. As condicionantes estabelecidas pelas autoridades locais, para a expansão da produção para 7,5 Mt de aço/ano, foram atendidas e tudo aponta para o sucesso dessa ampliação.”

Os bons resultados são comemorados, mas nessa questão nunca podemos considerar que o trabalho já está realizado. “O nosso modelo de gestão é bom, mas só funciona se as pessoas mantiverem o compromisso de estarem, cotidianamente, voltadas a melhorar o sistema”, ressalta Pedro sergio Bicudo Filho, especialista da área de Meio Ambiente.

este ano, em outubro, ocorreu uma auditoria de manutenção, que é realizada anualmente. Os especialistas do LRQA atestaram que o sistema de Gestão Ambiental da ArcelorMittal Tubarão está estruturado e implementado conforme os requisitos da norma e, portanto, recomendaram a manutenção do certificado IsO 14.001.

Conformidade legalCumprir a legislação e as normas ambientais é um princípio básico da nossa gestão ambiental. No entanto, nossa meta é mais ambiciosa: queremos ter, sempre, uma atitude de prevenção, buscando atender às demandas da sociedade antes mesmo que elas ocorram. Para garantir o cumprimento desse princípio e dessa meta, a ArcelorMittal Tubarão trabalha em duas frentes. Na primeira, realiza periodicamente auditorias de conformidade legal, com empresas independentes, de acordo com a legislação. Ao mesmo tempo, mantém um relacionamento estreito com todos os públicos, em especial com os órgãos ambientais, para aprimorar a sua gestão, seja nos processos de obtenção das licenças de operação, seja no atendimento às condicionantes dentro dos prazos estabelecidos.

Atualmente, a ArcelorMittal Tubarão está em completa conformidade legal. Nossa Licença de Operação, concedida pelo Instituto estadual de Meio Ambiente e Recursos hídricos (IeMA), foi emitida em outubro de 2008 e tem validade de quatro anos. Além disso, temos outras três licenças de operação, referentes à sol Coqueria, ao Porto de Praia Mole e ao Terminal de Barcaças, todas em completo atendimento legal. em 2008, foi realizada a Auditoria de Conformidade Legal, que acontece a cada três anos de acordo com a legislação estadual. “esse é um dos instrumentos que nos possibilita checar o cumprimento de toda a legislação ambiental aplicável à empresa e também das licenças e suas condicionantes”, afirma Rubem Piumbini, especialista em Meio Ambiente. Agora, em outubro de 2009, foi concluída a auditoria de conformidade legal específica para terminais portuários, que é realizada a cada dois anos conforme a legislação federal.

Certificação que nos faz cada vez melhor

Dez 2009 | 13

Page 14: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

“o aço mais limpo do mundo”

outros reconhecimentos da Imprensa

O título da matéria da Revista Época é mais um reconhecimento da imprensa à qualidade de nossa gestão ambiental. Neste caso, ainda mais significativo, já que se refere à nossa estratégia para contribuir no enfrentamento das mudanças climáticas, um dos mais importantes desafios da humanidade neste início de século.

O texto da jornalista Juliana Arini, que esteve em nossas instalações especialmente para conhecer nosso processo e estratégia, destaca o compromisso desde a instalação da usina.“O

Veiculações locais Veiculações nacionais

A ArcelorMittal Tubarão é premiada na categoria “Água” no 2º prêmio brasil Meio Ambiente – Jb

EConoMIA – A GAzETA

EConoMIA – A TRIbUnA

14 | Dez 2009

Page 15: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

“o aço mais limpo do mundo” revista Época, edição 595, de 05 de outubro de 2009, pág. 66 – Título da Matéria especial sobre Prêmio

Época de Mudanças Climáticas, concedido à ArcelorMittal Brasil pela estratégia da empresa para a redução das emissões de Gases efeito estufa.

processo começou em 1982, com a instalação da siderúrgica em Tubarão, na região de Vitória, capital do estado”, diz o trecho da matéria que enfatiza que o projeto da empresa trazia uma ideia inovadora e inédita: usar os gases do processo para gerar eletricidade. Com isso, além de produzir nossa própria energia, evitamos a emissão de elementos poluentes no ar.

O foco central da matéria, no entanto, é a nossa participação pioneira no mercado de créditos ambientais. A repórter ressalta que, há cinco anos,

nos tornamos a primeira siderurgia do mundo a obter a certificação internacional, concedida pela ONu, para comercialização de créditos carbono, de acordo com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, criado pelo Tratado de Kyoto.

Para ler a matéria completa, acesse o link na internet:http://revistaepoca.globo.com/Revista/epoca/0,eMI96655-15228,00-O+ACO+ MAIs+LIMPO+DO+MuNDO.html

“50 empresas do bem” – Revista dinheiro

“operação limpa” – Valor Econômico

“As 10 empresas brasileiras mais inovadoras”. dentre elas, está a ArcelorMittal Tubarão, com a Gestão de Co-produtos - Revista Exame

Revista Target

Dez 2009 | 15

Page 16: Gestão atmosférica Compromisso com a vidatubarao.arcelormittal.com/informacoes_meio_ambiente_2009.pdf · de Tecnologia, incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao controle

Você sabia que a Grande Vitória tem o mais moderno sistema de monitoramento da qualidade do ar do Brasil? e mais, que essa rede foi implantada e é mantida com apoio da ArcelorMittal Tubarão em conjunto com outras grandes empresas da região?

Instalada em 2000, a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RAMQAr) mede, diariamente e em tempo real, a presença de poluentes como partículas totais em suspensão, partículas inaláveis, ozônio, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono.

O investimento segue a máxima da administração da qualidade: é preciso medir para gerenciar.

Os resultados, analisados ano a ano pelo Instituto estadual de Meio Ambiente (Iema), coordenador da RAMQAr, mostram que mesmo com o crescimento da população e da economia, a nossa região vem mantendo um índice de presença de gases e material particulado inferior ao máximo estabelecido pela legislação.

Os resultados diários podem ser consultados a qualquer momento, pela Internet. Acesse:http://www.qualidade.iema.es.gov.br/scripts/sea0511.asp.

Veja no mapa abaixo a localização das nove estações da Rede, que estão posicionadas em pontos estratégicos da Grande Vitória.

Medir para melhor gerenciar

Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr)Grande Vitória - localização das Estações

Carapina

LaranjeirasCidade Continental

Jardim Camburi

Vitória Centro

Enseada do Suá

Vila Velha Centro

Vila Velha Ibes

Cariacica

Centro supervisório - Iema

Estações

16 | Dez 2009