gazeta niteroiense • ediÇÃo 108

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 08-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Semana de 14 a 20 de junho de 2014 Acesso completo em PDF e Flip Page Visite www.gazetanit.com.br ------------------------------------------------------------ Anuncie | Cadastre-se | Assine Acesse www.gazetanit.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108
Page 2: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] Local

EXPEDIENTE | Gazeta Niteroiense. O jornal que todo mundo lê.Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo.Editora: Bárbara Marques ([email protected])E-mail: [email protected]. Tel: (21) 2625-4907 / 99590-5340Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit.No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradoradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

Correspondência: Caixa Postal 108.002, CEP 24120-970 - Niterói/RJ A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.

[email protected]. 21 2625-4907 / 99590-5340

COMERCIAL:[email protected]

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulaçãonos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade.Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos,estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição. ANUNCIE: [email protected] ou ligue (21) 2625-4907

Praça da Riodades terá obras iniciadas

Sindilojasconseguemaiorrotatividadede vagas naMoreira César

Vereadores aprovam em sessão matinalLDO 2015 em primeira discussão

Metrô em ritmo bilíngue

Comissão da OAB Niterói realiza plantão paratirar dúvidas dos advogados sobre franchising

Foi confirmada no iní-cio da noite desta quarta-feira (11) a ordem de iníciodas obras de construçãoda Praça da Riodades, noFonseca. A futura área delazer será construída no ter-reno que por 30 anos este-ve ocupado pelo prédioconhecido como “esquele-to da Riodades”, implodi-do pela prefeitura em no-vembro do ano passado.

A praça ocupará umaárea de 1,2 mil metros qua-drados. O novo espaçoterá academia para a tercei-ra idade, parque infantilcom brinquedos acessí-veis para crianças defici-entes, pista de skate, pro-jeto de arborização e ilu-minação.

A previsão é que a pra-ça seja inaugurada no se-gundo semestre deste ano.

O MetrôRio montou umesquema especial paraatender aos passageirosdurante o período daCopa. As 36 estações dosistema receberam umanova sinalização bilíngue(português e inglês), comindicações geográficascom o seu entorno, apon-

tando os pontos turísticosmais próximos. Para facili-tar o movimento dos pas-sageiros, as placas enfati-zam também a comunica-ção visual. Além disso,quem usar o MetrôRio parair aos jogos no Maracanãvai contar com a ajuda depromotores bilíngues.

Lojistas eclientes pediram, eo Sindilojas interce-deu junto à Prefei-tura. Resultado: apartir de junho aRua Moreira Césarestá liberada, aossábados, paraestacionamento odia inteiro — comcobrança feita comguardadoresregulamentados.Com isto vem amaior rotatividadede vagas, facilitan-do o acesso demais consumidorespara a área.

Agora, oSindicato dosLojistas quer levara mesma propostatambém para oCentro, oxigenandoo comércio daregião da AmaralPeixoto e viasadjacentes.

A partir do dia 1° de ju-lho, a Comissão de Franchi-sing da OAB Niterói, presi-dida por Thiago CarvalhoGuimarães, inaugura plan-tão para tirar dúvidas sobrefranchising. O atendimento,gratuito, será realizado sem-pre às terças-feiras, das 14hàs 17 horas, mediante agen-damento prévio pelos tele-fones 3716-8922/3716-8923.

“A proposta é tirar dú-vidas de advogados, empre-sários e empreendedores

que estejam com algum pro-blema relacionado a franqui-as, ou aqueles que queiramingressar neste sistema”,explica Thiago Guimarães.

Segundo o presidenteda Comissão, em razão dosistema de franquia ser mui-to específico é necessáriobuscar orientação de um ad-vogado especializado, nãosó para auxílio na parte jurí-dica, mas também para umaanálise bem detalhada donegócio como um todo. O

profissional com experiênciapode ajudar a analisar clau-sulas específicas desse mer-cado, que é diferenciado.

“Nossa comissão atende-rá advogados com dúvidas,empresários que estejam ex-pandindo seus negócios eempreendedores que desejamadquirir uma franquia. Tam-bém atenderemos franquea-dos e franqueadores que es-tejam passando por algumproblema jurídico relacionadoa esse sistema”, explica.

Na primeira sessão le-gislativa com o horário mo-dificado para a parte da ma-nhã devido aos jogos daCopa do Mundo de Futebol,os vereadores de Niteróiaprovaram em primeira dis-cussão, sem prejuízo dasemendas que ainda serãoapresentadas, a Lei de Dire-trizes Orçamentárias para opróximo ano. Dos 20 verea-dores presentes à sessão, 15votaram favoravelmente àmensagem executiva e cin-co (Paulo Eduardo Gomes,

Renatinho e Henrique Viei-ra, do Psol e Bruno Lessa,do PSDB) se abstiveram davotação.

Presidente da Comissãode Fiscalização Financeira,Controle e Orçamento, Wal-deck Carneiro (PT) resolveuprorrogar até o dia 18 de ju-nho, às 12 horas, o prazo fi-nal para que vereadores e asociedade civil possam pro-tocolar as propostas deemendas à LDO de 2015. “Oprazo inicial seria o dia 16de junho, devido aos jogos

da Copa e aos feriados domês, mas compreendemos anecessidade de darmos umprazo maior. O máximo queconseguimos, sem prejudi-car o andamento dos traba-lhos e a votação, foi o dia18, próxima quarta-feira”,explica Waldeck, lembrandoque as emendas ainda terãoque ser analisadas pela Co-missão e negociadas juntoao governo. A Câmara deNiterói volta a se reunir napróxima terça-feira, dia 17 dejunho, às 10 horas.

Rio

Page 3: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] 3Geral

Melhora na qualidade da água da Baíade Guanabara atrai cavalos-marinhos

Sete novos ecobarcos entrarão em funcionamentoPrevisão é de que embarcações de coleta de lixo comecem a circular no fim do mês

Estado tem mais de9 mil vagas de trabalho

É hora de aproveitaras oportunidades e ga-rantir seu lugar no mer-cado de trabalho. A Se-cretaria estadual de Tra-balho e Renda informaque há 9.765 oportunida-des de emprego em todoo Estado do Rio nestasemana. As remunera-ções podem alcançar atésete salários mínimos (R$5.068), com a possibilida-de de benefícios comovale-transporte, vale ali-mentação ou refeição,plano de saúde e planoodontológico.

Os setores de telema-rketing, comércio e lim-peza se destacam nasofertas de vagas. Somen-te na Região Metropoli-tana, são 7.364 chancesde trabalho. Na área detelemarketing estão dis-poníveis 3.025 vagas,sendo 1.350 para opera-dor de telemarketing ati-vo e receptivo, 1.271 paraoperador de telemarke-ting receptivo, 304 paraoperador de telemarke-ting ativo e 100 para ope-rador de telemarketingtécnico. Há 348 vagas devendedor no comérciovarejista, 308 para faxi-neiro, 196 para auxiliar deescritório, 190 para ope-

rador de caixa e 150 paratécnico de telecomunica-ções. Itaguaí tem 443 va-gas, sendo 50 para en-genheiro civil (geotec-nia), 50 para técnico quí-mico, 50 para técnico emmecânica de precisão, 50para soldador e 50 paraestivador.

Niterói (134) e SãoGonçalo (137) disponi-bilizam excelentes chan-ces de emprego. Desta-que para 53 vagas devendedor no comérciovarejista, 45 vagas deoperador de caixa, 22para repositor de merca-dorias, 20 para faxinei-ro, 20 para porteiro deedifícios, 15 para técni-co de manutenção ele-trônica, 10 para vende-dor em domicílio e 10para vigilante.

Para mais informa-ções sobre as vagas e ospostos de atendimentoda Setrab, basta ligarpara (21) 2332-9999. Énecessário que o candi-dato apresente carteirade trabalho, currículo,número de inscrição noPIS/Pasep, identidade,CPF e comprovante deresidência. Veja a listacompleta em http://bit.ly/empregos_estado.

Foi constatada a me-lhora da água da Baía deGuanabara nos últimossete anos e, consequente-mente, o aumento de cava-los-marinhos – indício queratifica o resultado positi-vo do Programa de Despo-luição da Baía de Guanaba-ra, já que a espécie é frágile não consegue sobrevivercom a poluição.

De acordo com a Ce-dae, o tipo de tratamentomudou de primário (40%das impurezas do esgotoeram retiradas) para secun-

dário (são retiradas 98%).Anteriormente eram trata-dos 2 mil litros da água porsegundo e, atualmente, jásão sete mil. O Programaprevê que, até 2016, 16 millitros de esgoto recebamtratamento por segundo.

O pesquisador Cesar Ber-nardo Ferreira conta que já viumais de 200 cavalos-marinhosna Baía de Guanabara, dasespécies Erectus e Reidi. Emum só dia, foram cerca de 23em apenas dois metros qua-drados. Ferreira mergulha naBaía desde 1991.

A presença de cavalo marinho na Baía de Guanabara renovaesperanças de recuperação

A Secretaria do Ambi-ente vai colocar em funcio-namento sete novos eco-barcos para coletar lixo flu-tuante na Baía de Guana-bara. A previsão é de queas embarcações especiais,que estão em processo delicitação, comecem a ope-rar ainda no fim deste mês.As sete novas unidades –uma de grande porte e ou-tras seis menores – vão sesomar às três embarcaçõesde porte médio, que já re-colheram aproximadamente33 toneladas de resíduossólidos, média de 11 tone-ladas/mês, no primeiro tri-mestre deste ano.

De acordo com a coor-denadora do projeto eco-barcos e ecobarreiras, Car-mem Lucariny, os equipa-mentos são fundamentaispara garantir a circulaçãosegura das embarcações.Além disso, as estruturascumprirão papel importan-te no evento-teste dos Jo-gos Olímpicos, que acon-tece em agosto.

- Tanto os barcos como

as ecobarreiras coletam lixoem locais de difícil acesso.Estas duas tarefas são im-portantes, porque o resíduoflutuante dificulta a circula-ção das embarcações. Tam-bém teremos, em agosto,um evento-teste para os Jo-gos Olímpicos, na modalida-de Vela. Neste caso, a atua-ção dos ecobarcos e dasecobarreiras será fundamen-tal para o sucesso da avali-ação - disse Carmem.

Oito ecobarreirasserão instaladas

em média, quatro mil tonela-das de resíduos sólidos porano. Destas onze ecobarrei-ras, duas estão sendo re-construídas com conclusãoprevista para julho. Tambémestão sendo refeitas outrasduas no Rio Meriti e no Ca-nal do Mangue.

As ecobarreiras são es-truturas feitas de material flu-tuante, que são instaladaspróximas à foz de rios e cór-regos para diminuir a polui-ção dos corpos hídricos porlixo flutuante. Já os ecobar-cos são unidades especiaispara recolhimento de lixo flu-tuante, que é removido porcatadores e encaminhadopara a reciclagem.

Além destes novos bar-cos, oito ecobarreiras tam-bém estão previstas para serinstaladas em rios e canaisque desembocam na baía até2016, totalizando 19 estrutu-ras. O projeto das novas eco-barreiras está em fase de es-tudos. No total, 11 estrutu-ras já operam no entorno daBaía de Guanabara retendo,

Page 4: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] Geral

Tempo perdido?Pesquisa revela quanto tempo gastamospor dia em frente às telinhas

Cada vez maior apopulação de rua

Cresceu muito a popu-lação de rua em Icaraí, SãoFrancisco e Ingá. Famíliasinteiras vagam pelas calça-das pedindo esmolas, emcenas tristes, deprimentes.No Centro a Praça da Repú-blica foi, de novo, tomadapor viciados em crack. Tudoisso num ano eleitoral.

Bom atendimentoAceitando cheque prépara 40 dias, Drogaria Cristalé a preferida de quemmora em Icaraí

Comprar carroseminovo é melhordo que zero KM

Muita gente pensou beme decidiu comprar carros se-minovos que saem muito maisem conta do que um zero KM.Segundo um empresário dosetor, em Niterói, “com 30 milreais na mão uma pessoapode pegar um carro top delinha com apenas seis anos deuso. Um cliente meu comprouum Toyota Corolla 1998, deum único dono, com 80 milquilômetros rodados, por 15mil reais, quantia que não dánem para pagar a entrada deum popular pelado, zero KM.”

Os carros nacionais maisprocurados são os importadosjaponeses e alemães. “Sãocarros que não acabam, quenos anos 1990 já usavam atecnologia de hoje e há fartu-ra de peças no Rio e São Pau-lo”, concluiu o empresário.

O governo deveachar que cerveja érefrigerante

Todo mundo sabe que acerveja, pura e simplesmen-te, também leva ao alcoolis-mo com consequências gra-ves. Por isso, não dá paraentender porque o governoabre concessão a bebida edeixa que os fabricantesocupem todos os horáriosdas TVs fazendo propagan-da a torto e a direito, utili-zando artistas jovens paraatingirem mais fácil ao pú-blico na faixa dos 20 anos.

Aqui em Niterói, há lo-jas de conveniência empostos de gasolina onde osfrequentadores compramlatas de cerveja e ficam dolado de fora, encostados emseus carros, enchendo acaveira. Depois, devida-mente calibrados, saem pelanoite para matar ou morrer.

Se fosse um país sério ogoverno proibiria a propa-ganda de cerveja em todasas mídias, como já acontececom o cigarro.

Água demais tambémfaz mal a saúde

A água é fundamentalpara a saúde e o metabolis-mo do corpo, ainda que mui-tas vezes seja tão negligen-ciada em nosso dia a dia. “Naverdade, somos um grandebalde d’água com sais mine-rais e proteínas. Cerca de60% do nosso corpo é com-posto por água, e ela precisaestar em perfeito equilíbriocom os demais elementospara que tudo funcione ade-quadamente”, afirma o nefro-logista Lúcio Requião Mou-ra, diretor da SBN (Socieda-de Brasileira de Nefrologia).

Ele diz que beber águademais pode fazer mal á saú-de. Em pessoas saudáveis,o rim filtra em média 800 a1000 ml de água em uma hora.“Não há risco de passar malcom quantidades de águaque não excedam esses va-lores”, afirma a nutrólogaAndrea Pereira, do HospitalIsraelita Albert Einstein. “Jáquantidades superiores a 3ou 4 litros de água por horapodem aumentar o risco dehiponatremia, que é a quedado nível de sódio sanguíneo,podendo causar torpor, con-fusão e até convulsões”.

Barcas S/A prometear condicionado

Conhecidos como sau-nas flutuantes por causa docalor infernal a bordo, oscatamarãs sociais (capaci-dade para quase 2 mil pes-soas) que ligam a Praça Ara-riboia a Praça 15 não vão terar condicionado instalado.O que a Barcas S/A prome-te é que os próximos cata-marãs adquiridos na Ásia jávirão com ar condicionado.

É bom lembrar que asembarcações atuais foramconstruídas com a previsãode ar condicionado. Tantoque as janelas ficam no altoe por todo o interior dá paraperceber que está tudo pre-parado para receber dutos.

A filial da Drogaria Cris-tal que fica na rua Pereira daSilva quase esquina comTavares de Macedo, em Ica-raí, é a preferida dos leito-res da coluna. O atendimen-to é excelente, os vendedo-res sempre dão um jeito dearranjar um bom desconto eainda por cima, a drogariaaceita cheque pré-datadopara 40 dias.

Um relatório sobre quan-to tempo as pessoas gastamdiariamente em frente às telasde dispositivos eletrônicos foipublicado por Mary Meeker,analista conhecida como a“Rainha da Internet” pelosgigantes da tecnologia. Smar-tphones, tablets, laptops, PCse TVs foram os aparelhos le-vados em conta por Meeker.Indonésia e Itália são ambosos polos do estudo: mais de500 minutos por dia são gas-tos pelo país do gigante ar-quipélago; pelas terras da na-ção europeia mencionada,pouco mais de 300 minutossão consumidos pelos cida-dãos em frente a displays.

Dados levantados porMeeker sobre as terras tupi-niquins:

113 minutos são gastosem frente à TV diariamente;146 minutos são gastos emfrente a Laptops e PCs diaria-mente; 149 minutos são gas-tos em frente à tela de smar-

tphones diariamente; e 66 mi-nutos são gastos em frente àtela de tablets diariamente

Destacam-se como o pú-blico que mais assiste TV oscidadãos dos países EstadosUnidos (147 minutos por dia)e Reino Unido (148 minutospor dia). Vietnã (69 minutosdiários) e Tailândia (78 minu-tos diários) são os países quemenos deleitam-se em frentea televisores. No Japão, so-mente 15 minutos são gastosem frente à tela de tablets; naCoreia do Sul, 14 minutos di-ários são gastos com apare-lhos da mesma categoria.

Sebrae lança portal paraempreendedores fluminensesQuatro setores são contempladosnessa primeira fase do projeto

O Serviço de Apoioàs Micro e Pequenas Em-presas no Estado do Riode Janeiro (Sebrae/RJ)lançou, na última terça-feira (10), o programa Se-brae Inteligência Setorial– um portal que disponi-biliza, gratuitamente, in-formações estratégicasque auxiliam empresáriosde setores específicos daeconomia fluminense natomada segura e precisade decisões para melho-rar o resultado de seu em-preendimento.

Trata-se de um canalinterativo, estruturado deforma objetiva para faci-litar a consulta e utiliza-ção dessas informações.Foi criado a partir da tec-nologia responsiva quepermite que o conteúdoe o layout se adaptem aqualquer resolução detela. Sendo assim, tam-bém pode ser acessadopor meio de plataformasmóveis, como smartpho-nes e tablets.

Nesse primeiro mo-mento, serão contempla-dos os setores de cons-trução civil, moda e joias,petróleo e gás e turismo.Os empresários terãoacesso a boletins, alertasde oportunidades, notíci-as relevantes, relatóriosde tendências e cases desucesso para o seu setor.O ambiente contará comdicas sobre como usar, na

prática, as informaçõesestratégicas para melhorara gestão e a competitivi-dade. Um canal de intera-tividade permitirá avalia-ção dos conteúdos e soli-citação de novos temas aserem monitorados.

Os chamados mapasde informações estratégi-cas – que reúnem diver-sos tópicos e temas de for-ma relacionada e conecta-da, específicos para cadasetor - foram construídosde forma colaborativa, apartir da demanda dos em-presários, representantesde entidades, associações,sindicatos e instituiçõesparceiras do Sebrae/RJ,que participaram deworkshops setoriais, du-rante a fase de planejamen-to do projeto. Em noveencontros foram elenca-dos os principais temas aserem monitorados de for-ma sistemática e contínua,onde foram organizados,contextualizados e anali-sados, para originarem osprodutos de apoio à toma-da de decisão pelos empre-sários (boletins, relatóriose alertas, por exemplo).

O cadastro no portal,assim como o acesso àsinformações e conteúdos,é gratuito. O espaço éaberto tanto para pessoasjurídicas como físicas. Oendereço do portal éwww.sebraeinteligenciasetorial.com.br.

Page 5: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] 5Geral

RJ-100 pode receber obrastambém no Baldeador

Artigo | Mauro Luiz Dias de Araújo

Muito cuidado com seu votoToda ação provoca

uma reação de igual inten-sidade e que lhe é opos-ta. Esta lei, conhecidacomo a Terceira Lei deNewton, físico e matemá-tico inglês, aplica-se, decerto modo, às pessoas.Todas as nossas açõescausam reações! Os bas-tidores agora escancara-dos do mundo políticorevelam tanta hipocrisia,tanta falta de caráter, queficamos envergonhadosao constatar a cada dia,nas manchetes dos jor-nais, nos noticiários dastevês, as verdadeirasaberrações perpetradaspor políticos da maioriados partidos. E dizer queesses mesmos indivíduosdesfrutam de mordomiasinconcebíveis, de foros eda assistência dos melho-res advogados – tudoisto pago com o nossosuado dinheirinho.

Somos um povo or-deiro, observador das leis,procuramos andar na li-nha, cumprimos com nos-sos deveres de cidadãos,mas na hora de votar fa-lhamos em nossas esco-lhas eleitorais. Não achamque é chegado o momen-to de dar um basta nes-ses crápulas, já a partirdas próximas eleições?Vamos parar de culpar osfamintos, os pedintes, osfavelados e os analfabe-tos pela violência, portudo o que há de erradopor aí. Vamos tirar as más-caras da vaidade, deixar delado o comportamentodescomprometido do“não-tenho-nada-com-isso”. A situação caóticaque estamos vivendo éresultado de um passadoregido pelas desigualda-des, desamparo estatal,apatia social, falta de edu-cação, elitização do ensi-no, da cultura e da histó-rica e vergonhosa lama decorrupção que tem cober-to este país desde sempre.

Falando em corrup-ção, é no mínimo engra-çada a mania que temosde acreditar que os casosde corrupção aqui termi-nam em “pizza” ou em

“panetones” e acabam ca-indo no esquecimento.Mas quem falou que a cor-rupção não “dá em nada”?Ora, não é essa mesmaonda de corrupção quegera o descrédito da popu-lação nos seus governan-tes? Não é essa mesmacorrupção que causa osdesvios da merenda esco-lar, desvio de verbas paraconstrução e melhoramen-tos de escolas, hospitais ecentros de reabilitação?Toda essa corrupção so-mada à falta de um Estadocompromissado com obem-estar social e comuma sociedade plástica eapática gera os marginali-zados, a violência, a fome,o desespero, a angústia, opânico, o caos. Esses ca-ras vendem até as própri-as mães para alcançarem opoder. Também pudera, oque eles manipulam... ma-nipulam gente, manipulamverbas de empresas inte-ressadas em que seus pro-jetos sejam aprovados comregalias extravagantes,manipulam tudo o que sepossa imaginar. Afinal decontas, temos plena cons-ciência de que o dinheirocompra quase tudo; o di-nheiro só não compra ocaráter, a honestidade e aresponsabilidade dos quetêm compromissos assu-midos com seus eleitores.Infelizmente, esses são tãopoucos que podemos con-tá-los nos dedos.

Não adianta pensar queas reações não irão acon-tecer. Elas já estão aconte-cendo. Os desempregados;os que estão à margem dasociedade; os que moramem palafitas, nas ruas, nosesgotos, embaixo dos via-

dutos; os mortos de fome;os discriminados; os profes-sores; os policiais; os moto-ristas de ônibus; os aposen-tados... o povão está vindogritar nas ruas, não adiantafechar os olhos. Não adian-ta fingir que não fizemosnada. Fazemos. Fazemos to-dos os dias, todos os ins-tantes. Fingimos não ver amiséria, talvez porque pare-ça menos doloroso, mas issode que adianta se a reaçãovai chegar? Ela sempre che-ga. Pior, muito pior que o erroé fingir que não sabe e con-tinuar errando. Se as desi-gualdades só aumentam, sea elite cada vez enriquecemais, se os corruptos voltampara o poder, se as pessoasestão cada vez mais virtuaise menos reais, se nada estásendo feito para mudar to-das essas ações, como fica-rá quando todas essasações provocarem uma rea-ção de sentido contrário?Um dos oportunistas deplantão está aí, candidatonas próximas eleições, vivena cidade do Rio de Janeirofazendo campanha, princi-palmente nas boates, nanoite, nas baladas, junto aosque ganham muito dinheirofácil. Outro dia foi pego naLei Seca. Cuidado com ele!

Mas nem tudo estáperdido. Precisamos, ur-gentemente, apurar comantecedência em quem ire-mos votar nas próximaseleições. Precisaremospesquisar quem é quem.

Existem muitos aventu-reiros querendo mamar nastetas do Governo. Estamosde olho neles.

Mauro Luiz Diasde Araújo é jornalista.

<[email protected]>

Com projeto dodeputado FelipePeixoto, via já érevitalizada notrecho Maria Paula-Rio do Ouro

As obras de revitaliza-ção da RJ-100 - antiga Es-trada Velha de Maricá, querecebe desde março melho-rias em sete dos seus quase14 quilômetros - chegam auma nova etapa na próximasemana. É a chamada reci-clagem do asfalto, proces-so ultramoderno de prepa-ração do piso para as no-vas camadas do materialque serão aplicadas no tre-cho de sete quilômetrosque liga a RJ-104 (no viadu-to de Maria Paula) à RJ-106(na altura de Rio do Ouro).Mas as intervenções na ro-dovia não param por aí. Ooutro trecho também de cer-ca de sete quilômetros (Bal-deador-Barreto) deve sercontemplado em breve comobras de infraestrutura -como reparo e nivelamentode ralos e capina - na regiãodo Ciep do Baldeador.

Esses serviços para otrecho Baldeador-Barretoforam solicitados ao presi-dente do Departamento deEstradas de Rodagem(DER), Henrique Ribeiro, na

última quarta-feira, dia 11,pelo deputado estadual Fe-lipe Peixoto, que ingressoucom o pedido na Assem-bleia Legislativa do Rio(Alerj). A indicação teve porbase a grande importânciaque a rodovia tem no esco-amento do trânsito de Nite-rói, São Gonçalo e municípi-os vizinhos.

Na época em que era se-cretário de Estado de De-senvolvimento Regional,Abastecimento e Pesca, oparlamentar não só esteve àfrente da elaboração do pro-jeto de recuperação e dupli-cação da RJ-100 como con-seguiu a reestadualizaçãoda via que, na divisa de Ni-terói com São Gonçalo, fi-cou sem receber investimen-tos expressivos até setem-bro do ano passado. Agoracomo deputado, Felipe Pei-xoto prossegue em busca demelhorias para a rodovia.

- Depois de uma vistoriano trecho não contempladocom o projeto de revitaliza-ção, vimos que a área nasproximidades do Ciep doBaldeador necessita de re-paros e nivelamento nos ra-los, assim como de capinana frente e nas laterais. Épreciso também a colocaçãode cobertura nos pontos deônibus que ficam sob a pas-sarela e melhorias no siste-ma de iluminação - justifica

o deputado estadual.A obra - Elaborado pela

Secretaria de Estado de De-senvolvimento Regional,Abastecimento e Pesca (Se-drap), o projeto de revitali-zação da RJ-100, já em exe-cução, trará grandes melho-rias no trecho entre MariaPaula e Rio do Ouro. Sãoserviços de drenagem, sina-lização, pavimentação e atéa construção de ciclovia, ainstalação de rampas e pisotátil em mais uma frente deacessibilidade e a criação daterceira faixa na localidadede Serrinha.

Reciclagem - A recicla-gem do asfalto começará nafaixa da via pertencente aomunicípio de São Gonçalo,na localidade de Boqueirão,seguindo em direção a Riodo Ouro, onde fica o cantei-ro de obras da ConstrulagosConstrutora Ltda., empresavencedora da licitação e quetem prazo de dez mesespara concluir o projeto or-çado em R$ 17 milhões. “Aprevisão é de que a máqui-na que faz essa reciclagemchegue na terça-feira. Elatritura o asfalto e a sub-baseexistente, transformandotudo em um único materialque servirá como nova sub-base para receber mais duascamadas de asfalto”, expli-ca o engenheiro MarceloNunes, da Construlagos.

Page 6: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected]

Entreouvidospor aí...“O jogo foiduro, um 3 a1 com carade 1 a 0. Aarbitragemnão ajudoumuito, deixou adesejar até mesmo para aCroácia. Mas acho que dequalquer forma o Brasil iriaganhar.” Diego Oliveira(estudante de Direito)

Esporte

Brasil vence, com polêmicas, primeira partida da CopaO primeiro gol da Copa

do Mundo de 2014 – queiniciou na última quinta-feira (12), na ArenaCorinthians (Itaquerão),em São Paulo – foi doBrasil. Embora contra, aseleção estreou com bolana rede aos dez minutosdo primeiro tempo. Oresponsável pelo únicogol da Croácia foi o lateralMarcelo. O placar encer-rou em 3 a 1 para o Brasil,com os outros dois golsde Neymar, um deles empênalti polêmico sobreFred, e Oscar, onde,segundo o técnico croata,em um lance seguido deuma falta não marcada emseu jogador. De lá para cá,o comentário tem sidogeral e os “técnicos deplantão” vêm arriscandouma análise do jogo.

ANUNCIE 2625-4907

Page 7: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] 7Opinião

“Na aberturada Copa daFIFA, oBrasilapresentouuma atuaçãomediana. Destacoapenas Oscar e Julio César.Brasil X Croácia foi um jogoda tevê, por isso o Fredmostrou ser um ótimo atorglobal! Contra o México,espero que o Felipãomostre um esquema táticoconfiável! Vamosaguardar.” Paulo RobertoCecchetti (poeta)

“A estreiado Brasil naCopa podeser resumidacom o tradicional“o importante era começarcom vitória”. Após a Croáciafazer 1 a 0, o Brasilconseguiu reagir e, com aajuda do árbitro que marcouum pênalti inexistente,ganhou por 3 a 1. Neymarfoi eleito pela Fifa o melhorjogador da partida. Muitoprovavelmente pelos doisgols marcados. Mas ogrande destaque foi Oscar.Não se omitiu em nenhummomento, ajudou namarcação, participou dasmelhores jogadas de ataquee ainda fez um belo gol. Ospontos negativos foram asatuações pífias de Fred eHulk e o visível (epreocupante) descontroleemocional dos jogadores,principalmente Julio Cesar,Thiago Silva e Marcelo. Sefosse um árbitro maisrigoroso, o próprio Neymar,pouco antes de fazer osegundo gol, poderia ter sidoexpulso ao atingirintencionalmente umadversário. Que venha oMéxico!” Eldo Soares(jornalista)

“O jogo foinervoso. Omelhorjogadordisparado foio Oscar, fezuma boa apresentação.Contra o México, teremosque ter mais cuidado.”Dilson Drummond (médico)

“Sobre ojogo deontem, euesperavamais. PeloBrasil terjogado emcasa, achei bem fraco.Acredito que o Oscar foi onome do jogo, o que mesurpreendeu, já que nãovinha fazendo bonsamistosos. O Fred mesurpreendeunegativamente, só cavou opênalti (foi inteligente, eusei). Ele mal tocou na bola.Tenho ressalvas contra ele.Acho que ele só jogaquando quer e ontem elenão quis. O Felipão mexeumuito bem. Assubstituições deram outradinâmica ao jogo. Acho quecontra ao México o Brasilvai precisar jogar bemmais. O México não seencontra numa boa fase,mas o Brasil nunca temsorte contra eles. Senãoentrar focado, vai perder.”Flávia Ismério (jornalista)

“Eu achei que a Seleção jogou muito bem.Demonstrou muita confiança em seufutebol. Afinal de contas, qual foi a última vezque nós vimos um time marcar um gol contra eter calma para virar para 3 x 1? Davi Luiz. Demonstrou muitaconcentração e muuuuita vontade de ganhar. Neymarmostrou que realmente é “o cara”. Realmente ele tem umtalento extraordinário. Oscar simplesmente destruiu o 2ºtempo. Não gostei da cotovelada do Neymar. Um jogadordesse nível não pode nunca fazer aquilo. Poderia ter sido atéexpulso se o Croata fizesse o mesmo curso de teatro do Fred.Sobre a arbitragem Fifa, não quero jogar o erro grotesco dopênalti em cima do juiz, e sim em cima da Fifa que dita asnormas de arbitragem. Era um lance muito difícil de apitarpara quem estava no campo e não tinha replay. Fred, alémde não conseguir jogar, mostrou o pior lado do futebol, o deque você pode se dar bem sendo desonesto. O lance dopênalti, ele deveria ter sido expulso. Cadê o Fairplay?Acredito que com a qualidade dos nossos jogadores aliado ao“sangue nos olhos” demonstrado no 1º jogo, o México que secuide. A seleção deles é boa, mas dificilmente não serámassacrada pelo Brasil.” Bruno Lobato (empresário)

“O jogo decorreu comoesperado para uma partida deestreia em Copa do Mundo.Agora eu espero que o time,daqui para frente, busque oequilíbrio necessário que umaequipe que tem a pretensãode conquistar otítulo mundialprecisa ter.”NagibMachado(corretor deimóveis)

“Umamãozinha dojuiz e um pênaltiinexistente em cima deFred, apagado em campo,abriram o caminho para avitória. A seleção precisamelhorar muito para chegarao hexa.” Marcelo Pereira daCosta (funcionário público)

“Foi umapartidafraca, tensa,com erros daarbitragemem relação aopênalti e àanulação do gol da Croácia, oque beneficiou a seleçãocanarinho. Entendo que nãohouve faltas. Esperava umapartida dura, porque o timede hoje ainda estádesorganizado e osjogadores perdidos emcampo e vivendo da fama.Apesar dessa deficiênciatoda, acredito que o Brasilganhe o México. Mas épreciso que o time pare deviver do passado e jogue nacesta de material inservíveltal “já ganhou” e passe ajogar com garra,determinação e vontade devencer no dia e não navéspera. O destaque do jogofoi Oscar e o mais fraco oHulk.” Antonio José Barbosada Silva (presidente da OABNiterói)

“O primeirotempo foiequilibrado,com ligeiravantagempara a Croácia.Um a um fez justiça. Nosegundo tempo, o Brasilpartiu para o ataque,tentando desempatar. Aí otime ficou nervoso, erroumuito e teve a sorte que oárbitro cometeu um errotambém, o pênalti a seufavor. No final, quando aCroácia tentavadesempatar, o Brasil teve afelicidade de acertar o chutee fazer o terceiro gol. Aarbitragem errou muito,prejudicando a Croácia.”Paulo Campelo (contador)

“Umavergonha! Umjuiz comprado!Esse é oúltimo jogo queassisti da seleção!Chega!” Origenes CostaJunior – Via Facebook

“A SeleçãoBrasileiraganhou,mas nãoencantou.Teve ótimosmomentos na partida,proporcionados pelo talentosoe jovem Oscar que, para mim,foi o melhor em campo. Emrelação ao Marcelo, tiro decima dele toda a culpa pelogol contra marcado, pois noreplay consigo ver claramenteque a bola bateu no pé deapoio do mesmo sem elesequer ter chutado a bola.Entre trancos e barrancos ecom a ajuda do juiz,computamos 3 pontos naprimeira fase, porém a equipemexicana é forte e tem nahistória do futebol algunsepisódios ganhos em cima danossa seleção. Ligo o alertavermelho para o próximo jogoe que vença o melhor!!!!”Sandro Saldanha (fotógrafo)

“Foi um jogotenso, comalguns erros,tanto dostimesquanto dojuiz. Mas foi umbom jogo, considerando ser deestreia. Ganhamos com umgol de pênalti, que não houve,mas valeu pela vitória.Acredito que, no decorrer dacompetição, a gente melhore,inclusive no próximo jogocontra o México.” Artur JoséMaia (motorista)

Page 8: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] Arte & Espetáculo

‘Alice no País dasMaravilhas’ no Teatro Abel

Cia de Ballet inicia segunda fasedo “Ateliê Coreográfico”

BandaFine Rockse apresentano JardimIcaraí

Nesta quarta-feira,dia 18 de Junho, vés-pera de feriado, o GoldCoast Australian Pubrecebe a Banda FineRock. Os músicos Flá-vio Farias (voz),Eduardo Volks (guitar-ra e voz), Marcelo Val(contrabaixo) e Rogé-rio França (bateria),formam a banda eapresentam o show“Três Cantos”, ondea banda explora a qua-lidade individual deseus componentes in-terpretando grandessucessos da músicaamericana, britânica eaustraliana.

No repertório, su-cessos de artistas re-nomados como BonJovi, Red Hot Chili Pe-ppers, Metallica, Live,Sublime, Eagle-EyeCherry, Gin Blossoms,R. E. M., Sister Hazel,Joe Satriani, MidnightOil, Men At Work,Hoodoo Gurus, Spyvs. Spy, entre outros.

O evento tem iní-cio oficialmente às 21horas. A banda sobeao palco pontualmen-te à meia-noite. Oshow tem duraçãoprevista de duas ho-ras e meia. Antes, nosintervalos e após oshow, Alex DJ coman-da as pick-ups commais do estilo.

O Gold CoastAustralian Pub ficana Rua Dr. LeandroMotta, 144, JardimIcaraí . Telefone: (21)2710-6190. Ingresso:R$ 30,00

‘Quem Casa Quer Casa’

A Companhia de Ballet deNiterói (CBCN) apresenta asegunda edição do Ateliê Co-reográfico, de 13 a 22 de ju-nho, no Teatro Municipal deNiterói. O Evento vai aconte-cer as sextas e sábados, às20h, e domingos, às 18h.

As apresentações vãoreunir coreografias elabora-das pelos próprios bailari-nos da CBCN e o públicovotará, através de uma cé-dula distribuída na entradado teatro, para escolher aperformance que mais lheagradou.

O Ateliê Coreográficoabre espaço para que os

bailarinos da Companhiapossam montar um trabalhoartístico como um todo, ex-pondo suas outras habilida-des e competências adqui-ridas durante a trajetória,revelando, assim, “novos”profissionais da dançacomo: ensaiadores, ilumina-dores, cenógrafos, figuri-nistas, etc. – pois os bailari-nos participam, desde osensaios das coreografias eescolha da indumentária, atéa concepção cenográfica.Essa prática segue o exem-plo de grandes companhiasoficiais, que a cada ano,despontam pelo mundo,

com novos coreógrafosque pesquisam e experi-mentam diferentes formas elinguagens, corporais e cê-nicas, expondo seu modode ver e entender a dança.

De acordo com PedroPires, diretor da Companhiade Ballet de Niterói, o Ateliêtem como objetivo desco-brir novos coreógrafos nacidade e também trabalharna formação de plateia.

Ingressos a R$ 10 (quemlevar 1 livro ou 1 quilo dealimento não perecível pagameia entrada - R$ 5). Classi-ficação etária livre. Telefo-ne: (21) 2620-1624

Alice cai na toca do co-elho e retorna ao excêntrico“País das Maravilhas”,onde esteve pela primeiravez quando era criança.Contando com loucos e di-vertidos aliados, ela embar-ca numa jornada alucinantepara descobrir seu verdadei-ro destino. Prepare-se paraser mais uma carta na man-ga, neste emocionante jogoentre duas rainhas que dis-putam o poder do mundo

subterrâneo, e onde todasas peças já estão sobre otabuleiro. Quem se atreve ajogar o dado e dar partidanessa fantástica aventura?A sorte está lançada!“Alice no País dasMaravilhas”de 13 a 15 de junho às 20hIngressos: R$ 30 (inteira)Classificação LivreTeatro AbelRua Mário Alves, 2 – IcaraíTelefone: 2195-9800

Este ano, a Coof Cia Te-atral comemora 25 anos dehistória. Para celebrar asbodas de prata da compa-nia, escolheu o espetáculo“Quem Casa Quer Casa”, deMartins Pena para ser en-cenado. A peça ficará emcartaz até o dia 29 de julhono Solar do Jambeiro. A di-reção é de Carlos Fracho.As apresentações são gra-tuitas e serão distribuídasapenas 70 senhas.

O espetáculo narra demaneira divertida as con-trovérsias e confusões deuma família. A trama se de-senvolve a partir do casa-mento do casal de filhos deDona Fabiana com os deAnselmo. Eles, no entanto,não se entendem e não pa-ram de brigar, enquanto omarido de Fabiana não faznada. A briga chega àagressão física, até queAnselmo surge e resolve asituação e entrega as cha-

ves das duas casas aluga-das aos filhos. No elenco,nomes que fizeram parte datrajetória da Cia como Ste-lla Fracho, Fábio Andriolli,Telcy Ruas, Flávio Trolly,Victor Salzeda, Bia Campose Ricardo Silva.

Martins Pena, escritordo Romantismo Brasileiro,através do enredo de“Quem Casa Quer Casa”denuncia a sociedade daépoca e mostra a sua visãoda instituição família, quena maioria das vezes, é sem-pre tão conturbada.

“Quem Casa Quer Casa”Até 29 de julho, terças-feiras, às 20hEntrada franca –Classificação livreEm dias de jogos do Brasilnão haverá espetáculo.Solar JambeiroRua Presidente Domiciano,195, São DomingosInformações: (21) 2109-2222

Page 9: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] 9Variedades

Artigo | Marcos Paiva Passatempo

IGREJA DE NOVA VIDA DE NITEROIDomingos às 10h, 15h e 19h e Quinta às 19h30Rua Euzébio de Queiróz, 31-B – Centro

http://novavidaniteroi.org.br | http://facebook.com/invniteroiAssista nossos encontros ao vivo em http://novavidaniteroi.org.br/aovivo.php

Tel. 2717-8677

Desenvolvendo nossa EspiritualidadeDois princípios fundamentais (parte 1)

Parece algo contraditó-rio, mas ao mesmo tempoem que o homem tem bus-cado riquezas, bens, suces-so e poder, vive a procurade desenvolver sua espiri-tualidade. Isto já é algo bome importante, pois demons-tra que o homem reconhe-ce que é um ser trino: temum corpo, uma alma e umespírito, e, por mais queprocure satisfazer o seucorpo e alma, precisa cui-dar do seu espírito.

Este é o motivo do sur-gimento de muitas religi-ões, seitas, filosofias e atémesmo estilos de vida quepromovem de alguma for-ma ao homem satisfaçãopessoal e material na ten-tativa de trazer paz e ale-gria ao espírito.

Entender espiritualida-de precisamos nos despirum pouco da ciência e dohumanismo e irmos ao mo-mento da criação, não ape-nas de todas as coisas, masprincipalmente do homem.

Quando Deus criou ohomem, Adão, soprou-lhe oSeu espírito, tornou-se almavivente e com característi-cas bem definidas: a imageme semelhança de Deus.

Isto nos mostra quenão fomos criado de umamaneira qualquer ou mui-to menos evoluído de umser qualquer, mas criadose formados com o caráterde Deus.

Quando o homem nãocrê nisso é impossível quepossa desenvolver a verda-deira espiritualidade, por-que estará buscando todos

os tipos, características,pensamentos e estilos devida; torna-se muito maisfilosófico e místico que es-piritual. A verdadeira espi-ritualidade está em buscara cada dia as característi-cas de Deus, demonstrá-lasem suas atitudes, pensa-mentos, palavras, longe deuma espiritualidade religi-osa, mecanizada e humani-zada que faz com que pes-soas produzam atitudes,costumes e crenças quenão estão embasadas nocaráter de Deus.

Portanto, dois concei-tos fundamentais paraquem deseja desenvolver asua espiritualidade: Primei-ro, crer de verdade que

você é criação de Deus eque foi criado a Sua ima-gem e semelhança para serum instrumento de honra;segundo, Não existe espi-ritualidade sem Deus.

Continuaremos no pró-ximo sábado, um grandeabraço, uma boa semana.

Deus lhe abençoe rica eabundantemente.

Marcos Paiva é Pastor da IgrejaNova Vida Niterói, MédicoGastroenterologista e Clínico,Administrador Hospitalar ,diretor da Auxiliadora Casa deSaúde e apaixonado porpessoas, o Negócio de Deus.

Visite nossos sites:www.novavidaniteroi.org.br

marcosdepaiva.blogspot.com

Page 10: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] Variedades

ÁRIES (21/03 a 20/04) O momentoé de tomar decisões difíceis, mas ne-cessárias. A felicidade é a meta final,

sofrer não faz parte da vida feliz. No amor,procure aprender com as experiências passa-das para não cometer sempre o mesmo erro.

TOURO (21/04 a 20/05) Um proble-ma no trabalho poderá ser resolvidousando criatividade e trabalho em

equipe. Faça seu serviço bem feito, alguémestá observando. O receio de compromissopode fazer você deixar de conhecer pessoas.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Problemasantigos precisam ser definitivamenteresolvidos. Adiar uma decisão pode

aumentar o problema e deixá-lo insolúvel. Boasenergias dos astros para resolver assuntos docoração. Não insista em algo que já acabou.

CÂNCER (21/06 a 22/07) Seu po-der de comunicação está em alta.Faça novas amizades e namore bas-

tante. Apenas escolha bem suas metas edesejos e tome cuidado para não magoaralguém que gosta muito de você.

LEÃO (23/07 a 22/08) Boa sema-na para iniciar um curso ou até mes-mo um novo emprego ou empreen-

dimento. Procure conversar mais com a pes-soa amada e esclarecer bem seus desejos.Um amigo antigo pode ser muito útil emuma situação inesperada.

VIRGEM (23/08 a 22/09) Procurenão agir por impulso. Semana podetrazer problemas em seu relaciona-

mento afetivo. Procure sempre o caminhodo diálogo e evite a teimosia. No trabalho,não espere que ninguém faça favores pararealizar suas tarefas.

Horóscopo da Semana De 14 a 20 de junho

LIBRA (23/09 a 22/10) Boas oportu-nidades podem surgir, mas é necessá-rio toda a atenção e dedicação para que

elas não escapem. A semana pode apresentarimprevistos pessoais, mas a pessoa amada nãodeve ser relegada a segundo plano.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Sema-na ótima para desenvolver projetos pro-fissionais. Procure trabalhar em equi-

pe, mas não dê ouvidos a fofocas e intrigas.Saber em quem confiar faz parte do jogo da vida.Conheça melhor as pessoas que te cercam.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Sema-na ideal para compromissos sociais,passeios e lazer. Procure arrumar tem-

po mas não deixe seus compromissos profis-sionais de lado. Seu charme em alta fará su-cesso com a pessoa amada, aproveite.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Procure se conhecer melhor, avaliebem seus objetivos de vida e man-

tenha-se no caminho para realizá-los. No fimde semana procure a companhia de amigose teste sua popularidade. Charme em alta.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) Seutrabalho vai exigir concentração ededicação por toda a semana. Pro-

cure manter a serenidade e conversar comos colegas sobre as melhores soluçõespara um problema. No fim de semana pas-seie com a pessoa amada.

PEIXES (20/02 a 20/03) Procureconversar mais com as pessoasamigas. Não faça confidências a

estranhos. Sua intuição será sua melhorconselheira. No trabalho, procure se dedi-car às tarefas diárias e não dê ouvidos aidéias mirabolantes.

Vinicius Motta apresenta show de rock acústico

De Niterói a ParisRafael Vicente se prepara para

sua primeira exposição individu-al, em Paris, no fim de junho, nagaleria Le Pavé d’Orsay. A mos-tra “Contrespaces” (Contraes-paços) reúne uma seleção de pin-turas, fotografias e desenhos re-centes do artista, incluindo tra-balhos que serão produzidosdurante o período de sua resi-dência no programa Sens’artLab.O trabalho de Rafael interroga aessência da poética pictórica: asrelações exterior/interior, a cons-trução e a composição do espa-ço, o tema. A paisagem remete auma investigação acerca do ima-ginário urbano: velocidade, soli-dão e temor. Para preparar a ex-posição, o artista passará três se-manas visitando e trabalhandona capital francesa, com acom-panhamento curatorial de Fabia-na de Moraes.

Acaba de sair do fornoo mais recente show domúsico niteroiense ViniciusMotta. Em formato acústi-co, “Rock and roll now”reúne canções clássicas dorock internacional e do na-cional, tributo a Lobão emúsicas autorais. A novaproposta foi impulsionadapela participação do artistano programa Máquina daFama, apresentado por Pa-trícia Abravanel nas noitesde segunda-feira, no SBT.Na ocasião, Vinicius pres-tou homenagem a Lobão.

Cantor, compositor einstrumentista – Viniciusconta que a música sem-pre esteve presente em sua

trajetória. Por esse motivo,ela tem uma importânciabastante significativa emsua vida, sobretudo noque diz respeito ao âmbitoprofissional. “Desde pe-queno ouvia muito rock, o

que impulsionou a minhacarreira. Posso dizer semsombra de dúvidas que amúsica é a extensão da mi-nha vida, ela me comple-ta”, poetiza Vinicius.

Há três anos, o artistavive exclusivamente da mú-sica, embora sua carreira te-nha iniciado bem antes,quando já se apresentavaesporadicamente em barese outros estabelecimentos.Vinicius Motta tem dois ál-buns gravados: “Nadamais” e “Day after Day”,ambos com composições deprópria autoria.

Contato com ViníciusMotta pelos telefones 98614-0987 e 2609-0446

A cantoralírica AliceFontanellaem noite deconcerto noTeatroMunicipalde Niterói

Page 11: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] 11Mundo

CANDIDATA À MUSA... Se Patrícia Poeta vai virar musada Seleção, assim como foi a sua colega FátimaBernardes na Copa de 2002, só o tempo dirá.Entretanto, Patrícia já protagonizou o momento maisfofo pré-Copa: ao vivo, ao lado de Galvão Bueno, abela se distraiu e foi flagrada fazendo caras ebocas. Mas não foi para o Galvão, como muitoschegaram a pensar. Patrícia estava apenas fazendoo aquecimento para as cordas vocais.

CLAUDINHA PINTADINHA...O visual de Claudia Leittevirou alvo de piadas nasredes sociais. Suaapresentação na abertu-ra da Copa do Mundorendeu muitos comentá-rios e logo surgiu umamontagem comparando aroupa utilizada pelaartista com a GalinhaPintadinha, fenômeno dacriançada.

O HOMEM DA CAPA PRETA...O que os homens de boavontade temiam,aconteceu: JoaquimBarbosa anunciou suaaposentadoria. Elepoderia permanecer noSupremo Tribunal Federal(STF) até completar 70anos; Joaquim tem 59.Oficialmente problemasde saúde o levaram apedir o boné, ou melhor, atoga. Entretanto, asconstantes ameaças demorte teriam sido omotivo mais forte. RicardoLewandowski, com quemtravou embateshistóricos, assumirá apresidência do STF.

O QUE TINHA QUE SER ROUBADO, JÁ FOI? RicardoTeixeira, ex-todo-poderoso da CBF, teria uma contapessoal no banco Pasche de Monaco (Principado deMônaco) com mais de R$ 90 milhões. O banco ésuspeito de lavagem de dinheiro e desvio de fundospara paraísos fiscais. Ainda segundo investigações,nenhum banco em Mônaco estava aceitando Teixeiracomo cliente, pois temiam uma repercussão negativadiante das acusações contra ele.

POLÍCIA PARA QUEM PRECISA... Um fato inusitado chamou a atenção na cidade doRio de Janeiro: os policiais militares que foram escalados para acompanhar asmanifestações usaram o trem como meio de transporte para chegar aos locais.Em contrapartida, o número de manifestantes não passava de cem. Uma horaeram os professores, depois os vigilantes, motoboys... Apesar do númeroreduzido de pessoas, o trânsito sempre dá um nó e a cidade para.

Ô LOCO, MEU... Uma coisa a Copa do Mundo já estátrazendo de bom: o Domingão do Faustão terá seutempo bastante reduzido. Quem não aguenta maiso “quem sabe faz ao vivo” do ex-gordo não terá maisdo que reclamar. Como diz uma brincadeira em umarede social, agora a programação global é: “Bomdia, Neymar”, “Neymar Rural”, “Mais Neymar e você”,“Encontro com Neymar”, “Neymar esporte”, “Vale apena ver Neymar”, e por aí vai...

Page 12: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 108

Niterói, 14 a 20 de junho de 2014www.gazetanit.com.br | [email protected] Artigo

Overdose de tecnologiaEu tinha uma agenda no com-

putador onde registrei todos, abso-lutamente todos os meus compro-missos. Não sei por que, numa ma-nhã, a tal agenda deu pau. Não que-ria abrir de jeito nenhum. Procureime acalmar (tecnologia e pânico nãocombinam), reiniciei o computadore tentei abrir de novo. Nada. Emsuma, a agenda de última geraçãofoi para o espaço por razões que atéhoje ignoro.

Mais. Meu computador é aque-le modelo All-in-One da HP (excelen-te marca) com mouse, teclado e mo-nitor sem fio. No início (ano passa-do) foi uma maravilha, máquina su-per prática, ótima mobilidade, enfim,os gênios da HP acertaram na mos-ca. Era o que pensava até as 3 horasda madrugada de um dia de semanaquando a pilha do mouse descarre-gou e eu tive que interromper umamatéria que escrevia, com prazo.

Peguei o carro e parti para aslojas de conveniência de postos degasolina atrás de uma pilha. Para nãoter dúvida, levei o mouse comigo e,ufa!, no terceiro posto encontrei apilha. Comprei duas (o teclado tempilha também) e retornei para casa.

Consegui terminar o trabalho. Mas,no dia seguinte, comprei um mouseconvencional e quando acabar a se-gunda pilha do teclado (uma já sefoi) vou comprar outro com fio. Ouseja, no final voltarei a ter umdesktop convencional. Problema?Nenhum. O negócio é ficar tranqui-lo, dormir bem, sem estresse.

O episódio da agenda no com-putador serviu para que eu simplifi-casse mais a minha vida tecnológi-ca, que já não era exagerada. Eu po-deria simplesmente baixar a instalaroutra agenda, ou usar a do Google,mas optei por usar um antigo telefo-ne celular que comprei em 2005 (issomesmo, lá em 2005!) cujo código desegurança tornou-se indecifrável.Em outras palavras o telefone nãoaceita chip de nenhuma operadora.Pois, desde o episódio da agendaque “morreu” na minha máquina elese tornou a minha nova ferramentapara marcar compromissos. Simples,fácil e, sobretudo, tranquila.

Aproveitei e fiz um arrastão detecnologia. Usava um smartphoneque, cheio de novidades, volta e meiame induzia ao erro. Como uso duasoperadoras, configurei o smartpho-

ne para a operadora que menos usoe a que mais uso, o dia todo, residenum pequeno celular, muitíssimosimples, que vê e-mails e navega obásico. Só. Que beleza!

Um dia desses peguei um táxique parecia camelô vietnamita. Abordo, um GPS, um monitor que che-cava corridas on line (o cara recebiaa chamada pelo monitor), mais umacentral de multimídia com previsãodo tempo, temperatura externa, in-terna, mais o rádio de comunicação,smartphone e um sistema de somcompatível com pendrive. Estava to-

cando Anitta (para meu desespero)e depois dela uma cordilheira de bai-xarias já que, dependendo da capa-cidade, um pendrive pode armaze-nar meses de música sem repetir.Ah, sim, no meio desse cipoal tec-nológico estava o taxista, orgulho-so de seus brinquedos. Eu pensei:“se eu fico seis horas aqui dentro,jogo o carro num abismo”.

Pergunto aos leitores, esse sen-timento de overdose de tecnologiaé um problema meu ou todo mundosente? Meu irmão, que toda a hu-manidade chama de Fernando maseu chamo de Cesar (ele se chamaFernando Cesar) é o cara que co-nheço que mais entende de compu-tadores e afins. Ele já tinha um por-tátil chamado CP-500 se não me en-

gano na segunda metade dos anos70. Seu telefone é de última gera-ção, o GPS do celular está OK, docarro também, e cada vez mais eleestuda e dá aulas de tecnologia.

Para ele, tenho certeza, a over-dose de tecnologia não faz mal al-gum. Para mim? Por displicência deraciocínio, preguiça mental, sei lámais o que essas coisas não funci-onam. Não tenho paciência para in-sistir, não gosto de ler manuais epago para não me aborrecer.

Mas a questão é: estou sozinhonisso? Fora meu irmão, alguém maisé vidrado nas novas tecnologiasque, quando bem tratadas, funcio-nam perfeitamente? Ou tem muitagente de saco cheio disso tudo tam-bém? Aguardo opiniões.