gazeta niteroiense • edição 83

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 28-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

GAZETA NITEROIENSE • Edição 83 Edição de 11 a 24 de maio de 2013 http://www.gazetanit.com.br/83/gazeta.pdf . Confira também o FLIP PAGE http://issuu.com/gazetanit/docs/gazetanit82_2?mode=window&backgroundColor#222222 . Cadastre-se | Assine | Anuncie Acesse www.gazetanit.com.br

TRANSCRIPT

GAZETA NITEROIENSE | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | www.gazetanit.com.br2

www.climatempo.com.br

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

Obras de contenção no Morro doPalácio começam na próxima semana

Rodrigo Neves visita obras deprédio histórico dos Correios

O prefeito Rodrigo Ne-ves visitou na manhã destasegunda-feira (13) as obrasde reforma e restauração doprédio dos Correios. O lo-cal será transformado emum centro cultural e tam-bém na agência central doórgão no município.

Acompanhado do pre-sidente nacional dos Cor-reios, Wagner Pinheiro deOliveira, Rodrigo afirmouque a restauração do anti-go prédio, que vai comple-tar 100 anos em 2014, inte-gra o projeto de requalifi-cação da frente marítima dacidade e reforça a parceriaentre a Prefeitura e o gover-no federal.

“Essa união, esse diálo-go e parceria da nova admi-nistração da Prefeitura comos governos estadual e fe-deral, vêm produzindotransformações em um cur-to espaço de tempo emnossa cidade. Esse prédio,que é um dos prédios his-tóricos mais bonitos docentro de Niterói, dentreoutros belíssimos, serámais uma âncora, mais umportal do projeto de requa-lificação da frente marítima.Ao mesmo tempo, o prédioserá projetado pelas inter-venções que vamos fazerno centro de Niterói, comoa fiação subterrânea, paisa-gismo e ciclovias. Esse pré-dio dos Correios, que serátransformado em uma agên-cia e em um centro cultural,será usado pelos niteroien-ses e ajudará a projetar anova Niterói, combinando

prédios do início do séculopassado restaurados comobras como o Caminho Ni-emeyer”, disse.

O prefeito disse ter liga-do para o presidente dosCorreios no dia 2 de janeiroe pediu a ele prioridade noprojeto. De acordo comWagner Pinheiro, a previsãoé que o prédio seja reinau-gurado no dia 22 de novem-bro, quando Niterói comple-tará 440 anos. O prédio estásem uso desde 2005.

O presidente dos Cor-reios, Wagner Pinheiro,afirmou que, além do cen-tro cultural e da agênciacentral, o prédio terá tam-bém uma loja de venda deselos e também um centrode convivência que funci-onará em uma varanda comuma ampla vista para aBaía de Guanabara.

“É muito importante en-tregar esse prédio históricorestaurado para a populaçãode Niterói. Esse prédio temgrande importância para anossa história e para a his-tória de Niterói. Ele é consi-derado um dos mais boni-tos prédios dos Correios noBrasil inteiro” disse.

Orçadas em R$ 15,3 mi-lhões, as obras de reforma erestauração do prédio dosCorreios foram iniciadas emdezembro de 2011. Estãosendo restauradas as carac-terísticas originais do pré-dio, com a recuperação detodas as fachadas e esqua-drias. Haverá ainda ilumina-ção monumental e climatiza-ção. Com a obra concluída,além do centro cultural, oimóvel voltará a abrigar aprincipal agência própriados Correios da cidade.

André Diniz, secretário Municipal de Cultura, e Rodrigo Neves

Luciana Carneiro

Vereador pede regulamentação delei que prevê vistoria em prédios

Foi lida na Câmara deVereadores a Indicação1.540/13, de autoria de Ro-drigo Farah (PMDB), quepede à Prefeitura a regula-mentação da Lei 2.963/12, desua autoria, que trata da vis-toria periódica nos prédiosda cidade. Na quinta-feira(16) parte do reboco caiu doúltimo andar de um edifícioda Avenida Amaral Peixoto,no Centro, e danificou car-ros estacionados na via. Porsorte, ninguém ficou ferido.A íntegra da lei pode serconsultada acessando o link“Leis Municipais” no site

www.camaraniteroi.rj.gov.br.A lei, aprovada pela Câ-

mara no ano passado, obri-ga que seja feita a verifica-ção periódica das condi-ções de estruturas, subso-los, fachadas, esquadrias,empenas, marquises e te-lhados. As instalações elé-tricas, hidráulicas, sanitári-as, eletromecânicas, gás ede prevenção a fogo e es-cape e obras de contençãode encostas também temque passar por vistorias. Aperiodicidade das vistoriasvaria conforme o tempo deconstrução da obra.

A Prefeitura de Niteróipublicou no Diário Oficial desexta-feira (17) a ordem deinício das obras de conten-ção de encostas no Morrodo Palácio, no bairro doIngá. A empresa Geomecâ-nica S.A, vencedora da lici-tação, irá construir três cor-tinas atirantadas (muros decontenção) entre o final daRua Leonel Brizola e o iní-cio da Rua Getúlio Vargas.As obras começam na pró-xima semana. A empresa terá

o prazo de seis meses paraconcluir os serviços, no va-lor total de R$ 922.679,24.

As obras de contençãono Morro do Palácio foramanunciadas no dia 18 de ja-neiro pelo prefeito RodrigoNeves. Na ocasião, ele visi-tou a comunidade para pres-tar solidariedade e assistên-cia à família de uma jovem de13 anos que morreu após seratingida por um muro quedesabou em função da fortechuva que atingiu a cidade.

TRE abre postono Centro do Riopara recadastrareleitores deNiterói

O Tribunal RegionalEleitoral (TRE-RJ) abrirána próxima segunda-feira(20), no Centro do Rio deJaneiro, um posto de aten-dimento para eleitores deNiterói realizarem o reca-dastramento biométricoeleitoral obrigatório. Aunidade funcionará noCentro Cultural da Justi-ça Eleitoral (CCJE), na Rua1º de Março 42, das 11hàs 19h, e terá 14 kits bio-métricos para o trabalho.Para serem atendidos, oseleitores precisam fazer oagendamento pelo sitewww.tre-rj.jus.br.

“Sabemos que gran-de parte dos moradoresde Niterói trabalha no Riode Janeiro. A abertura deum posto no CCJE irá fa-cilitar a vida desses elei-tores para que fiquem emdia com a Justiça Eleito-ral”, afirmou a presidentedo Tribunal Regional Elei-toral (TRE-RJ), desembar-gadora Letícia Sardas.

Com a novidade, osmoradores de Niterói pas-sam a contar com três op-ções para realizarem o re-cadastramento biométrico.Além do CCJE, é possíveltambém agendar para seratendido no Fórum da Re-gião Oceânica, na EstradaCaetano Monteiro, s/nº,em Pendotiba. Já o Giná-sio do Estádio Caio Mar-tins, na Rua Presidente Ba-cker, Santa Rosa, é o úni-co posto que atende tan-to com horário marcadocomo sem agendamento.

[email protected] | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 3

Local @gazetanit [email protected]@gmail.com

Arcebispo explica como será o evento Bote Fé Marcha da Maconha é canceladaJunto com o prefeito

Rodrigo Neves, o arcebispode Niterói dom José Francis-co explicou em entrevistacoletiva realizada na quarta-feira (15) como será o even-to Bote Fé, que será realiza-do na tarde deste domingo(19), em Icaraí. Na ocasião,espera-se a visita de aproxi-madamente 70 milpessoas à cidade.

O Bote Fé, que já ocor-reu em capitais brasileiras, éum evento preparatório paraJornada Mundial da Juven-tude (JMJ) que ocorrerá no

estado. O arcebispo revelaa importância do Bote Fé.“Este é o último grandeevento que ocorrerá no es-tado do Rio de Janeiro an-tes da JMJ. É um evento daarquidiocese de Niterói, masé para todo o estado. Porisso, é uma preparação paraJMJ acolhendo a Cruz Pere-grina e o ícone de NossaSenhora, que já percorreramtodos os estados brasilei-ros”, comentou.

Dom José ressalta, ain-da, que o evento trará à ci-dade não apenas jovens ca-

tólicos, mas representantesda igreja e artistas católicos.“É um momento muito for-

te de comunhão e de gran-de e importância para a igre-ja. Teremos a presença devários bispos e padres dediversas dioceses e artistascatólicos que farão apresen-tações. Tenho certeza deque será um grande eventopara todos”, ressaltou domJosé Francisco.

Rodrigo Neves reafir-mou o compromisso da pre-feitura em prestar todo oapoio necessário à igrejapara que o evento ocorra daforma esperada e sem inci-dentes.

Durante reunião nes-ta quinta-feira (16) entrerepresentantes do movi-mento e autoridades pú-blicas do município, nasede da Promotoria deJustiça de Tutela Coleti-va de Defesa da Cidada-nia de Niterói, no Centro,ficou decidido que aMarcha da Maconha,marcada para o mesmodia e horário do Bota Fé,não será mais realizada.

Como agentes da Se-

cretaria de Ordem Públi-ca apresentaram os ofí-cios de Arquidiocese deNiterói solicitando a au-torização do evento da-tado do dia 20 de março,ou seja, antes do solici-tado pelo movimentopela legalização da ma-conha (datado do dia 29de abril), ficou definidoque a Marcha da Maco-nha será realizada emoutra data ainda a serdefinida.

Dom José Francisco,Arcebispo de Niterói

Sites do Governotrarão dadossobre criançasdesaparecidas

Sites oficiais do Gover-no do estado farão a divul-gação de fotos e informa-ções sobre crianças e ado-lescentes desaparecidos. Aobrigação consta da lei6.449/13, publicada no Diá-rio Oficial do Executivo des-ta terça-feira (14) e que des-tina espaço nos sites ofici-ais do Poder Executivo à di-vulgação de dados sobre osdesaparecidos.

As informações serãofornecidas pela Fundaçãopara a Infância e Adolescên-cia (FIA) aos órgãos públi-cos, mas a inclusão de da-dos também poderá ser so-licitada por qualquer cida-dão, mediante requisição porescrito ao Serviço de Inves-tigações de Crianças Desa-parecidas da Secretaria deEstado de Segurança.

“Esta ampliação aumen-ta o alcance dessa importan-te iniciativa, tornado sitesoficiais, que têm muita visu-alização, meios de divulga-ção das fotos desses meno-res”, argumentou o autor danova regra, deputado Ber-nardo Rossi (PMDB).

GAZETA NITEROIENSE | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | www.gazetanit.com.br4

Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo ([email protected]) • Editora: Bárbara MarquesRepórter: Alexandre Brasil ([email protected]) • Uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. MEEndereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085 • E-mail: [email protected]/fax: (21) 3619-1800 • Seg. a sexta, das 9h às 20h • Para anunciar: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br • No Twitter @gazetanit • Página no Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaborador desta edição: Achylles Peret. Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seusautores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Copyright © 2011-2013 Gazeta Niteroiense - O jornal que todo mundo lê. Todos os direitos reservados.

[email protected]

Twitter @gazetanit

Local @gazetanit ASSINE a partir de R$12,[email protected]

Ampla tem atuação questionadapelo Poder Executivo

Bruno Lessa participa daConvenção Nacional do PSDB

Prefeitura firmaacordo com TJpara cobrança dadívida ativa

Em encontro com a presi-dente do Tribunal de Justiça,desembargadora Leila Mari-ano, na tarde desta terça-fei-ra (14), o prefeito de Niterói,Rodrigo Neves, estabeleceuuma nova parceria entre omunicípio e a instituição ju-diciária. Na audiência, ficouacertada a criação de um gru-po de trabalho para integraras ações da Procuradoria Ge-ral de Niterói e da Secretariade Fazenda da cidade com oTJ para melhorar o desempe-nho das ações relacionadasà dívida ativa no município.

Atualmente, cerca de 500mil processos de cobrançasjudiciais estão acumuladosno sistema judiciário, totali-zando mais de R$ 1,3 bilhãoem dívidas, a maior parte re-lativa a IPTU, que devem serpagas ao município.

De acordo com o prefeitoRodrigo Neves, o objetivo daprefeitura é realizar a cobrançajudicial dos inadimplentes, au-mentando a receita municipalsem o aumento de impostos.

“Essa integração entre omunicípio e o TJ ocorrerá naforma de modernização técni-ca, tecnológica da secretaria deFazenda e da Dívida Ativa, quenos permitirá o aumento dessaarrecadação sem aumentar im-postos e, assim, promovendoa justiça fiscal cobrando dosmaus pagadores. Nossa reu-nião foi extremamente positivae já constituímos um grupo detrabalho permanente que vaiavaliar as melhorias a seremimplantadas em busca da me-lhoria da eficiência desse sis-tema de cobrança”, revelouRodrigo Neves.

De acordo com o procu-rador geral do município, Car-los Raposo, caberá ao grupode trabalho analisar as melho-res propostas a serem implan-tadas para otimizar a cobran-ça da dívida ativa.

Niterói pode ganhar universidadecom foco ambiental

Cidade inaugura Centro de Memória daHistória e da Literatura Fluminense

A prefeitura de Niteróiencaminhou um ofício àAgência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel) solici-tando providências em rela-ção à atuação da concessi-onária de energia Amplacom relação a um problemaocorrido na manhã de quar-ta-feira (15).

Por volta de 6h, um pos-te da concessionária caiusobre a Estrada da Cachoei-ra, interrompendo o tráfegona região e causando umcongestionamento e proble-mas no fluxo de trânsito. Oproblema se agravou pelademora da empresa em en-viar uma equipe ao local paradesligamento da rede de altatensão, apesar de ter sidoalertada pela prefeitura logoapós o incidente. O serviço

de remoção do poste acabousendo realizado pela própriamunicipalidade.

Para o prefeito RodrigoNeves, este tipo de situaçãonão pode se repetir.

“É inaceitável que a que-da de um poste de alta ten-são e a demora no desliga-mento da rede prejudiquema fluidez do trânsito na ci-dade, que já é pesado. Peçoà concessionária mais agili-dade no atendimento às de-mandas dos niteroienses. Anova administração da pre-feitura de Niterói considerainaceitável a lentidão ope-racional. Por isso estamosenviando esse ofício à Ane-el que é o órgão reguladordas concessões de energiaelétrica”, frisou RodrigoNeves.

O vereador Bruno Lessa(PSDB) viaja para Brasílianeste final de semana paraparticipar da 11ª ConvençãoNacional do PSDB, que serealiza neste sábado (18). Aconvenção vai eleger o se-nador Aécio Neves (MG)presidente do partido. Alémdisso, serão escolhidos tam-

bém os integrantes da Co-missão Executiva Nacional.

Na ocasião, Bruno Les-sa, que é o atual presidentedo diretório municipal, vaiconvidar o senador AécioNeves, provável candidatodo partido à Presidência daRepública, para uma visita aNiterói no próximo semestre.

O prefeito RodrigoNeves e o vice-prefeitoAxel Grael participaram nanoite de quarta-feira (15)da inauguração do Cen-tro de Memória da Histó-ria e da Literatura Flumi-nense, localizado nas de-pendências do MemorialRoberto Silveira, no Cami-nho Niemeyer, no centroda cidade.

O Centro de Memóriaabriga a primeira bibliote-ca virtual da cidade dedi-cada exclusivamente a au-tores fluminenses. O es-paço dispõe de 15 com-putadores para consulta,com 680 títulos de domí-nio público e também dis-ponibilizados por editorasde Niterói que publicamtextos da literatura flumi-nense. No local foi inau-gurado o auditório LuísAntônio Pimentel, umahomenagem ao jornalista

e escritor niteroiense, noqual serão realizados en-contros, palestras e semi-nários ligados à literaturae à poesia.

Na cerimônia de inau-guração, que contou comapresentação de jovensmúsicos do ProjetoAprendiz, performancedo grupo literário UmaNoite na Taverna, exibiçãode vídeo com depoimen-tos de personalidades da

cidade e lançamento do li-vro do escritor Luiz An-tônio Barros, o prefeitoRodrigo Neves destacoua integração positiva en-tre o Caminho Niemeyer ea Secretaria de Educação,Ciência e Tecnologia,gestora do Centro de Me-mória, no sentido de for-mular uma proposta dedemocratização da cultu-ra e da inclusão pela lei-tura.

Luciana Carneiro

A indicação 1392/2013, de autoria do verea-dor Leonardo Giordano(PT), sugere ao poder exe-cutivo municipal a inicia-tiva de implantar a Univer-sidade Livre do MeioAmbiente em Niterói. Vol-tada à filosofia de cons-truir e disseminar conhe-cimentos teóricos e práti-cos para uma sociedadesustentável, a universida-de visa fazer do cidadão -independentemente deprofissão ou classe soci-al -, um parceiro e colabo-rador potencial, na trocade práticas, conhecimen-tos e experiências relaci-onadas às questões am-bientais, num amplo deba-te acerca de soluções

para problemas relaciona-dos ao crescimento de-sordenado das cidadesbrasileiras.

A possibilidade de secriar uma Universidade Li-vre do Meio Ambiente sur-ge a partir de um exemplobem sucedido de Curitiba

(PR) - como ilustrado nafoto abaixo. Niterói tambémprecisa entrar no hall dasustentabilidade nacionale esta é uma oportunidadede inclusão ambiental narotina da segunda mais im-portante cidade do estadodo Rio de Janeiro.

[email protected] | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 5

Montagem Digital: Nilson RicardoCEMITÉRIO DOSMENSALEIROS... SegundoLula... Os companheirosafastados por corrupção...São como os soldadosmortos na guerra... Elelamenta muito, mas temque enterrar todos eles.

O FRANGO DO PAPA...O bem nutrido papaargentino gosta de cozinhar...E tem boas receitas... Eleprimeiro flamba o frango namanteiga... E depois gratinacom quatro queijos.A EX-AMANTE DETONOU

NÉSTOR KIRCHNER... Oacusando de corrupção...Segundo ela... Ele recebiatantos dólares e ouro...Que precisou aumentou acasa para poder guardara grana.

NUVENS DE GAFANHOTOS...Invadiram o show dePaul McCartney no estádiode futebol em Goiânia...O local fica próximo aomato... E bastou acenderos refletores paraatrair os insetos.

CACHAÇA FURA-CUECA... Neste país nem osbêbados são respeitados... As cachaçasmais caras estão sendo falsificadas...Parecem ácido... Quando os bêbadossoltam puns, furam as cuecas.

REBAIXADO DEGENERAL À

RECRUTA... Lulaquer que

Suplicy desistada reeleição

ao senado... Eseja candidato

a deputadofederal... Para

puxadorvotos... E

aumentar abancada do PT.

A DIETA DE JESUS... É umsucesso... A pessoadiminui a comidadiariamente... Até passar40 dias sem comer...Dizem que o mais difícil éresistir às tentações dodiabo oferecendocomida.

OS CÃES E GATOS VÃO PARAO CÉU COM OS SEUSDONOS... Uma leipaulistana vai permitirque os animais deestimação sejamsepultados no mesmotúmulo junto com os seusdonos.

DINASTIADE DITADORES... Oditador da Coréia do Nortegosta de ser chamado de“Supremo Líder”... O paiera chamado de “QueridoLíder”... O seu avô se diziaser “O Sol da Humanidade”.

SALPICÃO DE MINHOCA... AONU quer reduzir a fomeno mundo... Incentivandoas pessoas pobres acomerem os insetos...Igual à populaçãofaminta da China... Quecome qualquer coisa.--

O IMPOSTO SOBRE AÁGUA DA CHUVA...Criado pelogovernador daMaryland, nos EUA...Será calculado deacordo com o tamanhodas propriedades... Opovo já esta exigindoa sua renúncia.

A TINTA PRETAAUMENTA O“QI”... A louraapresentadorade TV, TicianePinheiro...Tingiu oscabelos depreto... Disseque mudou acor... Para ficarcom umaaparência dem a i sinteligente.

O CAMALEÃOOPORTUNISTA... Afif

Domingos quando faziaoposição ao PT... Dizia

que a Dilma nunca tinhapilotado nem Teco-Teco...

E não saberia pilotar osuper Boeing 787 da

presidência.MÉDICOS FEITOS NASCOXAS... Os seis milmédicos que o governoquer trazer de Cuba... Nãoservem nem comoenfermeiros... Nuncafizeram um curativo... Poislá falta até esparadrapo.

BOLSA CRACK... Enquantoum trabalhador recebe amixaria de R$678 desalário... O governopaulista vai dar umsalário de R$1.350 paraos viciados em crack seregenerarem.

DANIELA MERCURY FOIPEDIDA EM CASAMENTO...Por sua namorada Malu...Elas já usam até aliançasde noivado... Os baianosdiscutem apenas umacoisa... Com quem vaiparecer o filho.

UMA CALCINHA ELÉTRICA... Foicriada na Índia... Para darchoques nos estupradores...Resta saber onde vão enfiaras pilhas... Para o volumenão ficar de fora...Parecendocoisa detravesti.

UMA DEPLORÁVEL ALQUIMIA...Segundo Delfim Netto... O governoestá fazendo malabarismos naeconomia... Não existem regras nemseriedade... Tudo é feito apenaspara reeleger Dilma.

GAZETA NITEROIENSE | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | www.gazetanit.com.br6

[email protected]

Tavares de Macedomais glamourosa

Foi um sucesso o dia demoda promovido pelaSchutz, em Niterói. Com al-moço oferecido no restau-rante Tantra, os convida-dos puderam conferir o lan-çamento da coleção de in-verno da marca de sapatos.

A SCHUTZ tem fran-quia na Oscar Freire (SP),Garcia D’Avila (RJ), na Ma-dison (Nova Iorque) e, ago-ra, na Tavares de Macedo.A produção do coquetel delançamento oficial da mar-ca foi de Haroldo Enéas.

Norma Pires recebendo, do vereador Leonardo Giordano, Moçãode Congratulações e Aplausos pelo trabalho realizado na APAEde Niterói, em dia de homenagens às mães na Câmara

Carlos AugustoBittencourt

com a neta,Georgia Buckley,

no lançamentode sua

fotobiografia,na Carlos Couto

Christiane Barros

Diego Pose, Haroldo Enéas e Alex Escobar nocoquetel de lançamento da Schutz, em Icaraí

Vagn

er F

erre

ira

Luíza da Matta eMarcya Pose no almoçoda Schutz no Tantra

A australiana Tyler Wright, campeã do Colgate PlaxGirls Rio Pro, ao lado do niteroiense Gilberto Pereira,Relações Públicas da FESERJ, na Barra

Kim Carlos

Karla Taylor entre Georgia Costa e Samantha Vieira nodesfile de lançamento da coleção Inverno 2013 Noir

Juliana Galvão e Julia Callado no desfile Noir

[email protected] | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 7

Casa FragnipromoveFestivalda Bélgica

Inovando mais umavez, a Casa Fragnipromove nos dias 23,24, 25 e 26 de maio oFestival de Pratos daBélgica. Conhecidapelos chocolates ecervejas, a comidabelga também chamaatenção. Um dosdestaques é o Water-zooi de Frango.

São R$ 35 porpessoa e as reservaspodem ser feitasatravés do telefone2616-5425 [email protected].

Domingo é dia de Clubinho do BayDomingo é o dia da criançada no

Shopping Bay Market, no mêsde maio. Entre as ativi-dades do Clubinho do

Bay estão: oficina depintura, desenho, colagem e

massinha de modelar. Para ospequenos, uma área de

brinquedinhos divertidos eapropriados para a idade.

Para as crianças de 02 a 10 anos.Domingos, das 15h às 18h, no

2º piso do Shopping BayMarket.Entrada Gratuita.

Av. Visconde do RioBranco 360 – Centro. Tel.: 2620-2330

Gabriel Cantinilança CD

Talento revelado na TVpelo “Programa Raul Gil” e“Ídolos”, dos quais foi fi-nalista, o cantor niteroien-se Gabriel Cantini lança seuprimeiro CD na próxima sex-ta-feira à noite, dia 24, noBar do Meio em Piratinin-ga. O trabalho inclui suces-sos repaginados, em arran-jos originais, e composi-ções próprias de samba-rock e MPB, com destaquepara “Neguinha”, músicaao estilo de Seu Jorge emque até sua voz assemelha-se a do artista. A casa ficana Av. Almirante Tamanda-ré 810 - telefone 2619-2505.Entrada: R$ 30.

Toques ANUNCIE • 3619-1800

BluesNeste Sábado (18) às 19h

na Praça de Alimentação doShopping Bay Market, o gui-tarrista Luiz Barreto, apaixo-nado pelo blues dá base paratocar todos os outros esti-los musicais e vai interpretarvários ritmos brasileiros co-locando a própria interpreta-ção na voz e guitarra. O mú-sico irá tocar todos os ritmosdo momento com seu reper-tório eclético e dançante.

GAZETA NITEROIENSE | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | www.gazetanit.com.br8

MPRJ requer condenaçãode Thor Batista

Redução da maioridade penalé tema do UFF Debate Brasil

O Ministério Público doEstado do Rio de Janeiro(MPRJ) requereu a condena-ção de Thor Oliveira Batistapor homicídio culposo, bemcomo a suspensão de suahabilitação para dirigir e o pa-gamento de multa reparató-ria ao juiz da 2ª Vara Criminalde Duque de Caxias.

Os pedidos foram feitosno dia 9 de maio nas alega-ções finais do processo, noqual o empresário foi denun-ciado pelo atropelamento dociclista Wanderson Pereirados Santos, em março de 2012.

De acordo com o docu-mento, o MP entende que, nocaso de eventual substituiçãoda pena privativa de liberda-de em pena restritiva de direi-tos a ser fixada pelo Juízo,seja determinada a prestaçãode serviços à comunidade,voltados para auxílio e recu-peração de vítimas do trânsi-to, com o objetivo de que apena alcance caráter reparadore preventivo. Além disso, quea Justiça fixe uma pena pecu-

niária de R$ 1 milhão que de-verá ser convertida em gêne-ros para instituições de reabi-litação de pessoas acidenta-das ou hospitalares.

Para o MP ficou compro-vado que o réu “violou o de-ver objetivo de cuidado agin-do de forma imprudente” aorealizar ultrapassagens peladireita, fazendo “zigue-za-gue” na pista e em velocida-de acima da permitida na via.O documento também des-taca que o réu, apesar de teradquirido a maioridade hápouco tempo, já conta comnove infrações de trânsitoregistradas no DETRAN, so-mando 40 pontos em seu ca-dastro. Sete das 9 violaçõesse referem ao excesso de ve-locidade. O documento citaainda que “diante do desco-brimento de tais violações àsnormas de trânsito, o réupassou a conduzir apenasveículos registrados emnome de outrem, fato queinviabiliza a fiscalização denovas infrações”.

Arquivo

Codecon garante perícia na CCR Barcas

Lei criamulta paraquem deixarcaixas d’águadestampadas

As caixas d’águadeverão ser mantidasfechadas. É o que ga-rante a lei 6.447/13, pu-blicada no Diário Ofici-al do Executivo destaterça-feira (14). A novaregra altera lei anteriorsobre o tema, e passa avaler para pessoas físi-cas ou jurídicas. A nor-ma ainda determinamultas de R$ 500 a R$50 mil para quem nãocumprir a determinação.

A razão apontadapelo autor da proposi-ção, deputado MarcosAbrahão (PTdoB), é ocontrole dos casos dedengue, cujo mosquitotransmissor usa a águalimpa como criadouro.“Uma pequena racha-dura na caixa pode setransformar em um faci-litador para o mosqui-to. Um recipiente semtampa também é um óti-mo criadouro. Como ascaixas estão sobre a laje,as pessoas não costu-mam verificá-las”, disseAbrahão.

Geral [email protected] @gazetanit ASSINE a partir de R$12,

A discussão sobre adiminuição da idade pe-nal vem mobilizandotoda a sociedade. Dia 29de maio, quarta-feira, às18h, a Redução da Mai-oridade Penal será otema do UFF Debate Bra-sil. O evento aconteceráno auditório da Escolade Engenharia da UFF, àRua Passo da Pátria 156,em São Domingos.

O problema é preocu-pante e tramita no Con-gresso Nacional desde a

década de 1990. O projeto delei é polêmico e busca regula-rizar a redução da maioridadepenal, de 18 para 16 anos deidade, com a finalidade de fa-zer com que adolescentes res-pondam por seus atos confor-me as penalidades previstasno Código Penal e não maispelo Estatuto da Criança e doAdolescente (ECA), com a apli-cação de medidas socioedu-cativas. Para os especialistasno assunto, a redução da mai-oridade penal não diminuiria acriminalidade. Segundo pes-

quisa da ONU, na legislaçãode 57 países, apenas 17% pe-nalizam criminalmente os me-nores de 18 anos.

Participação dos professo-res Paulo Carrano, da Faculda-de de Educação e Coordena-dor do Programa ObservatórioJovem; e Mônica Paraguassu,do Departamento de DireitoPúblico da UFF. Transmissãoao vivo pela Unitevê, o canaluniversitário de Niterói e SãoGonçalo (17 SIM TV) e pela in-ternet www.unitevê.uff.br ouwww.uff.br/webtv.

A CCR Barcas passa-rá por perícia, a fim de quesejam verificadas denún-cias de irregularidades noserviço prestado. A Comis-são de Defesa do Consu-midor da Assembleia Le-gislativa do Estado do Riode Janeiro (Codecon), pre-sidida pelo deputado es-tadual Luiz Martins (PDT),garantiu a ação junto à 1ªVara de Fazenda Públicado Tribunal de Justiça doEstado do Rio de Janeirona última terça-feira (06).

“Os usuários relata-ram problemas com em-barcações que ficaramsem funcionamento nomeio da travessia, passa-geiros passaram mal e nãotiveram atendimento mé-dico, filas enormes nosguichês para aquisição debilhetes, falta de espaço

para acomodar os usuáriosnas plataformas de forma con-fortável e segura, descumpri-mento de horários de saídadas embarcações, falta deconservação e higiene nasembarcações, dentre outrasdeficiências”, explicou o pre-sidente do colegiado.

O perito será decidido pelaprópria 1ª Vara. A Ação Coleti-va de Consumo foi impetradaem 2008 e tem como objetivogarantir um serviço adequadoà população, com base no ar-tigo 6º da Lei Federal de Con-cessão de Serviços Públicos(8.987/95). A norma estabele-ce que toda concessão ou per-missão deve assegurar a pres-tação de serviço adequado aopleno atendimento dos usuá-rios. O dispositivo legal acres-centa, ainda, que “serviço ade-quado é o que satisfaz as con-dições de regularidade, conti-

nuidade, eficiência, seguran-ça, atualidade, generalidade,cortesia na sua prestação emodicidade de tarifas”.

Na ação, a Codecon re-quereu que a CCR Barcas dis-ponibilize postos médicos du-rante 24 horas, mais guichêse funcionários para atender osusuários e que cumpra rigo-rosamente os horários de par-tida das embarcações. Reque-reu-se, ainda, que a AgênciaReguladora de Serviços Pú-blicos Concedidos de Trans-portes Aquaviários, Ferrovi-ários e Metroviários e deRodovias do Estado do Riode Janeiro (Agetransp), quefigura também como ré naação, fiscalize o cumprimen-to das obrigações requeri-das. E uma multa poderá serestabelecida em sentençapara forçar o cumprimentoda decisão judicial.

[email protected] | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 9

Atleta niteroiense de Jiu-Jitsuparticipa de mundial na Califórnia

Bela Vista leva WO contra União CentralA falta de uma ambulân-

cia impediu que Bela Vista,equipe de Niterói, e UniãoCentral jogassem no do-mingo (12), no EstádioJoão Francisco de Olivei-ra, em Maricá, pela primei-ra rodada da Série C doCarioca. O árbitro da parti-da aguardou os 30 minu-tos e deu como encerrada.

Com isso, o Bela Vista per-deu por WO e o UniãoCentral somou seus primei-ros três pontos, mesmosem precisar jogar.

Na próxima rodada, nes-te domingo, o Bela Vista en-frenta o Rio São Paulo, forade casa, enquanto o UniãoCentral duela com o São Pe-dro, no Ítalo del Cima.Dico, presidente do Bela Vista

PassatempoEsporte

No dia 27 (segunda-fei-ra), o atleta Paulo Victor Ve-lozo, patrocinado pelas mar-cas ForSecurity, Buzin Itai-pu, Ocean Farma, SNC Itai-pu e CCAA Itaipu, vai em-barcar juntamente com 4 alu-nos para os Estados Uni-dos. A missão deles é com-petir no Mundial da Inter-nacional Brazilian Jiu-JitsuFederation (IBJJF). A com-petição será realizada emLong Beach, na Califórnia,de 29 de maio a 2 de junho.

Velozo é faixa preta e vaidisputar o evento na cate-goria Pesadíssimo. “Anopassado lutei de super pe-sado e cheguei nas quartas-de-final, meu aluno MarcosDu Rocher conseguiu tra-zer o Bronze, este ano meufoco é nas lutas dos meusalunos e depois na minhaparticipação, agora uma ca-tegoria acima, onde estarei100%”, afirmou.

Lutador experiente, jáconquistou títulos como o

Bi-Campeonato Brasileirono peso e absoluto, o Sul-Brasileiro, Sul-Americanoalém dos abertos Internaci-onais de Nova Iorque, Mia-mi e Phoenix e o Campeona-to Europeu em Lisboa.

Considerado o eventomais importante do calen-dário anual da IBJJF, o Cam-peonato Mundial reúne osmelhores atletas do plane-ta nas categorias JuvenilMasculino Faixa Azul,

Adulto Masculino FaixasAzul, Roxa, Marrom e Pretae Adulto Feminino FaixasAzul, Roxa e Marrom/Pre-ta. “É o campeonato maisimportante do ano e o níveldos atletas é altíssimo. Meuobjetivo é vencer pelo me-nos duas ou três lutas noprimeiro dia para poder dis-putar as semifinais no diaseguinte e depois participarnovamente das finais. Alémdisso, tem a disputa depeso aberto, conhecidacomo “Absoluto”. Será umgrande sonho realizado”,acredita.

O atleta enfrenta umarotina dura de preparação.O treino de musculação éespecífico para a competi-ção e a atividade aeróbicafica por conta da corrida,natação e do Judô, realiza-da de duas a três vezes porsemana. Paulo Victor ain-da coloca o quimono e en-tra no tatame todos os diaspara dar aulas.

facebook.com/gazetaniteroiense

GAZETA NITEROIENSE | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | www.gazetanit.com.br10

Arte & Espetáculo [email protected]/gazetaniteroiense

Cinema da Câmara de Niterói trazdocumentário “cidadão boilesen”

O Espaço Cinema da Câ-mara de Vereadores de Niteróiexibe nesta quarta-feira, dia 22,às 18 horas, o documentárioCidadão Boilesen, do diretorChaim Litewiski. A entrada égratuita e pos interessadosdevem chegar com 30 minu-tos de antecedência para a re-tirada de senha no saguão deentrada da Câmara.

O documentário, premi-

ado no festival “É Tudo Ver-dade”, como melhor filmenacional do gênero, conta ao envolvimento de parte doempresariado brasileiro nofinanciamento da ditaduramilitar, principalmente nadécada de 70. Cidadão Boi-lesen é centrado na figurado presidente do Grupo Ul-tragás, Henning Boilesen,representante da alta bur-

guesia empresarial paulistae que teve atuação direta naOperação Bandeirante, fi-nanciando a máquina detortura montada pela políciapaulista. Boilesen morreuassassinado por militantesdos movimentos de esquer-da Alianca Libertadora Na-cional, de Carlos Mariguelae o Movimento Revolucio-nário Tiradentes (MRT).

Exposição sobre Brasil-ColôniaA abertura da exposição

“Visão Prospectiva do Mu-seu Histórico da Villa Realda Praia Grande e da Imperi-al Cidade de Niterói”, inau-gurada pelo presidente daCâmara, vereador Paulo Ba-gueira (PPS), no Salão No-bre do Legislativo, na últi-ma segunda-feira (13), ser-viu para que a classe políti-ca, os empresários, histori-adores e segmentos ligadosa cultura iniciassem umamobilização para a recons-trução do Palacete de DomJoão VI. O prédio histórico,que ficava localizado no Lar-go de São Domingos e quepor tantas vezes acolheu aFamília Imperial, foi demoli-do após a Proclamação daRepública, como que “paraapagar a memória do BrasilImpério”.

A exposição, organizadapelo Círculo MonárquicoDom Pedro II de Niterói emparceria com a Câmara, reú-ne imagens do Brasil-Colô-nia, suas igrejas e cidadeshistóricas, moedas antigas,maquetes de caravelas, ma-pas, brasões, a evolução dotransporte ferroviário e do-cumentos históricos que fi-

cam em exibição até 28 de ju-nho, de 10 às 17h, no SalãoNobre, no terceiro andar daCasa. Mas, entre tantas pre-ciosidades, a grande vedetemesmo é a maquete do Pala-cete, produzida em pesquisaiconográfica feita pelos alu-nos do curso de Arquiteturae Urbanismo da Universida-de Federal Fluminense.

“Estamos partindo paraa 22ª geração de portugue-ses no Brasil. Começamosnossa segunda etapa parao resgate da memória doBrasil-Império, a primeira foi

a sanção da lei. Com a re-construção do Palacete deDom João ali será a sede doMuseu Histórico da VilaReal da Praia Grande em Ni-terói. Fui a Portugal paraobter o mapa original da Vilae a escritura de doação es-tava sumida. Só encontra-mos na sessão de manuscri-tos da Biblioteca Nacional,é um documento que sequerfoi transcrito”, contou opresidente do Círculo Mo-nárquico, professor Fran-cisco Tomasco de Albu-querque.

Sérgio Gomes

Companhia de Ballet apresentanovo espetáculo no Municipal

A Companhia de Balletda Cidade de Niterói estreouna sexta-feira (17), no Tea-tro Municipal, o seu novoespetáculo, “Corda Friccio-nada”, inspirado no cente-nário de Luiz Gonzaga e nosom das cordas do cello. Aprodução ficará em cartazaté o dia 26 se apresentan-do sextas e sábados às 21h,e domingos às 18h.

Corda Friccionada é o re-sultado da companhia, quefoi fundada em 1992, por ini-ciativa da Prefeitura, a umadas figuras mais completas,importantes e inventivas damúsica popular brasileira,Luiz Gonzaga e ao classicis-mo e tradição da música eru-dita tocada pelos cellos. Esteespetáculo surgiu da vonta-de de traduzir em movimen-tos toda a tensão utilizadanas cordas de um cello queproduzem beleza e arte.

Ao assumir sua nordes-tinidade, Clébio Oliveira, sepropõem a dar voz às dorese amores de um povo quepor muito tempo permane-

ceu esquecido, juntando osom clássico do cello aopopular nos personagensque dançam esta história.

A música de Luiz Gonza-ga é o elemento condutor des-ta obra, aliando o popular aocontemporâneo. Por ser umadas figuras mais completas,importantes e inventivas damúsica popular brasileira, estegenial instrumentista e sofis-ticado inventor de melodiase harmonias cantou a alegriadas festas juninas e dos for-rós de serra, bem como a po-breza, as tristezas e as injusti-

ças de sua terra árida – osertão nordestino. Suascanções antológicasconstituem a trilha sono-ra perfeita para “CordaFriccionada”.

Trazendo aindamais regionalidade aoespetáculo, os bailarinosunem-se em cena ao Triode Forró formado pelosmúsicos Beto Marron,Antonio Faísca e Fidelisdo Acordeon, agregan-do ao espetáculo refe-rências autênticas depura brasilidade.

[email protected] | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | GAZETA NITEROIENSE 11

Arte & Espetáculo [email protected]@gazetanit ASSINE a partir de R$12,

Encontro comemora ano Alemanha-BrasilO Instituto Cultural

Germânico (ICG) come-mora o ano Alemanha-Brasil 2013-2014 comacontecimentos cultu-rais variados ao longodo ano. As atividadesnacionais estrearamem todo país no dia 13de maio. Em Niterói aabertura ocorrerá noespaço cultural do ICGde Icaraí neste sábado(18) às 19h.

A exposição “Siga oCoelho Branco” estáprogramada para abriro evento. A mostra,que reúne trabalhos de27 artistas de Niterói,do Rio e também daAlemanha e da Espa-nha, ficará em cartaz até29 de junho e incluiprojeção de vídeos, in-tervenções artísticas,performances e expo-sição de fotografias. Acuradoria é do artistaplástico Hugo Hou-ayek. A programaçãoterá ainda oficinas e oKinoKlub, com ses-sões gratuitas de cine-ma até o fim do semes-tre. Dia 23, às 19h, ha-verá exibição do filmeSonnenallee (Alamedado Sol), do diretor Le-ander Haussmann, se-guida de bate-papo

com a professora e antro-póloga alemã Ana Teasca.A entrada é franca.

As atividades culturaistêm o objetivo de propor-cionar uma viagem à cul-tura alemã, destaca Ricar-do Freitas, diretor do Ins-tituto Cultural Germânico.“Com o ano Alemanha-Brasil, o ICG - como em-presa referência e únicorepresentante da culturaalemã no âmbito cultural eeducacional em Niterói -tem papel fundamental napromoção desses even-tos”, disse ele.

A exposição contarácom a participação, entreoutros, dos artistas plás-ticos Lin Lima, bacharelem pintura pela Escola deBelas Artes da UFRJ; Fer-nando Gerheim, vencedordo prêmio de melhor filmeda Mostra UndergroundBrasil no Rio Fan; IsabelRomano, estudante deBelas Artes na Universida-de de Vigo, na Espanha,que leva para a exposiçãouma luminária com senso-res que fazem do especta-dor parte integrante dapeça; a artista visual Ma-ria Mattos, autora de pe-ças expostas em Portugal,Inglaterra e São Paulo;Davi Baltar, grafiteiro in-tegrante do coletivo Má-

fia 44 de São Gonçalo eNiterói, encarregado deenvolver a grade do pré-dio do ICG com fita grafi-tada; o coletivo “Gus VanBass”, que apresentará afusão de duas linguagensaudiovisuais em busca denova sensorialidade a par-tir da relação som versusimagem ou imagem versussom; e Roosivelt Pinheiro,autor do polígono daA.R.T.E., descrito como“uma ativação coletiva depráticas artísticas no con-torno do polígono”.

Também participarãoda exposição os artistasrussos Andrei Loginov eFranz Rodwalt com traba-lhos ligados à cultura ale-mã. Outra atração serão asexibições de vídeos quevão rodar em looping.“Esse evento vem para darum novo fôlego, para mar-car o momento do anoAlemanha + Brasil e parareforçar essa fase de vira-da cultural na cidade”,acrescentou o curadorHugo Houayek.

Paralelamente, o ICGapresenta o Circuito Cul-tural, uma série de pales-tras, entre elas “Conhe-cendo a Alemanha”, comexibição no dia 22, e a “Amúsica alemã e sua histó-ria”, no dia 14 de junho.

Banda Uns e Outros recebeAlex Escobar no projeto 80

Projeto ‘Filhos da Roda’reúne bambas na cidade

Cine Jazz UFF estreia no Museu do Ingá

A Toca da Gambá dá es-paço à nova geração do sam-ba de raiz carioca com o pro-jeto “Filhos da Roda”, coman-dado pelo músico ThiagoCunha, que traz nos próximosdomingos Juninho Thybau(19/05) e Leandro Fregonesi(26/05). No mês de junho,outros talentosos músicosfarão parte do projeto.

Thybau acumula quase20 músicas gravadas, entreelas “A Vitória Demora MasVem”, sucesso na voz docantor Diogo Nogueira,

além de participação na gra-vação do CD/DVD “Quintaldo Pagodinho” e shows emSão Paulo, Espírito Santo,Minas Gerais, Brasília e San-ta Catarina. Cantou aindacom Arlindo Cruz e Marqui-nhos China na casa de sho-ws HSBC em SP, ao final doevento Exposamba.

A Toca da Gambá abreàs 19h e a roda de sambatem início às 20h. Ingressosa R$ 20. Endereço: Rua Car-los Gomes nº 23, Barreto –tel.: 2627-5398.

Casados há muitos anos,sem despertar o menor pre-conceito, o cinema e o jazz seassemelham em muitos aspec-tos: reúnem uma legião de fãs,emocionam e transformam ro-teiros e partituras em obras dearte. Com produção assinadapelo Centro de Artes UFF ecuradoria do produtor e pes-quisador Paulo Renato Rocha,estreia no Museu do Ingá nes-ta quinta-feira (23), às 19h, oCine Jazz UFF.

O projeto exibirá uma vezpor mês um filme de jazz ou demúsica instrumental seguido

de um pocket-show. No pri-meiro encontro, após a exibi-ção do vídeo sobre o guitar-rista americano, John Leslie“Wes” Montgomery, que mor-reu em 1968, aos 45 anos, ha-verá apresentação do tambémguitarrista e violonista VictorBiglione.

Músico consagrado noBrasil e no exterior, conquis-tando o reconhecimento dopúblico e da crítica, o violo-nista Victor Biglione foi o úni-co brasileiro a participar noNew York Guitar Festival, em2002, nos EUA, onde também

foi consolidar sua prestigiosaparceria com o ex-Police AndySummers, gravando o segun-do CD do duo, Brazil Splen-did, em Los Angeles. O traba-lho reúne apenas clássicos daMPB com músicas de TomJobim, Milton Nascimento,Chico Buarque, Caetano Ve-loso e Cartola. Biglione lançou16 CDs solos ou duos em di-versos países e ainda outrosdois pela Cor do Som, bandaque integrou de 1982 a 1984,contribuindo para a consagra-ção do pop-rock brasileiro.

A entrada é franca.

O projeto 80 está de vol-ta ao Teatro Municipal deNiterói, nesta quarta-feira(22) às 20h. No show dessemês a Banda Uns e Outrosrecebe como convidado es-pecial o jornalista e apresen-tador Alex Escobar.

O show em formato acús-tico aproxima o público comas canções que marcam namemória de todos que vive-ram aquela época, ou queconhecem as músicas de

maior sucesso e que nãosaem da cabeça.

A banda formada porMarcelo Hayena (vocal),Nilo Nunes (baixo), ZarmoMainieri (bateria), Gueu Tor-res (guitarra) e André Mai-nieri (guitarra) tocará aolado de Alex Escobar seusgrandes sucessos como“Carta aos Missionários”,“Dias Vermelhos”, “Pra nun-ca mais partir”, “Canção emvolta do fogo”, entre outros.

GAZETA NITEROIENSE | Edição de 11 a 24 de maio de 2013 | www.gazetanit.com.br12

Corrida da Ponte vai contar com megaoperaçãoUm dos eventos mais es-

perados do calendário espor-tivo carioca, a Corrida da Pon-te, movimenta neste domin-go (19) bem mais do que osoito mil atletas que percorre-rão os 21,4 Km da prova. Umaverdadeira megaoperaçãoserá montada pelos organiza-dores do evento para viabili-zar a passagem dos corredo-res pela Ponte Rio-Niterói.

O trajeto da corrida teráinício em Niterói, no CaminhoNiemeyer, passará pelos 13km da Ponte, Perimetral e ter-minará no Aterro do Flamen-go, na passarela do MAM(Museu de Arte Moderna).

Ao todo, dois mil profis-sionais trabalharão na provaque será sinalizada em todo oseu percurso com 9.000 gra-des e 5.000 cones transporta-dos em 55 caminhões. No tre-cho da Ponte, mais de 100colaboradores das equipes desocorro mecânico e médico

da Concessionária estarão deplantão com 45 viaturas, paragarantir a segurança dos atle-tas e dos motoristas que atra-vessarem a rodovia no dia 19.

Para a realização da pro-va, um esquema especial detrânsito foi montado, com in-terdição de diversas vias ealteração de mão. Desdemeia-noite de domingo, a pis-ta sentido Rio da Ponte seráoperada em regime especial,sendo que das quatro faixasde rolamento existentes, ape-nas uma será destinada aotráfego de veículos, o quedeverá impactar o trânsito nasvias de São Gonçalo e Niteróique dão acesso à Ponte. Asdemais faixas serão ocupadaspelos atletas e todo o aparatoespecial necessário à segu-rança do evento e dos usuá-rios da rodovia.

“A Corrida da Ponte vemse consolidando no calendá-rio do atletismo brasileiro. À

Concessionária CCR Ponte,cabe organizar a operação detrânsito e atendimento no tre-cho da Ponte Rio-Niterói, sen-do o evento que mobiliza omaior e mais complexo plane-jamento operacional já feito narodovia: a logística de sinali-zação de toda a extensão daPonte com grades e cones, oreforço das equipes e viatu-ras do SOS Mecânico, SOSMédico, Centro de ControleOperacional e Ouvidoria, alémde baseamentos estratégicosdas equipes para garantir a se-gurança dos usuários da Pon-te e dos atletas e o sucesso doevento, com o menor impactopossível à fluidez. Ainda as-sim, as retenções no fluxo sãoinevitáveis, sendo muito im-portante que as pessoas pro-gramem-se para evitar a Ponteno sentido Rio no dia 19 demaio, entre 0h e 14h”, desta-cou Rodolfo Borrel, Gestor deAtendimento da CCR Ponte.

Para garantir que os atle-tas concluam o percurso emum intervalo de 2h45, a orga-nização exigiu dos participan-tes o comprovante de finali-zação de uma maratona oumeia maratona entre 2011 e2012 em, respectivamente,5h30 e 2h45, ou da Corrida daPonte de 2012 em até 3h. Paraos desistentes ou os que nãoconseguirem completar a pro-va no tempo mínimo, a orga-nização disponibilizará umônibus para resgate.

“Teremos ônibus fazendoo resgate de atletas desisten-tes ou que estejam correndoabaixo do tempo máximo deconclusão do percurso, queserá de 2h45m. Essa estrutu-ra visa garantir a conclusãodo evento no espaço de tem-po previsto”, explicou JoãoTraven, sócio-diretor da Spi-ridon, organizadora do even-to junto com a empresa Dre-am Factory.

Serviço:Data: 19 de maio (domingo)Local da largada: Niterói, no Caminho Niemeyer,próximo as Barcas e ao Terminal de ônibusLocal de chegada: Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo,na passarela do MAM – Museu de Arte ModernaHorário da largada: 07h10 Elite Feminina e07h30 Elite Masculina + Público GeralDistância: 21,4 km de corrida de ruaInformações: www.corridadaponte.com.br