gazeta niteroiense • edição 93

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 06-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Semana de 19 a 27 de dezembro de 2013 Acesse www.gazetanit.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta Niteroiense • Edição 93
Page 2: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected]

www.climatempo.com.br

Local

EXPEDIENTE | Gazeta Niteroiense. O jornal que todo mundo lê.Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo. Editora: Bárbara Marques.E-mail: [email protected]. Tel: (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit.No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradoradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. Endereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085. Distribuição gratuita.

[email protected]. 21 99590-5340

COMERCIAL:[email protected]

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulaçãonos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade.Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos,estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição. ANUNCIE: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800

Paulo Bagueira éeleito presidente doSolidariedade na cidade

Câmara realiza última sessãodo ano e vota orçamento de 2014

O vereador Paulo Ba-gueira foi eleito presidenteda comissão provisória dopartido Solidariedade emNiterói. A solenidade, quecontou com a presença dodeputado federal, Áureo,presidente regional do par-tido e do deputado estadu-al, Pedro Fernandes, quepreside a comissão provisó-ria da cidade do Rio de Ja-neiro. O prefeito RodrigoNeves também prestigiou oevento, além de várias lide-ranças políticas da cidade.

Ao tomar posse, Ba-gueira fez uma breve análi-se do quadro político deNiterói que, na visão dele,abriu desde janeiro um novociclo na cidade. “Nossopartido nasce interessado equerendo participar de for-ma ativa desse novo cicloda política que surge emNiterói e que se consolidounos últimos meses. Seremosum partido atuante e parti-cipativo e vamos estimulara filiação de novas lideran-ças que desejam marcharconosco. Estamos fortes,motivados e unidos paraparticipar deste novo mo-

mento”, disse ele.O Solidariedade nasce

forte em Niterói com umabancada de quatro vereado-res na Câmara de Vereado-res e com a filiação dos ve-readores e suplentes, que jáassinaram no partido, so-mam mais de 27 mil votos,tendo como comparação osvotos obtidos na eleição doano passado.

A comissão provisóriado Solidariedade em Niteróiestá assim constituída: Pau-lo Bagueira, presidente;Matheus Perrout, primeirovice-presidente e AlbertoIecin, como segundo vice-presidente. A secretaria ge-ral está a cargo do ex-verea-dor, João Gustavo e a tesou-raria com Bernardo Barros.

Também integram o par-tido os vereadores Andrigo,Betinho Iecin e EmanuelRocha e os ex-vereadoresCarlos Magaldi, João Gus-tavo e Serginho Fernandes,além de Fernando Nery, Le-andro Portugal, Paulo Rosa,Guilherme da Tim e AdrianoBoinha, entre outras lide-ranças comunitárias e polí-ticas da cidade.

As quatro últimas ses-sões do ano – sendo duasdelas extraordinárias- reali-zadas pela Câmara de Vere-adores na quarta e quinta-feira (dias 11 e 12) aprova-ram, em segunda discussão,cinco mensagens-executi-vas encaminhadas pelo pre-feito Rodrigo Neves (PT).São elas a que cria a Compa-nhia de DesenvolvimentoUrbano de Niterói (NitUrb),empresa de capital misto queserá responsável por todasas obras e ações a serem im-plementadas no chamadoCentro Expandido; a que al-tera a área de abrangênciadas Operações UrbanasConsorciadas (OUCs), reti-rando algumas regiões e in-

cluindo outras; e a que tratado Plano Plurianual (PPA)para os anos de 2014 a 2017;todas na quarta. Entendi-mento entre a base aliada e aoposição fez com o PPA fos-se aprovado por unanimida-de, com diversas emendasda bancada governista e deoposição agraciadas.

Nas sessões desta quin-ta- feira foram aprovadas asmatérias que alteram a deno-minação do Fundo Munici-pal de Urbanização, Habita-ção e Regularização Fundiá-ria, vinculando-o à Secreta-ria Municipal de Habitação;e a peça orçamentaria doExecutivo para o exercício fi-nanceiro de 2014, com recei-ta estimada pela Prefeitura de

R$ 1,8 bilhão. O Fundo deHabitação foi aprovadocom emenda da vereadoraVerônica Lima (PT) retiran-do a Famnit (Federaçãodas Associações de Mo-radores e Niterói) do con-selho gestor e incluindo asociedade civil. O texto foitambém aprovado porunanimidade entre os pre-sentes.

Já a Lei OrçamentáriaAnual (LOA) para 2014,primeiro orçamento elabo-rado integralmente peloatual governo, recebeu171 emendas, sendo quea Comissão de Fiscaliza-ção Financeira, Controlee Orçamento apresentouparecer favorável e nego-

ciou com o governo a apro-vação de 37 delas. A maté-ria (ainda em discussão atéàs 20h30m desta quinta-feira) após aprovada peloplenário seguirá para san-ção ou veto do prefeito eposterior publicação emDiário Oficial até 31 de de-zembro.

Diversos outros proje-tos de lei, decretos legis-lativos e moções de auto-ria dos vereadores tambémforam aprovados. O Legis-lativo entra a partir de ago-ra em recesso parlamentar,mantendo apenas as ativi-dades internas nos gabi-netes. As sessões plenári-as só voltam a ser realiza-das no próximo ano.

Municípios aderem ao programa Viver Sem LimiteCerimônia de assinatura foi realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer

A cidade de Niterói foipalco, na tarde desta ter-ça-feira (17.12), da assina-tura coletiva de adesãodos 92 municípios do es-tado do Rio de Janeiro aoPlano Nacional dos Direi-tos da Pessoa com Defici-ência – Viver Sem Limite.A cerimônia, realizada noTeatro Popular Oscar Nie-meyer, contou com as pre-senças do prefeito Rodri-go Neves, anfitrião doevento, do secretário Na-cional de Promoção daPessoa com Deficiência,Antônio José Ferreira, dosecretário estadual de As-sistência Social e DireitosHumanos, Zaqueu Teixei-ra, da coordenadora deAcessibilidade e Cidada-nia de Niterói, Tânia Ro-

drigues, do prefeito de SãoGonçalo, Neilton Mulim edo superintendente esta-dual da Pessoa com Defi-ciência, Marcio Rodrigues.

O plano Viver sem Limi-tes garante aos municípiosrecursos para a realizaçãode adaptações no mobiliá-rio urbano; criação de pro-gramas específicos de aten-dimento à pessoa com de-ficiência nas unidades desaúde; adaptação de esco-las, entre outros benefíci-os que melhoram a acessi-bilidade em toda a cidade.

A fazer a abertura doevento, Rodrigo Neves res-saltou a importância deações de inclusão em prolde uma sociedade mais jus-ta e lembrou da tradição deNiterói em defesa dos direi-

tos das pessoas porta-dores de deficiência:

“Niterói tem uma sé-rie de ações e políticaspúblicas no campo da in-clusão e da acessibilida-de, um programa quepossibilita o acesso decrianças as escolas mu-nicipais, um programaque garante o acesso depessoas com deficiênciaàs entidades de reabilita-ção, o Ponto a Ponto,ações na educação, nasaúde, no planejamentourbano. Os prefeitos, asautoridades tem que tersensibilidade para ouvire dialogar com a popula-ção e atender a esses an-seios. Esse é um passomuito importante que es-tamos dando aqui hoje

assinando essa adesãocom os municípios do Riode Janeiro. Sonho com odia em que poderemos vi-ver em cidades mais agra-dáveis e sobretudo quegarantam a inclusão e aacessibilidade.”

Tânia Rodrigues lem-brou da tradição de lutaniteroiense pela inclusão:“Para nós é um reconhe-cimento fazer a adesãodesse plano aqui em Ni-terói, que tem uma tradi-ção de luta pelos direitosdas pessoas com defici-ência. Esse governo tra-balha de forma transver-sal nas ações em todas assecretarias para melhoratender as necessidadesda população, incluindoos idosos.”

Page 3: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 3Local

Senado aprovaliberação derecursos do BIDpara Niterói

O senado brasileiroaprovou, na tarde destaquarta-feira (18), o financia-mento de aproximadamenteR$ 65 milhões do Banco In-teramericano de Desenvol-vimento (BID) para ações demobilidade urbana e infra-estrutura em comunidadesafetadas pelas chuvas de2010 em Niterói. A aprova-ção pelo senado era a últi-ma etapa a ser cumpridapara a assinatura do finan-ciamento e a consequenteliberação dos recursos porparte da instituição interna-cional.

O prefeito de Niterói,Rodrigo Neves, ressaltou aimportância dos recursospara a implantação de pro-jetos de melhoria urbana.

“É a primeira vez, nosúltimos 40 anos, que Nite-rói terá acesso a um financi-amento internacional. Comesses recursos, vamos in-vestir em obras de melhori-as em comunidades afeta-das pelas chuvas de 2010,especialmente as obras decontenção de encostas, emelhoria do sistema de trá-fego da cidade, com a im-plantação de um CentroOperacional de Trânsito,dez Centros de Controle deTráfego por Área (CTAs),modernização do sistemasemafórico e monitoramen-to de cruzamentos e aces-sos da cidade por meio decâmeras .”

Após a conclusão damodernização do sistema detráfego, a estimativa é demelhorar em 30% o fluxo detrânsito em toda a cidade.

A assinatura do financi-amento com o BID deveocorrer nos próximos dias.

Nova emergência do HospitalCarlos Tortelly terá 36 leitos

Sede provisória da Delegacia de Homicídios receberá 160 policiais civisPrefeito visitou asobras de reforma doprédio no centro

ções estão passando por pin-tura, manutenção de rede elé-trica, entre outras interven-ções. A unidade da Polícia Ci-vil será inaugurada na segun-da quinzena deste mês.

Acompanhado do dele-gado titular da DH, Welling-ton Vieira, da secretária Exe-cutiva da prefeitura, MariaCélia Vasconcellos, do secre-

tário municipal de Ordem Pú-blica, Marcus Jardim, e de di-retores da Emusa – responsá-vel pelas obras de reforma -, oprefeito visitou os três anda-res do prédio e verificou oandamento dos serviços.

A Delegacia de Homicídi-os funcionará no local até quea sede definitiva, que será cons-truída no bairro do Barreto, es-

teja pronta. As instalações pro-visórias receberão 150 polici-ais civis e dez delegados, au-mentando o efetivo da DH, queatualmente conta com 25 poli-ciais e um delegado e funcionada Rua São João.

A transferência da unida-de integra o reforço de polici-amento em Niterói, anuncia-do pelo secretário estadual de

Segurança Pública, José Ma-riano Beltrame, no dia 19 denovembro. As iniciativas naárea de segurança na cidadetambém incluem a implanta-ção de companhias destaca-das da Polícia Militar nosmorros do Estado e do Palá-cio, comunidades que foramocupadas pelas forças poli-ciais na semana passada.

O prefeito de Niterói, Ro-drigo Neves, visitou as obrasde reforma do prédio onde seráinstalada provisoriamente aDelegacia de Homicídios, nocentro da cidade. As instala-

A Prefeitura de Nite-rói, por meio da EmpresaMunicipal de Moradia,Urbanização e Sanea-mento (Emusa) assinou,no último dia 11, contra-to para realização deobras na emergência doHospital Municipal Car-los Tortelly. O contratofoi publicado no dia se-guinte no Diário Oficial,e as intervenções devemcomeçar imediatamente.

Com a construçãoda nova emergência, osetor passará de 18 para36 leitos – um aumentode 100%. Além disso,haverá a qualificaçãodessas vagas: nove se-rão de Unidade Interme-diária (UI) e três de Tra-tamento Intensivo (UTI),

para os pacientes maisgraves. Todo o setorserá adequado às nor-mas do Ministério daSaúde, voltando a ser re-ferência para urgênciasclínicas.

“O Carlos Tortelly éum hospital estratégico,muito importante paracidade, e recebe hojeuma sobrecarga de aten-dimentos devido ao fe-chamento da emergênciado Hospital Universitá-rio Antonio Pedro. Apósas obras, que devem du-rar cerca de seis meses,voltaremos a ofereceruma emergência clínicade alta qualidade para apopulação”, afirmou osecretário municipal deSaúde, Chico D’Angelo.

Terminal Pesqueiro Público é inauguradoO prefeito de Niterói, Ro-

drigo Neves, participou no úl-timo dia 16, ao lado do minis-tro da Pesca e Aquicultura,Marcelo Crivella, da solenida-de de inauguração do Termi-nal Pesqueiro Público de Nite-rói e da nova sede da Superin-tendência Federal da Pesca eAquicultura, localizados naAvenida do Contorno, no Bar-reto. A estrutura, que custoucerca de R$ 10 milhões, abrigaum cais com 95 metros de ex-tensão e dispõe de amplas ins-talações, como área de desem-barque de pescado, de comer-cialização e de conservação.A estimativa é que mais de 15mil pescadores sejam benefi-ciados e que 500 pessoas cir-culem pelo local diariamente.

O terminal foi construídoem uma área de aproximada-mente 7,2 mil metros quadra-dos, tem capacidade para mo-vimentar 25 toneladas/dia depescado, que poderão chegara 120 toneladas/dia futuramen-te. O terminal deve gerar emtorno de 50 empregos diretose vai começar a operar na sa-fra da sardinha até 15 de feve-reiro de 2014.

Rodrigo Neves desta-cou que o Terminal Pesquei-ro de Niterói é mais uma obrareivindicada há anos quesaiu do papel.

“Estamos fechando o

ano com chave de ouro coma inauguração do primeiroterminal público de pesca.Este ano foi da retomada, dareabertura de equipamentos.Conseguimos reabrir o Hos-pital Getulinho, que já aten-deu a 70 mil crianças; inau-guramos a obra do mergu-lhão, que foi um problemasério ao longo dos últimosanos em Niterói; começamosa obra da Avenida do Con-torno, cuja primeira etapaserá concluída já em 2014; ea nova estação Araribóia.Queria agradecer ao gover-no federal, ao ministro Cri-vella, porque sem essa uniãoisso não seria possível”, dis-se o prefeito.

O ministro Marcelo Crive-lla também ressaltou a parce-ria do governo federal com omunicípio de Niterói na ges-tão do prefeito Rodrigo Ne-ves e destacou o potencial de

Niterói como segunda maiorcidade do estado.

A cerimônia contou coma presença de prefeitos demunicípios fluminense, de re-presentantes de instituiçõesestaduais e federais que fo-mentam o setor e de entida-des ligadas aos pescadores.

– O Centro Integrado dePesca Artesanal é um impor-tante equipamento de apoio àpesca artesanal, com um ter-minal que vai proporcionar umespaço para agregação devalor ao pescado e busca demelhores canais de comercia-lização. Este é espaço é impor-tante não apenas para os pes-cadores, mas também para aeconomia do estado, que embreve vai ganhar a Cidade daPesca, em São Gonçalo, ondeprevemos a geração de 10 milempregos – explicou o secre-tário de DesenvolvimentoRegional, Felipe Peixoto.

Luciana Carneiro

Page 4: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Geral

SEU PROJETO PARA 2014ANUNCIAR E VENDER

USUÁRIOS DEDROGAS

Foi sancionada pelogovernador Sérgio Cabral(PMDB) a Lei 6.625/2013, que altera a Lei n°4.074, que dispõe sobre aprevenção, o tratamento eos direitos fundamentaisdos usuários de drogas edá outras providências.

O autor do projeto,deputado Márcio Pache-co (PSC), propôs na ma-téria estabelecer parceri-as com órgãos e entida-des do Poder Público, as-sociações de classes, mo-vimentos sindicais e or-ganizações comunitárias,ampliando o campo deações da Política Estadu-al de Drogadição.

MATERNIDADESMaternidades parti-

culares estão proibidas decobrar pela permanênciado pai ou de outro acom-panhante na sala de par-to, como determina agoraa Lei 6.628/2013. A nor-ma também proíbe a co-brança em qualquer pro-cedimento no centro obs-tétrico, como esterilizaçãoe higienização.

O autor do projeto éo deputado Waguinho(PMDB).

LEITOSOs hospitais particulares

agora terão que divulgar quadrocontendo, de forma atualizada,a disponibilidade de leitos deunidades de terapia intensivas(UTI’s), centros de tratamentointensivos (CTI’s) e unidadesintermediárias em suas depen-dências. A Lei 6.629/2013, dodeputado André Ceciliano (PT),determina, além dessas obriga-ções, que esses estabelecimen-tos poderão fazer esses avisosatravés de cartazes ou qualquermeio eletrônico, como televiso-res e computadores.

RECLAMAÇÕESO Diário Oficial do Exe-

cutivo publicou hoje a Lei6.613, de autoria do deputadoWagner Montes (PSD), queobriga comércio e prestadoresde serviço a oferecer a seusclientes um livro de reclama-ções, inclusive na internet.Além disso, deverá ser fixadonos estabelecimentos um le-treiro visível e de fácil leituracom os seguintes dizeres:“Este estabelecimento dispõedo Livro de Reclamações”.

Caso o livro não seja ofe-recido quando pedido, o clien-te poderá acionar a Delegaciado Consumidor (Decon) pararegistrar ocorrência.

PRONTO-SOCORRONOS SHOPPINGS

A partir de agora, todosos shopping centers e galeri-

as comerciais do estadocom, no mínimo cem lo-jas, deverão instalar umposto de pronto-socorroe ter uma ambulância paratransporte de pacientesem estado grave.

De acordo com o au-tor do texto, Chiquinhoda Mangueira (PMN),esses postos deverão serequipados com instru-mentos e medicamentospara atendimentos deemergência e contar comequipe composta pormédico, enfermeiro e téc-nico de enfermagem.

ÁLCOOL EMTRANSPORTESCOLETIVOS

O consumo de bebidasalcoólicas no interior deveículos de transporte co-letivo está proibido emtodo o estado. Segundo aLei 6.626/2013, as empre-sas deverão afixar avisosobre a proibição, em lo-cais de ampla visibilida-de, com telefones e ende-reço de órgãos estaduaisresponsáveis pela fiscali-zação e pela defesa doconsumidor, para denún-cia da população. Tam-bém cabe a companhias,condutores ou trocadoresadvertir os passageirossobre a nova lei. Caso ousuário insista, a políciapoderá ser chamada.

Agora é lei

Lei proíbe cobrança de taxa de emissão em boletos Lava-rápidosA Alerj aprovou em primei-

ra discussão durante sessão ex-traordinária, projeto de lei, queobriga a utilização de produtosbiodegradáveis por estabeleci-mentos que prestam serviço delimpeza automotiva. “A ideia édespertar nesses estabelecimen-tos comerciais a importância daconsciência ambiental”, explicao autor da proposta, deputadoBernardo Rossi (PMDB).

A partir de agora, bole-tos para pagamentos ban-cários não poderão contera taxa de cobrança de emis-são. Segundo a Lei 6.610, dodeputado Bebeto (Solidari-edade), o objetivo é asse-gurar que o consumidor pa-gue somente pelo serviçoou produto contratado.

“Esta prática já foi inclu-

sive repudiada pela Fe-braban (Federação Bra-sileira de Bancos), queafirma textualmente queseus filiados não fazemqualquer tipo de altera-ção no valor a ser cobra-do, até porque não pres-tam serviços ao sacadoe sim ao contratante”,alega o deputado.

Inmetro recomenda atenção redobradana compra de brinquedos para o NatalEletrodomésticos são segundo maior alvo de reclamaçõesAgência Brasil

Na hora de fazer suascompras de Natal, o consumi-dor deve ficar atento para osriscos de adquirir um produtoque esteja fora das normastécnicas de segurança. O aler-ta é do Instituto Nacional deMetrologia, Qualidade e Tec-nologia (Inmetro), que adver-te: a preocupação precisa serredobrada no caso dos brin-quedos e outros produtos in-fantis, que lideram a lista dosacidentes de consumo moni-torados pelo órgão.

Produtos comercializadosno Brasil, tanto os de fabrica-ção nacional quanto importa-dos, para crianças de até 14anos, devem conter o selo deidentificação da conformida-de do Inmetro.

A exigência dá ao consu-midor a segurança de que oproduto foi avaliado em diver-sos itens de segurança nos la-boratórios acreditados peloInmetro. Os testes incluemitens como impacto e queda,no caso de risco de formarpontas cortantes e agudas;mordida, quando o brinque-do tem partes pequenas quepodem ser levadas à boca;composição química – se temmetais nocivos à saúde; infla-mabilidade, quando há riscode combustão em contato

com o fogo; e ruído, no casodos níveis sonoros acimados limites estabelecidospela legislação.

“É importante observarna embalagem a faixa etária aque o produto se destina,bem como as informaçõessobre conteúdo, instruçõesde uso, de montagem e even-tuais riscos associados à cri-ança”, frisa o diretor de Ava-liação da Conformidade doInmetro, Alfredo Lobo. Elerecomenda ainda ao consu-midor comprar o brinquedoem pontos de venda legal-mente estabelecidos, jamaisem mercado paralelo, e exigira nota fiscal.

Além dos brinquedos, acategoria produtos infantisabrange outros itens volta-dos para esse público, comoberços, mamadeiras, chupe-tas, carrinhos de bebê, ca-deirinhas de automóvel e ca-deiras altas usadas durantea alimentação. Se qualquerum desses produtos estiversem o selo do Inmetro, o con-sumidor pode entrar em con-tato com a ouvidoria do ór-gão, por meio do telefone0800 285 1818.

Segundo maior alvo dasreclamações, os eletrodomés-ticos também precisam estarem conformidade com as nor-mas de segurança elétrica do

Inmetro. Desde 1º de janei-ro deste ano, fabricantes eimportadores só podem co-mercializar eletrodomésti-cos que estejam certifica-dos pelo instituto, com oselo afixado no próprio pro-duto ou na embalagem.

No caso dos eletrodo-mésticos da chamada linhabranca – geladeiras, fogões,máquinas de lavar, fornos ear-condicionado – o com-prador deve levar em contatambém a etiqueta de efici-ência energética do Inme-tro, que estabelece, com fai-xas coloridas, classifica-ções de A (mais eficiente) aE (menos eficiente).

Já as luminárias natali-nas, embora regulamenta-das por uma portaria do In-metro, não recebem o selodo órgão. No entanto, mes-mo sem estarem certifica-das, devem atender aos se-guintes requisitos obrigató-rios informados em portu-guês: tensão; corrente; po-tência máxima do conjuntoe nome, marca ou logomar-ca do fabricante ou impor-tador. Ainda de acordo como Inmetro, as luminárias deNatal não podem apresen-tar material ferroso no con-dutor e os plugues e toma-das devem atender ao pa-drão brasileiro.

Page 5: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 5Geral

Niterói recebe ônibus escolarespara a rede estadual de ensinoEstado contempla90 municípios comveículos especiaispara alunos, idosose portadores denecessidadesespeciais

Niterói é um dos muni-cípios que acabam de sercontemplados pelo Gover-no do Estado com veículosespeciais para o transportede alunos da rede munici-pal, idosos e portadores denecessidades especiais. Aotodo, foram 106 ônibus e 91micro-ônibus - entre eles,ônibus escolares rurais emicro-ônibus com adapta-ção de acessibilidade - dis-tribuídos por 90 municípios,entregues nesta terça-feira,17, no Centro de Formaçãoe Aperfeiçoamento de Pra-ças da Polícia Militar doEstado do Rio de Janeiro,em Sulacap. Investimentode cerca de R$ 37 milhões,o benefício é provenientede emendas parlamentaresde 53 deputados estaduaisno âmbito do programa So-mando Forças.

A cerimônia foi presidi-da pelo governador SergioCabral, e contou com diver-sas autoridades, como ovice-governador e coorde-nador executivo de Infraes-trutura do Estado, Luiz Fer-nando Pezão; o presidenteda Assembleia Legislativado Estado do Rio de Janei-ro (Alerj), deputado PauloMelo; o secretário de Esta-do de Educação, Wilson Ri-solia; e o secretário de Es-tado de DesenvolvimentoRegional, Abastecimento e

Pesca, Felipe Peixoto, quedurante seu mandato dedeputado estadual em 2012,propôs duas indicaçõespara Niterói, uma para Itao-cara e outra para São Fran-cisco de Itabapoana.

- Esses veículos sãomuito importantes para otransporte escolar nas cida-des contempladas, e aten-dem a uma antiga demandadas prefeituras. Os ônibussão um incentivo a maispara beneficiar a populaçãoe, sem dúvida, consistemem uma ação que somará namelhoria da qualidade devida e de locomoção dosalunos - disse o secretárioFelipe Peixoto.

Investimento - Cadaônibus representa um in-vestimento individual demais de R$ 227 mil, enquan-to cada micro-ônibus, R$139 mil, totalizando um in-vestimento de aproxima-dos R$ 37 milhões. Cada

cidade recebeu, no míni-mo, dois ônibus escolaresrurais, construídos paraandar também em estradasacidentadas, como viasainda não asfaltadas. Adistribuição dos veículostem como critério o núme-ro de habitantes das cida-des contempladas.

Niterói - A cidade rece-beu duas indicações do en-tão deputado estadual Fe-lipe Peixoto, e foi contem-plada com dois ônibus dosmodelos Wolksvagen eIveco, este com adaptaçãode acessibilidade para por-tadores de necessidadesespeciais. Em setembro, Ni-terói também foi contem-plada com emenda parla-mentar de Felipe Peixoto,recebendo uma ambulânciaa pedido do líder do PDTna Câmara, vereador Rena-to Cariello, para atender àZona Norte da cidade.

Romário sugereque jovensestudem aConstituição

O deputado Romário(PSB-RJ) apresentou o pro-jeto de Lei 6954 de 2013, queinclui o estudo da Constitui-ção Federal nos ensinosfundamental e médio. Pelaproposta, a disciplina“Constitucional” deve for-mar um cidadão conscientede seus direitos individuais edeveres sociais. A propostaaltera a Lei de Diretrizes eBases da Educação Nacional.

Romário argumenta queos jovens, ao completarem16 anos e adquirirem o direi-to ao voto, devem estar pre-parados para participar ati-vamente da sociedade. “Oobjetivo deste projeto é expan-dir a noção cívica dos nossosestudantes, ensinando-lhessobre seus direitos constitu-cionais, como cidadão e futu-ro eleitor e, em contrapartida,aprenderem sobre seus deve-res”, explica Romário.

O parlamentar tambémdestaca que após as mani-festações de junho, quandomilhões de pessoas foram àsruas protestar contra servi-ços públicos ruins e corrup-ção, tornou-se necessáriamais atenção aos jovens.“Os estudantes devem teruma base educacional sóli-da para compreender a im-portância de ser um cidadãoconsciente e as consequên-cias geradas à gestão públi-ca ao escolher um candida-to despreparado ou fichasuja”, argumenta o autor.

Neltur abre inscriçõespara o Pronatec Copa

Niterói foi uma das 11cidades do Estado do Riode Janeiro contempladaspelo Programa Nacionalde Acesso À Escola Téc-nica e Emprego. A NEL-TUR – Empresa de Turis-mo e Lazer – realiza até 17de janeiro de 2014, as ins-crições para o PronatecCopa, o programa dequalificação que temcomo meta formar 40 milprofissionais, por semes-tre, em 32 áreas ligadas aoturismo. Serão oferecidosna cidade oito cursos(agente de informaçõesturísticas; camareira emmeios de hospedagem;atendente de lanchonete;sommelier; recepcionistaem meios de hospeda-gem; pizzaiolo; organiza-dor de eventos e padei-ro/confeiteiro). Nessaprimeira fase os interes-sados podem se inscre-ver no Centro de Atendi-mento ao Turista – CATdo Caminho Niemeyer(Rua Jornalista RogérioCoelho Neto, s/nº, Cen-tro de Niterói, fone 2611– 1462, atrás do TerminalRodoviário João Goulart).As inscrições e os cursossão gratuitos e mais in-fortmações pelo sitewww.niteroiturismo.com.br.

Os cursos para qua-lificar quem já é ou quempretende se tornar umprofissional da área deturismo serão oferecidosnas 12 cidades-sede daCopa do Mundo de 2014,além dos municípios doentorno e destinos devisibilidade internacio-nal. Segundo o turismó-logo e Diretor do Presi-dente de Turismo daNELTUR, Rubens Bran-quinho, “ muitos cursosacontecerão antes daCopa do Mundo volta-dos para a área de turis-mo e hotelaria”.

O Pronatec Copa (Pro-grama Nacional de Aces-so À Escola Técnica e Em-prego) é fruto da parceriado Ministério do Turismoe da Educação e tem comometa capacitar 240 mil alu-nos até 2014. Serão ofere-cidas 40 mil vagas por se-mestgre em 32 cursos pre-senciais. Com 260 horas(com média de duração dequatro meses) ligados aárea de turismo nas 12 ci-dades sede da Copa doMundo de 2014 e destinosde visibilidade internacio-nal. Durante o curso, o es-tudante receberá materialdidático e um auxílio paraalimentação e transporte.

Page 6: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Mundo

QUATRO POR QUATRO... Ofunkeiro Mr. Catradeclarou que vai entrarna Justiça contra as redessociais Facebook eTwitter. Ele reclama dafalta de controle quepermite a criação deperfis falsos. Enquantonão fizerem cópia dopróprio Catra, omeio musicalagradece.

FERNANDA LINDA... Aapresentadora FernandaLima brilhou no sorteioda FIFA. As mulheresrepararam que ela usou omesmo vestido que a atrizCatherine Zeta-Jones. Jáos homens repararamque Fernanda estábatendo um bolão... oubolões.

A DOIS PASSOS DOPARAÍSO... EvandroMesquita e sua trupeanimam o Réveillon deNiterói. A cidade fecha oano com Blitz e choque deordem.

SENTINDO NA PELE... Omulherengo RenatoGaúcho já não sabe maiso que fazer para protegera sua filha dosgaranhões. Até foto nua járolou na internet.Mulheres, tomem cuidadoao fazer este tipo de foto!

TUDO ACABA EM PIZZA...A 39ª rodada doCampeonato Brasileiro de2013 foi a maisemocionante. Decidida naRua da Ajuda, teve atésabor de pizza...portuguesa.

GLU GLU... Os auditores do STJDficaram assustados com aameaça do apresentadorSérgio Mallandro queafirmou que desfilaria de fio-dental caso o Fluminense fosserebaixado. Talvez isso expliqueos 5 a 0 favoráveis ao tricolordas Laranjeiras no 1º julgamento.

NÃO FAÇO HORA EXTRA... A competen-te e bela jornalista Patrícia Poeta sedistraiu e levantou da bancada do Jor-nal Nacional antes da hora. Pelo sim,pelo não, ela voltou a sentar enquantoas letrinhas dos créditos subiam.

BOAS FESTAS... Estecolunista deseja a todosum Feliz Natal e um AnoNovo repleto derealizações!

MARESIA... O Uruguaitornou-se o primeiro paísdo mundo a legalizar aprodução, a distribuiçãoe a venda de maconhasob controle do Estado.Os produtores de incensoestão preocupados, poisa venda deste produtodeve cair.

OS FANTASMAS SEDIVERTEM... A filha doroqueiro Bob Geldofpostou uma foto em queaparece uma misteriosamão sobre seus ombros.Ela disse que a mãopertence ao espírito deuma mulher que cometeusuicídio cem anos atrás.

ELVIS NÃO MORREU... Pelaprimeira vez desde 2000 orock não está no Top 30das rádios brasileiras. Secontinuar assim o Rock inRio deve mudar de nome.Ou deixar de vez de terroqueiros como atraçãoprincipal.

DORMIU NO SOFÁ...A primeira-damaamericana MichelleObama não gostounada do selfie(autorretrato parapostagem em redessociais) do seumarido com aprimeira-ministradinamarquesa nofuneral de Mandela.

ERRO MÉDICO...O personagemdo AntônioFagundes nanovela Amor àVida teria ficadocego. Mas diantede tanto barulho provocado pelamulher dele com o amante, parece queo personagem também ficou surdo.

Page 7: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 7

Portal ‘Niterói que Queremos’ busca opiniões da populaçãoPlataforma digitalintegra projetode planejamentoestratégico queserá elaboradoem conjunto coma sociedade

A Prefeitura de Niteróilançou o Portal Niterói queQueremos (www.niteroiquequeremos.com.br). A plata-forma digital é parte do pro-jeto de mesmo nome, queconsiste na elaboração deum planejamento estratégi-co do município para ospróximos 20 anos. O site éum canal de comunicaçãoem que a sociedade niteroi-ense poderá participar epensar, em conjunto com opoder público, o futuro domunicípio e a construção deuma cidade mais moderna,inclusiva e sustentável.

Até o dia 10 de março de2014, os cidadãos poderãodar opinião sobre as diver-sas áreas da cidade, além desugestões e dizer o que es-pera para Niterói nos próxi-mos anos. Para isso, basta

preencher o formulário dis-ponível no site. A populaçãotambém poderá participar pre-sencialmente nos seis encon-tros regionais que serão or-ganizados pela prefeitura em2014, cujas datas serão divul-gadas em breve.

O portal Niterói queQueremos é a terceira fasedo projeto de formulação doplano estratégico de longoprazo para a cidade, que estásendo elaborado pela prefei-tura em parceria com o Mo-vimento Brasil Competitivoe a empresa de consultoriaMacroplan. A primeira etapafoi a realização de um gran-de diagnóstico dos princi-pais indicadores econômi-cos e sociais de cada bairroda cidade nos últimos 20anos, que possa ser indutorde políticas públicas e que

permita a estruturação deuma carteira de projetos einvestimentos estratégicospara os próximos anos.

A etapa seguinte foi a rea-lização de uma pesquisa qua-litativa, entre os dias 8 de ju-lho e 29 de agosto, com 40especialistas e importantes li-deranças sociais do municí-pio, com os seguintes pontos:levantamento da percepçãodos entrevistados sobre a si-tuação atual; colher contribui-ções para a construção da vi-são do futuro; realizar um le-vantamento de ações priori-tárias a serem implantadas,bem como legado da atualgestão municipal; e levantar apercepção dos entrevistadossobre quais cidades poderiamser tidas como referência, nomodelo de desenvolvimentourbano e econômico.

O projeto Niterói queQueremos é coordenado pelasecretária municipal de Plane-jamento, Gestão e Controle,Patrícia Audi, que apresentouos detalhes do plano. Tam-

bém participaram da soleni-dade o vice-prefeito Axel Gra-el; o secretário municipal deFazenda, Cesar Augusto Bar-biero; o diretor de projetos doMovimento Brasil Competi-

tivo, Gustavo Arruda; do di-retor da Macroplan, GlaucoNeves; além de secretáriosmunicipais e representantesdo setor privado e da socie-dade civil de Niterói.

Cidade

Page 8: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected]

Passatempo

Variedades

ÁRIES (21/03 a 20/04) Procureseparar um tempo para reflexão.Tire proveito de fatos negativos

e ganhe experiência. Muita disposiçãopara o trabalho, aproveite e resolva as-suntos pendentes. Novidades no amorpara quem está só.

TOURO (21/04 a 20/05) Muita tro-ca de carinho com a pessoa amada,aproveite cada momento. Pessoas

estranhas podem atrapalhar uma antiga re-lação de amizade, sinceridade é a solução.Evite fofocas e intrigas.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Presteatenção aos detalhes, uma novaforma de ganhar dinheiro pode sur-

gir de onde você menos espera. Uma pes-soa distante pode se aproximar e mudar suaforma de encarar a vida.

CÂNCER (21/06 a 22/07) Aprovei-te o final de semana para passear econhecer novas pessoas. Dedique

um tempo ao convívio familiar, um parentepróximo pode estar sentindo sua falta. Navida profissional, seja criativo.

LEÃO (23/07 a 22/08) Final desemana que favorece o romance ea conquista, apenas tenha cuidado

para não magoar os sentimentos de alguémque gosta muito de você. No trabalho, pro-cure falar menos e ouvir mais.

VIRGEM (23/08 a 22/09) Cuida-do com gastos extras, evite iniciarnovos negócios esse semana. Evi-te lugares barulhentos e tumultua-

dos. Fim de semana ideal para se dedicar auma boa arrumação no seu quarto.

Horóscopo da Semana De 20 A 27/12

LIBRA (23/09 a 22/10) Deixe o pas-sado no passado. Evite lembrançasdolorosas e saiba perdoar as pes-

soas. No romance evite inventar problemasonde não existem. Um pouco de sensuali-dade pode agradar à pessoa amada.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Evitedar ordens à pessoa amada, ela podeestar ficando sem paciência. Não

deixe de dizer o que pensa, mas evite aces-sos de raiva para não perder a razão. Educa-ção é a palavra chave para expor ideias.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Nãoaceite uma proposta de relaciona-mento de pessoa estranha por es-

tar se sentindo só. Converse, divirta-se,mas tenha cuidado. Boa semana para inici-ar um novo curso ou emprego.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Evite brigar com familiares e ami-gos chegados. Ganhar uma discus-

são, às vezes pode fazer você perder umaamizade. Bom momento para estudar umnovo negócio, cuidado com falsos amigos.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) Falsasamizades podem complicar sua vidafamiliar e afastar pessoas queridas.

Mantenha a calma e evite discutir sem mo-tivos. No trabalho aproveite a fase de altacriatividade para obter resultados.

PEIXES (20/02 a 20/03) Final desemana que favorece o convíviocom amigos ou com a família. Seu

charme estará irresistível, aproveite e façanovas amizades. Romance favorecido, cui-de da pessoa amada. No trabalho, promo-ção à vista.

O vírus da imunodefici-ência humana, mais conhe-cido como “HIV, veio à tonaem meados da década de1980 e rapidamente tornou-se uma epidemia mundial.Ele caracteriza-se pela re-plicação. Ao infectar o cor-po, circula pelo organismo,através da corrente sanguí-nea, para atacar as célulasCD4, envolvidas no siste-ma imunológico. Assim, re-produz-se de forma desen-freada, consequentementediminuindo a capacidadedo sistema imunológico dedefender o organismo deinfecções oportunistas.

Muito se especula so-bre os efeitos do exercíciofísico para o portador deHIV. De maneira geral, es-tudos indicam o exercíciocomo fator positivo na vida

do paciente e para o trata-mento. Isto porque ele estáassociado a mudanças sig-nificativas no estado psi-cológico, uma relação be-néfica que leva ao aumen-to da resistência do indiví-duo frente ao estresse psi-cossocial.

Para o tratamento, avantagem da prática doexercício se dá pelo fato deo nosso sistema imunoló-gico ser extremamente efi-ciente. O sistema “vê” oexercício como coadjuvan-te que colabora com o au-mento das células CD4, di-minuindo assim as possibi-lidades de o paciente de-senvolver alguma infec-ção, e retarda o avanço dainfecção viral.

No aspecto físico, a ati-vidade propicia aumento

Atividade Física

da massa muscular e da for-ça, ganho de peso e melho-ra nos sistemas cardiovas-cular e cardiopulmonar. Po-rém, muitos estudos aindaestão em andamento paradefinir os parâmetros decomo proceder o treina-mento com cada tipo de in-divíduo. O aval do médicoresponsável, com orienta-ção adequada e bem super-visionada do professor deeducação física, continuasendo condição fundamen-tal para qualidade de vidado portador de HIV.

Carlos Eduardo HomobonoPinto é professor de Educação

Física, especialista emNeurologia e Neurofisiologia

aplicada à Reabilitação.CREF 024469-G/RJ

Exercício físico e o vírus daimunodeficiência humana - HIVExercício físico e o vírus daimunodeficiência humana - HIVCarlos Eduardo Homobono Pinto

Page 9: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 9Variedades

Detran divulga calendáriode vistoria para 2014Procedimento sópode ser efetuadoapós quitação dosdébitos vinculadosao veículo

O Diário Oficial da ter-ça-feira (17/12) publicou ocalendário de vistoria veicu-lar (licenciamento anual)para 2014. Vale salientar queo procedimento só poderáser efetuado após quitaçãointegral dos débitos relati-vos a tributos e encargosvinculados ao veículo.

• Final 9 e 8, até 31 de maio• Final 7 e 6, até 30 de junho• Final 5 e 4, até 31 de julho• Final 3 e 2, até 31 de agosto• Final 1, até 30 de setembro• Final 0, até 31 de outubro

O presidente do Detran,Fernando Avelino, lembraque os carros de passeiozero quilômetro, particula-

res, com capacidade para atécinco ocupantes, estão dis-pensados da vistoria nosdois anos seguintes ao dasua aquisição. Desse modo,veículos nessas condiçõesadquiridos em 2012 e 2013não precisarão se submeterao procedimento em 2014.

A medida se baseia noentendimento de técnicosdo Detran e do Inea (Insti-tuto Estadual do Ambien-te) de que, nos três primei-ros anos de uso, o desgas-te de carros na situaçãodescrita não comprometeas condições mínimas desegurança e o nível deemissão de gases.

A entrega do CRLV (Cer-tificado de Registro e Licen-ciamento de Veículo) doscarros dispensados da vis-toria dar-se-á de acordo comprazos de final de placaanunciados pelo Departa-mento no calendário. É im-portante frisar que, sem essedocumento, o veículo nãopoderá circular.

Papa Francisco é escolhido como‘personalidade do ano’ por revista gayEscolha foidivulgada no dia emque o Papacompletou 77 anos.

A revista americana pró-direitos dos gays “The Ad-vocate” escolheu o PapaFrancisco como sua “perso-nalidade do ano” de 2013 noúltimo dia 17, mesmo dia emque o pontífice argentinocelebra seu aniversário de77 anos.

A revista argumentouque concedeu a honraria aoPapa porque, ainda que elese mantenha contrário aocasamento gay, seu pontifi-cado demonstrou uma “pro-funda mudança na retórica(anti-gay) em relação a seuspredecessores”.

A capa destaca umafrase de Francisco dadaem entrevista em julho:“Se uma pessoa é gay eprocura Deus e tem boavontade, quem sou eu para

julgar?”. Naépoca, o Vatica-no frisou que aspalavras doPapa não muda-vam a posiçãoda Igreja Católi-ca, de que astendências ho-mossexuais nãosão pecamino-sas, mas os atossão. Ainda as-sim, a comunida-de gay e muitosheterossexuaisna Igreja sauda-ram o que viramcomo uma mu-dança de ênfasee um pedidopara que a Igre-ja tenha mais compaixão emenos condenação.

A Advocate disse queninguém deve “subestimara capacidade de qualquerpapa de convencer cora-ções e mentes na aberturapara pessoas LGBT (lésbi-cas, gays, bissexuais e

transexuais)”.Na semana passada, a

revista “Time” concedeu omesmo prêmio ao PapaFrancisco, elogiando opontífice por ter mudado amensagem da Igreja Cató-lica em prol do perdão emvez da condenação.

Niterói ganhaNovo Centrode Compras

O Garden Galeria 71abriu suas portas oferecen-do nova opção de comprasna cidade. Localizado naRua São João, 71, no Cen-tro, possui dois andares ereúne mais de 30 lojas emum espaço charmoso, agra-dável e totalmente refrige-rado que conta com salãode beleza, centro de podo-logia, informática avança-da, perfumaria, artigos es-portivos, cabelos huma-nos, apliques e perucas,loja especializada em cos-méticos de ponta e make-up, moda feminina e mas-culina para todas as ida-des, tatuagem e piercing,agência de viagens, alémde um delicioso e moder-no espaço de alimentaçãocom diversas opções gas-tronômicas para pausa docafé e lanche.

O Garden Galeria chegapara enobrecer o comércioda cidade. A proposta é pos-sibilitar ao consumidor en-contrar tudo o que precisaem um único local.

Funcionamento: de se-gunda a sexta, das 9h às 19h.Sábados, de 9h às 14h.

HumaitáAtlético Clubecompleta 81anos dia 8

Tradicional agre-miação da Zona Nor-te de Niterói, o Hu-maitá Atlético Clubecompletará 81 anosde glórias no próximodia 8 de janeiro.

Para comemorar adata, o atual presiden-te Roberto MauricioMiranda, programouum grande baile como conjunto “Os Deva-neios”, às 20h30 e tra-je esporte fino.

Page 10: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Arte & Espetáculo

‘Vampiras Lésbicas deSodoma’ no Teatro Popular

Pediatra lança livro de apoioàs mães de primeira viagem

Comédia clássicado off-Broadwayganha montageminédita brasileira

O Teatro Popular OscarNiemeyer, em Niterói, rece-be de 20 a 22 de dezembro, acomédia “Vampiras Lésbi-cas de Sodoma”, a primeiraadaptação brasileira de umasátira cult e underground desucesso escrita por CharlesBusch, que estreou em 1984e se tornou uma das peçasmais apresentadas na histó-ria do circuito off-Broa-dway. O espetáculo tem tra-dução e direção de JonasKlabin e supervisão de Ce-sar Augusto.

A peça satírica é carac-terizada por uma série devinhetas sobre a vida deduas vampiras em eterna(e cômica) rivalidade - amonstruosa Súcubo (Ma-rya Bravo) e a virgem-que-virou-vampira (ThiagoChagas). Após sobrevive-rem à queda da cidade bí-blica de Sodoma, as duasse reencontram ao longo

dos séculos: nos anos de1920, como La Condessa eMadalaine Astarté, semascarando de divas estre-las da Broadway e de Ho-llywood; e em Las Vegasnos anos de 1980, como asshowgirls Magda Leger-demain e Madalaine An-drews, quando finalmentefazem as pazes. O espetá-culo ainda conta com ostalentos de Davi Guilherm-me, Thadeu Matos, ThuanyParente, Thiago Páschoa eAndré Vieira, que se do-bram em diferentes perso-nagens que cruzam a vidadas duas - soldados de So-doma que temem as vampi-ras, jovens estrelas da clás-sica Hollywood que asamam e invejam, caricatoscaçadores de vampiros ebailarinos de coro de LasVegas que as idolatram.Destaque para as piadas etrocadilhos com a cena ca-rioca, que junto a uma ino-cente e inofensiva deprava-ção em todos os persona-gens, resulta numa noiteleve e hilária no teatro.

“Vampiras Lésbicas deSodoma” foi o primeiro tex-

to de Charles Busch, que fi-cou rapidamente reconheci-do por sua habilidade detecer cultura popular, hu-mor, kitsch e sátira socialmordaz em um teatro ines-perado, contemporâneo ehilário. Com referências aoTeatro do Ridículo de Char-les Ludlam (“O Mistério deIrma Vap”), diversas referên-cias ao Pop e um estilo in-teiramente Camp, CharlesBusch é um mestre da co-média. Aclamado pelo seutrabalho, recebeu prêmioscomo o Outer Critic’s JohnGassner Award e o DramaDesk Award. Esta é a primei-ra montagem brasileira deum texto de Charles Busch.

Vampiras Lésbicas de Sodoma20 a 22 de dezembro, desexta a domingoHorário: 21h, sexta esábado; e 20h, no domingo

Teatro Popular Oscar NiemeyerRua Jornalista RogérioCoelho Neto, s/nº, Centro

Classificação: 18 anosIngressos: R$ 30 (inteira)e R$ 15 (meia)

Sarauem Icaraí

Acontece nestesábado (21) a partirdas 16h um sarauaberto e gratuito rega-do a música, poesia,grafite, literatura, ska-te e tatuagem. O even-to é uma realização daThe Kings Tattoo emparceria com o coleti-vo Arariboia Rocknuma tentativa de sa-cudir a cidade, quevive uma inércia nacultura alternativa.

“Se não há espa-ço para os artistas, es-tamos tentando criarmais uma opção, indopara as ruas e levan-do arte de qualidadesem cobrar nada porisso”, explica o jorna-lista e gestor culturalPedro de Luna. O mú-sico Théo Carvalho,que abraçou a ideia,completa: “Estamosresgatando o espíritodos anos 90, quandoas pessoas se junta-vam para se divertire mostrar seu traba-lho. É como conta oPedro no livro Nite-rói Rock Under-ground, que será lan-çado aqui também”.

Quem quiser che-gar e participar de al-guma forma é muitobem vindo. O som e asportas estarão abertasa disposição paraquem vier somar.

Sarau AlternativoSábado, 21, às 16hCalçadão em frente aloja The Kings TattooAv Roberto Silveira,esquina com Av 7Informações: 3629-2302GRATUITO

Dedicado às mães e fu-turas mães, Bê a Bá do bebê(Doc Editora, 98p.), da pe-diatra Laís Célia Gama, sepropõe a mostrar as princi-pais situações do dia a diado recém-nascido. O livro,além de falar da importân-cia dos primeiros anos,serve também como um di-ário para as mães anotaremsuas experiências. A obrafoi lançada dia 13, na Li-vraria Icaraí (Rua Miguelde Frias, 9, anexo).

Em seus primeiros trêscapítulos, Bê a Bá do bebêtrabalha o começo da gra-videz, o pré-natal e o quefazer assim que a criançanascer. Entre os assuntostratados, estão alguns há-bitos que devem ser evita-dos durante a gestação, asvisitas ao pediatra e as ori-entações de alta ao dar àluz. No decorrer da narrati-va, a autora explica sobrecomo cuidar do bebê aochegar em casa, o início doaleitamento materno (posi-ções corretas de amamen-tação) e os cuidados do diaa dia como troca de fraldas,assaduras, choro e hora dedormir. Sempre com espa-

ço reservado para as mãespossam escrever suas ex-periências a cada etapa.

Expostos os primeirospassos, Laís Célia vai tra-tar de assuntos mais rela-cionados à saúde do re-cém-nascido. O que fazerquando o bebê se sentemal, orientações alimenta-res, cólicas, febres, engas-gos, vacinas a serem toma-das e outros cuidados dehigiene são os tópicos tra-balhados nessa parte. Emsuas considerações finais,a pediatra ainda enfatizaque na relação mãe-bebê, oque importa é o sentimentode amor e confiança, o qualnão podemos sistematizarem nenhum tratado médico.

Laís Célia Gama

Page 11: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 11Variedades

Foto: Luciana Carneiro

RÉVEILLON 2014

Blitz, Mustang 65, Colorado Country, Faixa Etária eBateria da Viradouro animam a festa da virada em Icaraí

A Empresa de Lazer eTurismo de Niterói – NEL-TUR promete novidadespara o réveillon desse anona Praia de Icaraí, em palcomontado em frente à RuaOtávio Carneiro. Ao contrá-rio dos últimos anos em quetrês balsas de fogos faziamo show pirotécnico, nessavirada de ano serão cinco emais distantes da areia (a 500metros da arrebentação),por normas de segurança daMarinha. Tudo comandadopor mesa computadorizada.Serão 18 minutos de fogosvistos, também em praiascomo Charitas e São Fran-cisco. Os fogos podem che-gar a 550 metros de alturacom formatos de coração,estrela, sorrisos e coqueiros.Serão 12 mil bombas. A es-trutura montada pela Neltur,conta ainda, com quatropostos médicos e uma áreade 100m quadrados próxima

a calçada só para portado-res de necessidades espe-ciais, além da proibição decamelôs da Rua MoreiraCésar até praia. O destaquefica por conta das quatrobandas que animam a festa:

“A Blitz, comandada porEvandro Mesquita faz oshow logo após a virada doano, mas a noite começa às18h30 com a banda niteroi-ense Colorado Country, se-guida pelas Mustang 65 eFaixa Etária, tradicionais nacidade e que mostram versa-tilidade no repertório paraagradar em cheio ao públicoda cidade sorriso. Na horada virada é a vez dos ritmis-tas e passistas da Viradourofazerem a contagem regres-siva para o novo ano. Esti-ma-se um público de 350 milpessoas na Praia de Icaraí epara mais conforto do públi-co, as ruas paralelas a praiavão fechar às 15h45m, o

mesmo horário da passagemdo tradicional Bloco das Pi-ranhas. A concentração daagremiação acontece a par-tir das 13h na rua Miguelde Frias, única via a fecharmais cedo. Esse ano a

Águas de Niterói patroci-na o evento e a DombergShows Pirotécnicos - eleitana Itália a segunda melhordo mundo para o réveillon2014 - organiza a queima”.Revelou o jornalista e Di-

retor – Presidente da Em-presa de Lazer e turismo –NELTUR, Paulo Freitas.

A Guarda Municipal re-primirá os camelôs e só oscredenciados poderão ficarna orla. A Polícia Militar ins-

talará seis torres de vigilân-cia, além de câmeras. Qua-tro telões de led em alta de-finição mostrarão os showsem quaisquer ponto dapraia evitando tumulto emfrente ao palco.

A banda Blitz é a principal atração da festa da virada

Page 12: Gazeta Niteroiense • Edição 93

Niterói, 19 a 27 de dezembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Exposição

Carlos Vergara no MACSudário é um pano que

antigamente se usava paralimpar o suor. O mais céle-bre é o sudário de Turim –uma relíquia cristã que su-postamente teria envolvidoo corpo de Jesus Cristo.Este é o título da próximaexposição do artista CarlosVergara, Sudário, com cura-doria de Luiz Guilherme Ver-gara, no Museu de ArteContemporânea de Niterói,que ficará em cartaz até 23de fevereiro de 2014

Utilizando uma prática jápresente em sua obra, a mo-notipia, Carlos Vergara im-prime em lenços vestígiosdos diversos territórios poronde passou ao longo desua carreira. Em “Sudário”,serão apresentadas obrasrealizadas em lugares comoa Índia, a Capadócia, o Ca-zaquistão, Londres, Panta-nal, São Miguel das Mis-sões e Salvador.

Além dos lenços, a ex-posição é composta porpinturas, fotografias traba-lhadas em 3D real e virtual,fotografias, monotipias emgrande formato, vídeo e ins-talações. No pátio do mu-

seu, serão montadas cerca de 30 esculturas do projeto “Li-berdade” realizadas com fotografias e portas gradeadasdas celas recolhidas nos escombros do Complexo Peniten-ciário da Frei Caneca, Rio de Janeiro, em 2011.

MAC Niterói - Exposição “Sudário”, de Carlos VergaraAté 23 de fevereiro de 2014 terça a dom., das 10h às 18hIngressos a R$10,00 / Informações: 2620-2400

Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagammeia-entrada. Entrada gratuita para estudantes da rede pública(ensino médio), crianças abaixo de 7 anos, portadores denecessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói .Entrada gratuita também às quartas-feiras