gazeta niteroiense • ed. online 21

10

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 06-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Semana de 4 a 10 de novembro de 2013

TRANSCRIPT

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected]

www.climatempo.com.br

Local

EXPEDIENTEGazeta Niteroiense. Fundador e Diretor Responsável: Nilson RicardoEditora: Bárbara Marques. Repórter: Alexandre BrasilE-mail: [email protected]. Tel/fax: (21) 3619-1800.Para anunciar: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit.No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradoradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. Endereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085. Distribuição gratuita.

[email protected]. 21 3619-1800

COMERCIAL:[email protected]

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulaçãonos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade.Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos,estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

Betinho (SDD) e Renatãodo Quilombo (PSOL)assumem na Câmara

Acervo devídeos daCâmara ampliaacesso àinformação

Possibilitar quequalquer cidadãotenha um acessoainda mais amplo àCâmara Municipal deNiterói (CMN). Estaé a premissa doProjeto de Resolução024/2013, do verea-dor LeonardoGiordano (PT), quecria um canallegislativo com umacervo de vídeosgravados dassessões plenárias, aser incluído no siteoficial da Casa.

De acordo com oautor da proposta,além de o projeto virao encontro deprerrogativashistóricas - como oorçamento participa-tivo -, consolida, naprática, a Lei deAcesso à Informa-ção, que garante adivulgação deinformações deinteresse público,independentementede solicitações.“Defendemos que opovo participe detodos os debatessobre assuntos denosso município” -disse.

As sessõesplenárias da CMNpodem ser acompa-nhadas em tempo real,às terças, quartas equintas-feiras peloportal http://camaraniteroi.rj.gov.br/. Acompanhe tambéma tramitação desteprojeto em http://migre.me/gt2iW.

Direito à intimidade’ é tema de palestra na OAB NiteróiA Associação Teixeira de Freitas, com o apoio da OAB Niterói, promove palestra

sobre o tema “Direito à Intimidade” no dia 5 de novembro, a partir das 18 horas.Será realizado no auditório da OAB Niterói, no Centro, com a participação do

professor Gilberto de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e dopsicanalista e médico Marco Antônio de Oliveira Cabral, da Sociedade Brasileira dePsicanálise do Rio de Janeiro.

Será atribuída carga horária para os alunos de Direito.

Comissão Especial do Caso Macedoé prorrogada por mais 90 dias

A Comissão Especial deInvestigação, criada paraapurar possíveis atos dedesvio administrativo equebra de decoro parlamen-tar, cometidos pelo vereadorCarlos Macedo (PRP), teveo prazo para conclusão dostrabalhos prorrogado pormais 90 dias. Durante a ses-são plenária da quarta-feira(30), com duração de quasecinco horas, a maioria dosvereadores decidiu aprovaro requerimento 287/2013, deautoria do presidente da Co-missão, Renato Cariello(PDT), que pedia a prorro-gação. A denúncia feita pelorelator da Comissão, PauloEduardo Gomes (PSOL) foirejeitada, por ora, em deci-são do plenário.

Segundo Renato Carie-llo o documento final do re-lator não foi conclusivo e hánecessidade de convocarCarlos Macedo e os funcio-nários de seu gabinete in-vestigados pela Justiça.

“O relatório não foi sub-metido aos demais membrosda Comissão durante a ela-boração e apresenta bre-chas em sua formulação,que podem dar margem parafuturos questionamentospor parte dos advogadosdo investigado. A não libe-ração do conteúdo total dosautos do processo pelo Mi-

nistério Público, o pedidopara que não fossem reve-lados ao público, nem mes-mo o pouco que nos foi per-mitido ter acesso, e o pou-co tempo que todos os ve-readores tiveram para anali-sar o documento, contribu-íram para meu pedido deprorrogação”, explicou Ca-riello.

Antes o relator fez a lei-tura da sua denúncia combase nos indícios aponta-dos por ele, sendo rejeitadapor ser considerada “incon-clusiva”. Votaram a favor dadenúncia cinco vereadores

e contrários 13. Um verea-dor se absteve de votar. Osvereadores que votarampela prorrogação alegaramna justificativa de voto quea prorrogação vai permitirque mais documentos sejamrequisitados, que os envol-vidos possam ser ouvidose que o conjunto dos vere-adores tenham amplo aces-so ao relatório final. Após arejeição da denúncia a ban-cada do PSOL retirou-se doplenário e o pedido de pror-rogação foi aprovado porunanimidade entre os pre-sentes.

Sérgio Gomes

Dois novos suplentes fo-ram empossados como vere-adores na tarde desta segun-da-feira (04/11) pelo presiden-te Paulo Bagueira (SDD). Al-berto Luiz Guimarães Iecin, oBetinho, do Solidariedade(SDD); e José Renato Gomesda Costa, o Renatão do Qui-lombo, do PSOL. Betinho as-sume em lugar de Tânia Ro-drigues (PDT), que pediu li-cença para ocupar a Coorde-nadoria Municipal de Aces-sibilidade; e Renatão ocupa avaga deixada por PauloEduardo Gomes (PSOL), quefoi participar de evento políti-co na Europa, ficando fora doLegislativo pelo menos du-rante 30 dias. Com a nova mo-vimentação o SDD passa a sera maior bancada da Casa, comquatro votos.

Betinho, 46 anos, é Eco-nomista, casado e pai de trêsfilhos. Foi presidente da extin-ta Niterói Trânsito e Transpor-tes (Niter) durante o governopassado. Na última eleiçãoobteve 2.793 votos pela legen-da do PDT. “Minha meta é fo-car a prática esportiva comoinstrumento de ressocializa-ção das crianças e dos jovens.Aqui em Niterói comecei o pro-jeto Viva Vôlei com sete crian-ças e hoje atende a mais de 15mil em todo o país”, disse Be-

tinho. É a segunda vez queassume como vereador.

Já Renatão do Quilombo,também aos 46 anos, é inici-ante no Legislativo. Ele as-sume pela primeira vez comcompromisso de olhar para osocial. “Meu avô foi escravoe veio do Sergipe para traba-lhar na Fazenda Engenho doMato, na Região Oceânica,na década de 20. Após a fa-lência da fazenda, em 1948, elerecebeu um pedaço de terrano Engenho do Mato e trêsmil mudas de banana. Hoje jáestamos na quinta geração dafamília”, conta Renatão.

“Receber dois novoscompanheiros é muito posi-tivo. Substituir Tânia e PauloEduardo não é tarefa das maisfáceis, mas ambos terão detodos os funcionários, doconjunto dos vereadores eda Presidência da Casa emparticular, o apoio necessá-rio para o bom desempenhode suas funções”, ressaltouBagueira. Participaram daposse conjunta no Gabine-te da Presidência, além deamigos e familiares dos doisnovos vereadores, os cole-gas Milton Cal (PP), Andri-go de Carvalho (SDD), Bru-no Lessa (PSDB), Luiz Car-los Gallo (PROS) e Henri-que Vieira (PSOL).

Paulo Bagueira e Renatão do Quilombo

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 3Local

Prefeitura reordena o Centrocom operação Calçada Livre

Prefeito reafirma compromissode inaugurar mergulhão noaniversário da cidade

Rodrigo Neves e MoreiraFranco discutem transtornosdas rotas de aviões

O prefeito Rodrigo Ne-ves fez uma nova visita àsobras do mergulhão daavenida Marquês do Para-ná, no Centro, na últimasemana e reafirmou seucompromisso de inaugurara via no dia 22 de novem-bro, quando se comemorao aniversário da cidade.

Neves anunciou a con-clusão de mais uma impor-tante etapa da obra: a co-locação de 285 estacas-ra-ízes, que não estava pre-vista no projeto original.Essas estacas, segundoele, são uma espécie degrampos, com 15 metros deprofundidade que vão se-gurar o solo do mergulhãoe evitar que o piso subaquando pressionado pelolençol freático.

Ao lado do vice-prefei-to Axel Grael, de secretáriose vereadores, o prefeito per-correu parte do mergulhãono piso em concreto poronde passarão os carros. Aconcretagem, segundo ele,foi iniciada há 25 dias e, emduas semanas, deverá estarconcluída. Em seguida, seráiniciada a parte final da obra,o acabamento.

De acordo com Rodri-

go Neves, para dar maissegurança à obra, estásendo colocado o dobroda concretagem do proje-to original. Cerca de 95metros de pista já foramconcretados e outros 80 jáestão em andamento. Omergulhão terá cerca de300 metros de extensão,sendo 150 metros do túnele 75 metros de cada rampa.

O prefeito destacou tam-bém outras medidas, quenão estavam no projeto ori-ginal, para reforçar as estru-turas do mergulhão, como ainstalação de tirantes e ainjeção de cimento-líquido,chamada de jet grouting.

“Essa obra será um gran-de presente para a nossa ci-dade, que conviveu duran-te anos com esse enormepassivo. A obra vai melho-rar muito a circulação e amobilidade. Com a mão re-versível na Roberto Silvei-ra, implantada há três me-ses, vamos ter uma reduçãogrande para quem desce daponte e segue em direção aSão Francisco. Em dezem-bro de 2012, se levava 50minutos. Com o mergulhão,o trajeto será feito em 10minutos”, disse.

O prefeito Rodrigo Ne-ves se reuniu na última se-mana com o ministro da Se-cretaria da Aviação Civil(SAC), Moreira Franco, noSolar do Jambeiro, no Ingá.No encontro, o prefeitoapresentou ao ministro osmesmos documentos queenviou recentemente para aInfraero e à Anac (AgênciaNacional de Aviação Civil)com relação às rotas de avi-ões que pousam no aero-porto Santos Dumont, noCentro do Rio.

Nos ofícios, RodrigoNeves solicitou a revisão demanobras na rota de voossob argumento que o baru-lho das aeronaves estãocausando transtornos paramoradores de Niterói, espe-cialmente nos bairros doIngá, Icaraí, Boa Viagem eSão Francisco. Além disso,alertou sobre os danos aomeio-ambiente, principal-mente para a fauna e florada região.

Moreira Franco disseque vai analisar a demandada Prefeitura de Niterói paratomar providências.

“Vou tomar conhecimen-to do assunto e buscar umasolução técnica que permi-ta a aterrissagem no SantosDumont sem que ocorratranstornos para a popula-ção. Eu e o prefeito somosdois companheiros que es-tamos no mesmo projeto,que é de melhorar de manei-ra consistente e sustentávela qualidade de vida de Nite-rói”, disse.

A Prefeitura de Niteróiiniciou nesta semana a pri-meira etapa da OperaçãoCalçada Livre no Centroda cidade. A ação de reor-denamento urbano foi rea-lizada na Avenida Ernanido Amaral Peixoto, a prin-cipal da cidade.

A Guarda Municipalemitiu 20 multas por esta-cionamento irregular e oitoveículos foram removidos.O Departamento de Fisca-lização de Posturas da Se-cretaria Municipal de Or-dem Pública (Seop) notifi-cou nove estabelecimen-tos comerciais, incluindobancas de jornais que ven-diam cerveja.

A NitTrans rebocouoito carros e 16 motoci-cletas por estarem estaci-onados em locais proibi-dos. Ao menos 49 moto-ristas foram notificadospelo órgão.

Já a Secretaria Munici-pal de Assistência Social eDireitos Humanos infor-mou que a equipe de abor-dagem social do Centro deReferência Especializado

para População em Situaçãode Rua (Centropop) fez oacolhimento de 18 usuários.Eles foram encaminhadospara acompanhamento daequipe técnica dos serviçosofertados pela AssistênciaSocial e pela Saúde.

Além do estacionamen-to irregular e abuso de pro-

paganda, os agentes daPrefeitura coibiram tambéma atuação dos ambulantesirregulares e instalaram umnovo plaqueamento emambos os lados da via de-finindo os locais permitidospara o estacionamento. Aação começou no início daAmaral Peixoto, na Praça

das Águas, indo até aPraça Arariboia.

Ao todo, 70 funcioná-rios da Secretaria de Or-dem Publica (Seop) parti-ciparam da operação quecontou com 10 viaturas deapoio. A NitTrans atuoucom 15 agentes, além deseis reboques.

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Geral

Estado do Rio leva produção de artesãos decomunidades pesqueiras para Feira do Lavradio

Revitalização da atividadepesqueira de Jurujuba étema de reunião

A Secretaria de Estadode Desenvolvimento Regio-nal, Abastecimento e Pesca(Sedrap) inaugura nesse sá-bado, dia 2, uma barraca paraexposição e comercializaçãode peças produzidas por ar-tesãos de comunidades pes-queira em diversas regiõesdo estado. A estreia será comprodutos da AssociaçãoMulheres do Salgueiro, domunicípio de São Gonçalo,que investem na criação debolsas, cintos e outras pe-ças feitas do couro da tilá-pia, parte normalmente des-cartada do pescado.

O secretário Felipe Pei-

xoto explica que o projetopermitirá a artesãos ligadosà pesca mostrarem os traba-lhos diferenciados e inova-dores que produzem. “Aideia é divulgar um pouco do

muito de arte que é produzi-da no estado tendo comomatéria-prima produtos des-cartados (como o couro datilápia e escamas de tainha,corvina e outros pescados),

e assim abrir mais frentes detrabalho para os artesãos”,explica o secretário, queacompanhará a inauguraçãoda barraca na Feira do La-vradio às 10h desse sábado.

Para selecionar os expo-sitores, a Sedrap iniciou hádois meses levantamento deartesãos ligados à pesca, játendo cadastrado produto-res de algumas comunida-des de Niterói, São Gonçalo,Cabo Frio, São João da Bar-ra e Nova Iguaçu. A inclu-são da Sedrap na Feira é re-sultado de parceria com aSecretaria de Desenvolvi-mento Econômico.

Vice-governadorPezão vistoriou asobras do programanessas três cidades

O vice-governador e co-ordenador de Infraestruturado Estado, Luiz Fernando Pe-zão, e o secretário estadual deObras, Hudson Braga, visto-riaram, nesta sexta-feira (1/11),obras do programa BairroNovo em ruas de três cidadesdo Leste da Região Metropo-litana: Niterói, São Gonçalo eItaboraí. São obras que repre-sentam investimentos do es-tado de mais de R$ 280 milhõesque vão permitir pavimenta-ção e urbanização de 441 ruasem 22 bairros.

Pezão acompanhou o an-damento dos trabalhos em al-guns bairros, onde muitas ruasjá estão recebendo asfalto. Osserviços prosseguem em ou-tras vias e novas frentes deobras vão sendo abertas coma execução de terraplenagem,drenagem e colocação demeio-fio e calçada.

Felipe Peixotovisita às obrasdo programa naRegião Oceânica

O secretário de Estado deDesenvolvimento Regional,Felipe Peixoto, acompanhouna manhã desta sexta-feira (1/11), com o vice-governadorPezão, as obras do programaBairro Novo em andamentoem Piratininga. Juntos, elesparticiparam também do lan-çamento da segunda etapa doprojeto no Bairro Peixoto, am-bos na Região Oceânica.

Para Felipe Peixoto, este

é um momento muito impor-tante, esperado há anos pe-los moradores da RegiãoOceânica. “A Região Oce-ânica tem muita represen-tatividade em Niterói, e pre-cisa dessa estrutura. É umlocal muito especial. E de-pois de resolvido o proble-ma de água e esgoto, che-gou a vez da urbanização.Vamos deixar o bairro dojeito que ele merece”, afir-mou o secretário.

O vice-governador Pe-zão destacou que, desde oprocesso de estudo da áreaaté o lançamento do projeto,foi um pouco mais de um ano

de espera. “Quem mora ou fre-quenta a Região Oceânicasabe o quanto a localidademerece este investimento,que vai beneficiar em muito avida de todos. Niterói está norumo certo”, disse Pezão.

O programa Bairro Novoé um projeto do Governo doEstado, e vai beneficiar maisde 140 ruas da Região Oce-ânica. Em Piratininga, serãourbanizadas 27 vias com in-vestimento da ordem de R$80 milhões. O evento con-tou com a presença do pre-feito de Niterói, RodrigoNeves; vereadores e outrasautoridades.

Bairro Novo investe mais de R$ 280 milhõesem Niterói, São Gonçalo e ItaboraíBairro Novo investe mais de R$ 280 milhõesem Niterói, São Gonçalo e ItaboraíBairro Novo investe mais de R$ 280 milhõesem Niterói, São Gonçalo e ItaboraíBairro Novo investe mais de R$ 280 milhõesem Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

DesenvolvimentoRegional ouvesugestões paraobras no bairro

A Secretaria de Estadode Desenvolvimento Re-gional realizou, no últimodia 30, na Imprensa Ofici-al, a primeira reunião so-bre o projeto de revitaliza-ção da atividade pesquei-ra de Jurujuba.

Representantes de 43instâncias executivas dosgovernos federal, estadu-al e municipal e de conces-sionárias públicas quepossuem relação com aárea de estudo compare-ceram ao encontro.

Através da metodologiade participação coletiva apli-cada pelo consórcio Cam-po-Fábrica, responsávelpela execução do projeto, asecretaria estadual preten-de coletar informações esugestões que possam mi-nimizar os conflitos de ocu-pação no local e permitiradequações urbanas, alia-das à recuperação da pescatradicional existente no bair-ro. Todos os presentesmostraram-se bastantesmotivados com a proposta.

A região estudada in-clui o Morro do Lazareto(Cascarejo), Travessa dosMaricultores, Morro doPau Ferro, Morro do Mor-cego (Brasília) e a Praia de

Eva. Ao todo, 800 famíliasresidem nas localidades.Serão programadas uma sé-rie de reuniões para ouvir osrepresentantes de morado-res, comerciantes e pesca-dores do bairro.

- Nesta reunião, vamosouvir os técnicos da prefei-tura e de outras secretariasde Estado para conhecer ospossíveis projetos já existen-tes para o local. Também con-vidamos órgãos federais, al-guns deles ligados ao patri-mônio histórico e meio ambi-ente, para entender sua rela-ção com este espaço. Que-remos saber também comofunciona a atuação das con-cessionárias públicas no lo-cal. Esse conjunto de infor-mações irá nos permitir ela-borar um projeto harmonio-so, bom para todas as par-tes, especialmente o morador– explica o subsecretário deEstado Carlos Krykhtine.

O projeto de revitaliza-ção da atividade pesquei-ra de Jurujuba vai propor-cionar aos pescadores emoradores do local, melho-rias na infraestrutura urba-na e, especialmente, noslocais de desembarque eabastecimento de pesca-do. Em princípio, são indi-cadas a instalação de atra-cadouros e guinchos, de-pósitos de barcos e redes,além de locais para mani-pulação e armazenamentodo pescado.

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 5Cidade

Rio tem trânsito complicado noprimeiro dia sem Perimetral

Nova estação dobra a capacidade de passageirosBarcas

Espaço climatizado eembarque maisrápido são osprincipais benefíciospara os usuários

A primeira fase da esta-ção Praça Arariboia, em Ni-terói, foi inaugurada no sá-bado (26/10). A parceria en-tre o Governo do Estado e aCCR Barcas proporcionounovas instalações, commais conforto, além de agi-lizar o serviço de entrada depassageiros.

O espaço conta com ar-condicionado e 24 moder-nas roletas com leitura decartão magnético, que aten-derão a quatro mil usuários,o dobro da capacidade an-terior. Um sistema de moni-

toramento, composto por 18câmeras conectadas aoCentro de Controle Opera-cional da concessionária,foi instalado no local.

Com a inauguração daprimeira etapa da nova es-tação, o antigo salão será fe-chado para obras da segun-da fase ainda este mês. Asintervenções irão elevar acapacidade para oito milpassageiros. A segundafase está prevista para serentregue no primeiro semes-tre de 2014. A área foi read-quirida pela Secretaria deTransportes e cedida à CCRpara ampliação do terminal.

Para a usuária Roseli deOliveira, de 41 anos, a ex-pansão da estação é fun-damental para a melhoriado atendimento.

“Teremos mais confor-to. A estação antiga não ti-nha ar-condicionado”, dis-se Roseli.

Sete novas embarcaçõespara o trecho Rio-Niterói

O Estado já adquiriusete novos catamarãs, comdois mil lugares, que estãosendo fabricados na Chinae servirão aos usuários dalinha Rio-Niterói. As embar-cações vão dobrar a capa-cidade de transporte no tre-cho para 24 mil lugares nohorário de pico.

Outras duas barcas com500 assentos foram compra-das para atender à demandanos trechos Mangaratiba-Ilha Grande e Angra dos Reis-Ilha Grande. Foram investidosR$ 273 milhões na aquisiçãodas nove embarcações.

Agência Brasil

Os motoristas que tenta-ram chegar ao centro da ci-dade na manhã de hoje (4)enfrentaram congestiona-mento e dificuldades duran-te o primeiro dia útil de inter-dição definitiva do Elevadoda Perimetral, na zona portu-ária. Devido aos diversospontos de retenção no trân-sito registrados pela manhã,muitos passageiros desceramdos ônibus e completaram otrajeto a pé. De acordo com aprefeitura, mais de 300 funci-onários estão trabalhandopara organizar o trânsito nocentro do Rio.

Logo no início da manhã,um vazamento de água daCompanhia Estadual deÁguas e Esgotos (Cedae) euma manifestação de funcio-nários do Consórcio PortoNovo complicaram ainda maiso trânsito na Avenida Rodri-gues Alves, na zona portuá-ria, uma das principais alter-nativas com o fechamento da

Perimetral. Os trabalhadoresdo consórcio fizeram umapasseata reivindicando me-lhorias salariais. Muitos ve-ículos optaram pela Via Bi-nário do Porto, inauguradano último sábado (2), poronde o tráfego era intenso,mas fluiu normalmente.

De acordo com um bo-letim do Centro de Opera-ções da prefeitura, uma viaalternativa foi implantadapara retirar da Avenida Ro-drigues Alves o “fluxo deônibus intermunicipais comdestino ao Terminal Améri-co Fontenelle, ao lado daestação ferroviária Centraldo Brasil e dos veículos queseguem em direção ao Ele-vado 31 de Março e ao Tú-nel Santa Bárbara”.

“O trajeto paralelo à Bi-nário começa na Rua Cor-deiro da Graça e vai até aAvenida Venezuela. Em di-reção ao Viaduto do Gasô-metro, a rota se inicia naAvenida Barão de Tefé /Rua Sacadura Cabral e dá

acesso à Avenida Francis-co Bicalho pela Rua Gene-ral Luis Mendes de Mora-es”, diz o boletim.

Para atravessar a Baía deGuanabara, muitos passa-geiros optaram pelas bar-cas. Segundo a concessio-nária CCR, que administraas barcas, foi registrado umaumento de 36% no movi-mento na Estação Charitas,30% na Estação Araribóia,ambas em Niterói; e 16% naIlha do Governador.

Já a Supervia informou,em nota, que, até as 9h, fo-ram registrados 10 mil embar-ques a mais nos trens do queo registrado normalmente. Aconcessionária está com umplanejamento especial, comtrens extras e expressos emtodos os ramais.

Após diversos testes deinterdição, o Elevado da Pe-rimetral foi fechado definiti-vamente e teve alguns tre-chos demolidos no últimosábado (2). No próximo dia17, a via será implodida.

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Toques

‘Piquenique Solidário’ é destaque no Campo de São BentoO que era para ser ape-

nas uma reunião de amigasse transformou em umevento que pretende reunircem pessoas na quadra doCampo de São Bento nestesábado (9) às 9h e contarácom música para bebês,contação de história, e do-ações para ajudar uma cre-che. O nome do evento éPiquenique Solidário e seráorganizado pela BemgestarGestantes.

Porém, o PiqueniqueSolidário foi acidentalmen-te “motivado” por um mo-mento de muita dor paraAlessandra Lobo, principalresponsável pelo encontroe dona e idealizadora da aca-demia para grávidas Be-mgestar. Ela sempre visita-va suas alunas em casa elevava uma fralda depoisque tinham bebê, mas Dile-ne Machado Hottz, umapessoa querida, que ajudoumuito Alessandra e sua fa-mília, adoeceu.

“Ela não tinha filhos eeu fiquei dois meses em CTIe quarto, retribuindo o queela tinha feito por mim. Por

fim, ela faleceu e eu fiqueimais um mês de luto, e nis-so, se acumularam mais de30 visitas. Então pedi paraelas me visitarem, já quehavia perdido a capacidadede fazer as visitas e não maisfaria”, disse Alessandra,que aproveitou para expli-car como tudo começou:“Elas resolveram me visitare chamar as amigas queeram minhas alunas da mes-ma turma e quando vi nãocaberia no meu espaço, de-cidi então recebê-las na qua-dra do Campo de São Ben-to. Nas conversas, uma alu-na me falou do Cantinhodos Anjos, uma creche su-per séria e com excelentesreferências. Surgiu a ideiadas doações e da possibili-dade de ajudar ao próximo”.

Assim que a ideia come-çou a ganhar força, Ales-sandra não pensou duasvezes em chamar parceirospara participar do projeto edivulgar seus trabalhos.Nomes como o músico LeoCastro, o grupo Parangolé,a fotógrafa Camila Antunese a MamaMia – Suporte e

Incentivo ao AleitamentoMaterno – estarão presen-tes no Campo de São Bentojuntos com a Bemgestar e acreche Cantinho dos Anjos,que garantiu estar lá para

receber as doações para ascrianças como fraldas, ma-madeiras, cadeiras, chupe-tas, colchões, roupa decama, roupas e muito mais.

Essa é mais uma da-

quelas belas históriasque começam com peque-nas atitudes e acabam emgrandes gestos. E a Ales-sandra pode ter a certezaque a Dona Dilene está

muito orgulhosa dela.

Bemgestar GestantesRua Mem de Sá, 167/501Icaraí – Tel. 3027-1940 -www.bemgestar.com.br

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 7Toques

Festival deteatro infantil

Os domingos de Novem-bro ganharão atração espe-cial para toda a família noShopping Itaipu Multicenter.A praça central do shoppingserá palco de peças infantiscomo a adaptação da famosafarsa medieval que prometeatrair os amantes de teatropara curtir ‘O Pastelão e aTorta’. “As aventuras de Jacke os Piratas” e “O Aniversá-rio da Cinderela” complemen-tam o roteiro do festival quetem como objetivo, chamar aatenção da turma miúda e sermais uma opção de lazer e en-tretenimento gratuito para opúblico infantil e sua famíliaque frequentam o Shopping.

Bate-papo sobreoportunidades deestudo na Alemanha

O Instituto Cultural Ger-mânico (ICG) de Icaraí pro-move no dia 7 de novembro,quinta-feira, às 19h30, umbate-papo sobre oportuni-dades e programas de inter-câmbio na Alemanha.

Mediado por Síria Valen-tim, empresária e sócia daagência de intercâmbio Bra-zilian Exchange (BEX) deNiterói, no mercado há maisde 18 anos, o encontro vaiapresentar aos interessadosas diversas opções de inter-câmbio na Alemanha e asvantagens que os progra-mas oferecem para enrique-cer o currículo profissionaldos alunos.

Durante o bate-papo,Síria vai falar sobre os tiposde programas oferecidospela BEX Niterói na Alema-nha, como o de high scho-ol, de estágio, além de cur-so de alemão para negóciose, ainda, os programas deférias para adolescentes ede colocação universitária.Síria também explicará comofuncionam os programas,os pré-requisitos necessá-rios e o nível de conhecimen-to da língua exigido por cadaum dos programas.

O ICG de Icaraí fica naAvenida Sete de Setembro131, Niterói. Tel: 2714-0879

Mais informações: www.icgermanico.com.br

IFEC participa daSemana Nacional deCiência e Tecnologia

Como acontece desde aprimeira versão da SemanaNacional de Ciência e Tec-nologia, o IFEC a convite daorganização do evento sefez presente na Semana Na-cional, participando do CI-ÊNCIA NO CAMPO, queocorreu no Campo de SãoBento, no último dia 27.

O evento foi promovidopela Secretaria Municipal deEducação, Ciência e Tecno-logia de Niterói.

Parabéns!O tradicional CentroEducacional Alzira Bit-tencourt completou,no dia 24 de outubro,55 anos. O colégio,que hoje possui duassedes em Icaraí, temmuita história boapara contar. Inclusi-ve muitos alunos sãofilhos de ex-alunosque se formaram noAlzira Bittencourt.

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Local

Pendotiba vai às ruascontra violência

Vistoriapredialobrigatóriaé tema deEncontro deSíndicos

Vistoria predial é otema principal do En-contro Especial deSíndicos, que o Sin-cond (Sindicato dosCondomínios de Nite-rói e São Gonçalo) vairealizar neste sábado(09), das 9h às 17h30,no SENAC – NITERÓI(Rua Almirante Teffén° 680). A ficha de ins-crição para síndicos eadministradores decondomínio interessa-dos em participar doevento, que terá vagaslimitadas, pode ser pre-enchida através da in-ternet, em http://www.sincond.com.br/encontr/.

No dia do evento,os participantes deve-rão levar dois quilosde alimentos não pe-recíveis ou uma lata deleite em pó para doa-ção a instituições so-ciais filantrópicas atra-vés do Banco Rio deAlimentos.

Duas leis, a estadu-al 6.400, de 5 de marçode 2013, e a municipal2.963/2012, determi-nam que os condomí-nios residenciais, co-merciais e mistos reali-zem periodicamente avistoria de estruturas,fachadas, empenas,marquises, telhados eaté contenção de en-costas, além das ins-talações elétricas e hi-dráulicas e as condi-ções de prevenção deincêndio em todos osCondomínios.

Essas leis aindadependem de regula-mentação, mas inde-pendentemente disso,é recomendável que osCondomínios promo-vam a autovistoria dosimóveis, contratandoespecialistas credenci-ados pelo ConselhoRegional de Engenha-ria e Arquitetura (Crea-RJ). A medida é impor-tante, pois visa garan-tir a segurança prediale evitar que síndicossejam responsabiliza-dos em caso de aci-dentes, incêndio ouprejuízos a terceiros.

Niterói recebe o primeiro participantedo Programa Mais Médicos

Moradores, comercian-tes e empresários de Pendo-tiba fazem nova manifesta-ção para protestar contra aviolência e cobrar das auto-ridades mais segurança. Napróxima sexta feira (08) elesvão se concentrar na Câma-ra de Vereadores, onde ha-verá audiência pública apartir das 17h.

Do lado de fora, denun-ciarão o descaso da Prefei-tura e do Governo do Esta-do. “A única política aceitá-vel é a de tolerância zerocom o crime. Todos sabemque existem bandos de cri-minosos ocupando territó-rio nas comunidades de Ni-terói e São Gonçalo. En-quanto esses criminososnão forem presos, a regiãonão terá paz. É inconcebí-vel que o Estado com todoaparato que tem, não consi-ga prender esses crimino-sos. Em caráter definitivo,Pendotiba necessita de umplano de segurança perma-nente do 12º BPM. Só as-sim o trabalho terá continui-dade”, destaca Bruno Rizzo,presidente da Associaçãode Moradores e Amigos doJardim América.

“Precisamos que o 12ºBPM aumente o número depoliciais nas ruas e nos pro-teja de fato. Na reunião emagosto, o prefeito RodrigoNeves prometeu providen-ciar patrulhamento ostensi-vo com 50 policiais contra-tados pelo PROEIS. Alémdisso, os comandantes do12ºBPM e do 7ºBPM prome-teram 25 policiais de cadabatalhão para reforçar o po-liciamento no bairro. Temhavido operações na Estra-da Caetano Monteiro, maso reforço prometido nãochegou. Também não foramfeitas as operações para re-primir o crime organizadoque está vindo do Rio paraNiterói, desde a implantação

das UPPs. Estamos encur-ralados e com medo”, com-pletou Anne Frank, vítimade dois assaltos seguidos euma das fundadoras dogrupo AME PENDOTIBA.

No mês passado, umidoso de 78 anos foi mortoao reagir a assalto ao sítioem que morava. A popula-ção já fez diversas passea-tas e agora espalhas faixase outdoors para denunciaro problema. A principal rei-vindicação é a criação deuma companhia Indepen-dente da PM para a região,juntamente com um plane-jamento de segurança queseja executado independen-temente da rotatividadedos comandantes do 12°BPM. “Não existe seguran-ça sem a presença da polí-cia e ela precisa melhorar oatendimento, tanto na co-municação, como na efici-ência e pronta resposta,além de combater interna-mente a corrupção”, ressal-tou Philip Glass, moradorde Pendotiba e amigo deuma das vítimas brutalmen-te assassinadas.

Clínico geral seformou na Espanhae trabalhará noMédico de Famíliada Vila Ipiranga

O prefeito de Niterói,Rodrigo Neves, e o secretá-rio municipal de Saúde, Chi-co D’Angelo, receberam natarde desta quarta-feira (30/10) o médico Alexandre Bar-reto, de 48 anos, que acabade chegar da Espanha paratrabalhar na cidade peloprograma Mais Médicos, doGoverno Federal. O clínicogeral é niteroiense, masmora na Europa há 15 anos,onde se formou. A partir domês de novembro, ele aten-derá à população no Médi-co de Família da Vila Ipiran-ga, no Fonseca.

“Nós estamos muito ani-mados com a chegada doAlexandre, que tem experi-ência e conhecimentos quevão contribuir para a nossarede de saúde. Niterói tem a

maior quantidade de médi-cos por habitante do Esta-do, mas decidimos partici-par d programa Mais Médi-cos para ampliar o atendi-mento em algumas regiõescom maior vulnerabilidadesocial da cidade, como é ocaso da Vila Ipiranga”, afir-mou Chico D’Angelo.

“Por causa principalmen-te dos problemas de gestãodos últimos quatro anos,consideramos importanteparticipar do Programa MaisMédicos. Nosso objetivo édevolver o protagonismo deNiterói na área da saúde pú-blica, e garantir à populaçãomais humilde atendimento dequalidade. Esta semana, vi-sitei A Policlínica do Largoda Batalha com o secretárioChico D’Angelo e vimoscomo as pessoas estão feli-zes com o tratamento quetêm recebido. Em dezembro,começamos a obra do Car-los Tortelly, com investimen-to total de cerca de R$ 3 mi-lhões. A saúde é uma priori-dade”, disse o prefeito, Ro-drigo Neves.

Recepcionado na últimasemana pelo Ministro daSaúde, Alexandre Padilha -que elogiou o modelo deMedicina da Família adota-do por Niterói -, o médicoconheceu nesta quarta-fei-ra a unidade em que irá atu-ar, além dos módulos doMédico de Família do Viço-so Jardim, e da Leopoldina,no Barreto. Formado em2003 pela Universidade deExtremadura, na cidade es-panhola de Badajoz, o es-pecialista está concluindoum treinamento do Ministé-rio da Saúde para se apre-sentar ao trabalho. O primei-ro profissional do ProgramaMais Médicos a atuar emNiterói está feliz com o re-torno à sua cidade natal.

“O Mais Médicos é re-almente um projeto interes-sante, que vai ajudar a po-pulação. Estou sinceramen-te feliz e animado. Gostei dasunidades que visitei, prin-cipalmente a da Vila Ipiran-ga, que me pareceu maismovimentada e dinâmica”,comemorou.

Janaina Gouvea

O médico Alexandre Barreto (e), prefeito Rodrigo Neves e o secretário Chico D’Angelo

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 9Arte & Espetáculo

Orquestra Aprendiz apresentaconcerto no Teatro Municipal

Artista gaúcho expõe aquarelassobre a “cidade sorriso”

CineMúsica estreia dia 7 comdocumentário “Os Doces Bárbaros”

A mostra “Niterói - Cida-de ilustrada”, com aquarelaso artista plástico e ilustradorgaúcho Joaquim da Fonsecaterá vernissage no Solar doJambeiro, no dia 4 de novem-bro, segunda-feira, às 19h. Aexposição, que ficará em car-taz até o dia 30 de novembro,faz parte da grande programa-ção cultural que será realizadapela Prefeitura de Niterói, atra-vés da Secretaria Municipal deCultura e da Fundação de Artede Niterói para celebrar os 440anos da cidade.

Quem passar pelo Solardo Jambeiro vai poder confe-rir uma coletânea com cercade 60 aquarelas que registramrelíquias arquitetônicas, prai-as, colônias de pescadores,igrejas centenárias, rodas desamba e o dia a dia da popula-ção da de Niterói. As obras,reproduzidas com muita sen-sibilidade pelo artista gaúcho,apresentam a Cidade Sorrisoem ângulos pouco exploradose resgata nos niteroienses oprazer de admirar suas bele-zas e seu cotidiano.

Entre as paisagens natu-rais que encantaram o ilustra-dor estão as praias da Região

Oceânica e a orla de São Fran-cisco. A colônia de pescado-res de Jurujuba, as interven-ções arquitetônicas de OscarNiemeyer, como o MAC e oTeatro Popular, além do pró-prio Solar do Jambeiro, tam-bém foram registrados porFonseca.

Sobre o artista: Joaquimda Fonseca nasceu em Ale-grete, em 1935. É artista plásti-co, designer gráfico e profes-sor universitário. Publicouvários livros sobre viagens edesign gráfico. Em parceriacom o escritor Luís FernandoVerissimo, publicou os livrosda série “Traçando” sobreMadri, Nova York, Porto Ale-gre, Roma, Japão e Paris. Comoartista, Joaquim da Fonseca se

expressa principalmente pelodesenho e aquarela. “Encon-trei na aquarela a possibilida-de de registrar e documentaras impressões da paisagem li-torânea, urbana e rural que meinteressam, procurando explo-rar os sentidos espaciais dedistância e profundidade queos recursos de transparênciadessa técnica proporcionam”,relata o gaúcho, que há qua-tro anos reside em Brasília.

“Niterói - Cidade ilustrada”De 5 a 30 de novembro,sempre de terça a domingoHorário: das 10h às 18hEntrada francaSolar do JambeiroRua Pres. Domiciano, 195Informações: (21) 2109-2222

A Orquestra SinfônicaAprendiz (OSA) apresentaconcerto de Gala Lírica, noTeatro Municipal de Niterói,nesta terça-feira (05) às 20h.A abertura do evento seráfeita pela Orquestra do Fortede Copacabana, especial-mente convidada, e pela Or-questra de Sopros do Progra-ma Aprendiz.

Conduzida pelo maestroEvandro Rodriguese e peloauxiliar Gabriel Dellatorre, aOrquestra Aprendiz, que teráClhistynnine Álice ao piano,vai apresentar um repertóriode árias de Ópera, que conta-rá com a participação dos can-tores líricos convidados Fer-nando Portugal, Loren Vandal,Martin Fernandez, Grace deCastro e Allan Souza.

No programa, óperascomo “O Barbeiro de Sevilha”(G.Rossini), “Guillaume Tell”(G. Rossini), “A Flauta Mági-ca” (W. A. Mozart), O mio ba-bbino caro – ária da ópera“Gianni Schicchi” (G. Puccini),La fleur que tu m’avais jetée -ária da ópera “Carmen” (G. Bi-zet), Brindisi (Libiamo ne’ lieticalici) - da ópera “La Travia-ta” (G. Verdi), entre outras.

O espetáculo é uma reali-zação do Instituto MemóriaMusical Brasileira – IMMub,em parceria com a SecretariaMunicipal de Cultura e a Fun-dação de Arte de Niterói –FAN. A coordenação artísti-co-pedagógica será assinadapelos professores Daniel Oli-veira, Grace de Castro e Már-cio Carvalho.

O Núcleo de ProduçãoDigital de Niterói (NPD) dá iní-cio à sua sessão “CineMúsi-ca” com a exibição no seucineclube do documentário“Os Doces Bárbaros”, dirigi-do por Jom Tob Azulay. Ofilme será apresentado no dia7, quinta-feira, às 17h30, comentrada gratuita.

O documentário registraa turnê de shows “Os DocesBárbaros”, que aconteceu em1976 em comemoração aosdez anos de carreira individu-al de Caetano Veloso, GalCosta, Gilberto Gil e MariaBethânia. Foi uma turnê desucesso que se iniciou porSão Paulo e passou por Cam-pinas e Curitiba, mas foi in-terrompida por um incidentepolicial em Florianópolis, en-volvendo Gil e um flagrantede maconha. Ainda em plenaditadura militar, o caso tomouproporções desmedidas, le-vando Gil à prisão, julgamen-

to e internamento em clínicade desintoxicação.

“Os Doces Bárbaros”apresenta depoimentos dosgeniais baianos, cenas debastidores, o julgamento de Gile impagáveis números musi-cais. Versão integral de 104 mi-nutos sem os cortes da Cen-sura Federal, que o filme so-freu na época do seu lança-mento, em 1978.

O NPD faz parte do pro-grama Olhar Brasil, sendo re-sultado da parceria entre aPrefeitura Municipal de Ni-terói, através da Secretaria deEducação, Ciência e Tecno-logia, e a Secretaria de Audi-ovisual do Ministério da Cul-tura (SAV/Minc). No âmbitodo município de Niterói, onúcleo está ligado ao Progra-ma Niterói Digital.

O Núcleo de ProduçãoDigital de Niterói (NPD) ficana rua Visconde de Uruguai300, centro de Niterói.

O casamento daDona Baratinha

Dona Baratinha estávarrendo o seu jardim e,de repente, acha uma lin-da caixinha que, para asua surpresa, está cheiade moedas de ouro.Como ela é solteira, pen-sa logo em se casar e mo-rar numa casa bem boni-ta. Coloca anúncios pelafloresta, rádios, jornais e,por último, canta uma lin-da canção que sua mãelhe ensinou para atrair ospretendentes. Logo apa-rece a bicharada, e todosquerem casar com a Bara-tinha da Silva Só. Ela fazperguntas, dança com to-dos e acha muito difícil es-colher o noivo, mas, parasua surpresa, surge emsua frente dom João Ra-tão. Será que Dona Bara-tinha vai aceitar?

Teatro AbelDe 2 a 10 de novembroSáb e Dom às 17hPreço: R$ 40,00 - LivreRa Mário Alves, 2Telefone: 2195-9800

Pianistaniteroiense seapresenta noMunicipal

O Teatro Municipalde Niterói recebe no dia6, às 20 horas, o pianistaniteroiense Felipe Naimque irá apresentar umconcerto com peças deFranz Schubert, RobertSchumann, FredericChopin, Joseph Haydn,Ludwig Van Beethovene o brasileiríssimo HeitorVilla-Lobos.

Formando em pianoclássico pelo Conserva-tório de música do Esta-do do Rio de Janeiro, ten-do como mestras CellyPeriard e Ísis Machado,Felipe Naim, de 17 anos,foi detentor de prêmiosem competições em SãoJoão da Madeira, Portu-gal em 2008, Viena, Áus-tria em 2009 e Curitiba,Paraná em 2010.

Ingresso a R$ 20. Clas-sificação etária: Livre (cri-anças menores de 10anos, acompanhadasdos responsáveis)

Teatro MunicipalR XV de Novembro 35,Tel: (21) 2620-1624

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Geral

Recadastramentobiométrico temprazo prorrogadopara dia 14

O Tribunal Regional Eleitoraldo Rio de Janeiro prorrogou o pra-zo de encerramento do recadastra-mento biométrico de Niterói até odia 14 de novembro. A data limitefoi estendida em função do gran-de número de eleitores que aindaprecisa fazer o recadastramento, emtorno de 100 mil pessoas. Quemnão realizar o procedimento terá otítulo de eleitor cancelado. Além denão poder votar nas próximas elei-ções, ficará impedido de tirar pas-saporte e CPF, tomar posse emconcurso público, obter emprésti-mos em bancos oficiais, receber re-muneração (se for funcionário pú-blico) e renovar matrícula em esco-las e universidades oficiais.

O TRE-RJ montou quatropostos para atender a popula-ção. Além disso, dois ônibus doTRE-RJ permanecerão, até o fi-nal do prazo, no Horto do Barre-to, Zona Norte de Niterói, paraatender eleitores de segunda asexta-feira, das 9h às 17h. Até omomento, 299.665 mil eleitoresfizeram o recadastramento.

Documentos necessários -Para fazer o recadastramento, oeleitor deverá levar identidade,comprovante de residência atual,título de eleitor e CPF, se possuir.No caso de nova inscrição, os elei-tores do sexo masculino maioresde 18 anos deverão levar tambémo comprovante de quitação mili-tar. O recadastramento é obriga-tório inclusive para os eleitorescujo voto é facultativo, como osmenores de 18 anos, os maioresde 70 anos e os analfabetos.

Onde se recadastrar:- Ginásio do Caio Martins das

9h às 17h, de segunda a sexta-feira,e sábados e domingos, das 9h às14h (com ou sem agendamento).

- Central de Atendimento aoEleitor: Rua Visc. de Sepetiba,987, fundos, Centro, das 11h às19h, de segunda a sexta-feira(com ou sem agendamento).

- Fórum da Região Oceânica:Estrada Caetano Monteiro, s/n,Pendotiba, das 11h às 18h, desegunda a sexta-feira (apenascom agendamento).

- Centro Cultural da Justiça Elei-toral: Rua dos Mercadores, 5, Cen-tro do Rio, das 11h às 19h. Próximoao Centro Cultural Banco do Brasil(CCBB) (apenas com agendamento).

- Ônibus da Justiça Eleitoral: Par-que Municipal Palmir Silva (Hortodo Barreto), na Avenida Luiz Palmi-er, zona norte de Niterói, das 9h às17h, de segunda a sexta-feira.

Onde agendar:Site: www.tre-rj.jus.br/bio-

metria. Central de atendimento:(21) 2524-4777