gazeta microrregional - jornalgazetadovale.com.br · constituída cada casa: santa rita do sapucaí...

16
Gazeta Microrregional Paraisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves. Edição 45 - 22 de janeiro de 2015 - Ano 01 - Distribuição Gratuita SAPUCAÍ-MIRIM ACOSM fecha 2014 como campeã em duas compeções. PÁG. 14 PARAISÓPOLIS Policlínica é inaugurada. PÁG. 04 POLÍTICA Câmaras Municipais elegem suas novas mesas diretoras. PÁG. 03 GONÇALVES 16ª edição do Projeto ‘Pé na Bola cabeça na Escola’ é um sucesso. PÁG. 14 Ao final de 2014, a Prefeitura Munici- pal realizou a inau- guração da Poli- clínica Municipal Sebasão Bizarria. Diversas autorida- des compareceram ao evento. O início deste novo ano foi de mudanças nas Câmaras Mu- nicipais da região, que elegeram suas novas mesas direto- ras. Em algumas cidades, o mandato será de dois anos; já em outras, apenas neste ano. Parabéns, Paraisópolis! Cidade completa 142 anos de emancipação no próximo dia 25. Diversas atrações estão sendo programadas para celebrar a data. Confira nosso especial. Págs. 05 a 13

Upload: ledang

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gazeta MicrorregionalParaisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves.

Edição 45 - 22 de janeiro de 2015 - Ano 01 - Distribuição Gratuita

SAPUCAÍ-MIRIMACOSM fecha 2014 como campeã em duas competições. PÁG. 14

PARAISÓPOLISPoliclínica é inaugurada. PÁG. 04

POLÍTICACâmaras Municipais elegem suas novas mesas diretoras. PÁG. 03

GONÇALVES16ª edição do Projeto ‘Pé na Bola cabeça na Escola’ é um sucesso. PÁG. 14

Ao final de 2014, a Prefeitura Munici-pal realizou a inau-guração da Poli-clínica Municipal Sebastião Bizarria. Diversas autorida-des compareceram ao evento.

O início deste novo ano foi de mudanças nas Câmaras Mu-nicipais da região, que elegeram suas novas mesas direto-ras. Em algumas cidades, o mandato será de dois anos; já em outras, apenas neste ano.

Parabéns, Paraisópolis!

Cidade completa 142 anos de emancipação no próximo dia 25. Diversas atrações estão sendo programadas para celebrar a data. Confira nosso especial. Págs. 05 a 13

OPINIÃO Edição 45 - 22/01/201502 Gazeta MicrorregionalEditorial

Parabéns, Paraisópolis!Completar 142 anos é

motivo de alegria. Ainda mais quando se trata de uma cidade que vem se desenvol-vendo neste período todo. Paraisópolis é, sem dúvida, uma cidade com um grande potencial de crescimento.

Quando chegamos aqui, há mais de um ano, perce-bemos que tínhamos feito a aposta certa. Encontramos pessoas queridas, que logo se tornaram nossos amigos; en-contramos um mercado for-te, promissor, que percebe o quão importante é divulgar sua marca para fora. Hoje, a

cidade é um polo comercial.Mas não é só isso que

atrai a atenção nesta ‘cidade dos ventos’. Paraisópolis cati-va por suas belezas naturais, arquitetônicas e organização urbana. Belas praças, monta-nhas e cachoeiras, sem con-tar a existência do lago mais alto do país. Um clima perfei-to para quem quer tranquili-dade e qualidade de vida.

Outro ponto positivo nesta cidade são as pes-soas: acolhedoras, solidá-rias, companheiras, que não medem esforços para ajudar a quem mais ne-

cessita e a promover a ci-dade. E, nesta edição, tra-zemos de forma especial alguns destes grupos que, de alguma forma, fazem este trabalho. É muito im-portante que estas pesso-as recebam o devido reco-nhecimento e apoio para que continuem a realizar suas atividades.

Sabemos que proble-mas são muitos, e são ine-vitáveis. Mas se cada um fizer a sua parte, contri-buirá para melhorar ain-da mais aquilo que já está bom e fazer com o que não

está, possa ficar. A cidade é cada um de nós, faze-mos parte dela.

P a r a b é n s , Paraisópolis. Pa-rabéns, cidadão paraisopolense. Vocês merecem esta festa.

Estação de Paraisópolis, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

UM POUCO DE HISTÓRIA...HISTÓRICO DA LINHA: As informações dão conta da

sua construção por volta de 1912. A linha saía da estação de Piranguinho. O ramal foi desativado em

22/05/1964. A ESTAÇÃO: A esta-

ção de Paraisópolis foi inaugurada em 1912, mas o prédio atual, mui-to bonito, somente foi aberto em 1914, con-forme dístico, que tam-bém mostra o nome da RMV - que somente as-sumiu a estação e a li-nha em 1931. O nome da cidade durante a cons-trução era São José do Paraíso: “Prosseguem com grande atividade os trabalhos de constru-ção do ramal ferreo que a Companhia Sapucahy está construindo do Pi-ranguinho a São José do Paraiso, passando pela villa de Vargem Grande, no Estado de Minas.

O serviço de loca-ção já se acha no lugar denominado Vera Cruz, adiante de Vargem Gran-de e duas léguas em di-recção a São José do Pa-raíso” (O Estado de S. Paulo, 9/10/1909). Era a ponta de linha do ramal.

Este foi desativado em 1964 e teve os trilhos re-tirados. Pelo menos até setembro de 1962 ainda constavam trens de pas-sageiros que faziam a li-nha Itajubá-Paraisópolis nos guias Levi.

Hoje o prédio abriga o Centro Educacional e Cultural Amilcar de Cas-tro. Do lado da platafor-ma, o pátio não era largo - provavelmente o trem manobrava mais para a frente ou para trás da estação, posto que o pá-tio era estreito pois há um desnível que desce para a rua de baixo, an-tiga, com várias casas. Como a estação era ter-minal de ramal, supõe--se que deveria existir um virador, ou triângulo em algum ponto para re-verter a composição.

“Existia mesmo um virador próximo à es-tação onde hoje há uma rua em frente a um edi-fício de apartamentos.

Esta rua foi construída bem em cima do virador que foi aterrado. Com isso revivi minhas remi-niscências de infância, pois me lembro quan-do ainda bem pequeno, na década de 1970, an-dava neste virador, que era todo cimentado, de carrinho de rolimã. Não cheguei a ver o trem fun-cionar, mas conheço as histórias de que a crian-çada da época corria para ajudar empurrar a locomotiva no virador para seguir na linha do lado contrário” (Demé-trio Mota, 06/2005).

(Fontes: Ralph M. Giesbre-cht, pesquisa local; Ricardo

P. Palma; Sud Mennucci; Helcio Jusioli Tagliolato;

Demétrio Mota; Acervo Projeto Paraisopolis His-

tórico; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; O Estado de S. Paulo,

1909; Guia Geral das Es-tradas de Ferro do Brasil,

1960; Guias Levi, 1932-65)

CIDADES 03Gazeta Microrregional Edição 45 - 22/01/2015

Câmaras Municipais conhecem seus novos presidentesDa redação*

Ao final de 2014, térmi-no do segundo biênio legis-lativo, as Câmaras Muni-cipais da região elegeram suas novas mesas diretoras. O jornal Gazeta Micror-regional fez um levanta-mento e traz como ficaram configuradas as Casas Le-gislativas da região.

O período do manda-to varia de acordo com o Regimento Interno de cada Câmara Municipal. Em algumas, o mandato é de dois anos, enquan-to em outras, a duração é de apenas um ano. Nes-te caso, ao final de 2015 uma nova eleição será realizada.

A Câmara de Conso-lação foi a única em que não obtivemos respos-ta sobre a formação da nova Mesa Diretora.

Confira como ficou constituída cada casa:

Santa Rita do SapucaíPresidente – Reinal-

do de Cássia AmaralVice-presidente –

João Paulo Sampaio1º Secretário – Ri-

naldo Duarte Teixeira de Carvalho

Cachoeira de MinasPresidente – José

Anderson da CostaVice-presidente –

João Lázaro MoreiraSecretário – Marcio

Lafaiete Pereira

Conceição dos OurosPresidente – Audi-

mor Alves VianaVice-presidente –

Ocimar Pereira de Car-valho

1º Secretário – Joci-no de Faria Rocha

2ª Secretária – Fer-nanda Michele Oliveira da Silva

ParaisópolisPresidente – Maura

Lúcia dos SantosVice-presidente –

José Benedito de Souza Mendes

Secretário – Benedi-to Elias Nogueira

GonçalvesPresidente – Ander-

son José da SilvaVice-presidente –

Aline de Barros Dias Ribeiro

1º Secretário – Már-cio Donizete de Oliveira

2º Secretário – Joeli-no da Silva Camargo

São Bento do Sapu-caí/SP

Presidente – Paulo Candido Ribeiro

Vice-presidente – Jair Matias de Oliveira

1ª Secretária – Juci-néia Aparecida Pereira

2º Secretário – Ma-teus José da Silva

Sapucaí-MirimPresidente – Wan-

derson Alessandro Ri-beiro

Vice-presidente – Roberto Carlos da Silva

Secretário – Isaac Borges da Rosa

ExpedienteJornal Gazeta Microrregional. Redação: Avenida Tiradentes, 250, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000. Telefone: (35) 3431-6262 | E-mail: [email protected] | Comercial: [email protected] | www.jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira | Reportagens: Carla Barbosa | Jornalista Responsável: Luis Cesar da Fonseca (Mtb 09485 JP-MG) | Arte final: Clauber Magalhães. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, ne-cessariamente, a opnião deste veículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes. | Representante comercial: Gerson Oli-veira (35) 9917-2890.Circulação quinzenal / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG Telefone: (35) 3421-4896Área de abrangência do jornal: Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Parai-sópolis, Consolação, Gonçalves, Santa Rita do Sapucaí, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí

CIDADES04 Gazeta MicrorregionalEdição 45 - 22/01/2015

Prefeitura de Paraisópolis inaugura Policlínica Municipal

Sebastião BizarriaDa redação*

O final do ano em Parai-sópolis foi marcado pela en-trega de um grande presente à população: a inauguração da Policlínica Municipal Se-bastião Bizarria, uma home-nagem feita ao pai do ex-pre-feito e idealizador do projeto Sérgio Wagner Bizarria. A cerimônia foi realizada na manhã do dia 30 de dezem-bro e contou com a presença de várias autoridades.

Com recursos do Gover-no do Estado, e ajuda do Mu-nicípio, no valor total de R$ 3.400.000,00, o prédio da Po-liclínica Municipal Sebastião Bizarria, que fica na Avenida José Pereira S. Dias, recebe os atendimentos da Unidade Bá-sica de Saúde, Clínica Odon-tológica e o Serviço de Saúde Mental desde o último dia 5 de janeiro. Participaram do des-cerramento da placa inaugu-ral o ex-prefeito Sérgio Wag-ner Bizarria, juntamente com sua mãe Dona Salete Bizarria, viúva do homenageado.

O deputado estadual Tia-go Ulisses (PV) parabeni-zou o prefeito Wagner Ribei-ro de Barros pela conclusão da obra e afirmou que com a inauguração um ciclo foi fe-chado, fazendo referência ao ex-prefeito Sérgio Bizarria, ao ex-secretário estadual de Saúde Marcus Pestana e ao

ex-governador de Minas Ge-rais, Antônio Augusto Anas-tasia, que em maio de 2011 esteve em Paraisópolis para anunciar a liberação de R$ 2 milhões de reais para a cons-trução da Policlínica Munici-pal de Paraisópolis.

O ex-prefeito Sérgio Wagner Bizarria disse, em seu discurso, que inde-pendente de ideais políti-cos, sempre teve boa convi-vência com o atual prefeito Wagner Ribeiro de Barros e que irá ajudar a nova ad-ministração em benefício da população do município. Agradeceu a homenagem prestada ao pai e lembrou que o projeto de lei dando o nome de Sebastião Bizarria a Policlínica Municipal par-tiu do então vereador Antô-nio Milton Cardoso.

A primeira-dama e ex-

-vereadora Isabel Cristina de Lima disse que esta data irá entrar para a história de Paraisópolis e que a união de esforços foi fundamental para a conclusão e entrega da obra à população.

Wagner Ribeiro de Bar-ros fez uma breve retros-pectiva dos últimos seis me-ses em que esta à frente da Administração. Também fez questão de falar sobre a ami-zade que tem por Sérgio Bi-zarria. Disse que toda ajuda é bem-vinda independente de partido político. Parabe-nizou todos os funcionários municipais que se “desdo-braram” para conseguir en-tregar a obra. Falou também sobre as metas que pretende alcançar em 2015.

*Com informações da ASCOM Prefeitura de

Paraisópolis

O prefeito Wagão, ao lado do ex-prefeito Bizarria e do deputa-do Tiago Ulisses, na inauguração da nova policlínica

ASCOM/PREFEITURA

ESPECIAL ANIVERSÁRIO 05Gazeta Microrregional Edição 45 - 22/01/2015

Música, cultura, tradição e esportes para comemorar os 142 anos de Paraisópolis

Carla Barbosa

Paraíso, como é carinho-samente chamada Paraisó-polis, completa 142 anos de emancipação no dia 25 de janeiro. Para comemorar, uma série de atrações foi preparada para você.

Logo no dia 18, para abrir a festa, a VI Corrida de Aniversário de Paraisó-polis, que foi disputada nos percursos de cinco e qua-

torze quilômetros. A larga-da e a chegada serão na Ave-nida Guarda Mor Carneiro, em frente ao Poliesportivo Helcias Rocha.

No dia 24 de janeiro, a banda Oba Oba Samba Hou-se, a partir das 22h.

No domingo, dia 25, acontece a 1ª Cavalgada Resgatando a Tradição. A realização do evento fica por conta da equipe ‘Os Nego Duro’, que conta com

o apoio da Prefeitura Muni-cipal. A cavalgada parte do Zé da Fazenda (próximo a rotatória Paraíso/Consola-ção), às 9h, com destino ao Pesqueiro Recanto Paraíso, prevista para o meio dia.

Em seguida a festa con-tinua com os Shows (em trio elétrico) da dupla Talis & Welintom, Júnior e Patrí-cia, além de roda de viola. No almoço tem churrasco gaúcho e porco no rolete. O ingresso antecipado custa R$10 e serão vendidos até o dia do evento na Barbea-ria Tribus e no Mercadinho Mineirinho.

Ainda no dia 25, para quem gosta de uma boa moda de viola, sertanejo raiz, poderá curtir o show de uma das duplas mais fa-mosas do Brasil, Milionário e José Rico, também a partir das 22h.

Os shows de Oba Oba

Samba House e Milionário e José Rico serão no campo de futebol São José. A entra-da será 1kg de alimento não perecível (não será aceito SAL) que serão doados para as entidades: Casa da Crian-ça, Asilo São Vicente de Pau-la, Hospital Frei Caetano e Irmandade São Francisco. Os portões do Campo de Fu-tebol estarão abertos a par-tir das 19hs nos dias dos shows.

Nos anos anteriores, as festividades e shows eram realizadas no asfalto em frente a Igreja Matriz. Po-rém, o prefeito Wagner Ri-beiro de Barros, explicou que a mudança de local foi adotada após análise do lau-do técnico de capacidade populacional realizada pela Superintendência de Enge-nharia e Projetos e indica-ção do Comandante da 264ª CIA e Tenente da Polícia Mi-

litar, Diego Marchena Valo-te. O objetivo da área maior é a segurança dos presentes e melhoria na qualidade do evento devido a demanda de público.

Algumas melhorias fo-ram apontadas pela organi-zação como, por exemplo, es-paço para deficientes físicos

e cadeirantes, praça de ali-mentação, seguranças, saída de emergências, ambulân-cias, bombeiros, banheiros químicos e do próprio local.

Não será permitida a en-trada de pessoas com cai-xa de isopor e cooler, assim como bebidas em recipiente em vidro.

Milionário e José Rico se apresentam no domingo

Oba Oba Samba House faz show no sábado

ESPECIAL ANIVERSÁRIO06 Gazeta MicrorregionalEdição 45 - 22/01/2015

União em prol do atletismo

OPIS, unindo Paraisópolis desde 1999

Carla Barbosa

Paraisópolis é repre-sentada dentro e fora do município pela ACORPA - Associação dos Corredo-res de Rua de Paraisópolis – MG. Os mais de 30 atle-tas que compõem a equipe já trouxeram grandes re-sultados e subiram diver-sas vezes no pódio mais alto das competições.

Destaque para Mara-tona de São Paulo, São Silvestre, Meia Marato-na de Buenos Aires, na Argentina, as ultramara-tonas BR 135, Bertioga, Maresias e Airton Senna. Em todas as oportuni-dades citadas, a ACORPA enviou representantes.

A ACORPA foi fundada por um grupo de 12 pes-soas em 2008 com objeti-vo de divulgar o atletismo em Paraisópolis e região.

Carla Barbosa

Muitos anos se passa-ram desde aquele primei-ro passo em direção ao “novo”. Ao �inal da década de 90, esportes eram pou-co praticados e raramente estimulados. Porém, movi-mentos sociais, voluntaria-do e iniciativas de doação à comunidade começavam a ganhar força no Brasil e ganhar adeptos.

Por que não unir os dois seguimentos e criar algo completamente ino-vador para a região? Foi exatamente isso que Régis Barros de Carvalho, �ilho de Paraisópolis e de ‘Seu Nonô’, (que por muitos anos manteve uma loja de tecidos em frente à Igreja Matriz), pensou, moldou e colocou em prática. Es-tava criado os primeiros moldes da OPIS - Olimpí-ada de Paraisópolis de In-verno e Solidariedade.

A família se mudou para Belo Horizonte quan-do os �ilhos ainda eram to-dos muito jovens, porém, nunca perderam o vínculo com a cidade natal, talvez por isso a vontade de fazer algo por Paraíso.

Em uma dessas visi-tas a Paraisópolis, foi que Régis notou a falta de op-ção para os jovens em mo-dalidades esportivas dife-rentes do futebol e decidiu criar uma gincana aliada a ações que auxiliassem às entidades �ilantrópicas da cidade. O projeto original era de integrar as entida-des ao dia-a-dia da cida-de, trazê-las para o centro para dar-lhes visibilidade. Fazer com que o cidadão comum, ao conhecer de perto o trabalho da Apae, Casa da Criança, Hospi-tal e Asilo, entendesse a importância de colaborar com as instituições.

Da mesma forma, se-

riam organizados ao longo do ano torneios e campeo-natos, que preparassem os atletas para a partici-pação na OPIS – uma for-ma de fazer com que o esporte se consolidasse como opção de lazer e de participação comunitária.

Naquela época, quem sabe Régis não tivesse a pretensão de que aque-la semente não só vingas-se como rendesse tantos frutos. A OPIS tornou-se um evento marco da ci-dade e, di�icilmente, en-contramos um cidadão paraisopolense que não tenha contribuído para a festa de alguma maneira. Seja ajudando na prepara-ção dos quitutes vendidos na praça de alimentação, seja como voluntário, atle-ta, en�im. Cada morador doa um pouquinho de si para que a festa continue. A OPIS tornou-se a princi-pal festa de Paraisópolis,

e um dos maiores eventos esportivos da região.

Competições e rivalida-de x solidariedade e união. A maneira mais fácil de descrever a Olimpíada. Em 2015 serão completados 16 anos de história e arre-cadações de fundos para as quatro instituições �ilan-trópicas da cidade: APAE, Asilo São Vicente de Pau-la, Hospital Frei Caetano e Casa da Criança. O evento é total-mente voluntário e conta com apoiadores para a re-alização. Dividida em duas partes: Festiva e esportiva, o evento acontece sempre no mês de julho, aproveitan-do o período de férias. Ao �i-nal dos jogos, no último dia de festa, durante o tradicio-nal almoço solidário, bem ao estilo mineiro, é anuncia-da a equipe vencedora.

Com informações de Márcia Maria de Souza

Hoje, sete anos de-pois, a associação já é referência na região e conquista cada vez mais espaço.

A maior dificulda-de enfrentada pelo gru-po de atletas são apoia-dores. Para se manter a ACORPA a partir de ja-neiro, conseguiu uma subvenção da Prefeitu-ra. Além disso, a equi-pe recebeu uma van do governo, o que facilita o deslocamento dos atle-tas para competições. O site da associação é mantido por meio de pa-trocinadores.

José Antônio é um dos mentores do proje-to. Aos 56 anos é o cor-redor mais velho e pra-tica o esporte há seis anos. O mais novo in-tegrante é o Wagner de apenas 12 anos.

ESPECIAL ANIVERSÁRIO 07Gazeta Microrregional Edição 45 - 22/01/2015

Um dos melhores cafés do mundo é paraisopolenseCarla Barbosa

A agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço na economia mundial. Mas não é preciso ir longe para co-nhecer como é dado o proces-so de cultivar alimentos sem o emprego de agrotóxicos.

Em Paraisópolis encon-tramos a Fazenda Santa Te-rezinha, no bairro do Jacinto, há apenas 12 km da cidade. A fazenda é propriedade da fa-mília Almeida, reconhecidos produtores de café. Quem nos apresentou o cultivo do café orgânico foi um dos her-deiros, o agrônomo Paulo Sérgio de Almeida.

Ele conta que é produ-tor de café desde 1980, além de criador de gados e por-cos. Por volta de 1998, foi que o rumo da produção ca-feeira em sua fazenda come-çou a mudar. O investimento maciço na produção orgânica apresentou grande retorno, e hoje o café produzido na fa-

zenda Santa Terezinha é co-nhecido mundialmente.

Entre as variedades pro-duzidas destacam-se Bour-bon Vermelho, Catucai Ama-relo, Mundo Novo e Catuai Amarelo, espalhadas em 68 hectares de terra.

A compostagem utilizada na fertilização é uma mistura dos dejetos provenientes da suinocultura e do gado, além de um fertilizante em pul-verização extraído do peixe, germe de trigo, farelo de soja, entre outros.

Em outubro de 2001 seu café ganhou seu primeiro prêmio, ficando em 1° lugar no concurso da Associação Brasileira de Cafés Especiais, recebido na sede da Socieda-de Rural Brasileira, em São Paulo. No ano seguinte ficou novamente entre os primei-ros, sendo dele o 3° lugar, e assim vem acontecendo nos últimos anos.

A propriedade recebe du-

rante o ano todo visitas de produtores, estudantes de todo o Brasil e comprado-res de café do exterior que querem colher o grão da fa-zenda Santa Terezinha. Re-centemente, visitantes da Dinamarca, Eslováquia, Ale-manha e um barista do Rio de Janeiro, que provaram do seu café em Poços de Caldas, vieram até Paraisópolis espe-cialmente para conhecer sua produção.

Atualmente suas maiores exportações internacionais são para o Japão e EUA, e no mercado interno para cafete-rias de São Paulo, Curitiba, Rio Grande do Sul.

Por que seu café é dado como um dos melhores do mundo? Paulo Almeida expli-ca: “fazemos colheita seletiva e seca em estufas em terrei-ros suspensos. Não produzi-mos apenas um café saboro-so, produzimos um café de altíssima qualidade”.

ESPECIAL ANIVERSÁRIO08 Gazeta MicrorregionalEdição 45 - 22/01/2015

O Paraíso que você quiserCarla Barbosa

Quem pensa que em Pa-raisópolis só se encontra tranquilidade e sossego, está muito enganado. Há cinco anos, lugares até então pou-co explorados ganharam ou-tra função e hoje a cidade já é reconhecida, também, por ser palco de esportes radi-cais e de aventura.

Minas Gerais pode não ter mar, mas, isso não im-pede a região de ser destino turístico cativo.

Um Paraíso rodeado de verde, localizado às margens do Rio Sapucaí e aos pés do Pico do Machadão, que sus-penso nas rochas há 1500 metros de altitude observa do alto a bela Paraisópolis e esconde a represa arti�icial mais alta da América Latina.

São peculiaridades que fazem desse Paraíso a mo-rada de aventureiros.

Então, “pé na estrada” que a diversão vai começar!

Terrenos até então pou-co explorados, mas, que des-de 2010 encontrou na garra e determinação de um jo-vem amante dos esportes, o caminho para o turismo de aventura. Thiago Messias deixou para trás a estabili-dade do emprego como en-genheiro civil em São José dos Campos/SP e retornou à cidade natal, onde reali-zou o sonho antigo de abrir

as portas de uma agência de esportes, a ‘Radicais Livres Aventuras’, juntamente com seu irmão Lucas Messias.

Muito trabalho até ca-talogar todos os pontos, disponibilizar os esportes, treinar e capacitar instru-tores, adquirir e organizar os equipamentos, até que no dia oito de dezembro de 2012, �inalmente o pontapé inicial estava dado.

São inúmeras as opções: mountain bike (passeios e provas), canoagem, rapel, trilhas, voo livre, passeio de buggy, escalada e expedi-ções para cavernas.

O sonho de Thiago foi in-terrompido por um acidente fatal, em setembro de 2013. Mas a família conduz �iel-mente o legado do esportista.

Em cada nova atividade realizada pela equipe, cada novo membro, novo desa�io, nova aquisição, seu nome é lembrado como mentor.

Hoje a Radicais é consti-tuída por cinco instrutores capacitados e vários colabo-radores. Por esse e outros tantos motivos, Paraíso ain-da tem muito o que oferecer. Basta explorar!

Radicais terá clube de voo em Paraisópolis - O au-mento signi�icativo no nú-mero de pilotos em Paraisó-polis, fez despertar também o desejo ter um clube de voo só de Paraíso. Para isso, os

pilotos da cidade se uniram e estão prestes a fundar o CPVL (Clube Paraisópolis de Voo Livre).

Além de difundir, orga-nizar, colaborar com outras associações, o clube se pro-põe a disseminar a prática dos esportes praticados lon-ge da terra �irme, em todo território nacional. A inicia-tiva irá colaborar com os in-teresses em comum aos pra-ticantes do voo livre e, claro, incentivar o turismo na cida-de de Paraisópolis.

Para manter o CPVL será cobrada uma mensa-lidades dos associados, do-ações de pessoas �ísicas ou jurídicas, doações de Orga-nizações Não Governamen-tais, subvenções, patrocí-nios também serão aceitos, além da arrecadação por meio de eventos.

Todo novo passo da equi-pe de radicais só é possível porque, lá atrás, um sonha-dor começou a caminhar. Por isso o símbolo do CPVL foi desenvolvido em home-nagem a Thiago Messias, só-cio fundador da Radicais. O esportista com certeza se espelhou em grandes nomes e passou a amar o voo tendo como modelo Sr. Felipe Wa-sser, que também terá sua lembrança na logo. Wasser é conhecido como um dos pioneiros do voo livre de asa delta no Brasil.

ESPECIAL ANIVERSÁRIO 09Gazeta Microrregional Edição 45 - 22/01/2015

ONG ‘Resgate Quatro Patas’ salvando vidas

Carla Barbosa

É fácil se comover diante de um animal abandonado, difícil é abdicar de seus afa-zeres para ajudar e tomar a iniciativa de defender. Dian-te disso, surgem verdadeiros anjos para o indefeso mundo animal: os voluntários.

A ONG ‘Resgate Quatro Patas’ surgiu em Gonçalves e hoje estende seus projetos para Paraisópolis por meio de parceiros e protetores.

O trabalho é realizado desde 2013 e hoje, três anos depois do pontapé inicial, es-tima-se que mais de 200 ani-mais já tenham sido adotados por meio da organização.

Dezenas de animais são resgatados pela equipe, cui-dados e encaminhados para adoção. Mas, o trabalho não é simples. Não basta amor e carinho. É preciso incentivo financeiro para arcar com

as despesas que não são baratas. Os integrantes da ONG se viram como podem e arrecadam dinheiro com a venda de camisetas, adesi-vos, artesanatos, bazares ou até mesmo ‘vaquinha’.

Os próprios protetores mantêm animais em casa, como é o caso da Thay-nara Siqueira, presiden-te da ONG. Ela é bióloga, com especialidade em fau-na, e atualmente cuida de 16 animais na própria casa, entre cães e gatos. Outra amiga dos animais é An-dressa Rosa, vice-presiden-te da ONG, que divide seu espaço com 30 animais.

Em lares temporários e sob os cuidados da ONG, hoje existem pelo menos 40 animais aguardando uma adoção.

A partir das iniciativas do Resgate Quatro Patas, o grupo de voluntários con-

seguiu conquistar não só espaço como também cre-dibilidade perante a Pre-feitura e a população e hoje o apoio é muito maior. As principais contribuições são na busca de soluções e castrações.

A última ideia coloca-da em prática foi a ‘cãomi-nhada’, realizada em de-zembro. Foram cerca de 50 animais que desfilaram pelas ruas da cidade. A or-ganização ficou por con-ta da ONG que contou com apoio e patrocínio.

Se você gostaria de ajudar de alguma for-ma ou adotar um animal, entre em contato com os representantes pelo e--mail: [email protected] ou pela página da ONG no facebook.

Ajude os voluntários a resgatar mais vidas!

FOTOS: DIVULGAÇÃO

CIDADES10 Gazeta MicrorregionalEdição 45 - 22/01/2015

Quitute caipira de dar água na boca

Carla Barbosa

Imagine uma mas-sa feita com carinho e farinha de milho... Na gordura fervendo, deli-ciosos bolinhos caipira ganham uma cor doura-dinha e aquecem o re-cheio de carne moída.

Hummm, deu água na boca né?

A pioneira e referên-cia de Paraisópolis no preparo desse quitute é dona Nelly. Há 20 anos ela inventou sua pró-pria receita. Inteligente e curiosa, ela ouviu fa-lar sobre tal bolinho lá do Vale do Paraíba e fez testes até chegar à re-ceita que encanta e vi-cia o paladar.

Atualmente, com o au-mento na demanda, o Bo-linho Caipira passou a ser industrializado. Rudney aprendeu o ofício com a mãe e hoje contribui fa-zendo o recheio e a mas-sa. Nelly fica com a parte da produção.

São produzidos boli-nhos de dois tamanhos e a média de produção por dia é de 400 unida-des do pequeno. O maior é feito apenas em festas ou sob encomenda. O auge da produção é du-rante as festas juninas e quermesses. Esse perío-do vai de março até ju-lho e a produção chega a 15 mil unidades.

A produção de boli-nhos virou negócio sé-rio e os congelados são vendidos até mesmo em

São José dos Campos/SP e Gonçalves/MG.

Rudney conta que diversos turistas já se apaixonaram pelo sa-bor e f izeram questão de levar algumas uni-dades embora.

Com a prática, in-gredientes de qualida-de e com muita paciên-cia chegaram ao ponto ideal da massa, o que é o mais dif ícil na produ-ção do bolinho.

O pastel do merca-do que se cuide, porque o consumo do bolinho caipira só aumenta. Brincadeiras à parte, claro que os dois têm lugar cativo.

Para aumentar ainda mais o prestigio, o segre-do da receita é guardado a sete chaves. Apenas ela e o filho sabem preparar da maneira atual.

Aos 78 anos, dona Delly esbanja carinho e dedicação na produção do maravilhoso Bolinho Cai-pira, sempre com alegria e disposição.

ESPECIAL ANIVERSÁRIO 11Gazeta Microrregional

6ª Corrida de Aniversário de Paraisópolis bate recorde de público

Éverton de Assis

No dia 18 de janeiro foi realizada a 6ª Corrida de Aniversário de Paraisópo-lis. O evento ganhou várias novidades, como alteração no percurso original, cria-ção de mais modalidades e novo local para realização. A corrida é um dos atra-tivos de comemoração ao aniversário da cidade, que completa 142 anos no dia 25 de janeiro.

As corridas da cidade de Paraisópolis sofreram várias mudanças de nomes

e tamanhos ao longo dos anos, e hoje ela é planeja-da para acontecer nos dias próximos a data de aniver-sário da cidade. Mas sua característica principal não tem como ser mudada: os morros, a variedade de solos e as belas paisagens é o charme da corrida que marca a abertura das cor-ridas anuais.

O percurso original de 15 km teve redução em um quilômetro, passando para 14 km e foi tirado um aclive nos trechos finais que di-ficultava os atletas. Outra

novidade muito esperada foi a criação das corridas de 5 km, kids e a caminhada.

O palco do evento foi montado em frente ao Complexo Esportivo El-cias Rocha, o novo lo-cal foi motivado pela fa-cilidade de transitar e o grande local para estacio-namento, além da gran-de quantidade de banhei-ros, guarda volumes e uma quadra coberta para qualquer eventualidade.

O destaque maior do evento ficou com o apoio dos voluntários, que fi-

Edição 45 - 22/01/2015

zeram com que ele tenha sido um grande sucesso. A corrida teve homena-gem póstuma ao corredor Adão Vilela, sempre pre-sente nas corridas da re-gião, que faleceu uma se-mana antes da prova. O número de peito 01 foi co-locado em seu nome e seu filho usou na corrida em

sua homenagem. Também foi respeitado um minuto de silêncio e lido um texto em sua homenagem.

A corrida foi ideali-zação da Prefeitura Mu-nicipal de Paraisópolis e da Associação de Corre-dores de Rua e Ciclistas de Paraisópolis (ACOR-PA). Os campeões gerais

foram: Raquel Aparecida Pereira – Equipe ACOR-PA (5km feminino),Gabriel Felipe de Castro – Equipe ACOSM (5km masculino), Maria José da Silva Quei-roz – Equipe Smel (14km feminino) e Raimundo dos Santos Mourão – São José dos Campos/SP (14km masculino).

Foto Pâmela Oliveira

Atletas largando nos 14 km e 5 km

ESPECIAL ANIVERSÁRIO12 Gazeta Microrregional

PM e seguranças privados vão reforçar segurança na

festa de aniversárioDa redação*

Representantes da Polícia Militar e da co-missão organizado-ra discutiram na ma-nhã de quinta-feira, 15, o esquema de segurança para a festa de aniver-sário, que acontece nos dias 24 e 25, no campo de Futebol.

Além do reforço no efetivo, de aproximada-mente 30 policiais, para o policiamento ostensi-vo dentro e fora do Cam-po de Futebol, a PM terá uma torre de observa-ção no meio do campo. Já os seguranças priva-dos, em conjunto com a PM e PM feminina, irão fazer a revista pesso-al. A PM pede à popula-ção que não levem ob-jetos pontiagudos como chaveiros, canivetes e prendedores de cabelo tipo “bico de papagaio”, entre outros, pois serão recolhidos pela PM.

A Travessa Ananias Simões de Almeida, Rua Silviano Brandão, que fi-cam no entorno do Cam-po de Futebol e a Ave-nida Rio Branco serão interditadas. Apenas ve-ículos da PM, Ambulân-cia, Bombeiros e Conse-lho Tutelar terão acesso.

O encontro aconte-ceu na Prefeitura Muni-cipal e foi coordenado pelo prefeito, Wagner Ribeiro de Barros. Re-presentantes da 264ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, da Po-lícia Civil, do CONSE-PP, do Conselho Tutelar, Bombeiros, Engenharia Municipal, Secretária Municipal de Saúde par-ticiparam do encontro.

O prefeito lembra que o encontro é mais uma ação de planeja-

Edição 45 - 22/01/2015

mento e organização dos festejos alusivos aos 142 anos de Paraisópo-lis. “Já tivemos uma reu-nião para definir a for-ma de participação das entidades que irão fazer o recolhimento do quilo e agora estamos tratan-do das questões de se-gurança, especialmente nos dias de shows, quan-do há uma grande aglo-meração de pessoas”, afirma Wagner Ribeiro de Barros, informando que os cadeirantes e seu acompanhante (apenas um) terão uma entrada exclusiva e que ficarão próximo ao palco.

Além da contratação de seguranças priva-dos, também serão uti-lizados os seguranças municipais aumentan-do ainda mais o efeti-vo e reforçando a segu-rança nos dois dias de festa. “Esperamos que tudo transcorra dentro da normalidade. É um evento que vai atrair um grande número de pessoas de Paraisópo-lis e da região. Esta-mos buscando fazer o planejamento adequa-do, contando com o im-portante e fundamental apoio das Polícias Mili-tar e Civil; do Conselho de Segurança Pública de

Paraisópolis que dispo-nibilizará as câmeras de vigilância; do Corpo de Bombeiros que dispo-nibilizará socorristas e ambulâncias, do Conse-lho Tutelar que irá agir se necessário; e da Se-cretaria de Saúde que além dos profissionais também irá disponibi-lizar ambulâncias, todo esse esforço conjunto é para oferecer mais se-gurança e tranquilida-de para as pessoas que participarão da festa”, avalia o prefeito.

Não será permitida a entrada de pessoas com caixa de isopor, bolsas térmicas, coolers e tam-bém nenhum tipo de be-bida no local dos sho-ws, assim como bebidas em recipientes de vi-dro. Também, a pedido da Polícia Militar, fica proibido som automoti-vo nas ruas centrais da cidade. O prefeito pede a população de Parai-sópolis que não utilize seus veículos para che-gar ao local da festa, que deem preferência em ir a pé evitando as-sim tumulto no trânsito e possível ação de mar-ginais.

*Com informações da ASCOM/Prefeitura de

Paraisópolis

ASCOM/PREFEITURA

CIDADES 13Gazeta Microrregional

Hospital nomeia nova diretoria

Foi nomeada ao final de 2014, a nova diretoria que trabalhará à frente do Hospi-tal Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza, em Paraisópolis. Os novos membros te-rão um mandato que vai de 28/12/2014 até 28/12/2016. Ela ficou assim composta:

Provedor Ramiro Olívio GiacomeliVice Provedor José Maria Teixeira1º Tesoureiro Valdir Ribeiro dos Santos2º Tesoureiro Ronaldo Carvalho Lopes1º Secretário José Donizete Nogueira de Carvalho2º Secretário José Lázaro de Carvalho NetoConselho Fiscal Maria Helena Almeida PedrozaConselho Fiscal José Carlos Lopes da SilvaConselho Fiscal Weiber FortunatoSuplente Conselho Fiscal Celso Pereira de FariaSuplente Conselho Fiscal Sebastião Dimas FerreiraSuplente Conselho Fiscal Hermes Francisco da Silva

Edição 45 - 22/01/2015

CIDADES14 Gazeta MicrorregionalEdição 45 - 22/01/2015

Diversos eventos marcam final de ano em Paraisópolis

Gerson OliveiraA concha acústica, em

Paraisópolis, recebeu di-versos eventos na manhã do dia 21 de dezembro.

As atividades tiveram início com a realização da primeira ‘cãominhada’, or-ganizada pela ONG Resga-te Quatro Patas, que con-

tou com a participação de diversos animais, em sua maioria fantasiados de pa-pai Noel. Em seguida, foi re-alizado o sorteio de diver-sos brindes

Também ocorreu a XV Feira da Saúde, promovida pelo Lions Club, com aferi-ção de pressão arterial e

realização de teste de gli-cose. As crianças também puderam se divertir na rua de lazer, com diversos brinquedos e distribuição de algodão doce, pipocas e brinquedos.

Na ocasião, o Lions re-passou para a APAE da cida-de a quantia de R$ 4 mil, que serão utilizados na compra de uma cadeira de rodas es-pecial para Reginaldo.

E, para encerrar as co-memorações com chave de ouro, foi realizado o sor-teio de prêmios pela ACIP – Associação Comercial e Industrial de Paraisópolis – aos consumidores que re-alizaram suas compras nas lojas conveniadas.

ACOSM fecha 2014 como campeã em duas

competições

Carla BarbosaA ACOSM – Associação

de Corredores de Rua de Sa-pucaí-Mirim terminou o ano de 2014 em grande estilo. Foi um título na categoria geral masculino e feminino em duas competições realiza-das nos últimos dias do ano.

No dia 28 de dezembro,

nove atletas da ACOSM participa-ram da 2ª Corri-da do Padroeiro (6 km), na cidade de São Sebastião/SP. Sob um calor atípi-co, com temperatu-ras ainda mais al-tas que nas serras do Sul de Minas, o atleta Gabriel Feli-pe de Castro con-quistou a 1ª co-locação geral da prova, tornando-se bi-campeão geral masculino, já que também venceu a primeira edição da Corrida do Padro-eiro.

Nesta corri-da também foram premiados os se-guintes atletas da Equipe ACOSM:

- Daniel Apa-recido da Silva - 3º

Lugar Geral Masculino; - Pedro Tadeu Pereira -

1º Lugar na Categoria aci-ma de 60 anos masculino;

- Bruna Santos Rosa Carvalho - 2º Lugar na Cate-goria 20 a 29 anos feminino;

- Júlio Cesar Silva Carva-lho - 3º Lugar na Categoria 30 a 39 anos masculino;

- Rodolfo de Barros Sil-va - 3º Lugar na Categoria 40 a 49 anos masculino.

No dia 31, 13 represen-tantes da associação parti-ciparam da 29ª Corrida de São Silvestre do Bairro do Lageado, em Santo Antônio do Pinhal/SP, que contou com um percurso de 4,7 km.

A campeã geral feminina foi a atleta Luanna Marilia Rodrigues, representando a ACOSM. Com a colocação, a atleta se consagra tri-cam-peã, já que venceu as tam-bém em 2009 e 2012.

Também participaram desta corrida e foram premiados:

- Daniel Aparecido da Silva - 5º Lugar Geral Mas-culino;

- Maria de Fátima dos Santos - 5º Lugar Geral Fe-minino.

Ainda, para fechar o even-to, o aluno do Projeto Corren-do para o Futuro, João Mar-cos Siqueira de Oliveira (12 anos), foi o Campeão da Ca-tegoria Infantil (700 metros).

A atual diretoria da ACOSM agradece a todos os amigos, parceiros e patroci-nadores pelo apoio durante o ano de 2014 e deseja um Feliz 2015, com muitos quilôme-tros de conquistas.

FOTOS: GERSON OLIVEIRA

FOTOS: GERSON OLIVEIRA

Gabriel Felipe de Castro, Bi-Campeão da Corrida do Padroeiro de São Sebastião/SP

16º Edição do Projeto “Pé na Bola cabeça na Escola” é

um sucessoCarla Barbosa*

Gonçalves sediou a 16ª edição do o campeonato Infantil “Pé na bola, cabe-ça na escola”. Foram oito equipes participantes, quatro do Sul de Minas: Paraisópolis, Brazópo-lis, Pedralva e Gonçalves, e quatro de Jundiaí: Me-ninos do Brasil, Associa-ção Atlética Banco do Bra-sil (AABB), Nova Odessa e São Paulo Center.

As finais aconteceram no dia 20 de dezembro e

o destaque ficou para a AABB de Jundiaí, que le-vantou o troféu nas cate-gorias sub 11, 13 e 15 na final Ouro.

O time de Gonçalves foi Vice-Campeão da Série Ouro na categoria sub 11.

Foram cinco dias de eventos e, além dos jo-gos, os jovens hospedados na escola Municipal Ante-nor Vieira da Silva fizeram passeios por pontos turís-ticos do município e co-nheceram um pouco cul-tura local. “Foi uma bela

oportunidade para todas as crianças realizarem a troca de conhecimento e experiências”, destaca Cristiano Gomes, diretor de Esportes de Gonçalves, que aproveita a oportuni-dade para agradecer a to-dos que contribuíram para que o evento acontecesse. “Foram 400 crianças pas-sando por Gonçalves. Foi uma verdadeira operação de guerra”, conta. Com informações do departamento de espor-

tes de Gonçalves

Time de Paraisópolis vence campeonato

Carla BarbosaPara fechar 2014, a equi-

pe de veteranos “ Master Pa-raíso” disputou o campeo-nato interestadual de Santo Antônio do Pinhal. O evento foi composto por oito equi-pes e a final foi entre o time de Paraisópolis contra “Zé da Rosa”, time local.

A partida terminou em 2x2, levando a disputa para os pênaltis. O marcador ficou em 6x5 para o Master Paraíso.

DIVULGAÇÃO

CLASSIFICADOS 15Gazeta Microrregional

Fone: (35) 3651-1212 (35) [email protected]

- Apartamento03 dorm sendo 01 suíte /sal/coz/ copa/ bh social/área de serviço/garagem

120 m2 de área úti lLocal: Centro (próximo ao

colégio)Valor: R$ 240 milSomente a vista

Casa nova / pequenac/ 01 dorm/sala/coz/ bh/

pequeno quintalOportunidadeValor R$ 70 mil

Aceita carro e fi nancia

½ Lote Local :

Residencial ParaisoValor : R$ 27 mil

Casa 03 dorm sendo 01 suite /sal/coz ampla/bh social/ área de

serviço/varanda/garagem p/ 02 carros

Ac/ fi nanciamento e carro no negocio/

construção novaLocal: Vila São JoséValor : R$ 180 mil

Terreno próprio p/ comercio

De frente p/ rodovia Paraisópolis/Brasópolis

altura do KMÁrea de 450 m2 / plano

Valor : R$ 55mil

28 alqueires c/ benfeitorias

c/ casa de 02 dorm/sal/coz/ /bh/ curral/depósitos c/ 04 divisões/pomar/ 02

açudes/agua por gravidade/ muita pastagem

Valor : R$ 36 mil p/ alqueire

Siti o 9,5 alqueiresc/ casa nova alto padrão c/ 04 dorm/suítes /sal/

coz/ /amplo pomar diversi-fi cado/capão de eucaliptos

e pastagemLocal : Bairro de Áreas

Valor : R$ 550 mil

Gonçalves Chácara c/ casa 03 dorm sendo 01 suíte/ sal/coz/

bh/ despesa/avarandada/garagem p/ 02 carros

pomar/ curral/pasto/ área de 02 hectares

Valor : R$ 250 mil

Casa 03 dorm sendo 01 suite/ sal/

coz/bh/ garagem p/ 02 carros

Amplo quintalLocal: Soane Gomes

Valor : R$ 175 mil

02 alqueires c/ benfeitoriasc/ casa 03 dorm /sal/coz/bh/

nascente própria/ calipalPróximo da cidade

Local: Bairro Bela VistaValor : R$ 230 mil

14 alqueires formadoPasto de braquiária/muita aguade mina / 06 nascente c/ varias benfeitoria c/ agua

benfeitorias c/ casa de colono/pomar / luz própria

10 KWChegada livre sem cancelasValor R$ 50 mil por alqueire

Chacrinha em Paraisópolis/ benfeitorias

06 mil m2/ córrego na divisa/óti ma topografi a

Local : Bairro Santa Vitoria Valor : R$ 45 mil

Casa03 dorm sendo 01 suite/ sal/

coz/bh/ garagem cobertaLocal: Vila São LuizValor : R$ 150 mil

Em Gonçalves27 mil m2 / Óti ma topografi a

Local alto e planoVista frontal p/ Pedra do Baú

Valor: R$ 180,00

04 alqueires c/ casaAgua por gravidade/ luz própria5 KW / c/ reser-

va fl orestal intercalada por grandes jazidas de pedras

lindas e enormes/ chegada livre sem porteiras e cancelas

Próxima a cidadeLocal: Bairro dos Carneiros

Valor : R$ 430 mil

Casa03 dorm sendo 01 suite/ sal/

coz/bh/ não tem garagemAceita carro e fi nancia

Local: Residencial ParaisoValor :R$ 95 mil

Casa em São José dos Campos

Temos varias p/ venda ou troca por casas em Paraisópolis valor médio de R$ 180 mil

a R$ 200 milConsulte-nos

½ loteDesmembradosLocal: Boa VistaValor : R$ 28 mil

Lote176 m2 / plano/murado

Local: Próximo ao Hospital Frei Caetano

Valor : R$ 270 milAceita imóvel até 50 % do

Valor

Lote Comercial450 m2 frente p/ 02 ruas

Próprio p/ Galpão ou Salão

Local: Lava-pés Valor: R$ 65 mil

Consolação Excelente área de esquina c/ área de 1.200 m2 planoLocalizado na entrada da

cidadeValor : R$ 220 mil

Ponto Comercial c/ Moradia

Na entrada p/ Gonçalves de frente p/ rodovia

altura do kmPlano / óti mo p/ pizzaria/

restaurante ou comercio de artesanatos

Áreado terreno 450 m2Área construída 150 m2

Valor : 180 mil

18 alqueires Formado em pasto/ óti ma

topografi aLocal : Bairro da Serrinha

Local : R$ 35 mil por alqueires

Siti o no Bairro Andorinhasc/ 05 alqueires / todo for-

mado em braquiária/ excelente topografi a/ divisa c/ estrada do bairro aces-

so sem porteiras e cancelas/ luz passado dentro e agua de servidão / escriturado

Valor : R$ 180 mil

Edição 45 - 22/01/2015

Nas próximas férias de julho de 2015 -Excursão para Caldas Novas/GOInformações na Imóveis Castro

35-3651-1212 / 3651-2589

CIDADES

Cachoeira de Minas é destaquena Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Da redação*A cidade de Cachoei-

ra de Minas conquistou 2 medalhas de ouro na edi-ção de 2014 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes alcançaram 23 medalhas, somando ouro, prata e bronze.

A OBA vem instigan-do, há 17 anos, o interes-se dos jovens pela astro-nomia e ciências a�ins. Em 2014, foram distribu-ídas quase 43 mil meda-lhas, um aumento de 26% em relação à edição ante-rior. Ao todo, participa-ram 772.257 estudantes dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil es-colas públicas e particula-res de todos os estados do país. A OBA contou com o auxílio de mais de 62 mil professores.

Em paralelo à OBA, foi realizada a 8ª edição da Mostra Brasileira de Fo-guetes (MOBFOG), que re-cebeu projetos de aproxi-madamente 62 mil alunos de escolas públicas e par-ticulares, quase 10 mil a mais do que em 2013. Fo-ram entregues cerca de 5 mil medalhas e os 500 es-

tudantes do ensino mé-dio que lançaram o mais longe possível os seus fo-guetes tiveram a oportu-nidade de participar da Jornada de Foguetes no �i-nal de outubro.

Para o Dr. João Batis-ta Garcia Canalle, astrô-nomo e coordenador da OBA, o sucesso da olimpí-ada se deve à continuida-de das ações promovidas, como a doação anual de li-vros, galileoscópios, re-vistas “Ciência Hoje” e pla-nisférios, e a aquisição de novas ferramentas de en-sino. “Para ajudar na am-pliação do conhecimento cientí�ico dos jovens, es-pecialmente no que tange à astronomia, adquirimos um planetário digital para ser utilizado em todos os nossos eventos”, revela.

Canalle ainda ressal-tou a importância dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). “Eles vêm sendo utilizados para comparti-lhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da dis-ciplina, além de divulgar a relevância dessa ciência em âmbito regional”.

Todas as escolas par-

ticipantes têm à disposi-ção sugestões de ativida-des práticas para serem desenvolvidas em sala de aula. No site da olimpíada, é possível ler observações astronômicas e instruções simples de como construir os relógios de Sol e Estelar, o planisfério celeste rotati-vo, montagem e lançamen-to de foguetes feitos de garrafas pet.

A OBA é coordenada por uma comissão forma-da por membros da Socie-dade Astronômica Brasi-leira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Para quem deseja parti-cipar de eventos ligados às ciências astronômi-cas e espaciais, a Olimpí-ada Brasileira de Astrono-mia e Astronáutica (OBA 2015) abrirá suas inscri-ções para o próximo ano a partir de janeiro.

Os mais bem classi�ica-dos poderão representar o país nas olimpíadas interna-cional e latino-americana de 2016, além de participarem do Space Camp e das Jorna-das Espacial e de Foguetes.

*Com informações da Pre-feitura Municipal

Reveillón em Cachoeira reúne milhares de pessoas

Da redação*

Ao som da banda Zullu-baba, milhares de pesso-as, entre cachoeirenses e turistas, lotaram a Praça da Bandeira, em Cachoei-

ra de Minas, para acompa-nharem as comemorações de réveillon na cidade, no último 31 de dezembro.

O evento marcou o en-cerramento da programa-ção Fim de Ano Show, uma

realização da Prefeitura Municipal, através da Se-cretaria de Cultura e Tu-rismo.

Já o calendário de eventos de 2015 será lan-çado durante o Kaxú Folia 2015, o carnaval cachoei-rense, que acontecerá en-tre os dias 13 e 17 de fe-vereiro, quando também será revelado o show prin-cipal da Festa da Fogueira deste ano.

*Com informações daPrefeitura Municipal

DIVULGAÇÃO

CIDADES16 Gazeta MicrorregionalEdição 45 - 22/01/2015