gazeta microrregional - jornalgazetadovale.com.br · câmeras de segurança diminuem índice de...

12
Gazeta Microrregional Paraisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Córrego B. Jesus, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves. Edição 30 - 29 de maio de 2014 - Ano 01 - Distribuição Gratuita ‘WAGÃO’ VENCE NO TSE. PREFEITA IRÁ RECORRER CACHOEIRA DE MINAS Município completa 90 anos com muitos eventos no final de semana. PÁG. 08 CONSOLAÇÃO União entre esporstas e fiscais ajudam no combate à dengue. PÁG. 06 SANTA RITA DO SAPUCAÍ Prefeito inova no combate à corrupção. PÁG. 02 PARAISÓPOLIS Câmeras de segurança diminuem índice de criminalidade na cidade. PÁG. 03 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ ‘Cordas da Serra’ é eleito um dos melhores grupos do Estado de São Paulo. PÁG. 07 MUDANÇA: Após ter liminar que lhe cassava seu registro de candidatura nas últimas eleições, Wagner Ribeiro de Barros, o ‘Wagão’, obteve no TSE uma vitória que lhe garante assumir a Prefeitura Municipal de Paraisópolis. 04 DIVULGAÇÃO/FACEBOOK Um jeito novo de combater a corrup- ção está sendo im- plantado em SRS. A parr de agora, nada de ‘presentes’. EMPÓRIO DE NOTICIAS Segundo avaliação feita pelo 56º Batalhão de Polícia Militar, desde sua implantação, a criminalidade sofreu uma queda brusca em seus índices, trazendo mais paz à população.

Upload: truongdiep

Post on 01-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gazeta MicrorregionalParaisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Córrego B. Jesus, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves.

Edição 30 - 29 de maio de 2014 - Ano 01 - Distribuição Gratuita

‘WAGÃO’ VENCE NO TSE. PREFEITA IRÁ RECORRER

CACHOEIRA DE MINASMunicípio completa 90 anos com muitos eventos no final de semana. PÁG. 08

CONSOLAÇÃOUnião entre esportistas e fiscais ajudam no combate à dengue. PÁG. 06

SANTA RITA DO SAPUCAÍPrefeito inova no combate à corrupção. PÁG. 02

PARAISÓPOLISCâmeras de segurança diminuem índice de criminalidade na cidade. PÁG. 03

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ‘Cordas da Serra’ é eleito um dos melhores grupos do Estado de São Paulo. PÁG. 07

MUDANÇA: Após ter liminar que lhe cassava seu registro de candidatura nas últimas eleições, Wagner Ribeiro de Barros, o ‘Wagão’, obteve no TSE uma vitória que lhe garante assumir a Prefeitura Municipal de Paraisópolis. 04

DIVULGAÇÃO/FACEBOOK

Um jeito novo de combater a corrup-ção está sendo im-plantado em SRS. A partir de agora, nada de ‘presentes’.

EMPÓRIO DE NOTICIAS

Segundo avaliação feita pelo 56º Batalhão de Polícia Militar, desde sua implantação, a criminalidade sofreu uma queda brusca em seus índices, trazendo mais paz à população.

CIDADES Edição 30 - 29/05/201402 Gazeta Microrregional

Prefeito de Santa Rita inova e coloca placas proibindo

‘presentinhos’Da redação

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Jeferson Men-des, inovou no que se refere ao combate à corrupção. Co-locou, em todos os setores da Prefeitura Municipal, placas com os seguinte dizeres: “É expressamente proibido ofe-recer presentes para o pre-feito e funcionários. Começa com um presentinho, presen-tão, depois dinheiro e a mal-dita corrupção”.

Segundo o prefeito, “a corrupção é a maior pra-ga do país e para combatê--la nós temos que começar pelas prefeituras e o exem-plo tem que partir do pre-feito. Existe o corrupto e o corruptor, o corruptor ofe-recendo vantagens com uma mão e o corrupto com as duas mãos para pegar.”

Ele ainda diz que “um incêndio começa com um

palito de fósforo e a corrup-ção começa com um pre-sentinho. É preciso comba-ter essa praga porque ela consome grande parte da arrecadação do município prejudicando enormemen-te a população. Todo o tra-balho honesto é abençoa-do por Deus e tem sucesso. As pessoas podem até en-ganar os outros, mas nin-

guém engana a Deus e sua própria consciência”.

“A coisa mais importante que a pessoa tem é seu nome. É muito mais importante que o cargo, pois este é passageiro, e o nome é para sempre. Ser honesto não é mérito e nem qualidade de ninguém, é obri-gação de todos e, com certeza, um dia as pessoas honestas terão seu valor”, concluiu.

Emporio de Notícias

Paraisópolis assina convênio no valor de R$11 milhões para

a construção da estação de tratamento de esgoto

Paraisópolis come-morou na manhã de ter-ça-feira, 06 de abril, uma importante conquista: o recebimento de recursos para a construção da Es-tação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. A notícia representa a solu-ção de um problema que se arrasta há anos em Pa-raisópolis. No total, o mu-nicípio receberá cerca de R$ 11,3 milhões para as obras de esgotamento sa-nitário. Os recursos são coordenados pela Fun-dação Nacional da Saúde (Funasa).

O contrato que permi-tirá o repasse da verba foi assinado no Palácio do Planalto, em Brasília, pela presidenta Dilma Rous-seff. A prefeita de Parai-

sópolis, Sílvia Renata Teixeira Rodrigues foi à cerimônia acompanhada pelos vereadores Zé Rai-mundo e Maura Lúcia dos Santos.

Em abril de 2013, a atual administração fez a inscrição do projeto de construção da ETE de Pa-raisópolis junto à Funasa. Este projeto foi elaborado pela última administra-ção e adequado, de acor-do com todas as necessi-dades, pelo Executivo, em 2013. Na sexta-feira, 02 de abril, Paraisópolis foi con-templada com a aceitação do projeto.

A prefeita Sílvia agra-deceu ao vice-prefeito, atual diretor do Serviço Autônomo de Água e Es-goto (SAAE), Juarez José

de Carvalho, pelo inces-sante trabalho e dedica-ção a este projeto.

Sobre a construção da ETE, a prefeita disse que, “além de não poluir nosso rio, com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, poderemos hon-rar um acordo feito com o Ministério Público por ou-tros governos municipais e jamais cumprido”. Parai-sópolis assinou um Ter-mo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministé-rio Público Estadual, em 2009, em que se compro-meteu a entregar a ETE até 2017.

Filipe MachadoAssessoria de Comunica-ção/Prefeitura de Parai-

sópolis

CIDADES 03Edição 30 - 29/05/2014Gazeta Microrregional

Câmeras de segurança diminuem índice

de criminalidade em Paraisópolis segundo PMCarla Barbosa

De acordo com uma avaliação realizada pelo 56º Batalhão de Itaju-bá para nortear as ações de segurança pública em Paraisópolis, a crimina-lidade diminuiu.

O estudo tomou por base o comparativo en-tre os resultados do 1º trimestre de 2013 em relação ao 1º trimes-tre deste ano. Do total de crimes registrados, destaque para os cri-mes contra o patrimô-nio (furtos a residência, furtos à estabelecimen-tos comerciais, furtos a transeuntes entre ou-

tros), apresentaram de-créscimo de 30,26%.

Além disso, a 264ª Cia PM aumentou em 50% a taxa de apreensão de armas de fogo no mu-nicípio.

O 1º Ten Diego Va-lote, atribui os bons re-sultados ao incrementos das operações preventi-vas, ao “Disque-Denún-cia 181”, ao trabalho in-tegrado com a Polícia Civil e, principalmente, ao sistema de monitora-mento por câmeras: “as dezoito câmeras instala-das na cidade permitem maior acompanhamen-to visual da PM, inibindo a intenção daqueles que

desejam cometer crimes, proporcionando sensa-ção de segurança e tran-quilidade para a popula-ção de bem”, diz.

O projeto de video monitoramento prevê a instalação de mais câ-meras na cidade, porém de acordo com o tenente ainda está em fase de es-tudo pela PM e CONSEP.

As gravações ficam disponíveis por tempo in-determinado e o cidadão pode solicitar a grava-ção, desde que autorizado pela Justiça: “tem que pe-dir autorização judicial, pois as imagens interes-sam apenas a coletivida-de”, explica Valote.

CIDADES Edição 30 - 29/05/201404 Gazeta Microrregional

TSE inocenta Wagão e pede posse imediata. Atual prefeita irá recorrer

Luis Cesar Fonseca

O TSE – Tribunal Supe-rior Eleitoral – julgou no últi-mo dia 20 de maio, terça-fei-ra, o pedido de impugnação de candidatura de Wagner Ribeiro de Barros (PSB), o Wagão, às eleições munici-pais de 2012. A alegação era de improbidade adminis-trativa, pelo atraso na pres-tação de contas quando era

prefeito, em 2004, da aplica-ção de um recurso na educa-ção. O embasamento foi a Lei da Ficha Limpa, instituída em 2012, onde inúmeros candi-datos tiveram seus registros indeferidos.

Mesmo com a impugna-ção, Wagão conseguiu uma li-minar para concorrer e aca-bou vencendo as eleições com 5.906 votos, ficando à frente da atual prefeita, Sílvia Renata Teixeira Rodrigues (PT), que obteve 5.856 vo-tos. Porém, com a obtenção de uma liminar, a coligação petista conseguiu impugnar a candidatura. O TRE – Tribu-nal Regional Eleitoral – negou recurso do candidato e deter-minou a posse imediata da segunda colocada.

O relator do processo no TSE, ministro João Otá-vio de Noronha, o atraso na prestação de contas não é motivo para impugnar qual-quer candidato numa elei-ção. “O Tribunal de Contas aprovou as contas do candi-dato e, por isso, determino a posse imediata do candida-to assim que o acórdão for publicado”, disse.

Assim que a decisão foi divulgada, eleitores de Wa-gão saíram às ruas de Pa-raisópolis para comemorar. Afinal, quase um ano e meio depois das eleições, ele po-derá assumir a gestão mu-nicipal pela quinta vez, feito inédito no município. Diver-sas carreatas foram feitas para comemorar a vitória. Pelas redes sociais, ele agra-deceu a todos. “Obrigado a todos meus eleitores que

sofreram junto com a mi-nha família. Agora é hora de arregaçar as mangas e tra-balhar para todos, respei-tando cada cidadão”, disse. Ele também ressaltou sua trajetória política. “Em mi-nha trajetória política sem-pre enfrentei desafios e con-to com a força de vocês para essa nova empreitada. Nin-guém é melhor que todos nós juntos”, completou.

Em entrevista à Rádio Paraisópolis, Wagão explicou todo o processo por qual pas-sou e reafirmou que sempre acreditou na justiça, fato con-firmado pela votação unâni-me no TSE (os sete ministros votaram favoráveis). Ele tam-bém pediu um pouco de paci-ência à população, visto que terá que se inteirar das con-tas e de como está a organi-zação da Prefeitura. Prome-teu agir para gerar empregos e atrair empresas para o dis-trito industrial.

O outro lado – A atual prefeita de Paraisópolis, Síl-via Renata, divulgou, através de nota à imprensa, sobre o

fato ocorrido. Ela ainda con-tinua no cargo até a promul-gação da sentença pelo TSE e a marcação da data da posse de Wagão. “Estou trabalhan-do a todo momento, mesmo mediante o cumprimento de uma decisão única e inusita-da do TSE, depois de um ano e meio de minha posse, de que devo deixar a Prefeitu-ra para a posse de um outro prefeito. Neste momento, me preocupo demais com cada um dos cidadãos que mere-ce o respeito e o apoio de uma administração pública”.

A petista ainda afirma que “utilizarei todos os recur-sos jurídicos possíveis para a manutenção de minha admi-nistração. Essa é a resposta que dou para um povo que observou neste tempo um jei-to novo de administrar, que não é usada como se recebes-se uma procuração em bran-co para fazer o que quer, agin-do como um dono, como um ditador, mas, sim, uma admi-nistração respeitosa das Leis, democrática e comprometi-da com o correto”.

Eleitores de Wagão saem às ruas para comemorar a vitória do candidato no TSE

Wagão é cumprimentado por populares nas ruas da cidade

Após a confirmação do Supremo, o novo prefeito da cidade é aclamado por eleitores

Fotos: Arquivo pessoal/Facebook

CIDADES 05Edição 30 - 29/05/2014Gazeta Microrregional

ExpedienteJornal Gazeta Microrregional Redação: Avenida Tiradentes, 250, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000. Telefone: (35) 3431-6262 | E-mail: [email protected] | Comercial: [email protected] | www.jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira | Reportagens: Carla Barbosa | Jornalista Res-ponsável: Luis Cesar da Fonseca (Mtb 09485 JP-MG). As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não re-presentam, necessariamente, a opnião deste veículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes. | Representante comercial: Gerson Oliveira (35) 9917-2890.Circulação quinzenal / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG - Telefone: (35) 3421-4896Área de abrangência do jornal: Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis, Consolação, Gonçalves, Santa Rita do Sapucaí, Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí.

Enivaldo Eiras

SONHOS! Fiquei muito triste com

uma foto que vi do presi-dente licenciado do Santos, o LAOR. Um senhor debili-tado, bem mais magro, sen-tado em um banco com a bengala na mão. Luta para recuperar a saúde muito abalada.

Mas este presidente ti-nha um sonho, o de tornar o Santos grande novamen-te, vencedor, temido pelos adversários e de novo re-conhecido mundialmente. Seus projetos eram espe-taculares. O Santos, no seu mandato, passou a ser um clube revolucionário, ino-vador, nacionalista.

Luis Álvaro conseguiu segurar no clube jogadores com Neymar e Ganso por muito tempo. Peitou gran-des clubes europeus que batiam à porta da Vila Bel-miro todos os dias, com mi-lhões de Euros para levar as jóias santistas, mas nun-ca conseguiram. Até que o sonho do presidente san-tista, tanto quanto sua saú-de, começou a ruir.

Nos últimos dez meses, o Santos se tornou uma de-cepção em todos os sen-tidos. Não perdeu o titulo paulista para o Ituano por acaso. As revelações de que o Santos recebeu menos pelo Neymar, do que seu pai, não tem nada de mo-derno. Sem um time à altu-ra, não teve como segurar o craque, e o sonho começou a virar pesadelo na humi-lhante derrota para o Bar-ça no ano passado.

Hoje, o vice e sucessor de LAOR , Sr. Odílio, já de-clarou que não será candi-dato a reeleição no final do ano. Triste fim para uma administração que tinha tudo para mudar o cenário do atual futebol brasileiro. Mas a esperança está no-vamente nas categorias de

base, pois novas jóias estão sendo lapidadas e podem ‘explodir’ novamente .

EM TEMPO: Por fa-lar em presidente, o trico-lor paulista já tem seu novo comandante eleito pela si-tuação. Carlos Miguel Ai-dar já é conhecido no meio do futebol e também é um inovador e revolucionário, e já chegou provocando seu maior rival, o Timão.

Parece que Aidar quer retomar a condição de so-berano do Tricolor, que an-dou meio em baixa nos úl-timos tempos, e a ordem é provocar, pois a declaração de que Kaká tem “todos os dentes da boca” tem ende-reço certo, e vai desenca-dear mais uma sequência de “ataques” dos dois lados.

Diante disso, causou estranheza a postura do Ganso, que visivelmente em baixa ainda, mas que fez declarações soberbas dizendo que é o melhor no momento. Isso depois de muito tempo “escondido” da mídia e logo após a che-gada de Aidar.

Será que é a nova or-dem tricolor? Retomar o status de soberano a qual-quer custo? O que quero que Aidar consiga, devido a sua proximidade com Ma-rin, é que acabem os pri-vilégios da Globo para Co-rinthians e Flamengo. Não permitir a espanholização do futebol brasileiro e, sim, “copiar” o sistema de dis-tribuição de dinheiro da Inglaterra.

Se conseguir isto, sem é claro privilegiar o São Pau-lo, Carlos Miguel Aidar po-derá fazer o que LAOR infe-lizmente não conseguiu. É esperar pra ver !

EMAIL: [email protected]

SAÚDE Edição 30 - 29/05/201406 Gazeta Microrregional

Focos de dengue são confirmados em Cachoeira de MinasDa redação

A Vigilância Epidemioló-gica de Cachoeira de Minas confirmou, no início deste mês, oito focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. As larvas foram de-tectadas em residências, pon-tos estratégicos e pontos de armadilhas nos bairros Beira Rio, Centro e Cruzeiro.

Dois destes focos já foram tratados e os demais estão sendo monitorados pela Vigi-lância Epidemiológica, identi-

ficando possíveis criadouros e os tratando com larvicidas.

É considerado foco o lo-cal cuja larva foi analisa-da pelo laboratório e confir-ma-se, a partir desta análise, que é uma larva do mosqui-to transmissor da dengue. Existe também a presença do mosquito sobrevoando o lo-cal e que pode ou não estar infectado com a doença.

A dengue pode se mani-festar por meio de febre alta de início abrupto, mal-estar, anorexia (pouco apetite), ce-

faleias, dores musculares e nos olhos. Se apresentar os sintomas, procure um profis-sional de saúde ou uma uni-dade de saúde. Para combate a dengue, a vigilância epide-miológica municipal faz o monitoramento contínuo por meio de visitas domiciliares, visitas em pontos estratégi-cos (cemitério, postos de ga-solina, reciclagem, etc.) e visi-tas em pontos de armadilhas para identificação e captu-ra do Aedes Aegypti. Quando um foco é encontrado, é reali-

zado o tratamento. Para prevenir o apareci-

mento de focos da dengue, não deixe água parada em pneus, piscinas, potes, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água, calhas, lonas, entre outros. A colaboração da po-pulação é fundamental para o combate a dengue.

Qualquer informação ou dúvida, entrar em contato com Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Vigilância Epidemiológica, ou pelo tele-fone (35) 3472-1400.

Atletas CEFAC se juntam à epidemiologia e psf

no combate à dengue em Consolação

Carla Barbosa

O Programa CEFAC - Centro de Formação de Atletas de Consolação completa um ano no mês de maio. Além de propor-cionar esporte e lazer aos jovens e crianças da ci-dade, o grupo também se preocupa com o bem estar e saúde da população.

Na quarta feira, dia 14 de maio, o CEFAC se jun-tou ao setor de Epidemio-logia e Programa Saúde da Família na realização de um mutirão de Comba-te à Dengue.

Com o tema: “Dengue, todo mundo corre peri-go”, realizaram uma cam-

panha educativa. Entre as atividades, esclarece-ram os riscos da doença e distribuíram materiais de divulgação dos proce-dimentos de prevenção e combate ao mosquito Ae-des Aegypty.

Os atletas CEFAC, os

agentes do PSF e Epide-miologia visitaram as resi-dências e o comércio local.

Outras ações serão re-alizadas como: coleta de entulhos e lixos que pos-sam armazenar água pa-rada e servir de criatório do mosquito entre outros.

CULTURA 07Edição 30 - 29/05/2014Gazeta Microrregional

Cordas da Serra é considerada um dos melhores grupos instrumentais de São Paulo

Carla Barbosa

Depois de ser esco-lhido como o melhor grupo de música instru-mental do município de São Bento do Sapucaí, Vale do Paraíba e região da Serra da Mantiquei-ra, a orquestra de vio-lões “Cordas da Serra” mostrou que pode mui-to mais. O título ago-ra equivale ao estado

de São Paulo. Organi-zado pelo Abaçaí Cultu-ra e Arte’, o Mapa Cultu-ral Paulista elegeu além do Cordas, outras qua-tro bandas. A princípio seria um vencedor, po-rém, os três jurados não conseguiram eliminar quatro grupos. Segun-do o maestro responsá-vel pelo evento Branco Bernardes: “não exis-te um critério possível

para julgar e selecionar apenas um”.

A cerimônia aconteceu no domingo dia 18 de maio em São Paulo, Vila Mariana – Auditório FAPCOM.

O Cordas da Serra apresentou duas peças obrigatórias: Trizteza do Jeca (Angelino de Olivei-ra) peça que tinha por obrigação ser de um au-tor paulista e Segredos da Mãe D’Agua (Marcelo Tubinamba) autor home-nageado desta edição do evento.

Dentre os finalistas, apenas a orquestra de São Bento do Sapucaí não possui apoio financeiro. Além disso, a banda ti-nha outra característica peculiar: a menor faixa etária de músicos.

Para a equipe o re-sultado representa a co-roação de um árduo tra-balho que teve início em 2009 e a confirmação do nível musical dos artis-

tas que compõem o pro-jeto.

Como prêmio, além de duplicar a fama e le-var para casa um trofeu, os músicos também ga-nharam três shows to-talmente custeados pela ‘Abaçaí Cultura e Arte’, a gravação de CD e DVD que será gravado no dia do evento com a partici-pação de todos os sele-cionados em cada região.

André Pantera, ma-estro se sente orgulho-so por fazer parte desse momento histórico e la-menta a falta de estimu-lo a cultura como lembra também Kauhan Teixei-ra, o fotografo que acom-panhou o grupo: “o cor-das venceu não só os melhores músicos do es-tado, mas também a falta de apoio e incentivo”.

André Pantera desta-ca que mesmo depois de todo o reconhecimento, financeiramente a situa-

ção ainda continua com-plicada. Para viabilizar a participação do gru-po nos últimos concur-sos a prefeitura custeou o transporte.

O concurso: O ‘Mapa Cultural Paulista’ acon-tece desde 1995, e con-figurou-se como um dos mais importantes proje-tos culturais de São Pau-lo do ponto de vista for-mativo, informativo e de circulação de artistas

do interior do Estado de São Paulo. Nenhum esta-do brasileiro possui pro-jeto parecido, podendo tornar-se referência na-cional.

Na sua última edição foram 226 municípios, 2.400 inscrições e mais de 5.000 artistas partici-pantes em todas as cate-gorias, canto coral, mú-sica instrumental, artes visuais, dança, literatu-ra, teatro e vídeo.

Músicos que compõe o ‘Cordas da Serra’

Entrega da premiação pelo coordenador do evento, Edu Silva

Fotos: Divulgação

Curso de Voo é realizado em Paraisópolis

Nos dias 24 a 25 de maio na sede da ADC Delphi em Paraisópolis - MG, foi realizado o curso

de voo, X-COMPE com o grande recordista mun-dial Samuel Nascimen-to da cidade do Córrego

do Bom Jesus MG, com o apoio da Radicais Livres Aventura.

Contamos com a pre-sença de vários pilotos na nossa cidade de Paraisó-polis MG, pilotos das cida-des de São José dos Cam-pos SP, Caraguá SP, São Luiz MA, Arujá SP, Pin-damonhangaba SP, Itaju-ba MG, São Paulo SP, e São Bento do Sapucai SP.

Valeu galera!!! Bons voos a todos!

Equipe Radicais Livres Aventura.

CIDADES Edição 30 - 29/05/201408 Gazeta Microrregional

Contra o abuso sexual alunos

saem às ruas em Paraisópolis

Carla Barbosa

Alunos da Escola Estadu-al Eulália Gomes de Olivei-ra, em Paraisópolis, organi-zaram a primeira passeata contra o abuso sexual no dia 16 de maio, sexta-feira. O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Ex-

ploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dezenas de pessoas aderiram ao movimento e contou com apoio da po-lícia militar, conselho tu-telar e alguns professores que também apoiaram a causa e acompanharam os alunos na caminhada.

SESI, SENAI e Prefeitura promovem curso em Gonçalves

Carla Barbosa

A escola móvel do SESI/SENAI estará em Gonçal-ves a partir do dia 10 de ju-nho para promover um cur-so de pedreiro de Alvenaria Assistente. Trata-se de uma das profissões mais procu-radas na cidade atualmente.

O curso profissionalizante será realizado por meio da FIEMG regional Sul.

Serão 80h de aulas de segunda a sexta-feira em dois horários. Das 08:00 às 12h15 e das 13h45 às 18h. Cada horário terá 20 vagas disponíveis.

O candidato precisa ter

16 anos completos e ensino fundamental incompleto.

As aulas terão início no dia 10 de junho e tem pre-visão de encerramento no dia 15 de julho.

Tanto as aulas teóricas quanto as práticas serão no galpão ao lado da Igre-ja “Videira”.

As inscrições podem ser feitas no CRAS, localizado à rua José Luiz de Souza, nº 316 - Centro (ao lado da De-legacia)das 08:30 às 16:30h, de segunda a sexta.

Mais informações pelos telefones (35) 9981-5340 / 9987-6930 Luara / 9930-5124 Keith.

Cachoeira de Minas comemora 90 anos de emancipação

Da redaçãoA cidade de Cachoeira de

Minas comemora no dia pri-meiro de junho, 90 anos de emancipação política do mu-nicípio. Mas a festa será por todo o final de semana.

No dia 30 de maio, às 22h, haverá show ao vivocom Nando e Jonas na Praça da Bandeira. No sábado, 31, das

9h às 18h, PlastFest na Pra-ça da Bandeira; 15h, show na Praça; 17h, inauguração da nova Plastcor e do Conjunto Habitacional Novo Horizon-te; e, às 22h, show ao vivo na praça, com a banda Lady Lux (banda finalista do progra-ma Astros do SBT).

No domingo, 1º de junho, as atividades começam bem

cedo. Às 5h, alvorada festi-va; 8h, hasteamento das ban-deiras e, em seguida, Missa em Ação de Graças na Igre-ja Matriz. Às 9h15 ocorre so-lenidade na Praça da Bandei-ra, com premiação aos alunos medalhistas e equipe Tilt, além da entrega da premia-ção do 5º Concurso de Poe-sias. Na sequência, às 9h45,

lançamento, em parceria com os Correios, do selo postal em comemoração aos 90 anos de emancipação.

As atividades continu-am ao longo do dia. Às 10h30, passeio ciclístico; às 15h, 7ª Tratorada de Cachoeira de Minas; e, por fim, às 19h, cul-to em ação de graças na Igreja Presbiteriana.

CIDADES 09Edição 30 - 29/05/2014Gazeta Microrregional

Sapucaí-Mirim realiza a 9ª edição da Corrida Rústica

Carla Barbosa

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas à 700 atletas. A corrida acontece no dia três de agosto e será dividido em quatro ca-tegorias: 10 km, 5 km, kids e caminhada.

A corrida Rústica de Sapucaí - Mirim é orga-nizada pela ACOSM - As-sociação de Corredores

de rua juntamente com a Prefeitura Municipal.

O tempo será cro-nometrado de manei-ra eletrônica. Todos os atletas terão direito a: camiseta, medalha lan-che, hidratação e brin-des. A largada será na escola municipal ‘Vitrú-vio Marcondes Pereira a partir das 8:30h.

O evento é homolo-gado pela Federação Mi-

neira de Atletismo, con-ta com incentivado do Programa de Incentivo ao Esporte do Ministé-rio do Esporte do Gover-no Federal, e apoio da Polícia Militar, Copasa, Nosso Recanto Acampa-mentos, CEMIG e Gover-no de Minas Gerais.

Inscrições e infor-mações no site www.acosm.com.br.

Atleta de Sapucaí Mirim é vice-campeão Brasileiro de Jiu Jitsu Da redação

Nos dias 15,16 e 17 de maio 2014, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, aconteceu o ‘Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu da CB-JJE 2014’, reunindo atletas de todo Brasil. Entre eles, destaque para o atleta da equipe Paulo Soares Gold Team de Sapucaí-Mirim. O

professor Paulo Cesar Soa-res, 45, conquistou o segun-do lugar na categoria Sê-nior/Faixa Preta/até 70 kg.

Paulo Cesar é um exem-plo para toda equipe. “Seu desempenho nas competi-ções sempre rende aplau-sos e elogios, até mesmo por parte de seus adversários pois, na maioria dos campe-onatos, por não ter adversá-

rios de sua idade, o atleta é obrigado a lutar com atletas até 20 anos mais jovens e mais fortes do que ele. Mes-mo assim, vem obtendo ex-celentes resultados”, explica André Luís.

“Agradecemos ao pre-feito municipal Jefferson Rennó, Mauro Pastelei-ro, Roberto Carlos, Cleber Lima, Secretaria Municipal

de Esportes e Lazer, Pre-feitura Municipal de Sapu-caí-Mirim, Rogério Tenório , CRAS Sapucaí Mirim, Lu-cas Camargo, Reginaldo Jo-aquim, Gabriel, Simon Bob, Academia Vida Ativa, Lean-dro Poepcke, Geovane Dió-genes, Equipe Paulo Soares Gold Team, Equipe SBS de Judô e Mestre Cacá Lima”, conclui André . O atleta Paulo Cesar, vice-campeão brasileiro de Jiu Jitsu

Reprodução/Facebook

Crescimento de 60% em 2013 e lançamentos inovadores alteram perfil de empresa

de CFTV mineiraCom pedidos excedendo a fabricação, Citrox investe e

duplica capacidade produtiva

A Citrox está no merca-do desde 2005, focada, des-de sua criação, em Circuitos Fechados de TV. A atuação séria e inovadora levou a empresa a ocupar um lugar de destaque entre os maio-res fabricantes de câmeras e controle de acesso do país.

Em 2013, a empresa pas-sou por um processo de es-truturação e investimentos, com a duplicação da capaci-dade de fabricação e entrega, além do fortalecimento dos departamentos internos. A Citrox conta atualmente com duas unidades: em San-ta Rita do Sapucaí – Vale da Eletrônica, MG, onde está lo-calizado o escritório comer-cial e em Manaus, AM, ende-reço da planta fabril.

Com uma linha com-pleta de CFTV, os produtos Citrox são reconhecidos pela excelente qualidade e desempenho. Os modelos de câmeras analógicas e IP estão entre os mais so-licitados pelos clientes. E representando um merca-do em rápido crescimen-to, a linha de produtos de Controle de Acesso ofere-ce confiabilidade em Con-troladoras IP e Controla-doras Stand Alone (não necessita de computador) leitores de proximidade, botoeiras e outros.

A empresa apresentou na Exposec 2014, que acon-teceu de 13 a 15 de maio, sua nova Linha Parking. Uma so-lução completa para Esta-

cionamentos e controle vei-cular, que contempla desde cancelas e totens até caixas de registro para bilhetagem. A Controladora Biométrica – Bio S.A – foi uma das novida-des mais atrativas. Com sen-sor capacitivo, a Bio S.A tem grande capacidade de arma-zenamento de digitais e su-porta 10 mil eventos na me-mória. Resistente e ágil, este produto garante um dife-rencial em segurança para empresas de quaisquer seg-mentos e portes.

Assessoria de Imprensa / Marketing

Daniela AzevedoMTB.: MG-06862-JP

[email protected]

CIDADES Edição 30 - 29/05/201410 Gazeta Microrregional

JÉ hora de plantar as intenções para o novo ciclo lunar que começa hoje. O convívio social e todo o tipo de trocas se benefi-ciam. Bom perío-do também para

afinar os objetivos em comum com parceiros e colaboradores.

Dia de virar a pági-na, inaugurar uma nova agenda e se abrir para novos aprendizados. Lua nova de Gêmeos é a Lua da flexibi-lidade, integração e sociabilidade.

Uma boa notícia: Hoje em seu sig-no e promete novas oportunidades.

Os geminianos tem bons motivos pra sair de casa, circular, interagir promover encon-tros e iniciar no-vos projetos. Este é o seu momen-to! Promova-se

por meio da integração com o mun-do ao redor.

Neste novo ciclo, a comunicação é sua aliada para resolver todas as pendências pos-síveis. Sol, Lua e Netuno pedem cuidado com a distração ou com

esquecimentos, pois todos ficam mais dispersos, inclusive você.

É importan-te estabele-cer prioridades para que não fique disperso. A Lua nova de Gêmeos mar-ca o início de um novo ciclo

com mil novos assuntos, ideias e possibilidades.

Você vive o ápi-ce anual de as-suntos relacio-nados à carreira. É tempo de pro-gredir profis-s i o n a l m e n t e . Aproveite para dialogar e des-

fazer embaraços: o julgamento tende a ser mais racional.

É tempo de se ex-por, dialogar, fa-zer contatos e divulgar seu tra-balho. A Lua nova de Gêmeos favo-rece as trocas, o diálogo e a con-cordância. Marte

segue em seu signo para ajudá-lo a esclarecer, tomar decisões e agir.

O comércio, as trocas, as so-ciedades e as n e g o c i a ç õ e s estão favore-cidos com a Lua nova no signo oposto. Tudo que nun-

ca foi visto ou feito, atrai mais a sua atenção.

É tempo de aper-feiçoar suas téc-nicas de trabalho, incorporar novas tecnologias e in-crementar a ro-tina. Com a Lua nova de Gêmeos, você pode plantar

as novas intenções, inovar e dar ou-tros ares para sua vida.

O período prome-te bons encon-tros. Aproveite para ativar con-tatos e finalizar velhos assuntos. Com a Lua nova, os caminhos se abrem para novos

projetos, negócios, aprendizados e atividades ligadas à comunicação.

Você está mais versátil e flexí-vel, conte com mais capacida-de de adapta-ção. O foco está no lar, na família e nas questões afetivas. Procu-

re compreender melhor seus senti-mentos e seu temperamento.

Neste novo ci-clo lunar vale buscar no-vos aprendiza-dos, fazer cur-sos, frequentar palestras, ler e participar da vida cultural.

Informações colhidas podem ser valiosas.

Horóscopo

No dia 15 de maio, foi inaugurada a loja Casa Bragança em Santa Rita do Sapucaí, com a presença de grande público.

Durante todo o dia, foram realizados diversos sorteios de calçados.

Sociais

Cachoeira de Minas realiza encontro de bandas

No dia 16 de maio, foi inaugurada oficialmente na cidade de Paraisópolis, a empresa Faria & Lima, com a presença de diver-sos cidadãos da socieda-

de Paraisopolense, das pro-prietárias Cláudia e Skelen e do representante da Cai-xa Econômica Federal o Sr. Roberto.

Faria & Lima, surgiu de

uma conversa informal en-tre duas amigas de infância, Cláudia Regina de Faria, ad-vogada e Skelen Chistina de Lima, psicopedagoga. Cláu-dia, já estava trabalhan-do há um ano com a Caixa e Skelen que possuía muita experiência no ramo, pois foi proprietária de duas lo-téricas em cidades vizi-nhas. A junção não poderia ter dado tão certo, a empre-sa hoje conta com uma es-trutura elogiada por todos, inclusive pelo superinten-dente da Caixa na Região, oferecendo ao público co-modidade para os serviços bancários e de venda e ad-ministração de imóveis.

Cachoeira de Minas viveu um domingo fes-tivo neste último 25 de maio, com a realização da quinta edição do En-contro de Bandas, tra-dicional evento que integra o calendário anual do município.

As apresentações aconteceram na Pra-ça da Bandeira e reuni-ram um excelente pú-

blico ao longo de toda a tarde de domingo. O encontro contou com a participação de oito agremiações musicais: Sociedade Musical Edu-ardo Tenório e Fanfarra Municipal Maestro José Rodrigues Tenório (Ca-choeira de Minas), Lira Catarinense (Natércia), Lyra João Paulo II (Bom Repouso), Lira Nos-

sa Senhora das Dores (Gonçalves), Lira Santa Rita (Santa Rita do Sa-pucaí), Banda Marcial Padre Laureano (Piran-guçú) e Banda Munici-pal Alcízio de Barros Cobra (Congonhal).

A organização ado-tou para este ano um novo formato para o En-contro de Bandas, com as apresentações acon-

tecendo num formato semelhante ao de uma “roda”, com as bandas revezando suas perfor-mances.

Cada agremiação participante recebeu troféu, uma partitura de um dobrado de autoria de João Rezende, saudo-so músico cachoeirense, e duas camisetas do En-contro de Bandas.

CIDADES 11Edição 30 - 29/05/2014Gazeta Microrregional

Fone: (35) 3651-1212 (35) [email protected]

4,5 alqueiresBairro dos Barbosas

c/ nascente/02 lagos/ pasto formado

Valor: R$ 135 mil

Lote 22 x 18,5 = 420 m2 / planoResidencial Jose

VeríssimoValor : R$ 60 mil

Chácara Ribeirãozinho Gonçalves

c/ casa 03 dorm/nascente/pomar

Valor: R$ 250 mil

Chácara 01 alqueirec/ casa 03 dorm/ for-

madaBairro Barbosa

Valor: R$ 110 mil

Apartamento centro c/ 03 dorm

Um por andar / Próxi-mo ao colégio

Valor : R$ 260 mil

Siti o em BrasópolisDo lado do observatório/ 03 lagos/ bananal/ casa boa/ pomar completo

Valor:R$ 330 mil

½ lote no Boa Vistac/ vista panorâmica

/ 5 x 25 = 125 m2 Valor : 25 mil

Residencial Paraiso Casa c/ 03 dormTerreno 10 x 30 =

300 m2Valor : R$ 160 mil

Casa c/ 02 dorm / novaParaisópolis / Rua pla-na próximo ao centro

Valor : R$ 160 mil

Apartamento centroc/ 02 dorm

Frente ao Banco Itaú / Seminovo / sem garagem

Valor : 160 mil

-½ lote 6 x 25 Soane Gomes/150

m2 / planoValor : R$ 29 mil

Casa 05dorm/ etcBairro Novo Hori-

zonteLote 250 m2

Valor : R$ 220 mil

Lote comercial plano

Rua Sete de Setem-bro / ParaisópolisValor : R$ 140 mil

Casa velha no centroPróximo ao Bradesco

Área total 190 m2Valor : 270 mil

Casa nova c/ 02 dorm

Bairro Boa Vista / Ac FinanciamentoValor : 105 mil

VENDO UNO VIVACE

Cinza Completo ano 2012, 4 portas 1.0 (35)8853-4787 – A parti r das 12:00 horas

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,

por 3 dias. Mandar publi-car no

terceiro dia. Fazer 1 pedi-do impossível e 2 pedidos di-

fí ceis. Você verá o que acontece no

4º dia (M.A.J)

A ETE FMC participa de feira mundial do setor de segurança privada, em São Paulo

A escola apresentou seu Centro de Desenvolvimento e Negócios - CEDEN, oferecendo seus serviços a empresas parceiras

A ETE FMC -- Escola Técnica de Eletrônica Fran-cisco Moreira da Costa par-ticipou pela primeira vez da Feira Internacional de Segurança – Exposec, vi-trine tecnológica na Améri-ca Latina, que atraiu cerca de 36 mil visitantes. A Fei-ra, realizada de 13 a 15 de maio, reuniu 650 exposito-res e mais de mil marcas no Centro de Exposições Imi-grantes (Rodovia dos Imi-grantes Km 1,5 / SP-SP).

Com estande localiza-do dentro do pavilhão “O Vale da Eletrônica”, a ETE apresentou o seu Centro de Desenvolvimento e Ne-gócios – CEDEN, ao lado de

outras 38 empresas, enti-dades e associações da re-gião, como INATEL, FAI, Alarmes Santa Rita; Ati-va Soluções; Clear CFTV; Enterplak; Exsto Tecnolo-gia; Genno Tecnologia; Hi-tachi Kokusai Linear; e Int-telix Brasil. Aos visitantes, a ETE entregou pan�letos sobre a escola e o CEDEN, além do livro “ETE - Tudo Começou Aqui” (a histó-ria dos 50 anos da escola), e exibiu um vídeo apresen-tando a infraestrutura e as atividades da escola. Os vi-sitantes foram convidados a visitar suas instalações, entrando em contato pelo telefone (35) 34733600 ra-

mal 671 ou email: [email protected].

“Foi uma boa oportu-nidade para a ETE partici-par dessa feira internacio-nal, onde as empresas vão em busca de parcerias ren-táveis. Foi possível apre-sentar nossos serviços do Centro de Desenvolvimen-to e Negócios, ainda pouco conhecido fora da região do Vale da Eletrônica. E o CEDEN foi muito bem acei-to”, comenta o responsável do CEDEN, Wanderson Sal-danha.

CEDEN - Inaugurado em janeiro de 2012, tem en-tre suas atividades a pes-quisa e o desenvolvimen-

to de circuitos eletrônicos, possui uma equipe exclusi-va de técnicos e engenhei-ros, altamente especializa-da em telecomunicações, automação e engenharia biomédica, além da partici-pação de docentes da ETE. Esses pro�issionais estão capacitados a prover solu-ções em baixa, média e alta potência, controles, senso-riamento, telemetria, in-terfaces, tecnologia sem �io, sistemas microcontro-lados, microprocessado-res, FPGA (plataforma de desenvolvimento), DSP -- Digital Signal Processor, interconectividade com sistemas digitais e ambien-

tes corporativos. Ainda são habilitados a desenvolver interfaces e aplicativos nas mais diversas plataformas.

As empresas parceiras do CEDEN podem usar la-boratórios e equipamen-tos de última geração para a realização de treinamen-tos, cursos e workshops, execução de projetos e con-sultoria técnica. Também podem solicitar treinamen-to e consultoria técnica para capacitação de pro�is-sionais nas mais diversas áreas, além de recrutamen-to de mão de obra técni-ca. O centro está capacita-do para redigir e submeter propostas para captação

de incentivos de fomento e credenciamento nos prin-cipais órgãos governamen-tais.

O CEDEN tem parcerias de sucesso com a empre-sa ProAltitude, o Institu-to Nacional de Telecomuni-cações - INATEL, Ericsson Telecomunicações, Erics-son Gestão e Serviços, Cle-ar CFTV e Pixel TI.

Exposec - Voltada aos pro�issionais da cadeia pro-dutiva da indústria da se-gurança (administradores, engenheiros, professores e detetives, entre outros) e reuniu compradores, for-necedores e fabricantes em uma área de 30 mil m².

Câmara Municipalde Córrego do Bom Jesus

AVISO DE LICITAÇÃO

PRC. 12/2014 - PREGÃO PRESENCIAL 01/2014, TIPO MENOR PREÇO. OBJE-TO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM PRODUÇÃO, CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS EM VÍDEO, PARA DIVULGAÇÃO EM TV DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. A abertura dar-se-à às 15h30, do dia 06/06/2014. O Edital encontra-se à disposição no Setor de Compras e Licitações e no site da Câmara Mu-nicipal de Córrego do Bom Jesus/MG (www.camaracbjesus.com.br).

CIDADES Edição 30 - 29/05/201412 Gazeta Microrregional