gás de xisto

7

Click here to load reader

Upload: compagas

Post on 16-Jul-2015

495 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gás de Xisto

Gás de Xisto

Out/2013

Page 2: Gás de Xisto

Gás de Xisto

O gás de xisto, também chamado de gás não convencional, é um gás natural encontrado em uma rocha sedimentar porosa de mesmo nome.

O gás é basicamente o mesmo que o derivado do petróleo, mas a forma de produção e o seu envólucro são diferentes. Ele se encontra comprimido em pequenos espaços dentro da rocha, o que requer a criação de fraturas por meio da pressão hidráulica, num processo conhecido como fraturamento, no interior de seu reservatório na rocha, permitindo que o gás flua e seja coletado. Tal precisão requer uma tecnologia avançada para perfurar e estimular (fraturar) as zonas que englobam o gás.

Page 3: Gás de Xisto

Para onde é destinado?

O gás de xisto é destinado principalmente, como combustível, ao aquecimento de casas, geração de eletricidade e aplicações diversas em fábricas.

Page 4: Gás de Xisto

Extração

Fonte: Infográfico publicado no caderno de Economia, do Jornal Estadão.com.br, em 03 de agosto de 2013.

Page 5: Gás de Xisto

Problemas

Dependendo da oferta futura, o crescimento de seu uso enfrenta dois problemas: o primeiro é a tradicional questão de modificação da matriz energética. Ou seja, como fazer para avaliar os custos e uma possível perda financeira que acarretará na troca de toda a infraestrutura montada nos últimos 80 anos em torno da gasolina, desde a engenharia dos motores até a implantação de uma rede de postos que sustente o novo combustível?

Provavelmente, o uso do gás de xisto vai se concentrar inicialmente em indústrias. E depois, caso seu uso seja comprovadamente benéfico, ele será usado nos outros segmentos.

O outro problema é que, embora seja abundante e barato, o gás de xisto tem uma extração polêmica, pois teme-se que o processo de fraturamento hidráulico da rocha possa gerar contaminação dos lençóis freáticos, contaminando a água potável que os cidadãos consomem.

Page 6: Gás de Xisto

Gás de Xisto no Brasil

. Em apenas três bacias hidrográficas – a do Paraná, Solimões e Amazonas –, o Brasil possui 6,93 trilhões de metros cúbicos de gás de xisto recuperáveis e 5,54 bilhões de litros de óleo. Os dados foram estimados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, em seu estudo mais abrangente até agora e que avaliou reservas potenciais em 42 países.

. Das três, a bacia do Paraná (formação de Ponta Grossa) é a mais promissora, com 4,3 bilhões de barris de óleo e 2,4 trilhões de metros cúbicos de gás. Para o gás, a do Amazonas (formação de Barreirinha) tem reservas recuperáveis de 2,83 trilhões de metros cúbicos.

Fonte: http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/eletrobras/arquivos/ifes/IFE20308.html

Page 7: Gás de Xisto

Gás de Xisto no Brasil

. O Brasil tem seis outras bacias com potencial de gás de xisto, mas faltam dados geológicos que permitam qualquer estimativa – avalia o estudo.

. Se explorados todos os recursos avaliados, a oferta mundial de petróleo crescerá 11%, e a de gás, 47%.

Fonte: http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/eletrobras/arquivos/ifes/IFE20308.html