gaem - aesecom o mba, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas...

20
GAEM GESTÃO AVANÇADA PARA A ECONOMIA DO MAR OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2014

Upload: others

Post on 30-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

GAEM GESTÃO AVANÇADA pArA A ECONOMIA DO MAr

OUTUBrO A DEZEMBrO DE 2014

Page 2: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

«Hoje mais do que nunca, os dirigentes devem olhar para a sociedade de uma forma positiva, porque o seu traba-lho é um trabalho com os outros e um trabalho para os outros, tornou-se cada vez mais um fazer qualquer coisa para alguém, uma vez que são permanentes as necessi-dades a satisfazer, seja do cliente atual, seja do futuro.

Este foco no serviço é um exercício consciente da res-ponsabilidade que tem como líder, que abre caminhos, e como gestor dos recursos que lhe estão confiados.

A partir da sua estrutura, de uma metodologia de apren-dizagem própria e de ambiente agradável mas exigente, os programas da AESE oferecem aos seus participantes uma oportunidade sistemática de reflexão sobre a sua atividade, uma análise da forma como gerem as poten-cialidades criativas das suas equipas e, simultaneamen-te, meios para ler profundamente as necessidades dos clientes que a empresa serve.

A riqueza e profundidade do paradigma antropológico cristão subjacente, facilita a criação de relações de co-laboração com os outros participantes, com os colegas e com outras empresas, dando origem a redes de coopera-ção que são mais eficazes na criação sustentável de valor para a sociedade, para cada uma das empresas e base de um verdadeiro enriquecimento pessoal.»

JoSé RAmAlHo FontESDiretor-Geral da AESE

Empresários e Alta Direção dos vários setores da Economia do Mar que pretendam aperfeiçoar competências e conhecimentos em Direção e Gestão de Empresas e partilhar experiências de desenvolvimento de negócios e de internacionalização.

Page 3: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

Jorge Ribeirinho MachadoPresidente do Comité do [email protected]

Eduardo Andrade PereiraMembro do Comité do [email protected]

Todos nós que trabalhamos na Economia do Mar, em Portugal e a partir de Portugal, temos consciência que já foram feitos inúmeros estudos e diagnósticos, e que, atualmente, estão reunidas condições para concretizar, para criar e desenvolver negócios. Para isso, são pre­cisas pessoas, iniciativas, políticas e empresas orien­tadas para a ação, para a concretização, para o êxito materializado.

O GAEM é um instrumento que a AESE criou para desen volver aqueles que estão a fazer crescer a Eco­nomia do Mar ­ trata­se de um programa de formação de execu tivos, de aperfeiçoamento das competências e conheci mentos em Direção e Gestão de empresas e organiza ções públicas e privadas.

Em primeiro lugar, queremos aperfeiçoar e refinar as competências de gestão dos participantes. Contudo, o GAEM vai muito para além disto: os atores da Economia do Mar que participam no GAEM ganham ferramentas, ca pacidade de networking e novos conhecimentos que os ajudam a concretizar melhor os seus projetos.

O GAEM constitui­se como um apoio de enorme valor para tornar realidade o desígnio nacional de “aumentar a contribuição da economia do mar para o país”, atra­vés de iniciativas empresariais de sucesso e sustentá­veis no longo prazo.

Um outro aspeto que é importante realçar, é que não pre tendemos ensinar o “negócio do mar” às “gentes do mar”. Antes sim, entregar o que a AESE Business School tem de melhor e oferecer à sociedade em geral, e à eco­nomia do mar em particular, a excelência no aperfeiçoa­mento de competências de direção e gestão de empresas e organizações.

Tal como em outros programas da AESE, o nosso método permite construir a partir da experiência que os partici­pantes já trazem.

Venha falar connosco e descobrir como o GAEM o pode ajudar a desenvolver­se pessoal e profissionalmente.

Bem­vindo a uma nova etapa da sua vida profissional, bem­vindo ao GAEM!

BEM-VINDO AO GAEM

3

Page 4: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

4

“É nossa condição humana pensar quase sempre tudo o que nos rodeia condicionados pela nossa perspetiva, pelo nosso quotidiano e pela nossa experiência. No entanto, olhando para o passado, percebemos que o mundo girou mais rápido, sempre e quando o Homem foi capaz de partilhar experiências e conhecimentos, aumentando assim a sua capacidade de aprender coletivamente. Só assim se conseguiu que o todo fosse infinitamente maior que a soma das partes, e que as sociedades fossem atingindo patamares superiores. Da mesma forma, o GAEM mais do que ensinar, pretende enriquecer, através da experiência de todos, a vida e o quotidiano de cada um. Tanto no plano pessoal, como no profissional.Numa análise simplista pode até parecer pouco, mas recorrendo à simplicidade da grandeza de uma frase da Madre Teresa de Calcutá diria: “Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

ANtóNIO BElMAr DA COstADIrEtOr ExECutIVO DA AGEPOr - AssOCIAçãO DOs AGENtEs DE NAVEGAçãO DE POrtuGAl

sEBAstIãO MArIA FIGuEIrEDOADMINIstrADOr ExECutIVO NA tMB - tErMINAl MultIusOs DO BEAtO OPErAçõEs POrtuárIAs

“A atividade de cada um foca-nos apenas na resolução dos problemas na nossa área de atuação, deixando-nos muitas vezes imersos no dia a dia e não nos permitindo ver “the big picture”. A melhor forma de me manter a par de novas técnicas, teorias e tendências é, para mim, participar em programas de formação de executivos – comecei com o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação de executivos internacionais –, que me permitem, de uma forma construtiva e sistemática, estar sempre a par do que de melhor se faz. O GAEM foi o exemplo ideal de um momento de preparação para os próximos desafios, pois deu-me a conhecer outros setores da Economia do Mar com que habitualmente não lido, e através da partilha de experiências, posso verdadeiramente afirmar que abri o meu leque de conhecimento.”

Page 5: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

5

• Aperfeiçoar as competências de gestão e liderança;

• Conhecer e utilizar as ferramentas práticas da gestão;

• Obter uma visão integral da melhor forma de dirigir pessoas;

• Exercitar a tomada de decisão, de forma prática e realística;

• Ampliar a rede de parceiros para potenciar sinergias de negócio e ter contacto direto com importantes atores de outros setores da economia do mar;

• Apreender novos conhecimentos em outros setores ligados ao mar e aplicar métodos de inovação e empreendedorismo;

• Adquirir conhecimentos, aprendendo com a experiência dos outros participantes;

• Aumentar o contributo às suas organizações, com uma visão mais completa e estratégica;

• Entender o enquadramento da economia do mar e dos seus diversos setores no contexto global;

• Fazer parte da rede de ALUMNI da mais antiga business school de Portugal;

• e, no final, ter pena que o programa tenha terminado…

Os participantes do GAEM irão:

BENEFÍCIOs PArAOs PArtICIPANtEs

O GAEM foi criado como programa de aperfeiçoamento de competências de gestão e liderança, com base numa visão integral da empresa, orientado para a ação.

Page 6: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

6

Page 7: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

7

Os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas num total de 60 sessões de 1h15 cada, distribuem-se segundo as seguintes áreas:

EstruturA DO PrOGrAMA

.................................................FAtoR HumAno nA oRGAnizAção E étiCAA área de Fator Humano irá incidir sobre os seguintes temas: Moti­vações; Liderança, e Gestão de Pessoas e Equipas. Com base num esquema concetual de base antropo­lógica, serão analisadas as motiva­ções humanas, a definição de políti­cas e sistemas formais de gestão de pessoas, e as dimensões da atuação do Dirigente na Organização, como Estratega, Executivo e Líder.

.................................................EConomiA, FinAnçAS, ContRolo E ContAbiliDADEA área de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade pretende familiarizar os participantes com os problemas e alternativas de solução com que se confrontam os respon­sáveis pela Direção Financeira das empresas, nomeadamente, nas áreas de Contabilidade Geral e de Custos; Análise e Previsão Financeira e Aná­lise de Projetos de Investimento.

.................................................PolítiCA ComERCiAl E mARkEtinGA área de Política Comercial e Mar­keting preocupa­se com o estudo e compreensão do comportamento dos consumidores e dos clientes. Os par­ticipantes no GAEM adquirem com­petências na implementação da es­tratégia; criação e desenvolvimento da marca; comunicação; marketing digital; e venda, independentemente de terem preparação académica de base nestas áreas, ou de exercerem funções na área comercial.

.................................................oPERAçõES, tECnoloGiA E inovAçãoO programa desta área académica aborda os temas seguintes: Proces­sos, Fluxos e Capacidades; Gestão de Projetos; Supply chain manage-ment; Melhoria contínua; e Gestão de Serviços. Com as sessões da área de OTI, os participantes irão perce­ber como é que as organizações po­dem ser mais competitivas, ao criar e entregar valor aos seus clientes, cumprindo a sua Missão.

.................................................PolítiCA DE EmPRESAA área de Política de Empresa versa sobre as tarefas e saberes especí­ficos de quem ocupa posições de maior poder nas organizações. Trata do Governo da empresa como um todo harmónico para conseguir resul­tados justos e eficazes. Ao longo do programa, os participantes exercitam a capacidade de análise e diagnósti­co de situações estratégicas, nome­adamente no âmbito da Estratégia de negócio, da Estratégia corporativa e da Relação com Shareholders e Stakeholders.

.................................................SESSõES DE EnQuADRAmEnto À EConomiA Do mARDurante o programa, a par das sessões de gestão, são convidados alguns conferencistas, com larga ex­periência e de referência no panora­ma da economia do mar, que trarão as suas experiências e visões, para oferecer aos participantes do GAEM novas perspetivas e conhecimentos, ao nível dos seus distintos setores.

Os participantes têm ao seu dispor uma plataforma interativa para partilha de informação e distribuição de documentos em formato eletrónico, que permite de uma forma rápida e acessível ligar os participantes, os grupos de trabalho e os professores entre si.

Page 8: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

PolítiCA DE EmPRESA……………………………………ADRiÁn CAlDARtResponsável pela Área Académica;Ph.D. em Management (IESE, U. Navarra); MSc (IESE, U. Navarra); MBA (ESADE, Buenos Aires); BA (UCA, Buenos Aires).……………………………………………PEDRo lEãoExecutive MBA AESE/IESE; Pós­ ­graduação em Gestão de Energias Renováveis (UCP); Pós­graduação em Gestão de Sistemas de Informação (IST); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (FCT Universidade de Coimbra).……………………………………………JoSé mAnuEl SilvA RoDRiGuESCEO’S Forum (IESE); PADE (AESE); Lic. em Economia (ISE da UTL).

FinAnçAS, ContRolo E ContAbiliDADE……………………………………JoSé miGuEl Pinto DoS SAntoSDoutor em Economia (U. Hiroshima); MBA (U. Nova de Lisboa).……………………………………………FRAúSto FERREiRAPADE (AESE); Especialização de Fiscalidade; Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE).

ComPoRtAmEnto HumAno nA oRGAnizAção E étiCA……………………………………mARiA DE FÁtimA CARioCAResponsável pela Área Académica;DBA pela Manchester Business School (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Família (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).……………………………………………EuGénio viASSA montEiRoDoutor em Filosofia da Ação e Direção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).……………………………………………João mARtinS DA CunHAMestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).……………………………………………JoSé FonSECA PiRESExecutive MBA AESE/IESE; Lic. em Medicina (U. Porto).……………………………………………PEDRo DA RoSA FERRoProfessor de Política de Empresa; PADE (AESE); Mestrado em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ESADE); Pós­graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Economia (UCP).

PolítiCA ComERCiAl E DE mARkEtinG……………………………………RAmiRo mARtinSResponsável pela Área Académica;MSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Química (U. Porto).……………………………………………EuRiCo nobREExecutive MBA AESE/IESE; Lic. em Marketing (UNI).……………………………………………AnDRé moRGADoExecutive MBA AESE/IESE; Indian Economy and Management Practices (IIMA); Advanced Competitive Analysis Program (U. Michigan); Lic. em Administração de Marketing (IPAM).

GEStão DAS oPERAçõES, tECnoloGiA E inovAção……………………………………JoRGE RibEiRinHo mACHADoResponsável pela Área Académica;Doutor em Filosofia da Ação e Direção de Organizações (U. Navarra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).……………………………………………nuno biGADoutor em Engenharia Civil (U. Coimbra); PDE (AESE); Mestre em Engenharia Civil (FCTUC); Lic. em Engenharia Civil (IST).

8

PrOFEssOrEs E CONFErENCIstAs

……………………………………………tiago Pitta e CunhaConsultor do Presidente da República para os Assuntos da Ciência, do Ambiente e do Mar.……………………………………………João Fonseca RibeiroDiretor­Geral de Política do Mar.

……………………………………………João Freire CardosoDiretor, Ocean Plug – REN.……………………………………………Henrique PestanaHead of Ship Design, ABB.……………………………………………Pierre ErwesChairman, Biomarine.

……………………………………………Jorge AntunesCEO, TecnoVeritas.……………………………………………Eduardo CabritaDiretor­Geral MSC Cruises Portugal.……………………………………………manuel Pinto de AbreuSecretário de Estado do Mar.

Alguns dos conferencistas das sessões de enquadramento do GAEm 2013:

Page 9: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

9

Interagir com os principais atores da economia do mar adquirindo conhecimentos, partilhando experiências e potenciando relações e negócios.

.............................................António belmar da Costa, Diretor Executivo da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal..............................................António Sarmento, Chairman da WAVEC Offshore Renewables..............................................Frederico Spranger, Presiden­te da Comissão Executiva da LISNAVE..............................................João Falcato, Administrador do Oceanário de Lisboa..............................................Joaquim macedo de Sousa, Gestor de Ciência e Tecnologia, Departamento de Biologia e CE­SAM, Universidade de Aveiro..............................................Almirante Alexandre da Fonse-ca, Diretor da “Revista da Ma­rinha; Presidente da Confraria Marítima de Portugal; PADE.

.............................................Joaquim tarré, Empresário.............................................Jorge d’Almeida, Consultor SACONSULT..............................................José Apolinário, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca..............................................José luis Cacho, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro..............................................José Poças Esteves, Presidente da SaeR – Sociedade de Avalia­ção Estratégica e Risco..............................................José Ribau Esteves, Presiden­te da Direção da Associação Oceano XXI..............................................José ventura de Sousa, Secre­tário­Geral da Associação das Indústrias Navais.

.............................................luís Figueiredo, Administrador do Grupo ETE..............................................martinho Fortunato, Adminis­trador da MSF..............................................Paulo mónica, Secretário­geral da AIB – Associação dos Indus­triais do Bacalhau..............................................teresa bertrand, EnergyIN Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia..............................................tiago Pitta e Cunha, Consultor do Presidente da República para os Assuntos da Ciência, do Ambiente e do Mar.

O Conselho Consultivo para o GAEM é um órgão composto por figuras proeminentes da economia do mar, que tem como função principal discutir e analisar a qualidade e atualidade de conteúdos do programa. O Conselho Consultivo para o GAEM reúne-se periodicamente e participa nos diversos eventos promovidos pela AESE, interagindo com os participantes do programa.

CONsElHO CONsultIVO

Page 10: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

10

“O método do caso motiva, muito em particular numa assistência de pessoas já com alguma experiência de gestão, em setores diversos, em empresas diversas, dado que os casos analisados e discutidos permitem trazer para a discussão a experiência de cada um. Temos, por um lado, um texto que nos guia, um professor com formação em gestão e que está preparado para discutir cada um desses casos e, por fim, os participantes, verdadeiros colegas, que trazem a sua experiência pessoal a cada uma das situações. Recomendo!”

ANtóNIO sArMENtOCHAIrMAN, WAVEC OFFsHOrE rENEWABlEs

“Com o GAEM, vi uma oportunidade de melhorar os meus conhecimentos numa área que me é muito querida e onde trabalho, mas principalmente a possibilidade de ganhar conhecimento e competências noutras atividades relacionadas com o mar, visto que, no meu caso específico, me focalizo muito em tudo o que seja a pesca e o processamento do pescado. Tive a possibilidade de enriquecer claramente os meus conhecimentos e também num aspeto que considero muito importante: os contactos com as pessoas que comigo participaram no programa que, claramente, superaram as minhas expectativas.”

ANA PAulA QuEIrOGADIrEtOrA COMErCIAl & MArkEtING,DOCAPEsCA

Page 11: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

11

O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

Ao contrário de simples aulas, as au­las do método do caso desenrolam­­se sem um roteiro detalhado. Os professores gerem simultaneamente conteú dos e processos, teorias e so­luções, numa súmula de elementos preparados rigorosamente.

As aulas são um equilíbrio perfeito entre planeamento e espontaneidade, resultado dos temas que cada partici­pante apresenta ao longo da discus­são e as teorias e técnicas que cada caso analisa.

Os princípios e as técnicas são apre­endidas graças à colaboração e co­operação entre participantes, numa busca de soluções para os desafios e problemas do mundo real.

O Método do Caso, criado e utilizado na Harvard Business School desde 1924 é, na AESE, a base do processo formativo. Chris Christensen, um dos professores mais conceituados da HBS, definia o método como “A Arte de Gerir a Incerteza”.

MÉtODO DO CAsO

Aperfeiçoar competências de gestão, melhorar a qualidade da tomada de decisão, aprender de forma prática e realística.

Page 12: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

12

“Aprender a sistematizar conceitos simples e práticos de ajuda à tomada de decisão com recurso ao estudo de casos reais, revelou-se uma ferramenta essencial para a gestão do dia a dia.Perspetivas completamente diferentes originam calorosas discussões com os colegas e obrigam a repensar o que parece ser a única e mais acertada decisão!A amplitude de temas abordados obrigou ao empenhamento durante o tempo do curso. Porém, conferem uma visão holística dos problemas com que as empresas se deparam.”

FIlIPE DuArtECEO DA HPMs - DEsIGN AND ENGINEErING

“Estava um pouco apreensiva relativamente à estrutura do programa que inclui, por exemplo, finanças e contabilidade e que não são, de todo, áreas em que desenvolva a minha atividade. Em boa hora resolvi fazer o programa! Apenas tenho a referir aspetos positivos, desde o método de ensino, à qualidade dos oradores e professores, passando pelo companheirismo dos colegas. Ao terminar este programa sinto que estou habilitada a perceber, por exemplo, o que é um balanço, os tipos de motivações humanas ou a utilizar a eficácia e a eficiência nos processos de decisão e alarguei os meus conhecimentos relativos ao potencial valor económico e social dos recursos associados ao mar, a necessidade de efetuar, não só a gestão integrada destes recursos, como de aplicar e criar medidas para assegurar que a referida gestão é sustentável.”

ADElAIDE MáxIMOCOOrDENADOrA DA árEA DE AMBIENtE, POrtO DE sINEs

Page 13: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

13

O reconhecimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado de cinco princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negó­cios única: mais de 33 anos a ensinar com o Método do Caso incentivando a decisão prudencial, uma cultura de aprendizagem participativa e contí­nua alicerçada no humanismo, na ética e na responsabilidade social e corporativa, com um verdadeiro impacto nos participantes, transfor­mando­os em dirigentes e líderes que contribuem ativamente para a socie­dade portuguesa.

A visão internacional, o respeito pelos valores humanos e éticos e a inves­tigação aplicada, rigorosa e atualiza­da são alguns dos fatores apontados pelos mais de 4.700 dirigentes, que

com a AESE aperfeiçoaram os seus co nhecimentos em gestão e desen­volveram a sua capacidade de toma­da de decisão.

Desde 2006 que é Membro Hono­rário da Ordem de Mérito, galardão concedido por atos e serviços meritó­rios em favor da sociedade.

A estreita colaboração entre a AESE e o IESE, que se iniciou em 1980, traduz­se no intercâmbio de profes­sores, na elaboração de casos e pro­gramas conjuntos de investi gação e de forma ção de executivos.

A AESE Business School, a mais antiga Es cola de Direcção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.

A AEsE

Page 14: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

rEDE DE EsCOlAs AssOCIADAs E PArCEIrAs AEsE/IEsE

CAIRO

NAIROBI

LAGOS

XANGAI

BARCELONA

MONTEVIDEU

SÃO PAULO

NOVA IORQUE

MICHIGAN

CIDADE DO MÉXICOGUATEMALA

MADRIDLISBOA

PARIS

AHMEDABAD

ABIDJAN

LUANDA

BOGOTÁ

GUAYAQUIL

LIMA

SANTIAGO

BUENOS AIRES

14

Page 15: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

CAIRO

NAIROBI

LAGOS

XANGAI

BARCELONA

MONTEVIDEU

SÃO PAULO

NOVA IORQUE

MICHIGAN

CIDADE DO MÉXICOGUATEMALA

MADRIDLISBOA

PARIS

AHMEDABAD

ABIDJAN

LUANDA

BOGOTÁ

GUAYAQUIL

LIMA

SANTIAGO

BUENOS AIRES

Rede de Escolas Associadas

ASM - Angola School of Management, Luanda, Angola.

CEIBS - China Europe International Business School, Xangai, China.

ESE - Escuela de Negocios. Universidad de Los Andes, Santiago do Chile, Chile.

IAE - Escuela de Dirección y Negocios, Universidad Austral, Buenos Aires, Argentina.

IDE - Instituto de Desarrollo Empresarial, Guayaquil, Equador.

IEEM - Instituto de Estudios Empresariales de Montevideo, Universidad de Montevideo, Montevideo, Uruguai.

IESE Business School, Universidad de Navarra, Madrid e Barcelona, Espanha.

IESE NY, New York, EUA.

IHE-Afrique - MDE Business School, Abidjan, Costa do Marfim.

INALDE - Instituto de Alta Dirección Empresarial, Universidad de la Sabana, Bogota, Colômbia.

IPADE - Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresa, Universidad Pan-Americana, Cidade do México, México.

ISE - Instituto Superior da Empresa, São Paulo, Brasil.

LBS - Lagos Business School, Pan-African University, Lagos, Nigéria.

NTU - Nile Tech University, School of Business, Cairo, Egito.

PAD - Escuela de Dirección de la Universidad de Piura, Lima, Peru.

SBS - Strathmore Business School, Strathmore University, Nairobi, Quénia.

UNIS - Business School, Universidad del Istmo, Cidade da Guatemala, Guatemala.

Rede de Parcerias e Alianças académicas

IAE de Paris - Sorbonne Graduate Business School, Paris, França.

IIMA - Indian Institute of Management de Ahmedabad, Índia.

Michigan - Stephen M. Ross School of Business at the University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, EUA.

15

Page 16: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

16

“O método do caso, com estudo e preparação individual, discussão em grupo e debate em sala, permitiu-me conhecer diferentes problemas empresariais e éticos e as opções que as lideranças enfrentam para os solucionar. Em regra, há mais do que uma maneira de encarar e resolver os desafios; a formação na AESE deu-me capacidades e conhecimentos para encontrar a melhor maneira, aquela que maximiza os resultados positivos para a organização e que respeita os valores do ser humano. Estou melhor preparado, no trabalho e na vida, para decidir e contribuir para a construção de soluções que respondam aos problemas atuais e permitam enfrentar o futuro com otimismo.”

EDuArDO BANDEIrAVOGAl ExECutIVO DA APs - ADMINIstrAçãO DOs POrtOs DE sINEs E DO AlGArVE, sA E AluMNus DO ExECutIVE MBA AEsE/IEsE

JOrGE ANtuNEstECNOVErItAs - sErVICEs OF ENGINEErING & systEMs tECHNOlOGy

“O GAEM foi para mim uma interessante forma de aprofundar aspetos da gestão de empresas de uma forma prática devido à metodologia de ensino das matérias (estudo do caso) dar uma versão humanística da gestão de empresas em geral, tendo sido também um espaço de contacto pessoal e debate de ideias e conceitos de gestão. Aconselho vivamente o GAEM a todos aqueles com responsabilidades de gestão de empresas do setor do mar, que pretendam melhorar o seu desempenho profissional enquanto gestores.”

Page 17: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

17

Estabelecer uma rede de contactos duradoura e profícua para a criação de sinergias entre os diferentes setores da economia do mar.

Os participantes nos programas de longa duração constituem o Agrupa-mento dos Alumni da AESE. A rela-ção da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma fonte ines-gotável de conhecimento, experiência e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos.

Para manter vivos os laços criados entre os participantes e destes com a Escola, a AESE promove atividades destinadas a manter os vínculos atu-alizados, nos mais diversos aspetos da vida empresarial e social.

As atividades dos Alumni da AESE es-tabelecem uma plataforma de apren-dizagem continuada e de transforma-ção permanente, através das Sessões de Continuidade. Estas conferências de fim de tarde são momentos em que personalidades de reconhecido mérito académico e profissional fa-lam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áre-as funcionais da empresa como um todo, inserida na sociedade.

Os participantes do GAEM poderão aceder desde o início do programa ao networking, eventos e serviços pro-movidos pela vasta rede de Alumni da AESE.

Uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante.

AluMNI AEsE

Page 18: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

18

Page 19: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

Edição AESE 2014Fotografias arquivo fotográfico da AESE Design Gráfico atelier adão paranhos

2014

OUTUBRO 02* 09/10 16/17 23/24 30/31

NOVEMBRO 06/07 13/14 20/21 27/28

DEZEMBRO 04/05 11/12 18*

PREço: 6.500 euros + ivA

Inclui catering, documentação e estacionamento.

O programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias. O GAEM realiza-se no edifício sede da AESE, em Lisboa.

INFORMAÇÕES:Eduardo [email protected] [+351] 234 108 661

www.aese.pt

CAlENDárIO

INFOrMAçõEs

Quinta-feira à tarde e sexta-feira de manhã.* Dia Completo

Page 20: GAEM - AESEcom o MBA, e desde então tenho vindo a aperfeiçoar os meus conhecimentos em programas de formação ... Diploma de Contabilidade e Administração (ISCAL); Lic. em Organização

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

AESE - Lisboa | Edifício AESE | Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTelefone [+351] 217 221 530 | Fax [+351] 217 221 550 | e-mail: [email protected]

AESE - Porto | Rua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTelefone [+351] 226 108 025 | Fax [+351] 226 108 026 | e-mail: [email protected]

www.aese.pt

prOGrAMAS DE FOrMAÇÃO DA AESEPADE

Programa de Alta Direção de Empresas

PDE/GMPPrograma Direção

de Empresas

Duração: 21 semanas, em Lisboa. O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de quatro dias úteis, e um programa de sessões na CEIBS – China Europe International Business School, que ocupa o 10º lugar no ranking mundial do Financial Times.Participantes: Empresários e Dirigentes com um mínimo de 10 anos de experiência de Alta Direção, ocupando posições de Alta Direção e Direção-Geral.

Duração: PDE Lisboa e Porto: 24 semanas distribuídas por 7 meses.PDE/GMP (Lisboa): 13 semanas de formação distribuídas por 11 meses.Participantes: Gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PME’s com um ritmo profissional exigente.

Executive MBA AESE/IESE

Executive LL.M

Duração: 76 semanas, em Lisboa. Semanas internacionais intensivas nos EUA e Índia.Participantes: Licenciados com mais de 5 anos de experiência profissional, com capacidade de trabalho e ambição, que queiram gerir empresas, ou progredir na carreira profissional.

Duração: 35 semanas, em Lisboa. Inclui semana intensiva na Universidad de Navarra.Participantes: Advogados e juristas, com experiência profissional, que desejem valorizar a sua formação, acrescentando conhecimentos de gestão, economia e do direito dos negócios às suas competências jurídicas.

GAINDireção de Empresas

Agrícolas e Agroindustriais

Duração: 10 semanas, em Lisboa. Em colaboração com o Instituto Internacional San Telmo.Participantes: Empresários e Dirigentes do setor agroalimentar, incluindo Dirigentes Associativos, que pretendam atualizar conhecimentos, consolidar competências, aprofundar e partilhar experiências de negócios.

PADISPrograma de Alta Direção de Instituições de Saúde

Duração: 12 semanas, em Lisboa, no Porto e em Coimbra.Participantes: O PADIS destina-se a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (Cuidados Primários, Hospitalares, Cuidados Continuados, Organismos de Tutela, Organismos de Supervisão Técnica, Deontológica e Operacional) dos setores público, privado e social, nomeadamente: Membros dos Conselhos Executivos e dos Conselhos Clínicos dos ACES, Membros do Conselho de Administração dos Hospitais, Diretores de Serviço, Chefes de Serviço ou equiparados.

GOSGestão das

Organizações Sociais

Duração: 16 semanas, em Lisboa e no Porto.Participantes: Dirigentes de topo de instituições da Economia Social, com sentido de responsabilidade social e experiência.

INcOMPANIES INtENSIvOS

INcOMPANIES cuStOMIzADOS

Os Programas Intensivos de Formação de Executivos são a nova oferta de programas intra empresa de curta duração, criados a partir de programas pré-concebidos.

Os Programas Customizados da AESE são elaborados, caso a caso, para apoiar as empresas na formação dos seus quadros. São soluções feitas à medida da estrutura, da cultura e das ambições da empresa.

PGLPrograma de Gestão

e Liderança

Duração: 16 semanas, no Porto e em Lisboa. Com conteúdo programático igual nas duas cidades. Participantes: Profissionais com mais de 5 anos de experiência, que são gestores de equipas ou de projetos em grandes empresas, especialistas funcionais com perspetiva e vontade de aceder a cargos de chefia, gestores de pequenas empresas, diretores ou chefes de loja.