(fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos · de floresta atlântica. cabe assinalar...

4
1. (Fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais. Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar: a) No Mato Grosso do Sul, prevalece a criação de caprinos nas chapadas, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos por resíduos de agrotóxicos. b) No Mato Grosso, ocorre grande utilização de agrotóxicos, em virtude, principalmente, da quantidade de soja, milho e algodão nele cultivada. c) Em Goiás, com o avanço do cultivo da laranja transgênica voltada para exportação, aumentou a contaminação a montante do rio Cuiabá. d) No Mato Grosso, estado em que há a maior área de silvicultura do país, há predominância da pulverização aérea de agrotóxicos sobre as florestas cultivadas. e) No Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de feijão, trigo e maçã do país, verifica-se significativa contaminação do solo por resíduos de agrotóxicos. 2. (Unesp 2016) Considerando a questão agrária no Brasil, é correto afirmar que a lacuna presente na legenda corresponde a áreas de a) resgate e valorização de antigas práticas de cultivo. b) concentração da violência contra trabalhadores rurais e camponeses. c) cultivo experimental orgânico e sustentável. d) reflorestamento e recuperação da biodiversidade. e) implantação de núcleos urbanos planejados. 3. (Unesp 2016) Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do Rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas. (Antonio C. R. Moraes. Geografia histórica do Brasil, 2011. Adaptado.) A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil a qual o excerto se refere é a) a industrialização. b) a cafeicultura. c) a mineração. d) a pecuária. e) a silvicultura. 4. (Unesp 2016) Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para a) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança alimentar da população.

Upload: ledang

Post on 06-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: (Fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos · de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ... Considerando o tipo de relação entre ser humano e ... urbanização,

1. (Fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais. Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar: a) No Mato Grosso do Sul, prevalece a criação de caprinos

nas chapadas, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos por resíduos de agrotóxicos.

b) No Mato Grosso, ocorre grande utilização de agrotóxicos, em virtude, principalmente, da quantidade de soja, milho e algodão nele cultivada.

c) Em Goiás, com o avanço do cultivo da laranja transgênica voltada para exportação, aumentou a contaminação a montante do rio Cuiabá.

d) No Mato Grosso, estado em que há a maior área de silvicultura do país, há predominância da pulverização aérea de agrotóxicos sobre as florestas cultivadas.

e) No Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de feijão, trigo e maçã do país, verifica-se significativa contaminação do solo por resíduos de agrotóxicos.

2. (Unesp 2016)

Considerando a questão agrária no Brasil, é correto afirmar que a lacuna presente na legenda corresponde a áreas de a) resgate e valorização de antigas práticas de cultivo. b) concentração da violência contra trabalhadores rurais

e camponeses. c) cultivo experimental orgânico e sustentável. d) reflorestamento e recuperação da biodiversidade. e) implantação de núcleos urbanos planejados. 3. (Unesp 2016) Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do Rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas. (Antonio C. R. Moraes. Geografia histórica do Brasil, 2011. Adaptado.)

A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil a qual o excerto se refere é a) a industrialização. b) a cafeicultura. c) a mineração. d) a pecuária. e) a silvicultura. 4. (Unesp 2016) Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para a) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança

alimentar da população.

Page 2: (Fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos · de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ... Considerando o tipo de relação entre ser humano e ... urbanização,

b) aumentar a produtividade e proporcionar maior rentabilidade ao produtor.

c) preservar a função social da terra e diminuir os custos de produção.

d) superar deficiências das áreas agricultáveis e expandir as práticas orgânicas.

e) oferecer novos alimentos ao mercado e gerar renda às pequenas comunidades rurais.

5. (Enem 2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade. CAETANO. M. O valor de cada gota. Globo Rural. n. 312. out. 2011.

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de a) monitoramento da produção. b) valorização do preço da terra. c) correção dos fatores climáticos. d) divisão de tarefas na propriedade. e) estabilização da fertilidade do solo. 6. (Unicamp 2015) A observação do canavial fornece, numa primeira impressão, a imagem de um mar de cana, um todo homogêneo no qual se distribuem os trabalhadores. Essa visão se desfaz quando se analisa o processo de trabalho. Na medida em que se penetra no interior das relações de produção, descortina-se um universo submerso, pilar básico de uma estrutura de dominação. SILVA, Maria Aparecida de Moraes. Errantes do fim do século. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999. (Adaptado) A respeito das relações de trabalho nas fazendas de cana-de-açúcar em várias regiões do Brasil, é correto afirmar que: a) A elevada mecanização da lavoura e as exigências das

leis trabalhistas levam os antigos cortadores de cana a serem empregados nos setores de produção no interior das usinas de álcool e de açúcar.

b) A expansão dos canaviais e o aumento da produção de álcool e de açúcar permitem que os trabalhadores permaneçam empregados durante todo o ano, reduzindo o trabalho sazonal.

c) As usinas eliminam os pagamentos dos trabalhadores por produtividade no corte da cana, e, com isso, os ganhos salariais passam a ser computados apenas pelos dias trabalhados.

d) Os trabalhadores são migrantes sazonais que se deslocam para o trabalho manual nos canaviais e retornam para suas antigas regiões após a colheita, dedicando-se a atividades de subsistência.

7. (Fuvest 2014) Considere as anamorfoses:

As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País. Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II. a) De subsistência e patronal. b) Familiar e itinerante. c) Patronal e familiar. d) Familiar e de subsistência. e) Itinerante e patronal. 8. (Enem 2012)

Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no

Page 3: (Fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos · de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ... Considerando o tipo de relação entre ser humano e ... urbanização,

espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em: a) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de

desigualdades sociais. b) Modernização técnica do território, com redução do

nível de emprego formal. c) Valorização de atividades de subsistência, com redução

da produtividade da terra. d) Desenvolvimento de núcleos policultores, com

ampliação da concentração fundiária. e) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na

exportação de produtos primários. 9. (Enem 2012) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual a sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando a) concentra suas atividades no setor primário. b) apresenta estoques elevados de alimentos. c) possui um sistema de transporte articulado. d) diversifica a matriz de geração de energia. e) introduz tecnologias à produção agrícola. 10. (Enem 2011) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna. SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da a) industrialização voltada para o setor de base. b) economia da borracha no sul da Amazônia. c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado. d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães. e) extrativismo na região pantaneira.

Gabarito: Resposta da questão 1: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], o perfil agroexportador do Mato Grosso está associado a grandes safras agrícolas cuja produção modernizada demanda forte utilização de agrotóxicos. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a criação de caprinos é característica do nordeste e a atividade não demanda o uso de agrotóxicos; [C], porque o avanço da laranja transgênica ocorre em São Paulo e no Paraná; [D], porque a maior área de silvicultura – exploração de espécies da floresta – é a Amazônia; [E], porque a produção de maçã está associada à região sul. Resposta da questão 2: [B] O mapa destaca a região do Bico do Papagaio (sul do Pará, Maranhão, parte do Piauí e norte do Tocantins), área com concentração de conflitos pela posse da terra, trabalho análogo à escravidão e violência (assassinatos de posseiros, sindicalistas, ambientalistas e lideranças de movimentos por reforma agrária a mando de latifundiários e grileiros). Resposta da questão 3:[B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], a partir do segundo meado do século XIX a produção cafeeira no Vale do Paraíba resulta na transformação do espaço econômico e social, cujos benefícios serão posteriormente usados para o embasamento da produção industrial. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a industrialização foi um processo que se seguiu à cafeicultura; [C], porque a mineração destacou-se no século XVIII no interior do território; [D] e [E], porque não correspondem à atividades de destaque na região do século XIX. Resposta da questão 4: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], os transgênicos ou OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados) foram desenvolvidos para selecionar plantas mais resistentes à doenças e pragas, além de maior adaptabilidade à diferentes meios, garantindo maior lucro ao produtor. Estão incorretas as alternativas: [A], porque as plantas transgênicas usam agrotóxicos; [C], porque transgênicos estão associados ao grande investimento eliminando a questão da função social; [D], porque com a transgenia, a pratica orgânica foi reduzida; [E], porque a transgenia é associada ao grande investidor. Resposta da questão 5: [A] O agronegócio moderno conta com o auxílio da ciência e da tecnologia a serviço da produção. O conhecimento meteorológico e climatológico sofisticado permite ao agricultor um monitoramento da produção definindo ações como a quantidade de água necessária para irrigação conforme a previsão de pluviosidade ou de estiagem. O conhecimento agronômico permite o manejo adequado para a conservação do solo com o apoio de organismos públicos e privados. O acesso à tecnologia é facilitado pela disponibilidade de capital e redes de informática e telecomunicações no território. Resposta da questão 6: [D] Os trabalhadores no corte da cana são mão de obra assalariada temporária, com baixos salários, longas jornadas e condições insalubres de trabalho. São comumente chamados de “boias

Page 4: (Fuvest 2016) É preocupante a detecção de resíduos · de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ... Considerando o tipo de relação entre ser humano e ... urbanização,

frias” ou “corumbas”. Muitos deles são migrantes sazonais. No Nordeste, alguns migram do semiárido e do Agreste em direção a Zona da Mata canavieira. Outros migram do Nordeste ou do norte de Minas Gerais em direção as zonas de monocultura canavieira do interior de São Paulo. Resposta da questão 7: [C] A anamorfose constitui uma representação cartográfica com as áreas ficam proporcionais ao tema representado. Neste caso, o mapa [I] representa a produção agrícola onde o agronegócio tem papel muito importante em regiões como o Centro-Oeste e Sul (soja, algodão, milho, arroz, cana de açúcar etc.). Já o mapa [II] representa a produção agrícola em que o trabalho familiar em pequenas propriedades e relevante na qual se destacam o Nordeste e o Sul (a exemplo da uva vinícola na Serra Gaúcha). Resposta da questão 8: [A] Nas últimas décadas, houve expressivo avanço do agronegócio no espaço rural brasileiro visando o abastecimento dos mercados externo e a indústria. O crescimento deu-se, inclusive, sobre novas terras agricultáveis e em decorrência da elevação da produtividade relacionada ao uso da biotecnologia (incluindo a utilização crescente de transgênicos), mecanização e insumos (agrotóxicos e fertilizantes). A modernização do setor não eliminou problemas tradicionais do espaço agrário brasileiro como a desigualdade social e a concentração fundiária. Resposta da questão 9: [A] A agricultura e a pecuária são atividades pertencentes ao setor primário e são muito dependentes das condições climáticas, principalmente da pluviosidade e das variações de temperatura. Assim, países que concentram sua economia no setor primário podem ter problemas quando ocorrem mudanças nas condições climáticas normais. Resposta da questão 10: [C] A região Centro-Oeste constituiu-se em área de expansão da fronteira agropecuária, com rápido crescimento a partir dos anos 1980 em diante. Suas cidades, em geral, são novas e se valeram do boom do agronegócio, tornando-se prósperas, construídas e reformadas a pouco tempo.